Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

           

            https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/DEZEMBRO/30-12-2021.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

 

 

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

29-12-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/DEZEMBRO/29-12-2021.htm

28-12-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/DEZEMBRO/28-12-2021.htm

27-12-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/DEZEMBRO/27-12-2021.htm

25-12-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/DEZEMBRO/25-12-2021.htm

24-12-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/DEZEMBRO/24-12-2021.htm

 

 

                   

Amor Infinito

Sintonize com a educação

 

 

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi, Bauru, SP)

 

 

Republicação em homenagem a Richard Simonetti

 

Reflexão para  o Ano Novo

 

RICHARD SIMONETTI

Richard Simonetti

[email protected]

 

         Desperta, tu que dormes! Levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará! Andai prudentemente, não como néscios, mas como sábios, usando bem cada oportunidade, porquanto os dias são maus. Não sejais insensatos, mas entendei qual é a vontade do Senhor.

Estas vigorosas afirmativas são do Apóstolo Paulo (Efésios 5:14-17), o cristão mais acordado de seu tempo. Via nos ensinamentos de Jesus não um simples desdobramento dos princípios judeus, de valor temporal e restrito, mas uma revelação divina que se destinava a todos os povos e a todos os tempos.

Suas observações merecem reflexão. O Espiritismo explica que há um objetivo para a existência humana. Estamos aqui para evoluir. Cumpre-nos desenvolver as potencialidades criadoras e as virtudes embrionárias que caracterizam nossa filiação divina.

Quem não está consciente disso dorme o sono da indiferença, embalado nos devaneios sugeridos pelos vícios, paixões, interesses e ambições que caracterizam o homem comum, mesmo quando se julgue desperto e muito esperto.

Diz o empresário: – Estou acordado! Tenho iniciativa! Guardo sob minhas ordens milhares de funcionários, trabalho dezesseis horas por dia, movimento milhões, aumento cada vez mais meus patrimônios!

Diz a jovem imatura: – Estou acordada! Divirto-me, passeio, namoro, adoro a madrugada, curto a vida!

Diz o viciado em drogas: – Estou acordado!  Sou capaz de viajar para o céu quando queira, ampliando minhas percepções e experimentando a plenitude da euforia!

Diz o homem do mundo: – Estou acordado! Sei defender meus direitos. Jamais permito que me passem para trás. Dou um boi para não entrar em briga, uma boiada para não sair dela. Não levo desaforo para casa.

Pobres tolos! Proclamam-se acordados. São sonâmbulos que falam e ouvem! Pensam que sabem tudo. Não sabem nada! Imaginam ter tudo sob controle. Mergulham num oceano de inconseqüências! Acalentam sonhos ilusórios. Amargo será seu despertar!

Um ano se encerra com seu acervo de experiências, com suas realizações e frustrações, com seus momentos bons e maus… Um ano se inicia com sua carga de esperanças. Isso é bom. A esperança é o facho sagrado que aquece o presente e ilumina o futuro. Mas é preciso analisar o que esperamos no novo ano, a saber se estamos cultivando esperanças legítimas ou meras ilusões. Que paremos por instantes e nos perguntemos, lembrando o apóstolo:

– Estou acordado? Tenho consciência do que faço na Terra e do que me compete realizar?

         Isso é fundamental. Caso contrário vamos incorrer nos mesmos enganos, cometer os mesmos erros; entrar pelos mesmos desvios, sem perceber por onde andamos e o que nos compete fazer.

         Se despertarmos, Cristo nos iluminará – diz Paulo.  Mas a luz do Cristo é também o grande teste para saber se estamos despertos. Basta confrontar o que somos e o que fazemos com o que Jesus fazia e recomendava.

         Perdão, mansuetude, compreensão, tolerância, bondade, caridade, amor, são as luzes do Cristo. Serão as nossas luzes? Estamos iluminando e aquecendo nossas almas, com esse fogo sagrado?

         Andai prudentemente, não como néscios, mas como sábios – continua Paulo. Néscio é um adjetivo forte, pejorativo. Significa ignorante, inepto, insensato, incapaz.

