Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

           

            https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/DEZEMBRO/29-12-2021.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

 

 

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

28-12-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/DEZEMBRO/28-12-2021.htm

27-12-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/DEZEMBRO/27-12-2021.htm

25-12-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/DEZEMBRO/25-12-2021.htm

24-12-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/DEZEMBRO/24-12-2021.htm

23-12-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/DEZEMBRO/23-12-2021.htm

 

 

                   

Amor Infinito

Silêncio e prece

 

 

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi, Bauru, SP)

 

 

Espiritismo praticado

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Nosso Livro. Lição nº 36. Página 85.

 

Irmãos, recordando Allan Kardec, na prática espiritista, lembremo-nos de que, no Espiritismo praticado, é necessário:

- Colocar os interesses divinos acima dos caprichos humanos.

- Negar-se a si mesmo, tomar a cruz da elevação e seguir com o Senhor.

- Reformar-se em Cristo, antes de reclamar a reforma dos outros.

- Exemplificar o bem, antes de ensiná-lo.

- Servir sem propósitos de recompensa.

- Consolar, antes de procurar consolações.

- Amar sem exigências.

- Usar os bens do Pai, sem os desvarios da posse.

- Compreender, antes de reclamar compreensão alheia.

- Agradecer, antes de pedir.

- Confiar sem angústias.

- Cumprir todos os deveres da cooperação, sem as trevas da incompreensão e da queixa.

Jesus é o Caminho, Verdade e Vida.

Kardec é Trabalho, Solidariedade e Tolerância.

O Caminho da realização não dispensa o trabalho.

O templo da Verdade não exclui a solidariedade legítima.

A Vida eterna pede a luz da tolerância construtiva.

O Espiritismo em seu tríplice aspecto, científico, filosófico, religioso, é movimento libertador das consciências, mas só o Espiritismo praticado liberta a consciência de cada um.

Lembrando o grande Missionário, não vos esqueçais de que o Espiritismo prático pode ser o Espiritismo do eu e que só o Espiritismo praticado é o Espiritismo de Deus.

 

 

Recebida do pesquisador e  divulgador Antonio Sávio de  Belo Horizonte, MG)

 

 

 

 

 

 

Jesus e o Espiritismo

https://www.noticiasespiritas.com.br/2013/DEZEMBRO/19-12-2013_arquivos/image022.jpg

João Pedro Fogaça Xavier de Almeida

Porto, Portugal. Foto Ismael Gobbo

 

 

“ …se a lei foi dada por Moisésa graça e a verdade vieram por

meio de Jesus Cristo”. (João1: 16,17).A

 

A deliciosa quadra do Natal reaviva nos corações energias dulcíssimas que acariciaram a Humanidade há dois mil anos, quando Jesus nasceu. Ante o rabi maravilhoso em que, bem cedo, o Menino se tornou, ninguém ficava indiferente; não só no seu tempo de encarnado como também depois, por toda a posteridade, pois o seu encanto perdura nos nossos dias.

Até há uns cem anos, os estudos sobre Jesus de Nazaré eram quase só de índole religiosa; houve mesmo  inteletuais que O consideravam uma figura lendária, sem historicidade. Porém, no século XIX Ernest Renan, membro da Academia Francesa de Letras, publicou a VIDA DE JESUS, tornada a mais famosa biografia do Nazareno até então. Com rigor histórico e arqueológico, investigou em 1864 e 1865 nos próprios locais da vida do seu biografado, e a figura que d’Ele reconstituiu menospreza quaisquer aspetos “sobrenaturais”; todavia causou-lhe tão viva impressão, que o agnóstico Renan declarou Jesus “um homem incomparável”.

Também académico no seu País, e descrente, o italiano Giovani Papini publicou em 1921 a HISTÓRA DE CRISTO, e com esse livro estabeleceu o maior sucesso editorial mundial até essa data. Concluída a obra, o escritor ficou de tal maneira tocado pela personalidade de Jesus, que se converteu ao cristianismo.

