Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quinta-feira, 07 de abril de 2016

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

ismaellogo copylogo_banner_rede_amigo_espirita

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Acessar aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/ABRIL/07-04-2016.htm

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

   http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/ABRIL/07-04-2016.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

   http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

   https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

06-04-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/ABRIL/06-04-2016.htm

05-04-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/ABRIL/05-04-2016.htm

04-04-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/ABRIL/04-04-2016.htm

02-04-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/ABRIL/02-04-2016.htm

01-04-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/ABRIL/01-04-2016.htm

 

 

 

 

Mensagem do dia

 

 

 

 

 

 

 

Comportamento Adequado

 

“(...) No fascínio que Jesus exercia sobre todos os que O acompanhavam, merece considerar-se que os Seus atos sem­pre confirmavam as palavras de amor, misericórdia e sabe­doria que enunciou durante todo o Seu apostolado.

Vive, portanto, de acordo com as diretrizes da Dou­trina Espírita, e a tua existência se transformará em senda sublime que facultará aos outros caminhantes tíbios e inex­perientes que vêm depois de ti trilhá-las com segurança e felicidade.”

 

 

(Joanna de Ângelis/Divaldo Franco – livro,  Libertação do Sofrimento     2ª ed. p.  81 – editora LEAL)

Desenho: Fátima Oliveira

Mansão do Caminho - Salvador, Bahia, Brasil.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comportamiento adecuado

 

...Acerca de la fascinación que Jesús ejercía sobre quienes lo acompañaban, corresponde considerar que sus actos siem­pre confirmaban las palabras de amor, misericordia y sabiduría que enunció durante todo su apostolado.

Vive, por lo tanto, de acuerdo con las instrucciones de la Doctrina Espírita, y tu existencia se transformará en una senda sublime, que facilitará a los caminantes tibios y faltos de ex­periencia, que vienen después de ti, recorrerlas con seguridad y con éxito.

 

 

Joanna de Ângelis/Divaldo Franco

Libro Liberación del sufrimiento - Editora LEAL

 
Creación: Fátima Oliveira
Mansión del Camino - Salvador, Bahia, Brasil.

 

 

 (Recebido em emails da tradutora MARTA GAZZANIGA [[email protected]] de Buenos Aires, Argentina)

 

 

Publicação em sequência

O Livro dos Médiuns

 

 

 

 

 

 

 

(Copiado de Febnet)

Pintura mediúnica pela médium Maria Gertrudes Coelho.

Imagem/fonte: http://centroespiritaacasadocaminho.blogspot.com.br/2011_06_01_archive.html

 

 

A justiça que planejamos

 

 

                                                                   Richard Simonetti

                                                                         [email protected]

 

            Bem-aventurados os que têm fome e sede de jus­tiça, porque serão saciados. (Mateus, 5:6). Esta afirmativa de Jesus parece distanciada da realidade, por­quanto, aparentemente, a mais flagrante injustiça reina na Terra, onde há ricos e pobres, bons e maus, santos e facínoras, atletas e paralíticos, gênios e idiotas...

Ainda que esta justiça de que o Mestre nos fala exprima-se no atendimento aos inalienáveis direitos à liberdade, à proprie­dade e à vida, não a encontraremos na sociedade humana, onde, desde seus primórdios, há os que escravizam e os que são escravi­zados, os que roubam e os que são roubados, os que assassinam e os que são assassinados. Ela tem sido a bandeira de todos os mo­vimentos revolucionários, agitada por adeptos de todas as cor­rentes sociais e políticas. Estes, entretanto, paradoxalmente, tão logo detenham o poder, transformam-se em novos instrumentos de injustiça, coniventes com as forças reacionárias que há milê­nios dominam o nosso planeta.

Poderia alguém lembrar que a justiça a que se refere Jesus não reside na vida material. Os que têm fome e sede de justiça serão saciados no Além. Lá haverá castigo para os maus e recom­pensas para os bons.

