Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, segunda-feira, 05 de agosto de 2019

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

 


http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/AGOSTO/05-08-2019.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

03-08-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/AGOSTO/03-08-2019.htm

02-08-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/AGOSTO/02-08-2019.htm

01-08-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/AGOSTO/01-08-2019.htm

31-07-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JULHO/31-07-2019.htm

30-07-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JULHO/30-07-2019.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 5 - 1862

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado do site Febnet)

 

VOLUME 5 DA REVISTA ESPIRITA – CONCLUÍDO O REPASSE

Com esta postagem concluímos o repasse em sequência do volume 5 da Revista Espírita,  de Allan Kardec, ano 1862,  edição da FEB- Federação Espírita Brasileira, iniciado no dia 27-03-2019 . A partir desta terça-feira iniciaremos o repasse do volume 6, ano 1863.

 

 

image007_0.tmp

O Livro dos Espíritos. Allan Kardec. Lançado em 18-04-1857.

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/53/Le_Livre_des_Esprits_2.jpg

 

Dos cinco livros fundamentais que compõem a Codificação do Espiritismo, este foi o primeiro, reunindo os ensinos dos Espíritos Superiores através de médiuns de várias partes do Mundo. Ele é o marco inicial de uma Doutrina que trouxe uma profunda repercussão no pensamento e na visão de vida de considerável parcela da Humanidade, desde 1857, data da primeira edição francesa. (Febnet)

 

O Livro dos Médiuns. Allan Kardec. Lançado em janeiro de 1861.

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/ff/Le_Livre_des_M%C3%A9diums.jpg

 

Reúne “o ensino especial dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o mundo invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os tropeços que se podem encontrar na prática do Espiritismo”. (Febnet)

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo. Allan Kardec. Lançado em abril de 1864.

https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Evangelho_segundo_o_Espiritismo#/media/Ficheiro:Evangile_selon_le_spiritisme.jpg

 

“O Evangelho segundo o Espiritismo” é o ensino moral do Cristo Jesus para os cristãos de qualquer crença, desenvolvido pelos Espíritos de Luz em comunicações mediúnicas recolhidas, organizadas, comentadas e trazidas a público pelo Codificador Allan Kardec. (Febnet)

 

Le Ciel et l'Enfer Kardec.jpg

O Céu e o Inferno. Allan Kardec. Lançado em 1º. de agosto de 1865.

https://pt.wikipedia.org/wiki/O_C%C3%A9u_e_o_Inferno#/media/Ficheiro:Le_Ciel_et_l'Enfer_Kardec.jpg

 

Seu principal escopo é explicar a Justiça de Deus à luz da Doutrina Espírita. Objetiva demonstrar a imortalidade do Espírito e a condição que ele usufruirá no Mundo Espiritual, como conseqüência de seus próprios atos. (Febnet)

 

A Gênese. Allan Kardec. Lançado em 6 de janeiro de 1868.

https://pt.wikipedia.org/wiki/A_G%C3%AAnese#/media/Ficheiro:Gen%C3%A8se_selon_le_spiritisme.jpg

É um livro que, conhecido e estudado, proporciona uma oportunidade excepcional de imersão em grandes temas de interesse universal, abordados de forma lógica, racional e reveladora. Divide-se em três partes: Na primeira parte, analisa a origem do planeta Terra, de forma coerente, fugindo às interpretações misteriosas e mágicas sobre a criação do mundo; Em sua segunda parte, aborda a questão dos milagres, explicando a natureza dos fluidos e os fatos extraordinários contidos no Evangelho; Na terceira parte enfoca as predições do Evangelho... (Febnet)

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JANEIRO/07-01-2019_arquivos/image014.jpg

O Frenologista. Franz Joseph Gall examinando a cabeça de uma menina bonita, enquanto três

 cavalheiros esperam  na fila. Litografia colorida por EH, 1825. Possivelmente por Edward Hull.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Franz_Joseph_Gall_examining_the_head_of_a_pretty_young_girl,_Wellcome_V0011119.jpg

