Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP,  sábado, 03 de dezembro de 2016

Compiladas por Ismael Gobbo

 

ismaellogo copy

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          

 

Acessar o boletim de notícias aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/DEZEMBRO/03-12-2016.htm

ou

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

Parcerias

Rede Amigo Espírita:    http://www.redeamigoespirita.com.br/

Agenda Espírita Brasil: http://www.agendaespiritabrasil.com.br/

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/DEZEMBRO/03-12-2016.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

 

   

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

02-12-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/DEZEMBRO/02-12-2016.htm

01-12-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/DEZEMBRO/01-12-2016.htm

30-11-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/NOVEMBRO/30-11-2016.htm

29-11-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/NOVEMBRO/29-11-2016.htm

28-11-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/NOVEMBRO/28-11-2016.htm

 

 

 

 

 

 

Mensagem do dia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

EXALTAÇÃO DA ALEGRIA

 

“(...) Compromete-te interiormente em proporcionar alegria a alguém em todos os dias da tua existência corporal.

Sejam os teus labores cotidianos oportunidades de dignificação humana, de libertação de consciências.

Sê gentil com todos e com todas as coisas, embora não conivente com os comportamentos equivocados.”

 

 

(Joanna de Ângelis/ Divaldo Franco, livro - Seja Feliz Hoje – 1ª edição, p 36 - Editora LEAL)

 

 

 

 

 

Desenho: Fátima Oliveira

Mansão do Caminho - Salvador, Bahia, Brasil.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

EXALTACIÓN DE LA ALEGRÍA

 

...Comprométete interiormente a proporcionar alegría a alguien todos los días de tu existencia corporal.

Sean tus tareas cotidianas oportunidades de dignificación humana, de liberación de conciencias.

Sé gentil con todos y con todas las cosas, pero no connivente con los comportamientos equivocados.




 

 

Joanna de Ângelis/Divaldo Franco - Libro Sea feliz hoy - Editora LEAL

 

 

 

 

Creación: Fátima Oliveira

Mansión del Camino - Salvador, Bahia, Brasil.

 

 

 

 

 

 

(Recebido em emails da tradutora MARTA GAZZANIGA [[email protected]], Buenos Aires, Argentina)

 

 

 

Publicação em sequência

A Gênese

 

 

 

 

 

 

 

(Copiado de Febnet)

A noite estrelada. Óleo sobre tela de Vincent van Gogh

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/A_Noite_Estrelada#/media/File:Van_Gogh_-_Starry_Night_-_Google_Art_Project.jpg

 

 

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco

Madrid, Espanha

 

 

Divaldo Franco na Espanha - Madrid - 29 e 30 de novembro de 2016

 

Divaldo Franco na Espanha

Madrid, 29 e 30 de novembro

Por volta das 17h30min, do dia 29 de novembro de 2016, Divaldo Pereira Franco, máximo divulgador do Espiritismo dos dias atuais, desembarcou no aeroporto de Barajas, em Madrid/Espanha, sendo recebido pelos amigos da Espanha, do Centro Espirita Manuel y Divaldo de Reus, bem como por Juan Danilo Rodriguez, do Centro Espírita Francisco de Assis, de Quito/Equador, que acompanhará o médium baiano em seu périplo em terras espanholas.

No dia seguinte, depois de realizar suas atividades particulares diárias, e estando acompanhado pelos amigos espanhóis e Juan Danilo, fez uma visita instrutiva ao Palácio Real de Madrid. Ao entardecer, às 19h30min, coordenou um encontro no Salão Príncipe de Astúrias, do Centro Asturiano, em Madrid, sob o título "Reunião com Divaldo P. Franco", organizado pela Associação de Estudos Espíritas de Madrid. Cerca de 175 pessoas lotaram o salão, permanecendo algumas de pé.

Longa fila foi formada para que o querido orador espírita Divaldo Franco pudesse autografar os livros, alguns inéditos na Espanha. Após as apresentações de praxe, Divaldo começou seu discurso focando a situação atual da humanidade que, apesar de ter alcançado grande progresso tecnológico e científico, não conseguiu alcançar um aspecto fundamental, a paz.

Apesar desses avanços tecnológicos, países classificados como de primeiro mundo sofrem sérios problemas, como os Estados Unidos da América ou os da Europa Ocidental, em muitos casos, gerando depressões, como ocorre nos EUA, onde a cada 15 minutos uma pessoa pratica o suicídio, e a cada 3 minutos alguém tenta.