         Sábio é aquele que vê além das aparências. É alguém atento à necessidade de aprender sempre. Começa na consciência da própria ignorância. Sócrates, o pai da filosofia, considerado o homem mais sábio de seu tempo, dizia: – Não sei por que me consideram sábio, porquanto toda a minha sabedoria consiste apenas em saber que não sei nada.

         É a partir do reconhecimento de nossas limitações e do empenho por superá-las que começamos a despertar para a vida em plenitude. É preciso, para isso, aproveitar o tempo, superando o milenário torpor que caracteriza o homem terrestre, buscando nosso crescimento moral, intelectual e espiritual.

          Paulo nos recomenda que não percamos as oportunidades, porque, explica, os dias são maus. Os cristãos, minoria no Império Romano, viviam em permanente expectativa de perseguições religiosas movidas pelos pagãos. Eram dias difíceis, dias de sofrimentos, mas também dias de gloriosos testemunhos da fé para aqueles homens acordados, conscientes do que lhes competia fazer.

          Os que buscam vivenciar em plenitude o Evangelho sempre encontrarão dias maus, já que a Terra é um planeta de expiações e provas, onde as forças das sombras pretendem sustentar domínio, explorando as tendências inferiores da Humanidade.

         É preciso, diz Paulo, aproveitar as oportunidades e fazer o melhor, considerando algo fundamental: Não são aqueles em que enfrentamos o mal os piores dias. São os dias em que não cultivamos o Bem. Por isso – recomenda –, não sejais insensatos, mas procurai compreender a vontade de Deus.

         Para quem está desperto, é fácil saber qual é a vontade de Deus. Está expressa no Evangelho, a Carta do Amor Divino.

         Temos nas palavras de Paulo um bom roteiro para nossas reflexões, no limiar do novo ano, leitor amigo, a saber se estamos despertos e conscientes ou somos dorminhocos incorrigíveis, repetindo os mesmos enganos de sempre, próprios de sonâmbulos que não sabem por onde andam nem o que fazem.

 

(Mensagem publicada no Noticias do Movimento Espírita no dia 01-01-2010.

Richard Simonetti desencarnou aos 03 de outubro de 2018).

           

IMG_4052

IMG_4047

Richard Simonetti  e público no lançamento de seu 60º. Livro “Amor de Provação” na

Livraria Saraiva  no Center Norte dia 25/06/2016. Fotos: Ismael Gobbo

 

 

Os homens de boa vontade no novo ano

 

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/AGOSTO/11-08-2017_arquivos/image020.jpg

 

Antonio Cesar Perri de Carvalho

 

A passagem para um novo ano sempre motivaram o homem e ensejam esperanças de melhorias e expectativas de num mundo melhor. Na realidade, um novo ano é uma mudança formal no calendário e naturalmente, na prática, é uma sequência de fatos e compromissos que vêm se desenrolando.

Os dois últimos anos foram assinalados pela terrível pandemia do COVID-19, gerando distanciamento social e vários tipos de crises.

Em nível global há expectativas para que seja assegurado o controle da pandemia pelas vacinas.

No contexto social há busca de soluções nas áreas políticas, econômicas, sociais, educacionais, de saúde, e, sem dúvida, com repercussões no próprio movimento espírita, que faz parte da sociedade.

Em todos os cenários, são homens encarnados os responsáveis pelas decisões e ações e vale a pena se recordar da obra “A Gênese”, de Allan Kardec, que no Cap. I encontra-se o registro: “Numa palavra, o que caracteriza a revelação espírita é o ser divina a sua origem e da iniciativa dos Espíritos, sendo a sua elaboração fruto do trabalho do homem”.

