Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP,  quarta-feira, 19 de maio de 2021

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

           

          http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/MAIO/19-05-2021.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

 

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

18-05-2021  http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/MAIO/18-05-2021.htm  

17-05-2021  http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/MAIO/17-05-2021.htm

15-05-2021  http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/MAIO/15-05-2021.htm

14-05-2021  http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/MAIO/14-05-2021.htm

13-05-2021  http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/MAIO/13-05-2021.htm

 

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 11 - 1868

 

http://www.febnet.org.br/ba/image/revistaespirita/11.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

(Continuação da postagem anterior)

 

 

III

 

,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

.............................

.......................

 

 

 

 

 

(Copiado do site FEBNET)

Delphine de Girardin. (1804- 1855). Óleo sobre tela por Louis Hersent.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/fa/Louis_Hersent_-_Delphine_de_Girardin.jpg

 

 

Ela nasceu em Aachen e batizou Delphine Gay . Sua mãe, a conhecida Madame Sophie Gay , criou-a no meio de uma brilhante sociedade literária. Sua prima era a escritora Hortense Allart . [1] Gay publicou dois volumes de miscelânea, Essais poetiques (1824) e Nouveaux Essais poétiques (1825). Uma visita à Itália em 1827, durante a qual ela foi entusiasticamente recebida pelos letrados de Roma e até coroada na capital, produziu vários poemas, dos quais o mais ambicioso foi Napoline (1833).

O casamento de Delphine em 1831 com Émile de Girardin abriu uma nova carreira literária. Os esboços contemporâneos que ela contribuiu de 1836 a 1839 para o La Presse , sob o nome de pluma de Charles de Launay , foram coletados sob o título de Lettres parisiennes (1843) e obtiveram um sucesso brilhante. Contes d'une ville fille a ses neveux (1832), La Canne de Monsieur de Balzac (1836) e Il ne faut pas jouer à la douleur (1853) estão entre os mais conhecidos de seus romances; e suas peças dramáticas em prosa e verso incluem L'École des journalistes (1840), Judith (1843),Cleópatra (1847), Lady Tartuffe (1853), e as comédias de um ato, C'est la faute du mari (1851), La Joie fait peur (1854), Le Chapeau d'un horloger (1854) e Une Femme qui deteste filho mari , que não apareceu até depois da morte do autor, que ocorreu em Paris.

Madame Girardin exerceu considerável influência pessoal na sociedade literária contemporânea, e em sua sala de visitas encontravam-se frequentemente Théophile Gautier , Honoré de Balzac , Alfred de Musset e Victor Hugo . Seus trabalhos coletados foram publicados em seis volumes (1860-1861). https://en.wikipedia.org/wiki/Delphine_de_Girardin

 

Delphine de Girardin se casou com  Émile de Girardin em 1831.

Delphine de Girardin em 1850.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Delphine_Gay_de_Girardin_BNF_Gallica.jpg

 

Fotografia de Émile de Girardin em 1876.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/%C3%89mile_de_Girardin

 

Émile de Girardin (22 de junho de 1802 - 27 de abril de 1881) foi um jornalista, editor e político francês. Ele foi o jornalista francês de maior sucesso e extravagante da época, apresentando-se como um promotor da educação de massa através do jornalismo de massa. Suas revistas alcançaram mais de cem mil assinantes, e seu barato jornal diário La Presse reduziu a concorrência pela metade, graças à produção mais barata e publicidade mais pesada. Como a maioria dos jornalistas proeminentes, Girardin estava profundamente envolvido na política e atuou no parlamento. Para sua grande decepção, ele nunca ocupou um cargo elevado. Ele foi um polemista brilhante, um mestre da polêmica, com frases curtas e pungentes que imediatamente chamaram a atenção do leitor. 

Leia mais:

https://en.wikipedia.org/wiki/%C3%89mile_de_Girardin

 

 

Émile de Girardin se casou com Delphine de Girardin em 1831.

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/ABRIL/17-04-2019_arquivos/image009.jpg

Retrato de  Jean-Baptiste-Ambroise-Marcellin  Jobard (17-05-1792/ 27-10-1861)

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Marcellin_Jobard#Honours_and_distinctions

 

 

Jobard foi um litógrafo belga, fotógrafo e inventor de origem francesa. Fundador do primeiro estabelecimento litográfico belga significativo, primeiro fotógrafo na Bélgica, em 16 de setembro de 1839, diretor do Museu da Indústria de Bruxelas (Museu da Indústria de Bruxelas) de 1841 a 1861, Jobard desempenhou um papel, hoje em dia, subestimado, no artístico , desenvolvimento tecnológico, científico e industrial da Bélgica Durante o período holandês e o reinado de Leopold I . (Wikipedia)

 

Types Parisiens. Mangin, Le Marchand de Crayons. Tipos Parisienses.  Mangin, o vendedor de lápis.

Copiado de: Le Monde Illustré de 23-01-1864. BNF GALLICA.

https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k62259034/f12.item

 

 

Mangin, foi objeto da matéria da Revista Espírita,

de Allan Kardec, de março de 1867.

 

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/e/ec/Place_de_la_Bastille_1800.jpg/1024px-Place_de_la_Bastille_1800.jpg

Praça da Bastilha. 1800. Paris, França.

Imagem copiada de https://fr.wikipedia.org/wiki/Place_de_la_Bastille

A Place de la Bastille foi redesenhada com um elefante no centro, um projeto inicial.