 

 

Frenologia (do Grego: φρήν, phrēn, “mente”; e λόγος, logos, “lógica ou estudo”) é uma teoria que reivindica ser capaz de determinar o caráter, características da personalidade, e grau de criminalidade pela forma da cabeça (lendo “caroços ou protuberâncias”). Desenvolvido por médico alemão Franz Joseph Gall por volta de 1800, e muito popular no século XIX, está agora desacreditada e classificada como uma pseudociência. A Frenologia contudo recebeu crédito como uma protociência por contribuir com a ciência médica com as déias de que o cérebro é o órgão da mente e áreas específicas do cérebro estão relacionadas com determinadas funções do cérebro humano.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Frenologia

 

Retrato de Johann Kaspar Lavater pelo artista August Friedrich Oelenhainz.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Johann_Kaspar_Lavater.jpg

 

Johann Kaspar Lavater (Zurique15 de novembro de 1741 – 2 de janeiro de 1801), além de pastor, foi filósofopoetateólogo[1] e um entusiasta do magnetismo animal na Suíça. É considerado o fundador da fisiognomonia, a arte de conhecer a personalidade das pessoas através dos traços fisionômicos.

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Johann_Kaspar_Lavater

 

Darwin em 1854, pouco anos antes da publicação de A Origem das Espécies.[1]

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Darwin

 

 

Charles Robert DarwinFRS FGRS FLS FLZ[2] (pronúncia em inglês: ['dɑː.wɪn];[3] Shrewsbury12 de fevereiro de 1809 – Downe19 de abril de 1882) foi um naturalistageólogo e biólogo britânico,[4] célebre por seus avanços sobre evolução nas ciências biológicas.[I]Juntamente com Alfred Wallace, Darwin estabeleceu a ideia que todos os seres vivos descendem de um ancestral em comum, argumento agora amplamente aceito e considerado um conceito fundamental no meio científico,[5] e propôs a teoria de que os ramos evolutivos são resultados de seleção natural e sexual, onde a luta pela sobrevivência resulta em consequências similares às da seleção artificial.[6]

Seu livro de 1859, A Origem das Espécies, causou espanto na sociedade e comunidade científica da época, mas conseguiu grande aceitação nas décadas seguintes, superando a rejeição que os cientistas tinham pela transmutação de espécies.[7][8] Já em 1870, a evolução por seleção natural tinha apoio da maioria dos intelectuais. Sua aceitação quase universal, entretanto, não foi atingida até à emergência da síntese evolutiva moderna entre as décadas de 1930 e 1950 quando um grande consenso consolidou a seleção natural como o mecanismo básico da evolução.[9][10] A teoria de Darwin é considerada o mecanismo unificador para explicar a vida e a diversidade na Terra.[11][12]

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Darwin

 

Uma caricatura de 1871 após a publicação de A Descendência do Homem sendo uma das várias a mostrar Darwin com o corpo de primata, o identificando na cultura popular como o principal autor da teoria evolutiva.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Darwin

Capa da primeira edição da obra de Charles Darwin

A Descendência do Homem,  e,  Seleção em Relação ao Sexo.  1871.

Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Darwin_-_Descent_of_Man_(1871).jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/ABRIL/18-04-2019_arquivos/image018.jpg

Jesus

Jesus em tela bordada por Alexandra Herrmann (imagem cedida por Oceano Vieira de melo)

 

...............

...........

 

Essa Comunidade de seres angélicos e perfeitos, da qual é Jesus um dos membros divinos, ao que nos foi dado saber, apenas já se reuniu, nas proximidades da Terra, para a solução de problemas decisivos da organização e da direção do nosso planeta, por duas vezes no curso dos milênios conhecidos. A primeira, verificou-se quando o orbe terrestre se desprendia da nebulosa solar, a fim de que se lançassem, no Tempo e no Espaço, as balizas do nosso sistema cosmogônico e os pródromos da vida na matéria em ignição, do planeta, e a segunda, quando se decidia a vinda do Senhor à face da Terra, trazendo à família humana a lição imortal do seu Evangelho de amor e redenção.

