Boletim diário de Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quarta-feira, 17 de abril de 2024.

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 


 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:     

                                  

          https://www.noticiasespiritas.com.br/2024/ABRIL/17-04-2024.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

            http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

         Ou no Facebook:https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

 

 

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

16-04-2024  https://www.noticiasespiritas.com.br/2024/ABRIL/16-04-2024.htm

15-04-2024  https://www.noticiasespiritas.com.br/2024/ABRIL/15-04-2024.htm

13-04-2024  https://www.noticiasespiritas.com.br/2024/ABRIL/13-04-2024.htm

12-04-2024  https://www.noticiasespiritas.com.br/2024/ABRIL/12-04-2024.htm

11-04-2024  https://www.noticiasespiritas.com.br/2024/ABRIL/11-04-2024.htm

 

 

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 2 - 1859

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado do site Febnet)

Cabeça de Cristo assinada por Leonardo da Vinci.

Pintura mediúnica por Marilusa Moreira Vasconcelos. Araçatuba, SP. Fotos Ismael Gobbo.

 

Vista de Paris desde a Pont Neuf. Pintura de Nicolas Jean Baptiste Raguenet.

Imagem/fonte:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/a/a6/Nicolas-Jean-Baptiste_Raguenet%2C_A_View_of_Paris_from_the_Pont_Neuf_-_Getty_Museum.jpg/1280px-Nicolas-Jean-Baptiste_Raguenet%2C_A_View_of_Paris_from_the_Pont_Neuf_-_Getty_Museum.jpg

 

 

 

Carruagens puxadas por cavalos e casais passeando atravessam a Pont Neuf, uma das pontes mais antigas de Paris. Barcos estão amarrados em ambos os lados do rio Sena, uma via muito movimentada. No centro, atrás de uma cerca de ferro, está uma estátua equestre de Henri IV. Na margem direita do rio está o Louvre, o museu nacional e a galeria de arte da França. A cúpula do Collège des Quatre-Nations pode ser vista na margem esquerda, à distância. 
Jean-Baptiste Nicolas Raguenet era especializado em vistas de Paris e possuía uma pequena loja para a venda na rue de la Colombe, na Ile de la Cité. Essa visão de Paris no século XVIII e sua obra-prima, Visão de Paris com a Ile de la Cité, provavelmente foram pintadas para um patrono inglês, Lord Holland. (Wikipedia).

Palais Royal e Galeria de Montpensier. Paris, França.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jardin_du_Palais_Royal,_Galerie_de_Montpensier,_Paris,_18th_c..jpg

Local onde esteve instalada por algum tempo a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas

fundada e  dirigida por Allan Kardec.

Busto de Allan Kardec em seu túmulo no Cemitério Père Lachaise em Paris, França.

Foto Ismael Gobbo.

 

 

A herança

 

Pelo Espírito Irmão X (Humberto de Campos).

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Marcas do Caminho. Lição nº 07. Página 26.

Mensagem recebida num Culto do Evangelho no Lar, em 10.08.1969.

 

Na mesa do vasto aposento que penetrávamos, em serviço de assistência espiritual, jazia grafada em belo cursivo a interessante carta que passamos a transcrever:

- Meu Caro Belmiro:

Parece incrível, mas somente hoje consigo tempo para responder-lhe à carta, recebida há precisamente oito meses. Perdoe-me a demora. Realmente, o velho morreu, no ano passado; entretanto, apenas agora pude liquidar o inventário.

Confirmo a notícia da herança. O montante em dinheiro que me veio ao domínio é de cento e oitenta milhões, mas, automaticamente, sou hoje o dono de oito prédios, no valor aproximado de quinhentos milhões de cruzeiros velhos. Isso tudo, somado às jóias que me ficaram, ultrapassa a quantia de oitocentos mil cruzeiros novos ou quase um bilhão na moeda antiga. E agora, meu caro, é tocar para a frente. Espero multiplicar o patrimônio quatro vezes, em dois anos. Esteja certo disso.

Sinto muito não atender à sua recomendação. Você insiste comigo, há muito tempo, tanto quanto insistiu com o falecido, em assuntos de caridade. Não fôssemos companheiros de infância e não daria atenção ao caso; no entanto, estimo você suficientemente para deixá-lo sem resposta. Aprendi com o velho que a vida vale pelo dinheiro que se tem.

Você fala em benefícios aos outros, para que venhamos a ser beneficiados, e afirma que, se dermos em bondade e  desprendimento aos que sofrem na vida, a vida nos retribuirá em saúde e alegria. Não sei onde é que você encontrou tanta teoria bonita para se enfeitar.

Espiritismo, Reencarnação... Você, Belmiro, é um poeta.

Sempre admirei a sua imaginação. Desde a escola, você é assim o notável sonhador que a gente aplaude, mas não pode seguir.

O que sei de mim é que nada compreendo sem o dinheiro. E dinheiro grande.

Acompanhei meu avô, prestando-lhe assistência, durante a minha vida inteira, e não será agora que vou perder o fruto de meu esforço. Não desfalcarei o que tenho e, para defender o que tenho, não estou disposto a ceder um tostão.

Você não é o primeiro amigo a falar-me de beneficência, de missão a cumprir, de solidariedade humana, de mensagens do Além... Acho isso tudo muito bonito, mas para mim não calha.

Estive trinta anos, pense na extensão desse tempo, trinta anos protegendo o velho e ajudando-o a preservar o que, no fundo, agora é meu. Acredita que estou relaxado, a ponto de esquecer-me? Não me venha com a história de que meu avô teria falado depois da morte para aconselhar-me. Ele, meu mestre de poupança, não quereria fazer de mim um mão aberta.

