Jesus Boletim diário de Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quarta-feira, 16 de julho de 2025.

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 


 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:     

                                  

          https://www.noticiasespiritas.com.br/2025/JULHO/16-07-2025.htm

  

No Blogonde é  postado diariamente:

            http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

         Ou no Facebook:https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

 

 

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

15-07-2025  https://www.noticiasespiritas.com.br/2025/JULHO/15-07-2025.htm

14-07-2025  https://www.noticiasespiritas.com.br/2025/JULHO/14-07-2025.htm

12-07-2025  https://www.noticiasespiritas.com.br/2025/JULHO/12-07-2025.htm

11-07-2025  https://www.noticiasespiritas.com.br/2025/JULHO/11-07-2025.htm

10-07-2025  https://www.noticiasespiritas.com.br/2025/JULHO/10-07-2025.htm

 

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 6 - 1863

 

 

 

 

 

 

(Continuação da postagem anterior)

 

 

(Texto copiado do site Febnet)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JULHO/15-07-2019_arquivos/image009.jpg

“Os possessos de Morzine”

Acesse aqui: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k3397777x/f9.image

 

A mulher cananéia (ou siro-fenícia) pede a Cristo para curar sua filha possuída; ela aponta para um cachorro, ao qual ela se compara. Gravura por P. del Po depois de Annibale Carracci.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:The_Canaanite_(or_Syrophoenician)_woman_asks_Christ_to_cure_Wellcome_V0034860.jpg

Loucas do Salpétrière (Pátio dos Deficientes Mentais) ou Folles de la Salpétrière (Cour des agitées)

Litografia de Armand Gautier

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Gautier_-_Salpetriere.JPG

Philippe Pinel (Saint André20 de abril de 1745 – Paris25 de outubro de 1826) nasceu em uma prisão, nas colinas de Jonquières, França. Ele era filho e sobrinho de monges. Depois de receber um diploma da faculdade de medicina em Toulouse, estudou mais quatro anos na Faculdade de Medicina de Montpellier. Ele chegou a Paris em 1778 e é considerado por muitos o pai da psiquiatria.

Notabilizou-se por ter considerado que os seres humanos que sofriam de perturbações mentais eram doentes e que ao contrário do que acontecia na época, deviam ser chamados de doentes e tratados de forma violenta. Foi o primeiro médico a tentar descrever e classificar algumas perturbações mentais, demência precoce, indecisão crônica e esquizofrenia.

A obra mais importante escrita por Pinel foi "Traité médico-philosophique sur l’aliénation mentale ou la manie".

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Philippe_Pinel

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/JULHO/26-07-2017_arquivos/image009.jpg

Dona Benedita Fernandes, primeira à esquerda de pé, um dos principais vultos do movimento espírita de

Araçatuba, SP, depois de curar-se de obsessão no Espiritismo se dedicou a cuidar de doentes mentais e crianças.

Sem título

Benedita Fernandes (27-06-1883 / 09-10-1947), um dos maiores vultos do movimento espírita brasileiro, com as crianças do Abrigo “João de Deus”,  do qual foi fundadora e dirigente. Nesta foto de 27 de junho de 1943, d. Benedita, que costumava viajar e passear com as crianças do Abrigo, faz visita à Aliança Espírita “Varas da Videira”, outra entidade  de Araçatuba, SP. 

Leia biografia de Benedita Fernandes acessando:

http://www.universoespirita.org.br/catalogo/literatura/textos/ISMAEL%20GOBI/obras_de_vultos/benedita_fernandes.htm

 

 

O Evangelho segundo o Espiritismo. Por Allan Kardec. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. FEBFederação Espírita Brasileira

 

 

CAPÍTULO III

----------

Há muitas moradas na

casa de meu pai

 

- Diferentes estados da alma na erraticidade – Diferentes

Categorias de mundos habitados- Destinação da Terra.

Causa das misérias terrenas – Instruções dos Espíritos: Mundos

Inferiores e mundos superiores- Mundos de expiações e de

Provas- Mundos regeneradores- Progressão dos mundos

 

 

Instruções dos Espíritos

Mundos regeneradores

 

     16. Entre as estrelas que cintilam na abóbada azulada do firmamento, quantos mundos não haverá como o vosso, destinados pelo Senhor à expiação e à provação!  Mas também há entre eles mundos mais miseráveis e melhores, como há mundos transitórios, que podemos chamar de regeneradores. Cada turbilhão planetário, a deslocar-se no espaço em torno de um centro comum, arrasta consigo seus mundos primitivos, de exílio, de provas, de regeneração e de felicidade. Já vos foi falado desses mundos onde a alma recém-nascida é colocada, quando ainda ignorante do bem e do mal, mas com a possibilidade de caminhar para Deus, senhora de si mesma, na posse do livre-arbítrio. Também já vos foi revelado de que amplas faculdades a alma é dotada para praticar o bem. Mas, oh!  há  as que sucumbem, e Deus, não as querendo aniquilar, lhes permite irem para esses mundos onde, de encarnação em encarnação, elas se depuram, regeneram e voltam dignas da glória que lhes fora destinada.

     17. Os mundos regeneradores servem de transição entre os mundos de expiação e os mundos felizes. A alma que se arrepende neles encontra a calma e o repouso e acaba por depurar-se. Certamente, em tais mundos, o homem ainda se acha sujeito às leis que regem a matéria; a Humanidade experimenta as vossas sensações e desejos, mas liberta das paixões desordenadas de que sois escravos. Neles não há mais o orgulho que emudece o coração nem a inveja que o tortura, nem o ódio que o sufoca. A palavra amor está escrita em todas as frontes; perfeita equidade preside às relações sociais, todos reconhecem Deus e tentam caminhar para Ele, cumprindo suas leis.

     Nesses mundos, todavia, ainda não existe a felicidade perfeitas, mas a aurora da felicidade. Aí  o homem ainda é de carne e, por isso mesmo, sujeito a vicissitudes das quais só estão isentos os seres completamente desmaterializados. Ainda há provas a sofrer, porém, sem as pungentes angústias da expiação. Comparados à Terra, esses mundos são bastante felizes e muitos dentre vós se alegrariam de habitá-los, pois que eles representam a calma após a tempestade, a convalescença após a moléstia cruel. Neles o homem, menos absorvido pelas coisas materiais, entrevê o futuro melhor do que vós; compreende que há outras alegrias que o Senhor promete aos que dele se mostrem dignos, quando a morte lhes houver novamente ceifado os corpos para lhes dar a verdadeira vida. É então que, liberta, a alma planará acima de todos os horizontes. Não mais haverá sentidos materiais e grosseiros, somente os sentidos de um perispírito puro e celeste, a aspirar as emanações do próprio Deus nos aromas de amor e de caridade que emanam do seu seio.

     18. Mas, ah! nesses mundos o homem ainda é falível e o espírito do mal não perdeu completamente o seu império. Não avançar é recuar, e se o homem não se houver firmado bastante na senda do bem, pode recair nos mundos de expiação, onde o aguardam novas e mais terríveis provas.

     Contemplai, pois, à noite, à hora do repouso e da prece, a abóbada azulada e, das inúmeras esferas que brilham sobre as vossas cabeças, indagai de vós mesmos quais as que conduzem a Deus e pedi-lhe que um mundo regenerado vos abra seu seio, após a expiação na Terra. – Santo Agostinho. (Paris, 1862.)

