Boletim diário de Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quarta-feira, 22 de outubro de 2025.

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 


 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:     

                                  

          https://www.noticiasespiritas.com.br/2025/OUTUBRO/22-10-2025.htm

 

No Blogonde é  postado diariamente:

            http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

         Ou no Facebook:https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

 

 

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

21-10-2025  https://www.noticiasespiritas.com.br/2025/OUTUBRO/21-10-2025.htm

20-10-2025  https://www.noticiasespiritas.com.br/2025/OUTUBRO/20-10-2025.htm

18-10-2025  https://www.noticiasespiritas.com.br/2025/OUTUBRO/18-10-2025.htm

17-10-2025  https://www.noticiasespiritas.com.br/2025/OUTUBRO/17-10-2025.htm

16-10-2025  https://www.noticiasespiritas.com.br/2025/OUTUBRO/16-10-2025.htm

 

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 7 - 1864

 

 

 

 

 

(Texto copiado do site Febnet)

Fredegunda armando os assassinos de Sigebert. Óleo sobre tela de Emmanuel Herman Joseph Wallet.

Fonte:

 https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Emmanuel_Herman_Joseph_Wallet_-_Fr%C3%A9d%C3%A9gonde_armant_les_meurtriers_de_Sigebert.jpg

 

 

Fredegunda (em latimFredegundis, em francêsFredegonde; m. 597) foi rainha consorte de Quilperico I, um rei franco da dinastia merovíngia que reinou na Nêustria (Soissons). É famosa por sua crueldade e por haver estado envolvida em muitos assassinatos.

Fonte:  https://pt.wikipedia.org/wiki/Fredegunda

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MARCO/21-03-2019_arquivos/image058.jpg

Jesus atende a mulher cananita que lhe roga a cura da filha “endemoniada”. Óleo sobre tela por Michael Angel Immenraet.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Michael_Angelo_Immenraet_-_Jesus_and_the_Woman_of_Canaan.jpg

 

LEIA A PASSAGEM EM MATEUS 15  21-28

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/NOVEMBRO/02-11-2019_arquivos/image016.jpg

Túmulo de Hahnemann, o criador  da Homeopatia,  no Cemitério do Père Lachaise,  em Paris, França.

 Foto: Ismael Gobbo

 

Christian Friedrich Samuel Hahnemann (MeißenSaxônia10 de Abril de 1755 – Paris2 de julho de 1843) foi um médico alemão, fundador da homeopatia em 1779.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Samuel_Hahnemann

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/DEZEMBRO/29-12-2017_arquivos/image009.jpg

Psiquiatra francês Philippe Pinel (1745-1826) liberando lunáticos de suas cadeias no asilo de Salpêtrière em Paris em 1795

Pintura por Tony Robert-Fleury.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Philippe_Pinel_%C3%A0_la_Salp%C3%AAtri%C3%A8re_.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/DEZEMBRO/29-12-2017_arquivos/image010.jpg

Passe Espírita.

Representação do passista e do receptor sem participação direta de espíritos.

Copíado de Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Passe_(espiritismo)#/media/File:Passe_esp%C3%ADrita.jpg

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjPu58FgS6l32NKT1ENV6_8Ah1Om7-B8UNbkL50gTAYFdMnILD21H0Z-aH9qkaMWrTWivD9GqnXdz6i-d0lgLLIaVI-0IrF9dMg4ij2InWRdLHwlNn2_rPqyPLyEWwlaB18DCSqalFhBr_T/

Busto de Allan Kardec. Praça Allan Kardec. Guarulhos, SP, Brasil. Foto Ismael Gobbo.

 

 

O Evangelho segundo o Espiritismo. Por Allan Kardec. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. FEBFederação Espírita Brasileira

 

 

CAPÍTULO XIII

----------

Não saiba a vossa mão esquerda

o que dá a vossa mão direita

 

– Fazer o bem sem ostentação – Os infortúnios ocultos – O

óbolo da viúva  – Convidar os pobres e os estropiados. Dar sem

esperar retribuição – Instruções dos Espíritos: A caridade material

e a caridade moral – A beneficência – a piedade – Os órfãos –

Benefícios pagos com ingratidão – Beneficência exclusiva

 

Instruções dos Espíritos

A beneficência

 

     15. Meus caros amigos, todos os dias ouço algum de vós a dizer: “Sou pobre, não posso fazer a caridade”, e todos os dias vejo que faltais com a indulgência aos vossos semelhantes. Nada lhes perdoais e vos arvorais em juízes muitas vezes severos, sem quererdes saber se ficaríeis satisfeitos, caso procedessem convosco do mesmo modo. A indulgência não é também caridade? Vós, que apenas podeis fazer a caridade praticando a indulgência, fazei-a ao menos, mas fazei-a largamente. No que respeita à caridade material, vou contar-vos uma história do outro mundo.

     Dois homens acabavam de morrer. Deus havia dito: “Enquanto esses dois homens viverem, colocar-se-ão em sacos diferentes as boa ações de cada um deles, para que sejam pesados por ocasião de sua morte”. Quando ambos chegaram aos últimos momentos. Deus ordenou que lhes trouxessem os dois sacos. Um era volumoso e estava cheio, deixando ressoar o metal que o enchia; o outro era pequenino e tão vazio que se podiam contar as moedas que continha. “Este é meu”, disse um, “reconheço-o, fui rico e dei muito”. “Eis o meu”, disse o outro, “sempre fui pobre, oh! quase nada tinha para repartir”. Mas, oh! surpresa, postos os dois sacos na balança, o mais volumoso se revelou leve, mostrando-se mais pesado o pequeno, tanto que se elevou muito o primeiro no prato da balança. Deus, então, disse ao rico: “Deste muito, é certo, mas deste por ostentação e para que o teu nome figurasse em todos os templos do orgulho e, ademais, dando, de nada te privaste. Vai para a esquerda e fica satisfeito por te serem contadas as tuas esmolas para alguma coisa”.  Depois, disse ao pobre: “Tu deste pouco, meu amigo, mas cada uma das moedas que estão nesta balança representa uma privação para ti; não deste esmolas, praticaste a caridade e, o que vale muito mais, fizeste a caridade naturalmente, sem refletir que isto te fosse levado em conta; foste indulgente; não julgaste o teu semelhante; ao contrário, desculpaste todas as suas ações: passa à direita e vai receber a tua recompensa”. – Um Espírito protetor. (Lyon, 1861.)

     16. A mulher rica, feliz, que não precisa empregar o tempo nos trabalhos de casa, não pode consagrar algumas horas a trabalhos úteis aos seus semelhantes? Que ela compre, com o que lhe sobre dos prazeres, agasalhos para o infeliz que treme de frio; confeccione, com suas mãos delicadas, roupas grosseiras, mas quentes; auxilie a mãe a cobrir o filho que vai nascer. Se por isso seu filho ficar com algumas rendas de menos, o do pobre terá mais com que se aqueça. Trabalhar para os pobres é  trabalhar na vinha do Senhor.

     E tu, pobre operária, que não tens supérfluo, mas que, cheia de amor aos teus irmãos, também queres dar do pouco que possuis, dá algumas horas do teu dia, do teu tempo, que é o teu único tesouro; faze alguns desses trabalhos elegantes que tentam os felizes; vende o produto das tuas vigílias e poderás igualmente oferecer aos teus irmãos a tua parte de auxílios. Terás, talvez, algumas fitas de menos, mas darás calçado a um que anda descalço.

     E vós, mulheres que vos devotastes a Deus, trabalhai também na sua obra, mas que os vossos trabalhos delicados não se destinem apenas a adornar as vossas capelas, para chamar atenção sobre a vossa habilidade e paciência. Trabalhai, minhas filhas, e que o produto de vossas obras seja consagrado ao alívio de vossos irmãos em Deus. Os pobres são seus filhos bem-amados; trabalhar para eles é glorificá-lo. Sede a providência dos pobres, que diz: “Deus dá o alimento aos pássaros do céu”. Que o ouro e a prata que se tecem em vossas mãos se transformem em roupas e alimentos para os que não os têm. Fazei isto e o vosso trabalho será abençoado.

     Todos vós, que podeis produzir, daí; daí o vosso gênio, daí as vossas inspirações, daí o vosso coração, que Deus vos abençoará. Poetas, literatos, que não sois lidos senão pelas pessoas mundanas, satisfazei os seus lazeres, mas que o produto de algumas de vossas obras seja consagrado ao socorro dos infelizes. Pintores, escultores, artistas de todos os gêneros, venha também a vossa inteligência em auxílio dos vossos irmãos; nem por isso será menor a vossa glória e haverá alguns sofrimentos de menos.

     Todos vós podeis dar. Qualquer que seja a classe a que pertenceis, tendes alguma coisa que podeis dividir. Seja o que for que Deus vos tenha concedido, deveis uma parte do que Ele vos deu àquele a quem falta o necessário, porque, em seu lugar, muito gostaríeis que outro dividisse convosco. Os vossos tesouros da Terra serão um pouco menores, mas os vossos tesouros do Céu serão mais abundantes. Lá colhereis pelo cêntuplo o que houverdes semeado em benefícios neste mundo.- João. (Bordeaux, 1861.)

