Jesus Boletim diário de Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, segunda-feira, 25 de agosto de 2025.

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 


 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:     

                                  

          https://www.noticiasespiritas.com.br/2025/AGOSTO/25-08-2025.htm

  

No Blogonde é  postado diariamente:

            http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

         Ou no Facebook:https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

 

 

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

23-08-2025  https://www.noticiasespiritas.com.br/2025/AGOSTO/23-08-2025.htm

22-08-2025  https://www.noticiasespiritas.com.br/2025/AGOSTO/22-08-2025.htm

21-08-2025  https://www.noticiasespiritas.com.br/2025/AGOSTO/21-08-2025.htm

19-08-2025  https://www.noticiasespiritas.com.br/2025/AGOSTO/19-08-2025.htm

18-08-2025  https://www.noticiasespiritas.com.br/2025/AGOSTO/18-08-2025.htm

 

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 6 - 1863

 

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado do site Febnet)

Aparição da cruz em 17 de dezembro de 1826 em  Migné-Auxances (86)

Imagem/fonte: . https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Croix_01_-_Mign%C3%A9-Auxances.jpg

A RESPOSTA DE  KARDEC ACIMA MERECE SER LIDA E ANALISADA POR TODOS NÓS .

QUANTA COMPETÊNCIA DO CODIFICADOR!

UM LÍDIMO REPRESENTANTE DO CRISTO.

 

Jesus. Quadro de Maria Tereza Braga, Araçatuba, SP. Foto de Ismael Gobbo

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2019/ABRIL/15-04-2019_arquivos/image008.jpg

Allan Kardec, Codificador do Espiritismo. Óleo sobre tela por Nair Camargo, São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

O Evangelho segundo o Espiritismo. Por Allan Kardec. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. FEBFederação Espírita Brasileira

 

 

CAPÍTULO VII

----------

Bem-aventurados os

Pobres de espírito

- o que se deve entender por pobres de espírito - Aquele

que se eleva será rebaixado - Mistérios ocultos aos sábios

e aos prudentes – Instruções dos Espíritos: O orgulho e a

humildade -  Missão do homem inteligente na Terra

 

Aquele que se eleva será rebaixado

 

 

3. Nessa mesma ocasião, os discípulos se aproximaram de Jesus e lhe perguntaram: “Quem é o maior no Reino dos céus?” – Jesus, chamando a si um menino, o colocou no meio deles e respondeu: “Digo-vos em verdade, que, se não vos converterdes e tornardes quais crianças, não entrareis no Reino dos céus. Aquele,  portanto, que se humilhar e se tornar pequeno como esta criança será o maior no Reino dos céus e aquele que recebe em meu nome a uma criança, tal como acabo de dizer, é a mim mesmo que recebe.” (MATEUS, 18: 1 a 5.)

 

4. Então, a mãe dos filhos de Zebedeu se aproximou dele com seus dois filhos e o adorou, dando a entender que queria pedir alguma coisa. Disse-lhe Ele: “Que queres?” “Manda”, disse ela, “que estes meus dois filhos tenham assento no teu Reino, um à tua direita e o outro à tua esquerda”. – Mas Jesus lhe respondeu: “Não sabeis o que pedis; podeis beber o cálice que Eu vou beber? – Eles responderam: “Podemos”. – Jesus lhes replicou: “É certo que bebereis o cálice que Eu beber, mas, pelo que respeita a vos sentardes à minha direita ou à minha esquerda, não cabe a mim vo-lo conceder, mas para aqueles a quem meu Pai o tem preparado”. – Ouvindo isso, os dez outros apóstolos se encheram de indignação contra os dois irmãos. Jesus, chamando-os para perto de si, lhes disse: “Sabeis que os príncipes das nações as dominam e que os grandes se tratam com império. Assim não deve ser entre vós; ao contrário, aquele que quiser tornar-se o maior, seja vosso servo; e aquele que quiser ser o primeiro entre vós seja vosso escravo; do mesmo modo que o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida pela redenção de muitos”. (MATEUS, 20: 20 a 28.)

5. Jesus entrou em dia de sábado na casa de um dos principais fariseus para aí fazer a sua refeição. Os que lá estavam o observaram. Então, notando que os convidados escolhiam os primeiros lugares, propôs-lhes uma parábola, dizendo: “Quando fordes convidados para bodas, não tomeis o primeiro lugar, para que não aconteça que, havendo entre os convidados uma pessoa mais importante do que vós, aquele que vos haja convidado venha a dizer-vos: daí o vosso lugar a este, e vos vejais constrangidos a ocupar, cheios de vergonha, o último lugar. Quando fordes convidados, ide colocar-vos no último lugar, a fim de que, quando aquele que vos convidou chegar, vos diga: ‘Meu amigo, venha mais para cima’. Isso então será para vós um motivo de glória, diante de todos os que estiverem convosco à mesa; porque tudo aquele que se eleva será rebaixado e todo aquele que se abaixa será elevado”.  (LUCAS, 14: 1 e 7 a 11.)

6. Essas máximas resultam do princípio de humildade que Jesus não cessa de

apresentar como condição essencial da felicidade prometida aos eleitos do Senhor, e que Ele formulou assim: “Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos céus”. Ele toma uma criança como o tipo da simplicidade de coração e diz: “Sera o maior no Reino dos céus aquele que se humilhar e se fizer pequeno como uma criança”, isto é, que não alimentar nenhuma pretensão à superioridade ou à infalibilidade.

     Deparamos com a mesma ideia fundamental nesta outra máxima: Aquele que quiser tornar-se o maior seja o vosso servo, e nesta outra: Aquele que se humilhar será exaltado e aquele que se elevar será rebaixado.

     O Espiritismo vem sancionar a teoria pelo exemplo, mostrando-nos na posição de grandes no mundo dos Espíritos os que eram pequenos na Terra, e bem pequenos, muitas vezes, os que na Terra eram os maiores e os mais poderosos. É que os primeiros, ao morrerem, levaram consigo aquilo que faz a verdadeira grandeza no Céu e que jamais se perde: as virtudes, ao passo que os outros tiveram de deixar aqui o que constituía a sua grandeza terrena e que não se leva para a outra vida: a riqueza, os títulos, a glória, a nobreza do nascimento. Nada mais possuindo senão isso, chegam ao outro mundo privados de tudo, como náufragos que tudo perderam, até as próprias roupas. Conversam apenas o orgulho, que torna a sua nova posição ainda mais humilhante, pois veem acima deles, resplandecentes de glória, aqueles a quem espezinharam na Terra.

     O Espiritismo nos mostra outra aplicação desse princípio nas encarnações sucessivas, mediante as quais os que ocuparam as mais elevadas posições numa existência, descem, em existência seguinte, às mais ínfimas condições, caso tenham sido dominados pelo orgulho e pela ambição. Não procureis, pois, na Terra, os primeiros lugares, nem vos colocar acima dos outros, se não quiserdes ser obrigados a descer. Buscai, ao contrário, o lugar mais humilde e mais modesto, pois Deus saberá dar-vos outro mais elevado no Céu, se o merecerdes.

