Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

ismaellogo copylogo_banner_rede_amigo_espirita

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Acessar aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/SETEMBRO/11-09-2015.htm

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

   http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/SETEMBRO/11-09-2015.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

   http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

   https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

10-09-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/SETEMBRO/10-09-2015.htm

09-09-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/SETEMBRO/09-09-2015.htm

08-09-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/SETEMBRO/08-09-2015.htm

07-09-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/SETEMBRO/07-09-2015.htm

05-09-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/SETEMBRO/05-09-2015.htm

 

 

 

Publicação em sequência

O Livro dos Espíritos

 

 

Olivro-espiritos1-175x240

 

 

 

 

 

(Texto Copiado do site Febnet)

 

Maria Madalena em êxtase. Óleo sobre tela de Caravaggio

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/ed/Mary_magdalene_caravaggio.jpg

 

 

Suicídio

 

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Religião dos Espíritos. Lição nº 48. Página 119.

Reunião pública de 03/07/1959.

Estudos e Dissertações em torno da Substância Religiosa de O Livro dos Espíritos. Questão nº 957.

 

           No suicídio intencional, sem as atenuantes da moléstia ou da ignorância, há que considerar não somente o problema da infração ante as Leis Divinas, mas também o ato de violência que a criatura comete contra si mesma, através da premeditação mais profunda, com remorso mais amplo.

Atormentada de dor, a consciência desperta no nível de sombra a que se precipitou, suportando compulsoriamente as companhias que elegeu para si própria, pelo tempo indispensável à justa renovação.

Contudo, os resultados não se circunscrevem aos fenômenos de sofrimento intimo, porque surgem os desequilíbrios conseqüentes nas sinergias do corpo espiritual, com impositivos de reajuste em existências próximas.

É assim que após determinado tempo de reeducação, nos círculos de trabalho fronteiriços da Terra, os suicidas são habitualmente reinternados no plano carnal, em regime de hospitalização na cela física, que lhes reflete as penas e angústias na forma de enfermidades e inibições.

Ser-nos-á fácil, desse modo, identificá-los, no berço em que repontam, entremostrando a expiação a que se acolhem.

Os que se envenenaram, conforme os tóxicos de que se valeram, renascem trazendo as afecções valvulares, os achaques do aparelho digestivo, as doenças do sangue e as disfunções endocrínicas, tanto quanto outros males de etiologia obscura;

os que incendiaram a própria carne amargam as agruras da ictiose ou do pênfigo;

os que se asfixiaram, seja no leito das águas ou nas correntes de gás, exibem os processos mórbidos das vias respiratórias, como no caso do enfisema ou dos cistos pulmonares;

os que se enforcaram carreiam consigo os dolorosos distúrbios do sistema nervoso, como sejam as neoplasias diversas e a paralisia cerebral infantil;

os que estilhaçaram o crânio ou deitaram a própria cabeça sob rodas destruidoras, experimentam desarmonias da mesma espécie, notadamente as que se relacionam com o cretinismo,

e os que se atiraram de grande altura reaparecem portando os padecimentos da distrofia muscular progressiva ou da osteíte difusa.

Segundo o tipo de suicídio, direto ou indireto, surgem as distonias orgânicas derivadas, que correspondem a diversas calamidades congênitas, inclusive a mutilação e o câncer, a surdez e a mudez, a cegueira e a loucura, a representarem terapêutica providencial na cura da alma.

Junto de semelhantes quadros de provação regenerativa, funciona a ciência médica por missionária da redenção, conseguindo ajudar e melhorar os enfermos de conformidade com os créditos morais que atingiram ou segundo o merecimento de que disponham.

Guarda, pois, a existência como dom inefável, porque teu corpo é sempre instrumento divino, para que nele aprendas a crescer para a luz e a viver para o amor, ante a glória de Deus.

