Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 03 de dezembro de 2019

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

 


http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/DEZEMBRO/03-12-2019.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

02-12-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/DEZEMBRO/02-12-2019.htm

30-11-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/NOVEMBRO/30-11-2019.htm

29-11-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/NOVEMBRO/29-11-2019.htm

28-11-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/NOVEMBRO/28-11-2019.htm

27-11-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/NOVEMBRO/27-11-2019.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 6 - 1863

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado do site Febnet)

Moisés. Óleo sobre tela de José de Ribera.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Moses041.jpg

 

Confúcio

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Conf%C3%BAcio#/media/Ficheiro:Confucius_Tang_Dynasty.jpg

 

 

Confúcio (chinêspinyinKǒng ZǐWade-GilesK'ung-tzŭ, ou chinês: 孔夫子pinyinKǒng FūzǐWade-GilesK'ung-fu-tzŭ, literalmente "Mestre Kong")[nota 1] (tradicionalmente 27 de agosto de 551 a.C. – 479 a.C.),[1] foi um pensador e filósofo chinês do Período das Primaveras e Outonos.

A filosofia de Confúcio sublinhava uma moralidade pessoal e governamental, os procedimentos corretos nas relações sociais, a justiça e a sinceridade. Estes valores ganharam predominância na China em relação a outras doutrinas, como o legalismo (法家) e o taoismo (道家), durante a Dinastia Han[2][3][4] (206 a.C. – 220). Os pensamentos de Confúcio foram desenvolvidos num sistema filosófico conhecido por confucionismo (儒家).

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Conf%C3%BAcio

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/DEZEMBRO/15-12-2017_arquivos/image009.jpg

Platão. Museu do Louvre, Paris, França. Foto Ismael Gobbo.

 

Retrato de Platão. Mármore, cópia romana do século II dC após um original grego do final do século IV aC por Silanio. (Wikipedia)

 

 

Platão (em grego antigoΠλάτωνtransl. Plátōn, "amplo",[1] Atenas,[nota 1] 428/427[nota 2] – Atenas, 348/347 a.C.) foi um filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga, autor de diversos diálogos filosóficos e fundador da Academia em Atenas, a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental. Ele é amplamente considerado a figura central na história do grego antigo e da filosofia ocidental, juntamente com seu mentor, Sócrates, e seu pupilo, Aristóteles.[11] Platão ajudou a construir os alicerces da filosofia natural, da ciência e da filosofia ocidental, e também tem sido frequentemente citado como um dos fundadores da religião ocidental e espiritualidade.[12] O assim chamado neoplatonismo de filósofos como Plotino e Porfírio influenciou Santo Agostinho e, portanto, o cristianismo, bem como a filosofia árabe[13][14] e judaica.[15][16] Alfred North Whitehead observou certa vez: "a caracterização geral mais segura da tradição filosófica europeia é de que ela consiste em uma série de notas de rodapé sobre Platão".[17]

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Plat%C3%A3o

 

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/DEZEMBRO/15-12-2017_arquivos/image010.jpg

Academia de Platão em mosaico de Pompéia. Museu Arqueológico de Nápoles, Itália.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Accademia_di_platone,_da_villa_di_t._siminius_stephanus_a_pompei,_124545,_03.JPG

 

Cabeça de Cristo (estudo)  por Alexander Ivanov.

Imagem/fonte: Alexander Andreyevich Ivanov 

Martinho Lutero

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:1529MartinLuther.jpg

 

 

Martinho Lutero, em alemãoMartin Luther (Eisleben10 de novembro de 1483 — Eisleben, 18 de fevereiro de 1546), foi um monge agostiniano e professor de teologia germânico que tornou-se uma das figuras centrais da Reforma Protestante. Levantou-se veementemente contra diversos dogmas do catolicismo romano, contestando sobretudo a doutrina de que o perdão de Deus poderia ser adquirido pelo comércio das indulgências. Essa discordância inicial resultou na publicação de suas famosas 95 Teses em 1517, em um contexto de conflito aberto contra o vendedor de indulgências Johann Tetzel. Sua recusa em retratar-se de seus escritos, a pedido do Papa Leão X em 1520 e do imperador Carlos V na Dieta de Worms em 1521, resultou em sua excomunhão da Igreja Romana e em sua condenação como um fora-da-lei pelo imperador do Sacro Império Romano Germânico.