 

 

-------------------------------

Próximo:  

Mistérios ocultos aos sábios e aos prudentes

 

 

 

(Copiado de O Evangelho segundo o Espiritismo. Por Allan Kardec. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. FEB – Federação Espírita Brasileira)

Cristo encontrando a esposa e os filhos de Zebedeu. Gênero: arte religiosa Editar no Wikidata Pessoas retratadas: Jesus Cristo Editar no Wikidata Data: circa 1565 Médio: óleo sobre tela. Artista Paolo Veronese (1528–1588). Fonte/Fotógrafo www.museedegrenoble.fr (2013-12-09 14:14:22). Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Veronese-Le-Christ-rencontrant-la-femme-et-les-fils-de-zebedee_-_Grenoble.jpg

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiRL5wpCldhkw7QKBLtXcVZWMkIjzmMsbZCyS9t7hr334PO-09aAm7FvGuNwpY3nYloInotXP7WqvZsoyRn-X3wva2QDuEPzppovhrq5utyGxaaEs4-vuLHlwS2rUwDOgqdFZL45ZPih15o/

 

Jantar na casa de Simão, o fariseu. Óleo sobre tela por  Moretto da Brescia.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cena_in_casa_di_Simone_in_fariseo_(Moretto).jpg

 

O Vale das Lágrimas. Óleo sobre tela de Gustave Doré

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Gustave_Dor%C3%A9_-_La_Vall%C3%A9e_de_larmes.jpg

 

File: Semiradsky Christ and Sinner.jpg

Cristo e pecador. Óleo sobre tela de Henryk  Siemiradzki

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Semiradsky_Christ_and_Sinner.jpg

 

 

Jesus e a mulher apanhada em adultério 

Leia aqui:

https://en.wikipedia.org/wiki/Jesus_and_the_woman_taken_in_adultery

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/14-09-2017_arquivos/image013.jpg

Sermão  da Montanha. Óleo sobre tela Carl Heinrich Bloch

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Bloch-SermonOnTheMount.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/24-05-2019_arquivos/image041.jpg

Mar da Galiléia visto de estrada que faz a ligação Tiberiades-Cafarnaum. No alto: a Planície de Genesaré à esquerda e Monte das Bem-aventuranças e Cafarnaum prosseguindo à direita. Foto Ismael Gobbo.

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhiLANsOXiY1WMuw3hc1N3UNt1FedO5hTFpvhTGEWyTHOVSxsWUmjDaN8JEdlbt93u6BS6KOqyLIUNuSK-977ZEznroLVelsLt9GmijR2tjzqQx69fqYAXk-WmvqM4mOpoXIz6Zgx4klPcP/

Estudo para Jesus e Nicodemos por Henry Ossawa Tanner.

Imagem/fonte:  https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Henry_Ossawa_Tanner_-_Study_for_Jesus_and_Nicodemus.jpg

 

No diálogo de Jesus com o fariseu Nicodemos disse-lhe  o Mestre: "Ninguém pode ver o reino de Deus, se não nascer de novo." (João, 3,1-

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/DEZEMBRO/12-12-2018_arquivos/image016.jpg

Jesus Cristo no Monte das Oliveiras. Óleo sobre tela de Rodolfo Amoedo.

Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiOHJkPtCgcGTrR8EBY9ZehNx_MvT4AjJtrH_fTWtI5EZObAleeDq8fCVNSdmeVX99f8twMvWt6-p2gGmI4nyxtRbCV5hAl6jsqJRD2mIoeRtm9m8egR96FMrcH1WTiolkP-oDGw1Xl-U-G/

Jesus e o jovem rico. Pintura de Heinrich Hoffmann.

Imagem/fonte : https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Hoffman-ChristAndTheRichYoungRuler.jpg

 

O Jovem Rico

16 Eis que alguém se aproximou de Jesus e lhe perguntou: “Mestre, que farei de bom para ter a vida eterna?”

17 Respondeu-lhe Jesus: “Por que você me pergunta sobre o que é bom? Há somente um que é bom. Se você quer entrar na vida, obedeça aos mandamentos”.

18 “Quais?”, perguntou ele.

Jesus respondeu: “‘Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho, 19 honra teu pai e tua mãe’[a] e ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo’[b]”.

20 Disse-lhe o jovem: “A tudo isso tenho obedecido. O que me falta ainda?”

21 Jesus respondeu: “Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus. Depois, venha e siga-me”.

22 Ouvindo isso, o jovem afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas.

23 Então Jesus disse aos discípulos: “Digo-lhes a verdade: Dificilmente um rico entrará no Reino dos céus. 24 E lhes digo ainda: É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus”.

25 Ao ouvirem isso, os discípulos ficaram perplexos e perguntaram: “Neste caso, quem pode ser salvo?”

Leia mais:

https://www.biblegateway.com/passage/?search=Mateus+19%3A16-30%2CLucas+18%3A18-30&version=NVI-PT

 

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjgwfVpqnw_IRHdWL-8KRJAFAbi0Tk5HDgq-VsDIvspOOH8I6huTKcQTrHxjKPE8iSKaALUsqD_VffN6mbe81UVnAfwwieiQsHKsFOE3RFG3jqfJueQOKA4BRJpEoD2xr6e-fIz9KsdR2oD/

O Bom Samaritano. Óleo sobre tela por Eugène Delacroix.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:The_Good_Samaritan_(Delacroix_1849).jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/NOVEMBRO/06-11-2019_arquivos/image037.jpg

Allan Kardec (1804- 1869). Codificador do Espiritismo

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/12/Hippolyte_L%C3%A9on_Denizard

 

 

 

Três atitudes existenciais

 

Podemos sintetizar o comportamento humano em três atitudes existenciais: na miséria, na produtividade e na ociosidade.

A miséria pode se expressar sob vários aspectos, embora seja vista como aquela exclusivamente de natureza econômica.

Existe, também, a miséria de ordem moral, aquela que se expressa através da perda dos valores éticos, empurrando para os abismos da degradação espiritual, da perda de dignidade e de consciência.

Pode ser detectada em todas as camadas sociais.

Doença da alma, arrebata as suas vítimas e as empurra para os vícios, os crimes de toda ordem, as condutas duvidosas.

Pode ser encontrada na área mental, caracterizando diversos tipos de alienação que produzem transtornos profundos na razão e na consciência.

A segunda atitude existencial é a da produtividade. Essa abarca a grande massa dos que trabalham, que aspiram a melhores condições existenciais, acumulam valores morais, intelectuais e econômicos com que edificam os lares, constroem as famílias e promovem a sociedade.

Representa o grupo humano que se esforça por melhores condições de vida e se empenha pela mudança dos padrões socioeconômicos existentes. Propõe novas condutas de bem-estar e relacionamentos edificantes entre as criaturas através do trabalho frutífero.

É um movimento contínuo de crescimento tecnológico e científico, ao mesmo tempo de manutenção dos recursos de preservação da vida em regime de harmonia e de conforto.

Constitui a classe laboriosa, desde as mais humildes e úteis até as denominadas como de executivos, administradores e especialistas na condução de empresas e governos, de instituições e de países que avançam no rumo da prosperidade.

Todo indivíduo, que trabalha estimulado pelo anseio de independência, movimenta-se com segurança na busca dos elevados objetivos que cultiva em relação à sua existência e à dos demais.

Por fim, a terceira atitude existencial contempla aquele grupo volumoso que transita na ociosidade.

É formado por pessoas saturadas das comodidades em excesso, da bajulação enganosa, da facilidade com que gozam os prazeres que, por mais se renovem, não preenchem o vazio existencial.

