Jesus Boletim diário de Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 05 de agosto de 2025.

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 


 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:     

                                  

          https://www.noticiasespiritas.com.br/2025/AGOSTO/05-08-2025.htm

  

No Blogonde é  postado diariamente:

            http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

         Ou no Facebook:https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

 

 

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

04-08-2025  https://www.noticiasespiritas.com.br/2025/AGOSTO/04-08-2025.htm

02-08-2025  https://www.noticiasespiritas.com.br/2025/AGOSTO/02-08-2025.htm

01-08-2025  https://www.noticiasespiritas.com.br/2025/AGOSTO/01-08-2025.htm

31-07-2025  https://www.noticiasespiritas.com.br/2025/JULHO/31-07-2025.htm

30-07-2025  https://www.noticiasespiritas.com.br/2025/JULHO/30-07-2025.htm

 

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 6 - 1863

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado do site Febnet)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JULHO/16-07-2019_arquivos/image010.jpg

Vista da Torre e da Igreja de “Saint-Michel” (São Miguel).  Bordéus (Bordeaux), França.

Imagem/fonte: https://fr.wikipedia.org/wiki/Basilique_Saint-Michel_de_Bordeaux

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MARCO/06-03-2019_arquivos/image013.jpg

Porta dos Alemães em Metz, França. Moselle: [desenho] ​​/ Claudius Delorme ft

Imagem/fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b7743085q.item

O Écho d'Alêm-Tumulo[1] (em grafia atual, O Eco d'Além-Túmulo) foi um periódico brasileiro, publicado na segunda metade do século XIX. Destacou-se por ser o primeiro de conteúdo espírita publicado no país.[2]

 

História

Editado em Salvador, na então Província da Bahia, a sua primeira edição veio a público em julho de 1869, doze anos após o lançamento de "O Livro dos Espíritos", na França. A sua publicação deu início à divulgação, em língua portuguesa, da doutrina espírita no país, uma vez que, até então, os textos disponíveis eram todos em língua francesa.[3]

O periódico era bimestral, com 56 páginas, tendo chegado a ser distribuído em Nova IorqueLondresParisLyonMadridBarcelonaSevilhaBolonha e na Catânia. Tinha como pilares a Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade. Não tinha fins lucrativos, e parte das suas vendas era destinada à causa abolicionista.[2]

O seu editor, redator e distribuidor era Luís Olímpio Teles de Menezes, reconhecido pela sua ousadia, uma vez que, à época, a religião oficial do Estado, conforme estabelecido pela Constituição brasileira de 1824, era o catolicismo.[2] Por essa razão, as outras religiões só poderiam ser cultuadas em ambientes domésticos.

Leia mais

https://pt.wikipedia.org/wiki/O_%C3%89cho_d%27Al%C3%AAm-Tumulo

O ÉCHO D´ALEM-TUMULO em 1870.

http://espiritaespiritismoberg.blogspot.com/2014/02/pioneirismo-e-oposicao-da-igreja.html

Luis Olimpio Teles de Menezes

Imagem: 

http://espiritaespiritismoberg.blogspot.com/2014/02/pioneirismo-e-oposicao-da-igreja.html

 

Leia sobre Luis Olimpio Teles de Menezes

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MARCO/16-03-2017.htm

 

 

Reformador da Federação Espírita Brasileira. Capa da 1ª. Edição 02/01/1883

Copiado de: https://www.crbbm.org/museu-bezerra-de-menezes.html

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgjVmxY6H_atWWD1EJjQJ7B26I-XyTNyBK8Ia1oZjYkyFl1CeXZvsEAqDSh1gbuDBgHq74pcyxPsopvKLC1NQaoGW6x5u3P-xTsVcOyJnoZ0aKPYgVqT3lee4Aj8hDTZO7smOxpQIG6EIP4/

Allan Kardec

Lião (França): 03-10-1804 /  Paris (França):  31-03-1869

Gravura cedida por Charles Kempf, Belfort, França

 

 

 

O Evangelho segundo o Espiritismo. Por Allan Kardec. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. FEBFederação Espírita Brasileira

 

 

CAPÍTULO V

----------

Bem-aventurados os aflitos

 

- Justiça das aflições – Causas atuais das aflições- Causas anteriores

das aflições – Esquecimento do passado- Motivos de resignação

- O suicídio e a loucura- Instruções dos Espíritos: Bem e mal sofrer

- O mal e o remédio – A felicidade não é deste mundo- Perda

de pessoas amadas. Mortes prematuras- Se fosse um homem  de

bem, teria morrido – Os tormentos voluntários- A desgraça real-

A melancolia – Provas voluntárias.  O verdadeiro cilício-

Dever-se-á pôr termo às provas do próximo? – Será lícito abreviar

a vida de um doente que sofra sem esperança de cura? – Sacrifício

da própria vida – Proveito dos sofrimentos para outrem

 

 

Instruções dos Espíritos

 

A felicidade não é deste mundo  

 

     20. Não sou feliz!  A felicidade não foi feita mara mim! Exclama geralmente o homem em todas as posições sociais. Isso, meus caros filhos, prova, nelhor do que todos os raciocínios possíveis, a verdade desta máxima do Eclesiastes: “A felicidade não é deste mundo”. Com feito, nem a riqueza, nem o poder, nem mesmo a juventude em flor são condições essenciais à felicidade. Digo mais: nem mesmo a reunião dessas três condições tão desejadas, porque incessantemente se ouvem, no seio das classes mais privilegiadas, pessoas de todas as idades se queixarem amargamente da situação em que se encontram.

     Diante de tal resultado, é inconcebível que as classes laboriosas e militantes invejem com tantas avidez as condições das que parecem favorecidas pela fortuna. Neste mundo, por mais que se faça, cada um tem a sua parte de labor e de miséria, sua cota de sofrimentos e de decepções, pelo que é fácil chegar-se à conclusão de que a Terra é um lugar de provas e de expiações.

     Assim, pois, os que pregam que a Terra é a única morada do homem e que somente nela e numa só existência lhe é permitido alcançar o mais alto grau das felicidades que a sua natureza comporta, iludem-se e enganam os que os escutam, considerando-se que está demonstrado, por experiência multissecular, que só excepcionalmente este globo apresenta as condições necessárias à completa felicidade do indivíduo.

     Em tese geral, pode-se afirmar que a felicidade é uma utopia a cuja conquista as gerações se lançam sucessivamente, sem jamais conseguirem alcançá-la. Se o homem ajuizado é uma raridade neste mundo, o homem absolutamente feliz jamais foi encontrado.

     Aquilo em que consiste a felicidade na Terra é coisa tão efêmera para aquele que não se deixa guiar pela ponderação, que, por um ano, um mês, uma semana de satisfação completa, todo o resto da existência é uma série de amarguras e de decepções. E notai, meus caros filhos, que falo dos felizes da Terra, dos que são invejados pela multidão.

