Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 21 de março de 2017

Compiladas por Ismael Gobbo

 

ismaellogo copy

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          

 

Acessar o boletim de notícias aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MARCO/21-03-2017.htm

ou

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

Parcerias

Rede Amigo Espírita:    http://www.redeamigoespirita.com.br/

Agenda Espírita Brasil: http://www.agendaespiritabrasil.com.br/

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MARCO/21-03-2017.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

   

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

20-03-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MARCO/20-03-2017.htm

18-03-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MARCO/18-03-2017.htm

17-03-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MARCO/17-03-2017.htm

16-03-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MARCO/16-03-2017.htm

15-03-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MARCO/15-03-2017.htm

 

 

 

Publicação em sequência

A Gênese

 

Agenese-173x240

 

 

 

 

 

...............................................

..................................

................

CONTINUAÇÃO DO EMAIL ANTERIOR

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado de Febnet)

 

A Escola de Atenas em afresco de Rafael Sanzio.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Sanzio_01.jpg

Escravos trabalhando em mina na antiga Grécia.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/8f/Mines_1.jpg

 

Navio Negreiro em gravura de Rugendas.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Navio_negreiro_-_Rugendas_1830.jpg

Lei_%C3%81urea

Lei Áurea que extinguiu a escravidão no Brasil.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_%C3%81urea

DSC00147

Busto da Princesa Isabel que assinou a Lei Áurea. Senado Federal, Brasília, DF. Foto Ismael Gobbo

 

Expiação ou regeneração?

 

 

Richard Simonetti

[email protected]

 

 

Eram dois guichês bancários do tempo antigo, co­mo gaiolas de fortes grades, com pequena abertura para atendimento do público.

Num deles trabalhava Tobias, um mulato forte, atarracado, de voz grossa, conversador, de cabeça tão cerrada à compreensão dos mecanismos da Vida quanto o cubículo onde passava os dias a contar dinheiro.

Do outro lado Jesuíno, lidador espírita, que não de­sanimava no propósito de despertar o companheiro para as realidades da jornada humana.

– A Vida não é um simples acidente biológico, meu amigo. Existe um planejamento divino. Fomos criados para atividades muito mais importantes que a mera au­tenticação de recebimentos e pagamentos ou a indolên­cia dos fins de semana.

– Oh! Oh! Oh! – ria Tobias, com sua entonação tonitruante – pelo menos é mais tranquilo. Deus planejou mal o nosso mundo. Há muita bagunça, principalmente nos tempos atuais. Deixe-me no meu cantinho. Quero sossego.

– Você usa uma perspectiva materialista. É preciso ver além das aparências. Se entrarmos numa casa em reformas parecerá tudo muito confuso. No entanto, ela está sendo melhorada. É o que acontece com a Terra.

– Eta reforma demorada! Desde sempre há muito ódio, muita agressividade nas pessoas! Se Deus é a supre­ma bondade, como você propala, seus filhos não herdaram a mesma virtude...

– O Bem existe embrionário em nós, qual semente di­vina. Ocorre que entre o embrião e o fruto, entre a vo­cação e a realização, há o esforço que nos compete, por­quanto Deus não nos fez autômatos. Somos Espíritos em evolução. Perfectíveis mas não perfeitos.

– Se é assim, por que prevalece o mal na Terra?

– Ele apenas aparece mais, como o instru­mento desafinado numa orquestra. Vivemos num pla­neta de expiação e provas, habitado por Espíritos rebeldes e agressivos, que ainda não entraram em compasso com as leis divinas. Fazem barulho... Mas há, também, muita gente situada numa faixa de regeneração. São Espíritos que cumprem seus deveres, que levam a existência a sé­rio, procurando fazer o melhor, no esforço por sobreporem-se às suas limitações.

– Oh! Oh! Oh! Quimeras!... Você é muito ingênuo, Jesuíno. A bondade é um manto de hipocrisia que enco­bre o egoísmo humano. Todos são bons enquanto não pisam em seus calos ou surjam interesses pessoais. Então mostram o que está em seu íntimo. Digo-lhe mais: se fo­mos criados para o Bem, como você diz, não estamos nem em expiação nem em regeneração. Somos apenas Espíritos com defeito de fabricação!

Tobias seguia assim, impermeável à conceituação espírita.

Certo dia, ao final do expediente, pediu ao compa­nheiro:

– Por favor, Jesuíno, venha ao meu guichê.

– O que houve, rapaz? Você está tão pálido que até mudou de cor. Ficou branco!

– Não brinque. É sério. Estou com uma diferença astronômica. Meu salário de seis meses!

Jesuíno efetuou cuidadosa verificação. Efe­tivamente havia numerário a menor.

– Sinto muito, Tobias. Alguém ficou com esse di­nheiro.

– Estou perdido! Não tenho meios para a repo­sição.

– Posso emprestar-lhe uma parte. Mas há uma espe­rança, entre duas opções: se quem levou o dinheiro for um Espírito em regeneração ele o trará de volta. Se esti­ver em expiação prepare-se para pagar.

