Boletim diário de Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026.

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma for

 

ma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 


 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:     

                                  

         https://www.noticiasespiritas.com.br/2026/FEVEREIRO/13-02-2026.htm

 

No Blogonde é  postado diariamente:

           http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

          Ou no Facebook:https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

 

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

12-02-2026  https://www.noticiasespiritas.com.br/2026/FEVEREIRO/12-02-2026.htm

11-02-2026  https://www.noticiasespiritas.com.br/2026/FEVEREIRO/11-02-2026.htm

10-02-2026  https://www.noticiasespiritas.com.br/2026/FEVEREIRO/10-02-2026.htm

09-02-2026  https://www.noticiasespiritas.com.br/2026/FEVEREIRO/09-02-2026.htm

07-02-2026  https://www.noticiasespiritas.com.br/2026/FEVEREIRO/07-02-2026.htm

 

 

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 7 - 1864

 

 

 

TRADUÇÃO DE EVANDRO NOLETO BEZERRA

 

 

 

 

 

(Continuação da postagem anterior)

 

.......................................

...............................

.....................

 

(Copiado do site Febnet)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/ABRIL/13-04-2019_arquivos/image013.jpg

Vista de Argel.

Imagem/fonte: http://www.esacademic.com/pictures/eswiki/86/Vieil_alger18.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JUNHO/22-06-2019_arquivos/image010.jpg

O Livro dos Espíritos

Fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Livro_dos_Esp%C3%ADritos#/media/Ficheiro:Le_Livre_des_Esprits_2.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MARCO/06-03-2019_arquivos/image012.jpg

Allan Kardec, Codificador do Espiritismo.(Lião 03-10-1804 / Paris 31-03-1869)

Imagem/fonte: https://dialogos.files.wordpress.com/2007/02/allan-kardec-tratado-2.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/18-05-2019_arquivos/image032.jpg

Jesus caminhando sobre as águas do Mar da Galiléia. Óleo sobre tela por Ivan Aivazovsky

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/30/Po_vodam_1888.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/NOVEMBRO/28-11-2019_arquivos/image018.jpg

Auto de fé de Barcelona com  queima de livros espíritas aos 9 de outubro de 1861.

Imagem/fonte: https://useece.blogspot.com.br/2011/10/onde-ocorreu-o-auto-de-fe-de-barcelona.html

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/NOVEMBRO/28-11-2019_arquivos/image019.jpg

Porto de Barcelona em gravura do século XVIII. Joseph Friderich Leopold - Barry Lawrence Ruderman Antique Maps Inc. Barcino. Barcelona, por Joseph Friderich Leopold

Imagem/fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_de_Barcelona#/media/File:Barcino._Barcelona,_por_Joseph_Friderich_Leopold.jpg

Paróquia Castrense de “La Ciudadela”. Barcelona, Espanha. Foto Ismael Gobbo.

Parc de La Ciudadela. Distrito da cidade velha. Barcelona, Espanha. Fotos Ismael Gobbo

Palácio Nacional na colina de Montjuic. Barcelona, Espanha.

Local onde está instalado o Museu Nacional de Arte da Catalunha. Foto Ismael Gobbo.

 

Museu Nacional de Arte da Catalunha (em catalãoMuseu Nacional d'Art de Catalunya), também conhecido pela sua sigla MNAC, é um museu situado no Palácio Nacional, na colina de Montjuïc, na cidade de Barcelona, na Catalunha, na Espanha. Sua missão é preservar e expor a sua coleção de arte catalã, uma das mais importantes do mundo, e mostrá-la em sua totalidade, a partir do românico até o presente.[1]

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_Nacional_de_Arte_da_Catalunha

 

 

O Evangelho segundo o Espiritismo. Por Allan Kardec. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. FEBFederação Espírita Brasileira

 

 

CAPÍTULO XXV

----------

Buscai e achareis

 

–  Ajuda-te, que o Céu te ajudará – Olhai os pássaros

do céu – Não vos inquieteis pela posse do ouro

 

Ajuda-te, que o Céu te ajudará

 

 

1.      Pedi e vos será dado; buscai e achareis; batei à porta e ela vos será aberta; porquanto quem pede recebe e quem procura acha, e àquele que bate à porta, ela se abrirá.

     Qual o homem, dentre vós, que dá uma pedra ao filho que lhe pede pão? Ou, se pedir um     

     Peixe, lhe dará uma serpente? Ora, se, sendo maus como sois, sabeis dar boas coisas aos

     vossos filhos, não é lógico que, com mais forte razão, vosso Pai que está nos Céus dê os bens

     verdadeiros aos que lhe pedirem? (MATEUS, 7:7 a 11.)

 

       2. Do ponto de vista terreno, a máxima: Buscai e achareis é semelhante a esta outra: Ajuda-te, que o Céu te ajudará. É o princípio da lei do trabalho e, por conseguinte, da lei do progresso,  pois o progresso é filho do trabalho, visto que o trabalho põe em ação as forças da inteligência.

       Na infância da Humanidade, o homem só aplica a inteligência à procura do alimento, dos meios de se preservar das intempéries e de se defender dos seus inimigos. Deus, porém, lhe concedeu, mais do que facultou aos animais, o desejo incessante do melhor, e é esse desejo que o impele à pesquisa dos meios de melhorar a sua posição, que o leva às descobertas, às invenções, ao aperfeiçoamento da Ciência, pois é a Ciência que proporciona o que lhe falta. Por meio das pesquisas, sua inteligência se engrandece, o moral se depura. Às necessidades do corpo sucedem as do espírito; depois do alimento material, ele precisa do alimento espiritual. É assim que o homem passa da selvageria à civilização.

       Mas o progresso que cada homem realiza individualmente durante a vida é bem pouca coisa, imperceptível mesmo, em grande número deles. Como, então, a Humanidade poderia progredir, sem a preexistência e a reexistência da alma? Se as almas se fossem todos os dias, para não mais voltarem, a Humanidade se renovaria incessantemente com os elementos primitivos, tendo de fazer tudo, de aprender tudo. Não haveria, pois, razão para que o homem se achasse hoje mais adiantado do que nas primeiras idades do mundo, uma vez que a cada nascimento todo o trabalho intelectual teria de recomeçar. Ao contrário, voltando com o progresso que já realizou e adquirindo de cada vez alguma coisa a mais, a alma passa gradualmente da barbárie à civilização material e desta à civilização moral. (Veja-se cap. IV, item 17.)

3.Se Deus houvesse dispensado o homem do trabalho do corpo, seus membros

se teriam atrofiado; se o tivesse dispensado do trabalho da inteligência, seu espírito teria permanecido na infância, no estado de instinto animal. É por isso que Ele fez do trabalho uma necessidade e lhe disse: Busca e acharás; trabalha e produzirás. Dessa maneira serás filho das tuas obras, terás o mérito delas e serás recompensado de acordo com o que hajas feito.

       4. É em virtude da aplicação desse princípio que os Espíritos não vêm poupar o homem ao trabalho das pesquisas, trazendo-lhe descobertas e invenções prontas e acabadas, a fim de que ele não se limite a receber o que lhe ponham nas mãos, sem nem mesmo se dar ao trabalho de abaixar-se para apanhar, nem o incômodo de pensar. Se fosse assim, o mais preguiçoso poderia enriquecer-se e o mais ignorante tornar-se sábio sem o menor esforço e ambos se atribuírem o mérito do que não fizeram. Não, os Espíritos não vêm dispensar o homem da lei do trabalho, mas mostrar-lhe a meta que lhe cumpre atingir e o caminho que a ela conduz, dizendo-lhe: Anda e chegarás. Encontrarás pedras sob os teus passos; olha e tira-as tu mesmo. Nós te daremos a força necessária, se a quiseres empregar. (O livro dos médiuns, Segunda parte, cap. XXVI, ítem 291 e seguintes.)

     5. Do ponto de vista moral, essas palavras de Jesus significam: Pedi a luz que deve iluminar o vosso caminho e ela vos será dada; pedi forças para resistirdes ao mal e a tereis; pedi a assistência dos Espíritos bons e eles virão acompanhar-vos e vos servirão de guia, tal como o anjo de Tobias; pedi bons conselhos e eles jamais vos serão recusados; batei à vossa porta: ela se abrirá para vós, mas pedi sinceramente, com fé, fervor e confiança; apresentai-vos com humildade, e não com arrogância, sem o que sereis abandonados às vossas próprias forças e caireis, como justo castigo do vosso orgulho.

      Tal é o sentido destas palavras: buscai e achareis; batei à porta e ela vos será aberta.   

 

 

Próximo

Olhai os pássaros do céu

 

 

(Copiado de O Evangelho segundo o Espiritismo. Por Allan Kardec. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. FEB – Federação Espírita Brasileira)

 

Tobias e o Anjo

Artista Filippino Lippi (1457–1504) wikidata:Q296265 q:it:Filippino Lippi imagem da obra de arte listada no parâmetro de título desta página Título Tobias e o Anjo Editar isto no Wikidata Tipo de objeto pintura Editar isto no Wikidata Gênero arte religiosa Editar isto no Wikidata Descrição Português: Digitalização da National Gallery of Art Pessoas retratadas Tobias Editar isto no Wikidata Data entre cerca de 1472 e cerca de 1482 Técnica óleo sobre painel Editar isto no Wikidata Dimensões altura: 33 cm (12,9 pol.) Editar isto no Wikidata; largura: 23 cm (9 pol.) Editar isto no Wikidata Coleção Coleção Samuel H. Kress wikidata:Q2074027 National Gallery of Art wikidata:Q214867. Imagem/fonte:

https://en.wikipedia.org/wiki/File:Tobias_and_the_Angel_-_Filippino_Lippi.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/DEZEMBRO/12-12-2018_arquivos/image016.jpg

Jesus Cristo no Monte das Oliveiras. Óleo sobre tela de Rodolfo Amoedo.

Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgNsJyqO-LVnW0b6wituU0_ydxTUUYsuOU6KqkfR3Rc7xybEN_th5OcGL11jJoQD3aVdz_1r4SxonNgoIBfuo-nzIUdUd9i5lfnP47LrNrtHaAQTRAO45-19Cv-rjEdvldr7kf7hKXlI0JG/

Jesus ensina o povo à beira-mar. Guache sobre grafite em papel tecido cinza. Obra de James Tissot. Imagem/fonte:

https://es.m.wikipedia.org/wiki/Archivo:Brooklyn_Museum_-_Jesus_Teaches_the_People_by_the_Sea_(J%C3%A9sus_enseigne_le_peuple_pr%C3%A8s_de_la_mer)_-_James_Tissot_-_overall.jpg

 

800px-The_Evangelist_Matthew_Inspired_by_an_Angel

O evangelista Mateus inspirado por um  anjo. Óleo sobre tela por Rembrandt.

Imagem/fontehttps://en.wikipedia.org/wiki/Authorship_of_the_Bible#/media/File:The_Evangelist_Matthew_Inspired_by_an_Angel.jpg

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEiveXv-msSfi2S2CEgB9NTGeWBwWQeqCsPCPaxN1H6CL4-OyGtSEWWgXgchMz0kR3vLEtZhGBstKEQyX3P6NlHumYIk96y8bTYBsFTF0w-LhNa46QImUu5P93Hdq_FDjmz_YiJOAHjUlv40KKD6oAId3zsVNs6nqKSbAH-QVZ6hpDOgW4u5JouuNoq6Vg

 

Estudo para Jesus e Nicodemos por Henry Ossawa Tanner.

Imagem/fonte:  https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Henry_Ossawa_Tanner_-_Study_for_Jesus_and_Nicodemus.jpg

 

No diálogo de Jesus com Nicodemos, um fariseu, falou o Mestre: "Ninguém pode ver o reino de Deus, se não nascer de novo." (João, 3,1-8) 

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEitNI-Y-SGYiflNvx9PyT6LUCzhMv_CH3PZzemPKQA8DlUH-Dj8e9vdm8kxzXNIzec-CaJkesn7l0eoZqbyyCvJ6Tg5UEImay0xMzN2XG6NSK76SCDDQ62Ig5-Y1Tr0xDpVBY7YXSVggIJK8hlhXLgkLTAK27-UT5OKBkRqpXYkhJ7Z-7GsP3jwW0zAFg

Sermão da Montanha. Pintura de Henrik Olrik

Imagem/fonte:  https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Sankt_Matthaeus_Kirke_Copenhagen_altarpiece_detail1.jp

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/NOVEMBRO/06-11-2019_arquivos/image037.jpg

Allan Kardec (1804- 1869). Codificador do Espiritismo

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/12/Hippolyte_L%C3%A9on_Denizard

 

 

 

Falando de sementes

 

Conta-se que, certa vez, um corvo pegou uma noz e levou-a para o topo de um alto campanário, uma torre de sinos.

Segurando-a com as patas, começou a bicá-la para abri-la. Porém, subitamente, a noz rolou para baixo e desapareceu numa fresta do muro.

Percebendo que estava livre do bico do corvo, ela suplicou:

Muro, meu bom muro, pelo amor de Deus, que foi tão bom para você, fazendo-o alto e forte, e enriquecendo-o com esses belos sinos de tão belo som, salve-me, tenha pena de mim!

Meu destino era cair entre os velhos ramos de meu pai, permanecer no rico solo coberto de folhas amarelas. Por favor, não me abandone!

Quando eu estava sendo atacada pelo terrível bico daquele corvo feroz, fiz um voto. Prometi que se Deus me permitisse escapar, eu passaria o resto de minha vida dentro de uma frestinha...

Os sinos, num doce murmúrio, avisaram o campanário que tomasse cuidado porque a noz podia ser perigosa. Afinal, era um corpo estranho em sua intimidade.

Entretanto, o muro decidiu abrigá-la, deixando-a ficar onde havia caído.

O tempo passou e a noz começou a abrir, depois estendeu suas raízes nas frestas da pedra.

Não passou muito tempo, as raízes forçaram caminho por entre os blocos de pedra e surgiram galhos que saíam pela fresta.

Os galhos cresceram, tornaram-se mais fortes e estenderam-se para o alto, acima do topo da torre. As raízes, grossas e enroscadas, começaram a fazer buracos nos muros, empurrando para fora todas as velhas pedras.

O muro percebeu, tarde demais, que a humildade da noz e seu voto de ficar escondida numa fresta não eram sinceros. E arrependeu-se de não ter dado ouvido aos sinos.

A nogueira continuou a crescer e o muro, o pobre muro, desmoronou e ruiu.

*   *   *

Em nossa vida, por vezes, aparecem algumas sementes que agem exatamente como a noz.

Parecem pequenas e inofensivas. No entanto, produzem grandes estragos.

Falamos da semente da fofoca, que instala a discórdia e pode provocar o desmoronamento de uma amizade.

Se for a semente do mau humor, vai estender as raízes da raiva e os galhos da irritação, que anda de braços dados com a violência.

O ciúme é uma pequena semente que, se alimentada pela desconfiança, irrigada pela insegurança e aquecida pelo orgulho impulsivo, faz desmoronar uma família inteira.

Entretanto, se aceitarmos na intimidade de nossos corações a semente da tolerância, veremos crescer a árvore da harmonia, que fará ruir os muros das separações afetivas.

Se acolhermos a semente do espírito de cooperação com o próximo, esta vai dar vida à frondosa árvore da fraternidade, podendo abrigar em sua sombra, os que caminham sob o sol das necessidades variadas.

Se permitirmos que a seleta semente do amor entre em nosso coração, por uma pequena fresta de boa vontade que seja, ela vai gerar tronco tão forte e galhos tão altos, que tocarão o céu, permitindo que os anjos da concórdia, da união fraterna, da paz, possam descer por seus galhos e, através de cada um de nós, possam servir ao próximo, em nome de Deus.

Há sementes e sementes. Nosso coração é um só. Cabe a cada um de nós selecionar a semente que deseja permitir se torne árvore frondosa.

Pensemos nisso e façamos a correta opção.

 Redação do Momento Espírita, com base no cap.
 
A noz e o campanário, do livro Fábulas, de Leonardo
 da Vinci, ed. Melhoramentos.
Em 12.2.2026

 

 

 

 (Copiado de   https://www.momento.com.br/pt/ler_texto.php?id=4705&stat=0)            

 

 

Descrição Espanhol: Carya illinoinensis (Noz-pecã) - Noz inteira (trime sem epicarpo/mesocarpo envolvente) - Comércio, origem desconhecida, Madrid (Espanha). Data: 19 de novembro de 2013, 10:51:26 Fonte: Elaboração própria Autor: Philmarin.

Imagem/fonte:   https://commons.wikimedia.org/wiki/File:C._il.-seeds-12.jpg

 

 

O fracasso de Pedro

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Caminho, Verdade e Vida. Lição nº 89. Página 193.

 

"E Pedro o seguiu, de longe, até ao pátio do sumo sacerdote e, entrando, assentou-se entre os criados para ver o fim." (Mateus. 26:58).

 

O fracasso, como qualquer êxito, tem suas causas positivas.

A negação de Pedro sempre constitui assunto de palpitante interesse nas comunidades do Cristianismo.

Enquadrar-se-ia a queda moral do generoso amigo do Mestre num plano de fatalidade?

Por que se negaria Simão a cooperar com o Senhor em minutos tão difíceis?

Útil, nesse particular, é o exame de sua invigilância.

O fracasso do amoroso pescador reside aí dentro, na desatenção para com as advertências recebidas.

Grande número de discípulos modernos participam das mesmas negações, em razão de continuarem desatendendo.

Informa o Evangelho que, naquela hora de trabalhos supremos, Simão Pedro seguia o Mestre "de longe", ficou no "pátio do sumo sacerdote", e "assentou-se entre os criados" deste, para "ver o fim".

Leitura cuidadosa do texto esclarece-nos o entendimento e reconhecemos que, ainda hoje, muitos amigos do Evangelho prosseguem caindo em suas aspirações e esperanças, por acompanharem o Cristo à distância, receosos de perderem gratificações imediatistas; quando chamados  a testemunho importante, demoram-se nas vizinhanças da arena de lutas redentoras, entre os servos das convenções utilitaristas, assentado binóculos de exame, a fim de observarem como será o fim dos serviços alheios.

Todos os aprendizes, nessas condições, naturalmente fracassarão e chorarão amargamente.

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, Belo Horizonte, MG)

Jesus prestes a ser golpeado na frente do Sumo Sacerdote Anás.  Óleo sobre tela por José de Madrazo y Agudo.

Imagem/fonte;

https://en.wikipedia.org/wiki/Sanhedrin_trial_of_Jesus#/media/File:Jes%C3%BAs_en_casa_de_An%C3%A1s_Museo_del_Prado_Jos%C3%A9_de_Madrazo.jpg

Quadro: A negação de São Pedro. Óleo sobre tela por Hendrick ter Brugghen.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Hendrick_ter_Brugghen_The_Denial_of_St_Peter.jpg

https://www.noticiasespiritas.com.br/2018/DEZEMBRO/13-12-2018_arquivos/image021.jpg

Galo. Foto Ismael Gobbo.

