Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 04 de abril de 2017

Compiladas por Ismael Gobbo

 

ismaellogo copy

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          

 

Acessar o boletim de notícias aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/ABRIL/04-04-2017.htm

ou

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

Parcerias

Rede Amigo Espírita:    http://www.redeamigoespirita.com.br/

Agenda Espírita Brasil: http://www.agendaespiritabrasil.com.br/

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MARCO/04-04-2017.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

   

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

03-04-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/ABRIL/03-04-2017.htm

01-04-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/ABRIL/01-04-2017.htm

31-03-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MARCO/31-03-2017.htm

30-03-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MARCO/30-03-2017.htm

29-03-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MARCO/29-03-2017.htm

 

 

Publicação em sequência

Obras Póstumas

 

 

 

 

§ V — APARIÇÃO DE PESSOAS VIVAS.

BICORPOREIDADE

 

32. A faculdade, que a alma possui, de emancipar-se e de desprender-se do corpo durante a vida pode dar lugar a fenômenos análogos aos que os Espíritos desencarnados produzem. Enquanto o corpo se acha mergulhado em sono, o Espírito, transportando-se a diversos lugares, pode tornar-se visível e aparecer sob forma vaporosa, quer em sonho, quer em estado de vigília. Pode igualmente apresentar-se sob forma tangível, ou, pelo menos, com uma aparência tão idêntica à realidade, que possível se torna a muitas pessoas estar com a verdade, ao afirmarem tê-lo visto ao mesmo tempo em dois pontos diversos. Ele, com efeito, estava em ambos, mas apenas num se achava o corpo verdadeiro, achando-se no outro o Espírito. Foi este fenômeno, aliás muito raro, que deu origem à crença nos homens duplos e que se denomina de bicorporeidade.

Por muito extraordinário que seja, tal fenômeno, como todos os outros, se compreende na ordem dos fenômenos naturais, pois que decorre das propriedades de perispírito e de uma lei natural.

 

§ VI — DOS MÉDIUNS

 

33. Médiuns são pessoas aptas a sentir a influência dos Espíritos e a transmitir os pensamentos destes.

Toda pessoa que, num grau qualquer, experimente a influência dos Espíritos é, por esse simples fato, médium. Essa faculdade é inerente ao homem e, por conseguinte, não constitui privilégio exclusivo, donde se segue que poucos são os que não possuam um rudimento de tal faculdade. Pode-se, pois, dizer que toda gente, mais ou menos, é médium. Contudo, segundo o uso, esse qualificativo só se aplica àqueles em quem a faculdade mediúnica se manifesta por efeitos ostensivos, de certa intensidade.

34. O fluido perispirítico é o agente de todos os fenômenos espíritas, que só se podem produzir pela ação recíproca dos fluidos que emitem o médium e o Espírito. O desenvolvimento da faculdade mediúnica depende da natureza mais ou menos expansiva do perispírito do médium e da maior ou menor facilidade da sua assimilação pelo dos Espíritos; depende, portanto, do organismo e pode ser desenvolvida quando exista o princípio; não pode, porém, ser adquirida quando o princípio não exista. A predisposição mediúnica independe do sexo, da idade e do temperamento. Há médiuns em todas as categorias de indivíduos, desde a mais tenra idade, até a mais avançada.

35. As relações entre os Espíritos e os médiuns se estabelecem por meio dos respectivos perispíritos, dependendo a facilidade dessas relações do grau de afinidade existente entre os dois fluidos. Alguns há que se combinam facilmente, enquanto outros se repelem, donde se segue que não basta ser médium para que uma pessoa se comunique indistintamente com todos os Espíritos. Há médiuns que só com certos Espíritos podem comunicar-se ou com Espíritos de certas categorias, e outros que não o podem a não ser pela transmissão do pensamento, sem qualquer manifestação exterior.

36. Por meio da combinação dos fluidos perispiríticos o Espírito, por assim dizer, se identifica com a pessoa que ele deseja influenciar; não só lhe transmite o seu pensamento, como também chega a exercer sobre ela uma influência física, fazê-la agir ou falar à sua vontade, obrigá-la a dizer o que ele queira, servir-se, numa palavra, dos órgãos do médium, como se seus próprios fossem. Pode, enfim, neutralizar a ação do próprio Espírito da pessoa influenciada e paralisar-lhe o livre-arbítrio. Os bons Espíritos se servem dessa influência para o bem, e os maus para o mal.

37. Podem os Espíritos manifestar-se de uma infinidade de maneiras, mas não o podem senão com a condição de acharem uma pessoa apta a receber e transmitir impressões deste ou daquele gênero, segundo as aptidões que possua. Ora, como não há nenhuma que possua no mesmo grau todas as aptidões, resulta que umas obtêm efeitos que a outras são impossíveis. Dessa diversidade de aptidões decorre que há diferentes espécies de médiuns.

38. Nem sempre é necessária a intervenção da vontade do médium. O Espírito que quer manifestar-se procura o indivíduo apto a receber-lhe a impressão e dele se serve, muitas vezes a seu mau grado. Outras pessoas, ao contrário, conscientes de suas faculdades, podem provocar certas manifestações. Daí duas categorias de médiuns: médiuns inconscientes e médiuns facultativos.

No caso dos primeiros, a iniciativa é dos Espíritos; no segundo, é dos médiuns.