Quando chegam ao estresse, ao cansaço perturbador, tornam-se infelizes.

Aturdidos, os da miséria e os da ociosidade, perdem o sentido existencial, o significado da vida.

Simplesmente respiram, e se deixam devorar por aflições descontroladas.

Toda vida tem um sentido especial, um objetivo de evolução.

Buscar identificá-lo, eis a nossa meta inicial.

Não importa se esse significado é de grande ou de pequena importância. O essencial é que produza estímulo para a luta e desenvolva o esforço para superar as provas, para suportar os desafios do caminho.

Cabe-nos refletir em nosso sentido existencial.

A vida na Terra precisa ter um rico sentido, um significado nobre. Devemos descobrir qual seja o nosso, a fim de melhor aproveitarmos cada hora, cada dia, cada oportunidade.

Pensemos sobre isso. Deixemos nosso sentido existencial cada vez mais claro para nós mesmos.

Redação do Momento Espírita com base
 no cap. 26, do livro
Vitória sobre a depressão,
 pelo Espírito Joanna de Ângelis, psicografia de
Divaldo Pereira Franco, ed. LEAL.
Em 23.8.2025

 

(Copiado de  https://www.momento.com.br/pt/ler_texto.php?id=7500&stat=0)

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjldT56VrNewxTLyc8Rrk0U0dCIgdxc2oxKP9um0LhcABt5QgJrMRW-N6x8VQQ3Kfd1Vo-UqYkC0mjCSAsHnEY6ew_v17zpuZ6Q5NO4I2TjkQav2S7z1XNFPIkLIseETKL1QFt19WYG8qkd/

Uma litografia de  Armand Gautier mostrando pessoas com doenças mentais comumente diagnosticadas no século XIX, nos jardins do Hospital Pitié-Salpêtrière. Imagem/fonte: https://simple.wikipedia.org/wiki/Mental_illness

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgpe6AXSAnNOMBDULiZo3FYB99c5kQ3uLQ_P7keCXLFRDWo0xf_pFIb9MSyQTd7OEDtgM1x6DNFcHdrU6gI1nq2L4QDRQYoYGDTC5CyqtiMGrbdRCAXxLIY7s4ZRz3lO_wXUT92iNp80_Kv/

Psiquiatra francês Philippe Pinel (1745-1826) libertando lunáticos de suas cadeias no asilo Salpêtrière em Paris em 1795

Óleo sobre tela de Tony Robert Fleury.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Philippe_Pinel_%C3%A0_la_Salp%C3%AAtri%C3%A8re_.jpg

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiqGbXLol9j_FKiF6DJtrpCBsJpWADxabZ5Szn26MqDscc4n8QAYvhaP7d8ntQLpKitvX7Ch1g5H7xn8s1Ze36-hyt_MTdMjOCuyAKouuCHctI1DCgKpdWZw6QFQAmXLTL-DpU7LI16_lEg/

Jesus de Gustave Doré curando o lunático

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:DoreJesusHealingtheLunatic.jpg

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgc9AXXCjXjS2gq5na3J9MEFknpnz4v2BedoYooP0WNrUNLtP73_NbK7DeNvCaOaqXVFcf8mXqVk3cGTvdytUpBY6LKXvw3ZyM9CfEv506rjunR0ZJRnn5MP4p2g7RN-aDFq1SLbyBauLD1/

 

Dona Benedita Fernandes, primeira à esquerda de pé, um dos principais vultos do movimento espírita de

Araçatuba, SP, depois de curar-se de obsessão no Espiritismo se dedicou a cuidar de doentes mentais e crianças.

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MARCO/12-03-2019_arquivos/image050.jpg

 

O Semeador. Pintura de Jean-François Millet. Por volta de 1865.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jean-Fran%C3%A7ois_Millet_-_The_Sower_-_Walters_37905.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MARCO/12-03-2019_arquivos/image051.jpg

As respigadoras. Óleo sobre tela de Jean-François Millet. 1857.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/File:Jean-Fran%C3%A7ois_Millet_-_Gleaners_-_Google_Art_Project_2.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MARCO/12-03-2019_arquivos/image009.jpg

O Angelus. Óleo sobre tela de Jean-François Millet. 1857/1859.

Imagem/fonte:

https://en.wikipedia.org/wiki/The_Angelus_(painting)#/media/File:JEAN-FRAN%C3%87OIS_MILLET_-_El_%C3%81ngelus_(Museo_de_Orsay,_1857-1859._%C3%93leo_sobre_lienzo,_55.5_x_66_cm).jpg

 

Mulher Ociosa

Artista Daniel Hernández Morillo (1856–1932) wikidata:Q3014183 imagem da obra de arte listada no parâmetro título desta página Título Inglês: Preguiçoso Editar isto no Wikidata Mulher Ociosa Tipo de objeto: pintura Data: 1906 Médio: óleo sobre tela. Coleção Museu de Arte de Lima wikidata:Q6033913 Número de acesso V-2.0-0261 Local de criação: Peru Editar no Wikidata Fonte/Fotógrafo jAEkd6RCpUcwuQ no Google Cultural Institute nível máximo de zoom

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Daniel_Hern%C3%A1ndez_Morillo_-_Perezosa_(Idle_Woman)_-_Google_Art_Project.jpg

https://www.noticiasespiritas.com.br/2023/AGOSTO/02-08-2023_arquivos/image020.jpg

Caricatura em aquarela original assinada por Rowlandson; cena no salão do clube, mostrando membros e atendentes sentados, cochilando, comendo etc., incluindo 2 oficiais do exército e cachorro. Fonte: Brown University. Autor: Thomas Rowlandson (1757–1827) wikidata:Q318584 s:en:Autor:Thomas Rowlandson. Copiado de:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:British_club_scene.jpg

 

 

               

Independência espírita

 

Pelo Espírito Albino Teixeira.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Caminho Espírita. Lição nº 31. Página 73.

 

O espírita, em verdade, pode e deve:

- estimular as boas obras, mas saber com que meios;

- ler de tudo, mas saber para que;

- andar em qualquer parte, mas saber para onde;

- cooperar no bem de todos, mas saber com quem convive;

- prosperar, mas saber de que modo;

- guardar a fé, mas saber porquê;

- agir quanto deseje, mas saber o que faz;

- falar o que queira, mas saber o que faz;

- lutar corajosamente, mas saber com que fim;

- elevar-se, mas saber como.

O espírita pensa livremente, mas precisa discernir.

 

(Recebido em email do pesquisador e divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Arquivo: Douffet, Gérard - A tomada de Cristo com o episódio de Malchus - c.  1620.jpg

A prisão de Cristo com o episódio de Malco. Óleo sobre tela de Gerard Douflet

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Douffet,_G%C3%A9rard_-_Taking_of_Christ_with_the_Malchus_Episode_-_c._1620.jpg

 

  

João 18 

1 Tendo Jesus dito isto, saiu com os seus discípulos para além do ribeiro de Cedrom, onde havia um horto, no qual ele entrou e seus discípulos.

2 E Judas, que o traía, também conhecia aquele lugar, porque Jesus muitas vezes se ajuntava ali com os seus discípulos.

3 Tendo, pois, Judas recebido a coorte e oficiais dos principais sacerdotes e fariseus, veio para ali com lanternas, e archotes e armas.