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Martinho_Lutero

 

Voltaire. (1694- 1778)

Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Voltaire_-_El%C3%A9mens_de_la_philosophie_de_Neuton,_1738_-_4270772.tif

Denis Diderot.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Denis_Diderot

 

Denis Diderot (francês: [dəni didʁo]) (Langres5 de outubro[1] de 1713 — Paris31 de julho de 1784) foi um filósofo e escritor francês. Notável durante o iluminismo, é conhecido por ter sido o cofundador, editor chefe e contribuidor da Encyclopédie, junto com Jean le Rond d'Alembert.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Denis_Diderot

 

 

Nicolas de Condorcet

Imagem/fonte: https://gallica.bnf.fr/conseils/content/nicolas-de-condorcet

 

Nicolas de Condorcet

Descubra o trabalho de Marie Jean Antoine Nicolas de Caritat, marquês de Condorcet (1743-1794), matemático, economista, filósofo, editor da "Enciclopédia". Condorcet é um representante do Iluminismo comprometido com a luta pelas liberdades religiosas, econômicas e políticas. Suas "Reflexões sobre a escravidão" (1781) e suas "Cartas de um teólogo" (1775) participam dos debates da Revolução Francesa. Ele escreve seu "Quadro Histórico do Progresso do Espírito Humano" pouco antes de ser preso pela Convenção Nacional. Cometeu suicídio na prisão em 29 de março de 1794. As seleções dedicadas à política propõem uma escolha de títulos fundamentais da teoria política, incluindo os de Condorcet.

 

Le Vieux-Neuf.  História antiga de invenções descobertas modernas. Édouard Fournier.

Acesse: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k2023666.image

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/OUTUBRO/02-10-2019_arquivos/image009.jpg

Claude-Henri de RouvroyConde de Saint-Simon

https://pt.wikipedia.org/wiki/Conde_de_Saint-Simon

 

Claude-Henri de RouvroyConde de Saint-Simon, (Paris17 de outubro de 1760 — Paris19 de maio de 1825), foi um filósofo e economista francês, um dos fundadores do socialismo moderno e teórico do socialismo utópico.[1]

Possui algumas obras de inspiração religiosa. Nesse final de sua vida obteve uma vida tranquila economicamente, graças às pessoas que participavam no seu grupo.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Conde_de_Saint-Simon

 

Astrônomo Copérnico conversa com Deus. Óleo sobre tela de Jan Matejko

Imagem/fonte:

 https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jan_Matejko-Astronomer_Copernicus-Conversation_with_God.jpg

 

 

Nicolau Copérnico (Toruń19 de fevereiro de 1473 — Frauenburgo24 de maio de 1543) foi um astrônomo e matemático polonês que desenvolveu a teoria heliocêntrica do Sistema Solar. Foi também cónego da Igreja Católica, governador e administrador, juristaastrônomo e médico.

Sua teoria do Heliocentrismo, que colocou o Sol como o centro do Sistema Solar, contrariando a então vigente Teoria Geocêntrica (que considerava a Terra como o centro), é considerada como uma das mais importantes hipóteses científicas de todos os tempos, tendo constituído o ponto de partida da astronomia.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Nicolau_Cop%C3%A9rnico

Isaac Newton.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:GodfreyKneller-IsaacNewton-1689.jpg

 

 

Isaac Newton (Woolsthorpe-by-Colsterworth4 de janeiro de 1643 — Kensington31 de março de 1727)[1][nota 1] foi um astrônomoalquimistafilósofo naturalteólogo e cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático.

Sua obra, Princípios Matemáticos da Filosofia Natural [nota 2] é considerada uma das mais influentes na história da ciência. Publicada em 1687, esta obra descreve a lei da gravitação universal e as três leis de Newton, que fundamentaram a mecânica clássica. Ao demonstrar a consistência que havia entre o sistema por si idealizado e as leis de Kepler do movimento dos planetas, foi o primeiro a demonstrar que os movimentos de objetos, tanto na Terra como em outros corpos celestes, são governados pelo mesmo conjunto de leis naturais. O poder unificador e profético de suas leis era centrado na revolução científica, no avanço do heliocentrismo e na difundida noção de que a investigação racional pode revelar o funcionamento mais intrínseco da natureza.