Essas conversas de espíritos, meu caro, tem muito de trapaça e bobagem...

Os velhacos inventam as modas e os tolos vão seguindo. Se o vovô quiser dar ordens, que me apareça. Não tenho medo de fantasmas.

Quanto à saúde, estou forte. Ainda não completei cinquenta anos e somente e somente agora obtive a possibilidade de viver como quero. Estou eufórico, feliz. Nunca pratiquei tanta ginástica e com tanto gosto.

Você me convida a pensar no outro mundo... E eu convido a você para mergulhar nos prazeres deste mundo mesmo. Venha para conversarmos e receba um abraço muito cordial do seu velho amigo, sempre devedor.

- NENECO.

Esta era a carta escrita e assinada pelo cavalheiro simpático que fôramos chamados a prestar auxílio espiritual e cujo corpo acabava de se cadaverizar por força de violento enfarte do miocárdio.

E a nota mais significativa de todo o episódio é que ele, ao arrancar-se do veículo prostrado, em nossa direção, tomou-nos à conta de enfermeiros encarnados e, tropeçando semilúcido, informou-nos para logo de que, se estava doente, não queria seguir para o hospital sem o talão de cheques.

 

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/31-10-2017_arquivos/image005.jpg

A adoração a Mamon. Óleo sobre tela por Evelyn De Morgan.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:The_worship_of_Mammon.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JANEIRO/24-01-2018_arquivos/image008.jpg

A morte e o avarento. Parte de um tríptico de Hieronymus Bosch. Imagem/fonte

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Hieronymus_Bosch_-_Death_and_the_Miser_-_Google_Art_Project.jpg

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/OUTUBRO/16-10-2021_arquivos/image046.jpg

O avarento. Óleo no painel de Jan Steen. .Imagem/fonte:

 https://commons.wikimedia.org/wiki/File:The_Miser_by_Jan_Steen_Statens_Museum_for_Kunst_KMSsp585.jpg

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/OUTUBRO/16-10-2021_arquivos/image047.jpg

Morte e o avarento. Gravura colorida à mão. Autor: Thomas Rowlandson.

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Death_and_the_Miser_MET_DP873641.jpg

 

 

 

O Universo em movimento

 

Sentado à mesa do café da manhã, estático, meus olhos passam pelas folhas de vidro estáticas, pelo alpendre de madeira estático e se derramam sobre o que restou da floresta estática na cidade do Sul.

Mal sabe ele que isso é uma grande ilusão! - Dizem os homens de ciência.

Meu café da manhã viaja, junto com as folhas de vidro, com o avarandado e os arbustos do quintal, numa velocidade absurda, pelos confins de um Universo sem fim.

Há uma impressão aparente, de que tudo está parado, mas o nosso planeta gira em torno de si mesmo numa velocidade de mil seiscentos e sessenta e seis quilômetros por hora. Quase o dobro dos grandes aviões de passageiros.

Incrível? Mas ainda há mais.

O planeta Terra não se encontra parado no Sistema Solar. Ele gira em torno do sol, conforme aprendemos nos anos escolares. E a que velocidade ele realiza esse movimento de translação?

Pois bem, estamos também correndo a cerca de cento e sete mil quilômetros por hora em volta da grande estrela de nosso sistema.

Assim, vivemos num planeta que gira a mil seiscentos e sessenta e seis km/horários e se desloca no espaço a cento e sete mil quilômetros por hora. Podemos ficar tontos só de pensar.

Porém, a surpresa não acaba por aí.

Sabe-se que todo o sistema solar, sol e planetas, também está se deslocando em torno do centro da Via Láctea. A que velocidade? Setecentos e vinte mil quilômetros por hora!

A conclusão é simples: isso parece não ter fim. Tudo se movimenta. Nada está parado.

As leis da matéria nos possibilitam ter nossas vidas tranquilas, aqui, sem nenhum tranco, sem nenhuma aceleração ou desaceleração repentina. Porém, pensemos nisso: tudo está em movimento.

O Universo é movimento. A vida é movimento.

Nada existe para permanecer no mesmo lugar. Tudo está em constante transformação, em constante renovação, dos elementos materiais do cosmos até os Espíritos.

Reflitamos nisso: Como essa lei universal do movimento se reflete em nosso íntimo? Onde estávamos há quinhentos anos? Onde estamos hoje? Quem éramos há duas encarnações? E quem somos hoje?

Tudo é feito para evoluir, para seguir adiante, para viajar pelo infinito cumprindo um papel formidável na Criação de Deus, desde a galáxia até o átomo.

*   *   *

Não nos permitamos parar. Não nos permitamos o desalento que nos impede de seguir em frente.

Tempo de reflexão é importante: são movimentos internos, são revoluções na alma, que procura sair de um lugar de agonia para um de paz.

No entanto, tempo de inatividade, de ociosidade, leva-nos a perder o compasso do Universo, o que nos faz muito mal.

Movimentemo-nos em outras direções. Movimentemo-nos para dentro. Movimentemo-nos para algo melhor. Movimentemo-nos na direção do amor.

Não nos permitamos a estagnação. Cada viagem na espaçonave Terra é uma oportunidade sem igual. O ingresso é caro, valioso e não pode ser desperdiçado.

Apreciemos a viagem. Olhemos pela janela. Olhemo-nos também.

Sigamos nosso caminho. Naveguemos pelas sendas do Universo infinito com coragem e alegria. Tudo isso é muito mais belo do que possamos imaginar.

