Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quarta-feira, 01 de dezembro de 2021

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

           

            https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/DEZEMBRO/01-12-2021.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

 

 

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

30-11-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/NOVEMBRO/30-11-2021.htm

29-11-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/NOVEMBRO/29-11-2021.htm

27-11-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/NOVEMBRO/27-11-2021.htm

26-11-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/NOVEMBRO/26-11-2021.htm

25-11-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/NOVEMBRO/25-11-2021.htm

 

 

               

Escritores

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Caminho, Verdade e Vida. Lição nº 28. Página 71.

 

“Guardai-vos dos escribas que gostam de andar com vestes compridas”. Jesus. (Marcos, 12:38.)

 

As letras do mundo sempre estiveram cheias de “escribas que gostam de andar com vestes compridas”.

Jesus referia-se não só aos intelectuais ambiciosos, mas também aos escritores excêntricos que, a pretexto de novidade, envenenam os espíritos com as suas concepções doentias, oriundas da excessiva preocupação de originalidade.

É preciso fugir aos que matam a vida simples.

O tóxico intelectual costuma arruinar numerosas existências.

Há livros cuja função útil é a de manter aceso o archote da vigilância nas almas de caráter solidificado nos ideais mais nobres da vida.

Ainda agora, quando atravessamos tempos perturbados e difíceis para o homem, o mercado de idéias apresenta-se repleto de artigos deteriorados, pedindo a intervenção dos postos de “higiene espiritual”.

Podereis alimentar o corpo com substâncias apodrecidas?...

Vossa alma, igualmente, não poderá nutrir-se de ideais inferiores, na base da irreligião, do desrespeito, da desordem, da indisciplina.

Observai os modelos de decadência intelectual e refleti com sinceridade na paz que desejais intimamente.

Isso constituirá um auxílio forte, em favor da extinção dos desvios da inteligência.

 

 

 (Recebido em email do pesquisador e divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

File:Ingres Jesus-among-the-doctors.jpg

Jesus entre os doutores. Óleo sobre tela de Jean-Auguste Dominique Ingres, nascido em Montauban.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ingres_Jesus-among-the-doctors.jpg

 

O escriba ficou para tentar Jesus. Guache sobre grafite em papel tecido cinza. Obra de James Tissot

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Brooklyn_Museum_-_The_Scribe_Stood_to_Tempt_Jesus_(Le_scribe_se_leva_pour_tenter_J%C3%A9sus)_-_James_Tissot_-_overall.jpg

Tácito. Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%A1cito

 

 

Tácito

Públio Cornélio Tácito ou Caio Cornélio Tácito (em latim: Publius/Gaius Cornelius Tacitus; c. 56c. 117) foi um senador e historiador romano nomeado cônsul sufecto para o nundínio de novembro a dezembro de 97 com Marco Ostório Escápula. As porções sobreviventes de suas duas maiores obras — "Anais" e "Histórias" — tratam dos reinados dos imperadores Tibério, Cláudio, Nero e os imperadores do ano dos quatro imperadores (69), um período de tempo que se estende da morte de Augusto, em 14, até a Primeira guerra romano-judaica em 70. Há muitas lacunas nos textos, incluindo uma em "Anais" que corresponde a quatro livros inteiros.

As outras obras de Tácito discutem oratória (no formato de diálogo, Diálogo dos Oradores), a Germânia (Germânia) e a vida de seu sogro, Cneu Júlio Agrícola, o famoso general romano responsável por boa parte da conquista romana da Britânia (Agrícola).

Tácito é considerado um dos grandes historiadores romanos[1][2], um dos grandes representantes da Idade da Prata da literatura latina, e é conhecido tanto por sua concisão e pela forma compacta de sua prosa em latim quanto pelos seus penetrantes insights sobre os jogos de poder na política romana de sua época.

