Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 29 de maio de 2018

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/MAIO/29-05-2018.htm

 

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

     Os últimos 5 emails enviados

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

28-05-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/MAIO/28-05-2018.htm

26-05-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/MAIO/26-05-2018.htm

25-05-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/MAIO/25-05-2018.htm

24-05-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/MAIO/24-05-2018.htm

23-05-2018     http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/MAIO/23-05-2018.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 2 - 1859

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado do site Febnet)

Franz Roubaud (falecido em 1928). Detalhe de sua pintura panorâmica O cerco de Sebastopol (1904).

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cerco_de_Sebastopol_(1854%E2%80%931855)#/media/File:Malakhov2.jpg

 

Cerco de Sebastopol foi o principal combate ocorrido durante a Guerra da Crimeia, tendo durado de setembro de 1854 a setembro de 1855. Um dos primeiros livros de Leão TolstoiRelatos de Sebastopol detalha os combates num misto de ficção e relato histórico.  (Wikipedia).

Guerra da Criméia: Florence Nightingale com sua lâmpada na cabeceira do paciente. Litografia colorida após H. Rae.

Imagem/fonte:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/b/ba/Florence_Nightingale._Coloured_lithograph._Wellcome_V0006579.jpg/804px-Florence_Nightingale._Coloured_lithograph._Wellcome_V0006579.jpg

 

Afliges-te

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: O Espírito da Verdade. Lição nº 89. Página 204.

Estudos e Dissertações em torno de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”. Capítulo V, Item 2.

 

Afliges-te com a vizinhança do parente menos simpático. Esqueces-te, no entanto, dos que vagueiam sem rumo.

Afliges-te com leve dor de cabeça que o remédio alivia. Esqueces-te, porém, dos que carregam a provação da loucura na grade dos manicômios.

Afliges-te por perder a condução, no momento oportuno. Esqueces-te, entretanto, dos que jazem detidos em catres de sofrimento, suspirando pelo conforto de se arrastarem.

Afliges-te pelo erro sanável da costureira, na vestimenta que encomendaste. Esqueces-te, contudo, daqueles que ostentam a pele ultrajada de chagas, sem se queixarem.

Afliges-te em casa porque alguém não te fez o prato de preferência. Esqueces-te, todavia, dos que varam a noite, atormentados de fome.

Afliges-te com as travessuras do filhinho desajustado. Esqueces-te, contudo, das crianças perdidas, ao sabor da intempérie.

Afliges-te por insignificantes deveres no ambiente doméstico. Esqueces-te, porém, dos que choram sozinhos, no leito dos hospitais.

Afliges-te, tantas vezes, por bagatelas!...

Fita, no entanto, a retaguarda e, reparando as aflições dos outros, agradecerás ao Senhor a própria felicidade que não conseguias ver.

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

 

 Cristo em casa de Marta e Maria. Óleo sobre tela por Diego Velázquez

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cristo_en_casa_de_Marta_y_Mar%C3%ADa,_by_Diego_Vel%C3%A1zquez.jpg

 

Programação da APES- Associação Parisiense

de Estudos Espíritas- junho/2018. Paris, França

 

Obelisco de Luxor (Egito) na Praça da Concórdia. Paris, França. Foto Ismael Gobbo.

 

Programação do C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

Obs.: Se não deseja receber este boletim semanal, envia a palavra "CANCELAR" para e-mail: [email protected] , pelo que muito agradeceremos.

 

--

 

Centro Espírita Allan Kardec

Avenida Luís Osório, 1262

Penápolis - SP

allankardecpenapol[email protected]

https://www.facebook.com/allankardecpenapolis

 

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Allan Kardec [[email protected]])

 

Palestras programadas com Manolo Quesada

Junho/2018

 

 

(Informação recebida em email de Manolo Quesada)

 

Divaldo Franco na Europa

Helsinque, 27 de maio de 2018

 

Conferência

Em 27 de maio de 2018, domingo, muito cedo, Divaldo Franco já se encontrava no aeroporto de Viena, rumando para a Finlândia. Ao chegar na bela capital Helsinque, além do astro rei, o sol, Divaldo e alguns amigos foram recebidos pelo pequeno grupo do confrade Pekka Kaarakainen, que a todos aguardava alegremente. Após uma rápida refeição no próprio aeroporto, Divaldo foi conduzido ao hotel, pois já era aguardado por um grupo de estudantes do Espiritismo para um encontro informal.