Tobias passou uma noite horrível, perturbado com o acontecimento. No dia seguinte, tão logo o Banco abriu, entrou uma simpática velhinha que se dirigiu ao seu guichê.

– Moço, creio que o senhor cometeu um engano ontem. Pagou bem mais que o valor de meu cheque. É um di­nheirão. Só quando cheguei em casa percebi. Vim devol­ver a diferença.

Tobias não se conteve, fazendo ecoar pela agência bancária seu vozeirão, a proclamar eufórico:

– Jesuíno! Jesuíno! É um Espírito em regeneração! Regeneração, meu amigo! Viva a evolução!

Finalmente começara a assimilar o Espiritismo.

 

 

Ananias curando a cegueira de Pauloem pintura por Ciro Ferri..

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ciro_Ferri_004.jpg

 

Registro. Divaldo Pereira Franco no Paraná

XIX Conferência Estadual Espírita. Pinhais, PR

 

 

18 de março de 2017

O amor, quanto mais se divide, mais se multiplica. (Divaldo Franco)

Divaldo Franco, voltando a se expressar na XIX Conferência Estadual Espírita, promovida pela Federação Espírita do Paraná, abordou o tema O Ser Humano Integral.

Em 1917, em plena Revolução Russa se destacou George Ivanovich Gurdjieff (1866 – 1949), um estudioso do comportamento humano, notadamente da consciência. Para tal reuniu em torno de si alunos interessados nessa Escola de Consciência. Obtendo um salvo-conduto, viajou ao redor do mundo para encontrar homens notáveis. Após, em menos de um ano, fixou-se em Paris/França. Seu discípulo, Peter Ouspensky (1878 – 1947), era aplicado. Segundo Ouspensky, a criatura para ser humana deve se constituir de quatro características.

1ª – a personalidade;

2ª – o conhecimento;

3ª – a consciência, subdividida em níveis, a seguir expostos; e

4ª – a consciência cósmica.

Os níveis de consciência, de acordo com Peter Ouspensky são sete principais, a saber:

A intelectiva; a emocional; a instintiva; a motora; a sexual; a emocional superior (moral); e a intelectiva superior ou coletiva.

O verdadeiro espírita deve ser o modelo de homem integral, consciente de que pode colaborar para a transformação do planeta, tornando-se melhor do que foi ontem. O cidadão deve se melhorar para que o mundo seja melhor. As conquistas, as mudanças, se operam no campo interno das individualidades.

É necessário que a Doutrina Espírita saia dos livros e passe a ser praticada, dando um sentido ético de bem-viver, com a consciência própria e com o próximo. Quando o cristão se encontrar em dúvida, deve se questionar: Se fosse Jesus em meu lugar, o que Ele faria? É dever de todo espírita saber que o perdão é o filho dileto do amor.

Os ensinamentos de Jesus devem ser aplicados nas ações desenvolvidas pelos indivíduos como fundamento essencial, imaginando estar com Ele a percorrer as terras da Palestina do passado, embriagando-se no amor.

Esses dias que a humanidade vive, enaltecem o trabalho esclarecedor de Haroldo Dutra Dias pela sua tradução do Novo Testamento. O homem e a mulher integral são construtores corajosos do novo mundo que será melhor do que o de ontem. Aceitar o convite de Jesus para construir um mundo onde o amor seja o sentimento que une todos os indivíduos sob o manto de o Evangelho do Cristo é inadiável. Com o Poema Meu Deus e Meus Senhor, Divaldo concluiu se profícuo trabalho de despertar as consciências, muitas ainda adormecidas. Os aplausos atestaram o carinho e o amor que todos dedicam ao Semeador de Estrelas, confirmando que suas judiciosas palavras produziram algum resultado.

Texto: Paulo Salerno

Fotos: Jorge Moehlecke                                                                                   

 

 

(Informações recebidas em email de Jorge Moehlecke)

 

Registro. Divaldo Pereira Franco no Paraná

XIX Conferência Estadual Espírita. Pinhais, PR

 

 

19 de março de 2017

A individualidade é o Espírito que somos, no corpo em que estamos. (Divaldo Franco)

Estando presente diversas lideranças e expositores da Doutrina Espírita do Paraná, do Movimento Espírita brasileiro, do Paraguai e dos Estados Unidos da América, a XIX Conferência Estadual Espírita foi encerrada. O Presidente da Federação Espírita do Paraná, Adriano Greca, sensibilizado, agradeceu o trabalho e o apoio dos colaboradores, em número expressivo, destacando o trabalho da equipe dos intérpretes da língua dos sinais – LIBRAS -, as caravanas que se deslocaram de vários Estados, do Paraguai e dos Estados Unidos da América para estarem presentes neste ágape espiritual que se desenrolou durante três dias em Pinhais/PR. O Saldo destes últimos três dias de intensas atividades foi altamente positivo. Foram, nas palavras de Jorge Godinho, Presidente da Federação Espírita Brasileira, momentos de interação dos dois planos da vida, foram, também, dias de aprendizado e de reflexões valorizando o maior arcabouço filosófico que a humanidade possui, O Livro dos Espíritos.