 

 

Na matéria do Le Monde Illustré, de 23-01-1864, intitulada Types Parisiens. Mangin, Le Marchand de Crayons,

a Praça da Bastilha, era um dos locais frequentados por Mangin, o vendedor de lápis.

O tema foi tratado por Allan Kardec na Revista Espírita de março de 1867.

 

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/20-05-2019_arquivos/image009.jpg

São Luis IX em óleo sobre tela por El Greco

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Saint_Louis_IX_by_El_Greco.jpg

 

 

 

Luis IX (25 de abril de 1214 - 25 de agosto de 1270), comumente conhecido como São Luís , era rei da França e é um santo católicoanglicano canonizado . Luís foi coroado em Reims aos 12 anos, após a morte de seu pai Luís VIII, o Leão , embora sua mãe, Blanche de Castela , governasse o reino até que ele atingisse a maturidade. Durante a infância de Luís, Blanche lidou com a oposição de vassalos rebeldes e pôs fim à Cruzada Albigense que havia começado 20 anos antes.

Quando adulto, Luís IX enfrentou conflitos recorrentes com alguns dos nobres mais poderosos, como Hugh X de Lusignan e Peter de Dreux . Simultaneamente, Henrique III da Inglaterra tentou restaurar suas posses continentais , mas foi derrotado na batalha de Taillebourg . Seu reinado viu a anexação de várias províncias, nomeadamente a Normandia , Maine e Provence .

Luís IX foi um reformador e desenvolveu a justiça real francesa, na qual o rei era o juiz supremo a quem qualquer um poderia apelar para pedir a emenda de um julgamento. Ele proibiu julgamentos por calvário , tentou impedir as guerras privadas que assolavam o país e introduziu a presunção de inocência em processos criminais. Para impor a aplicação desse novo sistema legal, Luís IX criou reitores e oficiais de justiça .

........................

................

..........

https://en.wikipedia.org/wiki/Louis_IX_of_France

 

 

 

Misericórdia

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Instrumentos do Tempo. Lição nº 09. Página 45.

 

Não aguardes a queda espetacular do próximo, nos despenhadeiros do crime ou do sofrimento, para exercer o dom da misericórdia que o Senhor cultivou em nossa fé. Mais vale o amparo previdente na preservação do equilíbrio, que o remédio de efeito problemático no reajuste.

Não desperdices teus minutos, na expectação inoperante, exclamando à frente dos problemas difíceis:

- Amanhã farei alguma coisa...

- Depois, tentarei realizar...

- Um dia chegará...

- Quando a oportunidade surgir…

Ataca, hoje mesmo, o serviço da fraternidade, para que a compaixão não seja em teu espírito um ornamento inútil.

Sê misericordioso para com os que te cercam.

Inicia a obra de benemerência, em tua própria casa, distribuindo algumas palavras de incentivo com quem te comunga o cálice de luta. Ajuda aos mentores de teu caminho com algum sorriso de compreensão, restaura a coragem na alma da esposa, restabelece o bom ânimo do companheiro, auxilia os irmãos usando a chave milagrosa do carinho, e não te esqueças do apoio que os corações juvenis reclamam de tua boa vontade e de tua experiência que o Cristo enriqueceu.

Há mil meios de praticar a misericórdia a cada dia.

Não olvides o silêncio para a calúnia, a bondade para com todos, a gentileza incessante, a frase amiga que reconforta, a roupa que se fez inútil para o corpo, suscetível de ser aproveitada pelo irmão mais necessitado, o pão dividido, a prece em comum, a conversação edificante, o gesto espontâneo de solidariedade…

Ninguém é tão pobre que não possa dar alguma coisa aos semelhantes, e aquele que se compadece e ajuda cede ao próximo algo de si mesmo. Não te detenhas, portanto. Não admitas que a incerteza ou o temor te imobilizem o passo.

Vale-te das horas e auxilia sempre, sem ostentação de virtude, sem reclamação, sem alarde, e a vida entesourará as tuas migalhas de amor, delas formando a tua riqueza imperecível na bem-aventurança espiritual.

 

 (Recebido em email do pesquisador e divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JANEIRO/22-01-2015_arquivos/image003.jpg

Família indigente. Uma mulher com 3 crianças  juntos defronte da Igreja de la Madeleine, em Paris, França.

Óleo sobre tela de William Adolphe Bouguereau. Imagem/fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/William-Adolphe_Bouguereau

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/OUTUBRO/10-10-2018_arquivos/image024.jpg

Sermão da Montanha. Óleo sobre tela por Károly Ferenczy 

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:The_Sermon_on_the_Mount_K%C3%A1roly_Ferenczy.jp

 

Cristo e a mulher Cananéia.  Óleo sobre tela de Anniballe Carracci.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Christ_and_the_Canaanite_Woman

 

Dona Benedita Fernandes, primeira à esquerda de pé, um dos principais vultos do movimento espírita de

Araçatuba, SP, depois de curar-se de obsessão no Espiritismo se dedicou a cuidar de doentes mentais e crianças.

Ao seu lado o casal Maria Bogalho Gonçalves- Dona Nina  e o esposo Manoel Clemente Gonçalves, grandes

colaboradores da Associação das Senhoras Cristãs. Araçatuba, SP . Imagem do arquivo da Associação.

 

 

8º. Congresso Britânico de

Medicina e Espiritualidade. 22-05-2021.