O problema é que, em princípio, os privilégios da Terra fa­talmente repercutem nas experiências do Céu. O filho de pais no­bres, virtuosos, compreensivos, que desde a mais tenra idade é iniciado nos valores do Bem, terá muito mais oportunidades de seguir uma vida reta e digna do que o filho do matador profissional, que o inicia nos mistérios de sua profissão, incutindo nele um total desrespeito pela vida humana.

Levando mais longe semelhante raciocínio, poderíamos considerar que o indivíduo preso ao leito desde a infância, retar­dado mental, raciocínio embotado, seria um escolhido de Deus, porquanto isento das tentações do mundo e até mesmo impedido de praticar o mal. Já o indivíduo saudável, belo, atraente, estuante de vida, pleno de vigor, assediado sem tréguas pelos prazeres e ambições humanos, teria muito maior dificuldade em habilitar--se às moradas celestes.

Admitindo semelhante absurdo fatalmente cairemos na teologia medieval das graças divinas. Deus teria eleitos, cumu­lando-os de recursos em favor de sua salvação e recusando idênticos favores a outros. Há até quem diga que Ele faz sofrer àqueles a quem ama, preparando-os para a felicidade eterna. Conclui-se que, quanto menor o sofrimento da criatura, menor o amor do Criador por ela. Absurdos assim têm levado muita gente ao materialismo. Se a própria justiça humana, apesar de suas limitações, estabelece que somos todos iguais perante a Lei, como pretender que não sejamos iguais perante Deus, que é a justiça perfeita?

Para que não incorramos em enganos semelhantes, é pre­ciso que modifiquemos nossas concepções a respeito da Justiça. Geralmente a concebemos como o atendimento aos nossos di­reitos e ao cumprimento dos deveres alheios. Pouco pensamos a respeito do que devemos à Vida, ao familiar, à sociedade, mas empolgamo-nos no propósito de definir o que eles nos devem. Nossa fome de justiça situa-se por anseio egocêntrico. Sentimo-nos justiçados quando fazem o que desejamos.

Contudo, no plano espiritual, antes da presente existência, pensávamos diferente. Sentindo o peso de nossos débitos e a ex­tensão de nossas fragilidades, planejamos a jornada terrena, não no sentido de sermos atendidos em relação às ilusões humanas, mas no sentido de cumprirmos os desígnios divinos, que pedem, antes de tudo, depuração de nossas almas, edificação de nossos sentimentos, renovação de nossas ideias.

Esta é a justiça a que se referiu Jesus: uma tomada de posi­ção autêntica, corajosa, em relação aos objetivos da própria exis­tência terrestre.

E se conservarmos a fome e a sede de justiça, isto é, a dis­posição em nos submetermos às provações escolhidas, fazendo sempre o melhor, então seremos saciados, ainda que, aparente­mente, o mundo nos reserve toda sorte de injustiças.

 

Estátua “O Semeador” (1896),  na Praça Rubén Darío, Buenos Aires, Argentina.

Obra do escultor belga Constantin-Emile Meunier. Foto Ismael Gobbo

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco no Rio Grande do Sul

Santa Cruz do Sul

 

 

05 de abril de 2016

 

A cidade de Santa Cruz do Sul recebeu carinhosamente, como de hábito, o Embaixador da Paz no Mundo, Divaldo Pereira Franco. O minisseminário Vida: Desafios e Soluções foi realizado no In Side Eventos para um público de 1.400 pessoas. Foram promotores desse evento a Sociedade Espírita A Caminho da Luz e a Associação Espírita Francisco de Assis. Enquanto atendia a solicitação de autógrafos, Divaldo concedeu uma entrevista para o Jornal A Gazeta do Sul.

O Professor Divaldo Franco foi agraciado com homenagens pelos 30 anos de atividades incessantes em Santa Cruz do Sul. Seu primeiro trabalho na cidade foi no ano de 1986. Esse período foi relembrado através de um vídeo destacando os memoráveis eventos, agradecendo a dedicação e o carinho com que Divaldo sempre dispensou aos Santa-Cruzenses. A primeira homenagem, uma placa assinalando a data, foi-lhe entre por um grupo de jovens da Sociedade Espírita A Caminho da Luz.