Sem descanso e sem cansaço, Divaldo Franco, orador, médium e humanista reconhecido internacionalmente, proferiu a conferência de encerramento abordando o tema Desafios Existências. Destacando a individualidade, uma das características constituintes do ser humano segundo Peter Ouspensky (1878 – 1947), o pacifista e dedicado servidor do Cristo, frisou que essa individualidade tem por meta buscar o vir a ser, isto é, traçar um perfil desejável de aprimoramento espiritual e moral. A individualidade é o Espírito que somos, no corpo em que estamos. Essa individualidade permanece, a despeito do desaparecimento da indumentária física. O SELF não se destrói, transitando de corpo em corpo até alcançar o estado numinoso, segundo Carl Gustav Jung (1875-1961), psiquiatra suíço e fundador da psicologia analítica, ou seja, o estabelecimento do Reino de Deus na intimidade do ser humano, conforme ensinava o Mestre de Nazaré.

A reencarnação tem por meta principal desenvolver o Espírito, devendo aprender a respeitar o outro, a conviver com os demais, evitando ferir por qualquer forma o próximo. Assim, o ser lúcido deverá analisar-se, examinando a sua individualidade, descobrindo as inclinações más herdadas das ações realizados no passado.

Narrando a história de Ilse, um caso registrado pelo renomado psicanalista americano Dr. James Hollis e publicado no livro Os Pantanais da Alma, Divaldo, um dos mais consagrados oradores e médium da atualidade, emocionou o numeroso público composto por cerca de doze mil pessoas, apresentando o drama dessa Polonesa, radicada nos Estados Unidos da América.  Ilse era uma jovem cristã, que no ano de 1.942, enquanto fazia compras, foi equivocadamente identificada como judia e levada como prisioneira para terrível campo de concentração na própria Polônia e depois para outros, como o Bergen-Belsen, na Alemanha. Seus protestos e apresentação de documentos comprovando não ser judia não demoveram os inflexíveis soldados das Tropas SS, que ali estavam para aprisionar todos os que fossem hebreus. Chegando ao campo de concentração, foi empurrada para a fila de triagem de onde seria enviada para a câmara de gás ou para o barracão de prisioneiros.

À sua frente estava uma mulher frágil acompanhada de duas filhas muito pequenas. Antevendo seu destino, a morte pelo gás, tentou a enfraquecida mãe, deixar com Ilse ambas as meninas para que pudessem escapar da morte terrível pela asfixia. Temendo ser envolvida naquela situação – o que fatalmente resultaria na sua morte – Ilse empurrou com força as duas meninas na direção da senhora que já se afastava em direção a execução. Um soldado nazista percebendo a tentativa da verdadeira mãe em salvar as filhas, com requintes de crueldade e impiedade, mandou as meninas para junto de sua mãe, destinando-as à morte, também.

Ilse jamais esqueceu o olhar daquela mulher fragilizada, física e emocionalmente, a lhe fitar naquele momento. Ilse jamais se esqueceria das lágrimas que vertiam daqueles olhos entristecidos, desesperados.

Lutou para não morrer, sobrevivendo a diversos campos de concentração, sempre aguardando ser selecionada para a morte. Os anos se dobraram e finalmente o campo de concentração foi liberado pelos aliados Russos. Ilse estava entre os sobreviventes. Saiu dali como uma sombra fantasmagórica. Foi para um campo de refugiados e depois transferida para a Inglaterra.

Mais tarde mudou-se para Chicago, nos Estados Unidos da América, passando a viver as facilidades do conforto americano, tornando-se bibliotecária. Certo dia, em seu ambiente de trabalho, encontrou uma coleção de jornais encadernados do ano de 1.942. Esse ano lhe era muito peculiar. Com as mãos trêmulas pegou o volume, e ao acaso, abre em uma página onde havia uma fotografia. Ilse se identificou, fora fotografada no exato momento em que empurrava as garotinhas de volta para a mãe. Jamais se perdoara. Recusava-se a casar. Não se considerava digna de ser mãe, nem mesmo se achava digna de ser amada. Não lograra obter a paz para sua consciência. Peregrinara por diversas religiões, mas em nenhuma conseguira encontrar o que tanto almejava: o perdão de sua covardia moral que resultara na morte de mãe e filhas.

Tomada de profunda angústia e tristeza, Ilse escreveu ao seu psicanalista pedindo um encontro sigiloso onde somente ela falaria por um espaço de duas horas, bem como deveria guardar segredo absoluto. Ao pedido anexou uma fotografia velha, amassada, parecendo ter sido arrancada de um jornal. Aceita as condições, o encontro foi marcado. No dia estabelecido, Ilse compareceu ao consultório, narrou todo o seu drama, informando que na crença judaica, o pecador que encontrasse três pessoas dignas para se confessar, seria perdoada. Seu psicanalista foi o primeiro.

