Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, quinta-feira, 29 de  agosto de 2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/AGOSTO/29-08-2013.htm

 

 

 

Abaixo os links dos 5 últimos emails de Noticias enviados

 

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

 

28-08-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/AGOSTO/28-08-2013.htm  

27-08-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/AGOSTO/27-08-2013.htm

26-08-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/AGOSTO/26-08-2013.htm   

24-08-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/AGOSTO/23-08-2013.htm

23-08-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/AGOSTO/23-08-2013.htm  

22-08-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/AGOSTO/22-08-2013.htm

 

 

 

 

NOTA DE DESENCARNAÇAO DE

THEREZINHA OLIVEIRA

 

Amigos do Centro Espírita Allan Kardec e da grande seara espírita,

Hoje, dia 28 de Agosto, às 23 horas, tomamos conhecimento que a nossa querida Therezinha Oliveira partiu para uma nova etapa da sua rica existência, a vida espiritual.

Tudo aconteceu muito rapidamente, acometida que foi por uma Pneumonia. Foi internada no dia de hoje e, por merecimento seu e desígnios de Deus, desencarnou sem passar por grandes sofrimentos.

Meus amigos, ao lerem essa mensagem sabemos que o sentimento de todos será de perda e saudades antecipadas da presença, da voz na tribuna espírita e do carinho que dedicou à divulgação do espiritismo, em especial à nossa Casa e a cada um de nós.

Nesse momento, no entanto, é hora de lembrarmos da Therezinha amiga e trabalhadora espírita, com serenidade e paz, envolvendo-a com pensamentos de amor e gratidão pela vida dedicada à divulgação das verdades espirituais, com simplicidade, clareza, coragem, disposição e alegria.

Colocou seus estudos doutrinários, conhecimentos e experiências à disposição de todos, escrevendo livros, organizando cursos, ministrando aulas, palestras, seminários, utilizando-se de todas as formas de expressão, inclusive a música e poesia.

O trabalho, o amor e a alegria de viver são valores que sempre colocou em seus livros e que expressam com muita fidelidade a sua forma de ser, como na poesia de Rabindranath Tagore que ela utilizou no Capítulo “TRABALHO, LEI DA VIDA”, na sua obra NA LUZ DO ESPIRITISMO.

“Eu dormia e sonhava que a vida era alegria.

Acordei e vi que a vida era serviço.

Serví e vi que o serviço era alegria”.

Esse é o exemplo que devemos aproveitar, dedicando a ela o que de melhor temos dentro dos nossos corações.

Comunicamos que o velório ocorrerá no Cemitério da Saudade e o sepultamento será às 15 horas.

Colocamo-nos à disposição através do telefone 19-98204-0222.

Um abraço fraterno.

MARINICE ISHIMARU – Presidência

 

(Informações recebidas em email de Ana Maria Checchinato [[email protected]])

 

Externamos a todos os familiares e amigos de  Therezinha Oliveira os nossos mais profundos sentimentos. O Movimento Espírita perdeu um esteio, um espírito de escol.  Mas prosseguirá firme e forte porque Therezinha soube ao longo de sua trajetória fortalecer as bases do grande edifício. Ficamos tristes porque perdemos uma companheira que estava caminhando fisicamente ao nosso lado, mas felizes porque temos a certeza absoluta que  ela irá colher as  palmas das flores que plantou e prosseguirá nos ajudando. Deus te pague por tudo, Therezinha, nossas homenagens, um forte abraço e o ósculo na face que sempre soube trazer um sorriso iluminado. (Ismael Gobbo).

 

 

 

 

Muito trabalho e dedicação

 

ENTREVISTA COM THEREZINHA OLIVEIRA

PUBLICADA NA FOLHA ESPÍRITA

JUNHO,  2011

 

 

 

Therezinha Oliveira

 

 

Ismael Gobbo

 

   Nascida em Cravinhos e criada em Santos, Therezinha de Oliveira, hoje com 80 anos, tinha quase 10 anos quando o pai desencarnou. Acabou indo morar em Ribeirão Preto, terra da mãe, depois na capital paulista e, em 1956, partiu para a cidade na qual vive até hoje, Campinas.