Redação do Momento Espírita
Em 16.4.2024

 

 

 Escute o áudio deste texto

https://www.momento.com.br/pt/index.php

 

 

(Copiado de https://www.momento.com.br/pt/index.php)

 

 

Arquivo:NASA-HS201427a-HubbleUltraDeepField2014-20140603.jpg

 Equipe do Hubble revela a visão mais colorida do universo capturada pelo telescópio espacial. Imagem/fonte:

 https://commons.wikimedia.org/wiki/File:NASA-HS201427a-HubbleUltraDeepField2014-20140603.jpg

 

Arquivo:CMB Timeline300 no WMAP.jpg

Diagrama da evolução do universo desde o Big Bang (esquerda) até o presente

Copiado de: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:CMB_Timeline300_no_WMAP.jpg

Universum

Universum: representação do Universo elaborada e usada pelo astrônomo na obra

“L’ atmosphère: météorologie populaire”. (Paris, 1888). Coloração de Heikenwaelder Hugo, Viena 1998)

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Camille_Flammarion#/media/File:Universum.jpg

 

 

 

Amanhã live da Dra. Andréa Kogan /

 Espiritualidade no Judaismo

 

Link da palestra:

https://www.youtube.com/live/-nBGdKD5Aws?si=9sS-ETc9VCQMWV3J

 

 

 

 

 

(Recebido em email de sandra claro [[email protected]])

 

 

Nota: Encontro Internacional: 160 anos de

“O Evangelho Segundo o Espiritismo”

 

No dia 15 de abril, horário de Portugal às 18h e horário do Brasil às 14h, Filomena Queiroz, de Portugal, iniciou o programa alusivo aos 160 anos de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, que ela coordena. Na abertura, junto com Filomena, atuaram Stela Martins (de São Carlos) e Liz Maria Rajab (de Araraquara, SP), seguindo-se exposição por Cesar Perri (de São Paulo). No mesmo dia, seguiram-se apresentações por: Olímpio Saragoça, Liz Maria Ramos Rajab, André Luiz Mattos, Andressa Bispo e Ana Cláudia Archanjo. O evento virtual conta com realização e transmissão: Consolar e Esclarecer; Renovando Consciências; Portal do Consolador; TV Ideak; Web Rádio Fraternidade; Grupo Espírita Amor e Caridade; Grupo Scheilla; Sala virtual Joanna de Ângelis; Tupaciguara Espírita.

Acesse pelo link:

https://www.youtube.com/watch?v=6MmtD7rZJDM

 

(Recebido em emails de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]] e do GEECX)

 

 

Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal

 

 

 

Exms Senhores OCS,

 

As nossas mais cordiais saudações.

 

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, vai levar a cabo, no dia 19 de Abril de 2024, 6ª feira, às 21h00, uma conferência espírita subordinada ao tema "Entrevista espírita", com a professora Amélia Reis.  Posteriormente, teremos a Fluidoterapia (passe espírita) e o atendimento em privado. Todas as nossas actividades são livres e gratuitas. Todas as palestras são colocada no Youtube do CCE em http://bit.ly/29VcVMV

 

Cordialmente,

 

    CCE  

 

https://ci3.googleusercontent.com/mail-sig/AIorK4xdzyCY9R1q6M_TBKak7d7JSz4GVqWx5TQ-8_NE2uLMhwZ_IcnaEUuUqGdtCQg0CDF-Ph07STE


Tel: 938 466 898; 966 377 204; 

www.cceespirita.wordpress.com   -   E-mail: [email protected]
www.youtube.com/c/CentrodeCulturaEspíritaCaldasdaRainha
www.facebook.com/Centro-de-Cultura-Espírita-de-Caldas-da-Rainha-195515483836343/

 

 

(Recebido em email de Centro de Cultura Espírita Caldas da Rainha [[email protected]])

 

 

Renovação Mental

 

Que o Senhor Jesus nos abençoe! 

A literatura espírita é rica nos casos que traz, nos quais, de forma peremptória, afirma que o processo obsessivo se inicia pelo pensamento. O assédio mental é, portanto, a porta de entrada dos dolorosos processos, verdadeiramente escravizantes.

 Por outro lado, Jesus já nos afirmou que pelo pensamento erramos, caímos na vala comum do equívoco.  

No processo desobsessivo, portanto, faz-se necessário, e de modo natural, pensar nas coisas lá do Alto. 

Face à profundidade do assunto recorremos a Kardec, que ensina que devemos nos esforçar para dar a nossa cota de contribuição ao processo de libertação. Quando Paulo nos afirma que não devemos nos amoldar a este mundo, mas antes modificá-lo com renovação constante de nosso pensamento, concluímos que a disciplina e a vigilância são valiosas ferramentas neste tratamento espiritual que a Casa Espírita realiza, com conhecimento de causa. 

A cada um de nós cabe a responsabilidade do nosso hálito mental. E é sempre bom lembrar que podemos fazer o uso de leituras edificantes, diariamente. Por fim, o paciente, envolto nas teias sutis do processo obsessivo, deve mover-se na caridade. A prática compromissada e metódica do bem é de grande valia neste processo libertador que é a desobsessão.

Vigiemos e oremos constantemente e, em nossa casa mental, não haverá espaço para a obsessão.

Que Deus nos abençoe!

Benedita Fernandes

(Mensagem psicografada recebida pelo médium Hélio Ribeiro Loureiro, durante caravana de visitas, no Centro Espírita Luz e Verdade, em Bom Jardim/RJ, aos 30/03/2024).

 

(Recebido em emails de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]] e do GEECX)

 

 

Nota: O DIA DAS MÃES VAI FICAR MAIS EMOCIONANTE E ILNSPIRADOR COM A HISTÓRIA DE VIDA DESTA HEROÍNA MATERNA

 

Agende exibição na semana que antecede a data especial do dia das mães – 05 a 11 de maio de 2024.