O público, sempre atento, encontrava-se perfeitamente integrado no discurso deste "Paulo de Tarso" dos dias atuais. Destacou que uma importante e grave questão afeta os corações de muitas pessoas: é a solidão, que pode ser de caráter individual; a dois; ou solidão em grupo. A solidão é, em geral, o resultado do estabelecimento de metas falsas, como assevera o psicoterapeuta existencialista, o americano Rollo May que enfatiza que a sexualidade, o individualismo e o consumismo substituíram os objetivos de vida.

Divaldo, entusiasmado como sempre costuma agir, embasou seu discurso com informações importantes que serviu aos ouvintes entenderem as ideias que se seguiram. O Semeador de Estrelas salientou que a Unesco, reunida no ano de 2000, propôs um acordo com 6 itens para o estabelecimento da paz, salientando a necessidade de se redescobrir a solidariedade.

Ao longo da história da humanidade, grandes pensadores centraram seus discursos na busca de um sentido para a vida, desde o período pré-socrático, até chegar ao ponto máximo com a mensagem de Jesus Cristo. O psiquiatra e neurologista austríaco Viktor Frankl determinou que a vida precisa atingir um objetivo psicológico. No mesmo sentido, o psiquiatra e psicólogo suíço Carl Gustav Jung, disse que é necessário encontrar um significado psicológico, a fim de alcançar uma vida mais bela, que comova e inspire...

Divaldo Franco continuava a deslumbrar os presentes com o seu discurso. Em suas conclusões finais, demonstrou que na atualidade emerge fortemente a ideia da imortalidade da alma como uma das chaves para o pensamento humano, uma vez que a razão rejeita, de fato, o conceito de fatalidade biológica.

No entanto, a proposta mais notável que humanidade conhece é a do Amor, apresentada por Jesus, Aquele que, pelas palavras de Ernest Renan, dividiu a história em duas partes. O amor, em qualquer caso, deixando de ser uma mera proposição teológica, tornou-se uma proposta terapêutica, porque quem ama pode ter doenças, mas não é doente...

As emoções embargaram os presentes no Salão Príncipe das Astúrias, chegando ao ápice com o Poema da Gratidão, declamado com inspiração pelo Cantor do Amor Universal, Divaldo Franco.

Texto em espanhol: Xavier Llobet

Fotos: Jazmín Lezcano e Manuel Sonyer

Versão em português: Paulo Salerno

 

(Texto em português recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

 

ESPANHOL

 

DIVALDO FRANCO EN ESPAÑA

Madrid, 29 y 30 de noviembre de 2016.

 

    Eran aproximadamente las 17:30 del día 29 de noviembre de 2016, cuando DIVALDO PEREIRA FRANCO, el máximo divulgador del Espiritismo en los días actuales, desembarcó en el aeropuerto de Barajas -en Madrid, España-, donde fue recibido por los amigos del Centro Espírita Manuel y Divaldo, de la ciudad de Reus, al igual que Juan Danilo Rodriguez, del Centro Espírita Francisco de Asís, de Quito, Ecuador, que acompañará al médium bahiano en su periplo por tierras españolas.

    Al día siguiente, después de realizar sus actividades particulares cotidianas, con el acompañamiento de los amigos españoles y de Juan Danilo, hizo una visita instructiva al Palacio Real de Madrid. Al atardecer -a las 19:30-, coordinó un encuentro en el Salón Príncipe de Asturias, del Centro Asturiano, en Madrid, que se denominó Reunión con Divaldo P. Franco, organizado por la Asociación de Estudios Espíritas de Madrid. Unas 175 personas colmaron el salón, algunas de las cuales debieron permanecer de pie.

    Una larga fila se formó, para que el querido orador espírita Divaldo Franco autografiara los libros, algunos de ellos inéditos en España. Luego de las presentaciones habituales, Divaldo comenzó su discurso enfocando la situación actual de la humanidad, la cual pese a que ha obtenido un importante progreso tecnológico y científico, no ha alcanzado un aspecto fundamental: la paz.

    A pesar de esos avances tecnológicos, existen países clasificados como pertenecientes al primer mundo que padecen serios problemas -tales como los Estados Unidos de Norteamérica o los de Europa occidental-, en los cuales abundan los casos de depresiones. Por ejemplo, en USA, cada 15´ una persona practica el suicidio, y cada 3´ alguien lo intenta.

    El público, siempre atento, se encontraba perfectamente compenetrado con el discurso de este Pablo de Tarso de los días actuales. Destacó él que una importante y grave cuestión afecta a los corazones de muchas personas: la soledad, la cual puede tener carácter individual, de a dos, o soledad en grupo. La soledad es, en general, el resultado de que las personas se hayan propuesto metas falsas, como lo afirma el psicoterapeuta existencialista, el norteamericano Rollo May, quien enfatiza que la sexualidad, el individualismo y el consumismo han sustituido a los objetivos de vida.