...............

...........

............

Livro: “A Caminho da Luz”. Espírito Emmanuel pela psicografia de Francisco Cândido Xavier

             I A Gênese Planetária.

 

 

4. O papel de Jesus não foi o de um simples legislador moralista, tendo por exclusiva autoridade a sua palavra. Cabia-lhe dar cumprimento às profecias que lhe anunciaram o advento; a autoridade lhe vinha da natureza excepcional do seu Espírito e da sua missão divina. Ele viera ensinar aos homens que a verdadeira vida não é a que transcorre na Terra, e sim a que é vivida no Reino dos Céus; viera ensinar-lhes o caminho que a esse reino conduz,...............

(O Evangelho Segundo o Espiritismo” Cap. I, item 4) Febnet.

 

 

Jesus é um desses divinos missionários e é de todos o maior. Destituído da falsa auréola da divindade, mais imponente nos parece ele. Seus sofrimentos, seus desfalecimentos, sua resignação, deixam-nos quase insensíveis, se oriundos de um Deus, mas tocamnos, comovem-nos profundamente em um irmão. Jesus é, de todos os filhos dos homens, o mais digno de admiração. É extraordinário no sermão da montanha, em meio à turba dos humildes. É maior ainda no Calvário, quando a sombra da cruz se estende sobre o mundo, na tarde do suplício.... “Cristianismo e Espiritismo” de  Léon Denis.

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/DEZEMBRO/24-12-2018_arquivos/image009.jpg

Quadro de Allan Kardec de grandes dimensões na Librairie et Editions LeymarieParis, França.

Fonte: 

https://www.facebook.com/librairieleymarie/photos/a.1799741960063337/1799746110062922/?type=3&theater

Conforme a autora, o quadro retrata entidade espiritual feminina da falange de Meimei acolitando crianças.

Óleo sobre tela da artista plástica Nair Camargo, de São Paulo, SP.

Obra exposta no salão de reuniões do Fraternidade Espírita Gina, em São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo.

 

Tua prosperidade

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Caminho Espírita. Lição nº 69. Página 149.

 

Tua prosperidade não transparece unicamente da face material do teu dinheiro, das tuas posses, da tua casa, dos teus bens.

Ela se compõe das experiências que ajuntaste, de alma transida, ante as incompreensões que te cercaram as horas, com as quais saberás esquecer amarguras e ofensas.

Forma-se dos conhecimentos nobilitantes que amealhaste pelo estudo perseverante, com que te habilitas ao privilégio de minorar as fadigas e o sofrimento dos irmãos que te acompanham à retaguarda, sem luz que os norteie.

Ergue-se das palavras temperadas de prudência e de amor que as provações atravessadas com paciência te acumularam no escrínio da alma, transfigurando-te em socorro aos caídos.

Eleva-se dos gestos de compaixão, que amontoaste à custa das disciplinas a que te submeteste em favor dos que amas, pelas quais adquiriste o tato capaz de arredar a discórdia no nascedouro.

Avoluma-se nas migalhas de tempo, que saber extrair das obrigações retamente cumpridas, para que te não falte a oportunidade de trabalhar no amparo aos menos felizes.

Tua prosperidade brilha nos exemplos de fraternidade com que dignificas a vida nas demonstrações de altruísmo com que suprimes a crueldade, nos testemunhos de fé renovadora com que levantas os tíbios ou nos atos de humildade com que desarmas a delinquência.

Reparte com o próximo os valores que transportas no espírito.

Aquele que verdadeiramente serve distribui sem nunca se empobrecer-se.

Quem mais deu e quem mais dá sobre a Terra é Jesus Cristo, cuja riqueza verte, infinita, dos tesouros do coração.