 

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

 

Pênfigo

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/ea/Permphigus.jpg

 

Entrevista com a saudosa Aparecida Conceição Ferreira  “Dona Cida”  fundadora do Hospital do Fogo Selvagem de Uberaba, MG

 

Acesse:

http://lardacaridade.webnode.com.br/

 

 

D. Aparecida Conceição Ferreira. Foto Ismael Gobbo

 

 

 Curiosidades da Codificação

 

 

"Com a minha gratidão, remeto-lhe o livro anexo, bem como a sua história, rogando-lhe, antes de tudo, prosseguir em suas tarefas de esclarecimento da Humanidade, pois tenho fortes razões para isso... "

 

UMA CARTA PARA O SR. ALLAN KARDEC

 

Allan Kardec, o Codificador da Doutrina Espírita, naquela triste manhã de abril de 1860, estava exausto, acabrunhado.
Fazia frio.
Muito embora a consolidação da Sociedade Espírita de Paris e a promissora venda de livros, escasseava o dinheiro para a obra gigantesca que os Espíritos Superiores lhe haviam colocado nas mãos.
A pressão aumentava...
Missivas sarcásticas avolumavam-se à mesa.
Quando mais desalentado se mostrava, chega a paciente esposa, Madame Rivail - a doce Gabi -, a entregar-lhe certa encomenda, cuidadosamente apresentada.
O professor abriu o embrulho, encontrando uma carta singela. E leu.
"Sr. Allan Kardec:
Respeitoso abraço.
Com a minha gratidão, remeto-lhe o livro anexo, bem como a sua história, rogando-lhe, antes de tudo, prosseguir em suas tarefas de esclarecimento da Humanidade, pois tenho fortes razões para isso.
Sou encadernador desde a meninice, trabalhando em grande casa desta capital.
Há cerca de dois anos casei-me com aquela que se revelou minha companheira ideal. Nossa vida corria normalmente e tudo era alegria e esperança, quando, no início deste ano, de modo inesperado, minha Antoinette partiu desta vida, levada por sorrateira moléstia.
Meu desespero foi indescritível e julguei-me condenado ao desamparo extremo.
Sem confiança em Deus, sentindo as necessidades do homem do mundo e vivendo com as dúvidas aflitivas de nosso século, resolvera seguir o caminho de tantos outros, ante a fatalidade...
A prova da separação vencera-me, e eu não passava, agora, de trapo humano.
Faltava ao trabalho e meu chefe, reto e ríspido, ameaçava-me com a dispensa.
Minhas forças fugiam.
Namorara diversas vezes o Sena e acabei planeando o suicídio. "Seria fácil, não sei nadar"- pensava.
Sucediam-se noites de insônia e dias de angústia. Em madrugada fria, quando as preocupações e o desânimo me dominaram mais fortemente, busquei a ponte Marie.
Olhei em torno, contemplando a corrente... E, ao fixar a mão direita para atirar-me, toquei um objeto algo molhado que se deslocou da amurada, caindo-me aos pés.
Surpreendido, distingui um livro que o orvalho umedecera.
Tomei o volume nas mãos e, procurando a luz mortiça do poste vizinho, pude ler, logo no frontispício, entre irritado e curioso:
"Esta obra salvou-me a vida. Leia-a com atenção e tenha bom proveito. - A. Laurent."
Estupefato, li a obra - "O Livro dos Espíritos" - ao qual acrescentei breve mensagem, volume esse que passo às suas mãos abnegadas, autorizando o distinto amigo a fazer dele o que lhe aprouver."
Ainda constava da mensagem agradecimentos finais, a assinatura, a data e o endereço do remetente.
O Codificador desempacotou, então, um exemplar de "O Livro dos Espíritos" ricamente encadernado, em cuja capa viu as iniciais do seu pseudônimo e na página do frontispício, levemente manchada, leu com emoção não somente a observação a que o missivista se referira, mas também outra, em letra firme:
"Salvou-me também. Deus abençoe as almas que cooperaram em sua publicação. - Joseph Perrier."
Após a leitura da carta providencial, o Professor Rivail experimentou nova luz a banhá-lo por dentro...
Aconchegando o livro ao peito, raciocinava, não mais em termos de desânimo ou sofrimento, mas sim na pauta de radiosa esperança.
Era preciso continuar, desculpar as injúrias, abraçar o sacrifício e desconhecer as pedradas...
Diante de seu espírito turbilhonava o mundo necessitado de renovação e consolo.
Allan Kardec levantou-se da velha poltrona, abriu a janela à sua frente, contemplando a via pública, onde passavam operários e mulheres do povo, crianças e velhinhos...
O notável obreiro da Grande Revelação respirou a longos haustos, e, antes de retomar a caneta para o serviço costumeiro, levou o lenço aos olhos e limpou uma lágrima..."