    Divaldo, con entusiasmo -como habitualmente lo hace-, basó su discurso en informaciones importantes, que sirvieron para que los oyentes entendieran la secuencia de ideas. El Sembrador de Estrellas destacó que la Unesco, en una reunión efectuada en el año 2000, propuso un acuerdo que consta de seis ítems, para la instalación de la paz, destacando la necesidad de que se redescubra la solidaridad.

    A lo largo de la historia de la humanidad, grandes pensadores centraron sus discursos en la búsqueda de un sentido para la vida, desde el período presocrático hasta llegar al punto máximo, con el mensaje de Jesucristo. El psiquiatra y neurólogo austríaco Viktor Frankl determinó que la vida debe alcanzar un objetivo psicológico. En el mismo sentido, el psiquiatra y psicólogo suizo Carl Gustav Jung, expresó que es necesario encontrar un significado psicológico, a fin de acceder a una vida más grata, que conmueva e inspire...

    Divaldo Franco continuaba deslumbrando a los presentes con su discurso. En sus conclusiones finales, demostró que en la actualidad aparece firmemente la idea de la inmortalidad del alma, como una de las claves para el pensamiento humano, dado que la razón rechaza, de hecho, el concepto de fatalidad biológica.

    Mientras tanto, la propuesta más importante que conoce la humanidad es la del Amor, presentada por Jesús, quien según las palabras de Ernest Renan, dividió la Historia en dos partes. El amor, en todos los casos, deja de ser una mera proposición teológica para convertirse en una propuesta terapéutica, porque quien ama puede tener enfermedades, pero no está enfermo...

    Las emociones dominaron a quienes estaban presentes en el Salón Príncipe de Asturias, y alcanzaron su punto culminante con el Poema de la Gratitud, declamado inspiradamente por el Cantor del Amor Universal, Divaldo Franco.

 

Texto en español: Xavier Llobet

Fotos: Jazmín Lezcano y Manuel Sonyer

Versión en portugués: Paulo Salerno

 

(Texto em espanhol recebido em email de MARTA GAZZANIGA)

 

 

Nota da AJE-Brasil sobre o STF e o Aborto

 

 Caros amigos e amigas: segue nota da AJE-Brasil para eventual divulgação.

 

Abraço fraternal,
--

Tiago

 

A respeito da decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) no âmbito do julgamento do Habeas Corpus 124.306, que afastou a prisão preventiva de acusados de suposta prática de aborto em caso concreto no Estado do Rio de Janeiro, a Associação Jurídico-Espírita do Brasil (AJE-Brasil) esclarece que o STF, ao contrário do divulgado pela mídia, não descriminalizou o aborto até o terceiro mês de gestação.

A polêmica em torno do assunto veio a lume em razão do voto do ministro Luis Roberto Barroso, que além de concluir pela ausência dos requisitos para a prisão preventiva do caso concreto, sustentou ser inconstitucional a incidência do crime de aborto no caso de interrupção voluntária da gestação no primeiro trimestre.

A AJE-Brasil reafirma que o direito fundamental à vida é inerente a qualquer ser humano, e isso a contar da concepção. Para tanto, a instituição ressalta a importância de se desenvolver políticas públicas para a atenção e o cuidado com a gestante aflita, acolhendo-a com solidariedade e assegurando-lhe seus direitos fundamentais, viabilizando, com isso, meios e condições para que a gestação ocorra com respeito à dignidade da mãe e em atenção às leis naturais.

 

[email protected]

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

 

(Texto recebido em email de Tiago Essado [[email protected]])

 

 

Boletim da Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails.

 

(Recebido de [email protected])

 

 

Em favor da vida,

a Federação Espírita Brasileira diz não ao aborto!

 

 

---------- Mensagem encaminhada ----------
De:
Data: 1 de dezembro de 2016 16:25
Assunto: Em favor da vida, a Federação Espírita Brasileira diz não ao aborto!
Para: 

Clipping enviado pela ASCOM da FEB.

 

View this email in your browser

Em favor da vida, a Federação Espírita Brasileira diz não ao aborto!

 
– Qual o primeiro de todos os direitos naturais do homem?
 
– O de viver. Por isso é que ninguém tem o de atentar contra a vida de seu semelhante, nem de fazer o que quer que possa comprometer-lhe a existência corporal.
(O livro dos espíritos, Allan Kardec, questão 880)

 

Compreendendo a vida como direito fundamental, a Federação Espírita Brasileira e o Movimento Espírita posicionam-se contrários à legalização do aborto em nosso País.

Em face do desenvolvimento da Ciência, comprova-se o início da vida humana desde o momento da concepção no ventre materno, e não somente quando ocorre o nascimento, como afirmam muitos.

