Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

           

            https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/DEZEMBRO/13-12-2021.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

 

 

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

11-12-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/DEZEMBRO/11-12-2021.htm

10-12-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/DEZEMBRO/10-12-2021.htm

09-12-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/DEZEMBRO/09-12-2021.htm

08-12-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/DEZEMBRO/08-12-2021.htm

07-12-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/DEZEMBRO/07-12-2021.htm

 

 

               

Conversar

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Caminho, Verdade e Vida. Lição nº 45. Página 105.

 

“Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graças aos que a ouvem”. Paulo. (Efésios, 4:29.)

 

O gosto de conversar retamente e as palestras edificantes caracterizam as relações de legítimo amor fraternal.

As almas que se compreendem, nesse ou naquele setor da atividade comum, estimam as conversações afetuosas e sábias, como escrínios vivos de Deus, que permutam, entre si, os valores mais preciosos.

A palavra precede todos os movimentos nobres da vida. Tece os ideais do amor, estimula a parte divina, desdobra a civilização, organiza famílias e povos.

Jesus legou o Evangelho ao mundo, conversando.

E quantos atingem mais elevado plano de manifestação, prezam a palestra amorosa e esclarecedora.

Pela perda do gosto de conversar com alguém, pode o homem avaliar se está caindo ou se o amigo estaciona em desvios inesperados.

Todavia, além dos que se conservam em posição de superioridade, existem aqueles que desfiguram o dom sagrado do verbo, compelindo-o às maiores torpezas. São os amantes do ridículo, da zombaria, dos falsos costumes.

A palavra, porém, é dádiva tão santa que, ainda aí, revela aos ouvintes corretos a qualidade do espírito que a insulta e desfigura, colocando-o, imediatamente, no baixo lugar que lhe compete nos quadros da vida.

Conversar é possibilidade sublime.

Não relaxes, pois, essa concessão do Altíssimo, porque pela tua conversação serás conhecido.

 

  (Recebido em email do pesquisador e divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)  

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/06-10-2017_arquivos/image049.jpg

O portador de más notícias. Quadro de  Pieter de Hooch

Museu Nacional de Artes da Catalunha. Barcelona, Espanha. Foto Ismael Gobbo

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JUNHO/24-06-2019_arquivos/image016.png

A conversação. Óleo no painel de Arnold Lakhovsky.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Arnold_Lakhovsky_Conversation.png

 

Arquivo: Gerard ter Borch (II) 019.jpg

Três figuras conversando em um interior, conhecidas como 'A Admoestação Paterna' . Óleo sobre tela de Gerard ter Borch

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Gerard_ter_Borch_(II)_019.jpg

 

Exortação aos Apóstolos em aquarela de James Tissot.

Imagem/fonte:  

https://en.wikipedia.org/wiki/Apostle_(Christian)#/media/File:Brooklyn_Museum_-_The_Exhortation_to_the_Apostles_(Recommandation_aux_ap%C3%B4tres)_-_James_Tissot.jpg

 

 

 

Focalizando o trabalhador espírita Nelson Custódio da Silva

 

Blog de Ismael Gobbo 

 

 

Nelson  poderia nos fazer sua apresentação?

Meu nome é Nelson Custódio da Silva.  Nasci em 20 de fevereiro de 1959, em Araçatuba, estado de São Paulo, filho de José Custódio da Silva, funcionário público do estado de São Paulo e de Adolfina Silva, do lar.   Tive sete irmãos, Erotildes, Ari, Antonio Denizar (falecido), Edson, Isabel Cristina, Milton e Greice.  Sou pai de três filhas Liege, Lígiane e Jaqueline.  Sou casado com Luisa Angélica que acrescentou minha filha de coração Graziele.  Tenho cinco netos Maria Eduarda, Sara, João Pedro, Miguel e Matheus.  

 

Qual sua formação acadêmica e atividade profissional?

Sou técnico em Radiodifusão.   Meu primeiro trabalho formal foi como frentista em um posto de combustíveis, em 1975 aos 16 anos de idade.  No período de 1980 a 1990 trabalhei como operador de áudio na rádio Cultura de Araçatuba.   Em 1991 passei a atuar como locutor apresentador de um programa sertanejo e informativo na Rádio Cultura AM.  Nesta mesma emissora de rádio, de 1989 a 1995, também tive um programa noturno de Flashback, que era a sensação dos domingos à noite.   Também atuei como assessor de imprensa e publicidade do gabinete da então prefeita de Araçatuba, Germínia  Dolce Venturolli, de 1997 a 1999.  

 

Como conheceu o Espiritismo e desde quando o freqüenta?

Nasci em berço espírita, filho de Adolfina Silva, nome este em homenagem ao Doutor Adolfo Bezerra de Menezes que meus avôs resolveram colocar como agradecimento a ele, tendo em vista o  parto difícil de minha mãe.   Eu não sabia falar corretamente ainda e, já tentava imitar os espíritos que se comunicavam em uma pequena residência do meu avô Ari Silva, no início da década de 1960. Em meados dos anos 60 minha mãe resolveu seguir a Umbanda e logo fundou um centro onde me desenvolvi mediunicamente ainda adolescente e fiquei até 1991, quando por motivos de doenças de minha mãe o centro foi fechado. Fiquei vários anos afastado de qualquer segmento religioso, mas,  sempre com carinho muito grande pela doutrina espírita que viria a seguir de forma assídua uma década depois

 

Poderia nos descrever  a sua participação desde que ingressou de forma definitiva no movimento espírita?