(Hilário Silva - O Espírito da Verdade, 52, FEB)

 

(Texto copiado do site Rede Amigo Espírita)

Ponte Marie, Paris, França. Foto Lucas Gobbo

Olivro-espiritos1-175x240

 

 

 Palestra com Haroldo Dutra Dias no

 Núcleo Espírita Chico Xavier. Niterói, RJ

 

Palestra com Haroldo Dutra Dias

 


 

Palestra com Haroldo Dutra Dias - 9/out - sexta-feira - 19h30

EVENTO GRATUITO

CONVITES LIMITADOS

 

Os convites podem ser retirados preferencialmente nos horários das atividades regulares da programação do NECX, conforme indicado nesse site.

 

Para facilitar o acesso ao local, disponibilizamos esse link.

 

Linhas de ônibus:

Sapê X Piratininga Linha 54

Várzea da Moças X Piratininga Linha 55

Centro x Piratininga Linha 39

 

Maiores informações pelo número (21)99231-0015

 

 

Núcleo Espírita Chico Xavier - NECX

Rua das Tainhas, nº 10

Jardim Imbuí - Piratininga - Niterói | RJ

Mapa de acesso

nucleo-chicoxavier.blogspot.com

 

(Informação recebida em email de Núcleo Espírita Chico Xavier [[email protected]])

 

 

 Registro. “Emociones que curan” Conferencia del

Hno. Ney Prieto Peres en Lima – Perú

 

 

El miércoles 9 de setiembre, la hermandad espírita recibió con gran expectativa la Conferencia EMOCIONES QUE CURAN, ofrecida por el Hno. Ney Prieto Peres en el local del C.E. Joanna de Angelis. Bajo la organización de la Unión Espírita Kardecista, que integran el C.E. Padre Germán y C.E. Joanna de Angelis, participaron los cofrades de los centros espíritas Francisco de Asís, Amalia Domingo Soler y Camino de Amor.

En su exposición, el Hno. Ney Peres nos recordó que todas nuestras emociones están estrechamente ligadas a la etapa fetal y primera infancia de nuestra vida, así como a experiencias que nos han impactado en vidas pasadas. Si pudiéramos identificar, por ejemplo qué nos causa incomodidad, irritación, estrés, descubriríamos que estas emociones desagradables invaden nuestra forma de encarar la vida, y han aparecido en nuestra primera infancia.

Nos ilustró también cómo la ciencia viene demostrando que muchas de las enfermedades orgánicas tienen raíz en emociones no superadas. Por ejemplo, para el ser humano es muy importante la necesidad de ser amado, comprendido y aceptado. Por ello, la carencia afectiva o el maltrato, por ejemplo, dan origen a la baja autoestima, a la inseguridad, a la insatisfacción permanente. Y cuando ésta se agrava, da lugar a la depresión, enfermedad que para el año 2020 será la causa del mayor impedimento laboral.

