Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

           

         https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/OUTUBRO/20-10-2021.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

 

 

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

19-10-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/OUTUBRO/19-10-2021.htm

18-10-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/OUTUBRO/18-10-2021.htm

16-10-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/OUTUBRO/16-10-2021.htm

15-10-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/OUTUBRO/15-10-2021.htm

14-10-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/OUTUBRO/14-10-2021.htm

 

 

               

Estás doente?

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Fonte Viva. Lição nº 86. Página 199.

 

"E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará." (Tiago, 5:15.)

 

Todas as criaturas humanas adoecem, todavia, são raros aqueles que cogitam de cura real. 

Se te encontras enfermo, não acredites que a ação medicamentosa, através da boca ou dos poros, te possa restaurar integralmente. 

O comprimido ajuda, a injeção melhora, entretanto, nunca te esqueças de que os verdadeiros males procedem do coração.

A mente é fonte criadora. 

A vida, pouco a pouco, plasma em torno de teus passos aquilo que desejas. 

De que vale a medicação exterior, se prossegues triste, acabrunhado ou insubmisso?... 

De outras vezes, pedes o socorro de médicos humanos ou de benfeitores espirituais, mas, ao surgirem as primeiras melhoras, abandonas o remédio ou o conselho salutar e voltas aos mesmos abusos que te conduziram à enfermidade. 

Como regenerar a saúde, se perdes longas horas na posição da cólera ou do desânimo?

A indignação rara, quando justa e construtiva no interesse geral, é sempre um bem, quando sabemos orientá-la em serviço de elevação; contudo, a indignação diária, a propósito de tudo, de todos e de nós mesmos, é um hábito pernicioso, de consequências imprevisíveis. 

O desalento, por sua vez, é clima anestesiante, que entorpece e destrói. 

E que falar da maledicência ou da inutilidade, com as quais despendes tempo valioso e longo em conversação infrutífera, extinguindo as tuas forças?... 

Que gênio milagroso te doará o equilíbrio orgânico, se não sabes calar, nem desculpar, se não ajudas, nem compreendes, se não te humilhas para os Desígnios Superiores, nem procuras harmonia com os homens?...

 Por mais se apressem socorristas da Terra e do Plano Espiritual, em teu favor, devoras as próprias energias, vítima imprevidente do suicídio indireto.

Se estás doente, meu amigo, acima de qualquer medicação, aprende a orar e a entender, a auxiliar e a preparar o coração para a Grande Mudança. 

Desapega-te de bens transitórios que te foram emprestados pelo Poder Divino, de acordo com a Lei do Uso, e lembra-te de que serás, agora ou depois, reconduzido à Vida Maior, onde encontramos a própria consciência. 

Foge à brutalidade. 

Enriquece os teus fatores de simpatia pessoal pela prática do amor fraterno. 

Busca a intimidade com a sabedoria, pelo estudo e pela meditação. 

Não manches teu caminho. 

Serve sempre. 

Trabalha na extensão do bem. 

Guarda lealdade ao ideal superior que te ilumina o coração e permanece convicto de que, se cultivas a oração da fé viva, em todos os teus passos, aqui ou além, o Senhor te levantará. 

 

 

 

 (Recebido em email do pesquisador e divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/AGOSTO/01-08-2018_arquivos/image049.jpg

Uma menina lê para um convalescente enquanto uma enfermeira traz o remédio do paciente.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:A_girl_reads_to_a_convalescent_while_a_nurse_brings_in_the_p_Wellcome_V0017068.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/MAIO/29-05-2018_arquivos/image009.jpg

Guerra da Criméia: Florence Nightingale com sua lâmpada na cabeceira do paciente. Litografia colorida após H. Rae.

Imagem/fonte:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/b/ba/Florence_Nightingale._Coloured_lithograph._Wellcome_V0006579.jpg/804px-Florence_Nightingale._Coloured_lithograph._Wellcome_V0006579.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JUNHO/01-06-2018_arquivos/image012.jpg

Oração. Albrecht Duerer.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Duerer-Prayer.jpg

 

 

 

Benedita induz à revisitação das origens

 

Antonio Cesar Perri de Carvalho

Em função da pré-estréia do filme “Benedita. Uma Heroína Invisível - O Legado da Superação", em Araçatuba, visitamos nossa terra natal com intensos compromissos, juntamente com a esposa Célia, o filho Flávio e a amiga Carol.

Benedita Fernandes, curada de uma obsessão, transformou-se em dedicada seareira, fundadora da primeira obra assistencial espírita na cidade e região nos idos de 1932. Desencarnou envolvida em ambiente de respeito e admiração da população de Araçatuba aos 09 de outubro de 1947.

Vários programas especiais sobre esse vulto histórico foram transmitidos pela “Estação Dama da Caridade Benedita Fernandes”, com canais no You Tube e no Facebook, coordenada por Sirlei Nogueira.

Pela efeméride dos 74 anos da desencarnação de Benedita a TV SBT Regional de Araçatuba apresentou um documentário em quatro episódios: “Com amor, Benedita”, onde fomos um dos depoentes.

Em função do marco histórico de Araçatuba, a mulher que se caracteriza como uma “Heroína Invisível” e “Legado de Superação”, houve a pré-estréia do filme, um docudrama, que estava sendo elaborado há anos pelo diretor Sirlei Nogueira e a produção Lalucci. Há entrevistas e depoimentos de várias pessoas, como Divaldo Pereira Franco, o psiquiatra Sérgio Felipe de Oliveira, Wagner Gomes da Paixão, Ana Jaicy Guimarães, Luiz Carlos Barros Costa e conosco; o roteiro foi adaptado de nosso livro “Benedita Fernandes. A dama da caridade” (Ed.Cocriação, Araçatuba); na dramatização de episódios da vida de Benedita atua como atriz principal Sílvia Teodoro e vários atores e figurantes da cidade; a música tema é de autoria de Paula Zampp e maestro Mário Henrique, intérpretes Paula Zampp e Gabriel Rocha;

            A sessão especial da pré-estréia do filme sobre Benedita Fernandes no Teatro Paulo Alcides Jorge, de Araçatuba, contou com presença do diretor do filme Sirlei Nogueira, atores, representantes dos produtores, da Secretária de Cultura do Município, ex-prefeito Aparecido Sério, Ismael Gobbo (do Boletim de Notícias Espíritas), dirigentes espíritas e nós acompanhado de familiares. As exibições ocorreram entre os dias 9 e 14 de outubro.