Tornou-lhe Jesus: Digo-te, Pedro, que não cantará hoje o galo antes que três vezes tenhas negado que me conheces. Lucas 22:34

https://www.noticiasespiritas.com.br/2018/DEZEMBRO/13-12-2018_arquivos/image023.jpg

São Pedro em lágrima. Óleo sobre tela de Bartolomé Esteban Murillo.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Bartolom%C3%A9_Esteban_Murillo_-_Saint_Peter_in_Tears_-_Google_Art_Project.jpg

 

 

APES : programme d'activité spirites en distanciel FEVRIER 2026

APES: Programa de Atividades Espiritualistas Remotas - FEVEREIRO DE 2026

Chère Madame, Chers Monsieur,

 

Suite à la fermeture de nos locaux à Vincennes et dans l’attente de trouver un nouveau lieu pour poursuivre, en présentiel, nos Réunions Publiques d'Etudes et d'Assistance Spirituelle (RPEAS) et les Réunions d'Etude de l'Évangile avec les demandeurs d'Assistance Spirituelle (AS), notre centre spirite APES maintient ses réunions, ainsi que d'autres activités, et des travaux d’étude spirite en distanciel via plateforme ZOOM.

Fidèles à notre engagement d’approfondir ensemble les enseignements du Spiritisme dans un esprit de sérieux, de réflexion et de fraternité, nous reprenons l’envoi de notre programme mensuel. Vous y trouverez les titres des exposés hebdomadaires ainsi que les informations nécessaires pour participer à nos réunions en ligne.

Veuillez trouver en pièce jointe le programme d'activités spirites du mois de FÉVRIER 2026 ;

Pour assister les Réunions Publiques d'Etudes et d'Assistance Spirituelle (RPEAS) veuillez accéder les modalités de participation sur la page WEB de notre centre spirite APES : http://www.apes-asso.fr

Nous espérons que cette organisation provisoire permettra à chacun de continuer à s’instruire, à échanger et à progresser dans la compréhension les principes, les concepts et l'éthique spirite, dans un climat de respect et d’élévation morale.

Pour plus d'information, contactez nous par téléphone 07 8209 7158 ou par mail : [email protected]

Nous vous remercions pour votre fidélité et votre soutien, et nous nous réjouissons de vous retrouver prochainement lors de nos prochaines réunions hebdomadaires d’étude spirite.

Fraternellement,

Anita Becquerel

Présidente de l'APES

A.P.E.S. - Association Parisienne d'Etudes Spirites - Association loi 1901
Spiritisme : Construire aujourd'hui l'Homme de demain.
Plus d'information par téléphone au 07 8209 7158 et
sur notre site internet
http://www.apes-asso.fr

 

 

TRADUÇÃO EM PORTUGUÊS POR GOOGLE TRADUTOR

 

Prezada Senhora, Prezado Senhor,

 

Após o fechamento de nossas instalações em Vincennes e enquanto aguardamos um novo local para continuarmos nossos Encontros Públicos de Estudo e Assistência Espiritual (RPEAS) e Encontros de Estudo do Evangelho com aqueles que buscam Assistência Espiritual (AS) presencialmente, nosso Centro Espírita APES está mantendo suas reuniões, bem como outras atividades e estudos espíritas, remotamente, por meio da plataforma ZOOM.

 

Fiéis ao nosso compromisso de aprofundar juntos nossa compreensão dos ensinamentos do Espiritismo em um espírito de seriedade, reflexão e fraternidade, estamos retomando a distribuição de nossa programação mensal. Nela, vocês encontrarão os títulos das apresentações semanais, bem como as informações necessárias para participar de nossas reuniões online.

 

Segue em anexo a programação das atividades espíritas para fevereiro de 2026;

 

Para participar dos Encontros Públicos de Estudo e Assistência Espiritual (RPEAS), acesse os detalhes de participação no site do nosso centro espírita, APES: http://www.apes-asso.fr

Esperamos que este arranjo temporário permita a todos continuar aprendendo, trocando ideias e progredindo em sua compreensão dos princípios, conceitos e ética espírita, em uma atmosfera de respeito e elevação moral.

 

Para mais informações, entre em contato conosco pelo telefone +33 7 82 09 71 58 ou pelo e-mail: [email protected]

Agradecemos seu apoio e lealdade contínuos e esperamos vê-lo(a) em breve em nossos próximos encontros semanais de estudo espírita.

 

Fraternalmente,

Anita Becquerel

Presidente da APES

A.P.E.S. - Associação Parisiense de Estudos Espíritas - Organização sem fins lucrativos (sob a lei francesa de 1901)

Espiritismo: Construindo as Pessoas do Amanhã Hoje. Para obter mais informações, ligue para 07 8209 7158 ou visite nosso site: http://www.apes-asso.fr

 

 

 

 

(Recebido em email de Association Parisienne d'Etudes Spirites [[email protected]])

 

 

As diversas expansões de alegria e o carnaval

Antonio Cesar Perri de Carvalho

Em várias partes do mundo e em todas as épocas sempre aconteceram festejos populares e em vários diapasões e motivações: religiosos, políticos, militares, cívicos, datas memoráveis, comemorações de feitos marcantes e várias formas no estilo de carnaval.

No Brasil, as manifestações de carnaval tiveram um intenso desenrolar envolvendo clubes, salões aristocráticos,desfiles de rua – os antigos “corsos” como eram chamados -, blocos de ruas e shows variados. Músicas que se tornaram históricas.

Inquestionavelmente são dos poucos momentos de afrouxamentos de tensões e expressões de alegria do povo em geral.

Nesse ponto – da alegria – é que se pode refletir.

A alegria pode ser natural ou induzida por vários procedimentos.

É lamentável que nessas comemorações ocorram condições que facilitam várias formas de excesso. 

A mídia em geral alerta sobre contextos que favorecem diversos tipos de desrespeito ao próximo. Criam-se ambientes e formas oportunistas de se romper limites interpessoais e de aceitável convivência social.

Em consequência podem advir algumas repercussões não adequadas à saúde, à economia pessoal e várias formas que podem interferir nas relações equilibradas.

No movimento espírita, em décadas passadas houve momentos em que os feriados prolongados eram aproveitados para eventos reflexivos, de estudo e de confraternização.

Houve época que um texto do espírito André Luiz com afirmações que eram sempre lembradas: “O espírita não se prende a exterioridades. [...] Afastar-se de festas lamentáveis, como aquelas que assinalam a passagem do carnaval, inclusive as que se destaquem pelos excessos de gula, desregramento ou manifestações exteriores espetaculares. A verdadeira alegria não foge da temperança” (Vieira, Waldo. Pelo espírito André Luiz. Conduta espírita, cap. 37. FEB. 1960).

Com certeza, na atualidade, podem surgir opiniões críticas, resistentes a esse registro espiritual, e, utilizando várias adjetivações e jargões vinculadas a determinadas compreensões relacionadas com alguns conceitos de “liberdade”.

Sem dúvida, a liberdade individual termina quando se delineia a do próximo. E isso nas relações entre os espíritos encarnados e os desencarnados. Aí emerge uma antiga frase popular: “diga-me com quem andas e direi quem és”.

Essa ideia tem fundamento em dizeres de Jesus e nos esclarecimentos espíritas sobre a sintonia vibratória, parâmetros válidos para qualquer ambiente.(*)

Cada pessoa, empregando o livre-arbítrio, é responsável por seus atos e repercussões.(*)

São anotações que podem sugerir algumas reflexões na ótica espiritual.

Todavia, sem dúvida, como considerou André Luiz: “A verdadeira alegria não foge da temperança”... Ponderação válida para qualquer ocasião da vida.

(*) Sugestões para leituras e estudos: 1) Kardec, Allan. O evangelho segundo o espiritismo. Cap. VIII. FEB; 2) Xavier, Francisco Cândido. Pelo espírito Emmanuel. Caminho, verdade e vida. Cap. 93. FEB; 3) Xavier, Francisco Cândido. Pelo espírito André Luiz. No mundo maior. Cap. A casa mental. FEB. 4) Franco, Divaldo Pereira. Pelo espírito Manoel Philomeno de Miranda. Sexo e obsessão. Posfácio – Cidade estranha. FEB; 5) Xavier, Francisco Cândido; Vieira, Waldo. Pelo espírito André Luiz. Sexo e destino. 1ª parte: Cap. 8 e 12. FEB.

DE: https://grupochicoxavier.com.br/as-diversas-expansoes-de-alegria-e-o-carnaval/

 

 

 

(Recebido em email de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]])

 

 

Palestra pública nesta sexta-feira 13-02-2026 no

Aliança Espírita Varas da Videira

 

A palestra com início às 20 horas será proferida pela oradora Luiza Pascoato dos Santos cuja tema será do Capítulo XVII  de O  Evangelho Segundo o Espiritismo, Sede perfeitos. .

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2025/OUTUBRO/16-10-2025_arquivos/image037.jpg

Aliança Espírita “Varas da Videira”. Araçatuba, SP

 

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2025/OUTUBRO/16-10-2025_arquivos/image038.jpg

Palestrante Espírita Luiza Pascoato dos Santos

da Aliança Espírita Varas da Videira”

 

 

ALIANÇA ESPÍRITA VARAS DA VIDEIRA

Rua Bernardino de Campos, 363

Centro

Araçatuba, SP

 

 

(Informação de José Elias)

 

 

Palestra na Aliança Espírita Varas da Videira

Araçatuba, SP

 

 

(Recebido em email de Adriana Leite [[email protected]])

 

 

[921-JornalMundoMaior] DIREITOS E DEVERES.

Curta o Jornal Mundo Maior no facebook:- www.facebook.com/jornalmundomaior

Acesse o site do Jornal Mundo Maior e leia outras mensagens:- www.jornalmundomaior.com.br

JORNAL   MUNDO  MAIOR   ESTÁ NO WATSAPP

clique no link e participe do nosso grupo:- https://chat.whatsapp.com/JqtroYousqNKuK5mmgBino

 

DIREITOS E DEVERES.