Nessa mesma obra de Kardec, no Cap. XVIII, há considerações sobre a longa etapa que vivemos, os “Sinais dos tempos”. Em “A Gênese”, o Codificador destaca: “A fraternidade será a pedra angular da nova ordem social; mas, não há fraternidade real, sólida, efetiva, senão assente em base inabalável e essa base é a fé, não a fé em tais ou tais dogmas particulares, que mudam com os tempos e os povos e que mutuamente se apedrejam, porquanto, anatematizando-se uns aos outros, alimentam o antagonismo, mas a fé nos princípios fundamentais que toda a gente pode aceitar e aceitará: Deus, a alma, o futuro, o progresso individual indefinito, a perpetuidade das relações entre os seres.”

Para o Espiritismo fica claro que o livre-arbítrio e o real compromisso de aprimoramento moral e espiritual dos homens estão na base das esperadas transformações que poderão se fortalecer num novo e melhor ano.

A propósito, recordamos da pioneira psicografia de Chico Xavier sobre união: “Em nome do Evangelho” (Emmanuel, 1948), de onde destacamos os trechos: “O mundo conturbado pede, efetivamente, ação transformadora. [...] unamo-nos no mesmo roteiro de amor, trabalho, auxílio, educação, solidariedade, valor e sacrifício que caracterizou a atitude do Cristo em comunhão com os homens, servindo e esperando o futuro, em seu exemplo de abnegação, para que todos sejamos um...” (Carvalho, Antonio Cesar Perri. Emmanuel. Trajetória espiritual e atuação com Chico Xavier. O Clarim)

Nesse “mundo conturbado”, deve haver esforço para a disseminação do roteiro preconizado pelo Cristo, inclusive com o empenho dos espíritas. É o apelo para os “homens de boa vontade” com que os espíritos anunciaram as “novas de grande alegria” por ocasião do nascimento de Jesus (Lucas 2: 10, 14).

Que o ano novo seja melhor para todos nós!

 

 

(Recebido em email de Cesar Perri

Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]])

Cartão-postal do visco 1900.

Copiado de https://en.wikipedia.org/wiki/File:Mistletoe_Postcard_1900.jpg

“com todos os bons votos de feliz ano novo”

 

 

O espírito e o corpo e o locutor e a rádio

 

Artigo publicado em 

O Tempo, BH, MG.

Notícias do Movimento Espírita São Paulo, SP, quarta-feira, 20 de outubro  de 2021 Compiladas por Ismael Gobbo Notas 1. Recomendamos confirmar junto  aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos  ou mudanças que ...

José Reis Chaves

 

 Fui inspirado a fazer esta coluna, depois que li, no interessante livro “Valor dos Sentimentos” de autoria do cientista paulista, doutor em química, Caruso Samel, a   matéria dividida em duas partes: “Uma teoria da mente 1” e “Uma teoria da mente 2”. Esses dois textos foram publicados antes, no jornal “A Razão” do Racionalismo Cristão da Filial do bairro Butantã de São Paulo, SP, respectivamente, em julho e agosto de 2004. Porém, não usaremos a riqueza de termos técnico-científicos de Caruso, mas uma linguagem com exemplos simples ao alcance dos leitores leigos, como eu, no assunto muito  complexo de que iremos tratar nesta coluna.

Os cientistas, de um modo geral, examinam e estudam a matéria, ou as coisas visíveis. Mas uns se interessam por estudarem também as coisas invisíveis como o espírito, as quais para a física moderna, principalmente a quântica, são mais importantes do que as visíveis. São Paulo já ensinava também isso (2 Coríntios 4: 18). E como dizemos sempre, há coisas que só se veem com microscópio, telescópio e mediunidade (para a visão de espíritos e de fatos do futuro e do passado).

 Muitas coisas são ditas de modo impróprio. Falamos que a água de nossa casa vem da caixa d’água, do cano ou da torneira. Na verdade, ela vem da represa. Suas origens não se confundem com os meios de ela chegar até nós. Digamos, pois, corretamente que a água de nossa casa vem da represa tal, através dos canos e das torneiras...

 Fala-se muito que o homem vem do macaco. Mas a sua origem material inicial é a terra, ou os sais minerais dela, com uma porcentagem bem grande de água, o que, inclusive, está de acordo com a Bíblia: O homem (uma referência ao corpo) vem do barro... E assim, com mais clareza, devemos dizer também que o homem não vem do macaco, mas através do macaco, como diz Huberto Rohden.