    

-------------------------------

Próximo

A piedade

 

 

(Copiado de O Evangelho segundo o Espiritismo. Por Allan Kardec. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. FEB – Federação Espírita Brasileira)

https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEi90MWmMy8MbA2GwoecI8BJPygts-fWJU5Kdeqw5crViLDUrjoCqUQvWfCu5pkzNL9vebM_RLGVmmG2Wk_vEuUJjuSrlW59JPwZxjaQkvtczTjat0CLfOYRYSoKRKl0DT8oqXW0JNWA48uZJyWHrSSuJXBaRn7EiFVfQF54IQ5wQnk8jTI4yf5xr2BxMg

São João Evangelista em Patmos. Óleo sobre tela por Diego Velázquez. Imagem/fonte:

 https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Diego_Vel%C3%A1zquez_018_%28John_the_Evangelist_from_Patmos%29.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/23-10-2017_arquivos/image049.jpg

Santa Irene de Tessalônica.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Irene_of_Thessaloniki.jpg

 

 

Segundo consta da Revista Espírita 1862, pags. 84/85, 3ª. Edição, FEB, o espírito que assina Cárita, ou Cáritas, declinou ter sido Santa Irene.

Santa Irene foi martirizada em Tessalônica à época do imperador Diocleciano, grande perseguidor dos cristãos.

Também suas irmãs Ágape e Quiônia pereceram pelo mesmo motivo: não renunciaram à fé no Cristo.

 

Arquivo: CF Nuvolone Martirio de Santa Irene Louvre.jpg

O martírio de Santa Irene. Óleo sobre tela de Carlo Francesco Nuvolone. Museu do Louvre, Paris, França.

Santa Irene é relacionada a Cárita, martirizada à época do imperador Diocleciano.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:CF_Nuvolone_Martirio_de_Santa_Irene_Louvre.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/23-10-2017_arquivos/image050.jpg

Restos arqueológicos da cidade antiga. Ao fundo o Arco de Galério. Tessalônica, Grécia. Foto Ismael Gobbo.

Na cidade de Tessalônica foram martirizadas as três  cristãs irmãs:  Irene, Ágape e Quiônia.

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/23-10-2017_arquivos/image051.jpg

 

Busto do imperador Diocleciano

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Diocletian_Bueste.JPG

 

 

Caridade.

Óleo sobre tela de William-Adolphe Bouguereau. Coleção: University of Michigan Museum of Art . Imagem/fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:William-Adolphe_Bouguereau_(1825-1905)_-_Charity_(1859).jpg

https://www.noticiasespiritas.com.br/2025/AGOSTO/07-08-2025_arquivos/image026.jpg

Caridade

Autor François Bonvin (1817–1887) wikidata:Q1357683 Descrição Francês: La Charité Data 1851 Coleção: Museu de Belas Artes de Niort Fonte/Fotógrafo: Literatura do Século XIX - Coleção Henri Mitterand - Edição Nathan - p. 16

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:La_charite_francois_bonvin.jpeg

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEhLkW8qML5tawW0axslxolzpUaOONGCBuGFHLf2XX88vWbhl5_prAZrvtKb47OtB9SCo7ecM8RqBEDcuU0R0OmqYsh_XYRSb9o7dkXlii_6ET6wdiC3GNuS-SOom7N4pAKIW36mmXGR8ucreYvXqNKVIWqhxz0DB6sJZfXqkesiM0fPJaz1ceh8_xsXwA

 A esmola de um mendigo. Óleo sobre tela de Gustave Courbet.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:L%27Aum%C3%B4ne_d%27un_mendiant,_%C3%A0_Ornans_by_Courbet.png

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEhyEvDQpNLMpz1d0HhQ2Y50r2GSwNCpdkPXvsAXHZb61nUItrNqmaW1XpLbSUeJV9r88FJmNt7huQVk5Uh04MrHMqRDqkAKYQIFPuurw0xiTP_J4AGqwd-tKR6XpFxyB2JewEdBKMG2b82KHIF9CwQcRv1o3yAs1IMux4zPjw1yU6oagwsOPasVhqlxyg

O óbulo da viúva em aquarela de James Tissot. Brooklyn Museum 

Imagem/fonte: 

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Brooklyn_Museum_-_The_Widow%27s_Mite_(Le_denier_de_la_veuve)_-_James_Tissot.jpg

 

 

"Ele sentou-se em frente ao cofre e observou como a multidão depositava dinheiro no cofre. Muitos ricos depositavam grandes somas. Uma viúva pobre também veio e depositou duas pequenas moedas, no valor de alguns centavos. Chamando seus discípulos, disse-lhes: 'Em verdade vos digo: esta viúva pobre depositou mais do que todos os outros contribuintes no cofre. Pois todos eles contribuíram com o que lhes sobrava, mas ela, da sua pobreza, contribuiu com tudo o que tinha, com todo o seu sustento. ' " [ 4 ]

Copiado de:

 https://en.wikipedia.org/wiki/Lesson_of_the_widow%27s_mite

 

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgF3x-Euw4oPzbdTAhG59S8xXQRdl-Psrp2ikCqMirUGy4tdVhhQZ4gXJXNAkGalc2NaXeW3XMNdK8m0KCkSfNAcJPV-u_TZ5D0HW29RDaFUHfHgHltQXXi-cx0ObcbipiipZISOCPdKIw6/

Visitando os doentes. Óleo sobre tela de Charles de Groux

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Charles_de_Groux_-_Visiting_the_sick.JPG

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg1ZWqzTBFhKTBiIPJdTmINYmGgI58PrLEw_EbGdRUpwW7f3ltHgqLbniYoHSp-2_GQOkziiVXXpLW3tPVgS6igrCU1_S1_H3MAtRAOBobsa400ZW5kI-uiZBEtFkXadxk7fh0RCf6qA-F5/

O Bom Samaritano. Pintura de John Runciman. Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:John_Runciman_(1744-1768)_-_The_Good_Samaritan_-_NG_2116_-_National_Galleries_of_Scotland.jpg

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEhmab2gHIZDq4X7eUp6fG9v6GFlhoC82tNQiqe7W_3OxvbyFWk05cBkqZaATtmm0aW12MYTtqH5kY17WVgLl-QlhDOlduL9b-5kJsijJijxzQJ3OZ7kqo137K16I21aKK-1Kn8mbB8Lz3OgcOkj3UNL-fZhj7v888TBNSiepZ8zpKPqcC5-I2RgEGDSVg

Caridade. Óleo sobre tela por Walter Gay.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Walter_Gay_-_Charity.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/OUTUBRO/03-10-2018_arquivos/image066.jpg

A Caridade. Óleo sobre tela de João Zeferino da Costa.

Museu Nacional de Belas Artes. Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo.

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/NOVEMBRO/20-11-2015_arquivos/image009.jpg

Distribuição de sopa aos necessitados na antiga estação ferroviária. Assunção, Paraguai. Foto Ismael Gobbo

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhmBBtmb0bPe3a15hdpMrTzLlRDRp93Sw9EzANls1P4Fwg5N9Rn6evn36l7yURpr7-SpOXCZxOAbcnKLohvqYOvkZxVcQnsfeNzF3ECKz7sPYPSiImA7YBGfQCenqSOfVxaqBNj3c4qOW3e/

Ilustração de Caridade.

Do livro. Needham, Geo C. "Street Arabs and Gutter Snipes"

Copiado de: https://en.wikipedia.org/wiki/Charity_(practice)

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/14-09-2017_arquivos/image013.jpg

Sermão  da Montanha. Óleo sobre tela Carl Heinrich Bloch

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Bloch-SermonOnTheMount.jpg

 

Cristo Ensinando Humildade - Robert Scott Lauder Fonte: http://www.nationalgalleries.org/media_collection/6/NG%20221.jpg Autor: Robert Scott Lauder (1803–1869) wikidata:Q2158799.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Christ_Teacheth_Humility.jpg

 

,https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgbzADdW-lhyphenhyphendRmgtuD5VF15R-dtir5LyT79Eu8g64Uzrhr76-C5VO5SxAL_AVVxHMo6xy8tB-xksxIHbeX-4SCy4PKY4EiUbSY7JUQdGD8mNMrTbULfKuEusWwOmiT1dCdxQClbac-OKk8/

O Sermão das Bem-Aventuranças. Aquarela por James Tissot

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Beatitudes#/media/File:TissotBeatitudes.JPG

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/NOVEMBRO/06-11-2019_arquivos/image037.jpg

Allan Kardec (1804- 1869). Codificador do Espiritismo

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/12/Hippolyte_L%C3%A9on_Denizard

 

 

 

O idioma de Deus

 

Somos sementes de luz, ricas de promessas, preparadas para desenvolver e florescer.

Trazemos em nós riquezas abundantes, verdadeiros tesouros espirituais adormecidos, à espera do despertamento.

Cabe a cada um determinar a época de brotar, de se tornar flor perfumada em um jardim ou árvore frondosa no horto da vida.

Renascemos para alçarmos alguns degraus rumo à perfeição, atendendo ao convite do Mestre Galileu: Sede perfeitos!

Quando olhamos para anos passados, nos surpreendemos como somos diferentes hoje. Como amadurecemos, como nos despojamos de muitas ideias tolas.

A própria vida rega as sementes dentro de nós. Nossa capacidade de sabedoria cresce naturalmente no decorrer de nossas vidas.

Envolve uma mudança em nossa natureza básica, um aprofundamento de nossa capacidade de compaixão, de benevolência, de perdão, de não ferir e de servir.

A vida é prodigiosa e paciente mestra. Não se cansa de repetir as lições, se não as aprendemos de primeira, segunda ou terceira vez.