4 Sabendo, pois, Jesus todas as coisas que sobre ele haviam de vir, adiantou-se, e disse-lhes: A quem buscais?

5 Responderam-lhe: A Jesus Nazareno. Disse-lhes Jesus: Sou eu. E Judas, que o traía, estava com eles.

6 Quando, pois, lhes disse: Sou eu, recuaram, e caíram por terra.

7 Tornou-lhes, pois, a perguntar: A quem buscais? E eles disseram: A Jesus Nazareno.

8 Jesus respondeu: Já vos disse que sou eu; se, pois, me buscais a mim, deixai ir estes;

9 Para que se cumprisse a palavra que tinha dito: Dos que me deste nenhum deles perdi.

10 Então Simão Pedro, que tinha espada, desembainhou-a, e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita. E o nome do servo era Malco.

11 Mas Jesus disse a Pedro: Põe a tua espada na bainha; não beberei eu o cálice que o Pai me deu?

https://www.bibliaonline.com.br/acf/jo/18

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2018/DEZEMBRO/13-12-2018_arquivos/image015.jpg

Judas, á direita, retirando-se da Última Ceia. Pintura por  Carl Bloch

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Judas_Iscariot#/media/File:The-Last-Supper-large.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/ABRIL/11-04-2020_arquivos/image022.jpg

Remorso de Judas. Óleo sobre tela de Almeida Junior (1880)

 Museu Nacional de Belas Artes. Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a5/Domine%2C_quo_vadis.jpg

Cristo aparecendo a São Pedro na Via Ápia. Óleo no painel de Annibale Carracci.

Copiado de: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Domine,_quo_vadis.jpg

 

 

 Domine, quo vadis? é um c. 1602 pintura do italiano barroco pintor Annibale Carracci (1560-1609), que descreve uma cena do apócrifo Atos de Pedro . Está alojado na National Gallery de Londres , onde recebe o título de Cristo aparecendo a São Pedro na Via Ápia . O assunto é uma rara representação em arte do tema Quo vadis . Annibale Carracci foi o fundador da escola de pintura barroca italiana, chamada Escola Bolonhesa . [1] [2]Esta pintura é uma de suas obras mais conhecidas. Pedro é retratado fugindo de Roma para evitar a crucificação e tem uma visão do encontro com Cristo carregando sua cruz. Pedro pergunta a Jesus "Quo vadis?" ao que ele responde, "Romam vado iterum crucifigi". Pedro retorna a Roma após esta visão. [3

Leia mais: https://en.wikipedia.org/wiki/Domine_quo_vadis%3F

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgNsJyqO-LVnW0b6wituU0_ydxTUUYsuOU6KqkfR3Rc7xybEN_th5OcGL11jJoQD3aVdz_1r4SxonNgoIBfuo-nzIUdUd9i5lfnP47LrNrtHaAQTRAO45-19Cv-rjEdvldr7kf7hKXlI0JG/

Jesus ensina o povo à beira-mar. Guache sobre grafite em papel tecido cinza. Obra de James Tissot. Imagem/fonte:

https://es.m.wikipedia.org/wiki/Archivo:Brooklyn_Museum_-_Jesus_Teaches_the_People_by_the_Sea_(J%C3%A9sus_enseigne_le_peuple_pr%C3%A8s_de_la_mer)_-_James_Tissot_-_overall.jpg

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgzUOL0VtT4CfQrxpH2NixQo8963rBJMw07nafodgeBOSFVPjVBMP3ruTBGq_-FvEhbzkwfqrzFWb-xISQAqNkJn1pr3gXMVF7VTLMNo3kYALoIat2o8N2_hR9j03s8ywF8WyrrwskV9epO/

 

Cristo com os discípulos. Óleo sobre tela de Andrey Mironov. Foto: Andrey Mironov.

Copiado de: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Christ_with_his_disciples._Mironov.jpg

 

 

 

Registro. Atividades do Projeto Chico Xavier na tarde deste sábado 23-08-2025. Araçatuba, SP

Após a prece de abertura as 16 horas tudo se inicia: várias pessoas vão ao local de alimentos e preparam para os inscritos da casa, outros preparam diversos alimentos para serem servidos aos presentes, inclusive o de jantar;  evangelização para crianças e jovens, aplicação de passes, palestra pelo orador da casa Émerson Gratão e jantar/refeição a todos os presentes.

Informações e fotos recebidas de Émerson Gratão. 

 

Preparo de alimentos. Fotos  acima de Émerson Gratão.

Várias pessoas vão ao local de alimentos e preparam para os inscritos da casa.

Foto acima de Maria José Izique

a

Evangelização. Fotos acima de Maria José Izique

 

Evangelização. Fotos acima de Émerson Gratão

Palestra pelo orador da casa Émerson Gratão. Fotos de Maria José Izique

 

 

Refeições. Fotos acima de Émerson Gratão

 

 

Registro. Atividades do Abrigo Ismael na manhã deste

domingo 24-08-2025. Araçatuba, SP

 

Com início as 9 horas a palestra foi proferida pelo excelente orador da casa Fábio Cruz  que desenvolveu o tema “Quem de nós não luta diariamente contra suas imperfeições?” No mesmo horário evangelização para crianças e ao final aplicação de passes aos presentes.

(Informações de Fábio Cruz).

 

 

 

Eventos Espíritas diversos no exterior

Recebidos em email de Elsa Rossi

CONGRESSO INTERNACIONAL ESPÍRITA JOANNA DE ÂNGELIS.

 

Junte-se a nós para um retiro espiritual transformador em Hertfordshire, perto de Londres!

 

Detalhes do Retiro:

- Evento de 3 dias

- 2 noites de hospedagem em quarto privativo com banheiro privativo

- Todas as refeições incluídas: café da manhã, almoço, chá da tarde e jantar

 

Investimento:

£400, pagáveis em 2 parcelas mensais de £200

 

Para se inscrever e saber mais: Clique aqui → www.internationalcongressjoanna.com

A Coordenação do Evento escreve: Estamos felizes  por compartilhar esta experiência enriquecedora com você!

 

 

 

 

 

EUROPA O QUE EU TENHO AQUI

 

 

 

(Recebido em email de Elsa Rossi [[email protected]])

 

 

[846-JornalMundoMaior] REENCARNAÇÃO –

 Perguntas e Respostas.

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook:- www.facebook.com/jornalmundomaior

Acesse o site do Jornal Mundo Maior e leia outras mensagens:- www.jornalmundomaior.com.br

JORNAL   MUNDO  MAIOR   ESTÁ NO WATSAPP

clique no link e participe do nosso grupo:- https://chat.whatsapp.com/JqtroYousqNKuK5mmgBino

 

*REENCARNAÇÃO.*

Perguntas e respostas.

167-Qual o fim objetivado com a reencarnação?

R- Expiação, melhoramento progressivo da Humanidade. Sem isto, onde a justiça?

 

168-É limitado o número das existências corporais, ou o Espírito reencarna perpetuamente?

R- A cada nova existência, o espírito dá um passo para adiante na senda do progresso. Desde que se ache limpo de todas as impurezas, não tem mais necessidade das provas da vida corporal.

 

169-É invariável o número das encarnações para todos os Espíritos?