   

 

-------------------------------

Próximo:

Progressão dos mundos

 

 

(Copiado de O Evangelho segundo o Espiritismo. Por Allan Kardec. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. FEB – Federação Espírita Brasileira)

 

Esse livro acima pode ser comprado em:

https://www.febeditora.com.br/o-evangelho-segundo-o-espiritismo2

 

Equipe do Hubble revela a visão mais colorida do universo capturada por telescópio espacial http://www.nasa.gov/press/2014/june/hubble-team-unveils-most-colorful-view-of-universe-captured-by-space-telescope/ http://hubblesite.org/newscenter/archive/releases/2014/27. Data entre 2003 e 2012 Fonte: http://hubblesite.org/newscenter/archive/releases/2014/27/image/a/ (link da imagem) Autor: NASA, ESA, H. Teplitz e M. Rafelski (IPAC/Caltech), A. Koekemoer (STScI), R. Windhorst (Universidade Estadual do Arizona) e Z. Levay (STScI)

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:NASA-HS201427a-HubbleUltraDeepField2014-20140603.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/ABRIL/18-04-2019_arquivos/image074.jpg

Santo Agostinho (354- 430)  retratado em óleo sobre tela por  Philippe de Champaigne

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Agostinho_de_Hipona

 

 

Agostinho de Hipona (em latimAurelius Augustinus Hipponensis[2]), conhecido universalmente como Santo Agostinho, foi um dos mais importantes teólogos e filósofos nos primeiros séculos do cristianismo,[3] cujas obras foram muito influentes no desenvolvimento do cristianismo e filosofia ocidental. Ele era o bispo de Hipona, uma cidade na província romana da África. Escrevendo na era patrística, ele é amplamente considerado como sendo o mais importante dos Padres da Igreja no ocidente. Suas obras-primas são De Civitate Dei ("A Cidade de Deus") e "Confissões", ambas ainda muito estudadas atualmente.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Agostinho_de_Hipona

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/FEVEREIRO/27-02-2018_arquivos/image009.jpg

 

Moisés e Elias aparecem  na Transfiguração de Jesus. Pintura por Carl Heinrich Bloch.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/15/Transfigurationbloch.jpg

 

 

 

Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte, E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele.
Mateus 17:1-3

https://www.bibliaonline.com.br/acf/mt/17

 

Xilogravura de "A Atmosfera" de Camille Flammarion - Meteorologia Popular. Paris, 1888. Coloração: Heikenwaelder Hugo, Viena, 1998. Fonte A versão conhecida em preto e branco está em Camille Flammarion (1842-1925).- A atmosfera: meteorologia popular, Hachette, Paris, 1888, p. 163. Autor Heikenwalder Hugo, Áustria, Email: [email protected], www.heikenwaelder.at

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/File:Universum.jpg

 

Escadas da Jacó

Obra de William Blake. 1805. Técnica: caneta, tinta e aquarela. Museu Britânico.

Imagem/fonte: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Blake_jacobsladder.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/01-11-2018_arquivos/image045.jpg

Visita de Nicodemus a Jesus Cristo. Óleo sobre tela por John La Farge.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:John_La_Farge_-_Visit_of_Nicodemus_to_Christ_-_1909.7.37_-_Smithsonian_American_Art_Museum.jpg

 

 

 

No diálogo de Jesus com Nicodemos falou o Mestre:

"Ninguém pode ver o reino de Deus, se não nascer de novo." (João, 3,1-8)

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JANEIRO/16-01-2019_arquivos/image039.jpg

 

Jesus e o jovem rico. Pintura de Heinrich Hoffmann.

Imagem/fonte : https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Hoffman-ChristAndTheRichYoungRuler.jpg

 

O Jovem Rico

16 Eis que alguém se aproximou de Jesus e lhe perguntou: “Mestre, que farei de bom para ter a vida eterna?”

17 Respondeu-lhe Jesus: “Por que você me pergunta sobre o que é bom? Há somente um que é bom. Se você quer entrar na vida, obedeça aos mandamentos”.

18 “Quais?”, perguntou ele.

Jesus respondeu: “‘Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho, 19 honra teu pai e tua mãe’[a] e ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo’[b]”.

20 Disse-lhe o jovem: “A tudo isso tenho obedecido. O que me falta ainda?”

21 Jesus respondeu: “Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus. Depois, venha e siga-me”.

22 Ouvindo isso, o jovem afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas.

23 Então Jesus disse aos discípulos: “Digo-lhes a verdade: Dificilmente um rico entrará no Reino dos céus. 24 E lhes digo ainda: É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus”.

25 Ao ouvirem isso, os discípulos ficaram perplexos e perguntaram: “Neste caso, quem pode ser salvo?”

Leia mais:

https://www.biblegateway.com/passage/?search=Mateus+19%3A16-30%2CLucas+18%3A18-30&version=NVI-PT

 

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e1/Christ_and_the_pauper.jpg

Cristo e o pobre. Cura do cego. 2009. Lona, óleo. 100 x 55. Artista AN Mironov. Foto/autor: Andrey Mironov.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Blind_man_of_Bethsaida

 

O Vale das Lágrimas. Óleo sobre tela de Gustave Doré

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Gustave_Dor%C3%A9_-_La_Vall%C3%A9e_de_larmes.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JANEIRO/05-01-2019_arquivos/image009.jpg

Prece do “Pai Nosso”. Aquarela por James Tissot

Imagem/fonte:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/dc/Brooklyn_Museum_-_The_Lord%27s_Prayer_%28Le_Pater_Noster%29_-_James_Tissot.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/NOVEMBRO/06-11-2019_arquivos/image037.jpg

Allan Kardec (1804- 1869). Codificador do Espiritismo

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/12/Hippolyte_L%C3%A9on_Denizard

 

 

 

Somos coerentes?

 

 Qual o conceito que você tem de coerência? Afinal, o que é coerência? Para os melhores dicionários, a palavra remete à ligação, ao nexo, à harmonia entre fatos ou ideias.

Assim, será coerente aquele que agir, pensar, falar, de uma maneira em que haja nexo, harmonia entre suas ações.

Será isso que fazemos no nosso dia a dia? Conseguimos agir com coerência em todos os nossos dias, em todas as nossas ações?

Vejamos que, muitas vezes, discursamos para todos a respeito da sujeira das ruas, das calçadas sem limpeza em nossa cidade, dos detritos que se avolumam.

Porém, não nos damos conta que jogamos o papel de bala, o recibo do estacionamento, o bilhete do ônibus pela janela do veículo, assim que ele não nos sirva mais. Contribuímos com a sujeira que tanto criticamos.

Preocupamo-nos em ensinar a honestidade para nosso filho, discursando longamente a respeito. E, caso toque o telefone e não queiramos falar com a pessoa que nos demanda atenção, pedimos para que nosso filho vá ao telefone e diga que não estamos.

Usamos da mentira que tanto detestamos.

Reclamamos, e com razão, do administrador público, ou do político, quando esse se apropria do que não lhe pertence, prejudicando a nação e seus cidadãos. Taxamos de roubo, exigimos os rigores da lei, tudo plenamente justificado.

Mas, às vezes, somos nós mesmos a não devolver o troco a mais no supermercado e ficamos com o que não nos pertence. Ou ainda, quando a autoridade policial nos pune frente a uma infração, tentamos suborná-la, corrompê-la.

Para quem discursa sobre roubo, suborno, somos nós então a roubar ou subornar. Pura incoerência.

E por que temos dificuldade para sermos coerentes? Por que tantas vezes agimos de maneira diferente daquela que pensamos ou defendemos com nossas palavras?

Isso acontece porque, se já temos o conceito formulado na mente, ainda nos falta o valor instalado na consciência.

Essas incoerências são geradas no descompasso entre o que a mente pensa, os nossos conceitos, e o que o coração sente, os nossos valores.

Se já pensamos certo, se nossos conceitos estão adequados, se fez um grande passo. Porém, faz-se necessário ainda, conquistar os valores, fazer que a consciência aja dessa forma.

Assim é necessário que meditemos sobre nossos atos. Que pensemos longa e profundamente sobre como estamos agindo em nossas vidas, o que estamos a fazer das oportunidades que desfrutamos todos os dias.

E, em última instância, somos muito mais aquilo que agimos e sentimos do que aquilo que apenas discursamos.

Isso é de tal forma real e verdadeiro que, certa feita, um filósofo americano afirmou: O que você faz fala tão alto que não consigo escutar o que você está dizendo.

Assim se passa conosco. O que fazemos será nosso maior discurso sobre nós mesmos, a maior representação do que efetivamente trazemos na alma, muito acima e além do que qualquer preleção ou apresentação verbal.

Desta forma, depois de escolhermos os valores que irão pautar nossa vida, comecemos o esforço inadiável de fazer com que esses conceitos, com disciplina e persistência, transformem-se em valores reais, e a coerência seja a tônica do nosso agir.

Redação do Momento Espírita.
Em 15.7.2025

 

 

(Copiado de https://www.momento.com.br/pt/ler_texto.php?id=3024&stat=0)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/NOVEMBRO/24-11-2018_arquivos/image029.jpg

Parábola do cego guiando cegos. Pintura a óleo por  Pieter Bruegel, o Velho. Imagem/fonte: 

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pieter_Bruegel_the_Elder_(1568)_The_Blind_Leading_the_Blind.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/AGOSTO/07-08-2017_arquivos/image013.jpg

Parábola do argueiro e da trave. Óleo em painel por Domenico Fetti.