Os "Anais" são um dos primeiros registros históricos seculares a mencionarem Jesus Cristo, que Tácito menciona em relação às perseguições aos cristãos de Nero — veja Tácito e os cristãos.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%A1cito

João de Patmos, por Alonso Cano, 1640.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o,_o_Evangelista

 

João, o Evangelista

João Evangelista ou Apóstolo João (grego: Ἰωάννης, translit. Iōánnēs), foi um dos doze apóstolos de Jesus e além do Evangelho segundo João, também escreveu as três epístolas de João (1, 2, e 3) e o livro do Apocalipse. Há que se destacar aqui a existência de uma controvérsia sobre o verdadeiro autor do Apocalipse, mas uma tradição representada por São Justino e amplamente difundida no século II Ireneu de Lyon, Clemente de Alexandria, Tertuliano, o Cânone Muratori, identifica o autor como sendo o apóstolo João, o autor do quarto evangelho. Mas até o século V as igrejas da Síria, Capadócia e mesmo da Palestina não pareciam ter incluído o apocalipse no cânon das escrituras, prova de que não o consideraram como obra do apóstolo. Apresenta inegável parentesco com os escritos joaninos, mas também se distingue claramente deles por sua linguagem, seu estilo e por seus pontos de vista teológicos (referentes, sobretudo à parúsia de Cristo), comentário de introdução ao apocalipse na Bíblia de Jerusalém.

João seria o mais novo dos doze discípulos, tinha provavelmente cerca de vinte e quatro anos de idade à altura do São João chamado por Jesus. Consta que seria solteiro e vivia com os seus pais em Betsaida. Era pescador de profissão, consertava as redes de pesca. Trabalhava junto com seu irmão Tiago Maior, e em provável sociedade com André e Pedro.

As heranças deixadas nos escritos de João, demonstram uma personalidade extraordinária. De acordo com as descrições ele seria imaginativo nas suas comparações, pensativo e introspectivo nas suas dissertações e pouco falador como discípulo. É notório o seu amadurecimento na fé através da evolução da sua escrita.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o,_o_Evangelista      

Allan Kardec.

Imagem copiada de https://pt.wikipedia.org/wiki/Allan_Kardec

 

Allan Kardec

Hippolyte Léon Denizard Rivail (francês: [ʁivɑj]; Lyon, 3 de outubro de 1804Paris, 31 de março de 1869) foi um influente educador, autor e tradutor francês. Sob o pseudônimo de Allan Kardec (francês: [kaʁdɛk]),[1] notabilizou-se como o codificador[nota 1] do espiritismo (neologismo por ele criado).

Foi discípulo do reformador educacional Johann Heinrich Pestalozzi e um dos pioneiros na pesquisa científica sobre fenômenos paranormais (mais notoriamente a mediunidade), assuntos cuja investigação costumava ser considerada inadequada.[2][3][4]

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Allan_Kardec

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/JUNHO/20-06-2017_arquivos/image010.jpg

As obras básicas do Espiritismo codificado por Allan Kardec.

Imagem/fonte: http://www.guia.heu.nom.br/obras_basicas.htm

 

 

 

Amor Infinito

Medidas de amor

 

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi)

 

 

Conheça o novo lançamento da EVOC,

de autoria de Eurípedes Kühl. Tóxicos: Duas Viagens

 

 

TÓXICOS: DUAS VIAGENS

 

Eurípedes Kühl

 

EVOC – Editora Virtual O Consolador

 

Esta obra, publicada hoje no formato digital pela EVOC – Editora Virtual O Consolador, é de autoria do médium e escritor Eurípedes Kühl, de Ribeirão Preto (SP). Trata-se da décima terceira obra de autoria de Eurípedes Kühl publicada exclusivamente no formato digital pela mesma editora.

Eurípedes Kühl, natural de Igarapava, estado de São Paulo, nasceu em 1934. Casado em 1961 com Lucy Câmara Kühl, é pai de dois filhos. Bacharel em Administração de Empresas e Economia, serviu como Oficial do Exército brasileiro, atualmente reformado. Médium psicógrafo e escritor, tem trinta e dois livros espíritas publicados: quatorze livros são de autores espirituais e os outros dezoito de sua própria lavra. Os direitos autorais de todos foram cedidos a entidades assistenciais.

O e-book Tóxico: duas viagens traz informações importantes acerca da dependência química e seus efeitos no campo físico e espiritual e explica como vidas podem-se perder ocasionando tanta infelicidade, insegurança e desesperança. Famílias são destruídas por isso, sem contar o sofrimento do próprio toxicômano, que se torna um joguete nas mãos de espertalhões aproveitadores encarnados e desencarnados.

