Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sexta-feira, 01 de abril de 2016

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

ismaellogo copylogo_banner_rede_amigo_espirita

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Acessar aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/ABRIL/01-04-2016.htm

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

   http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/ABRIL/01-04-2016.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

   http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

   https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

31-03-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/MARCO/31-03-2016.htm

30-03-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/MARCO/30-03-2016.htm

29-03-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/MARCO/29-03-2016.htm

28-03-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/MARCO/28-03-2016.htm

26-03-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/MARCO/26-03-2016.htm

 

 

 

 

Mensagem do dia

 

 

 

 

 

Bênçãos e maldições

 

“(...) Quando uma pessoa se afeiçoa aos pensamentos perturbadores e se agrada em enviá-los em todas as direções, jamais consegue os objetivos infelizes que acalenta. Não obstante, quando se trata de ideias elevadas e carregadas de ternura, de compaixão, de desejo de progresso para si mesma ou para outrem, os resultados se tornam factíveis, porque a força mais poderosa do Universo é a do amor, facilmente assimilável e multiplicável.”

 

(Joanna de Ângelis/Divaldo Franco – livro,  Lições para a Felicidade,     5ª ed. p. 84  – editora LEAL) 

 

Desenho: Fátima Oliveira

Mansão do Caminho - Salvador, Bahia, Brasil.

 

 

 

 

 

 

 

Bendiciones y maldiciones

 

...Cuando una persona se habitúa a los pensamientos perturbadores y se satisface en enviarlos en todas direcciones, jamás consigue los objetivos desacertados que abriga.

 

No obstante, cuando se trata de ideas elevadas y portadoras de ternura, de compasión, de deseo de progreso para sí misma o para los otros, los resultados se tornan factibles, porque la fuerza más poderosa del universo es la del amor, que fácilmente se puede asimilar y multiplicar.

 

Joanna de Ângelis/Divaldo Franco

Libro Lecciones para la felicidad – Editora LEAL

 

 

Creación: Fátima Oliveira

Mansión del Camino - Salvador, Bahia, Brasil.

 

 

 

 

 (Recebido em emails da tradutora MARTA GAZZANIGA [[email protected]] de Buenos Aires, Argentina)

 

 

 

Publicação em sequência

O Livro dos Médiuns

 

 

 

 

 

 

(Copiado de Febnet)

Jean François Champollion desde pequeno tinha intuição de que poderia descobrir os segredos da escrita hieróglifa:

Eu os lerei! - diz o pequeno Champollion, perfeitamente convicto (mais tarde ele conta esta história com freqüência).

- Dentro de alguns anos eu os lerei! Quando for grande!

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/6c/Leon_Cogniet_-_Jean-Francois_Champollion.jpg

 

Francisco Cândido Xavier psicografando no Centro Espírita Luiz Gonzaga, em  Pedro Leopoldo, MG

Imagem/fonte: http://professorricardovieira.blogspot.com.br/2014/04/biografia-de-chico-xavier.html

 

 

 

Considera a tua escolha

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Escrínio de Luz. Lição nº 36. Página 93.

 

Não esperes o dia de amanhã para inventariar as causas da aflição que a existência te reserva.

Estamos em plena eternidade e a vida, com a justiça por fundamento, diariamente reprova nossos erros e nos premia as boas ações.

Examina a paisagem de tua luta habitual e não percas a oportunidade do reajuste.

Se ofendeste o companheiro que te partilha as experiências, retifica, ainda hoje, o teu gesto infeliz.

Se deste ouvidos à suspeita delituosa, confia-te à meditação e não te enveredes no cipoal da desconfiança indébita.

Se puseste os teus olhos sobre o mal, auxilia a tua própria retentiva a esquecer as imagens perturbadoras que não deverias procurar nem reter.

Se falaste sem propósito, ferindo ou prejudicando alguém, retrocede e regenera as chagas que o teu verbo impensado terá imposto aos que te consagraram atenção.

Se a ociosidade tem sido a tua companheira, abandona-a ao círculo de sombras em que se compraz e busca o serviço sem delongas, para que a vida não te considere peça inútil em suas divinas engrenagens.

Estabelece causas nobres de alegria e bom ânimo, paz e otimismo, aprendendo, amando e servindo, porque o sofrimento nos surpreende na estrada com tanta duração e com tanta intensidade, conforme tenha sido o nosso esquecimento do dever que o Pai nos designou a cumprir.

Ninguém precisa morrer na carne para encontrar a correção ou a recompensa do Além.

A Terra é nosso lar sublime, em plena imensidade, e, dentro dela, a vida nos liberta ou nos agrilhoa, nos reconforta ou nos dilacera, de conformidade com a escolha que traçamos para nós mesmos.

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Parábola dos trabalhadores da vinha.  Pintura de Jacob Willemszoon de Wet.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jacob_Willemsz._de_Wet_d._%C3%84._002.jpg

 

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco em

Nova Iorque, EUA

 

 

 

21 de  março de 2016

 

No dia 21 de março, o médium e orador espírita Divaldo Franco realizou uma conferência pública na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos.  

O evento foi realizado na sede da organização “Casa do Brasil”, em Manhattan, e recebeu um público de mais de 450 pessoas que lotaram o auditório. 

O tema da conferência foi “Esquizofrenia e Obsessão”.

 

A conferência teve início com a narrativa do notório trabalho do médico francês Dr. Philippe Pinel, na época dos dias de terror da Revolução Francesa. Dr. Pinel, chamado de “o pai da Psiquiatria”, somente teria aceitado o convite para trabalhar como médico no Hospital da Salpêtrière, em Paris, com a condição de poder libertar os  53 pacientes esquizofrênicos do tétrico pavilhão Bicêtre. Na época, o pensamento religioso dominante considerava a esquizofrenia uma punição divina. A Ciência ainda não tinha explicações para a doença. O nobre médico notabilizou-se por considerar os pacientes com transtornos mentais  como doentes, merecedores de compaixão e tratamento humano, para que pudessem ter sua dignidade restituída, e jamais serem tratados com violência ou indiferença. Para a indagação que lhe fora feita a respeito do que faria se o seu tratamento com os esquizofrênicos falhasse, Dr. Pinel teria apenas respondido: “se falhar, então irei apenas amá-los”.

