Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

           

         https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/OUTUBRO/11-10-2021.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

 

 

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

09-10-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/OUTUBRO/09-10-2021.htm

08-10-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/OUTUBRO/08-10-2021.htm

07-10-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/OUTUBRO/07-10-2021.htm

06-10-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/OUTUBRO/06-10-2021.htm

05-10-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/OUTUBRO/05-10-2021.htm

 

 

 

A Porta Divina

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Caminho, Verdade e Vida. Lição nº 178. Página 371.

 

“Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á.” Jesus. (João,10:9.)

 

Nos caminhos da vida, cada companheiro portador de expressão intelectual um pouco mais alta converte-se naturalmente em voz imperiosa para os nossos ouvidos.

E cada pessoa que segue à frente de nós abre portas ao nosso espírito.

Os inconformados abrem estradas à rebelião e à indisciplina.

Os velhacos oferecem passagem para o cativeiro em que exerçam dominação.

Os escritores de futilidades fornecem passaporte para a província do tempo perdido.

Os maledicentes encaminham quem os ouve a fontes envenenadas.

Os viciosos quebram as barreiras benéficas do respeito fraternal, desvendando despenhadeiros onde o perigo é incessante.

Os preguiçosos conduzem à guerra contra o trabalho construtivo.

Os perversos escancaram os precipícios do crime.

Ainda que não percebas, várias pessoas te abrem portas, cada dia, através da palavra falada ou escrita, da ação ou do exemplo.

Examina onde entras com o sagrado depósito da confiança. Muita vez, perderás longo tempo para retomar o caminho que te é próprio.

Não nos esqueçamos de que Jesus é a única porta de verdadeira libertação.

Através de muitas estações no campo da Humanidade, é provável recebamos proveitosas experiências, amealhando-as à custa de desenganos terríveis, mas só em Cristo, no clima sagrado de aplicação dos seus princípios, é possível encontrar a passagem abençoada de definitiva salvação.

 

(Recebido em email do pesquisador e divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/FEVEREIRO/04-02-2020_arquivos/image011.jpg

A conversão da Maria Madalena. Óleo sobre tela de Paolo Veronese.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/A_Convers%C3%A3o_de_Maria_Madalena

https://www.noticiasespiritas.com.br/2017/DEZEMBRO/23-12-2017_arquivos/image011.jpg

A ressurreição da filha de Jairo. Óleo em papel montado em painel por Paolo Veronese.

Museu do Louvre, Paris. Foto Ismael Gobbo.

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a7/Bernhard_Plockhorst_-_Good_Shephard.jpg

Bom Pastor. Obra de Bernhard Plockhorst

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Bernhard_Plockhorst_-_Good_Shephard.jpg

 

 

 

Caminhos da Verdade e da Vida

Mensagem da Criança

 

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi)

 

 

Site da FEB- Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Acesse:

https://www.febnet.org.br/portal/

 

 

 

 

Site Feparana- Federação Espírita do Paraná

Curitiba

 

Acesse:

http://www.feparana.com.br/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cinema em casa

Filme: Campos de Esperança

 

Campos de esperança filme completo dublado - YouTube

 

Sinopse:

 

O adolescente Seth McArdle (Samuel Davis) passa por uma situação complicada: além de ser constantemente maltratado pelos jogadores de futebol do colégio, ele trabalha em um emprego mal remunerado. O garoto tem dificuldades para sustentar sozinho suas duas irmãs pequenas, já que o pai abandonou a família e a mãe morreu.

Cansado desta situação, ele revida contra um dos jovens da escola que o agride, e é punido pelo treinador. Seth é obrigado a cuidar do gramado do campo de futebol, junto do solitário funcionário Abel (Kevin Sorbo). Aos poucos, estes dois homens percebem várias semelhanças em suas vidas, e começam a ajudar um ao outro.

 

 

 

(Informação recebida em email de Mauricio Contier [[email protected]])

 

 

 

 

 

 

Na noite deste sábado aconteceu  a Pré-estréia de Benedita- Uma Heroína Invisível - O Legado da Superação

 

Conforme ampla divulgação o evento aconteceu no Teatro Paulo Alcides Jorge. No salão de entrada foi montada uma exposição alusiva a Dona Benedita Fernandes com muitos quadros e uma réplica de casa de madeira que deu início às  grandes obras de assistência realizadas pela Associação das Senhoras Cristãs por ela  fundada no ano de 1932. Antes da projeção falaram o jornalista  Sirlei Nogueira, da Cocriação Editora, idealizador do filme, Cesar Perri, autor do livro “A Dama da Caridade”  e a Secretária da Cultura Maria Teresa Assis Lemos Marques de Oliveira (Tieza). O filme muito bem documentado vivenciou a vida e a obra de Dona Benedita Fernandes de forma completa e será, sem dúvida, um sucesso meritório para a  Dama da Caridade, a inesquecível “Mãe Dita”, (Ismael Gobbo).

As falas de Sirlei Nogueira, Tieza e Cesar Perri junto de alguns dos atores do filme Benedita- Uma Heroína Invisível - O Legado da Superação na Pré-Estréia na noite de sábado, 09-10-2021. Fotos: Ismael Gobbo.

