Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

           

         https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/OUTUBRO/14-10-2021.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

 

 

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

13-10-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/OUTUBRO/13-10-2021.htm

12-10-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/OUTUBRO/12-10-2021.htm

11-10-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/OUTUBRO/11-10-2021.htm

09-10-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/OUTUBRO/09-10-2021.htm

08-10-2021  https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/OUTUBRO/08-10-2021.htm

 

 

 

Kardec e a Espiritualidade

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Doutrina de Luz. Lição nº 11. Página 59.

 

Todas as missões dignificadoras dos grandes vultos humanos são tarefas do Espírito.

Precisamos compreender a santidade do esforço de um Edson, desenvolvendo as comodidades da civilização, o elevado alcance das experiências de um Marconi, estreitando os laços da fraternidade, através da radiotelefonia.

Apreciando, porém, o labor da inteligência humana, somos obrigados a reconhecer que nem todas essas missões têm naturalmente uma repercussão imediata e grandiosa no Mundo dos Espíritos.

Daí a razão de examinarmos o traço essencial do trabalho confiado a Allan Kardec.

Suas atividades requisitaram a atenção do planeta e, simultaneamente, repercutiram nas esferas espirituais, onde se formaram legiões de colaboradores, em seu favor.

Sua tarefa revelava ao homem um mundo diferente. A morte, o problema milenário das criaturas, perdia sua feição de esfinge. Outras vozes falavam da vida, além dos sepulcros.

Seu esforço espalhava-se pelo orbe como a mais consoladora das filosofias; por isso mesmo, difundia-se, no plano invisível, como vasto movimento de interesses divinos.

Ninguém poderá afirmar que Kardec fosse o autor do Espiritismo.

Este é de todos os tempos e situações da humanidade.

Entretanto, é ele o Missionário da Renovação Cristã.

Com esse título, conquistado a peso de profundos sacrifícios, cooperou com Jesus para que o mundo não morresse desesperado.

E, contribuindo com a sua coragem, desde o primeiro dia de labor, organizaram-se nos círculos da espiritualidade os mais largos movimentos de cooperação e de auxílio ao seu esforço superior.

Legiões de amigos generosos da humanidade alistaram-se sob a sua bandeira cooperando na causa imortal.

Atrás de seus passos, movimentou-se um mundo mais elevado, abriram-se portas desconhecidas dos homens, para que a ciência e a fé iniciassem a marcha da suprema união, em Jesus Cristo.

Não somente o orbe terrestre foi beneficiado.

Não apenas os homens ganharam esperanças.

O mundo invisível alcançou, igualmente, consolo e compreensão.

Os vícios da educação religiosa prejudicaram as noções da criatura, relativamente ao problema da alma desencarnada.

As idéias de um céu injustificável e de um inferno terrível formaram a concepção do espírito liberto, como sendo um ser esquecido da Terra, onde amou, lutou e sofreu.

Semelhante convicção contrariava o espírito de sequência da natureza. Quem atendeu as determinações da morte, naturalmente, continua, além, suas lutas e tarefas, no caminho evolutivo, infinito. Quem sonhou, esperou, combateu e torturou-se não foi a carne, reduzida à condição de vestido, mas a alma, senhora da Vida Imortal.

Essa realidade fornece uma expressão do grandioso alcance “da missão de Allan Kardec”, considerada no Plano Espiritual.

É justo o reconhecimento dos homens e não menos justo o nosso agradecimento aos seus sacrifícios “de missionário”, ainda porque apreciamos a atividade de um apóstolo sempre vivo.

Que Deus o abençoe.

O Evangelho nos fala que os anjos se regozijam quando se arrepende um pecador.

E a tarefa santificada de Allan Kardec tem consolado e convertido milhares de pecadores, neste mundo e no outro.

 

 (Recebido em email do pesquisador e divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/9d/Thomas_Edison2.jpg/800px-Thomas_Edison2.jpg

"Thomas Alva Edison, retrato de três quartos, sentado, voltado para a frente". Impressão fotográfica.Por volta de 1922.

Imagem copiada de: https://pt.wikipedia.org/wiki/Thomas_Edison

Imagem da Biblioteca do Congresso dos EUA.

 

Thomas Alva Edison (MilanOhio11 de fevereiro de 1847 — West OrangeNova Jérsei18 de outubro de 1931)[2] foi um empresário dos Estados Unidos que patenteou e financiou o desenvolvimento de muitos dispositivos importantes de grande interesse industrial. "O Feiticeiro de Menlo Park" (The Wizard of Menlo Park), como era conhecido, foi um dos primeiros a aplicar os princípios da produção maciça ao processo da invenção.[3]

Na sua vida, Thomas Edison registrou 2 332 patentes.[2] O fonógrafo foi uma de suas principais invenções. Outra foi o cinematógrafo, a primeira câmera cinematográfica bem-sucedida, com o equipamento para mostrar os filmes que fazia. Edison também aperfeiçoou o telefone, inventado por Antonio Meucci, em um aparelho que funcionava muito melhor. Fez o mesmo com a máquina de escrever.[4] Trabalhou em projetos variados, como alimentos empacotados a vácuo, um aparelho de raios X e um sistema de construções mais baratas feitas de concreto.