A segunda homenagem partiu da Câmara de Vereadores que lhe concedeu o Título de Cidadão Santa-Cruzense, por unanimidade, em 04 de abril de 2016. Para lhe entregar o Título Honorífico estiveram presentes os Vereadores Alceu Crestani, Presidente; Nasário Eliseu Bohnen, Vice-Presidente; e Hildo Ney Caspary, proponente do título. A comunidade de Santa Cruz do Sul reconheceu a importância das atividades desenvolvidas pelo homenageado em prol do bem-estar material e espiritual. Carinho, gratidão, agradecimento e reconhecimento foram os motes para tal honraria.

A mesa diretiva foi composta por Álvaro Figueiredo, Presidente da União Municipal Espírita de Santa Cruz do Sul; Francisco Ferraz, Assessor Jurídico da Federação Espírita Brasileira; e Carlos Junges, Presidente da Sociedade Espírita A Caminho da Luz.

 

Divaldo agradeceu aos distintos edis, reconhecendo não merecer, sendo grato pelo carinho, o desvelo com que é recebido em Santa Cruz do Sul, afirmando que as palavras são muito pobres para traduzirem as emoções que experimentava naquele momento. O grande agraciado, no entanto, é o insigne Codificar da Doutrina Espírita, Allan Kardec. Pois que conhecendo e adotando a Doutrina Espírita, Divaldo se reconhece como um simples trabalhador do Cristo. Externou aos edis a sua profunda gratidão, respeito e a honra de colaborar com Santa Cruz do Sul.

Iniciando o seminário, Divaldo apresentou vários conceitos e entendimentos sobre a vida, desde Aristóteles até os dias atuais, passando pelas definições de vários seguimentos filosóficos, naturalistas, cientistas e pensadores, entre outros. O Universo é um grande pensamento que se expande e se contrai constantemente. É o hálito de Deus, é um estado luminífero que está presente desde as micropartículas até o macrocosmo.

 

George Ivanovich Gurdjieff, e seu discípulo Peter Ouspensky, classificavam os indivíduos e a vida em dois aspectos: A categoria formada pelas pessoas fisiológicas – são as que comem, dormem e se reproduzem; e as psicológicas – as que cultivam sentimentos e emoções, além das três anteriores.

Emilio Mira y Lopez afirma que do ponto de vista psicológico a vida do ser humano, que difere de qualquer outra, é constituída de cinco características: Personalidade – do nome, aos comportamentos; Conhecimento – as aquisições intelecto morais; identificação – as afinidades; Consciência – quando o ego toma ciência dos conteúdos psicológicos de que é portador, segundo Carl Gustav Jung; e Individualidade – o ser senciente.

 

No nível de consciência o indivíduo estagia, experienciando a vida, ao longo de sua jornada evolutiva em uma dessas faixas crescentes, em busca do aperfeiçoamento: 1. Consciência de sono sem sonhos; 2. Consciência desperta; 3. Consciência do corpo – que como máquina humana se subdivide em funções, conforme a seguir; 4. Consciência de Si mesmo; e 5. Consciência Cósmica - é o Cristo que vive no indivíduo. O corpo, como máquina, se apresenta segundo as funções intelectivas; emotivas; de movimento; o instinto; polaridade feminina e masculina – anima e animus; emotiva superior; e intelectiva superior. A vida é uma bênção de Deus, seja ela como for.

O maior desafio da criatura humana é a própria criatura humana. Apresentando histórias ilustrativas, Divaldo destacou a necessidade de os seres humanos se amarem, respeitando as diferenças, convivendo de tal forma que as imperfeições, de ambas as partes, não cause transtornos de relacionamento. Cada ser deve desenvolver o perdão, não devolvendo a agressão, o mau-caratismo, o ódio, a calúnia, etc., mas fazendo todo o bem que estiver ao seu alcance.