É de um célebre não-cristão, o nobre e venerado hinduísta Mahatma Ghandi, a frase proverbial: “Se por alguma razão desaparecessem do Mundo todos os livros menos as Bem-aventuranças, de Jesus, nada estaria perdido”.

No decorrer do séc. XX, Jesus de Nazaré, personagem deveras incomparável, suscitou estudos interdisciplinares de especialistas em História, Antropologia, Biologia, Neurociências, Psiquiatria, Psicologia… Nos anos 70, até Física e Química (microfotografia, espetrografia, datação por carbono) produziram variada informação de relevo a partir da relíquia “Santo Sudário de Turim”, durante a exaustiva peritagem duma equipa internacional de cientistas.   

O magistério fecundíssimo do Mestre dos Mestres inspirou o psiquiatra Augusto Cury,  ex-ateu, a publicar best sellers internacionais de índole científica, muito elucidativos. As obras sobre Jesus, deste investigador e brilhante teórico da Inteligência Multifocal, cativam até à derradeira página; destacam-se, talvez, O HOMEM MAIS INTELIGENTE DA HISTÓRIA e O HOMEM MAIS FELIZ DA HISTÓRIA. De assinalar, ainda,uma referência internacional em Inteligência Emocional e Comportamental:Heloísa Capelas, autora do livro PERDÃO, A REVOLUÇÃO QUE FALTA.

A ciência convencional,que algo tardiamente vem prestando atenção à didática ubérrima de amor e perdão do insigne Rabi nazareno, tem evidenciado o seu caráter  de princípios estruturais da Vida e do Universo, assim como poderosos fatores de desenvolvimento pessoal e de terapia clínica.

O Espiritismo (também ciência, fundada por um acadêmico francês na observação metodológica de factos, e não teorias, lendas nem crenças), no seu livro-base refere Jesus como modelo e guia para a Humanidade (Questão 625). A riquíssima literatura espírita complementar apresenta-O como o ser, de longe, mais perfeito que viveu na Terra: evoluíra milhões e milhões de anos noutros planetas, muito antes de a Terra existir, tendo alcançado a meta evolutiva a que se destinam todos os seres criados: o estado crístico.

Já na sua condição de Cristo, executante direto dos altíssimos desígnios do Pai Criador, Jesus assumiu o encargo da formação astrofísica do planeta Terra. Seu governador e responsável máximo, perante o Pai, chefiou o staff  de engenheiros siderais na execução do plano divino de evolução da matéria para a vida vegetal, depois animal, e da vida para a consciência, sob normas cósmicas estritas e precisas: “do átomo ao arcanjo, tudo na natureza se encadeia; o arcanjo de hoje começou ele próprio pelo átomo” (O Livro dos Espíritos, Questão 540).

Surgida na Terra a consciência, primeiro rudimentar e, gradualmente, cada vez mais hábil e capaz, o Homem, seu portador, foi sempre guiado e estimulado por instrutores que o Cristo lhe enviou em todas as épocas e em todas as civilizações. Quando lhe auscultou maturação suficiente, ELE mesmo, o “Rei Solar”(como se lhe refere o excelso espírito Emmanuel, no  livro mediúnico A Caminho da  Luz), sumamente estoico e generoso,desceu do esplendor indizível do seu meio ambiente celestial delicadíssimo, para incarnar e servir na tosca rudeza do nosso planeta e lhe transmitir vigoroso impulso educativo.

Ouve-se muitas vezes que o Espiritismo é uma doutrina universalista. É-o, sim,  por várias razões; entre elas,tratar-se duma doutrina vazada no magistério de Jesus,como assume enfaticamente O Evangelho Segundo o Espiritismo. Ora o magistério do Divino Amigo tem por base o Amor, energia primordial da Vida e do Universo; qualificar o seu ensino transcendente na Terra, há dois mil anos, como aula cósmica sobre leis imutáveis do Universo _ não carrega excessos de mero adorno retórico.