39. Os médiuns facultativos só se encontram entre pessoas que têm conhecimento mais ou menos completo dos meios de comunicação com os Espíritos, o que lhes possibilita servir-se, por vontade própria, de suas faculdades; os médiuns inconscientes, ao contrário, existem entre as que nenhuma idéia fazem do Espiritismo, nem dos Espíritos, até mesmo entre as mais incrédulas e que servem de instrumento, sem o saberem e sem o quererem. Os fenômenos espíritas de todos os gêneros podem operar-se por influência destes últimos, que sempre existiram, em todas as épocas e no seio de todos os povos. A ignorância e a credulidade lhes atribuíram um poder sobrenatural e, conforme os tempos e os lugares, fizeram deles santos, feiticeiros, loucos ou visionários. O Espiritismo mostra que com eles apenas se dá a manifestação espontânea de uma faculdade natural.

40. Entre as diferentes espécies de médiuns, distinguem-se principalmente: os de efeitos físicos; os sensitivos ou impressivos; os audientes, falantes, videntes, inspirados, sonambúlicos, curadores, escreventes ou psicógrafos. Aqui unicamente trataremos das espécies essenciais. (1)

___________________

1 Para esclarecimentos completos, consulte-se O Livro dos Médiuns.

 

 

 

Continua no próximo email

...................................................

.........................................

.........................

 

 

(Texto copiado de Febnet)

IMG_7894

O rosto de Santo Antonio de Pádua * obtido a partir de trabalho cientifico de modelagem de seu crânio

Basílica de Santo Antonio de Pádua.  Padova, Itália. Foto Ismael Gobbo

 

* Fenômenos da ubiquidade foram atribuidos a Santo Antonio de Pádua que era portador desse dom.

Teria interrompido pregação em Pádua e se apresentado em Lisboa para defender seu pai

que fora acusado injustamente de homicídio.

Basílica de Pádua, Itália. Foto Ismael Gobbo

Jardim da Praça do Império e Mosteiro dos Jerónimos. Lisboa, Portugal

Foto Aparecida de Fátima Michelin.

 

 

Publicação do jornal Correio Fraterno

Abril/2017

 

 

 

 

ASSINE O “CORREIO FRATERNO”

ACESSE: http://www.correiofraterno.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1335&Itemid=47

 

 

 

 

 

Programação da CEA- Confederação Espírita Argentina

Buenos Aires

 

viernes a las 19hs.

Visualizar en el navegador

https://gallery.mailchimp.com/f10e866941e380a3925514e5d/images/af26846a-623b-4064-b0ed-e0228ef6a5fe.png

https://gallery.mailchimp.com/f10e866941e380a3925514e5d/images/56117db2-e8b5-4a7f-ad1d-098cd15aed21.jpg

 

Conferencias públicas de abril en la CEA

Los viernes a las 19 hs. 

Viernes 7/04:
¿Qué es Dios? - Alejandro Sosa

Viernes 21/04:
Cine Debate: "Ojalá fuera cierto"

Viernes 28/04:
Cosmología espírita - Jorge Close


Entrada libre y gratuita.

Te esperamos a las 19 hs. en nuestra sede:

Sánchez de Bustamante 463 - Buenos Aires

 


Si tenés alguna consulta, contestanos este mail y con gusto te auxiliaremos. 
 

 

 

Copyright © 2017 CEA, All rights reserved.
Estás inscripto en nuestra newsletter

Our mailing address is:

CEA

Sánchez de Bustamante 463

Ciudad Autónoma de Buenos Aires, - 1173

Argentina


Add us to your address book




preferencias o cancelar mails

http://ceanet.us3.list-manage.com/track/open.php?u=f10e866941e380a3925514e5d&id=6dbb59a002&e=d90e66aae3

(Informações recebidas em email de CEA [[email protected]]; em nome de; CEA [[email protected]])

Praça de Maio e Casa Rosada. Buenos Aires, Argentina. Foto Ismael Gobbo.

 

 

Palestra comemorativa no Núcleo Espírita Chico Xavier

Niterói, RJ

 


Núcleo Espírita Chico Xavier - NECX

Rua das Tainhas, nº 10 - Jardim Imbuí

Piratininga - Niterói (RJ)

Mapa de Acesso

NECX na WEB

NECX no Facebook

NECX no YouTube

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Núcleo Espírita Chico Xavier [[email protected]])

 

 

1º. Congresso dos Militares Espíritas

Pirassununga, SP

 

 

 

 

(Informações recebidas em emails de Claudio Palermo e Regina Bachega)

 

 

AME-Sorocaba: I Congresso Saúde e Espiritismo

Sorocaba, SP

 

 

Prezados companheiros,

 

A AME-Sorocaba tem o prazer de informar que estão abertas as inscrições para I CONGRESSO SAÚDE E ESPIRITISMO - O Despertar do Espírito.

 

Para inscrever-se, acesse: https://www.sympla.com.br/i-congresso-saude-e-espiritismo---o-despertar-do-espirito__122187

 

O I Congresso da Associação Médico-Espírita de Sorocaba, acontecerá em 26 e 27 de agosto e é um evento comemorativo dos 10 anos de fundação da Associação Médico-Espírita de Sorocaba, a AME-Sorocaba. 

 

Palestrantes confirmados: dr. Andrei Moreira, dr. Décio Iandoli Jr., dr. Jaider Rodrigues, dr. Roberto Lúcio, dr. Gilson Luís Roberto, dentre outros.

