Boletim diário de Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026.

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma for

 

ma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 


 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:     

                                  

         https://www.noticiasespiritas.com.br/2026/FEVEREIRO/16-02-2026.htm

 

No Blogonde é  postado diariamente:

           http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

          Ou no Facebook:https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

 

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

14-02-2026  https://www.noticiasespiritas.com.br/2026/FEVEREIRO/14-02-2026.htm

13-02-2026  https://www.noticiasespiritas.com.br/2026/FEVEREIRO/13-02-2026.htm

12-02-2026  https://www.noticiasespiritas.com.br/2026/FEVEREIRO/12-02-2026.htm

11-02-2026  https://www.noticiasespiritas.com.br/2026/FEVEREIRO/11-02-2026.htm

10-02-2026  https://www.noticiasespiritas.com.br/2026/FEVEREIRO/10-02-2026.htm

 

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 7 - 1864

 

 

 

 

(Copiado do site Febnet)

Plateau de Chatillon perto de Paris: [Altos do Sena]: [desenho] ​​/ [Hubert Clerget]

Imagem/fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b8457043c.item

Châtillon: [desenho

Imagem/fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b7740099t.item

Cretinismo.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Congenital_iodine_deficiency_syndrome

 

cretinismo é uma forma de deficiência congénita ( autossómica recessiva ) da glândula tiróide , o que provoca um atraso no crescimento físico e mental.

O cretinismo surge de uma deficiência da glândula tireóide que regula os hormônios da tireóide . Estes têm efeitos permissivos no crescimento de músculos e tecidos neurológicos. Uma pessoa afetada pelo cretinismo sofre retardo físico e mental grave. Às vezes, o sujeito pode ter a altura física de uma criança, quando na verdade a pessoa é muito mais velha. Outros sintomas podem incluir pronúncia bastante falho, abdômen abaulado e pele cerosa.

Leia mais:

https://es.wikipedia.org/wiki/Cretinismo

Arquivo: Possedées de Morzine.jpg

Possuídos de Morzine.

Quadro que descreve a cerimônia de confirmação de 1864 em Morzine. O bispo de Annecy molestado pelas mulheres da comunidade "possuído por demônios". Encontro 1864

Pintura em ferro de Laurent Baud (1827-1907)

Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Poss%C3%A9d%C3%A9es_de_Morzine.jpg

 

 

 

Possuído de Morzine:

possuido de Morzine é o nome dado a um fenômeno coletivo de posse , chamada mal de Morzine , que teve lugar NO XIX th  século da cidade de Morzine em Haute-Savoie .

 

História

Por cerca de treze anos, de 1857 a 1870, dezenas de mulheres morzinas foram acometidas de convulsões , alucinações e ataques sonambúlicos . Eles disseram que estavam possuídos por demônios.

O Dr. Augustin Constans, inspetor geral dos manicômios e um dos médicos que examinaram os pacientes, descreveu esses fatos como "uma epidemia de histero-demonopatia". A psiquiatria contemporânea poderia chamar essas crises de " histeria de conversão  ".

Este caso teve, numa época em que a psiquiatria era uma especialidade gagueira, uma grande publicidade. As revistas científicas ecoaram os fatos 1 , 2 , 3 , Joseph Arthaud , médico alienista do asilo Vinatier em Bron, especialmente para examinar os Morzinoises. Magnetizadores e espiritualistas também se mudou 4 , 5 "O espírita Allan Kardec 6 foi para Morzine antes de ser reprimido pelos gendarmes.

Leia mais: https://fr.wikipedia.org/wiki/Poss%C3%A9d%C3%A9es_de_Morzine

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/NOVEMBRO/07-11-2017_arquivos/image010.jpg

Busto de Aristóteles. Mármore de metade do séc. II d.C.  Museo Nazionale Romano, Roma.

Estava em exposição no Coliseu em 23/12/2012. Foto Ismael Gobbo

 

 

Tábula rasa[1] (em latimtabula rasa) é uma expressão latina que significa literalmente "tábua raspada", e tem o sentido de "folha de papel em branco". A palavra tabula, neste caso, refere-se às tábuas cobertas com fina camada de cera, usadas na antiga Roma, para escrever, fazendo-se incisões sobre a cera com uma espécie de estilete. As incisões podiam ser apagadas, de modo que se pudesse escrever de novo sobre a tábula rasa, isto é, sobre a tábua raspada ou apagada. Como metáfora, o conceito de tábula rasa foi utilizado por Aristóteles(em oposição a Platão) e difundido principalmente por Alexandre de Afrodísias, para indicar uma condição em que a consciência é desprovida de qualquer conhecimento inato - tal como uma folha em branco, a ser preenchida.[2]  (Wikipedia)

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/FEVEREIRO/26-02-2019_arquivos/image011.jpg

Jesus Cristo e as crianças. Óleo sobre tela de Carl H. Bloch

Imagem/fonte: 

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/44/Carl_Heinrich_Bloch_-_Suffer_the_Children.jpg

 

[Recueil. Portraits d'Hippolyte Léon Denizard Rivail, dit Allan-Kardec (XIXe s.)]

Retrato de Hippolyte  Léon Denizard Rivail. Allan Kardec.

Copiado de https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b8529781h

 

 

 

O Evangelho segundo o Espiritismo. Por Allan Kardec. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. FEBFederação Espírita Brasileira

 

 

CAPÍTULO XXV

----------

Buscai e achareis

 

–  Ajuda-te, que o Céu te ajudará – Olhai os pássaros

do céu – Não vos inquieteis pela posse do ouro

 

Não vos inquieteis pela posse do ourou

 

 

9. Não vos inquieteis pela posse do ouro nem pela prata, nem por outra moeda em vossos bolsos. Não prepareis alforje para o caminho, nem duas túnicas, nem calçados, nem sandálias, porque aquele que trabalha merece ser alimentado.

 

10. Ao entrardes em qualquer cidade ou aldeia, procurai saber quem é digno de vos hospedar e ficai na sua casa até que partais de novo. Entretanto na casa, saudai-a assim: “Que a paz seja nesta casa”. Se a casa for digna disso, a vossa paz virá sobre ela; se não o for, a vossa paz voltará para vós.

 

Quando alguém não quiser vos receber, nem escutar vossas palavras, sacudi a poeira dos vossos pés, ao sairdes dessa casa ou dessa cidade. Digo-vos em verdade: “No dia do juízo, Sodoma e Gomorra serão tratadas menos rigorosamente do que essa cidade”. (MATEUS, 10:9 a 15.)

 

 

       11. Essas palavras que Jesus dirigiu a seus apóstolos, quando os mandou anunciar, pela primeira vez, a Boa Nova, nada tinham de estranhável naquela época. Estavam de acordo com os costumes patriarcais do Oriente, em que o viajor encontrava sempre acolhida na tenda, mas, então, os viajantes eram raros. Entre os povos modernos, o desenvolvimento da circulação criou novos hábitos. Só se encontram costumes de tempos antigos em países longínquos, em que o grande movimento ainda não penetrou. Se Jesus voltasse hoje, jã não poderia dizer a seus apóstolos: “Ponde-vos a caminho sem provisões”.

       Ao lado do sentido próprio, essas palavras guardam um sentido moral muito profundo. Assim falando, Jesus ensinava a seus discípulos que confiassem na Providência. Depois, como nada tinham, não despertariam cobiça nos que os recebessem. Era um meio de distinguirem os caridosos dos egoístas. Foi por isso que lhes disse: “Procurai saber quem é digno de vos hospedar”, ou seja, quem é bastante humano para albergar o viajante que não tem com que pagar, porque esses são dignos de escutar as vossas palavras. É pela caridade deles que os reconhecereis.

      Quanto àqueles que não quisessem recebê-los nem ouvi-los, Jesus, porventura, recomendou aos apóstolos que os amaldiçoassem, que se impusessem a eles, que usassem de violência e de constrangimento para os converterem?  Não; mandou pura e simplesmente que fossem a outros lugares, à procura de pessoas de boa vontade.

      O mesmo diz hoje o Espiritismo a seus adeptos: não violenteis consciência alguma; não obrigueis ninguém a deixar a sua crença para adotar a vossa; não lanceis anátema sobre os que não pensam como vós; acolhei os que venham a vós e deixai em paz os que vos repelem. Lembrai-vos das palavras do Cristo. Outrora o Céu era tomado com violência; hoje é conquistado pela brandura. (Cap. IV, itens 10 e 11.)

 

 

Concluído o Capítulo XXV

Próximo

Capítulo XXVI

Daí de graça o que de

graça recebestes

 

 

(Copiado de O Evangelho segundo o Espiritismo. Por Allan Kardec. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. FEB – Federação Espírita Brasileira)

 

Artista: John Martin (1789–1854) wikidata:Q937096 imagem da obra de arte listada no parâmetro de título desta página Título: A Destruição de Sodoma e Gomorra Tipo de objeto: pintura Editar isto no Wikidata Gênero: arte religiosa Editar isto no Wikidata Pessoas retratadas: Ló Editar isto no Wikidata Filhas de Ló Data: 1852 Técnica: óleo sobre tela Dimensões: comprimento: 136,3 cm (53,6 pol.); largura: 212,3 cm (83,5 pol.) Coleção: Laing Art Gallery wikidata:Q1800739.