     Consequentemente, se a morada terrena se distingue por ser um local de provas e de expiações, há que se admitir a existência, em algum lugar, de moradas mais favorecidas, em que o Espírito do homem, embora ainda aprisionado num corpo de carne, desfruta dos prazeres inerentes à vida humana em toda a sua plenitude. É por isso que Deus semeou, no vosso turbilhão, esses belos planetas superiores, para os quais os vossos esforços e as vossas tendências vos farão gravitar um dia, quando estiverdes suficientemente purificados e aperfeiçoados.

     Todavia, não deduzais das minhas palavras que a Terra esteja destinada para sempre a ser uma penitenciária. Não, certamente!  Dos progressos realizados podeis facilmente deduzir os progressos futuros e, dos melhoramentos sociais conquistados, novos e mais fecundos melhoramentos. Essa é a tarefa imensa que será realizada pela nova doutrina que os Espíritos vos revelaram.

     Assim, pois, meus queridos filhos, que uma santa emulação vos anime e cada um de vós se despoje do homem velho. Consagrai-vos todos à propagação do Espiritismo que já deu início à vossa propria regeneração. É um dever fazer que os vossos irmãos participem dos raios dessa luz sagrada. Mãos, pois, à obra, meus queridos filhos!  Que nesta reunião solene todos os vossos corações aspirem a esse grandioso objetivo de preparar para as futuras gerações um mundo em que a felicidade não seja mais palavra vã. – François-Nicolas-Madeleine, cardeal Morlot. (Paris, 1863.)

 

 

-------------------------------

Próximo

Perda de pessoas amadas. Mortes prematuras

 

 

(Copiado de O Evangelho segundo o Espiritismo. Por Allan Kardec. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. FEB – Federação Espírita Brasileira)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/ABRIL/25-04-2019_arquivos/image074.jpg

François-Nicolas-Madeleine Morlot (1795-1862) foi um arcebispo católico francês de Paris *

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Fran%C3%A7ois-Nicolas-Madeleine_Morlot_-_Erzbischof_von_Paris.jpg

 

 

Biografia:

Nasceu já no final do chamado Período do Terror da Revolução Francesa e início do Diretório. Sua formação eclesiástica foi realizada no Seminário de Dijon. Sua ordenação presbiteral deu-se a 27 de maio de 1820, aos 24 anos, já sob o reinado de Luís XVIII.

Foi vigário da Catedral de Paris, vigário geral da Arquidiocese de Paris e cônego da catedral.

Foi indicado para ser bispo de Orléans no dia 10 de março de 1839, pelo rei Luís Filipe e confirmado pelo Papa Gregório XVI no dia 8 de julho do mesmo ano. Recebeu a ordenação episcopal no dia 18 de agosto de 1839, em Paris, pelas mãos de Alexis-Basile Menjaud, bispo de Nancy e Toul. Foi promovido à sé metropolitana de Tours em 27 de janeiro de 1843.

No pontificado de Pio IX foi criado Cardeal presbítero no consistório de 7 de março de 1853, recebendo o chapéu vermelho no dia 27 de junho de 1853, com o título dos Santos Nereu e Aquileu.

Sua eminência foi designado Arcebispo de Paris em 1857, sua entrada solene na Catedral de Paris deu-se a 25 de abril de 1857.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Fran%C3%A7ois_Nicholas_Madeleine_Morlot

 

* Em “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, capítulo V, intitulado “Bem-Aventurados os Aflitos”,

em Instruções dos Espiritos, encontra-se a mensagem de François-Nicolas-Madeleine, cardeal Morlot, recebida em Paris, França, no ano de 1863 – “A felicidade não é deste mundo”. 

Q

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhGgGs2q5gv-O4QMRsYzfGwh6r__TAegBdE9Xh3xMV_o_GibdthyphenhyphenEu9FtIHR42snLzF7eQszf3oYvcwqbIi-dyNMer2NHDy9ulIObZ5Dsp_zPJuatSBbL9J-3XzazFQo80dOvcjzP3iCGeF/

Jesus na casa de Marta e Maria. Óleo sobre tela por Henryk Semiradsky.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Semiradsky_Christ_Martha_Maria.jpg

 

 

E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa;
E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra.
Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude.
E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária;
E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.
Lucas 10:38-42

https://www.bibliaonline.com.br/acf/lc/10/38-42 

 

Alegoria do Elemento Terra

Artista Leandro Bassano (1557–1622) wikidata:Q1349666 imagem de obra de arte listada no parâmetro título desta página Título Alegoria do Elemento Terra Tipo de objeto: pintura Editar no Wikidata Gênero: alegoria Editar no Wikidata. Walters Art Museum. Imagem/fonte:

 https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Leandro_Bassano_-_Allegory_of_the_Element_Earth_-_Walters_372363.jpg

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjfUQ10032s-suGUk7GGoTQDorBdApwj3bm2A8oL0rqKfVYtUgv5Q8kJIOgm4HK5kcr1r81V8QXwtmp5c0rSyL0Meit-VjXONk4IpflKl-17mfFRm1VLQN9CfJmGo37hssHNAvcSniHMclM/

O Vale das Lágrimas. Óleo sobre tela de Gustave Doré

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Gustave_Dor%C3%A9_-_La_Vall%C3%A9e_de_larmes.jpg

 

File:TissotBeatitudes.JPG

O Sermão das Bem-Aventuranças

Artista James Tissot (1836–1902) wikidata:Q381248 q:en:James Tissot Descrição Inglês: O Sermão das Bem-Aventuranças (1886-96), de James Tissot, da série A Vida de Cristo, Museu do Brooklyn Data entre 1886 e 1896 Coleção Museu do Brooklyn wikidata:Q632682. Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:TissotBeatitudes.JPG

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2022/AGOSTO/09-08-2022_arquivos/image025.jpg

Cristo conversando com Nicodemos à noite. Óleo no painel de Crijn Hendricksz Volmarijn

Imagem copiada de: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Crijn_Hendricksz.jpeg

 

 

No diálogo de Jesus com Nicodemos falou o Mestre: "Ninguém pode ver o reino de Deus, se não nascer de novo." (João, 3,1-8)  

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg1ZWqzTBFhKTBiIPJdTmINYmGgI58PrLEw_EbGdRUpwW7f3ltHgqLbniYoHSp-2_GQOkziiVXXpLW3tPVgS6igrCU1_S1_H3MAtRAOBobsa400ZW5kI-uiZBEtFkXadxk7fh0RCf6qA-F5/

O Bom Samaritano. Pintura de John Runciman. Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:John_Runciman_(1744-1768)_-_The_Good_Samaritan_-_NG_2116_-_National_Galleries_of_Scotland.jpg

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjNwI5iQsKmH-BQPOxDWyxBIbpqjpMN4GcI89CHsU5nBL0uL7K8kVFO0KxoDYjaDiCXKjDnc1LfO0WY4pIIxoAMenwVJ4bnV6EEyxRIc7T7_IQ17W-Z_8IbaeNQWDgl-pw_1yRy3eJHlubt/

 

A Dama da Caridade. Óleo sobre tela Jean-Baptiste Greuze. Museu de Belas Artes de Lyon.