 

Congress tumbnail to Stevan.jpg

8th British Congress on Medicine and Spirituality -

YOUTUBE  https://youtu.be/0LIGrlOpmmE

FACEBOOK 

 

Kind Regards

Elsa Rossi  -  www.elsarossi.com    www.buss.org.uk  

Chairperson of British Union of Spiritist Societies

www.buss.org.uk | www.fb.com/uk.buss
Office-phone: +44 (0) 20 77491115

Address: Room 4, 1st floor, Oxford House,  Derbyshire Street, Bethnal Green, London, E2 6HG, England, UK 

UK - Charitable Incorporated Organisation, No. 1136512

2021 - 175th Leon Denis birthday - Let's Celebrate - 

Let's promote the creation of small family groups for the study of the Gospel at Home, that is the key for World Peace.  

 PPlease do not print this unless you really need to.

 

 

(Recebido em email de Elsa Rossi)

 

 

Programação da APES

Paris, França

 

Chère Madame, Cher Monsieur,

 

Enfin, depuis une longue période d'isolement, le grand jour est arrivé et nous pouvons ouvrir à nouveau les portes de notre centre spirite A.P.E.S. pour accueillir tous ceux qui souhaitent partager un moment d'étude spirite, de prière et de communion avec les Esprits bienfaiteurs au moment de la passe spirite. Ces Esprits bienfaiteurs viennent à chaque Réunion Publique d'Etude et d'Assistance Spirituelle nous apporter l'assistance spirituelle que nous sera bénéfique pour traverser ce moment de tempête en gardant toujours le cap dans l'espérance.

 

À cause du combat contre le virus de la COVID-19, les autorités sanitaires nous imposent des règles de désinfection et de distanciation sociale. Pour cette raison le nombre de places sera limité et vous devez faire préalablement votre demande de réservation.

Pour plus d'information consultez notre page WEB :www.apes-asso.fr

 

Veuillez trouver en pièce jointe la programmation de ces Réunions Publiques d'Étude et d'Assistance Spirituelle de notre centre spirite A.P.E.S. pour les 2 mois à venir : MAI et JUIN 2021. 

 

Un grand merci à tous ceux et celles qui ont pris la responsabilité d'une tâche pour faire vivre ces réunions publiques en permettant ainsi que les portes de notre centre spirite A.P.E.S. restent ouvertes pour vous accueillir tout au long de ces 2 mois : MAI et JUIN 2021.  

 

Au plaisir de vous accueillir nombreux lors de réunions publiques de notre centre spirite A.P.E.S.

 

Fraternellement

 

Anita BECQUEREL

Présidente de l'APES

A.P.E.S. - Association Parisienne d'Etudes Spirites - Association loi 1901
Spiritisme : Construire aujourd'hui l'Homme de demain.

22 rue des laitières - 94300 Vincennes

Réunions publiques, fermé les jours fériés, accès libre et gratuit :

- Chaque vendredi soir de 20h00 à 22h00

- Le deuxième et dernier samedi du mois de 15h00 à 17h00

- Chaque troisième samedi du mois de 11h00 à 13h00

Accueil du public 30 minutes avant le début de la réunion.
Plus d'information par téléphone au 01 41 93 17 08 ou 07 82 09 71 58
ou sur notre site internet 
http://www.apes-asso.fr

 

(Recebido em email de Association Parisienne d'Etudes Spirites [[email protected]])

 

 

Emmanuel para Cuiabá

 

O tradicional Centro Espírita Cuiabá, da capital de Mato Grosso, e que completa 110 anos de fundação promoveu palestra virtual com Antonio Cesar Perri de Carvalho. O convidado desenvolveu o tema “Trajetória espiritual de Emmanuel”, com base livro de sua autoria “Emmanuel. Trajetória espiritual e atuação com Chico Xavier” (O Clarim, 2020) e atendeu a perguntas de internautas. A transmissão foi coordenada por Nilo Carlos Souto, dirigente do Centro, e que foi companheiro de Perri nos tempos de Mocidade Espírita, em Araçatuba.

Acesse pelo link:

https://youtu.be/mhMtJrTM6Cw

 

 

(Informação recebida em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

 

Site da Federação Espírita do Paraná

Curitiba

 

Acesse:

http://www.feparana.com.br/

 

 

 

 

Site da FEB- Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Acesse:

https://www.febnet.org.br/portal/

 

 

 

 

Programação do Centro de Cultura Espírita de

 Caldas da Rainha, Portugal

 

 

Exmºs Srs,

 

As nossas mais cordiais saudações.

 

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha (CCE) informa que no próximo dia 21 de Maio, sexta-feira, pelas 21h, vai levar a cabo uma palestra espírita subordinada ao tema "Vidas Anteriores: O Esquecimento", com Paula Tolentino (Professora).

O CCE retomou todas as atividades presencialmente dentro das normas em vigor para a COVID 19.

Esta associação fica na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c (Bº das Morenas - Caldas da Rainha).

Fonte: Centro de Cultura Espírita

 

 

Tel: 938 466 898; 966 377 204; 

www.cceespirita.wordpress.com   -   E-mail: [email protected]
www.youtube.com/c/CentrodeCulturaEspíritaCaldasdaRainha
www.facebook.com/Centro-de-Cultura-Espírita-de-Caldas-da-Rainha-195515483836343/

 

 

(Recebido em email de Centro de Cultura Espírita Caldas da Rainha [[email protected]])

 

 

Vídeo com Rener Cunha

Refletindo com Joanna (93)

 

Acesse aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=3vx-BDoSbJo&list=PLZ3eQbY0Rt-Qh4-lliQXc0L1KDelVqnCU&index=1

 

 

 

 

Live Beneficente com o músico espírita

Vansan

 

 

(Com informação de Sérgio Villar)

 

 

Live. Espiritualidade e Ciência

Unifesp/Nuse

image.png

 

 

 

Live aborda sobre obra de Léon Denis (1846 – 1927) por

Munir Gariba

 

Sábado, 5 de Junho, às 16 horas de UK, meio dia no Brasil, mais um estudo de Léon Denis. Todos convidados a exercitar seu Inglês britânico.