R-Não; aquele que caminha depressa, a muitas provas se forra. Todavia, as encarnações sucessivas são sempre muito numerosas, porquanto o progresso é quase infinito.

 

173-A cada existência corporal a alma passa de um mundo para outro, ou pode ter muitas no mesmo globo?

R- Pode viver muitas vezes no mesmo globo, se não se adiantou bastante para passar a um mundo superior.

 

A)- Podemos então reaparecer muitas vezes na Terra?

R- Certamente.

No Livro:- *O Livro dos Espíritos.*

Allan Kardec.

 

Se você gostou, repasse. Ou escreva para [email protected], faça sua sugestão ou crítica ou assinale (   )apagar meu endereço.   

 

 

--
🌐 Site
http://www.jornalmundomaior.com.br
🔗 Facebook:
http://www.facebook.com/jornalmundomaior
 
Escreva para [email protected] caso:
🔸Tenha sugestões ou críticas
🔸Indicar um email de um amigo(a)
🔸Não queira mais receber o Jornal Mundo Maior
---
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Jornal Mundo Maior" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to [email protected].
To view this discussion visit

https://groups.google.com/d/msgid/jornalmundomaior/DM3PPFF657363F31D21ED27270C008443F8813DA%40DM3PPFF657363F3.NAMP223.PROD.OUTLOOK.COM

 

 

(Recebido em email de

[email protected]; em nome de; jornal_mundomaior@ hotmail.com [[email protected]])

 

 

O sucesso da literatura espírita na Bienal do Livro (leia agora!)

 

Olá! Bom dia!

Tudo bem com você? Espero que esteja!

Lançamos recentemente a nova edição do jornal Correio Fraterno.

 

O sucesso da literatura espírita na Bienal do Livro

A Bienal do Livro deste ano, que aconteceu em junho no Rio de Janeiro, superou as expectativas.

Com a presença de mais de 740 mil visitantes, público 23% maior que em 2023, o evento trouxe inovações, registrando o interesse do público pelas obras espíritas.

Leia agora: www.bit.ly/LivroEspiritaBienalRio

 

Para Cleber Galhardi, profissional da Boa Nova Editora e Distribuidora de Livros Espíritas, o sucesso do evento este ano se deu não apenas pela maior presença de visitantes, mas também pelos títulos e qualidade de promoções. “Devido aos próprios assuntos abordados, o livro espírita tem atraído um número cada vez maior de leitores. E o resultado foi expressivo também nas vendas: cerca de 23% superior à última Bienal”, avalia.

Acompanhe a leitura e veja quais foram as obras mais procuradas. Você sabia que houve também aumento da procura de livrarias não espíritas interessadas em obras espíritas? www.bit.ly/LivroEspiritaBienalRio

 

Um abraço,


Izabel Vitusso

Editora Correio Fraterno

Editora Correio Fraterno

 

 

 

 

 Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 2955 - São Bernardo do Campo - SP - 09851.000
Caso não queira mais receber meus e-mails, acesse esse link. (Unsubscribe).

 

 

 

(Recebido em email de Editora Correio Fraterno [[email protected]])

 

 

Casa Editora O Clarim

40% de desconto + 15% com cupom para primeira compra

 

ACESSE AQUI:

https://www.oclarim.com.br/

 

 

 

 

 

Palestra no Núcleo Espírita Miramez

Guarulhos, SP

 

 

 

 

Revista francesa destaca o centenário da desencarnação de Camille Flammarion

Na edição do 2o trimestre de 2025 a Revue Spirite editada em francês, fundada por Kardec, destaca na capa o artigo sobre o centenário de desencarnação de Camille Flammarion (1842-1925), astrônomo contemporâneo de Kardec e autor de vários livros sobre a imortalidade, reencarnação e pluralidade dos mundos habitados; discursou no sepultamento de Kardec.

Contém vários artigos, como “A dificuldade de ajudar. O amor ao próximo está no coração de todo cristão”, sobre transcomunicação instrumental, e republicação de matéria sobre “a moral universal”.

Há nota alusiva à desencarnação de Divaldo Pereira Franco, citando suas ações na divulgação e médium que lançou mais 260 livros.

O livro Pão nosso, do espírito Emmanuel, psicografia de Chico Xavier, vertido para o francês, tem mais capítulos focalizados.

A Revue divulga a edição de “La saga de l’ectoplasmie” de Michel Grangeur, e dá ênfase na divulgação de obras editadas pelo LMSF, principalmente as edições de obras de Kardec e de Léon Denis.

No Editorial, Jean-Paul Evrard sintetiza a história da Revue Spirite, fundada por Kardec em 1858, comentando as várias fases e gestões da Revista até os esforços de Roger Perez, a transferência para o Conselho Espírita Internacional, chegando na atualidade, resultado da ação conjunta de Roger Perez e Nestor Masotti por terem transferido para o Le Mouvement Spirite Francophone - LMSF em 2010 a propriedade da Revue Spirite, devidamente registrada em órgãos da França. Todos os números desde 1858 até 2010 estão digitalizados em disponíveis gratuitamente na página eletrônica da Encyclopédie Spirite (www.spiritisme.net).

Informações:

E-mail: [email protected];

http://www.revue-spirite.org

(Resenha ACPC)

 

 

(Recebido em emails de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]] e GEECX)

 

 

Nota: Encontro Nacional em Campinas sobre “Justiça Divina segundo o Espiritismo”

 

Campinas sediará o 20o Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo – ENLIHPE, nos dias 30 e 31 de agosto, na sede do Centro Espírita Allan Kardec (rua Irmã Serafina, 674). Com o tema central “Justiça Divina segundo o Espiritismo” serão apresentados trabalhos de pesquisa e desenvolvida palestra sobre “160 anos de O Céu e o Inferno”.

Apoios institucionais: União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo e Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo Eduardo Carvalho Monteiro.

Inscrições: bit.ly/20enlihpe-inscricao

(Recebido em emails de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]] e do GEECX)

 

 

Canelone. Aliança Espírita Varas da Videira.

Departamento Casa da Caridade. Araçatuba, SP

 

 

(Informação de Maderlene Yamada)

 

 

Buscamos alcançar espíritas em todos os países - Ivan Franzolin

Envie esta postagem para espíritas no exterior. Buscamos alcançar espíritas em todos os países. Desde já, nossos agradecimentos.

Ivan Franzolin

World Spiritist Survey

Encuesta Espírita Mundial

Inquérito Espírita Mundial

Enquête Spirite Mondiale

 

Participate in the World Spiritist Survey and register your opinion

Participez à l’Enquête Spirite Mondiale et faites entendre votre voix.

¡Participa en la Encuesta Espírita Mundial y comparte tu experiencia!

Participe e ajude-nos a construir um retrato global do Espiritismo.

 

🌐 Access the form and more details here:

👉 https://franzolim.blogspot.com/2025/07/survey-encuesta-inquerito-enquete-world.html

Let’s unite — Unissons-nous – Unámonos – Unamo-nos!

✨ Together, we are Spiritism in the world!


 

Participe e ajude-nos a construir um retrato global do Espiritismo.

Inquérito Espírita Mundial – 2025

https://forms.gle/YpMnZyMQTgCnrruA9

 

Participate in the World Spiritist Survey and register your opinion

World Spiritist Survey – 2025 

https://forms.gle/DNpk1k2rPzDtfRsz6

 

 Participez à l’Enquête Spirite Mondiale et faites entendre votre voix.