Imagem/fonte: https://fr.wikipedia.org/wiki/La_Dame_de_charit%C3%A9

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/NOVEMBRO/06-11-2019_arquivos/image037.jpg

Allan Kardec (1804- 1869). Codificador do Espiritismo

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/12/Hippolyte_L%C3%A9on_Denizard

 

 

 

A despedida de um mestre

 

Mestre, segundo os dicionários, é aquele que ensina uma arte ou ciência.

Ou uma pessoa de destaque, cuja obra serve de modelo para as gerações posteriores.

Mestres deixam legados, deixam marcas profundas por onde passam.

Por isso, despedirmo-nos de nossos mestres, mesmo que seja para um até breve, pensando na imortalidade da alma, não é nada fácil.

O mundo do efêmero torna essas despedidas, por vezes, rasas demais. As mídias relatam como mais uma notícia e logo partem para outra.

Como homenagear? Como assinalar o final do ciclo de uma existência de grande importância no planeta? Como manter o legado sem permitir que seja esquecido logo mais?

Nossos mestres merecem ser lembrados sempre.

Não querem louros, não querem o aplauso da vaidade. Só desejam que sua mensagem permaneça.

Aliás, eles costumam dizer-se mensageiros, portadores de algo que nem mesmo lhes pertence. São apenas instrumentos.

Em treze de maio de dois mil e vinte cinco, despedimo-nos de Divaldo Pereira Franco, que passou noventa e oito anos na Terra.

Semeador de estrelas deixou um legado impressionante.

Além das mais de duzentas e sessenta obras mediúnicas, das mais de vinte mil conferências, por duas mil e quinhentas cidades de setenta e um países, edificou uma obra de profundo significado humanitário: a Mansão do Caminho.

Ao lado de Nilson de Souza Pereira, construiu uma cidade de amor num dos bairros mais pobres da grande Salvador.

As primeiras crianças que chegaram, pelos idos de 1952, foram adotadas como filhos. Cada criança, uma história de vida, um coração tocado e modificado pela proposta do amor.

Foram mais de seiscentas e cinquenta. Será que temos ideia do que isso representa?

No ano de 2005, Divaldo recebeu o título de Embaixador da Paz do Mundo, em Genebra, na Suíça.

Ao longo de sua vida, foram oitocentos e cinquenta os títulos e reconhecimentos, todos recebidos com muita discrição.

Bons alunos são aqueles que reconhecem o valor dos seus mestres e aprendem com eles.

Não são apenas admiradores, fãs ou colecionadores de datas e números.

A mais bela despedida, a mais bela homenagem que nós, os estudantes sem luz, podemos lhes fazer, é preservar o legado e lhe dar continuidade.

Divaldo havia cunhado, nos últimos tempos, uma bela máxima: Vale a pena amar!

Uma alma que convivia com outros tantos mestres da Espiritualidade, a quem serviu com sua voz e com sua pena.

Uma ponte entre dois mundos, um hífen de luz, mostrando-nos diariamente a realidade da vida que nunca morre.

Que possamos refletir, voltando-nos para dentro de nós mesmos, e seguir adiante em nosso plano de amor na face da Terra.

Que honremos esse mestre que partiu com nossa persistência diante das dificuldades. Que permaneçamos conectados com o bem, respirando ares de Espiritualidade superior.

Que demonstremos, em palavras e atos, que aprendemos várias das suas lições, que são as próprias de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Excelso Mestre.

Redação do Momento Espírita
Em 4.8.2025

 

 

(Copiado de   https://www.momento.com.br/pt/ler_texto.php?id=7489&stat=0)

https://www.noticiasespiritas.com.br/2012/AGOSTO/15-08-2012_arquivos/image025.jpg

Divaldo na inauguração da Mansão do Caminho

Imagem contida em trabalho de Simoni Privato Goidanich

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2012/AGOSTO/15-08-2012_arquivos/image027.jpg

Dra. Marlene Nobre, o esposo Freitas Nobre, Divaldo Pereira Franco e Augusto César Vannucci  na sede do

 jornal “Folha Espírita” em reunião que escolheu a comissão nacional pró-indicação de Francisco Cândido Xavier ao Nobel da Paz em 1981.  Foto do Anuário Espírita, IDE, Araras, SP, 1981, pág. 41.

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2012/AGOSTO/15-08-2012_arquivos/image006.jpg

Divaldo Pereira Franco e  Nilson de Souza Pereira Franco

 

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JULHO/26-07-2013_arquivos/image009.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JULHO/31-07-2013_arquivos/image006.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JULHO/26-07-2013_arquivos/image019.jpg

 

Divaldo Pereira Franco. Araçatuba, SP 24-07-2013

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/MAIO/05-05-2018_arquivos/image017.jpg

Ismael Gobbo e Divaldo Pereira Franco. Campinas, SP,  04/2003

 

 

               

Nota íntima

 

Pelo Espírito Casimiro Cunha.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Assembléia de Luz. Lição nº 19. Página 48.

 

Procuras por segurança

Na luta de cada dia...

Se queres refúgio certo,

Trabalha, serve, confia...

 

Encontras dificuldades,

Anseias por melhoria;

Em qualquer parte onde estejas,

Trabalha, serve, confia...

 

Carregas fardo pesado

De angústia e melancolia...

Se buscas libertação,

Trabalha, serve, confia...

 

Padeces em solidão

Por falta de companhia?

Socorre as dores alheias,

Trabalha, serve, confia...

 

Ressentimento, azedume,

Tristeza, desarmonia...

Esquece o mal, faze o bem,

Trabalha, serve, confia...

 

O próprio Deus, por Leis justas,

Na Eterna Sabedoria,

Agora e sempre, com todos,

Trabalha, serve, confia...

   

(Recebido em email do pesquisador e divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/JULHO/24-07-2020_arquivos/image029.jpg

O balde azul. Óleo sobre tela de Souza Pinto.