No hall do Teatro havia uma exposição com telas artísticas sobre a homenageada e a reprodução da entrada de uma casinha de madeira, semelhante às elaboradas por Benedita nos anos 1920.

Divaldo Pereira Franco, que participa do filme como um dos depoentes, encaminhou-nos mensagem sobre a pré-estréia: "Cesar, exulto de alegria com o filme da gloriosa irmã amada. Meus parabéns a você e todos. Estou acompanhando. Abraços a todos. Divaldo".

Nesse contexto, fomos convidados pela TV Cidade – coligada da TV Gazeta de São Paulo para entrevista sobre o filme e nosso livro sobre Benedita em programa de Reggis Antonio.

Naqueles dias também se desenvolviam as comemorações presenciais na União Espírita Paz e Caridade e Abrigo Ismael que, respectivamente, completam 100 e 80 anos de fundação. Ocorreu palestra nossa e o lançamento local do livro “Pelos caminhos da vida. Memórias e reflexões” (Ed.Cocriação). Nessa instituição, nossa esposa Célia participou da fundação de Mocidade Espírita em 1965, também local de atuação de sua genitora Joana e do nosso tio Pedro Perri.

Era indispensável a visita à Instituição Nosso Lar, fundada por Emília Santos e os irmãos Bebé e Rolandinho Perri Cefaly (nossa genitora e o tio). Naquele local iniciamos nossas atividades e em 1964 fundamos uma Mocidade Espírita. Atualmente, nosso irmão Paulo Sérgio Perri de Carvalho é o presidente da Instituição.

Em função da nossa obra recente “Pelos caminhos da vida. Memórias e reflexões” e acompanhado pelo editor Sirlei Nogueira, visitamos dois espaços de cultura da cidade: para uma entrevista na Academia Araçatubense de Letras, da qual fomos membro fundador; e, oferta desse livro sendo recepcionado pelo acadêmico presidente Arnon Gomes. Também entregamos essa obra à Biblioteca Municipal Rubens do Amaral. Interessante foi a foto com a Bibliotecária defronte à tela de Benedita Fernandes, na galeria de vultos de Araçatuba.

Também visitamos um trabalho novo na cidade, o Projeto Chico Xavier, implantado em bairro da periferia de Araçatuba, com atendimentos material e espiritual, coordenado por Ricardo dos Anjos, com apoio de Osvaldo Magro Filho e Maria Luzia Almeida Rosa. Juntamente com nossa esposa proferimos rápidas exposições evangélicas.

A visita à terra natal, com reencontros familiares e amigos, e, primeira viagem doutrinária desde o início da pandemia, foi intensa e plenamente justificável, e, relacionada com dois livros de nossa autoria e suas repercussões.

 

(Foi dirigente espírita e docente de Faculdade em Araçatuba; ex-presidente da USE-SP e da FEB).

 

 

(Recebido em email  de Cesar Perri Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

As falas de Sirlei Nogueira, Tieza e Cesar Perri junto de alguns dos atores do filme Benedita- Uma Heroína Invisível - O Legado da Superação na Pré-Estréia na noite de sábado, 09-10-2021. Foto: Ismael Gobbo.

Exposição no Teatro Paulo Alcides Jorge local da Pré-estréia do filme Benedita- Uma Heroína Invisível - O Legado da Superação. Foto: Ismael Gobbo.

 

 

Entrevista “Benedita, heroína invisível”

]

O tema “Benedita, heroína invisível” foi o tema da entrevista feita por Orson Carrara com Antonio Cesar Perri de Carvalho, na noite do dia 14 de outubro. O entrevistado respondeu a questões sobre o filme que estava em pré-estréia em Araçatuba, tendo como base para enredo o seu livro “Benedita Fernandes. A dama da caridade”. Esse programa de Orson Carrara conta com vários parceiros para a transmissão.

Acesse pelo link:

https://www.youtube.com/watch?v=49OgRAY1rRY

 

 

 

 

(Recebido em email  de Cesar Perri Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

 

Programação do Centro Espírita Raymundo Mariano Dias

Birigui, SP

 

.

Transmissão ao vivo, às 20:00 horas, pelos canais:

.

Facebook do Raymundo Mariano Dias:

https://www.facebook.com/ceraymundomarianodias

.

Estação Dama da Caridade Benedita Fernandes:

You Tube: https://www.youtube.com/estacaodamadacaridadebeneditafernandes

Facebook: https://www.facebook.com/estacaodamadacaridadebeneditafernandes/

.

https://docs.google.com/uc?export=download&id=1uTNjIyF2IQaO2-LJ0QdmN8Dp73O6pkwb&revid=0BydqGnBfssLgNC9rRjVCZEk2Mi9xNzM1NWNTU2hhQldSVlZzPQ

 

 

(Recebido em email de C E Raymundo Mariano Dias [[email protected]])

 

 

V Encontro José Herculano Pires

Avaré e região

 

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

 Programação do Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

Notícias do Movimento Espírita

Exmºs Srs,

 

As nossas mais cordiais saudações.

 

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha (CCE) informa que no próximo dia 22 de Outubro, sexta-feira, pelas 21h, vai levar a cabo uma palestra espírita subordinada ao tema "Afinal, a vida continua...", com José Lucas. Não existe limtação de entradas, estando disponíveis os 100% dos lugares, sendo necessário o uso de máscara, de acordo com as orientações da DGS.

Esta associação fica na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c (Bº das Morenas - Caldas da Rainha).