Imagem/fonte:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/5f/Domenico_Fetti_-_The_Parable_of_the_Mote_and_the_Beam.jpg

 

 

 

¹ Não julgueis, para que não sejais julgados.

² Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos tornarão a medir.

³ E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?

Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, e eis uma trave no teu olho?

Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás claramente para tirar o argueiro do olho do teu irmão.

Mateus 7:1-5

https://www.bibliaonline.com.br/acf/mt/7

 

 

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/b6/Diogenes_looking_for_a_man_-_attributed_to_JHW_Tischbein.jpg

Diógenes em busca de um homem honesto , atribuído a JHW Tischbein (c.  1780 ). Óleo no painel.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Honesty

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgTyxDoqngtH30mX2Dl4tR4S6W0lp5IUkYg3LyvEo46tRRGS4OcL_3Z-zjYHmsR1-WMT9hgwU_WuKHMl29ydz1Hy5CMVyq8W_-gdVayy2Er7x-64QAbCdpU5Gs_keW50vPlnRX12fWPyVT_/

Moeda de César em pintura de Domingos Sequeira.

Imagem/fonte:

 https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Moeda_de_C%C3%A9sar_(1790)_-_Domingos_Sequeira_(Colec%C3%A7%C3%A3o_Fam%C3%ADlia_Loureiro_Borges).png

 

Então, retirando-se os fariseus, consultaram entre si como o surpreenderiam nalguma palavra;
E enviaram-lhe os seus discípulos, com os herodianos, dizendo: Mestre, bem sabemos que és verdadeiro, e ensinas o caminho de Deus segundo a verdade, e de ninguém se te dá, porque não olhas a aparência dos homens.
Dize-nos, pois, que te parece? É lícito pagar o tributo a César, ou não?
Jesus, porém, conhecendo a sua malícia, disse: Por que me experimentais, hipócritas?
Mostrai-me a moeda do tributo. E eles lhe apresentaram um dinheiro.
E ele diz-lhes: De quem é esta efígie e esta inscrição?
Dizem-lhe eles: De César. Então ele lhes disse: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.
E eles, ouvindo isto, maravilharam-se, e, deixando-o, se retiraram.
Mateus 22:15-22

https://www.bibliaonline.com.br/acf/mt/22

 

 

 

Kardec e a Espiritualidade

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Doutrina de Luz. Lição nº 11. Página 59.

 

Todas as missões dignificadoras dos grandes vultos humanos são tarefas do Espírito.

Precisamos compreender a santidade do esforço de um Edson, desenvolvendo as comodidades da civilização, o elevado alcance das experiências de um Marconi, estreitando os laços da fraternidade, através da radiotelefonia.

Apreciando, porém, o labor da inteligência humana, somos obrigados a reconhecer que nem todas essas missões têm naturalmente uma repercussão imediata e grandiosa no Mundo dos Espíritos.

Daí a razão de examinarmos o traço essencial do trabalho confiado a Allan Kardec.

Suas atividades requisitaram a atenção do planeta e, simultaneamente, repercutiram nas esferas espirituais, onde se formaram legiões de colaboradores, em seu favor.

Sua tarefa revelava ao homem um mundo diferente. A morte, o problema milenário das criaturas, perdia sua feição de esfinge. Outras vozes falavam da vida, além dos sepulcros.

Seu esforço espalhava-se pelo orbe como a mais consoladora das filosofias; por isso mesmo, difundia-se, no plano invisível, como vasto movimento de interesses divinos.

Ninguém poderá afirmar que Kardec fosse o autor do Espiritismo.

Este é de todos os tempos e situações da humanidade.

Entretanto, é ele o Missionário da Renovação Cristã.

Com esse título, conquistado a peso de profundos sacrifícios, cooperou com Jesus para que o mundo não morresse desesperado.

E, contribuindo com a sua coragem, desde o primeiro dia de labor, organizaram-se nos círculos da espiritualidade os mais largos movimentos de cooperação e de auxílio ao seu esforço superior.

Legiões de amigos generosos da humanidade alistaram-se sob a sua bandeira cooperando na causa imortal.

Atrás de seus passos, movimentou-se um mundo mais elevado, abriram-se portas desconhecidas dos homens, para que a ciência e a fé iniciassem a marcha da suprema união, em Jesus Cristo.

Não somente o orbe terrestre foi beneficiado.

Não apenas os homens ganharam esperanças.

O mundo invisível alcançou, igualmente, consolo e compreensão.

Os vícios da educação religiosa prejudicaram as noções da criatura, relativamente ao problema da alma desencarnada.

As idéias de um céu injustificável e de um inferno terrível formaram a concepção do espírito liberto, como sendo um ser esquecido da Terra, onde amou, lutou e sofreu.

Semelhante convicção contrariava o espírito de sequência da natureza. Quem atendeu as determinações da morte, naturalmente, continua, além, suas lutas e tarefas, no caminho evolutivo, infinito. Quem sonhou, esperou, combateu e torturou-se não foi a carne, reduzida à condição de vestido, mas a alma, senhora da Vida Imortal.

Essa realidade fornece uma expressão do grandioso alcance “da missão de Allan Kardec”, considerada no Plano Espiritual.

É justo o reconhecimento dos homens e não menos justo o nosso agradecimento aos seus sacrifícios “de missionário”, ainda porque apreciamos a atividade de um apóstolo sempre vivo.

Que Deus o abençoe.

O Evangelho nos fala que os anjos se regozijam quando se arrepende um pecador.

E a tarefa santificada de Allan Kardec tem consolado e convertido milhares de pecadores, neste mundo e no outro.

 

 (Recebido em email do pesquisador e divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/9d/Thomas_Edison2.jpg/800px-Thomas_Edison2.jpg

"Thomas Alva Edison, retrato de três quartos, sentado, voltado para a frente". Impressão fotográfica.Por volta de 1922.

Imagem copiada de: https://pt.wikipedia.org/wiki/Thomas_Edison

Imagem da Biblioteca do Congresso dos EUA.

 

Thomas Alva Edison (MilanOhio11 de fevereiro de 1847 — West OrangeNova Jérsei18 de outubro de 1931)[2] foi um empresário dos Estados Unidos que patenteou e financiou o desenvolvimento de muitos dispositivos importantes de grande interesse industrial. "O Feiticeiro de Menlo Park" (The Wizard of Menlo Park), como era conhecido, foi um dos primeiros a aplicar os princípios da produção maciça ao processo da invenção.[3]

Na sua vida, Thomas Edison registrou 2 332 patentes.[2] O fonógrafo foi uma de suas principais invenções. Outra foi o cinematógrafo, a primeira câmera cinematográfica bem-sucedida, com o equipamento para mostrar os filmes que fazia. Edison também aperfeiçoou o telefone, inventado por Antonio Meucci, em um aparelho que funcionava muito melhor. Fez o mesmo com a máquina de escrever.[4] Trabalhou em projetos variados, como alimentos empacotados a vácuo, um aparelho de raios X e um sistema de construções mais baratas feitas de concreto.

Entre as suas contribuições mais universais para o desenvolvimento tecnológico e científico encontra-se a lâmpada elétrica incandescente,[5] o fonógrafo, o cinescópio ou cinetoscópio, o ditafone e o microfone de grânulos de carvão para o telefone. Edison é um dos precursores da revolução tecnológica do século XX. Teve também um papel determinante na indústria do cinema.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Thomas_Edison

 

 

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/76/Edison_bulb.jpg

Primeira lâmpada incandescente de Edison usada em uma demonstração em Menlo Park (1879, New Jersey, E.U.A.)

Autor: Carregado em enwp pelo usuário: Alkivar

Copiada de: https://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%A2mpada_incandescente

 

lâmpada incandescente é um dispositivo eléctrico que transforma energia elétrica em energia luminosa e energia térmica através do efeito Joule. Dada a sua simplicidade, foi o primeiro dispositivo prático que permitiu utilizar eletricidade para iluminação, sendo durante as primeiras décadas de uso comercial da energia elétrica a principal forma de consumo daquela forma de energia.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%A2mpada_incandescente

 

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/0d/Guglielmo_Marconi.jpg

Guglielmo Marconi.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Guglielmo_Marconi

Imagem da Biblioteca do Congresso dos EUA.