Copiado de: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:John_Martin_-_Sodom_and_Gomorrah.jpg

Os Quatro Evangelistas

Artista: Jacob Jordaens (1593–1678) Imagem da obra de arte listada no parâmetro de título desta página Título: Os Quatro Evangelistas Tipo de objeto: pintura Gênero: arte religiosa Pessoas retratadas: Mateus, o Apóstolo Marcos, o Evangelista Lucas, o Evangelista João, o Evangelista Data: entre cerca de 1625 e cerca de 1630 Técnica: óleo sobre tela Dimensões: 134 × 118 cm (52,7 × 46,4 pol.) Coleção: Museu do Louvre Inventário.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Four_Evangelists_Jordaens_Louvre_Inv1404.jpg

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj7972ECaFGW3jXyIdqPei9y-5HhWhUK9NNA565bZ0XzCzAVgLdzt1WDVVyPY1Yo3WZpbjLMZbMxJ9GE9zmT2G4vzpYJ18chyOHX15C-9KWV1Gxl89miTqjIws_AL16UrzLgJXk7g5Xb5gF/

Festa dos pássaros. Praça da Catalunha, Barcelona, Espanha. Foto Ismael Gobbo.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhWGrfcnJLotDPYRjNN3cy05PJ25hGqFPDYN2tnr1JboNEadON_rA_0ncW68juzvLj9G9dsyWxTWfUWDR9qj2hxP1QeSNKFwKGSzH12S-0tPo_7DUBqy3XNao3gvGcRmYtQdL1ObrgTzx83/

O Vôo do pelicano. Viña del Mar. Chile. Foto Ismael Gobbo

Tobias e o Anjo

Artista Filippino Lippi (1457–1504) wikidata:Q296265 q:it:Filippino Lippi imagem da obra de arte listada no parâmetro de título desta página Título Tobias e o Anjo Editar isto no Wikidata Tipo de objeto pintura Editar isto no Wikidata Gênero arte religiosa Editar isto no Wikidata Descrição Português: Digitalização da National Gallery of Art Pessoas retratadas Tobias Editar isto no Wikidata Data entre cerca de 1472 e cerca de 1482 Técnica óleo sobre painel Editar isto no Wikidata Dimensões altura: 33 cm (12,9 pol.) Editar isto no Wikidata; largura: 23 cm (9 pol.) Editar isto no Wikidata Coleção Coleção Samuel H. Kress wikidata:Q2074027 National Gallery of Art wikidata:Q214867. Imagem/fonte:

https://en.wikipedia.org/wiki/File:Tobias_and_the_Angel_-_Filippino_Lippi.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/DEZEMBRO/12-12-2018_arquivos/image016.jpg

Jesus Cristo no Monte das Oliveiras. Óleo sobre tela de Rodolfo Amoedo.

Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgNsJyqO-LVnW0b6wituU0_ydxTUUYsuOU6KqkfR3Rc7xybEN_th5OcGL11jJoQD3aVdz_1r4SxonNgoIBfuo-nzIUdUd9i5lfnP47LrNrtHaAQTRAO45-19Cv-rjEdvldr7kf7hKXlI0JG/

Jesus ensina o povo à beira-mar. Guache sobre grafite em papel tecido cinza. Obra de James Tissot. Imagem/fonte:

https://es.m.wikipedia.org/wiki/Archivo:Brooklyn_Museum_-_Jesus_Teaches_the_People_by_the_Sea_(J%C3%A9sus_enseigne_le_peuple_pr%C3%A8s_de_la_mer)_-_James_Tissot_-_overall.jpg

 

800px-The_Evangelist_Matthew_Inspired_by_an_Angel

O evangelista Mateus inspirado por um  anjo. Óleo sobre tela por Rembrandt.

Imagem/fontehttps://en.wikipedia.org/wiki/Authorship_of_the_Bible#/media/File:The_Evangelist_Matthew_Inspired_by_an_Angel.jpg

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEiveXv-msSfi2S2CEgB9NTGeWBwWQeqCsPCPaxN1H6CL4-OyGtSEWWgXgchMz0kR3vLEtZhGBstKEQyX3P6NlHumYIk96y8bTYBsFTF0w-LhNa46QImUu5P93Hdq_FDjmz_YiJOAHjUlv40KKD6oAId3zsVNs6nqKSbAH-QVZ6hpDOgW4u5JouuNoq6Vg

 

Estudo para Jesus e Nicodemos por Henry Ossawa Tanner.

Imagem/fonte:  https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Henry_Ossawa_Tanner_-_Study_for_Jesus_and_Nicodemus.jpg

 

No diálogo de Jesus com Nicodemos, um fariseu, falou o Mestre: "Ninguém pode ver o reino de Deus, se não nascer de novo." (João, 3,1-8) 

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEitNI-Y-SGYiflNvx9PyT6LUCzhMv_CH3PZzemPKQA8DlUH-Dj8e9vdm8kxzXNIzec-CaJkesn7l0eoZqbyyCvJ6Tg5UEImay0xMzN2XG6NSK76SCDDQ62Ig5-Y1Tr0xDpVBY7YXSVggIJK8hlhXLgkLTAK27-UT5OKBkRqpXYkhJ7Z-7GsP3jwW0zAFg

Sermão da Montanha. Pintura de Henrik Olrik

Imagem/fonte:  https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Sankt_Matthaeus_Kirke_Copenhagen_altarpiece_detail1.jp

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/NOVEMBRO/06-11-2019_arquivos/image037.jpg

Allan Kardec (1804- 1869). Codificador do Espiritismo

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/12/Hippolyte_L%C3%A9on_Denizard

 

 

 

Deus em meu quintal

 

Alguns guardam o domingo indo à igreja.

Eu o guardo ficando em casa

Tendo um sabiá como cantor

E um pomar por santuário.

 

Alguns guardam o domingo em vestes brancas.

Mas eu só uso minhas asas

E ao invés de repicar dos sinos da igreja

Nosso pássaro canta na palmeira.

 

É Deus que está pregando, pregador admirável.

E o Seu sermão é sempre curto.

Assim, ao invés de chegar ao céu, só no final

Eu O encontro o tempo todo no quintal.

 

Emily Dickinson, autora deste poema, reveste de beleza singela uma ideia muito profunda e importante, a respeito de nossa adoração a Deus.

Haverá lugar específico para adorar a Deus? Haverá tempo certo, posição mais adequada, formas, vestimentas?

Estudemos a orientação primordial de Jesus, que foi bastante claro em dizer que Deus é Espírito, e deve ser adorado em Espírito e verdade.

O Espírito não tem forma, não é corpo, não é matéria.

Assim, o que o Mestre deseja dizer com adorá-lO em Espírito, é que tal adoração deve ser interior, e que não precisa das formas exteriores.

A adoração deverá ser sempre de Espírito para Espírito, de nossa alma para o Criador, independente de onde estivermos, independente das formas exteriores utilizadas.

Há de se considerar as crenças humanas arraigadas, que trouxeram para as formas externas muitos hábitos, muitos rituais envolvendo o contato com Deus.

Porém, a alma madura, esclarecida, conhecedora da verdade, da mesma verdade da qual Cristo fala nesta passagem, precisa ir mudando seus costumes gradativamente.

A adoração a Deus em Espírito abre-nos mil possibilidades inigualáveis.

Independente se estamos nesta ou naquela crença religiosa, se neste ou naquele local, se usando destas ou daquelas palavras, podemos nos comunicar com Ele.

Quando o pensamento está elevado, quando se reveste do bem, da caridade, da poesia, ele está em contato com o Criador.

Quando admiramos a natureza num fundo de quintal, e percebemos a grandeza da Criação, nos sentindo parte de algo grandioso e maravilhoso, estamos adorando o Criador.

Quando praticamos as leis de Deus, inscritas em nossa consciência, colocamo-nos em comunhão com Ele.

Basta a sintonia mental positiva. Basta a alegria de viver. Basta a gratidão pela existência, pelos seres amados, e lá estamos nós sintonizados com o Pai.

Adorar a Deus em Espírito e verdade, é conhecer a felicidade no caminhar, é despertar para a verdadeira vida todos os dias.

Pense nisso.

*   *   *

Você sabia que Allan Kardec, na terceira parte de O livro dos Espíritos, trata sobre a lei de adoração?

Na questão 654 ele pergunta: Deus dá preferência aos que O adoram desse ou daquele modo?

Ao que os Espíritos lhe respondem: Deus prefere os que O adoram verdadeiramente com o coração, com sinceridade, fazendo o bem e evitando o mal.

Redação do Momento Espírita, com base na pt. 3, cap. II,
 q. 654, de 
O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec, ed. FEB, e
 versos da poetisa americana Emily Dickinson, do
 livro 
Complete Poems, ed. Backbay books.
Em 14.2.2026

 

 

 (Copiado de  https://www.momento.com.br/pt/ler_texto.php?id=1614&stat=0)            

 

Descrição: Daguerreótipo de Emily Dickinson, c. início de 1847. Atualmente encontra-se nos Arquivos e Coleções Especiais do Amherst College. Data: entre 1846 e 1847 Fonte: https://s3.amazonaws.com/amherst-wsg/ED-dag-case-720dpi_big.jpg Autor: Autor desconhecido Outras versões: Versão original com moldura Arquivo:Black-white photography of Emily Dickinson2.jpg.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Black-white_photograph_of_Emily_Dickinson2.png

https://www.noticiasespiritas.com.br/2018/MARCO/22-03-2018_arquivos/image009.jpg

Allan Kardec. Óleo sobre tela por Nair Camargo. Foto Ismael Gobbo.

 

 

 

Domínio Espiritual

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Caminho, Verdade e Vida. Lição nº 170. Página 355.

 

“Não estou só, porque o Pai está comigo.” Jesus. (João,16,32).

 

Nos transes aflitivos a criatura demonstra sempre onde se localizam as forças exteriores que lhe subjugam a alma.