A paz que tanto buscamos está no respeito, na humildade, na aceitação, está na confiança que temos uns nos outros.

 

É respeitando o livre arbítrio, buscando a harmonia da fraternidade cultivando o bem, que podemos viver em paz.

 

Aí o Dever do bom filho de Deus e sua recompensa, sim porque na Terra não se chega a lazer ou turismo, aqui o trabalho, o estudo, a educação prepararão o nosso Espírito, desenvolvendo virtudes que nos beneficiarão e também ao nosso semelhante.

 

Jesus no seu Evangelho ensina que na Balança Divina devemos saber equilibrar os Direitos e os Deveres, e que um só chegará depois que o outro for executado.

𝙂𝙤𝙩𝙖𝙨 𝙙𝙚 𝙋𝙖𝙯.

 

Se você gostou, repasse. Ou escreva para [email protected], faça sua sugestão ou crítica ou assinale (   )apagar meu endereço.   

 

 

--
🌐 Site
http://www.jornalmundomaior.com.br
🔗 Facebook:
http://www.facebook.com/jornalmundomaior
 
Escreva para [email protected] caso:
🔸Tenha sugestões ou críticas
🔸Indicar um email de um amigo(a)
🔸Não queira mais receber o Jornal Mundo Maior
---
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Jornal Mundo Maior" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to [email protected].
To view this discussion visit

 https://groups.google.com/d/msgid/jornalmundomaior/DM3PPFF657363F31E470DDFAEFB205556968163A%40DM3PPFF657363F3.NAMP223.PROD.OUTLOOK.COM

 

 

(Recebido em email de

[email protected]; em nome de; jornal_mundomaior@ hotmail.com [[email protected]]

 

 

Casa Editora O Clarim - Nós e a Natureza; Vampiros no amor - venha conferir pré-vendas com 40% off

 

ACESSE

https://www.oclarim.com.br/

 

 

 

(Informações recebidas em email de Casa Editora O Clarim [[email protected]])

 

 

52ª CAMPANHA DO CANELONE

ALIANÇA ESPÍRITA VARAS DA VIDEIRA. ARAÇATUBA, SP  

 

 

✨🍝 52ª CAMPANHA DO CANELONE 🍝✨

Aliança Espírita Varas da Videira

Já pensou em saborear um canelone delicioso e ainda colaborar com uma causa do bem? 💛

Essa é a sua chance de unir solidariedade e sabor!

💰 Valor: R$ 50,00

💠 Chave Pix: 51.093.250/0001-54

📲 Faça o seu pedido:

️ Adriana: (18) 99686-2898

️ Inácia: (18) 99743-7329

🚚 Entrega:

🗓️ Sábado, 21 de março

⏰ Das 11h30 às 13h

📍 Local:

CASA DA CARIDADE

Rua Péricles Pimentel Salgado, nº 1010 – BR Umuarama

 

(Informação de Casa da Caridade. Araçatuba, SP)

 

 

Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha,

Portugal

Exms Senhores OCS,

 

As nossas mais cordiais saudações.

 

1 - O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, vai levar a cabo uma conferência subordinada ao tema  "Após a tempestade" que será proferida pela profª Catarina Fernandes, no dia 13 de Fevereiro de 2026, 6ª feira, às 21h00, com entrada livre e gratuita.

Posteriormente, teremos a Fluidoterapia (passe espírita) e o atendimento em privado.

 

2 - Todas as palestras são colocadas no Youtube do CCE em http://bit.ly/29VcVMV e todas as actividades são gratuitas.

  

      

Cordialmente,

 

       CCE

 

 

Tel: 938 466 898; 966 377 204;

www.cceespirita.wordpress.com - E-mail: [email protected]

www.youtube.com/c/CentrodeCulturaEspíritaCaldasdaRainha

www.facebook.com/Centro-de-Cultura-Espírita-de-Caldas-da-Rainha-195515483836343/

 

 

(Recebido em email de Centro de Cultura Espírita Caldas da Rainha [[email protected]])

 

 

Nota:

Filme sobre Benedita Fernandes será exibido em São Paulo

 

O Centro Espírita Irmãos da Nova Era, localizado no bairro Santo Amaro, em São Paulo exibirá o filme “Benedita. Uma heroína invisível. O legado da superação”, produzido por Lalucci Filmes e dirigido por Sirlei Nogueira. Trata-se da primeira exibição após a desencarnação do diretor Sirlei.

Dia 22/02/2026 – 16 horas;

Endereço: Rua Gen. Roberto Alves de Carvalho Filho, 522 - Santo Amaro – São Paulo.

(Informações para exibições do filme: [email protected])

 

(Recebido em email de Antonio Cesar Perri de Carvalho [[email protected]])

 

 

Pesquisa: Estudo sobre mediunidade ostensiva (2026)

Olá!

Você já deve nos conhecer da Pesquisa Nacional Espírita (PNE), realizada desde 2015. Estamos com nova pesquisa neste ano.

Se você é médium ostensivo, seu relato é muito importante. Estamos conduzindo o Estudo sobre Mediunidade 2026, que vai gerar indicadores e boas práticas para fortalecer o trabalho nas casas.

  • Confidencial e em conformidade com a LGPD
  • Questionário com núcleo comum + módulos por mediunidade
  • Duração: ~20 min (pode concluir depois, sem fechar a página)

👉 Responda aqui: https://forms.gle/iapcM2F7abmgiHfA8

Se não for o seu caso, poderia, por gentileza, repassar a médiuns ostensivos do seu Centro?

Agradecemos muito e ficamos à disposição para outras informações.

 

Abraço,

Ivan Franzolim

WhatsApp (11) 98156-0030

https://franzolim.blogspot.com/

[em nome da equipe de pesquisas da PNE]

 

Alguns dados iniciais. Principais mediunidades: Psicofonia (41%), Psicografia (17%), Vidência (12%), Desdobramento (8%), Audiência (7%), Cura sem cortes (6%), Efeitos Físicos (2%), Psicopictografia (1,5%); Sexo feminino (73%); Alimentação: Omnívoro - se alimenta de tudo (83%); Psicofonia: Consciente (54%), Inconsciente (1%), Semiconsciente (45%).

 

PMed 2026 - Resultados iniciais     

Tipos de Mediunidade

Qtd.

Part.

Psicofonia

248

39,9%

Psicografia

100

16,1%

Vidência

81

13,0%

Desdobramento

53

8,5%

Audiência

48

7,7%

Cura (sem cortes)

42

6,8%

Efeitos Físicos

13

2,1%

Psicopictografia

10

1,6%

Psicometria

7

1,1%

Musical

2

0,3%

Cura (com cortes)

0

0,0%

Xenoglossia

1

0,2%

Outras

16

2,6%

Respostas Recebidas

621

100,0%

Participantes

319

 

Mediunidades por pessoa

1,9

 

(Recebido em email de Ivan Franzolim [[email protected]])

 

 

Campanha | Juntos pelo Esporte que Transforma

New Blog Post

 

CAMPANHA | Juntos pelo Esporte que Transforma

Posted by Creche Comunitária Meimei e Oficinas Mário Barbosa, 1

 

💙 Aqui, o esporte também educa, acolhe e transforma. Nas Oficinas do GEPAR, cada bola lançada é uma oportunidade de aprendizado, cada jogo ensina respeito, cooperação e autoestima. 🏀⚽ Nossas crianças e adolescentes se desenvolvem por meio do esporte, criando vínculos, disciplina e confiança para a vida. Esse trabalho só é possível porque existe uma rede de pessoas que acredita, participa e pertence a essa missão. Agora, precisamos de apoio para continuar oferecendo atividades esportivas com...

 

 

 

 

Copiado de https://geparpromocaointegral.org.br/so/f8Pmehw3u?languageTag=pt&cid=e88290f4-5f91-4ef9-a6ef-c667a09554bd

Email de Gepar [[email protected]]

 

 

ESTÁ DISPONÍVEL NA INTERNET O JORNAL “O IMORTAL” DE FEVEREIRO (se puder, divulgue)

Amigo(a) das lides espíritas:

Leia a edição de fevereiro do jornal O IMORTAL, que traz, entre muitos assuntos, uma entrevista com a pedagoga Milena Barbosa Juliatti, de Jundiaí (SP) e uma reportagem sobre O Novo Centro Espírita, promovido pela Editora Correio Fraterno.

O acesso ao jornal é livre e gratuito. Para acessar a edição, clique aqui: https://www.jornaloimortal.com.br/Home

Muito obrigado pela divulgação que puder fazer em sua Casa Espírita e junto a amigos e familiares.

Um forte abraço e ótima semana para todos os seus.

 


Astolfo O. de Oliveira Filho

Av. Saíra Prateada, 62 - Condomínio Golden Garden

86701-865 - Arapongas, PR

 

 

 

 

ACESSE SE E QUANDO QUISER:  

1. Blog Espiritismo Século XXI – http://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com.br/

2. Revista O Consolador - https://www.oconsolador.com.br/  

3. EVOC Editora - http://www.oconsolador.com.br/editora/evoc.htm  

4. Jornal O IMORTAL - http://www.jornaloimortal.com.br/Home

 

(Recebido em email de  Astolfo Olegário Oliveira Filho [[email protected]])

 

 

Jornal Momento Espírita. Centro Espírita Amor e Caridade. Bauru, SP. Acesse abaixo

 

ACESSE AQUI:

https://ceac.org.br/wp-content/uploads/2026/02/Jornal-Momento-Esp-fev-26_compressed.pdf

 

 

(Recebido em emails de [email protected]  e de Leopoldo Zanardi)

 

 

Programação de palestras  Instituição Beneficente Nosso Lar fevereiro 2026. São Paulo, capital

Olá Ismael, espero que  esteja bem.

