Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 07 de maio de 2019

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/07-05-2019.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

Os últimos 5 emails enviados      

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

06-05-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/06-05-2019.htm

04-05-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/04-05-2019.htm

03-05-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/03-05-2019.htm

02-05-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/02-05-2019.htm

01-05-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/01-05-2019.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 5 - 1862

 

 

 

 

 

 

 

(Continuação da postagem anterior)

 

 

 

 

(Texto copiado do site Febnet)

 

Página e recorte do jornal Le Siècle, datado de 13 de janeiro de 1862, noticiando o suicídio do

jovem Maximilien, conforme publicado na Revista Espírita de maio de 1862, acima transcrita.

Fonte do jornal:  https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k7275283/f2.item.zoom

Safo. Pintura por  Ernst Stückelberg

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/07/St%C3%BCckelberg_Sappho_1897.jpg

 

Ponte L´Archevêché e Catedral Notre Dame. Paris, França. Fotos Ismael Gobbo.

A ponte repleta de cadeados colocados pelos apaixonados nas suas laterais.

O Rio Sena e o Jardim das Plantas. Paris, França.  Foto Ismael Gobbo

 

 Não ao suicídio

 

Curiosidades da Codificação

 

 

 

 

"Com a minha gratidão, remeto-lhe o livro anexo, bem como a sua história, rogando-lhe, antes de tudo, prosseguir em suas tarefas de esclarecimento da Humanidade, pois tenho fortes razões para isso... "

 

UMA CARTA PARA O SR. ALLAN KARDEC - Allan Kardec, o Codificador da Doutrina Espírita, naquela triste manhã de abril de 1860, estava exausto, acabrunhado.
Fazia frio.
Muito embora a consolidação da Sociedade Espírita de Paris e a promissora venda de livros, escasseava o dinheiro para a obra gigantesca que os Espíritos Superiores lhe haviam colocado nas mãos.
A pressão aumentava...
Missivas sarcásticas avolumavam-se à mesa.
Quando mais desalentado se mostrava, chega a paciente esposa, Madame Rivail - a doce Gabi -, a entregar-lhe certa encomenda, cuidadosamente apresentada.
O professor abriu o embrulho, encontrando uma carta singela. E leu.
"Sr. Allan Kardec:
Respeitoso abraço.
Com a minha gratidão, remeto-lhe o livro anexo, bem como a sua história, rogando-lhe, antes de tudo, prosseguir em suas tarefas de esclarecimento da Humanidade, pois tenho fortes razões para isso.
Sou encadernador desde a meninice, trabalhando em grande casa desta capital.
Há cerca de dois anos casei-me com aquela que se revelou minha companheira ideal. Nossa vida corria normalmente e tudo era alegria e esperança, quando, no início deste ano, de modo inesperado, minha Antoinette partiu desta vida, levada por sorrateira moléstia.
Meu desespero foi indescritível e julguei-me condenado ao desamparo extremo.
Sem confiança em Deus, sentindo as necessidades do homem do mundo e vivendo com as dúvidas aflitivas de nosso século, resolvera seguir o caminho de tantos outros, ante a fatalidade...
A prova da separação vencera-me, e eu não passava, agora, de trapo humano.
Faltava ao trabalho e meu chefe, reto e ríspido, ameaçava-me com a dispensa.
Minhas forças fugiam.
Namorara diversas vezes o Sena e acabei planeando o suicídio. "Seria fácil, não sei nadar"- pensava.
Sucediam-se noites de insônia e dias de angústia. Em madrugada fria, quando as preocupações e o desânimo me dominaram mais fortemente, busquei a ponte Marie.
Olhei em torno, contemplando a corrente... E, ao fixar a mão direita para atirar-me, toquei um objeto algo molhado que se deslocou da amurada, caindo-me aos pés.
Surpreendido, distingui um livro que o orvalho umedecera.
Tomei o volume nas mãos e, procurando a luz mortiça do poste vizinho, pude ler, logo no frontispício, entre irritado e curioso:
"Esta obra salvou-me a vida. Leia-a com atenção e tenha bom proveito. - A. Laurent."
Estupefato, li a obra - "O Livro dos Espíritos" - ao qual acrescentei breve mensagem, volume esse que passo às suas mãos abnegadas, autorizando o distinto amigo a fazer dele o que lhe aprouver."
Ainda constava da mensagem agradecimentos finais, a assinatura, a data e o endereço do remetente.
O Codificador desempacotou, então, um exemplar de "O Livro dos Espíritos" ricamente encadernado, em cuja capa viu as iniciais do seu pseudônimo e na página do frontispício, levemente manchada, leu com emoção não somente a observação a que o missivista se referira, mas também outra, em letra firme:
"Salvou-me também. Deus abençoe as almas que cooperaram em sua publicação. - Joseph Perrier."
Após a leitura da carta providencial, o Professor Rivail experimentou nova luz a banhá-lo por dentro...
Aconchegando o livro ao peito, raciocinava, não mais em termos de desânimo ou sofrimento, mas sim na pauta de radiosa esperança.
Era preciso continuar, desculpar as injúrias, abraçar o sacrifício e desconhecer as pedradas...
Diante de seu espírito turbilhonava o mundo necessitado de renovação e consolo.
Allan Kardec levantou-se da velha poltrona, abriu a janela à sua frente, contemplando a via pública, onde passavam operários e mulheres do povo, crianças e velhinhos...
O notável obreiro da Grande Revelação respirou a longos haustos, e, antes de retomar a caneta para o serviço costumeiro, levou o lenço aos olhos e limpou uma lágrima..."