Meu avô, Ari Silva, sempre ensinava sobre o espiritismo para mim e meus irmãos, por toda a infância e adolescência. 

Afastado de qualquer religião por 10 anos e com muitas influências espirituais constantes procurei ajuda. Em 2003, Por indicação de uma sobrinha, que freqüentava os estudos no Centro Espírita Benedita Fernandes de Araçatuba, SP, comecei então a freqüentar os estudos e em seguida foi criado o grupo mediúnico, do qual também passei a fazer parte.  Neste mesmo ano (2003), passei a freqüentar as palestras públicas no Centro Espíritas “Luz e Fraternidade”, onde colaborava com o serviço de sonorização, a recepção das pessoas que ali chegavam e também na organização do passe.  Com o tempo, participando das casas espíritas, conhecendo várias pessoas do movimento Espírita de Araçatuba, me veio o desejo de produzir e apresentar um programa radiofônico. Para que isso acontecesse, procurei ajuda de espíritas locais entre eles Valter Perri,  Paulo Perri,  Paulo Boscaro,  Ismael Gobbo,  Sirlei Nogueira e tantos outros.  A orientação de todos era a mesma: o programa deveria ser criado através da USE - União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Araçatuba.  Certo dia em um clube de lazer da cidade, encontrei o amigo Ismael, (me lembro como se fosse hoje), ele me disse: - Nelson haverá reunião da USE, é o momento de falar sobre a criação do programa de rádio.  E então no dia combinado, compareci à reunião, expliquei minha idéia, todos escutaram e ficaram de pensar a respeito.  Na reunião seguinte (as reuniões eram mensais), a presidente à época, Cida Melo, me deu a boa noticia: a diretoria havia decidido apoiar a criação do programa.  Então em 17 de julho de 2004, nasceu o programa “A Voz do Espiritismo”, veiculado pela Rádio Difusora AM de Araçatuba, todos os sábados das 12 às 13h30, tendo o programa de número 889 sido apresentado no sábado, 27/11/2021..  A abertura, que tornou-se uma marca registrada do programa, foi produzida e gravada por um grande amigo,  uma lenda do rádio Araçatubense, Libero Bezerra de Lima, já desencarnado.   Muitas pessoas, mesmo não espíritas,  comentavam comigo sobre a abertura, que diz assim:  “nascer, viver, morrer, renascer ainda e  progredir continuamente,  tal é a lei. A voz do Espiritismo um  programa dedicado a divulgação de eventos,  reuniões públicas e outras atividades da doutrina em Araçatuba e região,  teremos ainda mensagens de entidades espirituais e a palavra de um expositor espírita na abordagem de aspectos que dizem respeito ao espiritismo”.  Essa abertura também é enriquecida com uma linda trilha sonora.  Em 5 de Fevereiro de 2005 comecei a inserir na Rádio Difusora as belas mensagens do Momento Espírita produzidas pela Federação Espírita do Paraná.  Esses dois programas continuam até hoje no ar em Araçatuba.

Apesar dos programas de rádio, sentia necessidade de ampliar a divulgação, e em outubro de 2009 criei o site http://www.avozdoespiritismo.com.br/,  onde publicamos as entrevistas dos convidados da rádio e também algumas palestras que gravamos, por ocasião de exposições em casas espíritas.  O site conta hoje com mais de 6000 inscritos no Youtube e a Casa Editora O Clarim divulga esse site bimestralmente na RIE- Revista Internacional de Espiritismo. Aliás, desde o ano de  2007, sou o distribuídor da RIE- Revista Internacional  de Espiritismo e do jornal O Clarim na cidade de Araçatuba. Também sou o responsável pela distribuição do Clube do Livro Espírita de Araçatuba “Josefina Perri Cefaly de Carvalho” (dona Bebé) desde 2005.    Sensibilizo-me com todas essas atividades, pois divulgar a doutrina espírita tornou-se minha atividade principal.  Porém, a que mais me marcou, foi à criação do programa “A Voz do Espiritismo”, pelo qual em várias oportunidades apresentei oradores renomados de todo o Brasil, em suas palestras e seminários em Araçatuba.

 

Poderia nos enumerar as pessoas  espíritas com as quais você teve mais proximidade?

Hoje em dia tenho proximidade com todos dirigentes e com vários freqüentadores da maioria das casas espíritas de Araçatuba. No início da minha trajetótria, várias dessas pessoas me influenciaram, e até tenho receio de esquecer de mencionar alguém. Sendo assim citarei as que participaram mais diretamente da criação do programa de rádio, porque contei com a ajuda deles para participar do movimento Espírita de Araçatuba: Walter Perri, Paulo Perri, Paulo Boscaro,  Ismael Gobbo,  Gregório Carlos Rodrigues, Sirlei Nogueira, Cláudio Pagan (em memória) Aparecida Melo e  Robson Frederico Cunha. Esses foram de uma forma mais direta, porém, tive muitos outros incentivadores, patrocinadores e amigos, que de uma forma ou de outra, colaboraram para realização desse sonho.