 

O evento trará temas como:

- Jesus, médico das almas

- Da alma ao corpo físico

- O reencontro da saúde com a espiritualidade

- Mediunidade, obsessão e transtornos mentais

- Culpa, perdão e saúde

Dilemas Éticos do Início da Vida - na visão médico-espírita

- A influência das emoções no processo saúde-doença

- Gestação - encontro entre Almas

- Envelhecimento - Declinio Biológico x Expansão da Consciência

- O Cérebro Trino e a Casa Mental - a serviço do Espírito

- Psiquiatria a luz do Espiritismo - Depressão, Ansiedade, Síndrome do Pânico e Transtorno Bipolar

- A Terapêutica do Ser Espiritual

- Medicina e Espiritualidade na Prática Clínica

 

O evento contará ainda com os seguintes mini-cursos* 

(* NECESSÁRIO INSCREVER-SE NO CONGRESSO)

-- MINICURSO 1: CÂNCER: UMA ETIOPATOGENIA ESPIRITUAL - Sábado, dia 26, 10h30 às 12h30

-- MINICURSO 2: SAÚDE E ESPIRITUALIDADE - PESQUISAS E PRÁTICA CLÍNICA - Sábado, dia 26, 14h00 às 16h00 

-- MINICURSO 3: RECONCILIAÇÃO - Sábado, dia 26, 16h45 às 19h00

-- MINICURSO 4: GESTAÇÃO - ENCONTRO ENTRE ALMAS - Domingo, dia 27, 08h30 às 10h30

 

Em breve, verifique a programação completa em nosso site: http://www.amesorocaba.com.br

 

OBSERVAÇÕES: 

# Investimento: Inscrição do congresso (valor promocional) a R$50 até 30/06/2017

# É necessário estar inscrito no congresso para poder inscrever-se separadamente nos minicursos.

# Investimentos de cada minicurso: R$15 até 30/06

 

FAÇA SUA INSCRIÇÃO ANTECIPADAMENTE! GARANTA SUA VAGA E ECONOMIZE!

 

É com muita alegria que a AME-Sorocaba convida a TODOS para participarem conosco dessa comemoração!

 

Até lá!

Equipe AME-Sorocaba

 

--

AME SOROCABA - Associação Médico-Espírita de Sorocaba

 

 

(Informação recebida em email de AME SOROCABA [[email protected]])

 

 

Parnaíba homenageia Chico Xavier

 

César Perri

Pela passagem do natalício de Chico Xavier (2 de abril), a União Municipal Espírita de Parnaíba (Piauí) promove a XVI Semana Espírita Chico Xavier – o Intérprete dos Espíritos, até o dia 7 de abril. A abertura na noite do dia 2 de abril, no Auditório da Universidade Estadual, contou com palestra de Antonio Cesar Perri de Carvalho (ex presidente da FEB), que abordou o tema “A obra de Chico Xavier e a unificação do movimento espírita”. Preliminarmente, desde o dia 1º, o visitante se reuniu com colaboradores desse Centro e também desenvolveu o seminário “Gestão de Casas Espíritas”.  O evento foi transmitido pela web Rádio Ismael e  foi gravada. A “Semana” prossegue com palestras em vários centros de Parnaíba e contando com expositores locais.O evento é coordenado por Samuel Cunha de Aguiar. 

(Informações recebidas em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

(Parnaiba, PI: Grupo de Dirigentes, Samuel e César Perri-autógrafos)

 

 

Programação de palestras no GEPAR

Niterói, RJ

 

http://static.wixstatic.com/media/d776d1_fc53ec0ed2e045fa9571de27c0825462~mv2.jpg

 

(Informações recebidas em email de Gepar [[email protected]])

 

 

 Conferências programadas para o CEEJA

Cartagena, Colombia

 

 

Jorge Berrio Bustillo

Presidente

(Informação recebida em email de C. E. E. J. A. [[email protected]])

 

 

 Informações do Light and Peace Spiritist Centre

Adelaide, Austrália

 

Acesse aqui:

http://www.lightandpeace.org/

 

 

 

USE/LINS: Ciclo de Palestras

Lins e região, SP

 

 

 

(Informações recebidas em email de José Roberto [[email protected]])

 

 

Palestra programada pela AME-Paraná

Curitiba, PR

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 Palestra no C.E. Francisco de Assis

Avanhandava, SP

 

 

CENTRO  ESPIRITA FRANCISCO DE ASSIS

RUA TIBIRIÇÁ Nº 522 - AVANHANDAVA

 

CONVIDA A TODOS PARA ASSISTIREM A PALESTRA 

 QUE A

 

MARGARETE APARECIDA BORGHI

E O

EDINHO NASCIMENTO

DE AVANHANDAVA

 

FARÃO NESTA QUARTA-FEIRA  DIA 05-04-2017

ÀS 20,00 HORAS

 

 

TEMA: " CHICO AMOR XAVIER "

 

 

(Informações recebidas em email de Luiz Antonio da Silva)

 

 Informativo mensal do Maria Dolores

Jales, SP

 

https://gallery.mailchimp.com/a52caddf551d02ce62ff3b2e6/images/623af7eb-233b-49ef-8f88-7bcc75dc2f12.png

Informativo Mensal | Abril de 2017

https://gallery.mailchimp.com/a52caddf551d02ce62ff3b2e6/images/2ba5096c-a1fd-4ca2-baef-23fb7d7062d9.png

 

 

https://cdn-images.mailchimp.com/icons/social-block-v2/outline-light-facebook-48.png

https://cdn-images.mailchimp.com/icons/social-block-v2/outline-light-twitter-48.png

https://cdn-images.mailchimp.com/icons/social-block-v2/outline-light-instagram-48.png

https://cdn-images.mailchimp.com/icons/social-block-v2/outline-light-link-48.png

 

 

Copyright © 2017 Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores, All rights reserved.
Por que recebeu este e-mail? Você recebe este e-mail por ter se cadastrado em nosso site ou junto ao nosso Departamento de Comunicação. Caso queira se descadastrar, fique à vontade para fazer o procedimento indicado no rodapé deste e-mail.