Terminada a exposição, o psicanalista disse a ela que pegasse de volta com a secretária o valor da consulta, pois que ele não havia contribuído, como profissional, para a melhora da paciente. No livro em tela, o profissional se perguntava: teria Ilse encontrado os outros para que se sentisse perdoada?

São esses os espinhos cravados na alma dos indivíduos. Esses desafios existências são variados e intrincados. O egoísmo, os vícios físicos e morais, os maus hábitos, invariavelmente levam os indivíduos aos vales do sofrimento. As Leis Divinas ou Naturais não podem ser defraudadas, nem derrogadas, sua ação é educativa e reabilitadora. Os espinhos cravados na alma perturbam a marcha. Devem ser arrancados e suas cicatrizes curadas.

O Benfeitor Emmanuel, pela psicografia de Chico Xavier, informa que somente se poderá considerar vitorioso depois da desencarnação, pois que a qualquer momento um deslise pode ser praticado e constatar que, caindo, perdeu as oportunidades de evolução. Assim, cada qual deverá se manter atento para não cair nas ciladas do egoísmo, do orgulho, da vaidade, da presunção, por exemplo.

Jesus há dois mil anos nos espera. Esse ser de luz chama os seus eleitos à plenitude. Ele deu ao mundo os mecanismos e conhecimentos para que todos pudessem estar com Ele, redivivo, trabalhando mergulhado em Seu amor, em verdadeiro ato de doação e entrega incondicional. Os grandes desafios são as imperfeições, a falta de fé.

Com narrativas esclarecedoras, Divaldo Franco destaca que a verdade quase sempre é preterida em favor da fantasia enganadora e bajuladora. O Espiritismo é instrumento eficaz no despertamento da consciência, onde o céu e o inferno são construções individuais e particulares. O Evangelho é Jesus de volta para enxugar as lágrimas da dor, acolhendo as súplicas dos sofredores e as lamúrias de tantos. O amor está, como sempre esteve, presente no seio da humanidade que nem sempre se mostra receptiva à esta fonte de vida.

Há que se ter coragem de amar para poder abafar a ação das imperfeições, perdoando e perdoando-se. Cada criatura humana deve se destacar no amor ao próximo, e ao passo em que vai se depurando, vai extraindo do imo da alma os espinhos da iniquidade humana. Cada um deve enfrentar as duras lutas para não se deixar envolver pelas fraquezas de caráter e que precisam ser trabalhadas.

Mensagem de Bezerra de Menezes

O Benfeitor, pela psicofonia de Divaldo Franco, deixou sua mensagem acolhedora e instrutiva e anotada segundo a minha própria percepção, dizendo que deveríamos nos alegrar esperando que nossos nomes estejam escritos no livro do Reino dos Céus, atendendo ao doce e suave chamado de Jesus. Não tergiversar, não se enganar ou enganar a ninguém. O sentido da vida é amar, tendo Jesus presença assegurada em nossos corações. Tanto sofrimento, tanta tecnologia de ponta e tanta carência moral, dominados pelas paixões enganadoras. Que o nosso esforço seja coroado de luz. Ouvistes as orientações dos expositores amorosos e deles recebestes as instruções de bem-viver. Em qualquer circunstância sejas aquele que ama, que agradece todos os cometimentos da vida. As dores do mundo quando bem suportadas transformam-se em estrelas de bênçãos.

Texto: Paulo Salerno

Fotos: Jorge Moehlecke

(Informações recebidas em email de Jorge Moehlecke)

 

Programação comemorativa de 24 anos da APES- Associação Parisiense  de Estudos Espíritas. Paris, França

 

Madame, Monsieur,

 

C'est avec un grand le plaisir que la Direction de l'Association Parisienne d'Etudes Spirites - APES, vous invite à la commémoration de 24 ans de travail et de charité de notre centre spirite. Cette invitation est extensive à votre famille et vos amis. 

 

La commémoration aura lieu le samedi - 25 mars 2017, au siège de l'APES à Vincennes

Veuillez trouver ci-dessous le programme.

 

 

Au plaisir de vous accueillir nombreux.

Fraternellement

 

Anita BECQUEREL

Présidente de l'APES

A.P.E.S. - Association Parisienne d'Etudes Spirites - Association loi 1901
Spiritisme : Construire aujourd'hui l'Homme de demain.

22 rue des laitières - 94300 Vincennes

 

Réunions publiques, fermé les jours fériés, accès libre et gratuit :

- Chaque vendredi soir de 20h00 à 22h00

- Le deuxième et dernier samedi du mois de 15h00 à 17h00

- Chaque troisième samedi du mois de 11h00 à 13h00

Accueil du public 30 minutes avant le début de la réunion.


Plus d'information par téléphone au 01 41 93 17 08 ou 07 82 09 71 58
ou sur notre site internet 
http://www.apes-asso.fr

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Association Parisienne d'Etudes Spirites [[email protected]])

Reunião na APES, Paris, França. Foto Ismael Gobbo.