 

(Recebido em email do divulgador Antonio Sávio de Belo Horizonte, MG)

Belisário implorando por esmola. Óleo sobre tela de Jacques-Louis David.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Belisaire_demandant_l%27aumone_Jacques-Louis_David.jpg

 

Site da FEB- Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Acesse:

https://www.febnet.org.br/

 

 

Efemérides Espíritas

Agosto

Efemerides-Espirita---AGOSTO-1

 

 

(Copiado de https://www.febnet.org.br/blog/geral/noticias/efemerides-do-mes-de-agosto-2/)

 

USE Intermunicipal de Guarulhos

Programação de Palestras

 

(Informação recebida em email de Luiz Gouveia [[email protected]])

 

II Congresso Espírita ConCiencia

Calpe-Alicante, Espanha

 

(Com informações de Elsa Rossi, Londres)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JUNHO/10-06-2019_arquivos/image021.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JUNHO/10-06-2019_arquivos/image022.jpg

Alicante, Espanha. Fotos Ismael Gobbo.

 

Palestras e livro sobre Chico no Paraná

A União Espírita Jesus Nazareno, de Santo Antônio da Platina (Pr) contou na noite do dia 2 de agosto com palestra de Antonio Cesar Perri de Carvalho (ex-presidente da USE-SP e da FEB) que abordou tema sobre seu livro "Chico Xavier - o homem, a obra e as repercussões " (Ed. EME e USE-SP), seguindo-se autógrafos. O expositor estava acompanhado de Arnaldo Camargo da Ed.EME e de José Boberg (de Jacarezinho). Atuaram no evento a presidente da 4a. URE, representando a Federação Espírita do Paraná, a ex-presidente Lurdinha e a atual Adenice. 

Nas palestras pela região do chamado Norte Pioneiro do Paraná, Cesar Perri reencontrou antigos lidadores do Espiritismo de Santo Antônio da Platina: Lourdes Pedroso - Lurdinha-, ex-presidente do Centro Espírita Jesus Nazareno, sempre presente em eventos das Federações do Paraná e a Brasileira e do Conselho Espírita Internacional. E Aldrovando Góes Ribeiro, egresso das Mocidades Espíritas e que nos anos 1960 criou a SELMA sendo um pioneiro na produção de slides para uso nos centros e na evangelização da infância, tendo na época Perri como um dos usuários, que adquiria o material pelo correio para utilização  na Instituição Nosso Lar, em Araçatuba. O roteiro do expositor prossegue pela região. 

 

Legendaa das fotos:

 

Cesar Perri em Santo Antônio da Platina: apresentação dos livros feita pelo editor da EME, com com  grupo de dirigentes locais e com Aldrovando e Lurdinha. 

 

1º. Encontro Espírita de

Juíz de Fora, MG

 

 

(Com informações de Rafael Pape e https://www.facebook.com/encontroespiritajf/)

 

Autor e diretor revelam a história por trás do filme KARDEC

Catanduva, SP  

 

 

http://usecatanduva.com.br/palestra/marcelsoutomaior/2019/catanduva/imgs_2.jpg

 

(Informação recebida em email de USE Intermunicipal Catanduva [[email protected]])

 

 Palestras e Atividades programadas para o C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

 

(Informação recebida em email de Allan Kardec)

 

Palestra no C.E. Paz e Amor

Americana, SP  

 

(Informação recebida em email de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

 Teatro: Irmã Scheilla- A Enfermeira do Alto

São Paulo, SP

 

“Abençoa e segue, na certeza de que o amor de Deus é benção constante em nossa vida”. Scheilla

Sinopse

O espetáculo narra a história de Scheilla, um espírito de alta hierarquia que viveu na Alemanha, na época da Segunda Guerra Mundial. 

Segundo a literatura espírita, os espíritos Cairbar Schutel e Scheilla dirigem a Colônia Espiritual Alvorada Nova, onde Irmã Scheilla – como ficou conhecida – coordena o hospital Casa de Repouso.  