 

A que Casa Espírita está vinculado presentemente e quais as atividades que nela desenvolve?
Estou vinculado ao centro espírita Benedita Fernandes nos trabalhos mediúnicos e ao Centro Espíritas Luz e Fraternidade auxiliando na sonorização do ambiente e na organização do passe.

 

Algo mais que queira acrescentar?

Agradeço imensamente a todos os presidentes da Use de 2004 até hoje: Aparecida Melo, Silvia Martins, Gregório Carlos Rodrigues e Ricardo dos Anjos.  Posso lhe garantir amigo Ismael Gobbo, que minha vida mudou radicalmente para melhor em todos os sentidos quando, em 2003, passei a me dedicar à querida Doutrina Espírita.

 

***********

 

Todas as  fotos abaixo foram recebidas em email de Nelson Custódio da Silva.

Nelson Custódio e a esposa Luisa.  Foto do acervo familiar.

Nelson Custódio, Ismael Gobbo, Divaldo Pereira Franco e João Saraiva no dia 24 de julho 2013 em Araçatuba, SP.

Claudio Pagan (desencarnado em  06/05/2019), Vansan, Nelson Custódio e Ricardo dos Anjos.

Nelson Custório fazendo apresentações na CONEAN 2012.

Gregório, Nelson, Sirlei, Richard Simonetti e sentado José Aparecido

Nelson Custódio em apresentação na Câmara Municipal de Araçatuba ao lado de Cesar Perri que fez palestra na noite de quinta-feira, 27 de junho de 2013 na Semana Dama da Caridade, alusiva à comemoração dos 130 anos de nascimento de Benedita Fernandes.

Leia sobre o evento no link:

https://www.febnet.org.br/blog/geral/movimento-espirita/conselho-federativo-nacional-movimento-espirita/camara-de-aracatuba-presidente-da-feb-homenageia-benedita-fernandes-e-aborda-momento-politico-atual/

 

Valter Perri, Nelson Custódio ,  Jhon Harley e Hélio Matos Correa Junior.

Nelson Custódio, à esquerda, tendo ao seu lado Paulo Perri em palestra de

 Divaldo Péreira Franco à mesa  tendo ao lado Miguel Sardano. .

Nelson  Custódio no programa A Voz do Espiritismo pela Rádio Bandeirantes em Araçatuba.

Nelson entrevistando a oradora Anete Guimarães.

Da esquerda para a direita: José Aparecido, Nelson Custódio, Paula Zamp, Ricardo, Margarete Áquila,

 Allan Vilches e Gabriel.

Avô com os netos. Da esquerda para a direita: de pé no fundo: Maria Eduarda, o avô Nelson Custódio  e Sara

e na frente: Miguel, João Pedro e Mateus.

Foto de Nelson Custódio em 11-12-2021.Desde o ano de  2007 é o  distribuídor da

RIE- Revista Internacional  de Espiritismo e do jornal O Clarim na cidade de Araçatuba.

Foto de Nelson Custódio em 11-12-2021  em  estudio da rádio.

 

 

Registro. Palestra presencial na Aliança Espírita

Varas da Videira. Araçatuba, SP

 

Na noite de sexta-feira, 10-12-2021, na Aliança Espírita Varas da Videira, foi realizada palestra presencial com a oradora da casa Adriana Gonçalves Leite. Nas manhãs de domingo às 8:45hs voltaram as reuniões presenciais na sede e também às terças-feiras as 20 horas.no departamento Casa da Caridade.  A entidade tem chamado atenção para todos os cuidados em face da pandemia sendo obrigatório o uso de máscaras. (Ismael Gobbo).   

 

A oradora Adriana Gonçalves Leite em palestra na Aliança Espírita Varas da Videira. Foto Ismael Gobbo

 

 

Centenário Espírita é tema de entrevista

 

Entrevista promovida pelo programa “Manhã Boa Nova” pela Rádio Boa Nova e TV Mundo Maior com Antonio Cesar Perri de Carvalho (São Paulo), no dia 10 de dezembro, focalizou as intensas atividades do Centenário do Espiritismo em Araçatuba. As comemorações foram transmitidas pela Estação Dama da Caridade Benedita Fernandes ao longo de 2021. A cidade é terra natal do entrevistado., onde ele teve atuação junto a mocidades, centros e atividades de união, antes de assumir outros compromissos de gestão junto à USE-SP e FEB. A entrevistadora Vanessa Cavalcanti contou com atuação de Edson Figueiredo de Abreu e Valter Farid Júlio

 

ACESSE O VÍDEO:

https://youtu.be/cLO7GI_8Gbc

 

 

(Recebido em email de Cesar Perri

Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]])

 

 

Atividades do Núcleo de Estudos Espíritas “Casa do Caminho” (NEECC). Dezembro/2021. Biel, Suiça.

 

Boa noite,senhor Ismael!

Segue as atividades do Núcleo de Estudos Espíritas Casa do Caminho( Neecc) deste mês.

 

Link do Estudo Aprofundado Do Espiritismo 

Dia: Segunda - 06/12/2021 

Facilitadora: Fátima Delgado.