 

O conferencista explanou sobre os avanços da Ciência, notadamente nas áreas das Neurociências, da Psiquiatria, da Psicologia, destacando a complexidade de nosso cérebro e suas funções, assim como de nossa psique, lembrando que, ao longo da História, várias teorias e tratamentos foram desenvolvidos e , posteriormente, abandonados por se revelarem inócuos, prejudiciais ou, ainda, superados por outros mais eficientes e humanos.  

Foi apresentada a história da descoberta do “centro de uso da palavra” (ou centro de Broca), realizada pelo médico e anatomista francês Pierre Paul Broca.  

Divaldo falou, também, sobre a importância de outra descoberta, a dos neurônios cerebrais e que, mais tarde, o conhecimento científico teria desvelado que tais estruturas poderiam se ramificar, mediante o exercício mental do indivíduo, que criaria, com isso, super-redes de comunicação neuronal e propiciaria para si uma vida mental e cerebral saudáveis, mesmo em idades avançadas.

 

Em seguida, dissertou sobre algumas relevantes teorias e trabalhos da Psiquiatria, referindo-se às experiências hipnológicas de Jean Martin Charcot, a demonstrar o poder da mente; à descoberta de Sigmund Freud sobre a existência do subconsciente e de doenças que não teriam causas físicas, mas psiquiátricas; e à revelação de Carl Gustav Jung a respeito do inconsciente (individual e coletivo) e dos arquétipos.  

No que tange aos arquétipos, foi esclarecido que o termo tem como significado “registro antigo” e que fora primeiramente usado por São Irineu, no século II d.C. Essas informações armazenadas em nós poderiam ser desta ou de existências anteriores. Os registros negativos poderiam constituir-se conflitos a migrarem de uma existência para outra, de uma reencarnação para outra, o que estaria perfeitamente concorde com a Doutrina Espírita, conforme ensinado no capítulo 5 da obra “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, que trata das causas atuais e anteriores das aflições humanas.

 

Os conflitos, quando não devidamente tratados, transformar-se-iam em fobias, depressão etc., ensejando campo de desenvolvimento da esquizofrenia, essa doença mental crônica caracterizada por sintomas como: presença de alucinações e delírios, alterações do pensamento, confusão mental, perda da capacidade de ter e demonstrar emoções, apatia etc. 

A criatura humana seria, então, constituída de 2 arquétipos essenciais: o ego e o Self.  O primeiro seriam as nossas “máscaras”, a nossa personalidade, o “eu” inferior. O Self seria o Espírito imortal fadado à perfeição, que traz em si a chama divina, a luz, que ainda se encontra oculta na maioria de nós. Jung afirmaria que quase todos nós trazemos elementos negativos em nosso mundo íntimo, o que ele designou de sombra.

 

Em uma análise paralela entre o Espiritismo e a Psicanálise Junguiana, Divaldo correlacionou a sombra com o estudo de Allan Kardec a respeito de nossas más inclinações e do esforço que o ser humano deveria realizar para vencer as suas imperfeições morais. E, seguindo na mesma linha comparativa, demonstrou a concordância entre o pensamento do psiquiatra Emilio Mira y López, que, no século XX, teria afirmado que as 3 primeiras emoções desenvolvidas pela criatura humana seriam, nesta ordem, medo, ira e amor, e o ensinamento espírita, contido no texto “A Lei de Amor”, que, no século XIX, já afirmava que no início de seu processo evolutivo o Espírito só teria instintos, para mais tarde desenvolver sensações/emoções e, finalmente o amor.

 

Divaldo recordou que até o início do século XX os métodos de tratamento da esquizofrenia eram cruéis. Com o progresso da Ciência, novas terapêuticas teriam surgido, como a convulsoterapia com uso de metrazol, depois de insulina, desenvolvida pelo Dr. Manfred Sakel; ou a terapia do eletrochoque, proposta pelos Drs. Bini, Cerlletti e Kalinowski. 

Além dos métodos físicos, começariam a ser utilizadas abordagens psicoterápicas para os tratamentos desses pacientes; e, na sequência, substâncias químicas desenvolvidas em laboratórios, os chamados barbitúricos, seriam usadas nos esquizofrênicos, para suprir as deficiências dos neurocomunicadores naturais.  

Na atualidade, a esquizofrenia não seria mais uma doença incurável, do ponto de vista médico, conforme asseverou o palestrante, necessitando de tratamento de ampla abordagem: psiquiátrica, psicológica e espiritual.

 

Isso porque, além das causas endógenas (hereditariedade, doenças infectocontagiosas etc) e exógenas (eventos da vida, conflitos da infância, conflitos sexuais, narcisismo etc), haveria uma terceira causa para os transtornos psiquiátricos e psicológicos (incluindo a esquizofrenia), que seriam as obsessões espirituais, isto é, as influências negativas e de longa duração de um Espírito sobre outro. Conforme mencionado, Allan Kardec teria estudado profundamente o tema “obsessões” no capítulo XXIII, da obra “O Livro dos Médiuns”, explicando que nem toda loucura é apenas uma doença física ou psicológica, podendo, muitas vezes, ser o resultado de uma influenciação espiritual negativa, a obsessão.

 

Utilizando-se da proposição da Organização Mundial de Saúde, que afirmaria não existirem doenças, mas doentes, foi esclarecido que é o Espírito imortal que adoece, com reflexos em seu corpo somático, por causa dos seus conflitos íntimos, das culpas que carrega, da má conduta, dos maus pensamentos, necessitando o paciente de realizar o esforço para mudar de padrão de pensamentos e de comportamentos, para melhor.  

Ressaltando um outro dado daquele mesmo órgão internacional de saúde, a respeito da pandemia mundial de depressão, que poderá elevar o suicídio ao “status” de causa de mortes no mundo número 1, Divaldo afirmou que a crise pela qual a Humanidade passe é , em realidade, individual; trata-se da crise moral do ser humano.