Entre as suas contribuições mais universais para o desenvolvimento tecnológico e científico encontra-se a lâmpada elétrica incandescente,[5] o fonógrafo, o cinescópio ou cinetoscópio, o ditafone e o microfone de grânulos de carvão para o telefone. Edison é um dos precursores da revolução tecnológica do século XX. Teve também um papel determinante na indústria do cinema.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Thomas_Edison

 

 

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/76/Edison_bulb.jpg

Primeira lâmpada incandescente de Edison usada em uma demonstração em Menlo Park (1879, New Jersey, E.U.A.)

Autor: Carregado em enwp pelo usuário: Alkivar

Copiada de: https://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%A2mpada_incandescente

 

lâmpada incandescente é um dispositivo eléctrico que transforma energia elétrica em energia luminosa e energia térmica através do efeito Joule. Dada a sua simplicidade, foi o primeiro dispositivo prático que permitiu utilizar eletricidade para iluminação, sendo durante as primeiras décadas de uso comercial da energia elétrica a principal forma de consumo daquela forma de energia.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%A2mpada_incandescente

 

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/0d/Guglielmo_Marconi.jpg

Guglielmo Marconi.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Guglielmo_Marconi

Imagem da Biblioteca do Congresso dos EUA.

 

 

 

Guglielmo Marconi (Bolonha25 de abril de 1874 — Roma20 de julho de 1937) foi um físico e inventor italiano.[2] Em língua portuguesa, é por vezes referido por Guilherme Marconi.[3]

Inventor do primeiro sistema prático de telegrafia sem fios (TSF), em 1896. Marconi se baseou em estudos apresentados em 1897 por Nikola Tesla para em 1899 realizar a primeira transmissão através do Canal da Mancha. A teoria de que as ondas electromagnéticas poderiam propagar-se no espaço, formulada por James Clerk Maxwell, e comprovada pelas experiências de Heinrich Hertz, em 1888, foi utilizada por Marconi entre 1894 e 1895. Tinha apenas vinte anos, em 1894, quando transformou o celeiro da casa onde morava em laboratório e estudou os princípios elementares de uma transmissão radiotelegráfica, uma bateria para fornecer eletricidade, uma bobina de indução para aumentar a força, uma faísca elétrica emitida entre duas bolas de metal gerando uma oscilação semelhante as estudadas por Heinrich Hertz, um Coesor, como o inventado por Édouard Branly, situado a alguns metros de distância, ao ser atingido pelas ondas, acionava uma bateria e fazia uma campainha tocar.[2]

Em 1896, foi para a Inglaterra, depois de verificar que não havia nenhum interesse por suas experiências na Itália. Em 1899, teve sucesso na transmissão sem fios do código Morse através do Canal da Mancha. Dois anos mais tarde, conseguiu que sinais radiotelegráficos (a letra S do código morse) emitidos de Inglaterra, fossem escutados claramente em St. John's (Terra Nova, hoje parte do Canadá), atravessando o Atlântico Norte. A partir daí, fez muitas descobertas básicas na técnica rádio.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Guglielmo_Marconi

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JANEIRO/28-01-2019_arquivos/image010.jpg

Exposição de aparelho de telegrafia.  Fábrica de Vapor. Milão, Itália. Foto: Lucas Gobbo.

https://www.noticiasespiritas.com.br/2019/ABRIL/18-04-2019_arquivos/image036.jpg

Allan Kardec

Lião (França): 03-10-1804 /  Paris (França):  31-03-1869. Gravura cedida por Charles Kempf, Belfort, França.

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/OUTUBRO/08-10-2020_arquivos/image012.jpg

Capa da 1ª. edição de O Livro dos Espíritos de Allan Kardec, lançados aos 18 de abril de 1857.

Copiada de https://kardec.blog.br/18-de-abril-de-1857/

 

 

FEB disponibiliza consulta à revista Reformador de 1883 a 2019

Clique no link

 

Olá, prezados Confrades e Amigos:

Que excelente notícia!!!!

A Federação Espírita Brasileira está disponibilizando para consulta a revista Reformador totalmente digitalizada de 1883 a 2019.

Para pesquisa: 

 

Revista Reformador - 1883 a 2019 - DocReader Web

 

Grande abraço com muita paz e saúde.

 

(Informação recebida de Leopoldo Zanardi, Bauru, SP)

 

https://docvirt.com/docreader.net/DocReader.aspx?bib=revreform&pagfis=1

 

 

 

V Mostra de Arte e Cultura Espírita do Estado de Alagoas. Presencial e Virtual

 

 

 

(Recebido em email de Erika Silveira [[email protected]])

 

 

Programação de palestras em Londres em língua portuguesa.

Com informações de Elsa Rossi.