A lei primordial do Amor é uma constante não só nos seres inteligentes como também em toda a  natureza e no Universo, incluindo na  manifestação global elementar das quatro forças básicas: a força gravitacional, a eletromagnética, a nuclear forte e a nuclear fraca. Centrífugas e centrípetas,atração e repulsão, não funcionam em antagonismo, mas solidárias e complementares entre si,rigorosamente exatas;refletem nas infinitas manifestações e organicidade da Criação a plenitude total de equilíbrio,ordem, harmonia,beleza, do seu Criador perfeitíssimo.

O decálogo recebido por Moisés(um dos muitos instrutores enviados à Terra pelo seu Cristo planetário)destinou-se,através do Povo Hebreu,a toda a humanidade, tanto coeva como  vindoura, pelo carácter universal do seu conteúdo sempre atual, ainda hoje subjacente ao DireitoCivil de todas as nações. O decálogo encerrava a profundeza e transcendência de Lei de Deus;porém, a Humanidade imatura de então não podia entender para além da mera imperatividade civil dos mandamentos, assegurada  com duríssimas sanções de talião para as infrações: vida por vida, olho por olho, dente por dente.

Correu o tempo. Sob o influxo  providencial da Inteligência Suprema e azelosa atenção do seu Cristo, processava-se a maturação evolutiva do Homem (e do Universo), até surgir na Terra o ponto qualitativo de oportunidade sociocultural para o grandioso testemunho de Graça e Verdade a prestar por Jesus.

Moralidade impecável ressumou sempre da vida e ministério do amorável Bom Pastor. Mas Ele não agia como  moralista,nem austero guardião da moral convencional do seu Povo; pelo contrário, até admoestava a moralidade exibicionista da classe sacerdotal, afrontando com lúcido vigor a letra da lei mosaica, naquilo em que ela não exprimisse carácter cósmico, imutável, divino, mas humano e conjuntural. Escrupuloso em não confundir o Povo, o cativante Rabi cuidou de explicar que não derrogava a Lei, mas apenas a cumpria,e explanava o sentido lato,subtil,do teor e aplicação dela, ainda pouco entendidos; frisou  bem que, da Lei,não passaria um ápice nem um til sem que tudo se cumprisse (Mat 5.18).

Numa das suas primeiras intervenções públicas, Jesus erigiu o monumento formosíssimo, ímpar, das bem-aventuranças. Dissecou a crueza da lei de talião, demoliu a imagem antropomórfica dum irascível deus dos exércitos.E, arrebatador, exaltou o amor, o perdão, a compaixão, a humildade; anunciou um Deus-Pai de infinito amor, desejoso de misericórdia e não de sacrifícios, desejoso não da morte do pecador, mas da sua conversão e vida, vida abundante; o Pai extremoso, sem exigências, nem sequer de que acreditemos n’Ele, convidando-nos antes a senti-Lo, a treinar a mente para O sentir em toda a Natureza mas sobretudo no nosso íntimo; propondo-nos assim “o reino da Sua justiça” _ de modo que tudo o mais nos advenha por acréscimo.

O divino Amigo testemunhou a Verdade, por palavras e atos: a Verdade imutável, eterna, que se confunde com a própria ideia de Deus, com a justiça e justeza do Seu reino; a Verdade-Luz que liberta de qualquer forma de erro (mal, doença, discórdia, morte…), extingue-a e, por acréscimo,supre todas as necessidades. Obviamente, o Mestre não aludia a verdadezinhas temporais, relativas, parcelares, que de nada libertam; nem à “verdade” da moral contingente da nossa efêmera existência terrena. Referia-se à Verdade plena,da perfeição e harmonia cósmicas do Criador e da sua Criação.

Verdade transcendente à relatividade do sensorial, imediato _foi o testemunho trazido pelo Messias aos anseios do povo.Sendo-lhe familiares as altíssimas frequências energéticas da Verdade, Jesus, quando necessário, mostrava-se livre, acima de qualquer limitação das leis da matéria.Operava o que denominamos milagres e reiterou aos discípulos que, tendo fé, também eles poderiam fazer tais prodígios, e até maiores. Mais tarde, instruídos e preparados, ordenou-lhes: “ide, curai enfermos, ressuscitai os mortos, limpai os leprosos…” (Mateus 10.8).E assim se cumpriu, como relata o livro Atos dos Apóstolos.