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Isaac_Newton

 

Seminário sobre Paulo de Tarso em Piracicaba


Na tradicional União Espírita de Piracicaba, fundada pelo prof. Walter Radamés Accorsi, na tarde do dia 30 de novembro, houve um seminário sobre o tema "Paulo de Tarso e a aplicação de seus princípios ético-morais na atualidade". Foi desenvolvido por Antonio Cesar Perri de Carvalho (ex-presidente da USE-SP e da FEB) com base em seus livros "Epístolas de Paulo à luz do Espiritismo" e "Cristianismo nos séculos iniciais. Análise histórica e visão espírita" (Ed. O Clarim), autografando-os em seguida. O evento foi coordenado pelo presidente da União, Luiz Dellabio e contou com bom número de participantes, provenientes de vários Centros, e também com um momento de lanche. Arnaldo Camargo, expôs livros da Ed.EME, e teve palestra no local, no domingo.

 

 

Piracicaba: Seminário com Cesar Perri; com o presidente da União Espírita de Piracicaba Luiz Dellabio; autógrafos.

 

Informações do site Espírita

Olá

 

Caros amigos

 

Saudações Kardequianas

 

PRIMEIRO:

Estamos trazendo divulgadores espíritas de Norte a Sul do Brasil que fazem um grande diferencial no efeito de multiplicadores do Espiritismo dentro da Internet.

 

BREADO. Esta na divulgação do Espiritismo a mais de 10 anos realizando a montagem de obras espíritas em áudio. Possuem a biblioteca espírita mais completa: Allan Kardec, Léon Denis, Gabriel Delanne, Chico Xavier (+- 400 obras), Divaldo Franco e muitos outros. Mais informações: E.mail [email protected]

Link:

http://breado.blogspot.com/

 

PAE - POSTO DE ASSISTÊNCIA ESPÍRITA: Natal Solidário das famílias assistidas pelo PAE e juntamente com a SODEC, neste dia 01/12/2019. Taguatinga - DF. E.mail: [email protected]

Link: https://www.youtube.com/watch?v=NCOe9AqZ9tQ

Site:

http://www.paegoiania.org.br/

 

SEGUNDO:

Agradecendo pela tradução da obra: Luciene Maria Miquelon Nascimento e o prefácio de Jorge Hessen...

Estamos trazendo novamente no setor DOS GRANDES MÉDIUNS... A vidente Gladys Osborne Leonard conhecida como Sra. Piper Britânica.

Que foi estudado por pesquisadores de fenômenos espíritas: Sir Oliver Lodge, Charles Drayton Thomas que pertenciam a The Society For Psychical Research.

Todo o estudo foi compilado numa obra rara de 1931 com o título Gladys Osborne Leonard - Minha Vida em Dois Mundos. E TRADUZIDA PELO SITE...

Seguem todos os materiais EM ANEXO E NO LINK

Link:

http://www.autoresespiritasclassicos.com/Autores%20Espiritas%20Classicos%20%20Diversos/Mediuns/Gladys%20Osborne%20Leonard/Gladys%20Osborne%20Leonard%20-%20Minha%20Vida%20em%20Dois%20Mundos.htm

 

E PARA DIVERSÃO DO FINAL DE DOMINGO--------------------

 

Natal Solidário das famílias assistidas pelo PAE e juntamente com a SODEC, neste dia 01/12/2019. Taguatinga - DF.

Link:

https://www.youtube.com/watch?v=NCOe9AqZ9tQ&t=127s

 

Chico Xavier, o Homem, a obra e as repercussões" - Palestra de César Perri de Carvalho (JESUBE 2019)

Link:

https://www.youtube.com/watch?v=7RdFbHM0Z1g&t=17s

 

22 - O legado de AK - Gênese: o lançamento silencioso da quinta edição

Estudo e reflexão sobre o livro "O legado de Allan Kardec", de Simoni Privato Goidanich.

