Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

           

           https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/DEZEMBRO/16-12-2021.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

 

 

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

15-12-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/DEZEMBRO/15-12-2021.htm

14-12-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/DEZEMBRO/14-12-2021.htm

13-12-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/DEZEMBRO/13-12-2021.htm

11-12-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/DEZEMBRO/11-12-2021.htm

10-12-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/DEZEMBRO/10-12-2021.htm

 

 

               

Bilhete a Jesus

 

 

Pelo Espírito Irmão X (Humberto de Campos).

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Antologia Mediúnica do Natal. Lição nº 09. Página 31.

 

Senhor Jesus, enquanto a alegria do Natal acende luzes novas nos lares festivos, torno à velha Palestina, revendo, com os olhos da imaginação, a paisagem de tua vinda...    Roma estendia fronteira no Nilo, no Eufrates, no Reno, no Tâmisa, no Danúbio, no Mar Morto, no Lago de Genezaré, nas areias do Saara.

César “sossegava e protegia” os habitantes das zonas mais remotas, aliciando a simpatia dos príncipes regionais. Todos os deuses indígenas cediam a Júpiter, o dono do Olimpo, de que as águias dominadoras se faziam emissárias, tremulando no topo das galeras, cheias de senhores e de escravos.

Lembras-te, Senhor, de que se fazia uma Grande Estatística, por ordem de Augusto, o Divino?

Otávio, cercado de assessores inteligentes, intensificava a centralização no mundo romano, reorganizando a administração na esfera dos serviços públicos.

As circunscrições censitárias na Judéia enchiam-se de funcionários exigentes. Cadastravam-se famílias, propriedades, negócios.

E José e Maria também se locomoveram, com os demais, para atender as determinações.

A sensibilidade israelita poderia manter-se a distância do culto de César, resistindo ao incenso com que se mareava a passagem dos triunfadores, em púrpura sanguinolenta, mas a experiência judaica, estruturada em suor e lágrimas, não se esquivaria à obediência, perante os regulamentos políticos.

As estalagens, no entanto, estavam repletas e não conseguiram lugar.  Em razão disso, a estrela gloriosa, que te assinalou a chegada, não brilhou sobre templos ou residências de relevo. Apenas a manjedoura singela ofereceu-te conforto e guarida.

Homens e mulheres faziam estatísticas minuciosas de haveres e interesses. Se o governo imperial decretava o recenseamento para reajustar observações e tributos, os governados da província alinhavam medidas, imprimindo modificações aos quadros da vida comum, para se subtraírem, de alguma sorte, às exigências. Permutavam-se cabras e camelos, terras e casas e reduzidos parques agrícolas.

Haveria espaço mental para a meditação nas profecias?

Para cumprir o dever religioso, não bastava comparecer ao Templo de Jerusalém, nos dias solenes, oferecer os sacrifícios prescritos e prosternar-se ante a oferenda sagrada, ao ressoar das trombetas?

Razoável, portanto, examinar os melhores recursos e burlar as requisições do romano dominador. A fração do povo eleito, que se aglomerava na cidade de David, lia os textos sagrados, recitava salmos e tomava apressado conselho aos livros da sabedoria; entretanto, não considerava pecado matar o tempo em disputas e conversações infindáveis ou enganar o próximo com a elegância possível.

Por essa razão, Senhor, quem gastaria alguns minutos para advogar proteção a Maria e José? Eles traziam a sinceridade dos que andam contigo, falavam de visitas de anjos, de vozes do céu, e o mundo palestinense estava absorvido no apego fanático aos bens imediatos.

Comentavam-se, apaixonadamente, as listas e informações alusivas a rebanhos e fazendas.

Às narrações do sonho de José ou da experiência de Zacarias, prefeririam noticiário referente à produção de farinha ou ao rendimento de pomares...

Todavia, para entregar à Humanidade a Divina Mensagem de que te fizeste o Depositário Fiel, não te feriste ao choque da indiferença.

Começaste assim mesmo na manjedoura humilde; o apostolado de bênçãos eternas. O Evangelho iniciou a primeira página viva da revelação nova na estrebaria singela. A Natureza foi o primeiro marco de tua batalha multissecular da luz contra as trevas.

E enquanto prossegues, conquistando, palmo a palmo, o espírito do mundo, os homens continuam fazendo estatísticas inumeráveis...

Aos censos de Otávio, seguiram-se os de Tibério, aos de Tibério sucederam-se arrolamentos de outros dominadores.

Depois do poderio romano fragmentado, outras organizações autoritárias apareceram não menos tirânicas. Dilataram-se os serviços censitários, em toda à parte. As nações modernas não fazem outra coisa além da extensão do poder, melhorando a estatística que lhes diz respeito. Inventariavam-se, na antiga Judéia, ovelhas e jumentos, camelos e bois.