(Hilário Silva - O Espírito da Verdade, 52, FEB)

 

(Texto copiado do site Rede Amigo Espírita)

 

 

IMG_6009

 

 

Ponte Marie, Paris, França. Fotos Lucas Gobbo

 

 

Catedral Notre Dame. Paris, Franca. Foto Ismael Gobbo

 

Conferência com Divaldo Pereira Franco

Luxemburgo

 

 

 

(Informações recebidas em email de nascimento zelina [[email protected]])

 

Divaldo Franco na Bahia

Salvador

05 de maio de 2019

Workshop O Significado da Vida

Centro Espírita Caminho da Redenção

Divaldo Franco, 92 anos dedicados ao Espiritismo, à Paz e à Caridade.

Estando o Ginásio de Esportes lotado, a atividade contou com um momento musical inigualável. O Setor de Eventos da Mansão do Caminho, dirigido pela dedicada e operosa Telma Sarraf, em seu trabalho de bastidores, demonstrou eficiência, organização e muita dedicação em bem receber os participantes, se desdobrando para que os detalhes de planejamento e execução pudessem alcançar alto nível operacional.

Divaldo Franco, completando 92 anos nesta data, na sua habitual sensibilidade, agradeceu as manifestações de bondade e ternura, esclarecendo que não se julga merecedor, reconhecendo, porém, a sua perseverança no ideal espírita e na divulgação da Doutrina Espírita. O terno e dedicado orador destacou que é necessário encontrar Jesus no caminho, apreender a sua sublime proposta do amor. A perseverança é o guia, o apoio, a certeza de alcançar a meta com a ajuda das criaturas amigas.

Ao apresentar os fatos experimentados por Viktor Frankl (1905-1997), médico psiquiatra austríaco, notadamente durante o período em que esteve cativo dos alemães em cruéis campos de concentração, durante a II Guerra Mundial, o incansável médium destacou que Viktor Frankl somente sobreviveu por ter estabelecido uma meta, um sentido para a sua vida. O médico austríaco é o fundador da escola da Logoterapia que explora o sentido existencial do indivíduo e a dimensão espiritual da existência.