Enquête Spirite Mondiale – 2025

https://forms.gle/H7PXxBUgueWMj5mL9

 

 ¡Participa en la Encuesta Espírita Mundial y comparte tu experiencia!

Encuesta Espírita Mundial – 2025

https://forms.gle/N5TNpkUNsxDbr9Yq6

 

 

www.elsarossi.com

Let's promote the creation of small family groups for the study of the Gospel at Home, that is the key for World Peace.☘  

 PPlease do not print this unless you really need to.

 

 

(Recebido em email de Elsa Rossi [[email protected]])

 

 

Quer ser voluntário(a) no GEPAR? *Data alterada

Acesse abaixo:

 

CLIQUE AQUI:

https://gepar.org.br/so/33PY5Wl-9?languageTag=pt&cid=97238337-5521-4257-a902-bdb74c6f5aaf

 

 

(Recebido em email de GEPAR [[email protected]])

 

 

Instituição Beneficente Nosso Lar. Palestras agosto 2025

São Paulo, capital

Caro Ismael neste mês de agosto, a Instituição Beneficente Nosso Lar completa 79 anos, com muitos motivos para comemorar!
Damos início às celebrações hoje, com a palestra da querida Heloísa Pires, conforme a programação em anexo.

Também teremos a apresentação do Coral Fonte Viva.
Contamos com a presença de seus leitores!

Abraço fraterno,

Clodoaldo de Lima Leite 

Presidente voluntário da IBNL

 

"O auxílio virá" 

O problema que te preocupa talvez te pareça excessivamente amargo ao coração. E tão amargo que talvez não possas comentá-lo, de pronto.

Às vezes, a sombra interior é tamanha que tens a idéia de haver perdido o próprio rumo.

Entretanto, não esmoreças. Abraça o dever que a vida te assinala.

Serve e ora. A prece te renovará energias. O trabalho te auxiliará.

Deus não nos abandona. Faze silêncio e não te queixes.

Alegra-te e espera, porque o Céu te socorrerá. Por meios que desconheces, Deus permanece agindo. 

Emmanuel, psicografia de Chico Xavier Livro: Recados do Além).

 

 

 

 

 

 

 

 

(Recebido em email de Clodoaldo Leite [[email protected]])

 

 

Jornal AGENDA CRISTÃ - Rancharia (SP) - Agosto.2025

(Recebido em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

Notícias - Vem aí a 1ª Feira de Profissões PROF.Jovem!

Acesse no link abaixo:

 

CLIQUE AQUI:

https://geparpromocaointegral.org.br/so/eePXqlvmu?languageTag=pt&cid=e88290f4-5f91-4ef9-a6ef-c667a09554bd

 

 

 

 Seara Bendita. Instituição Espírita

Acesso por Zoom

 

(Informação de Jorge Rezala)

 

 

Portal Luz Espírita

Acesse no link abaixo:

 

CLICAR AQUI:

https://www.luzespirita.org.br/

 

 

(Recebido de Domingos B. Rodrigues [[email protected]])

 

 

Evangelho sem fronteiras.

Estudos com diversos países



www.elsarossi.com

Let's promote the creation of small family groups for the study of the Gospel at Home, that is the key for World Peace.☘  

 PPlease do not print this unless you really need to.

 

(Informação de Elsa Rossi)

 

 

Projeto Germinar

Acesse abaixo:

Amigos.  Nossa Claudia Werdine, fundadora dos SEMBRADORES DE LUZ, tem o prazer de partilhar com você o Projeto Germinar, lançado recentemente por Sembradores de Luz. Este projeto aborda como podemos estabelecer um grupo de apoio para gestantes no centro espírita. A gravidez é o início de uma nova reencarnação. Como centros espíritas, somos chamados a apoiar não só os espíritos que chegam, mas também os corações que os acolhem. Lançar este projeto é servir a vida, desde o início. Pode nos ajudar a divulgar

https://www.instagram.com/reel/DMcdXWfx90D/?igsh=cXR4b3J5amtlODA3

 

https://sembradoresluz.org/pt/projeto-germinar/

English

https://www.instagram.com/reel/DL8QrZOh1Ve/?igsh=enV5Z2NtZ3U4NHBx

 

https://sembradoresluz.org/en/project-germinate/



www.elsarossi.com

Let's promote the creation of small family groups for the study of the Gospel at Home, that is the key for World Peace.☘  

 PPlease do not print this unless you really need to.

 

(Recebido em email de Elsa Rossi [[email protected]])

 

 

II Encontro Espírita das Águas 2025

Caxambú, MG

 

 

(Recebido em email de Domingos B. Rodrigues [[email protected] por solicitação da nossa amiga Sonira Giosa (Poços de Caldas – MG).

 

 

Jornal Momento Espírita - edição de julho

Centro Espírita Amor e Caridade. Bauru, SP

 

Acesse aqui:

https://ceac.org.br/wp-content/uploads/2025/07/Jornal-Momento-Esp-Julho-25-min.pdf

 

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi [[email protected]])

 

 

Edição 122 da Folha Espírita Francisco Caixeta

Araxá, MG

 

ACESSE AQUI:

http://www.espiritacaixeta.org.br/folha/Fol122.pdf

 

 

 

(Informação recebida de Folha Espírita Francisco Caixeta [[email protected]])

 

 

Site da Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Clique aqui:
https://www.febnet.org.br/portal/

 

 

COMUNICADO OFICIAL: GRATUIDADE NO

ATENDIMENTO ESPIRITUAL

ACESSE AQUI:

https://www.febnet.org.br/portal/2025/08/22/comunicado-oficial-gratuidade-no-atendimento-espiritual/

 

 

Inscrições abertas para o 11º. Congresso Espírita Mundial e

1º. Congresso Espírita Mundial da Juventude

ACESSE AQUI:

https://www.febnet.org.br/portal/2025/08/22/inscricoes-abertas-11-cem-1cemj/

 

 

 

Inscrições abertas para o 11º. Congresso Espírita Mundial e

1º. Congresso Espírita Mundial da Juventude

Programe-se! Faltam 42 dias para o evento que reunirá pessoas de diversas partes do globo

O Movimento Espírita irá se reunir para mais uma edição do Congresso Espírita Mundial, com a novidade do 1° Congresso da Juventude, ampliando os horizontes sobre a vida e o depois dela. Marcado para os dias 4 e 5 de outubro em Punta del Este, Uruguai, a programação inclui atividades em espanhol, inglês e português, dialogando com o tema “Vida depois da Vida”. 

Os desafios do nosso tempo alinhados aos ensinamentos do Cristo serão o ponto de partida para as mesas-redondas, palestras e reflexões apresentadas nos dois eventos. Os 160 anos do lançamento de O céu e o inferno e a celebração dos 100 anos do primeiro congresso espírita, realizado em 1925 em Paris, também fazem parte das apresentações, conectadas ao tema central. 

As inscrições podem ser realizadas na plataforma Eventbrite para residentes em outros países. Quem estiver no Uruguai, pode adquirí-lo em outro link disponível no site oficial do Congresso. Acesse 11cem.com para mais detalhes.  