Exposto na Pinacoteca do Estado de São Paulo. São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/JUNHO/04-06-2021_arquivos/image037.jpg

Interior de uma cozinha com uma mulher, uma criança e uma empregada

Óleo sobre tela de Pieter de Hoock. Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pieter_de_Hooch_-_Interior_of_a_kitchen_with_a_woman,_a_child_and_a_maid.jpg

 

File:Rembrandt Harmensz. van Rijn 033.jpg

O Bom Samaritano de Rembrandt

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Rembrandt_Harmensz._van_Rijn_033.jpg

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/JULHO/23-07-2021_arquivos/image035.jpg

Parábola dos trabalhadores da vinha.Óleo no painel de  Rembrandt.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Rembrandt_-_Parable_of_the_Laborers_in_the_Vineyard.jpg

 

 

 

Nota:

Mundos e caracteres da perfeição

 

Na reunião pública do dia 03/08/2025, na Instituição Nosso Lar, Araçatuba SP, o tema “caracteres da perfeição” de “O Evangelho Segundo o Espiritismo” (Capítulo 17) foi desenvolvido por Paulo Sérgio Perri de Carvalho e o tema “mundo normal e primitivo” (“O Livro dos Espíritos”, q. 84-87) foi abordado por Osvaldo Magro Filho.

A reunião pública é transmitida pela Instituição e pela Estação Dama da Caridade Benedita Fernandes.

 

Acesse pelo link:

https://www.youtube.com/watch?v=gV5TxPqMYV8

 

(Recebido em emails de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]] e do GEECX)

 

 

Jornal AGENDA CRISTÃ - Rancharia (SP) - Agosto.2025

(Recebido em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

Notícias - Vem aí a 1ª Feira de Profissões PROF.Jovem!

Acesse no link abaixo:

 

CLIQUE AQUI:

https://geparpromocaointegral.org.br/so/eePXqlvmu?languageTag=pt&cid=e88290f4-5f91-4ef9-a6ef-c667a09554bd

 

 

 

ESTÁ DISPONÍVEL NA INTERNET O JORNAL

“O IMORTAL” DE AGOSTO (se puder, divulgue)

Amigo(a) das lides espíritas:

Leia a edição de Agosto do jornal O IMORTAL, que traz uma entrevista com o médico psiquiatra César Augusto Queiroz Ferreira, de Uberlândia (MG), colaborador das atividades do Grupo Espírita Léon Denis, de sua cidade.

O acesso ao jornal é gratuito. 

Para acessar a edição, clique aqui: https://www.jornaloimortal.com.br/Home

Muito obrigado pela divulgação que puder fazer em sua Casa Espírita e junto a amigos e familiares.

Um forte abraço e ótima semana para todos os seus.

 


Astolfo O. de Oliveira Filho

Av. Saíra Prateada, 62 – Condomínio Golden Garden

86701-865 – Arapongas, PR

 

 

 

 

ACESSE SE E QUANDO QUISER:  

1. Blog Espiritismo Século XXI – http://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com.br/

2. Revista O Consolador – https://www.oconsolador.com.br/  

3. EVOC Editora – http://www.oconsolador.com.br/editora/evoc.htm  

4. Jornal O IMORTAL – http://www.jornaloimortal.com.br/Home

 

(Recebido em email de Astolfo Olegário Oliveira Filho [[email protected]])

 

 

Chá Beneficente

Em apoio à Fundação Espírita André Luiz

 

 

(Informação de Jorge Rezala)

 

 

 Seara Bendita. Instituição Espírita

Acesso por Zoom

 

(Informação de Jorge Rezala)

 

 

Palestra Musical no

Centro Espírita Esperança e Caridade. Araçatuba, SP

 

(Informação de Katia Calciolari)

 

 

Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha

Portugal

 

Exms Senhores OCS,

 

As nossas mais cordiais saudações.

 

1 - O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, vai levar a cabo uma palestra subordinada ao tema "Codificação espírita: o que é isso?", com o enfº Miguel Miguel, no dia 8 de Agosto de 2025, 6ª feira, às 21h00.  Posteriormente, teremos a Fluidoterapia (passe espírita) e o atendimento em privado.

      

 2 - Decorre um grupo de estudo, em Agosto, das 15H00 às 16H00, sobre o livro "O Céu e o Inferno", de Allan Kardec, com entrada livre e gratuita.

 

Todas as palestras são colocadas no Youtube do CCE em http://bit.ly/29VcVMV 

  

      

Cordialmente,

 

       CCE

 

 

Tel: 938 466 898; 966 377 204;

www.cceespirita.wordpress.com - E-mail: [email protected]

www.youtube.com/c/CentrodeCulturaEspíritaCaldasdaRainha

www.facebook.com/Centro-de-Cultura-Espírita-de-Caldas-da-Rainha-195515483836343/ 

 

 

(Recebido em email de Centro de Cultura Espírita Caldas da Rainha [[email protected]])

 

 

Pesquisa Internacional

 

*World Spiritist Survey*

*Encuesta Espírita Mundial*

*Inquérito Espírita Mundial*

*Enquête Spirite Mondiale*

 

Participate in the World Spiritist Survey and register your opinion
Participez à l’Enquête Spirite Mondiale et faites entendre votre voix.
¡Participa en la Encuesta Espírita Mundial y comparte tu experiencia!
Participe e ajude-nos a construir um retrato global do Espiritismo.

 

🌐 Access the form and more details here:
👉 https://franzolim.blogspot.com/2025/07/survey-encuesta-inquerito-enquete-world.html

Let’s unite — Unissons-nous – Unámonos – Unamo-nos!

 

Ivan Franzolim

(Recebido em email de Ivan Franzolim [[email protected]])

 

 

 

Amélie Boudet, “minha boa amiga” (leia agora!)

Olá! Bom dia!

Tudo bem com você? Espero que sim!

Amélie Boudet jovem

Quando indagado se o espiritismo era uma religião, Allan Kardec disse que o laço estabelecido por uma religião deveria ser essencialmente moral, responsável por ligar os corações, identificar os pensamentos e as aspirações, e não questão de simples compromisso material que pudesse ser rompido à vontade.

Explicou que o efeito desse laço moral seria o de estabelecer entre as pessoas que ele une a fraternidade e a solidariedade, a indulgência e a benevolência mútuas.

Leia agora: www.bit.ly/MinhaBoaAmiga

 

Adair Ribeiro Jr. nos traz como era a aplicação prática desses conceitos por Kardec com relação à sua mulher, Amélie Boudet. “Para ele, seria justamente com base nessa comunhão de vistas e sentimentos que poderíamos dizer: a ‘religião’ da amizade, a ‘religião’ da família”, assinala o pesquisador, curador do Museu Akol.

Ele também lembra que, na França, em meados do século 19, a mulher tinha a sua presença restrita à maioria dos espaços públicos e com direitos civis reduzidos.