Munir_Gariba_5_JUNE-Saturday.jpg

Kind Regards

Elsa Rossi  -  www.elsarossi.com    www.buss.org.uk  

 

(Com informações em email de Elsa Rossi)

 

 

Se te for possível colabore com o Abrigo Ismael- Departamento da União Espírita “Paz e Caridade”. Araçatuba, SP  

 

ACESSE O SITE AQUI:

http://abrigoismael.com.br/  

 

 

 

 

União Espírita Paz e Caridade, desde o ano 1921, vem atuando para abrandar o sofrimento de idosas carentes, suprindo-lhes todas as suas necessidades. Atualmente, conta com uma equipe de enfermagem, auxiliares, nutricionista, assistente social, médico, e fornece seis refeições diárias, medicamentos, lazer, atividades físicas e lúdicas, visando sempre a maior qualidade de vida possível nesta fase da vida. Em todos esses anos sempre contou com a colaboração da sociedade araçatubense, o qual agradecemos de todo o coração.

 

 

 

 

 

 

Convite para conferências virtuais

com Divaldo Pereira Franco

 

Bonjour à tous,

 

Nous avons le plaisir de vous inviter à nos conférences VIRTUELLES avec DIVALDO PEREIRA FRANCO. Les dattes sont

dans l'annexe.. Les transmissions seront faites par  http://youtube.com/mansaodocaminho.

 

A très bientôt,

Groupe Spirite Allan Kardec de Luxembourg-asbl

 

 

 

Image en ligne

 

 

 

(Com informações em email de nascimento zelina [[email protected]])

   

 

Amor Infinito

Vibrações de ternura

 

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi)

 

 

Milagres em todo lugar

 

Não há palavra capaz de dizer quanto eu me sinto em paz perante Deus e a morte.

Escuto e vejo Deus em todos os objetos, embora de Deus mesmo eu não entenda nem um pouquinho...

Ora, quem acha que um milagre é alguma coisa demais? Por mim, de nada sei que não sejam milagres...

Cada momento de luz ou de treva é para mim um milagre, milagre cada polegada cúbica de espaço.

Cada metro quadrado de superfície da Terra está cheio de milagrese cada pedaço do seu interior está apinhado deles.

O mar é para mim um milagre sem fim: os peixes nadando, as pedras, o movimento das ondas, os navios que vão com homens dentro.

*   *   *

Walt Whitman, autor destes versos, confessa que não entende Deus, mas O sente profundamente nas coisas da vida.

Neste poema, intitulado Milagres, ele vai descrevendo detalhada e apaixonadamente, tudo que lhe mostra com clareza a presença desses milagres.

Por vezes são coisas tão simples, como sentar à mesa e fazer uma refeição com sua mãe, ou sentar debaixo de uma árvore com alguém que ama, ou ainda observar os animais se alimentando no campo.

O poema é uma descrição de dezenas de imagens, situações e fatos, que ele considera como milagres.

Uma narração arrebatadora de alguém que consegue, simplesmente, perceber as belezas da vida.

Um encontro de uma alma com a riqueza do singelo.

Contemplação enlevada do que para muitos já passa despercebido, sem ser notado...

Onde foi parar nossa sensibilidade para essas coisas? Onde foi parar nosso encantamento com a vida?

Por que não enxergamos mais os milagres que cintilam no véu da noite, e que são cores sob o astro rei do dia?

Uma série de anúncios de televisão mostrou algo muito interessanteEm um deles, mostrava muitas pessoas fechadas num escritório, trabalhando.

Uma delas então, começava ir, de sala em sala, dizendo algo como Venham ver! É incrível!

A notícia se espalhou e todos começaram a sair correndo de seus postos de trabalho para irem em direção a uma grande janela que havia no prédio.

Quando finalmente todos chegaram lá, estavam anestesiados encantados com a imagem: era um pôr do sol. E diziam: Nossa, um pôr do sol, que lindo! Inacreditável!

Possivelmente, há tanto tempo não viam o sol se pôr, que haviam esquecido quanto era belo.

Acostumamos com muitas coisas e deixamos de perceber o quanto são grandiosas.

Acostumamo-nos com as pessoas, e esquecemos de dizer o quanto são importantes para nós.

Acostumamos com tudo que temos, e nem temos mais tempo de agradecer...

Precisamos voltar a nos surpreender com a vida, com as pessoas, conosco mesmo.

Quantos milagres acontecendo neste exato instante?

Quanto mais pudermos identificá-los e senti-los, mais próximos poderemos estar deste estado d´alma que pode afirmar:

Não há palavra capaz de dizer quanto eu me sinto em paz perante Deus e a morte.

Ora, quem acha que um milagre é alguma coisa demais?

Por mim, de nada sei que não sejam milagres...

Redação do Momento Espírita, com base no
poema 
Milagres, de Walt Whitman, do
livro 
Folhas de Relva, ed. Brasiliense.
Em 18.5.2021.

 

 

 

(Copiado do site Feparana)

Pôr do Sol. São Paulo,  18-05-2021.

Foto: Laura Emília Michelin Gobbo.

Mar Mediterrâneo em Tel Aviv.

