Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, terça-feira, 13 de  agosto de 2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/AGOSTO/13-08-2013.htm

 

 

 

Abaixo os links dos 5 últimos emails de Noticias enviados

 

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

12-08-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/AGOSTO/12-08-2013.htm

10-08-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/AGOSTO/10-08-2013.htm

09-08-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/AGOSTO/09-08-2013.htm

08-08-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/AGOSTO/08-08-2013.htm

07-08-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/AGOSTO/07-08-2013.htm

 

 

 

 

No caminho da perfeição

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Reconforto. Lição nº 02. Página 25.

 

Recorda a sementeira de bênçãos na Terra, se desejas atingir a seara do aperfeiçoamento maior, na Espiritualidade Superior.

Não há edifício sem base, tanto quanto não existe realização sem esforço.

Lembra-te de que Jesus não nos pediu o impossível.

As lições do Divino Mestre permanecem vazadas nos quadros mais simples da natureza.

Um grão de mostarda.

Uma candeia sob o velador.

Uma dracma perdida.

Cinco pães e dois peixes.

Nas adjacências de um lago e através de barcos humildes, emoldurou, sem ouro e sem poder humano, a maior epopéia de amor universal que a humanidade já presenciou no curso dos séculos.

Não te esqueças de que o serviço de aprimoramento deve começar nos aspectos mais insignificantes de nossa própria vida.

Um sorriso em casa.

Um favor espontâneo aos amigos.

Um olhar de compreensão a quem sofre.

Uma prece pelos adversários.

Um gesto de fraternidade.

O silencio diante da calúnia.

O socorro mudo aos enfermos.

A caridade de uma boa palavra em auxílio aos ausentes.

Não procures a perfeição pela virtude postiça.

Ninguém pode começar a construção de uma casa pelo telhado.

Somos seres humanos, encarnados e desencarnados, com as nossas raízes ainda presas a terra, mãe admirável de nosso desenvolvimento através dos milênios.

Não pretendas voar sem asas.

Entretanto, se ainda não somos anjos, podemos ser companheiros da bondade fiel.

Tanto quanto possível, começa hoje o ministério da boa vontade para com todos, a partir do teu santuário doméstico, e amanhã conseguirás abençoado equilíbrio em mais amplos degraus no caminho ascensional da evolução.

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio)

Mar da Galiléia com a moderna cidade de Tiberíades ao fundo. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Registro. “Você e a Paz” com Divaldo Pereira Franco

Muritiba, BA

 

 

07 agosto 2013

 

A Paz e doces recordações

Na véspera de seu aniversário, a cidade de Muritiba recebeu, na noite de 07 de agosto, um dos mais belos e significativos presentes – a presença de Divaldo P. Franco para o lançamento do XVI Movimento Você e a Paz, naquela cidade.

Sendo franqueada a palavra àqueles que antecederam ao orador da noite, deu inicio o Sr. Prefeito, Roque Luiz Dias dos Santos, que transmitiu as boas vindas, destacou a lisonja e a honra em receber o tribuno Divaldo Franco, acentuando a sua importância para a cidade e a responsabilidade em se promover a Paz.

Em seguida, o representante do movimento esperantista, Sr. Manoel Borges, ressaltou “a alegria em participar de um encontro onde a paz, o amor e a compreensão entre todos se constitui no tema principal”.

O escritor e historiador Sr. Nelson Brito, realizou uma singela homenagem passando às mãos de Divaldo, o exemplar de um livro da sua lavra e duas fotos, nas quais o homenageado encontra-se postado ao lado de D. Ilda Veiga, Sr. Rafael Veiga, Sr. Aurelino Leal, D. Iaiá e seu esposo Sr. Claudemiro Cruz e Beti.

O confrade Cláudio Amorim, utilizando-se da imagem da tela magistral de Rafael Sanzio – Escola de Atenas, em que retrata Platão e seu discípulo Aristóteles, na qual o primeiro, idealista, aponta para o alto (mundo ideal, das ideias) e o último, mais voltado para as coisas do mundo, faz um gesto de ponderação com a mão como quem dirige o pensamento para o baixo, o aqui e agora (o mundo terrestre) –, fez uma análise lembrando que a idealização da Paz (Platão) deverá se concretizar na ação da virtude, e esta se constrói através dos atos virtuosos aqui e agora (Aristóteles), “fazendo ao próximo aquilo que desejamos que o próximo nos faça”.

Divaldo dirigiu-se a todos, esclarecendo a respeito de que sua peça de oratória se daria em torno do que denominou alguns retalhos da vida sobre o Movimento Você e a Paz.