Com o casal Kardec era diferente e a documentação histórica nos mostra Amélie secundando e auxiliando o esposo a todo momento durante a construção e divulgação do corpo doutrinário espírita: www.bit.ly/MinhaBoaAmiga

Acho que você vai gostar da leitura. Aproveite!

 

Um abraço,


Izabel Vitusso

Editora Correio Fraterno

 

Editora Correio Fraterno

 

 

Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 2955 - São Bernardo do Campo - SP - 09851.000
Caso não queira mais receber meus e-mails, acesse esse link. (Unsubscribe).

 

(Recebido em email de Editora Correio Fraterno [[email protected]])

 

 

Nota:

Cultura Espírita em destaque no Rio

 

O Instituto de Cultura Espírita do Brasil, localizado no bairro Maracanã, Rio de Janeiro, está divulgando o programa de palestras para o 2º semestre de 2025. Esta tradicional instituição é chamada “Casa de Deolindo Amorim”, notável vulto do movimento espírita e fundador do ICEB. É dirigido por César Soares dos Reis. As palestras são transmitidas pelo canal do ICEB no You Tube.

Informações: [email protected]

 

 

 

 

(Recebido em emails de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]] GEECX)

 

 

Portal Luz Espírita

Acesse no link abaixo:

 

CLICAR AQUI:

https://www.luzespirita.org.br/

 

 

(Recebido de Domingos B. Rodrigues [[email protected]])

 

 

Casa Editora O Clarim. A alma genética do Brasil e sua vocação espiritual, e outros destaques da RIE de agosto

 

ACESSE AQUI:

https://www.oclarim.com.br/

 

 

 

Casa Editora O Clarim [[email protected]]

 

 

 

Evangelho sem fronteiras.

Estudos com diversos países



www.elsarossi.com

Let's promote the creation of small family groups for the study of the Gospel at Home, that is the key for World Peace.☘  

 PPlease do not print this unless you really need to.

 

(Informação de Elsa Rossi)

 

 

Projeto Germinar

Acesse abaixo:

Amigos.  Nossa Claudia Werdine, fundadora dos SEMBRADORES DE LUZ, tem o prazer de partilhar com você o Projeto Germinar, lançado recentemente por Sembradores de Luz. Este projeto aborda como podemos estabelecer um grupo de apoio para gestantes no centro espírita. A gravidez é o início de uma nova reencarnação. Como centros espíritas, somos chamados a apoiar não só os espíritos que chegam, mas também os corações que os acolhem. Lançar este projeto é servir a vida, desde o início. Pode nos ajudar a divulgar

https://www.instagram.com/reel/DMcdXWfx90D/?igsh=cXR4b3J5amtlODA3

 

https://sembradoresluz.org/pt/projeto-germinar/

English

https://www.instagram.com/reel/DL8QrZOh1Ve/?igsh=enV5Z2NtZ3U4NHBx

 

https://sembradoresluz.org/en/project-germinate/



www.elsarossi.com

Let's promote the creation of small family groups for the study of the Gospel at Home, that is the key for World Peace.☘  

 PPlease do not print this unless you really need to.

 

(Recebido em email de Elsa Rossi [[email protected]])

 

 

50% off | Neste Dia dos Pais presenteie com livro espírita

Clique abaixo

 

CLIQUE AQUI:

https://www.oclarim.com.br/

 

 

 

II Encontro Espírita das Águas 2025

Caxambú, MG

 

 

(Recebido em email de Domingos B. Rodrigues [[email protected] por solicitação da nossa amiga Sonira Giosa (Poços de Caldas – MG).

 

 

Jornal Momento Espírita - edição de julho

Centro Espírita Amor e Caridade. Bauru, SP

 

Acesse aqui:

https://ceac.org.br/wp-content/uploads/2025/07/Jornal-Momento-Esp-Julho-25-min.pdf

 

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi [[email protected]])

 

 

VII Congresso Conciencia- Espanha-Dezembro 2025

Alicante

VII CONGRESSO CONCIENCIA -  ESPANHA DEZEMBRO 2025

 https://bibliotecaespirita.es/vii-congreso-espirita-conciencia-2025/

 

 

(Recebido em email de Elsa Rossi [[email protected]])

 

 

Edição 122 da Folha Espírita Francisco Caixeta

Araxá, MG

 

ACESSE AQUI:

http://www.espiritacaixeta.org.br/folha/Fol122.pdf

 

 

 

(Informação recebida de Folha Espírita Francisco Caixeta [[email protected]])

 

 

Obras importantes de Elsa Rossi

Tesouros para as crianças

 

 

 

(Informações de Elsa Rossi [[email protected]])

 

 

Site da Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Clique aqui:
https://www.febnet.org.br/portal/

 

 

 

Em defesa da vida, rumo à paz/ Ser querida pelos pais

ACESSE AQUI:

https://www.febnet.org.br/portal/2025/08/03/em-defesa-da-vida-rumo-a-paz-ser-querida-pelos-pais/

 

 

Inscrições abertas 2º./ 2025 para a Formação “A Perspectiva Inclusiva na Evangelização Espírita”

ACESSE AQUI:

https://www.febnet.org.br/portal/2025/07/30/inscricoes-perspectiva-inclusiva/

 

 

 

Lançamento de O céu e o inferno/ 1º. de agosto de 1865

 

https://www.febnet.org.br/portal/wp-content/uploads/2022/08/160-anos-O-ceu-e-o-inferno2.jpg

A obra completa 160 anos de seu lançamento em 2025. Assista na FEBtv o documentário Céu e Inferno, mito ou realidade?

Em 1º de agosto de 1865 foi lançado em Paris o quarto livro da Codificação da Doutrina Espírita. Organizada por Allan Kardec, a obra tem como objetivo compreender a Justiça de Deus à luz do Espiritismo, baseado no conteúdo realizado na pesquisa de O livro dos espíritos (1857) e textos experimentais publicados previamente na Revista Espírita – Jornal de Estudos Psicológicos (1858-1869)

No livro, a imortalidade do Espírito e a condição que ele poderá usufruir no Mundo Espiritual é contextualizada como consequência de seus atos. Divide-se em duas partes, sendo a primeira parte Doutrina e a segunda Exemplos. 

Na primeira parte, Doutrina, Kardec estabelece um exame comparado das doutrinas religiosas sobre a vida após a morte. Apresenta fatos – como a morte de crianças, seres nascidos com deformações, acidentes coletivos – e uma gama de problemas que só a imortalidade da alma e a reencarnação explicam satisfatoriamente. No trecho, Kardec procura elucidar temas como anjos, céu, demônios, inferno, penas eternas, purgatório, temor da morte, a proibição mosaica sobre a evocação dos mortos, entre outros, apresentando a explicação espírita contrária à doutrina das penas eternas. 