Hoje, porém, Jesus, o arrolamento é muito mais importante. Com o aperfeiçoamento da guerra, o censo é vital nas decisões administrativas. Antes da carnificina, arregimentam-se estatísticas de canhões, tanques e navios, aviões, metralhadoras e fuzis. Enumeram-se homens, por cabeça, no serviço preparatório dos massacres e, em seguida, anotam-se feridos e mutilados. Isso, nas vanguardas de sangue, porque, na retaguarda, o inventário dos grandes e pequenos negócios é talvez mais ativo. Há corridas de armamentos e bancos, valorização e desvalorização de bens móveis e imóveis, câmbio claro e câmbio escuro, con corrência leal e desleal, mercado honesto e clandestino, tudo de acordo com as estatísticas prévias que autorizam providências administrativas e regem o mecanismo da troca.

Nós sabemos que não condenas o ato de contar.

Aconselhaste-nos nesse sentido, recomendando que ninguém deve abalançar-se a qualquer construção, antes de contas rigorosas, a fim de que a obra não permaneça inacabada.

Entretanto, estamos entediados de tanto recenseamento para a morte, porque, em verdade, nunca esteve a casa dos homens tão rica e tão pobre, tão faiscante de esplendores e tão mergulhada nas trevas, tão venturosa e tão infeliz, como agora.

Desejávamos Mestre, arrolar as Edificações da Fé, os Serviços da Esperança, os Valores da Caridade; contudo, somos ainda muito poucos no setor de interesse pelos sonhos reveladores e pelas vozes do céu.

Apesar disso, sabemos que os homens, fanatizados pela estatística das formas perecíveis, examinam os gráficos, de olhos preocupados, mas erguem corações ao alto, amargurados e tristes, movimentam-se entre tabelas e números, mas torturados pela sede de infinito...

Quem sabe, Senhor, poderias voltar, consolidando a tua glória, como fizeste há vinte séculos?!...

Entretanto, não nos atrevemos ao convite direto. As estalagens do mundo estão ainda repletas de gente negociando bens transitórios e melhorando o inventário das posses exteriores. Os governos estão empenhados em orçamentos e tributos.

Os crentes pousam olhos apressados em teu Evangelho de Redenção e repetem fórmulas verbais, como os judeus de outro tempo, que mastigavam a Lei sem digeri-la.

Quase certo que não encontrarias lugar, entre as criaturas.

E não desejamos que regresses, de novo, para nascer num estábulo, trabalhar à beira das águas, ministrar a revelação em casas e barcas de empréstimo e morrer flagelado na cruz.

Trabalharemos para que a tua glória brilhe entre os homens, para que a tua luz se faça nas consciências, porque, em verdade, Senhor, que adiantaria o teu retorno se a estatística das coisas santas não oferece a menor garantia de vitória próxima?

Como insistir pela tua volta pessoal e direta se na esfera dos homens ainda não existe lugar onde possas nascer, trabalhar e morrer?

  

  (Recebido em email do pesquisador e divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)  

https://www.noticiasespiritas.com.br/2019/FEVEREIRO/25-02-2019_arquivos/image008.jpg

Júlio César dando a  Cleópatra o trono do Egito. Pintura em tela  de Pietro de Cortona.

Imagem/fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Caesar_giving_Cleopatra_the_Throne_of_Egypt-Pietro_de_Cortone-MBA_Lyon_A53-IMG_0355.jpg

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2019/FEVEREIRO/25-02-2019_arquivos/image009.jpg

Moedas com esfinge de Júlio César.

Museu Nacional de Arte Romano. Mérida, Espanha. Foto Ismael Gobbo.

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JULHO/03-07-2019_arquivos/image017.jpg

Roma à época do imperador Constantino. Trecho reproduzido de  poster da maquete do Museo della Civiltà Romana. Roma, Itália.  Foto Ismael Gobbo.

https://www.noticiasespiritas.com.br/2012/JULHO/30-07-2012_arquivos/image011.jpg

 O Rio Nilo e a Torre do Cairo. Trata-se de uma  torre de TV em concreto  com 180 metros de altura.

Projetada pelo arquiteto egipcio Naoum Shelib tem o formato da  Flor-de-Lótus.  Foto Ismael Gobbo

https://www.noticiasespiritas.com.br/2012/JULHO/30-07-2012_arquivos/image009.jpg

A Flor de Lótus em um espelho d’água no Museu do Cairo, Egito. Foto Ismael Gobbo

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/FEVEREIRO/03-02-2021_arquivos/image019.jpg

Rio Tâmisa e Casas do Parlamento. Londres, Reino Unido. Foto Ismael Gobbo

 

Leia sobre o Palácio de Westminster, também conhecido como Casas do Parlamento

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pal%C3%A1cio_de_Westminster

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JANEIRO/12-01-2019_arquivos/image053.jpg

Mar da Galiléia. Israel. Foto Ismael Gobbo.