 Segundo Caruso, os cientistas da mente ficam encabulados, ao admitirem a hipótese de que ela estaria no cérebro. De fato, não podemos confundir a origem duma coisa com os meios que a fazem chegar ao nosso conhecimento. O espírito não é o cérebro, como o locutor não é a emissora de rádio. A inteligência e as ideias vêm do espírito (mente) e se manifestam através do cérebro como a voz do locutor vem do locutor, mas se manifesta a nós pela rádio. Alguns cientistas consideram a mente como sendo o espírito. Por isso, colocamos mente entre parênteses depois de espírito. Mas não é bem isso. A mente é uma manifestação do espírito e jamais ela existiria sem ele, mas é solta sem um lugar determinado no espaço, e manifesta-se, também, através do cérebro. De sete em sete anos, todas as nossas células são substituídas. Assim, as nossas lembranças da infância vêm-nos através do cérebro. Se fossem o próprio cérebro, elas não existiriam mais...

 PS: Desejo aos diretores, funcionários e leitores de O TEMPO Boas Festas Natalinas e muitas alegrias e muita paz no decorrer do Ano Novo de 2022.

 

 

(Texto recebido em email de José Reis Chaves

Jose Reis Chaves [[email protected]])

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JUNHO/25-06-2018_arquivos/image042.jpg

Lago de Proserpina. Abastecia com suas águas  através de aquedutos a cidade romana “Emérita Augusta” , atual

Mérida, Badajóz, Espanha. Foto Ismael Gobbo.

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JUNHO/25-06-2018_arquivos/image043.jpg

Aqueduto de Los Milagros. Mérida, Espanha. Antiga Emérita Augusta fundada à época do Imperador Augusto.

Foto Ismael Gobbo

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JUNHO/25-06-2018_arquivos/image045.jpg

Mérida (Badajoz) Espanha. A cidade  fundada à época do imperador César Augusto  foi capital da Lusitânia romana. Na foto o Arco de Trajano. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Site da FEB- Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Acesse:

https://www.febnet.org.br/portal/

 

 

 

Informações da Aliança Espírita Varas da Videira e do seu departamento Casa da Caridade. Araçatuba, SP

 

 

Bom dia tudo bem? Lembretes:  1) sexta-feira (31.12.21) (não haverá reunião do evangelho no Varas) .................2) Domingo (2/01/2022),  (HAVERÁ  reunião de evangelho no Varas 8:45).........  3) Terça-feira (4.01.22) (Haverá reunião do evangelho normalmente na Casa da Caridade).....4) Atenção: Equipe das Sopas. (A sopa terá início no dia 8.01.22 Sábado) e daí para frente tudo  como era antes.  Feliz retorno as atividades. Deus nos ilumine.

 

(Informações recebidas de José Sylvio Nobre Módena)

https://lh3.googleusercontent.com/--pCYuES1tFI/YIdXQqzfvhI/AAAAAAAAKXs/nnHewkbjzrI7eVPI5Qg6fO-AezT4wMImQCNcBGAsYHQ/image.png

Aliança Espírita Varas da Videira. Rua Bernardino de Campos, 363, Araçatuba, SP

https://lh3.googleusercontent.com/-TYmPmlVHi9M/X--cV1nl9jI/AAAAAAAAFuo/Y1Eng_CA_-ggRVuabJ8OYAUtbBBdo033QCNcBGAsYHQ/image.png

Distribuição de sopa na Casa da Caridade. Rua Pericles Pimentel Salgado, 1010, Umuarama, Araçatuba

 

 

Relação das Casas Espíritas vinculadas à

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Araçatuba

 

 

(Informação recebida de Nelson Custódio

 

 

Jornal Mundo Maior

Acesse no link

 

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook:

www.facebook.com/jornalmundomaior

Acesse o site do Jornal Mundo Maior e leia outras mensagens:

www.jornalmundomaior.com.br

 