A segunda parte, Exemplos, resultante de um trabalho prático, reúne modelos acerca da situação da alma durante e após a desencarnação. São depoimentos de criminosos arrependidos, de espíritos endurecidos, de espíritos felizes, medianos, sofredores, suicidas e em expiação terrestre. 

“O Universo é um vasto canteiro de obras; uns demolem, outros constroem; cada um talha sua pedra para o novo edifício, cujo plano definitivo é prerrogativa do Grande Arquiteto e cuja economia só será compreensível quando suas formas começarem a delinear-se acima da superfície do solo”. 
— Allan Kardec [1]

Acesse a obra gratuitamente na Central de Downloads do portal da FEB: O céu e o inferno.
O livro pode ainda ser adquirido no site 
febeditora.com.br 

Referências

[1] KARDEC, Allan. O céu e o inferno. Tradução de Manuel Quintão. 61. ed. 7. imp. Brasília: FEB, 2019. Prefácio. Disponível gratuitamente no portal da FEB.  

A gênese e O céu e o inferno: alterações feitas por Kardec

Confira a íntegra da entrevista realizada com os pesquisadores Adair Ribeiro Jr., Carlos Seth Bastos e Luciana Farias em Reformador (Ano 140, nº 2.317, abril de 2022), sobre alterações feitas por Kardec nas obras A gênese O céu e o inferno: clique aqui.

 

 

(Recebido em email de

https://www.febnet.org.br/portal/2025/08/01/lancamento-de-o-ceu-e-o-inferno-1o-de-agosto-de-1865/)

 

 

FEP- Federação Espírita do Paraná

Curitiba

 

Clique aqui:
http://www.feparana.com.br/

 

 


 

Federação Espírita do Estado de Sergipe

Aracaju

 

Clique aqui:

https://www.facebook.com/federacaoespiritadesergipe/

 

 

 

 

FEEAL- Federação Espírita do Estado de Alagoas

Maceió

 

Clique aqui:

https://www.facebook.com/feealagoas/?locale=pt_BR

 

 

 

 

 

Abrigo Ismael

Araçatuba, SP

Quer ajudar o Abrigo e não sabe como?

Doando sua nota fiscal paulista, você estará ajudando nossas vovós. Faça a doação on line de seu cupom fiscal para o Abrigo Ismael! É fácil, rápido, você ajuda a entidade e ainda tem 2,5 vezes mais chances de ser sorteado!

 

(Copiado de https://web.facebook.com/abrigoismael/?locale=pt_BR&_rdc=1&_rdr)

 

 

 

Reflexão, extraída do livro “Richard Simonetti –

O Pensamento” - Vol 1

 

Reflexão, extraída do livro “Richard Simonetti - O Pensamento” - Vol.1

Organizado por Álvaro Pinto de Arruda. 

https://www.editoraceac.com.br/loja/produto/o-pensamento

WhatsApp- Editora

14 99164-6875

 

 

 

(Recebido em email de Tânia Simonetti [[email protected]])

 

 

Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier

Boletim semanal – Ano XI. 1a semana de Agostode 2025

GEECX_LogoOriginal.png

Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier

Boletim semanal – Ano XI

1a semana de Agostode 2025

 

GEECX_LogoOriginal.png

 

Problemas da atualidade e do espiritismo; Expositor e médium no Centro de Cultura e Documentação em São Paulo; Reencontro de amigos espíritas de várias décadas; Leopoldo Cirne – vulto marcante; Cultura Espírita em destaque no Rio; Ansiedades

Artigo:

- Problemas da atualidade e do espiritismo:

https://grupochicoxavier.com.br/problemas-da-atualidade-e-do-espiritismo/

 

Notícias:

- Expositor e médium no Centro de Cultura e Documentação em São Paulo:

https://grupochicoxavier.com.br/expositor-e-medium-no-centro-de-cultura-e-documentacao-em-sao-paulo/

 

- Reencontro de amigos espíritas de várias décadas:

https://grupochicoxavier.com.br/reencontro-de-amigos-espiritas-de-varias-decadas/

 

-Leopoldo Cirne – vulto marcante:

https://grupochicoxavier.com.br/leopoldo-cirne-vulto-marcante/

 

- Cultura Espírita em destaque no Rio:

https://grupochicoxavier.com.br/cultura-espirita-em-destaque-no-rio/

 

Mensagem

Ansiedades:

https://grupochicoxavier.com.br/ansiedades-3/

 

o0o

Guardemos a lição do Evangelho e jamais esqueçamos que Nosso Pai é Deus dos vivos imortais” – Emmanuel.

 

(Xavier, Francisco Cândido. Pelo espírito Emmanuel. Pão nosso. Cap. 42. FEB)

 

o0o

Com fraternal abraço,

Equipe GEECX

 

 

 

 

(Recebido em emails de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]] e do GEECX)

 

 

O Consolador. Revista Semanal de Divulgação Espírita

Londrina, PR. Acesse no link abaixo:

 

CLIQUE AQUI:

http://www.oconsolador.com.br/ano19/934/principal.html

 

 

 

  

Dr. Lourival Perri Chefaly

(06-08-1927 / 20-02-1976)

https://www.noticiasespiritas.com.br/2023/AGOSTO/05-08-2023_arquivos/image064.jpg

Dr. Lourival Perri Chefaly

 

Antonio Cesar Perri de Carvalho (*)

Lourival tornou-se conhecido pelo diminutivo Lolo, nasceu aos 06/08/1927 em São Carlos, filho de Antonieta Perri Cefaly e Diogo Cefaly. Mas foi criado pelos tios Tida e Ernesto Perri vivendo em Porto Alegre, São Paulo e, em definitivo no Rio de Janeiro.

Teve muita convivência com os irmãos que passaram a residir em Araçatuba: Bebé, Rolandinho e Walter. Casou-se em 1955 com a prima Suzi (Suzette Perri Marinelli) que residia em Araçatuba. O casal teve quatro filhos: Cristine, Heloíse, Glauco e Ernesto; três netos e alguns bisnetos.

Como médico atuou como pediatra, cardiologista e finalmente cancerologista. Sempre manteve clínica particular e foi médico do Instituto Nacional do Câncer, no Rio de Janeiro. Teve intensa atuação na Campanha Nacional de Combate ao Câncer e foi presidente do Centro de Estudos do I.N.C. Como membro do Lyons Club-Gávea, fazia palestras educativas sobre saúde. 

Desde a infância sentíamos uma grande afinidade com o tio e claramente aurimos influências benfazejas do mesmo, visitando-o com constância ao longo dos anos e passando rotineiramente as férias em suas residências no Rio de Janeiro e no Rio das Ostras. Muitas vezes acompanhávamos as tarefas de nosso tio como médico, em hospitais e no seu consultório particular; em palestras que proferia; em congressos médicos; e em cultos na Igreja Episcopal de Botafogo. Certa feita, o acompanhamos juntamente com o reverendo Kurt Kleeman em visita a um núcleo dessa Igreja na favela de Dona Marta. O casal Lolo e Suzy manteve intercâmbio e receberam apoio de muitos dirigentes e médiuns do Rio de Janeiro.