 

 

 

 

(Informação em email de Elsa Rossi)

 

 

Romances de Emmanuel no "Pinga-Fogo"

 

Na reunião virtual sobre “Atualidades de Chico Xavier nos ‘Pinga-Fogos’”, no dia 12 de outubro, transmitida pelo Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo Eduardo Carvalho Monteiro, de São Paulo, foi focalizado o tema “Os romances de Emmanuel. Os Pinga-Fogos foram transmitidos pela antiga TV Tupi de São Paulo, há 50 anos. Flávio Rey de Carvalho fez uma exposição sobre os romances históricos de autoria de Emmanuel, psicografados por Chico Xavier, focalizando o objetivo de cada um deles e a síntese do conteúdo. Em seguida houve diálogo com os integrantes do grupo. A reunião foi aberta por Cesar Perri, com prece de Augusto Raphael Perrone, e encerrada por Pedro Nakano e prece por Valkíria Takahara. Os encontros são semanais e virtuais, todas as 3as feiras até o final de novembro. Os interessados podem se inscrever pelo e-mail: [email protected]

 

 

(Recebido em email de Cesar Perri Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]])

 

 

Programação do NEECC-

Núcleo de Estudos Espíritas Casa do Caminho. Suiça 

 

 

 

(Informação recebida em email de Zélia Schöni   NEECC - Biel-Bienne [[email protected]])

 

 

Programação do NEECC-

Núcleo de Estudos Espíritas Casa do Caminho. Suiça 

 

 

 

 

(Informação recebida em email de Zélia Schöni   NEECC - Biel-Bienne [[email protected]])

 

 

Programação do C.E. Raymundo Mariano Dias

Birigui, SP

 

.

Transmissão ao vivo, às 20:00 horas, pelos canais:

.

Facebook do Raymundo Mariano Dias:

https://www.facebook.com/ceraymundomarianodias

.

Estação Dama da Caridade Benedita Fernandes:

You Tube: https://www.youtube.com/estacaodamadacaridadebeneditafernandes

Facebook: https://www.facebook.com/estacaodamadacaridadebeneditafernandes/

.

https://docs.google.com/uc?export=download&id=1uTNjIyF2IQaO2-LJ0QdmN8Dp73O6pkwb&revid=0BydqGnBfssLgNC9rRjVCZEk2Mi9xNzM1NWNTU2hhQldSVlZzPQ

 

 

(Informação recebida em email de C E Raymundo Mariano Dias [[email protected]])

 

 

Programação do CEAC- Centro Espírita Amor e Caridade

Birigui, SP. Acesse no YouTube

 

 

 

 

 

Jornal Mundo Maior

Acesse no link

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook:

www.facebook.com/jornalmundomaior

Acesse o site do Jornal Mundo Maior e leia outras mensagens:

www.jornalmundomaior.com.br

 

 

 

Programação do Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2018/DEZEMBRO/28-12-2018_arquivos/image029.jpg

 

Exmºs Srs,

 

As nossas mais cordiais saudações.

 

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha (CCE) informa que no próximo dia 15 de Outubro, sexta-feira, pelas 21h, vai levar a cabo uma palestra espírita com a profª Amélia Reis, sob a forma de projecção de um filme espírita sobre Allan Kardec, o codificador da Doutrina Espírita, 

Esta associação fica na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c (Bº das Morenas - Caldas da Rainha).

Fonte: Centro de Cultura Espírita

 

 

Tel: 938 466 898; 966 377 204; 

www.cceespirita.wordpress.com   -   E-mail: [email protected]
www.youtube.com/c/CentrodeCulturaEspíritaCaldasdaRainha
www.facebook.com/Centro-de-Cultura-Espírita-de-Caldas-da-Rainha-195515483836343/

 

 

 

(Recebido em email de Centro de Cultura Espírita Caldas da Rainha [[email protected]])

 

 

Visão Espírita TV

 

O PAPEL DOS PAIS ESPÍRITAS.

Prezado amigo Ismael Gobbo,

Muita paz!

                         A conferencista e escritora espírita MARISE CEBAN apresenta no Programa VISÃO ESPÍRITA TV um oportuno depoimento sobre o papel que deve desempenhar os pais espíritas em relação aos seus filhos. Este programa está indo ao ar, diariamente,  de 10 a 16  de Outubro e também apresenta depoimentos de profra. HELOISA PIRES e Dr. ALESSANDRO VIANA DE PAULA. Horários do programa estão mais abaixo.

--------------------------------

Se você já assistiu, convidamos para que assista novamente o vídeo do Visão Espírita TV que já teve mais de 600 mil visualizações na Internet: “UM MORTO FALANDO AO VIVO”, com o espírito do Dr. INÁCIO FERREIRA, através do médium CARLOS BACCELLI-

Link https://youtu.be/vKWylVpWKSs

--------------------------------

HORÁRIOS DO PROGRAMA VISÃO ESPÍRITA

Rede TV NET- Canal 4 Digital -  TV Cidade Jacareí
                    Cobertura próxima a 200 mil domicílios: Sta.Branca, Jacareí, S.J.Campos e Caçapava
                      Abraços fraternos da Equipe VISÃO ESPÍRITA TV               
           
DOMINGO: 10h, 17h e 20h
        SEGUNDA 19h - TERÇA e QUARTA 17h
          QUINTA 22h - SEXTA 19h - SÁBADO 20h

                Assista pelo YouTube:  
https://www.youtube.com/user/visaoespirita/videos
                       Ou assista na Página do FaceBook: 
 https://www.facebook.com/tvvisaoespirita   
             Abraços fraternos da Equipe VISÃO ESPÍRITA TV
 

 

 

 

 

 

Site da FEB- Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Acesse:

https://www.febnet.org.br/portal/

 

 

 

 

Site Feparana- Federação Espírita do Paraná

Curitiba

 

Acesse:

http://www.feparana.com.br/

 

 

 

 

 

Benedita – Uma Heroína Invisível

O Legado da Superação. Pré- estréia

 

 

Benedita: uma heroína invisível.

O legado da superação

 

 

A clássica frase do cineasta Glauber Rocha, referência do Cinema Novo do Brasil nos anos 1960 e início de 1970 pode ser emprestada nesse momento, só que com leve alteração: não foi “uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”, conforme Rocha, mas uma ideia na cabeça e uma câmera na mão que deram origem à produção cinematográfica com pré-estreia marcada para o dia 9 de outubro (sábado), às 21h, em Araçatuba, em sessão fechada.

            ‘Benedita: uma heroína invisível. O legado da superação’ é a cinebiografia fruto do citado encontro: ideia do jornalista Sirlei Nogueira com a câmera nas mãos do produtor Samuel Lalucci, que finalizavam um curso básico de produção audiovisual na cidade no ano de 2012. Em poucos meses começavam as filmagens do conteúdo documental.

Alguns anos depois, a pré-estreia é de um docudrama, mix de documentário com cenas dramatizadas por atores profissionais e amadores locais. A protagonista é a atriz Silvia Teodoro, natural da cidade, funcionária pública e psicóloga, que encarna – quase literalmente – a personagem Benedita Fernandes, pioneira benemérita que em 1932 fundou a instituição que se transformaria em hospital psiquiátrico com o nome dela, a partir de 1947.

Corte. Tipo cinematográfico, quando muda a cena: a atriz, que adotou Tiodora como novo nome artístico, em homenagem à avó, faleceu no último mês de março, em decorrência de câncer.

Corte 2: o recorte sobre essa história de vida prioriza outros cenários, principalmente os vivenciados ao longo de anos até chegar a Araçatuba e iniciar os trabalhos sociais que a transformaram em referência de responsabilidade social e de acolhimento ao ser humano, especialmente aos que necessitavam de atendimento em saúde mental, nos longínquos anos 1930.

Educação formal foi a outra frente de trabalho encarada pela desbravadora respeitada por políticos da época, como prefeito, deputado, interventor do Estado e até pelo próprio presidente Getúlio Vargas. Educação de crianças pobres como ela, em condições de vulnerabilidade social.

 

MULHER.

NEGRA.

POBRE.

ANALFABETA.

‘LOUCA’.

 

Imagine-se nessas condições. Só que 90 anos atrás...

            Todas são reais, com informações sobre obstáculos facilmente pesquisáveis – virtualmente ou não – na História relativamente recente do Brasil.

Ninguém – em sã consciência – poderia dizer que teria sido a melhor das experiências. Então, como seria para quem não vivenciasse em sã consciência?

Nesse caso, louca,mas não conforme diagnóstico da medicina vigente: ‘louca’ num sentido figurado para os homens, mas efetivamente compreensível do ponto de vista espiritual.Décadas depois, a Ciência reconheceu a obsessão espiritual no CID (Código Internacional de Doenças) da Organização Mundial da Saúde.

A condição provisória de ‘louca’ deve ter sido o obstáculo mais difícil a ser superado por aquela pessoa em situação de rua, de estrada batida de chão, de trilhas pelas matas e trilhos ferroviários. A andarilha perambulou quase 800 quilômetros entre a terra natal, Campos Novos de Cunha, Distrito de Cunha, perto de Guaratinguetá (atual Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) até chegar a Penápolis, Região Noroeste Paulista.

 

PENSE BEM!

 

O que uma mulher, negra, pobre, analfabeta e que circunstancialmente estava na condição de ‘louca’ poderia fazer em prol do semelhante na década de 1930? Seria necessário nascer de novo, não é mesmo?

O pit-stop histórico em Penápolis gerou muitos episódios e o momento que pode ser considerado de ‘nascimento’, de ‘metamorfose’ do ser humano que revolucionou a própria vida, numa exemplar história de superação, em uma existência caracterizada pelo pleno exercício da responsabilidade social.

Corte novamente.

São contribuições que refletem na história da vizinha Araçatuba.

Benedita Fernandes foi ‘curada’ e passou a ‘curar’; esteve andarilha e assegurou dignidade aos que perambulavam pelos caminhos, tanto adultos quanto principalmente crianças; era analfabeta, mas promoveu a educação infantil exemplarmente.

Vale destacar que uma ‘banca de examinadores’ formada por doutor e mestre em Ciências epor educadores com décadas de vivências foi convidada especialmente para reconstituir esse cenário histórico. Dentre eles: Cesar Perri, doutor em Ciências (foi Pró-Reitor da Unesp) e é o biógrafo da personagem; e Sergio Felipe de Oliveira, mestre em Ciências e fundador da UniEspírito (Universidade Internacional de Ciências do Espírito).

Luiz Carlos Barros Costa (ex-UniCastelo/Universidade Brasil, de Fernandópolis); Divaldo Pereira Franco, educador com mais de 600 filhos adotivos e mais de 200 netos e bisnetos em trabalho social em Salvador,BA; Ana Jaicy Guimarães, educadora e dona de casa; Marilusa Moreira Vasconcellos, educadora e psicóloga; e o psicanalista Wagner Gomes da Paixão são alguns dos outrosintegrantes da ‘banca’ que estruturam o cenário do conteúdo documental.

Especialistas em Educação para ‘avaliar’ a Educadora por excelência. Conterrâneos e contemporâneos também enriquecem o docudrama.

Pense bem!

Então, o que qualquer outra pessoa ‘normal’ poderia fazer nos dias de hoje, em prol do semelhante?

E você?O que poderia fazer?

Se aceitar sugestão: ‘Benedita: uma heroína invisível. O legado da superação’.

É um bom começo...

 

SERVIÇO

 

EXIBIÇÕES

Teatro Paulo Alcides Jorge | 9 a 14 de outubro |

Dez exibições: contrapartidas do Projeto ‘Benedita Fernandes. Sombra, Luz e Ação’: Edital Nº 01 de Apoio a Projetos de Valorização e Preservação da Memória no Município de Araçatuba (Prefeitura de Araçatuba/ Secretaria Municipal de Cultura/Fundo Municipal de Apoio à Cultura/Conselho Municipal de Políticas Culturais - Programa de Fomento à Cultura/Agosto de 2016).

O incentivo foi direcionado exclusivamente à produção do conteúdo dramático. Atores profissionais e amadores de Araçatuba foram envolvidos no projeto.

 

AGENDAMENTO PARA SESSÕES GRATUITAS

ENTRE 10 E 14 DE OUTUBRO

 

18 99709.4684 (Sirlei)

[email protected]

 

Dia 10: 16h | 20h30

Dia 12: 10h30 | 16h | 20h30

Dia 13: 16h | 20h30

Dia 14: 16h | 20h30

 

Classificação: 14 anos

 

FICHA TÉCNICA

 

BRASIL | 2021

Cinebiografia baseada no livro ‘Benedita Fernandes. A Dama da Caridade’

Autor:Antonio Cesar Perri de Carvalho

Publicação: Cocriação EditoraEireli, 2017

Apoio Cultural: Use Regional de Araçatuba (70 anos em 28.09.2022)

Face Espírita (30 anos em 21.11.2021)

 

COPRODUÇÃO DA CINEBIOGRAFIA (DOCUDRAMA)

Cocriação Editora | Araçatuba.SP

Lalucci Filmes | Araçatuba.SP

 

CONTEÚDO DOCUMENTAL

Antonio Cesar Perri de Carvalho

Divaldo Pereira Franco

Luiz Carlos Barros Costa

Ana Jaicy Rodrigues Guimarães

Marilusa Moreira Vasconcellos

Sergio Felipe de Oliveira

Wagner Gomes da Paixão

 

CONTEÚDO DOCUMENTAL

(Contemporâneos em Araçatuba.SP)

Naoum Cury (in memorian)

Dirce Dalloca Ribeiro

CONTEÚDO DOCUMENTAL

(Conterrâneos em Campos Novos de Cunha/Distrito de Cunha.SP)

José Carlos da Silva

Gilson Alves Bernardino

Marina Albano dos Santos Alves

Rubens Alves Bernardino

Ilson Gonçalves Ledoíno

José Fernandes

 

CONTEÚDO DRAMÁTICO

Tiodora (in memorian)

 

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL

Renato Prieto

 

ELENCO

Clóvis Roberto

Flavio Estêvão

Manuela Menezes

Pat Bracale

João Gonçalves

José Luiz Py

CRIANÇAS

Caio Bracale

Rafa CF

Leon Nogueira

 

TRILHA SONORA ORIGINAL

Maestro Mário Henrique

Paula Zamp

 

GRAVAÇÃO ORIGINAL DA TRILHA

Paula Zamp

Gabriel Rocha

 

ARTISTAS DE VOZ

Alessandra Araújo

André Marouço

Dan Camargo

Nelson Custódio

Hélio Negri

 

ARTISTAS PLÁSTICOS

Agda (Agda Russo) | Itatiba.SP

A.Wicher (Ângela Wicher) | Araçatuba.SP

Clifford (Clifford Fortin) | Birigui.SP

Lázaro (in memorian)

M. Luzia (Maria Luzia Almeida Rosa) | Araçatuba.SP

MatêVizoni (Maria Tereza Vizoni) | Birigui.SP

Merciana (Merciana Greice Pereira Xavier) | Araçatuba.SP

 

PARTICIPAÇÕES

Cícera Rodrigues Santana

Elza Benevenuto

Gregório Carlos Rodrigues

Joyce Maria Corrêa

Luiz Augusto Macedo

Mara Regina Garcia de Souza Oliveira

Sônia Arruda

 

EQUIPE LALUCCI FILMES

Douglas Lalucci

Bill Marques

André Moreira

Edélcio Araújo Jr.

 

*********

 

 

ACESSE ESTE VÍDEO:

https://web.whatsapp.com/

 

 

(Com informações de Sirlei Nogueira)

 

 

Divulgação da série: “Com amor,Benedita”

Acesse SBT interior

 

 

 

"Dia 09 de outubro de 2.021 marca os 74 anos do desencarne, em Araçatuba-SP., de Benedita Fernandes, A Dama da Caridade, fundadora da Associação das Senhoras Cristãs Benedita Fernandes.