Our mailing address is:

Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores

Rua Dezenove, 768, Jales - São Paulo, República Federativa do Brasil

Jales, São Paulo 15700-666

Brazil


Add us to your address book



Want to change how you receive these emails?
You can
update your preferences or unsubscribe from this list

Email Marketing Powered by MailChimp

 

 

Agenda da Congregação Espírita Maria Benta

SãoPaulo, SP

 

(Informações recebidas em emails de Jorge Rezala [[email protected]] e de Regina Bachega)

 

 

 Programação do C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

 


Obs.: Se não deseja receber este boletim semanal, envia-nos a palavra

"CANCELAR" para e-mail [email protected] , pelo que agradecemos.

-- 

 

Centro Espírita Allan Kardec

Avenida Luís Osório, 1262

Penápolis - SP

allankardecpenapol[email protected]

https://www.facebook.com/allankardecpenapolis

http://www.cbnfoz.com.br/images/160514_LINCOLN.JPG 2015, 150 anos do livro O Céu e o Inferno

 

(Informações recebidas em emails do CEAK e de João Marchesi Neto)

 

 

Palestras com Cássio Branco de Araújo

Abril/2017

 

(Informações em email de Cassio Branco de Araujo)

 

 

 Lançamento de livro

São Paulo, SP

 

Dia 06 de maio, sábado, das 16 às 19h30h, no Colégio Prof Luiz Martines, Rua Porto da Folha nº 167, próximo ao Metro Patriarca, acontecerá o lançamento do livro , "A incrível jornada cósmica do ser" da escritora Teresinha Bueno Penteado".
Contamos com vocês!

 



(Com informações em email de Plinio Penteado Jr.)

 

 Feira do Livro Espírita

Lins, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de José Roberto [[email protected]])

 

 

USE/SP

 Newsletter Dirigente Espírita

 

Acesse aqui:

http://us8.campaign-archive1.com/?u=f01a19e5a4be3a48fdac60efa&id=da6253ce38&e=bce6fbd28f

 

 

 

 

 

Informativo Elo Fraterno

Três Lagoas, MS

 

“Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre. Tal é a Lei”

INFORMATIVO ELO FRATERNO PANORÂMICO 449

TRÊS LAGOAS/MS – 3 A 9/ABRIL/2017

INFO PAN 449 NA ÍNTEGRA:

https://infopanespirita.wordpress.com/

ENVIE EVENTOS: [email protected]

MUITOS EVENTOS EM UM SÓ SITE...POSTAGENS DIÁRIAS...ACOMPANHE: https://infopanespirita.wordpress.com/

 

=SÃO PAULO=

CAPITAL 

ÁGUA RASA / BELA VISTA / CAMPO BELO / CHÁCARA MAFALDA / CIDADE PATRIARCA / IPIRANGA / ITAIM PAULISTA / JAÇANÃ / JARDIM CARMÉLIA / JARDIM JAPÃO / LIBERDADE / MOOCA / MORUMBI / PARADA INGLESA / PARQUE EDU CHAVES / PARQUE VITÓRIA   / PERDIZES / PIRITUBA / SANTA CECÍLIA / SANTANA / TREMEMBÉ / VILA AURORA / VILA CÍSPER / VILA CONSTANCIA / VILA GRANADA / VILA GUSTAVO / VILA INDUSTRIAL VILA LEOPOLDINA / VILA MAFRA / VILA MAZZEI / VILA TALARICO

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-capital/

 

SÃO PAULO INTERIOR

ÁGUAS DA PRATA / ARAÇOIABA DA SERRA / ARARAQUARA / AURIFLAMA / BAURU / BILAC / BIRIGUI / BREJO ALEGRE / CAMPINAS / CARAPICUIBA / COTIA / CUBATÃO

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-a-a-e/

FRANCA / GETULINA / GUAIÇARA / GUARACI / GUARAREMA / GUARULHOS / ITAPEVA / ITAPIRA / ITATIBA / JOSÉ BONIFÁCIO / LINDÓIA / LINS / MARÍLIA / MATÃO / MAUÁ / MOGI DAS CRUZES / NOVA ALIANÇA / NOVA ODESSA

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-f-a-n/

OSASCO / PENÁPOLIS / PRESIDENTE PRUDENTE / PRESIDENTE VENCESLAU / REGENTE FEIJÓ / RIO CLARO / SABINO / SALTO / SANTO ANDRÉ / SANTO ANTONIO DO JARDIM / SANTOS

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-o-a-santos/

SÃO BERNARDO DO CAMPO / SÃO CAETANO DO SUL / SÃO CARLOS / SÃO JOÃO DA BOA VISTA / SÃO JOSÉ DO RIO PRETO / SÃO JOSÉ DOS CAMPOS / SÃO VICENTE / SOROCABA / TAUBATÉ / UBATUBA / VOTORANTIM

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-sao-a-w/

 

=RIO DE JANEIRO=

CAPITAL > BENTO RIBEIRO / BRÁS DE PINA / CENTRO / DEL CASTILHO / PECHINCHA / PENHA / RICARDO DE ALBUQUERQUE / SANTA CRUZ / SÃO CRISTOVÃO / TIJUCA

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-capital/

INTERIOR > CAMPOS DE GOYTACAZES / CARMO / MESQUITA / NITERÓI / NOVA FRIBURGO / NOVA IGUAÇU / SÃO GONÇALO / TERESÓPOLIS / TRÊS RIOS / VALENÇA / VOLTA REDONDA

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-interior/

 

=BRASIL: REGIÃO SUDESTE=

ESPÍRITO SANTO > COLATINA / VILA VELHA / VITÓRIA

MINAS GERAIS > BELO HORIZONTE / ITUIUTABA / POUSO ALEGRE / SACRAMENTO / UBERABA / UBERLÂNDIA

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sudeste-espirito-santo-e-minas-gerais/

 