Nem as mãos que oferecem as drogas nem as que as buscam podem ser felizes e o prejuízo é demasiado tanto físico quanto espiritual despendendo muito tempo para o indivíduo retomar ao equilíbrio. Enquanto isso, somente o sofrimento se aproxima de quem faz o uso de qualquer tipo de drogas. No entanto o amparo sempre existe e está desperto para o coração que deseja libertar-se desse abismo de dor.

O livro traz informações que, além de proveitosas para o próprio toxicômano, são importantes também para as pessoas que se relacionam com ele, como os familiares e amigos, pois a ajuda dessas pessoas é muito bem-vinda ao desavisado do momento por mostrar-lhe que o discernimento pode trazer-lhe luz novamente à vida e lembrar-lhe que a ilusão vivida só lhe trouxe dissabores.

A capa da obra foi gentilmente concebida e elaborada pela designer gráfica Maria Líria de Souza Cortegoso, de Londrina (PR), a quem agradecemos.

O e-book, assim como ocorre com todas as publicações da EVOC, pode ser lido ou baixado gratuitamente. Para acessá-lo, clique em http://www.oconsolador.com.br/editora/evoc.htm

 

P.S. – O e-book segue anexo.

 

Astolfo O. de Oliveira Filho

Rua João XXIII, 742 Jardim Judith

Londrina – PR CEP 86060-370

 

(Recebido em email de Astolfo Olegário Oliveira Filho [[email protected]])

 

 

GEBEM – Grupo Espírita Dr. Bezerra de Menezes

Guarulhos, SP

 

Acesse:

https://www.facebook.com/groups/gebemguarulhosoficial/

 

 

 

 

 

 

 

Mercalivros - Fundação Espírita André Luiz

Guarulhos, SP

 

Os amantes dos livros podem contar com um novo endereço literário em Guarulhos, São Paulo. O Mercalivros, conhecido sebo da cidade, abriu novo espaço na Rua Treze de Maio, 340, na Vila Galvão- Guarulhos.

 
Assim como no tradicional endereço da rua São Gabriel, 231, na Vila Renata, na nova loja o público encontrará uma grande variedade de livros novos e seminovos sobre diversos assuntos: Literatura, religião, auto ajuda, ficção, música, biografias e estudos.

 
Além de livros, há também a opção de produtos artesanais exclusivos confeccionados pelos voluntários da Fundação Espírita André Luiz, tudo com preços bastante acessíveis.

 
Ao comprar no Mercalivros, o público contribui na preservação de recursos da natureza e ajuda uma linda causa social, pois os recursos gerados com essas vendas são revertidos para a manutenção do Grupo André Luiz- Casas André Luiz e FEAL, que atuam com amor e comprometimento no cuidado com o ser humano e a transformação do Planeta.  
Loja Mercalivros Vila Galvão

 
Rua Treze de Maio, 340, Vila Galvão- Guarulhos
Dias e horários de funcionamento: De segunda a sábado, das 9h às 17h00

 

--

Palermo News Eventos -  (11) 9 6597.1048

Claudio Palermo - Angélica Palermo

 

Ouça a Rádio Palermo! www.radiopalermo.com.br

 

 

(Recebido em email de Palermo News Eventos [[email protected]]

Mercalivros - Fundação Espírita André Luiz

Guarulhos, SP. Recebido de Palermo News Eventos [[email protected]]

Mercalivros - Fundação Espírita André Luiz

Guarulhos, SP. Recebido de Palermo News Eventos [[email protected]]

Mercalivros - Fundação Espírita André Luiz

Guarulhos, SP. Recebido de Palermo News Eventos [[email protected]]

 

 

Newsletter. Informe Luz Espírita

Acesse no link

 

Acesse aqui:

https://www.luzespirita.org.br/informe/informe.html

 

 

 

 

 

Palestra presencial no Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

 

Exmºs Srs,

As nossas mais cordiais saudações.

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha (CCE) informa que no próximo dia 3 de Dezembro de 2021, sexta-feira, pelas 21h, vai levar a cabo uma palestra espírita, subordinada ao tema "Sonhos: uma porta para o progresso", com a Drª Ágata Correia (de Moçambique). Não existe limitação de entradas, estando disponíveis os 100% dos lugares, sendo necessário o uso de máscara, de acordo com as orientações da DGS.