Inicialmente, trouxe-nos à memória alguns fragmentos do exemplo de vidas admiráveis como a de Alberto Schweitzer, “o profeta das selvas”, conforme o denominou o escritor Hermann Hagedorn, que na aldeia às margens do rio Ogooué, fixou uma placa com a inscrição: Aqui sempre haverá uma luz acesa para os que estão na escuridão. Entregou a sua vida para aqueles do Congo belga, no Continente Africano, para fomentar a paz entre as etnias.

O jovem sacerdote belga Georges Dominique Pire, que compreendeu a necessidade de fazer algo por aqueles que haviam perdido tudo, menos o direito de viver, após a Segunda Guerra Mundial, que deixou a Europa destroçada. Não se cansou diante das negativas dos governantes belgas, da Alemanha, da França, da Inglaterra, para o seu projeto de criar uma comunidade para as vítimas da guerra, que conseguiu realizá-lo mais tarde, depois de muitas lutas, em uma região montanhosa da Bélgica colocando no frontispício “aqui haverá sempre paz”.

Madre Teresa de Calcutá que, depois de lecionar para meninas ricas da cidade indiana, buscando fazer algo pela paz, deixando o conforto do monastério, foi cuidar dos párias, dos miseráveis. Quando, diante daquela que foi recolhida de entre os cadáveres em uma lata de lixo e que veio a morrer nos seus braços, respondia às indagações: Qual é o seu nome? – É o seu nome; Qual é o seu Deus? – O meu Deus é você; Qual é a sua religião? – A minha religião é você. Diante do príncipe Charles, da Inglaterra, para receber o prêmio Daniel Duncan, o maior da Humanidade, criado para ser entregue a uma pessoa que lograsse ser votada por mil pessoas de diferentes países do mundo e por unanimidade, ouviu-o declarar: “Senhora, eu tenho vergonha de não fazer o que a senhora faz”. Redarguindo, disse ela: “Príncipe, já está na hora de acabar a vergonha de fazer o bem e começar a realizá-lo”.

Discorreu a respeito do encontro com aquele jovem na penitenciaria da Pedra Preta, atual Colônia Penal Lafayete Coutinho, quando naquela oportunidade falou a respeito da paz, mas antes solicitou ao Secretário de Segurança Pública que ordenasse a retirada das metralhadoras do local, e ouvindo do Sr. Secretário que era um risco, elucidou sabiamente: A vida é um risco; viver é um ato arriscado e pregar a paz também o é. Se eu não tiver confiança do que vou dizer aos outros, sou apenas uma marionete de uma proposta. Aquele jovem, que o chamou de tio Divaldo, foi marcado, por certo, por uma das maiores emoções que experimentou na sua vida, sentindo-se amado. Mais tarde, já trabalhando na Mansão do Caminho, questionado por que mudou a maneira de pensar, respondeu sem receio, de uma forma comovedora: “Porque o senhor olhou para mim, tio Divaldo, eu vi que o senhor nunca me tinha visto, mas naquele dia o senhor me amou como se fosse o meu pai, não foi?”

Recordou, sensibilizado, que esteve na cidade no ano de 1948, hospedando-se na residência do Sr. Rafael e D. Ieda Veiga, retornando no ano seguinte, quando no domingo de carnaval psicografou a primeira mensagem mediúnica. Tenho evocações inolvidáveis do jardim das rosas e das dálias, da família Veiga, da sociedade, da cultura desta cidade que nos recebeu muito bem, como foi aqui recitado – exclamou, para em seguida discorrer sobre alguns nomes como: Aurelino de Carvalho, D. Raquel Ribeiro, Abel Mendonça, a família Cruz e outros que sempre vinham para essa convivência fraterna.

Não se escusou de revelar a doce expectativa que o envolveu ao atender o convite para retornar à saudosa Muritiba e agora falar sobre a proposta do Movimento Você e a Paz: Quando recebemos o convite para vir a Muritiba propor o Movimento Você e a Paz, exultei, e ao subir a montanha de São Félix para cá, a imaginação estava rica de evocações e de saudades. Saudades de tanta ternura, de tanta bondade do casal Veiga, que era constituído de sentimentos beneméritos em favor da comunidade, e da comunidade que nos acolheu ao longo desses anos inúmeras vezes em conferências nossas de ordem religiosa.

Concluiu, propondo-nos: Viva melhor. Não reaja, aja; estabeleça um programa: eu tenho direito de ser feliz; eu serei feliz amando. Comece em casa, no escritório, um pouco mais de gentileza, na sociedade, no clube, onde quer que estejamos, porque além de nos fazer bem, o mundo será melhor.