Exposição no Teatro Paulo Alcides Jorge local da Pré-estréia do filme Benedita- Uma Heroína Invisível - O Legado da Superação. Fotos: Ismael Gobbo.

 

 

Benedita – Uma Heroína Invisível

O Legado da Superação. Pré- estréia

 

 

Benedita: uma heroína invisível.

O legado da superação

 

 

A clássica frase do cineasta Glauber Rocha, referência do Cinema Novo do Brasil nos anos 1960 e início de 1970 pode ser emprestada nesse momento, só que com leve alteração: não foi “uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”, conforme Rocha, mas uma ideia na cabeça e uma câmera na mão que deram origem à produção cinematográfica com pré-estreia marcada para o dia 9 de outubro (sábado), às 21h, em Araçatuba, em sessão fechada.

            ‘Benedita: uma heroína invisível. O legado da superação’ é a cinebiografia fruto do citado encontro: ideia do jornalista Sirlei Nogueira com a câmera nas mãos do produtor Samuel Lalucci, que finalizavam um curso básico de produção audiovisual na cidade no ano de 2012. Em poucos meses começavam as filmagens do conteúdo documental.

Alguns anos depois, a pré-estreia é de um docudrama, mix de documentário com cenas dramatizadas por atores profissionais e amadores locais. A protagonista é a atriz Silvia Teodoro, natural da cidade, funcionária pública e psicóloga, que encarna – quase literalmente – a personagem Benedita Fernandes, pioneira benemérita que em 1932 fundou a instituição que se transformaria em hospital psiquiátrico com o nome dela, a partir de 1947.

Corte. Tipo cinematográfico, quando muda a cena: a atriz, que adotou Tiodora como novo nome artístico, em homenagem à avó, faleceu no último mês de março, em decorrência de câncer.

Corte 2: o recorte sobre essa história de vida prioriza outros cenários, principalmente os vivenciados ao longo de anos até chegar a Araçatuba e iniciar os trabalhos sociais que a transformaram em referência de responsabilidade social e de acolhimento ao ser humano, especialmente aos que necessitavam de atendimento em saúde mental, nos longínquos anos 1930.

Educação formal foi a outra frente de trabalho encarada pela desbravadora respeitada por políticos da época, como prefeito, deputado, interventor do Estado e até pelo próprio presidente Getúlio Vargas. Educação de crianças pobres como ela, em condições de vulnerabilidade social.

 

MULHER.

NEGRA.

POBRE.

ANALFABETA.

‘LOUCA’.

 

Imagine-se nessas condições. Só que 90 anos atrás...

            Todas são reais, com informações sobre obstáculos facilmente pesquisáveis – virtualmente ou não – na História relativamente recente do Brasil.

Ninguém – em sã consciência – poderia dizer que teria sido a melhor das experiências. Então, como seria para quem não vivenciasse em sã consciência?

Nesse caso, louca,mas não conforme diagnóstico da medicina vigente: ‘louca’ num sentido figurado para os homens, mas efetivamente compreensível do ponto de vista espiritual.Décadas depois, a Ciência reconheceu a obsessão espiritual no CID (Código Internacional de Doenças) da Organização Mundial da Saúde.

A condição provisória de ‘louca’ deve ter sido o obstáculo mais difícil a ser superado por aquela pessoa em situação de rua, de estrada batida de chão, de trilhas pelas matas e trilhos ferroviários. A andarilha perambulou quase 800 quilômetros entre a terra natal, Campos Novos de Cunha, Distrito de Cunha, perto de Guaratinguetá (atual Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) até chegar a Penápolis, Região Noroeste Paulista.

 

PENSE BEM!

 

O que uma mulher, negra, pobre, analfabeta e que circunstancialmente estava na condição de ‘louca’ poderia fazer em prol do semelhante na década de 1930? Seria necessário nascer de novo, não é mesmo?

O pit-stop histórico em Penápolis gerou muitos episódios e o momento que pode ser considerado de ‘nascimento’, de ‘metamorfose’ do ser humano que revolucionou a própria vida, numa exemplar história de superação, em uma existência caracterizada pelo pleno exercício da responsabilidade social.

Corte novamente.

São contribuições que refletem na história da vizinha Araçatuba.

Benedita Fernandes foi ‘curada’ e passou a ‘curar’; esteve andarilha e assegurou dignidade aos que perambulavam pelos caminhos, tanto adultos quanto principalmente crianças; era analfabeta, mas promoveu a educação infantil exemplarmente.

Vale destacar que uma ‘banca de examinadores’ formada por doutor e mestre em Ciências epor educadores com décadas de vivências foi convidada especialmente para reconstituir esse cenário histórico. Dentre eles: Cesar Perri, doutor em Ciências (foi Pró-Reitor da Unesp) e é o biógrafo da personagem; e Sergio Felipe de Oliveira, mestre em Ciências e fundador da UniEspírito (Universidade Internacional de Ciências do Espírito).