Irmã Scheilla é conhecida pelas suas palavras de fé e bondade a todos aqueles que a acompanham. Ao contar sua história vamos passar todos os ensinamentos, que em terra, Irmã Scheilla pregou eternizando ainda mais a sua caminhada.

Esse espetáculo também poderá ser apresentado nas Casas Espíritas.

 

TEATRO WEST PLAZA (SP) – Sala Nicette Bruno 

Av. Francisco Matarazzo s\n , Água Branca - SP. Tel:4858-1421

Quintas (dias 08, 15, 22 e 29) de agosto às 20h30. 

 

Valor ingresso: R$50,00 inteira / R$25,00 meia entrada.

 

Promoção: R$ 20,00 + 1 quilo de alimento.

 

Grupos acima de 15 pessoas: R$ 15,00 + 1 quilo de alimento.

 

https://www.facebook.com/irmascheillateatro/?modal=admin_todo_tour 

 

Paz e Luz!

 

Divulgação

Lurimar Vianna 11 99173 7955

Gratidão Cia Teatral

Cláudio Juarez 11 98733 6141

 

 

(Informação recebida em email de Claudio Juarez [[email protected]])

 

Teatro: Do abismo às estrelas

Santos, SP  

 

(Informação recebida em email de José da Conceição de Abreu)

 

 XXVI Feira do Livro Espírita de

Piracicaba, SP

 

 

VEJA MAIS INFORMAÇÕES ACESSANDO:

https://www.usepiracicaba.com.br/

 

 

 

(Informação recebida em email de USE - Piracicaba [[email protected]])

 

Informativo Elo Fraterno

Três Lagoas, MS

“Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre. Tal é a Lei”

INFORMATIVO ELO FRATERNO PANORÂMICO 565

TRÊS LAGOAS/MS – 1º A 5/AGOSTO/2019

RESENHA DE EVENTOS DE TODO O PLANETA

POSTAGENS DIÁRIAS...ACOMPANHE!

envie eventos: [email protected]

VEJA MUITO MAIS EM:

https://infopanespirita.wordpress.com/

 

=SÃO PAULO=

CAPITAL

Água Branca / Água Rasa / Barra Funda / Bela Vista / Belém / Brooklyn /

Campo Belo /  Campo Grande / Campo Limpo / Casa Verde / Centro /

Chácara Mafalda / Cidade Patriarca / Ermelindo Matarazzo / Frequesia do Ó /

Indianópolis / Ipiranga / Itaquera / Jabaquara / Jaçanã / JD Brasil /

 JD Brasília / JD da Glória / JD Jaú / JD Rosana / JD Santa Fé / JD Santa Maria /

 JD São Jorge / Lapa de Baixo / Liberdade / Mandaqui / Morumbi /

Parada Inglesa / PQ Bristol / PQ da Pedra / PQ Edu Chaves / PQ Rodrigues Alves /

PQ Vitória / Pirituba / Sacomã / Santana / Sta Terezinha / Sto Amaro /

São João Clímaco / São Miguel Paulista / Tatuapé / Vila Aricanduva / VL Aurora /

VL Camosina / VL Clementino / VL Constança / VL Ema / VL Gustavo /

VL Industrial / VL Mariana / VL Matilde / VL Mazzei / VL Medeiros / VL Portuguesa

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-capital/

 

 

SÃO PAULO INTERIOR

Americana / Amparo / Araçatuba / Araraquara / Arujá / Assis / Bauru /

 Bernardino de Campos / Bilac / Boituva / Campinas / Cândido Mota /

 Capivari / Cerquilho / Diadema / Duartina / Espírito Sto do Pinhal

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-a-a-e/

Fernandópolis / Getulina / Guararema / Guarujá / Guarulhos / Itapira / Jacareí /

Jales / Jundiaí / Limeira / Marília / Mauá / Mogi Guaçu / Nova Odessa

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-f-a-n/

Olímpia / Osasco / Ourinhos / Penápolis / Piracicaba / Porto feliz / Praia Grande /