 

Como solução, deve, cada qual, desenvolver a mudança de hábitos, mudando-os em si mesmo de forma permanente. A vida deve ser dinâmica. O importante não são os desafios, mas as soluções que precisam ser construídas. Reflexione: como é a sua vida? Indagou o Embaixador da Paz no Mundo. És tolerante? Agradável? Exigente? Amoroso? Raivoso? Rancoroso? Jovial? Grato?

Repartindo ensinamento recebido de Sathya Sai Baba, Divaldo sugeriu que se rogue bênçãos para mente a fim de que se possa pensar retamente. Que o coração seja abençoado para nutrir bons sentimentos. Que a boca receba bênçãos para falar retamente. Exortou a que cada um aceite os desafios existenciais, descobrindo o sentido da vida, valorizando os bons momentos, a felicidade, a alegria, o amor, não valorizando em demasia os sofrimentos, os momentos maus.

A vida é formada por desafios, que devem ser enfrentados. Superá-los é um dever, encontrando soluções. Vale a pena viver intensamente, enfrentando os desafios, adornando a vida com esperança, alegria, transformando-se de dentro para fora. Ter aflições é natural, ainda, porém não sofrer com elas é um dever. Deve-se enfrentá-las racionalmente. Ser feliz é um direito que Deus dá a cada um de Seus filhos.

Finalizando o brilhante trabalho, e externando seus agradecimentos por tudo que lhe é ofertado, e a todos pelo trabalho que realizam em prol de um mundo melhor, e a gentileza da presença amiga. Ainda lecionando, estimulou a cada ter como dever a eleição do que não gostaria de fazer, renovando-se todo o dia para melhor. Colocando-se de pé, o público aplaudiu generosamente o orador gentil e dedicado, afável e amoroso, renovando-lhe o entusiasmo e as energias.

 

           Texto: Paulo Salerno

           Fotos: Jorge Moehlecke

 

(Texto em português recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

 

 

 

 

Programação de palestras públicas no C.E. Joanna de Ângelis

Lima, Peru

 

(Informações recebidas em email de Maria Reyna Morante)

 

 

Conferência com Divaldo Pereira Franco

Luxemburgo

 

11 de maio de 2016

 

 

 

 

(Informação recebida em email de nascimento zelina [[email protected]])

 

 

17º Congresso Estadual de Espiritismo

Estância Turística de Atibaia, SP

 

Prezado Companheiro de Ideal,

É com satisfação que trazemos as informações do nosso próximo Congresso!

O 17º Congresso Estadual de Espiritismo se realizará na Estância Turística de Atibaia, de 23 a 25 de junho de 2017. O evento marcará os 70 anos de história da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo – USE, entidade federativa que representa os espíritas paulistas no Conselho Federativo Nacional (CFN / FEB).

 

Com um formato inédito, que atende às expectativas de todos os públicos, o Congresso de Atibaia terá conferências, rodas de conversa, palestras alternativas, oficinas e muitos momentos de confraternização e arte. Nomes de expressão do movimento, entre estes Haroldo Dutra, já foram convidados para ocupar a tribuna.

 

Localização e Infraestrutura

Todas as atividades serão desenvolvidas num só lugar, o Tauá Hotel Atibaia, localizado no KM 86 da Rodovia Dom Pedro I, com fácil acesso para quem vem da Capital quanto para quem vem do interior, ou ainda de outros estados, por via aérea, já que a cidade está a menos de 50 quilômetros do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos e Viracopos em Campinas.

Os congressistas que estiverem com a família poderão ficar tranquilos. O Tauá dispõe de brinquedoteca com monitoras para cuidar das crianças. As atividades opcionais para entretenimento das crianças, no entanto, são cobradas a parte. A propósito, não há custos de hospedagem ou inscrição para crianças de até 6 anos de idade.

 

Inscrição e Hospedagem

FASE 1 – Até 30 de junho de 2016:

- R$ 870,00 (oitocentos e setenta Reais) por pessoa em apartamento duplo ou triplo;

- R$ 1500,00 (um mil e quinhtos Reais) por pessoa em apartamento single;

Os valores incluem:

- Hospedagem com pensão completa (lanche de wellcome e jantar na sexta-feira; café da manhã, almoço, 2 coffes e jantar no sábado;  café da manhã um coffe e almoço no domingo)  – exceto bebidas;

- Taxa de inscrição do Congresso;

Não está incluso o valor do Estacionamento (R$ 16,00 a diária) e o consumo do Frigobar que serão pagos diretamente ao Hotel.