Nas grandes horas de testemunho, no sofrimento ou na morte, os avarentos clamam pelas posses efêmeras, os arbitrários exigem a obediência de que se julgam credores, os super sentimentalistas reclamam o objeto de suas afeições.

Jesus, todavia, no campo supremo das últimas horas terrestres, mostra-se absoluto senhor de si mesmo, ensinando-nos a sublime identificação com os propósitos do Pai, como o mais avançado recurso de domínio próprio.

Ligado naturalmente às mais diversas forças, no dia do Calvário não se prendeu a nenhuma delas.

Atendia ao governo humano lealmente, mas Pilatos não o atemoriza.

Respeitava a lei de Moisés; entretanto, Caifás não o impressiona.

Amava enternecidamente os discípulos; contudo, as razões afetivas não lhe dominam o coração.

Cultivava com admirável devotamento o seu trabalho de instruir e socorrer, curar e consolar; no entanto, a possibilidade de permanecer não lhe seduz o espírito.

O ato de Judas não lhe arranca maldições.

A ingratidão dos beneficiados não lhe provoca desespero.

O pranto das mulheres de Jerusalém não lhe entibia o ânimo firme.

O sarcasmo da multidão não lhe quebra o silêncio.

A cruz não lhe altera a serenidade.

Suspenso no madeiro, roga desculpas para a ignorância do povo.

Sua lição de domínio espiritual é profunda e imperecível.

Revela a necessidade de sermos “nós mesmos”, nos transes mais escabrosos da vida, de consciência tranquila elevada à divina justiça e de coração fiel dirigido pela divina vontade.
 

 

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, Belo Horizonte, NMG)

Então nem uma hora pudeste velar comigo?.   Aquarela por James Tissot. Imagem/fonte:

 https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Brooklyn_Museum_-_You_Could_Not_Watch_One_Hour_With_Me_(Vous_n%27avez_pu_veiller_une_heure_avec_moi)_-_James_Tissot.jpg

Jesus Cristo no Monte das Oliveiras. Óleo sobre tela de Rodolfo Amoedo.

Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MARCO/15-03-2017_arquivos/image008.jpg

Jesus diante de Caifás. Óleo sobre tela por Matthias Stom.

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mattias_Stom,_Christ_before_Caiaphas.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/30-10-2017_arquivos/image006.jpg

“Ecce homo”. Pilatos apresenta Jesus à multidão. Óleo sobre tela por  Antonio Ciseri.

Imagem/fonte:  https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Eccehomo1.jpg

 

 

Na Bíblia, a única referência à esposa de Pilatos se encontra em Mateus 27:19, em que ela manda uma mensagem a seu marido pedindo a ele que não condene Jesus Cristo à morte, dizendo:

«Não te envolvas no caso desse justo, porque muito sofri, hoje, em sonhos, por causa dele.» (Mateus 27:19) (Wikipedia)

 

 

 

 

 

 Abrigo Ismael na manhã deste domingo 15-02-2026

 Araçatuba, SP 

Com início as 9 horas após a prece inicial do Presidente Adair Anacleto, palestra pela oradora da cidade de Araçatuba, SP, Clarice Ribeiro com o tema: “O rico e Lázaro”. Ao mesmo tempo evangelização para crianças e ao final houve a aplicação de Passe para os presentes.  Prece de encerramento pelo ex presidente Osvaldo Generoso.

Fotos de Ismael Gobbo.   

 

 

 

Nota:

Em defesa da vida e cidadania pela Vida – Brasil sem aborto

 

O tema “em defesa da vida e aborto” foi focalizado em entrevista com Cesar Perri (São Paulo), feita por Bruno Tavares (Recife), na noite do dia 12, no Canal Bruno Tavares (You Tube).

O entrevistado relatou as experiências de campanhas “em defesa da vida”, “viver em família” e “cidadania pela Vida – Brasil sem aborto” dinamizadas entre 1994 e 2015, com sua participação em seminários, marchas públicas, publicações e entrevistas com representantes dos três poderes da República.

Perri é entrevistado mensalmente sobre capítulos de seu livro “Pelos caminhos da vida. Memórias e reflexões” (Ed. Cocriação, 2021.

Acesse pelo link:

https://youtu.be/RQzshj_tTaQ

 

 

 

(Recebido em email de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]])

 

 

[923-JornalMundoMaior] TRABALHO E VIDA.

TRABALHO E VIDA.

Todos estamos no trabalho que a vida nos confia. Cada qual de nós no lugar certo.

 

Dificuldades se espalham em todos os caminhos da Terra.

 

Imperfeições são comuns a nós todos.

 

Provações constituem patrimônio das lides comunitárias.

 

Sofrimento é o esmeril que nos assegura o aprimoramento íntimo.

 

Doença é fator de renovação.

 

Desengano é contato com a realidade.

 

Crise é o teste da fé que afirmamos possuir.

 

Atendamos às nossas obrigações, fazendo o melhor, porque dever é o ensinamento que se nos faz necessário a cada dia.

 

Nos momentos amargos, não desesperes.

Faze hoje todo o bem que possas, melhorando a ti mesmo, quanto se te faça possível, mas não te esqueças de que na Misericórdia de Deus todos temos a luz da esperança, em luminoso amanhã.

No livro:-LUZ E VIDA-Emmanuel/Chico Xavier.

Magali Inês Brum - Colaboradora.

 

Se você gostou,repasse.Ou escreva para [email protected],

faça sua sugestão ou crítica ou assinale (   )apagar meu endereço.  

 

--
🌐 Site
http://www.jornalmundomaior.com.br
🔗 Facebook:
http://www.facebook.com/jornalmundomaior
 
Escreva para [email protected] caso:
🔸Tenha sugestões ou críticas
🔸Indicar um email de um amigo(a)
🔸Não queira mais receber o Jornal Mundo Maior
---
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Jornal Mundo Maior" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to [email protected].
To view this discussion visit

https://groups.google.com/d/msgid/jornalmundomaior/DM3PPFF657363F33251FE6B2EE6AE5CB54B816FA%40DM3PPFF657363F3.NAMP223.PROD.OUTLOOK.COM.

 

 

 

(Recebido em email de

[email protected]; em nome de; jornal_mundomaior@ hotmail.com [[email protected]])

 

 

[922-JornalMundoMaior] PALAVRA DA VIDA.

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook:- www.facebook.com/jornalmundomaior

Acesse o site do Jornal Mundo Maior e leia outras mensagens:- www.jornalmundomaior.com.br

JORNAL   MUNDO  MAIOR   ESTÁ NO WATSAPP

clique no link e participe do nosso grupo:- https://chat.whatsapp.com/JqtroYousqNKuK5mmgBino

 

PALAVRA DA VIDA.

Levanta-te, cada dia,

Pensa em Deus, louva e agradece,

Mesmo num lance de prece

A bênção de trabalhar

E cumpre as obrigações

Que a vida te deu às horas,

Doando a paz onde moras,

Partindo do próprio lar.

 

Se resguardas na lembrança

Alguma ofensa sofrida,

Deixa ofensa esquecida

Na luz eterna do bem;

Não busques descanso inútil,

Trabalho é apoio preciso,

Não afastes teu sorriso

Do coração de ninguém.

 

Exerce a beneficência…

Das palavras benfazejas,

Se não tens o que desejas,

Contenta-te no que tens;

Às vezes, para quem sofre,

Um momento de alegria

No abraço de simpatia

É sempre o melhor dos bens.

 

Nunca esmoreças. Trabalho

Aprimora o mundo todo,

Muita flor nasce do lodo

Muito amparo vem da dor…

Serve, ensina e reconforta

Na fé viva que te alcança,

Entre as luzes da esperança

Começa o reino do amor.

No Livro:- CORAÇÃO E VIDA.

Maria Dolores/Chico Xavier

 

Se você gostou, repasse. Ou escreva para [email protected], faça sua sugestão ou crítica ou assinale (   )apagar meu endereço.   

 

 

--
🌐 Site
http://www.jornalmundomaior.com.br
🔗 Facebook:
http://www.facebook.com/jornalmundomaior
 
Escreva para [email protected] caso:
🔸Tenha sugestões ou críticas
🔸Indicar um email de um amigo(a)
🔸Não queira mais receber o Jornal Mundo Maior
---
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Jornal Mundo Maior" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to [email protected].
To view this discussion visit

https://groups.google.com/d/msgid/jornalmundomaior/DM3PPFF657363F305E52BED64F2BC99ADA98161A%40DM3PPFF657363F3.NAMP223.PROD.OUTLOOK.COM

 

 

(Recebido em email de

[email protected]; em nome de; jornal_mundomaior@ hotmail.com [[email protected]])

 

 

APES : programme d'activité spirites en distanciel FEVRIER 2026

APES: Programa de Atividades Espiritualistas Remotas - FEVEREIRO DE 2026

Chère Madame, Chers Monsieur,

 

Suite à la fermeture de nos locaux à Vincennes et dans l’attente de trouver un nouveau lieu pour poursuivre, en présentiel, nos Réunions Publiques d'Etudes et d'Assistance Spirituelle (RPEAS) et les Réunions d'Etude de l'Évangile avec les demandeurs d'Assistance Spirituelle (AS), notre centre spirite APES maintient ses réunions, ainsi que d'autres activités, et des travaux d’étude spirite en distanciel via plateforme ZOOM.

Fidèles à notre engagement d’approfondir ensemble les enseignements du Spiritisme dans un esprit de sérieux, de réflexion et de fraternité, nous reprenons l’envoi de notre programme mensuel. Vous y trouverez les titres des exposés hebdomadaires ainsi que les informations nécessaires pour participer à nos réunions en ligne.