Tornando-se espírita, juntamente com a esposa, colaborou com a Seara dos Servos de Deus, no mesmo bairro carioca, que era dirigida pela médium Dolores Bacelar que inclusive, recebia mensagens de Benedita Fernandes. Em visitas a Araçatuba, sempre estava presente na Instituição Nosso Lar, fundada pelos seus irmãos, e fez palestras nesse local, em outras instituições espíritas de Araçatuba e no Centro Espírita Amor e Caridade, de Biriguí.

Colocamos nosso tio em contato com Divaldo Pereira Franco e se tornaram amigos.

Nosso tio conheceu Chico Xavier em viagem que o levamos a Uberaba, sendo alvo de muita atenção por parte do médium, e depois de lembranças em todas as vezes que retornávamos à cidade. No final de 1974, estando adoentado em seu apartamento no Rio de Janeiro, surpreendentemente recebeu a visita de Chico Xavier, estando presentes os irmãos Bebé, Rolandinho e Walter.

Lutou durante 10 anos contra insidiosa enfermidade, demonstrando fé e serenidade. Ficamos muito sensibilizados com a doença e até acompanhamos os tios Lolo e Suzy durante um longo período de tratamento cirúrgico realizado em Manchester (Inglaterra), em 1971. Desencarnou em fevereiro de 1976, na cidade do Rio de Janeiro.

Seu nome designa a Sala de Leitura e o Centro de Estudos do Instituto Nacional do Câncer, no Rio de Janeiro.

Em função da admiração e gratidão pelo tio escrevemos o livro Em louvor à vida[[1]], contendo textos dele como encarnado e como desencarnado, estas pela psicografia de Divaldo Pereira Franco.

(*) Síntese extraída de: Carvalho, Antonio Cesar Perri. Pelos caminhos da vida. Memórias e reflexões. Araçatuba: Cocriação, 2021.

 

(Recebido em email de César Perri)

https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/ABRIL/23-04-2021_arquivos/image048.jpg

Estação da Cia. Paulista em São Carlos no ano de 1918.

Imagem copiada de https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Esta%C3%A7%C3%A3o_Paulista.jpg

 

 

Na cidade de São Carlos nasceu Lourival Perri Chefaly  em 1927.

https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/AGOSTO/06-08-2021_arquivos/image055.jpg

Irmãos Perri Cefaly – Walter, Bebé, Lourival e Rolandinho. Instituição Nosso Lar 1962.

 

(Recebido em email de César Perri)

https://www.noticiasespiritas.com.br/2022/AGOSTO/05-08-2022_arquivos/image078.jpg

Lolo formando. Foto recebida de Cesar Perri.

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/AGOSTO/06-08-2021_arquivos/image056.jpg

Lôlo e Suzi. Casamento em 1955.

 

(Recebido em email de César Perri)

https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/AGOSTO/06-08-2021_arquivos/image057.jpg

Da esquerda para a direita.

Paulo, César, Célia, Lôlo, Suzy, Divaldo, Rolandinho, Bebé e Rodolfo.

 

 

(Recebido em email de César Perri)

https://www.noticiasespiritas.com.br/2023/AGOSTO/05-08-2023_arquivos/image069.jpg

Dr. Lourival Perri Chefaly examinando criança. Foto da  revista O Cruzeiro em 01-11-1958

Foto recebida em email de Cesar Perri.

https://www.noticiasespiritas.com.br/2022/AGOSTO/05-08-2022_arquivos/image080.jpg

Lolo e Suzi com Chico Xavier. Foto recebida de Cesar Perri.

https://www.noticiasespiritas.com.br/2023/AGOSTO/05-08-2023_arquivos/image070.jpg

Lourival Perri Chefaly e o sobrinho Cesr ´Perri em Londres. Abril de 1971

Foto recebida em email de Cesar  Perri.

 
 

Carlos Imbassahy
(09-09-1884 – 04-08-1969)

Copiado da Revista eletrônica

semanal “O Consolador”

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/AGOSTO/05-08-2021_arquivos/image044.jpg

Carlos Imbassahy

 

 

 

Nascido em 9 de setembro de 1884, doutor Carlos Imbassahy enfrentou galhardamente a passagem do século vivendo até 1969, quando desencarnou antes de completar seus 85 anos de existência bem vivida.

Em 1901 era um jovem advogado que militava nos meios forenses, tendo sido nomeado por concurso público Promotor Público na comarca de Andaraí, uma cidade interiorana do seu estado natal, a Bahia.

A vida forense não lhe sorriu e, como relata seu filho no livro Memórias Pitorescas do Meu Pai, o doutor Imbassahy se deparou com um Juiz ciumento, achando que todos cobiçavam sua distinta consorte (ou sem sorte) e mais os políticos da região, todos armados e determinando a conduta dos demais.

Não podendo cumprir sua função, foi obrigado a largar a magistratura, vindo para o Rio de Janeiro, onde, ainda por concurso, ingressou na carreira de Estatístico do Ministério da Fazenda.

Foi aí que conheceu Amaral Ornelas, o grande poeta espírita, com o qual fez amizade e teve seus primeiros contatos com o estudo doutrinário.

Acumulando com as suas funções de funcionário público, o Dr. Imbassahy também exercia a profissão de jornalista, chegando a ser o Redator-chefe e Diretor da Revista da Estrada de Ferro, além de trabalhar na redação de jornais diários do Rio de Janeiro.

Foi assim que acabou sendo convidado para se tornar redator da revista O Reformador publicada pela Federação Espírita Brasileira (FEB), ocupando o cargo de secretário durante muitos anos.

Junto com seu amigo Amaral Ornelas e com Bernardino Oliva da Fonseca Filho, o Bebé, grande médium psicógrafo, fundaram os três um Centro Espirita em cuja presidência eles se alternavam. Todavia, suas atribuições não impediam que participasse ativamente do movimento espírita onde foi lançado como orador pelo próprio Ornelas.

Adotou um estilo novo de expor, procurando alternar os ensinamentos doutrinários com assuntos leves e até mesmo jocosos que fossem capazes de atrair a atenção dos seus ouvintes. Com isso, aos poucos, foi criando Escola, apesar de combatido pelos mais austeros líderes do movimento espírita.

Mesmo pertencente à direção da revista editada pela FEB, ele ainda não tinha tido conhecimento dos trabalhos de J. B. Roustaing sobre o docetismo cristão que este autor tentara implantar no meio espírita de França e que a FEB resolvera seguir.