Em 2005, empenhados nesta luta, os ex-presidentes da Federação Espírita Brasileira (FEB), Nestor Masotti; da Associação Brasileira de Magistrados Espíritas (Abrame), Zalmino Zimmermann; e da Associação Médico-Espírita do Brasil (AME-Brasil), Marlene Nobre, entregaram manifestos contra o aborto, sendo recebidos por várias autoridades da Procuradoria Geral da República, Senado, Câmara dos Deputados e Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Na oportunidade, o então presidente da FEB, Nestor Masotti, frisou que o posicionamento do Espiritismo baseava-se nas ciências jurídica e médica, evidenciando, ainda, a necessidade de ampliação do diálogo com a população.

Informe-se, diga não ao aborto e saiba o porquê!

http://www.febnet.org.br/blog/geral/noticias/em-favor-da-vida-a-federacao-espirita-brasileira-diz-nao-ao-aborto/

 

Copyright © 2016 Federação Espírita Brasileira (FEB), Todos os direitos reservados.
Informações da FEB e FEB Editora

Our mailing address is:

Federação Espírita Brasileira (FEB)

SGAN 603, Conjunto F Av. L2 Norte

BrasíliaDF 70830106

Brazil


Add us to your address book



unsubscribe from this list    update subscription preferences 

Email Marketing Powered by MailChimp


 



(Email repassado por João Marchesi Neto)

 

 

 

Notícia do SEI – Serviço Espírita de Informações

Rio de Janeiro, RJ

 

Serviço Espírita de Informações

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

PETIÇÃO CONTRA O ABORTO

 

Esta semana, ao julgar um caso em particular, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que fazer aborto nos três primeiros meses de gestação não é ilegal. Embora a decisão não descriminalize a prática do aborto no Brasil, cria precedente para que juízes deem sentenças equivalentes em outros processos sobre aborto.

Preocupados, grupos pró-vida estão organizando manifestações contra a decisão. Uma delas é uma petição pública para a Câmara dos Deputados com a seguinte solicitação: "Anulem a decisão do STF em favor do aborto".

Quem quiser somar esforços, pode assinar a petição, que está disponível em www.citizengo.org/pt-pt/node%3Anid%5D-anulem-decisao-do-stf-em-favor-do-aborto-0?tc=wp&tcid=29962911.

 

 

(Informação recebida de Serviço Espírita de Informações)

 

 

 

Palestra com José Damião no Grupo da Paz

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Jose Damiao [[email protected]])

 

 

Programação de aniversário do C.E. Francisco Cândido Xavier

São José do Rio Preto, SP

 

 

(Informações recebidas em emails de Antonio Carlos Navarro e de João Marchesi Neto)

 

 

XIX Conferência Estadual Espírita

Pinhais, PR

 

A sua presença somente abrilhantará o evento.

Informações a respeito de hotéis e detalhes adicionais, acesse http://www.conferenciaespirita.com.br/

 


TEATRO FEP

 

 

 

(Informação recebida em email de Momento Espirita [[email protected]])

 

 

Margarete Áquila no F.E. Irmã Maria

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

 

Palestra na A.F. “A Caminho da Luz”

Assis, SP

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

 

Palestra programada para o T.E. Irmão João Massarelli

São Caetano do Sul, SP

 

 

Imagem inline 1

 

 

****************************************

 

 

Imagem inline 2

 

(Informações recebidas em email de Ademir Mendes)

 

 

 

Palestras Espíritas programadas para

João Pessoa, PB

 

 

 

**********************************

 

 

(Informações recebidas em email de Marcos Paterra)

 

 

Programação do C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

 

 

Imagem inline 1

Obs.: Se não deseja receber este ​Boletim Semanal envie a palavra "CANCELA" para email [email protected] pelo que agradeceremos.

 

--

 

Centro Espírita Allan Kardec

Avenida Luís Osório, 1262

Penápolis - SP

allankardecpenapol[email protected]

https://www.facebook.com/allankardecpenapolis

 2015, 150 anos do livro O Céu e o Inferno

 

(Informação recebida em emails de CEAK e de João Marchesi Neto)

 

 

Natal para Jesus 2016 do C.E. Lar Escola Semeadura de Jesus

Guarulhos, SP

 

 

Olá, pessoal. Como muitos amigos reclamaram por não ter recebido este e-mail, estou reencaminhando a todos. Caso já o tenha recebido apenas desconsidere, OK?

Ainda temos cerca de 90 crianças sem padrinhos, se puder, por favor, ajude!

 

Olá, Amigos!

Mais um ano chegando ao fim... 