Caravanas

Em todo o país, congressistas buscam se organizar em caravanas para poder gerenciar suas viagens. A ação espontaneamente permite a experiência em grupo para o translado e estadia. Confira as possibilidades para descontos de passagens aéreas, reservas de hotéis e traslado:

·         15% de desconto em passagens aéreas para o Uruguai por meio da SKY (www.skyairline.com). Ligue para  +598 98 920 598 e solicite o código de desconto. 

·         Reserva de hotéis com traslado gratuito até o local do Congresso estão disponíveis diretamente 11cem.com site do Congresso.

Não perca esta chance de ter acesso a conteúdo e palestras de qualidade! Para mais informações, indicamos o contato +598 98 920 598.

Galeria

Clique na imagem para ampliar. 

https://www.febnet.org.br/portal/wp-content/uploads/2025/08/1-2-150x150.jpg

https://www.febnet.org.br/portal/wp-content/uploads/2025/08/2-2-150x150.jpg

https://www.febnet.org.br/portal/wp-content/uploads/2025/08/3-2-150x150.jpg

Agende-se

11º Congresso Espírita Mundial e 1º Congresso Espírita Mundial da Juventude
4 e 5 de outubro
Local: Centro de Convenções de Punta del Este, no Uruguai
Ingressos pelo site 
11cem.com
Mais detalhes em cei-spiritistcouncil.com, site do Conselho Espírita Internacional

 

 

(Copiado de https://www.febnet.org.br/portal/2025/08/22/inscricoes-abertas-11-cem-1cemj/)

 

 

FEP- Federação Espírita do Paraná

Curitiba

Clique aqui:
http://www.feparana.com.br/

 

 

 

 

 

 

FEEGO- Federação Espírita do Estado de Goiás

Goiânia

 

Clique aqui:

https://www.facebook.com/feego.oficial/?locale=pt_BR

 

 

 

 

 

 FEETINS- Federação espírita do Estado de Tocantins

Palmas

 

Clique aqui:

https://www.facebook.com/feetins/?locale=pt_BR

 

 

 

 

Abrigo Ismael

Araçatuba, SP

Quer ajudar o Abrigo e não sabe como?

Doando sua nota fiscal paulista, você estará ajudando nossas vovós. Faça a doação on line de seu cupom fiscal para o Abrigo Ismael! É fácil, rápido, você ajuda a entidade e ainda tem 2,5 vezes mais chances de ser sorteado!

 

(Copiado de https://web.facebook.com/abrigoismael/?locale=pt_BR&_rdc=1&_rdr)

 

 

 

Reflexão, extraída do livro “Richard Simonetti –

O Pensamento” - Vol 1

 

Reflexão, extraída do livro “Richard Simonetti - O Pensamento” - Vol.1

Organizado por Álvaro Pinto de Arruda. 

https://www.editoraceac.com.br/loja/produto/o-pensamento

WhatsApp- Editora

14 99164-6875

 

 

 

(Recebido em email de Tânia Simonetti [[email protected]])

 

 

Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier

Boletim semanal – Ano XI. 4a semana de Agostode 2025

GEECX_LogoOriginal.png

 

GEECX_LogoOriginal.png

 

Star Wars ou Nosso Lar-3; As cruzadas, fim da Idade Média, preparo das nacionalidades; Encontro nacional em Campinas sobre “Justiça Divina segundo o espiritismo”; Irmãos do Caminho, em Vinhedo, com palestra sobre Evangelho com simplicidade; O bem e a esperança; Palestras de Hélio Ribeiro em São Paulo; Revista francesa destaca o centenário de desencarnação de Camille Flammarion; Velho argumento

 

Artigo:

-Star Wars ou Nosso Lar-3:

https://grupochicoxavier.com.br/star-wars-ou-nosso-lar-3/

 

Notícias:

- As cruzadas, fim da Idade Média, preparo das nacionalidades:

https://grupochicoxavier.com.br/as-cruzadas-fim-da-idade-media-preparo-das-nacionalidade/

 

- Encontro nacional em Campinas sobre “Justiça Divina segundo o espiritismo”:

https://grupochicoxavier.com.br/encontro-nacional-em-campinas-sobre-justica-divina-segundo-o-espiritismo/

 

- Irmãos do Caminho, em Vinhedo, com palestra sobre Evangelho com simplicidade:

https://grupochicoxavier.com.br/irmaos-do-caminho-de-vinhedo-com-palestra-evangelho-com-simplicidade/

 

Vídeos:

-O bem e a esperança:

https://grupochicoxavier.com.br/o-bem-e-a-esperanca/

 

- Palestras de Hélio Ribeiro em São Paulo:

https://grupochicoxavier.com.br/palestra-de-helio-ribeiro-em-sao-paulo/

 

Bibliografia:

-Revista francesa destaca o centenário de desencarnação de Camille Flammarion:

https://grupochicoxavier.com.br/revista-francesa-destaca-o-centenario-da-desencarnacao-de-camille-flammarion/

 

Mensagem

Velho argumento:

https://grupochicoxavier.com.br/velho-argumento/

 

o0o

“Desentranhemosa gema de nossa alma do escuro cascalho da ignorância, para refletir-lhe a Divina Luz!” - CairbarSchutel.

 

(Xavier, Francisco Cândido. Espíritos diversos. Vozes do grande além. Cap. Renovemo-nos hoje. FEB)

 

o0o

Com fraternal abraço,

Equipe GEECX

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Recebido em email de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]])

 

 

O Consolador. Revista Semanal de Divulgação Espírita. Londrina, PR. Acesse abaixo

 

CLIQUE AQUI:

http://www.oconsolador.com.br/ano19/937/principal.html

 

 

 

O melhor caminho

 

Sidney Fernandes

A regeneração é conceito central na Doutrina Espírita, representando o processo pelo qual os espíritos, através da vivência das lições morais e espirituais, buscam evoluir e melhorar suas atitudes, pensamentos e sentimentos.

Embora ainda vivamos em um mundo de provas e expiações, onde a luta pela evolução espiritual se faz presente, a regeneração é uma esperança que nos guia, pois aponta para um futuro de harmonia, paz e compreensão.

No entanto, a regeneração não é um processo fácil ou imediato. Ela exige de cada um de nós profunda transformação interior, que passa pela superação de antigos hábitos, pela correção de impulsos negativos e pela adoção de uma postura mais altruísta e compassiva.

A regeneração começa no íntimo de cada espírito e, à medida que avançamos em nosso processo de autoaperfeiçoamento, influenciamos positivamente o ambiente ao nosso redor.

Não podemos ignorar o papel da nossa consciência nesse processo.

O ato de refletir sobre nossos pensamentos e ações, avaliando constantemente nossas atitudes em relação ao próximo, é essencial para que possamos, verdadeiramente, evoluir.

Ao corrigirmos nossas falhas, desenvolvemos uma maior compreensão do outro e nos tornamos mais empáticos e solidários. Dessa forma, a regeneração não é apenas um processo individual, mas também coletivo, pois a melhoria de cada ser humano impacta diretamente o coletivo em que está inserido.

A regeneração também está ligada ao conceito de responsabilidade. Devemos assumir a responsabilidade pelas nossas escolhas, pois elas são o reflexo das nossas intenções e desejos mais profundos.

Quando agimos com responsabilidade e de forma ética, contribuímos para a criação de um ambiente mais justo e equilibrado, tanto no plano material quanto no espiritual.