Mal se acomodará, buscando um refazimento rápido, e porque Divaldo não se permite viver a hora vazia, se reuniu, no próprio hotel, para dividir sua vasta experiência com o grupo de Finlandeses ávidos por conhecimentos.

Ali estavam pessoas notadamente buscando compreender estas ideias e os ideais espíritas, para eles, ainda muito novas. O amigo Dr. Juan Danilo deu início ao aguardado encontro, saudando aos presentes com o carinho e empatia que lhes são próprios e passou a narrar como foi que o Espiritismo surgiu em sua vida, discorrendo, também, sobre a implantação da Doutrina Espírita em Quito, no Equador, onde, a semelhança da Finlândia, o Espiritismo ainda é muito pouco conhecido. Relatou, igualmente, suas experiências com os Espíritos, através da mediunidade, passando em seguida a palavra a Divaldo Franco.

Traduzindo o teor da narrativa ao idioma Finlandês pelo querido amigo e anfitrião Pekka, Divaldo Franco, saudando os presentes, incentivou-os a prosseguirem estudando os postulados espíritas, afinal, disse ele, os fenômenos espíritas são de todas as épocas da humanidade.

Citando o filósofo Sócrates, adentrou-se pela necessidade do autoconhecimento, que se constitui no caminho para e felicidade, sendo possível encontrar as razões para tudo o que ocorre na vida. O ilustre orador discorreu e comentou sobre as bases, os alicerces da Doutrina Espírita, deixando muito claro os cuidados que se deve adotar a respeito da fidelidade à codificação, e sobre a responsabilidade e o compromisso que se deve ter ao realizar a divulgação do Espiritismo. Foi uma palestra eminentemente doutrinária, algo cirurgicamente elaborado, elucidando, certamente, muitas dúvidas e conceitos distorcidos trazidos pelos olhares atentos, como é natural.

O preclaro conferencista apresentou, ainda, várias vivências suas com relação à mediunidade, afinal são setenta anos de convivência com os Espíritos e muita experiência acumulada. A vida é um poema de alegria que oferece plenitude, e o Espiritismo dá ânimo para tornar o mundo melhor, afirmou Divaldo Franco.

Alicerçado em sua ampla experiência, Divaldo tornou o encontro leve e agradável, apesar do tema grave, e com seu bom humor provocou muitos risos, deixando todos muito à vontade, afinal Divaldo vem, há décadas, desbravando fronteiras pelo mundo afora, falando de Espiritismo onde nunca antes ninguém falou.

Na etapa final ainda respondeu diversas questões formuladas, sempre com jovialidade, esclarecendo a todos. Assim, encerrou o encontro, atendendo, uma vez mais, todos os que desejaram dar-lhe um abraço, fazer uma foto, ou entabular um rápido diálogo, tudo muito normal para um “jovem” de noventa e um anos de idade. Ele é mesmo um trator, o “Trator de Deus”, segundo Chico Xavier, o médium espírita do século XX.

Texto e fotos: Ênio Medeiros

Revisão e adaptação: Paulo Salerno

 

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

Palestras com Edson Sardano

São José dos Campos e Piracicaba, SP

 

(Informações recebidas em emails de Ademir Mendes)

 

Palestra sobre Centro Espírita em Cachoeirinha

São Paulo, SP

No início da noite do dia 26 de maio, Antonio Cesar Perri de Carvalho (ex-presidente da USE-SP e da FEB e colaborador do CCDPE e G.E. Casa do Caminho, SP) proferiu palestra sobre o tema “Centro Espírita. Prática Espírita e Cristã” (livro de sua autoria, Ed.USE) no Núcleo de Estudos Espíritas Apóstolo Mateus, em Jardim Cachoeirinha, em São Paulo. Na oportunidade, houve autógrafos no livro em que é colaborador “Espiritualidade e Espiritismo”, organizado por André Ricardo de Souza. No período da manhã Perri compareceu ao lançamento da 1ª. edição de A Gênese e Centro Cultural na FEAL (SP). Informações: https://www.facebook.com/pages/N%C3%BAcleo-De-Estudos-Esp%C3%ADritas-Ap%C3%B3stolo-Mateus/462125820637639

 

(Núcleo Mateus – SP: César Perri com dirigentes e dirigente apresentando livro).