Citando a la Dra. Candance Pert, que afirma que toda enfermedad tiene siempre un componente psicológico, explicó que los procesos de tristeza producen el debilitamiento de nuestras células, del sistema inmunológico y abriremos nuestros centros vitales a este impacto dando lugar a las enfermedades. De allí la importancia de conocernos y conocer nuestras emociones - pues vivimos en el analfabetismo emocional - y saber que la autocura es posible. Para ello, es necesario trabajar consigo mismo el autoamor y fortalecernos, teniendo presente la enseñanza del Maestro Jesús: “amar al prójimo como a sí mismo”. Todos tenemos talentos por descubrir, por desarrollar. Y cuando vengan las dificultades actuar con amor, tolerancia y paciencia.

La noche esclarecedora finalizó con la firma de libros de su autoría “Síntesis del Manual Práctico del Espírita”.

 

Auditório

Autógrafos em livros

Ney e diretores

Numeroso público

(Informação recebida em email de Union Espírita Kardecista [[email protected]])

 

 

Em prol da transmissão do 8° Congresso da ABRAME – no Costão do Santinho. Florianópolis, SC  

 

 

Repasso aos confrades para que se consiga transmitir para todo o mundo gratuitamenbte o 8º Congresso da ABRAME, com todas as palestras abaixo. Para poder transmitir o evento, os organizadores necessitam apenas de uma linha de internet, que a princípio co Costão do Santinho (onde irá acontecer o evento) queria cobrar apenas por 10 megas para ceder esta linha, o valor de R$ 15.000,00.

 

Foi então lhes explicado que era um evento sem fins lucrativos que que só seria necessário um sinal de apenas 1mg de upload.

 

Apenas por isso o Costão do Santinho Resort está cobrando o valor de R$ 1.596,00.

 

Aqui em casa eu tenho 50mg da GVT, fibra ótica, e pago apenas R$ 39,00 por mês. Tem coisa que não se pode e nem se deve entender.

 

Mas vamos em frente. Em troca deste patrocínio, se oferece midia constante durante todo o evento que será transmitido via WEB para todo o mundo. mais detalhes com or organizadores.

 

Jeff

 

Florianópolis, 08 de Setembro de 2015.

 

Ilmo. Senhor(a),

 

 

O Centro de Estudos Espírita Caminho da Luz - CEECAL, organização divulgadora da Doutrina Espírita, sem fins lucrativos, com caráter assistencial, educacional, filantrópico e cultural, vem a V.Sª solicitar o patrocínio para transmissão ao vivo do VIII Congresso da ABRAME  e apresentação Coral, a ser realizado no Costão do Santinho Resort, em 25 e 26 de setembro de 2015.

 

Orçamento no Costão do Santinho Resort

 

Data inicial

25/09/2015

Data final

26/09/2015

Quantidade de dias

2

Velocidade do Link(Mbps)

1

Valor primeiro dia

R$ 1.400,00

Valor dias adicionais

R$ 280,00

Desconto

5%

Valor de Desconto

R$ 84,00

Valor:

R$ 1.596,00

 

 

 

“A VISÃO MATERIALISTA E A VISÃO ESPÍRITA EM TORNO DA VIDA”

 

Dia 25 de setembro, sexta-feira

 

19h30    Solenidade de Abertura

 

20h                                        Palestra de Abertura A Palestra “A Visão Materialista e a Visão Espírita em Torno da Vida” - Palestrante: Hélio Ribeiro Loureiro (Advogado e Orador Espírita - RJ)

 

                                                      Divaldo Pereira Franco (BA) confirmado para o Congresso comparecerá somente mediante melhora de saúde.