 

 

Jornal Mundo Espírita

Janeiro/2022

 

http://www.feparana.com.br/jornal/

 

Chega o novo ano e o convite a se viver o melhor está no Editorial http://www.feparana.com.br/jornal/#page/2

 

E você sabe onde gostaria de estar hoje, agora? Leia Momento Espírita em  http://www.feparana.com.br/jornal/#page/5

 

2022 é o 200º ano da Independência do Brasil e a coluna Revivendo Ensinos traz enfoque especial para a efeméride nacional http://www.feparana.com.br/jornal/#page/6

 

Leia matéria de André Henrique de Siqueira e pondere a respeito da sua postura, nestes dias difíceis  http://www.feparana.com.br/jornal/#page/10

 

Conheça o mais novo e mais ilustre Morador do Recanto Lins de Vasconcellos http://www.feparana.com.br/jornal/#page/14

 

E o restante, deixamos para você descobrir, folheando as páginas, atendo-se ao que mais o atrai. E, se quiser nos enviar seus comentários, faça-o para [email protected]

 

Será uma alegria recebê-los.

 

Votos de paz.

 

 

 

 

 

 

 

Programação do Centro Espírita Raymundo Mariano Dias

Birigui, SP  

.

Transmissão ao vivo, às 20:00 horas, pelos canais:

.

Facebook do Raymundo Mariano Dias:

https://www.facebook.com/ceraymundomarianodias

.

Estação Dama da Caridade Benedita Fernandes:

You Tube: https://www.youtube.com/estacaodamadacaridadebeneditafernandes

Facebook: https://www.facebook.com/estacaodamadacaridadebeneditafernandes/


https://docs.google.com/uc?export=download&id=1uTNjIyF2IQaO2-LJ0QdmN8Dp73O6pkwb&revid=0BydqGnBfssLgNC9rRjVCZEk2Mi9xNzM1NWNTU2hhQldSVlZzPQ

 

(Recebido em email de C E Raymundo Mariano Dias [[email protected]])

 

 

Site da Federação Espírita do Paraná

Curitiba

 

ACESSE:

http://www.feparana.com.br/

 

 

 

 

Orson Peter Carrara

Um dezembro super especial

 

Um dezembro super especial - Veja que programação!

(veja no final inclusive os programas na TV-local)



Dia 1 - quarta - 

19h30 - Sandra Fiore (SP) - Parábola da Candeia



Dia 2 - quinta - 

a) 9h30 - José Antonio da Cruz (SP) - LIVES OU EVENTOS ESPÍRITAS - Qual a importância de divulgar, apoiar e participar? - 

b) 19h - Jorge Fontelles (CE) - O trabalho de pesquisa de Luciano Klein.

c) 21h30 - Quincas Veloso, Daniel Nascimento e Wellington Melo - Dinâmico trio mineiro



Dia 5 - domingo -

09h - Nelson Xavier (SP) - As vitórias do Espírito



Dia 8  - quarta - 

19h30 - Rodrigo Gírio (SP) - A Filosofia do Espiritismo



Dia 9 - quinta -

a) 19h - Ricardo Drummond (PB) e Wanderson Leite Lacerda (MG) - Jesus e o Evangelho de Esperanças

b) 21h30 - Rozana Silqueira (MG), Luis Fernando Baia (SP) e Marcos Bernardi (SP) - Jesus

 

Dia 12 - domingo 

09h - Rubens Araújo (SP) - Banha-te na água lustral do Evangelho”

 

Dia 15 - quarta -

19h30 - Orson Peter Carrara (SP) - tema a definir

 

Dia 16 - quinta -

a) 19h - Andrea Reis (SP) -  Influência de Jesus nos sentimentos.

b) 21h30 - Ismael Gobbo e Nelson Custódio (ambos SP) - História viva do movimento espírita