Veuillez trouver en pièce jointe le programme d'activités spirites du mois de FÉVRIER 2026 ;

Pour assister les Réunions Publiques d'Etudes et d'Assistance Spirituelle (RPEAS) veuillez accéder les modalités de participation sur la page WEB de notre centre spirite APES : http://www.apes-asso.fr

Nous espérons que cette organisation provisoire permettra à chacun de continuer à s’instruire, à échanger et à progresser dans la compréhension les principes, les concepts et l'éthique spirite, dans un climat de respect et d’élévation morale.

Pour plus d'information, contactez nous par téléphone 07 8209 7158 ou par mail : [email protected]

Nous vous remercions pour votre fidélité et votre soutien, et nous nous réjouissons de vous retrouver prochainement lors de nos prochaines réunions hebdomadaires d’étude spirite.

Fraternellement,

Anita Becquerel

Présidente de l'APES

A.P.E.S. - Association Parisienne d'Etudes Spirites - Association loi 1901
Spiritisme : Construire aujourd'hui l'Homme de demain.
Plus d'information par téléphone au 07 8209 7158 et
sur notre site internet
http://www.apes-asso.fr

 

 

TRADUÇÃO EM PORTUGUÊS POR GOOGLE TRADUTOR

 

Prezada Senhora, Prezado Senhor,

 

Após o fechamento de nossas instalações em Vincennes e enquanto aguardamos um novo local para continuarmos nossos Encontros Públicos de Estudo e Assistência Espiritual (RPEAS) e Encontros de Estudo do Evangelho com aqueles que buscam Assistência Espiritual (AS) presencialmente, nosso Centro Espírita APES está mantendo suas reuniões, bem como outras atividades e estudos espíritas, remotamente, por meio da plataforma ZOOM.

 

Fiéis ao nosso compromisso de aprofundar juntos nossa compreensão dos ensinamentos do Espiritismo em um espírito de seriedade, reflexão e fraternidade, estamos retomando a distribuição de nossa programação mensal. Nela, vocês encontrarão os títulos das apresentações semanais, bem como as informações necessárias para participar de nossas reuniões online.

 

Segue em anexo a programação das atividades espíritas para fevereiro de 2026;

 

Para participar dos Encontros Públicos de Estudo e Assistência Espiritual (RPEAS), acesse os detalhes de participação no site do nosso centro espírita, APES: http://www.apes-asso.fr

Esperamos que este arranjo temporário permita a todos continuar aprendendo, trocando ideias e progredindo em sua compreensão dos princípios, conceitos e ética espírita, em uma atmosfera de respeito e elevação moral.

 

Para mais informações, entre em contato conosco pelo telefone +33 7 82 09 71 58 ou pelo e-mail: [email protected]

Agradecemos seu apoio e lealdade contínuos e esperamos vê-lo(a) em breve em nossos próximos encontros semanais de estudo espírita.

 

Fraternalmente,

Anita Becquerel

Presidente da APES

A.P.E.S. - Associação Parisiense de Estudos Espíritas - Organização sem fins lucrativos (sob a lei francesa de 1901)

Espiritismo: Construindo as Pessoas do Amanhã Hoje. Para obter mais informações, ligue para 07 8209 7158 ou visite nosso site: http://www.apes-asso.fr

 

 

 

 

(Recebido em email de Association Parisienne d'Etudes Spirites [[email protected]])

 

 

As diversas expansões de alegria e o carnaval

Antonio Cesar Perri de Carvalho

Em várias partes do mundo e em todas as épocas sempre aconteceram festejos populares e em vários diapasões e motivações: religiosos, políticos, militares, cívicos, datas memoráveis, comemorações de feitos marcantes e várias formas no estilo de carnaval.

No Brasil, as manifestações de carnaval tiveram um intenso desenrolar envolvendo clubes, salões aristocráticos,desfiles de rua – os antigos “corsos” como eram chamados -, blocos de ruas e shows variados. Músicas que se tornaram históricas.

Inquestionavelmente são dos poucos momentos de afrouxamentos de tensões e expressões de alegria do povo em geral.

Nesse ponto – da alegria – é que se pode refletir.

A alegria pode ser natural ou induzida por vários procedimentos.

É lamentável que nessas comemorações ocorram condições que facilitam várias formas de excesso. 

A mídia em geral alerta sobre contextos que favorecem diversos tipos de desrespeito ao próximo. Criam-se ambientes e formas oportunistas de se romper limites interpessoais e de aceitável convivência social.

Em consequência podem advir algumas repercussões não adequadas à saúde, à economia pessoal e várias formas que podem interferir nas relações equilibradas.

No movimento espírita, em décadas passadas houve momentos em que os feriados prolongados eram aproveitados para eventos reflexivos, de estudo e de confraternização.

Houve época que um texto do espírito André Luiz com afirmações que eram sempre lembradas: “O espírita não se prende a exterioridades. [...] Afastar-se de festas lamentáveis, como aquelas que assinalam a passagem do carnaval, inclusive as que se destaquem pelos excessos de gula, desregramento ou manifestações exteriores espetaculares. A verdadeira alegria não foge da temperança” (Vieira, Waldo. Pelo espírito André Luiz. Conduta espírita, cap. 37. FEB. 1960).

Com certeza, na atualidade, podem surgir opiniões críticas, resistentes a esse registro espiritual, e, utilizando várias adjetivações e jargões vinculadas a determinadas compreensões relacionadas com alguns conceitos de “liberdade”.

Sem dúvida, a liberdade individual termina quando se delineia a do próximo. E isso nas relações entre os espíritos encarnados e os desencarnados. Aí emerge uma antiga frase popular: “diga-me com quem andas e direi quem és”.

Essa ideia tem fundamento em dizeres de Jesus e nos esclarecimentos espíritas sobre a sintonia vibratória, parâmetros válidos para qualquer ambiente.(*)

Cada pessoa, empregando o livre-arbítrio, é responsável por seus atos e repercussões.(*)

São anotações que podem sugerir algumas reflexões na ótica espiritual.

Todavia, sem dúvida, como considerou André Luiz: “A verdadeira alegria não foge da temperança”... Ponderação válida para qualquer ocasião da vida.

(*) Sugestões para leituras e estudos: 1) Kardec, Allan. O evangelho segundo o espiritismo. Cap. VIII. FEB; 2) Xavier, Francisco Cândido. Pelo espírito Emmanuel. Caminho, verdade e vida. Cap. 93. FEB; 3) Xavier, Francisco Cândido. Pelo espírito André Luiz. No mundo maior. Cap. A casa mental. FEB. 4) Franco, Divaldo Pereira. Pelo espírito Manoel Philomeno de Miranda. Sexo e obsessão. Posfácio – Cidade estranha. FEB; 5) Xavier, Francisco Cândido; Vieira, Waldo. Pelo espírito André Luiz. Sexo e destino. 1ª parte: Cap. 8 e 12. FEB.

DE: https://grupochicoxavier.com.br/as-diversas-expansoes-de-alegria-e-o-carnaval/

 

 

 

(Recebido em email de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]])

 

 

Casa Editora O Clarim - Nós e a Natureza; Vampiros no amor - venha conferir pré-vendas com 40% off

 

ACESSE

https://www.oclarim.com.br/

 

 

 

(Informações recebidas em email de Casa Editora O Clarim [[email protected]])

 

 

52ª CAMPANHA DO CANELONE

ALIANÇA ESPÍRITA VARAS DA VIDEIRA. ARAÇATUBA, SP  

 

 

✨🍝 52ª CAMPANHA DO CANELONE 🍝✨

Aliança Espírita Varas da Videira

Já pensou em saborear um canelone delicioso e ainda colaborar com uma causa do bem? 💛

Essa é a sua chance de unir solidariedade e sabor!

💰 Valor: R$ 50,00

💠 Chave Pix: 51.093.250/0001-54

📲 Faça o seu pedido:

️ Adriana: (18) 99686-2898

️ Inácia: (18) 99743-7329

🚚 Entrega:

🗓️ Sábado, 21 de março

⏰ Das 11h30 às 13h

📍 Local:

CASA DA CARIDADE

Rua Péricles Pimentel Salgado, nº 1010 – BR Umuarama

 

(Informação de Casa da Caridade. Araçatuba, SP)

 

 

Nota:

Filme sobre Benedita Fernandes será exibido em São Paulo

 

O Centro Espírita Irmãos da Nova Era, localizado no bairro Santo Amaro, em São Paulo exibirá o filme “Benedita. Uma heroína invisível. O legado da superação”, produzido por Lalucci Filmes e dirigido por Sirlei Nogueira. Trata-se da primeira exibição após a desencarnação do diretor Sirlei.

Dia 22/02/2026 – 16 horas;

Endereço: Rua Gen. Roberto Alves de Carvalho Filho, 522 - Santo Amaro – São Paulo.

(Informações para exibições do filme: [email protected])

 

(Recebido em email de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]])

 

 

Pesquisa: Estudo sobre mediunidade ostensiva (2026)

Olá!

Você já deve nos conhecer da Pesquisa Nacional Espírita (PNE), realizada desde 2015. Estamos com nova pesquisa neste ano.

Se você é médium ostensivo, seu relato é muito importante. Estamos conduzindo o Estudo sobre Mediunidade 2026, que vai gerar indicadores e boas práticas para fortalecer o trabalho nas casas.

  • Confidencial e em conformidade com a LGPD
  • Questionário com núcleo comum + módulos por mediunidade
  • Duração: ~20 min (pode concluir depois, sem fechar a página)

👉 Responda aqui: https://forms.gle/iapcM2F7abmgiHfA8

Se não for o seu caso, poderia, por gentileza, repassar a médiuns ostensivos do seu Centro?