Ao fazer essa abordagem, Divaldo Franco asseverou que deseja, efetivamente, aos que já estão desenvolvendo o significado para as suas vidas, logrem o sucesso. Aos que ainda não começaram a estabelecer uma meta para a vida, que o façam. A vida de Viktor Frankl foi a busca para encontrar o sentido da vida. Sua existência era a de um homem que não se preocupava, inicialmente, com a religião. Aprisionado pelos alemães, deixou de ser um homem, um indivíduo, para ser somente um número. Ele somente não foi assassinado porque teve uma meta, um objetivo para a vida, embora tenha passado por alguns dos mais cruéis campos de concentração, onde os assassinatos e os suicídios eram numerosos todos os dias. Assim, o fundador da Logoterapia atingiu um sentido psicológico da vida, ainda maior.

O Paulo de Tarso da atualidade, Divaldo Franco, enalteceu, através de diversos exemplos narrados, a ação do amor, da caridade, pois que, aqueles que se dedicaram e se dedicam ao próximo, são dotados de profundo sentido de vida, as suas metas são servirem aos seus irmãos em humanidade. Asseverou que a perseverança é imbatível, sendo o princípio da vida. Cabe a cada ser humano encontrar um objetivo para a sua vida.

Ao narrar um episódio constante na autobiografia do médico e escritor escocês Archibald Joseph Cronin (1896/1981), escrita após a II Guerra Mundial, Divaldo ressaltou a oportunidade. No início de sua carreira foi chamado para atender uma menina vítima de crupe. Durante o procedimento, que exigiu traqueostomia, ele contou com o trabalho de uma jovem enfermeira. Coube a ela, a vigília para que a menina, durante a noite, não retirasse o equipamento de borracha. A enfermeira, no entanto, mesmo zelosa, não resistiu ao sono e a menina faleceu. Ela sofreu com a falha, e o médico Cronin elaborou um relatório para enviar à Associação Médica. Ela pediu “outra oportunidade”, pois também estava iniciando na profissão, e fatalmente teria o registro cassado. Mas o médico firmou o documento, e ela o subscreveu, concordando com o que ali estava relatado. Cronin foi até a agência do Correio para enviar a missiva. Mas, ao invés de postar, relutou e desistiu.

No dia seguinte, novamente foi até o Correio mas suspendeu a remessa. Após a terceira tentativa, optou por inutilizar o relatório, queimando-o. Algumas décadas depois, num hall de hotel, enquanto aguardava por uma cerimônia na qual seria premiado, Cronin apanhou uma publicação do The Times e passou a ler a reportagem “O anjo da noite”. Ele acompanha a história da mulher que, numa região miserável do País de Gales, acolhe e cuida de crianças desamparadas. Ela conta que havia se comprometido com moradores do local, no qual não havia assistência médica. E, na sua história, o peso por não ter resistido ao cansaço, o que ocasionou a morte de uma enferma, fez com que se dedicasse a salvar vidas de crianças.

Na reportagem, a mulher contou que aguardou pela punição da Associação Médica, porém, nunca foi notificada. Então concluiu que teve uma segunda oportunidade. Com essa chance, passou a percorrer lugares pobres. E naquele momento “quatro mil vidas já haviam sido salvas das garras da morte”. Boa parte, adotada por famílias dos EUA, Suécia e Noruega. O “Anjo da Noite”, como foi intitulada a divulgação, referia-se à peculiaridade da mulher que, não conseguindo dormir à noite, mantinha-se atenta. Somente à tarde é que repousava durante duas horas. Perguntada sobre o nome do médico que proporcionou a nova chance, afirmou que “nunca guardamos o nome do bem, porém o mal nunca esquecemos. Se o dissesse, estaria denunciando por não agir conforme seu dever, que seria a entrega do relatório”.

É o amor produzindo a obra do bem. Quem não tem um sentido psicológico para a vida já morreu, afiançou o nobre conferencista. Todos devem sair da província da reclamação para o reino da gratidão. Recitando o Poema da Gratidão, de Amélia Rodrigues, Divaldo Franco encerrou o profícuo trabalho, envolvendo todos em profundas vibrações de ternura, paz, esperança e amor. O público homenageou-o, felicitando-o pelo seu aniversário.

À noite, para um grupo de amigos, Divaldo programou um Sarau Evangélico, onde através da música, especialmente composta e tocada por Juan Danilo Rodríguez, o anfitrião narrou vários poemas de Rabindranath Tagore, contidos na obra Pássaros Livres, psicografada por Divaldo Franco, todos com profundo foco no amor, inclusive as músicas selecionadas.