Luiz Carlos Barros Costa (ex-UniCastelo/Universidade Brasil, de Fernandópolis); Divaldo Pereira Franco, educador com mais de 600 filhos adotivos e mais de 200 netos e bisnetos em trabalho social em Salvador,BA; Ana Jaicy Guimarães, educadora e dona de casa; Marilusa Moreira Vasconcellos, educadora e psicóloga; e o psicanalista Wagner Gomes da Paixão são alguns dos outrosintegrantes da ‘banca’ que estruturam o cenário do conteúdo documental.

Especialistas em Educação para ‘avaliar’ a Educadora por excelência. Conterrâneos e contemporâneos também enriquecem o docudrama.

Pense bem!

Então, o que qualquer outra pessoa ‘normal’ poderia fazer nos dias de hoje, em prol do semelhante?

E você?O que poderia fazer?

Se aceitar sugestão: ‘Benedita: uma heroína invisível. O legado da superação’.

É um bom começo...

 

SERVIÇO

 

EXIBIÇÕES

Teatro Paulo Alcides Jorge | 9 a 14 de outubro |

Dez exibições: contrapartidas do Projeto ‘Benedita Fernandes. Sombra, Luz e Ação’: Edital Nº 01 de Apoio a Projetos de Valorização e Preservação da Memória no Município de Araçatuba (Prefeitura de Araçatuba/ Secretaria Municipal de Cultura/Fundo Municipal de Apoio à Cultura/Conselho Municipal de Políticas Culturais - Programa de Fomento à Cultura/Agosto de 2016).

O incentivo foi direcionado exclusivamente à produção do conteúdo dramático. Atores profissionais e amadores de Araçatuba foram envolvidos no projeto.

 

AGENDAMENTO PARA SESSÕES GRATUITAS

ENTRE 10 E 14 DE OUTUBRO

 

18 99709.4684 (Sirlei)

[email protected]

 

Dia 10: 16h | 20h30

Dia 12: 10h30 | 16h | 20h30

Dia 13: 16h | 20h30

Dia 14: 16h | 20h30

 

Classificação: 14 anos

 

FICHA TÉCNICA

 

BRASIL | 2021

Cinebiografia baseada no livro ‘Benedita Fernandes. A Dama da Caridade’

Autor:Antonio Cesar Perri de Carvalho

Publicação: Cocriação EditoraEireli, 2017

Apoio Cultural: Use Regional de Araçatuba (70 anos em 28.09.2022)

Face Espírita (30 anos em 21.11.2021)

 

COPRODUÇÃO DA CINEBIOGRAFIA (DOCUDRAMA)

Cocriação Editora | Araçatuba.SP

Lalucci Filmes | Araçatuba.SP

 

CONTEÚDO DOCUMENTAL

Antonio Cesar Perri de Carvalho

Divaldo Pereira Franco

Luiz Carlos Barros Costa

Ana Jaicy Rodrigues Guimarães

Marilusa Moreira Vasconcellos

Sergio Felipe de Oliveira

Wagner Gomes da Paixão

 

CONTEÚDO DOCUMENTAL

(Contemporâneos em Araçatuba.SP)

Naoum Cury (in memorian)

Dirce Dalloca Ribeiro

CONTEÚDO DOCUMENTAL

(Conterrâneos em Campos Novos de Cunha/Distrito de Cunha.SP)

José Carlos da Silva

Gilson Alves Bernardino

Marina Albano dos Santos Alves

Rubens Alves Bernardino

Ilson Gonçalves Ledoíno

José Fernandes

 

CONTEÚDO DRAMÁTICO

Tiodora (in memorian)

 

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL

Renato Prieto

 

ELENCO

Clóvis Roberto

Flavio Estêvão

Manuela Menezes

Pat Bracale

João Gonçalves

José Luiz Py

CRIANÇAS

Caio Bracale

Rafa CF

Leon Nogueira

 

TRILHA SONORA ORIGINAL

Maestro Mário Henrique

Paula Zamp

 

GRAVAÇÃO ORIGINAL DA TRILHA

Paula Zamp

Gabriel Rocha

 

ARTISTAS DE VOZ

Alessandra Araújo

André Marouço

Dan Camargo

Nelson Custódio

Hélio Negri

 

ARTISTAS PLÁSTICOS

Agda (Agda Russo) | Itatiba.SP

A.Wicher (Ângela Wicher) | Araçatuba.SP

Clifford (Clifford Fortin) | Birigui.SP

Lázaro (in memorian)

M. Luzia (Maria Luzia Almeida Rosa) | Araçatuba.SP

MatêVizoni (Maria Tereza Vizoni) | Birigui.SP

Merciana (Merciana Greice Pereira Xavier) | Araçatuba.SP

 

PARTICIPAÇÕES

Cícera Rodrigues Santana

Elza Benevenuto

Gregório Carlos Rodrigues

Joyce Maria Corrêa

Luiz Augusto Macedo

Mara Regina Garcia de Souza Oliveira

Sônia Arruda

 

EQUIPE LALUCCI FILMES

Douglas Lalucci

Bill Marques

André Moreira

Edélcio Araújo Jr.