Dia 19 - domingo - Especial de Natal

09h - Yasmim Madeira (RJ) - Jesus e a manjedoura



Dia 22 - quarta - Especial de Natal

19h30 - Marco Maiuri (SP) - Jesus



Dia 23 - quinta - Especial de Natal

a) 19h - Beto Sabbadini (MG) -  A sublime escolha de caminhar com Jesus.

b) 21h30 - Gustavo Silveira e Victor Hugo (ambos MG)  - Jesus em Emmanuel



Dia 26 - domingo -

09h - Rafael Siqueira (RJ)- As bem aventuranças como roteiro para a felicidade



Dia 29 - quarta - 

19h30 - Ubirajara Frontin de Oliveira (RJ) - tema: Jésus Gonçalves



Dia 30 - quinta

a) 19h - Almeida Jr (SP)- Jesus e Ano novo



Na TVM-local (às terças, 18h45) e depois nos canais:

a) Terça 7 - RENATO VERNASCHI - Bauru (SP) - Significado de Jesus

b) Terça 14 - ORSON PETER CARRARA - Matão (SP) - Alegre-se!

c) Terça 21 - SANDRA BORBA - Natal (RN) - Influência de Jesus na história humana

d) Terça 28 - ANDRÉA REIS - Ribeirão Preto (SP) - Influência de Jesus nos sentimentos



Obs:

09h - Tradicional horário de transmissão do C E NOSSO LAR-Matão (face e youtube)

Nota:  No dia 19 (domingo 9h) a palestra de YASMIN MADEIRA também será transmitida pelo canal AGENDA ESPÍRITA BRASIL e TV NOVA LUZ

09h30 - Live em horário especial pelo meu canal ORSON PETER CARRARA e canais parceiros

19h - Horário tradicional às quintas pelo canal da AGENDA ESPIRITA BRASIL

19h30 - Horário habitual de palestras da COM. ESP C SCHUTEL, em Matão-SP, alternando entre híbridas ou exclusivamente presenciais

21h30 - Horário habitual do programa ORSON 9h30 pm - pela WEB RADIO AMIGO ESPIRITUAL  e canais parceiros 



Feira do Livro Espírita

No período compreendido entre os dias 05.12.2021 e 11.12.2021, a USE INTERMUNICIPAL DE MATÃO realizará a 42ª. Feira do Livro Espírita de Matão, na Praça Leonidas  Caligula Bastia, Centro, Matão-SP, com horário diferenciado. 

 

 

(Informações de Orson Peter Carrara)

 

 

Se te for possível colabore com o Abrigo Ismael- Departamento da centenária União Espírita “Paz e Caridade”. Araçatuba, SP

 

ACESSE O SITE AQUI:

http://abrigoismael.com.br/  

O Abrigo Ismael comemorou  80 anos no dia 3 de outubro de 2021

 

 

top1

 

União Espírita Paz e Caridade, desde o ano 1921, vem atuando para abrandar o sofrimento de idosas carentes, suprindo-lhes todas as suas necessidades. Atualmente, conta com uma equipe de enfermagem, auxiliares, nutricionista, assistente social, médico, e fornece seis refeições diárias, medicamentos, lazer, atividades físicas e lúdicas, visando sempre a maior qualidade de vida possível nesta fase da vida. Em todos esses anos sempre contou com a colaboração da sociedade araçatubense, o qual agradecemos de todo o coração.

 

 

Sem título

 

 

 

 

Iniciando um novo ano

 

Toda vez que o ano vai chegando ao fim, parece que todos vamos manifestando cansaço maior.

Seja porque as festas se multipliquem (são formaturas, casamentos, jantares de empresas), seja porque já nos vamos preparando para as viagens de férias de logo mais.

De uma forma ou de outra, é comum se escutar as pessoas desabafarem dizendo que desejam mesmo que acabe logo o ano.

Quem muito sofreu, deseja que ele acabe e aguarda dias novos, de menos dores.

Quem perdeu amores, deseja que ele acabe de vez, na ânsia de que os dias que virão consigam trazer esperanças ao coração esfacelado pelas ausências.