 

 

 

Guglielmo Marconi (Bolonha25 de abril de 1874 — Roma20 de julho de 1937) foi um físico e inventor italiano.[2] Em língua portuguesa, é por vezes referido por Guilherme Marconi.[3]

Inventor do primeiro sistema prático de telegrafia sem fios (TSF), em 1896. Marconi se baseou em estudos apresentados em 1897 por Nikola Tesla para em 1899 realizar a primeira transmissão através do Canal da Mancha. A teoria de que as ondas electromagnéticas poderiam propagar-se no espaço, formulada por James Clerk Maxwell, e comprovada pelas experiências de Heinrich Hertz, em 1888, foi utilizada por Marconi entre 1894 e 1895. Tinha apenas vinte anos, em 1894, quando transformou o celeiro da casa onde morava em laboratório e estudou os princípios elementares de uma transmissão radiotelegráfica, uma bateria para fornecer eletricidade, uma bobina de indução para aumentar a força, uma faísca elétrica emitida entre duas bolas de metal gerando uma oscilação semelhante as estudadas por Heinrich Hertz, um Coesor, como o inventado por Édouard Branly, situado a alguns metros de distância, ao ser atingido pelas ondas, acionava uma bateria e fazia uma campainha tocar.[2]

Em 1896, foi para a Inglaterra, depois de verificar que não havia nenhum interesse por suas experiências na Itália. Em 1899, teve sucesso na transmissão sem fios do código Morse através do Canal da Mancha. Dois anos mais tarde, conseguiu que sinais radiotelegráficos (a letra S do código morse) emitidos de Inglaterra, fossem escutados claramente em St. John's (Terra Nova, hoje parte do Canadá), atravessando o Atlântico Norte. A partir daí, fez muitas descobertas básicas na técnica rádio.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Guglielmo_Marconi

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JANEIRO/28-01-2019_arquivos/image010.jpg

Exposição de aparelho de telegrafia.  Fábrica de Vapor. Milão, Itália. Foto: Lucas Gobbo.

https://www.noticiasespiritas.com.br/2019/ABRIL/18-04-2019_arquivos/image036.jpg

Allan Kardec

Lião (França): 03-10-1804 /  Paris (França):  31-03-1869. Gravura cedida por Charles Kempf, Belfort, França.

http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/OUTUBRO/08-10-2020_arquivos/image012.jpg

Capa da 1ª. edição de O Livro dos Espíritos de Allan Kardec, lançados aos 18 de abril de 1857.

Copiada de https://kardec.blog.br/18-de-abril-de-1857/

 

 

Como renovar atitudes? (leia agora!)

Olá! Bom dia!

Tudo bem com você? Espero que esteja!

 

Como renovar atitudes, de Astrid Sayegh

Mergulhados em ansiedades, na pressa, na falta de tempo, acabamos por adiar o trabalho intransferível de nossa renovação, para nos alinharmos cada vez mais com valores e princípios mais elevados.

Espíritos que somos, únicos seres livres no universo, precisamos agir com conhecimento de causa, não havendo nada mais reconfortante para nós do que sabermos que a nossa libertação também está em nossas mãos. E é justamente sobre isso que a filósofa e escritora Astrid Sayegh aborda nesse livro que tem o selo da editora Correio Fraterno.

Leia agora: www.bit.ly/ComoRenovarAtitudes

 

O livro oferece uma leitura prazerosa, que nos traz a vontade de nos conhecermos, num estímulo à conscientização de nossas limitações, que tanto nos embaçam a visão interior.

Leia e compartilhe conosco a alegria dessa excelente leitura, que nos desperta para o reconhecimento de potencialidades, que dependem da vontade e da ação do próprio espírito para serem reveladas, numa conquista autêntica do ser: www.bit.ly/ComoRenovarAtitudes

 

Um abraço,


Izabel Vitusso

Editora Correio Fraterno

Editora Correio Fraterno

 

 

 

Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 2955 - São Bernardo do Campo - SP - 09851.000
Caso não queira mais receber meus e-mails, acesse esse link. (Unsubscribe).

 

 

 

(Recebido em email de Editora Correio Fraterno [[email protected]])

 

 

Nota:

A dupla imortalidade e a cultura universal

 

O Blog Bruno Tavares (de Recife) transmitiu entrevista com Cesar Perri (São Paulo) no dia 12 de julho, sobre o tema "a dupla imortalidade e a cultura universal", que relatou momentos da sua atuação na Academia de Letras de Araçatuba.

Mensalmente esse Blog entrevista Perri sobre seu livro "Pelos caminhos da vida, memórias e reflexões", editado pela Cocriação (Whatzapp 18-99709-4684), que contém registros e relatos históricos do movimento espírita nacional e internacional.

Acesse pelo link:

https://www.youtube.com/watch?v=qF5LG6NdmRw&t=2781s

 

 

(Recebido em emails de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]] e do GEECX)

 

 

Uma parte dos teólogos fez dos espíritos um só

Erro original está nas traduções  

 

Publicado em O Tempo/Colunas

Belo Horizonte, MG 

Obra de José Reis Chaves

http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/JANEIRO/28-01-2011_arquivos/image033.jpg

José Reis Chaves

Foto de Ismael Gobbo

 

O título desta coluna parece, à primeira vista, meio estranho, mas não é, pois exprime uma grande verdade já bem conhecida de meus queridos leitores e queridas leitoras em O TEMPO.

Entre Jesus, seus apóstolos e o povo contemporâneo deles, como eram os gregos, já eram conhecidos os pneumatos, palavra originária do vocábulo grego “pneuma” (“espírito” em português). Pneumatos eram e são as pessoas que recebem espíritos comunicantes e que, a partir do século XIX, passaram a ser chamadas também por Kardec de “médiuns”.

Moisés proibiu o contato com os espíritos em Deuteronômio capítulo 18, porque os pneumatos cometiam muitas fraudes, enganando os familiares dos mortos. E é oportuno lembrar aqui que, frequentemente, espíritos maus (melhor se diria “pouco evoluídos”) também ensinam coisas erradas, como demonstra 1 João 4:1. Como se vê, a Bíblia não nega a verdade dos contatos com os espíritos; pelo contrário, até confirma essa verdade, condenando apenas as fraudes dos médiuns e os erros dos espíritos manifestantes. Mas os adversários do espiritismo, por ignorância ou má-fé, falam sempre que a Bíblia condena o espiritismo. Se um médium serve de meio para o contato com os espíritos, como esse contato pode ser um pecado, se é Deus que dá às pessoas o dom da mediunidade, chamada por São Paulo de “dons espirituais”? (1 Coríntios 12: 4-11).

Depois da criação da Santíssima Trindade, os dons espirituais dos indivíduos médiuns, dons estes que são dos espíritos dos médiuns, os teólogos trinitaristas passaram a ensinar, erradamente, que esses dons espirituais dos médiuns são concedidos aos médiuns pelo Espírito Santo da Terceira Pessoa Trinitária. O certo é que esses dons espirituais são dados às pessoas médiuns por Deus, pois já eram assim antes da criação do Espírito Santo pelos teólogos trinitaristas no Primeiro Concílio Ecumênico de Constantinopla, em 381.

E um detalhe: não há no grego, a língua original do Novo Testamento da Bíblia, o artigo indefinido “um”. Só existe o definido “o”, em grego “ho”. Mas os tradutores trinitaristas da Bíblia para o português e outras línguas que têm o artigo indefinido “um” deveriam o ter colocado nas suas traduções. No entanto, colocaram, erroneamente, o definido “o”. E assim fizeram diante de “o” Espírito Santo, quando o certo seria “um” espírito santo.

Foi desse modo que os tradutores da Bíblia colaboraram com a divulgação da ideia errada de que os espíritos comunicantes são um só, o Espírito Santo! E perguntamos: mesmo quando se trata do Espírito Santo de Jesus, que não é o Espírito Santo da Terceira Pessoa Trinitária?