 

*********

 

 

ACESSE ESTE VÍDEO:

https://web.whatsapp.com/

 

 

 

(Com informações de Sirlei Nogueira)

 

 

Divulgação da série: “Com amor,Benedita”

Acesse SBT interior

 

 

 

"Dia 09 de outubro de 2.021 marca os 74 anos do desencarne, em Araçatuba-SP., de Benedita Fernandes, A Dama da Caridade, fundadora da Associação das Senhoras Cristãs Benedita Fernandes.

Natural de Campos Novos de Cunha, um distrito da cidade paulista de Cunha, nascida em 27/06/1883, Benedita Fernandes, tem sua trajetória de benemérita registrada, mais destacadamente no biográfico Livro A Dama da Caridade, o qual se encontra na terceira edição, de autoria de Antônio César Perri de Carvalho.

Para marcar os 74 anos do desencarne, e iniciando as festividades dos 90 anos, que se completará no dia 06 de março de 2.022, de fundação da Associação, que leva seu nome, o SBT Interior, emissora de televisão sediada em Araçatuba-SP., que é afiliada ao SBT, está exibindo em seu programa Bem da Hora, a belíssima série “Com amor, Benedita”.

Dividida em quatro episódios, cujo primeiro foi exibido em 05 de outubro de 2.021, e os demais sequencialmente, finalizando no dia 08 de outubro de 2.021, a série retrata a história dessa personagem, com depoimentos dos que lhe prosseguem a obra em diferentes cidades, imagens históricas e atuais, e uma apresentação muito bem conduzida, até os dias atuais, destacando a continuidade, não somente do seu legado de Vida, dedicada ao auxílio aos excluídos, mas a continuidade das atividades da Associação que ela fundou, e a continuidade do seu trabalho, desde a dimensão extra física, como servidora de Jesus, sendo uma presença vida e atuante, até os dias atuais.

Mas nada melhor que acompanhar ou apreciar essa belíssima série “Com amor, Benedita”, a qual pode ser acessada nos seguintes links:

 

Primeiro episódio: http://youtu.be/JgkACA8w5-I

 

Segundo episódio: https://youtu.be/yGj-_due54U

 

Terceiro episódio: https://youtu.be/4IDprB-ATlE

 

Quarto episódio: https://youtu.be/TJKDpvknNZE

 

 

(Com informações de Gerência Administrativa [[email protected]])

 

 

Palestras com informações de Elsa Rossi

BUSS Londres, Reino Unido

 

 

 

https://youtu.be/BIZwDzpSN-k INGLES

JUVENTUDE ESPÍRITA INTERNACIONAL

🇧🇷🇨🇴🇨🇱🇦🇷🇨🇭🇬🇧🇨🇦🇺🇾🇫🇷🇪🇸🇺🇸🇧🇴

Olá Jovem Espírita!

Venha iniciar conosco uma nova jornada. Participe da Inauguração da Juventude Espírita Internacional Sembradores de Luz. 

O Mundo precisa de você!

📆 Sábado, 6/11:

⏰ 13h-15h (NY 🇺🇸)

⏰ 12h-14h (COL 🇨🇴)

⏰ 15h-17h (BRA 🇧🇷)

⏰ 19h-21h (SUI 🇨🇭)

 

 

(Recebido em email de Elsa Rossi. Londres, Reino Unido)

 

 

Vídeo da palestra de Roberto Sabbadini na 33ª. Jornada de Confraternização Espírita de Rancharia  

 

 

 

Assistir

https://www.youtube.com/watch?v=fUgV0l94aS4&ab_

 

 

 

(Recebido em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

33ª. Jornada Espírita de

Rancharia, SP

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

2º Feirão Virtual em Benefício das

obras assistenciais da Mansão do Caminho

Caro Ismael Gobbo,

 

Buscando superar as dificuldades e impedimentos do momento, este ano o Grupo Espírita Caminho da Esperança está promovendo o 2º Feirão Virtual em Benefício das obras assistenciais da Mansão do Caminho (seria o 32º presencial). Toda a renda (100%) é revertida em benefício da Mansão, cujas atividades assistenciais se multiplicam e diversificam em apoio aos necessitados de toda ordem, ensejando a colaboração e participação de todos nós.

Dessa forma solicitamos o seu apoio para ampla divulgação, agradecendo antecipadamente.

 

Links para doações:

https: //www.facebook.com/2feiraoespiritarj

https://sharity.com.br/2feiraovirtual

https: //youtu.be/pDmMykQpio0

https: //istagram.com/2feiraovirtual/

 

Fraternalmente,

Equipe de Colaboração e Divulgação

Helena Alves

 

 

(Recebido em email de helena de Souza Alves [[email protected]])

 

 

Se te for possível colabore com o Abrigo Ismael- Departamento da centenária União Espírita “Paz e Caridade”. Araçatuba, SP

 

ACESSE O SITE AQUI:

http://abrigoismael.com.br/  

O Abrigo Ismael irá comemorar 80 anos no dia 3 de outubro

 

 

top1

 

União Espírita Paz e Caridade, desde o ano 1921, vem atuando para abrandar o sofrimento de idosas carentes, suprindo-lhes todas as suas necessidades. Atualmente, conta com uma equipe de enfermagem, auxiliares, nutricionista, assistente social, médico, e fornece seis refeições diárias, medicamentos, lazer, atividades físicas e lúdicas, visando sempre a maior qualidade de vida possível nesta fase da vida. Em todos esses anos sempre contou com a colaboração da sociedade araçatubense, o qual agradecemos de todo o coração.