Agradecemos muito e ficamos à disposição para outras informações.

 

Abraço,

Ivan Franzolim

WhatsApp (11) 98156-0030

https://franzolim.blogspot.com/

[em nome da equipe de pesquisas da PNE]

 

Alguns dados iniciais. Principais mediunidades: Psicofonia (41%), Psicografia (17%), Vidência (12%), Desdobramento (8%), Audiência (7%), Cura sem cortes (6%), Efeitos Físicos (2%), Psicopictografia (1,5%); Sexo feminino (73%); Alimentação: Omnívoro - se alimenta de tudo (83%); Psicofonia: Consciente (54%), Inconsciente (1%), Semiconsciente (45%).

 

PMed 2026 - Resultados iniciais     

Tipos de Mediunidade

Qtd.

Part.

Psicofonia

248

39,9%

Psicografia

100

16,1%

Vidência

81

13,0%

Desdobramento

53

8,5%

Audiência

48

7,7%

Cura (sem cortes)

42

6,8%

Efeitos Físicos

13

2,1%

Psicopictografia

10

1,6%

Psicometria

7

1,1%

Musical

2

0,3%

Cura (com cortes)

0

0,0%

Xenoglossia

1

0,2%

Outras

16

2,6%

Respostas Recebidas

621

100,0%

Participantes

319

 

Mediunidades por pessoa

1,9

 

(Recebido em email de Ivan Franzolim [[email protected]])

 

 

Campanha | Juntos pelo Esporte que Transforma

New Blog Post

 

CAMPANHA | Juntos pelo Esporte que Transforma

Posted by Creche Comunitária Meimei e Oficinas Mário Barbosa, 1

 

💙 Aqui, o esporte também educa, acolhe e transforma. Nas Oficinas do GEPAR, cada bola lançada é uma oportunidade de aprendizado, cada jogo ensina respeito, cooperação e autoestima. 🏀⚽ Nossas crianças e adolescentes se desenvolvem por meio do esporte, criando vínculos, disciplina e confiança para a vida. Esse trabalho só é possível porque existe uma rede de pessoas que acredita, participa e pertence a essa missão. Agora, precisamos de apoio para continuar oferecendo atividades esportivas com...

 

 

 

 

Copiado de https://geparpromocaointegral.org.br/so/f8Pmehw3u?languageTag=pt&cid=e88290f4-5f91-4ef9-a6ef-c667a09554bd

Email de Gepar [[email protected]]

 

 

ESTÁ DISPONÍVEL NA INTERNET O JORNAL “O IMORTAL” DE FEVEREIRO (se puder, divulgue)

Amigo(a) das lides espíritas:

Leia a edição de fevereiro do jornal O IMORTAL, que traz, entre muitos assuntos, uma entrevista com a pedagoga Milena Barbosa Juliatti, de Jundiaí (SP) e uma reportagem sobre O Novo Centro Espírita, promovido pela Editora Correio Fraterno.

O acesso ao jornal é livre e gratuito. Para acessar a edição, clique aqui: https://www.jornaloimortal.com.br/Home

Muito obrigado pela divulgação que puder fazer em sua Casa Espírita e junto a amigos e familiares.

Um forte abraço e ótima semana para todos os seus.

 


Astolfo O. de Oliveira Filho

Av. Saíra Prateada, 62 - Condomínio Golden Garden

86701-865 - Arapongas, PR

 

 

 

 

ACESSE SE E QUANDO QUISER:  

1. Blog Espiritismo Século XXI – http://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com.br/

2. Revista O Consolador - https://www.oconsolador.com.br/  

3. EVOC Editora - http://www.oconsolador.com.br/editora/evoc.htm  

4. Jornal O IMORTAL - http://www.jornaloimortal.com.br/Home

 

(Recebido em email de  Astolfo Olegário Oliveira Filho [[email protected]])

 

 

Jornal Momento Espírita. Centro Espírita Amor e Caridade. Bauru, SP. Acesse abaixo

 

ACESSE AQUI:

https://ceac.org.br/wp-content/uploads/2026/02/Jornal-Momento-Esp-fev-26_compressed.pdf

 

 

(Recebido em emails de [email protected]  e de Leopoldo Zanardi)

 

 

Programação de palestras  Instituição Beneficente Nosso Lar fevereiro 2026. São Paulo, capital

Olá Ismael, espero que  esteja bem.

Segue em anexo a programação de palestras e do Café Cultural do mês de fevereiro de 2026.

 

Abraço fraterno,

Clodoaldo de Lima Leite 

Presidente Voluntário da IBNL

 

Ajuda-te (Casimiro Cunha)

 

"...Caridade, gentileza,

Auxílio, calma e perdão
São das preces mais sublimes
Em teu altar de oração..."

 

 

 

 

(Recebido em email de Clodoaldo Leite [[email protected]])

 

 

Jornal AGENDA CRISTÃ - Rancharia (SP) - Dezembro.2025 / Janeiro.2026

 

(Recebido em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

Edição 125 da Folha Espírita Francisco Caixeta

Araxá, MG. Acesse abaixo:

 

 

ACESSE AQUI:

http://www.espiritacaixeta.org.br/folha/Fol125.pdf

 

(Informação de Folha Espírita Francisco Caixeta [[email protected]])

 

 

Site da Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Clique aqui:
https://www.febnet.org.br/portal/

 

 

ALÉM DA TELA/ FRANKENSTEIN

Clique aqui:

https://www.febnet.org.br/portal/2026/02/13/alem-da-tela-frankenstein/

 

 

 

Além da Tela/ Frankenstein

https://www.febnet.org.br/portal/wp-content/uploads/2026/02/ALEM-DA-TELA-Frankenstein-2025.jpg

 

“Eram os segredos dos céus e da terra que me interessavam. Fossem, porém, a substância das coisas, o âmago da natureza ou os mistérios da alma, que absorvessem minha atenção, minhas indagações eram sempre dirigidas para as origens, para os segredos metafísicos”.
Frankenstein ou o moderno Prometeu, de Mary Shelley [1]

Vida. Ciência. Ambição. Egoísmo. Da arrogância e vaidade de um cientista que ‘brinca de Deus’, toma forma uma criatura vista como monstruosa. Uma história que leva à ruína e destruição do criador e à solidão de sua criatura, permeada pela poesia e dor na busca por si mesmo. 

O clássico de terror de Mary Shelley, Frankenstein ou o moderno Prometeu, escrito em 1818, ganha uma nova adaptação para os cinemas pelas mãos do diretor Guillermo del Toro, estrelado por Oscar Isaac, Jacob Elordi e Mia Got. 

Na obra de 2025, o drama já tão conhecido se aproxima ainda mais do conceito original criado por Shelley, onde a criatura, em uma visão moderna, não é tratado como uma abominação grotesca de parafusos no pescoço, e sim um autodidata em busca de respostas, que reflete a inocência na procura por si, pelo entendimento sobre o mundo, ganhando aqui, em primeiro plano, a simpatia do público. 

Criado pela ambição Victor Frankenstein a partir de partes de corpos reanimados, o ser senciente ali trazido reflete a pequenez de uma Humanidade que ainda não aprendeu a celebrar a beleza e a diversidade contidos em cada um. Rejeitado e abandonado pelo egoísmo de Victor — que não consegue amar a sua própria criação, parte em busca da vingança, enquanto descobre as sombras da sociedade. 

Egoísmo, chaga que nos acomete, lembrado por Adolfo, bispo de Argel em O evangelho segundo o Espiritismo: [2]

“Pobre raça humana, cujo egoísmo corrompeu todas as sendas, toma novamente coragem, apesar de tudo. Em sua misericórdia infinita, Deus te envia poderoso remédio para os teus males, um inesperado socorro à tua miséria. Abre os olhos à luz: aqui estão as almas dos que já não vivem na Terra e que te vêm chamar ao cumprimento dos deveres reais. Eles te dirão, com a autoridade da experiência, quanto as vaidades e as grandezas da vossa passageira existência são mesquinhas a par da eternidade”. 

Frankenstein (2025) não se trata meramente de um filme de terror, mas sobre a rejeição, levantando aspectos como egoísmo e moralidade. Em sua caminhada solitária, a criatura encontra em Elizabeth, paixão de Victor, o contraponto ao comportamento egoísta do cientista. 

Símbolo de bondade, Elizabeth é quem contempla a verdadeira beleza da essência daquela criatura. É nela em que quem a jovem encontra por fim a pureza no agir, no sentir e no viver: 

“Estar perdido e ser encontrado… Esse é o tempo de vida do amor. E, em sua brevidade, em sua tragédia, ele se fez eterno…”
— Elizabeth. [1]

Serviço

Frankenstein (2025)
Temáticas: Ciência, moral, humanidade
18 | Terror/Ficção científica | 2h30min
Disponível para assinantes Netflix.

Referência

[1] SHELLEY, Mary. Frankenstein ou o prometeu moderno. Tradução Christian Schwartz. 1. ed. Editora Penguin-Companhia, 2015. 

[2] KARDEC, Allan. O evangelho segundo o espiritismo. Tradução de Guillon Ribeiro. 131. ed. 13. imp. Cap. 7, item 12, Instruções dos Espíritos: O orgulho e a humildade. FEB Editora, 2019.

facebook-share google-share linked-share my-space-share

 

 

(Copiado de https://www.febnet.org.br/portal/2026/02/13/alem-da-tela-frankenstein/)

 

 

FEP- Federação Espírita do Paraná

Curitiba

 

Clique aqui:
http://www.feparana.com.br/

 

 

 

 

 

Federação Espírita do Estado de Sergipe

Aracaju

 

Clique aqui:
https://www.facebook.com/federacaoespiritadesergipe/

 

 

 

 

FEEAL- Federação Espírita do Estado de Alagoas

Maceió

 

Clique aqui:

https://www.facebook.com/feealagoas/?locale=pt_BR

 

 

 

 

Abrigo Ismael

Araçatuba, SP

Quer ajudar o Abrigo e não sabe como?

Doando sua nota fiscal paulista, você estará ajudando nossas vovós. Faça a doação on line de seu cupom fiscal para o Abrigo Ismael! É fácil, rápido, você ajuda a entidade e ainda tem 2,5 vezes mais chances de ser sorteado!

 

(Copiado de https://web.facebook.com/abrigoismael/?locale=pt_BR&_rdc=1&_rdr)

 

 

 

Reflexão, extraída do livro “Richard Simonetti –

O Pensamento” - Vol 1

 

Reflexão, extraída do livro “Richard Simonetti - O Pensamento” - Vol.1

Organizado por Álvaro Pinto de Arruda. 

https://www.editoraceac.com.br/loja/produto/o-pensamento

WhatsApp- Editora

14 99164-6875

 

 

 

(Recebido em email de Tânia Simonetti [[email protected]])

             
 

Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier

Boletim semanal – Ano XI. 3a semana de Fevereirode 2026

GEECX_LogoOriginal.png

Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier

Boletim semanal – Ano XI

3a semana de Fevereirode 2026

 

GEECX_LogoOriginal.png

 

As diversas expansões de alegria e o carnaval; A realeza de Jesus; Bem-aventuranças e a vida espiritual; Filme sobre Benedita Fernandes será exibido em São Paulo; Campanhas Em Defesa da Vida e Cidadania pela Vida–Brasil sem Aborto; Em favor da alegria

 

Artigo:

- As diversas expansões de alegria e o carnaval:

https://grupochicoxavier.com.br/as-diversas-expansoes-de-alegria-e-o-carnaval/

 

Estudo do Evangelho:

- A realeza de Jesus:

https://grupochicoxavier.com.br/a-realeza-de-jesus-3/

 

- Bem-aventuranças e a vida espiritual:

https://grupochicoxavier.com.br/bem-aventurancas-e-a-vida-espiritual/

 

Notícias:

- Filme sobre Benedita Fernandes será exibido em São Paulo:

https://grupochicoxavier.com.br/filme-sobre-benedita-fernandes-sera-exibido-em-sao-paulo/

 

Vídeos:

- Campanhas Em Defesa da Vida e Cidadania pela Vida–Brasil sem aborto:

https://grupochicoxavier.com.br/em-defesa-da-vida-e-cidadania-pela-vida-brasil-sem-aborto/

 

Mensagens:

- Em favor da alegria:

https://grupochicoxavier.com.br/em-favor-da-alegria-2/

 

o0o

 

Transformemos nossas misérias em lições. Identifiquemos o monturo que a própria ignorância amontoou em torno de nós mesmos, convertamo-lo em adubo de nossa ‘terra íntima’ e teremos dado razoável solução ao problema de nossos grandes males” –Emmanuel.

 

(Xavier, Francisco Cândido. Pelo espírito Emmanuel. Pão nosso. Cap. 121. FEB)

 

o0o

Com fraternal abraço,

Equipe GEECX

 

 

(Recebido em emails de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]] e do GEECX)

             
 

O Consolador. Revista Semanal de Divulgação Espírita. Londrina, PR. Acesse abaixo

 

CLIQUE AQUI:

http://www.oconsolador.com.br/ano19/961/principal.html

 

             

 

Palestra de GERÔNIMO MENDONÇA,

O GIGANTE DEITADO

 

ACESSE AQUI:

https://www.youtube.com/watch?v=HGuKERdXWOI

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2025/FEVEREIRO/14-02-2025_arquivos/image093.jpg

 

 

 

 

Gabriel Delanne

(23-03-1857 / 15-02-1926)

 informese_personalidade_delanne2

Gabriel Delanne

Imagem http://www.ceakitajuba.org.br/informe-se/personalidades/delanne

 

Gabriel Delanne Gabriel Delanne era filho de pais espíritas convictos e praticantes, sendo o seu pai um dos fundadores da Liga Parisiense de Ensino e afeiçoado amigo de Allan Kardec, fazendo parte com este da direção da Sociedade Espírita fundada por ambos. Sua mãe, portadora de mediunidade ostensiva, muito colaborou na codificação kardequiana com suas comunicações, transmitindo informações confiáveis filtradas do mundo espiritual através de seus dons. Nasceu portanto esse grande defensor do Espiritismo em ambiente espiritual propício a sua preparação, o que se fez nos moldes rigorosamente científicos e com estrita fidelidade ao seu codificador. Afirmando sempre que a sua crença inabalável era a espírita, e dedicando-se desde cedo à pesquisa experimental dos fatos presenciados dentro da sua própria casa, veio a receber da espiritualidade uma mensagem cujo teor o faria mais dedicado e disciplinado para com suas pesquisas. Dizia a mensagem: "Nada temas. Tem confiança. Jamais ser rico do ponto de vista material. Coisa alguma, porém, te faltar na vida". Em 1883 ele fundou a revista "O Espiritismo" graças à generosidade de uma inglesa, Elisabeth D'Esperance, que lhe doou o dinheiro para as despesas. Passou então a realizar experiências com grandes médiuns. Em 1904 juntamente com Charles Richet e outros estudiosos, presenciou os prodigiosos fenômenos de materialização de Vila Cármen, em Argel. A produção literária de Delanne não se apoia em especulações imaginárias, mas em fatos por ele mesmo investigados e confirmados. Dedicando-se de maneira especial ao trabalho de demonstrar que o Espiritismo se apoia em bases científicas, escreveu essas principais obras hoje conhecidas em todo o mundo: "Pesquisas sobre a Mediunidade", "A Alma é Imortal", "O Espiritismo perante a Ciência", "O Fenômeno Espírita ","A Evolução Anímica", "As Aparições Materializadas de Vivos e Mortos", "Documentos para o Estudo da Reencarnação". e finalmente "A Reencarnação". Em "O Espiritismo perante a Ciência", ele traça com rara maestria um quadro completo dos dados que o psiquismo pode apresentar para merecer o respeito dos cientistas. E como demonstração da admirável segurança de sua argumentação, basta que se lance os olhos sobre suas páginas e verifique-se, que desde a época já distante em que apareceu a primeira edição desta obra, o seu autor teve a satisfação de verificar que algumas das mais importantes teorias expostas tiveram a consagração da Ciência. Em sua luta para estabelecer a verdade espírita, sabedor dos males gerados pela ignorância, pelo fanatismo e pela paixão desregrada escreve: "A luta é inflamada e provavelmente será longa, de vez que os prejuízos religiosos e científicos se mostram obstinados. Insensivelmente, porém, a evidência acaba impondo-se. Temos agora a convicção de que a certeza da imortalidade se tornar uma verdade científica, cujas conseqüências benfazejas, fazendo-se sentir no mundo inteiro, mudarão os destinos da humanidade". Homem de mentalidade politécnica, afeiçoado desde cedo aos estudos exatos, às observações frias, às deduções rigorosas, foi o chefe supremo da parte experimental do Espiritismo à qual deu o maior desenvolvimento, ainda não suplantado. Delanne fez ver através de suas obras que a Física moderna, o magnetismo, o hipnotismo, a sugestão verbal ou mental, a clarividência, a telepatia e o Espiritismo, todos esses conhecimentos novos são convergentes para as fronteiras espirituais. Tornou evidente que as provas das comunicações dos espíritos, sendo tão numerosas quão variadas tornariam o Espiritismo uma demonstração científica da imortalidade. Em sua luta incessante iniciada aos 13 anos, publicou aos 68 anos de idade uma obra de incomparável valor intitulada "A Reencarnação", última de seu gênio privilegiado. Pela solidez apresentada, pelo rigor de sua lógica, pelo valor de sua argumentação, pela escolha de suas provas, pela superioridade de sua tese, e pela imparcialidade com que apresenta os fatos, essa obra ‚ a primeira da coleção delanneana. Abordando todas as angulações elaboradas pela codificação, Delanne sempre respondia com humildade sobre sua própria obra: "Nada tenho dilatado. Tudo que há é de Kardec. Apenas tenho feito constatações. Mostrei-as em meus livros e demonstro-as na prática diária. Nada acrescento". Excesso de modéstia dele. Sua obra complementa e solidifica os ensinamentos de Kardec, abordando temas correlatos e aprofundando outros onde o grande codificador não dispusera de tempo para considerações maiores. Delanne foi o pesquisador que de maneira incansável soube aproximar a ciência da religião, certo que ambas teriam que caminhar unidas para uma compreensão lógica do universo e dos seus habitantes, os espíritos. O insigne pesquisador dedicou toda a sua vida à propagação do Espiritismo, pelo qual se sacrificou inutilmente aos olhos daqueles que só vêem no imediatismo a verdadeira razão do viver humano e por isso não podem compreender que, por força desse desprezo pelas vaidades e ambições terrenas, ele se cobriu de glórias espirituais pelo trabalho bem conduzido, sem vacilações e fielmente executado até seu derradeiro instante da vida corpórea. Fonte: site: www.gesp.org.br/biografias 

 

 

(Texto copiado de http://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2012/06/Gabriel-Delanne.pdf

800px-LePhSpirite

O Fenômeno Espírita de Gabriel Delanne

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Gabriel_Delanne#/media/File:LePhSpirite.jpg

informese_personalidade_delanne3

Gabriel Delanne

Imagem/fonte: http://www.ceakitajuba.org.br/informe-se/personalidades/delanne

image025

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/NOVEMBRO/01-11-2017_arquivos/image011.jpg

 Túmulo de Gabriel Delanne, singelo e florido. Cemitério Père Lachaise, Paris, França. Fotos  Ismael Gobbo

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/SETEMBRO/25-09-2017_arquivos/image014.jpg

Entada do Cemitério Père Lachaise. Paris, França.