Natural de Campos Novos de Cunha, um distrito da cidade paulista de Cunha, nascida em 27/06/1883, Benedita Fernandes, tem sua trajetória de benemérita registrada, mais destacadamente no biográfico Livro A Dama da Caridade, o qual se encontra na terceira edição, de autoria de Antônio César Perri de Carvalho.

Para marcar os 74 anos do desencarne, e iniciando as festividades dos 90 anos, que se completará no dia 06 de março de 2.022, de fundação da Associação, que leva seu nome, o SBT Interior, emissora de televisão sediada em Araçatuba-SP., que é afiliada ao SBT, está exibindo em seu programa Bem da Hora, a belíssima série “Com amor, Benedita”.

Dividida em quatro episódios, cujo primeiro foi exibido em 05 de outubro de 2.021, e os demais sequencialmente, finalizando no dia 08 de outubro de 2.021, a série retrata a história dessa personagem, com depoimentos dos que lhe prosseguem a obra em diferentes cidades, imagens históricas e atuais, e uma apresentação muito bem conduzida, até os dias atuais, destacando a continuidade, não somente do seu legado de Vida, dedicada ao auxílio aos excluídos, mas a continuidade das atividades da Associação que ela fundou, e a continuidade do seu trabalho, desde a dimensão extra física, como servidora de Jesus, sendo uma presença vida e atuante, até os dias atuais.

Mas nada melhor que acompanhar ou apreciar essa belíssima série “Com amor, Benedita”, a qual pode ser acessada nos seguintes links:

 

Primeiro episódio: http://youtu.be/JgkACA8w5-I

 

Segundo episódio: https://youtu.be/yGj-_due54U

 

Terceiro episódio: https://youtu.be/4IDprB-ATlE

 

Quarto episódio: https://youtu.be/TJKDpvknNZE

 

 

(Com informações de Gerência Administrativa [[email protected]])

 

 

Palestras com informações de Elsa Rossi

BUSS Londres, Reino Unido

 

 

 

https://youtu.be/BIZwDzpSN-k INGLES

JUVENTUDE ESPÍRITA INTERNACIONAL

🇧🇷🇨🇴🇨🇱🇦🇷🇨🇭🇬🇧🇨🇦🇺🇾🇫🇷🇪🇸🇺🇸🇧🇴

Olá Jovem Espírita!

Venha iniciar conosco uma nova jornada. Participe da Inauguração da Juventude Espírita Internacional Sembradores de Luz. 

O Mundo precisa de você!

📆 Sábado, 6/11:

⏰ 13h-15h (NY 🇺🇸)

⏰ 12h-14h (COL 🇨🇴)

⏰ 15h-17h (BRA 🇧🇷)

⏰ 19h-21h (SUI 🇨🇭)

 

 

(Recebido em email de Elsa Rossi. Londres, Reino Unido)

 

 

33ª. Jornada Espírita de

Rancharia, SP

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

Se te for possível colabore com o Abrigo Ismael- Departamento da centenária União Espírita “Paz e Caridade”. Araçatuba, SP

 

ACESSE O SITE AQUI:

http://abrigoismael.com.br/  

O Abrigo Ismael irá comemorar 80 anos no dia 3 de outubro

 

 

top1

 

União Espírita Paz e Caridade, desde o ano 1921, vem atuando para abrandar o sofrimento de idosas carentes, suprindo-lhes todas as suas necessidades. Atualmente, conta com uma equipe de enfermagem, auxiliares, nutricionista, assistente social, médico, e fornece seis refeições diárias, medicamentos, lazer, atividades físicas e lúdicas, visando sempre a maior qualidade de vida possível nesta fase da vida. Em todos esses anos sempre contou com a colaboração da sociedade araçatubense, o qual agradecemos de todo o coração.

 

 

Sem título

 

 

 

 

 Lições para bem viver

 

O pensador russo Gurdjieff, que morreu em 1949, falou a respeito da importância do autoconhecimento e de se saber viver.

Ele estabeleceu algumas regras, que nos merecem reflexões.

Segundo os especialistas em comportamento humano, quem consegue praticar a metade dessas lições, com certeza, terá mais harmonia íntima e menos estresse.

Escreveu o filósofo:

Faça pausas de dez minutos a cada duas horas de trabalho, no máximo.

Repita essas pausas na vida diária e pense em você, analisando suas atitudes.

Aprenda a dizer não sem se sentir culpado ou achar que magoou. Querer agradar a todos é um desgaste enorme.

Planeje seu dia, sim, mas deixe sempre um bom espaço para o improviso, consciente de que nem tudo depende de você.

Concentre-se em apenas uma tarefa de cada vez. Por mais ágeis que sejam os seus quadros mentais, você se exaure.

Esqueça, de uma vez por todas, que você é imprescindível. No trabalho, em casa, no grupo habitual. Por mais que isso lhe desagrade, tudo anda sem a sua atuação, a não ser você mesmo.

Peça ajuda sempre que necessário, tendo o bom senso de pedir às pessoas certas.

Diferencie problemas reais de problemas imaginários e elimine-os. Eles são pura perda de tempo e ocupam o espaço mental precioso de coisas mais importantes.

Evite se envolver na ansiedade e tensão alheias enquanto ansiedade e tensão. Espere um pouco e depois retome o diálogo, a ação.