 

 

Sem título

 

 

 

 

Revista eletrônica semanal O Consolador

Londrina, PR

 

ACESSE

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

Boletim semanal do Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier

São Paulo, SP

GEECX_LogoOriginal.png

 

Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier

Boletim semanal – Ano VII

2a semana de Outubro de 2021

 

 

Filme sobre Benedita em pré-estréia 74 anos após sua partida; O filme: Benedita: uma heroína invisível. O legado da superação; Benedita em pré-estréia de filme e na mídia; Cinquentenário e a simplicidade e pureza; Transplantes no “Pinga-Fogo” com Chico Xavier; Comemorações em Araçatuba: Kardec e 80 anos do Abrigo Ismael; 50 anos da Casa do Caminho – História, confraternização, mensagem de Divaldo; Lei de sociedade e família; Atualidade das Obras de Kardec; “Pedi e obtereis” e os “patrões” de Benedita; Junto aos que sofrem

 

Artigos – Filme sobre Benedita em pré-estréia 74 anos após sua partida:

http://grupochicoxavier.com.br/filme-sobre-benedita-em-pre-estreia-74-anos-apos-sua-partida/

 

Notícias:

- O filme: Benedita: uma heroína invisível. O legado da superação:

http://grupochicoxavier.com.br/o-filme-benedita-uma-heroina-invisivel/

 

- Benedita em pré-estréia de filme e na mídia:

http://grupochicoxavier.com.br/benedita-em-pre-estreia-de-filme-e-na-midia/

 

- Cinquentenário e a simplicidade e pureza:

http://grupochicoxavier.com.br/cinquentenario-e-a-simplicidade-e-pureza/

 

- Transplantes no “Pinga-Fogo” com Chico Xavier:

http://grupochicoxavier.com.br/transplantes-no-pinga-fogo-com-chico-xavier/

 

Vídeos:

- Comemorações em Araçatuba: Kardec e 80 anos do Abrigo Ismael:

http://grupochicoxavier.com.br/comemoracoes-em-aracatuba-kardec-e-80-anos-do-abrigo-ismael/

 

- 50 anos da Casa do Caminho – História, confraternização, mensagem de Divaldo:

http://grupochicoxavier.com.br/50-anos-da-casa-do-caminho-historia-confraternizacao-mensagem-de-divaldo/

 

- Lei de sociedade e família:

http://grupochicoxavier.com.br/lei-de-sociedade-e-familia/

 

- Atualidade das Obras de Kardec:

 http://grupochicoxavier.com.br/atualidade-das-obras-de-kardec/

 

Estudo do Evangelho:

- “Pedi e obtereis” e os “patrões” de Benedita:

http://grupochicoxavier.com.br/pedi-e-obtereis-e-os-patroes-de-benedita/

 

Mensagem – Junto aos que sofrem:

http://grupochicoxavier.com.br/junto-aos-que-sofrem-2/

 

o0o

“Benedita Fernandes, [...] as damas presentes puderam ver que a mulher admirável que, em Araçatuba, atendia deze­nas de enfermos, com suor do próprio rosto, envergava singelo vestido de chitão com remendos enormes” - Hilá­rio Silva.

(“Num domingo de calor”, psicografia de Francisco Cândido Xavier. Publicação original: Anuário Espírita 1964. Araras: IDE, pg. 49; Extraído de: Carvalho, Antonio Cesar Perri. Benedita Fernandes. A dama da caridade. Araçatuba: Cocriação, 2017)

 

 

o0o

Com fraternal abraço,

Equipe GEECX

 

 

(Recebido em email de Cesar Perri Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

 

Filme sobre Benedita em pré-estréia 74 anos após sua partida

 

Antonio Cesar Perri de Carvalho

A pioneira da assistencial social espírita na região de Araçatuba, Benedita Fernandes, completou sua existência física no dia 09 de outubro de 1947.

Considerada “louca”, foi curada por espíritas, pois seu desequilíbrio era obsessão espiritual.  Em seguida, empreendeu um vasto trabalho assistencial em Araçatuba a partir da fundação da Associação das Senhoras Cristãs, em 1932. Na elaboração de nosso livro Benedita Fernandes. A dama da caridade reunimos pesquisas e entrevistas. Foi lançado nas comemorações do Cinquentenário (1982) da instituição por ela fundada e atualmente é editado pela Cocriação.

O espírito pode evidenciar sua sobrevivência e sua identidade. Em viagens para palestras, no Brasil e no exterior, recebemos informações sobre Benedita, sempre de forma espontânea e através de diferentes médiuns. As mensagens iniciais, psicografadas por Divaldo Pereira Franco, foram incluídas em nosso livro e em obras desse médium.

Benedita Fernandes é um espírito ativo, lúcido e benfazejo, agora conhecida nacionalmente!

            Coincidindo com os 74 anos da desencarnação de Benedita Fernandes, entra na etapa de pré-estréia em Araçatuba, com o apoio da Secretaria da Educação da Prefeitura Municipal, o filme “Benedita: uma heroína invisível. O legado da superação”.