Zoom-Meeting beitreten
https://us02web.zoom.us/j/84381749158?pwd=cFozb2Y4ODFqZm8wWk5WbEJ1ZlZRQT09
Meeting-ID: 843 8174 9158
Kenncode: 009105

Link do Estudo Sistematizado do Livro O Que É O Espiritismo 

Dia: Segunda - 08/12/2021:

Facilitador: Betto Gomes

Zoom-Meeting beitreten

https://us02web.zoom.us/j/87410386294?pwd=VlMweDArK29KbHYxTHhBcmQ1bkNyZz09
Meeting-ID: 874 1038 6294
Kenncode: 712170

Link do Estudo do Novo Testamento Sob A Óptica Espírita 

Dia: Segunda - 13/12/2021:

Facilitador: Ely Matos
Zoom-Meeting beitreten
https://us02web.zoom.us/j/89461820390?pwd=c0pCVklycmcwaUhacjhBTkVITmtOUT09
Meeting-ID: 894 6182 0390
Kenncode: 991608

 

Link do Estudo Sistematizado Do Livro Nosso Lar 

Dia: Segunda - 15/12/2021

Facilitadora: Zélia Schöni

Zoom-Meeting beitreten
https://us02web.zoom.us/j/86583039798?pwd=Q3B5VC9PNFRtSzBvb2JRTXh1cFgxZz09
Meeting-ID: 865 8303 9798
Kenncode: 306840

 

Link do Minisseminário 

Dia 18/12/2021

Tema: As Mulheres do Evangelho

Facilitadores: Gustavo Silveira e Victor Hugo (Menino)

https://youtu.be/UUXMB9Uowsc

 

Link do Estudo Aprofundado do Espiritismo 

Dia 20/12/2021

Facilitadora: Zélia Schöni

Zoom-Meeting beitreten
https://us02web.zoom.us/j/89794849320?pwd=Wlg2aWZycWlPNiswU3FCWG9wRjZ6dz09
Meeting-ID: 897 9484 9320
Kenncode: 024894

 

Link do Estudo Sistematizado do Livro O Que É O Espiritismo 

Dia: Quarta - 22/12/2021

Facilitador: Charles Kempf

Zoom-Meeting beitreten
https://us02web.zoom.us/j/84828609750?pwd=S0dGZ01vY1Q5YVVHTzBMZjl6a0Y4Zz09
Meeting-ID: 848 2860 9750
Kenncode: 804197

Link do Estudo Sistematizado Do Novo Testamento

Dia: Segunda - 27/12/2021

Facilitadora: Zélia Schöni

Zoom-Meeting beitreten
https://us02web.zoom.us/j/84979053179?pwd=UWh0b3NFSE5wdXpTT2Z5akZEZ2pEZz09
Meeting-ID: 849 7905 3179
Kenncode: 549522

Link do Estudo Sistematizado Do Livro Nosso Lar

Dia: Quarta - 29/12/2021

Facilitadora: Zélia Schöni

Zoom-Meeting beitreten
https://us02web.zoom.us/j/89727964339?pwd=Q05jTjdteDJBdktKRzhRRVNNbkxXZz09
Meeting-ID: 897 2796 4339
Kenncode: 901107

Atenção!!

O cartaz do dia 20/12/2021 do EADE não está na ordem abaixo.

Gratidão,

 

Zélia Schöni

 

 

 

(Informações recebidas em email de NEECC - Biel-Bienne [[email protected]])

 

 

Editora Lorenz

 

 

 

Site da FEB- Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Acesse:

https://www.febnet.org.br/portal/

 

 

 

Site da Federação Espírita do Paraná

Curitiba

 

ACESSE:

http://www.feparana.com.br/

 

 

 

 

III Seminário Joanna de  Ângelis

 

(Informação recebida de Rener Cunha)

 

 

ADE Japão – palestra comemorativa com

Júlia Nezu

 

(Copiado do Grupo Iberoamérica Espírita)

 

 

Gepar. Natal Solidário

Niterói, RJ

 

ACESSE AQUI:

https://www.gepar.org.br/so/4dNsG-QKZ?languageTag=pt&cid=9279d831-9ad6-4aa3-bb56-3361c1dffa22#/main

 

 

 

 

 

 

Orson Peter Carrara

Um dezembro super especial

 

Um dezembro super especial - Veja que programação!

(veja no final inclusive os programas na TV-local)



Dia 1 - quarta - 

19h30 - Sandra Fiore (SP) - Parábola da Candeia



Dia 2 - quinta - 

a) 9h30 - José Antonio da Cruz (SP) - LIVES OU EVENTOS ESPÍRITAS - Qual a importância de divulgar, apoiar e participar? - 

b) 19h - Jorge Fontelles (CE) - O trabalho de pesquisa de Luciano Klein.

c) 21h30 - Quincas Veloso, Daniel Nascimento e Wellington Melo - Dinâmico trio mineiro



Dia 5 - domingo -

09h - Nelson Xavier (SP) - As vitórias do Espírito



Dia 8  - quarta - 

19h30 - Rodrigo Gírio (SP) - A Filosofia do Espiritismo



Dia 9 - quinta -

a) 19h - Ricardo Drummond (PB) e Wanderson Leite Lacerda (MG) - Jesus e o Evangelho de Esperanças

b) 21h30 - Rozana Silqueira (MG), Luis Fernando Baia (SP) e Marcos Bernardi (SP) - Jesus