Saiba que a família não é você, está junto de você, compõe o seu mundo, mas não é a sua própria identidade.

Entenda que princípios e convicções fechadas podem ser um grande peso, a trave do movimento e da busca.

É preciso ter sempre alguém em quem se possa confiar e falar abertamente.

Saiba a hora certa de sair de cena, de retirar-se do palco, de deixar a roda. Nunca perca o sentido da importância sutil de uma saída discreta.

Não queira saber se falaram mal de você e nem se atormente com isso. Escute o que comentaram de positivo, com reserva analítica, sem qualquer convencimento.

Competir no lazer, no trabalho, na vida a dois, é ótimo... Para quem quer ficar esgotado e perder o melhor.

A rigidez é boa na pedra, não no homem. A ele cabe firmeza, o que é muito diferente.

Não abandone suas três grandes e inabaláveis amigas: a intuição, a inocência e a fé.

Por fim, entenda de uma vez por todas, definitiva e conclusivamente: você é o que fizer de você mesmo.

*   *   *

Grande número de nós gastamos boa parte do nosso tempo em esforços inúteis e desnecessários.

Uns desperdiçamos horas tentando fazer com que os outros aceitem nossas ideias.

Outros perdemos horas de sono pensando no que iremos dizer, no dia seguinte, numa conversa que não acontecerá.

Por vezes, nos detemos por longo tempo alimentando ilusões.

Isso prova que fazemos esforços inúteis ou até prejudiciais ao nosso bem-estar.

Assim, anotemos as regras de Gurdjieff e nos preparemos para uma vida de melhor qualidade.

Redação do Momento Espírita, com base nas
 
20 regras de vida de George Ivanovich Gurdjieff.
Em 13.10.2021.

 

 (Copiado do site Feparana)

https://www.noticiasespiritas.com.br/2017/JANEIRO/25-01-2017_arquivos/image039.jpg

A sesta. Óleo sobre tela por Vincent van Gogh. Imagem/fonte:

 https://en.wikipedia.org/wiki/Copies_by_Vincent_van_Gogh#/media/File:Noon,_rest_from_work_-_Van_Gogh.jpeg

 

O acampamento cigano das caravanas perto de Arles. Óleo sobre tela de Vincent van Gogh. Imagem/fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Vincent_van_Gogh-_The_Caravans_-_Gypsy_Camp_near_Arles.JPG

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/OUTUBRO/08-10-2020_arquivos/image015.jpg

Primeiros passos. Óleo sobre tela de Vincent van Gogh após Millet.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Vincent_van_Gogh_-_First_Steps,_after_Millet.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MARCO/27-03-2019_arquivos/image015.jpg

Prece do “Pai Nosso”. Aquarela de James Tissot

Imagem/fonte:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/dc/Brooklyn_Museum_-_The_Lord%27s_Prayer_%28Le_Pater_Noster%29_-_James_Tissot.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MARCO/12-03-2019_arquivos/image009.jpg

O Angelus. Óleo sobre tela de Jean-François Millet. 1857/1859.

Imagem/fonte:

https://en.wikipedia.org/wiki/The_Angelus_(painting)#/media/File:JEAN-FRAN%C3%87OIS_MILLET_-_El_%C3%81ngelus_(Museo_de_Orsay,_1857-1859._%C3%93leo_sobre_lienzo,_55.5_x_66_cm).jpg

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo

 

 

 

 

(Copiado do site Febnet)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/OUTUBRO/27-10-2018_arquivos/image011.jpg

Os órfãos.  Óleo sobre tela por Nikolaos Gyzis.

Imagem/fonte: https://fr.wikipedia.org/wiki/Fichier:Nikolaos_Gyzis_-_The_Orphans.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/OUTUBRO/27-10-2018_arquivos/image013.jpg

Esmola aos pobres. Óleo sobre tela por Michel Martin Drolling.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Drolling,_Michel_-_Alms_to_the_Poor_-_19th_c.jpg

 

Uma senhora rica visita uma família pobre. Óleo sobre tela de Gerardus Terlaak. Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Een_rijke_dame_bezoekt_een_arm_huisgezin_Rijksmuseum_SK-A-1832.jpeg

 

 

Biografia de José Lhomme

(1890- 1949)

Biografia de José   

 

José Lhomme. Foi fundador da Casa Espírita de Liège; diretor da Revista Espírita Belga de 1921 a 1945; membro da Federação Espírita Internacional nascida do Congresso de Liége, Bélgica, em 1923; conselheiro da Comissão Executiva dessa Federação em 1934; presidente da União Espírita Belga de 1938 até 1949 e, finalmente, como justa homenagem, recebeu o título de Presidente de Honra da União Espírita Belga.

E finalmente, como justa homenagem, recebeu o título de Presidente de Honra da União Espírita Belga, ainda em atividade.

Escreveu as seguintes obras: "Guia Metódico do Experimentador Espírita", "O Fenômeno das Mesas falantes" e "O Livro do Médium Curador", "O Além ao alcance de todos".

Foi, em suma, um fiel discípulo de Allan Kardec.

 

 

União Espírita Belga

(Participação de José Lhomme)

Encontramos vestígios de uma Federação Espírita Belga de 1882 (segundo a Revista Espírita), mas já deve ter havido grupos espíritas antes, pois encontramos na revista espírita da federação francesa a partir do ano de 1879.