Testemunhando eloquente e profusamente a Verdade, pelo falar e pelo viver, o Divino Amigo trouxe também a Graça, a ela  inerente. Verdade, harmonia, perfeição aspetos essenciais do augustíssimo Ser Criador, por Sua própria natureza (e não por favor) são doadas de graça às criaturas, amorosamente, fomentando-lhes a evolução irreversível até despertarem na consciência da filiação divina, na consciência da Verdade libertadora de todas as limitações, e extinguindo qualquer forma de erro ou mal _ assim como a luz,por si mesma,desvanece naturalmente as trevas.

A Graça não cobra, não nos lança em rosto condescendências suas nem demérito nosso; não fere, não acusa, não condena.Simplesmente,doa-se aos filhos eternamente amados e respeita-lhes o livre arbítrio. Eles podem adiar e retardar a aceitação ditosa da Graça (harmonia cósmica), mas não podem rejeitá-la, nem dela ser privados por nada nem ninguém (Romanos 8:38,39);porque foram gerados em Graça e por Graça,divinamente programados para evoluírem da singeleza primordial até à autorrealização plena.

Com Moisés,emissário dotadíssimo do Cristo,chegou a letra da lei, a moral disciplinadora para acatarmos como sabíamos e podíamos: por temor de infernos vários, e para algo ganharmos, possuirmos ou parecermos.

Com o próprio Cristo Jesus, o amorável Bom Pastor que nos afirmou sermos deuses (João 10:34) _ veio o espírito da lei:o suave jugo da Verdade e Graça do nosso Deus-Pai-Mãe, misericórdia total; veio aquele fardo leve para abraçarmos,um dia já não por obediência nem moralidade, mas autenticamente por AMOR, na total renovação íntima eautorrealizaçãode cada um de nós.

Brilhará então a Verdade libertadora, radiosa consciência crística do nosso verdadeiro SER, apto a operar com toda a naturalidade os prodígiosmais inacreditáveis.

“ …se a lei foi dada por Moisésa graça e a verdade vieram por

meio de Jesus Cristo”. (João 1: 16,17).

 

João Xavier de Almeida

 

 

(Texto recebido em email de João Pedro Fogaça Xavier de Almeida [[email protected]])

IMG_7931

Estudo para Fuga da Sacra Família para o Egito. Óleo sobre tela de Almeida Júnior.

Exposto na Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo.

File:Ingres Jesus-among-the-doctors.jpg

Jesus entre os doutores. Óleo sobre tela de Jean-Auguste Dominique Ingres

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ingres_Jesus-among-the-doctors.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/DEZEMBRO/12-12-2018_arquivos/image016.jpg

Jesus Cristo no Monte das Oliveiras. Óleo sobre tela de Rodolfo Amoedo.

Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/14-09-2017_arquivos/image013.jpg

Sermão  da Montanha. Óleo sobre tela Carl Heinrich Bloch

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Bloch-SermonOnTheMount.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/JANEIRO/27-01-2020_arquivos/image010.jpg

 

A Vida de Jesus por Ernest Renan

Acesse edição em francês aqui:

https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k29523k/f1.image

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/JANEIRO/27-01-2020_arquivos/image012.jpg

Foto em preto e branco de Ernest Renan. Autor  Antoine Samuel Adam-Salomon 

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Ernest_Renan

 

 

Joseph Ernest Renan ( Francês:  [ʁənɑ] ; 28 de fevereiro de 1823 - 2 de outubro de 1892) [2] era um especialista francês de línguas semíticas e civilizações ( filologia ), filósofo , estudioso bíblico e crítico , [3] e historiador da religião . Ele é mais conhecido por seu influente e pioneiro obras históricas sobre as origens do cristianismo primitivo , [3] e os seus políticos teorias, especialmente sobre o nacionalismo e identidade nacional. Renan é creditado como estando entre os primeiros eruditos a adiantar a agora desacreditada teoria Khazar , que sustentava que os judeus asquenazes eram descendentes dos khazares , povos turcos que adotaram a religião judaica e migraram para a Europa Ocidental após o colapso de seu canato .