 

Dia 26 de setembro

 

14h                                        Palestra “Perdão e Conciliação” Palestrante: Pablo Stolze Gagliano (Juiz de Direito - BA)

 

15h                                        Palestra “A Criminologia e a Doutrina Espírita - O debate atual entre determinismo e livre arbítrio”  Palestrante: René Ariel Dotti (Jurista - PR)

 

16h30                                   Palestra “O Exercício da Magistratura na Dimensão Extrafísica - Colônias Espirituais e Umbral” Palestrantes: Ricardo Di Bernardi (Médico – SC) e Giovana Rosa (Advogada – SC)

 

18h                                          Palestra “Em busca da caridade perdida - Fundamentos da verdadeira caridade”  Palestrante:  Pedro Aujor Furtado Júnior (Juiz de Direito – SC)

 

19h                                      Palestra de encerramento “Que mundo nós temos e que mundo nós queremos?” Palestrante: Rossandro Klinjey (Psicólogo – PB)

 

Por se tratar de uma organização sem fins lucrativos vimos solicitar o patrocínio de R$ 1.596,00 (Hum mil quinhentos e noventa e seis reais) para a realização deste transmissão refrente ao link de3 internet de 1 maga para os dois dias do evento, com previsão de público de mais de 10 mil pessoas em transmissão via internet e mais de 350 participantes no local da realização. Em contrapartida oferecemos a divulgação da marca da empresa nas várias formas de divulgação do evento: impressa, falada e web.

 

Desde já agradecemos pelo apoio e nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

 

Atenciosamente,

 

Carlos Roberto Schmitz

INFORMAÇÕES - 48 9969-0386

Presidente

 

 

Em anexo mapa de nossa ultima transmissão

 

 

 

 

 

 

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; .'.Jeff Sseverino.'. [[email protected]])

 

 

 Programação da Casa do Caminho Irmã Sheila

 São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em emails de Luciana Santos [[email protected]] ; de Ademir Mendes; de locutor - FEAL [[email protected]])

 

 

 41º. Mês de Kardec- outubro/2015

Franca, SP

 

 


​O
 Mês de Kardec, é um evento promovido pela USE Intermunicipal de Franca (USE/Franca), que celebra a obra de Allan Kardec, o codificador do Espiritismo. O evento acontecerá no mês de outubro aos sábados e domingos e terá palestras, seminários, distribuição de mensagens, venda e sorteio de livros e sessão de autógrafos, com entrada franca.

 

Programação:

03/10, sábado, 20h - Show musical - Anatasha Meckenna (Rio de Janeiro-RJ) - Filosofia musical: a arte dos sons no Espírito, corpo e mente.

04/10, sábado, 14h - Mesa-redonda - Sônia Lúcia da Silva Rodrigues (Franca-SP), Cassiano Pimentel (Franca-SP), Donaldo de Assis Borges (Franca-SP) - A corrupção e a Justiça Divina, segundo o Espiritismo.

04/10, domingo, 19h - Palestra - Lívia de Carvalho Borges (Franca-SP) - Caminhando com Jesus e superando desafios.

10/10, sábado, 14h - Seminário - Izaías Claro (Osvaldo Cruz-SP) - Mediunidade com Jesus.

10/10, sábado, 20h - Palestra - Izaías Claro (Osvaldo Cruz-SP)- Ama-te.

11/10, domingo, 19h - Palestra - Antônio Aurélio Bettarello (Franca-SP) - A Doutrina consoladora.

17/10, sábado, 14h - Seminário - Eliseu Florentino da Mota Júnior (Franca-SP) - Céu e inferno ou estados da consciência?

17/10, sábado, 20h - Palestra - Eliseu Florentino da Mota Júnior (Franca-SP) - Fases do Espiritismo.

18/10, domingo, 19h - Palestra - Nara Carloni (Franca-SP) - Os desafios do Espírito.

24/10, sábado, 14h - Seminário - Emanuel Cristiano (Campinas-SP) - Aconteceu na Casa Espírita.

24/10, sábado, 20h - Palestra Emanuel Cristiano (Campinas-SP) - Tema livre.

25/10, domingo, 19h - Palestra Mário Arias Martinez (Franca-SP) - Resignação e Ação - Orientações de Cafarnaum.

31/10, sábado, 14h - Seminário Cosme Massi (Curitiba-PR) - A grandiosidade da obra de Allan Kardec.

31/10, sábado, 20h - Palestra Cosme Massi (Curitiba-PR) - Jesus na visão espirita.