Os anos são sábios instrutores. As experiências, professores de perfeita didática.

Foi assim que Rachel, que conheceu seu avô como um homem velho, costumava falar a seu respeito.

Dizia que, possivelmente, se o tivesse conhecido jovem, não o teria amado tanto.

Quando ela nasceu, ele já fora lapidado pela vida e alterara em muito a sua maneira de pensar e de agir.

Ele fora um rabino judeu ortodoxo, respeitado em sua congregação, na Rússia.

Em sua concepção, hebraico era a língua de Deus. Dessa maneira, as pessoas falavam com Ele. E era assim que a Yaweh deveriam ser elevadas as preces.

Segundo ele, naquela época, ídiche era a língua dos ignorantes, das mulheres e das crianças. Ele a entendia muito bem, mas se esquivava de se servir dela.

Fugindo do seu país, no início do século vinte, ao ser desencadeado o movimento contra os judeus, teve sério problema na mesa de imigração.

O tom de voz com o qual o funcionário lhe perguntou seu nome o ofendeu.

Pensando que ele não tivesse entendido a pergunta, o servidor a repetiu em ídiche, o que mais ainda ofendeu o imigrante, que lhe voltou as costas.

O tempo daria lições preciosas àquele homem. Quarenta anos depois, mudara totalmente.

Ele percebera que o sentido literal da lei era muito menos precioso do que seu espírito. Também que Deus habita a alma e não a mente.

E Rachel ouviu-o ensinar que, embora ela não falasse hebraico, poderia conversar diretamente com Deus em seu próprio idioma.

Ele compreendera que estamos todos aqui para crescer em sabedoria e aprender como amar melhor.

Somos todos filhos do mesmo Deus. Ele acolhe as preces em qualquer idioma, em palavras pronunciadas ou somente elaboradas na mente, porque a capacidade de falar se diluiu no tempo.

Ou porque, onde esteja a criatura, não lhe seja permitido pronunciar-lhe o Nome.

Deus lê nas entrelinhas da alma, decifra os hinos e os cantares, o balbuciar tímido de quem não se acha digno da Sua misericórdia.

Ele é o Pai Celeste, todo amor, nosso Pai.

Redação do Momento Espírita, com frases iniciais do artigo
 
Somos uma semente de luz, de Maria Anita Ribas, do
Jornal Mundo Espírita, setembro/2025, ed. FEP e do capítulo
 inicial da pt. II, do livro 
As bênçãos do meu avô, de
 Rachel Naomi Remen, ed. Sextante.
Em 21.10.2025

 (Copiado de https://www.momento.com.br/pt/ler_texto.php?id=7536&stat=0)                    

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JUNHO/18-06-2019_arquivos/image012.jpg

Jesus orando no Getsêmani. Óleo de Heinrich Hofmann.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Christ_in_Gethsemane.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JULHO/14-07-2018_arquivos/image013.jpg

Prece do Pai Nosso. Aquarela por James Tissot.

Imagem/fonte:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/dc/Brooklyn_Museum_-_The_Lord%27s_Prayer_%28Le_Pater_Noster%29_-_James_Tissot.jpg

 

 

 

Bagatelas

 

Pelo Espírito André Luiz. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Doutrina e Aplicação. Lição nº 10. Página 59.

 

O século é fruto dos dias.

O rio nasce da fonte oculta.

A árvore procede do embrião.

A linha é uma sucessão de pontos minúsculos.

A jornada de cem léguas origina de um passo.

O discurso mais nobre principia numa palavra.

O livro inicia-se com uma letra.

A mais bela sinfonia começa numa nota.

A seda mais delicada é uma congregação de fios.

De bagatelas é constituída a hora do homem.

Todavia, sem que venhamos a executar os pequeninos deveres, quais se fossem grandes, jamais alcançaremos as grandes realizações com a simplicidade que nos deve assinalar o caminho.
  

 (Recebido em email do divulgador Antonio Sávio, Belo Horizonte, MG)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/SETEMBRO/08-09-2018_arquivos/image047.jpg

Riacho do Ipiranga  em sua nascente no Jardim Botânico. São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo.

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/DEZEMBRO/01-12-2018_arquivos/image018.jpg

Uma das nascentes do Rio Jordão,  em Banias, no Monte Hermon, região da antiga Cesaréia de Felipe.

O rio caminha na direção do Mar da Galiléia e, dali, para o Mar Morto. . Foto Ismael Gobbo

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JANEIRO/12-01-2019_arquivos/image053.jpg

Mar da Galiléia. É uma grande represa de água doce abastecida principalmente pelas águas do  Rio Jordão. Israel. Foto Ismael Gobbo.

https://www.noticiasespiritas.com.br/2018/AGOSTO/17-08-2018_arquivos/image010.jpg

Árvore no Largo do Paissandu, em São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 Brocado de Lião, França. Séc. XIX. Catedral Notre Dame, Paris.

Imagem/fonte:

https://en.wikipedia.org/wiki/Brocade#/media/File:Paris_-_Cath%C3%A9drale_Notre-Dame_-_Tr%C3%A9sor_de_la_cath%C3%A9drale_-_Ornements_sacerdotaux_-3.JPG

Têxtil de Seda. China.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c1/Silk_from_Mawangdui_2.jpg

 

 

Têxtil de seda do túmulo no 1. em Mawangdui em Changsha , província de Hunan , China , da Dinastia Han Ocidental , século II    (Wikipedia)

 

 

Live do DR Luís Gustavo L. Mariotti em 22/10 às 20.00 h

 

Link da live:   https://www.youtube.com/watch?v=IUlUrv6YYF

 

 

 

(Recebido em email de sandra claro [[email protected]])

 

 

Nota:

Obsessão na infância

 

Na noite do dia 20 de outubro, na sede do Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo, houve palestra presencial e transmitida pela internet sobre o tema “Obsessão na infância” por Elsa Rossi, presidente do British Union of Spiritism Societies (de Londres). A reunião foi aberta por Júlia Nezu, presidente do CCDPE e da USE-SP.

A expositora profere algumas palestras em São Paulo e é autora de livros dedicados à infância editados pelo CCDPE e pela USE-SP.

No dia 26, domingo às 10h, na sede do CCDPE (São Paulo), participará do lançamento do livro “Movimento Espírita Internacional. Origens, ideais e experiências” (Ed. CCDPE), como co-autora, juntamente com Antonio Cesar Perri de Carvalho (Brasil), Charles Kempf (França). Informações: https://ccdpe.org.br/produto/movimento-espirita-internacional-origens-ideais-e-experiencias/

Acesse a palestra pelo link:

https://www.youtube.com/watch?v=TiQlIfdL2vM

 

(Recebido em emails de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]] e do GEECX)

 

 

Edição 124 da Folha Espírita Francisco Caixeta

Araxá, MG

 

ACESSE AQUI:

http://www.espiritacaixeta.org.br/folha/Fol124.pdf

 

(Recebido de Folha Espírita Francisco Caixeta [[email protected]])

 

 

 

Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha

Portugal

 

 

Exms Senhores OCS,

 

As nossas mais cordiais saudações.

 

1 - O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, vai levar a cabo uma palestra subordinada ao tema  "Vamos falar de Deus?", com Miguel Miguel, no dia 24 de Outubro de 2025, 6ª feira, às 21h00. 
Posteriormente, teremos a Fluidoterapia (passe espírita) e o atendimento em privado.

 

2 - Todas as palestras são colocadas no Youtube do CCE em http://bit.ly/29VcVMV 

  

      

Cordialmente,

 

       CCE

 

 

Tel: 938 466 898; 966 377 204;

www.cceespirita.wordpress.com - E-mail: [email protected]

www.youtube.com/c/CentrodeCulturaEspíritaCaldasdaRainha

www.facebook.com/Centro-de-Cultura-Espírita-de-Caldas-da-Rainha-195515483836343/ 

 

 

(Recebido em email de Centro de Cultura Espírita Caldas da Rainha [[email protected]])

 

 

50% off | Todos os livros do nosso catálogo

Casa Editora O Clarim. Matão, SP

Caso não esteja visualizando, acesse o preview aqui.

 

 

 

 

http://assets.mktnaweb.com/heisenberg/img-whatsapp.png

http://assets.mktnaweb.com/heisenberg/img-instagram.png

http://assets.mktnaweb.com/heisenberg/img-facebook.png

http://assets.mktnaweb.com/heisenberg/img-youtube.png

 

Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele a sua inscrição aqui.  

 

 

[870-JornalMundoMaior] ORAÇÃO DA MANHÃ.

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook:- www.facebook.com/jornalmundomaior

Acesse o site do Jornal Mundo Maior e leia outras mensagens:- www.jornalmundomaior.com.br

JORNAL   MUNDO  MAIOR   ESTÁ NO WATSAPP

clique no link e participe do nosso grupo:- https://chat.whatsapp.com/JqtroYousqNKuK5mmgBino

 

*ORAÇÃO DA MANHÃ.*

Senhor da vida, Deus de amor e misericórdia.

 

Neste instante de oração, elevo o meu pensamento a Ti e peço que a Tua Luz envolva o meu coração e o coração de todos aqueles que cruzam o meu caminho.

 

Ampara Senhor os que ainda não compreenderam o valor do amor e da bondade, ilumina aqueles que, por ignorância ou dor, alimentam sentimentos de inveja, mágoa ou rancor.

 

Não os afasto com revolta, mas te peço que os ampares e os conduzas ao entendimento para que encontrem a paz que ainda não descobriram em si mesmos.