 

Dia 12 - domingo 

09h - Rubens Araújo (SP) - Banha-te na água lustral do Evangelho”

 

Dia 15 - quarta -

19h30 - Orson Peter Carrara (SP) - tema a definir

 

Dia 16 - quinta -

a) 19h - Andrea Reis (SP) -  Influência de Jesus nos sentimentos.

b) 21h30 - Ismael Gobbo e Nelson Custódio (ambos SP) - História viva do movimento espírita



Dia 19 - domingo - Especial de Natal

09h - Yasmim Madeira (RJ) - Jesus e a manjedoura



Dia 22 - quarta - Especial de Natal

19h30 - Marco Maiuri (SP) - Jesus



Dia 23 - quinta - Especial de Natal

a) 19h - Beto Sabbadini (MG) -  A sublime escolha de caminhar com Jesus.

b) 21h30 - Gustavo Silveira e Victor Hugo (ambos MG)  - Jesus em Emmanuel



Dia 26 - domingo -

09h - Rafael Siqueira (RJ)- As bem aventuranças como roteiro para a felicidade



Dia 29 - quarta - 

19h30 - Ubirajara Frontin de Oliveira (RJ) - tema: Jésus Gonçalves



Dia 30 - quinta

a) 19h - Almeida Jr (SP)- Jesus e Ano novo



Na TVM-local (às terças, 18h45) e depois nos canais:

a) Terça 7 - RENATO VERNASCHI - Bauru (SP) - Significado de Jesus

b) Terça 14 - ORSON PETER CARRARA - Matão (SP) - Alegre-se!

c) Terça 21 - SANDRA BORBA - Natal (RN) - Influência de Jesus na história humana

d) Terça 28 - ANDRÉA REIS - Ribeirão Preto (SP) - Influência de Jesus nos sentimentos



Obs:

09h - Tradicional horário de transmissão do C E NOSSO LAR-Matão (face e youtube)

Nota:  No dia 19 (domingo 9h) a palestra de YASMIN MADEIRA também será transmitida pelo canal AGENDA ESPÍRITA BRASIL e TV NOVA LUZ

09h30 - Live em horário especial pelo meu canal ORSON PETER CARRARA e canais parceiros

19h - Horário tradicional às quintas pelo canal da AGENDA ESPIRITA BRASIL

19h30 - Horário habitual de palestras da COM. ESP C SCHUTEL, em Matão-SP, alternando entre híbridas ou exclusivamente presenciais

21h30 - Horário habitual do programa ORSON 9h30 pm - pela WEB RADIO AMIGO ESPIRITUAL  e canais parceiros 



Feira do Livro Espírita

No período compreendido entre os dias 05.12.2021 e 11.12.2021, a USE INTERMUNICIPAL DE MATÃO realizará a 42ª. Feira do Livro Espírita de Matão, na Praça Leonidas  Caligula Bastia, Centro, Matão-SP, com horário diferenciado. 

 

 

(Informações de Orson Peter Carrara)

 

 

Se te for possível colabore com o Abrigo Ismael- Departamento da centenária União Espírita “Paz e Caridade”. Araçatuba, SP

 

ACESSE O SITE AQUI:

http://abrigoismael.com.br/  

O Abrigo Ismael comemorou  80 anos no dia 3 de outubro de 2021

 

 

top1

 

União Espírita Paz e Caridade, desde o ano 1921, vem atuando para abrandar o sofrimento de idosas carentes, suprindo-lhes todas as suas necessidades. Atualmente, conta com uma equipe de enfermagem, auxiliares, nutricionista, assistente social, médico, e fornece seis refeições diárias, medicamentos, lazer, atividades físicas e lúdicas, visando sempre a maior qualidade de vida possível nesta fase da vida. Em todos esses anos sempre contou com a colaboração da sociedade araçatubense, o qual agradecemos de todo o coração.

 

 

Sem título

 

 

 

 

Casa Editora O Clarim

Matão, SP

 

ACESSE AQUI:

https://emailmarketing.locaweb.com.br/accounts/29946/messages/[email protected]&c=1638960500&contact_id=12492&envelope_id=662

 

 

 

 

 

 

Boletim semanal do Grupo de Estudos Chico Xavier

São Paulo, SP

GEECX_LogoOriginal.png

 

Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier

Boletim semanal – Ano VII

2a semana de Dezembro de 2021

 

 

O Antigo Testamento foi revogado por Jesus?; Centenário espírita é tema de entrevista; Chico Xavier e o significado do Natal; A Casa do Caminho e a meta de ser espírita; Causas atuais das aflições; Expressões poéticas do Pai Nosso; Visão espírita sobre Jesus; Louvor do Natal

 

Artigos – O Antigo Testamento foi revogado por Jesus?:

http://grupochicoxavier.com.br/o-antigo-testamento-foi-revogado-por-jesus/

 

Notícias:

- Centenário espírita é tema de entrevista:

http://grupochicoxavier.com.br/centenario-espirita-e-tema-de-entrevista/

 