 

(Informação recebida em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

Palestra sobre o tema Mulher em

Itupeva, SP

Na noite do dia 26 de maio, Célia Maria Rey de Carvalho (colaboradora do CCDPE e G.E.Casa do Caminho, SP; ex- diretora da FEB e da USE-SP) proferiu palestra no C.E.Maria de Nazaré, em Itupeva (SP), sobre o tema mensal da instituição: “Mulher e sua conciliação: lar, mediunidade e Espiritismo”. Este Centro promove palestras mensais com convidados. No período da manhã Célia compareceu ao lançamento da 1ª. edição de A Gênese, na FEAL (SP). Informações: https://www.facebook.com/centroespiritanossasenhoradenzare

Célia Rey

 

 

(Informação recebida em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

 Palestra no Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

 

Francisco Cândido Xavier: o médium mais produtivo do século XX

 

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, vai levar a cabo uma palestra espírita alusiva ao tema "Francisco Cândido Xavier: o médium mais produtivo do século XX".

 

Esta conferência terá lugar na 6ª feira, dia 1 de Junho de 2018, pelas 21h00, na sede desta associação, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c (Bº das Morenas - www.cceespirita.wordpress.com).

As entradas são livres e gratuitas.

Fonte: Centro de Cultura Espírita

_ _

 

António Luís

[email protected]

(+351) 914 269 532

 

"Busque agir para o bem, enquanto você dispõe de tempo." - André Luíz

 

 

(Informação recebida em email de António Luís [[email protected]])

 

 Informações do Light and Peace Spiritist Centre

Adelaide, Austrália

 

Acesse:

http://www.lightandpeace.org/

 

 

 

Programação no Fraternidade Terceiro Milênio

São Paulo, SP

 

Olá amigos,

 

Convidamos para a palestra

Dia 22/06 (sexta-feira)  ás 20:00 horas, com Dra.Mônica de Medeiros e a psicanalista e cantora Margarete Áquila, que nos falará sobre  "Mecanismo da Mediunidade".

 

Inscrições na secretaria da FTM

 

Pedimos a colaboração: Pó de café ou leite em pó, para compor a cesta básica distribuídas as famílias necessitadas.

Abraço fraterno e até lá!

Josy Almeida

Fraternidade Terceiro Milênio

Rua dos Jornalistas, 101 - Jabaquara-SP

Tel.: 5012-5837 - 95498-1727

Josy Almeida

 

Mônica

Margarete

 

(Informação recebida em email de Josy Almeida [[email protected]])

 

 Curso no IEEF – Instituto Espírita de Estudos Filosóficos

São Paulo, SP

http://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/07/02/31541/pictures/77/original_Cartaz_-_Cursos_Regulares_2018-2%C2%BA_Semestre.jpg?1527047481

 

(Informação recebida em email de IEEF - Instituto de Espírita de Estudos Filosóficos [[email protected]])

 

Palestra na A.E. Cabaninha de Antonio de Aquino

Itu, SP  

 

(Informação recebida em email de Didi Pelegrini [[email protected]]

 

Seminário na FEEB

Salvador, BA 

 

 

FEEB - Federação Espírita do Estado da Bahia

 

Rua Coronel Jayme Rolemberg, 110 – Bela Vista de Brotas

 

Salvador- BA

 

Informações: (71) 3359-3323

 

 

(Informação recebida em email de Edward Nunes [[email protected]])

 

Palestra no Grupo Socorrista Maria de Nazaré

Boituva, SP  

 

 

(Informação recebida em mail de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

Mensagens Gotas de paz

Site GotasDePaz

GotasDePaz

Mensagens Edificantes

 

Olá , agradecemos a você por estar abrindo nosso e-mail enviado.

 

Você já viu a mensagem de hoje?

 

Aproveite e visualize o Pensamento do Dia, a Preservação da Natureza, Video-Mensagens, Contos e Fatos, etc...