 

Protege-me, Senhor, com o teu manto de luz, afasta de mim toda vibração de discórdia, maldade e desequilíbrio, permitindo que apenas o bem, a serenidade e o amor encontrem morada em meu lar e em meu espírito.

 

Que meus passos sigam firmes, guiados por teus mensageiros de luz, e que minha fé seja escudo diante das sombras do mundo.

 

Aos que me desejam mal, envio o meu perdão e minhas preces, porque sei que um dia também despertarão para a verdade e o amor.

 Que assim seja.

*LAR FABIANO DE CRISTO.*

 

Se você gostou, repasse. Ou escreva para [email protected],

 faça sua sugestão ou crítica ou assinale (   )apagar meu endereço.   

 

 

--
🌐 Site
http://www.jornalmundomaior.com.br
🔗 Facebook:
http://www.facebook.com/jornalmundomaior
 
Escreva para [email protected] caso:
🔸Tenha sugestões ou críticas
🔸Indicar um email de um amigo(a)
🔸Não queira mais receber o Jornal Mundo Maior
---
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Jornal Mundo Maior" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to [email protected].
To view this discussion visit

https://groups.google.com/d/msgid/jornalmundomaior/IA3P223MB1813D98D49883D6F077BEFE281E8A%40IA3P223MB1813.NAMP223.PROD.OUTLOOK.COM

 

(Recebido em email de

[email protected]; em nome de; jornal_mundomaior@ hotmail.com [[email protected]])

 

 

Emmanuel, mentor espiritual de Chico Xavier,

ganha cinebiografia

 


Emmanuel, mentor espiritual de Chico Xavier, ganha cinebiografia
Elenco e o diretor Wagner de Assis se reuniram para um workshop sobre espiritualidade e História no Rio de Janeiro

15 de out, 25 | Comunicação FEB

 

Foto por Ique Esteves. 

 

 

Assista ao vídeo de lançamento e baixe as fotos neste link
Para o vídeo no Youtube,
clique aqui

 

 

Rio de Janeiro, 15 de outubro. A história do espírito Emmanuel, conhecido como o mentor do médium mineiro Chico Xavier, vai para os cinemas. O cineasta Wagner de Assis, responsável pela bem-sucedida franquia Nosso Lar, reuniu o elenco de “Emmanuel” nesta segunda-feira, dia 13, para um workshop a respeito do longa-metragem que começará a ser filmado no final de outubro. Logo depois das apresentações, o elenco realizou a primeira leitura coletiva do roteiro.

“Sempre começamos os filmes que falam de assuntos espirituais desta forma, com um encontro”, explica Wagner. “Independentemente do gênero do filme, achamos que é a melhor forma de mergulharmos no universo espiritual e, no caso deste filme, do ambiente histórico da época também”.

A produção do longa é da Cinética Filmes, em coprodução e distribuição com a Imagem Filmes e Universal Pictures, apoio da
FEB Cinema (o selo audiovisual da Federação Espírita Brasileira), e Patrícia Chamon e Patricia Kamitsuji como produtoras associadas.

 

 

Sobre o filme
O longa é baseado nos bestsellers “Há 2.000 anos”, “Cinquenta anos depois” e “Ave, Cristo!”, que já somam mais de 8 milhões de exemplares vendidos desde que foram lançados a partir da década de 1930. Todos foram psicografados por Chico Xavier, e trazem relatos das histórias que envolvem o personagem principal.

O filme vai narrar as vidas de Emmanuel através de várias reencarnações. “Para que possamos mostrar todas as encarnações, optamos por trazer diferentes atores para interpretar o personagem ao longo dos séculos. Assim, manteremos os relatos fiéis à ideia das múltiplas existências, mesmo sendo sempre um único espírito que vive todas essas experiências tão marcantes”, explica Wagner.

 

O elenco
Wagner, diretor e roteirista do filme, aproveitou o encontro desta segunda-feira para também apresentar os protagonistas do épico que atravessa mais de 2.000 anos de História. Emmanuel será interpretado por um elenco estelar: Mouhamed Harfouch, Edson Celulari, Marcelo Serrado, Leonardo Medeiros, Rafael Infante e Guilherme Magon.

A história também é um romance de “almas gêmeas”, que será apresentado na época em que Emmanuel é um Senador romano, e vive o amor por sua esposa, Lívia, uma das primeiras mártires cristãs, cujo personagem será vivido por Juliana Paiva.

Caco Ciocler, Emílio Orciollo Netto, Eucir de Souza, Maria Eduarda de Carvalho, Natallia Rodrigues, Letícia Braga, Rafa Sieg, Karin Roepke, Ronaldo Reis, Bruno Padilha, Talita Maia, Daniel Villas, Camila Lucciola, Vandré Silveira, Felipe Vidal, Maya Aniceto, Lettícia Moraes, Felipe Gotelip, Mário Cardona Jr, Beatriz Alcantara, Ricardo Rodriguez, Pedro Zurawski, Ágatha Félix, Gabriella Busich, Luã Costa, Rafael Zolly, Rodrigo Lourival, Marcéu Pierrotti, Ittalo Figueiredo, Israel Eyer, Diego Casanova, Vinícius Gressler, André Lima, Flávio Scala, Ely Jaffar, Marcio Elizzio, Alle Franco, Diogo Mazzoli, Miguel Ferrari, Fábio Bastos, Aldebaran Oliveira, Larissa Landim e a menina Sophia Fuggacy estão no elenco interpretando mais de 70 personagens que compõem as diversas fases do filme.

A história do longa atravessa os tempos, desde a Roma Antiga - da República e do Império -, passando pela Galileia da época de Jesus, a Itália de Francisco de Assis, e o Brasil do século XVI. Até chegar a Uberaba, na época atual.

“É uma produção muito ousada porque precisamos reconstituir pedaços de épocas em que este espírito viveu, e que têm enorme importância para sua trajetória única” conta Wagner. “Acompanhamos sua jornada desde que era um homem irascível e orgulhoso, até se tornar o ser espiritual e iluminado que serve como mentor para todos nós, diante da inestimável contribuição na divulgação das realidades espirituais que conhecemos através da mediunidade de Chico Xavier”.

As filmagens estão previstas para Rio de Janeiro e Roma, além de locações em Petrópolis e outras cidades do estado.

 

Equipe FEB Cinema, o diretor Wagner de Assi e elenco do filme “Emmanuel”.
Foto por Ique Esteves.

 

Ficha Técnica “Emmanuel”
Produção: Cinética Filmes
Coprodução e Distribuição: Imagem Filmes e Universal Pictures
Apoio: FEB Cinema
Produtoras associadas: Patricia Chamon e Patricia Kamitsuji
Direção e roteiro: Wagner de Assis
Elenco: Mouhamed Harfouch, Edson Celulari, Marcelo Serrado, Leonardo Medeiros, Rafael Infante e Guilherme Magon, Juliana Paiva, Caco Ciocler, Emílio Orciollo Netto, Eucir de Souza, Maria Eduarda de Carvalho, Natallia Rodrigues, Letícia Braga, Rafa Sieg, Karin Roepke, Ronaldo Reis, Bruno Padilha, Talita Maia, Daniel Villas, Camila Lucciola, Vandré Silveira, Felipe Vidal, Maya Aniceto, Lettícia Moraes, Felipe Gotelip, Mário Cardona Jr, Beatriz Alcantara, Ricardo Rodriguez, Pedro Zurawski, Ágatha Félix, Gabriella Busich, Luã Costa, Rafael Zolly, Rodrigo Lourival, Marcéu Pierrotti, Ittalo Figueiredo, Israel Eyer, Diego Casanova, Vinícius Gressler, André Lima, Flávio Scala, Ely Jaffar, Marcio Elizzio, Alle Franco, Diogo Mazzoli, Miguel Ferrari, Fábio Bastos, Aldebaran Oliveira, Larissa Landim e Sophia Fuggacy.

 

 

Contatos para Imprensa:

Assessoria de imprensa do filme "Emmanuel"| Atômica Lab
[email protected]

Assessoria de imprensa | Federação Espírita Brasileira
Mayara Paz
[email protected] 

 

Federação Espírita Brasileira | FEB

Website | Federação Espírita Brasileira

 

Facebook | FEB

 

Instagram | FEB

 

YouTube | FEB

 

Canal no WhatsApp da FEB

 

LinkedIn | FEB

 

Copyright © 2025 Federação Espírita Brasileira | FEB, All rights reserved.


Gostaria de alterar como recebe nossos releases?
atualize seus dados ou cancele seu cadastro.

Email Marketing Powered by Mailchimp

 

 

 

 

 

 

 

Fwd: Informe Luz Espírita N° 282 –

quarta-feira, 15 de outubro, 2025

 

ACESSE AQI:

https://www.luzespirita.org.br/informe/informe.html

 

 

(Recebido em email de Domingos B. Rodrigues [[email protected]])

 

 

Jornal AGENDA CRISTÃ - Rancharia (SP) - Outubro.2025

(Recebido em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

 

Correio Espírita - Jornal de outubro de 2025

Problemas com a mensagem? visualize no navegador.

 

Image

 

Jornal Correio Espírita de outubro de 2025

 

Olá

 

Destaques:

- Jesus: Alegria dos homens;

- A saúde mental pede socorro!;

- O homem no mundo;

- Allan Kardec e seu método de pesquisa.