Segue em anexo a programação de palestras e do Café Cultural do mês de fevereiro de 2026.

 

Abraço fraterno,

Clodoaldo de Lima Leite 

Presidente Voluntário da IBNL

 

Ajuda-te (Casimiro Cunha)

 

"...Caridade, gentileza,

Auxílio, calma e perdão
São das preces mais sublimes
Em teu altar de oração..."

 

 

 

 

(Recebido em email de Clodoaldo Leite [[email protected]])

 

 

Jornal AGENDA CRISTÃ - Rancharia (SP) - Dezembro.2025 / Janeiro.2026

 

(Recebido em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

Edição 125 da Folha Espírita Francisco Caixeta

Araxá, MG. Acesse abaixo:

 

 

ACESSE AQUI:

http://www.espiritacaixeta.org.br/folha/Fol125.pdf

 

(Informação de Folha Espírita Francisco Caixeta [[email protected]])

 

 

Site da Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

Clique aqui:
https://www.febnet.org.br/portal/

 

 

VOCÊ SABIA?/ ESPÍRITO EM RECOMEÇO

Clique aqui:

https://www.febnet.org.br/portal/2026/02/11/voce-sabia-espirito-em-recomeco/

 

 

 

FEP- Federação Espírita do Paraná

Curitiba

 

Clique aqui:
http://www.feparana.com.br/

 

 

 

 

 

Federação Espírita do Estado de Sergipe

Aracaju

 

Clique aqui:
https://www.facebook.com/federacaoespiritadesergipe/

 

 

 

 

FEEAL- Federação Espírita do Estado de Alagoas

Maceió

 

Clique aqui:

https://www.facebook.com/feealagoas/?locale=pt_BR

 

 

 

 

Abrigo Ismael

Araçatuba, SP

Quer ajudar o Abrigo e não sabe como?

Doando sua nota fiscal paulista, você estará ajudando nossas vovós. Faça a doação on line de seu cupom fiscal para o Abrigo Ismael! É fácil, rápido, você ajuda a entidade e ainda tem 2,5 vezes mais chances de ser sorteado!

 

(Copiado de https://web.facebook.com/abrigoismael/?locale=pt_BR&_rdc=1&_rdr)

 

 

 

Reflexão, extraída do livro “Richard Simonetti –

O Pensamento” - Vol 1

 

Reflexão, extraída do livro “Richard Simonetti - O Pensamento” - Vol.1

Organizado por Álvaro Pinto de Arruda. 

https://www.editoraceac.com.br/loja/produto/o-pensamento

WhatsApp- Editora

14 99164-6875

 

 

 

(Recebido em email de Tânia Simonetti [[email protected]])

             
 

Enrique Eliseo Baldovino- 7 anos da desencarnação

REPUBLICAMOS  EM HOMENAGEM  AO QUERIDO BALDOVINO DESENCARNADO NA TARDE DE  QUARTA-FEIRA, 13-02-2019. NOSSO VULTO DE ESCOL.

Focalizando o trabalhador espírita

Enrique Eliseo Baldovino

 

Entrevista para Ismael Gobbo ao

Notícias do Movimento Espírita

 

1) Enrique Eliseo Baldovino autografando a Revista Espírita de 1858 no lançamento em Brasília em 2005

   

Enrique Eliseo Baldovino

 

     Nesta entrevista buscamos ouvir nosso querido companheiro de ideal espírita Enrique Eliseo Baldovino, nascido na Argentina e residente na cidade de Foz do Iguaçu, no Estado do Paraná, cidade próxima de Santa Terezinha de Itaipu/PR, município onde encontra-se o Centro Espírita Allan Kardec, do qual é um dos seus dirigentes. Nascido em família espírita, desde cedo Enrique foi preparado para as importantes tarefas que desempenharia no Movimento Espírita anos depois. Espírito sensível, Enrique vem prestando relevantes serviços ao Espiritismo através de traduções e versões de diversas obras da bibliografia espírita através da Federação Espírita Brasileira e do Conselho Espírita Internacional. Como Músico clássico, do qual é professor, tem se apresentado ao piano em importantes eventos espíritas.

  

Caro companheiro de ideal espírita Enrique Eliseo Baldovino, pode nos fazer sua auto apresentação?

 

Meu nome é Enrique Eliseo Baldovino; nasci na cidade de Avellaneda, província de Buenos Aires, Argentina, em 26/10/1967; sou filho de Olga Esther Abud de Baldovino (falecida em 13/05/1990) e de Belisario Enrique Baldovino, ambos espíritas, devendo aos meus venerandos pais esse contato muito cedo com a Doutrina Espírita. Minha querida irmã, Laura Carmen Baldovino, renomada psicóloga e psicanalista argentina, além de professora de piano, mora em Buenos Aires, onde tem a sua família, com belíssimos filhos.

 

Vivo no Brasil há 20 anos, neste país extraordinário, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho, que tanto me tem dado e feito crescer em todos os sentidos. Radiquei-me em Foz do Iguaçu, Estado do Paraná, desde 1991, onde me casei com a psicopedagoga brasileira e professora de Letras Regina Helena de Mello Baldovino e onde tenho a bênção de ter três filhos, também brasileiros: Guilherme Felipe de Mello Baldovino (17 anos), Laura Beatriz de Mello Baldovino (15 anos) e Estêvão Rafael de Mello Baldovino (13 anos), os três também pianistas e ainda alunos em idade escolar.

 

 

Qual a sua formação acadêmica e profissional?

 

Sou Professor de Música Clássica, formado pelo Conservatorio de Bellas Artes “Carlos Morel”, da cidade de Quilmes, na Grande Buenos Aires, Argentina, durante 6 anos, tendo feito posteriormente diversos cursos de pós-graduação no Professorado Superior de Instrumento (com especialização em piano), por mais 4 anos. Também sou Bacharel Pedagógico, título outorgado por um Colégio argentino chamado Escuela de Educación Media Nº 3, “Prof. Francisco Javier Salustio”, de Quilmes, em 19/12/1984.

 

Há exatamente 20 anos leciono música em diversos estabelecimentos educacionais de Foz do Iguaçu/PR (no Brasil desde 1991) e aulas particulares de piano clássico (na Argentina comecei a dar aulas desde 1986), tendo realizado inúmeros concertos e recitais de piano, nobre instrumento que aprendi a apreciar desde pequeno, já que a minha amada genitora era grande e conceituada Pianista e Professora em Quilmes, e legou-nos o amor pelos renomados e consagrados compositores mundiais, como Bach, Chopin, Beethoven, Mozart, Liszt, Rossini, Verdi, Vivaldi, Ravel, Brahms, Tchaikovsky, Puccini, Debussy etc., etc., ensinando-nos, junto da minha irmã, a tocar e a sentir o piano, educando-nos na sensibilidade e na pesquisa da História da Música, contando-nos desde o berço a Vida e a Obra de cada um dos grandes músicos, o que foi reforçado depois nos estudos de Magistério e de aperfeiçoamento instrumental do Professorado Superior e nos diversos cursos pedagógicos-musicais feitos na Argentina e no exterior.

 

Estudei aproximadamente 2 anos de Jornalismo na Escuela de Periodismo de La Plata, capital da província de Buenos Aires (“Escuela Superior de Comunicación Social de la Universidad Nacional de La Plata”), o que também contribuiu muito para a minha formação geral.

 

No belo campo das línguas, obtive o Diploma Superior de Capacitação em idioma inglês, título outorgado pela “Cultural Inglesa de Quilmes”, em 1983, e durante vários anos fiz na Aliança Francesa de Foz do Iguaçu diversos cursos de francês, com especialização em Literatura Francesa e em História Geral da França, dedicando-me em particular à pesquisa das atividades culturais, sociais, geográficas, políticas, históricas e religiosas do século XIX, extraordinário século em que veio ao mundo a veneranda Doutrina Espírita.

 

 

Como você conheceu o Espiritismo e desde quando é efetivamente espírita?

 

Tive a honra de nascer numa família espírita: sempre lembro-me que desde pequenino fazíamos o Evangelho no Lar todas as semanas, e que meu pai nos levava a um conceituado Centro Espírita de Avellaneda, para as tarefas doutrinárias e de promoção social espírita que minha mãe e meu pai desempenhavam, já que eles se conheceram nesse Centro Espírita anos antes; portanto, posso dizer que desde cedo bebi das águas lustrais do venerando Espiritismo.

 

Anos depois, quando da minha mudança residencial da cidade de Avellaneda para o município de Quilmes, na mesma província de Buenos Aires, frequentamos com os meus genitores o único Centro Espírita de Quilmes (cidade onde vivi a minha infância e toda minha adolescência), onde fui praticando as diversas tarefas doutrinárias. A mudança para o Brasil reforçou o meu respeito pela Doutrina, e posso dizer que na Pátria do Evangelho o meu amor pela Doutrina, que já tinha como espiritista na Argentina, se ampliou ainda mais, compartilhando desde 1991 com a esposa (que já era espírita) e depois com os filhos os postulados tão lúcidos que o Espiritismo nos propõe vivenciar.

 

Tive a bênção de conhecer (ou reencontrar) a minha esposa Regina – natural de São José do Rio Pardo/SP, mas que já morava há décadas em Foz do Iguaçu – em um Curso de Evangelizadores Espíritas na Casa Transitória Fabiano de Cristo , em São Paulo/SP, na data especial de 25 de Janeiro de 1989. Exatamente dois anos depois, em 25/01/1991, nos casamos em Foz do Iguaçu/PR, onde vivemos até hoje.

 

 

A que Casa Espírita está vinculado presentemente e quais atividades que nela desenvolve?

 

Há vários lustros estou vinculado ao Centro Espírita Allan Kardec (CEAK), de Sta. Terezinha de Itaipu/PR (município a 24 km de Foz). Atualmente participo como Diretor Doutrinário e do Departamento de Difusão do CEAK, que comemorou no mês de dezembro de 2010 os seus 25 anos de fundação, e é filiado à Federação Espírita do Paraná – FEP, desde 10/12/1985.

 

Minha esposa Regina é a atual Presidente da Instituição, Coordenadora da Juventude Espírita, lúcida expositora e Diretora do Deptº. do Livro Espírita, além de coordenar vários grupos de divulgação de mensagens a pais, evangelizadores, jovens e público em geral (grupos com 20 mil e-mails aproximadamente). Os três filhos frequentam as atividades da Evangelização, com muita alegria e honra, atividades doutrinárias que tanto bem fazem aos seus corações e, por consequência, a todos nós.

 

O CEAK têm tarefas sociais com uma comunidade carente de Santa Terezinha de Itaipu (STI) e mantém projetos com crianças, adolescentes e pais. A Instituição também coordena vários pontos de consignação de livros espíritas em STI e em Foz do Iguaçu, e possui o valioso espaço de cinco minutos diários em uma rádio comunitária itaipuense, onde é veiculado o consagrado programa Momento Espírita, da FEP, já há vários anos. Os companheiros do CEAK fazem um notável trabalho de equipe nos Grupos de Estudos da Casa, nas palestras públicas, nos passes, na mediunidade etc., apesar de sermos poucos confrades e a seara ser grande, como falava oportunamente o Nosso Mestre Jesus.

 

 

Poderia nos fazer uma resenha de sua trajetória pelo movimento espírita durante esses anos?

 

Através da mídia gráfica, sempre estive ligado à difusão doutrinária do Espiritismo. Até hoje, somos responsáveis, junto a uma equipe de trabalhadores, pela publicação da página Opinião Espírita, no jornal leigo A Gazeta do Iguaçu (http://www.gazeta.inf.br), de grande circulação na Terra das Cataratas e na Tríplice Fronteira (Paraguai, Argentina e Brasil), página que há 19 anos vem sendo veiculada ininterruptamente, com grande repercussão regional, estadual e internacional, graças ao constante apoio da FEP.

 

Outras atividades que realizamos são: a exposição doutrinária, onde oferecemos ao público o fruto das nossas pesquisas como articulista em vários jornais espíritas brasileiros e estrangeiros, que nos honram com a divulgação das mesmas: Mundo EspíritaReformadorRevista Internacional de EspiritismoPresença EspíritaLa Revista Espírita del CEILa IdeaResenha EspíritaThe Spiritist Magazine etcétera (a esposa Regina é a nossa fiel revisora dos textos), pesquisas que nasceram e saíram das notas do tradutor feitas às diversas Obras de Allan Kardec, Livros Kardequianos que são um verdadeiro manancial de Luz.

 

E finalmente as traduções de livros espiritistas, do português e do francês para o espanhol, onde vertemos essas pérolas do Espiritismo em forma de obras, cuja comunidade internacional possui nada menos que 400 milhões de hispanofalantes em todo o planeta. É realmente uma grande responsabilidade.

 

 

Como está vendo o movimento espírita paranaense e da região de Foz de Iguaçu?

 

O trabalho doutrinário da centenária e veneranda Federação Espírita do Paraná é digno de nota, já que a FEP está sempre presente em nossa região, trazendo cursos, seminários, palestras, nos qualificando e capacitando no estudo e na prática da Doutrina Espírita, sendo uma das Federativas mais atuantes no Brasil, sem demérito para com todas as outras dignas Federações que também trabalham muito em prol da divulgação da nossa amada Doutrina.

 

O Movimento Espiritista de Foz do Iguaçu, chamado 13ª URE: União Regional Espírita – um dos 20 braços regionais da FEP no Estado –, também é bem ativo doutrinariamente e compõe-se de 10 Centros Espíritas, todos filiados à Casa de Lins de Vasconcellos, da qual o CEAK faz parte muito atuante. O trabalho com o Jornal A Gazeta do Iguaçu o fazemos em nome da 13ª URE/FEP, de cujo Departamento de Difusão sou integrante há vários anos.

 

A nossa 13ª URE promove há 18 anos consecutivos Feiras do Livro Espírita na região; há 7 anos, o Encontro de Pais Espíritas (ENPAES) e o Encontro da Infância Espírita (ENCONINE). Neste ano de 2011 estamos organizando a VI Semana Espírita de Foz do Iguaçu e região, cujo tema central é: 150 Anos de “O Livro dos Médiuns” (que acontecerá, para todo o público, de 4 a 9 de junho numa sala do cinema Iguassu Boulevard). Há 10 anos a URE promove o Encontro de Jovens e há mais de 6 anos Encontros de Evangelizadores Espíritas, a fim de qualificar, capacitar e espiritizar todos os setores de serviço. A tarefa de Unificação regional se dá também há 18 anos ininterruptos, através de um intercâmbio mensal de expositores entre as 10 Casas Espíritas adesas à 13ª URE/FEP, com grandes resultados na União dos corações espíritas da nossa região.

 

 

E no geral, acha que o movimento espírita vai bem?

 

Percebo e constato um trabalho muito sério da FEB - Federação Espírita Brasileira, estando presente em todos os Estados da União, num trabalho hercúleo nacional, já que o Brasil tem dimensões continentais, com 27 Federações e milhões de espíritas e simpatizantes. O mesmo penso do CEI - Conselho Espírita Internacional, que já começou a dar bons frutos em tão pouco tempo de fundação (1992) e que está fincando suas bases doutrinárias em mais de 35 países, promovendo a União e a Unificação dos mesmos, de forma paulatina e segura, aproveitando o magnífico trabalho nacional e internacional realizado por Chico Xavier, Divaldo Franco, Raul Teixeira e outros, que tanto têm contribuído e que continuam contribuindo com suas Vidas e suas Obras no constante fortalecimento do Movimento Espírita brasileiro e estrangeiro.

 

O célebre Pacto Áureo, que há mais de 60 anos vem dando resultados concretos e opimos, tem permitido um clima espiritual propício para o bom trabalho doutrinário, porque coordenar e dar subsídios a todo esse imenso Movimento nacional e do exterior não é nada fácil, o que está sendo feito com inúmeros sacrifícios e renúncias, apesar das dificuldades. Por isso – e respondendo à sua pergunta –, é fácil de notar que aqueles que pregam o “Espiritismo à moda da Casa”, os grupos que têm médiuns complicados, com graves problemas doutrinários e morais, e as obras ditas mediúnicas, que são muito comprometedoras, todos eles têm origem no afastamento que tristemente fazem da União e da Unificação propostos pela suas Federativas Estaduais, cuja missão precípua é primar pela constante qualificação, crescimento e prática cristã-espírita dos seus trabalhadores.

 

Há também um sentimento de orgulho por parte daqueles que se afastam da Unificação, porque, no pensamento deles, não têm nada a aprender com os cursos e seminários oferecidos pelas Federações para capacitar o trabalhador espírita, sendo este trabalhador o verdadeiro foco da União já proposta pelos venerandos Espíritos Ismael, Bezerra de Menezes e Equipe.

 

Penso que a tática dos inimigos encarnados e desencarnados é tentar dividir os próprios confrades, a fim de não permitir essa confraternização, que é um dos maiores Ideais da Espiritualidade, depois do autoaprimoramento. Mas não vão conseguir destruir os objetivos do Cristo, porque “não se pode deter a aurora”, como diz um velho refrão oriental (o grande sucesso do cinema com temática espírita já o demonstra). Essa aurora é o Mundo de Regeneração, cuja transição estamos vivendo neste momento, até a sua implantação final, que será vitoriosa. Por tanto, ressaltamos o relevante papel que tem o Movimento de Unificação regional, estadual, nacional e internacional, dos quais também temos o alto honor de participar de cada um deles, em nossa modesta esfera de ação.

 

 

Enrique, pode nos falar sobre suas atividades como tradutor de obras espíritas? Quantas você já traduziu?

 

Tenho a grande honra de haver traduzido Livros de Allan Kardec, Francisco Cândido Xavier, Divaldo Pereira Franco, José Raul Teixeira, Zêus Wantuil e Francisco Thiesen. Por ordem de publicação, as traduções são as seguintes:

 

1º) Vereda Familiar, ditado pelo Espírito Thereza de Brito ao médium Raul Teixeira, traduzido do português para o espanhol (FRÁTER, 1995, este livro em parceria com minha esposa Regina Baldovino; em 2ª edição, 2007, com 204 páginas);

 

2º) Revista Espírita – Periódico de Estudios Psicológicos (Año I, 1858), de Allan Kardec, do francês para o espanhol (EDICEI, 2005, com 356 pp. e 309 notas do tradutor);

 

3º) Sublime Expiación, pelo Espírito Victor Hugo/Divaldo Franco, do português para o espanhol (LEAL, 2006; em 2ª edição pela EDICEI, 10/2010, com 217 pp.);

 

4º) Allan Kardec: el Educador y el Codificador, de Zêus Wantuil e Francisco Thiesen, Volume 1, com 478 pp., do português e do francês [mais de 230 trechos originais] para o espanhol (EDICEI, 11/2007);

 

5º) Allan Kardec: el Educador y el Codificador, de Zêus Wantuil e Francisco Thiesen, Volume 2, com 414 pp., do português e do francês [mais de 270 trechos originais] para o espanhol (EDICEI, 11/2007);

 