Quem está concluindo algum curso e deu o máximo de si, deseja que os meses que se anunciam cheguem logo, para descansar de tanto esforço.

E assim vai. Cada um vai pensando no ano que se finda no sentido de deixar algo para trás. Algo que não foi muito bom.

Naturalmente, muitos são os que veem findar os dias do ano com contentamento, pois eles lhe foram propícios. Esses, almejam que os dias futuros reprisem esses valores de alegria, de afeto, de coisas positivas.

Ano velho, Ano Novo. São convenções marcadas pelo calendário humano, em função dos movimentos do planeta em torno do astro rei.

Contudo, psicologicamente, também nos remetem, sim, a um estado diferente.

Como Deus nada faz, em Sua sabedoria, sem um fim útil, também assim é com a questão do tempo como o convencionamos.

Cada dia é um novo dia. A noite nos fala de repouso. A madrugada nos anuncia oportunidade renovada.

Cada ano que finda nos convida a deixarmos para trás tudo de ruim, desagradável que já vivenciamos, permitindo-nos projetar planos para o futuro próximo.

Por tudo isso, por esta ensancha que a Divindade nos permite a cada trezentos e sessenta e cinco dias, nesta Terra, pense que você pode melhorar a sua vida no ano que se anuncia.

Comece por retirar de sua casa tudo que a atravanca. Libere-se daquelas coisas que você guarda nos armários, na garagem, no fundo do quintal.

Coisas que estão ali há muito tempo, que você guarda para usar um dia. Um dia que talvez nunca chegue. Pense há quanto tempo elas estão ali: meses, anos... esperando.

São roupas, calçados, livros, discos antigos, utensílios que você não usa há anos. Libere armários, espaços.

Coisas antigas, superadas, são muito úteis em museus, para preservação da memória, da evolução da nossa História.

Doe o que possa e a quem seja mais útil.

Sinta o espaço vazio, sinta-se mais leve.

Depois, pense em quanta coisa inútil você guarda em seu coração, em sua mente.

Mágoas vividas, calúnias recebidas, mentiras que lhe roubaram a paz, traições que o deixaram doente, punhais amigos que lhe rasgaram as carnes da alma...

Alije tudo de si. Mentalmente, coloque tudo em um grande invólucro e imagine-se jogando nas águas correntes de um rio caudaloso que as levará para além, para o mar do esquecimento.

Deseje para si mesmo um Ano Novo diferente. E comece leve, sem essa carga pesada, que lhe destrói as possibilidades de felicidade.

Comece o Novo Ano olhando para frente, para o Alto. Estabeleça metas de felicidade e conquistas.

Você é filho de Deus e herdeiro do Seu amor, credor de felicidade.

Conquiste-a. Abandone as dores desnecessárias, pense no bem.

Mentalize as pessoas que são amigas, que o amam, lhe querem bem.

Programe-se para estar mais com elas, a fim de, fortalecido, alcançar objetivos nobres.

Comece o ano pensando em como você pode influenciar pessoas, ambientes, com sua ação positiva.

Programe-se para vencer. Programe-se para fazer ouvidos moucos aos que o desejam infelicitar e avance.

Programe-se para ser feliz. O dia surge. É Ano Novo. Siga para a luz, certo      de que com vontade firme, desejo de acertar, Jesus abençoará as suas disposições.

É Ano Novo. Pense novo. Pense grande. Seja feliz.

Redação do Momento Espírita.
Disponível no CD Momento Espírita, v. 13, ed. FEP.
Em 29.12.2021.

 

Escute o áudio deste texto no link:

http://www.momento.com.br/pt/ler_texto.php?id=4988&stat=0

 

 

 (Copiado do site Feparana)

 

 

 

Desenho animado que mostra um bebê representando o ano novo de 1905, perseguindo o velho de 1904 para a história.

Sem dúvida para publicação no Ano Novo de 1905.