 

 

O maior lago de água doce de Israel , o Lago Tiberíades, também é conhecido como o Mar de Tiberíades, o Lago de Genesaré, o Lago Kinneret e o Mar da Galiléia. O lago mede pouco mais de 21 quilômetros de norte a sul e tem apenas 43 metros de profundidade. O lago é alimentado em parte por nascentes subterrâneas relacionadas aosetor da Jordânia do Grande Vale do Rift, mas a maior parte de sua água vem do rio Jordão, que entra do norte. O curso sinuoso do rio pode ser visto drenando a extremidade sul do lago no fundo da imagem. Os padrões de campo angulares verdes e marrons cobrem a maioria das encostas nesta paisagem árida. Telhados brilhantes são a marca registrada de várias aldeias da região. O maior agrupamento de telhados brilhantes e quarteirões da cidade indica a localização de Tiberíades (em homenagem ao imperador romano Tibério), visível à imagem deixada na margem sudoeste do lago.

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Lake_Tiberias_(Sea_of_Galilee),_Northern_Israel.jpg

 

 

Jesus centralizou seu apostolado às margens do Mar da Galiléia, sobretudo na cidade de Cafarnaum. Dali partiu para outras regiões em pregações, inclusive em Jerusalém, onde foi crucificado. O Mar da Galiléia é um lago de água doce que recebe as águas do Rio Jordão.

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2018/DEZEMBRO/03-12-2018_arquivos/image027.jpg

Estrada ladeando o Mar Morto. Foto Ismael Gobbo.

 

 

O Mar Morto, também conhecido como lago Asfaltite, situa-se no Oriente Médio, na região interior da Palestina, banhando a Jordânia, Israel e Cisjordânia. É alimentado pelo rio Jordão. Wikipedia.

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/JUNHO/14-06-2017_arquivos/image017.jpg

A Anunciação. Óleo sobre tela por Henry Ossawa Tanner.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Henry_Ossawa_Tanner#/media/File:Henry_Ossawa_Tanner_-_The_Annunciation.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/DEZEMBRO/01-12-2020_arquivos/image037.jpg

Belém. Pintura de Cornelis de Bruijn. 1698.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:1698_de_Bruijin_View_of_Bethlehem,_Palestine_(Holy_Land)_-_Geographicus_-_Bethlehem-bruijn-1698.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/20-11-2018_arquivos/image013.jpg

O Censo em Belém. Óleo em carvalho de Pieter Bruegel- o Velho.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pieter_Bruegel_the_Elder_-_The_Census_at_Bethlehem_-_WGA03379.jpg

 

 

Por determinação de Augusto, imperador romano,  foi realizado o recenseamento onde as pessoas

deveriam ser contadas em suas cidades de origem. José e Maria se deslocaram de Nazaré da Galiléia para

serem recenseados em Belém, na Judéia.

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/20-11-2018_arquivos/image014.jpg

A Virgem e São José registram-se para o recenseamento diante do governador Quirino. Mosaico bizantino na

Igreja Chora, Constantinopla,  1315-20. Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Quirinius

 

Leia sobre Quirino aqui:

https://en.wikipedia.org/wiki/Quirinius

 

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/DEZEMBRO/15-12-2017_arquivos/image012.jpg

Estátua do imperador  César Augusto. Reinava quando Jesus nasceu na Palestina, uma província romana. Foi o imperador quem determinou o recenseamento à época de Quirino.

Museu do Louvre, Paris, França. Foto Ismael Gobbo

 

 

Augusto (em latimGaius Iulius Caesar Octavianus Augustus;[nt 1] Roma23 de setembro de 63 a.C. – Nuvlana19 de agosto de 14) foi o fundador do Império Romano e seu primeiro imperador, governando de 27 a.C. até sua morte em 14 d.C..[nt 2] Nascido Caio Otávio, pertenceu a um rico e antigo ramo equestre da família plebeia dos Otávios. Depois do assassinato de seu tio-avô Júlio Césarem 44 a.C., o testamento de César nomeou Otávio como seu filho adotivo e herdeiro. Junto com Marco Antônio e Lépido, formou o Segundo Triunvirato e derrotou os assassinos de César. Após a vitória na Batalha de Filipos, os três dividiram a República Romanaentre si, passando a governar como ditadores militares.[nt 3] O triunvirato foi posteriormente posto de lado sob as ambições conflitantes de seus membros: Lépido foi exilado e despojado de sua posição e Marco Antônio cometeu suicídio após sua derrota na Batalha de Áccio em 31 a.C..

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Augusto

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/DEZEMBRO/01-12-2020_arquivos/image033.jpg

Chegada a Belém ou Recusa do Estalajadeiro (1664) por Simon de Vos, no Museu Nacional de Soares dos Reis.

Copiado de: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Mary_and_Joseph_seeking_refuge_in_Bethlehem_-_Simon_de_Vos.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/DEZEMBRO/25-12-2014_arquivos/image011.jpg

Representação da manjedoura em quadro exposto na Basílica S. Maria delle Grazie. Milão, Itália. Foto Ismael Gobbo

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/MARCO/05-03-2020_arquivos/image017.jpg

Jesus entre os doutores. Esculturas no Santuário Sagrado Coração de Jesus. São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo.