Leia mais:

https://en.wikipedia.org/wiki/Ernest_Renan

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/NOVEMBRO/22-11-2019_arquivos/image014.jpg

Zaqueu no Sicômoro aguardando a passagem de Jesus. Aquarela de James Tissot

Imagem/fonte:

 https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Brooklyn_Museum_-_Zacchaeus_in_the_Sycamore_Awaiting_the_Passage_of_Jesus_(Zach%C3%A9e_sur_le_sycomore_attendant_le_passage_de_J%C3%A9sus)_-_James_Tissot.jpg

 

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/95/Peter_Paul_Rubens_-_Christ_on_the_Cross_between_the_Two_Thieves_-_WGA20235.jpg

Cristo na cruz entre dois ladrões. Óleo sobre tela de Peter Paul Rubens.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Peter_Paul_Rubens_-_Christ_on_the_Cross_between_the_Two_Thieves_-_WGA20235.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/DEZEMBRO/15-12-2018_arquivos/image014.jpg

Quadro “Jesus Ressuscitado e Maria Madalena”. Depois de Heinrich Hofmann, publicado no cartão da Bíblia.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:The_resurrection_day.jpg

 

 

 

Jornal Mundo Espírita

Janeiro/2022

 

http://www.feparana.com.br/jornal/

 

Chega o novo ano e o convite a se viver o melhor está no Editorial http://www.feparana.com.br/jornal/#page/2

 

E você sabe onde gostaria de estar hoje, agora? Leia Momento Espírita em  http://www.feparana.com.br/jornal/#page/5

 

2022 é o 200º ano da Independência do Brasil e a coluna Revivendo Ensinos traz enfoque especial para a efeméride nacional http://www.feparana.com.br/jornal/#page/6

 

Leia matéria de André Henrique de Siqueira e pondere a respeito da sua postura, nestes dias difíceis  http://www.feparana.com.br/jornal/#page/10

 

Conheça o mais novo e mais ilustre Morador do Recanto Lins de Vasconcellos http://www.feparana.com.br/jornal/#page/14

 

E o restante, deixamos para você descobrir, folheando as páginas, atendo-se ao que mais o atrai. E, se quiser nos enviar seus comentários, faça-o para [email protected]

 

Será uma alegria recebê-los.

 

Votos de paz.

 

 

 

 

 

 

 

Programação do Centro Espírita Raymundo Mariano Dias

Birigui, SP  

.

Transmissão ao vivo, às 20:00 horas, pelos canais:

.

Facebook do Raymundo Mariano Dias:

https://www.facebook.com/ceraymundomarianodias

.

Estação Dama da Caridade Benedita Fernandes:

You Tube: https://www.youtube.com/estacaodamadacaridadebeneditafernandes

Facebook: https://www.facebook.com/estacaodamadacaridadebeneditafernandes/


https://docs.google.com/uc?export=download&id=1uTNjIyF2IQaO2-LJ0QdmN8Dp73O6pkwb&revid=0BydqGnBfssLgNC9rRjVCZEk2Mi9xNzM1NWNTU2hhQldSVlZzPQ

 

(Recebido em email de C E Raymundo Mariano Dias [[email protected]])

 

 

Site da FEB- Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Acesse:

https://www.febnet.org.br/portal/

 

 

 

Site da Federação Espírita do Paraná

Curitiba

 

ACESSE:

http://www.feparana.com.br/

 

 

 

 

Orson Peter Carrara

Um dezembro super especial

 

Um dezembro super especial - Veja que programação!