=BRASIL: REGIÃO SUL=

PARANA > BALSA NOVA / CAMBÉ / CAMPO MOURÃO, FÊNOX e PEABIRU / CIANORTE e TERRA BOA / CURITIBA / FOZ DE IGUAÇU / LONDRINA / PALOTINA / PARANAVAÍ e PARANACITY / ROLÂNDIA

RIO GRANDE DO SUL > BENTO GONÇALVES / CAXIAS DO SUL / PORTO ALEGRE / SANTANA DO LIVRAMENTO / SANTO ÂNGELO / SOLEDADE  

SANTA CATARINA > CURITIBANOS / FLORIANÓPOLIS / JOINVILLE / SÃO JOSÉ

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sul-parana-rio-grande-do-sul-santa-catarina/

 

=BRASIL: REGIÃO CENTRO OESTE=

DISTRITO FEDERAL > BRASÍLIA  / CEILÂNDIA / CEILÂNDIA SUL / NÚCLEO BANDEIRANTES

GOIÁS > GOIÂNIA / ITUMBIARA / JATAÍ / PROFº. JAMIL

MATO GROSSO DO SUL > CAMPO GRANDE / DOURADOS

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-centro-oeste-distrito-federal-goias-mato-grosso-mato-grosso-do-sul/

 

=BRASIL: REGIÃO NORDESTE=

ALAGOAS > ARAPIRACA / MACEIÓ

BAHIA > ILHÉUS / SALVADOR / VITÓRIA DA CONQUISTA

PERNAMBUCO > JABOATÃO DOS GUARARAPES / NAZARÉ DA MATA / OLINDA / PAULISTA / RECIFE

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-1-alagoas-bahia-pernambuco-sergipe/

 

PARAÍBA > CAMALAU / CAMPINA GRANDE

PIAUI > PARNAÍBA

RIO GRANDE DO NORTE > MOSSORÓ / NATAL

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-2-ceara-maranhao-paraiba-piaui-rio-grande-do-norte/ 

 

=REGIÃO NORTE=

RORAIMÃ > BOA VISTA

TOCANTINS > PALMAS

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-norte-acre-amapa-amazonas-para-rondonia-roraima-tocantins/

 

=INTERNACIONAL=

AUSTRALIA > ADELAIDE

AUSTRIA > VORALBERG  

COLÔMBIA > BOGOTÁ

ESTADOS UNIDOS > BOSTON / MALDEN MA / NEWARK NJ / NEW JERSEY / NEW YORK

FRANÇA > PARIS

INGLATERRA > LONDRES

PORTUGAL > LAGOS / MARINHA GRANDE

SUIÇA > BASEL / BIENNE – BIEL / BINNINGEN / CHUR / GENEBRA / LAUSANNE / LUZERNA / OLTEN / ST. GALLEN / ZURIQUE / WINTERTHUR

https://infopanespirita.wordpress.com/internacionais/

Respeitando seu direito, não desejando mais receber este informativo envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA – http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/ - [email protected]

RÁDIO PORTAL DA LUZ (DOURADOS/MS) - http://radioportaldaluz.com/

REVISTA O CONSOLADOR - http://www.oconsolador.com.br/ano9/420/principal.html - [email protected] / [email protected]

(Com informações por Décio Bressanin)

 

Revista eletrônica “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

Informe Luz Espírita

Acesse no link

 

Clicar:

http://www.luzespirita.org.br/informe/informe.html

 

 

 

 

A história de Lorena

 

 

Ela era uma menina como muitas outras. Adorava fazer manobras radicais em seu skate e sonhava ter um canal numa rede social para compartilhar as coisas que amava.

Aos doze anos, sua vida sofreu uma grande mudança, quando foi diagnosticada com um tumor raro e agressivo na medula.

Foi submetida a uma cirurgia e iniciou um longo tratamento com quimioterapia.

Sua fala e seus movimentos foram bastante afetados, mas ela não desistiu de realizar seu sonho: ter um canal numa rede social para contar às pessoas um pouco sobre sua vida e seus gostos.

Lorena criou, então, o Careca TV e, logo no primeiro vídeo, explicou a causa de sua fala lenta e sua voz trêmula.

Seu jeito meigo e verdadeiro conquistou milhares de fãs e seguidores.

Cada vídeo postado era curtido e comentado por pessoas de todos os cantos do Brasil e do Exterior. Ela se tornou uma inspiração para jovens e adultos, portadores de câncer ou não.

Como todo aquele que espalha luz, a menina também teve de enfrentar as trevas da incompreensão, do preconceito e da inveja, em forma de comentários maldosos e palavras agressivas.

Foi acusada de usar sua enfermidade para se promover e ganhar coisas. Respondeu a todas as críticas desejando felicidade aos agressores.

Retribuiu a maldade, a incompreensão, com amor, um amor que somente os que conseguem ver além da superfície sabem sentir.

Lorena sabia que as críticas carregavam também muita dor. Mas ela não era a culpada por essa dor, e desejou que seus agressores a conseguissem superar, encontrando, em algum momento, sua própria felicidade.

Mesmo assim, seu canal de TV foi raqueado e os vídeos foram apagados.

Triste e ferida, a menina chegou a cogitar em desistir do canal. No entanto, sua irmã, um de seus anjos protetores, o refez, repostou os vídeos e lançou o novo endereço para que as pessoas pudessem encontrá-la.

Dessa forma, a conexão de força, coragem e amor foi restaurada. E muitas pessoas se uniram a ela nesse recomeço.

Semanalmente, novos vídeos de uma sorridente e querida menina continuaram a ser postados, numa demonstração de que a vida prosseguia.

Lorena mostrou que não se deixou vencer pela doença, acatou o tratamento e aceitou todo o pacote que isso representava. Nunca se revoltou. Sorria sempre... para todos.