Nas proximidades ficava Jope onde Estêvão, doente,  foi libertado das Galés por ordem de Sérgio Paulo. Foto Ismael Gobbo

 

Estaleiro de Monfalcone na região do Friuli-Venezia Giulia, província de Gorizia,Itália. Foto Ismael Gobbo

Cagliari e seu porto. Sardenha, Itália. Foto Ismael Gobbo

Navios  no porto de Atenas, Grécia. Foto Ismael Gobbo

 

 

50 anos de Espiritismo na imprensa de Araçatuba

 

Antonio Cesar Perri de Carvalho (*)

O jornal Folha da Região, de Araçatuba (SP) trouxe matéria de página inteira alusiva aos 50 anos de Espiritismo na imprensa de Araçatuba com destaque pelos 14 anos da coluna “Face Espírita”, nesse diário, e, também alusiva ao Centenário do Espiritismo em Araçatuba.

A matéria inicial e que dá título à página “Os 14 anos do ‘Face Espírita’ na Folha da Região é de autoria de Sirlei Nogueira. Eis uns trechos:

“A identidade Face Espírita é a marca registrada das nossas ações nos últimos 30 anos. A inspiração foi captada em 1990 e transpirada no mesmo ano e durante 1991 em eventos organizados na cidade de São Paulo, na cidade do Rio de Janeiro e em algumas do interior paulista, como Araçatuba, Bauru e Tupã. Foi nessa cidade que o Departamento de Mocidade da USE-SP (União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo) promoveu há 30 anos mais um evento Espirarte, contextualizando arte com Doutrina Espírita. O diretor na época era o cantor Moacyr Camargo, natural de Dracena, mas que residia na capital paulista há alguns anos. FACE surgiu originariamente como Fundação Arte Cultura Espírita, ideia rapidamente alterada em função das dificuldades para se criar uma fundação, até então desconhecidas. A sigla permaneceu.

[...] Face Espírita – não ‘feice’ – foi oficializada em 21 de novembro de 1991. Portanto, estamos a caminho dos 30 anos de história, dentre os quais estão inseridos os 14 anos da Coluna Face Espírita comemorados neste dia 16 de maio.

[...] Aos 14 anos, Face Espírita na Folha da Região está com todo o gás para continuar a contribuir com reflexões a partir dos conteúdos básicos e complementares no contexto da Doutrina Espírita, codificada há 164 anos.”

Sirlei Nogueira é jornalista, presidente da USE (União das Sociedades Espíritas) Regional de Araçatuba, gestor da Estação Dama da Caridade Benedita Fernandes, responsável pelo espaço Face Espírita e coordena o programa Centenário do Espiritismo em Araçatuba.

A página comemorativa de Folha da Região também traz ilustrações históricas oriundas de nosso acervo pessoal e também estampa artigo de nossa autoria, com umas pinceladas históricas pelos 50 anos de publicação de “coluna espíritas” em Araçatuba, que iniciamos em outubro de 1971.

De nossa matéria com o título “Espiritismo na imprensa de Araçatuba:

50 anos de história em 2021”, transcrevemos trechos:

“Em outubro de 1971, como presidente da então União Municipal Espírita de Araçatuba (hoje USE Intermunicipal de Araçatuba), tínhamos a intenção de manter uma seção sobre Espiritismo em jornal local.

Procuramos o proprietário do jornal Tribuna da Noroeste, o jornalista Jeremias Alves Pereira, com quem já tínhamos conhecimento. Ao apresentar nossa proposta de manter uma ‘coluna espírita’ semanal no referido jornal, ele se foi receptivo, mas com uma ressalva: ‘ – Espero matérias inéditas. Porque muitas vezes me encaminharam folhetos contendo mensagens espíritas e meu interesse é em textos especialmente redigidos para esse jornal’.

[...] Também em outubro de 1971, com apoio do jornalista Odorindo Perenha, o Bira, simultaneamente começamos a publicação semanal no jornal A Comarca.

Em 1973 já mantínhamos também uma seção em Folha da Região, com o beneplácito de seu proprietário Genilson Senche e depois de sua viúva e sucessora.

Até a Tribuna da Noroeste cessar suas atividades, a seção espírita semanal era publicada em três jornais da cidade.

Apenas com nossa mudança para a capital paulista em meados de 1989 é que cessamos nossa atuação de 18 anos na publicação das matérias espíritas nos jornais locais. Mas, alguns companheiros ainda deram prosseguimento.

[...] Como conteúdo das matérias, focalizávamos temas do momento à luz do Espiritismo, comentários sobre fatos do movimento espírita local, do país e até do exterior, e, aproveitávamos as visitas de oradores convidados para participação em eventos na cidade para algumas entrevistas. Dessa maneira, o orador Divaldo Pereira Franco foi várias vezes focalizado durante aqueles anos. Chico Xavier era constantemente citado e comentado nas nossas matérias, pois foi o período em que o visitávamos com assiduidade em Uberaba. Ao retornar sempre tínhamos algum fato a relatar sobre os contatos com Chico Xavier.

Momentos significativos do desenvolvimento do Espiritismo em Araçatuba foram registrados nas seções semanais que mantivemos em jornais da cidade.

Algum tempo depois, mesmo residindo em São Paulo, encaminhávamos com constância – agora pela internet - textos que foram publicados em Folha da Região, mas com abordagens não apenas espíritas, analisando também questões educacionais. No ano de 1997, houve uma publicação reduzida Visões de um Araçatubense, editado pela Faxpress, com transcrições de matérias de nossa autoria dessa nova fase.”