 

 

Epístolas de Paulo na TV-Rede Amigo Espírita

 

Novo programa será iniciado no início de janeiro de 2022 pela webTV Rede Amigo Espírita: “Epístolas de Paulo à luz do Espiritismo”. Cesar Perri será o expositor, desenvolvendo os programas às 3as feiras às 17 horas. O apresentador é autor de livro de mesmo título, publicado pela Casa Editora O Clarim. A nova apresentação será em sequência ao programa “O Evangelho à luz do Espiritismo”, já concluído, que o expositor desenvolveu durante o ano de 2021.

 

 

(Recebido em emailde Cesar Perri

Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

 

Kardec Rádio. EUA

Facebook

 

Acesse:

https://www.facebook.com/kardecradio

 

 

 

 

Palestra virtual com o orador Paulo Pessoa de Dracena, SP

Acesse no link abaixo

Assistir

https://www.youtube.com/watch?v=eTfuU_r5vt4&ab_

 

 

(Informação recebida em email  Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

Jornal Mundo Maior

Acesse no link

 

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook:

www.facebook.com/jornalmundomaior

Acesse o site do Jornal Mundo Maior e leia outras mensagens:

www.jornalmundomaior.com.br

 

 

 

 

Programação da BUSS

Reino Unido

 

 

 

Nosso cartao de Natal falado:  https://youtu.be/mMWZdJ5Qeo0

Obrigada querido Ismael

Elsa

 

 

(Recebido em email de Elsa Rossi)

 

 

Publicação do jornal Correio Fraterno

São Bernardo do Campo, SP

Essa questão do espiritismo como filosofia e religião é...

Olá! Bom dia!

Tudo bem com você? Espero que esteja!


Uma leitora escreveu para o jornal Correio Fraterno dizendo que ouviu dizer várias vezes que o espiritismo não era uma religião, mas uma filosofia. E perguntou: O que é então uma religião filosófica?

O espectro entre filosofia e religião


Pedimos ajuda para o escritor e filósofo Humberto Schubert Coelho, que explicou pontos interessantes sobre o espectro que divide a filosofia (tarefa sistemática, crítica, analítica) da religião (tarefa prática e existencial de promoção de sentido para a vida):

www.bit.ly/EspectroFilosofiaReligiao

“Para não cair na ingenuidade de conceitos de uma filosofia ou uma religião ‘puras’, é preciso lembrar que cada filosofia e cada religião sempre possuirão relações com outras artes, ciências e vivências humanas”, salientou Schubert.

Essa questão do espiritismo como filosofia e religião é uma dúvida constante: www.bit.ly/EspectroFilosofiaReligiao

Vale a pena acompanhar.

Até a próxima,


Izabel Vitusso

Editora Correio Fraterno

https://blob.llimages.com/machine-user-images/img-839682-20170824211543.jpg

 

(Recebido em email de Editora Correio Fraterno [[email protected]])

 

 

Palestra Virtual “Jesus e a sociedade”

Viena, Áustria

 

 

 

 

Drazí přátelé,

zasíláme pozvánku na naši virtuální přednášku, která se uskuteční dne 15.12.21 v 19:00 hodin via Zoom na téma: „Ježíš a společnost“ a přikládáme link.

 

https://us02web.zoom.us/j/83716906014?pwd=bm9hZ2pjUUw3bTRMTEZyRkZ3Tjdudz09Meeting

 

Meeting ID: 837 1690 6014           

Passcode: 083139

V případě dotazu nám pište na: [email protected]

 

Těšíme se na Vaši účast.

S pozdravem přátelé ze spolu Allan Kardec-Wien 

 

................................

 

Estamos enviando o convite para a nossa palestra virtual, que acontecerá dia 15.12.21, às 19h, via Zoom sobre o tema: “Jesus e a sociedade” e incluímos um link.

 

https://us02web.zoom.us/j/83716906014?pwd=bm9hZ2pjUUw3bTRMTEZyRkZ3Tjdudz09Meeting

 

ID da reunião: 837 1690 6014

Senha: 083139

Se você tiver alguma dúvida, escreva para: [email protected]

 

Estamos ansiosos pela sua participação.

Atenciosamente, amigos juntos Allan Kardec-Wien

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega, SP)

 

 

Palestra programada no Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

 

Exmºs Srs,

 

As nossas mais cordiais saudações.