Esse filme foi elaborado durante alguns anos, baseado principalmente no livro Benedita Fernandes. A dama da caridade, de nossa autoria (Ed.Cocriação/USE Regional de Araçatuba). O roteiro e direção é de Sirlei Nogueira (de Araçatuba); co-produção: Lalucci Filme e Cocriação Editora; direção de produção Samuel Lalucci. O filme conta com um clipe com música tema de Paula Zampp e maestro Mário Henrique, intérpretes Paula Zampp e Gabriel Rocha. No componente de documentário, há entrevistas e depoimentos de várias pessoas, como Divaldo Pereira Franco, Wagner Gomes da Paixão, Ana Jaicy Guimarães, Luiz Carlos Barros Costa e conosco. Na dramatização de diversos episódios da vida de Benedita atua como atriz principal Sílvia Teodoro.

            A atriz Sílvia Teodoro, desencarnou com 54 anos de idade em Araçatuba no dia 19 de março deste ano; era dedicada ao teatro na cidade e região, formada em psicologia e espírita atuante.

            O novo filme é um marco histórico para Araçatuba e para o movimento espírita em geral.

Transcrito de:  Folha da região. Araçatuba, 06/10/2021. P.2

 

(Texto recebido em email de Cesar Perri Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

Capa do livro Benedita Fernandes, A Dama da Caridade.

Autor: Antonio Cesar Perri de Carvalho.

 

 

Amor e respeito

 

Pela manhã, no parque da cidade, eu os encontrei. Já os vira, de outras vezes, e me haviam chamado a atenção.

Hoje, me permiti ir ao encontro deles para um breve diálogo.

Trata-se de um casal de idosos, que caminhava lentamente, lado a lado.

O que era curioso, estranho mesmo, é que ele carregava um banquinho de plástico na mão. Quem sai a caminhar e leva consigo um banquinho?

Simpáticos, eles me disseram se chamar José e Maria. Exatamente como o famoso casal das páginas bíblicas, tão nossos conhecidos.

Desejando satisfazer a minha curiosidade, depois de algumas breves palavras, ousei perguntar por que ele levava nas mãos um banquinho, enquanto fazia a caminhada matinal.

O velhinho sorriu e me disse que estavam casados há mais de sessenta anos.

Você pode imaginar quantos cafés ela preparou para mim, quantos pratos deliciosos me serviu, nas refeições de cada dia.

Desde que construímos nosso lar, ela cuida de mim, com muito carinho. Lava, passa, deixa a casa perfumada, colocando flores no vaso da sala.

Ela é uma criatura muito especial. Mesmo quando não fala, escuto, graças aos seus gestos, que ela me diz: Amo você.

Então, veja, quando caminhamos, depois de alguns metros, ela fica cansada. É para isso que serve o banquinho: para ela se sentar, descansar um pouco. Depois seguimos a caminhada.

A emoção me dominou. Eis aí um casal, envelhecido nos anos, mas cujo amor e respeito tem o sabor e o perfume dos dias do namoro.

Imaginei quantos terão olhado para aquele senhor, de cabelos brancos, caminhando devagar, ao lado da esposa, e pensado: Que coisa estranha!

Como pode desejar fazer uma saudável caminhada carregando um banquinho?

No entanto, para ele nada importa senão oferecer à sua amada, uma pequena parcela de amor, dizendo: Sente, amor, descanse um pouco. Depois, continuaremos.

*   *  *

Que bela lição de amor, de respeito, de companheirismo. O que terão trilhado, juntos, nessas mais de seis décadas de matrimônio?

Com certeza, não foram róseos todos os seus dias. Terão ficado tristes, em algum momento, um com o outro, por aqueles pequenos deslizes que sempre se comete: chegar atrasado em um evento, esquecer de comemorar o dia em que se conheceram, sair apressado sem oferecer o beijo amoroso.

Nada que pudesse durar mais que poucas horas, porque o amor tudo perdoa e por tudo se desculpa.

É assim que se constrói uma relação duradoura. É assim que se fortalecem os laços do afeto.

É assim que se envelhece lado a lado, ainda lembrando de gestos de ternura, de carinho, de interesse pelo outro.

Que exemplos dessa ordem nos possam servir para que repensemos nossas próprias relações.

Temos sido atenciosos com os que nos amam? Temos lembrado de olhá-los nos olhos e agradecer por tudo que nos oferecem: dos cuidados aos abraços, aos beijos, às tantas vezes em que, nos vendo sair, nos abençoam com um Vá com Deus?

Pensemos nisso.

Redação do Momento Espírita.
Em 9.10.2021.

 

 

 (Copiado do site Feparana)

Casal caminhando.Lápis no papel por Vincent van Gogh.