Concedeu um abraço coletivo proclamando a nossa necessidade de viver em paz, reforçando sua proposta de paz com a dAquele que é nosso Modelo e Guia: “Eu vos dou a minha paz; não a dou conforme o mundo dá; eu a dou como somente eu a posso dar”.

Doces recordações!

 

(Informações recebidas em email de Jorge Moehlecke)

Divaldo Pereira Franco em sua fala

Divaldo Pereira Franco autografando

 

Acesse o PPS do evento acima postado na Rede Amigo Espírita aqui:

http://www.redeamigoespirita.com.br/group/espiritismoemfoco/forum/topics/divaldo-franco-e-o-lancamento-do-xvi-movimento-voce-e-a-paz-em-mu

 

 

 

 

Grupo de Estudos da AJE- Minas Gerais

Belo Horizonte, MG

 

Divulgando! 

"Prezados(as),
Gostaríamos de convidá-los para a próxima reunião do grupo de estudos da Associação Jurídico-Espírita de Minas Gerais, núcleo Belo Horizonte.
Tema: Ordem Jurídica no Estado Democrático Brasileiro - Principiologia, Deveres e Direitos
Expositor: Marcos Pereira Anjo Coutinho
Dia: 12/08/2013 (segunda-feira)
Horário: 19h às 20h
Local: sede histórica da União Espírita Mineira (Rua dos Guaranis, 315, Centro, Belo Horizonte).
Contamos com a sua presença! E pedimos auxílio na divulgação!
Abraços,

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

Palestra no Centro de Cultura Espírita vai abordar

 “O Céu e o Inferno”. Caldas da Rainha, Portugual

 

O CÉU E O INFERNO - EXEMPLOS


Na sexta-feira, dia 16 de Agosto de 2013, às 21H00, irá decorrer uma conferência espírita subordinada ao tema
O CÉU E O INFERNO - EXEMPLOS.

Como o espiritismo vê o céu e o inferno? Existem? Teremos exemplos que nos demonstrem como somos mais ou menos felizes do lado de lá da vida consoante o que fizemos por cá? Serão abordadas estas questões à luz da doutrina espírita.

 

Esta palestra terá lugar na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c.

As entradas são livres e gratuitas.

Este centro tem página na Internet em www.ccespirita.org e e-mail [email protected] 


Fonte: CCE (C. Rainha

 

(Informação recebida em email de Francisco Reis [[email protected]])

 

 

 

Programação comemorativa dos 73 anos do

Centro Espírita João Batista. Jundiaí, SP

 

Por moitivos alheios à nossa vontade, tivemos que fazer alterações no ciclo de palestras em comemoração aos 73 anos do Centro Espírita de Jundiaí, conforme banner anexo.

Por este motivo, gostaríamos de mais uma vez, contar com a vossa gentileza, divulgando o referido banner, agora atualizado.

Muitíssimo grato, amigo e que Jesus o abençoe, sempre!

Fraternais abraços,

José Macário da Silva Filho.

presidente

(Informação recebida em email de Macário [[email protected]])

 

 

 

Curso com Marthinha Guimarães: Formação de Educadores Espíritas Infantojuvenis. Araçatuba, SP

 

(Informação recebida em emails de Sirlei Nogueira e de Maria Luzia Almeida Rosa)

 

 

 

Dia 15 de setembro. Inauguração da nova sede do Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores Jales, SP

 

 

 

Vem aí, a Inauguração da nova Sede da CASA DE MADÔ, O Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores da cidade de Jales-SP.

Depois de 14 anos de trabalho ininterrupto, após terem sido materializados muitos frutos espirituais, graças à bondade de Jesus, dos amigos espirituais e em especial do espírito Maria Dolores, conseguimos concretizar nosso sonho de construir uma Sede com melhores acomodações para o grupo e para os amigos procuram a nossa casa. Durante estes anos recebíamos a noticia do plano espiritual de que não tivéssemos ansiedades, procurássemos primeiro construir a casa em nossos corações e o restante aos poucos iria se materializando com o esforço de cada um, mas sobretudo, mantendo a fraternidade entre nós. Era preciso que nos tornássemos primeiro uma família, para que tivéssemos casa nova e coração renovado.

Iremos inaugurar no dia 15 de setembro, às 19h30min, o Novo Salão, no mesmo endereço.  

Venha participar conosco deste momento de grande alegria. Termos algumas surpresas para este momento e queremos compartilhar com o teu coração. Todos estão convidados.

 

Nosso endereço: Rua Dezenove, nº 768, Bairro São Judas Tadeu, Jales-SP. Contato: [email protected]  ou 17- 36212456 (Sônia).