 

   Foi nesse município que se tornou professora primária pelo Instituto de Educação Carlos Gomes, mas não chegou a lecionar, por haver ingressado, por concurso público, no serviço da Prefeitura do Município de Campinas, em 1959, onde ficou até se aposentar.

 

   Além da vida normal na cidade paulista, Therezinha assumiu outro papel: o de forte atuação no Movimento de Mocidades Espíritas, considerado por ela uma “descoberta entusiasmante”. Seu envolvimento teve início no Centro Espírita Allan Kardec (Ceak), em bairro central de Campinas. “Contatando jovens e adultos pelo Brasil afora, entendi que não estamos sós em nosso ideal e que, com o conhecimento espírita e o entendimento cristão, muito se pode fazer por nosso progresso e o da humanidade. Embora esse muito seja o pouco de que somos capazes, ele é indispensável para o progresso geral. E, cada um dando o seu melhor, a soma será sempre expressiva e valiosa”, declara.

 

   Therezinha conheceu a Doutrina nos tempos de Ribeirão Preto, quando a mediunidade da mãe “teria aflorado”. Foi lá que participou do “catecismo espírita”, no Centro Espírita Eurípedes Barsanulfo, e a acompanhava nas reuniões em que atuava como médium. Em São Paulo, esteve em esporádicas reuniões mediúnicas, ainda como acompanhante da mãe, porém, quando se mudou para Campinas, a família toda ingressou no movimento do Ceak.

 

  “Logo que cheguei em Campinas, integrei-me na Mocidade Espírita do `Allan Kardec’, que me ensejou conhecer e participar do movimento dos jovens espíritas brasileiros, por meio das Concentrações de Mocidades Espíritas do Brasil Central e do Estado de São Paulo. Nesse movimento, tive a oportunidade de fazer valiosa rede de amizades em vários estados brasileiros e de começar o trabalho de divulgação oral, depois de participar, de forma inesperada, do ‘concurso de oratória’ em Bauru, em 1959. O envolvimento da trabalhadora teve tanta importância que, inspirado nela, nasceu o hino Mocidade no Evangelho, recebido por ocasião da XIII Concentração de Mocidades Espíritas do Brasil Central e do Estado de São Paulo, realizada em Campinas, em 1960.

 

   “A flâmula dessa concentração trazia um evangelho aberto, sobre ele uma rosa, e a letra do hino dizia: Mocidade, rubra rosa rescendendo suave olor é o símbolo perfeito de tua graça e teu vigor. Mocidade, o Evangelho é o solo benfeitor, de que a rosa haure o alento para a paz e para o amor. Essa composição musical está no CD Na Luz da Inspiração, em que canto músicas e declamo poesias que me foram inspiradas”, relembra Therezinha.

 

 

   No Ceak de 1965 até 1970, Therezinha começou a formular os cursos doutrinários, ocupou o cargo de secretária e, depois, o de presidente. Atualmente, responde pela Coordenadoria de Estudos e Divulgação Doutrinária.

 

Theresinha, você escreveu vários livros. Quais são?

 

   Na série Estudos e Cursos, são sete livros: Iniciação ao Espiritismo; Mediunidade; Reuniões Mediúnicas; Fluidos e Passes; Oratória a Serviço do Espiritismo; Estudos Espíritas do Evangelho; Orientação Mediúnica. As demais obras, doutrinárias e evangélicas, compõem um total de 15 títulos: Espiritismo (A Doutrina e o Movimento); Parábolas que Jesus Contou (E Valem para Sempre); Jesus, o Cristo; Na Luz do Evangelho (A Mensagem do Amor); Na Luz do Espiritismo (Tudo se Esclarece); Na Luz da Mediunidade (Os Mortos Vivem e se Comunicam); Na Luz da Reencarnação (A Vida É Sempre Vida); Quando o Evangelho Fala; Quando o Espiritismo Fala; Conversando com os Espíritos na Reunião Mediúnica; Para Ler e Reler; Mulher e Mãe (Uma Homenagem); Ante os Problemas Humanos; Coisas que Não Esqueci (Porque me Ensinaram Muito); A Eterna Mensagem (Revelações Espirituais ao Longo dos Tempos) e O Evangelho É Simples Assim.