Vamos, como sempre, realizar nossa ação social para:

Fazer o Natal de muitas CRIANÇAS MAIS FELIZ!!

NO DIA 18/12/2016 (Domingo)

Faremos a Festa de final de ano com a entrega

dos presentes de Natal para crianças carentes,

moradoras das Comunidades do Quinze, Cumbica ,

Água Azul, Hatsuta, São João e Lavras.

Local: Teatro Adamastor

Av. Monteiro Lobato, 734

Macedo - Guarulhos - SP

Horário: 14:00 às 17:00 horas

Todos estão convidados a participar!

 

Para que alcancemos o objetivo proposto conto com a ajuda de todos!

Precisamos de PADRINHOS e MADRINHAS,

pessoas que se comprometam a comprar os

presentes de natal para as Crianças,

esse presente é composto de:

 

Uma roupa, um calçado, um brinquedo,

produtos de higiene pessoal  e uma caixa de bombons.

A alegria que vocês proporcionam a essas Crianças não tem preço!

Às vezes, um pequeno sacrifício nosso, seja financeiro ou de tempo,

faz toda a Diferença para aqueles que têm muito pouco.

Para muitas dessas crianças esse será o único presente que ganharão nesse Natal!

 

Responda a esse e-mail, dizendo querer colaborar que eu mando o nome

da(s) criança(s) beneficiada(s), sua idade, os tamanhos da roupa e do calçado

e o local de entrega do(s) presente(s).

 

Lembre-se que é uma OPORTUNIDADE para fazer algo de bom pelo

próximo, mas é também uma grande RESPONSABILIDADE,

pois as crianças estarão esperando e contam contigo!!!

 

Mobilizem amigos e familiares, são mais de 500 crianças!!!!

 

Os presentes deverão ser entregues até o dia: 12/12/2016.

 

Conto com vocês

Grande Abraço

Edson

 

NATAL PARA JESUS 2016

Trabalho de assistência social do

Centro Espírita Lar Escola Semeadura de Jesus

Rua Alexandre de Oliveira Calmon, 192

Vila Lanzara - Guarulhos (SP)

(Informação recebida em email de Edson S. Hamazaki [[email protected]])

 

 

Programação da Associação Parisiense de Estudos Espíritas

Paris, França

 

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Association Parisienne d'Etudes Spirites [[email protected]])

 

 

Programação de Conferências Públicas pela CEA

Buenos Aires, Argentina

 

Divaldo Franco en la CEA

 

(Informações recebidas em email de CEA [[email protected]]; em nome de; CEA [[email protected]])

 

 

Festival de Arte Espírita

Nova Iguaçu, RJ

 

 

(Com informações de https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1211811815522912&set=a.800105860026845.1073741876.100000823143504&type=3&theater)

 

 

Palestra programada com André Luiz Rosa no

C.E. Casa de Emmanuel. Itatiba, SP

 


(Informação recebida em email de João Batista [[email protected]])

 

 

 

Seminário: A Pedagogia de Jesus

Bento Gonçalves, RS

 

image1.JPG

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

Encontro da AME-Lagos

Cabo Frio, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

Simpósio: Inserção da Espiritualidade/Religiosidade no Cuidado Integral da Saúde. Uberaba, MG

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

Teatro: encontros impossíveis

Ponta Grossa, PR

Peça de teatro Encontros Impossíveis

 

Após o sucesso em Curitiba, a peça teatral será apresentada em Ponta Grossa.

Confira no cartaz o dia, hora e local.

Adquira seu ingresso e colabore com os Amigos da Conferência.

TEATRO FEP

 

 

(Informações recebidas em email de [email protected])

 

 

 

 

Teatro: O Condominio

São José dos Campos, SP

 

 

 

(Informações recebidas em emails de [email protected]; em nome de; Secretaria Missionários da Luz [[email protected]] e de VisaoEspiritaTv [[email protected]])

 

 

 

 Projeto Arte Além da Vida

Jacareí, SP

 

(Informação recebida em email de Carlos Monteoliva [[email protected]])

 

 

 

 

Almoço Beneficente

São José dos Campos, SP

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Secretaria Missionários da Luz [[email protected]])

 

 

 

 No caminho da perfeição

 

 

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Reconforto. Lição nº 02. Página 25.

 

Recorda a sementeira de Bênçãos na Terra, se desejas atingir a seara do aperfeiçoamento maior, na Espiritualidade Superior.

Não há edifício sem base, tanto quanto não existe realização sem esforço.

Lembra-te de que Jesus não nos pediu o impossível.

As lições do Divino Mestre permanecem vazadas nos quadros mais simples da natureza.

Um grão de mostarda.

Uma candeia sob o velador.