 

(Informação recebida em email de Adelvair David)

 

 

 

Palestras Espíritas com Orson Peter Carrara

Niterói, RJ

 

 

(Informações recebidas em emails de [email protected]; em nome de; Núcleo Espírita Chico Xavier [[email protected]] e  de [email protected]; em nome de; Caderno de Mensagens [[email protected]] e de Rose Moliterno)

 

 

 

 

1º. Encontro de Saúde e Espiritualidade de

Franca, SP

 

(Informação recebida em emailS de [email protected]; em nome de; USE Intermunicipal de Franca [[email protected]] e de locutor - FEAL [[email protected]])

 

 

 

Conferências com Alípio González Hernández

 Cidade da Guatemala

 

Registro. Conferência realizada na Quarta-feira, 24 de julho de 2013

 

Mensaje de responsabilidad a los Mediums en Luz y Caridad por Alipio González Hernández en la conferencia del miércoles 24 de julio en ciudad Guatemala — emEscuela Luz y Caridad Zona 12.

 

 

(Informações recebidas em email de Damas Heliosophicas Guatemala Rogelia de Bravo [[email protected]])

 

PRÓXIMAS CONFERENCIAS COM

ALIPIO GONZALEZ HERNANDES NA GUATEMALA

 

Invitación para quien quiera escuchar las conferencias de Alipio González Hernández en sus últimos días en Guatemala las cuales serán en la escuela LUZ Y CARIDAD 14 ave. 12-34 Z.12 ciudad, entrada gratuita, MARTES 20 Y MIÉRCOLES 21 de agosto desde las 19:00 horas

 

 

 

Palestra com C.E. Capitão Vendramini

Três Corações, MG

 

 

(Informações recebidas em email de Centro Espírita Capitão Vendramini [[email protected]])

 

 

 

I Exposeei- Jesus de Nazaré

 Exposição de Educação Espírita Infantil. Tremembé, SP

 

 

(Informação recebida em emails da USE Taubaté e de Regina Bachega)

 

 

 

Estudo de  “O Evangelho Segundo o Espiritismo”

no C.E. Irmã Catarina. Bauru, SP

 

Prezados companheiros do Movimento Espírita de Bauru, 

o Centro Espírita IRMÃ CATARINA (Rua Rio Grande do Norte, 1-45), 

estará iniciando no dia 24/08/2013 (Sábado), das 9h00 as 10h30.

Monitora:- ULMARA BARBIERI

 Inscrições através:

Email: [email protected]

Cel.: 9163-9106 (Alessandro)

 

ou na biblioteca do centro. 

Vamos compartilhar com nosso amigos!!!

Fátima Antunes - Bauru/SP

www.movimentoespiritabauru.blogspot.com.br

www.facebook.com/Bauru.MovimentoEspirita

www.estudosistematizado-doutrinaespirita.blogspot.com.br

 

(Informação recebida em email de Fátima Antunes [[email protected]])

 

 

 

Treinamento de Monitores com Carlos Campetti

Portugal,  Espanha, Inglaterra e França  

 

Inline images 1

(Informações recebidas em email de Elsa Rossi)

 

 

 

 

Palestras com Carlos Campetti

Londres, Reino Unido

 

(Informações recebidas em email de Elsa Rossi)

 

 

 

CEERJ - Curso de Gestão Participativa

Rio de Janeiro, RJ

 

(Informação recebida em email de Rene Adolfo Magalhaes Gomes [[email protected]])

 

 

 

Palestra Medicina e Espiritualidade

São Paulo, SP

 

(Informaçao recebida em email de sandra claro [[email protected]])

 

 

 

Renovando Atitudes. Reunião de Fraternidade 2013

Macaé, RJ

 

(Informação recebida em email de Rene Adolfo Magalhaes Gomes [[email protected]])

 

 

Palestras com Carlos Baccelli

Florianópolis, SC

 

(Informações recebidas em email de Jhno Harley M. Marques)

 

 

 

Allan Vilches no GASF- Grupo Assistencial Sem Fronteiras “Eurípedes Barsanulfo”. São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

Newsletter da Fundação Maria Virgínia e J. Herculano Pires

 São Paulo, SP

 

Acessar aqui:

http://www.herculanopires.org.br/newsletter/aguilhoesinvisiveis2013.html

 

 

 

 

Teatro: Adaptação relembrança Toy Stori. Parte da renda para o Lar Seara de José. Santos, SP

 

 

O LAR ESPÍRITA SEARA DE JOSÉ é situado em Santos à R. Evaristo da Veiga, 266 - Campo Grande Santos - SP, 11075-660 / (13) 3061-2536