(Trechos transcritos de: caderno domingueiro “Vida” de Folha da Região, Araçatuba, 16/05/2021, p. B-4).

(*) Foi professor universitário e dirigente espírita em Araçatuba; presidente da USE-SP e da FEB.

 

 

(Informação recebida em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

 

João Dias de Almeida
(11/06/1901 – 23/12/1984)

 

Retrato de João Dias de Almeida. Obra de arte do acervo

do  C.E. Amor e Caridade, Birigui, SP

 

Biografia elaborada por: Nancy Dias de Almeida

O HOMEM – A OBRA

“Reconhece-se o cristão pelas suas obras” e o homem é suas obras. Não se pode traçar o perfil do Sr. João Dias de Almeida sem definir a grandeza de sua obra e as dimensões de sua missão, na atual reencarnação.

Materialmente, tudo se configura claramente no conjunto de sua obra, que retrata a luta de toda sua vida, que se concretizou na prática da caridade, o objetivo maior de um homem que, de uma perspectiva social, transformou o seu meio, participando ativamente da construção da sociedade de que fez parte; o homem projetando-se além, dos limites domésticos e profissionais, exercendo, plenamente, sua função social.

Mas o homem e a obra não são, apenas, a construção de várias entidades beneficentes; o homem é, sobretudo, sua missão, a conscientização do juramento perante os espíritos superiores, perante o Pai, antes de reencarnar. Esse é o verdadeiro espírita – cristão que foi o Sr. João Dias de Almeida.

Para traçar seu retrato, é imprescindível buscar, no passado, os laços que o uniram à D. Linda Dias de Almeida, porque nunca se conseguiu estabelecer limites entre dois corações que se entrelaçaram, voltados para o mesmo ideal: a família, o Espiritismo e a caridade, em uma época em que a divulgação e implantação da sublime Doutrina Espírita, em região tão afastada dos maiores centros urbanos, significou um desafio muito grande para seu espírito pioneiro, em uma sociedade de extremo preconceito e perseguição religiosa. Nasceu em São Carlos, em 11 de junho de 1901, iniciando sua atividade profissional como tipógrafo em um jornal que imprimia o periódico espírita “O Clarim”, de Cairbar Schutel, tornando-se, assim, simpatizante da Doutrina Espírita.

Em 17 de outubro de 1926, casou-se com D. Linda Dias de Almeida e, dessa união, nasceram Nilza, Neid, Nelson, Ivete, Nancy e Paulo. Mudou-se o casal para Olímpia e, posteriormente, fixaram residência em São Paulo, no bairro Tucuruvi, onde iniciou sua atividade de construtor, com seu primo Arão Seabra Barcelos.

Nesta época, D. Linda começa a sentir as primeiras manifestações de sua mediunidade latente, e o Sr. João, conhecedor dos princípios espíritas, busca orientação em um Centro Espírita do bairro onde sua esposa começa a trabalhar no sublime ministério da prática da caridade, atendendo os aflitos que a procuravam, visitando os enfermos do hospital do bairro, sempre apoiada pelo marido, que lhe dava forças na árdua luta que constitui o mediunato.

Nesse Centro Espírita, ambos receberam o chamado, sob a orientação do protetor Felício Luchini, seu guia espiritual, para fixarem residência em Birigüí, onde lançara, em conjunto com o espírito de José Maria Lisboa, a pedra espiritual, preparando o ambiente em que deveriam cumprir sua ­missão.

Em 5 de janeiro de 1940, com as economias apuradas com a venda de seus bens em São Paulo – casa e terrenos – estabeleceram-se no comércio, em Birigüí, e iniciaram atividade agrícola em uma pequena propriedade rural, na região da Água Limpa, vendida, posteriormente, para a aquisição de uma área maior de terras, no município de Buritama, no bairro do Lajeado. Com o produto das atividades econômicas desenvolvidas no comércio e na agropecuária, o casal sempre pôde manter honrada e honestamente sua família.

“O dever é a obrigação moral, primeiro para consigo mesmo, e depois para com os outros. O homem que cumpre seu dever ama a Deus mais que as criaturas, e as criaturas mais que a si mesmo” (O Evangelho Segundo o Espiritismo).

Apesar das dificuldades econômicas decorrentes da própria época de pouco desenvolvimento da região, que não fora, ainda, atingida pelo progresso que a industrialização provocou nas últimas décadas, procuraram desenvolver um trabalho assistencial em favor da população carente e sofredora. Verdadeiras romarias se apresentavam à sua porta, na Rua Saudade, pessoas dos arrabaldes e localidades mais próximas e, tempos depois, das mais distantes localidades, à medida que o nome de D. Linda se tornava mais conhecido, devido à perfeição de seus dons mediúnicos, suas qualidades morais e cristãs, a pureza com que ambos praticavam a caridade, distribuindo com amor o que com amor o poder espiritual dos Protetores lhes concedia.

A fim de oferecer melhores condições de assistência espiritual, o casal construiu e inaugurou o prédio da instituição Centro Espírita “Amor e Caridade”, na Rua Nilo Peçanha, 485, em 28 de janeiro de 1940.

Os trabalhos espirituais se desenvolveram sistematicamente, com sessões de doutrinação, às terças-feiras; desenvolvimento mediúnico e estudos do evangelho, às quintas-feiras; sessão de bênçãos, aos sábados; nas manhãs de domingo, aulas de evangelização para as crianças e reunião da “Mocidade Espírita”, para estudos e campanhas, de iniciativa do grupo.