Link:

https://www.youtube.com/watch?v=LNyEkIHpBJk&list=PLbBAXq8ij9EwuOttwNoSITWKd8p2NSL7_&index=39

 

23 - O legado de AK - Gênese, 5a. edição: o silêncio sobre o ano de publicação

Estudo e reflexão sobre o livro "O legado de Allan Kardec", de Simoni Privato Goidanich.

Link:

https://www.youtube.com/watch?v=0QXrSxZ1Hp4&list=PLbBAXq8ij9EwuOttwNoSITWKd8p2NSL7_&index=40

 

AVANTE

 

A LUTA SEGUE

 

WANDERLEI

 

 

Informações da AEAK- Associação Espírita Allan Kardec

Copenhague, Dinamarca

Acesse:

https://www.facebook.com/groups/aeallankardec/permalink/2584546218309045/

 

 

Programação da Instituição Irmãos da Caridade

Penápolis, SP

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

Palestra no Grupo Espírita Caminho de Nazaré

Boituva, SP

 

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

Programação da BUSS- Espiritismo e Psicologia

Londres, Reino Unido

https://spiritism-psychology-2020.eventbrite.co.uk

 

Save the date - 4th April 2020

Dear Friends,

 

This half-day event will explore potential improvements to our mental health and well-being through the links between Spiritism and psychology. Humanity is currently experiencing escalating levels of anxiety, depression and grief etc, due to multiple crises in the world (ecologically, economically, politically and socially). A collective transformation is much needed, such as Carl Jung’s method of ‘individuation’, which has resonances with ‘soul progression’ found in the work of Allan Kardec. A case will be made for greater collaborative links between Spiritism and psychology.

https://spiritism-psychology-2020.eventbrite.co.uk

 

--

Kind Regards

Elsa Rossi  -  www.elsarossi.com    www.buss.org.uk  

President of British Union of Spiritist Societies

www.buss.org.uk | www.fb.com/uk.buss
Office-phone: +44 (0) 20 77491115

Address: Room 4, 1st floor, Oxford House,  Derbyshire Street, Bethnal Green, London, E2 6HG, England, UK 

UK - Charitable Incorporate Association, No. 1136512

BUSS is an integrated member of the International Spiritist Council.

Let's promote the creation of small family groups for the study of the Gospel at Home, that is the key for World Peace.  

 PPlease do not print this unless you really need to.

 

 

 

(Com informações de Elsa Rossi)

 

38ª. Feira do Livro Espírita

Catanduva

 

 

(Informação recebida em email de USE Catanduva [[email protected]])

 

Concerto de Natal do Grande Coro Espírita do DF

Brasília

 

A Federação Espírita do Distrito Federal (FEDF), em parceria com a FEB, realizará no dia 8 de dezembro, das 19h às 20h30, o Concerto de Natal do Grande Coro Espírita do DF, no Cenáculo da Federação Espírita Brasileira, em Brasília. Contará com a participação de oito coros: Coral Unicanto, Coral Elos de Luz, Coral Nilo Sheik, Coral Irmã Scheilla, Coral Voz e Sentimento, Coral Irmão Estevão, Coral Canto da Paz e Coral Espírita Fraternidade Emmanuel. Esse ano o Concerto será no formato de encontro de coros e ao final todos os cantores e regentes formarão o Grande Coro e cantarão cinco músicas. Mais informações: www.fedf.org.br

 

coros

 

 

 

(Copiado de https://www.febnet.org.br/blog/geral/noticias/concerto-de-natal-do-grande-coro-espirita-do-df/)

 

Encontro de Mocidades Espíritas do Espírito Santo

Santa Teresa, ES

 

Todos os anos, no período de Carnaval, ocorre o Encontro de Mocidades Espíritas do Espírito Santo (EMEES) que estará, em 2020, na 40ª edição com o tema “Coragem! Reviva o Cristianismo nas Arenas da Atualidade”. Será entre os dias 22 e 25 de fevereiro, em Santa Tereza (ES) com uma programação que envolverá estudos à luz da Doutrina Espírita, atividades artístico-doutrinárias como dança, música e teatro, de integração, oficinas e muito mais. As inscrições já estão abertas pelo site: http://feees.org.br/emees/

EMEES

 

 

 

(Informação copiada de https://www.febnet.org.br/blog/geral/noticias/encontro-de-mocidades-espiritas-do-espirito-santo-4/)

 