 

*Com este colunista, professor de português e literatura aposentado, “O Espiritismo na Bíblia”, na TV Mundo Maior, e palestras e entrevistas em TVs (YouTube e Facebook). Seus livros estão também na Amazon, incluindo os em inglês e a tradução da Bíblia (N.T.). [email protected] (Cassia e Cléia).

 

(Recebido em email de Jose Reis Chaves [[email protected]] e copiado de

https://www.otempo.com.br/opiniao/jose-reis-chaves/2025/7/14/uma-parte-dos-teologos-fez-dos-espiritos-um-so)

 

Os Dez Mandamentos, ilustração de um cartão bíblico publicado pela Providence Lithograph Company

Data: 1907. Fonte: http://thebiblerevival.com/clipart/1907/ex20-1.jpg. Autor: Providence Lithograph Company

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:The_Ten_Commandments_(Bible_Card).jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/OUTUBRO/16-10-2019_arquivos/image007.jpg

Um cartão postal, de 1905, refere-se à cidade como Constantinopla, e ao centro da cidade como Istambul.

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Names_of_Istanbul#/media/File:Constantinople_late_19th_century.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/ABRIL/11-04-2017_arquivos/image012.jpg

 Istambul*  com seus inumeráveis minaretes vista do topo da Torre de Gálata. Foto Ismael Gobbo.

 

* Antiga Constantinopla.

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/FEVEREIRO/28-02-2019_arquivos/image017.jpg

Episódio da Transfiguração em aquarela de James Tissot.

Imagem/fonte:

 https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/8b/Brooklyn_Museum_-_The_Transfiguration_%28La_transfiguration%29_-_James_Tissot_-_overall.jpg

 

 

 

E aconteceu que, quase oito dias depois destas palavras, tomou consigo a Pedro, a João e a Tiago, e subiu ao monte a orar.
E, estando ele orando, transfigurou-se a aparência do seu rosto, e a sua roupa ficou branca e mui resplandecente.
E eis que estavam falando com ele dois homens, que eram Moisés e Elias,
Os quais apareceram com glória, e falavam da sua morte, a qual havia de cumprir-se em Jerusalém.
E Pedro e os que estavam com ele estavam carregados de sono; e, quando despertaram, viram a sua glória e aqueles dois homens que estavam com ele.
E aconteceu que, quando aqueles se apartaram dele, disse Pedro a Jesus: Mestre, bom é que nós estejamos aqui, e façamos três tendas: uma para ti, uma para Moisés, e uma para Elias, não sabendo o que dizia.
E, dizendo ele isto, veio uma nuvem que os cobriu com a sua sombra; e, entrando eles na nuvem, temeram.
E saiu da nuvem uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho; a ele ouvi.
E, tendo soado aquela voz, Jesus foi achado só; e eles calaram-se, e por aqueles dias não contaram a ninguém nada do que tinham visto.
Lucas 9:28-36

 

 

 

Portal Luz Espírita

Acesse abaixo:

 

CLICAR AQUI:

https://www.luzespirita.org.br/

 

 

(Informações em email de Domingos B. Rodrigues [[email protected]])

 

 

 

Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha

Portugal

 

Exms Senhores OCS,

 

As nossas mais cordiais saudações.

 

1 - O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, vai levar a cabo uma palestra subordinada ao tema "Experiência de Quase-Morte: Manuel Segarra (cirurgião) ", com José Lucas, no dia 18 de Julho de 2025, 6ª feira, às 21h00.  Posteriormente, teremos a Fluidoterapia (passe espírita) e o atendimento em privado.

      

 2 - Decorre um grupo de estudo, em Julho e Agosto, das 15H00 às 16H00, sobre o livro "O Céu e o Inferno", de Allan Kardec, com entrada livre e gratuita.

 

Todas as palestras são colocadas no Youtube do CCE em http://bit.ly/29VcVMV 

  

      

Cordialmente,

 

       CCE

 

 

Tel: 938 466 898; 966 377 204;

www.cceespirita.wordpress.com - E-mail: [email protected]

www.youtube.com/c/CentrodeCulturaEspíritaCaldasdaRainha

www.facebook.com/Centro-de-Cultura-Espírita-de-Caldas-da-Rainha-195515483836343/ 

 

(Recebido em email de Centro de Cultura Espírita Caldas da Rainha [[email protected]])

 

 

 

Correio Espírita - Jornal de julho de 2025

Problemas com a mensagem? visualize no navegador.

 

Image

 

Jornal Correio Espírita de julho de 2025

 

Olá

 

Destaques:

 

- Não levaremos nada desta vida!

- Dialogando com o dogmatismo;

- A ideia de civilização;

- Estudar poucos gostam, mas é preciso

- Mentira.

Tudo isso e muito mais no Correio Espírita.

www.correioespirita.org.br

Assinaturas on-line, leia pelo site por apenas R$ 30,00 anuais.

 

Assine via pix: 07293460000102 (Entre emcontato conosco)

 

 

Image

Facebook

Twitter

Instagram

 

 

Jornal AGENDA CRISTÃ - Rancharia (SP) - julho.2025

Olá, Ismael:

 

Segue o Jornal Agenda Cristã, de Rancharia, edição de julho.

 

Abraço fraterno,

 

Atilio

 

 

(Recebido em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

The Spiritist Magazine. A Revista Espírita

Clique abaixo

 

ACESSE AQUI
https://www.spiritistmagazine.org/

 

 

 

Jornal Momento Espírita - edição de julho

Centro Espírita Amor e Caridade. Bauru, SP

 

Acesse aqui:

https://ceac.org.br/wp-content/uploads/2025/07/Jornal-Momento-Esp-Julho-25-min.pdf

 

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi [[email protected]])

 

 

APES : programme d'activités spirites JUILLET AOUT 2025

APES: programa de atividades espíritualistas  JULHO AGOSTO 2025

Chère Madame, Cher Monsieur,

 

Les vacances estivales sont aussi des moments pour se ressourcer dans l'étude et la compréhension de notre vie sur terre, et de sa continuité dans le monde spirituel. Notre centre spirite APES, vous invite à venir et à partager la connaissance spirite dans un moment agréable pendant vos vacances, en assistant à nos cycles d'exposés sur de thèmes spirites divers et variés. 

Si pendant cette période, vous êtes à Paris en vacances, nous serons heureux de vous accueillir lors de ces activités.

 

Pour le mois de JUILLET 2025 voici les titres de nos exposés :

- Le double objectif de La Revue Spirite : un moyen de communication et de compréhension du Spiritisme sous son point de vue moral.

- Réponses des Esprits à quelques questions sur leurs agissements sur la matière.

- ÉVOCATIONS PARTICULIÈRES : "Mère, je suis là".

- VISIONS : un cas singulier de vision intuitive.

 

Pour le mois d'AOÛT 2025 voici les titres de 4 dissertations de l'Esprit Georges sur le thème :

- La formation des Esprits,

- Les Esprits errants,

- Le réveil de l'Esprit,

- Le progrès des Esprits.

 

Le  samedi 16 août 2025 de 15 à 17 heures une après-midi sur le Spiritisme et Médiumnité : QUESTIONS & RÉPONSES.

Les médiums du centre spirite APES sont à la disposition des personnes présentes pour répondre à leurs interrogations.

 

Pour plus d'information, veuillez trouver en pièce jointe le programme détaillé de ces activités pour les mois de JUILLET et AOUT 2025.

ou consulter n'hésitez pas à consulter notre site www.apes-asso.fr 

ou nous contacter :  [email protected] ou par téléphone 07 82 09 7158 (merci de laisser votre message)

 

Au plaisir de vous accueillir et partager avec vous ces moments d'étude et de connaissance spirite.

 

Cordialement

 

Anita BECQUEREL

Présidente de l'APES

A.P.E.S. - Association Parisienne d'Etudes Spirites
Construire aujourd'hui l'Homme de demain.

Nous vous accueillons au 22 rue des laitières 94300 Vincennes
chaque vendredi soir à partir de 19h30 et
chaque deuxième et dernier samedi du mois à partir de 14h30
sauf jours fériés.

Plus d'information par téléphone au 0141 931 708 et
sur notre site internet
http://www.apes.asso.fr

 

 

TRADUÇÃO PARA O PORTUGUÊS PELO GOOGLE

 

Prezado(a) Senhor(a),

 

As férias de verão também são um momento para recarregar as energias através do estudo e da compreensão da nossa vida terrena e da sua continuidade no mundo espiritual. O nosso Centro Espírita, APES, convida-o(a) a partilhar o conhecimento espírita num momento agradável durante as suas férias, assistindo à nossa série de apresentações sobre diversos temas espíritas.