Uma dracma perdida.

Cinco pães e dois peixes.

Nas adjacências de um lago e através de barcos humildes, emoldurou, sem ouro e sem poder humano, a maior epopéia de amor universal que a Humanidade já presenciou no curso dos séculos.                                                                                                                                     

Não te esqueças de que o serviço de aprimoramento deve começar nos aspectos mais insignificantes de nossa própria vida.

Um sorriso em casa.

Um favor espontâneo aos amigos.

Um olhar de compreensão a quem sofre.

Uma prece pelos adversários.

Um gesto de fraternidade.

O silencio diante da calúnia.

O socorro mudo aos enfermos.

A caridade de uma boa palavra em auxílio aos ausentes.

Não procures a perfeição pela virtude postiça.

Ninguém pode começar a construção de uma casa pelo telhado.

Somos seres humanos, encarnados e desencarnados, com as nossas raízes ainda presas a Terra, mãe admirável de nosso desenvolvimento através dos milênios.

Não pretendas voar sem asas.

Entretanto, se ainda não somos anjos, podemos ser companheiros da bondade fiel.

Tanto quanto possível, começa hoje o ministério da boa vontade para com todos, a partir do teu santuário doméstico, e amanhã conseguirás abençoado equilíbrio em mais amplos degraus no caminho ascensional da evolução.

 

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, Belo Horizonte, MG)

Multiplicação dos pães. Alexander Ivanov.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/Alexander_Andreyevich_Ivanov#/media/File:Alexandr_Ivanov_060.jpg

 

 

Lição no apólogo

 

 

Na crônica de vários países do mundo existe uma narrativa de excelente conteúdo moral.

Trata-se de um velho apólogo que é uma verdadeira pérola da filosofia, que nos pode enriquecer os corações e nos orientar o procedimento, enquanto nos encontramos neste bendito lar chamado Terra.

Conta o dito apólogo que um homem foi convocado a comparecer perante o tribunal, para dar solução imediata aos problemas e suspeitas que lhe manchavam a vida. A condenação era quase certa.

Temendo o que lhe pudesse acontecer, o homem pensou em quem o poderia auxiliar, com conselhos e proteção, quem o poderia acompanhar, falar por ele, defendê-lo.

Lembrou que possuía três amigos e, de imediato, os procurou.

O primeiro, um tanto arrogante, lhe ouviu a necessidade e depois disse:

Não posso fazer nada por você, a não ser arranjar uma roupa nova para que compareça bem vestido diante do juiz.

E lá se foi o pobre homem, em busca do segundo amigo, esperando o melhor. No entanto, embora se preocupasse com a sua situação, esse lhe falou:

Verdadeiramente, tenho você em alta estima. Contudo, no presente caso, nada mais posso fazer a não ser acompanhá-lo até à porta do tribunal.

Procurado, o terceiro se mostrou muito solícito e, de imediato, se ofereceu:

Irei com você e falarei em sua defesa.

Estendeu-lhe os braços, seguiu com ele, amparou-o em todos os momentos da luta e falou com tanta segurança e com tanta eloquência em benefício dele, diante da justiça, que o mísero suspeito foi absolvido com a aprovação dos próprios acusadores.

*   *   *

Neste apólogo, temos a nossa própria história frente à morte.

Todos nós, diante do sepulcro, somos convocados a comparecer ante o tribunal da consciência. Teremos que prestar contas à contabilidade Divina.

E todos recorremos àqueles que nos protegem.

O primeiro amigo, o doador de trajes novos, simboliza o dinheiro que nos garante o sepultamento.

O segundo, aquele que nos acompanha até a porta do tribunal, é o mundo, representado pelos nossos amigos, parentes ou afeições mais queridas que, com pesar, nos seguem até a beira do túmulo.

O terceiro, contudo, é o bem que praticamos nesta vida. Esse segue conosco e falará das nossas ações, do nosso proceder.

Será o anjo protetor do nosso destino. Falando em nós e por nós, diante da justiça, nos conseguirá mais amplas oportunidades de serviço, ou o nosso passaporte para esferas mais felizes.

E, assim como o bem que praticamos abre as portas da felicidade, igualmente as más ações depõem contra nós, enclausurando-nos aos sofrimentos, retendo-nos junto aos círculos pesados das sombras.

Percebemos, então, a grandeza da justiça Divina a se concretizar no ensino do Mestre de Nazaré, conforme as anotações do Evangelista Mateus:

Cada um receberá conforme suas obras.

Atendamos assim ao bem, onde estivermos, agora, hoje, amanhã e sempre, na certeza de que o bem que realizamos é a única luz do caminho infinito que jamais se apagará.