 

O cemitério Père-Lachaise é referência turística, ao lado de outros grandes cemitérios de Paris, como Montparnasse e Montmartre.  Todavia, nenhum deles tem a fama do Père Lachaise, onde estão sepultadas personalidades famosas, expoentes das ciências, filosofia, religião, política, pintura, escultura, cinema, teatro, literatura, etc.

Os que visitam Paris, a capital mundial do turismo,  têm no famoso cemitério um grande desafio: o de tentar localizar o maior número possível de notáveis que constam no mapa do cemitério, entre elas as de Allan Kardec, Alfred de Musset, Auguste Comte, Camille Pissarro, Edith Piaf, Claude Bernard, Maria Callas, Oscar Wilde, Théodore Géricault, Frédéric Chopin, Vivant Denon,  Gay Lussac, Samuel Hahnemann, Honoré de  Balzac, Jean-François Champollion, Jim Morrison, Louis Viscont, Vincenzo  Bellini, Luigi Cherubini, Gustave Doré, Molière, La Fontaine, Marcel Proust, Sarah Bernhardt, Simone Signoret, Georges Bizet,  Amedeo Modigliani,  e dezenas e dezenas de outros vultos de destaque. (Ismael Gobbo)

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/04-05-2019_arquivos/image016.jpg

Monumento aos mortos. Cemitério Père Lachaise. Paris, França. Foto Ismael Gobbo.

 

monumento aos mortos do cemitério de Père-Lachaise é obra do pintor e escultor Albert Bartholomé , inaugurado emr de Novembro de 1899depois de doze anos de trabalho.

Este monumento é dedicado a todos os mortos sem distinção; Três outros monumentos a mortes de militares já haviam sido erguido em memória de soldados que morreram durante o cerco de Paris (1870) (divisão 64), em memória da Guarda Nacional do Sena morto em combate Buzenval 19 de janeiro de 1871 (Divisão 72) e em memória dos Defensores de Belfort(Divisão 54)

Leia mais:

https://fr.wikipedia.org/wiki/Monument_aux_morts_du_P%C3%A8re-Lachaise

 

Sem título

  

Alvaro Holzmann

(23-01-1906 / 15-02-1968)

 

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2024/FEVEREIRO/15-02-2024_arquivos/image068.jpg

Alvaro Holzmann. Foto de:

http://www.mundoespirita.com.br/?materia=centenario-de-nascimento-de-alvaro-holzmann

 

Alvaro Holzmann (1906-1968 ) Nasceu a 23 de janeiro de 1906, na cidade de Ponta Grossa, Estado do Paraná, e desencarnou no dia 15 de fevereiro de 1968. Estudou na mesma cidade com o prof. Padre Lux e o prof. Becker e Silva. Foi também aluno da antiga Faculdade de Farmácia e Odontologia, daquela cidade. Sua maior vocação foi para a música, à qual se dedicou sempre. Fez o curso de piano no Conservatório de Música do Rio de Janeiro. Em Porto Alegre, quando ainda jovem, tomou contato com a Doutrina Espírita e com as obras assistenciais do Albergue Noturno Diaz da Cruz, onde prestou inestimáveis serviços. Em Ponta Grossa, uniu-se à Sociedade Espírita Francisco de Assis de Amparo aos Necessitados, exercendo sua presidência por vários anos, onde desenvolveu seu grande trabalho doutrinário. Colaborou na criação de várias obras assistenciais ligadas àquela Sociedade, como o Albergue Noturno, a Associação Protetora do Recém-nascido, o Lar Hercília Vasconcellos, a Comunhão Espírita Cristã e o Lar da Vovozinhas "Balbina Branco", que foi sempre seu sonho. Álvaro Holzmann foi chamado por alguém de "Esmoleiro do Bem", porque renunciou à carreira de musicista para dedicar-se somente aos pobres, pedindo sempre recursos em toda parte para a manutenção das obras assistenciais ligadas à Sociedade Francisco de Assis. Levado pelo interesse de orientar as Mocidades Espíritas, dedicou-se, durante alguns anos, a compor músicas e letras baseadas nos textos Evangélicos interpretados à luz do Espiritismo, aproveitando, dessa forma, seu pendor musical. Essas músicas foram compostas com grande carinho, a fim de, não só manter ambiente alegre e sadio nas reuniões dos moços espíritas, como também objetivando fazer com que eles aprendessem a meditar sobre os ensinos de Jesus. Compôs cerca de 200 hinos, dos quais alguns foram gravados em discos, sob o título "O Evangelho cantado à luz do Espiritismo" pelas meninas do Coral do Lar "Hercília Vasconcellos", da cidade de Ponta Grossa. Álvaro Holzmann não viveu somente para a família: dedicou também sua vida aos pobres, à orientação de Espíritos desencarnados e infelizes. Procurou viver sempre modestamente, aproveitando todos os momentos de sua preciosa existência para realizar o que podia em benefício de seus semelhantes, dando assim, exemplo de verdadeiro espírita Álvaro Holzmann era filho do venerando e saudoso casal Dona. Maria Joana e Sr. Jacob Holzmann, o valoroso fundador do DIÁRIO DOS CAMPOS, e nasceu nesta cidade no dia 23 de janeiro de 1906. Era casado com dona Juracy Martins Holzmann e deixa os seguintes filhos: Alvaci Holzmann, funcionário do Banco do Brasil, casado com dona Míriam Pacheco Holzmann; Ronaldo Holzmann, casado com dona Neiva Holzmann; dona Mariasilvia Holzmann Pereira, casada com o Sr. Hermenegildo Pereira Maia e Alvacelia, solteira. Álvaro Holzmann fez seus estudos em nossa cidade na Escola do saudoso Professor Padre Lux e depois foi aluno do Professor Becker e Silva, posteriormente foi aluno do Colégio Regente Feijó e cursou a antiga Faculdade de Farmácia e Odontologia de Ponta Grossa. Mas foi sua vocação para a música, herdada do pai musicista de fina têmpera e de sua mãe, exímia cantora, que definiu a carreira de Álvaro Holzmann. Iniciando seu aprendizado com seu tio, o saudoso e renomado maestro Jorge Holzmann, fundador da Banda Lira dos Campos; Álvaro Holzmann tornou-se um músico e compositor de soberba inspiração e virtuosismo ímpar, destacando-se como pianista exímio. Nessa condição, em sua mocidade, após ter cursado o Conservatório de Música do Rio de janeiro, foi músico a bordo do navio Bagé, com o qual percorreu grande parte da Europa. Fixando residência em Ponta Grossa, após seu casamento, dedicou-se ao ensino da música, tendo ingressado no corpo docente do Colégio Regente Feijó durante 30 anos, aposentando-se por deficiência visual, fato que lhe tolheria a continuação da carreira como músico, mas não lhe diminuiu a capacidade e inspiração de compositor nem a sua vocação inata para a assistência social. Apóstolo da caridade Jovem ainda, quando residia em Porto Alegre, Álvaro Holzmann tomou contato com a Doutrina Espírita e com as obras assistenciais que eram realizadas no Albergue Noturno Dias da Cruz. Esclarecido pelo Evangelho e sentindo no espírito o impulso irresistível para o bem, iniciou sua longa e exemplar jornada no terreno da beneficência. Retornando a Ponta Grossa uniu-se à Sociedade Espírita Francisco de Assis de Amparo aos Necessitados, da qual foi presidente por longos anos, e onde iniciou seu apostolado como verdadeiro seguidor do patrono da casa o humilde e luminoso Francisco de Assis. Por sua inspiração e com a cooperação inestimável do seu trabalho cristão, surgiram a Associação Protetora do Recém-nascido, o Albergue Noturno, a creche, o lar Hercília de Vasconcellos, a Comunhão Espírita Cristã, o Lar das Vovozinhas Balbina Branco, todos esses departamentos ligados à Casa de Francisco de Assis, além de cooperar sempre na assistência prestada por outras entidades. Verdadeiro "esmoleiro" do bem, Álvaro Holzmann renunciou à carreira brilhante que poderia ter realizado como concertista e maestro, dedicando-se de corpo e alma ao trabalho de pedir recursos para manter as obras assistenciais. Igualmente, na pregação evangélica e doutrinária sempre teve uma palavra de esclarecimento e consolo para os necessitados. Alma simples e boa, tornou-se figura popular na cidade pela maneira com que confraternizava com todas as criaturas, procurando minorar os menos felizes. Seu pendor musical foi inteiramente dedicado a musicar versos seus e de outros autores espíritas, decantando o Evangelho e a Doutrina Espírita em belíssimas composições, muitas delas já gravadas em dois discos elepês que correm o Brasil. Levando a sua mensagem de esperanças, cantada pelas meninas e moças do Coral Hercília de Vasconcellos, que ele organizou e dirigia. Álvaro Holzmann procurou movimentar no sentido do bem todos os talentos que Deus lhe confiou. Esclarecido pela Doutrina Espírita, soube fazer de sua vida modesta, porém utilíssima, um permanente roteiro de serviço ao próximo. Nenhuma glória humana o seduziu, a não ser a glória de fazer o bem. Para si aceitava apenas um título: "Pedinte". Esse homem de quem a cidade se despediu ontem, levando até o Cemitério de São José o corpo de carne que lhe serviu de veículo para as tarefas que executou. Seu exemplo permanece luminoso, tal como seu espírito imortal que regressou à Pátria Espiritual com a tranqüilidade daqueles que tudo fizeram para bem viver os preceitos cristãos. Isto lhe basta. Solidários com o sentimento do povo pontagrossense enviamos à família do maestro Álvaro Holzmann as nossas condolências, alimentando a certeza de que o nobre exemplo do seu chefe frutificará nos corações daqueles que souberam compreender a grandeza da sua alma e o valor do seu trabalho.

 

 --------------------------------------

 

Centenário de nascimento de Álvaro Holzmann

23/01/1906 - 23/01/2006

 

Responsável por vasto programa de assistência social desenvolvido pela Sociedade Espírita Francisco de Assis de Amparo aos Necessitados - SEFAN, em Ponta Grossa, Álvaro Holzmann foi um trabalhador incansável. Pelo fato de residir a poucos metros da Casa Espírita, estava presente em todas as atividades, dividindo seu tempo ainda entre as aulas de Música que ministrava no Colégio Estadual Regente Feijó e os alunos que atendia em sua residência. Lecionou piano, acordeão, teoria, solfejo, harmônica e canto. Organizou e dirigiu o Orfeão Pontagrossense, do qual participaram figuras de realce da sociedade local. Compôs inúmeras peças de músicas corais e populares, dedicando-se principalmente à composição de poemas e melodias cantando a excelência do Consolador Prometido, para crianças, jovens e adultos, formando o mais rico hinário espírita-cristão do Brasil. Os valores morais adquiridos através do estudo da Doutrina transformaram seus anseios de virtuose do teclado, que na juventude percorreu vários Estados brasileiros e a Europa, apresentando concertos nos mais famosos teatros. Tocado pela luz do Evangelho do Senhor, passou a realizar audições de piano em benefício de obras assistenciais. Um dos laboratórios para aplicação de suas composições foi a Escola Espírita de Evangelização Nina Arueira, onde muitas gerações receberam o alimento espiritual do Evangelho. Outro núcleo que utilizou o resultado de sua alma de músico e de poeta e que representou o celeiro onde o Movimento Espírita de Ponta Grossa e do Paraná sempre colheu bons frutos, graças a sementeira tratada com carinho e amor por esse seareiro dedicado e consciente foi a União da Mocidade Espírita Cristã de Ponta Grossa - UMEC. Educando a voz suave das meninas residentes no Lar Hercília de Vasconcelos, Departamento da SEFAN, conseguiu gravar, em São Paulo, dois discos de vinil com músicas, na maioria de sua lavra, para divulgação cantada das lições de Jesus, tendo o resultado financeiro desses discos auxiliado na manutenção daquele Lar. Para a consecução desse trabalho contou sempre com o apoio de Alvacélia, sua filha mais nova, que esteve a seu lado cantando, tocando piano, transformando-se em sua principal auxiliar nas questões musicais, quando ele perdeu a visão. Guaracy Paraná Vieira, que conviveu com Álvaro Holzmann por dezenas de anos nas lides da SEFAN, teve oportunidade de assim pronunciar-se por ocasião da abertura de uma Confraternização de Jovens Espíritas: "A Boa Nova iluminada pelo fulgor da Doutrina Espírita despertou na sua alma de músico-cristão as notas sublimes que iriam compor a sinfonia de uma encarnação inteiramente voltada ao bem, no aprendizado do amor ao próximo. As crianças e os jovens foram a grande sementeira do seu plantio e a perene inspiração para as poesias e músicas que escreveu para cantar as belezas do Evangelho que lhe empolgavam a alma." O conteúdo de O Evangelho Segundo o Espiritismo e mensagens de autoria do espírito Emmanuel publicadas nos livros: Pão Nosso, Fonte Viva, Caminho, Verdade e Vida, Religião dos Espíritos, Vinha de Luz, e de espíritos diversos como é o caso do livro O Espírito da Verdade, serviram de fonte de inspiração para muitas de suas músicas exaltando o Criador, o Mestre Jesus e Seus ensinamentos, Suas parábolas. Baseado no cap. I, item 4 de O Evangelho segundo o Espiritismo e cap.62 de Pão Nosso, transcrevemos os versos de sua composição homenageando Jesus: Nunca amigo teve a Terra / Mais sublime e devotado, / Sua vida nos descerra / O amor purificado. / Nunca a Terra concebeu, / Visitante mais honroso. / Nunca o homem recebeu, / Mensageiro mais glorioso. Como amou Jesus a Deus! / Como amou Jesus a nós! / Humilhou-se aos nossos eus, / Sublimando a dor atroz. / Todo o amor que a Terra tem, / Será nada pra pagar / O infinito desse bem / Que só Ele soube dar. / Como médico da alma, / Qualquer doença Ele cura. / Seu remédio é paz e calma, / Nesta vida e na futura. / Como amou Jesus a Deus! / Como amou Jesus a nós! / Humilhou-se aos nossos eus, / Sublimando a dor atroz. Esse homem simples, de inteligência extremamente desenvolvida e sensibilidade ímpar, era defensor dos princípios de integridade, de moral e dos bons costumes, incentivando nos jovens o comportamento de verdadeiros cristãos. Em entrevista publicada em 26/01/1964 na coluna Um Homem Dentro da Vida, no Diário dos Campos (jornal fundado por seu pai no início da década de 1900 com o nome de O Progresso) Álvaro declarou: "Conhecer a realidade da vida espiritual e concorrer para o bem estar do próximo constituem os motivos de minha permanente alegria." O profícuo trabalho desenvolvido por Álvaro Holzmann junto à Sociedade Espírita Francisco de Assis de Amparo aos Necessitados foi o ponto de partida para a consolidação do Movimento Espírita na cidade, sendo ele um pioneiro no campo da assistência social. A comunidade espírita paranaense continua usufruindo os resultados do labor desse espírito de escol, através de membros e dirigentes de diversas Entidades Espíritas do Estado, que tiveram a sua iniciação espírita sob a direção do missionário da caridade em Ponta Grossa, Álvaro Holzmann. Em sua grande maioria os egressos da UMEC transferiram-se para Curitiba com a finalidade de estudar ou atendendo compromissos profissionais. Alcione Vieira Publicado no Jornal Mundo Espírita de fevereiro de 2006 (Fonte:http://www.feparana.com.br/biografia.)

 

(Textos copiados de https://www.febnet.org.br/portal/wp-content/uploads/2019/07/Alvaro-Holzmann-ok.pdf)

https://www.noticiasespiritas.com.br/2025/FEVEREIRO/15-02-2025_arquivos/image098.jpg

Região de Ponta Grossa, PR. Foto de Ismael Gobbo

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/18-05-2019_arquivos/image011.jpg

Jesus. Óleo sobre tela de Maria Tereza Braga. Araçatuba, SP. Foto: Ismael Gobbo

Alvaro Holzmann  muito homenageou Jesus.

 

DEUS

imagem

 

Eurípedes Barsanulfo

O Universo é obra inteligentíssima; obra que transcende a 
mais genial inteligência humana; e, como todo efeito 
inteligente tem uma causa inteligente, é forçoso inferir que a
do universo é superior a toda inteligência; é a inteligência das
inteligências; a causa das causas; a lei das leis; o princípio dos
princípios; a razão das razões; a consciência das consciências;
é Deus! Deus! Nome mil vezes santo, que Newton jamais
pronunciava sem se descobrir!

Ó Deus que vos revelais pela natureza, vossa filha e nossa
mãe, reconheço-vos eu, Senhor, na poesia da criação; na
criancinha que sorri; no ancião que tropeça; no mendigo que
implora; na mão que assiste; na mãe querida que vela; no pai
extremoso que instrui; no apóstolo abnegado que evangeliza
as multidões.

Ó Deus! Reconheço-vos eu, Senhor, no amor do esposo; no
afeto do filho; na estima da irmã; na justiça do justo; na
misericórdia do indulgente; na fé do homem piedoso; na
esperança dos povos; na caridade dos bons; na inteireza dos
íntegros. Ó Deus! Reconheço-vos eu, Senhor! no estro do vate;
na eloqüência do orador; na inspiração do artista; na santidade 
do mestre; na sabedoria do filósofo e nos fogos eternos do 
gênio!

Ó Deus! Reconheço-vos eu, Senhor! na flor dos vergéis, na
relva dos vales; no matiz dos campos; na brisa dos prados; no
perfume das campinas; no murmúrio das fontes; no rumorejo
das franças; na música dos bosques; na placidez dos lagos; na
altivez dos montes; na amplidão dos oceanos e na majestade
do firmamento!

Ó Deus! Reconheço-vos eu, Senhor! nos lindos antélios, no íris
multicor; nas auroras polares; no argênteo da Lua; no brilho do
Sol; na fulgência das estrelas; no fulgor das constelações!
Ó Deus! Reconheço-vos eu, Senhor! na formação das
nebulosas; na origem dos mundos; na gênese dos sóis; no
berço das humanidades; na maravilha, no esplendor e no
sublime do Infinito!

Ó Deus! Reconheço-vos eu, Senhor! com Jesus, quando ora:
"Pai nosso que estais nos céus..." ou com os anjos quando
cantam: "Glória a Deus nas alturas, Paz na Terra aos Homens e
Mulheres da Boa Vontade de Deus".

(Texto copiado na internet do site http://www.forumespirita.net/fe/poesia/deus-euripedes-barsanulfo/)

 

DSC00015

Crepúsculo em Auriflama, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Amor Infinito

Senhas Cristãs

 

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi [[email protected]])

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este Boletim Diário de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]