- Chico Xavier e o significado do Natal:

http://grupochicoxavier.com.br/chico-xavier-e-o-significado-do-natal/

 

Vídeos:

- A Casa do Caminho e a meta de ser espírita:

http://grupochicoxavier.com.br/casa-do-caminho-e-a-meta-de-ser-espirita/

 

Estudo do Evangelho:

- Causas atuais das aflições:

http://grupochicoxavier.com.br/causas-atuais-das-aflicoes/

 

- Expressões poéticas do Pai Nosso:

http://grupochicoxavier.com.br/expressoes-poeticas-do-pai-nosso/

 

- Visão espírita sobre Jesus:

http://grupochicoxavier.com.br/visao-espirita-sobre-jesus/

 

Mensagem – Louvor do Natal:

http://grupochicoxavier.com.br/louvor-do-natal/

 

o0o

“Se experimentas desconfiança e inquietação, no ato de orar, simplesmente porque choras e sofres, lembra-te da compaixão e do discernimento que já presidem o lar
humano e não descreias da perfeita e infinita misericórdia do Pai Celestial.” – Emmanuel.

 

(Xavier, Francisco Cândido. Pelo espírito Emmanuel. Palavras de vida eterna. Cap. 166. Uberaba: CEC)

o0o

Com fraternal abraço,

Equipe GEECX

(Recebido em email de Cesar Perri

Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]])

 

 

Revista eletrônica semanal O Consolador

Londrina, PR

 

ACESSE:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

Ingredientes para o êxito

 

Todos desejamos ter êxito em nossas vidas.

Queremos alcançar os melhores resultados possíveis.

Todos podemos alcançar o êxito. Basta estarmos atentos às oportunidades que nos surgem, no caminho diário, e termos a vontade e a disposição de realizar ações que nos permitam construir a trajetória exitosa.

Podemos deixar no passado os sentimentos e pensamentos negativos que nos perturbam. Se cometemos erros, que nos sirvam como aprendizado para não errarmos de novo.

Seja o nosso o propósito de não cair nos mesmos equívocos. Cada superação se constitui em degrau acima, em nossa ascensão para o Alto.

Salientemos as qualidades, nossas e do nosso próximo, e esqueçamos os defeitos. As qualidades podem nos possibilitar boas ações. Os defeitos devem ser analisados para que possamos ir transformando-os em virtudes.

Mobilizemos nossos pensamentos na construção de uma vida nova. Busquemos aprender sempre. Os novos conhecimentos nos permitirão ampliar nossa compreensão e agir com maior segurança.

Fortaleçamos o recurso da simpatia. Ela nos permitirá viver de forma mais harmoniosa e nos aproximará das pessoas.

Acostumemo-nos a sorrir. Um sorriso alegra o dia. Podemos oferecer sorrisos, sem qualquer custo, no transcorrer das horas.

Melhoremos nosso vocabulário. As boas palavras podem ser poderosos recursos de auxílio ao próximo. Uma palavra de incentivo e de esperança pode mudar a vida de alguém.

Saibamos usar nossas palavras para o progresso e a transformação positiva ao nosso redor.

Criemos a disposição da escutatória. Importante é saber ouvir o nosso próximo.

Quem se encontra em um momento de aflição, muitas vezes, quer apenas compartilhar sua dor. Cedamos algum tempo para ouvir quem precisa dizer das suas dores e dos seus desconfortos, criando um vínculo de amorosidade, que aconchega e acalenta.

Valorizemos a ação das pessoas que estão ao nosso redor. Significa gratidão reconhecer as boas iniciativas praticadas por quem nos beneficia.

Saibamos desenvolver o reconhecimento das potencialidades daqueles que caminham pelas nossas mesmas estradas.

Abençoemos a vida. Saibamos ser gratos, por viver mais um dia, mesmo quando as dificuldades surjam. Saibamos também agradecer as bênçãos do sol, da chuva, do ar que respiramos.

Se conseguirmos desenvolver esses recursos, com certeza, melhoraremos nossas vidas e conseguiremos contribuir para a melhoria daqueles que estão ao nosso redor.

O êxito verdadeiro vem das conquistas íntimas. O desenvolvimento desses recursos se faz ferramenta de transformação moral.

O próprio tempo é um grande recurso de que nos devemos servir da melhor forma.

Viver o presente, sem perder tempo com aflições do passado, que geram mágoas e ressentimentos.

Pensemos no futuro com proposições de sermos melhores, de desejos de construir o bem.

Desenvolvamos novos recursos íntimos, potencializemos nossas conquistas.

Comecemos no hoje, no agora!

Redação do Momento Espírita, com base no cap. 3, do
 livro 
Respostas da vida, pelo Espírito André Luiz, psicografia
 de Francisco Cândido Xavier, ed. IDEAL.
Em 11.12.2021.