Fonte: Centro de Cultura Espírita

 

Tel: 938 466 898; 966 377 204; 

www.cceespirita.wordpress.com   -   E-mail: [email protected]
www.youtube.com/c/CentrodeCulturaEspíritaCaldasdaRainha
www.facebook.com/Centro-de-Cultura-Espírita-de-Caldas-da-Rainha-195515483836343/

 

 

 

(Informação recebida em email de Centro de Cultura Espírita Caldas da Rainha [[email protected]])

 

 

Programação do 39º. Encontro de Dirigentes e Trabalhadores Espíritas da  USE Regional de Marília, SP . - Live.

 

 

 

 

 

 

(Informações em email de Donizete Pinheiro)

 

 

Programação da USE Intermunicipal de Marília

Live

 

 

 

(Informação recebida em email de Donizete Pinheiro)

 

 

Palestra com Orlando Villarraga

Vía Zoom

 

 

(Com informações de Iberoamérica Espírita)

 

 

Programação do 15º. Mês de Kardec. USE Distrital do Jabaquara

Palestras ao vivo e online

 

 

 

(Com informações de Jorge Rezala)

 

 

Site da Folha Espírita

São Paulo, SP

 

Acesse aqui:

https://www.folhaespirita.com.br/jornal/

 

 

 

 

(Com informações de Cláudia Santos)

 

 

Campanha de alimento Remanso Fraterno

Niterói, RJ

http://sef.org.br/sef/images/2021/CAMPANHAS/Campanha-Remanso-Alimentos.jpg

https://bit.ly/campanhadoalimento

 

http://sef.org.br/sef/images/newsletter/templates/logo_remanso_314x120.png

Rua Jean Valentau de Mouliac, 1601

Várzea das Moças - Niterói/RJ

Tel.: +55 21 2609-9930

 

E-mail: [email protected]

 

http://www.remansofraterno.org.br/remanso/

 

 

 

FEB disponibiliza consulta à revista Reformador de 1883 a 2019

Clique no link

 

Olá, prezados Confrades e Amigos:

Que excelente notícia!!!!

A Federação Espírita Brasileira está disponibilizando para consulta a revista Reformador totalmente digitalizada de 1883 a 2019.

Para pesquisa: 

 

Revista Reformador - 1883 a 2019 - DocReader Web

 

Grande abraço com muita paz e saúde.

 

(Informação recebida de Leopoldo Zanardi, Bauru, SP)

 

https://docvirt.com/docreader.net/DocReader.aspx?bib=revreform&pagfis=1

 

 

 

Site da FEB- Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Acesse:

https://www.febnet.org.br/portal/

 

 

 

 

Site Feparana- Federação Espírita do Paraná

Curitiba

 

Acesse:

http://www.feparana.com.br/

 

 

 

 

 

Palestras com informações de Elsa Rossi

BUSS Londres, Reino Unido

 

 

 

 

https://youtu.be/BIZwDzpSN-k INGLES

JUVENTUDE ESPÍRITA INTERNACIONAL

🇧🇷🇨🇴🇨🇱🇦🇷🇨🇭🇬🇧🇨🇦🇺🇾🇫🇷🇪🇸🇺🇸🇧🇴

Olá Jovem Espírita!

Venha iniciar conosco uma nova jornada. Participe da Inauguração da Juventude Espírita Internacional Sembradores de Luz. 

O Mundo precisa de você!

📆 Sábado, 6/11:

⏰ 13h-15h (NY 🇺🇸)

⏰ 12h-14h (COL 🇨🇴)

⏰ 15h-17h (BRA 🇧🇷)

⏰ 19h-21h (SUI 🇨🇭)

 

 

(Recebido em email de Elsa Rossi. Londres, Reino Unido)

 

 

33ª. Jornada Espírita de

Rancharia, SP

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

Vídeo com Rener Cunha

Refletindo com Joanna (108)

 

Acesse aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=2JzgQvxzlFI&list=PLZ3eQbY0Rt-Qh4-lliQXc0L1KDelVqnCU&index=2

 

 

 

 

 

Se te for possível colabore com o Abrigo Ismael- Departamento da centenária União Espírita “Paz e Caridade”. Araçatuba, SP

 

ACESSE O SITE AQUI:

http://abrigoismael.com.br/  

O Abrigo Ismael comemorou  80 anos no dia 3 de outubro de 2021

 

 

top1

 

União Espírita Paz e Caridade, desde o ano 1921, vem atuando para abrandar o sofrimento de idosas carentes, suprindo-lhes todas as suas necessidades. Atualmente, conta com uma equipe de enfermagem, auxiliares, nutricionista, assistente social, médico, e fornece seis refeições diárias, medicamentos, lazer, atividades físicas e lúdicas, visando sempre a maior qualidade de vida possível nesta fase da vida. Em todos esses anos sempre contou com a colaboração da sociedade araçatubense, o qual agradecemos de todo o coração.

 

 

Sem título

 

 

 

 

Acesse o site da Casa Editora O Clarim

Matão, SP

 

Clique aqui:

https://www.oclarim.com.br/abraham-lincoln-era-espirita/p

 

 

 

Revista eletrônica semanal O Consolador

Londrina, PR

 

 

 

Boletim semanal do Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier

São Paulo

GEECX_LogoOriginal.png

 

Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier

Boletim semanal – Ano VII

3a semana de Outubro de 2021

 

 

As origens revisitadas com intensidade; Filme sobre Benedita Fernandes em pré-estréia e opinião de Divaldo; Obrigação moral do dever; Filme e livro – repercussões; Romances de Emmanuel no “Pinga-Fogo”; Retorno às origens; Comemorações dos 80 anos do Abrigo Ismael e 74 anos da partida de Benedita; Chico Xavier é posto do bem em Araçatuba; Transmissão do pensamento em preces; O grande futuro

Artigos – As origens revisitadas com intensidade:

http://grupochicoxavier.com.br/as-origens-revisitadas-com-intensidade/

 

Notícias:

- Filme sobre Benedita Fernandes em pré-estréia e opinião de Divaldo:

http://grupochicoxavier.com.br/filme-sobre-benedita-fernandes-em-pre-estreia-e-opiniao-de-divaldo/

 

- Obrigação moral do dever:

http://grupochicoxavier.com.br/obrigacao-moral-do-dever/

 

- Filme e livro - repercussões:

http://grupochicoxavier.com.br/filme-e-livro-repercussoes/

 

- Romances de Emmanuel no “Pinga-Fogo”:

http://grupochicoxavier.com.br/romances-de-emmanuel-no-pinga-fogo/

 

- Retorno às origens:

http://grupochicoxavier.com.br/retorno-as-origens-2/

 

- Comemorações dos 80 anos do Abrigo Ismael e 74 anos da partida de Benedita:

http://grupochicoxavier.com.br/comemoracoes-80-anos-do-abrigo-ismael-e-74-anos-da-partida-de-benedita/

 

- Chico Xavier é posto do bem em Araçatuba:

http://grupochicoxavier.com.br/chico-xavier-e-posto-do-bem-em-aracatuba/

 

Estudo do Evangelho – Transmissão do pensamento em preces:

http://grupochicoxavier.com.br/transmissao-do-pensamento-nas-preces/

 

Mensagem – O grande futuro:

http://grupochicoxavier.com.br/o-grande-futuro/

 

o0o

 

“Somente alcançaremos libertação, quando atingirmos plena luz” – Emmanuel.

 

(Xavier, Francisco Cândido. Pelo espírito Emmanuel. Pão nosso. Cap. 101. FEB)

 

o0o

Com fraternal abraço,

Equipe GEECX

 

 

(Recebido em email de Cesar Perri Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

 

Informações do Movimento Espírita por Wanderlei Santos

Olá 

 

Caros amigos 

 

Saudações Kardequianas 

 

O Movimento Espírita Brasileiro (MEB) segue com força total. 

 

PRIMEIRAMENTE. O escritor Paulo Neto que atualmente e um dos maiores pesquisadores espíritas da atualidade. Possuímos uma página deste autor no site. Esta realizando um lançamento de uma nova obra. REUNIÃO DE DESOBSESSÃO.... VEJAM O CARTAZ EM ANEXO 

 

Estamos presenteando aos amigos uma obra rara que foi traduzida no ano de 2009 pela JOANA DE PORTUGAL. Congresso Espírita Internacional de Londres 1898... Gabriel Delanne – Vidas Sucessivas.  A OBRA FOI TOTALMENTE REFORMADA. TRAZENDO NOVAS TEMÁTICAS. RELANÇAMENTO...  

 

Este Congresso Espírita de Londres de 1898. Gabriel Delanne vem trazer para os ingleses a questão da reencarnação que muitos espíritas destes pais jamais aceitaram a chave perdida de Allan Kardec. São realizados diversas provas inquestionáveis trazendo por Gabriel Delanne ao Congresso. INÉDITO 

 

*** 

Sinopse: 

Avizinham-se os tempos em que como disse Galileu, "não há nada oculto que não deva ser conhecido", nós temos disso os primeiros sinais, ou melhor, já se passaram os primeiros sinais, e vamos testemunhar o majestoso desfile das comprovações axiomáticas. 

Olhando para trás, vemos brilhar na aurora dos tempos uma quase imperceptível estrela que guiava os homens para o conhecimento do seu ser e do seu destino, e que os fazia pressentir uma vida eterna, um eterno desenvolvimento para o seu ego, que apesar de ser pobre em desenvolvimento, o reconheciam capaz de maiores empreendimentos. Esse presságio, essa esperança fortificante traduziu-se rapidamente no mental na indução filosófica do mais além, que segundo os tempos e os povos, foi pouco a pouco depositando-se, ou então, ficou estacionada nas mesmas caóticas trevas dos seus primeiros indutores. 

Nós não temos motivo para nos ocuparmos com o inferno e o paraíso de todas as religiões, nem temos tampouco que nos sujeitar as metempsicoses apresentadas e sustentadas por diferentes filósofos. Basta-nos, em consonância com o autor das páginas que se seguem, deixar claro que a história nos revela que a ideia da imortalidade e das vidas sucessivas foi aceita em todos os tempos e teve sempre muitos, decididos e esclarecidos defensores. 

Quintín López Gómez 

 

O TRABALHO: 

- REFORMA DA OBRA Congresso Espírita Internacional de Londres 1898... Gabriel Delanne – Vidas Sucessivas e a OBRA EM ESPANHOL. 

- REFORMA DA PÁGINA: Trazendo novas temáticas, fotos, links, revistas etc. 

 

SEGUE O LINK E OS MATERIAIS EM ANEXO 

 

Congresso Espírita Internacional de Londres 1898... Gabriel Delanne – Vidas Sucessivas 

Acesse o link:  

https://www.autoresespiritasclassicos.com/Gabriel%20Delanne/Vidas%20Sucessivas/Congresso%20Esp%C3%ADrita%20Londres%201898%20por%20Gabriel%20Delanne.htm 

 

DIVERSÃO DO FINAL DE SEMANA 

 

Estamos trazendo esta semana. Grandes palestras do que existe de melhor dentro do Espiritismo: César Sátiro - Sherbrooke – Canadá, Paulo Neto, Jorge Hessen, Bruno Tavares (Adair Ribeiro, João Donha). 

 

CENTRE SPIRITE CHICO XAVIER 

 

César Sátiro - Sherbrooke – Canadá  

Pensamento e Obsessão 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=_QuKTXLVIxo&t=104s 

 

César Sátiro - Sherbrooke – Canadá  

KARDEC e a Religião da Nova Era! com Cesar S. Santos  

 

O Centro Espírita Jesus de Nazaré promove no dia 04/10/2021, palestra com Cesar S. Santos, que será transmitida ao vivo pelo YouTube. 

Cesar é Conferencista Espírita, Presidente do C. E. Chico Xavier em Québec/Canadá, Professor de Química e Mestre em Ensino de Ciências. 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=_cdBhXNF2yM 

 

PAULO NETO 

 

A REENCARNAÇÃO TÁ NA BÍBLIA é o título da PROSA ESPÍRITA COM PAULO NETO com o pesquisador e escritor espírita Paulo Neto, tratando de ESPIRITISMO e DOUTRINA ESPÍRITA 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=0otNwR8WNFA 

 

Quem é o "Espírito de Verdade"? 

Nesta palestra, realizada no Centro Espírita Jesus de Nazaré, em Divinópolis, MG, em 2015, Paulo Neto questiona se teria Jesus Cristo se comunicado diversas vezes com Allan Kardec de maneira discreta utilizando o pseudônimo de “Espírito de Verdade”. Trechos extraídos das obras básicas de Allan Kardec e da Revista Espírita confirmarim esse fato? 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=XbHdTcCjO3w 

 

JORGE HESSEN 

 

O LIVRO DOS ESPÍRITOS – Comentários e observações por Jorge Hessen PLAYLIST 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/playlist?list=PLR5qI-QHR_HlVhzeiBAKIPWYMTQG1PrgY 

 

BRUNO TAVARES 

 

Bruno Tavares Karl Marx e Seu Ódio Ao Espiritismo - Bruno Tavares Entrevista João Donha 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=FjbVdqjE4KM 

 

Bruno Tavares Entrevista Wanderlei Henriques dos Santos (Site Autores Espíritas Clássicos) 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=0M0zEKcajmA&t=2105s 

 

FONTES PRIMÁRIAS 

 

O Arrependimento do Bispo de Barcelona - PORTFOLIO FONTES PRIMÁRIAS #11 Com Adair e Bruno 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=0Y828anLS8k 

 

Louise: A Filha Que O Casal Rivail Não Teve - PORTFOLIO FONTES PRIMÁRIAS #10 Com Adair e Bruno 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=RADCtQ5RddI 

 

O Sonâmbulo Sr. Morin da SPEE - PORTFOLIO FONTES PRIMÁRIAS #9 Com Adair e Bruno 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=CGvJpPnDWPg 

 

Henri Sausse: Um Fiel Seguidor do Espiritismo - PORTFOLIO FONTES PRIMÁRIAS #8 Com Adair e Bruno 

Acesse o link: 

https://www.youtube.com/watch?v=1Lb9r_9w7vs&t=5s 

 

A LUTA SEGUE 

 

COM FORÇA TOTAL 

 

WANDERLEI 

 

 

(Recebido em email de WANDERLEI SANTOS [[email protected]])

                                                                        

 

Justiça

 

O quadro era muito triste. Olhamos aquela mulher outra vez. E a mente rapidamente calculou os meses intermináveis que a detém ao leito de dores.

Contemplando-lhe o corpo minado pela enfermidade, o cansaço estampado na face, a memória que a trai a cada instante, com imensos lapsos de esquecimento do passado distante, quanto do ontem ainda presente, sentimos compaixão.

Imaginamos a sua vida de trabalho e operosidade. Mulher dinâmica, valorosa, criou cinco filhos quase a sós. A profissão do esposo o mantinha semanas a fio, longe do lar.

Sempre foi ela quem decidiu, opinou, escolheu. Disciplina lhe foi nota constante. Valor que passou aos cinco filhos. Disciplina de horários, na palavra, na conduta.

Dinâmica e corajosa, enfrentou enfermidades dos filhos, dificuldades financeiras imensuráveis.

Os anos se somaram. Os filhos cresceram. Casaram e constituíram a própria família.

Vieram os netos e a soma de trabalhos não cessou, pois que agora os pequeninos lhe eram deixados à guarda, por horas, sim, desde que as forças já não eram as mesmas da juventude ativa e sadia.

E então, quando o inverno dos anos lhe cobriu de neve os cabelos, intensificaram-se as dores.

Morreram-lhe em curto espaço de anos o esposo e três filhos, em circunstâncias trágicas.

Enfraqueceram-lhe ainda mais as forças e o coração ferido se deixou desfalecer.

Acresceram-lhe as inquietudes e a doença se instalou, vigorosa.

Olhando-a        agora, sobre a cama, semi-desfalecida, recordamos-lhe os esforços para a preservação da vida dos filhos, pela sua educação.

Lembrando-lhe os anos de atividade e labuta, perguntamo­-nos o porquê de tanto sofrimento.

As pessoas dizem que é o ciclo natural da vida. Nascer, crescer, enfermar, morrer.

Mas a pergunta não cala em nós. Desejamos resposta mais convincente.

Afinal, dói-nos na alma observar a debilidade e a dependência da mulher mãe, esposa, avó.

Enquanto oramos por ela, soam-nos aos ouvidos as exortações do Evangelho de Jesus: A cada um segundo as suas obras.

É como se pudéssemos, no recesso do Espírito, escutar a voz do Sublime Cantor Galileu, em plena natureza.

Tornamos a olhar para o corpo da enferma e agradecemos à Divindade. Podemos agora entender a sua serenidade na dor.

Ela sabe que é a justiça de Deus que a alcança, permitindo-lhe o resgate de faltas cometidas em dias passados, de vidas anteriores.

Por isso ela sorri. E ora. E espera. Aguarda os dias do reencontro com os seus amores, afirmando convicta: Quando Deus quiser, hei de partir. E estou me esforçando para seguir viagem vitoriosa.

*   *   *

Ninguém sofre de forma injusta.

Se assim não fosse, não poderíamos conceber que Deus, nosso Pai, fosse infinitamente justo e bom, pois puniria a bel prazer uns e outros, concedendo felicidade a outros tantos.

Dessa forma, cabe-nos cultivar a resignação ante os problemas que nos atingem e não podem ter seu curso alterado, por nossa vontade.

Contudo, é sempre bom lembrar que cada um de nós, sobre a Terra, pode se tornar instrumento da Divindade, para aliviar a carga do seu irmão, socorrendo. Eis porque a fraternidade é dever.

Redação do Momento Espírita
Disponível no livro Momento Espírita, v. 6, ed. FEP.
Em 19.10.2021.

 

 

(Copiado do site Feparana)

A avó. Pintura de António José Patrício. Imagem/fonte:

 https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:A_av%C3%B3_-_Ant%C3%B3nio_Jos%C3%A9_Patr%C3%ADcio_-_Museu_do_Chiado.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/22-11-2018_arquivos/image054.jpg

A Caridade. Óleo sobre tela por João Zeferino da Costa. Museu Nacional de Belas Artes. Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo.

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo

 

 

(Copiado do site Febnet)

Uma representação da parábola dos talentos, mostrando dois homens trazendo seu dinheiro de volta para seu mestre

Imagem fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Parable_of_talents.jpg

Quadro de Willem de Poorter intitulado A Parábola dos Talentos ou Minas. Óleo no painel de Willem de Poorter. Imagem/fonte:

 https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Willem_de_Poorter%27s_The_Parable_of_The_Talents_or_Minas.png

Representação de Jesus Cristo, extraída do quadro "Cristo e o jovem rico" de Hoffmann. Autor: Heinrich Hofmann

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Christ,_by_Heinrich_Hofmann.jpg

 

 

Dos dois Espíritos Santos,  qual é Deus Único?

 

Artigo já publicado na Coluna

do diário  O  Tempo,  de Belo

Horizonte, MG.

Blog do Ismael: Focalizando o Trabalhador Espírita (124) José Reis Chaves

José Reis Chaves

Foto: Ismael Gobbo.

 

 

 Refletir e falar sobre a Santíssima Trindade não é, na visão dos teólogos medievais e de alguns de hoje, um pecado e menos ainda uma confissão de ateísmo. Miguel Servet, mártir da Inquisição Protestante Calvinista, morreu queimado por ordem de João Calvino, por publicar sua obra “De Trinitatis Erroribus” – “Erros da Trindade” – “O Homem em Busca de Deus”, página 322, Ed. Torre de Vigia de Bíblias e Tratados.

 Não podemos esquecer que os teólogos, por serem seres humanos como qualquer um de nós, não são infalíveis. Algumas de suas doutrinas somente sobreviveram pelo poder das religiões unidas à força dos imperadores ou reis do passado. 

 Dos dogmas (doutrinas obrigatórias para os cristãos), o da Santíssima Trindade é o mais polêmico e o maior obstáculo para o entendimento entre muçulmanos e cristãos. E essas polêmicas sobre ele entre os próprios teólogos cristãos só acontecem a portas fechadas, o que, aliás, não é bem um erro, pois, até Jesus só tratava de certas questões com os apóstolos. E Ele afirmou que tinha muitas coisas para dizer, ainda, mas que não as dizia porque as pessoas daquela geração não estavam preparadas para ouvi-las. O conhecimento de tais coisas pelas pessoas daquela geração ficou, pois, para outra geração de suas vidas futuras. Os teólogos têm uma teimosia em afirmar que os dogmas, em hipótese alguma, podem ser postos em dúvida... Perguntamos, essa teimosia é fruto da virtude duma fé sincera ou fruto do ego deles carente de humildade? E não se sintam eles ofendidos com o que dizemos, pois, todos nós, no nível atual de evolução da humanidade, estamos sujeitos a cometer esse tipo de erro proveniente de nosso ego que, frequentemente, está aflorado...

 Vamos ver um dos fatos ocorridos com Santo agostinho e que provam que ele era um grande médium, como geralmente o são os santos canonizados pela Igreja, embora não saibamos se ele não passa de uma lenda.  Conta-se que ele, que foi o maior divulgador da Santíssima Trindade, certa vez, em uma de suas reflexões sobre ela, teve uma visão de uma criança pegando água do mar com uma folha de planta e colocando-a num buraco de formiga. E ele ouviu dela a explicação de que era mais fácil ela colocar toda a água do mar naquele  buraco do que ele entender o mistério da Santíssima Trindade...

   Entende-se, sem dúvida nenhuma, que o Espírito Santo ou o Santo Espírito de Deus Pai da Primeira Pessoa da Santíssima Trindade é o Deus verdadeiro ou o Deus Pai, Criador Incriado e Único, mas o Espírito Santo da Terceira Pessoa (conjunto de todos os espíritos humanos ou terráqueos, segundo dá a entender São Paulo em 1 Coríntios 3: 16; e 6: 19), tornou-se o mais conhecido e mais falado entre os cristãos, apesar de ele ser criatura  criada pelos teólogos trinitaristas que sempre muito o divulgaram, a ponto de, infelizmente, o Espírito Santo de Deus Pai, verdadeiro e único  (1 Timóteo 2: 5) ficar meio esquecido...

 

 

 

 

(Texto recebido em email de José Reis Chaves)

Miguel Servet.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Miguel_Servet

 

 

Miguel Servet[Nota 1] (em latim: Michaelis Servetus) (Villanueva de Sigena, Espanha, 29 de setembro de 1511Genebra, 27 de outubro de 1553), foi um teólogo, médico e filósofo aragonês, humanista, interessando-se por assuntos como astronomia, meteorologia, geografia, jurisprudência, matemática, anatomia, estudos bíblicos e medicina. Servet foi o primeiro europeu a descrever a circulação pulmonar.[1] Ele fora um apreciador da teologia, onde, posteriormente, desenvolveu uma cristologia não-trinitariana. Condenado por católicos e protestantes, ele foi preso em Genebra e queimado na fogueira como um herege por ordem do Conselho de Genebra, sob influência de algumas cidades vizinhas, onde a que mais se destacava era Berna. Miguel fora denunciado pelos residentes de Genebra,[2] pois esta era uma escolha exclusiva do Conselho da cidade.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Miguel_Servet

https://www.noticiasespiritas.com.br/2019/ABRIL/18-04-2019_arquivos/image074.jpg

 

Santo Agostinho (354- 430)  retratado em óleo sobre tela por  Philippe de Champaigne

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Agostinho_de_Hipona

 

 

Agostinho de Hipona (em latimAurelius Augustinus Hipponensis[2]), conhecido universalmente como Santo Agostinho, foi um dos mais importantes teólogos e filósofos nos primeiros séculos do cristianismo,[3] cujas obras foram muito influentes no desenvolvimento do cristianismo e filosofia ocidental. Ele era o bispo de Hipona, uma cidade na província romana da África. Escrevendo na era patrística, ele é amplamente considerado como sendo o mais importante dos Padres da Igreja no ocidente. Suas obras-primas são De Civitate Dei ("A Cidade de Deus") e "Confissões", ambas ainda muito estudadas atualmente.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Agostinho_de_Hipona 

 

 

 

GUSTAVO ADOLFO DO AMARAL ORNELLAS

(1885-1923)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/20-10-2017_arquivos/image048.jpg

Gustavo Adolfo Oscar do Amaral Ornellas

copiado de Autores Espíritas Clássicos

 

Gustavo Adolfo Oscar do Amaral Ornellas nasceu no Rio de Janeiro a 20 de outubro de 1885, desencarnando na mesma cidade a 5 de janeiro de 1923, aos 37 anos.

Poeta, dramaturgo, jornalista e médium.

Trabalhou como funcionário público

Teve atuação dinâmica nos meios literários, destacando-se como autor da peça intitulada O Gaturama, premiada pela Academia Brasileira de Letras.

Amaral Ornellas atuou como médium de notáveis qualidades, sendo poeta de grande sensibilidade, além de festejado dramaturgo à sua época.

Talento brilhante, deixou dois volumes de Poesia, consagrados pela crítica coeva, além de copiosa literatura teatral e doutrinária.

Jornalista e Poeta de "Iluminiaturas", "Sombra", "Sempre Perene" e "Gaturano", e outros livros de boa poesia, tem sido no Grande Além, o verdadeiro Poeta do Evangelho.

Desenvolveu seus trabalhos no campo doutrinário junto à Federação Espírita Brasileira, tendo sido ainda diretor da revista Reformador.

Iniciou-se na Doutrina Espírita, no Centro Espírita "Fé Amor e Caridade Santo Agostinho", onde exerceu diversos cargos. Posteriormente, ingressou na Federação Espírita Brasileira, onde exerceu cargos de diretoria, foi membro da comissão de Assistência aos Necessitados, atuou como médium receitista e secretariou a revista "O Reformador".

Foi médium passista, tarefa que exerceu até aos últimos dias de sua vida, e autor de inúmeras poesias de cunho espírita.

Do Mundo Maior, Amaral Ornellas enviou, pelo médium Chico Xavier, numerosas jóias poéticas, incluídas em vários livros, entre eles: "Parnaso de Além Túmulo","Instruções Psicofônicas", "Vozes do Grande Além" e "Poetas Redivivos".

Oferta-nos ótimos sonetos alexandrinos e em quase todos, ressaltando os valores, os benefícios do Evangelho estudado segundo o Espiritismo e aconselhando-nos a entendermos o coração, servirmos e instruirmos, a fim de prepararmos o nosso futuro mais feliz no amanhã de nossa libertação do casulo de carne densa.

(Texto copiado de Autores Espíritas Clássicos)

 

AVE, MARIA!

Ave Maria! Senhora
Do Amor que ampara e redime,
Ai do mundo se não fora
a vossa missão sublime !

Cheia de graça e bondade,
É por vós que conhecemos
A eterna revelação
Da vida em seus dons supremos.

O Senhor sempre é convosco,
Mensageira da ternura,
Providência dos que choram
Nas sombras da desventura.

Bendita sois vós, Rainha!
Estrela da Humanidade,
Rosa Mística da fé,
Lírio puro da humildade!

Entre as mulheres sois vós
A Mãe das mães desvalidas,
Nossa porta de esperança,
E Anjo de nossas vidas !

Bendito o fruto imortal
Da vossa missão de luz,
Desde a paz da Manjedoura,
Às dores, além da Cruz.

Assim seja para sempre,
Oh! Divina Soberana,
Refúgio dos que padecem
Nas dores da luta humana.

Ave Maria! Senhora
Do Amor que ampara e redime,
Ai do mundo se não fora
A vossa missão sublime!

 

Psicografada por Francisco Cândido  Xavier pelo espírito Amaral Ornelas

Livro Parnaso de Além-Túmulo 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/20-10-2017_arquivos/image049.jpg

Apresentação do “Menino” ao Templo. Óleo sobre tela por Ludovico Carracci.

Museu Nacional de Arte da Catalunha, Barcelona, Espanha. Foto Ismael Gobbo

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/20-10-2017_arquivos/image050.jpg

Monte das Oliveiras. Ao fundo, onde está a Mesquita de Omar,  ficava o Templo. Jerusalém, Israel, Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Jerônimo Cândido Gomide

(20-01-1888 / 20-10-1981)

 

Nascido em 20 de janeiro de 1889, na cidade de Sacramento, Minas Gerais. Na Fazenda Lagoa, viveu sua infância, na companhia de seus pais, José cândido Gomide e Jerônima Vitorina de Jesus. Aprendeu as primeiras lições na fazenda em que morava, tendo aprendido com facilidade a ler e a fazer contas. Na adolescência, cuidou de plantações, do gado e transportava no carro de bois a produção rural para a cidade.

Tinha um carinho imenso por sua que padecia vitimada por uma obsessão cruel, seu desejo era curá-la, vê-la saudável. Aos 13 anos de idade, sua família mudou-se para Sacramento. Mas, em 1906, Eurípedes Barsanulfo fundou o Colégio Allan Kardec e no ano seguinte com 18 anos de idade, ingressou no ensino médio. O seu aprendizado era rápido, como se tivesse recordando lições que já fazia parte do seu aprendizado.