 

Palestra no C.E. Ana Vieira

São Paulo, SP

 

(Informação recebida em email de Plinio Penteado Jr.)

 

Palestra com Manolo Quesada

Diadema, SP

 

 

(Informação recebida em email de Divulgação Luz e Amor [[email protected]])

 

Registro. Epístolas de Paulo em

Campinas, SP

O tradicional Centro Espírita Allan Kardec, de Campinas, mantém inúmeras atividades com muita diversificação. Na manhã do dia 19 de março, como convidado, Antonio Cesar Perri Carvalho (ex presidente da USE-SP e da FEB), proferiu palestra sobre o tema “Epístolas de Paulo à luz do Espiritismo”  e autografou este livro (Ed. O Clarim) e o livro “Centro Espírita. Prática espírita e cristã” (Ed. USE-SP). Presentes dirigentes do Centro: Julieta, Gladys e outros; Rubens Toledo, da USE-SP; as ex diretoras da FEB Clara Lila Gonzalez de Araujo (atual colaboradora do CEAK) e Célia Maria Rey de Carvalho, esposa do expositor. Houve transmissão ao vivo pela web TV do CEAK. Informações: http://www.ceak.org.br/

(Informação recebida em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

César Perri; César com dirigentes do CEAK; César Perri e a esposa Célia com dirigentes do CEAK e

representantes da USE-SP.

 

Escola de gestantes no C.E. Casa do Caminho

Assis, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 Encontro Espírita de Inverno

Poços de Caldas, MG

 

 

(Informação recebida em email de sonira de lemos giosa [[email protected]])

                                                                                                        

                                                                                                                                      

 

 Entrevista sobre a 10ª. COMJESP

Bauru, SP

 

 

 

(Publicação do jornal Momento Espírita, CEAK, Bauru, março/2017. Recebido de Leopoldo Zanardi)

 

Palestra no SEJA- Seara Espírita Joanna de Ângelis

Campinas, SP

 

 

(Informação recebida em email de SEJA-Divulgação [[email protected]])

 

Programação do Núcleo Espírita Chico Xavier

Niterói, RJ

 


Núcleo Espírita Chico Xavier - NECX

Rua das Tainhas, nº 10 - Jardim Imbuí

Piratininga - Niterói (RJ)
Mapa de Acesso
NECX na WEB

NECX no Facebook

NECX no YouTube

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Núcleo Espírita Chico Xavier [[email protected]])

 

Programação do C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

 


Obs.: Se não deseja receber este boletim semanal eniva-nos a palavra "CANCELAR" para o e-mail [email protected] pelo que agradeceremos.​

 

--

 

Centro Espírita Allan Kardec

Avenida Luís Osório, 1262

Penápolis - SP

allankardecpenapol[email protected]

https://www.facebook.com/allankardecpenapolis

http://www.cbnfoz.com.br/images/160514_LINCOLN.JPG 2015, 150 anos do livro O Céu e o Inferno

 

 

(Informação recebida em email do CEAK)

 

10º. Entremediuns 2017

Votuporanga, SP

http://edicoesdidier.com.br/admin/temp/newsletters/35/entremediuns-2017.jpg

 

Política de Privacidade: Caso queira saber informações sobre nossa Política de Privacidade ou em caso de dúvidas, entre em contato por E-mail: [email protected] ou por telefone: (17) 3422-7268. Para garantir que nossos comunicados e E-mails cheguem em sua caixa de entrada, adicione nossos E-mails: [email protected] / [email protected] / [email protected] / [email protected] ao seu catálogo de endereços.

Se não deseja mais receber nossos E-mails de um
clique aqui.

http://edicoesdidier.com.br/open.php?M=15182&L=16&N=56&F=H&image=.jpg

(Recebido em email de João Marchesi Neto)

 

Palestra programada para o C.E. Francisco de Assis

Avanhandava, SP

 

 

CENTRO  ESPIRITA FRANCISCO DE ASSIS

RUA TIBIRIÇÁ Nº 522 - AVANHANDAVA

 

CONVIDA A TODOS PARA ASSISTIREM A PALESTRA 

 QUE A

 

LEONOR MOURA GODINHO VENERONI

 

DA CIDADE  DE

AVANHANDAVA

 

 

 

FARÁ NESTA QUARTA-FEIRA  DIA 22-03-2017

ÀS 20,00 HORAS

 

 

TEMA: " CONTOS E MUSICAS "

 

(Informação recebida em emails de Luiz Antonio da Silva e de João Marchesi Neto)

 

 

Atualização do site Autores Espíritas Clássicos

Acesse nos links

 

Estamos nesta semana...Trazendo... Os Gigantes do Espiritismo na Espanha....

Vizconde Torres Solanot

Allan Kardec... O grande cientista do invisível... Na elaboração da Codificação Espírita.. Espalhou sementes... Para todo o mundo e a Espanha aonde se matou e queimou livros... O seu chamado... Encontrou terreno fértil... Para o Espiritismo...