 

(Informação recebida em email de Rose Moliterno)

 

 

 

Almoço Beneficente em prol da Creche Lar do Alvorecer

Diadema, SP

 

(Informação recebida em email de leandro dutra [[email protected]])

 

 

 

Noite da Pizza Beneficente

Santo André, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

Vem e segue-me

 

            Almir Del Prette (São Carlos/SEOB)

 

Uma das grandes preocupações das pessoas que ocupam postos de comando de diferentes naturezas, como empresários, políticos, chefes de estado, educadores, religiosos técnicos de desportistas etc. referem-se ao preenchimento de vagas para atividades em andamento ou projetos novos. Na atualidade existem empresas que se ocupam em garimpar o mercado, entrevistando pessoas, observando, compondo perfis profissionais e, encaminhando-as para preencher funções já analisadas em diferentes setores produtivos da sociedade. Até mesmo o encaminhamento de atletas em diferentes modalidades esportivas já se profissionalizou. Os antigos olheiros, no caso do futebol, são práticas do passado, hoje substituídos por “empresários do setor”, que atuam de maneira profissional.

Como teria feito Jesus para arregimentar, primeiramente os doze e, posteriormente, cerca de 500 indivíduos, colocando-os a serviço de um projeto inédito e tão audacioso? A resposta de que Jesus já os conhecia a todos e com eles tivera inúmeras oportunidades de conversas, ministrando-lhes aulas e criando ocasiões de reuniões com objetivos esclarecedores parece não ser suficiente. Ao reencarnarem muita coisa poderia ser esquecida, mesmo entre os doze. Era preciso, pois, uma movimentação sem precedentes de espíritos das mais altas esferas da espiritualidade com diferentes tarefas, que se mantiveram na crosta terrestre em um imenso trabalho de atendimento aos planos de Jesus. A conversão de Saulo exemplifica bem essa movimentação. Por isso Jesus não precisava de longas entrevistas, nem de nenhuma outra forma de testagem. Olhava-os demoradamente, reconhecia-os e dizia “Vem e segue-me.” E o discípulo o seguia feliz, tentando se lembrar onde ouvira aquela voz, por que se sentia tão radiante e por que o seguia sem titubear, quando tinha tantos outros compromissos imediatos? Portanto, dá para dizer que o projeto do Reino envolvia, em sua estratégia, a presença simultaneamente entrelaçada, de encarnados e desencarnados. Alguém pode dizer que essa movimentação sempre existiu. É verdade, porém não com a intensidade e a característica que assumiu em dois momentos históricos, o da vinda de Jesus e no período da codificação. Herculano pires, denomina esse fenômeno, no caso do aparecimento da doutrina espírita, no século XIX, de “uma invasão organizada”.

Teria esse projeto chegado ao ser termo pela vinda do Mestre como defendem algumas religiões institucionalizadas, que aguardam o retorno de Jesus, atribuindo a ele a tarefa finalista de ceifeiro? Não! Ainda há muito tempo e muitas atividades para começarmos a visualizar a sua concretização. Além disso, o Mestre deixou claro que se trata de trabalho coletivo. O Reino está “dentro de nós”, mas seu amadurecimento individual e coletivo é lento, e contínuo. O Reino não se refere ainda à salvação (de quê?) para alguns por cumprimento de rituais ou defesas de crenças. E não é também uma realização a ocorrer em uma localidade especial ou a premiação para um povo escolhido. Trata-se de uma imensa tarefa individual e coletiva, abrangendo encarnados e desencarnados, condições que nos movimentamos ao longo dos séculos, ora de um lado, ora de outro. Já ouvimos e vamos continuar ouvindo o doce convite: “Vem e segue-me”. Como respondemos a esse chamado depende de nosso amadurecimento espiritual e intelectual. Frequentemente, temos respondido com evasivas “talvez mais adiante”, “agora não posso”, “quem sabe em outra ocasião”.

Entretanto, uma análise mais profunda permite-nos inferir que a prerrogativa de não engajamento a cada sequência de experiências, nos dois planos da vida, vai se tornando cada vez mais uma injunção do processo evolutivo e cada vez menos um convite sem conseqüência alguma. Basta rever as “Obras Póstumas” que reproduz algumas reflexões de Alan Kardec, em torno desse tema, em particular o capítulo sobre a nova geração. Vale muito reler também o livro de J. Herculano Pires, “O Reino”, onde se destaca a análise em uma visão espírita da utopia.

 

 

Ficheiro:The disciples chosen and sent out.jpg

Gravura que representa Jesus convidando os apóstolos

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:The_disciples_chosen_and_sent_out.jpg

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP