Boletim diário de Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, segunda-feira, 29 de setembro de 2025.

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 


 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:     

                                  

          https://www.noticiasespiritas.com.br/2025/SETEMBRO/29-09-2025.htm

  

No Blogonde é  postado diariamente:

            http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

         Ou no Facebook:https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

 

 

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

27-09-2025  https://www.noticiasespiritas.com.br/2025/SETEMBRO/27-09-2025.htm

26-09-2025  https://www.noticiasespiritas.com.br/2025/SETEMBRO/26-09-2025.htm

24-09-2025  https://www.noticiasespiritas.com.br/2025/SETEMBRO/24-09-2025.htm

23-09-2025  https://www.noticiasespiritas.com.br/2025/SETEMBRO/23-09-2025.htm

22-09-2025  https://www.noticiasespiritas.com.br/2025/SETEMBRO/22-09-2025.htm

 

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 6 - 1863

 

 

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado do site Febnet)

O belga Jean-Baptiste-Ambroise-Marcellin Jobard (17 de maio de 1792 - 27 de outubro de 1861)

 foi um litógrafo belga, fotógrafo e inventor de origem francesa. Amigo e admirador de Allan Kardec.

https://en.wikipedia.org/wiki/Marcellin_Jobard#/media/File:Portrait_JBAM_Jobard.jpg

 

Quando da morte de Jobard, Allan Kardec comentou no número de dezembro de 1861 da Revista Espírita: "Nenhum jornal do nosso conhecimento falou desta que tinha sido uma das características mais marcantes dos últimos anos de sua vida: sua completa adesão à Doutrina Espírita, cuja causa havia abraçado com entusiasmo". Tendo O Livro dos Espíritos sido publicado em abril de 1857, Jobard anuncia sua crença em carta endereçada a Kardec e publicada na Revista de julho de 1858.

A resposta de Kardec, que está publicada no mesmo número, afirma que "a adesão tão clara e tão franca de um homem do valor do Sr. Jobard é, incontestavelmente, uma preciosa conquista que todos os partidários da Doutrina Espírita aplaudirão". A sua dedicação às ideias espíritas rendeu-lhe o título de presidente honorário da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, a primeira e então mais importante instituição espírita do mundo. (Wikipedia)

 

Qu'est-ce_que

O que é o Espiritismo?,  de Allan Kardec, lançado em 1859. 

Imagem de página da edição de 1868.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Que_%C3%89_o_Espiritismo%3F

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjPu58FgS6l32NKT1ENV6_8Ah1Om7-B8UNbkL50gTAYFdMnILD21H0Z-aH9qkaMWrTWivD9GqnXdz6i-d0lgLLIaVI-0IrF9dMg4ij2InWRdLHwlNn2_rPqyPLyEWwlaB18DCSqalFhBr_T/

Busto de Allan Kardec. Praça Allan Kardec. Guarulhos, SP, Brasil. Foto Ismael Gobbo

Litografia da Catedral de Metz por Albert Robida. 1915.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cath%C3%A9drale_Metz_Robida.jpg

 

Página de O Livro dos Médiuns, edição de 1861.

Fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/ff/Le_Livre_des_M%C3%A9diums.jpg

 

Mensagem do Espírito Bezerra de Menezes pelo médium Divaldo Franco - 9º Congresso Espírita do RS

Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=a_LmJfufwdk

 

Sem título

 

 

 

O Evangelho segundo o Espiritismo. Por Allan Kardec. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. FEBFederação Espírita Brasileira

 

 

CAPÍTULO XI

----------

Amar o próximo

como a si mesmo

 

-  o mandamento maior. Fazermos aos outros o que gostaríamos

que os outros nos fizessem. Parábola dos Credores e dos Devedores

- Daí a César o que é de César – Instruções dos Espíritos: A lei

de amor – O egoísmo – A fé e a caridade – Caridade para com

os criminosos- Deve-se expor a vida por um malfeitor?

 

A lei de amor

 

     8. O amor resume a doutrina de Jesus inteira, porque é o sentimento por excelência, e os sentimentos são os instintos elevadosà altura do progresso feito. Em sua origem, o homem só tem instintos; quanto mais avançado e corrompido, só tem sensações; mais instruído e purificado, tem sentimentos. E o ponto delicado do sentimento é o amor, não o amor no sentido vulgar do termo, mas esse sol interior que condensa e reúne em seu ardente foco todas as aspirações e todas as revelações sobre-humanas.  A lei de amor substitui a personalidade pela fusão dos seres; extingue as misérias sociais. Feliz aquele que, ultrapassando a sua humanidade, ama com amplo amor os seus irmãos em sofrimento!  Feliz aquele que ama, porque não conhece a miséria da alma nem a do corpo; seus pés são ligeiros e vive como que transportado, fora de si mesmo. Quando Jesus pronunciou a divina palavra – amor, os povos estremeceram e os mártires, ébrios de esperança, desceram ao circo.

     O Espiritismo, por sua vez, vem pronunciar uma segunda palavra do alfabeto divino. Ficai atentos, pois essa palavra ergue a lápide dos túmulos vazios, e a reencarnação, triunfando da morte, revela às criaturas deslumbradas o seu patrimôinio intelectual. Já não é ao suplício que ela conduz os homens, mas à conquista do seu ser, elevado e transfigurado. O sangue resgatou o Espírito e hoje o Espírito tem que resgatar o homem da matéria.

     Eu disse que o homem, em sua origem, só tem instintos. Aquele, pois,  em quem predominam os instintos, ainda se acha mais próximo do ponto de partida, do que da meta. A fim de avançar para a meta, é preciso vencer os instintos, em proveito dos sentimentos, isto é, aperfeiçoar estes últimos, sufocando os germes latentes da matéria. Os instintos são a germinação e os embriões do sentimento; trazem consigo o progresso, como a bolota encerra em si o carvalho e os seres menos adiantados são os que, emergindo pouco a pouco de suas crisálidas, se conservam escravizados aos instintos. O Espírito precisa ser cultivado, como um campo. Toda a riqueza futura depende do labor atual que, muito mais que os bens terrenos, vos fará conquistar a elevação gloriosa. É então que, compreendendo a lei de amor que liga todos os seres, nela buscareis os suaves gozos da alma, que são o prelúdio das alegrias celestes.- Lázaro. (Paris, 1862.)

     9. O amor é de essência divina a todos vós, do primeiro ao último, tendes no fundo do coração a centelha desse fogo sagrado. É um fato que muitas vezes pudestes constatar: por mais abjeto, vil e criminoso que possa ser, o homem dispensa, a um ser ou a um objeto qualquer, uma afeição viva e ardente, à prova de tudo quanto tendesse a diminuí-la, alcançando, muitas vezes, sublimes proporções.

     Eu disse por um ser ou um objeto qualquer, porque existem, entre vós, indivíduos que dispensam tesouros de amor, cujos corações estão transbordantes desse sentimento em relação a animais, plantas e, até, a coisas materiais: espécies de misantropos a se lamentarem da Humanidade em geral e resistirem ao pendor natural de suas almas, que buscam em torno de si a afeição e a simpatia, rebaixam a lei de amor à condição de instinto. Entretanto, por mais que façam, não conseguem sufocar o germe vivaz que Deus depositou em seus corações ao criá-los. Esse germe se desenvolve e cresce com a moralidade e a inteligência e, embora oprimido muitas vezes pelo egoísmo, torna-se a fonte de santas e doces virtudes que constituem as afeições sinceras e duráveis e vos ajudam a transpor o caminho escarpado e árido da existência humana.

     Para algumas pessoas, a prova da reencarnação causa verdadeira repugnância, em razão da possibilidade de que outras venham a partilhar das afetuosas simpatias de que são ciosas. Pobres irmãos! O vosso afeto vos torna egoístas; o vosso amor se restringe a um círculo íntimo de parentes e de amigos, sendo-vos indiferentes os demais. Pois bem!  Para praticardes a lei de amor, tal como Deus o entende, é preciso que chegueis passo a passo a amar a todos os vossos irmãos indistintamente. A tarefa é longa e difícil, mas será realizada: Deus o quer e a lei de amor constitui o primeiro e o mais importante preceito da vossa nova doutrina, porque é ela que um dia matará o egoísmo, seja qual for a forma sob a qual ele se apresente, visto que, além do egoísmo pessoal, há também o egoísmo da família, de casta, de nacionalidade. Disse Jesus: “Amai o vosso próximo como a vós mesmos”. Ora, qual é o limite com relação ao próximo? Será a família, a seita, a nação?  Não é a Humanidade inteira. Nos mundos superiores, é o amor mútuo que harmoniza e dirige os Espíritos adiantados que os habitam, e o vosso planeta, destinado a um progresso que se aproxima, verá seus habitantes, em virtude da transformação social por que passará, a praticar essa lei sublime, reflexo da Divindade.

     Os efeitos da lei de amor são o melhoramento moral da raça humana e a felicidade durante a vida terrestre. Os mais rebeldes e os mais viciosos se reformarão, quando observarem os benefícios resultantes da prática desta sentença: Não façais aos outros o que não gostaríeis que os outros vos fizessem; fazei, ao contrário, todo o bem que puderdes fazer-lhes.

     Não acrediteis na esterilidade e no endurecimento do coração humano; ele cederá, a despeito de si mesmo, ao amor verdadeiro. É um imã a que não lhé é possível resistir. O contato desse amor vivifica e fecunda os germes dessa virtude, que está em vossos corações em estado latente. A Terra, morada de exílio e de provas, será então purificada por esse fogo sagrado e nela se praticarão a caridade, a humildade, a paciência, o devotamento, a abnegação, a resignação e o sacrifício, isto é, todas as virtudes que são filhas do amor. Não vos canseis, pois, de escutar as palavras de João, o Evangelista. Como sabeis, quando a enfermidade e a velhice o obrigaram a suspender o curso de suas pregações, ele se limitava a repetir estas doces palavras: “Meus filhos, amai-vos uns aos outros”.

     Amados irmãos, aproveitai essas lições; sua prática é difícil, mas a alma retira delas um bem imenso. Crede-me, fazei o sublime esforço que vos peço: “Amai-vos”, e logo vereis a Terra transformada num paraíso em que as almas dos justos virão repousas.- Fénelon. (Bordeaux, 1861.)

 

Esse item prossegue no próximo 

     10...

        

 

 

-------------------------------

Próximo após

Instruções dos Espíritos

O egoísmo

 

 

(Copiado de O Evangelho segundo o Espiritismo. Por Allan Kardec. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. FEB – Federação Espírita Brasileira)

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiHHs_a-yVjCiZfIRUrLzs0WLR-c93Igw-Zd5MdGuf7SyMGcfO_TgvqOBZGTdJAVw7Ms9-yYDnvAaDxlpCAjDrmHN84-VgsQR3RxAXKXfgPvRGdZjmxCJ8rpPUhKpi_LlBW6BgBsGxHYeYk/

 Quadro “A ressurreição de Lázaro”. Óleo sobre tela por Léon Bonnat.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Bonnat01.jpg

 

 

Na visão Espírita  o fenômeno da ressurreição de Lázaro  se enquadra como  possível caso de

catalepsia, letargia ou morte aparente.

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEi90MWmMy8MbA2GwoecI8BJPygts-fWJU5Kdeqw5crViLDUrjoCqUQvWfCu5pkzNL9vebM_RLGVmmG2Wk_vEuUJjuSrlW59JPwZxjaQkvtczTjat0CLfOYRYSoKRKl0DT8oqXW0JNWA48uZJyWHrSSuJXBaRn7EiFVfQF54IQ5wQnk8jTI4yf5xr2BxMg

São João Evangelista em Patmos. Óleo sobre tela por Diego Velázquez. Imagem/fonte:

 https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Diego_Vel%C3%A1zquez_018_%28John_the_Evangelist_from_Patmos%29.jpg

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEguls1-7zD811NYQTvOThePypcpDY62hJxckXdK4kk4SbWzjsM2_uR_e6_5HzZ6S4x43rCbCHNJfPSyBzPMbcMRfTw1LeAhFgl5BtlY9C02JqmTDMBEMueGrF4BfrE7p7-FZAiydvUlbF5T/

François Fénelon *. Óleo sobre tela por Joseph Vivien.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Fran%C3%A7ois_de_Salignac_de_la_Mothe-F%C3%A9nelon.PNG

 

 

 

François Fénelon, pseudônimo de François de Salignac de La Mothe-Fénelon (6 de agosto de 1651 - 7 de janeiro de 1715), também conhecido como ''o Cisne de Cambrai'', foi um teólogo católicopoeta e escritor francês, cujas ideias liberais sobre política e educação, esbarravam contra o "statu quo" da Igreja e do Estado dessa época. Pertenceu à Academia Francesa de Letras. (Wikipedia)

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEiykJDRxexmnWzLtUFMxbUseTjJytvpPYDRGtPqvWb4BYi6QEi8v11knyI4RcUA3_vy21kz_COEq-KzAEV1viJsts7BOjDWQhXBBhkn9OFVgL8r6-PwMKWd2sFTafCZXjEWRAYXoRYq5nijpru9YuEVrrBLvlMxp_djy3Au2f4sg7IRv2KIvpOZyDtzCw

Dirk Willems salva seu perseguidor nesta gravura da edição de 1685 do Martyrs Mirror 

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Dirk_Willems

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhLRzm-BAiUUT0bIrMqfcafe5uI6YF9lP91VH9fHCImiaku9TLS3Q2HG2YeEhWc_4ct5TrlsWQBzUfrbgLloauqfyyhb5WJwsfkinUdTVT1aqKgbtdtfJyzEwhc2nfrr3khvLsVTeGJ8wnX/

Os pobres gratos.  Óleo sobre tela de HenryOssawa Tanner.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/The_Thankful_Poor

 

Cristo Ensinando Humildade - Robert Scott Lauder Fonte: http://www.nationalgalleries.org/media_collection/6/NG%20221.jpg Autor: Robert Scott Lauder (1803–1869) wikidata:Q2158799.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Christ_Teacheth_Humility.jpg

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjt6ZgGl1Sbe36vNiis5QFqTYz5B5gjIOKQ_6Sg2_DB_KEAL7tve-6pSLU2-a7wi0Sx80PjCmh84YIfwNsbRN9A6C_HKiCfXmqLHWzLmxVfHJ9N_NPVUAEwg7YcQDjZ46dIxsPn6ZNlgpLu/

Sermão  da Montanha. Óleo sobre tela Carl Heinrich Bloch

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Bloch-SermonOnTheMount.jpg

 

 

,https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgbzADdW-lhyphenhyphendRmgtuD5VF15R-dtir5LyT79Eu8g64Uzrhr76-C5VO5SxAL_AVVxHMo6xy8tB-xksxIHbeX-4SCy4PKY4EiUbSY7JUQdGD8mNMrTbULfKuEusWwOmiT1dCdxQClbac-OKk8/

O Sermão das Bem-Aventuranças. Aquarela por James Tissot

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Beatitudes#/media/File:TissotBeatitudes.JPG

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/NOVEMBRO/06-11-2019_arquivos/image037.jpg

Allan Kardec (1804- 1869). Codificador do Espiritismo

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/12/Hippolyte_L%C3%A9on_Denizard

 

 

 

Por que ser grato?

 

Em quase todos os idiomas do mundo há uma palavra ou frase para expressar gratidão. O agradecimento é a resposta do ser humano quando recebe algo.

É a expressão do reconhecimento por sermos cuidados, vistos, lembrados.

Agradecemos quando alguém segura uma porta para nós, ou quando nos convidam para um evento. Somos gratos quando alguém nos presenteia com um mimo, uma flor.

Será que, por vezes, agradecemos simplesmente por hábito, sem sentir o real valor daquilo que nos é oferecido?

Será que somos gratos reconhecendo o bem que alguém nos fez?

Num vilarejo remoto de Moçambique, onde as estradas são de terra batida e o horizonte é feito de poeira e esperança, uma mãe caminhava sob o sol escaldante.

Trazia nos braços um bebê de poucos meses. Andara mais de trinta quilômetros, a pé, determinada a garantir a vacina que protegeria seu filho de doenças.

Cada passo era uma oração silenciosa. Cada dor nos pés, uma oferta de amor.

Chegou ao posto de atendimento com os pés inchados, a roupa colada ao corpo pelo suor e o olhar firme de quem conhece o valor de uma vida.

Ao ser atendida, a voluntária lhe ofereceu um copo de água e algumas bolachas. Coisas simples. Pequenas. Mas a mulher comoveu-se como quem recebe um banquete.

Com voz mansa, disse: Obrigada. Hoje foi o melhor dia da minha vida.

A atendente, surpresa, perguntou o porquê. Ela respondeu, com serenidade: Porque hoje meu filho foi protegido e alguém me deu água antes que eu precisasse pedir. Deus é bom.

Palavras simples, expressando gratidão. Sobretudo fé, confiança.

Aquelas palavras tocaram o coração dos que as ouviram. E calaram fundo porque, para muitos, a gratidão só nasce quando há abundância, quando a oferta é generosa.

Entretanto, ali, entre o pó da estrada e a simplicidade da vida, florescia uma gratidão pura. A de quem reconhece o valor das pequenas coisas.

Gratidão por uma vacina. Por um copo de água. Por um gesto de cuidado. Gratidão que não se aprende nos livros. Trata-se de sentimento que brota da alma.

Expressão de quem desperta cada manhã e agradece pela vida, pela oportunidade de continuar respirando, mesmo que seja o ar seco dos dias quentes.

Ao agradecermos o pequeno óbolo, a mínima oferta, mesmo em meio à escassez, abrimos espaço para a paz verdadeira.

A gratidão não transforma o que temos, o que recebemos. Ela transforma quem somos. É como se cada ato de gratidão fosse uma semente lançada ao solo da vida, germinando em serenidade, humildade e empatia.

Alma grata não espera o muito. Ela valoriza o tudo que há no pouco. Reconhece que cada amanhecer é uma dádiva, que cada estrada poeirenta é um caminho, que cada gesto de carinho é um brinde, algo a mais para enriquecer um momento, um dia.

A gratidão nos ensina a enxergar a beleza nas entrelinhas da vida, a perceber detalhes mínimos. Talvez, como aquela mãe, um dia possamos dizer, com o coração em quase êxtase:

Hoje foi o melhor dia da minha vida... porque eu aprendi a agradecer.

Redação do Momento Espírita, com base no cap. 2,
 do livro 
Um dia sem reclamar, de Davi Lago
 e Marcelo Galuppo, ed. CDG.
Em 27.9.2025

 

 

 (Copiado de  https://www.momento.com.br/pt/ler_texto.php?id=7520&stat=0)

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgFrS9wtdFUrbhDWO6C3-8wktt1IdkAX2Fwe3-QJLJGPDEkxqRjwdZpxDBUzehoNtb03z5nsR6LRbIOxwcC8_OujHNnH0eUADYUxDrzJFjmVOTXJLLQhqv4lKBsisvYy1E1AJIFcRZkk0ht/

O Bom Samaritano. Óleo no painel. Mestre do Bom Samaritano Jan van Scorel . (1495- 1562)  Imagem/fonte:

 https://commons.wikimedia.org/wiki/File:De_barmhartige_Samaritaan_Rijksmuseum_SK-A-3468.jpeg

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh0J2Lz-AxTsuvaQOOGStwJ967cLtM-xTYC2Fkml3IKxFiBCOXydIct28GOjmX2JJQcY34SjhzW3LSj-hloxO7oc6SCHZp6fu8U0GuwQQP8SJud-RjJ3t-K57VT6lEDcrsbhc72Svflr7uV/

Cristo alimentando a multidão. Óleo no painel de Rombout van Troyen 

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:CHRIST_FEEDING_THE_MULTITUDE.png

 

 

 

Prescrições de paz

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Ceifa de Luz. Lição nº 20. Página 81.

 

“Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados...” Jesus. (Mateus, 6:34.)

 

Na garantia do próprio equilíbrio, alinhemos algumas indicações de paz, destinadas a imunizar-nos contra a influência de aflições e tensões, nas quais, tantas vezes imprevidentemente arruinamos tempo e vida:

- corrigir em nós as deficiências suscetíveis de conserto, e aceitar-nos, nas falhas cuja supressão não depende ainda de nós, fazendo de nossa presença o melhor que pudermos, no erguimento da felicidade e do progresso de todos;

- tolerar os obstáculos com que somos atingidos, ante os impositivos do aperfeiçoamento moral, e entender que os outros carregam igualmente os deles;

- observar ofensas como retratos dos ofensores, sem traçar-nos a obrigação de recolher semelhantes clichês de sombra;

- abolir inquietações ao redor de calamidades anunciadas para o futuro, que provavelmente nunca virão a sobrevir;

- admitir os pensamentos de culpa que tenhamos adquirido, mas buscando extinguir-lhes os focos de vibrações em desequilíbrio, através de reajustamento e trabalho;

- nem desprezar os entes queridos, nem prejudicá-los com a chamada superproteção tendente a escravizá-los ao nosso modo de ser;

- não exigir do próximo aquilo que o próximo ainda não consegue fazer;

- nada pedir sem dar de nós mesmos;

- respeitar os pontos de vista alheios, ainda quando se patenteiam contra nós, convencidos quanto devemos estar de que pontos de vista são maneiras, crenças, opiniões e afirmações peculiares a cada um;

- não ignorar as crises do mundo; entretanto, reconhecer que, se reequilibrarmos o nosso próprio mundo por dentro - esculpindo-lhe a tranquilidade e a segurança em alicerces de compreensão e atividade, discernimento e serviço -, perceberemos, de pronto, que as crises externas são fenômenos necessários ao burilamento da vida, para que a vida não se tresmalhe da rota que as Leis do Universo lhe assinalam no rumo da perfeição.

 (Recebido em email do pesquisador e divulgador Antonio Sávio de  Belo Horizonte)

GuercinoAdultress1621Dulwich

Cristo e a mulher apanhada em adultério. Óleo sobre tela de Guercino

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:GuercinoAdultress1621Dulwich.jpg

1024px-The_Parable_of_the_Mote_and_the_Beam_(Matthew_7-3)_MET_DP827297

A parábola do cisco e da trave. Obra de Ottmar Elliger, o Jovem. 

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/The_Mote_and_the_Beam

526px-Forgive,_and_ye_shall_be_forgiven

Perdoe e serás perdoado, como na reconciliação de Jacó e Esaú em Gênesis 33, após Julius Schnorr von Carolsfeld, ilustração de um cartão da Bíblia publicado pela Providence Lithograph Company

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Forgive,_and_ye_shall_be_forgiven.jpg  

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgNsJyqO-LVnW0b6wituU0_ydxTUUYsuOU6KqkfR3Rc7xybEN_th5OcGL11jJoQD3aVdz_1r4SxonNgoIBfuo-nzIUdUd9i5lfnP47LrNrtHaAQTRAO45-19Cv-rjEdvldr7kf7hKXlI0JG/

Jesus ensina o povo à beira-mar. Guache sobre grafite em papel tecido cinza. Obra de James Tissot. Imagem/fonte:

https://es.m.wikipedia.org/wiki/Archivo:Brooklyn_Museum_-_Jesus_Teaches_the_People_by_the_Sea_(J%C3%A9sus_enseigne_le_peuple_pr%C3%A8s_de_la_mer)_-_James_Tissot_-_overall.jpg

 

 

O REENCONTRO COM A SAÚDE INTERIOR

 

 

Sidney Fernandes

Na Terra não há quem caminhe sem enfrentar, em algum momento da vida, a sombra da doença. Todas as pessoas adoecem e procuram a cura para suas enfermidades. Mas onde encontrar a cura integral, aquela que não se limita ao alívio dos sintomas e dissipa a causa original dos desacertos físicos?

Emmanuel, espírito iluminado que transmitiu seus ensinamentos por meio da psicografia mediúnica de Francisco Cândido Xavier, convida-nos a refletir:

— Estás doente? — questiona ele na obra “Fonte Viva”. O mentor afirma que a origem dos males físicos se encontra na alma em desalinho, que só recupera o equilíbrio por meio do chamado da consciência.

Ainda acreditamos que o bem-estar será restaurado apenas com comprimidos, injeções ou terapias convencionais. A medicina é uma bênção divina, que alivia o sofrimento, mas não é um recurso definitivo de cura.

Mágoas, ressentimentos, orgulho ferido, hábitos nocivos e sentimentos envenenados são desvios silenciosos da alma, que, com o tempo, comprometem o funcionamento do corpo. O desequilíbrio emocional e espiritual mina a vitalidade.

E como esperar saúde se nos entregamos ao desânimo, à indignação gratuita, à maledicência ou ao julgamento precipitado?

A oração da fé, mencionada por Tiago (“E a oração da fé salvará o doente e o Senhor o levantará” — Tiago, 5:15), não é um ritual mágico, mas um diálogo com o Alto e um reposicionamento íntimo diante da vida.

Orar com fé é predispor-se à mudança interior. É deixar o “homem velho”, citado por Paulo, e adotar a conduta do “homem novo”, que aprende a servir, a perdoar, a calar, a buscar a harmonia com os semelhantes e com a Justiça Divina.

Muitos suplicam ajuda espiritual ou médica, mas ao menor sinal de melhora voltam aos mesmos erros que causaram a enfermidade. Ignoram que a cura exige esforço, vigilância e humildade para recomeçar.

Apegos, orgulho e vaidade bloqueiam o fluxo natural da vida. Quando a alma se fecha ao aprendizado, o corpo reage e a dor aparece. Mas essa dor pode ser uma mestra, apontando o caminho da renovação.

A verdadeira cura começa com a consciência de que viver é servir, amar é remédio e perdoar é libertação. Mesmo que a enfermidade persista, aquele que ora com fé e transforma seu interior já começou a ser levantado pelo Senhor — por dentro, onde a luz primeiro se acende.

 

 

 

(Recebido em email de Sidney Fernandes [email protected])

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg-H9OjYHNB-5cPVjQ730yit-6W1E6gG3pDyexetM91wCcFRkNu-s5mfuurSHavp6VDViidmMKzh728Q-ry5zYYmP_eMuCbA6CWuGoJb5P59yDGplNfi0PrsxF6nHFJEl9ZIdOzgQOu2VzV/

“O Angelus”. Óleo sobre tela por Jean-François Millet. 1857/1859.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/The_Angelus_(painting)

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MARCO/12-03-2019_arquivos/image012.jpg

Prece do “Pai Nosso”. Aquarela por James Tissot

Imagem/fonte:

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/dc/Brooklyn_Museum_-_The_Lord%27s_Prayer_%28Le_Pater_Noster%29_-_James_Tissot.jpg

 

 

 

Registro. Atividades do Projeto Chico Xavier na tarde deste sábado 27-09-2025. Araçatuba, SP

Após a prece de abertura as 16 horas com o dirigente Ricando Antônio Dos Anjos, várias pessoas vão ao local de alimentos e preparam para os inscritos da casa, outros preparam diversos alimentos para serem servidos aos presentes, inclusive o de jantar;  evangelização para crianças e jovens. Foi dia do aniversariante do mês, com bolo, cachorro quente, sorvete e sacolinha surpresa. Aplicação de passes, palestra pelo ótimo orador da casa Émerson Gratão e jantar/refeição a todos os presentes. Informações e fotos recebidas de Émerson Gratão. 

 

Fotos acima de Émerson Gratão

 

Fotos acima de Maria José Izique “Zezé”.

 

 

Abrigo Ismael na manhã deste domingo 28-09-2925

 Araçatuba, SP 

 

Com início as 9 horas a palestra foi proferida pela oradora  Maria de Lourdes Caravante com o tema: “Ninguém poderá ver o reino de Deus se não nascer de novo”. Ao mesmo tempo evangelização para crianças e ao final houve a aplicação de Passe para os presentes.  Fotos de Ismael Gobbo

 

 

Significado do “setembro amarelo” e a valorização da vida

Antonio Cesar Perri de Carvalho

O chamado “Setembro Amarelo” é uma campanha de prevenção ao suicídio que visa à conscientização da população sobre esse problema e formas de evitá-lo.

Na literatura espírita há muitas informações sobre o suicídio, alicerçados na certeza de que somos espíritos reencarnados e em processo de educação. O livro dos espíritosdefine: “Qual o primeiro de todos os direitos naturais do homem? – O de viver. Por isso é que ninguém tem o de atentar contra a vida de seu semelhante, nem de fazer o que quer que possa comprometer-lhe a existência corporal”.

Nos livros psicografados há inúmeros comentários sobre o valor da vida corpórea assinados por milhares de espíritos, comoAndré Luiz: “O corpo é o primeiro empréstimo recebido pelo Espírito trazido à carne”; e também “A reencarnação é o meio, a educação divina é o fim”.Devemos considerar o Espírito nos contextos íntimo e social; o equilíbrio entre corpo/espírito e qualidade de vida; evidentemente, o respeito e a valorização da vida corpórea.

Sobre o suicídio, destacamos o livro Memórias de um suicida, da médium Yvonne Pereira, em que se desenrolam as narrativas sobre o atendimento de espíritos suicidas atendimento no mundo espiritual.

Em outra vertente temática, ligada ao respeito à vida, a Federação Espírita Brasileira e seu Conselho Federativo Nacional tiveram ativo papel nos primeiros 10 anos do Movimento Nacional da Cidadania pela Vida – Brasil sem Aborto (2005-2015). Registramos no livro Pelos caminhos da vida. Memórias e reflexões(Ed. Cocriação, 2021) sobre a liderança de Jaime Ferreira Lopes (de Brasília), e que com o então presidente da FEB Nestor Masotti, participamos da fundação desse Movimento e atuamos nas Marchas do Movimento Nacional da Cidadania pela Vida – Brasil sem Aborto, em Brasília; em eventos similares em São Paulo; em audiências e seminários no Congresso Nacional e no Supremo Tribunal Federal, levando o pensamento espírita sobre a defesa da vida da concepção à morte natural.

Asempre proposta de descriminalização do aborto gera controvérsias continuadas. Mesmo que um dia venha a ser aprovada, permanece a necessidade deorientações sobre a profilaxia do aborto, esclarecimentos espirituais, educação e orientações sanitárias.

O mês de setembro, chamado de amarelo - cor que lembra o Sol -, verão, prosperidade, felicidade e desperta a criatividade.

Há necessidade de se chamar atenção para a defesa da vida, com valorização da existência corpórea como etapa do processo de educação espiritual.

(Foi dirigente espírita em Araçatuba; presidente da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo e da Federação Espírita Brasileira).

DE:

https://grupochicoxavier.com.br/significado-do-setembro-amarelo-e-a-valorizacao-da-vida/

 

 

(Recebido em emails de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]] e do GEECX)

 

 

[863-JornalMundoMaior] RESPOSTA EM JESUS.

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook:- www.facebook.com/jornalmundomaior

Acesse o site do Jornal Mundo Maior e leia outras mensagens:- www.jornalmundomaior.com.br

JORNAL   MUNDO  MAIOR   ESTÁ NO WATSAPP

clique no link e participe do nosso grupo:- https://chat.whatsapp.com/JqtroYousqNKuK5mmgBino

 

*RESPOSTA EM JESUS.*
Recorda que todos os desafios do mal devem encontrar no campo de nossas almas a resposta em Jesus:-

Para o sarcasmo a resposta é caridade em forma de silêncio; Para a calúnia a resposta é caridade em forma de perdão.


Para o egoísmo a resposta é caridade em forma de renúncia; Para o fanatismo a resposta é caridade em forma de tolerância.


Para a ingratidão a resposta é caridade em forma de esquecimento; Para a preguiça a resposta é caridade em forma de trabalho.


Para a tentação a resposta é caridade em forma de resistência; Para a ignorância a resposta é caridade em forma de educação


Para a violência a resposta é caridade em forma de brandura; Para o crime a resposta é caridade em forma de socorro às vítimas da delinquência.


Para as trevas a resposta é caridade em forma de luz; Para todos os processos de atividade inferior a resposta é caridade em forma de auxílio à criação do melhor.

Em qualquer problema no caminho da vida, a resposta cristã será sempre desfazer a força do mal pela força do Bem.
No livro:- *PERANTE JESUS* Emmanuel/Chico Xavier.

Magali Inês Brum - Colaboradora.

 

Se você gostou, repasse. Ou escreva para [email protected], faça sua sugestão ou crítica ou assinale (   )apagar meu endereço.   

 

 

--
🌐 Site
http://www.jornalmundomaior.com.br
🔗 Facebook:
http://www.facebook.com/jornalmundomaior
 
Escreva para [email protected] caso:
🔸Tenha sugestões ou críticas
🔸Indicar um email de um amigo(a)
🔸Não queira mais receber o Jornal Mundo Maior
---
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Jornal Mundo Maior" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to [email protected].
To view this discussion visit

https://groups.google.com/d/msgid/jornalmundomaior/IA3P223MB18131482612DF86EC172B4F48118A%40IA3P223MB1813.NAMP223.PROD.OUTLOOK.COM.

 

 

(Recebido em email de

[email protected]; em nome de; jornal_mundomaior@ hotmail.com [[email protected]]

 

 

C.E. Maria Benta convida para palestra

Palestrante Allan Vilches. Jabaquara, São Paulo, capital

 

 

 

(Informação de Jorge Lira Rezala)

 

 

I Encontro Internacional de NEPES

 

(Núcleos de Estudo e Pesquisa do Evangelho)

Promoção: webtv “Consolar e Esclarecer”, de Portugal – coordenação: Filomena Queiroz.

 

TEMAS E SUBTEMAS BASEADOS NA PRIMEIRA CARTA DE JOÃO À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA 

 

25/09/25 (Quinta)

 

15 h - Abertura:“ A palavra da vida foi manifesta na carne - Wagner Paixão “

 

BLOCO 1 - 25/09/25 (Quinta)

17h - Deus é Amor: A Lei Suprema - EuzaMissano* (Nepe Bittencourt Sampaio)

 

18h - O amor como essência divina e base da criação (1Jo 4:8) 

Wiama de Jesus - Nepe Paulo e Estêvão

Alexandre Tavares - NEPE FEPB

 

19h - A prática do amor como caminho de evolução espiritual *

Sylvia Boschi - NepeUniluz 

Eliane Vargas - Nepe Bittencourt Sampaio 

Edna Vasconcelos- Nepe Fraternidade 

 

20h - A lei de amor, justiça e caridade *

Rosane Nunes - Nepe Discípulos do Evangelho

Patrícia Rubira- Nepe Discípulos do Evangelho

Lidiano Alves - Nepe Discípulos do Evangelho

Murilo Machado - Nepe Caminhando com Jesus

 

21h - A transformação moral como consequência do amor vivenciado *

Lili Domingos - NepeUniluz

Amábile Toledo - Nepe Francisco de Assis

Murilo Machado - Nepe Caminhando com Jesus

 

Bloco 2 - 26/09/25 (Sexta)

 

14 h - A Verdade que Liberta: Luz x Trevas - Filipe Pereira (Nepe Casa com Evangelho)

 

15h - “Andar na luz” como consciência espiritual desperta (1Jo 1:5–7)*

Xaxá - Nepe Brasília 

Silvia Andrea - Nepe Alcione 

Hilcimar - Nepe Atitude de amor 

 

16h - A importância do autoconhecimento na reforma íntima*

Olivia Gurgel - SEJA Nepe 

Gustavo Gandolfi - Nepe São Francisco de Assis  

Raoni Floreti - Nepe Paulo de Tarso

 

17h - Ilusão do ego e a verdade do Espírito*

André Fernandes - Nepe Ave Cristo 

Juliete Neira- Nepe Renovando Consciências 

Ângela Tanaka - Nepe Luz Divina

 

18h - A verdade do Espírito imortal e o caminho da regeneração*

Denise Alvarenga - NEPE BRASIL / NEPE BRASÍLIA

Oswaldo Santandrea - Nepe Francisco de Assis 

 

Bloco 3 - 26/09/25 (Sexta)

 

19h - O Amor ao Próximo como Caminho de Salvação - Cris Mascarenhas (Nepe Brasil)

 

20h - Amar o próximo é amar a Deus (1Jo 4:20-21)

Eliana Araújo- Nepe Ubatuba 

Olivia Gurgel - SEJA Nepe

Emanuel Silvestre - Nepe Regeneração

 

21h - A caridade segundo Jesus (Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. XV)

Lisandro Vasconcelos - NepeAuta se Souza 

Conceição Moreira Magalhães - NEPE caminho da luz - Ipatinga/ Minas Gerais

Leonardo Rocha - Nepe Emmanuel /RJ

Márcia - Nepe Emmanuel /RJ

 

22h - A fraternidade universal e a lei de interdependência espiritual

Saulo - NEPE Emmanuel de São Paulo

Tadeu - NEPE Emmanuel de São Paulo

Jade - NEPE Emmanuel de São Paulo

Márcia - NEPE Emmanuel de São Paulo

Silvia - NEPE Emmanuel de São Paulo

 

23h - O serviço ao outro como libertação do egoísmo

Paulo Alves - Nepe Caminhando com Jesus - AME (Associação Médica Espírita)

Satyaki Afonso - ~Satyaki Afonso - AME (Associação Médica Espírita)

Francisco Ferreira - Nepe Bezerra de Menezes 

 

Bloco 4 - 27/09/25 (Sábado)

 

14h - O Espírito e a Superação do Medo – João Marcos (Nepe Alcione) 

 

15h - A libertação pelo amor*

Aldenice - NepeAuta de Souza 

Sylmara Melo - Nepe Paulo e Estevão (Caruaru-PE)

José Soares - Nepe Paulo e Estevão (Caruaru-PE)

 

16h - O medo como resquício da ignorância espiritual

Fabiano Drumond - Nepe Cisco de Deus 

Katrine Barbosa - Nepe Cisco de Deus

AllexManzônia  - NEPE Apóstolo João 

 

17h - A fé raciocinada e a confiança no plano divino*

André Fernandes - Nepe Honório Abreu 

Mônica Cila - Nepe Bittencourt Sampaio 

Leonardo Garcia - Nepe Caminho, Verdade e Vida

 

18h - O acolhimento das provas como degraus evolutivos 

Adriana Claudia Sarmento - Nepe Alcione 

Cristiane Caiafa - NEPE Alcione 

Rosalba Padre - Nepe Fraternidade

 

Bloco 5 - 27/09/25 (Sábado)

 

19h - Os Filhos de Deus: Quem São? - João Alves (Nepe Brasil)

 

20h - A filiação divina como herança do Espírito (1Jo 3:1-2)

Igor Guimarães - Nepe Irmão Francisco 

Melita Andrade -  Nepe Irmão Francisco

Rita Viana - Nepe João Evangelista

 

21h - Reencarnação como caminho para desenvolver o divino em nós

Silvia Andrea - Nepe Alcione

João Marcos - Nepe Alcione 

Amílcar Gomes Pereira- Nepe a Caminho da Luz - 

Três Marias MG.

 

22h - O Espírito em evolução contínua rumo à perfeição

Francesco Andrade - Nepe Saulo a Paulo

Marilda Veiga - Nepe Rodrigo Lobato 

Marcos Veiga - Nepe Rodrigo Lobato 

 

23h - A missão dos encarnados na construção do bem coletivo

Solange Matos - Nepe Consolar e Esclarecer 

Lívia Guimarães -  Nepe Consolar e Esclarecer 

Elaine Heily - Nepe Consolar e Esclarecer 

 

Bloco 6 - 28/09/25 (Domingo)

 

09h - O Pecado como Ignorância Espiritual - Saulo César 

10h - A iniquidade pelo afastamento das leis divinas na consciência 

AllexMazônia - Nepe Apóstolo João 

Diego Aristófanes - Nepe FPB

Marcia Ferreira - NEPE Casa com Evangelho (PT)

 

11h - O pecado como atraso na jornada evolutiva, não como condenação eterna

Daniele Hadermeck - Nepe Renovando Consciências 

Jaime Gianizella - Nepe Renovando Consciências

Cícero Bezerra - NEPE FEPB

 

12h - O arrependimento e a reparação como formas de reequilíbrio

João Marcos - Nepe Alcione 

Norma Oliveira / Vívien Fonseca - Nepe Renovando Consciências 

Eduardo Bridi – Nepe Emmanuel SP

 

13h - O papel da consciência como juiz interno 

Sylmara Melo - Nepe Paulo e Estevão - Caruaru-PE

José Soares - Nepe Paulo e Estevão - Caruaru-PE

Eliana Araújo - Nepe Ubatuba 

 

Bloco 7 - 28/09/25 (Domingo)

 

14h - O Mandato Mediúnico – Aluízio Elias (Miudinho) 

 

15h - Discernir os espíritos: Verdadeiros e Falsos 

Roberto Fonseca - Nepe Anália Franco 

Marcos Tulius - Nepe Amélia Rodrigues

 

16h - O discernimento mediúnico à luz do Espiritismo 

Marcos Paulo - Nepe Cícero Nazareno

Francesco Andrade - Nepe Ave Cristo

Pedro de Paiva (Nepe Renovando Consciências)

 

17h - A vigilância espiritual contra o fanatismo e a mistificação

Nazareth Maciel - Nepe ECAI

Kátia Neves - Nepe ECAI

Isaura Chaves - Nepe ECAI

 

18h - A necessidade do estudo e da moralidade na prática mediúnica

Rosimery Hayden - Nepe Consolar e Esclarecer 

Tiago Leite - NEPE José Grosso

Alessandra Dieguez - NEPE José Grosso 

 

19h – ENCERRAMENTO - César Perri (São Paulo), Filomena Queiroz (Portugal) e Nepeanos

 

Link:

https://youtube.com/playlist?list=PLwXqe5cUTExhUv3TT2MxwIx20Q584vzHD&si=B8Ilfdai1bUwmz1x

(Recebido em emails de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]] e do GEECX)

 

 

Nota: Napoleão: glórias, oscilação entre o bem e o mal, reflexões e meditações no exílio

 

No estudo virtual sobre o livro “A caminho da luz”, realizado no dia 23 de setembro, Cesar Perri deu continuidade aos comentários sobre o capítulo XXII – A Revolução Francesa. No item “Napoleão Bonaparte”, Emmanuel anota: “manteve-se oscilante entre as forças do mal e do bem”, e que o exílio na Ilha Santa Helena “representou para o seu espírito o prólogo das mais dolorosas e mais tristes meditações, na vida do Infinito”.

 Este capítulo terá prosseguimento de análise. A reunião foi dirigida por Pedro Nakano com apoio técnico de Kátia Golinelli.

Trata-se de programa anual do Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo-CCDPE (São Paulo). A reunião foi dirigida por Pedro Nakano.

Esse estudo anual é coordenado por Perri, como reuniões virtuais desenvolvidas às 3as feiras, 20 horas. Trata-se de estudo do livro de autoria do espírito Emmanuel, psicografia de Chico Xavier.

Ficha de inscrição no link:

http://bit.ly/A-Caminho-da-Luz

 

 

(Recebido em emails de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]] e do GEECX)

 

 

Libertação espiritual, por J. Herculano Pires (leia agora!)

Olá! Bom dia!

Tudo bem com você? Espero que sim!

No dia de hoje, comemoramos o nascimento do professor, filósofo, jornalista e escritor J. Herculano Pires.

 


O Correio Fraterno não poderia deixar de recordar essa data para homenagear aquele que foi considerado pela espiritualidade “o melhor metro que mediu Kardec”. Como faz falta Herculano Pires, desencarnado em 1979!

A vasta obra literária de Herculano ainda é desconhecida de grande parte de leitores e estudiosos espíritas e não espíritas. Mas, como afirmava seu amigo, também desencarnado (em 2008), Jorge Rizzini, isso seria mesmo coisa para o futuro, tão à frente que estava Herculano na análise do espiritismo.

Queremos trazer então um presente especial para você que nos acompanha e nos incentiva: www.correiofraterno.com.br/libertacaoespiritual/download

O presente é nosso, mas o conteúdo é de autoria de J. Herculano Pires, num importante olhar sobre O livro dos espíritos e sobre o espiritismo.

Faça download agora, gratuitamente, do e-book Libertação espiritual – uma nova fase da evolução humana:

www.correiofraterno.com.br/libertacaoespiritual/download

O escritor também faz parte da história do Correio Fraterno, com livros e artigos publicados. A ele, a nossa imensa gratidão e as melhores vibrações de alegria... e de muito trabalho, como ele sempre gostava!

Uma excelente leitura!

Um abraço,


Izabel Vitusso

Editora Correio Fraterno

Editora Correio Fraterno

 

 

(Recebido em email de Editora Correio Fraterno [[email protected]])

 

 

Resenha:  Temas atuais, orientações aos Centros, rumos para o movimento espírita

A revista digital “Dirigente Espírita”, tem por objetivo levar assuntos e artigos de interesse e importantes para dirigentes e trabalhadores de órgãos de unificação e de centros espíritas, com o objetivo de sempre ampliar e dinamizar o movimento espírita. Há 36 anos é órgão da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo.

Na edição setembro-outubro/2025, na seção Perfil, João Thiago de Oliveira Garcia, é o nosso entrevistado.

Matéria relembra que sob coordenação da recém-criada União Social Espírita, era realizado em São Paulo, o Congresso que iria dar novos rumos ao movimento espírita brasileiro. De 31 de outubro a 5 de novembro de 1948, aconteceu o Congresso Brasileiro de Unificação Espírita. Dele, um ano depois, aconteceria o chamado Pacto Áureo. Antonio Cesar Perri de Carvalho, ex-presidente da USE e da FEB, traz sua contribuição com o questionamento sobre O Pacto Áureo é atual? Marco Milani escreve sobre “As características do verdadeiro espírita” e sobre “Um rumo possível do movimento espírita”.

Norberto Tomasini considera que está em alta no Brasil, o interesse pela espiritualidade. O tema “Atendimento espiritual e suicídio: mitos e verdades” é tratado em artigo elaborado por equipe.

Em Circuito Aberto, as informações dos Departamentos da Diretoria Executiva da USE sobre temas das diferentes funções do centro espírita.

Acesse a revista pelo link:

https://usesp.org.br/wp-content/uploads/2025/09/reDE-208.pdf

 

 

(Recebido em emails de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]] e do GEECX)

 

 

Informe Luz Espírita N° 281 –

Sexta-feira, 19 de setembro, 2025

 

ACESSE AQUI:

https://www.luzespirita.org.br/informe/informe.html

 

 

 

(Informação em email de Domingos B. Rodrigues [[email protected]])

 

 

Lançamento | O 2º volume da série "Autismo e Espiritismo"

 

ACESSE AQUI:

https://www.oclarim.com.br/?gad_source=1&gad_campaignid=22186496295&gbraid=0AAAAADo4GGTj1zpZG4BydoHIsOqNC-I0t&gclid=Cj0KCQjwuKnGBhD5ARIsAD19RsaIB6DzmrUqb3K3grJB5cHfZfZx2asjpM7E-WHoaZFhTMnmrXhmUL8aAoTxEALw_wcB

 

 

 

 

Casa Editora O Clarim

Lançamento | O 2º volume da série "Autismo e Espiritismo"

 

 

ACESSE AQUI:

https://www.oclarim.com.br/

 

 

 

Revista digital Dirigente Espírita, órgão da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo. Acesse abaixo:

 

CLIQUE AQUI:

https://usesp.org.br/

 

 

Ismael, boa tarde!

segue a edição #208, setembro/outubro 2025, da revista digital Dirigente Espírita, órgão da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, que está completando 35 anos de contínua divulgação. Abs.

 

A.J.Orlando

Editor da revista digital Dirigente Espírita

 

 

 

6º Encontro Amigos da Boa Nova em Sorocaba!

Vem aí o 6º Encontro Amigos da Boa Nova em Sorocaba!

Um dia de acolhimento, reflexões e inspiração sobre um dos temas mais importantes da vida: a família.

4 de outubro | Das 9h às 16h

Instituto Maria Claro – Sorocaba/SP - Rua João Wagner Wey, 1240

Com o tema “Laços que curam – Família no caminho da evolução”, o evento traz palestras e vivências sobre saúde mental, perdão, reconciliação, missão dos pais, adoção e muito mais!

Presenças confirmadas:

Adeilson Salles, Adriana Morales, Raquel Bacchiega, Celina Sobral, Rafael Papa, Nando Garcia, Priscila de Paula, palestra musicada de André Gandolfo e apresentação musical de Kethelin Cocchi.

Garanta já o seu ingresso em: mundomaior.com.br

Vamos juntos fortalecer os laços que curam?



--

https://ci3.googleusercontent.com/mail-sig/AIorK4ywm-eqUTpo7xWsyAhs0iK5D7SlMkZ7OtFv_ft4Gv1unVn3IGiDu43rdoJsLwBohlwHo1lFPMGxpP2T

 

 

(Recebido em email de  Erika Silveira - FEAL [[email protected]])

 

 

Correio Espírita - Jornal de setembro de 2025

 Problemas com a mensagem? visualize no navegador.

 

Image

 

Jornal Correio Espírita de setembro de 2025

 

Olá

 

Destaques:

- Ciência investiga cartas mediúnicas e aponta alta precisão;

- Mortes bruscas e as consequências para a alma;

- O bem e o mal;

- Por que erramos?

Tudo isso e muito mais no Correio Espírita.

www.correioespirita.org.br

Assinaturas on-line, leia pelo site por apenas R$ 30,00 anuais.

 

Assine via pix: 07293460000102 (Entre emcontato conosco)

 

 

Image

Facebook

Twitter

Instagram

 

(Recebido em email de Correio Espírita [[email protected]]

 

 

APES: programa de atividades espiritualistas SETEMBRO 2025

Paris, França

Chère Madame, Cher Monsieur, 

 

La période estivale se termine. Nous espérons que chacun de vous a pu profiter d'une météo agréable et d'un moment ressourçant. Pour beaucoup, ce sera le retour aux activités personnelles, familiales, professionnelles et spirituelles. 

Pour vous permettre de vous ressourcer dans l'étude et la compréhension de notre vie sur terre, et de sa continuité dans le monde spirituel, notre centre spirite APES, vous invite à venir et à partager la connaissance spirite dans un moment agréable  d'étude et d'Assistance Spirituelle, en assistant à nos cycles d'exposés sur de thèmes spirites divers et variés. 

 

Voici un petit résumé de nos exposés :

 

Les études mensuelles sur les les concepts, les principes et les valeurs moraux du Spiritisme : entrée libre et gratuite

- Le vendredi 05 et samedi 06 septembre 2025 : L'étude du Livre des Médiums (Allan Kardec), Partie 2 : des manifestations spirites, Chapitre 5 : Théorie des manifestations spirites : Bruits, tapages et perturbations.  

 - Le vendredi 19 et samedi 06 septembre 2025 : L'étude du livre La GENESE selon le spiritisme (Allan Kardec), chapitre 2 : Dieu, "Existence de Dieu : réflexions spirites".

 

Les thèmes spirites qui nous interpellent sur la nôtre existence en tant qu'Esprit en évolution : entrée libre et gratuite.

- Le vendredi 12 et samedi 13 septembre 2025 : Le Livre des Esprits (Allan Kardec), livre 2, chapitre 8 : Sommeil et les Rêves :  "Comment pouvons nous juger de la liberté de l'Esprit pendant le sommeil", 

- Le vendredi 26 et samedi 27 septembre 2025 : L'Evangile selon le Spiritisme (Allan Kardec), chapitre 13 : Instructions des Esprits:  "Comment puis-je faire la charité ? Souvent je n'ai pas même le nécessaire." Communication d'un esprit protecteur. 

 

Pour plus d'information, veuillez trouver en pièce jointe le programme détaillé de ces activités pour les mois de SEPTEMBRE 2025.

ou consulter n'hésitez pas à consulter notre site www.apes-asso.fr 

ou nous contacter :  [email protected] ou par téléphone 07 82 09 7158 (merci de laisser votre message)

 

Au plaisir de vous accueillir et partager avec vous ces moments d'étude et de connaissance spirite.

 

Cordialement

 

Anita BECQUEREL

Présidente de l'APES

A.P.E.S. - Association Parisienne d'Etudes Spirites
Construire aujourd'hui l'Homme de demain.

Nous vous accueillons au 22 rue des laitières 94300 Vincennes
chaque vendredi soir à partir de 19h30 et
chaque deuxième et dernier samedi du mois à partir de 14h30
sauf jours fériés.

Plus d'information par téléphone au 0141 931 708 et
sur notre site internet
http://www.apes.asso.fr

 

TRADUÇÃO PARA O PORTUGUÊS ATRAVÉS DO GOOGLE

Prezado(a) Senhor(a),

 

A temporada de verão está chegando ao fim. Esperamos que todos tenham aproveitado o clima agradável e um momento revigorante. Para muitos, este será o retorno às atividades pessoais, familiares, profissionais e espirituais.

Para ajudá-lo(a) a recarregar as energias através do estudo e da compreensão de nossa vida terrena e sua continuidade no mundo espiritual, nosso Centro Espiritualista, APES, convida você a compartilhar o conhecimento espiritualista em um agradável momento de estudo e Assistência Espiritual, participando de nossa série de apresentações sobre diversos e variados temas espiritualistas.

 

Aqui está um breve resumo de nossas apresentações:

 

Estudos mensais sobre os conceitos, princípios e valores morais do Espiritismo: entrada gratuita

- Sexta-feira, 5 de setembro, e sábado, 6 de setembro de 2025: Estudo de O Livro dos Médiuns (Allan Kardec), Parte 2: Manifestações Espíritas, Capítulo 5: Teoria das Manifestações Espíritas: Ruídos, Perturbações e Distúrbios.

 

- Sexta-feira, 19 de setembro e sábado, 6 de setembro de 2025: Estudo do livro A GÊNESIS Segundo o Espiritismo (Allan Kardec), Capítulo 2: Deus, "Existência de Deus: Reflexões Espíritas".

 

Temas espíritas que nos desafiam sobre nossa existência como Espíritos em evolução: entrada franca.

- Sexta-feira, 12 de setembro e sábado, 13 de setembro de 2025: O Livro dos Espíritos (Allan Kardec), Livro 2, Capítulo 8: Sono e Sonhos: "Como podemos julgar a liberdade do Espírito durante o sono?"

- Sexta-feira, 26 de setembro e sábado, 27 de setembro de 2025: O Evangelho Segundo o Espiritismo (Allan Kardec), Capítulo 13: Instruções dos Espíritos: "Como posso fazer caridade? Muitas vezes, nem tenho o que preciso." Comunicação de um espírito protetor.

 

Para mais informações, segue em anexo o programa detalhado dessas atividades para o mês de setembro de 2025.

Ou visite nosso site www.apes-asso.fr

Ou entre em contato conosco: [email protected] ou pelo telefone +33 7 82 09 7158 (deixe uma mensagem).

 

Aguardamos ansiosamente sua visita e compartilharemos esses momentos de estudo e conhecimento espiritualista.

 

Atenciosamente,

 

Anita Becquerel

Presidente da APES

APES - Associação Parisiense de Estudos Espíritas

Construindo o Homem de Amanhã Hoje.

 

Recebemos vocês na rue des laitières, 22, 94300 Vincennes,

todas as sextas-feiras à noite, a partir das 19h30, e

todo segundo e último sábado do mês, a partir das 14h30,

exceto feriados.

 

Para mais informações, ligue para 0141 931 708 ou visite nosso site http://www.apes.asso.fr

 

 

 

 

 

(Recebido em email de Association Parisienne d'Etudes Spirites [[email protected]])

 

 

ESTÁ DISPONÍVEL NA INTERNET O JORNAL “O IMORTAL” DE SETEMBRO (se puder, divulgue)

Amigo(a) das lides espíritas:

Leia a edição de setembro, que traz, entre várias matérias, uma entrevista com Mônica Bueno de Araújo Dabus, de Bauru-SP, a médium que psicografou o romance “O Sol da Verdade", sobre a vida de Jan Hus.

O acesso ao jornal é gratuito. Para acessar a edição, clique aqui: https://www.jornaloimortal.com.br/Home

Muito obrigado pela divulgação que puder fazer em sua Casa Espírita e junto a amigos e familiares.

Um forte abraço e ótima semana para todos os seus.

 


Astolfo O. de Oliveira Filho

Av. Saíra Prateada, 62 - Condomínio Golden Garden

86701-865 - Arapongas, PR

 

 

 

 

ACESSE SE E QUANDO QUISER:  

1. Blog Espiritismo Século XXI – http://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com.br/

2. Revista O Consolador - https://www.oconsolador.com.br/  

3. EVOC Editora - http://www.oconsolador.com.br/editora/evoc.htm  

4. Jornal O IMORTAL - http://www.jornaloimortal.com.br/Home

 

(Recebido em email de Astolfo Olegário Oliveira Filho [[email protected]])

 

 

Jornal AGENDA CRISTÃ - Rancharia (SP) - Setembro.2025

(Recebido em email de  Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])  

 

 

Palestras na Instituicao Beneficente Nosso Lar –

 IBNL Setembro 2025. São Paulo, capital

Paz e saúde!

Caro Ismael Gobbo, segue em anexo a programação de palestras do mês de setembro de 2025 da IBNL  e os links das palestras comemorativas do aniversário de 79 anos da Instituição Beneficente Nosso Lar, no mês de agosto 😃 

Inscrevam-se no nosso canal, divulguem as palestras e a Doutrina Espírita :)

Abraço fraterno,

Clodoaldo de Lima Leite 

Presidente da IBNL

 

"...Para isso, estudemos Allan Kardec, ao clarão da mensagem de Jesus Cristo, e, seja no exemplo ou na atitude, na ação ou na palavra, recordemos que o Espiritismo nos solicita uma espécie permanente de caridade – a caridade da sua própria divulgação”.  

Emmanuel,  psicografia Chico Xavier e Waldo Vieira, livro Estude e Viva.

 

- Palestra com Heloísa Pires, tema: "Vida e obra de Herculano Pires":

https://www.youtube.com/watch?v=4wUwzpQQqGg

 

- Palestra com Allan Vilches, tema: "A alegria de viver"

https://www.youtube.com/watch?v=XnXTdL3V2V4

 

- Palestra com Sérgio Felipe de Oliveira, tema:"Os valores da alma e os passos para a felicidade"

https://www.youtube.com/watch?v=M2xAGHVZh5o

 

- Palestra com Adalberto Coelho, tema:" IBNL e a assistência social espírita"

https://www.youtube.com/watch?v=a6g4dFYXOtE

 

 

NOVIDADE TODO PRIMEIRO SÁBADO DO MÊS TEREMOS O: CAFÉ CULTURAL. ☕ – Temas da Atualidade à Luz do Espiritismo

 

Primeiro Encontro:

 

✨ Inteligência Artificial sob o Olhar da Filosofia Espírita

 

Com café fresco, chá quentinho, bolo de fubá e outras delícias, vamos, na nossa roda de conversa, bater um papo sobre como a Inteligência Artificial vem transformando nossas vidas — e o que a filosofia espírita tem a nos dizer sobre essa revolução.

 

Neste primeiro encontro, o foco será a surpreendente capacidade de persuasão das IAs:

 

Como ela nos influencia? O que isso revela sobre nossa liberdade e consciência? Quais os possíveis caminhos éticos e espirituais diante dessa nova realidade?

 

📅 Quando? Sábado, 6 de setembro (e todo primeiro sábado do mês)

⏰ Horário: 10h30

📍 Onde? No salão fonte viva

Coordenador Júlio de Ló, autor do Livro Sedução Algoritimica, um dos.finalistas do Prêmio Jabui (ilustrações).

 

É só chegar, pegar seu café ou chá, se acomodar na roda e sentir-se em casa.

 

Você é nosso convidado especial. Esperamos por você!

 

(se quiser trazer um bolo ou salgado, fique à vontade! ️)

 

 

 

 

 

(Recebido em email de Clodoaldo Leite [[email protected]])

 

 

Campanha dia das crianças – Gepar

Piratininga, Niterói, RJ

 

ACESSE AQUI:

https://geparpromocaointegral.org.br/so/9aPaBuD73?languageTag=pt&cid=e88290f4-5f91-4ef9-a6ef-c667a09554bd

 

 

Edição 123 da Folha Espírita Francisco Caixeta

Araxá, MG

 

ACESSE AQUI:

http://www.espiritacaixeta.org.br/folha/Fol123.pdf

 

(Recebido em email de Folha Espírita Francisco Caixeta [[email protected]])

 

 

Notícias - Vem aí a 1ª Feira de Profissões PROF.Jovem!

Acesse no link abaixo:

 

CLIQUE AQUI:

https://geparpromocaointegral.org.br/so/eePXqlvmu?languageTag=pt&cid=e88290f4-5f91-4ef9-a6ef-c667a09554bd

 

 

 

Evangelho sem fronteiras.

Estudos com diversos países



www.elsarossi.com

Let's promote the creation of small family groups for the study of the Gospel at Home, that is the key for World Peace.☘  

 PPlease do not print this unless you really need to.

 

(Informação de Elsa Rossi)

 

 

Projeto Germinar

Acesse abaixo:

Amigos.  Nossa Claudia Werdine, fundadora dos SEMBRADORES DE LUZ, tem o prazer de partilhar com você o Projeto Germinar, lançado recentemente por Sembradores de Luz. Este projeto aborda como podemos estabelecer um grupo de apoio para gestantes no centro espírita. A gravidez é o início de uma nova reencarnação. Como centros espíritas, somos chamados a apoiar não só os espíritos que chegam, mas também os corações que os acolhem. Lançar este projeto é servir a vida, desde o início. Pode nos ajudar a divulgar

https://www.instagram.com/reel/DMcdXWfx90D/?igsh=cXR4b3J5amtlODA3

 

https://sembradoresluz.org/pt/projeto-germinar/

English

https://www.instagram.com/reel/DL8QrZOh1Ve/?igsh=enV5Z2NtZ3U4NHBx

 

https://sembradoresluz.org/en/project-germinate/



www.elsarossi.com

Let's promote the creation of small family groups for the study of the Gospel at Home, that is the key for World Peace.☘  

 PPlease do not print this unless you really need to.

 

(Recebido em email de Elsa Rossi [[email protected]])

 

 

Jornal Momento Espírita - edição de julho

Centro Espírita Amor e Caridade. Bauru, SP

 

Acesse aqui:

https://ceac.org.br/wp-content/uploads/2025/07/Jornal-Momento-Esp-Julho-25-min.pdf

 

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi [[email protected]])

 

 

Site da Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Clique aqui:
https://www.febnet.org.br/portal/

 

 

PALESTRA PÚBLICA NA FEB/ PROGRAMAÇÃO

SEMANAL 28 DE SETEMBRO A 4 DE OUTUBRO

ACESSE AQUI:

https://www.febnet.org.br/portal/2025/09/26/palestra-publica-na-feb-programacao-semanal-28-de-setembro-a-4-de-outubro/

 

 

 

FEP- Federação Espírita do Paraná

Curitiba

Clique aqui:
http://www.feparana.com.br/

 

 

 

 

 

 

FEEGO- Federação Espírita do Estado de Goiás

Goiânia

 

Clique aqui:

https://www.facebook.com/feego.oficial/?locale=pt_BR

 

 

 

FEETINS- Federação Espírita do Estado do Tocantins

Palmas

 

Clique aqui:

https://www.facebook.com/feetins/?locale=pt_BR

 

 

 

 

Abrigo Ismael

Araçatuba, SP

Quer ajudar o Abrigo e não sabe como?

Doando sua nota fiscal paulista, você estará ajudando nossas vovós. Faça a doação on line de seu cupom fiscal para o Abrigo Ismael! É fácil, rápido, você ajuda a entidade e ainda tem 2,5 vezes mais chances de ser sorteado!

 

(Copiado de https://web.facebook.com/abrigoismael/?locale=pt_BR&_rdc=1&_rdr)

 

 

 

Reflexão, extraída do livro “Richard Simonetti –

O Pensamento” - Vol 1

 

Reflexão, extraída do livro “Richard Simonetti - O Pensamento” - Vol.1

Organizado por Álvaro Pinto de Arruda. 

https://www.editoraceac.com.br/loja/produto/o-pensamento

WhatsApp- Editora

14 99164-6875

 

 

 

(Recebido em email de Tânia Simonetti [[email protected]])

 

 

O Consolador. Revista Semanal de Divulgação Espírita.  Londrina, PR. Acesse abaixo:

 

CLIQUE AQUI:

http://www.oconsolador.com.br/ano19/942/principal.html

 

 

 

 

 

Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier

Boletim semanal – Ano XI. 5a semana de Setembro de 2025

GEECX_LogoOriginal.png

 

GEECX_LogoOriginal.png

Significado do setembro amarelo e a valorização da vida; Napoleão: glórias, oscilação entre o bem e o mal, reflexões e meditações no exílio; Valor da existência corpórea; Objetivos da encarnação, os espíritos superiores e os inferiores; Você é o que pensa; Temas atuais, orientações aos centros, rumos para o movimento espírita; Vidas sucessivas

 

Artigo:

- Significado do setembro amarelo e a valorização da vida:

https://grupochicoxavier.com.br/significado-do-setembro-amarelo-e-a-valorizacao-da-vida/

 

Notícias:

-Napoleão: glórias, oscilação entre o bem e o mal, reflexões e meditações no exílio:

https://grupochicoxavier.com.br/napoleao-glorias-oscilacao-entre-o-bem-e-o-mal-reflexoes-e-meditacoes-no-exilio/

 

 

Vídeos:

-Valor da existência corpórea:

https://grupochicoxavier.com.br/valor-da-existencia-corporea/

 

- Objetivos da encarnação, os espíritos superiores e os inferiores:

https://grupochicoxavier.com.br/objetivos-da-encarnacao-os-superiores-e-os-inferiores/

 

-Você é o que pensa:

https://www.youtube.com/live/2SlKul9PCoo?si=5hG1mTVHVluJWDOE

Bibliografia:

- Temas atuais, orientações aos centros, rumos para o movimento espírita:

https://grupochicoxavier.com.br/temas-atuais-orientacoes-aos-centros-rumos-para-o-movimento-espirita/

 

Mensagem

Vidas sucessivas:

https://grupochicoxavier.com.br/vidas-sucessivas/

 

o0o

A preocupação de Jesus pela multidão necessitada continua viva, através do tempo” – Emmanuel.

(Xavier, Francisco Cândido. Pelo espírito Emmanuel. Pão nosso. Cap. 124. FEB).

 

 

o0o

Com fraternal abraço,

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Recebido em emails de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]] e do GEECX)


 

Urbano de Assis Xavier

(28-08-1912/ 31-10-1959)

Nascido na cidade de Esplanada, Estado da Bahia, aos 28 de agosto de 1912, e desencarnado na cidade de Marília Estado de São Paulo, no dia 31 de outubro de 1959.

 

Urbano de Assis Xavier era filho de Francisco Xavier de Souza e Francisca Assis Xavier.

 

Formou-se em Odontologia em Salvador, Bahia, vindo para São Paulo em 1934, tendo começado sua vida profissional em Santa Ernestina, pequena cidade da zona araraquarense, situada neste mesmo Estado.

 

Contraiu matrimônio na própria cidade em que se estabeleceu, no dia 9 de janeiro de 1935, com Dona Albertina Ferreira, natural da mesma. Nessa época o casal era católico praticante; ele era congregado mariano e ela filha de Maria. Logo após o casamento começaram a surgir fatos estranhos em sua própria residência, os quais, mais tarde, quando devidamente analisados, foram comprovados como sendo fenômenos psíquicos.

 

O desenvolvimento de sua mediunidade foi espontâneo, tendo nessa época deixado a pequena cidade, surpreendendo os seus companheiros de congregação. Tratava-se de mediunidade psicofônica inconsciente, ou seja, dos que não guardam lembrança das comunicações dadas por seu intermédio. Transformava-se o seu semblante de tal maneira ao receber o espírito comunicante, que este era facilmente reconhecido pelas pessoas presentes, sem necessidade de o espírito declinar seu nome. Muitas vezes se transfigurava a tal ponto que refletia os mínimos traços do espírito comunicante.

 

Nos últimos anos, teve desenvolvida a mediunidade de voz direta, caindo em transe enquanto os espíritos falavam diretamente com os presentes, vibrando a voz em pleno ar. Muitas pessoas tiveram a oportunidade de palestrar com seus entes queridos através desse maravilhoso fenômeno, em sessões realizadas em Marília.

 

Possuía, também, em alto grau, a mediunidade curadora, tendo realizado curas espantosas, como foram atestadas por muitas pessoas. Ele seguia com rigor as recomendações de Jesus Cristo, no sentido de "dar de graça o que de graça se recebe", por isso estava sempre pronto para atender aos necessitados, mesmo que isso fosse em sacrifício dos seus interesses pessoais ou profissionais.

 

Urbano de Assis Xavier foi discípulo de Caírbar Schutel - o apóstolo de Matão. Recebeu desse seareiro bastante auxílio e incentivos para prosseguir na nova fase de sua vida. Tanto ele como sua esposa Dona Albertina tornaram-se espíritas devido à intensidade e autenticidade dos fenômenos produzidos, e, dali por diante jamais se afastaram dos princípios contidos na Codificação Kardequiana.

 

Era portador de vários ramos mediúnicos, notadamente: audição, psicografia, psicofonia, cura, voz direta e materialização. Por seu intermédio vários espíritos de médicos se comunicavam e faziam trabalhos de cura, de relevante importância.

 

Foi também conhecido como abalizado conferencista espírita, tendo proferido palestra em várias instituições doutrinárias.

 

Vítima de um derrame cerebral, ficou durante três anos parcialmente imobilizado, porém soube suportar com resignação e estoicismo essa enfermidade, o que fez até o dia 31 de outubro de 1959, quando desencarnou.

 

Urbano de Assis foi, pois, um dos grandes valores do Espiritismo. Foi pai extremoso, esposo exemplar, um homem dotado de elevado senso de responsabilidade e de moral inatacável. Seus filhos foram: Edna, Célia, Sóstenes, Guttemberg, Alcione, Demóstenes e Walter.

 

LUCENA, Antônio de Souza e GODOY, Paulo Alves. Personagens do Espiritismo. Edições FEESP, 1982. 1ª edição, SP.

 

 

(Copiado de: http://www.feparana.com.br/topico/?topico=717)

https://www.noticiasespiritas.com.br/2023/SETEMBRO/28-09-2023_arquivos/image061.jpg

Urbano de Assis Xavier, pai de Célia Xavier Camargo

Copiada de http://ismaelgobbo.blogspot.com/2010_12_25_archive.html   

https://www.noticiasespiritas.com.br/2023/SETEMBRO/28-09-2023_arquivos/image062.jpg

Célia Xavier Camargo

Leia o  Focalizando o Trabalhador Espírita Célia Xavier Camargo

http://ismaelgobbo.blogspot.com/2010_12_25_archive.html

schutel

Cairbar Schutel

Foto “O Clarim”, Matão, SP 

 

 

 

HOMENAGEM

 

Carlos Batista
(24/09/1914 – 17/06/1987)

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/MAIO/22-05-2021_arquivos/image039.jpg

Carlos Batista

Imagem do livro Obra de Vultos, volume 1

 

Biografia elaborada por: Mércia Batista Neves e Marli Batista Torres

Carlos Batista nasceu aos 24 dias do mês de setembro de 1914, em Palmares, SP, filho de pais pobres: o Sr. José Batista, pedreiro, e D. Idalina Celestino Batista, do lar.

Em 1928, quando contava com apenas 14 anos, mudou-se para Guararapes, iniciando, ali, uma nova fase de sua vida.

Foi nesta terra, que ele consagrou como sua, onde se encaminhou para a profissão que abraçou e exerceu durante toda a sua vida – carpinteiro, a mesma de José e Jesus.

Em Guararapes, conheceu a que viria a ser sua esposa, a jovem Yolanda Minsoni, nascida em Taquaritinga, SP, em 2 de maio de 1916, também filha de pais pobres: Afonso Minsoni, primeiro lixeiro de Guararapes, e Emília Gabas, do lar.

Casaram-se em 27 de julho de 1935, ambos com o desejo de constituir, com muito otimismo e fé, um lar verdadeiramente cristão.

Desta união, ali­cerçada nos princípios da Doutrina Espírita, sempre vivida com muita humildade, caridade, amor e trabalho, Carlos e Yolanda foram instrumentos que possibilitaram vir à reencarnação nove filhos, que, certamente, amarão para todo o sempre: Wladimir, casado com Aurora; Mirna, casada com José; Edmir, casado com Encarnação; Mércia, casada com Arnaldo; Marli, casada com Mário; Márcia, casada com Valter; Mara, casada com Renato Carlos; Myldrea, casada com Milton e Magda.

Esses filhos, igualmente criados dentro dos ensinamentos de Jesus, além das lições recebidas no lar, pelos exemplos de seus pais, logo cedo foram encaminhados à escola infantil de moral cristã, às aulas da mocidade espírita e, posteriormente, freqüentando às reuniões evangélico-doutrinárias no centro espírita “Dr. Adolfo Bezerra de Menezes”.

No Plano Espiritual, onde ambos se encontram, podem ver e sentir que as sementes plantadas nos corações de seus filhos, floresceram, pois todos trabalham na seara espírita, seja levando os ensinamentos de Jesus através da palavra, dos atos e sentimentos, quer através da assistência material, atendendo os menos favorecidos, através das obras a que se dedicam em seus grupos espíritas, nas cidade de São Paulo, São Bernardo do Campo, Araçatuba, Guararapes, Mirandópolis e Miranda (MS).

Muito jovem, Carlos Batista, juntamente com seus pais, seu irmão Hilário Batista e vários outros companheiros fundaram o Grupo Espírita “Dr. Adolfo Bezerra de Menezes”, em 5 de maio de 1941, fazendo parte da diretoria como 2.o Secretário.

Sempre trabalhando naquela casa espírita, integrou a diretoria inúmeras vezes, em cargos variados, como consta nos livros de atas do C. E. Bezerra de Menezes.

E, assim, durante sua existência terrena, esteve sempre presente e atuante com seu trabalho, pugnando para o crescimento e engrandecimento da doutrina espírita e do movimento espírita em diversas atividades:

– como membro componente da diretoria do Centro em quase todas as suas gestões;

– trabalhando como médium psicofônico nas sessões de doutrinação dos espíritos;

– angariando fundos para a construção da primeira sede do centro, na Rua Seis de Junho s/n.o. E, posteriormente, para a construção da atual sede, na Rua 6 de junho, 287;

– doando seu trabalho braçal como carpinteiro, nas construções acima citadas, e também na construção do Albergue Noturno, atual Casa Assistencial “Francisco Cândido Xavier” e do Lar “Bezerra de Menezes”, que abrigava meninas órfãs, onde desempenhou a tarefa de diretor do mesmo, hoje extinto;

– em favor da divulgação da Doutrina Espírita, por três anos consecutivos, trabalhou na montagem dos barracões em madeira, onde funcionou a feira do livro espírita, em Guararapes.

Durante toda a vida, cultivou um grande número de amigos, principalmente no meio espírita, onde sempre se destacou pela sua bondade, lealdade, honestidade, afabilidade e nobreza de caráter.

Faleceu na cidade de Guararapes, em 17 de junho de 1987, deixando em todos os que o conheceram um misto de saudade, amor e reconhecimento por ter sido um trabalhador que sempre dignificou a Doutrina Espírita.

Sua esposa, Sra. Yolanda Minsoni Batista, também se constituiu num dos sólidos baluartes da doutrina em nossa cidade, idealizando e dirigindo a Campanha do Quilo “Irmã Scheila” por vários anos e como presidente do C.E. Bezerra de Menezes” por várias gestões, dedicando todo seu amor nas reuniões de doutrinação de espíritos e no trabalho de vibração aos doentes do corpo e também do espírito, integrando o grupo de atendimento às gestantes, na confecção de enxoval de recém-nascidos.

Yolanda desencarnou em 20 de dezembro de 1993, deixando também um rastro de amor e gratidão em todos os corações que soube conquistar com seu trabalho e dedicação.

Que Carlos Batista e Dona Yolanda Minsoni Batista recebam, onde ­estiverem, nosso preito de amor por terem trabalhado pela Doutrina Espírita em nossa cidade de Guararapes e por terem sido verdadeiros obreiros do senhor nesta jornada evolutiva.

 

 

(Copiado http://www.universoespirita.org.br/catalogo/literatura/textos/ISMAEL%20GOBI/obras_de_vultos/carlos_batista.htm)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/MAIO/22-05-2021_arquivos/image040.jpg

Estação original de Guararapes, SP. Sem data. (Memorial dos Municípios/FB)

Imagem copiada de http://www.estacoesferroviarias.com.br/g/fotos/guararapes9401.jpg

 

 

O Sr.   Carlos   Batista aportou  na cidade de Guaurarapes

 em 1928, quando  contava com  14 anos  de  idade vindo

de Palmares, SP. 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/MAIO/22-05-2021_arquivos/image041.jpg

Carlos Batista e a esposa D. Yolanda

Imagem do livro Obra de Vultos, volume 1.

http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/MAIO/22-05-2021_arquivos/image042.jpg

Carlos Batista, com a família.

Imagem do livro Obra de Vultos, volume 1.

http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/MAIO/22-05-2021_arquivos/image043.jpg

Sr. Carlos Batista e D. Yolanda M. Batista com a família de Mércia Batista Neves por ocasião de suas Bodas de Ouro

Imagem do acervo de Mércia Batista Neves.

http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/MAIO/22-05-2021_arquivos/image044.jpg

Público na apresentação da peça Teatral no “Allan Kardec, o homem universal”, no C.E.Bezerra de Menezes de Guararapes, SP,  em julho de 2007, com componentes da Aliança Espírita “Varas da Videira” de Araçatuba, SP.

 Foto do arquivo de Ismael Gobbo

 

 

 

 

Muito    jovem,  Carlos    Batista,  juntamente   com  seus pais,

Seu  irmão  Hilário  Batista  e  vários  outros       companheiros

fundaram o Grupo Espírita “Dr. Adolfo Bezerra de Menezes”,

em 5 de maio de 1941.

http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/MAIO/22-05-2021_arquivos/image045.jpg

Público na apresentação da peça Teatral no “Allan Kardec, o homem universal”, no C.E.Bezerra de Menezes de Guararapes, SP,  em julho de 2007, com componentes da Aliança Espírita “Varas da Videira” de Araçatuba, SP.

 Foto do arquivo de Ismael Gobbo

 

 

Muito    jovem,  Carlos    Batista,  juntamente   com  seus pais,

Seu  irmão  Hilário  Batista  e  vários  outros       companheiros

fundaram o Grupo Espírita “Dr. Adolfo Bezerra de Menezes”,

em 5 de maio de 1941.

http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/MAIO/22-05-2021_arquivos/image046.jpg

Público na apresentação da peça Teatral no “Allan Kardec, o homem universal”, no C.E.Bezerra de Menezes de Guararapes, SP,  em julho de 2007, com componentes da Aliança Espírita “Varas da Videira” de Araçatuba, SP.

 Foto do arquivo de Ismael Gobbo

 

 

Muito    jovem,  Carlos    Batista,  juntamente   com  seus pais,

Seu  irmão  Hilário  Batista  e  vários  outros       companheiros

fundaram o Grupo Espírita “Dr. Adolfo Bezerra de Menezes”,

em 5 de maio de 1941.

http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/MAIO/22-05-2021_arquivos/image047.jpg

Apresentação da peça Teatral no “Allan Kardec, o homem universal”, no C.E.Bezerra de Menezes de Guararapes, SP,  em julho de 2007, com componentes da Aliança Espírita “Varas da Videira” de Araçatuba, SP. Direção de Ofélia Candil.  Foto do arquivo de Ismael Gobbo

 

 

Muito    jovem,  Carlos    Batista,  juntamente   com  seus pais,

Seu  irmão  Hilário  Batista  e  vários  outros       companheiros

fundaram o Grupo Espírita “Dr. Adolfo Bezerra de Menezes”,

em 5 de maio de 1941.

http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/MAIO/22-05-2021_arquivos/image048.jpg

Apresentação da peça Teatral no “Allan Kardec, o homem universal”, no C.E.Bezerra de Menezes de Guararapes, SP,  em julho de 2007, com componentes da Aliança Espírita “Varas da Videira” de Araçatuba, SP. Direção de Ofélia Candil.  Foto do arquivo de Ismael Gobbo

 

Muito    jovem,  Carlos    Batista,  juntamente   com  seus pais,

Seu  irmão  Hilário  Batista  e  vários  outros       companheiros

fundaram o Grupo Espírita “Dr. Adolfo Bezerra de Menezes”,

em 5 de maio de 1941.

http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/MAIO/22-05-2021_arquivos/image049.jpg

Apresentação da peça Teatral no “Allan Kardec, o homem universal”, no C.E.Bezerra de Menezes de Guararapes, SP,  em julho de 2007, com componentes da Aliança Espírita “Varas da Videira” de Araçatuba, SP. Direção de Ofélia Candil.  Foto do arquivo de Ismael Gobbo

http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/MAIO/22-05-2021_arquivos/image050.jpg

Apresentação da peça Teatral no “Allan Kardec, o homem universal”, no C.E.Bezerra de Menezes de Guararapes, SP,  em julho de 2007, com componentes da Aliança Espírita “Varas da Videira” de Araçatuba, SP. Direção de Ofélia Candil.  Foto do arquivo de Ismael Gobbo

 

 

Muito    jovem,  Carlos    Batista,  juntamente   com  seus pais,

Seu  irmão  Hilário  Batista  e  vários  outros       companheiros

fundaram o Grupo Espírita “Dr. Adolfo Bezerra de Menezes”,

em 5 de maio de 1941.

http://www.noticiasespiritas.com.br/2021/MAIO/22-05-2021_arquivos/image051.jpg

Apresentação da peça Teatral no “Allan Kardec, o homem universal”, no C.E.Bezerra de Menezes de Guararapes, SP,  em julho de 2007, com componentes da Aliança Espírita “Varas da Videira” de Araçatuba, SP. Direção de Ofélia Candil.  Foto do arquivo de Ismael Gobbo

 

 

Muito    jovem,  Carlos    Batista,  juntamente   com  seus pais,

Seu  irmão  Hilário  Batista  e  vários  outros       companheiros

fundaram o Grupo Espírita “Dr. Adolfo Bezerra de Menezes”,

em 5 de maio de 1941.

 

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2021/SETEMBRO/24-09-2021_arquivos/image059.jpg

Luar. Foto: Ismael Gobbo

 

Deus

 

 

Eurípedes Barsanulfo

O Universo é obra inteligentíssima; obra que transcende a 
mais genial inteligência humana; e, como todo efeito 
inteligente tem uma causa inteligente, é forçoso inferir que a
do universo é superior a toda inteligência; é a inteligência das
inteligências; a causa das causas; a lei das leis; o princípio dos
princípios; a razão das razões; a consciência das consciências;
é Deus! Deus! Nome mil vezes santo, que Newton jamais
pronunciava sem se descobrir!

Ó Deus que vos revelais pela natureza, vossa filha e nossa
mãe, reconheço-vos eu, Senhor, na poesia da criação; na
criancinha que sorri; no ancião que tropeça; no mendigo que
implora; na mão que assiste; na mãe querida que vela; no pai
extremoso que instrui; no apóstolo abnegado que evangeliza
as multidões.

Ó Deus! Reconheço-vos eu, Senhor, no amor do esposo; no
afeto do filho; na estima da irmã; na justiça do justo; na
misericórdia do indulgente; na fé do homem piedoso; na
esperança dos povos; na caridade dos bons; na inteireza dos
íntegros. Ó Deus! Reconheço-vos eu, Senhor! no estro do vate;
na eloqüência do orador; na inspiração do artista; na santidade 
do mestre; na sabedoria do filósofo e nos fogos eternos do 
gênio!

Ó Deus! Reconheço-vos eu, Senhor! na flor dos vergéis, na
relva dos vales; no matiz dos campos; na brisa dos prados; no
perfume das campinas; no murmúrio das fontes; no rumorejo
das franças; na música dos bosques; na placidez dos lagos; na
altivez dos montes; na amplidão dos oceanos e na majestade
do firmamento!

Ó Deus! Reconheço-vos eu, Senhor! nos lindos antélios, no íris
multicor; nas auroras polares; no argênteo da Lua; no brilho do
Sol; na fulgência das estrelas; no fulgor das constelações!
Ó Deus! Reconheço-vos eu, Senhor! na formação das
nebulosas; na origem dos mundos; na gênese dos sóis; no
berço das humanidades; na maravilha, no esplendor e no
sublime do Infinito!

Ó Deus! Reconheço-vos eu, Senhor! com Jesus, quando ora:
"Pai nosso que estais nos céus..." ou com os anjos quando
cantam: "Glória a Deus nas alturas, Paz na Terra aos Homens e
Mulheres da Boa Vontade de Deus".

(Texto copiado na internet do site http://www.forumespirita.net/fe/poesia/deus-euripedes-barsanulfo/)

 

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/11-05-2019_arquivos/image012.jpg

The Rose Garden. Hyde Park.  Londres, Reino Unido.Foto Matheus Gobbo.

DSC00015

Crepúsculo em Auriflama, SP. Foto Ismael Gobbo

                                  

 

Amor Infinito

Oração do dinheiro

 

 

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi [[email protected]])

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este Boletim Diário de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]