Enaltecendo o poder do amor, Divaldo narrou o seu encontro com o grande paranormal, Swami Satya Sai Baba, bem como, o relacionamento com um menino indiano, Tamil, que mais tarde encontrou em Londres, estudando, quando Tamil teve a oportunidade de dizer a Divaldo Franco o seguinte: como você não pode me carregar, eu vim seguindo as suas pegadas. Tamil se corresponde com Divaldo, e este ano, felicitando-o pelo aniversário, informou que estará presente na Mansão do Caminho por ocasião do 93º aniversário de seu “pai adotivo”. Concluindo o profícuo encontro, Divaldo destacou, uma vez mais, que uma vida que não possua significado não é vida. No gesto de reunir os amigos, Divaldo asseverou que a forma de agradecer foi através da música das páginas de Tagore sobre o amor, avançando rumo à humanidade, engajando-se nas preces, desejando oportunidades, traçando metas psicológicas, ampliando o sentido da vida.

Texto: Paulo Salerno

Fotos: Jorge Moehlecke

 

(Informações recebidas em email de Jorge Moehlecke)

 

Palestra no C.E. Esperança e Caridade

Araçatuba, SP

 

(Informações recebidas em email de Katia Calciolari)

 

Programação de palestras no GEBEM

Guarulhos, SP

 

 

(Com informações em Phamela Silva [[email protected]])

 

Palestra no C.E. Redentor

Santo André, SP

 

 

(Com informações de Fábio Dionisi)

 

Grupo Semeando Estrelas

Mensagens

 

Que a paz de Jesus permeie nossas vidas hoje e sempre!

O Grupo Semeando Estrelas é um Grupo de mensagens Espírita e reflexiva.

 

Novidade:

Acesse este link para entrar no meu grupo do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/7z9z3L8qfaDLLqV5iBbMWI

Você receberá um mensagem por dia. Abraços.

 

Para receber mensagens via email (2 mensagens semanais.), envie uma mensagem para:

[email protected]

 

Visite e curta nossa página no Facebook:

 

 Semeando Estrelas

Curtam o nosso canal no Youtube:

  Semeando Estrelas

Nosso site:

 http://semeandoestrelassite.wordpress.com

 

(Com informações de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

Visão Espírita TV

FILME: "KARDEC" NOS CINEMAS DO BRASIL!

Prezado(a) Amigo(a),
                                    O programa
VISÃO ESPÍRITA TV, a partir de 05 de Maio, trás algumas curiosidades peculiares do que será o tão esperado filme"KARDEC". Também  um bate papo agradável entre o diretor do filme: WAGNER DE ASSIS e o autor do livro que serviu de base ao filme: MARCEL SOUTO MAIOR. O filme estréia no próximo dia 16 de Maio.
                                    Veja abaixo os horários do programa Visão Espírita TV.

 VISÃO ESPÍRITA TV - HÁ 9 ANOS DIARIAMENTE NA TELEVISÃO E NA INTERNET
                                                                         DIAS E HORÁRIOS NA TELEVISÃO COM PROGRAMAS DE 30 MINUTOS
                                                                                  pelo Canal 04 (Digital)  - Rede  TV NET - TV CIDADE JACAREÍ
                                                                                       para São José dos Campos,  Jacareí, Sta. Branca e Caçapava.  
                                                                                                                     DIAS E HORÁRIOS : 
                                                                                                                DOMINGO: 10H  , 17h e 20h
                                                                                      SEGUNDA : 19H  -      TERÇA  e    QUARTA: 17h
                                                                                      QUINTA: 22H ---  SEXTA: 19H  e SÁBADO: 20
                                                                                                                    NA INTERNET:
                                                                         MUITOS QUADROS E PROGRAMAS ANTERIORES PELOS LINKS:  
                                                                         CANAL YOUTUBE : https://www.youtube.com/user/visaoespirita/vi
                                                                                                                                 e
                                                                                                           FACEBOOK:  Visão Espírita
 
                                                                                                           ABRAÇOS FRATERNOS
                                                                                                          EQUIPE VISÃO ESPÍRITA TV

(VisaoEspiritaTv [[email protected]])

 

Informações do jornal Correio Espírita

Acesse no link

 

Acesse:

https://www.mensagex.com.br/envios/7710/115025_ACEB6945AFEF.html?contato.id=155616976&envio.id=115025

 

 

 

Jornal Mundo Espírita Digital

Feparana

Prezados companheiros

Segue o link da versão digital do JORNAL MUNDO ESPÍRITA, mês maio.2019.

http://www.feparana.com.br/jornal/home/

Esperamos encontrá-los em saúde e paz.

Fraternalmente 

 

 

Mary Ishiyama

Canalfep (nosso canal no youtube)

Jornal Mundo Espírita online e digital

Programa Momento Espírita

CSE FEP

(41) 3068-9307

assinatura2

 

 

Evangelho no Lar digital

Acesse no link

EVANGELHO NO LAR VIRTUAL

"As três revelações - Moisés"

ESE, Cap. I, itens 1 e 2.

YouTube: https://youtu.be/Em2Pna0mtc8

 

Para receber atualizações, inscreva-se no canal e ative o sino.

By Vania Mugnato de Vasconcelos

 

 

 

(Com informações de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

Encontrar-te

Florianópolis, SC

 

 

(Informações recebidas em email de Norberto Fátima [[email protected]])

 

Programação de Divaldo Pereira Franco

Londres, Reino Unido

Divaldo NIVER.jpg

PEACE UK LOGO .jpeg

PROGRAMME PARA DIVALDO.jpg

Kind Regards

Elsa Rossi  -  www.elsarossi.com    www.buss.org.uk

 

 

Programação do C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

 

(Informação recebida em email de Casinha Casagrande [[email protected]])

 

Informações do

13º. Simpósio Espírita dos Estados Unidos

 

 13th U.S. Spiritist Symposium 
May 4th, 2019 (9 am - 6:15 pm)
Union, NJ

PROGRAM

The event can be followed live through:

1. The U.S. Spiritist Federation Facebook's page at 
https://www.facebook.com/USSFederation/
  

2. Web Radio:
Spiritist Radio at 
http://www.spiritistradio.com  

3. Also through the United States Spiritist Federation YouTube Channel at 
https://www.youtube.com/channel/UCr13BgBoKaMxB8267fBmjOw



 

 

 

 

Palestra Musical no Fraternidade Espírita Gina

São Paulo, SP

 

Palestra Musical. Livre. Com Ricardo E Eduardo

 

 

TERÇA-FEIRA,  14-05-2019, ÀS 19H30MIN.

RUA MAURO 76, PRÓXIMO DO METRO SAÚDE

 

 

(Com informações de Lu Abrahão)

 

24º. Mês Espírita de

Peruíbe, Itariri e Pedro de Toledo

 

 

 

 

(Informações recebidas em email de Norberto Fátima [[email protected]])

 

 Palestra na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas

Colatina, ES

 

Acesse:

https://www.youtube.com/watch?v=PLEinW-leAA&fbclid=IwAR2s9tFp0GWbCKmedQos_pgANfw5DBh1G-tLsIdvk-c_ZLp0BSBK3lbSJQU

 

 

 

 

(Com informações de Carlos José Pretti Leal [[email protected]])

 

Palestras no Grupo Socorrista Maria de Nazaré

Boituva, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

Acesse release, pré-venda  e fotos do Filme Kardec

Clique no link

 

CLIQUE AQUI:

https://drive.google.com/drive/folders/1_oty-s3ns4bsGmIZEKO225ZFk9yA49A4

 

 

 

 

 

 

 Revista eletrônica semanal “O Consolador”

Londrina, PR

 

 Folha Espírita Francisco Caixeta

Araxá, MG

 

Acesse aqui:

http://www.espiritacaixeta.org.br/folha/Fol85.pdf

 

 

Segue a edição 85 da Folha Espírita Francisco Caixeta.