Imagem/fonte: https://www.wikiart.org/en/vincent-van-gogh/walking-couple-1886

 

God speed”. Boa sorte. Vá com Deus. Óleo sobre tela de Edmund Leighton.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Courage

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo

 

 

 

(Copiado do site Febnet)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/DEZEMBRO/05-12-2019_arquivos/image008.jpg

Os fariseus e os saduceus vêm para tentar Jesus por James Tissot ( Brooklyn Museum )

Imagem/fonte:

https://en.wikipedia.org/wiki/Sadducees#/media/File:Brooklyn_Museum_-_The_Pharisees_and_the_Saduccees_Come_to_Tempt_Jesus_(Les_pharisiens_et_les_saduc%C3%A9ens_viennent_pour_tenter_J%C3%A9sus)_-_James_Tissot_-_overall.jpg

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/AGOSTO/13-08-2021_arquivos/image024.jpg

O óbolo da viúva em aquarela por James Tissot.

Imagem/fonte: 

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Brooklyn_Museum_-_The_Widow%27s_Mite_(Le_denier_de_la_veuve)_-_James_Tissot.jpg

https://www.noticiasespiritas.com.br/2016/MARCO/24-03-2016_arquivos/image019.jpg

A Última Ceia com a cena de Jesus lavando os pés dos apóstolos. Grupo em terracota

de tamanho natural. Igreja do Santo Sepulcro, Milão, Itália. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Pedro de Camargo (Vinicius)

 

Vinicius01

Pedro de Camargo (Vinicius)

Imagem: O Clarim

 

Nascido no dia 7 de maio de 1878, na cidade de Piracicaba, Estado de S. Paulo, e desencarnado no dia 11 de outubro de 1966, na cidade de São Paulo.

 

Não se pode fazer o esboço histórico do Espiritismo no Estado de S. Paulo, na primeira metade do presente século, sem levar em consideração a personalidade inconfundível de Pedro de Camargo, mais conhecido pelo pseudônimo de Vinícius.

 

Os seus primeiros anos de escolaridade foram feitos no Colégio Piracicabano, educandário de orientação metodista, de fundação norte- americana. A diretora do estabelecimento era então a missionária Martha H. Watts, de quem Pedro de Camargo guardou sempre as mais caras recordações e grande admiração. São dele as seguintes palavras extraídas de um artigo que escreveu por ocasião da desencarnação daquela missionária, ocorrida nos Estados Unidos: "Sempre que se oferecia ensejo de inocular princípios de virtude e regras de moral, era quando se mostrava admirável, comprovando a rara e excepcional competência de que fora dotada para exercer tão sublime missão.

 

Eu bem me lembro que perto de Miss Watts ninguém era capaz de mentir ou dissimular; as traquinadas e travessuras, escondidas cautelosamente, eram- lhe fielmente narradas quando nos interpelava, tal o império que sobre nós sabia exercer, sem jamais usar para isso de outro meio que não a força do bem e o devotamento com que praticava seu sagrado sacerdócio.

 

Muito lhe deve a sociedade piracicabana; muito lhe devem seus ex- alunos; muito lhe devo eu.

 

Os princípios salutares de moral que me ministrou, assim como os conselhos elevados que me dispensou com tanto carinho e solicitude durante minha infância, repercutem- me ainda na alma como uma voz amiga que me dirige os passos, e por isso, ao saber que ela já não mais vive na Terra, rendo- lhe este preito de homenagem, simples e singelo, porém sincero e verdadeiro, como que desfolhando sobre a campa da querida mestra umas pétalas humildes que em seguida o vento arrebatará, mas cujo tênue perfume chegará até ela, levando- lhe o penhor de minha gratidão pelo muito que de suas benfazejas mãos recebi."

 

Durante muitos anos, Pedro de Camargo presidiu a Sociedade de Cultura Artística, de Piracicaba, tendo a oportunidade de levar para lá famosos artistas.

 

Jamais teve tendência para a política. Chegou a assumir uma cadeira de Vereador, na Câmara Municipal de Piracicaba, eleito por indicação do extinto Partido Republicano. Como não quisesse "seguir outra disciplina que não fosse a do dever, e ouvir outra voz que não a da razão e da consciência", dizia ele mais tarde -- esse critério não serviu ao Partido, por isso não o quiseram mais.

 

Os estudos blíblicos eram metódicos no Colégio Piracicabano, de maneira que Pedro de Camargo se tornou um dos maiores entusiastas dessa matéria, tornando- se mais tarde uma das maiores autoridades no trato da exegese evangélica.

 

No ano de 1904, foi fundada em Piracicaba a primeira instituição espírita da cidade, com o nome de Igreja Espírita Fora da Caridade não há Salvação. Dentre os seus fundadores salientava- se a figura veneranda de João Leão Pitta. O funcionamento dessa tradicional instituição acarretou a esse pioneiro uma série de perseguições movidas por inspiração de outras entidades religiosas, chegando ao ponto de não conseguir nem mesmo um emprego, tão necessário para o amparo de sua família, a qual ficou mais de um ano na eminência de completo desamparo.

 

Um ano mais tarde, em 1905, Pedro de Camargo interessou- se pelo Espiritismo, uma vez que nele encontrou a solução para tudo aquilo que constituía incógnitas em seu Espírito. Tomando conhecimento do que sucedia com Leão Pitta, prontamente o empregou em sua loja de ferragens e, como segundo passo, desfez a secção de armas de fogo que representava apreciável fonte de renda em seu estabelecimento comercial.