 

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha (CCE) informa que no próximo dia 17 de Dezembro de 2021, sexta-feira, pelas 21h, vai levar a cabo uma palestra subordinada ao tema "O voo de um Espírito" com José Lucas.
Não existe limitação de entradas, estando disponíveis os 100% dos lugares, sendo necessário o uso de máscara, de acordo com as orientações da DGS.
Paralelamente, será efectuado o lançamento nacional e regional, de um livro ditado pelo Espírito J. C., um poeta moçambicano, intitulado "Casos da Vida" e editado pela Federação Espírita Portuguesa (FEP). 
Este livro foi recebido pela psicografia de um dos médiuns do CCE e, tem o preço de 7 €.
Além do CCE pode ser adquirido online em 
https://livrariafep.pt/produto/casos-da-vidalancamento/

Esta associação fica na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c (Bº das Morenas - Caldas da Rainha).

Fonte: Centro de Cultura Espírita

 

Tel: 938 466 898; 966 377 204; 

www.cceespirita.wordpress.com   -   E-mail: [email protected]
www.youtube.com/c/CentrodeCulturaEspíritaCaldasdaRainha

www.facebook.com/Centro-de-Cultura-Espírita-de-Caldas-da-Rainha-195515483836343/ 

 

 

(Recebido em email de Centro de Cultura Espírita Caldas da Rainha [[email protected]])

 

 

Palestra virtual no Centro Espírita Raymundo Mariano Dias

Birigui, SP

.

Transmissão ao vivo, às 20:00 horas, pelos canais:

.

Facebook do Raymundo Mariano Dias:

https://www.facebook.com/ceraymundomarianodias

.

Estação Dama da Caridade Benedita Fernandes:

You Tube: https://www.youtube.com/estacaodamadacaridadebeneditafernandes

Facebook: https://www.facebook.com/estacaodamadacaridadebeneditafernandes/

.

https://docs.google.com/uc?export=download&id=1uTNjIyF2IQaO2-LJ0QdmN8Dp73O6pkwb&revid=0BydqGnBfssLgNC9rRjVCZEk2Mi9xNzM1NWNTU2hhQldSVlZzPQ

 

 

(Recebido em email de C E Raymundo Mariano Dias [[email protected]])

 

 

GEBEM – Grupo Espírita Dr. Bezerra de Menezes

Guarulhos, SP

 

ACESSE:

https://www.facebook.com/groups/gebemguarulhosoficial/

 

 

 

 

 

Site da FEB- Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Acesse:

https://www.febnet.org.br/portal/

 

 

 

Site da Federação Espírita do Paraná

Curitiba

 

ACESSE:

http://www.feparana.com.br/

 

 

 

 

Gepar. Natal Solidário

Niterói, RJ

 

ACESSE AQUI:

https://www.gepar.org.br/so/4dNsG-QKZ?languageTag=pt&cid=9279d831-9ad6-4aa3-bb56-3361c1dffa22#/main

 

 

 

 

 

 

Orson Peter Carrara

Um dezembro super especial

 

Um dezembro super especial - Veja que programação!

(veja no final inclusive os programas na TV-local)



Dia 1 - quarta - 

19h30 - Sandra Fiore (SP) - Parábola da Candeia



Dia 2 - quinta - 

a) 9h30 - José Antonio da Cruz (SP) - LIVES OU EVENTOS ESPÍRITAS - Qual a importância de divulgar, apoiar e participar? - 

b) 19h - Jorge Fontelles (CE) - O trabalho de pesquisa de Luciano Klein.

c) 21h30 - Quincas Veloso, Daniel Nascimento e Wellington Melo - Dinâmico trio mineiro



Dia 5 - domingo -

09h - Nelson Xavier (SP) - As vitórias do Espírito



Dia 8  - quarta - 

19h30 - Rodrigo Gírio (SP) - A Filosofia do Espiritismo



Dia 9 - quinta -

a) 19h - Ricardo Drummond (PB) e Wanderson Leite Lacerda (MG) - Jesus e o Evangelho de Esperanças

b) 21h30 - Rozana Silqueira (MG), Luis Fernando Baia (SP) e Marcos Bernardi (SP) - Jesus

 

Dia 12 - domingo 

09h - Rubens Araújo (SP) - Banha-te na água lustral do Evangelho”

 

Dia 15 - quarta -

19h30 - Orson Peter Carrara (SP) - tema a definir

 

Dia 16 - quinta -

a) 19h - Andrea Reis (SP) -  Influência de Jesus nos sentimentos.

b) 21h30 - Ismael Gobbo e Nelson Custódio (ambos SP) - História viva do movimento espírita



Dia 19 - domingo - Especial de Natal

09h - Yasmim Madeira (RJ) - Jesus e a manjedoura



Dia 22 - quarta - Especial de Natal

19h30 - Marco Maiuri (SP) - Jesus



Dia 23 - quinta - Especial de Natal

a) 19h - Beto Sabbadini (MG) -  A sublime escolha de caminhar com Jesus.

b) 21h30 - Gustavo Silveira e Victor Hugo (ambos MG)  - Jesus em Emmanuel



Dia 26 - domingo -

09h - Rafael Siqueira (RJ)- As bem aventuranças como roteiro para a felicidade



Dia 29 - quarta - 

19h30 - Ubirajara Frontin de Oliveira (RJ) - tema: Jésus Gonçalves



Dia 30 - quinta

a) 19h - Almeida Jr (SP)- Jesus e Ano novo



Na TVM-local (às terças, 18h45) e depois nos canais:

a) Terça 7 - RENATO VERNASCHI - Bauru (SP) - Significado de Jesus

b) Terça 14 - ORSON PETER CARRARA - Matão (SP) - Alegre-se!