 

 

 

 

Escute o áudio deste texto no link:

http://www.momento.com.br/pt/ler_texto.php?id=6619&stat=0

 

 

 (Copiado do site Feparana)

https://www.noticiasespiritas.com.br/2019/FEVEREIRO/22-02-2019_arquivos/image013.jpg

O bom conselho. Autor: J.B. Madou.

l'illustration Européenne 1871 no.39 página 305

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Le_bon_conseil.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/20-11-2018_arquivos/image012.jpg

Trabalhos. Óleo sobre tela por Ford Madox Brown.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ford_Madox_Brown_-_Work_-_artchive.com.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JANEIRO/05-01-2019_arquivos/image007.jpg

“O Angelus”. Óleo sobre tela por Jean-François Millet. 1857/1859.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/The_Angelus_(painting)

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo

 

 

 

 

 

 

 

(Copiado do site Febnet)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/SETEMBRO/20-09-2018_arquivos/image016.jpg

Réplica de Lucerna (lamparina a óleo) com retrato do imperador Cesar Augusto, adquirida em Mérida, Espanha.

Foto Ismael Gobbo.

https://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%A2mpada_incandescente

Candeia.

Uma gravura de Jan Luyken ilustrando Mateus 5:15 na Bíblia Bowyer, Bolton, Inglaterra.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Teachings_of_Jesus_7_of_40._the_candle._Jan_Luyken_etching._Bowyer_Bible.gif

 

 

 

 

E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa.
Mateus 5:15

Leia mais:

https://www.bibliaonline.com.br/nvi/mt/5

File:Jordaens Podhorce.jpg

O Bom Samaritano. Óleo sobre tela de Jacob Jordaens

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jordaens_Podhorce.jpg

 

 

 

A Parábola do Bom Samaritano

25 Certa ocasião, um perito na lei levantou-se para pôr Jesus à prova e lhe perguntou: “Mestre, o que preciso fazer para herdar a vida eterna?”

26 “O que está escrito na Lei?”, respondeu Jesus. “Como você a lê?”

27 Ele respondeu: “‘Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento’[a] e ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’[b]”.

28 Disse Jesus: “Você respondeu corretamente. Faça isso, e viverá”.

29 Mas ele, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: “E quem é o meu próximo?”

30 Em resposta, disse Jesus: “Um homem descia de Jerusalém para Jericó, quando caiu nas mãos de assaltantes. Estes lhe tiraram as roupas, espancaram-no e se foram, deixando-o quase morto. 31 Aconteceu estar descendo pela mesma estrada um sacerdote. Quando viu o homem, passou pelo outro lado. 32 E assim também um levita; quando chegou ao lugar e o viu, passou pelo outro lado. 33 Mas um samaritano, estando de viagem, chegou onde se encontrava o homem e, quando o viu, teve piedade dele. 34 Aproximou-se, enfaixou-lhe as feridas, derramando nelas vinho e óleo. Depois colocou-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele. 35 No dia seguinte, deu dois denários[c] ao hospedeiro e lhe disse: ‘Cuide dele. Quando eu voltar lhe pagarei todas as despesas que você tiver’.

36 “Qual destes três você acha que foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?”

37 “Aquele que teve misericórdia dele”, respondeu o perito na lei.

Jesus lhe disse: “Vá e faça o mesmo”.

 

Lucas 10:25-37 Nova Versão Internacional (NVI-PT)

Fonte: https://www.biblegateway.com/passage/?search=Lucas+10%3A25-37&version=NVI-PT

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/JULHO/14-07-2020_arquivos/image020.jpg

O Bom Samaritano. Óleo sobre tela de Luigi Sciallero

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:The_Good_Samaritan_by_Luigi_Sciallero,_1854,_oil_on_canvas_-_Accademia_Ligustica_di_Belle_Arti_-_DSC02356.JPG

 

 

LEIA SOBRE A PARABOLA DO BOM SAMARITANO

LUCAS 10

ACESSE:

https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/sao-lucas/10/ 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/JUNHO/09-06-2021_arquivos/image047.jpg

Sermão da Montanha. Óleo sobre tela de Károly Ferenczy  Imagem/fonte: https://en.m.wikipedia.org/wiki/File:Ferenczy,_K%C3%A1roly_-_Sermon_on_the_Mountain_(1896).jpg

 

 

Publicação do Mundo Espírita

 

Wallace Leal Valentin Rodrigues

11-12-1924 / 13-09-1988

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/DEZEMBRO/11-12-2020_arquivos/image084.jpg

Araraquara, conhecida como Morada do sol. Nenhum outro lugar teria sido tão propício para receber, em seu seio, um homem com o brilho de Wallace.

Nascido a 11 de dezembro de 1924, em Divisa, Espírito Santo, foi para Araraquara, SP, na década de 30, com seus pais Deolindo Valentin Rodrigues e Creusa Leal V. Rodrigues e seis irmãos.

Estudou Ciências Econômicas em Ribeirão Preto, mas seu brilho era para as artes. De personalidade sensível e criativa, nutria verdadeira paixão por Araraquara e desejava transformá-la em influente centro cultural. Para isso, escreveu um texto, em 1964, intitulado Araraquara – Ano 2017, para quando a cidade completasse duzentos anos. Idealizava-a futurista com seu patrimônio histórico preservado, viva e atuante nas artes a ponto de fazer inveja às demais cidades.

Ele foi ator, diretor de teatro e cinema, escritor, tradutor, jornalista, produtor e roteirista. Sua concentração artística se fez mais presente e marcante nas décadas de 50 e 60, período no qual foi criado o Teatro Experimental de Comédia de Araraquara – TECA, de alto nível. Em oito anos, foram apresentados vinte e um títulos, inclusive em outros Estados brasileiros.