Com o desencarne de Allan Kardec... Os lideres do Espiritismo da França... Ficaram órfãos do seu mestre... E muitos queriam submeter o Espiritismo ao Teosofia.. 

A Espanha...Viu surgiu... Gigantes da Causa Espírita...Vizconde Torres Solanot, Alverico Peron, Miguel Vives e muitos outros...  Que em certo ponto... Passou a França de Kardec... Levando adiante a chama do Espiritismo adiante... 

O site... Vem trazer... No setor Vizconde Torres Solanot...Totalmente reformada.. Com novos materiais... 

 

- Vizconde Torres Solanot - A Médium das Flores (Grupo Espírita Marietta) Obra rara traduzida

- Primeiro Congresso Internacional Espírita de Barcelona em 1888 (Presidência Vizconde Torres Solanot) Obra rara traduzida

- Vizconde Torres Solanot - El Espiritista - Revista Científica Mensual (AÑO 1878)

 

Estamos enviando o link:

http://www.autoresespiritasclassicos.com/Autores%20Espiritas%20Classicos%20%20Diversos/Vizconde%20Torres%20Solanot/Vizconde%20Torres%20Solanot.htm

E os materiais em anexo...ARQUIVO ZIPADO

E PARA DIVERSÃO...

No Canal Espírita Jorge Hessen--------

PROGRAMA ESPIRITISMO EM FOCO

Link:

https://www.youtube.com/playlist?list=PLbBAXq8ij9EyQ4cHCMjhYOcNp5pzhHIcI

HERCULANO PIRES, O METRO QUE MELHOR MEDIU KARDEC

Link:

https://www.youtube.com/playlist?list=PLbBAXq8ij9Ex3tMWb_u-qx5X0nKC8oLfT

A luta segue

Fiquem com Deus

Wanderlei

(Informações recebidas em email de Site Espírita - Irmãos W [[email protected]])

 

Informações do Light and Peace Spiritist Centre

Adelaide, Austrália

 

Acesse:

http://www.lightandpeace.org/

 

 

 

 

5ª. Caminhada pela paz

São José do Rio Preto, SP

 

(Informações recebidas em email de Márcio Pereira de Souza [[email protected]])

Represa Municipal. São José do Rio Preto. Fotos Ismael Gobbo

 

 

Palestra no IDE- Institituto de Difusão Espírita

Assis, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

 Programação no C.E. Antonio de Pádua

Palmital, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

Revista eletrônica O Consolador

Londrina, PR

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 

Informativo Elo Fraterno

Três Lagoas, MS

 

“Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre. Tal é a Lei”

INFORMATIVO ELO FRATERNO PANORÂMICO 447

TRÊS LAGOAS/MS – 20 A 26/MARÇO/2017

INFO PAN 447 NA ÍNTEGRA:

https://infopanespirita.wordpress.com/2017/03/19/info-pan-447-20-a-26marco2017/

ENVIE EVENTOS: [email protected]

MUITOS EVENTOS EM UM SÓ SITE...POSTAGENS DIÁRIAS...ACOMPANHE: https://infopanespirita.wordpress.com/

 

=SÃO PAULO=

CAPITAL 

BELA VISTA / IPIRANGA / JABAQUARA / JAÇANÃ / JARDIM AEROPORTO / JARDIM COLORADO / MOOCA / MORUMBI / PARADA INGLESA / PARQUE PERUCHE / PARQUE VITÓRIA / SACOMÃ / SANTANA / VILA ANDRADE / VILA CARRÃO / VILA CISPER / VILA CONSTANCIA / VILA EMA / VILA GUSTAVO / VILA LEOPOLDINA / VILA MARIANA / VILA PRIMAVERA / VILA RÉ

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-capital/

 

SÃO PAULO INTERIOR

AMERICANA / ANDRADINA / APARECIDA D’OESTE /  ASSIS / AURIFLAMA / AVANHANDAVA / BARUERI / BAURU / BILAC / BIRIGUI / BREJO ALEGRE / CAFELÂNDIA / CAJAMAR / CAMPINAS / DIADEMA / EMBU DAS ARTES

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-a-a-e/

 FRANCA / GETULINA / GUAIÇARA / GUAIMBÊ / GUARANTÃ / GUARULHOS / ITAPEVA / ITATIBA / JALES / JAÚ / LIMEIRA / LINS / MARÍLIA / MAUÁ / MOGI DAS CRUZES

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-f-a-n/

OSASCO / PALMITAL / PINDAMONHANGABA / PIRASSUNUNGA / POÁ / PONGAÍ / POPULINA / PRAIA GRANDE / PROMISSÃO / RIBEIRÃO PRETO / SABINO / SANTO ANDRÉ / SANTOS