 

Se estiver em Paris de férias durante este período, teremos o prazer de o(a) receber nestas atividades.

 

Para o mês de JULHO de 2025, aqui estão os títulos das nossas apresentações:

- O duplo objetivo da Revista Espírita: um meio de comunicação e compreensão do Espiritismo a partir da sua perspetiva moral.

- Respostas dos Espíritos a algumas perguntas sobre as suas ações na matéria.

- EVOCAÇÕES ESPECIAIS: "Mãe, estou aqui."

- VISÕES: um caso único de visão intuitiva.

 

Para o mês de AGOSTO de 2025, aqui estão os títulos de quatro dissertações de Spirit Georges sobre os seguintes temas:

- A Formação dos Espíritos,

- Espíritos Errantes,

- O Despertar do Espírito,

- O Progresso dos Espíritos.

 

No sábado, 16 de agosto de 2025, das 15h às 17h, uma tarde sobre Espiritismo e Mediunidade: PERGUNTAS E RESPOSTAS.

Os médiuns do Centro Espiritualista APES estão à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas.

 

Para mais informações, segue em anexo o programa detalhado dessas atividades para os meses de JULHO e AGOSTO de 2025.

Ou visite nosso site www.apes-asso.fr

Ou entre em contato conosco: [email protected] ou pelo telefone +33 7 82 09 7158 (deixe uma mensagem).

 

Aguardamos ansiosamente sua visita e compartilharemos esses momentos de estudo e conhecimento espiritualista.

 

Atenciosamente,

 

Anita BECQUEREL

Presidente da APES

APES - Associação Parisiense de Estudos Espíritas

Construindo o Homem de Amanhã Hoje.

 

Recebemos vocês na rue des laitières, 22, 94300 Vincennes, todas as sextas-feiras à noite, a partir das 19h30, e no segundo e último sábado do mês, a partir das 14h30, exceto feriados.

 

Para mais informações, ligue para 0141 931 708 ou visite nosso site em http://www.apes.asso.fr

 

 

 

 

(Recebido em email de Elsa Rossi [[email protected]])

 

 

ESTÁ DISPONÍVEL NA INTERNET O JORNAL “O IMORTAL” DE JULHO (se puder, divulgue)

Amigo(a) das lides espíritas:

Leia a edição de julho, que traz uma entrevista com a jornalista Melissa Petri Pedrola, pós-graduada e especialista em Psicologia Positiva, Ciência do Bem-Estar e Autorrealização e colaboradora do Centro Espírita Verdade e Luz, de Jaú-SP.

O acesso ao jornal é gratuito. Para acessar a edição, clique aqui: https://www.jornaloimortal.com.br/Home

Muito obrigado pela divulgação que puder fazer em sua Casa Espírita e junto a amigos e familiares.

Um forte abraço e ótima semana para todos os seus.

Astolfo O. de Oliveira Filho

Av. Saíra Prateada, 62 - Condomínio Golden Garden

86701-865 - Arapongas, PR

 

 

Acesse:

https://www.jornaloimortal.com.br/Home

 

 

 

Simplesmente Divaldo, e outros destaques da RIE de julho

Matão, SP

 

 

ACESSE:

https://www.oclarim.com.br/

 

 

(Informação de Casa Editora O Clarim [[email protected]])

 

 

Palestras na IBNL - Instituição Beneficente Nosso Lar- julho 2025

São Paulo, capital

Caro Ismael, segue em anexo a programação das palestras de julho de 2025. Agradecemos a sua gentileza por divulgá-la.

Abraço fraterno.

Clodoaldo de Lima Leite 

Presidente voluntário da IBNL

“Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei”

 

 

 

 

(Recebido em email de Clodoaldo Leite [[email protected]])

 

 

 

Atividades do Centro Espírita Esperança e Caridade

Julho/2025- Araçatuba, SP

 

 

 

(Informações de Katia Calciolari)

 

 

VII Congresso Conciencia- Espanha-Dezembro 2025

Alicante

VII CONGRESSO CONCIENCIA -  ESPANHA DEZEMBRO 2025

 https://bibliotecaespirita.es/vii-congreso-espirita-conciencia-2025/

 

 

(Recebido em email de Elsa Rossi [[email protected]])

 

 

KARDEC na Inteligencia Artificial

Desenvolvido por Vanessa Anseloni, editora chefe da The Spiritist Magazine e fundadora da Kardec Radio dos Estados Unidos.

Este aplicativo ensina e discute o Espiritismo com base em Allan Kardec e textos espíritas relacionados. Fácil de usar e uma boa ferramenta para todos os espíritas que divulgam o Espiritismo em língua inglesa.

link: http://bit.ly/3TKruef

 



www.elsarossi.com

Let's promote the creation of small family groups for the study of the Gospel at Home, that is the key for World Peace.☘  

 PPlease do not print this unless you really need to.

 

(Recebido em email de Elsa Rossi [[email protected]])

 

 

Edição 122 da Folha Espírita Francisco Caixeta

Araxá, MG

 

ACESSE AQUI:

http://www.espiritacaixeta.org.br/folha/Fol122.pdf

 

 

 

(Informação recebida de Folha Espírita Francisco Caixeta [[email protected]])

 

 

Espiritismo no Reino Unido

Informações e fotos de Elsa Rossi

Estimado Ismael

Estamos concentrando esforços junto aos grupos espíritas britânicos filiados ou não à BUSS - UK, para despertarmos o interesse e prepararmos mais Educadores Espíritas para a Infância e Juventude, dentro máximo possível, da cultura e leis do Reino Unido.

Interessados podem entrar em contacto comigo.

whatsapp +447950181581

gratidao

elsa

 

(Recebido em email de Elsa Rossi Elsa Rossi [[email protected]])

 

 

Festival de caridade - Inscreva-se para ser voluntário!

Virginia, Estados Unidos

 

ACESSE AQUI:

https://www.ssvirginia.org/charityfestival

 

 

 

 

(Informação em email de Spiritist Society of Virginia [[email protected]])

 

 

Obras importantes de Elsa Rossi

Tesouros para as crianças

 

 

 

(Informações de Elsa Rossi [[email protected]])

 

 

Novo artigo sobre o Censo 2022

 

 

Ensaio para um Planejamento Estratégico do MEB

 

O Espiritismo será o que o fizerem os homens.
Léon Denis, No Invisível, 1901.

 

Análise do Censo 2022 com Foco no Espiritismo

A verdade é que o MEB não soube aproveitar o favorecimento da mídia com romances, novelas e filmes de temática espírita. Assim como não conseguiu trazer para a Doutrina um contingente mínimo das milhões de pessoas que frequentam as casas espíritas e leem os seus livros sem se declarar espíritas.

A queda dos espíritas de 2,2% para 1,84% entre os dois últimos Censos do IBGE, está tendo um impacto grande  no MEB. E essa reação talvez seja o remédio que nós precisávamos para nos mobilizar e atuar seriamente para reverter essa situação.

Nada fazer será uma omissão, uma negligência, que provavelmente pesarár em nossas conciências.

 

Análise Sociológica

O Espiritismo continua sendo um movimento com forte presença em classes médias urbanas, com elevada escolarização e renda. Isso o distancia de camadas populares — o que limita seu alcance social. Seu discurso racionalista e moralizador atrai segmentos com maior capital cultural, mas pode parecer distante para públicos que buscam experiências religiosas mais emocionais, afetivas ou comunitárias.

O desafio será adaptar a linguagem e práticas para manter a base doutrinária sem parecer exclusivista ou elitista.

 

Análise Educacional

O Espiritismo possui o maior percentual de adeptos com ensino superior completo (48%) e o menor número com ensino fundamental incompleto (11,3%). Isso reforça sua identidade como doutrina de estudo, razão e ética.

Consequência paradoxal: quanto mais escolarizado o público, mais crítico e, por vezes, menos institucionalizado — o que pode explicar o afastamento de muitos que simpatizam com os princípios, mas não gostam de frequentar os centros. Considerar que cerca de 50% das casas espíritas não estão vinculadas a uma federativa da FEB, também pode denunciar um certo cansaço das instituições.

 

Análise Econômica

A maior renda entre os espíritas permite uma boa estrutura física dos Centros, muitos com sede própria, bibliotecas, projetores, notebooks e cursos. Contudo, falta maior engajamento com realidades sociais mais vulneráveis. O Espiritismo ainda não alcançou populações de baixa renda, o que reduz seu impacto transformador no tecido social.

Trabalhar ações sociais ajuda, mas não é uma ponte de aproximação e vivência real com esse público.

 

Análise Demográfica

A idade média dos espíritas é a mais alta entre os grupos religiosos, com crescimento progressivo nas pesquisas e no Censo. Isso indica um processo de envelhecimento e pouca renovação geracional.A Pesquisa Nacional Espírita mostra esse crescimento alcançando em 2025,  a média de 55 anos.

A participação do sexo masculino é amenor entre as religiões, o que vem sendo também demonstrado pela Pesquisa Nacional Espírita desde 2015.

É um fato que exige ações planejadas. Se não houver uma ação estratégica de engajamento de jovens, o movimento pode perder continuidade institucional e capacidade de renovação.A dificuldade maior será de despertar o interesse dos jovens, nascidos em uma sociedade superficial e consumista.

 

Por que os Jovens se Afastam das Religiões?

Esses jovens, que não foram seduzidos pelos apelosde resolução imediata, podem estar buscando uma espiritualidade distante das convenções religiosas, da devoção, do apelo da salvação. Neste caso, o Espiritismo tem muito a oferecer por meio da sua lógica, do apelo à razão, fundamentado em uma filosofia abrangente e cosistente.

 

Cor e Raça

O Espiritismo apresenta a menor participação de pessoas pretas entre os quatro maiores grupos religiosos. Isso denuncia uma histórica barreira sociocultural e simbólica que precisa ser encarada com honestidade.

Reflexão necessária: é preciso tornar os espaços espíritas mais abertos, diversos e acolhedores, para todos. Ter uma participação mínima desse segmento em um país onde ele predomina é preocupante.

 

Geografia e Distribuição

Os maiores percentuais de espíritas continuam nos estados do Sudeste e Sul: RJ, SP, DF, RS e GO. Os menores estão no Norte e Nordeste, com destaque para o Maranhão (0,19%), Pará (0,37%), Amazxonas (0,38%) ePiauí (0, 43%), não atingindo meio percentual. Temos 21 estados com participação dos espíritas menor que a média Brasil de 1,84%. Essa situação perdura há décadas, sem percepção da existência de ações para melhorar esses índices.

Mais da metade dos 5.570 municíopios do país, não possuem registro da existência de Centro Espírita.

O desafio será ampliar o alcance doutrinário por meio de projetos regionais, respeitando as culturas locais.

 

Tecnologia e Internet

Com 96,6% de acesso à internet, os espíritas são o grupo religioso mais conectado. Isso abre caminho para estratégias digitais consistentes de divulgação, ensino, encontros e acolhimento.

Os espíritas possuem uma forte presença na internet e nas redes sociais, o que pode ter contribuído para atenuar a redução dos espíritas.

É um ponto forte, positivo que deve ser mais bem aproveitado. Estabeleceruma união de propósitos entres os grupos vituais, criando conteúdos significativos, atrativos e interativos nas redes, especialmente voltados aos jovens e aos “espiritualizados sem religião”.

 

Religiões Concorrentes

Os evangélicos continuam crescendo, mas em ritmo menor. Têm forte apelo emocional (algumas vezes próximos de uma manipulação), é comunitário e acolhedor — especialmente entre os jovens.

Os católicos reduziram perdas, talvez pela renovação litúrgica e social. Devemos considerar que boa parte dos brasileiros se declaram católicos, maia por tradição e costume familiar, mas não são verdadeiramente praticantes nem conchecedores de sua própria religião.

Os “Sem religião” passaram de 8,2% para 9,3%. São geralmente jovens/adultos, urbanos e críticos das instituições religiosas — mas nem sempre ateus.Constituem quase cinco vezes os espíritas. Esse pode er um público que busque algo novo, fora das tradições religiosas, que o Espiritismo pode oferecer.

OEspiritismo parece competir menos com outras religiões e mais com a tendência de desinstitucionalização (desgastes das instituições).

 

Empenho geral

Todos estão convocados para contribuir em suas intstituições espíritas e individualmente por meio da participação do debate público pela internet. Caminhos devem ser encontrados! Alguns de aplicação geral, outros específicos para as diferentes realidades do país. O impacto foi grande, mas também nos impulsiona para a busca de soluções.

 

 

(Recebido em email de Ivan Franzolim [[email protected]])

 

 

Site da Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Clique aqui:
https://www.febnet.org.br/portal/

 

 

Aproveite as inscrições abertas para o 11º. Congresso Espírita Mundial

ACESSE AQUI:

https://www.febnet.org.br/portal/2025/07/14/inscricoes-11-congresso-espirita-mundial/

 

 

FEB de Portas Abertas/ Estudo Doutrinário

ACESSE AQUI:

https://www.febnet.org.br/portal/2025/07/14/feb-de-portas-abertas-estudo-doutrinario/

 

PALESTRA PÚBLICA NA FEB/

PROGRAMAÇÃO SEMANAL 13 A 19 DE JULHO

ACESSE AQUI:

https://www.febnet.org.br/portal/2025/07/11/palestra-publica-na-feb-programacao-semanal-13-a-19-de-julho/

 

 

 

Lançamento de O que é o espiritismo/ Julho 1859

 

 

Ilustração. Em um fundo dourado com algumas luzes e um sol irradiando, está a capa do livro

 

A obra organizada por Allan Kardec, O que é o espiritismo trata de uma introdução ao conhecimento, reunido por meio da manifestação dos espíritos, contendo o resumo dos princípios da Doutrina e respostas às principais objeções que podem ser apresentadas. Anunciado na Revista Espírita em julho de 1859, apresenta uma das principais teses propostas por Allan Kardec: “Fora da Caridade não há salvação”.

Separado em três diálogos: o crítico, o cético e o padre, cuja primeira parte responde às observações mais comuns feitas por aqueles que desconhecem os princípios fundamentais da Doutrina; no segundo capítulo há uma exposição simples das partes da ciência prática e experimental, sendo um resumo do que viria a ser publicado em O livro dos médiuns (1861); no terceiro capítulo é apresentada uma síntese de O livro dos espíritos

Estes resumos não somente são úteis aos principiantes, que neles poderão, em pouco tempo, ter o conhecimento das noções gerais do Espiritismo, senão também aos adeptos, pois lhes fornecem os meios para responderem às primeiras objeções que não deixarão de apresentar. 

“Para responder […] à pergunta formulada no título deste opúsculo, diremos que: O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática ele consiste nas relações que se estabelecem entre nós e os espíritos; como filosofia, compreende todas as consequências morais que dimanam dessas mesmas relações. 

Podemos defini-lo assim: O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal.”
— Allan Kardec [1]

Acesse a Central de Downloads no portal da FEB e baixe gratuitamente: O que é o Espiritismo.

O livro pode ser adquirido no site febeditora.com.br

Referências

[1] KARDEC, Allan. O que é o Espiritismo. 56. ed. 7. imp. Brasília: FEB, 2019. Preâmbulo.

facebook-share google-share linked-share my-space-share 

 

 

(Copiado de https://www.febnet.org.br/portal/2025/07/01/lancamento-de-o-que-e-o-espiritismo-julho-1859/)

 

 

FEP- Federação Espírita do Paraná

Curitiba

 

Clique aqui:
http://www.feparana.com.br/

 

 


 

UEP- União Espírita Paraense

Belém

 

Clique aqui:

https://www.facebook.com/uniaoespiritaparaense/?locale=pt_BR

 

 

 

FEAP- Federação Espírita do Amapá

Macapá

 

Clique aqui:

https://www.facebook.com/federacaoespiritadoamapa/?locale=pt_BR

 

 

 

 

Abrigo Ismael

Araçatuba, SP

Quer ajudar o Abrigo e não sabe como?

Doando sua nota fiscal paulista, você estará ajudando nossas vovós. Faça a doação on line de seu cupom fiscal para o Abrigo Ismael! É fácil, rápido, você ajuda a entidade e ainda tem 2,5 vezes mais chances de ser sorteado!