Dois anos depois do primeiro vídeo, um novo, cheio de alegria: estava curada!

Agradecendo a todos os que a acompanharam e apoiaram nessa trajetória, a menina, agora com treze anos, fala em retomar outros sonhos: voltar a andar, a fazer manobras no skate, seguir com a vida que não foi interrompida, apenas pausada.

*   *   *

A trajetória dessa adolescente nos ensina uma lição preciosa: a de que não estamos sós, de que os que somos misericordiosos e sabemos amar somos envolvidos em luz e paz.

Conhecer a história de Lorena nos faz buscar, em nós, aquela centelha de Deus que nos diz que a vida segue, e nos cabe andar em harmonia com ela, buscando viver no amor. Se assim procedermos, encontraremos a felicidade.

Redação do Momento Espírita, com base na 
história de vida da youtuber Lorena Reginato.
Em 3.4.2017.

 

 

 

 

 

(Copiado do site Feparana)

Lorena Reginato.  Foto Facebook.

Imagem/fonte: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=118046521977590&set=pb.100013167281563.-2207520000.1491226038.&type=3&theater

 

Ao Servir

 

 

Pelo Espírito Casimiro Cunha.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Correio Fraterno. Lição nº 42. Páginas 100.

 

Na sementeira do bem,

Nas linhas da compaixão,

Não te limites a dar

Remédio, agasalho e pão.

 

Ergue a mensagem fraterna

Da bondade e da esperança

E espalha primeiramente

As bênçãos da confiança.

 

Ajuda com discrição,

Não te comportes a esmo.

A chaga dos semelhantes

Podia estar em ti mesmo.

 

Recolhe a criança em sombra,

Relegada ao desalinho,

Qual se tivesses nos braços

O corpo de teu filhinho.

 

Escuta os velhos da estrada

Que, por tristes, sofrem mais,

Como se ouvisses pulsando

O coração de teus pais.

 

Junto a qualquer sofredor,

Em vez de lamentação,

Estende amor e alegria,

Que ele é sempre nosso irmão.

 

Todos somos uns dos outros,

Toda a Terra é nosso lar.

Sê como o raio de sol

Que ajuda sem perguntar.

 

Não ampares reprovando...

Toda malícia é cruel.

Socorro com reprimenda

É pão recheado a fel.

 

Semeia luz no teu campo...

Não durmas em teu arado...

Seguimos, perante Deus,

Todos juntos, lado a lado.

 

Se atendes à caridade,

Não te esqueças, cada dia,

Que é preciso servir sempre

Como Jesus serviria.

 

(Recebido em email do divulgador Antonio Sávio, Belo Horizonte, MG)

Ilustração da caridade.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f4/Charity_to_Street_Arab.jpg

 

 

HOMENAGEM

 

William Crookes

17-06-1832/  04-04-1919

 

 

Sir_William_Crookes_1906

Sir William Crookes

https://pt.wikipedia.org/wiki/William_Crookes#/media/File:Sir_William_Crookes_1906.jpg

biografiaWilliam Crookes nasceu em Londres, Inglaterra, no dia 17 de junho de 1832. Foi o maior químico da Inglaterra, segundo afirmativa de "Sir" Arthur Conan Doyle, o que ficou constatado pela trajetória gloriosa que esse ilustre homem de ciência desenvolveu no campo científico. Mencionado como sendo um dos mais persistentes e corajosos pesquisadores dos fenômenos supranormais, desenvolveu importante trabalho na área da fenomenologia espírita.

No ano de 1855, Willian Crookes assumiu a cadeira de química na Universidade de Chester. Como conseqüência de prolongados estudos, no ano de 1861 descobriu os raios catódicos e isolou o Tálio, determinando rigorosamente suas propriedades físicas. Após persistentes estudos em torno do espectro solar, descobriu, em 1872, a aparente ação repulsiva dos raios luminosos, o que o levou à construção do Radiômetro, em 1874. No ano seguinte descobriu um novo tratamento para o ouro. No entanto, a coroação do seu trabalho científico foi a descoberta do quarto estado da matéria, o estado radiante, no ano de 1879. Foram-lhe outorgadas várias medalhas pelas relevantes descobertas no campo da física e da química.

A rainha Vitória, da Inglaterra, nomeou-o com o mais alto título daquele país: "Cavalheiro".

A par de todas as atividades, ocupou a presidência da Sociedade de Química, da Sociedade Britânica, da Sociedade de Investigações Psíquicas e do Instituto de Engenheiros Eletricistas.

Dotado de invejável fibra de investigador, acabou por pesquisar os fenômenos mediúnicos, a princípio, com o fim de demonstrar o erro em que incidiam os ditos "médiuns" e todos aqueles que acreditavam piamente em suas mediunidades.

Em 1869, os médiuns J.J.Morse e Sra. Marshall serviram de instrumento para que Crookes realizasse as suas primeiras investigações.

As mais notáveis experiências mediúnicas, levadas a efeito por esse ilustre cientista, foram realizadas através da médium Florence Cook, quando obteve as materializações do Espírito que dava o nome de Katie King, fato que abalou o mundo científico da época.

A jovem Florence Cook tinha apenas 15 anos de idade quando se apresentou a Sir Willian Crookes, a fim de servir de medianeira para as pesquisas científicas que vinha realizando. São dela as seguintes palavras: "Fui à casa do Senhor Crookes, sem prevenir a meus pais e nem a meus amigos. Ofereci-me em sacrifício voluntário sobre o altar de sua incredulidade." Ela pediu a proteção da Sra. Crookes e submeteu-se a toda sorte de experimentações, objetivando comprovar a sua mediunidade, pois que um cavalheiro, de nome Volckmann, havia lhe imputado suspeitas de fraude.