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-o-a-santos/

SÃO BERNARDO DO CAMPO / SÃO CAETANO DO SUL / SÃO JOSÉ DO RIO PRETO / SÃO JOSÉ DOS CAMPOS / SÃO VICENTE /  SOROCABA / TABATINGA / TABOÃO DA SERRA / TAUBATÉ / URÂNIA / VOTUPORANGA / UBATUBA

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-sao-a-w/

 

=RIO DE JANEIRO=

CAPITAL > BENTO RIBEIRO / CACHAMBI / CENTRO / COLÉGIO / LAPA / RIO DE JANEIRO

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-capital/

INTERIOR > ITAGUAÍ / NILÓPOLIS / NITERÓI / NOVA FRIBURGO / NOVA IGUAÇU / PETRÓPOLIS / RIO DAS OSTRAS / SÃO GONÇALO / TERESÓPOLIS / VALENÇA

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-interior/

 

=BRASIL: REGIÃO SUDESTE=

ESPÍRITO SANTO > VILA VELHA / VITÓRIA

MINAS GERAIS > BELO HORIZONTE / FRUTAL / ITAMARANDIBA / ITUIUTABA / PEDRO LEOPOLDO / POÇOS DE CALDAS / SETE LAGOAS

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sudeste-espirito-santo-e-minas-gerais/

 

=BRASIL: REGIÃO SUL=

PARANA > APUCARANA / CAMBÉ / CURITIBA / GOIOERÊ / LONDRINA / PARANAVAÍ

RIO GRANDE DO SUL > BENTO GONÇALVES / PORTO ALEGRE / SANTA MARIA / SANTO ÂNGELO / SANTO ANTONIO DA PATRULHA / TORRES

SANTA CATARINA > ARAGUARI / ARARANGUÁ / BLUMENAU / CRICIUMA / FLORIANÓPOLIS / LAGES / CHAPECÓ / LAGUNA / SÃO JOSÉ

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sul-parana-rio-grande-do-sul-santa-catarina/

 

=BRASIL: REGIÃO CENTRO OESTE=

DISTRITO FEDERAL > BRASÍLIA / GUARÁ I / GUARÁ II / TAQUATINGA SUL

GOIÁS > GOIÂNIA / JATAÍ / PROFº. JAMIL / SILVÂNIA

MATO GROSSO DO SUL > CAMPO GRANDE / DOURADOS / TRÊS LAGOAS

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-centro-oeste-distrito-federal-goias-mato-grosso-mato-grosso-do-sul/

 

=BRASIL: REGIÃO NORDESTE=

BAHIA > ITABUNA / SALVADOR

PERNAMBUCO > NAZARÉ DA MATA / OLINDA / RECIFE

SERGIPE > ARACAJU

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-1-alagoas-bahia-pernambuco-sergipe/

 

CEARÁ > FORTALEZA

MARANHÃO > SÃO LUIZ

PIAUI > PARNAÍBA

RIO GRANDE DO NORTE > MOSSORÓ

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-2-ceara-maranhao-paraiba-piaui-rio-grande-do-norte/ 

 

=BRASIL: REGIÃO NORTE=

AMAPÁ > MACAPÁ

AMAZONAS > MANAUS

RONDÔNIA > PORTO VELHO

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-norte-acre-amapa-amazonas-para-rondonia-roraima-tocantins/

 

=INTERNACIONAL=

AUSTRALIA > ADELAIDE

AUSTRIA > VIENA

ESPANHA > BARCELONA

ESTADOS UNIDOS > NEWARK / NEW YORK

FRANÇA > FRANÇA

INGLATERRA > LONDRES

PORTUGAL > AÇORES / CALDAS DA RAINHA / LAGOS / MATOSINHOS / PORTUGAL / SANTARÉM

https://infopanespirita.wordpress.com/internacionais/

Respeitando seu direito, não desejando mais receber este informativo envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA – http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/ - [email protected]

RÁDIO PORTAL DA LUZ (DOURADOS/MS) - http://radioportaldaluz.com/

REVISTA O CONSOLADOR - http://www.oconsolador.com.br/ano9/420/principal.html - [email protected] / [email protected]

 

(Com informações de Décio Bressanin)

 

Agenda Espírita do CEAP

Rio de Janeiro, RJ

 

Solicitar por email para André Luiz Gadelha

[email protected]

 

(Informação recebida em email de Andre Gadelha [[email protected]])

 

Corações cevados

 

 

Do livro Fonte Viva- FEB

Ditado pelo espírito Emmanuel

Médium Francisco Cândido Xavier

 

“Cevastes  os  vossos  corações,  como  num  dia  de  matança.” (Tiago, 5:5) 

 

Pela prosperidade e aperfeiçoamento do mundo, trabalha o Sol, que é a suprema expressão da Divindade Vital no firmamento terrestre.

Colabora o verme na intimidade do solo, preparando ninho adequado  às sementes.

Contribui a aragem, permutando o pólen das flores. Esforça­se a água, incessantemente, entretendo a vida física e purificando-­a.

Serve a árvore, florindo, frutificando e regenerando a atmosfera.