VEJA NESTA EDIÇÃO:

 

ALLAN KARDEC: A HISTÓRIA POR TRÁS DO NOME CAIXETA — NOVA DIRETORIA

ESPIRITISMO: O GRANDE DESCONHECIDO

BANQUETE OFERECIDO PELOS ESPÍRITAS LIONESES AO SR. ALLAN KARDEC PESQUISA HISTÓRICA SOBRE OS PAIS DE ALLAN KARDEC NOTRE-DAME DE PARIS

ÓDIO: CAMINHO INVERSO DO AMOR

A Prece 

 

Para ver as edições anteriores acesse o site.

 

 

Deus nos abençoe!

Grupo editorial

www.espiritacaixeta.org.br

 

 

 Jornal Mundo Maior

Acesse nos links

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook:

www.facebook.com/jornalmundomaior

Acesse o site do Jornal Mundo Maior e leia outras mensagens:

www.jornalmundomaior.com.br

 

 

 

 Informativo Elo Fraterno

Três Lagoas, MS

“Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre. Tal é a Lei”

INFORMATIVO ELO FRATERNO PANORÂMICO 554

TRÊS LAGOAS/MS – 6 A 13/MAIO/2019

RESENHA DE EVENTOS DE TODO O PLANETA

POSTAGENS DIÁRIAS...ACOMPANHE!

envie eventos: [email protected]

VEJA MUITO MAIS EM:

https://infopanespirita.wordpress.com/

 

=SÃO PAULO=

CAPITAL

 Bela Vista / Belenzinho / Ermelindo Matarazzo / Itaquera / Jaçanã /

Jaguaré / JD Brasil / JD Patriarca / JD Popular / JD Umarizal / Morumbi /

Parada Inglesa / Penha / Penha de França / Ponte Rasa / Santana /

São Mateus / Saúde / VL Aurora / VL Buenos Aires / VL Clementino /

VL Constança / VL Granada / VL Guilhermina / VL Ré / VL Rio Branco

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-capital/

 

 

SÃO PAULO INTERIOR

Americana / Araçatuba / Araraquara / Ariranha / Arujá / Assis / Auriflama /

Barueri / Bauru / Bertioga / Birigui / Campinas / Cândido Mota / Cardoso /

Catanduva / Cubatão / Diadema / Dracena / Duartina

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-a-a-e/

Fernandópolis / Franca / Guarujá / Guarulhos / Jales / Jaú / Leme / Marília /

Marinópolis / Mirandópolis / Monte Alto / Nipoã / Nhandeara / Nova Odessa

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-f-a-n/

Osasco / Ouroeste / Pedreira / Penápolis / Peruíbe / Pindorama / Piracicaba /

Praia Grande / Presidente Prudente / Ribeirão Pires / Riolândia / Sabino / Sales /

Santa Adélia / Santa Fé do Sul / Santo André / Santos

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-o-a-santos/

São Bernardo do Campo / São Caetano do Sul / São Carlos / São José do Rio Preto /

São Manuel / São Vicente / Sorocaba / Taubaté / Valentin Gentil / Urupês

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-sao-a-w/

 

=RIO DE JANEIRO=

CAPITAL > Campo Grande / Colégio / Meier

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-capital/

INTERIOR > Agulhas Negras / Cabo Frio / Iguaba Grande / Itatiaia /

Mesquita / Niterói / Nova Friburgo / Nova Iguaçu / Penedos / São Gonçalo /

São Pedro da Aldeia

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-interior/

 

=BRASIL: REGIÃO SUDESTE=

ESPÍRITO SANTO > Alegre / Guaçui / Mimoso do Sul

MINAS GERAIS > Araxá / Belo Horizonte / Carmo do Rio Claro / Contagem /

Divinópolis / Frutal / Guimarânia / Itapecerica / Monte Carmelo / Pato de Minas /

Pedro Leopoldo

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sudeste-es-e-mg/

 