Mensagem do Dia 

Mensagem no site GotasDePaz

Atenciosamente,
Nelson

Audio Livro     Musicas      Vídeos      Curiosidades

Siga o GotasDePaz nas Redes Sociais

Esta mensagem foi enviado para [email protected]

Se você não quiser receber mais nossas mensagens clique aqui

Para maiores Informações [email protected]

 

 

 

(Informação recebida em email de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

Site da FEB- Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF  

 

Acesse:

http://www.febnet.org.br/

 

 

 Informativo “Elo Fraterno”

Três Lagoas, MS

“Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre. Tal é a Lei”

INFORMATIVO ELO FRATERNO PANORÂMICO 507

TRÊS LAGOAS/MS – 28/MAIO A 4/JUNHO/2018

https://infopanespirita.wordpress.com/

RESENHA DE EVENTOS DE TODO O PLANETA

POSTAGENS DIÁRIAS...ACOMPANHE!

envie eventos: [email protected]

 

 

 =SÃO PAULO=

CAPITAL

BELA VISTA / BROOKLIN / CARANDIRU / ITAIM BIBI / ITAQUERA / JABAQUARA
 JAÇANÃ / JARDIM BRASIL / JARDIM DA GLORIA / JARDIM MILO / MANDAQUI
MOOCA / MORUMBI / PARQUE VITÓRIA / PONTE RASA / VILA CARRÃO
 VILA ESPERANÇA / VILA FORMOSA / VILA GUSTAVO / VILA MUNHOZ
https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-capital/ 

 

SÃO PAULO INTERIOR

ARAÇATUBA / ARAÇOIABA DA SERRA / ASSIS
 AURIFLAMA / BAURU / BILAC / BOCAINA / BOITUVA / BURITAMA / CAMPINAS  
CAPÃO BONITO / CARDOSO / COTIA / CUBATÃO / DRACENA / ESTRELA D’OESTE
https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-a-a-e/
 FERNANDÓPOLIS / FRANCA / GETULINA /  GUAPIAÇU / GUARULHOS / ITU
 JAU / JUNDIAI / MARÍLIA / MONGAGUÁ/ NOVA ODESSA / NOVO HORIZONTE
https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-f-a-n/
OSVALDO CRUZ / PENÁPOLIS / PORTO FERREIRA / RIBEIRÃO PIRES / RIO CLARO
 SALTO DE PIRAPORA / SANTA FÉ DO SUL /  SANTO ANDRÉ / SANTOS
https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-o-a-santos/
SÃO BERNARDO DO CAMPO / SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
SÃO VICENTE / SOROCABA / UBATUBA / VINHEDO / VOTORANTIM
https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-sao-a-w/

 

=RIO DE JANEIRO=

CAPITAL

BARRA DA TIJUCA / CENTRO / COLÉGIO / HUMAITA / LARANJEIRAS
MARACANÃ / MEIER / RIO BONITO / SÃO CRISTOVÃO / TIJUCA

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-capital/

INTERIOR

ARARUAMA / BACAXA

CABO FRIO / CAMPOS DE GOYTACAZES / FRAGOSO / NITERÓI

 NOVA IGUAÇU / SAGUAREMA / SÃO PEDRO DA ALDEIA / SEROPÉDICA

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-interior/

 

=BRASIL: REGIÃO SUDESTE=

ESPIRITO SANTO

CARIACICA / GUARAPARI / VILA VELHA / VITÓRIA

MINAS GERAIS

BELO HORIZONTE /  UBERLÂNDIA

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sudeste-es-e-mg/ 

 

=BRASIL: REGIÃO SUL=

PARANA

BALSA NOVA / CAMBÉ /  CURITIBA
 JACAREZINHO / LONDRINA / MARINGÁ / SERTANÓPOLIS

RIO GRANDE DO SUL

BENTO GONÇALVES / NOVO HAMBURGO / OSÓRIO
PORTO ALEGRE / SANTO ÂNGELO / SANTO ANTONIO DA PATRULHA

SANTA CATARINA

BALNEÁRIO CAMBORIU / BARRA VELHA / PALHOÇA

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sul-pr-rs-sc/

 