Um filme para exibir a obra do bem e gerar bilheteria às obras do bem. Exibições em circuito alternativo ocorrem mediante agendamentos. Podem ser em sala de cinema, espaço cultural, teatro e na Casa Espírita. Percentual da venda de ingressos fica para os promotores locais.

Contato: Sirlei Nogueira - WA 18 99709.4684.

Acesso ao trailer do filme:

https://youtu.be/-hiCaJBJVao

 

 

(Recebido em emails de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]] e do GEECX)

 

 

World Criativity Day -  Dia Mundial da Criatividade

 

União de todas as ferramentas para multiplicação de valores de bem, paz, amor à Humanidade.

Saiba mais:

Cinema, comunicação e impulsão com propósito. União de todas as ferramentas para multiplicação de valores de bem, paz, amor à Humanidade. Atuação sem proselitismo ou doutrinação, movidos pelo objetivo de levar consolo, reflexão, gentileza, generosidade e ação no bem a todos os povos, sem distinções, com respeito à diversidade.

Sobre o(s) Inspirador(es)

 

Mayara Paz

Coordenadora de Comunicação e Cinema da FEB. Graduada em Jornalismo, com MBAs em Gestão da Comunicação (UCB) e em Marketing (FGV). Autora do livro Bastidores do filme Nosso Lar 2 (recorde nos cinemas), TOP 3 Ibest 2023.

 

As inscrições para as mais de 30 atividades do Dia Mundial da Criatividade estão abertas. Pelo segundo ano consecutiva, o quadradinho será palco do festival internacional de criatividade, o World Creativity Day. O evento acontecerá de 19 a 21 de abril.  

A programação está bem diversa com workshops, palestras e oficinas para profissionais de diversas áreas, estudantes, adolescentes e crianças. 

Acesse: https://worldcreativityday.com/brazil/brasilia/activities  

 

 

Mayara Paz

Coordenadora de Comunicação e Cinema

Federação Espírita Brasileira 

 

(Recebido em email de Comunicação FEB [[email protected]])

 

 

Jornal dos Sócios. Clube Amigos do Boa Nova

Acesse no link:

 

CLIQUE AQUI:

https://marketing.feal.org.br/email/view/661803257983f008350941 

 

 

 

Nosso Lar filme  apresenta a 1ª. Mostra de Filmes Brasileiros sobre a Imortalidada da Alma em Assis, Itália.

 

Queridos companheiros de viagem, continuam os preparativos para o encontro de Joanna e André Luiz em Assis, Italia (bilingue)

Estamos todos comovidos e envolvidos pela atmosfera da Úmbria, pela memória de São Francisco e pelos ensinamentos de Joanna de Ângelis.

Serão dias inesquecíveis.

Nossos convidados são verdadeiramente especiais

Em ordem alfabetica sāo eles:

- A nova entrada, Adriana Lopes, “chegou” para contribuir com o tema “Os aspectos psicológicos da arte”

* Clovis Mello, autor e diretor do filme “Divaldo o mensageiro da paz”

* Humberto Shubert, filósofo com mestrado em teologia, que apresentará seu livro sobre Francisco

* Tiago Rizzotto, psicólogo da AME que nos ajudará na conexão entre André Luiz e Joanna de Ângelis

* Wagner de Assis que para a ocasião apresentará 4 de seus filmes, incluindo o mais recente Nosso Lar 2

 

Esperamos por vocês na Cidade da Paz e lembrem-se que faltam pouco mais de 60 dias e as vagas são limitadas. Acessem o site para saber mais sobre a programação e efetuar a vossa reserva.

Até breve! 🤗

 

 

(Informação recebida de Regina Zanella, Milão, Itália)

 

 

3º. Encontro Regional de Centros Espíritas

São Paulo, capital

𝟯º 𝗘𝗡𝗖𝗢𝗡𝗧𝗥𝗢 𝗥𝗘𝗚𝗜𝗢𝗡𝗔𝗟 𝗗𝗘 𝗖𝗘𝗡𝗧𝗥𝗢𝗦 𝗘𝗦𝗣Í𝗥𝗜𝗧𝗔𝗦!

𝙌𝙪𝙚 𝙣𝙤𝙨𝙨𝙖 𝙗𝙖𝙣𝙙𝙚𝙞𝙧𝙖 𝙨𝙚𝙟𝙖 𝙖 𝙪𝙣𝙞ã𝙤 𝙚 𝙖 𝙘𝙖𝙧𝙞𝙙𝙖𝙙𝙚

 

𝗣𝗥𝗘𝗦𝗘𝗡𝗖𝗜𝗔𝗟

 

🗓️𝗱𝗶𝗮 𝟮𝟬/𝟬𝟰/𝟮𝟰 - 𝘀á𝗯𝗮𝗱𝗼 - 𝗱𝗮𝘀 𝟭𝟯𝗵 à𝘀 𝟭𝟴𝗵

 

🈴𝗦𝗲𝗱𝗲 𝗱𝗮 𝗨𝗦𝗘

Rua Doutor Gabriel Piza, 433 - Santana - São Paulo - SP (próximo ao metrô Santana)

 

𝗣ú𝗯𝗹𝗶𝗰𝗼 𝗖𝗼𝗻𝘃𝗶𝗱𝗮𝗱𝗼: REPRESENTANTES DE ÓRGÃOS, DIRIGENTES E TRABALHADORES DE CENTROS ESPÍRITAS.

 

Neste Encontro vamos fortalecer nossos  laços de União e Caridade.

 

O encontro será 𝗣𝗥𝗘𝗦𝗘𝗡𝗖𝗜𝗔𝗟.