Certa vez um padre, em Juiz de Fora, resolveu atacar o Espiritismo. Os companheiros de Doutrina acharam por bem pedir socorro à casa máter, isto é, à FEB que, para atendê-los, indicou o Dr. Imbassahy. Este deveria comparecer àquela cidade, para rebater as acusações do membro eclesiástico da Igreja.

Na hora em que embarcou, por ferrovia, para a aludida cidade, um dos diretores, para ajudá-lo, entrega-lhe os volumes traduzidos pela própria FEB, da obra de Roustaing, dizendo-lhe:

- Imbassahy: aqui você encontrará tudo o que precisa para acabar com o padre!

E o enviado para combater o eclesiástico em Juiz de Fora aproveitou a viagem para estudar a obra que ainda não conhecia. Começou a lê-la. Sua razão, evidentemente, fê-lo estarrecer-se do conteúdo - ao qual considerou absurdo - daquela obra que tinha em mãos.

O principal tópico dos debates seria a ressurreição de Lázaro e quando Dr. Imbassahy leu as explicações dadas pela comunicação mediúnica à Sr.ª Collignon, ficou horrorizado, pensando no fiasco que faria se apresentasse aquilo como argumento para debate.

Foi seu primeiro contato e sua primeira decepção com Roustaing.

Segundo ele, sua grande sorte foi a de que o Padre, no dia do debate, resolveu se ausentar da cidade e ele, “magnanimamente”, preferiu não abordar os temas em foco.

Como era muito amigo dos diretores da FEB, suas atribuições ante a revista, como jornalista, não sofreram qualquer abalo.

Os tempos se passam e desencarna o presidente Guillon Ribeiro. Elegem para substituí-lo um jovem militante roustainguista que tinha outra visão da Doutrina e que achava fundamental que todos os participantes dos cargos diretivos da Federação Espírita Brasileira fossem não apenas adeptos, mas militantes professos do roustainguismo. E, com isso, Dr. Imbassahy, praticamente, foi excluído do seu cargo e afastado, a bem da comunidade, do movimento federacionista.

Mas, a essa altura, seu lastro doutrinário e sua fama de escritor já lhe haviam coroado a carreira literária. Foi dessa forma que seus novos livros encontraram uma série de editores fora do contexto febiano para serem publicados.

E sua bagagem foi enriquecida com excelentes livros cujas edições esgotadas mereciam nova republicação.

Afastado da FEB, passou a ser um dos grandes expoentes, ao lado de seu querido amigo e conterrâneo Leopoldo Machado, o baluarte dos movimentos espíritas que não tinham apoio daquela entidade.

Assim foi orador oficial do Congresso Sul-americano de Espiritismo realizado no Rio de Janeiro; participou de todos os congressos de Escritores e Jornalistas Espíritas realizados no Brasil, até seu desencarne; incrementou o movimento de jovens e teve importante participação junto ao I (e único) Congresso Brasileiro de Mocidades Espíritas. Enfim, destacou-se sobremodo pelo apoio que sempre deu às Semanas Espíritas e a quaisquer atividades doutrinárias que tivessem como escopo a difusão do Espiritismo.

Junto com sua esposa, participou do Teatro Espírita, encenando esquetes e pequenas peças ou entreatos durante as Semanas Espíritas, escrevendo, até, uma comédia intitulada Firma Roscof e Cia, incentivando os jovens espíritas à arte pura e sadia.

Assim, como literato, como jornalista e como expositor doutrinário, realizou uma obra gigantesca que, sem dúvida, deixou um marco indelével no século em que viveu.

São inúmeros os casos pitorescos de sua vida, contados em livro e que merecem ser lidos por todos. Além de divertir, mostra a verve de um grande baluarte da Doutrina que soube aliar a difusão doutrinária com a arte, com sabedoria.

Não se pode falar do Dr. Imbassahy sem fazer uma especial referência à sua esposa, dona Maria, médium de excelentes predicados e que era seu braço forte, no incentivo e em tudo mais que uma companheira dedicada e apaixonada pode fazer por seu marido.

Dona Maria também era uma excelente comediante, só que nunca se dedicou à profissão, senão, participando ao lado do esposo em suas apresentações cênicas no meio espírita. Faziam um par impagável e juntaram-se ao Olympio Campos, outro excelente ator que, depois de crescido, órfão de pais, elegeu o casal para ser seus novos genitores. Os três juntos faziam as cenas de humor nas Semanas Espíritas de que participavam, mostrando que a arte sadia também tem lugar dentro do movimento espírita.

O casal Imbassahy teve um único filho, o Carlos de Brito Imbassahy. Como eles se haviam casado bem tarde, quando o filho nasceu já tinham idade suficiente para conhecerem a vida.

Dr. Imbassahy teve uma vida de glórias. De um comportamento espiritual exemplar, nunca faltou àqueles que lhe pediam ajuda. Certa vez, um pobre camundongo, fugindo à fúria dos seus perseguidores, procurando abrigo sob o salto de seu sapato, não foi denunciado, porque Dr. Imbassahy não teve coragem de delatar o roedor que procurou salvação junto a ele.

Foram inúmeros e sinceros os seus amigos. São casos altamente pitorescos os que envolvem o seu relacionamento com eles. Coisas curiosas que recomendam a leitura das suas memórias.

Finalmente, aos 84 anos, foi acometido de uma leucose aguda que, em pouco mais de seis meses, levou-o à sepultura. Seu enterro (04-08-69), concorridíssimo, deixou uma lacuna dentro do movimento espírita.

 

 

 

(Copiado de http://www.oconsolador.com.br/linkfixo/biografias/carlosimbassahy.html)

LARGO TERREIRO DE JESUS. SALVADOR, BAHIA. FOTO: ISMAEL GOBBO.

Cidade onde nasceu Carlos Imbassahy

Vista da cidade de Niterói, RJ. onde desencarnou  Carlos Imbassahy  Foto de Ismael Gobbo.

https://www.noticiasespiritas.com.br/2017/NOVEMBRO/11-11-2017_arquivos/image012.jpg

Leopoldo Machado

Imagem/fonte: https://www.uemmg.org.br/biografias/leopoldo-machado

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/03-10-2017_arquivos/image014.jpg

Allan Kardec (03-10-1804/ 31-03-1869). Codificador do Espiritismo.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Allan_Kardec#/media/File:Allan_Kardec_L%27Illustration_10_avril_1869.jpg

 

 

Retrato de Allan Kardec publicado na revista L'Illustration em 1869. Este artigo da imprensa comentou a morte do filósofo espírita. (Wikipedia).

 

 

 

Amor Infinito

Antes, porém...

 

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi [[email protected]])

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este Boletim Diário de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]