 

A solução para esse panorama sombrio estaria na Doutrina dos Espíritos, a propor que o indivíduo empenhe todos os seus esforços para vencer as suas más inclinações e realizar todo o bem que esteja ao seu alcance. Esse ensinamento estaria resumido na recomendação evangélica do “amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo com a si mesmo”.  

O amor seria não apenas uma recomendação teológica, mas verdadeira proposta psicoterápica de profilaxia e tratamento dos transtornos psiquiátricos e psicológicos.

 

Evocando o pensamento de Carl Gustav Jung e Viktor Frankl, o orador falou sobre a imprescindibilidade de eleger-se um sentido psicológico profundo para a existência. Para o Espiritismo, a meta mais profunda seria a imortalidade: viver com vistas à nossa imortalidade, amando sempre e em qualquer circunstância. 

Na parte final de sua conferência, Divaldo destacou a união entre a Ciência e o Espiritismo, mencionando que a Psicologia Transpessoal, a denominada Quarta Força ou Psicologia com Alma, corrobora a proposta Espírita, falando-nos a respeito do ser imortal que somos e da necessidade de descobrirmos e vivenciarmos essa nossa transcendência, cultivando a alegria de viver e a saúde moral, para conquistarmos a saúde integral, a plenitude.

 

Texto: Júlio Zacarchenco

 Fotos:

 

(Texto em português recedo em email de Jorge Moehlecke)

 

 

Espanhol

 

DIVALDO FRANCO EN NUEVA YORK, USA -
21 de marzo de 2016

 

El día 21 de marzo, el médium y orador espírita Divaldo Franco realizó una conferencia pública en la ciudad de Nueva York, en los Estados Unidos de Norteamérica.  

El acto se llevó a cabo en la sede de la organización Casa do Brasil, en Manhattan, adonde concurrieron más de 450 personas que colmaron el auditorio.  El tema de la conferencia fue Esquizofrenia y Obsesión.

 

La disertación comenzó con la narración del destacado trabajo del médico francés Dr. Philippe Pinel, en la época terrorífica de la Revolución Francesa. El Dr. Pinel -a quien se denomina Padre de la Psiquiatría-, habría aceptado la invitación para trabajar como médico en el Hospital de la Salpêtrière, en París, con la condición de liberar a los 53 pacientes esquizofrénicos del tétrico pabellón Bicêtre. En esa época, el pensamiento religioso dominante consideraba a la esquizofrenia como un castigo divino; la Ciencia aún no tenía explicaciones para esa enfermedad. El noble médico se caracterizó por considerar a los pacientes con trastornos mentales como enfermos merecedores de compasión y tratamiento humano, para que pudiesen recuperar su dignidad y que jamás fueran tratados con violencia ni indiferencia. A la pregunta que se le formuló, con respecto a qué haría si su tratamiento con los esquizofrénicos fracasaba, el Dr. Pinel habría respondido: Si fallara, entonces sólo los amaré.

 

El disertante hizo referencia a los avances de la Ciencia, sobre todo en las especialidades de las Neurociencias, de la Psiquiatría, de la Psicología, destacando la complejidad de nuestro cerebro y sus funciones, así como también la de nuestra psiquis. Mencionó, además, que a lo largo de la Historia se desarrollaron varias teorías y tratamientos que posteriormente fueron dejados de lado, cuando se comprobó que eran inocuos, perjudiciales, o que habían sido superados por otros más eficientes y humanos.  

El orador expuso la anécdota referida al descubrimiento del centro del uso de la palabra (o centro de Broca) por el médico y anatomista francés Pierre Paul Broca.  

Divaldo aludió, también, a la importancia de otro descubrimiento: el de las neuronas cerebrales, y a que con posterioridad, el conocimiento científico habría develado que tales estructuras podrían ramificarse mediante el ejercicio mental del individuo, el cual crearía -de ese modo- redes poderosas de comunicación neuronal y propiciaría, para él mismo, una vida mental y cerebral saludable, incluso en edad avanzada.

 

A continuación, mencionó algunas relevantes teorías y estudios de la Psiquiatría, además de mencionar las experiencias hipnológicas de Jean Martin Charcot para demostrar el poder de la mente; aludió al descubrimiento de Sigmund Freud, sobre la existencia del subconsciente y de enfermedades que no tendrían causas físicas, sino psiquiátricas; también se refirió a la revelación de Carl Gustav Jung respecto del inconsciente (individual y colectivo) y de los arquetipos.  

En relación con los arquetipos, explicó que el término significa registro antiguo, y que habría sido utilizado por primera vez por San Ireneo, en el siglo II después de Cristo. Tales informaciones, almacenadas dentro de nosotros, podrían ser de esta existencia o de otras anteriores. Los registros negativos podrían convertirse en conflictos que pasaran de una existencia a otra, de una reencarnación a otra, lo que estaría en perfecta concordancia con la Doctrina Espírita, según la enseñanza que consta en el capítulo V de la obra El Evangelio según el Espiritismo, que trata acerca de las causas actuales y anteriores de las aflicciones humanas.

 

Cuando los conflictos no son debidamente tratados, pueden transformarse en fobias, depresión, etc., abriendo terreno para el desarrollo de la esquizofrenia, una enfermedad mental crónica, caracterizada por síntomas tales como la manifestación de alucinaciones y delirios, alteraciones del pensamiento, confusión mental, pérdida de la capacidad de experimentar y demostrar emociones, apatía, etc. 

La criatura humana estaría, entonces, constituida por dos arquetipos esenciales: el ego y el Self.  El primero correspondería a nuestras máscaras, nuestra personalidad, el yo inferior. El Self sería el Espíritu inmortal, destinado a la perfección, portador de la llama divina, la luz que aún se encuentra oculta en la mayoría de nosotros. Jung afirmó que casi todos nosotros somos portadores de elementos negativos en nuestro mundo íntimo, a los que él denominó sombra.