 

📝 𝗙𝗮ç𝗮 𝘀𝘂𝗮 𝗜𝗻𝘀𝗰𝗿𝗶çã𝗼:

https://forms.gle/aYj3STuA52Kpc1rB9

 

𝗘𝘀𝗽𝗲𝗿𝗮𝗺𝗼𝘀 𝗩𝗼𝗰ê!

 

𝗣𝗮𝗿𝘁𝗶𝗰𝗶𝗽𝗲 𝗲 𝗱𝗶𝘃𝘂𝗹𝗴𝘂𝗲!💫

 

 

(Informação de Julia Nezu)

 

 

Programação da Associação Parisiense de Estudos Espíritas

Paris, França. Abril 2024.

Chère Madame, Cher Monsieur,

 

C'est toujours avec un grand plaisir que la direction du centre spirite APES vous présente le programme d'activités spirites pour le mois d'avril 2024. Veuillez trouver en pièce jointe, son programme d'activités pour le mois d'AVRIL 2024.

 

Comme vous le savez, les Réunions Publiques d'Étude et d'Assistance Spirituelle (RPEAS) sont ouvertes à toutes personnes qui souhaitent partager un moment d'étude spirite, de prière et de communion avec les Esprits bienfaiteurs au moment de la passe spirite et de la fluidification de l'eau. Chaque réunion publique est suivie d'un moment de convivialité pour permettre aux personnes du public d'échanger avec l'équipe de médiums et les membres du centre spirite APES.

 

 Pour plus d'information n'hésitez pas à nous contacter :  [email protected] ou par téléphone 07 82 09 7158

 

Au plaisir de vous accueillir lors de réunions publiques du notre centre spirite APES.

 

Fraternellement

 

Anita BECQUEREL

Présidente de l'APES

A.P.E.S. - Association Parisienne d'Etudes Spirites
Construire aujourd'hui l'Homme de demain.

Nous vous accueillons au 22 rue des laitières 94300 Vincennes
chaque vendredi soir à partir de 19h30 et
chaque deuxième et dernier samedi du mois à partir de 14h30
sauf jours fériés.

Plus d'information par téléphone au 0141 931 708 et
sur notre site internet
http://www.apes.asso.fr

 

 

-------------------------------------------------------------

 

TRADUÇÃO PARA O PORTUGUÊS PELO GOOGLE

 

 

Prezada Senhora, Prezado Senhor,

 

É sempre com grande prazer que a direção do centro espírita APES apresenta-lhes o programa de atividades espíritas para o mês de abril de 2024. Segue em anexo o seu programa de atividades para o mês de ABRIL de 2024.

 

Como sabem, as Reuniões Públicas de Estudo e Assistência Espiritual (RPEAS) são abertas a todas as pessoas que desejam compartilhar um momento de estudo espírita, oração e comunhão com os Espíritos benevolentes no momento do passe espírita e da fluidificação da água. . Cada reunião pública é seguida de um momento de convívio para permitir ao público interagir com a equipe de médiuns e membros do centro espírita APES.

 

  Para mais informações não hesite em nos contactar: ​​[email protected] ou pelo telefone 07 82 09 7158

 

Esperamos recebê-lo em reuniões públicas em nosso centro espírita APES.

 

Fraternalmente

 

Anita BECQUEREL

Presidente da APES

A.P.E.S. - Associação Parisiense de Estudos Espíritas

Construindo o Homem do Amanhã hoje.

 

Damos-lhe as boas-vindas em 22 rue deslaitières 94300 Vincennes

todas as sextas-feiras à noite, a partir das 19h30 e

todo segundo e último sábado do mês, a partir das 14h30.

exceto feriados.

 

Mais informações pelo telefone 0141 931 708 e

em nosso site http://www.apes.asso.fr

 

(Recebido em email de Association Parisienne d'Etudes Spirites [[email protected]])

 

 

Programação de palestras da Instituição Beneficente Nosso Lar. Abril/2024. São Paulo, capital.

Caro Ismael, 

segue em anexo a programação de palestras do mês de abril 2024.

Abraço fraterno,

Clodoaldo de L. Leite

Presidente IBNL

 

"A Terra é precioso domicílio a Lei do Senhor, onde cada criatura edifica o plano em que passa a viver. 

Repara onde resides. 

Cada espírito respira na faixa de claridade ou sombra, de dor ou alegria a que se acolhe através da atitude que assume perante a vida."

Emmanuel 

 

 

(Recebido em email de Clodoaldo Leite [[email protected]])

 

 

UEPG- União Espírita Paschoal Grossi. Araraquara, SP

Espiritismo em Foco

 

(Informação de Sandra Fiore)

 

 

Jornal Agenda Cristã

Rancharia, SP

Caro Ismael:

O jornal AGENDA CRISTÃ, de Rancharia (SP), edição de abril/2024, pode ser acessado no site useourinhos.org - Aba "Galeria"

 

https://sites.google.com/usesp.org.br/useourinhos/galeria/agenda-crist%C3%A3-rancharia

Abraço fraterno

Atilio

 

(Recebido em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

1/2 - Palestra - A Contribuição de Hernani Guimarães Andrade para o Espiritismo e à Parapsicologia

 

ACESSE AQUI:

https://www.youtube.com/watch?v=VoIKgL8Lio4

 

 

(Informação de Leopoldo Zanardi [[email protected]])

 

 

Jornal O Farol

Getulina, SP

Peço aos amigos que por favor:

Repassem!

Divulguem!

E principalmente: Leiam!

IMPORTANTE!!!

SE VOCÊ QUER ANUNCIAR - ENTRE EM CONTATO!!!

 

Endereços 

Todos: https://dabunjr.wordpress.com/o-farol/ 

Abril: https://dabunjr.wordpress.com/2024/04/03/edicao-de-abril-2024/

Vai anexo também.