Com a esperteza peculiar de Jerônimo, auxiliava seu professor a administrar as lições, de geografia, Matemática, História do Brasil e Astronomia. Com a cura de sua mãe se tornou espírita e acompanhava o Professor Eurípedes e o auxiliava como enfermeiro a cuidar dos doentes, bem como, cuidava dos doentes mentais no Sanatório.

Casou com Francisca Borges, conhecera-a como interna do Sanatório, devida às várias mediunidades que possuía, perturbou, mas realizando o tratamento curou-se, para se tornar uma médium valorosa, no amparo aos enfermos obsediados, e nas comunicações espirituais para ordem dos trabalhos mediúnicos, e orientação dos centros espíritas. Teve dez filhos: Maria Madalena, Aloísio, Estela, Alfa, Elina, Neolina, Eurípedes, Antonio de Pádua, Laplace e Aroína. Cuidaram de seis crianças, filhos adotivos que eram tratados com igualdade: Berenice, Cícero, Maria, Olga, Sônia e Síria. Em 1918, desencarna seu mestre e benfeitor, ao qual se ligou pelos laços da alma. No ano seguinte, veio para Goiandira, Goiás. Localidade, acompanhando seu pai que viera anos antes e se estabelecido na região. Fundou o Centro Espírita Jardim da Luz em Goiandira. Devido às perseguições de era vítima pelo fato de curar auxiliar o próximo na prática da mediunidade, mudou residência para o município de Caldas Novas, Goiás, na Fazenda do Pico, as perseguições continuaram, e respondeu a 15 processos pela prática ilegal da medicina sendo inocentado em todos os processos, pois não recebia pelo tratamento que realizava, primando-se no lema da mediunidade, ensinado por Jesus: “Daí de graça o que de graça recebestes”. Tendo feito tratamento espiritual em pessoas das proximidades de Santa Cruz de Goiás, da Fazenda Palmelo, onde havia sido fundado o Centro Espírita Luz da Verdade, em 09 de fevereiro de 1929, Jerônimo Candinho, orientava os espíritas da localidade culminando na sua mudança para essa localidade no ano de 1936. Como essa região fazia parte do Município de Pires do Rio, Jerônimo Candido Gomide Foi Vereador de Pires do Rio por três legislaturas, com sua presença na vida política, elevou o povoado de Palmelo à categoria de cidade, emancipada no dia 13 de novembro de 1953. Sendo o primeiro prefeito eleito da cidade. Mas não foi na área política que Jerônimo ficou conhecido, e sim pela sua dedicação na prática dos ensinos da Doutrina Espírita. À frente do Centro Luz da Verdade, formou uma equipe de médiuns, que diuturnamente, trabalhavam nas curas espirituais, intensificou o trabalho de desobsessão por corrente magnética, que aprendera com seu professor Eurípedes Barsanulfo, que foi a base para a cura dos enfermos do corpo e da alma. Para atendimento aos idosos e enfermos fundou o Dispensário São Vicente de Paulo, para atendimento aos doentes mentais e perturbados espirituais fundou o Sanatório Eurípedes Barsanulfo, visando uma educação com amor e instrução eficiente fundou o Ginásio Eurípedes Barsanulfo, atualmente, Colégio Estadual Eurípedes Barsanulfo e o Grupo Escolar de Palmelo. Impulsionador do progresso de Palmelo. Em busca de Tratamento Espiritual vieram pessoas de todos os continentes da Terra, e com freqüência, de países sul americanos, e de todos estados do território nacional. Com seu trabalho, logicamente orientado pela equipe espiritual do Campo Espiritual de Palmelo, pela mentora espiritual Maria Madalena, e pelos secretários João Sain’t Clair da Cruz e José Maria, Santo Agostinho, Eurípedes Barsanulfo, Bezerra de Menezes, São Vicente de Paulo, Sarapião Ribeiro, Azevedo Costa e outros.

Ensinava o Espiritismo como forma encontrar a felicidade na prática do amor e da caridade.

Desencarnou no dia 20 de outubro de 1981, aos 92 anos de idade, sua última frase, sacramentando tudo o que realizara em vida, foi uma lição e estímulo para continuarmos trabalhando: “Paz, Amor e Fraternidade para os homens, hoje e sempre”.

Atualmente trabalha ao lado dos espíritos de escol, sendo um incansável trabalhador do Cristo, amparando e confortando os espíritos sofredores, e assistindo aos encarnados nas atividades cotidianas, direcionando-os para o caminho do bem.

É o mentor espiritual de inúmeros centros espíritas e de instituições filantrópicas para assistência social. Jerônimo Candinho continua estudando, trabalhando no bem e progredindo, aproximando-se cada vez mais de Deus, Nosso Pai.

Numa das reuniões especiais dos cursos foi proposta a tarefa de realizar com os participantes uma música sobre Jeronymo Candinho, e do esforço dos participantes daquela reunião surgiu a seguinte música que se tornou um hino para os palmelinos em gratidão ao trabalho prestado por valoroso trabalhador

(TEXTO COPIADO DE http://www.palmelo.com/?page_id=310)

Na praça Jerônimo Cândido Gomide, na cidade de Palmelo, a estátua de Jerônimo Candinho

Copiado de: http://www.palmelo.com/?page_id=310

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/NOVEMBRO/01-11-2019_arquivos/image052.jpg

Colégio Allan Kardec. Sacramento, MG. Eurípedes Barsanulfo, á frente, e alunos.

Imagem/fonte: http://www.casadamaepobre.org/wp/euripedes-barsanulfo/

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MAIO/01-05-2015_arquivos/image010.jpg https://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MAIO/01-05-2015_arquivos/image011.jpg

Colégio Allan Kardec e busto de Eurípedes Barsanulfo. Sacramento, MG. Fotos Ismael Gobbo

 

 

Amor Infinito

Julgamentos

 

 

(Recebido em email  de Leopoldo Zanardi)

 

 

Amor Infinito

Cresça com responsabilidade

 

 

(Recebido em email  de Leopoldo Zanardi)

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este Boletim Diário de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]