Ribeirão Pires / Rio Claro / Santa Cruz do Rio Pardo  / Santo André / Santos

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-o-a-santos/

São Bernardo do Campo / São João da Boa Vista / São José do Rio Pardo / São Vicente /

Severínia

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-sao-a-w/

 

=RIO DE JANEIRO=

CAPITAL > Barra da Tijuca / Bento Ribeiro / Colégio / Laranjeiras /

Madureira / Meier / Pavuna / Recreio dos Bandeirantes / Tijuca

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-capital/

INTERIOR > Araruama / Belford Roxo / Cabo Frio / Conservatória /

Mesquita / Nova Iguaçu / Rio das Ostras / São Gonçalo / São João do Meriti

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-interior/

 

=BRASIL: REGIÃO SUDESTE=

ESPÍRITO SANTO > Cachoeiro de Itapemirim / Guaçu / Linhares /

Vila Velha / Vitória

MINAS GERAIS > Belo Horizonte / Betim / Carmo do Rio Claro / Espera Feliz /

Guaranésia / Inhaúma / Jatobazinho /  Monte Carmelo / Morada Nova de Minas /

 Oliveira / Patos de Minas / Prudente de Morais / São Sebastião do Paraíso / Sete Lagoas

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sudeste-es-e-mg/

 

=BRASIL: REGIÃO SUL=

PARANA > Balsa Nova / Cambé / Cornélio Procópio / Curitiba /

Faxinal / Ibiporã / Jacarezinho / Jaguapitã / Londrina / Porecatu /  Rolândia /

Santo Antonio da Platina / Umuarama

RIO GRANDE DO SUL > Porto Alegre /

SANTA CATARINA > Balneário Piçarras / Blumenau / Florianópolis

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sul-pr-rs-sc/

 

=BRASIL: REGIÃO CENTRO OESTE=

DISTRITO FEDERAL > Brasília

GOIÁS > Goiânia

MATO GROSSO > Cuiabá

MATO GROSSO DO SUL > Angélica / Aquidauana / Bataguassu /

Campo Grande / Ivinhema / Nova Andradina / Sidrolândia

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-centro-oeste-df-go-mt-ms/

 

=BRASIL: REGIÃO NORDESTE=

BAHIA > Porto Seguro/ Salvador / Vitória da Conquista

PERNAMBUCO > Jaboatão dos Guararapes / Olinda / Paulista / Recife

SERGIPE > Aracaju

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-1-al-ba-pe-se/

 

CEARÁ > Fortaleza / Juazeiro do Norte

PARAÍBA > Bayeux / João Pessoa

MARANHÃO > São Luis / Timon

RIO GRANDE DO NORTE > Natal

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-2-ce-ma-pb-pi-rn/

 

=BRASIL: REGIÃO NORTE=

AMAZONAS > Manaus

RONDÔNIA > Porto Velho

RORAIMA > Boa Vista

TOCANTINS > Dianópolis / Palmas

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-norte-ac-ap-ama-pa-ro-rr-to/

 

=INTERNACIONAL=

AUSTRIA > Viena

ESTADOS UNIDOS > Miami / Newtown

PORTUGAL > Leiria

SUIÇA > Zurique

https://infopanespirita.wordpress.com/internacionais/

 

IRMÃOS ZANOLI - https://www.irmaoszanoli.com.br/

RÁDIO PALERMO - http://www.radiopalermo.com.br/

NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/  - [email protected]

 

solicitar exclusão: [email protected]

 

 

Boletim “O Mensageiro” da Comunhão Espírita de

Brasília, DF

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/156487040529853500/logo_mensageiro_600x150.jpg

Edição 338 - 03 de agosto de 2019 - Brasília/DF

Caro(a) amigo(a), sinta-se à vontade para compartilhar nossas mensagens, reenviando-as. O bem compartilhado representa o bem multiplicado.

 

Recebeu nosso boletim por reenvio? gostou? então...