As peças eram de escritores como Tennessee Williams, Machado de Assis, Miguel de Cervantes, Giovanni Boccaccio, Maria Clara Machado, entre tantos outros.

Em abril de 1961, estreou o filme Santo Antônio e a vaca, um longa-metragem em 35mm, com o objetivo de contar o que restava do rico folclore dos campos de Araraquara, com trilha sonora e script de Wallace.

A estreia teve direito à concorrida avant-première. A polícia teve que intervir e fechar o trânsito em frente o Cine Odeon (futuro Cine Veneza). Após a sessão, o público aplaudiu em pé. Ficou dez dias em cartaz e foi assistido por cerca de doze mil pessoas. A arrecadação pagou as despesas e o excedente foi destinado a uma casa assistencial da cidade.

Sem qualquer apoio dos órgãos federais ou mesmo das autoridades locais, o filme fez sucesso e foi distribuído por todo o território nacional.

Em 1957, Wallace levou o TECA para o Rio de Janeiro em excursão teatral de dez dias, patrocinada pelo Ministério da Cultura. Recebeu boas críticas na revista O Cruzeiro e nos jornais Correio da Manhã e Última Hora.

Sempre envolvido no meio cultural,esteve na conferência realizada, em 1960, por Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araraquara.

Wallace conheceu o Espiritismo aos dezesseis anos de idade e rendeu-se à clareza e profundidade dos ensinos. A partir daí, o divulgou por toda sua vida.

Conheceu Cairbar Schutel, fundador do jornal O Clarim e da Revista Internacional de Espiritismo. Com a desencarnação de Cairbar, Wallace assumiu o jornal e a revista como redator-chefe, por vinte e cinco anos.

Como escritor produziu: Remotos cânticos de Belém; A esquina de pedra; E, para o resto da vida; Katie King.

Como editor: A vidente de Prevorst; Segue-me; Escrínio de luz; À luz da oração; Mãe – antologia mediúnica; Meu filho vive no além; Os mortos vivem; Coisas deste mundo.

Como tradutor, destacamos Três espíritos do Natal; Sessões espíritas na Casa Branca; Viagem Espírita em 1862; Léon Denis na intimidade e Socialismo e Espiritismo.

Recebeu diversos prêmios. Em1948, o Prêmio Cija com o conto Porta aberta para fora da vida; em 1957, o Prêmio Apolo da Crítica Teatral do Rio de Janeiro, Revelação de Direção; em 1958, Prêmio Paschoal – 1º Festival de Teatro Universitário de Santos.

Em 13 de setembro de 1988, o sol de Araraquara perdeu parte de seu brilho. Wallace voltou para casa, mas não ficou esquecido.

Artistas locais, juntamente com a Secretaria Municipal da Cultura e FUNDART, procurando reviver o Araraquara – Ano 2017 realizaram, de 2 a 9 de dezembro de 2017, a Mostra Wallace Leal Valentin Rodrigues, com avant-première Wallace e a Cidade, realizada no Teatro Wallace Leal, aproveitando-se o evento para homenagear artistas da cidade e alguns convidados.

A seu respeito, escreveu Orson Carrara: Wallace buscava o belo, a cultura, a arte. Alma sensível deixou-se tocar pela Doutrina Espírita, dela fazendo o sol e a luz de sua existência.

 Referências:

1.CARRARA, Orson Peter. Noventa anos de nascimento de uma personalidade invulgar.  Revista Internacional de Espiritismo, ano 89, n. 10, nov. 2014.

2.CAMPANI, Sérgio Luiz. Wallace, 20 anos. Revista Internacional de Espiritismo, ano 83, n. 09, out. 2008.

3.FUSCO, Flávio T. Saudoso Wallace. Revista Internacional de Espiritismo, ano 71, n. 06, jul. 1996.

4.UMA HOMENAGEM a Wallace Leal V. Rodrigues. Revista Internacional de Espiritismo, ano 79, n. 11, dez. 2004.

5.http://feparana.com.br/topico/?topico=729

(Copiado de http://www.mundoespirita.com.br/?materia=wallace-leal-valentin-rodrigues

 

Estação ferroviária original de Araraquara.

Imagem copiada de http://www.estacoesferroviarias.com.br/a/fotos/araraquara9121.jpg

https://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JANEIRO/30-01-2015_arquivos/image004.jpg

Cairbar Schutel. (1868- 1938)

Foto “O Clarim”, Matão, SP 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JANEIRO/30-01-2015_arquivos/image008.jpg

Oficinas de O Clarim.  Crédito da foto “O Clarim”, Matão, SP  

https://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JANEIRO/30-01-2015_arquivos/image012.jpg

 Centro Espírita O Clarim. Foto do acervo de O Clarim

 

 

Veja  o filme: Santo Antonio e a Vaca de

Wallace Leal V. Rodrigues

 

ACESSE:

https://www.facebook.com/tecaararaquara/videos/1690945977835735

 

 

 

(Com pesquisa de Clodoaldo Leite, São Paulo)

 

 

Amor Infinito

Vencer

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi)

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este Boletim Diário de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]