6º) Aprenda a conversar con su Ángel, pelo Espírito Levy/Raul Teixeira, do português para o espanhol (FRÁTER, 2007, livro infanto-juvenil com 23 pp.);

 

7º) Revista Espírita (Año II, 1859), de Kardec, do francês para o espanhol (EDICEI, 2009; em 2ª edição, 10/2010, com 369 pp. e 428 N. do T.), contendo um Prefácio, ditado em castelhano, em 05/09/2008, pelo Espírito José María Fernández Colavida (chamado “o Kardec espanhol”) ao médium Divaldo Pereira Franco;

 

8º) Camino, Verdad y Vida, pelo Espírito Emmanuel/Francisco Cândido Xavier, do português para o espanhol (EDICEI, 04/2010; em 2ª edição, 10/2010, com 402 pp.);

 

9º) Pan Nuestro, pelo Espírito Emmanuel/Chico Xavier, do português para o espanhol (EDICEI, 10/2010, 396 pp.);

 

10º) Revista Espírita (Año III, 1860), de Kardec, tradução, em fase de conclusão, do francês para o espanhol (EDICEI, com 396 pp. e mais de 550 notas do tradutor), seguindo um projeto de tradução de 30 anos (aprox. 3 anos por volume, em média) para verter todas as Revues Spirites (1858-1869) para o castelhano, volumes que constituem, ao nosso ver, um manancial de luz incomensurável, que complementam a excelente Codificação Kardequiana. Já nos encontramos, com amparo de Deus, em quase um quarto da nossa tarefa tradutória.

 

 

Como tem podido utilizar no meio espírita sua formação de músico clássico?

 

No meio espírita, e com relação à minha formação de músico clássico, me utilizo das valiosas histórias de vida dos renomados compositores e de todos aqueles que se destacam na Música, em todos os aspectos e em todos os tempos. Tenho citado muito o célebre caso do médium músico Brion Dorgeval, que consta nas luminosas páginas da Revista Espírita de maio de 1859 (EDICEI, 2009), artigo número II, intitulado Música de Além-Túmulo (RE mayo 1859–II: Música del Más Allá, páginas 123-125), onde há o importantíssimo registro de que Allan Kardec fez executar na Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas (SPEE), que à época tinha um piano – como toda boa Casa de Cultura –, o Fragmento de uma Sonata, ditado pelo Espírito Mozart ao médium da SPEE, o Sr. Brion Dorgeval.

 

Primeiramente, a título de comparação e ao mesmo tempo de controle doutrinário, Kardec solicita à Srta. de Davans (também integrante da SPEE), distinta pianista e aluna de Frédéric Chopin (1810-1849), que interpretasse uma música de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), quando encarnado, e depois, a Sonata mediúnica. Todos os integrantes foram unânimes em reconhecer na segunda música, não somente o estilo inconfundível de Mozart, como também a superioridade da composição espírita. O Sr. Brion Dorgeval trabalhava profissionalmente como primeiro baixo da Ópera no Teatro de Toulouse, ex-contratado do Sr. Carvalho, segundo as preciosas informações da própria Revue Spirite.

 

A citada partitura mediúnica foi queimada no tristemente célebre Auto-de-fé de Barcelona, na quarta-feira, 9 de outubro de 1861, sob as ordens do bispo daquela cidade, Dom Antonio Palau y Termens (1806-1862). Os raríssimos fac-símiles do Fragment de Sonate, dicté par l’Esprit Mozart à Monsieur Brion d’Orgeval, médium (Année 1859) encontram-se todos reproduzidos em nossa referida tradução castelhana da Revista Espírita do Ano 1859, mencionada no item 7º da sua pergunta número oito, Sr. Ismael Gobbo, sendo que é somente na versão espanhola que se encontram essas históricas partituras mediúnicas.

 

Nós tivemos a grande honra de interpretar ao piano essa rara Sonata mediúnica, por primeira vez em 150 anos e ao vivo, na cidade de Valência (a 350 km de Barcelona), por ocasião do 6º. Congresso Espírita Mundial, na Espanha (em 10/10/2010), a convite da Federación Espírita Española (FEE) e do Conselho Espírita Internacional (CEI), Sonata que ficou gravada no primeiro DVD do Congresso, antes da Conferência Inaugural de Divaldo Franco. Sentimo-nos realmente muito emocionados e honrados, por haver podido apresentar a cultura espírita para todo o mundo e por ter participado com uma tão importante peça comprovatória da Imortalidade da alma, justamente no Congresso Mundial que tinha como tema principal o oportuno tema: Somos Espíritos Imortais.

 

E foi a Revista Espírita, de Allan Kardec, que nos propiciou esse ensejo doutrinário. Desses Volumes de Luz fizemos pesquisas doutrinárias que nos levaram anos, as quais conseguimos plasmar em várias Notas do Tradutor (N. do T.) colocadas ao final de cada tradução, exatamente como neste caso das valiosas partituras mediúnicas, cujas investigações saíram das N. do T. números 87, 278 e 250 da Revista de 1859, cujos raríssimos fac-símiles musicais encontram-se entre as páginas 365 a 369 do referido ano, a disposição de todos os interessados.

 

 

Tem havido produção musical através de médiuns na atualidade? Quais os que você poderia relacionar?

 

Na atualidade são raros os médiuns músicos, assim chamados por Kardec no item 190 de O Livro dos Médiuns (Obra monumental, que neste ano de 2011 cumpre o seu Sesquicentenário de lançamento, acontecido na terça-feira, 15/01/1861), dizendo o seguinte o eminente Codificador, no citado item:

 

«Os médiuns músicos são os que executam, compõem ou escrevem músicas, sob a influência dos Espíritos. Há médiuns músicos que são mecânicos, semimecânicos, intuitivos e inspirados, como os há para as comunicações literárias. (Veja-se os médiuns para efeitos musicais)». E no item 189, o ilustre mestre de Lyon registra no Livro homenageado: “Médiuns de efeitos musicais: provocam a execução de composições, em certos instrumentos de música, sem contacto com estes. São muito raros. (Veja-se o item 74, pergunta XXIV)”.

 

Um dos casos atuais mais famosos é o da médium inglesa Rosemary Brown (1916-2001), que recebia mediunicamente, entre outros, os Espíritos Schubert, Chopin, Schumann, Mozart, Berlioz, Grieg, Rachmaninoff, Bach, Beethoven e Liszt, grandes músicos clássicos da Humanidade, sendo este último com o que tinha contato mais frequente, por ser – segundo a própria médium – o seu mentor musical (neste ano cumpre-se o Bicentenário de Nascimento do célebre compositor húngaro Franz Liszt [1811-1886]).

 

No século XIX, o próprio Allan Kardec conviveu, na SPEE, com um médium músico chamado Brion Dorgeval, já citado na resposta anterior, pesquisa que é produto de outra das nossas notas do tradutor.

 

 

Além das obras traduzidas, quais as de sua autoria espíritas e não espíritas?

 

Somos também autor dos seguintes DVDs e CDs espíritas, disponíveis para o grande público, em idioma português (itens 1º ao 3º) e também em língua espanhola (itens 4º e 5º):

 

1º) Homenagem à Revista Espírita e à Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas (FEP, 2008, www.livrariamundoespirita.com.br), pelo Sesquicentenário de ambas [1 DVD e 2 CDs];

 

2º) DVD ENTREVISTAS - 9 Grandes Temas Espíritas: “Tradução de Obras Espíritas” (TVCEI, 2007, www.tvcei.com e http://www.feblivraria.com.br), em parceria com outros autores;

 

3º) DVD DA APRESENTAÇÃO BIOGRÁFICA de Divaldo Pereira Franco, por Enrique E. Baldovino, na entrega do Título de Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu a Divaldo Franco, pela Câmara Municipal de Foz/PR em 29/07/2009 (FEP, 2009, www.livrariamundoespirita.com.br e www.mansaodocaminho.com.br), apresentação transcrita na íntegra no Jornal Mundo Espírita de setembro de 2009, na capa e no suplemento de 4 páginas (FEP, Curitiba), e na Revista Presença Espírita de setembro-outubro de 2009, páginas 31 a 36 (LEAL, Salvador, Bahia) [1 DVD];

 

4º) DVD DO 5º Congresso Espírita Mundial (na Colômbia) – Exposição de Enrique Eliseo Baldovino sobre a Introdução de “O Livro dos Espíritos”, no Ano do Sesquicentenário de Le Livre des Esprits  (TVCEI, 2007, www.edicei.com);

 

5º) DVD DO 6º Congresso Espírita Mundial (na Espanha): Filmagem da Sonata de Mozart ao piano, na Cerimônia de Abertura, tocada ao vivo por Enrique Baldovino, antes da Conferência Inaugural de Divaldo P. Franco (TVCEI, 2010, http://www.espiritismo.cc [FEE] e www.ceilivraria.com.br [CEI]), com relato anterior ao público da história dessa música rara, cuja apresentação está transcrita na íntegra na Revista Presença Espírita de marzo-abril de 2011, páginas 40 a 44 (LEAL, Salvador), artigo de Regina Baldovino; [DVD nº 1].

 

 

Algo mais que queira acrescentar?

 

Sim. Se pudéssemos acrescentar alguma coisa, gostaríamos de concitar aos nossos irmãos espíritas a se debruçarem no estudo profundo e na prática das magníficas páginas da Revista Espírita, onde o próprio Allan Kardec faz centenas de remissões e interconexões com as demais Obras da sua Autoria, indicando a leitura e o estudo prévio de tal ou qual artigo, a fim de compreendermos melhor esse complemento doutrinário da Revista, que amplia, desenvolve e ilustra os elevados ensinos dos Espíritos.