Coopera o animal, ajudando as realizações humanas, suando e morrendo  para que haja vida normal no domínio da inteligência superior.

Indefectível lei de trabalho rege o Universo.

O movimento e a ordem, na constância dos benefícios, constituem-­lhe as características essenciais.

Há, porém, milhões de pessoas que se sentem exoneradas da glória de servir.

Para semelhantes criaturas, em cujo cérebro a razão dorme embotada e vazia, trabalho significa degredo e humilhação, inferno e sofrimento. Perseguem as facilidades delituosas, com o mesmo instinto de novidade da mosca em busca de detritos.

Conseguida a solução de ordem inferior que buscavam, circunscrevem as horas e as possibilidades ao desenfreado apego de si mesmas, imitando o poço de águas estagnadas que se envenena facilmente.

No fundo, são  “corações cevados”, de acordo com a feliz expressão  do  apóstolo. Criam teias densas de ódio  e egoísmo, indiferença e vaidade, orgulho e indolência sobre si próprios, e gravitam para baixo. Descendo, descendo, pelas pesadas vibrações a que se acolhem, rolam vagarosamente para o seio das vidas inferiores, onde é natural que encontrem a exigência de muitos, que se aproveitam deles, à maneira do homem comum que se vale dos animais gordos para a matança.

 

(Texto copiado de http://bvespirita.com/Fonte%20Viva%20(psicografia%20Chico%20Xavier%20-%20espirito%20Emmanuel).pdf)

 

Porco na ceva. Birigui, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

Uns dos outros

 

 

Havia uma garotinha que apreciava muito andar pelos jardins de seu casarão. Um dia, viu uma borboleta espetada em um espinho, debatendo-se.

Cuidadosamente ela a soltou. A falena imediatamente começou a voar para longe. Porém, segundos depois ela retornou, chegou próximo ao seu ouvido direito e disse:

Por sua bondade, vou lhe conceder seu maior desejo.

A menina pensou um pouco e pediu: Quero ser feliz!

A pequena voadora deu alguns rodopios, foi até seu outro ouvido, sussurrou algo e então desapareceu.

Os anos passavam e a garotinha crescia. Ninguém na Terra era mais feliz do que ela.

Sempre que alguém lhe perguntava sobre o segredo daquela sua felicidade, ela somente sorria e respondia: Soltei a borboleta e ela me fez ser feliz.

Quando ficou bem idosa, os vizinhos temeram que o seu fabuloso segredo pudesse morrer com ela.

Diga-nos, por favor! Imploravam. Diga-nos o que a borboleta lhe disse!

Então, a adorável velhinha reuniu todos, sorriu e falou: Ela me disse que todas as pessoas, por mais seguras que pareçam ser, sempre precisam de mim!

*   *   *

Ser útil pode nos fazer felizes.

Num mundo onde ainda reina a mentalidade de que é preciso receber coisas, atenção, afeto, para ser feliz, a visão de que devemos dar para que nos realizemos, parece estranha.

Somente até percebermos que o ter não nos faz maiores, mais completos ou mais plenos.

É quando damos, quando nos damos que nos preenchemos. E o ser útil, o poder atender a todos quando precisam de nós é algo que preenche o vazio que há muito tempo nos incomoda.

É isso que nos une realmente em comunidade. É a alma da fraternidade, da compaixão, da simpatia.

Ninguém é autossuficiente. Todos precisamos uns dos outros. Essa é uma das belezas da vida em comunidade.

Por mais orgulhoso que alguém possa ser e proclamar-se independente de todos, haverá vários momentos em que dependerá, e muito, de seus semelhantes para que tenha seu conforto, suas necessidades atendidas, sua sobrevivência.

A Terra é um mundo de colaboração. Hoje, isso fica muito claro. As necessidades econômicas deram início a essa conscientização, que agora extrapola para outras esferas, que vão além da subsistência material apenas.

Precisamos uns dos outros para sobreviver, para trocar, para crescer, para aprender, para sermos mais plenos.

Cada cultura tem muito a contribuir com as outras. Nenhuma delas é soberana, nenhuma conhece toda a verdade e pode se afirmar superior às demais.

Há beleza em todas e beleza maior ainda na miscigenação.

Notemos que o Criador nos colocou no caminho da mistura, dos encontros de raças, de povos e religiões. Somos os únicos que ainda não entendemos isso.

Não existe mais raça pura na Terra. Aliás, o uso desse termo com a conotação que lhe dão é lamentável. Não é essa pureza que devemos buscar.

É a pureza da alma, livre de barreiras, livre de preconceitos, aceitando seus irmãos de Gaia de braços abertos.

Precisamos uns dos outros. Sejamos úteis no mundo.

Redação do Momento Espírita, com
base em conto de autoria ignorada.
Em 20.3.2017.

 

 

(Texto copiado do site Feparana)

 

A estrada da vida. Óleo em painel por Hieronymus Bosch.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/74/Hieronymus_Bosch_070.jpg

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]