***

CHAVE PIX PARA COLABORAR COM A 

REFORMA DO CENTRO: 

CPF - 170.347.258-61

 

Obrigado e beijos no coração!

 

 

 

 

(Recebido em email de Reinaldo Trombini Junior [[email protected]])

 

 

Jornal Momento Espírita do Centro Espírita Amor e Caridade. Bauru, SP.  Acesse no link abaixo

 

CLIQUE AQUI:

https://ceac.org.br/wp-content/uploads/2024/04/Jornal-Momento-Esp-Abril-24.pdf

 

 

 

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi [[email protected]])

 

 

 

 Página Infantil. A primeira sequência segue as Leis Morais (3º livros de O Livro dos Espíritos

 

Leis de adoração, trabalho, reprodução, conservação, destruição, sociedade, progresso, igualdade, liberdade, e, por fim, a de justiça, amor e caridade. 

 

 

 

(Recebido em email de Alcides Fernando Ferreira [[email protected]])

 

 

The Spiritist Magazine

Acesse no link

 

CLIQUE AQUI:

https://www.magcloud.com/browse/issue/2761983?__r=260573

 

 

 

 

23ª. Festac- Festa do “Amor e Caridade”. CEAC

Bauru, SP

 

(Recebido de Departamento de Comunicação [[email protected]])

 

 

Jornal Mundo Maior

Leia no link

 

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook:

www.facebook.com/jornalmundomaior

Acesse o site do Jornal Mundo Maior e leia outras mensagens:

www.jornalmundomaior.com.br

 

(Recebido em email de

[email protected]; em nome de; jornal_mundomaior@ hotmail.com [[email protected]])

 

 

Vem aí o 19º Encontro Amigos da Boa Nova para inspirar e iluminar a sua vida

Dia 18 de maio de 2024 tem o 19 º Encontro Amigos da Boa Nova, no Teatro Santo Agostinho, em São Paulo.

O tema desta edição: De Saulo a Paulo: Em Busca da Luz, traz como inspiração os valiosos ensinamentos do grande apóstolo e mensageiro do Cristo, Paulo de Tarso, que transformou completamente a sua vida após o marcante encontro espiritual com Jesus.

A transformação de Paulo de Tarso, sua fé inabalável e sua coragem, que o tornou um dos maiores divulgadores do Cristianismo para o mundo, é um convite muito especial a cada um de nós para a autotransformação e a buscar novos caminhos diante dos desafios da vida.

O 19 º Encontro Amigos da Boa Nova contará com a participação de um time de palestrantes, trazendo temas inspiradores para sua jornada evolutiva.

 

Neste dia especial você também vai contar com uma mesa redonda especial sobre autotransformação e a transição planetária, sorteios, autógrafos, momento musical com as cantoras Kethelin Cocchi e Anatasha Meckenna e uma apresentação teatral preparada especialmente para o evento pela Companhia de Teatro AMO sobre a emocionante história de Paulo e Estevão.

 

Confira o time de palestrantes

Dr. Severino Celestino- Professor, estudioso de línguas antigas e profundo analista do livro mais lido pela humanidade: a Bíblia

 

Dr. Ildo Rosa- Psicólogo- Psicanalista e Especialista em Programação Neurolinguística

Dr. Sérgio Felipe - Médico Clínico Geral e Mestre em Ciências

 

Marisa Além- - Psicanalista e Psicopedagoga

 

Dr. Antonio Carlos Tarquinio-- Mestre e doutor em filosofia. Articulista e comentarista na Rádio Boa Nova e TV Mundo Maior

 

Deusa Samú- Psicóloga clínica e hospitalar, especializada em luto.

 

Você está pronto para fortalecer a sua fé e transformar seus caminhos?

Participe do 19 º Encontro Amigos da Boa Nova: De Saulo a Paulo: Em Busca da Luz

Data: 18/05/2024

Horário: 9h às 17h

Local: Teatro Santo Agostinho: Rua Apeninos, 118 - Ao lado do metrô Vergueiro. Estacionamentos bem próximos e conveniados e ótimos lugares para as refeições.

Garanta já o seu ingresso. Valor especial para sócios do Clube Amigos da Boa Nova

www.mercalivros.com.br

 

 

(Recebido em email de Erika Silveira - FEAL [[email protected]])

 

 

Livros Espíritas para Bebês

Acesse no link abaixo

 

CLIQUE AQUI:

https://luishurivas.wixsite.com/so/d1OvK7bOO?languageTag=pt&cid=1cfc10b2-e22c-4f69-86b5-c3f154ae3fa3

 

 

https://static.wixstatic.com/media/47693c_f15f69bea2d94d729aeacc95c88b85cd~mv2.jpg/v1/fit/w_700,h_2000,al_c,q_85/47693c_f15f69bea2d94d729aeacc95c88b85cd~mv2.jpg

 

 

5º. Encontro de Pesquisadores Espíritas em Franca, SP

 

(Recebido em email de Agenda Espírita Brasil [[email protected]])

 

 

5º Encontro Pesquisadores Espíritas, NUPE Agnelo Morato

 

5º ENCONTRO DE PESQUISADORES ESPÍRITAS

“O ESPIRITISMO NAS FRONTEIRAS ENTRE A LITERATURA

E A ARTE”

Dia 19/05/2024

(por videoconferência em nosso canal do Youtube)

 

Cronograma:

8h 45– Abertura do encontro;

9h – Mesa-Redonda: O Espiritismo nas Fronteiras entre a Literatura e a Arte;

Profa. Dra. Márcia Pereira da Silva (Franca-SP);

 

Prof. Esp. Claudio M. Marins (São Paulo-SP) e

 

Prof. Dr. Glaucio Varella Cardoso (Mesquita-RJ);

 

 

11h 15 – Conferência: A poesia transcendente de Parnaso de Além-Túmulo;

Prof. Dr. Alexandre Caroli Rocha (Belo Horizonte-MG).