Esta associação fica na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c (Bº das Morenas - Caldas da Rainha).

Fonte: Centro de Cultura Espírita

 

Tel: 938 466 898; 966 377 204; 

www.cceespirita.wordpress.com   -   E-mail: [email protected]
www.youtube.com/c/CentrodeCulturaEspíritaCaldasdaRainha
www.facebook.com/Centro-de-Cultura-Espírita-de-Caldas-da-Rainha-195515483836343/

 

 

 

(Informação recebida em email de Centro de Cultura Espírita Caldas da Rainha [[email protected]])

 

 

Programação do C.E. Raymundo Mariano Dias

Birigui, SP

 

.

Transmissão ao vivo, às 20:00 horas, pelos canais:

.

Facebook do Raymundo Mariano Dias:

https://www.facebook.com/ceraymundomarianodias

.

Estação Dama da Caridade Benedita Fernandes:

You Tube: https://www.youtube.com/estacaodamadacaridadebeneditafernandes

Facebook: https://www.facebook.com/estacaodamadacaridadebeneditafernandes/

.

https://docs.google.com/uc?export=download&id=1uTNjIyF2IQaO2-LJ0QdmN8Dp73O6pkwb&revid=0BydqGnBfssLgNC9rRjVCZEk2Mi9xNzM1NWNTU2hhQldSVlZzPQ

 

 

(Recebido em email de C E Raymundo Mariano Dias [[email protected]])

 

 

Você e a Paz com Divaldo Pereira Franco

2021

 

(Copiado do grupo Amigos del Espiritismo)

 

 

Evento virtual de premiação do

31º. Concurso de Poesia com Temática Espírita

       

        O evento de premiação do 31o. Concurso de Poesia com Temática Espírita, que ocorrerá no dia 12 de dezembro (domingo), das 15 às 18 horas, será realizado de maneira virtual. 
        Os participantes do concurso serão previamente  informados como poderão acessar  o meio de comunicação,  para que possam assistir ao evento.
        As poesias vencedoras somente serão conhecidas  no dia do evento   e  a reportagem do mesmo  será amplamente divulgada pela Rádio Boa Nova de Rádio, TV Mundo Maior e outras mídias sociais.
        Todos os participantes receberão, via e-mail, a reportagem.
        O Prêmio Castro Alves será enviado, via correio, aos participantes vencedores.

 

file:///C:/Users/Ismael/AppData/Local/Microsoft/Windows/Temporary%20Internet%20Files/Content.Outlook/38O35LBX/30%20anos%20concurso%20de%20Poesia.jpg

Imagens do 30º  Concurso de Poesia com Temática Espírita realizado em 2020 de forma virtual

 

 

 

(Informações recebidas em email de Jose Damiao [[email protected]])

 

 

Remanso Fraterno

Campanha do Alimento

 

https://bit.ly/campanhadoalimento

http://sef.org.br/sef/images/2021/CAMPANHAS/Novembro-2021.jpg

https://bit.ly/campanhadoalimento

 

http://sef.org.br/sef/images/newsletter/templates/logo_remanso_314x120.png

Rua Jean Valentau de Mouliac, 1601

Várzea das Moças - Niterói/RJ

Tel.: +55 21 2609-9930

 

E-mail: [email protected]

 

http://www.remansofraterno.org.br/remanso/

 

 

Site da FEB- Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Acesse:

https://www.febnet.org.br/portal/

 

 

 

Site da Federação Espírita do Paraná

Curitiba

 

ACESSE:

http://www.feparana.com.br/

 

 

 

 

Se te for possível colabore com o Abrigo Ismael- Departamento da centenária União Espírita “Paz e Caridade”. Araçatuba, SP

 

ACESSE O SITE AQUI:

http://abrigoismael.com.br/  

O Abrigo Ismael comemorou  80 anos no dia 3 de outubro de 2021

 

 

top1

 

União Espírita Paz e Caridade, desde o ano 1921, vem atuando para abrandar o sofrimento de idosas carentes, suprindo-lhes todas as suas necessidades. Atualmente, conta com uma equipe de enfermagem, auxiliares, nutricionista, assistente social, médico, e fornece seis refeições diárias, medicamentos, lazer, atividades físicas e lúdicas, visando sempre a maior qualidade de vida possível nesta fase da vida. Em todos esses anos sempre contou com a colaboração da sociedade araçatubense, o qual agradecemos de todo o coração.