 

Saiba mais sobre os oradores do mês de Kardec:

 

Anatasha Meckenna é solista, multi-instrumentista, arranjadora, cantora e médium. Possui diversas obras musicais de sua autoria. Já se apresentou em diversos espaços musicais. Se apresenta em forma de Concerto, Recitais, Saraus e muitos outros eventos. É registrada na Ordem dos Músicos do Brasil como Músico Profissional na categoria Cantora e Instrumentista de Música Popular e Erudita. Compositora de peças para coro, árias, peças para solo de instrumentos, contos, monólogos e textos dramatúrgicos, poesias e músicas. É interprete de músicas de diversos gêneros do Popular ao Erudito.

 

Antônio Aurélio Bettarello é bacharel em Direito, empresário aposentado, cafeicultor, médium, dirigente espírita, orador. Vice-Presidente do Culto de Assistência Espírita Alberto Ferrante, da cidade de Franca-SP.

 

Cassiano Pimentel é agente de exportação e Professor Universitário. Ex-vice-prefeito de Franca por oito anos (1997 a 2004). Palestrante espírita, Coordena Grupo de Estudo Doutrinário do Templo Espírita Vicente de Paulo (TEVP), e COEM no Núcleo Maria Avelina de Jesus, Núcleo do TEVP, na cidade de Franca-SP.

 

Cosme Massi é educador, filósofo, palestrante e escritor, conhecido por ser um grande estudioso da ciência e filosofia espíritas baseadas nas obras de Allan Kardec há mais de 30 anos. Idealizador do IPEAK – Instituto de Pesquisas Espíritas Allan Kardec (http://ipeak.net/site/index.php). Autor de materiais e tecnologias educacionais de nível superior. E de publicações Espíritas e do Livro: A Estrutura didática do Livro dos Espíritas.

 

Donaldo de Assis Borges é Professor do Curso de Direito da Universidade de Franca e dos Cursos de Comunicação Social, Turismo e Sistemas de Informação do Centro Universitário de Franca - Uni-FACEF. No meio espírita, frequenta a Casa da Prece, núcleo do Culto de Assistência Espírita Alberto Ferrante, e o Grupo de Estudos de Filosofia, no C.E. Sebastiana Barbosa Ferreira.

 

Eliseu Florentino da Mota Júnior é graduado e mestre em Direito, promotor de Justiça aposentado, advogado e professor universitário. No meio espírita é articulista, escritor e orador. Tendo viajado pelo Brasil proferindo palestras e seminários; como escritor, publiquei incontáveis artigos e os livros: Pena de morte e crimes hediondos à luz do Espiritismo, Aborto à luz do Espiritismo e Que é Deus?, estas publicadas pela Casa Editora O Clarim, de Matão, SP, e Direito autoral na obra psicografada, publicada pela Editora A Nova Era, de Franca, SP.

 

Emanuel Cristiano é orador, médium e professor universitário, Bacharel em Filosofia e Mestre em Ética pela PUC-Campinas. Realiza palestras no Brasil e no exterior. Fundador e dirigente do Centro de Estudos Espíritas “Nosso Lar” em Campinas/SP, mas mantém vínculos de afeto e trabalho com o Centro Espírita “Allan Kardec” na mesma cidade. É fundador e editor da revista Fidelidade Espírita. Como médium, assinou obras de grande sucesso editorial, como o best-seller “Aconteceu na casa espírita”.

 

Izaias Claro é Presidente e Fundador da Comunidade Espírita Joana de Ângelis, em Osvaldo Cruz-SP, que no seu complexo possui um abrigo para crianças e adolescentes de ambos os sexos (sendo alguns especiais), um Centro Espírita e outras atividades. Tem participado de seminários e congressos em vários Estados do Brasil. Como expositor, além dos temas doutrinários evangélicos clássicos, procura abordar outros temas como: depressão, ansiedade, medo, estresse, casamento, filhos, etc. É autor de vários livros, entre eles o best-seller "Depressão- Causas, Consequências e Tratamento", editado pela Casa Editora O Clarim. Também possui vários CDs e vídeos editados com suas palestras.