 

12 h 15 – Intervalo para almoço.

 

14 h – Apresentação de trabalhos.

1º - O Espiritismo nas fronteiras entre a Literatura e a Arte: críticas de Allan Kardec ao gênero romance; Dirce Maria da Silva - Doutoranda POSLIT-UnB (Brasília-DF).

 

2º - O rompimento de fronteiras entre Espiritismo - Literatura - Arte; Prof. Dr. Carlos Roberto Fernandes (São Mateus-ES).

 

3º - Ideias espíritas em Machado de Assis: a morte de Brás Cubas à luz da Doutrina Espírita; Fernando de Souza Santos (Itararé-SP).

 

4º - Toriba-Acã em prosa e verso: uma trajetória multifacetada entre a literatura e a arte (1910-1994); Prof. Esp. Adolfo de Mendonça Junior (Franca-SP).

 

17 h – Encerramento.

 

  

Informações pelo WhatsApp (16) 99195-1141,

ou pelo e-mail: [email protected]

 

 

(Recebido em emaild e Adolfinho de Mendonça Jr. [[email protected]])

 

              

Núcleo Espírita Chico Xavier

Niterói, RJ

 

🌹NÚCLEO ESPÍRITA CHICO XAVIER🌹
ABRIL - MÊS COMEMORATIVO DOS 14 ANOS DE FUNDAÇÃO

O NECX convida para o ciclo de palestras em torno da obra mediúnica de Chico Xavier.
Quartas-feiras às 19h30 e aos Domingos às 18h.
Momento musical com os grupos "Boa Nova" e "Casa Maria de Magdala".

Prestigie, divulgue!

 

Núcleo Espírita Chico Xavier

R. das Tainhas, 10 - Jardim Imbuí, Piratininga

Niterói/RJ

 

 

 

(Recebido em email de Marcio Hungria [[email protected]])

 

 

Teatro Municipal de Uberlândia

Além da Vida

 

 

 

 

(Recebido em email de Agenda Espírita Brasil [[email protected]])

 

                                               

7º. Encontro Espírita de Inverno

Poços de Caldas, MG

 

 

(Recebido em email de Domingos B. Rodrigues [[email protected]])

 

     

Site da Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Clique aqui:
https://www.febnet.org.br/portal/

 

 

 

 

FEP- Federação Espírita do Paraná

Curitiba

 

Clique aqui:

http://www.feparana.com.br/

 

 

 

 

FEESP- Federação Espírita do Estado de São Paulo

São Paulo, capital

 

CLIQUE AQUI:

https://www.feesp.com.br/

 

 

 

USE- União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo

São Paulo, capital

 

CLIQUE AQUI:

https://usesp.org.br/

 

 

 

Abrigo Ismael

Araçatuba, SP

Quer ajudar o Abrigo e não sabe como?

Doando sua nota fiscal paulista, você estará ajudando nossas vovós. Faça a doação on line de seu cupom fiscal para o Abrigo Ismael! É fácil, rápido, você ajuda a entidade e ainda tem 2,5 vezes mais chances de ser sorteado!

 

 

(Copiado de https://web.facebook.com/abrigoismael/?locale=pt_BR&_rdc=1&_rdr)

 

                             

 

Reflexão, extraída do livro “Richard Simonetti –

O Pensamento” - Vol 2

 

Reflexão, extraída do livro “Richard Simonetti - O Pensamento” - Vol 2

Organizado por Álvaro Pinto de Arruda. 

https://www.editoraceac.com.br/loja/produto/o-pensamento-vol-2

WhatsApp- Editora

14 99164-6875

 

 

 

(Recebido em email de Tânia Simonetti [[email protected]])

 

 

160 anos de O Evangelho segundo o Espiritismo:

o conteúdo e seu papel

 

 

Antonio Cesar Perri de Carvalho

O raciocínio desenvolvido por Allan Kardec em O Evangelho segundo o Espiritismo fornece subsídios amplos e renovadores para a compreensão dos ensinos morais de Jesus. Esse foi o objetivo definido pelo autor, ao interpretar, analisar e incluir mensagens espirituais para a compreensão de versículos do Novo Testamento com base nos princípios exarados em O Livro dos Espíritos. Daí o título da obra, pois se trata do Evangelho de acordo com o espiritismo.

Nas páginas iniciais, geralmente pouco lidas, encontram-se observações significativas.

Kardec comenta que as palavras dos textos bíblicos muitas vezes são ininteligíveis e aos leitores “passam-lhes despercebidos os preceitos morais”.1Valoriza a diversidade da origem das mensagens espirituais: “Quis Deus que a nova revelação chegasse aos homens por mais rápido caminho e mais autêntico. Incumbiu, pois, os Espíritos de levá-la de um polo a outro, manifestando-se por toda parte, sem conferir a ninguém o privilégio de lhes ouvir a palavra”. Destaca o critério adotado: “concordância que haja entre as revelações que eles façam espontaneamente, servindo-se de grande número de médiuns estranhos uns aos outros e em vários lugares”;realça: “a necessidade da maior prudência em dar-lhes publicidade; e, caso se julgue conveniente publicá-las”.1 Recomendação oportuna para a atualidade, com as ondas de fake news que invadem a internet.Justifica que para evitar manifestações de orgulho não nomeou os médiuns, citando no final das instruções espirituais: o espírito comunicante, a cidade em que a mensagem surgiu e o ano.[...] Os capítulos são iniciados com transcrição de versículos do Novo Testamento, para desenvolver comentários pertinentes com os princípios do espiritismo.