 

 

Sem título

 

 

 

 

Cuidados com os animais

 

 

Antonio Cesar Perri de Carvalho

 

 

No espaço de pouquíssimos dias assistimos a cenas inesperadas envolvendo o homem e os cuidados com animais.

Cenas inusitadas ocorreram na cercania de nosso apartamento na grande cidade. Logo cedo escutamos uma voz feminina chamando alguém. Era uma menina na sacada de pequeno prédio que chamava uma ave por um nome humano. Daí foi-se desdobrando… Ela começou a estender cabos de vassoura em direção a uma árvore contígua. Na calçada começaram a aparecer pedestres curiosos em verificar o que ocorria. Um veículo policial ao passar pelo local, atraído pela aglomeração de pessoas olhando uma menina numa sacada gritando por alguém, parou e os policiais foram se informar. Tratava-se de uma menina desesperada pela fuga de uma maritaca que ela criava. Meia hora depois chega um grande veículo do Corpo de Bombeiros. Preparam-se com escadas e redes e sobem no interior da árvore. A essa altura a maritaca faz um segundo voo e se aloja em outra árvore. A menina com seus familiares chora e os bombeiros posicionam-se junto à nova árvore, ligam a mangueira num duto de água da calçada e começam a molhar intensamente a árvore até a maritaca cair e ser recolhida imediatamente com panos pela meninas e familiares. Todo o episódio de recuperação da maritaca durou mais de duas horas. No final, com vários espectadores, a menina abraçou os bombeiros, seguindo-se fotos, e o veículo saiu emitindo os sons típicos da buzina do veículo da corporação. No conjunto pareceu uma epopéia cinematográfica!

Desfecho feliz para o drama da menina e seus familiares. Sabe-se que o Corpo de Bombeiros atua em algumas situações de recuperação de animais. Evidente que seria melhor se não existissem maritacas em cativeiro doméstico.

Na sequência, em viagem familiar ficamos hospedados em residência localizada em condomínio contíguo a região rural. Na manhã do primeiro dia, ao nos dirigirmos ao carro, fomos surpreendidos por três coelhos que estavam alojados embaixo do veículo. Saíram, ficaram quietos nos observando e verificamos que havia um outro embaixo de uma tosseira no jardim da residência. Nem nós, nem eles, se assustaram, movimentamos o carro e vimos pelo retrovisor que permaneciam impassíveis. Coelhos nativos e tranquilos, desde que não haja reação violenta dos humanos. Na mesma hora lembramo-nos que há alguns estávamos em país europeu logo após a liberação do período de caça. Numa rodovia cruzamos com uma caminhonete de caçador que tinha na traseira um autêntico varal com lebres ou coelhos mortos dependurados… Triste prática, essa de caçadas a animais.

Ainda na residência citada, ao retornarmos à tarde, um cão doméstico latia insistentemente. Quando um outro começou a latir também, nossa esposa achou suspeito e resolveu verificar o que acontecia no quintal. De repente, num corredor verificou que o cão havia encurralado um enorme lagarto (Tiú ou Teiú), com mais de um metro de comprimento; este reagia agressivamente e o cão latia e tentava avançar no animal invasor. Combinamos com a esposa, ela imobilizaria e protegeria o cão e nós tentaríamos abrir um portão próximo para afugentar o lagarto que também nos ameaçava. Deu certo, o animal invasor e de aspecto horrível se foi e o cão ainda demorou um pouco para se acalmar, pois até tremia. Os dois animais, eu e a esposa ficamos incólumes.

Na mesma casa hospedeira, uma parente nossa se dedica a criar cães e gatos abandonados. Um deles, de pequeno porte e com 15 anos, está cego e paraplégico. Recebe cuidados especiais ao longo do dia e, obviamente, a parente se recusa à opção da eutanásia que muitos recomendam. O outro, já idoso também, tem artroses e, muito manso, quer sempre ficar ao lado de alguém da casa, sendo um grande companheiro.