 

Condições de pagamento:

O valor poderá ser parcelado em até 09x em cheque, cartão ou depósito em conta corrente da USE (Banco Itaú) – para início do pagamento em abril/16; sendo que a última parcela deverá vencer antes de 31/12/2016.

As inscrições serão encerradas no final de 2016 ou antes caso todas as vagas sejam preenchidas.

 

Participação

As conferências e atividades estarão abertas exclusivamente aos congressistas.

 

Desistências

Em caso de desistência por parte do congressista:

- Não haverá devolução de valores;

- Poderá ser transferida a inscrição a outra pessoa mediante carta assinada e datada por ambas as partes, caso contrário o pagamento será considerado como contribuição ao Congresso.

Anexa ficha de inscrição e termo de Adesão para sua apreciação.

 

Dúvidas estaremos a disposição!

 

Fraternalmente,

Cilene F. Cardoso

Expediente
 
USE - União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo
(11) 2950-6554 | [email protected] | www.usesp.org.br

(Informações recebidas em email de 17º Congresso USE SP [[email protected]])

Pedra Grande, Atibaia, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

Atibaia, SP, vista da Pedra Grande. Foto Ismael Gobbo

 

 

Programação da Associação Parisiense de Estudos Espíritas

Paris, França

 

 

(Informações recebidas em email de [email protected]; em nome de; Association Parisienne d'Etudes Spirites [[email protected]])

 

 

 

Palestra na Comunidade Eurípedes Barsanulfo

Marília, SP

 

Olá, amigos,

 

Divulgamos a seguinte palestra:

 

Local: Comunidade Eurípedes Barsanulfo

Endereço: Avenida Sampaio Vidal- Via Expressa, 2110-A 

Telefone: (14) 3113-8090

Dia: 09 de abril de 2016, sábado, 20 horas

Expositor: PAULO CEZAR FERNANDES

Tema: "PERDÃO"

 

Abraços fraternais,

 

Donizete

 

www.mariliaespirita.jor.br

 

(Informação recebida em email de Donizete Pinheiro)

 

 

Evento comemorativo do 6º. ano de fundação do NECX

Niterói, RJ

 

 


 

Núcleo Espírita Chico Xavier - NECX
Rua das Tainhas, nº 10
Jardim Imbuí - Piratininga - Niterói | RJ
Acesso
Site

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Núcleo Espírita Chico Xavier [[email protected]])

 

 

 

Programação de palestras na ASSESPAM

São Paulo, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

 

 

Programação do Seara Espírita Joanna de Ângelis

Campinas, SP

 

 

 

(Informações recebidas em email de SEJA-Divulgação [[email protected]])

 

 

XI Jornada Médico-Espírita da Serra Gaúcha

Caxias do Sul, RS

 

 

                                                                               

(Informação recebida em email de Samira José Turconi [[email protected]])

 

 

 

18º. Curso da Casa Lar Luz do Caminho

Florianópolis, SC

 

 

 

       

18º CURSO DA CASA LAR LUZ DO CAMINHO

 

PRINCIPIOS DA METODOLOGIA PIKLER

16/04/2016 das 9 às 12 horas e das 13 às 17 horas

 

FICHA DE INSCRIÇÃO

 

Preencher todos os dados para registro e emissão de certificado (não usar abreviações).                                   Número:

NOME (sem abreviação): 

ENDEREÇO:                    

NÚMERO:               BAIRRO:                        CIDADE:

TELEFONE:

CELULAR:

RG: 

Data expedição:

Órgão:

CPF: 

Data de nascimento:

Local:  

Nome da mãe:

Fone da mãe:

Nome do pai:

Fone do pai:

E-mail: 

Grau de instrução:        

Concluído no ano: 

Escola:

Como você soube do curso?