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/156487040529853500/botao_cadastrar.png

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/156487040529853500/maysebraga_achamadovoluntariado.jpg

Conversando com Mayse: A Chama do Voluntariado

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/156487040529853500/trabalhovoluntrioascom(2).jpg

Comunhão busca voluntários para a Assessoria de Comunicação Social

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/156487040529853500/justiadivina_aleidecausaeefeito.jpg

Não perca a palestra Justiça Divina: Lei de Causa e Efeito

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/156487040529853500/mixsocial.jpg

Vem aí o 5º Mix Social Beneficente

 

Deseja descadastrar-se? clique aqui.

 

 

Revista eletrônica semanal “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

Exemplo de Ressurreição como Reencarnação

 

Publicado originalmente em Coluna

de O Tempo, BH, MG.

José Reis Chaves

 

Na Bíblia, às vezes, a ressurreição quer dizer reencarnação, até mesmo porque as duas são do espírito e não do corpo. Temos dois corpos: um espiritual e um da natureza, e ressuscita o espiritual (1 Coríntios 15: 45).

  Na coluna: “Também no Apocalipse a ideia da reencarnação”, de 15-7-2019, um comentarista confunde a doutrina milenar da reencarnação (palingenesia na Bíblia) com a data da criação dessa palavra reencarnação por Kardec. Mas pode ser que ele tenha feito isso de propósito, em defesa de sua descrença nela. Porém o que diz o tal de comentarista não é desimportante para mim, pois ele me deu chance de explicar com mais detalhes o assunto. Essa palavra palingenesia aparece nos textos gregos bíblicos (Mateus 19: 28; e Tito 3: 5). E ela significa sim reencarnação e não geração, como está nas traduções da Bíblia do grego para o português e outras línguas. Sugerimos, pois, aos queridos leitores desta coluna que consultem os dicionários de português e constatem que, de fato, palingenesia significa reencarnação, retorno à vida, viver de novo, ou ainda novo nascimento do espírito na terra. Ela, a palingenesia, é o tempo em que ocorre a regeneração, mas não a própria regeneração! E lembramos que ela, a palingenesia, tem, em português, a mesma forma do grego e o mesmo som, embora as letras gregas sejam diferentes das do alfabeto português e, também, geralmente o mesmo som. Será que o tal de comentarista, que é erudito, desconhece essa verdade? Tito citado acima diz sobre nossa regeneração: “... isso não por obras em justiça, as quais fizemos nós, mas segundo sua misericórdia salvou a nós durante o lavar ou banho da palingenesia. (Para Jesus, a cada um será dado segundo suas obras). E a renovação é feita pelo Espírito Santo do indivíduo. Mas o texto foi truncado. E o artigo ‘o’ diante do Espírito Santo está entre parênteses, em algumas traduções, exatamente porque ele não existe no texto grego. Na verdade, então, trata-se de ‘um’ espírito santo, ou seja, a alma, a centelha divina, o nosso espírito santo, que habita em nós. (1 Coríntios 6: 19), e que tem que ser por nós mesmos regenerado, purificado, durante o tempo da palingenesia ou da reencarnação.

 Mas o objetivo principal desta coluna é demonstrar, como já foi dito, que, às vezes ressurreição na Bíblia é reencarnação (palingenesia). Está no Apocalipse: “...eu vi também as almas dos decapitados... que não tinham adorado a besta... eles voltaram a viver, reinando com Cristo durante mil anos” (20: 4). “Os outros mortos não voltaram a viver, enquanto não terminaram os mil anos. Tal é a primeira ressurreição.” (20: 5). Há pessoas que não aceitam que, nesses claros textos apocalípticos, os espíritos que ressuscitam ou que voltam a viver estão reencarnando. Elas creem ou não na Bíblia?

 

(Texto recebido em email de José Reis Chaves)

Cristo e Nicodemos. Óleo sobre tela de Fritz von Uhde.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Fritz_von_Uhde_-_Christus_und_Nikodemus_(ca.1886).jpg

 

 

No diálogo de Jesus com Nicodemos falou o Mestre: "Ninguém pode ver o reino de Deus, se não nascer de novo." (João, 3,1-8)  

 

Vençamos sempre

 

Nadine Talleis nasceu nos anos 1980 no Haiti, franzina e com apenas 15% de visão.