Muitas emoções sequenciais na relação homens-animais. Como tudo se resolveu sem vitimar nenhum animal, veio-nos à mente a visão espírita sobre esse reino. E sem dúvida o respeito e naturais cuidados que eles merecem.

Há pouco tempo, ficamos surpresos ao assistir a um documentário recente, em TV por assinatura, o ”Professor polvo”, verificando-se que o polvo aprende a reconhecer nadadores frequentes.

Nosso planeta é um enorme zoológico com uma incalculável variedade de espécies animais.

Na literatura espírita há muitos subsídios esclarecedores, notadamente as obras e palestras da dra. Irvênia Prada focalizando a questão espiritual dos animais.

Mas, cremos que se torna interessante a transcrição de um trecho de "O livro dos espíritos":

“Questão 593. Poder-se-á dizer que os animais só obram por instinto?” Resposta: “Ainda aí há um sistema. É verdade que na maioria dos animais domina o instinto, mas não vês que muitos obram denotando acentuada vontade? É que têm inteligência, porém limitada.”

Nesse mundo com tantas diversidades de culturas e tradições, apenas essa transcrição da obra inaugural de Allan Kardec já nos instiga muitas dúvidas; sugere estudos e reflexões e, sem dúvida, a busca pela aprendizagem do respeito aos animais.

De:

http://grupochicoxavier.com.br/cuidados-com-os-animais/

 

(Recebido em email de Cesar Perri

Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

 

À procura do amor

 

Procurei-Te, desarvorado e triste, pelas terras distantesem loucas aventuras com os outros, sem conseguir Te encontrar.

Onde chegava a minha ansiedademe deparava com as marcas de Teus pés no chão.

Penetrei-me pelas lâminas da angústia, dilacerando todas as minhas ambições, em vãs tentativas de Te encontrar.

Exauri-mesem resultado feliz e me detive caído.

Defronteium diaduas estrelas cujo brilho se apagava nos olhos de uma criança abandonadae a amei.

A sua voz sem palavra e a música de sua necessidademe fizeram encontrar nós três: o próximo, a mim e a Ti, ó Soberano Senhor da minha vida.

Não cesses de cantarbrisa ligeira, que passeias pelo valenem interrompas o teu curso, água transparente do regato.

Toda essa musicalidade que embala a natureza se faz partitura para que o Cantor destrave a voz da Sua garganta e inunde o mundo de harmonias.

 

*   *   *

 

poeta indiano Rabindranath Tagore convida nossa sensibilidade a uma breve viagem pelo espaço infinito de nossa alma.

Quantos de nós não sentimos que buscamos algo, que procuramos alguma coisa maior, um sentido, uma grande razão, uma luminosa verdade, nos campos férteis do pensamento.

Quantos de nós nos percebemos insatisfeitos com o que o mundo nos apresenta como valores, como objetivos de existência?

Quantos de nós flutuamos em espécies de vazios existenciais por falta de um algo mais...

E como percebemos a necessidade de preenchimento de alguma carência, natural que tentemos ocupar, completar esse vazio.

O amor surge como resposta imediata e óbvia, pois ele é lei maior de todo o Universo. Assim, partimos em busca do amor que nos preencha, que torne a metade inteira, que faça o vazio pleno.

Preciso ser amadopensamosPreciso ir em busca de alguém que me ame, que me faça feliz, que me aceite - eis a resposta.

E lá vamos nós, loucamente, em busca do amor, das mais diferentes formas possíveis. Carentes procurando preencher suas carências, por vezes, de formas singelas. De outras, de maneiras esdrúxulas e tresloucadas.

Mas, o amor nos decepciona... O amor nos desaponta... Era melhor não ter escolhido o amor - dizemos, pois, muitas vezes, saímos dele mais machucados do que estávamos quando chegamos.

Surge a grande questão: se o amor é a resposta de tudo por que, mesmo com ele, ainda nos sentimos infelizes? Mesmo com ele, ainda nos sentimos vazios?

Porque não entendemos que a real proposta do amor não é ser amado, mas apenas amar.

O que nos preenche é a construção interna de um amor incondicional, de virtudes erguidas sobre esse alicerce sublime de um sentimento que encontra retorno em si mesmo.

O amor que nos completa não é aquele que recebemos, mas aquele que irradiamos.