 

En un paralelo entre el Espiritismo y el Psicoanálisis Junguiano, Divaldo relacionó la sombra con el estudio de Allan Kardec referido a nuestras malas inclinaciones, y al esfuerzo que el ser humano debería realizar para superar sus imperfecciones morales. Prosiguiendo en la misma línea comparativa, demostró la concordancia entre el pensamiento del psiquiatra Emilio Mira y López -quien en el siglo XX había afirmado que las tres primeras emociones desarrolladas por la criatura humana serían, en este orden: el miedo, la ira y el amor-, y la enseñanza espírita contenida en el texto La Ley del Amor, que en el siglo XIX ya sostenía que en el comienzo de su proceso evolutivo, el Espíritu sólo tendría instintos, para más tarde desarrollar sensaciones, emociones y, finalmente, el amor.

 

Divaldo recordó que hasta el comienzo del siglo XX, los métodos de tratamiento de la esquizofrenia eran crueles. Con el progreso de la ciencia surgieron nuevas terapias, tales como la convulsoterapia, con uso de metrazol; después, de insulina, desarrollada por el Dr. Manfred Sakel; o la terapia del electroshock, propuesta por los Dres. Bini, Cerlletti y Kalinowski. 

Además de los métodos físicos, comenzarían a ser utilizados los abordajes psicoterapéuticos para los tratamientos de esos pacientes; y, a continuación, sustancias químicas desarrolladas en laboratorios -los denominados barbitúricos- serían indicadas para los esquizofrénicos, a los efectos de suplir las deficiencias de los neurocomunicadores naturales. En la actualidad, la esquizofrenia ya no sería una enfermedad incurable, desde el punto de vista médico -según la afirmación del disertante-, sino que requeriría un tratamiento de amplio abordaje: psiquiátrico, psicológico y espiritual.

 

Eso se debe a que, además de las causas endógenas (hereditariedad, enfermedades infectocontagiosas, etc.) y de las exógenas (acontecimientos de la vida, conflictos de la infancia, conflictos sexuales, narcisismo, etc.), habría una tercera causa para los trastornos psiquiátricos y psicológicos (incluyendo la esquizofrenia), la cual sería las obsesiones espirituales, es decir, las influencias negativas y de larga duración de un Espíritu sobre otro. De conformidad con lo mencionado, Allan Kardec habría estudiado profundamente el tema obsesiones en el capítulo XXIII de la obra El Libro de los Médiums, explicando que no todas las locuras son sólo una enfermedad física o psicológica; pueden, muchas veces, ser el resultado de una influencia espiritual negativa: la obsesión.

 

Recurriendo a la propuesta de la Organización Mundial de la Salud, que afirmaría que no existen enfermedades sino enfermos, quedó explicado que el Espíritu inmortal es el que se enferma, con reflejos en su cuerpo somático a consecuencia de sus conflictos íntimos, de las culpas que lleva como una carga, de la mala conducta, de los malos pensamientos, y que necesita -el paciente- realizar el esfuerzo de modificar el esquema de sus pensamientos y de su conducta para mejor.  

Destacando otro aspecto de aquel mismo organismo internacional vinculado a la salud, con respecto a la pandemia mundial de depresión -que podrá elevar el suicidio al estatus de causa No. 1 de muertes en el mundo-, Divaldo afirmó que la crisis que atraviesa la humanidad es, en realidad, individual: se trata de la crisis moral del ser humano.

 

La solución para ese panorama sombrío estaría en la Doctrina de los Espíritus, que propone al individuo empeñar todos sus esfuerzos para la superación de sus malas tendencias, y realizar todo el bien que esté a su alcance. Esa enseñanza estaría resumida en la recomendación evangélica de amar a Dios sobre todas las cosas y al prójimo como a sí mismo.  

El amor sería no sólo una recomendación teológica, sino una verdadera propuesta psicoterapéutica, de profilaxis y tratamiento de los trastornos psiquiátricos y psicológicos.

 

Evocando el pensamiento de Carl Gustav Jung y de Viktor Frankl, el orador aludió a que es imprescindible elegir un sentido psicológico profundo para la existencia. Para el Espiritismo, la meta más profunda sería la inmortalidad: vivir con vistas a nuestra inmortalidad, amando siempre y en toda circunstancia. 

Hacia el final de su conferencia, Divaldo destacó la unión entre la Ciencia y el Espiritismo, y mencionó que la Psicología Transpersonal -la denominada Cuarta Fuerza o Psicología con Alma-, corrobora la propuesta espírita, porque alude al ser inmortal que somos y a la necesidad de que descubramos y experimentemos esa trascendencia nuestra, cultivando la alegría de vivir y la salud moral, a fin de que conquistemos la salud integral: la plenitud.

 

Texto: Júlio Zacarchenco

Fotos:

 

(Texto em espanhol recebido em email da tradutora MARTA GAZZANIGA [[email protected]], Buenos Aires, Argentina)

 

 

 

 

 

UNIFESP-NUSE. Palestra com Décio Iandoli Júnior

São Paulo, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de sandra claro [[email protected]])

 

 

 

Vídeo. Prática da Mediunidade

 

Hoy, fecha de la partida de Allan Kardec para el mundo espiritual, recordamos, de manera especial, su ejemplo y las enseñanzas insuperables de sus obras, particularmente con relación a la práctica de la mediumnidad.

 

Con nuestra infinita gratitud a Allan Kardec, compartimos con ustedes este video:

 

https://www.youtube.com/watch?v=nTvxRDQpm1M

 

Mucha paz y a todos.

 

Simoni

(Recebido em email de Simoni Privato Goidanich)

Allan Kardec

Lião 03/10/1804 – Paris 31/03/1869

Dolmen de Allan Kardec. Cemitério Père Lachaise, Paris, França.

Foto Ismael Gobbo.