c) Terça 21 - SANDRA BORBA - Natal (RN) - Influência de Jesus na história humana

d) Terça 28 - ANDRÉA REIS - Ribeirão Preto (SP) - Influência de Jesus nos sentimentos



Obs:

09h - Tradicional horário de transmissão do C E NOSSO LAR-Matão (face e youtube)

Nota:  No dia 19 (domingo 9h) a palestra de YASMIN MADEIRA também será transmitida pelo canal AGENDA ESPÍRITA BRASIL e TV NOVA LUZ

09h30 - Live em horário especial pelo meu canal ORSON PETER CARRARA e canais parceiros

19h - Horário tradicional às quintas pelo canal da AGENDA ESPIRITA BRASIL

19h30 - Horário habitual de palestras da COM. ESP C SCHUTEL, em Matão-SP, alternando entre híbridas ou exclusivamente presenciais

21h30 - Horário habitual do programa ORSON 9h30 pm - pela WEB RADIO AMIGO ESPIRITUAL  e canais parceiros 



Feira do Livro Espírita

No período compreendido entre os dias 05.12.2021 e 11.12.2021, a USE INTERMUNICIPAL DE MATÃO realizará a 42ª. Feira do Livro Espírita de Matão, na Praça Leonidas  Caligula Bastia, Centro, Matão-SP, com horário diferenciado. 

 

 

(Informações de Orson Peter Carrara)

 

 

Se te for possível colabore com o Abrigo Ismael- Departamento da centenária União Espírita “Paz e Caridade”. Araçatuba, SP

 

ACESSE O SITE AQUI:

http://abrigoismael.com.br/  

O Abrigo Ismael comemorou  80 anos no dia 3 de outubro de 2021

 

 

top1

 

União Espírita Paz e Caridade, desde o ano 1921, vem atuando para abrandar o sofrimento de idosas carentes, suprindo-lhes todas as suas necessidades. Atualmente, conta com uma equipe de enfermagem, auxiliares, nutricionista, assistente social, médico, e fornece seis refeições diárias, medicamentos, lazer, atividades físicas e lúdicas, visando sempre a maior qualidade de vida possível nesta fase da vida. Em todos esses anos sempre contou com a colaboração da sociedade araçatubense, o qual agradecemos de todo o coração.

 

 

Sem título

 

 

 

 

Flagrante da inauguração do C.E. Santo Agostinho em 16 de dezembro de 1945 por Jésus Gonçalves. Pirapitingui (Itú)

 

Jésus Gonçalves é o quarto da direita para a esquerda. Seu filho Jaime está logo à sua direita (16/12/1945)

Do livro: A Extraordinária Vida de Jésus Gonçalves. Eduardo Carvalho Monteiro. USE/Madras

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2012/JULHO/12-07-2012_arquivos/image059.jpg

 

LEIA MAIS SOBRE A VIDA E A OBRA DE JÉSUS GONÇALVES

ACESSE: https://www.noticiasespiritas.com.br/2012/JULHO/12-07-2012.htm 

 

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2012/JULHO/12-07-2012_arquivos/image001.jpg

Jésus Gonçalves

Borebi, SP, 12/07/1902 – Pirapitingui (Itu, SP) 16/02/1947

 

 

Apressada avaliação

 

Conta-se que um açougueiro atendia suas atividades habituais, quando adentrou o estabelecimento um cachorro.

Ele se preparou para enxotá-lo, quando percebeu que o animal trazia um saco à boca.

Verificou que, dentro do saco, havia um bilhete. Atendeu o que estava ali escrito, devolvendo ao cão o saco, com carne bem acondicionada e troco dos valores que encontrara.

O animal, com o saco à boca, saiu tranquilamente do açougue e foi andando pela calçada. O açougueiro ficou intrigado: De quem seria aquele cão tão bem treinado?

Resolveu segui-lo. O cão chegou na esquina, levantou-se nas patas traseiras e apertou o botão do semáforo para travessia de pedestres, parando o trânsito de veículos.

Então, atravessou a rua, na faixa de pedestres. Mais adiante, outro semáforo estava vermelho e o cão parou. Quando o sinal ficou verde, o cão atravessou a rua.

Chegou a um ponto de ônibus e esperou.

Quando o primeiro ônibus parou, o cão olhou para o letreiro e não entrou.

Quando outro ônibus parou, um pouco depois, o animal voltou a olhar o letreiro. Dessa vez, entrou e ficou perto da porta, acompanhando o trajeto com atenção.

O homem do açougue estava perplexo. Nunca vira nada igual.