Chamamos atenção que nocapítulo “Não vim destruir a lei” estabelece parâmetros que fundamentam os demais: a compreensão sobre a lei a que se referia Jesus -os 10 Mandamentos -, ede maneira diferente das tradições e práticas dos livros que integram o Antigo Testamento. Jesus desenvolveu o exercício da lei do amor.

A análise de trechos do Sermão da Montanha - a proclamação de Jesus com propostaspara uma nova civilização -, notadamente as bem-aventuranças, adquire enorme potencial de consolo, misericórdia, respeito, fé e esperança. Mensagem necessária para o grande número de aflitos do mundo de provas e expiações que vivenciamos. Um auge transparece na interpretação do registro de João da promessa do Consolador.

[...] Aos 160 anos de O evangelho segundo o espiritismo, é necessáriasua valorização por tratar de temas para atendimento do público que procura as instituições, movido por aflições, dificuldades variadas e dúvidas existenciais, pois oferece consolo, esclarecimento, fortalecimento da fé e da esperança.

Há alguns anos preocupamo-nos com a difusão dessa obra de Kardec e vivenciamosdiferentes experiências. No período de nossa presidência na Federação Espírita Brasileira, foi iniciado na sede em Brasília, um curso anual sobre O evangelho segundo o espiritismo, com a coordenação de nossa esposa Célia. Houve interesse e continuidadee gerou a oferta de cursos das obras básicas do Codificador.Naquela sede foi criado o Núcleo de Estudos e Pesquisas do Evangelho – NEPE, com o objetivo de estimular estudos de versículos do Novo Testamento à luz do espiritismo. Entre 2012 e início de 2015, desenvolveram-se estudos, seminários e em gravações de vídeo aulas “O estudo do evangelho à luz do espiritismo”, pela TVCEI e FEBtv, disponíveis na internet.O NEPE da FEB foi extinto, mas a ideia se disseminou pelo país, com a formação de rede nacional independente de grupos virtuais: o NEPE Brasil e o NEPE Search, a sua complementação de apoio.2

Nas comemorações dos 150 anos de O evangelho segundo o espiritismo, com o patrocínio do Conselho Federativo Nacional da FEB, realizou-se o 4o Congresso Espírita Brasileiro (abril de 2014), como tema “150 anos de esclarecimento e consolação”. De forma inédita, o Congresso foi descentralizado e realizado simultaneamente em quatro capitais, para facilitar presença de pessoas das regiões nas cidades de Campo Grande, Vitória, João Pessoa e Manaus.Naquela época, estimulamos os lançamentos: edição especial bi-língueda 1aversão,Imitaçãodo Evangelho segundo o Espiritismo3, tradução por Evandro Noleto Bezerra,um subsídio para estudiosos e pesquisadores; O evangelho segundo o espiritismo: orientações para o estudo4, sendo co-autores os integrantes da equipe do NEPE da FEB.

[...] Após o advento da pandemia, passamos a desenvolver de forma virtual estudos sobre o evangelho pelas instituições que colaboramos em São Paulo: Centro de Cultura e Documentação do Espiritismo e Grupo Espírita Casa do Caminho.

O conteúdo de O Evangelho segundo o Espiritismodeve ser roteiro para reuniões públicas e de estudonas instituições. Entendemos que se deve evitar a adoção de programas padronizados, pois cada centro tem características e público-alvo específicos. O desenvolvimento dos roteiros deve ser adequado às condições dos centros.

Há espaços não ocupados pelo movimento espírita em bairros periféricos e socialmente carentes. Trata-se de forte razão para se verificar como levar a mensagem de acolhimento, consolo e estímulo a essa parcela da população brasileira.

Coerente com esse pensamento, a Casa Editora O Clarim, fundada por CairbarSchutel - autor de Parábolas e ensinos de Jesus, um bestseller -, está disponibilizando a obraEvangelho com simplicidade5contendo comentários com redação simples e diretade capítulos da obra básica de Kardec. Em nossos dias são necessárias opções de esclarecimentos sobre os ensinosde Jesus à luz do espiritismo com abordagem simples, objetiva e coerente com as obras do Codificador.

Paulo de Tarso, sempre próximo dos mais carentes, registrou: “Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos para por todos os meios chegar a salvar alguns” (I Coríntios 9, 22).

[...] Esse é o papel a ser instrumentalizado por divulgadores pela palavra e pelas ações fundamentados emO Evangelho segundo o Espiritismo!

Referências:

1)      Kardec, Allan. Trad. Guilhon Ribeiro. O evangelho segundo o espiritismo.  Brasília: FEB. 2013.

2)      Informações sobre o NEPE: http://www.nepebrasil.org/; https://search.nepebrasil.org/

3)      Kardec, Allan. Trad. Bezerra, Evandro Noleto. Imitação do evangelho segundo o espiritismo. Ed.Hist.Bilingue. Brasília: FEB. 2014.

4)      Carvalho, Antonio Cesar Perri; Carvalho, Célia Maria Rey (Org.). O evangelho segundo o espiritismo: orientações para o estudo. Brasília: FEB. 2014.

5)      Carvalho, Antonio Cesar Perri. Espiritismo com simplicidade. Matão: O Clarim. 2024. [no prelo].

Transcrição parcial de artigo do autor, publicado em: Revista Internacional do Espiritismo. AnoXCIX. N.3. Abril de 2024. P. 124-126.

 

(Recebido em emails de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]] e do GEECX)

 

  

 Amor Infinito

Quando Compreenderes

 

 

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi [[email protected]])

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este Boletim Diário de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]