(veja no final inclusive os programas na TV-local)



Dia 1 - quarta - 

19h30 - Sandra Fiore (SP) - Parábola da Candeia



Dia 2 - quinta - 

a) 9h30 - José Antonio da Cruz (SP) - LIVES OU EVENTOS ESPÍRITAS - Qual a importância de divulgar, apoiar e participar? - 

b) 19h - Jorge Fontelles (CE) - O trabalho de pesquisa de Luciano Klein.

c) 21h30 - Quincas Veloso, Daniel Nascimento e Wellington Melo - Dinâmico trio mineiro



Dia 5 - domingo -

09h - Nelson Xavier (SP) - As vitórias do Espírito



Dia 8  - quarta - 

19h30 - Rodrigo Gírio (SP) - A Filosofia do Espiritismo



Dia 9 - quinta -

a) 19h - Ricardo Drummond (PB) e Wanderson Leite Lacerda (MG) - Jesus e o Evangelho de Esperanças

b) 21h30 - Rozana Silqueira (MG), Luis Fernando Baia (SP) e Marcos Bernardi (SP) - Jesus

 

Dia 12 - domingo 

09h - Rubens Araújo (SP) - Banha-te na água lustral do Evangelho”

 

Dia 15 - quarta -

19h30 - Orson Peter Carrara (SP) - tema a definir

 

Dia 16 - quinta -

a) 19h - Andrea Reis (SP) -  Influência de Jesus nos sentimentos.

b) 21h30 - Ismael Gobbo e Nelson Custódio (ambos SP) - História viva do movimento espírita



Dia 19 - domingo - Especial de Natal

09h - Yasmim Madeira (RJ) - Jesus e a manjedoura



Dia 22 - quarta - Especial de Natal

19h30 - Marco Maiuri (SP) - Jesus



Dia 23 - quinta - Especial de Natal

a) 19h - Beto Sabbadini (MG) -  A sublime escolha de caminhar com Jesus.

b) 21h30 - Gustavo Silveira e Victor Hugo (ambos MG)  - Jesus em Emmanuel



Dia 26 - domingo -

09h - Rafael Siqueira (RJ)- As bem aventuranças como roteiro para a felicidade



Dia 29 - quarta - 

19h30 - Ubirajara Frontin de Oliveira (RJ) - tema: Jésus Gonçalves



Dia 30 - quinta

a) 19h - Almeida Jr (SP)- Jesus e Ano novo



Na TVM-local (às terças, 18h45) e depois nos canais:

a) Terça 7 - RENATO VERNASCHI - Bauru (SP) - Significado de Jesus

b) Terça 14 - ORSON PETER CARRARA - Matão (SP) - Alegre-se!

c) Terça 21 - SANDRA BORBA - Natal (RN) - Influência de Jesus na história humana

d) Terça 28 - ANDRÉA REIS - Ribeirão Preto (SP) - Influência de Jesus nos sentimentos



Obs:

09h - Tradicional horário de transmissão do C E NOSSO LAR-Matão (face e youtube)

Nota:  No dia 19 (domingo 9h) a palestra de YASMIN MADEIRA também será transmitida pelo canal AGENDA ESPÍRITA BRASIL e TV NOVA LUZ

09h30 - Live em horário especial pelo meu canal ORSON PETER CARRARA e canais parceiros

19h - Horário tradicional às quintas pelo canal da AGENDA ESPIRITA BRASIL

19h30 - Horário habitual de palestras da COM. ESP C SCHUTEL, em Matão-SP, alternando entre híbridas ou exclusivamente presenciais

21h30 - Horário habitual do programa ORSON 9h30 pm - pela WEB RADIO AMIGO ESPIRITUAL  e canais parceiros 



Feira do Livro Espírita

No período compreendido entre os dias 05.12.2021 e 11.12.2021, a USE INTERMUNICIPAL DE MATÃO realizará a 42ª. Feira do Livro Espírita de Matão, na Praça Leonidas  Caligula Bastia, Centro, Matão-SP, com horário diferenciado. 