Palestra na Associação Filantrópica A Caminho da Luz

Assis, SP

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

Jornal Mundo Maior

Acesse nos links

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook:

www.facebook.com/jornalmundomaior

Acesse o site do Jornal Mundo Maior e leia outras mensagens:

www.jornalmundomaior.com.br

 

 

Boletim da Comunhão Espírita de

Brasília, DF

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/157506671415952000/logo_mensageiro_600x150.jpg

Edição 354 - 29 de novembro de 2019 - Brasília/DF

Caro(a) amigo(a), sinta-se à vontade para compartilhar nossas mensagens, reenviando-as. O bem compartilhado representa o bem multiplicado.

 

Recebeu nosso boletim por reenvio? gostou? então...

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/157506671415952000/botao_cadastrar.png

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/157506671415952000/coracoes.jpg

Amor é laço, não nó. Você sente ciúmes?

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/157506671415952000/comunhaoinspiradezembro.jpg

Programe-se: Lançamento de livro e Comunhão Inspira neste sábado (30)

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/157506671415952000/mao_flores.jpg

Os benefícios da gratidão

 

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/157506671415952000/mocidade1e1574971768589.jpg

Nossas histórias e a busca pelo autoconhecimento

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/157506671415952000/paina.jpg

Quero saber mais sobre o espiritismo. Por onde começar?

http://acscomunhao.enviodemkt.com.br/messageimages/1098111531635475/157506671415952000/caminhando_com_jesus.jpg

Confira os programas da semana no nosso canal do YouTube

 

Deseja descadastrar-se? clique aqui.

 

 

Leia o jornal Momento Espírita do CEAC

Bauru, SP. Edição Dezembro/2019

 

Clique aqui:

https://ceac.org.br/ultima-edicao/

 

 

 

Revista eletrônica semanal O Consolador

Londrina, PR

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

Informativo Elo Fraterno

Três Lagoas, MS

“Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre. Tal é a Lei”

INFORMATIVO ELO FRATERNO PANORÂMICO 583

TRÊS LAGOAS/MS – 3 A 9/DEZEMBRO/2019

RESENHA DE EVENTOS DE TODO O PLANETA

POSTAGENS DIÁRIAS...ACOMPANHE!

envie eventos: [email protected]

VEJA MUITO MAIS EM:

https://infopanespirita.wordpress.com/

 

 

=SÃO PAULO=

 

CAPITAL

Água Branca / Artur Alvim / Barra Funda / Bela Vista / Butantã / Canindé /

Chácara Mafalda / Cidade Ademar / Cidade Patriarca / Cidade Tiradentes /

Ermelino Matarazzo / Frequesia do Ó / Itaquera / Jabaquara / Jaçanã / Jaguaré /

JD Brasil / JD do Colégio / JD Previdência / JD Rebouças / JD Umarizal / Lapa /

Liberdade / Morumbi / Parada Inglesa / PQ da Pedra / PQ Edu Chaves / Penha /

Pirituba / Santana / São Miguel Paulista / Tatuapé / VL Aurora /

VL Buenos Aires / VL Constança / VL Guilherme / VL Invernada /VL Jacuí /

VL Mazzei / VL Nova Galvão / VL Primavera / VL Rubi

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-capital/

 

 

SÃO PAULO INTERIOR

Americana / Amparo / Araçatuba / Arujá / Assis / Atibaia / Barueri / Bauru /

Bragança Paulista /  Cajuru / Cândido Mota / Carapicuiba / Cubatão / Embu das Artes

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-a-a-e/

Getulina / Guará / Guarujá / Guarulhos / Ibiúna / Igarapava / Ipuã / Jandira /

Jaú / Limeira / Marília / Mauá / Neves Paulista / Nipoã

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-f-a-n/

Orlândia / Osasco / Pedreira / Penápolis / Praia Grande / Presidente Prudente /

Ribeirão Pires / Ribeirão Preto / Rio Claro / Santa Rita do Viterbo / Sto. André / Santos

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-o-a-santos/

São Bernardo do Campo / São Caetano do Sul / São Joaquim da Barra /

São José do Rio Preto / São Simão / São Vicente / Taboão da Serra / Tambaú

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-sao-a-w/

 

 