Redação do Momento Espírita, com base no cap.
 32 do livro 
Vozes do Grande Além, por Espíritos diversos,
 psicografia  de Francisco Cândido Xavier, ed. FEB.
Em 2.12.2016.

 

(Texto copiado do site Feparana)

 

Cena de psicostasia ou “pesagem da alma” em papiro egípcio.

Exposto no Museu Britânico, Londres, Reino Unido. Foto Ismael Gobbo

 

 

Relembrando Jésus Gonçalves ouvindo

Jandyra Gonçalves da Silva, sua querida filha.

 

Na manhã desta sexta-feira, 02/12/2016, estivemos na cidade de Bauru, SP para rever D. Jandyra Gonçalves da Silva, a única dos filhos de Jésus Gonçalves ainda encarnada, na companhia do jornalista Jaime Prado, grande conhecedor da história de vida de  Jésus.

Que felicidade rever D. Jandyra firme e forte, bela, expansiva, com um diálogo cheio de riqueza, português escorreito, lucidez invejável, inteligência e grandiosidade espiritual.

Com a idade provecta de 92 para 93 anos Jandyra não quer saber de bengala siquer para se apoiar. A única coisa que a incomodova hoje era estar com o braço enfaixado por conta de uma queda na quinta-feira que dilacerou a pele de um dos braços. Fora isso, uma prosa que valeu por um curso de como viver bem apesar das adversidades que a vida nos reserva. Nesta visita já não estava presente Zelão, seu filho, uma criatura especialisssima que desencarnou em 02 de agosto de 2015. A ausência foi lamentada inobstante a certeza de que estava ao lado do avô querido osculando Jandyra e os demais familiares que prosseguem na labuta quotidiana.

O ponto alto do encontro foi reviver alguns lances da vida de Jésus Gonçalves, o poeta das chagas redentoras, aquele que até 1930 gozava de saúde perfeita, ostentava belo porte físico, casado e pai de filhos, funcionário público da Prefeitura de Bauru, jornalista, músico, cidadão estimado e  respeitado pela sociedade bauruense, de repente é diagnosticado portador da hanseniase, a insidiosa doença à época intitulada “lepra”. Daí para frente teve de se isolar. Inicialmente trabalhando em terreno na zona rural de propriedade do compadre  João Martins Coube, seu protetor, e, a partir de 16 de agosto de 1933 internado compulsóriamente no Asilo Colônia Aimorés, em Bauru. A tristeza foi imensa tanto para Jésus como para a sua família. D. Jandyra nos reconta a história triste da separação e da discriminação  que os doentes experimentavam. Só as visitas e guardando distância: “Eu o visitei várias vezes. Recordo que existia um murão no local chamado de parlatório. De um lado ficavam os doentes; do outro, os visitantes. As pessoas não podiam se tocar, uma coisa muito triste. Eu cantava para papai, que ficava muito contente e chamava os amigos para me ouvir.

Embora tenha se convertido em grande vulto do Espiritismo brasileiro, um espírito de escol, Jandyra nos relata que o pai era muito revoltado com a situação de ter que conviver com uma doença deformante. A esse respeito relatamos a d. Jandyra que em recente pesquisa de fotos e matérias escritas sobre  Jésus Gonçalves encontramos no verso de uma foto anotação a lápis falando sobre as músicas prediletas de Jésus. Uma delas, intitulada Restos de Ventura  e  interpretada por Augusto Calheiros, atesta a amargura, a solidão e o vazio na vida de Jésus:

Quase no fim da mocidade

Desiludido como sou

Eu vejo que a felicidade

Nunca se encontra onde estou

Lembro a promessa mentirosa

Que fez nascer a minha dor

E esta alegria dolorosa

De padecer por meu amor

Felicidade, és diferente

Do que eu sonhei, por muito amar

Eu te esperei inutilmente

Nas minhas noites sem luar

Anda comigo na ternura

Desta saudade que me quis

Doirado resto de ventura

De quem não deve ser feliz.

(Ouça a música em: https://www.letras.mus.br/augusto-calheiros/1747589/

No bate papo de elevado nivel relembrou-se a transferência de Jésus de Aimorés para o Sanatório de Pirapitingui no ano de 1937; a sua conversão ao Espiritismo em trajetória pontilhada de exemplos, especialmente pela resignação, até o fim de sua existência física ocorrido naquele estabelecimento aos 16 de fevereiro de 1947.