No dia 22 de abril de 1872, aconteceu, pela primeira vez, a materialização do Espírito Katie King, estando presente na sessão, a genitora, alguns irmãos da médium e a criada.

Após várias sessões, nas quais o Espírito Katie King se manifestava com incrível regularidade, a Srta. Florence afirmou a Willian Crookes que estava decidida a submeter-se a todo o gênero de investigações.

Na sua obra "Fatos Espíritas", faz completo relato de todas as experiências realizadas com o Espírito materializado de Katie King, que não deixa dúvida quanto ao poder extraordinário que possui o Espírito de dar a forma desejada, utilizando a matéria física.

Numerosos cientistas de renome, mesmo diante dos fatos mais convincentes, hesitaram em proclamar a verdade, com receio das conseqüências que isso poderia acarretar aos olhos do povo. Crookes, porém, não agiu assim. Ele penetrou o campo das investigações com o intuito de desmascarar, de encontrar fraudes, entretanto, quando constatou que os casos eram verídicos, insofismáveis, ele rendeu-se à evidência, curvou-se diante da verdade, tornou-se espírita convicto e afirmou: - "Não digo que isto é possível; digo: isto é real!"

Willian Crookes desencarnou em 04 de abril de 1919, em Londres, Inglaterra.

 Fonte: ABC do Espiritismo, de Victor Ribas Carneiro e Personagens do Espiritismo,
de Antonio de Souza Lucena e Paulo Alves Godoy.

 

-----------------------------------------------------------------------

 

SIR WILLIAM CROOKES

(Londres, Inglaterra, 17.06.1832-04.04.1919)

"Sir" William Crookes, cientista, químico e psiquista do último século.

Reencarnou, em Londres, Inglaterra, no dia 17 de Junho de 1832; desencarnou em 4 de abril de 1919, na cidade em que nasceu.

Educado sob a influência inglesa, concorreu, brilhantemente, para aumentar a projeção da Inglaterra perante o mundo; mas, William Crookes, por sua vez, é um nome universal, uma glória que está acima das divisões territoriais ou das confinações geográficas.

Estudou no Colégio de Química e foi professor substituto do Colégio Real, com apenas vinte anos.

Em 1855 obteve a Cadeira de Química da Universidade de Chester. Em 1861 descobriu o "Tálio", cujas propriedades determinou rigorosamente, dando, em 1885, um novo procedimento para o beneficiamento do ouro.

Em 1863, foi eleito membro da Sociedade Real, recebendo da mesma, em 1875, a medalha real de ouro; em, 1888, a medalha Davy, e, em 1904, a comenda de "Sir", como justo prêmio às suas descobertas no campo da Física e da Química.

Em 1864, foi nomeado inspetor da Seção de Meteorologia do Observatório de Radcliffe e, em 1874, fundou e dirigiu o "Quartely Journal of Science".

Em 1869, iniciou suas investigações sobre os fenômenos espíritas, contando com um médium excepcional: Daniel Dunglas Home. Foram seus assistentes seu irmão Walter, "Sir" William Huggins, eminente físico e astrônomo, ex-presidente da "Royal Society", e Serjeant Cox, um conhecidíssimo advogado, e, em 1870, admitindo suas investigações do "Spiritualism", ele fez um anúncio público.

Em 1872, descobriu a aparente ação repulsiva dos raios luminosos, e, em 1873 - 1874, quando já estava seriamente preocupado com os fenômenos espíritas, inventou e construiu o Radiômetro.

Em 1878, Crookes apresentou à Sociedade Real o seu célebre trabalho sobre o quarto estado da matéria, que denominou "matéria radiante", acontecimento científico de repercussão internacional, que lhe proporcionou uma recompensa pela Academia de Ciências da França.

Tal conquista, porém, não se realizaria sem os fenômenos de materialização de Katie King (1870-1873), obtidos com o concurso mediúnico da jovem Florence Cook, pois foi, através da observação desses fenômenos, que pode ter despertada a sua atenção, para verificar, na matéria tangível, estados especiais, ainda não explorados, no quadro geral do conhecimento humano, e que teriam grande influência na Física moderna.

Admitido na Sociedade Química de Londres, tornou-se uma das maiores figuras dessa importante sociedade, especialmente depois de seu estudo sobre a natureza dos corpos simples.

Foi Presidente da "Royal Society" (1913-1915) e de várias sociedades de cultura e consultor científico do Governo Britânico.

Em 1870, com suas experiências com Daniel Dunglas Home, Kate Fox (uma das célebres irmãs Fox e, depois do seu casamento, Sra. Jenken), Mrs. Guppy, Mrs. Clayer; Eva Annie Fay; J.J. Morse, Prof. Stainton Moses, William Hope, David Duguid e com Florence Cook, deu um impulso, rigorosamente científico, às pesquisas psíquicas.

Assistiu, por 3 anos, em seu laboratório, em Londres, à materialização integral de Katie King. Mediu, pesou e examinou meticulosamente o Espírito, constatando a realidade tangível da imortalidade da alma e o poder extraordinário que possui o Espírito, em utilizar-se da matéria física para se tornar tão real e vivo como os encarnados.

Sua investigação com Miss Florence Cook e "Katie King" pareceu tão fantástica para seus contemporâneos, que nem podiam acreditar.

É bem verdade que certos homens de Ciência, que não têm, todavia, o verdadeiro "espírito científico", também investigaram a fenomenologia espírita, chegaram a resultados positivos, mas não tiveram a coragem de Crookes, porque se subordinaram às conveniências do preconceito.Crookes não procedeu assim, não usou subterfúgios, não criou termos ambíguos. Ele afirmou, deu testemunho...