Tudo isso e muito mais no Correio Espírita.

www.correioespirita.org.br

Assinaturas on-line, leia pelo site por apenas R$ 30,00 anuais.

 

Assine via pix: 07293460000102 (Entre emcontato conosco)

 

 

Image

Facebook

Twitter

Instagram

 

(Em Email de Correio Espírita [[email protected]])

 

 

Jornal Momento Espírita - Edição de outubro. Centro Espírita Amor e Caridade. Bauru, SP. Acesse abaixo:

 

 

ACESSE CLICANDO AQUI:

https://ceac.org.br/wp-content/uploads/2025/10/Jornal-Momento-Esp-out.pdf

 

 

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi [[email protected]])

 

 

Informes outubro – GEPAR

Acesse abaixo

 

CLIQUE AQUI:

https://gepar.org.br/so/e8PcRlmfj?languageTag=pt&cid=97238337-5521-4257-a902-bdb74c6f5aaf

 

 

 

O ambicioso projeto editorial de Kardec

antes de partir (leia agora!)

Olá! Bom dia!

Tudo bem com você? Espero que sim!

O ambicioso projeto editorial de Kardec antes de partir
Você sabia que, antes de sua desencarnação, em março de 1869, Allan Kardec deixou delineado e pronto para publicação um ambicioso projeto editorial?

Ele desejava criar uma editora e livraria própria, que seria a responsável pela publicação das obras do espiritismo e a distribuição de um catálogo trazendo nomes de obras para os estudiosos do espiritismo.

Leia agora: www.bit.ly/ProjetoEditorialKardec

 

“Este último empreendimento representava a concretização de um sonho antigo do codificador do espiritismo”, escreve Adair Ribeiro Jr., curador do Museu AKOL – AllanKardec.online.

A Livraria Espírita e de Ciências Psicológicas foi concebida para ser mais do que um mero ponto de venda. Kardec idealizou-a como um espaço para conter obras de todas as épocas, funcionando como um centro de aquisição de materiais destinados à formação de uma biblioteca espírita.

Você vai ficar sabendo o que Kardec pretendia com a seleção e catalogação de outros títulos de variados gêneros da literatura, além das obras fundamentais, por ele considerados necessários para a complementação dos estudos dos espíritas.

Não deixe de ler. Vale muito conhecer esses bastidores da história de Kardec e do espiritismo: www.bit.ly/ProjetoEditorialKardec

 

Um abraço,


Izabel Vitusso

Editora Correio Fraterno

Editora Correio Fraterno

 

 

(Recebido em email de Editora Correio Fraterno [[email protected]])

 

 

Palestras outubro 2025 IB Nosso lar

São Paulo, capital

Caro Ismael, paz do Mestre Jesus.

Segue em anexo a programação de palestras do mês de outubro de 2025 da Instituição Beneficente Nosso Lar  - IBNL

Abraço fraterno,

Clodoaldo de Lima Leite 

Presidente voluntário 

 

"Ao levantar-se.

Agradeça a Deus a bênção da vida, pela manhã. 

Se você não tem o hábito de orar, formule pensamentos de serenidade e otimismo, por alguns momentos, antes de retomar as próprias atividades. 

Levante-se com calma. 

Se deve acordar alguém, use bondade e gentileza, reconhecendo que gritaria ou brincadeiras de mau gosto não auxiliam em tempo algum. 

Guarde para com tudo e para com todos a disposição de cooperar para o bem. 

Antes de sair para a execução de suas tarefas, lembre-se de que é preciso abençoar a vida para que a vida nos abençoe." 

 

Pelo espírito de André Luiz, psicografia Francisco Cândido Xavier, livro Sinal Verde.

 

 

 

 

 

(Recebido em email de Clodoaldo Leite [[email protected]])

 

 

Pozvánka na semináře – Hodnota života

Convite para seminários – O valor da vida.

Drazí přátelé,

 

    těší nás, že se nám znovu pro naše semináře Medicína věda a spiritualita - Nové horizonty v lékařství a ve vědě, podařilo získat brazilské lékařky z lékařsko-spiritistické asociace AME Brazil, a že opět přijedeme do Čech a na Slovensko.    

Témata, co jsou nemoci, proč nás Sužují a jak vznikají? Jakou úlohu zde mají naše emoce a mezilidské vztahy, jsou bezpochybně aktuální pro každého z nás.

Tyto otázky a mnohé další příčiny onemocnění nám objasní naši hosté a lektorky z Brazílie.

Plicní lékařka Dr. Maria Cristina Alochio Paiva a nefroložka Dr. Ana Catarina Loureiro, ve svých výkladech o příčině a vzniku nemocí a o důležitosti odpuštění k dosažení celistvého zdraví.

Obě lékařky jsou členky Brazilské lékařské spiritistické asociace AME Brasil. Členové AME jsou mezinárodně uznávaní badatelé, vědci a lékaři, jejichž cílem je vybudovat propojení mezi vědou, filozofií a nesmrtelnou podstatou lidské bytosti; ve svém úsilí jsou vedeni univerzálním, 

etickým a morálním křesťanským ideálem, v němž je láska, vzájemná úcta a tolerance základem.

PRAHA: 21.10.2025 18:00 - 20:00 h.

Český svaz vědeckotechnických spol.

Novotného lávka 5 | sál č. 219 Staré město

 

BRNO: 22.10.2025 18:00 - 20:00 h.

Stará radnice – Prosklený sál, Radnická 8

 

Batislava: 23.10.2025 18:00 - 20:00 hod.

Cultus Ružinov, a.s.

Ružinovská 28, sál č. 275

 

Těšíme se na Vaši účast a prosíme o pomoc při oznámení naší akce v sociálních sítích (Facebook, WhatsApp, Instagram aj.)

Srdečně zdraví

Přátelé ze spolku Allan Kardec – Vídeň

Tradução ao Portugues no GOOGLE TRADUTOR

Caros amigos,

 

Estamos felizes por termos conseguido recrutar novamente médicos brasileiros da associação médico-espiritual AME Brasil para nossos seminários Medicina, Ciência e Espiritualidade - Novos Horizontes em Medicina e Ciência, e por nossa visita à República Tcheca e à Eslováquia novamente.

Os temas sobre o que são as doenças, por que elas nos afligem e como surgem? Qual o papel de nossas emoções e relacionamentos interpessoais nisso são, sem dúvida, relevantes para cada um de nós.

Essas e muitas outras causas de doenças serão explicadas por nossos convidados e palestrantes do Brasil.

A pneumologista Dra. Maria Cristina Alochio Paiva e a nefrologista Dra. Ana Catarina Loureiro, em suas explicações sobre a causa e a origem das doenças e a importância do perdão para alcançar a saúde integral.

Ambos os médicos são membros da Associação Médico-Espírita Brasileira AME Brasil. Os membros da AME são pesquisadores, cientistas e médicos reconhecidos internacionalmente, cujo objetivo é construir uma conexão entre ciência, filosofia e a essência imortal do ser humano; Em seus esforços, eles são guiados pelo ideal cristão universal, ético e moral, no qual o amor, o respeito mútuo e a tolerância são a base.

PRAGA: 21/10/2025 18:00 - 20:00 h.

União Tcheca de Sociedades Científicas e Técnicas.

Novotného lávka 5 | Pavilhão nº 219, Cidade Velha

 

BRNO: 22/10/2025 18:00 - 20:00 h.

Pavilhão da Cidade Velha – Pavilhão de Vidro, Radnická 8

 

Batislava: 23/10/2025 18:00 - 20:00 h.

Cultus Ružinov, a.s.

Ružinovská 28, Pavilhão nº 275

 

Aguardamos sua participação e pedimos sua colaboração para divulgar nosso evento nas redes sociais (Facebook, WhatsApp, Instagram, etc.).

Atenciosamente,

Amigos da Associação Allan Kardec – Viena

 

 

(Recebido em email de Regina Bachega [[email protected]])

 

 

Convite 14º   Encontro Espirita AFA e Gp Espirita Irmão Gabriel

Pirassununga, SP

 

É com grande alegria que convidamos a todos para o
14º Encontro Espírita da AFA e Grupo Espírita Irmão Gabriel.

O evento será presencial e ocorrerá na Academia da Força Aérea

no dia 08 de novembro de 2025, sábado, das 08h às 17h.

O tema geral será:
"VIVER COM E PARA JESUS: DESAFIO DO HOJE"

Estarão conosco conduzindo as reflexões deste encontro: 

  • Artur Valadares - São Carlos/SP
  • Denis Dias - Amparo/SP
  • Apresentação musical – Anatasha Meckenna - Rio de Janeiro/RJ
  • Leonardo Arruda - Limeira/SP
  • Gilson Roberto - Porto Alegre/RS
  • Saulo Amui - Sacramento/MG

 

Serão disponibilizadas apenas 200 vagas.
Clique no link abaixo e participe!

https://www.irmaogabriel.com.br 

Fraternalmente;
Equipe de Trabalhadores do Grupo Espírita Irmão Gabriel

 

 

(Recebido em email de Ademir Mendess [[email protected]])

 

 

Revista digital Dirigente Espírita, órgão da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo. Acesse abaixo:

 

CLIQUE AQUI:

https://usesp.org.br/

 

 

Ismael, boa tarde!

segue a edição #208, setembro/outubro 2025, da revista digital Dirigente Espírita, órgão da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, que está completando 35 anos de contínua divulgação. Abs.