 

Esses estudos e aprofundamentos em todos os Livros da Doutrina são plasmados, como já dissemos, nas centenas de Notas do Tradutor (N. do T.), colocadas no final das nossas traduções, que constituem pesquisas nas próprias Obras de Kardec, as quais têm todas elas relação direta com a Revista Espírita, o que nos obriga, como espíritas, o dever de conhecer e estudar seriamente os 12 volumes da Revue Spirite – Journal d’Études Psychologiques, que possui no seu original francês, nada menos que 4409 páginas. Isto sem contar as monumentais 5 Obras Básicas, chamadas O Pentateuco Kardequiano (com 2413 pp.), e os 13 Livros Complementários, que também são de um sabor extraordinário (com 958 páginas originais).

 

Há mais de 25 anos que venho lendo, relendo e estudando ininterruptamente essas 30 Obras Completas de Kardec (com 7780 páginas de Luz), supervisadas pelos Espíritos superiores, contando cada volume da Revista como uma Obra, tamanha a sua contribuição individual, volumes com mais de 350 páginas cada um e com contextos diferentes, como temos registrado em diversos artigos doutrinários (http://www.mundoespirita.com.br/index.php?act=conteudo&conteudo=2233) para varios Jornais Espíritas (http://www.mundoespirita.com.br/index.php?act=conteudo&conteudo=2638).

 

A palavra é sua para as despedidas dos nossos leitores.

 

Agradecer aos dignos amigos que nos prestigiam neste momento com a sua leitura, rogando para todos eles e suas famílias o amparo de Jesus, Nosso Mestre Maior, e registrar o nosso muito obrigado ao senhor, caro confrade Ismael Gobbo, pelas oportunas perguntas e pelo respeito que sempre nos tem oferecido na difusão dos eventos doutrinários que lhe temos enviado desde a nossa região e que o companheiro divulga com tanto carinho. Um grande abraço de gratidão a todos.

 

45) Belisario Enrique Baldovino e Olga Esther Abud recém casados em 1966 na Argentina pais de Laura e Enrique (2)44) Pianista Olga Abud em setembro de 1965 em Concerto de piano no Conservatório de Belas Artes de Buenos Aires (2)

25) Olga Baldovino à direita com seu filho Enrique na entrega de placa-prêmio do Lyons Clube de Quilmes após recital de piano de Enrique em 198524) Dona Olga Abud de Baldovino Mãe do tradutor com a esposa Regina em Buenos Aires em 1990

27) Laura Carmen Baldovino irmã de Enrique sendo ela psicanalista psicóloga e professora de piano32) Regina e Enrique Baldovino em momento de descontração

19) Raul Teixeira com a Família Baldovino (Laura-Regina-Raul-Estêvão-Enrique-Guilherme) em visita recente a Foz do Iguaçu em 14 03 201128) Guilherme Laura e Estêvao Baldovino com Enrique no concerto de piano de Rômulo Aoto Julho 2010

33) Divaldo Franco com Regina e Enrique Baldovino em Cascavel no Paraná35) Nestor Masotti Presidente da FEB e Secretário Geral do CEI em Foto do Jornal Mundo Espírita com Baldovino em Curitiba 26 04 2009 na Comissão Regional Sul

6) Baldovino interpretando Chopin ao piano no 6 CEM em 20102) Baldovino como conferencista no 5 Congresso Espírita Mundial na Colômbia em 2007

31) Página inicial da Sonata Mediúnica que consta somente na tradução castelhana da Revista de 1859

 

 

Legendas: 1) Os recém casados (1966), Belisario e Olga, pais de Enrique Baldovino; 2) Dona Olga em concerto de piano no ano de 1965, em Buenos Aires, se apresentando no Conservatório de Belas Artes; 3) Enrique com a mãe, dona Olga, à direita da foto, ao receber placa após recital de piano em Quilmes, no ano de 1985, promovido pelo Lyons Clube; 4) D. Olga e Regina, mãe e esposa de Baldovino, em Buenos Aires, no ano de 1990; 5) Baldovino com a irmã Laura Carmen, que é psicóloga, psicanalista e também professora de piano; 6) Enrique e a esposa Regina em momento de descontração; 7) A família Baldovino, em foto de 14-3-2011, posa ao lado do orador Raul Teixeira, em Foz de Iguaçu; 8) Baldovino ao lado dos filhos Guilherme, Laura e Estevão, prestigiando o concerto do pianista Rômulo Aoto, em julho de 2010; 9) Divaldo Pereira Franco e o casal Regina e Enrique Baldovino, em Cascavel, PR; 10) Baldovino e o presidente da FEB e Secretário Geral do CEI, Sr. Nestor Masotti, em 26-04-2009, em reunião da Comissão Regional Sul, na cidade de Curitiba (Foto do Jornal Mundo Espírita); 11) Enrique Eliseo Baldovino interpretando a Sonata Mediúnica de Mozart e, logo após, Chopin, durante o 6º. Congresso Espírita Mundial, em Valência, Espanha, em 10/10/2010, após haver contado ao público a história da Sonata; 12) Conferência de Baldovino no 5º. Congresso Espírita Mundial, na Colômbia, no ano de 2007; 13) Página inicial da rara Sonata mediúnica, fac-símile que consta somente na tradução castelhana da Revista Espírita de 1859; 14) Capas de alguns dos livros traduzidos ou vertidos para o espanhol por Baldovino.

 

OBS: AS FOTOS DESTA ENTREVISTA SÓ PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO ENTREVISTADO.

https://www.noticiasespiritas.com.br/2020/FEVEREIRO/13-02-2020_arquivos/image031.jpg

 

 

Outras fotos de Enrique Eliseo Baldovino

Desencarnado na quarta-feira, 13-02-2019.

 

 

Diversas fotos foram recebidas de Jorge Moehlecke e do

próprio arquivo de  Enrique Eliseo Baldovino.

 

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2020/FEVEREIRO/13-02-2020_arquivos/image032.jpg

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2020/FEVEREIRO/13-02-2020_arquivos/image033.jpg

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2020/FEVEREIRO/13-02-2020_arquivos/image034.jpg

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2020/FEVEREIRO/13-02-2020_arquivos/image035.jpg

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2020/FEVEREIRO/13-02-2020_arquivos/image036.jpg

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2020/FEVEREIRO/13-02-2020_arquivos/image037.jpg

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2020/FEVEREIRO/13-02-2020_arquivos/image038.jpg

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2020/FEVEREIRO/13-02-2020_arquivos/image039.jpg

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2020/FEVEREIRO/13-02-2020_arquivos/image040.jpg

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2020/FEVEREIRO/13-02-2020_arquivos/image041.jpg

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2020/FEVEREIRO/13-02-2020_arquivos/image042.jpg

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2020/FEVEREIRO/13-02-2020_arquivos/image043.jpg

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2020/FEVEREIRO/13-02-2020_arquivos/image044.jpg

 

https://www.noticiasespiritas.com.br/2020/FEVEREIRO/13-02-2020_arquivos/image045.jpg

 

 

 

 

 

  

DEUS

imagem

 

Eurípedes Barsanulfo

O Universo é obra inteligentíssima; obra que transcende a 
mais genial inteligência humana; e, como todo efeito 
inteligente tem uma causa inteligente, é forçoso inferir que a
do universo é superior a toda inteligência; é a inteligência das
inteligências; a causa das causas; a lei das leis; o princípio dos
princípios; a razão das razões; a consciência das consciências;
é Deus! Deus! Nome mil vezes santo, que Newton jamais
pronunciava sem se descobrir!

Ó Deus que vos revelais pela natureza, vossa filha e nossa
mãe, reconheço-vos eu, Senhor, na poesia da criação; na
criancinha que sorri; no ancião que tropeça; no mendigo que
implora; na mão que assiste; na mãe querida que vela; no pai
extremoso que instrui; no apóstolo abnegado que evangeliza
as multidões.

Ó Deus! Reconheço-vos eu, Senhor, no amor do esposo; no
afeto do filho; na estima da irmã; na justiça do justo; na
misericórdia do indulgente; na fé do homem piedoso; na
esperança dos povos; na caridade dos bons; na inteireza dos
íntegros. Ó Deus! Reconheço-vos eu, Senhor! no estro do vate;
na eloqüência do orador; na inspiração do artista; na santidade 
do mestre; na sabedoria do filósofo e nos fogos eternos do 
gênio!

Ó Deus! Reconheço-vos eu, Senhor! na flor dos vergéis, na
relva dos vales; no matiz dos campos; na brisa dos prados; no
perfume das campinas; no murmúrio das fontes; no rumorejo
das franças; na música dos bosques; na placidez dos lagos; na
altivez dos montes; na amplidão dos oceanos e na majestade
do firmamento!

Ó Deus! Reconheço-vos eu, Senhor! nos lindos antélios, no íris
multicor; nas auroras polares; no argênteo da Lua; no brilho do
Sol; na fulgência das estrelas; no fulgor das constelações!
Ó Deus! Reconheço-vos eu, Senhor! na formação das
nebulosas; na origem dos mundos; na gênese dos sóis; no
berço das humanidades; na maravilha, no esplendor e no
sublime do Infinito!

Ó Deus! Reconheço-vos eu, Senhor! com Jesus, quando ora:
"Pai nosso que estais nos céus..." ou com os anjos quando
cantam: "Glória a Deus nas alturas, Paz na Terra aos Homens e
Mulheres da Boa Vontade de Deus".

(Texto copiado na internet do site http://www.forumespirita.net/fe/poesia/deus-euripedes-barsanulfo/)

 

DSC00015

Crepúsculo em Auriflama, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Amor Infinito

Senhas Cristãs

 

 

(Recebido em email de Leopoldo Zanardi [[email protected]])

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este Boletim Diário de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]