 

 

 

 

I Festival de Luz Chico Xavier

Pedro Leopoldo, MG

 

 

(Informação recebida em email de Jhon Harley M. Marques)

 

 

 

Palestra na Comunidade Eurípedes Barsanulfo

Marília, SP

 

 

Olá, amigos,

 

Divulgamos as seguinte palestras:

 

Local: Comunidade Eurípedes Barsanulfo

Endereço: Avenida Sampaio Vidal- Via Expressa, 2110-A 

Telefone: (14) 3113-8090

Dia: 02 de abril de 2016, sábado, 20 horas

Expositor: MARÍLIA CANDELORO

Tema: "Do Altruísmo ao Egoísmo"

 

 

Abraços fraternais,

 

Donizete

 

--

www.mariliaespirita.jor.br

 

(Informação recebida em email de Donizete Pinheiro)

 

 

 

Palestra no C.E. Casa de Jesus

Campinas, SP

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; ADE Regional Jau [[email protected]])

 

 

 

Palestras e autógrafos em lançamento com Sidney Fernandes

Bauru, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de Leopoldo Zanardi)

 

 

 

Programação da AMERGS- Abril 2016

Rio Grande do Sul

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

18º. Curso da Casa Lar Luz do Caminho

Florianópolis, SC

 

 

 

       

18º CURSO DA CASA LAR LUZ DO CAMINHO

 

PRINCIPIOS DA METODOLOGIA PIKLER

16/04/2016 das 9 às 12 horas e das 13 às 17 horas

 

FICHA DE INSCRIÇÃO

 

Preencher todos os dados para registro e emissão de certificado (não usar abreviações).                                   Número:

NOME (sem abreviação): 

ENDEREÇO:                    

NÚMERO:               BAIRRO:                        CIDADE:

TELEFONE:

CELULAR:

RG: 

Data expedição:

Órgão:

CPF: 

Data de nascimento:

Local:  

Nome da mãe:

Fone da mãe:

Nome do pai:

Fone do pai:

E-mail: 

Grau de instrução:        

Concluído no ano: 

Escola:

Como você soube do curso?

Meu interesse pelo curso é:

(   ) Vou almoçar na Casa Lar e estou ciente que o custo será de R$ 15,00

(   ) Não vou almoçar na Casa Lar

Quero Receber Certificado (  ) R$ 5,00 (despesas de confecção  e Correio)

Espaço reservado a informações complementares:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Depois de preenchida favor devolver pelo e-mail [email protected] 

 

 

 

 

 

********************************

 

 

 

A Casa Lar Luz do Caminho está contratando cuidadora de crianças de zero a cinco anos, para trabalhar em regime de plantão, de 12 horas por 36 horas de folga, das 7 às 19 horas.

As interessadas devem encaminhar currículo e ficha de inscrição no curso de formação para [email protected] com o titulo contratação de cuidadora até o dia 14 de abril de 2016 e fazer o Curso Princípios da Metodologia Pikler no dia 16 de abril de das 09 às 12 horas.

 

Oferecemos salário de R$ 1.200,00, mais R$ 200,00 de Vale Alimentos, Vale Transporte e refeições no local de trabalho.

 

Favor dar ampla divulgação.

 

Fraternalmente,

Maurício

 

 

(Informação recebida em email de Maurício Aurélio dos Santos [[email protected]])

 

 

 

Programação da AMEEES- Abril 2016

Vitória, ES

 

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

ETRAMESC- Encontro dos Trabalhadores da Mediunidade de Santa Catarina. Concórdia, SC

 

A Vice-Presidência de Estudos e Prática Mediúnica esta convidando a todos os seareiros da doutrina para mais um Encontro dos Trabalhadores da Mediunidade de Santa Catarina - ETRAMESC.
As atividades serão desenvolvidas pelo Núcleo de Estudos e Orientação da Mediunidade - NEOME, ao qual compete a realização anual do evento.
o objetivo é sempre congregar os espíritas catarinenses que atuam na área da Mediunidade e demais espíritas interessados, para e reflexões em torno do tema“Mediunidade – Desafios e Bênçãos”.
A região oeste foi a contemplada este ano para sediar o evento que acontece no dia 16 de abril na cidade de Concórdia.
O local do evento é o clube 29 de julho que fica na Avenida Getulio Vargas, 112 no centro.

Este ano foram convidadas para coordenar os estudos: RUTH SALGADO GUIMARÃES (MG) e SANDRA DELLA POLA (RS).
Os temas serão desenvolvidos através de Painéis Expositivos e Estudos de Casos, abordando os desafios e bênçãos da mediunidade e do exercício mediúnico com Jesus. 
Vamos Promover reflexões sobre temas correlatos ao tema central proposto mediante exposição de fundamentação teórica seguida de Estudo de Casos. 
Nossas convidadas poderão abrir espaços para participação do público com perguntas e poderão tirar suas dúvidas neste espaço que consideramos de fundamental importancia.
Teremos também a oportunidade de avaliar o evento mediante instrumentos que permitam aferir a aplicabilidade dos conteúdos abordados, aspectos positivos/negativos do evento e colher sugestões dos participantes e facilitadores para aprimorar o trabalho, bem como, propostas para o tema central do próximo ETRAMESC.
O apoio é da 11ª URE e contamos com a sua presença.

 

 

Programa ETRAMESC

O valor da inscrição é de R$ 25,00 (vinte e cinco Reais)

InscriEtr 

 

 

(Fonte da informação http://www.fec.org.br/index.php/biografias/item/765-etramesc-2016)

 

 

 

Informações da Rádio Rio de Janeiro

Rio de Janeiro, RJ

 

A Rádio Rio de Janeiro, a emissora da fraternidade, lançou um novo site, moderno, dinâmico e interativo. O endereço continua o mesmo, mas o conteúdo está todo renovado, e agora trazendo banners interativos e dinâmicos.

Vale ressaltar que a transmissão dos programas através da internet já ultrapassou o acesso de mais de 95 mil internautas por mês. E entre as 23 emissoras AM existentes no Grande Rio, a Rádio Rio de Janeiro ocupa o 3º lugar no índice de audiência, estando consolidada nessa honrosa posição.

Entre as novidades do novo site estão as redes oficiais da emissora, tanto no Facebook quanto no You Tube.

No primeiro dia de lançamento oficial do novo site, em 15 de abril, somente a página do Face teve mais de mil acessos, e o site ultrapassou 4 mil acessos, mostrando o sucesso da emissora que toda a família pode ouvir.

Os endereços são os seguintes:

Site: www.radioriodejaneiro.am.br

Face: https://www.facebook.com/R%C3%A1dio-Rio-de-Janeiro-1692901484264506/?ref=notif&notif_t=page_fan

You Tube: https://www.youtube.com/user/radioriodejaneiro

 

(Informações em email de Marcus de Mario e site)

 

 

Programação de conferências pela CEA – Confederação Espírita Argentina. Buenos Aires, Argentina

 

 

Conferencias Públicas - Abril 2016

Si no puede ver el mensaje mírelo en su navegador






mail enviado a [email protected]
mensaje de la CEA    cancelar    preferencias
CEA · Sánchez de Bustamante, Buenos Aires, Argentina · 463 · Buenos Aires, Autonomous City of Buenos Aires 1001 · Argentina

Email Marketing Powered by MailChimp

 

 

 

Documentário espírita no History Channel –

As Cartas Psicografadas

 

Amigos e simpatizantes da Divina Doutrina, observem no link indicado abaixo que o The History Channel (dispensa apresentação) produziu um documentário especial sobre as cartas psicografadas por Chico Xavier - será exibido no próximo Sábado, 2 de Abril, às 18:30H - dia do aniversário daquele que, entre uma imensa coletânea de reconhecimentos públicos, foi eleito O Maior Brasileiro de Todos os Tempos - uma primeira repetição está programada para o dia 8 de Abril, Sexta-Feira, no mesmo horário de 18:30H - dependendo da audiência, outras repetições poderão ocorrer, o que poderá ser visto no site do THC (http://seuhistory.com).

 

por oportuno, recomendo o último vídeo que postei no acervo do Projeto Espiritismo no YouTube, um conteúdo de indizível beleza espiritual extraído de O Evangelho Segundo o Espiritismo (Capítulo 28 -Coletânea de preces espíritas) e que muito engradece a lucidez que encontramos na Doutrina Espírita.

 

ESPIRITISMO - MENSAGEM DE LUZ - PAI NOSSO ESPIRITA - (O EVANG SEG O ESPIRITISMO - ORACAO DOMINICAL)

https://www.youtube.com/watch?v=vgr30LQT_io - (00:22:31)

 

fraternalmente,

 

Dércio Conceição

Divulgador da Doutrina Espírita

Email [email protected]

Telefone 19-2121-7890 - 19-9114-9891

 

FaceBook: https://www.facebook.com/dercio.conceicao.7

Acervo no Youtube: http://www.youtube.com/user/DercioC

Acervo no Youtube: http://www.youtube.com/user/PEspirita

Acervo no 4Shared: http://www.4shared.com/account/dir/XiDsmKtc

 

(Informação repassada em emails de Dercio Conceicao [[email protected]] e de  [email protected]; em nome de; [email protected])

 

 

 

Conejovem 2016

Auriflama, SP

 

https://www.facebook.com/conejovem

 

 

(Recebido em email de Sirlei Nogueira)

 

 

 

 

Palestra em homenagem a Chico Xavier no NECX

Niterói, RJ

 

 



(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Núcleo Espírita Chico Xavier [[email protected]])

 

 

USE Intermunicipal de Lins. Ciclo de palestras em comemoração aos 159 anos de O Livro dos Espíritos. Lins e região, SP.

 

 

UNIÃO DAS SOCIEDADES ESPÍRITAS

INTERMUNICIPAL DE LINS  USE I. LINS

CICLO DE PALESTRAS EM COMEMORAÇÃO AOS 159 DO LIVRO DOS ESPÍRITOS (1857 – 2016)

 TEMA DAS PALESTRAS  “AS LEIS MORAIS”(Lei a critério do palestrante)

                                    ABRIL DE 2016

                     COM INICIO  AS 20 HORAS

(Sexta-feira)

DIA  01/04/16 -   CASA DOS ESPÍRITAS

Endereço ; Rua  Paulo A. Giraldi,  166   ( Lins )

Palestrante:    DIOGO NASCIMENTO CÁCERES

 (Sexta-feira)

DIA   08/04/16 – CENTRO ESPÍRITA “AMOR E CARIDADE”

Endereço ; Rua Washington Luiz, 393   (Getulina)

Palestrante:    ARQUIMEDES BRUMATI

(Segunda-feira)

DIA  11/04/16 – CENTRO ESPÍRITA “FÉ, AMOR E JUSTIÇA

Endereço ;  Rua Wenceslau Braz, 954     (Getulina)

Palestrante:    MARIA MARGARETE BRUMATI

(Terça-feira)

DIA   12/04/16-   GRUPO ESPÍRITA EM GUAIÇARA

Endereço ; Câmara Municipal de Guaiçara

Palestrante :   MARIA ENY ROSSETINI PAIVA.

(Quarta-Feira)

DIA  13/04/16 – ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA JOANA D’ARC

Endereço ;  Rua Tietê   469    ( Lins).

Palestrante:   ADRIANA DE OLIVEIRA RODRIGUES.

(Quarta-feira)

DIA 13/04/16 – SOCIEDADE UNIÃO ESPÍRITA ALLAN KARDEC

Endereço ;  Rua João Cava Sanches,  51  (Cafelândia)

Palestrante;   LENY LIMA BOTELHO

(Quinta-feira)

DIA  14/04/16 – CENTRO ESPÍRITA “IRMÃ TEREZINHA”

Endereço ; Rua  XV de Novembro, 766   ( Lins )

Palestrante :    LEUDIMILA RODRIGUES TEMPEST

(Quinta-feira)

DIA 14/04/16 – CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC

Endereço : Rua Marechal Deodoro, nº 12.   (Guaimbê)

Palestrante:    LUIS CLAUDIO AKIRA SUEHARA

(Sexta-feira)

DIA 15/04/16 – CENTRO ESPÍRITA “DR. ADOLFO BEZERRA MENEZES”

Endereço ; Rua Luiz Gama, 886      (Lins)

Palestrante:   MARIA MARGARETE BRUMATI

(Domingo)

DIA 17/04/16  - CASA DOS ESPÍRITAS     (domingo às 9 horas)

Endereço ; Rua Paulo A. Giraldi, 166.  ( Lins).

Palestrante:   MARIA APARECIDA DE OLIVEIRA GOLMIA.