=RIO DE JANEIRO=

CAPITAL > Colégio / Meier / Olaria / VL. Valqueire

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-capital/

 

INTERIOR > Araruama /Cabo Frio / Niterói / Nova Iguaçu /

São Pedro da Aldeia / Valença

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-interior/

 

 

=BRASIL: REGIÃO SUDESTE=

ESPÍRITO SANTO > Castelo / Santa Tereza / Vitória

 

MINAS GERAIS > Frutal / Juiz de Fora / Uberlândia

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sudeste-es-e-mg/

 

 

=BRASIL: REGIÃO SUL=

PARANA > Curitiba / Londrina / Rolândia

 

RIO GRANDE DO SUL > Caxias do Sul / Porto Alegre

 

SANTA CATARINA > Barra Velha / Florianópolis

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sul-pr-rs-sc/

 

 

=BRASIL: REGIÃO CENTRO OESTE=

 

DISTRITO FEDERAL > Brasília

 

MATO GROSSO > Cuiabá

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-centro-oeste-df-go-mt-ms/

 

 

=BRASIL: REGIÃO NORDESTE=

 

PERNAMBUCO > Jaboatão dos Guararapes / Recife

 

SERGIPE > Aracaju / Boquim / Lagarto

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-1-al-ba-pe-se/

 

CEARÁ > Fortaleza

 

MARANHÃO > Imperatriz

 

PIAUÍ > Teresina

 

RIO GRANDE DO NORTE > Mossoró

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-2-ce-ma-pb-pi-rn/

 

 

=BRASIL: REGIÃO NORTE=

 

AMAPÁ > Macapá

 

PARÁ > Belém / Bragança

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-norte-ac-ap-ama-pa-ro-rr-to/

 

 

=INTERNACIONAL=

 

ESPANHA > Calpe / Ciudad Real / Reus

 

INGLATERRA > Londres

 

PORTUGAL > Barcellos / Angra do Heroísmo / Caldas da Rainha /

Ílhavo / Marinha Grande

https://infopanespirita.wordpress.com/internacionais/

 

 

IRMÃOS ZANOLI - https://www.irmaoszanoli.com.br/

RÁDIO PALERMO - http://www.radiopalermo.com.br/

NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/  - [email protected]

 

solicitar exclusão: [email protected]

 

Informe Luz Espírita

Acesse no link abaixo

 

 

Clique aqui:

http://luzespirita.org.br/informe/informe.html

 

 

Alguém contigo

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Algo Mais. Lição nº 34. Página 86.

 

Nunca estarás a sós...

Ante a névoa das lágrimas, quando a incompreensão de outrem te agite os sentimentos, lembra-te de alguém que sempre te oferece entendimento e conforto.

Ante a deserção de pessoas queridas, quando mais necessitavas de presença e segurança, pensa nesse benfeitor oculto que jamais te abandona.

Ante as ameaças do desânimo, nos obstáculos para a concretização de tuas esperanças mais belas, considera o amparo desse amigo certo que, em tempo algum, te recusa bom ânimo.

Ante a queda iminente na irritação, capaz de induzir-te à delinquência, refugia-te no clima desse doador de serenidade que te guarda o coração nas bênçãos da paz.

Ante as sugestões do desequilíbrio emotivo, suscetíveis de te impulsionarem a esquecer encargos que assumiste, reflete no mentor abnegado que jamais te nega defesa, para que usufruas a tranquilidade de consciência.

Ante prejuízos, muitas vezes causados por amigos aos quais empenhaste generosidade e confiança, medita nesse protetor magnânimo que nunca te desampara e que promove, em teu favor, sempre que necessário, os recursos precisos à recuperação de que careças.

Ante acusações daqueles que se te fazem adversários gratuitos, amargurando-te os dias, eleva-te em pensamento ao instrutor infatigável que sempre te convida à tolerância e ao perdão.

Ante as crises da existência que te sugiram revolta e desespero, recorda o mestre da paciência que te resguarda constantemente na certeza de que não há problemas sem solução para quem trabalha e serve para o bem sem perder a esperança.

Ante os desgostos e contratempos que te sejam impostos pelos entes amados, não te emaranhes no cipoal das afeições possessivas, refletindo no companheiro que te ama desinteressadamente muito antes que te decidisses a conhecê-lo.