=BRASIL: REGIÃO SUL=

PARANA > Cambé / Cascavel / Curitiba / Jacarezinho / Jaguapitã /

Londrina / Maringá / Rolândia

RIO GRANDE DO SUL > Bento Gonçalves / Porto Alegre

SANTA CATARINA > Florianópolis / Itajaí / Penha

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sul-pr-rs-sc/

 

=BRASIL: REGIÃO CENTRO OESTE=

DISTRITO FEDERAL > Brasília

GOIÁS > Goiânia

MATO GROSSO DO SUL > Angélica / Aparecida do Taboado / Aquidauana /

Bela Vista / Campo Grande / Chapadão do Sul / Corumbá / Costa Rica / Coxim /

Dourados / Jardim/ Paranaíba / Ponta Porã / São Gabriel do Oeste / Três Lagoas

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-centro-oeste-df-go-mt-ms/

 

=BRASIL: REGIÃO NORDESTE=

BAHIA  > Itabuna / Salvador

PERNAMBUCO > Caruaru / Cordeiro / Recife

SERGIPE > Aracaju

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-1-al-ba-pe-se/

 

RIO GRANDE DO NORTE > Parnamirim

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-2-ce-ma-pb-pi-rn/

 

=BRASIL: REGIÃO NORTE=

AMAZONAS > Manaus

PARÁ > Belém

RONDÔNIA > Porto Velho

RORAIMA > Boa Vista

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-norte-ac-ap-ama-pa-ro-rr-to/

 

=INTERNACIONAL=

ALEMANHA > Mannheim / Stuttgart

BELGICA > Bruxelas

ESTADOS UNIDOS > Brooklyn / Danbury / Jacksonville / Kissimee /

Long Beach / Mount Vernon / Newark / Orlando / Woodside

INGLATERRA > Londres

LUXEMBURGO > Luxemburgo

PORTUGAL > Aerosa / Braga / Matosinhos / Porto / Póvoa de Varzim /

São João de Ver

SUIÇA > Luzern

https://infopanespirita.wordpress.com/internacionais/

 

RÁDIO PALERMO - http://www.radiopalermo.com.br/

NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/  - [email protected]

 

solicitar exclusão: [email protected]

 

 

Jornal Terceiro Milênio

Assis, SP

 

Solicite por email para

[email protected]

 

Dicionário de situações

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro Pronto Socorro. Lição nº 21. Página 52.

 

Na escola da fé, ser-nos-á possível imaginar um dicionário das mais diversas situações da vida, que se revestem de significados especiais, como sejam:

- trabalho: bênção;

- dever cumprido: senda libertadora;

- rotina: conquista de competência;

- prova: aferição de valor;

- solidão: tempo de exame íntimo;

- sofrimento: lição específica;

- penúria: chamamento a serviço;

- contratempo: aviso indireto;

- enfermidade: alavanca de frenagem;

- aborrecimento: treino de paciência;

- adversário: fiscal precioso;

- crítica: apelo à elevação;

- censura: convite a reajuste;

- desilusão: visita da verdade;

- ofensa: oportunidade de tolerância;

- tentação: aula de resistência;

- fracasso: impositivo de revisão;

- parente difícil: dívida em cobrança;

- lar em discórdia: área de resgate;

- obstáculo social: ensino de humildade;

- deserção de afetos: renovação compulsória;

- golpes sofridos: promoções em discernimento;

- prejuízos: identificação de pessoas;

- renúncia: rumo certo;

- sacrifício: crescimento espiritual.

Como é fácil de observar, nas mais variadas circunstâncias da existência, cada criatura, no instinto da fé pode criar o seu próprio dicionário de situações, para que não lhe faltem orientação e segurança, entendimento e luz.

 

(Recebido em email do divulgador Antonio Sávio)

A raiva de Aquiles. Afresco de Giovanni Battista Tiepolo.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:The_Rage_of_Achilles_by_Giovanni_Battista_Tiepolo.jpeg

Ficheiro:Gerard Seghers - The Patient Job - WGA21132.jpg

O paciente Jó. Óleo sobre tela de Gerard Seghers.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Gerard_Seghers_-_The_Patient_Job_-_WGA21132.jpg

 

A vocação e o amor ao trabalho

 

Vanessa é médica e, há alguns meses, diante de uma situação de tragédia que se abateu em uma região do país, decidiu se voluntariar para atender, por alguns dias, em uma das cidades afetadas.