(Segunda-feira)

DIA 18/04/16- CENTRO ESPÍRITA IRMÃOS APRENDIZES –CEIA

Endereço : Rua Adelino Eça Bicho, nº  678

Palestrante   : LUCIANA MARISE ARAUJO.

(Quarta-feira)

DIA  20/04/16 – CENTRO ESPÍRITA “APRENDIZES DO EVANGELHO”

Endereço ;  Rua Dom Pedro I, 942    (Sabino)

Palestrante :    AYLTON G.C PAIVA

(Sexta-feira)

DIA   22/04/16– CENTRO ESPÍRITA “AMOR E CARIDADE”

Endereço ;  Rua Jaguaribe,  72   (Cafelândia)

Palestrante:    LUIZ OTÁVIO HENRIQUE

(Quarta-feira)

DIA  27/04/16 – INSTITUTO LINENSE DE DIVULGAÇÃO ESPÍRITA – ILDEB

Endereço ;  Rua  Promissão,  448  ( Lins)

Palestrante:    FLÁVIO NATAL PEREIRA

(Sexta-feira)

DIA 29/04/16 – CENTRO ESPÍRITA “DR. ADOLFO BEZERRA DE MENEZES”

Endereço ;  Av. João Francisco Alves,  290  ( Pongaí)

Palestrante ;    EDGAR FERES FILHO.

 

 

Contatos:  (de palestrantes , se precisar entrar em contato)

Arquimedes Brumati, tel. (14)3523-4191, 3522-3877,cel.(14) 996834739  Lins

Diogo Nascimento Cáceres, tel. (14) 981516981       Sabino

Maria Eny Rossetini Paiva, tel. (14)3522-3876, cel. (14)997853917.  Lins

Luis Claudio Akira Suehara, tel. (14) 996211564    Lins

Luiz Otávio Henrique,  e-mail   [email protected]  Pongaí

Leny Lima Botelho,  tel (14) 3522-5992 cel (14) 997255745    Lins

Leudimila Rodrigues Tempest, (14)  3552-1320   Getulina

Edgar Feres.   (14) 3552-1477      Getulina.

Luciana Marise Araujo,  (14)3523-2549,  Cel: 99726-8194    Lins.

Maria Margarete Brumati, (14) 997761568  , 3532-6652  Lins.

José Roberto Andrade Cavalcante. (14) 3532-1822, Cel. 981071822 Lins

Flávio Natal Pereira,  cel.  998766266.   Lins

Adriana de Oliveira Rodrigues.  3532-9002.   Lins

Aylton Guido Coimbra Paiva, (14)3522-3876, cel. 98138-0432

Maria Aparecida de Oliveira Golmia. (14)3523-2767, cel:99729-5415

 

 

(Informações recebidas em email de Arquimedes Brumati. Vice-Presidente  e Diretor de Eventos da  USE I. Lins. )

Praça em  Lins, SP. Foto Ismael  Gobbo

 

 

 

Palestra com Júlia Nezu no C.E. Pátria do Evangelho

São Bernardo do Campo, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de Izabel Vitusso)

 

 

 

Campanha “Anjo da Caridade” do Seara do Mestre

São Paulo, SP

 

Boa tarde!

 

Estamos com a Campanha Anjo da Caridade, onde ajudamos as futuras Mamães da Assistência Social.

 




 

--

 Centro Espírita Seara do Mestre
R. Carlos Roberto Cavanhas, 392 - V. Rubi
São Paulo - SP
04823-120

 

(Informação recebida em email de Seara do Mestre [[email protected]])

 

 

 

FEBOS. Almoço Beneficente

Brasília, DF

 

 

 

(Informação recebida em email de Bom Samaritano [[email protected]]; em nome de; Bom Samaritano [[email protected]])

 

 

Jornal Momento Espírita do CEAK. Acessar no link abaixo

Bauru, SP

 

Versão digital.

Clique aqui:

https://issuu.com/ceac/docs/jme_abril_16/3?e=3254514/30000297

 

 

Olá, caros companheiros de ideal espírita:

Jesus nos fortaleça!

Segue nosso jornal MOMENTO ESPÍRITA, edição de abril de 2016, do Centro Espírita "Amor e Caridade" (CEAC), de Bauru/SP.

Nosso destaque para o livro espírita na palavra do Espírito Albino Teixeira (pág. 2), para o Dia da Família Espírita (27 de abril), e também para o artigo do prof. de Física da UNICAMP, Alexandre Fontes da Fonseca, sobre a comprovação das ondas gravitacionais, e se isso traz algo relevante ao Espiritismo (pág. 10).

Outro assunto de suma importância ao CEAC é a reforma que avança na construção de mais 10 (dez) salas de aulas/reuniões, novos banheiros moderníssimos e o tão esperado elevador para 9 (nove) pessoas. Reportagem e fotos (pág. 7). Nossa Instituição pede a colaboração dos nossos frequentadores!!

Pedimos a gentileza de R E P A S S A R nosso jornal ao conhecimento de amigos e simpatizantes do Espiritismo.

Abraço fraternal de

Leopoldo Zanardi, coordenação;

Ângela Moraes, editoria.

 

 

 

 

Reunião inevitável

 

 

Tudo se repetia anualmente. O velho pai desejava passar o Natal com seus filhos e netos. Mandava os convites, tecia planos, fazia compras para a ceia em família.

Ano após ano, ele ficava imaginando como estariam os rostos dos filhos. Teriam envelhecido? Estariam iniciando o processo de embranquecimento dos cabelos?

E os netos? Quantos eram mesmo? Alguns, ele nem conhecia pessoalmente, ainda.

Mas, ano após ano, nos dias próximos ao Natal, começavam a chegar os e-mails ou mensagens rápidas no celular. Lacônicas sempre.

Os filhos tinham compromissos que não lhes permitiam viajar. Pediam desculpas, prometiam ir tão logo pudessem, mas agora, não seria possível.

E, o velho pai passava o Natal sozinho. Fazia a ceia, orava. Depois, punha-se a rememorar lembranças.

Bons tempos da família reunida, das crianças bulhentas, dos presentes embaixo da árvore, das preces feitas em conjunto, na Noite Santa.