=BRASIL: REGIÃO CENTRO OESTE=

DISTRITO FEDERAL
 BRASÍLIA / GUARÁ

MATO GROSSO

CUIABA / SORRISO

MATO GROSSO DO SUL

AMAMBAI / CAMPO GRANDE / CORUMBÁ  
COSTA RICA / DOURADOS / NOVA ANDRADINA / SÃO GABRIEL DO OESTE

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-centro-oeste-df-go-mt-ms/

 

=BRASIL: REGIÃO NORDESTE=

BAHIA

SALVADOR

PERNAMBUCO

RECIFE

SERGIPE

ARACAJU /  ITABAIANA

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-1-al-ba-pe-se/

CEARÁ

CANINDÉ / FORTALEZA

MARANHÃO

SÃO LUIS

PARAÍBA

CAMPINA GRANDE / JOÃO PESSOA

PIAUÍ

TERESINA

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-2-ce-ma-pb-pi-rn/ 

 

=BRASIL: REGIÃO NORTE=

AMAPÁ

MACAPÁ

AMAZONAS

 MANAUS

PARÁ

BELEM

RONDÔNIA

PORTO VELHO

TOCANTINS

PALMAS

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-norte-ac-ap-ama-pa-ro-rr-to/

 

=INTERNACIONAL=

ALEMANHA

 BAD HONNEF

ESTADOS UNIDOS

CHANTILLY VA / HYANNIS MA / LONG BRANCH NJ / MALDEN MA
MOUNT VERNON NY /  NEWARK NJ /  NEW YORK /  PEABODY MA

PORTUGAL

LISBOA / PORTUGAL (Vansan)

SUIÇA

 SUIÇA (Celina Sobral)

https://infopanespirita.wordpress.com/internacionais/

 

IRMÃOS ZANOLI – palestra e música 

http://irmaoszanoli.blogspot.com.br/

NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA 

 http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/  - [email protected]

REVISTA O CONSOLADOR 

http://www.oconsolador.com.br/ano9/420/principal.html
 
solicitar exclusão:
[email protected]

 

 

 Revista Eletrônica semanal “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental  pede ajuda

Goiânia, GO 

 

 

Saudações, muita paz, luz e saúde!

 

Peço novamente a sua ajuda para divulgar a nota abaixo. Tem ajudado muito a sua solidariedade e várias pessoas tem contribuído.

 

Antecipo agradecimentos.

 

Fraternal abraço,

 

Sérgio Luís Haas

3281 0655

 

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

 

SOS Batuíra: absorvente íntimo, aparelho de barbear descartável, leite, açúcar, bermudas masculinas, chinelas, escova de dente, detergente, suco em pó, óleo vegetal, ovos, farinha de trigo, fermento, lençol de solteiro com elástico, carnes, frango, bolacha, alho, chás, frutas, cuecas, calcinhas, desinfetante, água sanitária, copos 200 ml e desodorante spray

 

O Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental está solicitando a sua colaboração, de entidades e de empresários para receber doações de absorvente íntimo, aparelho de barbear descartável, leite, açúcar, bermudas masculinas, chinelas, escova de dente, detergente, suco em pó, óleo vegetal, ovos, farinha de trigo, fermento, lençol de solteiro com elástico, carnes, frango, bolacha, alho, chás, frutas, cuecas, calcinhas, desinfetante, água sanitária, copos 200 ml e desodorante spray para os 133 pacientes em tratamento que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

 

Qualquer quantidade é muito bem vinda. As doações podem ser entregues diretamente no Batuíra: Avenida Eurico Viana, Quadra 44 - Setor Jardim Goiás - Goiânia - GO

 

Fundado em 1949, o Batuíra é um hospital 100% SUS e atende gratuitamente

133 homens e mulheres que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

 

Informações: fone (62) 3281 0655, site: www.batuira.org.br e twitter:

@batuirago

 

 

O céu está na alma

 

 A crença mais difundida entre os homens identifica o céu como um local determinado no espaço.

Para lá seguiriam as almas dos eleitos.

O aspecto e o conteúdo desse lugar refletem ideais de prazer material das diversas culturas existentes na Terra.

Algumas dessas culturas afirmam que cada homem terá diversas virgens à sua disposição.

Outras sustentam que o paraíso é repleto de anjos tocando harpas.

Em eterna contemplação, as almas se refestelariam no ócio.