 

(Copiado de https://web.facebook.com/abrigoismael/?locale=pt_BR&_rdc=1&_rdr)

 

 

 

Reflexão, extraída do livro “Richard Simonetti –

O Pensamento” - Vol 1

 

Reflexão, extraída do livro “Richard Simonetti - O Pensamento” - Vol.1

Organizado por Álvaro Pinto de Arruda. 

https://www.editoraceac.com.br/loja/produto/o-pensamento

WhatsApp- Editora

14 99164-6875

 

 

 

(Recebido em email de Tânia Simonetti [[email protected]])

   

 

Homenagem

 

 

Martimira Corrêa Sozza
(17/07/1904 - 31/07/1997)

 

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/MAIO/07-05-2021_arquivos/image047.jpg

Martimira Corrêa Sozza

Imagem copiada do livro Obra de Vultos, volume 2.

Biografia elaborada por
 Alice Soza Pires

Martimira Corrêa Sozza, nasceu em São João da Bocaina-SP, em 17 de julho de 1904.

Com apenas oito anos de idade, vê a mãezinha partir, assumindo, mesmo com a sua pouca idade, a difícil tarefa de cuidar dos irmãos menores. Aos dezessete anos, vem com a família para Araçatuba, onde conheceu aquele que viria a ser o seu companheiro, Pedro Sozza, com quem contrairia matrimônio em 30 de setembro de 1922.

Da união, nasceram os filhos: Ortides, Vanderlei, Alcebíades, Alice, Lázaro, Nivaldo e Almir. Quando os dois primeiros tinham, respectivamente, quatro e dois anos, ocorreu um violento surto de sarampo na cidade. Ambos são infectados e vêm a falecer no prazo de uma semana.

Quando desesperada e in­con­formada com a perda brutal dos filhos queridos, Martimura recebeu as visitas consoladoras de Dona Benedita Fer­nandes, que era sua vizinha, e do Sr. Gedeão Fernandes de Miranda, através dos quais veio a conhecer a Doutrina Espírita. Sem freqüentar escolas, acabou aprendendo a ler por conta própria, através do manuseio das obras espíritas, tornando-se, a partir de então, abnegada e valorosa seareira da doutrina con­soladora.

Os esclarecimentos que obteve no Espiritismo acabaram por lhe dar bom ânimo, resignação, coragem e imediato despertamento para buscar na prática da caridade e no amor incondicional ao próximo, o melhor lenitivo para as suas dores.

Juntamente com o esposo Pedro, criatura humilde, mas de coração puro, desde logo cultivou o hábito de fazer o Culto do Evangelho no Lar, além de manter intercâmbio vibratório com o Centro “Redentor”, do Rio de Janeiro, na época em que o filho Lázaro sofria fortes crises respiratórias e acabou alcançando a cura.

Martimira freqüentou a Associação das Senhores Cristãs, entidade fundada e dirigida por Benedita Fernandes. Médium de cura, atendia desveladamente às inumeráveis mães que traziam nos braços os filhos doentes para que ela os assistisse pela oração e passe, providência que, quase sempre, acabava levando os pacientes à experimentação do alívio e da cura.

Dotada de princípios e de sentimentos elevados, tinha como marcas registradas um inigualável amor e respeito pela vida, que sempre soube valorizar e bendizer, além de saber espargir ao seu derredor excepcional clima de otimismo e fé, irradiações que lhe propiciaram ganhar a confiança e a admiração de muitos e muitos beneficiários do seu inesgotável amor e inolvidável ternura, sempre inspirada no exemplo de Jesus, o mestre que sempre soube seguir e honrar.

Espírita fervorosa, freqüentou por anos a fio o Centro Espírita “Bezerra de Menezes” e, depois, a Aliança Espírita “Varas da Videira”. Pelas casas por onde passou, e também pela convivência fraterna com espíritas da cidade, Martimira construiu um grande e sólido grupo de amigos, entre os quais: D. Benedita Fernandes, Antônio Pagan, Victor Bombonati, “Rolandinho”, Dona “Bebé”, Cynira e Fausta Macedo, dos quais nunca se esquecia e tinha hábito de exaltar com palavras de carinho, admiração e muito respeito.

Tinha uma amiga especialíssima, aquela a quem se referia como sendo sua “alma gêmea”, Ávila Alves, ou Dona “Lili”, como é mais conhecida no meio espírita, na companhia da qual fazia permanentes visitas aos enfermos; levava pão e sopa aos lares necessitados; visitava aos presos na Cadeia Pública; aos abrigos de idosos e às Casas de Criança; onde distribuíam, além da caridade material, os ensinamentos do evangelho de Jesus.

Nunca deixou de freqüentar a casa espírita enquanto sua saúde física o permitiu. Ultimamente, o fazia com o concurso da grande amiga Jussara, que a levava e a trazia do Centro, contornando as dificuldades de locomoção que a barreira dos noventa anos teimava em lhe impor, porém, sem êxito. Trabalhou enquanto pôde, resoluta, sóbria, altiva, sem deixar um único arranhão em sua existência digna, profícua e vencedora.

Depois de passar por uma enfermidade, desencarnou em Araçatuba, no dia 31 de julho de 1997, aos 93 anos.

A separação foi muito dolorosa para os familiares, mas os seus exemplos continuarão sempre presentes em seus corações.

A amiga Fausta Macedo não precisou de muitas palavras para definir a personalidade invulgar de Martimira: “Quando se fala de D. Martimira, logo se lembra de um sorriso espontâneo e meigo inundando as faces róseas de uma mocidade em flor...”

 

 

 

(Copiado de: http://www.universoespirita.org.br/catalogo/literatura/textos/ISMAEL%20GOBI/obras_de_vultosII/martimira_correa_sozza.htm)

https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/MAIO/07-05-2021_arquivos/image048.jpg

Martimira Corrêa Sozza

Imagem copiada do livro Obra de Vultos, volume 2.

https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/MAIO/07-05-2021_arquivos/image049.jpg

Dona Martimira, a segunda a partir da esquerda, com seus irmãos.

https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/MAIO/07-05-2021_arquivos/image050.jpg

Dona Benedita Fernandes. Imagem do arquivo da Associação das Senhoras Cristãs.

 

 

Dona Martimira Corrêa Sozza  foi vizinha de dona Benedita Fernandes

que a  consolou  quando perdeu os dois  primeiros filhos vitimados  pelo

sarampo e a ajudou a se  aproximar da Doutrina Espírita. Martimira

freqüentou  e   ajudou    Dona  Benedita  Fernandes na  Associação das

Senhoras Cristãs.

https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/MAIO/07-05-2021_arquivos/image051.jpg

Gedeão Fernandes de Miranda, na homenagem que lhe foi prestada em 1975, pela

União Espírita “Paz e Caridade”, de Araçatuba, entidade fundada aos 21 de abril de 1921.

Gedeão foi o  fundador e  primeiro presidente da União Espírita Paz e Caridade. 

Foto copiada do livro Obra de Vultos, volume 1.

 

 

 

Dona Martimira Corrêa Sozza  foi consolado pelo Sr. Gedeão Fernandes

de   Miranda   quando  perdeu  os dois   primeiros  filhos  vitimados   pelo

sarampo e a ajudou a se  aproximar da Doutrina Espírita.

https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/MAIO/07-05-2021_arquivos/image052.jpg

Centro Espírita Dr. Bezerra de Menezes que dona Martimira freqüentou por muito tempo.

Foto do arquivo de Ismael Gobbo.

AEVVFACH_0

Dona Martimira participou da Aliança Espírita Varas da Videira

Imagem do acervo da Aliança Espírita Varas da Videira

https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/MAIO/07-05-2021_arquivos/image054.jpg

Ávila Baptista Alves (dona Lili) foi uma amiga próxima e muito querida por dona Martimira Corrêa Sozza 

Imagem do arquivo da família de dona Ávila Baptista Alves.

https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/MAIO/07-05-2021_arquivos/image055.jpg

Cynira Barros de Macedo Carmini uma grande amiga de dona Martimira Corrêa Sozza. Foto: Ismael Gobbo.

 

  

Amor Infinito

Nas culminâncias da luta

 

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi [[email protected]])

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este Boletim Diário de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]