Apesar de realizar rotineiramente um trabalho voluntário, não o fazia como médica, e essa oportunidade a fez pensar que poderia ajudar muito. Poderia fazer de sua profissão um verdadeiro ato de amor.

Chegando lá, ela e outros profissionais do mesmo grupo, começaram imediatamente a atender em um posto de saúde. A necessidade era grande e a vontade de ajudar ainda maior.

No segundo dia o posto de saúde estava cheio. As filas eram enormes. Vanessa atendia a todos com muita atenção e carinho. No final da manhã, ao chamar uma paciente, teve uma surpresa.

A senhora entrou, sentou-se e disse: Doutora, preciso lhe contar algo, pois acho que estão cometendo uma injustiça lá na fila. Estão reclamando que a senhora atende muito devagar, e muita gente tem pressa.

Mas eu, continuou a paciente, disse que queria ser atendida pela senhora, pois é bom ter  um médico que escute a gente, que examine direito e que receite direito.

A voluntária sorriu e respondeu que uma consulta bem feita leva algum tempo, e que sua obrigação era dedicar-se aos pacientes. Dito isto iniciou a consulta com atenção e carinho para evitar erros.

Durante dias Vanessa lembrou constantemente daquela paciente, e do que ela dissera. Não se ofendera pois sabia que a imagem que se tem de muitas profissões é, na verdade, uma consequência da atitude de alguns profissionais.

Lembrava que, desde criança, desejava ser médica e que não mediu esforços em seus estudos para atingir sua meta. Amava sua profissão e a exercia com amor. Possuía uma situação material estável, mas trabalhava muito.

A medicina fora, para ela, uma vocação e não uma escolha profissional baseada em possíveis ganhos materiais ou no status social.

Conhecia, no entanto, alguns colegas para os quais os pacientes eram somente clientes e o ganho em dinheiro superava qualquer amor pela tarefa. Não se admirava ao ver tantos pacientes descontentes.

*  *  *

O trabalho é qualquer ocupação útil, seja ela física, ou intelectual. O trabalho faz parte das leis da natureza às quais o homem está sujeito.

Muitas pessoas abraçam um trabalho sem ser o que realmente querem, sem ser aquele para o qual sentem que são chamados, devido a necessidades materiais. Mesmo nessas circunstâncias a dedicação deve vigorar.

Frequentemente, pessoas que obtêm sustento de uma ocupação que não corresponda ao seu desejo, estudam e se preparam para, um dia, seguirem sua real vocação.

Todas as profissões estão inseridas na sociedade para um determinado fim. Obviamente que o sustento material é importante para o profissional, pois dá a ele condições de viver dignamente, de progredir, de sustentar a família.

Dedique-se verdadeiramente ao seu trabalho. Mesmo que deseje exercer outra que não seja sua atual profissão, agradeça a oportunidade que lhe é dada quando há tantos que desejariam seu lugar.

Se almeja mudar, busque merecer. Estude, especialize-se e não desista. Mas nunca deixe de se dedicar ao que faz.

Lembre-se do Mestre Jesus, que sempre soube qual era Sua missão na Terra, mas, durante muitos anos exerceu o ofício da carpintaria, com amor e resignação.

Redação do Momento Espírita, com base em fato e no
cap. 11 do livro 
Estudos Espíritas, pelo Espírito
Joanna de Angelis, psicografia de Divaldo Pereira
Franco, ed. FEB.
Em 6.5.2019.

 

(Copiado do site Feparana)

File: Farmhouse em Provence, 1888, Vincent van Gogh, NGA.jpg

Fazenda em Provence. Óleo sobre tela de Vincent van Gogh.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Farmhouse_in_Provence,_1888,_Vincent_van_Gogh,_NGA.jpg

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]