As grandes almas, que estiveram na Terra, o chamaram de caridade e o viveram intensamente pela benevolência para com todos, pela indulgência para com as imperfeições alheias e pelo perdão de todas as ofensas.

O poeta Tagore encontrou o amor a Deus, ao próximo e a si mesmo na proposta de cuidar de uma criança abandonada.

Onde encontraremos o nosso?

Redação do Momento Espírita, com base no cap. LIX
 da obra 
Estesia, do Espírito Tagore, psicografia de
Divaldo Pereira Franco, ed. LEAL.
Em 30.11.2021.

 

Escute o áudio deste texto no link:

http://www.momento.com.br/pt/ler_texto.php?id=6613&stat=0

 

 

 (Copiado do site Feparana)

Rabindranath Tagore.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rabindranath_Tagore

 

Rabindranath Tagore

Rabindranath Tagore (em bengali: রবীন্দ্রনাথ ঠাকুর; Calcutá, 7 de maio de 1861 - 7 de agosto de 1941), alcunha Gurudev, foi um polímata bengali. Como poeta, romancista, músico e dramaturgo, reformulou a literatura e a música bengali no final do século XIX e início do século XX. Como autor de Gitânjali, que em português se chamou "Oferenda Lírica"[1] e seus "versos profundamente sensíveis, frescos e belos",[2] sendo o primeiro não-europeu a conquistar, em 1913, o Nobel de Literatura.[3] As canções poéticas de Tagore eram vistas como espirituais e mercuriais; no entanto, sua "prosa elegante e poesia mágica" permanecem amplamente desconhecidas fora de Bengala.[4] Ele é às vezes referido como "o Bardo de Bengala".[5] Tagore foi talvez a figura literária mais importante da literatura bengali. Foi um destacado representante da cultura hindu, cuja influência e popularidade internacional talvez só poderia ser comparada com a de Gandhi, a quem Tagore chamou 'Mahatma' devido a sua profunda admiração por ele.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rabindranath_Tagore

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/AGOSTO/07-08-2021_arquivos/image058.jpg

Rabindranath Tagore e Albert Einstein em 1930.

Imagem copiada de: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rabindranath_Tagore

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/AGOSTO/07-08-2021_arquivos/image059.jpg

 

 

Uma das últimas 3 fotos de Rabindranath Tagore. Uploader: Rahat. 1941.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rabindranath_Tagore

 

Tagore recebe Gandhi e sua esposa Kasturba em Santiniketan, em 1940

Imagem copiada de https://pt.wikipedia.org/wiki/Rabindranath_Tagore   

Livro Estesia. Psicofrafia do médium Divaldo Pereira Franco ditado pelo Espírito Rabindranath Tagore

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo

 

 

 

 

 

(Copiado do site Febnet)

A árvore boa dá bons frutos; a árvore má dá frutos ruins. Jan Luyken (1712).

Copiado de https://en.wikipedia.org/wiki/Matthew_7:17%E2%80%9318

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/DEZEMBRO/05-12-2019_arquivos/image008.jpg

Os fariseus e os saduceus vêm para tentar Jesus por James Tissot ( Brooklyn Museum )

Imagem/fonte:

https://en.wikipedia.org/wiki/Sadducees#/media/File:Brooklyn_Museum_-_The_Pharisees_and_the_Saduccees_Come_to_Tempt_Jesus_(Les_pharisiens_et_les_saduc%C3%A9ens_viennent_pour_tenter_J%C3%A9sus)_-_James_Tissot_-_overall.jpg

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/SETEMBRO/17-09-2021_arquivos/image023.jpg

 

O Sermão das Bem-aventuranças.  Guache sobre grafite em papel tecido cinza. Obra de James Tissot.

Imagem copiada de

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Brooklyn_Museum_-_The_Sermon_of_the_Beatitudes_(La_sermon_des_b%C3%A9atitudes)_-_James_Tissot.jpg

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/24-05-2019_arquivos/image051.jpg

São Pedro pregando o Evangelho nas catacumbas. Pintura de Jan Styka

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/File:JanStyka-SaintPeter.jpg

https://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/24-05-2019_arquivos/image052.jpg

Catacumba de São Calixto,  em Roma, Itália. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este Boletim Diário de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]