E quando perguntares quem será esse alguém que nunca te desampara e que te garante a vida, em nome de Deus, deixa que os teus ouvidos se recolham aos recessos da própria alma e escutarás o coração a dizer-te na intimidade da consciência que esse alguém é Jesus.

 

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/OUTUBRO/23-10-2019_arquivos/image044.jpg

Estudo para Jesus em Cafarnaum (1885). Óleo sobre tela de Rodolpho Amoêdo

Pinacoteca do Estado de São Paulo. São Paulo. Foto Ismael Gobbo

 

A arte da convivência conjugal

É comum se pensar que os casamentos mais sólidos são aqueles que sobrevivem a grandes traumas. Digamos, uma infidelidade conjugal ou uma falência.

Contudo, a verdade é que a duração do matrimônio está na razão direta da arte da convivência conjugal.

Conviver todos os dias, aguentando as pequenas coisas um do outro, por exemplo. Suportar que ele aperte o tubo de pasta de dentes bem no meio, enquanto ela insiste que deva ser bem no finzinho, por uma questão de estética e de economia.

Ou ainda, ele não auxiliar nas tarefas domésticas. Ela ser sensível demais.

Ele ser muito mole com as crianças, permitir tudo. Ela desejar manter a linha dura, investindo na disciplina e na educação dos filhos.

Conviver com as diferenças exige boa vontade diária. Um casal, que convive há catorze anos, confessou que tem diferenças enormes quanto a esporte.

Ela adora ver futebol em casa. Ele adora aventuras. Com uma filha de dez anos, aprenderam a conviver, apoiando um o prazer do outro.

Assim, quando o marido decidiu dar a volta ao mundo velejando, ela o acompanhou pela imaginação, sem sair de casa. Mas não criou obstáculos para ele, nem fez papel de vítima.

Saber aceitar comentários feitos em momentos de pequenas rusgas também contribui para a manutenção da estabilidade conjugal.

Certo marido presenteou a esposa com dez roseiras, que ela teve de plantar sozinha. Durante uma discussão, ela acabou por dizer a ele que odiava aquelas rosas que ele havia comprado. Afinal, elas só serviam para dar trabalho.

Ele não se perturbou. No Natal daquele mesmo ano ele lhe deu mais uma roseira. Ela achou graça, comentando com as amigas:

Quando a gente pensa que eles entenderam o que se falou, descobre-se que nem ouviram.

E continuam a viver juntos, colhendo rosas no seu jardim.

Mas, possivelmente, o mais importante seja recordar os bons momentos. Olhar para o passado, reavivar as chamas dos sentimentos positivos tem a capacidade de reacender o amor.

Um americano conta que ele e a esposa adoram recordar a forma como se conheceram. Ela foi a um restaurante onde ele estava cantando. Ela gostou muito da canção e aplaudiu entusiasmada.

Ele a notou e perguntou: Você é casada?

Não, respondeu. Você cantaria no meu casamento?

A resposta dele foi rápida e sorridente: Eu vou cantar no nosso casamento.

Sete meses depois estavam casados. Estão casados até hoje, passados anos. Continuam felizes.

*   *   *

Entre muitos casais, na Terra, o tédio aparece depois que arrefece a paixão e o cotidiano toma conta dos atos.

O tédio azeda a vida em comum. A rotina a destrói.

Tão logo surja na relação conjugal a indiferença, a secura ou o relaxamento, é hora de reagir, antes que o casamento acabe por tolices.

Casamento, ou seja, a união permanente de dois seres, pode ser entendida como uma ligação afetiva que lembra o cérebro e o coração. Para que a vida prossiga, é necessário que haja sintonia entre ambos.

 

Redação do Momento Espírita, com base no artigo Novas regras para um
casamento feliz, de Seleções Reader’s Digest, de janeiro de 2000
e no cap. 13 do livro 
Vida e sexo, pelo Espírito Emmanuel, ed. FEB.
Em 2.12.2019.

 

(Copiado do site Feparana)

Paquius Proculus e a sua esposa. Fresco de Pompeiaséculo I, atualmente exposto no Museo di Capodimonte.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Casamento_na_Roma_Antiga#/media/Ficheiro:Pompeii-couple.jpg

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]