Jandyra falou-nos que só tivera  oportunidade de se deslocar de Bauru para Pirapitingui para visitar o pai por duas vezes. Dificuldades, inclusive econômicas, impossilitaram a ida com mais frequência. Todavia, diz ela, quando o encontrava o abraço era apertado, longo, amoroso- contrariando a proibição que existia nos sanatórios de contato fisico entre internos e visitantes. Essa certa ausência era compreendida por Jésus que sabia das dificuldades,  porém, sempre estiveram presentes por correspondência epistolar, cada um de per si sabendo o que se passava no âmbito de suas vidas. Tranquilizamos D. Jandyra lendo algumas correspondências que Jesus estabelecia com grupo de visitantes que acorriam ao sanatório para mitigar os seus sofrimentos de ordem espiritual e por que não  também suas necessidades materiais que envolviam medicamentos, alimentos básicos e guloseimas. Numa das cartas (abaixo)  de Jésus endereçada a D. Zaira Pitt, benfeitora dos hansenianos, fica patente que embora segregados contavam com verdadeiros anjos da caridade que acompanhavam seus sofrimentos buscando minorá-los com muito amor e  carinho. Inesquecível a figura de Julinha Kohleisen, amiga de Zaira, outro anjo que amparou hansenianos em geral e Jésus de forma muito particular.

Relembrados os demais filhos de Jésus e tambem as três esposas: Theodomira, a mãe de seus filhos; Anita e Ninita, aquelas que o ajudaram no enfrentamento das provas  e expiações que a vida lhe reservara no processo de burilamento e de elevação espiritual.

Foi um dia muito feliz com a pupila de Jésus que honra a grandiosidade do pai.

Parabéns,  Jésus Gonçalves! Parabéns, Jandyra Gonçalves da Silva!  (Ismael Gobbo)

 

Jésus Gonçalves e a primeira esposa, D. Theodomira, em foto com dedicatória datada de 1926

Foto do acervo particular de Jandyra Gonçalves da Silva

Enteados e filhos de Jésus Gonçalves

Neréia e Ligia, filhas do primeiro casamento de Theodomira. Jaime, Jandyra, Helena e Carlos, filhos de Jésus e Theodomira

Foto do acervo de Jaime Prado, Bauru, SP.

 

A Jazz Aimorés Band do Asilo-colônia de Aimorés. Jésus na extrema esquerda sentado.

 

Parlatório no Asilo colônia Aimorés, Bauru, SP. Os doentes de um lado e as visitas do outro.

Acervo de Jaime Prado, Bauru, SP

Jésus Gonçalves sentado

dona Ninita, companheira de Jésus Gonçalves, Álvaro Ribeiro Branco,

Zaíra Junqueira Pitt e Julinha Thekla Kohleisen

Foto do acervo do  Grupo Socorrista Zaira Pitt

Carta de Jésus Gonçalves endereçada á benfeitora Zaira Pitt

 

Do arquivo do Grupo Socorrista Zaira Pitt, São Paulo. Reprodução Ismael Gobbo

 

 

Jandyra Gonçalves da Silva, Ismael Gobbo e José Carlos Gonçalves da Silva (Zelão), filho de Jandyra e neto de Jésus Gonçalves, segurando o quadro do avô quando este tinha aproximadamente dezoito anos.  Foto Arquivo Ismael Gobbo de 2012.

Zelão desencarnou em 02-08-2015.

Ismael Gobbo e Jandyra com foto desta quando completou 15 anos (1939). Bauru, 02-12-2016. Foto Jaime Prado.

 

Poesia de Jésus Gonçalves  para a filha Jandyra quando esta completou 15 anos.

 

Teus Quinze Anos

(À minha filha Jandira)

 

Num maio perfumado, assim como este,

quando vão para o céu hinos de amor,

tu, entre afagos paternais nasceste,

pr’a ser do mundo a mais bonita flor!

 

Aos teus quinze anos, neste mês das cores

quero render-te o meu sincero preito.

Destes meus versos fiz mimosas flores,

flores cheirosas que tirei do peito.

 

Estás na vida, em plena primavera!

Idade juvenil, a mais mimosa...

Todos os sonhos são de azul-quimera!

Todas as flores são de cor-de-rosa!

 

Eu te desejo, em letras cristalinas,

Que tenhas tudo o que do mundo queres.

E já que foste um anjo entre as meninas,

Sejas senhora e santa entre as mulheres!

 

 

(Texto copiado do livro Flores de Outono. Jésus Gonçalves/Francisco Cândido Xavier. LAKE, 4ª. Edição.

Jaime Prado,  Cidinha Michelin, Jandyra Gonçalves e Ismael Gobbo. 02-12-2016.

Heron, neto de Jandyra, filho de Zelão e Helena, Cidinha Michelin, Jandyra e Ismael. Foto Jaime Prado.

Helena, viúva de Zelão e nora de Jandyra, Cidinha, Jandyra e Ismael. Foto Jaime Prado.

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]