Meu interesse pelo curso é:

(   ) Vou almoçar na Casa Lar e estou ciente que o custo será de R$ 15,00

(   ) Não vou almoçar na Casa Lar

Quero Receber Certificado (  ) R$ 5,00 (despesas de confecção  e Correio)

Espaço reservado a informações complementares:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Depois de preenchida favor devolver pelo e-mail [email protected] 

 

 

 

 

 

********************************

 

 

 

A Casa Lar Luz do Caminho está contratando cuidadora de crianças de zero a cinco anos, para trabalhar em regime de plantão, de 12 horas por 36 horas de folga, das 7 às 19 horas.

As interessadas devem encaminhar currículo e ficha de inscrição no curso de formação para [email protected] com o titulo contratação de cuidadora até o dia 14 de abril de 2016 e fazer o Curso Princípios da Metodologia Pikler no dia 16 de abril de das 09 às 12 horas.

 

Oferecemos salário de R$ 1.200,00, mais R$ 200,00 de Vale Alimentos, Vale Transporte e refeições no local de trabalho.

 

Favor dar ampla divulgação.

 

Fraternalmente,

Maurício

 

 

(Informação recebida em email de Maurício Aurélio dos Santos [[email protected]])

 

 

 

Informativo Semanal Centro Espírita Zilda Gama

São Paulo, SP

 

AVISOS

·       Grupo da Melhor Idade – toda sexta-feira a partir das 8:30 da manhã. Ótima oportunidade de fazer amizade, contar casos, fazes dinâmicas, dar boas risadas e aprender sempre.

·       Juventude Zilda Gama – Novo dia e horário – Dia 13/02, sábado, 10:30, se você tem entre 13 e 20 anos venha conhecer o grupo.

 

PRÓXIMAS PALESTRAS:

 06/04/2016 – Hoje                                       20h – Reunião Pública                                                  20h – Reunião Pública

Orador: Fábio Fedel.                                         

Tema: Nascer de Novo

 

09/04/2016 – Próximo Sábado                     15h – Reunião Pública

Orador: Maria Nanci                                            CE Caminhando

Tema: Depressão – causas, diagnósticos e tratamentos na Psicologia Espírita.

 

12/04/2016 – Próxima Terça                                 20h – Reunião Pública

Orador: A confirmar                                        CE

Tema:

 

13/04/2016 – Próxima Quarta-feira              20h – Reunião Pública

Orador: Paulo Bomfim                                         CE Seara do Metre

Tema: Guardemos o coração.

 

--

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

www.zildagama.org.br

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Zilda Gama [[email protected]])

 

 

 

Palestra púlica na Casa Espírita Fonte Viva

Guarulhos, SP

 

 





(Informação recebida em email de locutor - FEAL [[email protected]])

 

 

 

 

 

Site da Federação Espírita do Estado do Espírito Santo

Vitória

 

Acesse:

http://feees.org.br/

 

 

 

 

Lembrança fraternal aos enfermos

 

 

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Coletânea do Além. Lição nº 56. Página 125.

Extraída do Reformador de setembro de 1941. O Reformador é uma publicação da Federação Espírita Brasileira - FEB, fundada em 1883.

 

Queres o restabelecimento da saúde do corpo e isso é justo.

Mas, atende ao que te lembra um amigo que já se vestiu de vários corpos e compreendeu, depois de longas lutas, a necessidade da saúde espiritual.

A tarefa humana já representa, por si, uma oportunidade de reerguimento aos espíritos enfermos. Lembra-te, pois, de que tua alma está doente e precisa curar-se sob os cuidados de Jesus, o nosso Grande Médico.

Nunca pensaste que o Evangelho é uma Receita Geral para a humanidade sofredora?

É muito importante combater as moléstias do corpo; mas, ninguém conseguirá eliminar efeitos quando as causas permanecem.

Usa os remédios humanos, porém, inclina-te para Jesus e renova-te, espiritualmente, nas lições de seu amor.