Copiado de: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:McCutcheonNY1905.jpg

Cartão postal de ano novo de 1909 mostrando três crianças e um cachorro segurando placas de dígitos para o ano, com a legenda "Um feliz ano novo".  Imagem/fonte:

 https://commons.wikimedia.org/wiki/File:1909_New_Year_postcard_showing_three_children_and_a_dog_holding_digit_signs_for_year,_with_caption_%22A_happy_New_Year.%22.jpg

Postal do Dia de Ano Novo de 1910, enviado pelo correio em dezembro do ano anterior

Data impressa em 1909; enviado em 30 de dezembro de 1909 (conforme visto no outro lado do cartão, também mostrado claramente na mesma página da web)

Copiado de: https://en.wikipedia.org/wiki/File:PostcardHappyNewYearPansiesHorseshoe1910.jpg

 

 

Carta de Ano Novo

 

 

 

 

 

(Copiado de: https://www.febnet.org.br/blog/geral/conheca-a-feb/carta-de-ano-novo/)

 

 

Ano Novo – Sinfonias de Reflexão

 

Ismael Gobbo

 

Amigos,  que palmilhamos,

Pelo ano que se encerra,

como as empresas da Terra,

tracemos balanço final.

Cerremos  por um minuto,

as portas da faina intensa,

nesta oficina imensa,

em busca do repensar.

Cotejando  ativo e passivo,

dos dias que percorremos,

ao longo de  ano inteiro,

é preciso  refletir.

Encerremos agora as contas,

dos fatos que sucederam,

em casa, na rua, noutros meios,

sem nada querer omitir.

Pensemos no amor, no trabalho,

na fé que socorre a vida,

na paciência querida,

na fraternidade cristã.

São talentos preciosos,

das dádivas  que Deus nos lega,

para aplicarmos na Terra,

em forma de grande luz.

Reflitamos na dor que assola,

nos desencantos do mundo,

que nos sulcaram profundo,

a intimidade do ser.

Parecem dardos ferinos,

que nos arrostam à falência,

é Deus na bondade imensa,

amoroso a nos sacudir.

Pensa nos que campeiam,

na dor e na soledade,

sem lar, sem pão e agasalho,

errantes a caminhar.

Sinta que os fatos chocantes,

ainda que doloridos,

são arrimos queridos,

nos incitando a avançar.

Apóia-te na fé que eleva,

sem lamentos ou queixumes,

e alcançaras  neste mundo,

a sua meta final.

Peça a Deus, Pai Amigo,

a Jesus,  Seu Cordeiro,

que te acompanhe o ano inteiro,

Prestes a começar.

 

Cartão de Feliz Ano Novo

Sob o brasão do Império Russo, judeus russos vestidos tradicionalmente, mochilas nas mãos, alinham-se na costa da Europa enquanto olham para o oceano. Esperando por eles sob uma águia americana segurando uma bandeira com a legenda "Abriga-nos na sombra das tuas asas" (Salmos 17: 8), estão seus parentes americanizados, cujos braços estendidos simultaneamente acenam e dão as boas-vindas a seu novo lar. Cartão postal de litografia em cores deslocadas.

Copiado de: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Happynewyearcard.jpg

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo

 

 

 

 

(Copiado do site Febnet)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/NOVEMBRO/02-11-2016_arquivos/image047.jpg

Dia dos Mortos.  Óleo sobre tela de William-Adolphe Bouguereau. Imagem/fonte:

 https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/3a/William-Adolphe_Bouguereau_%281825-1905%29_-_The_Day_of_the_Dead_%281859%29.jpg

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2015/AGOSTO/26-08-2015_arquivos/image021.jpg

Cemitério do Araçá. São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2015/AGOSTO/26-08-2015_arquivos/image017.jpg

Vinheta do Livro dos Mortos de Hunefer. Museu Britânico, Londres.

Cerimônia de abertura da boca.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Opening_of_the_mouth_ceremony.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/AGOSTO/21-08-2017_arquivos/image009.jpg

Cena da pesagem da Alma (Psicostasia) em papiro egípcio. Museu Egípcio de Turim, Itália. Foto Ismael Gobbo.

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este Boletim Diário de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]