Basta dizer que o seu livro "Researches into the Phenomena of Spiritualism" , vertido para o português com o título "Fatos Espíritas observados por W. Crookes e outros sábios", durante nos anos de 1870-1873, tradução e prefácio de Oscar D´Argonnel, editado pela FEB - Federação Espírita Brasileira, ainda não teve desmentido!

De fato, esse grande livro, que poderia muito bem ter o nome de tratado de ciência espírita - como tantos outros livros de títulos simples, inclusive "O Livro dos Médiuns", de Allan Kardec - reúne as publicações feitas pelo cientista inglês no "Quartely Journal of Science" , em 1874.

Durante muito tempo, com o rigor dos homens que fazem, de fato, Ciência, Crookes realizou experiências com a médium Florence Cook, tendo deixado depoimento irrespondível.

A materialização do Espírito Katie King é um fato científico em que William Crookes empenha toda a glória de seu nome.

Discursando, em 1898, no Congresso da Associação Britânica. Crookes fez referências às suas investigações, no terreno do Espiritismo, e afirmou, solenemente: "Nada tenho que retratar dessas experiências, e mantenho minhas verificações, já publicadas, podendo mesmo a elas acrescentar muita coisa".

Escreveu as seguintes obras:

 "Rapport on Spiritualism of the Committee of the London Dialectical", London, 1871;

 "Spiritualism in the Light of Modern Science";

 "Experimental Investigations on Psychic Force", London, 1871, H. Gillman. Trata das experiências realizadas com a médium Miss Florence Cook, familiarmente Florie, então uma menina de quinze anos de idade, e, após casada, Mrs. Elgie Corner, que se tornou célebre por contribuir para a formação de agêneres. A sua mediunidade produziu a materialização dos Espíritos de Henry Owen Morgan e Annie Owen Morgan, conhecidos como John King e Katie King.

Esta obra foi publicada em diversos idiomas, com seguidas reedições. Em francês, por Alidel, Paris, 1877, Librarie des Sciences Psychiques; em russo, por A. Aksakof e prefaciada por ele mesmo; e em espanhol, por Emílio de Mársico, Barcelona, Espanha, em 1888. No Brasil, como atrás já nos referimos.

"Letters", London, 1873 - 1874 (provável). Convite à Sociedade Real de Londres para observar e intervir nas experiências referidas, com a médium Miss Cook.

"Researches into the Phenomena of Spiritualism". London, 1874, Burns. Traduzido: em 1874, para o alemão, editado em Leipzig; em 1877, para o italiano, em Lucarno; em 1878, para o francês, em Paris; em 1900, para o português, com o título "Fatos Espíritas", tradução de Oscar D´Argonnel, ed. FEB - Federação Espírita Brasileira - Brasil, Rio de Janeiro, e para outros idiomas.

"Notes sur des Recherches", traduzido do inglês. Paris, 1874, Librairie Spírite, "in" 8;

"Spiritualism Scientifically Examined, with Proof. of the Evidence of a Psychic Force". - London, 1874, Folhetim;

"Nouvelles Expériences sur la Force Psychique". Paris, 1897. Originariamente publicada na Inglaterra, em 1893;

"Experiencies on Repulsion From Radiation Vaccum Molecular Fisics", 1879;

"Select Methodes of Chimical Analisis".

Interessa-nos, porém, mais de perto, nesta página, o papel de William Crookes no Espiritismo, uma vez que a sua obra no campo da Física e da Química é tão imensa, tão notável, tão comentada pelo mundo em fora, notadamente quando se fala na matéria radiante, que a sua biografia já se tornou largamente conhecida.

 

 

(Textos copiados do site Feparana)

Crookes_William

William Crookes

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/1e/Crookes_William.jpg

William_Crookes_7_Kensington_Park_Gardens_blue_plaque

Placa azul de William Crookes Kensington Park. Londres, Reino Unido.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/5b/William_Crookes_7_Kensington_Park_Gardens_blue_plaque.jpg

Sir_William_Crookes_1902

Caricatura de Sir William Crookes feita por Sir Leslie Ward. A legenda diz em latim "ubi Crookes ibi lux",

que a grosso modo significa "Onde há Crookes, há luz" (1902).

https://pt.wikipedia.org/wiki/William_Crookes#/media/File:Sir_William_Crookes_1902.jpg  

573px-Crookes_tube_two_views

Duas fotos da “ampola de Crookes”, na segunda foto em ação.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Crookes_tube_two_views.jpg

 

Todo mundo tem um tubo de raios catódicos em casa, dentro de seu aparelho de televisão. Você está, agora mesmo, na frente de um, o monitor de seu micro. Quem inventou esse tubo e produziu os primeiros raios catódicos foi o inglês William Crookes, nos anos 70 do século passado.
A "ampola de Crookes" é feita de vidro ou quartzo e dentro dela se faz o vácuo. Ela contém duas placas metálicas ligadas a uma fonte de tensão elétrica. A placa ligada ao pólo negativo é chamada de catodo e a outra, ligada ao pólo positivo, é o anodo. Quando a tensão entre o catodo e o anodo fica bem elevada surge um feixe luminoso que sai do catodo e atravessa o tubo. São os "raios catódicos".

http://www.seara.ufc.br/especiais/fisica/raiosx/raiosx-1.htm

William_Crookes_3

Um dos experimentos de Crookes pelo qual Daniel Home mostrava sua mediunidade (ca. 1870).

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/William_Crookes#/media/File:William_Crookes_3.jpg

Sem título4

Foto do Espírito Katie King (materializado) de braços com William Crookes.

Imagem/fonte: http://espiritaespiritismoberg.blogspot.com.br/search/label/William%20Crookes

800px-University_of_Chester_Old_College

Desenho da Universidade de Chester em 1843.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:University_of_Chester_Old_College.jpg 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]