 

Lívia de Carvalho Borges é evangelizadora e oradora espírita. Doutora em História, pela Unesp/Franca. É membro atuante nas atividades doutrinárias e assistenciais da Sociedade Espírita de Divulgação e Assistência (S.E.D.A.) mantenedora do “Centro Espírita Joanna de Ângelis” e do “Centro de convivência Infantil Ana Maria Fernandes de Oliveira”, onde também desenvolve atividades de caráter educacional junto à criança e ao adolescente, além de atividades assistenciais junto aos idosos.

 

Mário Arias Martinez é autodidata, expositor, pesquisador, empresário, pós graduado em Análise de Sistemas pela Universidade de Franca (UNIFRAN) e em Gestão Empresarial pela Uni-FACEF (Centro Universitário de Franca). Membro ativo do quadro de trabalhadores do Grupo Espírita Luz e Amor, da cidade de Franca-SP.

 

Nara Carloni é professora, evangelizadora, oradora, comunicadora, médium e musicista. Apresentadora do programa radiofônico “Sementeira Cristã”, aos domingos, 9h da manhã, na Rádio Franca do Imperador AM 920 khz, ou pelo site: www.idefran.com.br. Integrante do coral “Sol Maior”, do Grupo Espírita Luz e Amor e colaboradora do Instituto Arte e Vida, da cidade de Franca-SP.

 

Sônia Lúcia da Silva Rodrigues é evangelizadora e oradora. Pedagoga, Supervisora de Ensino da Rede Estadual de Educação do Estado de São Paulo e Professora de História da Secretaria Municipal de Educação de Franca. Já atuou na APEOESP (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo). No meio espírita atua no NECE (Núcleo de Estudos e Convivência Espírita) Dr. Ismael Alonso Y Alonso, da cidade de Franca-SP.

 

--

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

 

(Informação recebida em email da Use Franca)

 

 

Registro:  Gerson Simões Monteiro sendo entrevistado por Berenice Lima. Rio de Janeiro, RJ

 

foto da Bienal

 

Gerson Simões Monteiro, Presidente da Rádio Rio de Janeiro, sendo entrevistado por Berenice Lima no Estúdio da Rádio Rio de Janeiro e da TV NOVA LUZ do Clube de Arte, na 17ª Bienal Internacional do Livro, no Rio Centro, no dia 9 de setembro,sobre seus livros publicados, e a venda  no Estande da livraria do Centro Espírita Leon Denis, no Pavilhão Verde.

A entrevista foi ao ar simultâneamente pela  WEB TV NOVA LUZ.

 

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

 XVIII Mês Espírita do Grupo João Batista

Macaé, RJ

 

Queridos Irmãos,

Convidamos todos  os amigos para participar das palestras do  XVIII Mês Espírita do Grupo João Batista que acontecerão aos sábados e domingos do Mês de Setembro nas sedes da Rua Allan Kardec (aos sábados às 17:30hs) e Rua dos Advogados (aos domingos, às 9:00hs)  para estudarmos sobre o tema:

EDUCAÇÃO EVANGÉLICA DOS FILHOS NO MUNDO MODERNO (CRIANÇAS E ADOLESCENTES)

Paz e Luz!