Depois de várias quadras, o cão desceu do ônibus e andou um pequeno trecho.

Frente a uma casa, abriu o pequeno portão e entrou. Parou frente à porta e começou a bater com a cabeça na madeira.

Depois, foi à janela e tornou a bater a cabeça contra o vidro, várias vezes.

Finalmente, a porta se abriu. Um homem grande e zangado veio para fora e começou a agredir o cão, chamando-o de bobão, inútil, traste.

O açougueiro não aguentou. Deteve a agressão e falou ao dono do cão:

Que é isto? Você tem um animal extraordinário, treinado, inteligente e o agride desta maneira?

Inteligente? - gritou o dono. Ele é um tonto. Já falei um milhão de vezes e este inútil vive esquecendo de levar a chave da porta.

 

*   *   *

 

Naturalmente, o conto é fictício. Pode levar ao riso. Ou podemos parar um momento e reflexionar.

Quantas vezes agimos como o dono desse cão? As pessoas nos servem, nos agradam e nós... só reclamamos.

Reclamamos da mãe que não nos preparou a sobremesa que pedimos.

E esquecemos de agradecer a roupa limpa, impecável, no armário; os pratos preparados com esmero; as frutas, o suco, o cereal no café da manhã.

Reclamamos dos pais que não entendem nossos sonhos, nosso papo, nossa turma legal.

E não lembramos dos braços que nos carregaram, depois das brincadeiras, na praia; das horas exaustivas de trabalho deles para nos garantir a escola, o lazer, as viagens.

Reclamamos do funcionário que não atendeu uma ordem, em todos os detalhes.

Não lembramos das mil coisas que ele faz todos os dias, sem errar, diligente, atento, vendendo sempre muito bem o bom nome da nossa empresa.

Reclamamos sempre, numa atitude tola de quem não tem capacidade de avaliar o real valor dos que nos cercam.

Pensemos nisso e tomemos ciência, primeiro, de que, por vezes, nos tornamos pessoas um tanto desagradáveis, com esse tipo de atitudes.

Segundo, perguntemo-nos se nós mesmos faríamos melhor. É possível que a nossa incapacidade, preguiça ou acomodação nos digam que estamos reclamando, de verdade, por nos darmos conta de como somos dependentes dessas criaturas...

Pensemos nisso e foquemos de forma diversa a nossa apressada e tola avaliação.

Redação do Momento Espírita, com base
 em conto de autoria desconhecida.
Em 15.12.2021.

 

Escute o áudio deste texto no link:

http://www.momento.com.br/pt/ler_texto.php?id=2154&stat=0

 

 (Copiado do site Feparana)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/NOVEMBRO/22-11-2016_arquivos/image046.jpg

 Estátua de cão “Molossi” *. Museu Vaticano. Foto Ismael Gobbo.

 

 

* Molossi são uma raça extinta de cães de caça.
Cópia romana de original helenístico do século 3 aC.

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/ABRIL/20-04-2019_arquivos/image081.jpg

Cabeça de um cão. Óleo sobre tela por Nicolas Toussaint Charlet 

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Hondenkop_Rijksmuseum_SK-A-2257.jpeg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/JANEIRO/17-01-2020_arquivos/image024.jpg

O clássico da piedade filial. Artista (s) desconhecido (s) da dinastia Song. O trabalho é tradicionalmente atribuído a Ma Hezhi (fl. 1131-1189) como pintor e imperador Gaozong (1107-1187) como calígrafo, mas essa atribuição provavelmente está incorreta. O álbum com este trabalho é conhecido como Ilustrações do Clássico da Piedade Filial. Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:The_Classic_of_Filial_Piety_(%E5%A3%AB%E7%AB%A0_%E7%95%AB).jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/JANEIRO/17-01-2020_arquivos/image025.jpg

Pintura com cenas dos vinte e quatro casos de piedade filiar.Kano Motonobu, 1550

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Filial_piety

O retorno do filho pródigo. Óleo sobre tela de James Tissot. Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:James_Tissot_-_The_Return_of_the_Prodigal_Son.jpg

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo

 

 

 

 

 

(Copiado do site Febnet)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MARCO/27-03-2019_arquivos/image013.jpg

Estudo para Jesus e Nicodemos por Henry Ossawa Tanner.

Imagem/fonte:  https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Henry_Ossawa_Tanner_-_Study_for_Jesus_and_Nicodemus.jpg

 

No diálogo de Jesus com Nicodemos falou o Mestre: "Ninguém pode ver o reino de Deus, se não nascer de novo." (João, 3,1-8)  

 

Nicodemos

Nicodemos (em grego: Νικόδημος) viveu no século I, foi um fariseu e contemporâneo de Jesus Cristo. Defendeu-o perante o Sinédrio e sepultou-o. Atribuem-lhe um evangelho apócrifo, outrora chamado de Atos de Pilatos.[1]

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Nicodemos

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JUNHO/28-06-2018_arquivos/image046.jpg

Jantar na casa de Simão, o fariseu. Óleo sobre tela por  Moretto da Brescia.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cena_in_casa_di_Simone_in_fariseo_(Moretto).jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JANEIRO/29-01-2019_arquivos/image012.jpg

A foto mostra o espírito de Katie King junto do cientista Sir William Crookes.