Ainda que muitos questionem a viabilidade de vivermos em um mundo de regeneração, a Doutrina Espírita nos assegura que esse ideal está ao alcance de todos.

O próprio Cristo ensinou que "O Reino de Deus está dentro de vós" (Lucas 17:21), ou seja, a mudança começa dentro de cada um de nós. Assim, ao renovarmos nossos corações e mentes, alinhando-nos com os princípios de amor, paz e justiça, podemos tornar a regeneração uma realidade tanto para nós quanto para a coletividade.

O mundo de regeneração é uma possibilidade concreta, desde que estejamos dispostos a colaborar com ele. Não basta esperar que o mundo mude por si só; é necessário que cada indivíduo faça sua parte. A regeneração começa com a transformação interior, que deve ser cultivada a cada dia.

 

(Recebido em email de [email protected])

Artista Fra Angelico (circa 1395–1455) wikidata:Q5664 s:it:Autor:Beato Angelico q:it:Beato Angelico imagem da obra de arte listada no parâmetro título desta página Título Sermão da Montanha Editar no Wikidata Título da série Afrescos de Fra Angelico em São Marcos, Florença Editar no Wikidata Tipo de objeto afresco Editar no Wikidata Idioma Inglês Editar no Wikidata Data 1437. Museu de San Marco Museu San Marco.

Imagem/fonte:  https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Fra_Angelico_-_Die_Bergpredigt.jpeg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/ABRIL/23-04-2019_arquivos/image059.jpg

Cristo Redentor visto do Cemitério São João Batista. Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Luis Joaquim de Oliveira

(25/08/1874 – 28/07/1960)

 

 

Filho de Joaquim José de Oliveira e Albina Eufrásia de Oliveira, nasceu Luís Joaquim de Oliveira na cidade Sapucaia (Estado do Rio), a 25 de agosto de 1.874, desencarnando em Cachoeiro do Itapemirim (Espírito Santo) no dia 28 de julho de 1.960.

 

Notável poeta e prosador, foi um dos fundadores da Academia Mineira de Letras, tendo ocupado a cadeira número 30, cujo patrono é Oscar da Gama. Escreveu também contos e existem várias peças teatrais de sua autoria, algumas delas encenadas. De vez em quando usava o pseudônimo “Ludol”.

 

Filho do próprio esforço, veio do Estado do Rio para Juiz de Fora, em Minas Gerais, e aí, além de desempenhar as funções de escrevente do Cartório de Órfãos e Ausentes, fez-se professor e jornalista, colaborando nos jornais e revistas daquela cidade e se tornando um verdadeiro educador da infância, setor este a que dava maior atenção.

 

Ligando-se ao poeta Oscar da Gama, fundou com o jornal “Novidades”, que circulou algum tempo em Juiz de Fora. Viveu igualmente no meio de outros intelectuais mineiros, admirado pela sua inteligência e seu talento de poeta nato.

 

Jovem ainda, entusiasmou-se pela Doutrina Espírita, consagrando-lhe, desde então, toda a sua cultura e inspiração. São inúmeros seus trabalhos em prosa e em verso, espalhados em diferentes publicações brasileiras, sendo farta a sua colaboração nas páginas do “Reformador”, órgão da Federação Espírita Brasileira, tão farta que, se reunidas as suas produções ali estampadas, sem dúvida ocupariam vários volumes.

 

De Juiz de Fora transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde trabalhou, durante muitos anos, na Casa da Moeda. Aposentado, retirou-se para a cidade de Cachoeiro do Itapemirim, na qual, com sua esposa D. Ipomeia Braga de Oliveira, que também era escritora e poetisa, fundou a revista “Alfa”.

 

Em 1.922, Luís de Oliveira deu a lume “Clamores” (versos), obra que mereceu uma apresentação do Conselheiro Rui Barbosa, e, em 1.926, lançou “Livro d’Alma) (prosa e verso), prefaciado pelo intelectual Crisanto de Brito, que em certo trecho salientou: “Nota-se que o autor não tem outra preocupação que criar situações e caracteres morais. Para isso usa do contraste. Arranja sempre situações antagônicas entre a virtude e o vício, o defeito e a qualidade moral, e aproveita-se da que lhe convém para doutrinar. Parece que é o seu processo predileto. Aliás essa preocupação de moralização não é recente, a julgar-se pelos trabalhos antigos que fazem parte do LIVRO D’ALMA. O autor tem sido assim um moralista por excelência”.

 

Espírita valoroso na fé e na ação, dirigiu por muitos anos, até a sua desencarnação, o Asilo “Deus, Cristo e Caridade”, de Cachoeiro do Itapemirim. Nessa bela obra de assistência social, que constituiu a sua grande paixão, e que até hoje funciona com o mesmo espírito de caridade, Luís de Oliveira desenvolveu, ao lado de sua dedicada esposa, elogiável trabalho de amor cristão, sendo os internados tratados como verdadeiros irmãos do Cristo.

 

O acadêmico mineiro Martins de Oliveira salientou, em sua “História da Literatura Mineira”, a extrema simplicidade e modéstia que caracterizavam a personalidade de Luís de Oliveira, dizendo que essas virtudes lhe eram o apanágio da pureza cristã.

 

De sua autoria, acham-se publicadas várias e excelentes obras, entre as quais mencionaremos: “Sertanejas”, “Sonhos e Visões”, “Clamores”, “Livro D’Alma”, “Portugal no Brasil”, “Cenários”, os folhetos “Folhas do Natal” (de parceria com sua esposa Ipomeia de Oliveira) e “Folhas Cristãs”, etc., quase todas elas impregnadas da Doutrina Espírita-Cristã. Deixou muitos cadernos inéditos, alguns com título, com “Seara Bendita”, “Orações Cristãs”, “Nosso Livro”, e outros sem título. Acrescentem-se, ainda, as breves notas biográficas que escreveu sobre seu grande amigo Oscar da Gama, nome que escolheu para patrono de sua cadeira na Academia Mineira de Letras. “Sertanejas” (versos), publicada em 1.901, foi sua primeira produção impressa em livro.

 

Realizou Luís Joaquim de Oliveira um vasto programa de divulgação do Espiritismo pela palavra escrita, ficando seu nome conhecido e admirado em todo o Brasil espírita pelo muito que fez.

 

 

(Copiado de http://www.larbomrepouso.com.br/2014/04/24/)

https://www.noticiasespiritas.com.br/2023/AGOSTO/25-08-2023_arquivos/image066.jpg

Foto da estação ferroviária de Sapucaia em 1922. Autor desconhecido.

Imagem copiada de http://www.estacoesferroviarias.com.br/efcb_rj_auxiliar/sapucaia.htm  

 

Sapucaia, RJ, cidade onde nasceu

Luis Joaquim de Oliveira.

Leia a biografia acima.

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2023/AGOSTO/25-08-2023_arquivos/image067.jpg

Cachoeiro do Itapemirim. A estação ferroviária nos anos 1950. O pátio está à esquerda. Autor desconhecido.

Copaido de: http://www.estacoesferroviarias.com.br/efl_rj_litoral/cachoeiro.htm

 

Luis Joaquim de Oliveira desencarnou em

Cachoeiro do Itapemirim em 28 de julho de 1960.

Leia a biografia acima.

 

 

 

Amor Infinito

O sublime convite

 

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi [[email protected]])

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este Boletim Diário de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]