 

A.J.Orlando

Editor da revista digital Dirigente Espírita

 

 

 

Site da Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Clique aqui:
https://www.febnet.org.br/portal/

 

 

 

PALESTRA PÚBLICA NA FEB/ PROGRAMAÇÃO

SEMANAL 19 A 25 DE OUTUBRO.

ACESSE AQUI:

https://www.febnet.org.br/portal/2025/10/17/palestra-publica-na-feb-programacao-semanal-19-a-25-de-outubro/

 

 

 

Palestra Pública na FEB/

Programação Semanal 19 a 25 de outubro

 

https://www.febnet.org.br/portal/wp-content/uploads/2025/07/capa_palestra-6-1.jpg

 

 

 

Acompanhe a programação semanal de palestras

As reuniões públicas da FEB são um convite a todos para momentos de reflexão a partir da leitura do Evangelho do Cristo e de obras organizadas por Allan Kardec.

As exposições semanais da sede histórica no Rio de Janeiro são realizadas às terças, das 13h30 às 14h30; sextas, das 13h às 14h; e aos sábados, das 10h às 11h, no salão térreo, localizado na Av. Passos nº 28/30, Centro.

Em Brasília, o Auditório principal do prédio Ismael, localizado na sede administrativa da FEB na Asa Norte (SGAN 603, conj. F), é o espaço para as palestras às terças e sextas, às 19h30, e aos domingos, às 17h. Após a palestra, o passe é realizado no local aos interessados. 

O formato híbrido permanece na grade de programação das palestras aos domingos, às 17h, com transmissão ao vivo direto do Auditório, em Brasília, nos canais oficiais da FEB nas redes sociais: facebook.com/FEBoficialfacebook.com/febtvBrasil e também na FEBlives.com

Confira a programação desta semana

Sede histórica no Rio de Janeiro

21/10, às 13h30
Tema: “Conspiração contra Jesus. A unção em Betânia”.
Obra: QE, vol. 3, p. 383 (Mateus 26:1-13).

24/10, às 13h
Tema: Resumo teórico do sonambulismo, do êxtase e da dupla vista.
Obra: O livro dos espíritos, questão 455, parte 2.  

25/10, às 10h
Tema: “Família”. 

Sede administrativa, em Brasília

19/10 às 17h
Tema: Fazer o bem sem ostentação. ESE, cap. 13, itens 1 a 3.
Palestrante: Hélio Blume
Transmissão ao vivo
 www.FEBlives.com

21/10 às 19h30
Tema: Retirada para o deserto. Prece. Pregação. QE, Vol. 2, p. 96-97 (Marcos 1:35-39; Lucas 6:42-44).
Palestrante: Jorge L. Oliveira

24/10 às 19h30
Tema: Faculdades morais e intelectuais. LE, questões 361 a 366.
Palestrante: João Rabelo

Galeria

Clique na imagem para ampliar. 

https://www.febnet.org.br/portal/wp-content/uploads/2025/10/Palestra-Rio-171025-150x150.jpg

https://www.febnet.org.br/portal/wp-content/uploads/2025/10/Palestra_Brasilia171025--150x150.jpg

facebook-share google-share linked-share my-space-share pinterest-share reddit-share stumble-upon-share

 

 

 (Fonte:

https://www.febnet.org.br/portal/2025/10/17/palestra-publica-na-feb-programacao-semanal-19-a-25-de-outubro/)

 

 

FEP- Federação Espírita do Paraná

Curitiba

Clique aqui:
http://www.feparana.com.br/

 

 

 

 

FEA. Federação Espírita Amazonense

Manaus

 

Clique aqui:

https://www.facebook.com/feamazonas/?locale=pt_BR

 

 

 

 

 

FER. Federação Espírita Roraimense

 

Clique aqui:

https://www.facebook.com/comunicafer/?locale=pt_BR  

 

 

 

 

Abrigo Ismael

Araçatuba, SP

Quer ajudar o Abrigo e não sabe como?

Doando sua nota fiscal paulista, você estará ajudando nossas vovós. Faça a doação on line de seu cupom fiscal para o Abrigo Ismael! É fácil, rápido, você ajuda a entidade e ainda tem 2,5 vezes mais chances de ser sorteado!

 

(Copiado de https://web.facebook.com/abrigoismael/?locale=pt_BR&_rdc=1&_rdr)

 

 

 

Reflexão, extraída do livro “Richard Simonetti –

O Pensamento” - Vol 1

 

Reflexão, extraída do livro “Richard Simonetti - O Pensamento” - Vol.1

Organizado por Álvaro Pinto de Arruda. 

https://www.editoraceac.com.br/loja/produto/o-pensamento

WhatsApp- Editora

14 99164-6875

 

 

 

(Recebido em email de Tânia Simonetti [[email protected]])

 
 

Irma de Castro Rocha (MEIMEI)

(22-10-1922 / 01-10-1946)

 

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/OUTUBRO/22-10-2021_arquivos/image048.jpg

Meimei. Imagem/fonte:

https://www.uemmg.org.br/biografias/irma-de-castro-rocha-meimei

 

Irma de Castro Rocha nasceu na cidade de Mateus Leme, Minas Gerais, às 7h30 da manhã do dia 22 de outubro de 1922. Filha do agente ferroviário Adolfo Castro e de Mariana Castro, teve quatro irmãos: Carmem, Ruth, Danilo e Alaíde. Aos dois anos de idade, sua família transferiu-se para Itaúna/MG, e aos cinco anos, ficou órfã de pai.

Sua infância foi a de uma criança pobre, mas era extremamente modesta e de espírito elevado. Desde criança, era diferente de todos pela sua beleza física e por sua inteligência notável. Era alegre, comunicativa, espirituosa, espontânea e cativava a todos que com que convivia.

Irma cursou com facilidade o ensino primário, matriculando-se, para dar sequência aos seus estudos, na Escola Normal de Itaúna (atual Colégio Estadual). Sua vida seria marcada pela moléstia que sempre a perseguia desde a infância (nefrite crônica), que se manifestou mais acentuadamente na época em que cursava com brilhantismo o 2º Ano Normal. Era considerada a primeira aluna da classe, mas teve que abandonar os estudos. Muito inteligente e ávida de conhecimentos, foi apurando sua cultura através de boa leitura, importante fonte de refinamento do seu espírito.

Na flor de seus 17 anos, Irma de Castro tornou-se uma bela morena clara, alta, com 1,70m de altura e cabelos negros, ondulados e compridos, grandes olhos negros bastante expressivos e vivazes. Aos 20 anos, mudou-se com sua irmã Alaíde para Belo Horizonte. Foi onde conheceu Arnaldo Rocha (então ateu), de quem se tornou grande amiga e, no futuro, esposa.

Casaram-se na igreja de São José, matriz de Belo Horizonte, em 10 de junho de 1942. Na saída da igreja, o casal e os convidados viveram uma cena inesquecível. Depararam-se com um mendigo, arrastando-se pelo chão, sujo, maltrapilho e malcheiroso. Este pediu-lhes uma esmola e Meimei, inesperadamente, volta-se para o andarilho; sensibilizada pela sua condição, ela lhe diz que nada têm, pois acabam de sair da cerimônia de casamento. A noiva, então, entrega o buquê ao pedinte e beija-lhe a testa. Os olhos dela ficaram marejados de lágrimas.

APELIDO

A carinhosa expressão familiar foi adotada pelo casal Arnaldo Rocha e Irma de Castro Rocha a partir da leitura que fizeram do livro Momentos de Pequim, do escritor sino-americano Lin Yutang. Ao final do livro, encontram o significado para o verbete Meimei: “Noiva Querida” ou “A Bem-Amada”, que a irmã Ruth preferia adaptar para “Amor Puro”. Este apelido ficara em segredo entre o casal, mas, após o desencarne da esposa, esta passa a tratar o seu ex-consorte por “Meu Meimei”.

LIGAÇÃO COM ARNALDO

Irma de Castro Rocha não foi espírita na acepção da palavra, pois foi criada na Religião Católica. Ela o era, porém, pela prática de alguns princípios da Doutrina Codificada por Allan Kardec, tais como caridade, benevolência, mediunidade, além de uma conduta moral ilibada.

Meimei tinha mediunidade clarividente, conversava com os espíritos e relembrava cenas do passado. Segundo Arnaldo Rocha, era comum vê-la, por exemplo, lendo um livro e, de repente, ficar com o olhar perdido no tempo. Nesses instantes, Arnaldo olhava-a de lado e pensava: “Está delirando”. Algumas vezes, ela afirmava: “Naldinho, vejo cenas, e nós estamos dentro delas; aconteceu em determinada época na cidade...”. Arnaldo, à época materialista, não sabendo como lidar com esses assuntos, cortava o diálogo, afirmando: “Deixa isso de lado, pois quem morre deixa de existir”.

Apesar do pouco tempo de casados, o casal foi muito feliz. Ela tinha muito ciúme do seu “cigano”. Esse cuidado por parte dela era devido ao passado complicado do marido. De acordo com Chico Xavier, Meimei vinha auxiliando Arnaldo na caminhada evolutiva há muitos séculos, por isso a sua acuidade em adocicar os momentos mais difíceis e alegrar ainda mais os instantes de ventura.

A amizade entre o casal, projetando juras de eterno amor, teve início por volta do século VIII a.C. Um general do império Assírio e Babilônico, de nome Beb Alib, ficou conhecendo Mabi, bela princesa, salvando-a da perseguição de um leão faminto. Foi Meimei quem relatou a história, confirmada depois por Chico Xavier e traduzida, inconscientemente, pelo escritor e ex-presidente da União Espírita Mineira, Camilo Rodrigues Chaves, no livro Semíramis.