 

Durante cerca de trinta anos, Pedro de Camargo desenvolveu, em sua cidade natal, profícuo e intenso trabalho de divulgação das verdades evangélicas à luz da Doutrina Espírita. Nessa época passou a adotar o pseudônimo de Vinícius; suas preleções eram estenografadas e logo em seguida largamente difundidas, fazendo com que sua fama se propagasse por toda a circunvizinhança.

 

No ano de 1938, transferiu seu domicílio para a cidade de S. Paulo. Ali substituiu o confrade Moreira Machado na presidência da União Federativa Espírita Paulista e, juntamente com Thietre Diniz Cintra, fundou uma escola para evangelização da infância e juventude, tendo para tanto elaborado normas e diretrizes para esse gênero de educação.

 

Em 1939 tornou- se um dos diretores do Programa Radiofônico Espírita Evangélico do Brasil, levado ao ar, diariamente, através da Rádio Educadora de S. Paulo. Em 31 de março de 1940, quando a União Federativa Espírita Paulista fundou a Rádio Piratininga, emissora de cunho nitidamente espírita, Vinícius foi eleito seu diretor- superintendente e, em companhia de outros valores do Espiritismo paulista, orientou aquela emissora e seu programa espírita diário até o ano de 1942.

 

Nessa época Vinícius já havia se integrado na Federação Espírita do Estado de S. Paulo, tornando- se um dos seus conselheiros e ali introduzindo as suas "Tertúlias Evangélicas", realizadas todos os domingos de manhã, com apreciável assistência que invariavelmente superlotava o seu salão.

 

Durante muitos anos, foi delegado da Federação Espírita Brasileira, em S. Paulo, representando- a em todas as solenidades onde a sua presença se fazia necessária.

 

Quando a Federação Espírita do Estado de S. Paulo, em março de 1944, lançou o seu órgão "O Semeador", Vinícius foi designado seu diretor- gerente, cargo que desempenhou durante mais de uma década, emprestando àquele jornal a sua costumada cooperação.

 

Em outubro de 1949, em companhia de Carlos Jordão da Silva, integrou a representação do Estado de S. Paulo junto ao II Congresso Espírita Pan- americano, conclave de grande repercussão que se realizou no Rio de Janeiro. No ensejo desse acontecimento, reuniram- se na antiga Capital Federal várias representações de entidades espíritas de âmbito estadual, as quais, numa feliz gestão, conseguiram materializar o sonho de muitos seareiros espíritas, criando o Conselho Federativo Nacional e assinando o célebre Pacto Áureo de Unificação. Pedro de Camargo foi um dos signatários desse importante instrumento de pacificação espírita nacional, no dia 5 de outubro de 1949.

 

Vinícius foi assíduo colaborador de numerosos órgãos espíritas. De sua bibliografia destacamos os livros: "Em torno do Mestre", "Na Seara do Mestre", "Nas Pegadas do Mestre", "Na Escola do Mestre, "O Mestre na Educação", e "Em Busca do Mestre", obras de marcante relevância no campo da divulgação evangélico- doutrinária.

 

A sua ação se fez sentir vigorosamente quando se cogitou da fundação de uma instituição educacional espírita. Lutou durante muitos anos por esse ideal. Exultou- se com a fundação do Educandário Pestalozzi, na cidade de França, entretanto, o seu sonho concretizou- se quando da fundação do "Instituto Espírita de Educação", do qual foi presidente. No âmbito desse instituto foi fundado o "Externato Hilário Ribeiro", em cuja direção permaneceu até o ano de 1962.

 

A par de todas essas atividades, Pedro de Camargo ocupava assiduamente as tribunas das instituições espíritas, principalmente as da Capital do Estado, tornando- se um dos oradores mais requisitados e o que sempre conseguia atrair maior assistência. Homem dotado de ilibado caráter, comedido em suas atitudes e de moral inatacável, tornou- se, de direito e de fato, verdadeira bandeira do movimento espírita. Quando seu nome figurava à testa de qualquer realização, esta infundia confiança e respeito, dada a indiscutível projeção do seu nome e a sua qualidade de paladino das causas boas e nobres.

 

Vinícius também teve notória atuação no campo da assistência social espírita, situando, entretanto, em primeiro plano o trabalho em prol do esclarecimento evangélico- doutrinário, imprescindível à iluminação interior dos homens.

 

Grandes Vultos do Espiritismo

 

 

(Texto copiado do site Feparana)

20180613_164355

Rio Piracicaba. Piracicaba, SP. Cidade natal de Pedro de Camargo (Vinicius). Foto Ismael Gobbo

VINICIUS

Pedro de Camargo (Vinicius) se tornou espírita por influência de João Leão Pitta. Imagem Internet

pitta

João Leão Pitta. Imagem Internet

 

capa

G.E. Fora da Caridade não há Salvação, fundado por João Leão Pitta. Piracicaba, SP

Imagem/fonte: http://www.usepiracicaba.com.br/institucional/casa-espirita?id=20

 

 

Amor Infinito

Inspire flexibilidade

 

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi)

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este Boletim Diário de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]