Ainda menina, seu pai, que era político, foi assassinado por opositores. A perda fez com que a mãe ficasse deprimida, morrendo em menos de um ano.

Nadine passou a ser criada pelo avô.

Vivia com certa tranquilidade, até que, em 2010, sua cidade, Porto Príncipe, capital de seu país natal, foi sacudida por intenso terremoto.

A destruição causada pelo abalo sísmico deixou mais de duzentos e cinquenta mil mortos. De Nadine, o terremoto levou a casa, a família, parentes, amigos.

Ficou soterrada nos escombros por três dias até ser encontrada e resgatada.

Sem mais nada, seguiu em uma longa viagem, a fim de buscar novas oportunidades e reconstruir sua vida, acompanhada por um tio.

Saiu de seu país, passou pela República Dominicana, Equador, e de ônibus até a fronteira do Peru com o Brasil, chegando no Estado do Acre em 2013.

Encontrou uma estrutura precária para abrigar as centenas de refugiados. Dividia um espaço exíguo com mil e trezentas pessoas e somente dois banheiros.

Muitas pessoas conseguiam ser recrutadas por empresas que buscavam mão de obra local, mas ela, agora cega e franzina, era sempre preterida.

Quando seu tio, única pessoa próxima que tinha naquela situação difícil, conseguiu emprego em outra cidade, Nadine o estimulou a aceitar.

Naquele meio, sem ninguém de suas referências, mesmo com todas as suas dificuldades, buscou ser útil.

Versada não só no creole, mas no francês, espanhol e inglês, passou a atuar como intérprete de alguns, escritora para outros.

Sua trajetória começou a tomar outros rumos quando um dos voluntários do abrigo, sensibilizado com a história daquela jovem, a colocou em contato com parentes seus que moravam em Brasília.

Aceitando a sugestão do voluntário amigo, ela partiu para a residência da família que a recebeu, na capital federal.

A recepção foi de tal forma calorosa que, em pouco tempo, ela passou a tratá-los por pai e mãe.

Por iniciativa própria, decidiu se matricular em uma Faculdade de Direito.

Formou-se e, antes de colar grau, já havia passado no exame profissional, sendo a única da sua turma a ter conseguido tal feito.

Sempre com otimismo e fé na vida, Nadine superou obstáculos que pareciam impossíveis de serem enfrentados.

Malgrado condições difíceis, nunca se impôs limites, nem se viu incapaz de superá-los.

*   *   *

Os desafios da vida são sempre convites para o aprendizado, para novas conquistas morais.

Nada que nos ocorra, será em demasia. O adágio popular diz que Deus a ninguém oferece carga maior do que aquela que possa suportar.

É uma verdade se tivermos em conta que tudo está sob o olhar da Providência Divina, nos ofertando aquilo que nos é próprio, e na medida da nossa capacidade.

O que a cada um de nós compete é se armar de coragem, se acreditar eficiente para equacionar o que nos chega, no campo das dificuldades financeiras, enfermidades, ou de ordem afetiva.

Tenhamos fé e vençamos.

Redação do Momento Espírita, com dados
biográficos de Nadine Talleis.
Em 3.8.2019.

 

(Copiado do site Feparana)

 

VEJA FOTOS DE NADINE TALLEIS

https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/07/150714_haitiana_diplomata_jf_cc

 

Um bairro pobre mostra os danos depois que um terremoto de mais de 7 graus na escala Richter abalou

Porto Príncipe Haiti pouco antes das 17 horas de 12 de janeiro de 2010.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:2010_Haiti_earthquake_damage2.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JULHO/08-07-2014_arquivos/image023.jpg

Canteiro de flores no Eixo Monumental,  em Brasília, DF. Foto Ismael Gobbo

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]