Essas reminiscências de Meimei eram tão comuns que, além desse fato contido no livro citado, há, também, uma referência à personagem Blandina (Meimei), no livro “Ave, Cristo!”. Segundo relato de Arnaldo, Chico passou um determinado capítulo do livro para que ele avaliasse. À medida que lia, lágrimas escorriam por suas faces. Ao final da leitura, Arnaldo disse para Chico: “Já conheço esse trecho!”. Chico arrematou: “Meimei lhe contou, né?”. Nesse romance de Emmanuel, Blandina teria sido filha de Taciano Varro (Arnaldo Rocha), definindo a necessidade do reencontro de corações com vista à evolução espiritual.

Já Arnaldo Rocha narra um fato muito importante no redirecionamento de sua vida. No romance “Ave, Cristo!”, que se desenvolve na antiga Gália Lugdunense, encontra-se um diálogo entre os personagens Taciano Varro (Arnaldo Rocha) e Lívia (Chico Xavier), no qual as notas do Evangelho sublimam as aspirações humanas. Lívia consola Taciano, afirmando que “no futuro encontrar-nos-emos em Blandina”. Essa profecia realizou-se mais ou menos 1600 anos depois, na Avenida Santos Dumont, em Belo Horizonte, no encontro “casual” entre Arnaldo Rocha e Chico Xavier, após o qual Arnaldo, materialista convicto, deixa cair as ‘escamas’ que lhe toldavam a visão espiritual.

ENFERMIDADE E DESENCARNE

Logo após o casamento, Meimei apresentou problemas nas amídalas - coisa que lhe era peculiar na infância. Ao operar-se, ficou um pequeno pedaço da amídala, que originou todo o seu drama. Seu organismo passou a ser minado pela infecção e todo tratamento foi inútil. Vieram complicações renais (nefrite), que depois se transformaram em glomerulonefrite, pressão alta e necrose nos rins, além de perturbações hipertensivas arterial e craniana.

Motivado pelo estado hipertensivo de deslocamento das pupilas-cristalino e, com a marcha da enfermidade, Meimei ia perdendo a visão. Nos dias em que precederam o seu desencarne já estava completamente cega.

Em seus derradeiros dias de vida terrena, ela começou a ter visões. Falava da avó Mariana, que vinha visitá-la e que em breve iria levá-la para viajar pela Alba dos céus. Depois de muitos anos veio, a confirmação através de Chico Xavier. Arnaldo recebe do médium amigo, em primeira mão, o livro Entre a Terra e o Céu, ditado por André Luiz, no qual encontra uma trabalhadora do Mundo Espiritual, Blandina, vivendo no Lar da Bênção, junto com sua Vovó Mariana, cuidando de crianças. Em determinado trecho, Blandina revela um pouco da sua vida terrena junto ao consorte amado.

Memei desencarnou na madrugada de 1º de outubro de 1946, com 24 anos, após acordar vomitando sangue, devido a um edema agudo de pulmão. O marido sai desesperado em busca de médico, pois não tinham telefone e, ao voltar, encontra o corpo físico da amada sem vida.

PÓS-DESENCARNE

Arnaldo Rocha, agora viúvo, continuava a não acreditar em Deus. Foi convidado a uma sessão espírita a que compareceu com muito esforço e descrença. Ao retornar, sua mãe lhe emprestou “O Livro dos Espíritos”, que leu desordenada e desatenciosamente. Seu irmão deu-lhe o livro “O Problema do Ser do Destino e da Dor”, de Léon Denis, que leu em conjunto com o livro de sua mãe. Passou a se interessar pelos temas, sem, no entanto acreditar em Deus.

Passando a viajar permanentemente a Pedro Leopoldo, berço da simplicidade da família Xavier, recebeu de Meimei, sua querida esposa, as mais belas missivas através da psicografia e da clarividência de Chico Xavier. Arnaldo tornou-se espírita e fundou o Centro Espírita Meimei.

Depois daquele encontro, que marcou o cumprimento da profecia de Lívia e Taciano Varro, Arnaldo, o jovem incauto e materialista recebeu consolo para suas dores; presentes do céu foram materializados para dirimir sua solidão; pelas evidências do sobrenatural, incentivos nasceram para o estudo da Doutrina Espírita, surgindo, por consequência, novos amigos que indicaram ao jovem viúvo um caminho diferente das conquistas na Terra.

Trabalhador e conselheiro da União Espírita Mineira desde 1946, Arnaldo Rocha foi inseparável amigo de Chico Xavier. Organizador dos livros “Instruções Psicofônicas” e “Vozes do Grande Além” (FEB), e coautor do livro “Chico, Diálogos e Recordações” (UEM).

 

Fontes:  Carlos Alberto Braga Costa, em “O Espírita Mineiro”, nº 295;

               www.viafanzine.jor.br/meimei.htm

(Copiado de

 https://www.uemmg.org.br/biografias/irma-de-castro-rocha-meimei)

 

 

 https://www.noticiasespiritas.com.br/2016/OUTUBRO/01-10-2016_arquivos/image047.jpg

De pé: Zeca Machado e Zilica, Waldo Vieira, Chico Xavier, Nair Machado com a criança no colo, 
Adélia Machado de Figueiredo. Agachados: Lindolfo Ferreira e Arnaldo Rocha, em Pedro Leopoldo

http://www.vinhadeluz.com.br/site/noticia.php?id=1741

 

 

Arnaldo Rocha, esposo de Irma de Castro Rocha (MEIMEI)

desencarnou em 29 de outubro de 2012.

 

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2023/OUTUBRO/23-10-2023_arquivos/image096.jpg

A estação de Mateus Leme, MG,  em junho de 1990. Foto Hugo Caramuru

http://www.estacoesferroviarias.com.br/rmv_garcas/mateus.htm

CLIQUE NO LINK E VEJA MAIS FOTOS DA ESTAÇÃO FERROVIARIA DE MATEUS LEME, MG

 

 

 

 

Biografia de Antônio Wantuil de Freitas

(23-10-1895 / 11-03-1974)

 

Antônio Wantuil de Freitas foi Presidente da Federação Espírita Brasileira durante vinte e sete anos consecutivos, encarnado a 23 de outubro de 1895 na cidade do Patrocínio do Muriaé (MG), filho do Capitão Joaquim Olinto de Freitas e de D. Virgínia Maria de Freitas, e desencarnado aos 11 de março de 1974, no Rio de Janeiro (RJ). Foi de muita luta a sua vida, pois ficara órfão de pai aos 5 anos de idade, e de mãe, aos 22, mas graças à ajuda dos irmãos pôde diplomar-se em Farmácia em 1913, na então famosa Escola de Farmácia e Odontologia d' "O Granbery", de Juiz de Fora (MG). Após dirigir farmácias em várias cidades mineiras, veio para o Rio de Janeiro em 1924, aí se instalando como farmacêutico-industrial. Casou em 1919 com D. Zilfa Fernandes de Freitas, com quem teve sete filhos, e sobre a qual externou este agradecimento: "(...) sua valiosa cooperação muito contribuiu para o meu encorajamento nos momentos difíceis da vida." Leitor assíduo de tudo que dissesse respeito a religiões e filosofias, nelas buscava, em vão, a doutrina que realmente atendesse aos seus mais recônditos anseios, tornando-se até mesmo meio cético de tudo, até que em 1932, convidado por um velho amigo para assistir a uma sessão espírita, aí presenciou tantos fatos inexplicáveis que ele resolveu estudar o Espiritismo, fazendo-o meses e meses seguidos, através de incansável leitura de um sem-número de obras espíritas, entre nacionais e estrangeiras. Surgiu, ao mesmo tempo, no seu próprio lar, uma série de fenômenos mediúnicos, de indiscutível força comprobatória da teoria haurida nos livros. Tomou-se, então, um espírita convicto. Ainda em 1932, ingressou como sócio remido da Federação Espírita Brasileira. Já em 1933 participava como delegado de uma Associação Espírita do Rio de Janeiro no Conselho Federativo da FEB. Eleito sócio efetivo em 1936, Guillon Ribeiro, então Presidente da Casa-Máter, vendo nele um espírita de vasto cabedal de conhecimentos doutrinários, muito ativo e possuidor de lúcida inteligência, convidou-o às eleições de 9 de agosto de 1936, sendo eleito e empossado no cargo de Gerente de REFORMADOR, onde ficou até 1943, quando ascendeu à presidência da Casa de Ismael, neste posto permanecendo até 22 de agosto de 1970, ininterruptamente reeleito todos os anos, quase sempre por unanimidade. As realizações de Antônio Wantuil de Freitas dentro do Espiritismo são de uma riqueza extraordinária. Sua enorme capacidade de trabalho, aliada a invejável descortino intelectual, fê-lo uma das mais destacadas figuras no Movimento Espírita nacional, um verdadeiro líder, no mais alto sentido. Em eruditas e substanciosas conferências pronunciadas da tribuna da FEB; em escorreitos escritos, sob variados temas, estampados em REFORMADOR com seu próprio nome ou sob mais de uma dezena de pseudônimos; em livros, opúsculos, folhetos editados pela FEB, Wantuil sempre se revelou unia personalidade forte, intransigente na defesa da verdade, de grande discernimento e de um raciocínio rápido e decisivo. Em 13 de junho de 1939, ele, sozinho, defendeu o Espiritismo na Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, da qual era sócio, contra acirrada campanha movida por alguns dos seus membros, que até dirigiram moções de desagrado ao Presidente da República e ao Ministro da Justiça. O acontecido foi amplamente noticiado por importantes jornais da época, que elogiaram a atitude desassombrada daquele ousado desconhecido. Outro fato que repercutiu na imprensa de então e demonstrou uma vez mais a coragem, o destemor, a impavidez do Presidente Wantuil de Freitas passou-se no Governo de Getúlio Vargas, entre 1941 e 1945. Recrudescia, nesses anos, mediante Portarias do Chefe de Polícia, um clima de cerceamento, de perseguição às Sociedades Espíritas, inclusive com o fechamento, no Rio de Janeiro, de todas elas (também a Federação Espírita Brasileira), tendo sido criado até mesmo um cadastro policial para o fichamento dos dirigentes espíritas. Tais absurdos levaram uma comissão febiana, em março de 1945, à presença do chefe de Polícia, Ministro João Alberto. Wantuil foi o porta-voz intimorato na defesa dos direitos do Espiritismo, conseguindo derrubar as infelizes Portarias que impediam às Instituições Espíritas o direito de se organizarem e funcionar livremente, como a Constituição prescrevia. Antes disso, certa feita Wantuil teve de comparecer ao Ministério da Justiça, onde seria interrogado por um verdadeiro tribunal, composto de um General, de um Almirante e do próprio Ministro. Ele não se intimidou. Falou o que tinha para falar e, em dado momento, se não fora a intervenção conciliatória do Ministro, Wantuil seria preso pelo Almirante. REFORMADOR, 1948, pag. 191