Esta foto ele jamais permitiu fosse divulgada. Nela vê-se o verso que o sábio escreveu

sensibilizado pela beleza do espírito Katie King Materializado.

Imagem/fonte: 

http://www.autoresespiritasclassicos.com/Pesquisadores%20espiritas/William%20Crookes/William%20Crookes.htm

 

***************************

Assista o vídeo

William Crookes e as pesquisas com materializações do espírito Katie King

Acesse aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=qbgdMQprVlU

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2019/ABRIL/18-04-2019_arquivos/image036.jpg

Allan Kardec, Codificador do Espiritismo. A primeira obra básica, O Livro dos Espíritos”, foi lançado aos 18 de abril de 1857

Kardec nasceu em Lião (França), aos  de outubro de 1804 e desencarnou em   Paris (França), no dia 31 de março de 1869

Gravura cedida por Charles Kempf, Belfort, França.

 

 

Ave Madre Maria Teresa de Jesus Eucarístico

 

Artigo de José Reis Chaves  publicado na Coluna de

O Tempo, BH,

https://www.otempo.com.br/opiniao/jose-reis-chaves/ave-madre-maria-teresa-de-jesus-eucaristico-1.2582391

 

 

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2012/JUNHO/18-06-2012_arquivos/image001.jpg

José Reis Chaves. Belo Horizonte, MG

Foto: Ismael Gobbo

 

Para tratar-me de uma infecção, fiquei no Hospital Madre Teresa de BH três dias, e descobri que esse nome Madre Teresa não é o da Santa Madre Teresa de Calcutá, mas da “Madre Maria Teresa de Jesus Eucarístico”, fundadora da “Congregação das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada”. E nota 10 para esse hospital no trato com os pacientes em tudo, inclusive, funcionárias perguntam-lhes o que querem para o almoço e o jantar, e dando-lhes sucos e lanches extras.

 Dulce, seu nome de batismo, nasceu em 1901 em São Paulo, SP, mas viveu em São José dos Campos, SP. Seus pais: Basílio Rodrigues dos Santos e Helena Harold eram de classe média.

 Ela ficou tuberculosa, e fundou uma república com o nome de “Pensão da Dona Dulce” para ela e outras moças, também, tuberculosas. Curou-se e se esforçava muito para ajudar na cura das colegas. Fazia isso com vocação e muito amor.

 Algumas pessoas contribuíram muito com a criação da obra principiante de Dulce, entre elas, Dom Epaminondas,  Bispo da Diocese de Taubaté, à qual pertencia São José dos Campos, o padre Ascânio Brandão,  secretário dele,  o padre Redentorista Henrique de Barros, o novo bispo da Diocese de Taubaté, Dom André Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti, o médico muito dedicado Dr. Nelson Silveira D’Ávila, o padre Joaquim França, Salesiano, um dos doentes, Dona Elsa Silveira D’Ávila, esposa do Dr. Nelson, chamada de ‘Madrinha’, e Maria da Conceição Portugal e Souza, que ganhou o nome de ‘Santinha’ pela sua grande humildade e docilidade.

 A irmã Dulce  ia  ser freira carmelita, e estava com data marcada para ir para o convento. Era grande a tristeza da comunidade do Pensionato ou Sanatório dirigido por ela. Mas o padre Henrique, Redentorista, já citado, um dos líderes espirituais dela e da comunidade dirigida por ela, aconselhou-a dizendo-lhe que o lugar dela era ali... Então, ela desistiu, dando muita alegria e consolo para os seus enfermos.

 Com a ajuda da herança de 10 mil contos que recebeu, fundou o primeiro hospital da nova Congregação: “Clemente Ferreira”. E o novo nome dela da Congregação fundada por ela passou a ser, como já vimos, o que consta do título desta coluna. (Para saber mais: “Do Tempo à Eternidade”, de Irmã Domitilla de Jesus Hóstia, IPMMI, Mir Ed. Gráfica Ltda, Contagem, MG. A Irmã superiora do Hospital, sabendo que eu era colunista de O TEMPO, me visitou e me deu um exemplar do livro. Vendas (12) 3797-7500 ou [email protected]).

 Madre Teresa já foi honrada pela Igreja com o título de “Serva de Deus” E é com muita alegria que termino essa coluna repetindo, mais uma vez, seu título, que é, como se viu, uma saudação a essa grande freira: “Ave Madre Maria Teresa de Jesus Eucarístico”!

 

 

(Texto recebido em email de José Reis Chaves

Jose Reis Chaves [[email protected]])

 

 

Amor Infinito

Cresça com o autoconhecimento

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi)

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este Boletim Diário de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]