Recorda que Lázaro, não obstante voltar do sepulcro, em sua carne, pela poderosa influência do Cristo, teve de entregar seu corpo ao túmulo, mais tarde. O Mestre chamava-o a novo ensejo de iluminação da alma imperecível, mas não ao absurdo privilégio da carne imutável.

Não somos as células orgânicas que se agrupam, a nosso serviço, quando necessitamos da experiência terrestre. Somos espíritos imortais e esses microrganismos são naturalmente intoxicados, quando os viciamos ou aviltamos, em nossa condição de rebeldia ou de inferioridade.

Os estados mórbidos são reflexos ou resultantes de nossas vibrações mais íntimas.

Não trates as doenças com pavor e desequilíbrio das emoções. Cada uma tem sua linguagem silenciosa e se faz acompanhar de finalidades específicas.

A hepatite, a indigestão, a gastralgia, o resfriado são ótimos avisos contra o abuso e a indiferença. Por que preferes bebidas excitantes, quando sabes que a água é a boa companheira, que lava os piores detritos humanos? Por que o excesso dos frios no verão e a demasia de calor nos tempos de inverno? Acaso ignoras que o equilíbrio é filho da sobriedade? O próprio irracional tem uma lição de simples impulso, satisfazendo-se com a sombra das árvores na secura do estio e com a benção do sol nas manhãs hibernais. Pela tua inconformação e indisciplina, desordenas o fígado, estragas os órgãos respiratórios, aborreces o estômago. Observamos, assim, que essas doenças-avisos se verificam por causas de ordem moral. Quando as advertências não prevalecem, surgem as úlceras, as congestões, as nefrites, os reumatismos, as obstruções, as enxaquecas. Por não se conformar o homem, com os desígnios do Pai que criou as leis da natureza como regulamentos naturais para a sua casa terrestre, submete as células que o servem ao desregramento, velha causa de nossas ruínas.

E que dizermos da sífilis e do alcoolismo procurados além do próprio abuso?

Entretanto, no capítulo das enfermidades que buscam a criatura, necessitamos considerar que cada uma tem sua função justa e definida.

As moléstias dificilmente curáveis, como a tuberculose, a lepra, a cegueira, a paralisia, a loucura, o câncer, são escoadouros das imperfeições.

A epidemia é uma provação coletiva, sem que essa afirmativa, no entanto, dispense o homem do esforço para o saneamento e higiene de sua habitação. Há dores íntimas, ocultas ao público, que são aguilhões salvadores para a existência inteira. As enfermidades oriundas dos acidentes imprevistos são resgates justos. Os aleijões são parte integrante das tabelas expiatórias. A moléstia hereditária assinala a luta merecida.

Vemos, portanto, que a doença, quando não seja a advertência das células queixosas do tirânico senhor que as domina, é a mensageira amiga convidando a meditações necessárias.

Desejas a cura; é natural. Mas, precisas tratar-te a ti mesmo para que possas remediar ao teu corpo. Nos pensamentos ansiosos, recorre ao exemplo de Jesus. Não nos consta que o Mestre estivesse algum dia de cama; todavia, sabemos que ele esteve na cruz. Obedece, pois, a Deus e não te rebeles contra os aguilhões. Socorre-te do médico do mundo ou de teu irmão do plano espiritual, mas, não exijas milagres, que esses benfeitores da terra e do céu não podem fazer. Só Deus te pode dar acréscimo de misericórdia, quando te esforçares por compreendê-lo.

Não deixes de atender às necessidades de teus órgãos materiais que constituem a tua vestimenta no mundo; mas, lembra-te do problema fundamental que é a posse da saúde para a vida eterna. Cumpre teus deveres, repara como te alimentas, busca prever antes de remediar e, pelas muitas experiências dolorosas que já vivi no mundo terrestre, recorda comigo aquelas sábias palavras do Senhor ao paralítico de Jerusalém:

- "Eis que já estás são, não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior."

 

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Instituto do Câncer. Av. Dr. Arnaldo, São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo.

 

 

Nosso legado

 

 

Um grande legado, o maior de todos os presentes.