Em 17 de julho de 1943, sob a presidência material do Sr. João Dias de Almeida e presidência espiritual do protetor Felício Luchini, é lançada a pedra espiritual da filial do Centro Espírita “Amor e Caridade”, de Birigüí, na sede provisória localizada no bairro Córrego da Pedra, município de Monte Aprazível, hoje município de Lourdes, Estado de São Paulo, que transmite a posse espiritual ao Guia Espiritual da nova corrente, mensageiro Pedro Travelini, que seria auxiliado em sua missão, pelo Espírito de Jerônimo de Macedo, para dar continuidade aos trabalhos espirituais e assistências naqueles rincões, com sessões regulares às terças-feiras e ­sábados.

Em 29 de junho de 1945, para atender às necessidades da população carente da região, foi construído o Departamento “Asilo da Velhice e dos Desamparados”, destinado a acolher velhos e crianças sem lar, abrigando, inicialmente, cerca de 40 internos, fornecendo-lhes moradia e alimento.

O crescimento contínuo do número de necessitados, especialmente no campo da doença mental, levou-os a ampliar seu campo assistencial, construindo um novo departamento, nascendo, então, o “Sanatório Felício Luchini”, em 2 de fevereiro de 1947, hoje “Hospital Psiquiátrico Felício Luchini”.

Inicialmente, o hospital acolhia, apenas, pacientes apresentados pelas autoridades da região, em número que ultrapassou a 150 enfermos, em virtude da inexistência de hospitais congêneres na região.

Após ampliação, modernização e adequação, atendendo a todas as exigências da Coordenadoria de Saúde Mental, o Hospital Psiquiátrico “Felício Luchini” foi promovido à classe A, ocupando um honroso segundo lugar entre os hospitais similares do estado, conforme ofício de 31 de agosto de 1976, daquele órgão governamental.

Ampliando sua atuação assistencial, a instituição Centro Espírita “Amor e Caridade” estendeu a caridade ao menor abandonado, construindo um prédio, inaugurado em 12 de junho de 1949, sob o nome de Orfanato “José Maria Lisboa”, hoje Lar “José Maria Lisboa”, que acolheu, inicialmente, 35 crianças, número que chegou a 150 internos, em média, em virtude da falta de lares na região.

É importante ressaltar que o casal manteve as referidas obras assistenciais com recursos próprios e exclusivos, desde a data de sua fundação até 31 de outubro de 1960, data em que se assinou o primeiro convênio com o Estado.

A Instituição Centro Espírita “Amor e Caridade” e seus Departamentos Assistenciais foram reconhecidos como de utilidades pública pela Lei Estadual n.º 472, de 3 de outubro de 1949, e decreto n.º 73.804, de 12 de março de 1974, da União.

Pelo pioneirismo e longos anos de serviços prestados através do Centro Espírita “Amor e Caridade” e Departamentos, de caráter reconhecidamente filantrópico, o Sr. João Dias de Almeida e D. Linda Dias de Almeida foram agraciados com os seguintes títulos:

– Em 15 de novembro de 1975, o Diploma de Cidadão Birigüiense, outorgado pela Câmara Municipal de Birigüi, nos termos do Decreto Legislativo n.º 34, de 21 de novembro de 1973, como reconhecimento público pelos relevantes serviços prestados à coletividade local, notadamente no campo da saúde e da assistência social;

– Comenda Ex-Mérito da Ordem Militar e Hospitalar de Jerusalém e Nossa Senhora do Monte Carmelo, em cerimônia realizada no dia 16 de novembro de 1975 no Lar “José Maria Lisboa”, com a presença do paraninfo do casal, deputado Dr. Renato Cordeiro e do chefe da Ordem, príncipe Prof. Dr. Gabriel Ornellos – Paleólogo;

– Medalha “Valor Cívica de Prata”, conferida pelo então Governador do Estado de São Paulo, Dr. Paulo Egydio Martins, pelo Decreto n.º 11216, de fevereiro de 1978, nos termos do Decreto n.º 52455, de 19 de maio de 1970, em solenidade realizada no Palácio dos Bandeirantes, em 16 de junho de 1978;

– Em 20 de agosto de 1985, a Câmara Municipal, na gestão do Sr. Prefeito Dr. Florival Cervelati, homenageou-o com a inauguração do Centro Comunitário “João Dias de Almeida”.

“Se eu falar a língua dos anjos, se tiver o dom da profecia, e penetrar todos os mistérios; se tiver toda a fé possível, a ponto de transportar montanhas, mas não tiver caridade, nada sou. Entre essas três virtudes: a fé, a esperança e a caridade, a mais excelente é a caridade”. (Paulo, Coríntios, XIII: 1-7 e 13).

O Sr. João Dias de Almeida foi excelente, e, ao lado de D. Linda excedeu na caridade. Espíritos de estirpe, de alta linguagem espiritual, encontraram-se para celebrar o amor que sempre os uniu em muitas reencarnações e não poderiam os Espíritos Superiores, Protetores Felício Luchini  e José Maria Lisboa, designarem outro nome que Amor e Caridade para o Centro Espírita, o objetivo maior deste casal, que a tudo renunciou, para dedicar-se inteiramente à missão sacrossanta da prática da caridade em todas as suas formas: material, espiritual e intelectual, porque muitas gerações beberam nesta fonte de luz e amor que irradiava dos corações generosos de D. Linda e Sr. João, que, pacientes, creram, toleraram, esperaram e sofreram, para que se cumprisse a missão de que todos os espíritos desencarnados e todos os irmãos necessitados aqui fossem recebidos, orientados, curados e encorajados nas lutas mais árduas.