Tais concepções refletem o desejo de saciar inúmeros vícios, como gula, preguiça e sensualidade.

Contudo, não é possível conceber que almas sublimes encontrem alegria em nada fazer ou em satisfazer paixões.

O que caracteriza os grandes homens é a sua dignidade e o seu incansável labor em favor dos semelhantes.

Não é crível que a morte física os degenere.

E que a partir dela se tornem rematados desocupados cheios de vícios.

Consequentemente, o paraíso não pode ser um local de ócio e desfrutes.

Na verdade, o céu não é um lugar delimitado.

A evolução científica evidencia a impossibilidade dele se situar no alto das nuvens, como durante certo tempo se concebeu.

O homem gradualmente explora recantos cada vez mais longínquos, sem perigo de encontrá-lo.

Tendo em mente que o que sobrevive à matéria é o Espírito, suas recompensas e penúrias devem ser todas imateriais.

A rigor, o céu é um estado de consciência.

Não é preciso desencarnar para estar no céu ou no inferno.

Cada homem traz, nas profundezas do próprio ser, a grandeza ou a miséria resultantes de seus atos.

Um homem honrado experimenta plenitude interior onde quer que se encontre.

Já um celerado permanece em sobressalto mesmo no mais luxuoso dos palácios.

O céu é um estado de harmonia com as Leis Divinas.

Tais Leis são reveladas pela natureza e encontram-se inscritas na consciência de cada ser.

A semelhança em face da dor, da doença e da morte revela que todos os homens são essencialmente iguais.

As diferenças de caracteres refletem o bom ou mau aproveitamento das anteriores encarnações.

Todos os Espíritos foram criados em estado de total simplicidade.

E todos fatalmente se tornarão anjos de amor e sabedoria.

As desigualdades são transitórias e retratam o esforço individual.

Quem gastou bem o tempo acumulou tesouros intelectuais e morais.

Aquele que se permitiu viver na leviandade ressente-se das oportunidades que desperdiçou.

Os vícios e paixões que porta são a herança que preparou para si.

A igualdade essencial dos seres indica um dever de solidariedade.

O homem mais avançado precisa auxiliar os que seguem na retaguarda.

Trata-se de um dever elementar de Humanidade, não de um favor.

Esse auxílio não se cinge a esmolas, muitas vezes humilhantes.

Nem reflete conivência com equívocos.

A criatura consciente necessita dar exemplos de dignidade e trabalho.

Também precisa demonstrar compaixão com os semelhantes.

Auxiliá-los a perceber os próprios equívocos e a repará-los.

Quem é honesto, trabalhador e solidário realiza a tarefa que lhe cabe no concerto da vida.

Harmoniza-se com sua consciência e vive em estado de plenitude.

Acerta-se com o passado e descobre a alegria que é trazer uma larga faixa de céu no coração.

Redação do Momento Espírita.
Em 28.5.2018.

 

 

(Copiado do site Feparana)

Ilustração para o purgatório de Dante por Gustavo Dore.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pur_24_dore.jpg

A Divina Comédia de Dante Aligheri.

Imagem/fonte: http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k5449871p

Dante e Beatriz. Óleo sobre tela por Henry Holiday.

Imagem/fonte:

https://en.wikipedia.org/wiki/Dante_and_Beatrice_(painting)#/media/File:Henry_Holiday_-_Dante_and_Beatrice_-_Google_Art_Project.jpg

Rosa Celeste : Dante e Beatriz contemplam o mais alto céu, o Empyrean.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Paradiso_Canto_31.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/MARCO/26-03-2018_arquivos/image008.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/MARCO/26-03-2018_arquivos/image009.jpg

Cenas do filme “Nosso Lar” gentilmente cedidas por Wagner de Assis.