Era uma coleção de mil e oitocentos livros, deixados pela professora de literatura e contadora de histórias Maria Aparecida Zanatta Perez, após a sua morte, em 2008, à sua irmã, também professora, Josepha Perez.

Eram livros de todos os gêneros, além de objetos de arte, na sua maioria, trazidos da Espanha por seus antepassados.

Em 2009, contando setenta e dois anos e partindo desse pecúlio inicial, Josepha criou, em sua própria casa, na cidade de Mandaguari, no Paraná, uma biblioteca e um museu.

Atualmente, a biblioteca conta com um acervo de mais de quatro mil títulos, catalogados e colocados à disposição da comunidade para empréstimo.

A irmã, Maria Aparecida, era grande admiradora dos feitos de São Francisco. Por isso, a fim de homenageá-la, Josepha deu ao espaço o nome de Espaço Cultural São Francisco de Assis.

Iniciativa bem sucedida, o espaço envolve toda a sociedade: as escolas agendam visitas para levar os alunos, que ficam ao ar livre lendo e ouvindo histórias.

Além disso, a professora Josepha e as vizinhas oferecem lanches para que os pequenos se alimentem enquanto aprendem.

Existem ainda outras atividades culturais, como contação de histórias e apresentações teatrais.

A casa da professora, hoje lar de São Francisco, está sempre cheia.

A solidão está longe daqui. O maior presente que recebo é a alegria das crianças, afirma Josepha.

*   *   *

Qual o nosso legado à Humanidade?

Qual a nossa contribuição? Que dons temos colocado à disposição do próximo, nosso irmão?

Deus age no Universo de diversas maneiras. Uma delas é através da obra de Seus filhos.

Em especial as obras de caridade, que nos aproximam uns dos outros e estreitam os laços de amor, vínculo universal que deverá unir todas as criaturas.

Lembremo-nos do Cristo, modelo e guia da Humanidade: O filho do homem não veio para ser servido, mas para servir.

Imitemo-lO.

Não importam as condições materiais e físicas de que desfrutamos, o papel social que desempenhamos, o tempo que possamos dispor.

Com o que temos, com o que somos, podemos mudar histórias, trazer alegria, matar a fome, propiciar conforto, saciar a sede, oferecer consolo, secar lágrimas. Consequentemente, mudar o mundo.

Desse modo, nos tornamos parte do agir de Deus na Terra.

Ao invés de olharmos para o mundo ressaltando as suas tragédias, desigualdades, injustiças, descubramos as oportunidades de sermos úteis.

A cada gesto de boa fé, a cada ato de caridade, transformaremos as reclamações em ações.

E são as boas ações, das menores às maiores, as capazes de transformar o mundo em um lugar melhor.

*   *   *

O bem que façamos, o amor que cultivemos, o perdão que ofereçamos, a fé que semeemos, a justiça que preguemos, a paz que sejamos, os exemplos que multipliquemos: estes são o maior legado que podemos deixar sobre a Terra.

Pensemos nisso.

Redação do Momento Espírita, com base em dados biográficos de Josepha Perez, 
colhidos no site 
http://redeglobo.globo.com/rpctv/bomexemplomaringa/noticia
/2013/08/josepha-peres-e-segunda-finalista-da-categoria-educacao.html.
Em 6.4.2016.

 

 

(Copiado do site Feparana)

Josepha Perez é finalista na categoria Educação

(Foto: Reprodução)

Imagem/fonte: http://redeglobo.globo.com/rpctv/bomexemplomaringa/noticia/2013/08/josepha-peres-e-segunda-finalista-da-categoria-educacao.html

 

 

Um pouco da história do Anuário Espírita

 

Entrevista oportuna

 

Entrevista com Juan Antonio Durante

realizada por Nilson de S. Pereira,  quando

Juan visitou a Mansão do Caminho e

Centro Espírita “Caminho da Redenção”

dirigidos por Divaldo Pereira Franco.

 

 

 

 

 

Juan Antonio Durante desencarnou aos 09 de novembro de 2011

 

Nilson de Souza Pereira desencarnou aos 21 de novembro de 2013

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]