 

 

(Informações de Orson Peter Carrara)

 

 

Se te for possível colabore com o Abrigo Ismael- Departamento da centenária União Espírita “Paz e Caridade”. Araçatuba, SP

 

ACESSE O SITE AQUI:

http://abrigoismael.com.br/  

O Abrigo Ismael comemorou  80 anos no dia 3 de outubro de 2021

 

 

top1

 

União Espírita Paz e Caridade, desde o ano 1921, vem atuando para abrandar o sofrimento de idosas carentes, suprindo-lhes todas as suas necessidades. Atualmente, conta com uma equipe de enfermagem, auxiliares, nutricionista, assistente social, médico, e fornece seis refeições diárias, medicamentos, lazer, atividades físicas e lúdicas, visando sempre a maior qualidade de vida possível nesta fase da vida. Em todos esses anos sempre contou com a colaboração da sociedade araçatubense, o qual agradecemos de todo o coração.

 

 

Sem título

 

 

 

 

A face do Senhor

 

Narra antiga lenda que, após a descida do corpo de Jesus da cruz, Nicodemos, muito comovido, guardou o lenho e principiou a esculpir nele o Amado Amigo.

Queria poder voltar a contemplar aquele rosto amado, nos dias de sua vida.

Durante um longo período, se esmerou na escultura.

A sua grande dificuldade se apresentou quando chegou ao rosto.

Não conseguiu esculpir, na madeira rústica, a expressão, sobretudo de amor, que o Mestre demonstrara em Sua vida. E, também, prestes a exalar o último suspiro.

Começou a pensar que era incapaz da bela obra e a deixou, como que em repouso.

Certa noite, exausto e triste, adormeceu.

Sonhou, então, que um anjo chegou ao seu lar, aproximou-se da escultura e, rapidamente, realizou o que ele tanto desejara fazer, sem o conseguir.

Ao despertar, seu primeiro gesto foi correr até onde estava o madeiro. Pensou, naturalmente, que tudo não passara de um sonho.

Qual não foi sua surpresa em descobrir que a Face do Cristo estava superiormente esculpida, completando, com perfeição, o conjunto harmonioso.

Na cidade de Lucca, na Itália, encontra-se uma magnífica obra, de autor desconhecido, a que chamam A Santa Face.  A fantasia popular e religiosa a vestiu de lenda...

Deixando à margem o exagero, descobrimos uma simbologia oportuna, que merece reflexão.

Na sociedade moderna, em que a justiça, o amor e a liberdade são sacrificados, permanecem os instrumentos de flagelação que o cristão, à semelhança de Nicodemos, deve transformar na face da paz e do perdão, em favor de uma vida digna de ser preservada.

Quando, no entanto, os esforços parecem inúteis e vãosquando nos sentimos à beira do desalento, os Espíritos da luz vêm auxiliar a completar a obra, que refletirá a presença do Cristo sustentando a criatura desesperada e infeliz.

*   *   *

Cada um vê a Face do Senhor, no mundo, conforme a sua necessidade.

Para Madalena, aquela Face ficou registrada em sua memória como o dia da sua redenção. Ela guardou, na intimidade da alma, o olhar que lhe endereçou o Mestre, convidando-a à reformulação.

Pedro a conhecia como a Face dAquele que era o Condutor de um colegiado, o que transmitia segurança e paz.

Para o Apóstolo João, era a Face do amor, do Amigo, do Celeste Pastor.

Pilatos esteve frente a ela, e não conseguiu descobrir o olhar de misericórdia que lhe era endereçado. O apelo mudo do Pastor que lhe dizia: Estou aqui. Segue-me.

Tomé a contemplou, muitas vezes, sem se dar conta de que Ele era a Verdade. Precisou provar, com suas mãos, para ter a certeza da lição da Imortalidade.

Judas teve a oportunidade de olhar, vezes sem conta, para aquela Face que transmitia luz, porém, se permitiu envolver em sombras, em ato infeliz.

Ainda hoje é assim.

A Face do Mestre nos é apresentada, nos seus ditos e feitos, registrados pelos repórteres da Boa Nova.

Alguns entendemos e nos esforçamos por segui-lA. Outros, deixamos para depois, para um outro momento.

Seria tão efetivo, para as nossas almas, se nos deixássemos esculpir pelos anjos, de modo a oferecer a todos, a confortadora Face do Senhor estampada em nossa conduta.

Redação do Momento Espírita, com base no cap. 24,
 do livro Seara do Bem, por diversos Espíritos,
 psicografia de Divaldo Pereira Franco, ed. LEAL.
Em 28.12.2021.

 

 

Escute o áudio deste texto no link:

http://www.momento.com.br/pt/ler_texto.php?id=257&stat=0

 

 (Copiado do site Feparana)

A cabeça de Cristo. Óleo sobre tela Estilo  de Gerard Seghers.  Imagem/fonte:

 https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Style_of_Gerard_Seghers_(Antwerp_1591_-_Antwerp_1651)_-_The_Head_of_Christ_-_RCIN_402600_-_Royal_Collection.jpg

O Chamado dos St. Pedro e André. Óleo sobre tela de Caravaggio.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Michelangelo_Merisi_da_Caravaggio_(Milan_1571-Port%27_Ercole_1610)_-_The_Calling_of_Saints_Peter_and_Andrew_-_RCIN_402824_-_Hampton_Court_Palace.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/FEVEREIRO/04-02-2020_arquivos/image011.jpg

A conversão da Maria Madalena. Óleo sobre tela de Paolo Veronese.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/A_Convers%C3%A3o_de_Maria_Madalena

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/AGOSTO/05-08-2019_arquivos/image050.jpg

Cristo e Nicodemos. Óleo sobre tela de Fritz von Uhde.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Fritz_von_Uhde_-_Christus_und_Nikodemus_(ca.1886).jpg

 

 

No diálogo de Jesus com Nicodemos falou o Mestre: "Ninguém pode ver o reino de Deus, se não nascer de novo." (João, 3,1-8)  

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2018/DEZEMBRO/13-12-2018_arquivos/image015.jpg

Judas, á direita, retirando-se da Última Ceia. Pintura por  Carl Bloch

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Judas_Iscariot#/media/File:The-Last-Supper-large.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/NOVEMBRO/25-11-2016_arquivos/image013.jpg

O que é verdade?. Jesus e Pilatos.   Pintura de Nikolai Ge

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:What-is-truth02.jpg

 

A incredulidade de São Tomé. Óleo sobre tela de Hendrick ter Brugghen

Imagem/fonte :

 https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Hendrick_ter_Brugghen_-_The_Incredulity_of_Saint_Thomas_-_WGA22166.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/ABRIL/14-04-2017_arquivos/image007.jpg

Jesus Cristo. Leonardo da Vinci

Imagem/fonte: https://www.wikiart.org/en/leonardo-da-vinci/head-of-christ

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/16-10-2017_arquivos/image010.jpg

“Cristo Salvador” de Gian Lorenzo Bernini.

Basilica de São Sebastião das Catacumbas, Via Ápia, Roma, Itália. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo

 

 

 

 

(Copiado do site Febnet)

https://www.noticiasespiritas.com.br/2019/FEVEREIRO/22-02-2019_arquivos/image042.jpg

 

Ananias restaurando a visão de Paulo. Obra de Pietro da Cortona.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Ananias_of_Damascus

Mulher idosa em oração (mãe de Rembrandt). Óleo sobre madeira de Gerrit Dou.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Dou_Old_woman_in_prayer.jpg

undefined

Oração da noite. Óleo sobre tela de Anna Ancher

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Evening_Prayer_(Anna_Ancher).jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MARCO/27-03-2019_arquivos/image015.jpg

Prece do “Pai Nosso”. Aquarela de James Tissot

Imagem/fonte:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/dc/Brooklyn_Museum_-_The_Lord%27s_Prayer_%28Le_Pater_Noster%29_-_James_Tissot.jpg

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este Boletim Diário de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]