Então, de repente, o convite do pai não chegou. Foi um alívio para os filhos. Afinal, não precisariam inventar desculpas ou perder tempo enviando mensagens para escusarem a ausência.

Afinal, eles estavam muito ocupados com suas carreiras, seus próprios filhos, suas finanças, seus negócios inadiáveis.

Contudo, bem próximo ao Natal, um aviso trágico surpreendeu a todos: o velho morrera.

Eles largaram tudo. Arrumaram malas, compraram passagens, levaram os filhos e se encontraram, para o velório, às portas da casa paterna.

Lágrimas estavam em todos os rostos. Arrependimento pelas tantas escusas, pelos adiamentos de uma visita, por não terem estado com ele há tanto tempo.

Abraçados, lacrimosos, entraram na casa. Na sala, no entanto, a mesa estava posta. Rica, com detalhes caprichosos.

Filhos e netos não entenderam o que estava acontecendo. E, enquanto se indagavam, uns aos outros, surpresos, surgiu o velho pai, sorridente, por detrás de uma cortina.

De que outra forma eu poderia juntar todos vocês aqui?, Perguntou.

Houve muitos abraços e os netos mais novos conheceram o avô.

Lágrimas de alegria umedeceram todas as faces.

Finalmente, a família se reuniu em torno da mesa, ruidosa, confraternizando. Os menores fizeram algazarra, os maiores disputaram essa ou aquela iguaria. Uma verdadeira festa.

*   *   *

Não esperemos até que seja tarde demais para ver e rever os nossos amores.

Quando eles se forem para o Além, desejaremos ouvir sua voz uma vez mais e poder abraçá-los.

Aproveitemos suas presenças enquanto estão conosco. Sejamos bons para as pessoas que amamos enquanto estamos a caminho com elas.

Não posterguemos a visita, o abraço, os beijos, o afago.

Não economizemos palavras de amor, de carinho. Sobretudo para os que já multiplicaram anos de experiências em suas vidas.

Nossos pais e avós, que tanto nos ofertaram, aguardam nossa ternura.

Uma instituição britânica informou que existem milhões de idosos que chegam a ficar até um mês sem conversar com outra pessoa.

E, no entanto, a grande maioria tem filhos e netos. Pensemos nisso.

Lembremos que quando morrerem, deixarão um grande vazio em nossas vidas. E, então, arranjaremos horas para diligenciar providências, comparecer ao velório, enterro ou cremação.

Horas, talvez dias... Por que não agora enquanto os podemos abraçar?

Redação do Momento Espírita, com base em propaganda
  da rede alemã de Supermercados Edeka.
Em 31.3.2016.

 

 

(Copiado do site Feparana)

 

Encontro de família no Natal. Fotos Ismael Gobbo

 

 

 

O Evangelho e o Cristianismo Primitivo

 

 

 

Antonio César Perri de Carvalho

 

 

O pesquisador espírita Severino Celestino da Silva há alguns anos tem se dedicado a estudos sobre o Antigo e Novo Testamento. Domina os idiomas aramaico e hebraico, é professor de pós graduação em Ciências da Religião, já publicou alguns livros sobre suas pesquisas, tem levado grupos de interessados nestes estudos aos locais dos eventos do Novo Testamento e foi supervisor/curador do recém lançado filme "Nos Passos do Mestre Jesus segundo o Espiritismo", produzido pela “Mundo Maior Filmes”. (1)

Relacionado com o tema do filme citado, há pouco tempo comentamos a obra de Severino - “Comunidades do Caminho. História do Cristianismo Nascente” (2) e agora focalizamos "O Evangelho e o Cristianismo Primitivo" (3).

O livro em foco traz Prefácio do Bispo de João Pessoa que, entre outras, comenta "As abordagens do autor demonstram o seu espírito de fé. Suas críticas nos envolvem e nos estimulam a discernir a vontade de Deus a nosso respeito. Foi o que senti ao adentrar nos cenários descritos com linguagem simples e piedosa."

O livro está fundamentado em textos bíblicos e o autor compara trechos de traduções do hebraico, do grego, e, em alguns casos dos textos dos evangelistas; em pesquisas feitas pelo autor na bibliografia relacionada e também em visitas aos locais do Oriente Médio, Turquia, Grécia, e Roma.

Porém toda essa fundamentação flui de maneira simples e agradável.

A preocupação de Severino foi destacar o conteúdo espiritual dos textos e o que Jesus queria realmente transmitir. Deixou claro que Jesus, como judeu, prezava a Torá (“não vim destruir a Lei”), mas trazia uma mensagem diferente, sempre primando pela justiça e pela paz. Sobre este assunto recorre ao capítulo I de "O Evangelho Segundo o Espiritismo".

O autor traz informações muito ricas sobre os locais em que o Cristo atuou, sobre os discípulos e todas pessoas que estiveram relacionadas com o Mestre e são citadas nos textos dos evangelistas. Vêm à tona as dificuldades e pontos de vistas diferentes dos discípulos. Muitas polêmicas sobre o Cristo são analisadas sem paixão levando em consideração o contexto judaico da época, os textos bíblicos e suas traduções e o conhecimento espírita. Analisa também as tradições e suas origens relacionadas com muitas comemorações incorporadas pelos cristãos ao longo dos tempos. Como descreve as cidades e regiões que visitou, a leitura do livro cria a sensação de se assistir a um filme.

Severino conclui que "devemos empreender todo esforço possível para colocar Jesus em nosso coração, Jesus é o nosso maior exemplo".

Os livros de Severino Celestino da Silva representam excelentes subsídios para os estudiosos do Novo Testamento à luz do Espiritismo.

 

Referências:

1)  http://www.redeamigoespirita.com.br/profiles/blogs/o-filme-nos-passos-do-mestre-jesus-segundo-o-espiritismo?xg_source=msg_appr_blogpost

2) http://grupochicoxavier.com.br/comunidades-do-caminho-historia-do-cristianismo-nascente/

3) Silva, Severino Celestino. O evangelho e o cristianismo primitivo. 6 ed. João Pessoa: Idéia. 2013. 293p.

 

(*) Ex-presidente da USE-SP e da FEB.

 

 

(Texto recebido em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]