GEJB

 

(Informação em email de <[email protected]> repassado por Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

Prossegue a 38ª. Jornada Espírita de

Assis, SP  

 

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

 Palestras com Agnaldo Paviani

Setembro/2015

 

 

(Informação recebida em emails de Regina Bachega e de locutor - FEAL [[email protected]])

 

 

Mini Encontro de Evangelizadores - USE/Franca

Franca-SP

 

 


​Departamento de Infância da USE/Franca

 

--

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

(Informação recebida em email da USE/Franca)

 

 

 Teatro: Pedro, uma história sobre a reencarnação

São Bernardo do Campo, SP

 

 

(Informação de https://www.facebook.com/1492337647724383/photos/gm.1640323646186281/1495852947372853/?type=1&theater)

 

 

 Almoço do CEPAT- C.E. Paulo de Tarso

Niterói, RJ

 

 

(Informação em email de Centro Espírita Paulo de Tarso [mailto:[email protected]] repassado por Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

 Almoço Fraterno do LAE- Lar de Amor e Esperança

Rio das Ostras, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

 Almoço Beneficente do NAEEJA

São Manuel, SP

 

 

 

 Águas profundas

 

 

Em minha infância, o mês das férias escolares era o período do ano mais esperado por mim.

Reuníamo-nos, meus primos e eu, na casa de meus avós. E com eles ficávamos todo o período de férias.

Era uma casa aconchegante, com um quintal imenso, repleto de árvores frutíferas. Uma residência antiga, ideal para ser explorada por nossa curiosidade.

Certa vez, em uma dessas férias mágicas e felizes, subi em uma árvore bastante alta que havia no terreno e, por cima do muro, pude observar o vizinho.

Era um senhor idoso, cabelos brancos, andar lento. Quando ele me viu, sorriu e acenou, num gesto de simpatia.

Foi então que eu percebi que ele tinha algo em suas mãos.

Com destreza, saltei da árvore para o muro, a fim de saciar minha curiosidade e descobrir o que era.

Percebi que o terreno do simpático velhinho era extenso como o de meus avós. Também descobri que o que ele segurava nas mãos eram sementes.

São sementes de árvores, me disse ele, sorrindo e mostrando-as para mim.

Tornamo-nos amigos. Conversávamos, enquanto ele lançava suas sementes à terra. Todavia, eu não o via regando as sementes. E isso começou a me deixar incomodado.

De que adianta tanto plantar, se não rega as pobres sementinhas, pensei.

Um dia, resolvi perguntar:

O senhor não tem medo de que suas árvores nunca cresçam? Afinal de contas, quase não rega as plantinhas.

Foi quando ele me explicou sua fantástica teoria. Disse-me que, se regasse com muita constância suas plantas, as raízes se acomodariam na superfície, esperando pela água fácil.

Como ele não fazia isso, as árvores demorariam mais para crescer, mas suas raízes tenderiam a migrar para o fundo, em busca da água das camadas inferiores do solo.

Dessa forma, elas teriam raízes mais profundas e seriam mais resistentes.

*   *   *

Os anos se passaram. Tornei-me adulto. Fui fazer cursos no Exterior. Quando retornei, fui visitar os meus avós.

Para minha surpresa, no quintal da casa ao lado, havia um bosque encantador, repleto de árvores variadas.

Aquele estava sendo um rigoroso inverno, de muita ventania. Enquanto as árvores na rua e na casa de meus avós se arqueavam, amoladas pelo vento, aquelas estavam imponentes, resistindo bravamente à rajada que as atingia.

*   *   *

Jesus, o Divino Mestre, em seu caminhar entre os homens, apontou-nos o amor como rota segura que nos leva à compreensão do Criador, do próximo e de nós mesmos.

O amor. O manancial celeste, a fonte que nunca seca.

Por conta de nosso egoísmo, de nosso orgulho, temos à nossa disposição a humilde e cristalina água do céu mas deixamos de bebê-la, prosseguindo sedentos em razão de mágoas acumuladas, falta de perdão, injustiça, solidão.

Para a alma sequiosa, para as chagas morais, para as dores do mundo, a água do amor.

Silenciemos. O convite gentil do Mestre ainda ecoa na acústica de nossas almas: Avançai para águas mais profundas. 

Redação do Momento Espírita, com base em 
artigo publicado em 
Seleções Reader’s Digest,
 de abril.1999.
Em 10.9.2015.

 

 

(Copiado do site Feparana)

Jequitibá. Batatais, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]