A revista "La Vie D'Outre-Tombe" publicada a partir de 1894 por Charles Fritz, que foi o órgão oficial de divulgação da União Espírita Belga. Em 1913, o Sr. Charles Fraikin assumiu a presidência da Federação Espírita Belga.

Em agosto de 1927, a federação belga passou a se chamar União Espírita Belga e se constituiu em ASBL com seus estatutos que seriam revisados em 1934. Reunia muitas federações tanto no sul do país como no norte. Uma revista espírita foi publicada em holandês durante vários anos, já que as federações de Antuérpia, Ostend e Ghent eram numerosas e dinâmicas.

Vários presidentes sucederam à frente União Espírita Belga, incluindo o Sr. Louis MORET em 1937, o Sr. PIERRARD FORIMONT em 1938. Depois, o Sr. José LHOMME de 1938 a 1949. Sob sua égide a União Espírita Belga experimentou um crescimento notável: em encontros nacionais e internacionais com diversas conferencias e encontros de estudos Parapsicológicos e científicos em Charleroi, Liège, Bruxelas, Quaregnon, Ghent, Antuérpia, Oostende, Paris, etc...

Desde o início do Espiritismo, a União Espírita Belga sempre teve relações muito próximas com seus vizinhos franceses, germinando assim a ideia de uma Associação Espírita Ocidental; seria necessário esperar alguns anos antes da realização deste.

O Sr. Achille BIQUET assumiu até 1954, seguido pelo Sr. BERTRAND. Foi em 1965 que foi criada esta associação. Será uma associação de fato e será referida como ASO (Associação Espírita Ocidental). Os membros fundadores são as associações espíritas da Alemanha, França, Holanda e Bélgica.

A União Espírita Belga manteve relações estreitas e amigáveis com diferentes países. Em meados da década de 1990, atingiu o nível mais baixo de sua existência. A União Espírita Belga foi mantido até 1995, mas assumindo apenas duas federações, que se fundiram com a Fédération Spirite Liégeoise para se tornar a Federação e União Espírita Belga da província de Liege.

Pode-se até pensar que essa longa história iria acabar aí, mas na realidade um grupo de pessoas havia iniciado um trabalho fundamental para revitalizar a União Espírita Belga. Graças aos contatos estreitos com nossos irmãos brasileiros, ingleses e franceses, um novo impulso estava em andamento.

Em 1999, uma mudança fundamental ocorreu, um novo comitê foi criado e a União Espírita Belga foi reconstituída. Jean-Paul Evrard recebe a responsabilidade pela presidência. Ela é membro do movimento Mouvement Spirite Francophone.

Union Spirite Belge

 

(Copiado de

http://www.autoresespiritasclassicos.com/Autores%20Espiritas%20Classicos%20%20Diversos/Jose%20Lhomme/Jose%20Lhomme.htm)

Liége, Bélgica,  em 1650.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Map_liege_1.jpg

 

 

Liége foi a cidade natal de José Lhomme.

 

 

UNIÃO ESPÍRITA BELGA

https://www.spirite.be/

 

 

 

 

 

Spartaco Banal

(22-02-1883 / 14-08-1958)

 

Spartaco Banal (Bolsena - província de Roma, Itália 22 de fevereiro de 1883 - Petrópolis (RJ), 14 de agosto de 1958) foi um escritor espírita brasileiro. [1]

Emigrante italiano, foi destacado colaborador do movimento espírita no Brasil. Dedicou-se ao ofício de alfaiate por cerca de 14 anos. Também exerceu o magistério lecionando em vários colégios particulares e oficiais.

Integrou do Grupo Espírita Francisco de Paula, no distrito de Cascatinha, em Petrópolis, estado do Rio de Janeiro.[2]

Entre suas obras destaca-se As Sessões Práticas do Espiritismo da Federação Espírita Brasileira.[3][4]

Seu pai, o imigrante italiano Francesco Banal, se radicalizou em Petrópolis e trabalhou como entalhador dos altares da Igreja de Sant'Ana e São Joaquim (Matriz de Cascatinha), elaborada no estilo Goffiné. Ele saiu de Roma aos 38 anos, já casado com Anunzziata Catalucci. Teve três filhos; além de Spartaco, teve Humberto e Victório.

Referências

1.       

  «Federação Espírita do Paraná». Consultado em 22 de agosto de 2010. Arquivado do original em 30 de novembro de 2010

    Autores Espiritas Classicos. Federação Espírita Brasileira

    Autores Espiritas Classicos. Federação Espírita Brasileira

  Spartaco Banal. Mensagem Espírita

 

(Texto copiado de https://pt.wikipedia.org/wiki/Spartaco_Banal)

Bolsena, Itália.

Imagem/fonte: https://es.wikipedia.org/wiki/Bolsena

 

 

Em Bolsena nasceu Spártaco Banal

Leia a biografia acima postada.

Petrópolis em 1889.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Petr%C3%B3polis

 

 

 

Em Petrópolis faleceu Spártaco Banal

Leia a biografia acima postada.

Livro: Sessões Práticas do Espiritismo. Autor: Spártaco Banal.

Imagem: Internet

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este Boletim Diário de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]