E os Espíritos Superiores da corrente “Amor e Caridade” derramaram as bênçãos, lavraram o terreno com o suor deste casal intrépido no dever, sincero na fé, na devoção a Deus e a Jesus, na submissão aos protetores, que multiplicaram os frutos de sua luta.

O Evangelho veio-nos em ondas de exemplificação, no testemunho do homem cristão, que enfrentou todas as perseguições, a incompreensão de pessoas ignorantes nas verdades espirituais e, assim, no labor cotidiano de 44 anos de luta e integridade, o Sr. João e D. Linda formaram o caráter de gerações sucessivas de menores sem lar, marcaram a alma e personalidade de homens humildes, outros intelectuais que lhe devem a formação acadêmica, com a retidão de seu caráter, firmeza na fé, cristão exemplar, que não cansava de afirmar: “Eu construí a obra para a cura dos enfermos, para a prática da caridade”.

Guardamos nos corações e mentes, a figura solene do Sr. João Dias de Almeida, que nos incutia respeito silencioso por sua autoridade moral. Para todos, é o ídolo, o exemplo a seguir.

Praticou a lei da justiça, de amor e caridade na sua pureza. Teve fé em Deus e no futuro; enfrentou as vicissitudes, decepções e provas sem murmurar; fez o bem pelo bem; foi bom, humano e benevolente, respeitou nos outros todas as convicções sinceras; indulgente para com as fraquezas e defeitos alheios.

Não se envaideceu, tratou a todos com benevolência.

Para todos os que viveram à sombra de sua generosidade, o Sr. João foi o verdadeiro “ Homem de Bem”, o exemplo maior do espírita – cristão. Amou a Deus e a Jesus, curvo-se à luz sublime dos Espíritos Superiores que compõem a “Corrente Amor e Caridade”.

Durante toda a sua vida , presidiu todas as sessões mediúnicas, administrou e foi o provedor de todos os Departamentos.

Deixou-nos materialmente em 23 de dezembro de 1984, mas tudo nos fala de sua presença nos ambientes em que distribuía bondade e alegria a todos os irmãos, enfermos ou crianças que dele se aproximavam, em busca de carinho.

Ele partiu, e os nossos corações vestiram-se  com a túnica da saudade que ficou, a tristeza deu lugar à certeza de que seu espírito continua entre nós, junto de cada necessitado, na memória de todos os que suplicam por sua ajuda. Continua ao lado de sua amada esposa Linda Dias de Almeida, mãe de todos os que foram agasalhados no Hospital, Asilo, Lar e todos os irmãos que a elegeram mãe adotiva, a mais amada, a quem tudo devemos.

No dia 2 de fevereiro de 1997, a Diretoria do Hospital “Felício Luchini”, no cinqüentenário de sua fundação, homenageou seus fundadores, o casal João Dias de Almeida e Linda Dias de Almeida com uma placa comemorativa, em cerimônia pública a que compareceu toda a comunidade birigüiense.

A semente foi lançada; a obra, edificada; o exemplo, testemunhado, cabendo a todos engajar-se na luta que permanece sobre os ombros de D. Linda Dias de Almeida, que, cheia de dedicação e amor, continua a obra de nosso benfeitor.

 

 

 (Copiado de:

 http://www.universoespirita.org.br/catalogo/literatura/textos/ISMAEL%20GOBI/obras_de_vultos/joao_dias_de_almeida.htm)

 

 

 

LEIA A BIOGRAFIA DE DONA LINDA DIAS DE ALMEIDA.

ACESSE:

http://www.feparana.com.br/topico/?topico=2808

 

 

João Dias de Almeida com a esposa D. Linda Dias de Almeida. Foto do acervo do C.E. Amor e Caridade. Birigui, SP

Dona Linda e Sr. João Dias de Almeida, no alto à direita, com as crianças no Lar José Maria Lisboa.

Foto do acervo do C.E. Amor e Caridade. Birigui, SP

Natal no Lar José Maria Lisboa em 24-12-1950.

Foto do acervo do C.E. Amor e Caridade. Birigui, SP

Dona Linda e Sr. João Dias de Almeida no cafezal da Fazenda Lageado em Buritama, SP. Ano de 1956.

Foto do acervo do C.E.  Amor e Caridade. Birigui, SP

 

Dona Linda e Sr. João, no Córrego da  Pedra, zona rural da antiga Vila Lourdes, hoje Lourdes, no

Centro Espírita que era  uma extensão do C.E. Amor e Caridade de Birigui, SP. 

Foto do acervo do C.E. Amor e Caridade de Birigui, SP

Dona Linda e Sr. João Dias de Almeida. Foto do acervo do C.E. Amor e Caridade. Birigui, SP

Sr. João e Dona Linda com os filhos em 15-11-75.

Foto do acervo do C.E. Amor e Caridade de Birigui, SP.

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/AGOSTO/30-08-2018_arquivos/image017.jpg

Túmulo do casal Dona Linda e Sr. João Dias de Almeida

Cemitério da Saudade. Birigui, SP. Foto Ismael Gobbo

 

OBSERVAÇÃO

 

AS FOTOS ESTAMPADAS NESTE TRABALHO  PERTENCEM AO ACERVO DO CENTRO ESPÍRITA “AMOR E CARIDADE” SEDIADO NA CIDADE DE BIRIGUI,SP. AS MESMAS SÓ PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DA DIREÇÃO DAQUELA  ENTIDADE. ISMAEL GOBBO.

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este Boletim Diário de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]