 

Joana d´Arc

(1412 – 30/05/1431)

 

A França era um país curvado ao poderio inglês. Não era propriamente um país como hoje é conhecido. Constituía-se de vários feudos. E foi numa aldeia ignorada até então que, em 1412 nasceu uma criança que se tornaria célebre e célebre faria Domremy. Filha de pobres lavradores, aprendeu a fiar a lã junto com sua mãe e guardava o rebanho de ovelhas. Teve três irmãos e uma irmã. Não aprendeu a ler, nem a escrever, pois cedo o trabalho lhe absorveu as horas. A aldeia era bastante afastada e os rumores da guerra demoravam a chegar. Finalmente, um dia, Joana d'Arc tomou contato com os horrores da guerra, quando as tropas inglesas se aproximaram e toda a família precisou fugir e se esconder. Aos 12 anos começou a ter visões. Era um dia de verão, ao meio-dia. Joana orava no jardim próximo à sua casa, quando escutou uma voz que lhe dizia para ter confiança no Senhor. A figura que ela divisou, identificou como sendo a do arcanjo São Miguel. As duas mensageiras espirituais que o acompanhavam , como Catarina e Margarida, santas conforme a Igreja que ela freqüentava. Eles lhe falam da situação do país e lhe revelam a missão. Ela deve ir em socorro do Delfim e coroá-lo rei de França. Durante 4 anos , ela hesitou e a história de suas visões começou a se espalhar. Ao alvorecer de um dia de inverno, ela se levanta. Está decidida. Prepara uma ligeira bagagem, um embrulhozinho, um bastão de viagem, murmura adeus aos seus pais e parte. Nunca mais aquela aldeia da Lorena a verá. Igreja, de conviver com homens nos campos de batalha, de manejar a espada. O objetivo era provar que Joana era uma enviada do demônio. Consequentemente, se desmoralizaria o rei Carlos VII. Afinal, que espécie de rei era aquele que se deixara enganar por uma bruxa ? Durante 6 meses ela é submetida a uma verdadeira tortura moral. Os interrogatórios são longos , cansativos. Finalmente, a execução se dá na praça central de Roeun, no dia 30 de maio de 1431. Seu cabelo foi raspado e, por temerem a reação do povo, 120 homens armados a escoltam até o local. Ela é atada a um poste e a fogueira é acesa. Quando as chamas a envolvem e lhe mordem as carnes, ela exclama: "Sim, minhas vozes eram de Deus! Minhas vozes não me enganaram." Era a prova inequívoca da mediunidade que lhe guiara a trajetória terrena. No capítulo XXXI de O livro dos médiuns, vindo a lume no ano de 1861, quando o Codificador reúne Dissertações Espíritas, confere à de Joana D'Arc o número 12, onde ela se dirige aos médiuns, em especial, concitando-os ao exercício do mediunato. Recomenda-lhes, ainda, que confiem em seu anjo guardião e que lutem contra o escolho da mediunidade que é o orgulho. Conselhos que ela, em sua vida terrena , na qualidade de médium, muito bem seguira.

Fonte: Joana D'Arc, médium, Léon Denis

 

(Copiado de http://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2012/06/Joana-DArc.pdf)

Livro: “Joana D´Arc médium” por Léon Denis. Edição em francês.

Acesse: http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k9760107d.texteImage

Joana d´Arc médium em português. FEB-Federação Espírita Brasileira

http://www.febeditora.com.br/departamentos/joana-darc-medium/#.Wwteiu4vzIU

Casa onde nasceu  Joana d´Arc em Domrémy. França.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jeannedarcbirthplace.jpg

Joana D’Arc – 1883. Óleo sobre tela de Pedro Américo.

Museu Nacional de Belas Artes. Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo

Estátua equestre dourada de Joana D’Arc,  na Praça das Pirâmides, em Paris, França. Foto Ismael Gobbo

Joana D’Arc. Quadro de Jules Bastien Lepage

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Jules_Bastien-Lepage#/media/File:BastienLepage_Jules_Joan_Of_Arc.jpg

Joana D’Arc. Óleo sobre madeira por Dante Gabriel Rossetti.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Dante_Gabriel_Rossetti_-_Joan_of_Arc_(1882).jpg

Lugar onde Joana d'Arc foi queimada na fogueira no Mercado Velho em Rouen.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Trial_of_Joan_of_Arc#/media/File:Rouen_halles_vieuxmarche.jpg

 

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jeanne_D%27arc_Silent_Film_1900_scene.jpg

Jeanne d'Arc é um filme curto e silencioso sobre Joana d'Arc. O filme medieval, lançado em 1900, foi escrito e dirigido por Georges Méliès. É um dos primeiros filmes a cores. Este é um quadro imóvel perto do final do filme.

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]