 

(Copiado de https://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2012/06/Antonio-Wantuil-de-Freitas.pdf

 

 

 

 

 

CLIQUE PARA VER FOTOS ANTIGAS DE PATROCÍNIO DO MURIA-MG

https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=GsJ6_7KI6Ag   

 

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2023/AGOSTO/14-08-2023_arquivos/image025.jpg

 Antônio Wantuil de Freitas

Imagem copiada de:

https://seir.org.br/nascimento-de-wantuil-de-freitas/    

 

Antônio Wantuil de Freitas

 (23/10/1895 – 11/03/1974)

LEIA A BIOGRAFIA AQUI:

https://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2012/06/Antonio-Wantuil-de-Freitas.pdf  

https://www.noticiasespiritas.com.br/2023/JULHO/31-07-2023_arquivos/image060.jpg

Prédio da Federação Espírita Brasileira na cidade do Rio de Janeiro

Copiado da revista Reformador de junho de 1948. Arquivo da FEB. A mudança da sede histórica

do Rio de Janeiro para a administrativa em Brasília deu-se oficialmente na década de 1980. 

 

 

 

Pedro Richard

(09-09-1853 / 25-10-1918)

 

Foi uma das mais fortes e atraentes personalidades do Movimento Espírita. Sua vida foi de testemunho em favor do Evangelho deixado pelo Divino Mestre Jesus. Pedro Richard nasceu, no dia 09 de setembro de 1853, na cidade de Macaé (RJ), filho de Pedro Richard e Dnª. Felismina Richard. Família modesta, mas de honorabilidade a toda prova. Órfão de pai aos nove anos de idade, tornou-se arrimo de sua mãe e de seus irmãos menores. Tinha adoração por sua genitora, que era de costumes austeros e de sentimentos elevados; era, aliás, carinhoso para a família. Quando seu pai desencarnou, estava fazendo o Curso Primário, tendo que interromper os estudos para trabalhar numa casa comercial. Depois foi admitido como funcionário da Alfândega, melhorando assim seus rendimentos. Sério, consciente de suas responsabilidades, adquirira o hábito salutar de nada realizar sem muita reflexão. Seguia a risca os conselhos do seu genitor. Pedro Richard contraiu núpcias com D. Mariana Campos Richard, natural de Angra dos Reis (RJ), e tiveram uma prole de seis filhos: Mário (desencarnado aos dois anos), Felismina, Pedro, Mário (2º), Izaura e Marta. Houve uma época em que D. Mariana teve que costurar para fora, e ajudar na manutenção do lar. Foram dias de muitas preocupações, porém não perderam a esperança de melhores dias. Isso não impediu de adotar uma criança necessitada: Francisco Antônio de Carvalho, que era parente longe de D. Mariana. Mais tarde o garoto foi motivo de muitas alegrias. Estudioso, aplicado, entrou para Escola Militar e se formou como Engenheiro Militar, honrando a dedicação dos pais adotivos. Chegou ao posto de Coronel do Exército e o que é mais importante, tornou-se o "patriarca" da família. A desencarnação de Mário, o seu primogênito, levou-o ao Espiritismo. O casal não compreendia como, diante da bondade imensurável de Deus, uma criança pudesse sofrer tanto. Nesse tempo, conheceu um homem chamado Nascimento, pessoa caridosa e simples, médium. Por seu intermédio recebeu noções de como age a Justiça Divina, através da reencarnação, dando-nos oportunidade de quitar faltas passadas. A vida de Pedro Richard foi de permanentes realizações. Era capacitado, inteligente, trabalhador, ativo e empreendedor. Formou uma firma de construções, com oficina de carpintaria, porém, para obter o registro de construtor era necessário apresentar declaração de um engenheiro civil, de que ele possuía capacidade para as funções. Embora extremamente capacitado, faltava-lhe o título oficial para poder trabalhar. Recorreu a um velho amigo da Federação Espírita Brasileira, Abel Ferreira de Mattos, engenheiro civil de prestígio, que veio em seu auxílio. Venceu uma concorrência para executar obras do Exército. Esse trabalho lhe deu melhores condições de manter a família. Indalício Mendes chamou-o de "Peregrino do Evangelho". Sua admiração por Dr. Bezerra de Menezes, "O Kardec Brasileiro", era ilimitada. Fê-lo fervoroso adepto do Evangelho, onde encontrava a bússola para os caminhos a palmilhar na Terra. Pedro Richard tinha na prece o seu maior ponto de apoio. Desenvolveu sua mediunidade de cura, que fez dele instrumento dos Espíritos Superiores, no labor incansável na Seara do Cristo, para socorrer sofredores. Foi considerado emissário para despertar criaturas que precisavam apenas de uma palavra para se melhorarem espiritualmente. Através de seus atos, de sua conduta e superioridade moral, tomaram-no como exemplo e renasceram para uma nova vida. Era companheiro de Bezerra de Menezes, dos irmãos Sayão, de Maia de Lacerda, Leopoldo Cirne e outros. Foi um dos fundadores do "Grupo Ismael". Sua fé em Deus, Jesus e Maria Santíssima não tinha limites, e sua palavra tinha o poder de deixar na lembrança daqueles que o ouviam o alento da fé. Era a transmissão simples da mensagem encorajadora, com a seiva da verdade cristã. Foi um Semeador. Pedro Richard regressou à Espiritualidade no dia 25 de outubro de 1918, no Rio de Janeiro, tendo deixado a Terra com a consciência tranqüila do dever cumprido. No dia 12 de junho de 1936, no "Grupo Ismael" deu a seguinte mensagem: - "Senhor!... Desdobra sobre meu eu Espiritual a luz da Tua misericórdia e deixa, Senhor, que desabroche, ainda agora, no meu coração de pecador, as açucenas perfumadas do Teu perdão e da Tua piedade paternal, para que eu seja incorporado às falanges radiosas que operam na Tua Casa, exibindo com meu esforço de espírito a mais clara e a mais sublime de todas as profissões de fé". Fonte: Jornal Mundo Espírita, setembro de 1999.

 

PEDRO RICHARD – BIOGRAFIA | Lar Bom Repouso

Pedro Richard. Imagem/fonte:

https://www.larbomrepouso.com.br/pedro-richard-biografia/

https://www.noticiasespiritas.com.br/2023/OUTUBRO/23-10-2023_arquivos/image100.png

Trecho da Rua Presidente Sodré, Macaé (RJ).

Foto do Domínio público / Acervo Arquivo Nacional

Copiado de: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Trecho_da_Rua_Presidente_Sodr%C3%A9,_Maca%C3%A9_(RJ).tif 

 

 

VEJA UM VÍDEO SOBRE MACAÉ  

https://pt.wikipedia.org/wiki/Maca%C3%A9 

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2023/OUTUBRO/23-10-2023_arquivos/image101.jpg

https://www.noticiasespiritas.com.br/2023/OUTUBRO/23-10-2023_arquivos/image102.jpg

https://www.noticiasespiritas.com.br/2023/OUTUBRO/23-10-2023_arquivos/image103.jpg

 

AMPLA PUBLICAÇÃO DA REVISTA REFORMADOR DA FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA, DE 01-11-1918,  SOBRE A VIDA E OBRA DE PEDRO RICHARD QUANDO DE SUA DESENCARNAÇÃO.  OS TRÊS TEXTOS COPIADOS DE:

https://docvirt.com/docreader.net/DocReader.aspx?bib=revreform&pagfis=8310

https://docvirt.com/docreader.net/DocReader.aspx?bib=revreform&pagfis=8311

https://docvirt.com/docreader.net/DocReader.aspx?bib=revreform&pagfis=8312  

 

 

 

Amor Infinito

A religião de Jesus

 

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi [[email protected]])

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este Boletim Diário de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]