   Há, ainda, quatro folhetos, de boa aceitação e utilidade na casa espírita: Ante os que Partiram; Reencarnação é Assim...; Suicídio? Um Doloroso Engano; e Chegando à Casa Espírita. Aproveito para esclarecer que o folheto Deixem-me Viver não é de minha autoria. Ele se baseia em depoimento do Dr. E. Nathanson e só colaborei na sua organização, para ser publicado  por nossa editora.

   No prelo, estão dois livros dedicados às crianças: O Sino de Cristal e A Empregada Feia. Os direitos de toda essa produção foram entregues à Editora Allan Kardec, do Ceak, que destina os rendimentos à manutenção de suas obras sociais.

 

E com relação a palestras. Você continua atendendo a pedidos fora de Campinas?

 

   Sim, mercê de Deus, tenho podido atender a convites de outras cidades, para falar sobre a Doutrina Espírita e as sublimes instruções do Evangelho de Jesus, o que me enseja, ainda, cultivar antigas amizades e formar novos conhecimentos.

 

Você se lembra bem de quando Chico Xavier recebeu o título de cidadania, em Campinas, em 1974...

   

   De fato, em 27 de julho de 1974, Chico Xavier recebeu em Campinas, por voto unânime dos vereadores campineiros, o título de cidadão, em cerimônia no Ginásio de Esportes do Taquaral. O Movimento Espírita prestou-lhe muitas outras homenagens. À noite, no Ceak, ele recebeu cerca de 3 mil populares que ali compareceram para congratular-se com ele e demonstrar-lhe o seu afeto. E Chico  esmerou-se em retribuir a cada um, incansavelmente, o seu aperto de mão, presenteando-os com uma rosa.

 

Pelo que consta, foi emocionante o discurso de Chico naquele ano em que, coincidentemente, Campinas comemorava o bicentenário.

 

   Sim. Como registrou Mário Tamassia, em folheto da época, Chico disse que uma “força compulsiva” o levava a revelar o que estava acontecendo ali, no plano invisível: o ginásio se transformara em “santuário de luz” e, diante dele, “personalidades e quadros de Campinas do passado desfilavam através de processos que não sabia definir”. Aludiu, o médium, a episódios da história campineira, citando nossos grandes homens, como Barreto Leme, Quirino dos Santos, Campos Sales, Carlos Gomes e Francisco Glicério. E comentou que Emmanuel lhe explicara o porquê da presença de tantos vultos nobres na ocasião: Isso se verifica em função do bicentenário da cidade, sendo que em todo mês de julho corrente, amigos espirituais têm vindo, quando possível, à cidade, a fim de compartilhar da referida comemoração.

   Na manhã seguinte, Chico compareceu a uma reunião promovida pela União das Sociedades Espíritas (USE), na Casa do Caminho, que mantém a Casa da Criança Meimei, para um encontro com os dirigentes espíritas campineiros e também concedeu entrevista ao Diário do Povo.

 

E, hoje, como enxerga o Movimento Espírita? 

 

   O Movimento Espírita é muito expressivo e atuante e altamente promissor para o futuro, se houver, de nossa parte, fidelidade doutrinária nos trabalhos que executamos e o cuidado de preparar as novas gerações para a continuidade dos ideais e labores espíritas.

 

E quanto à bibliografia espírita, produzida mediunicamente e por autores encarnados, acredita que tem sido produtiva?

   

   A literatura espírita requer atenção e melhor seleção, por todos nós, para que não perca o bom nível com que tem conquistado leitores em todas as classes sociais.

 

O apelo comercial tem sido muito grande, em detrimento da qualidade dos livros espíritas ou rotulados de espíritas?

   

   Realmente, o interesse e a aceitação populares pelos temas espíritas tornaram comercialmente lucrativos os investimentos nessa área e muitos são atraídos pela oportunidade de sucesso fácil.

 

Que fazer para mudar esse quadro?

 

   Divulgar ainda mais a boa literatura, as obras básicas, os autores clássicos (como Léon Denis, Gabriel Delanne, Bozzano), os nacionais, como Cairbar Schutel, Deolindo Amorim, Herculano Pires e Vinícius, e os mediúnicos (como os recebidos por Chico Xavier e Yvonne Pereira). Obras assim apuram o “paladar literário e doutrinário” dos leitores e fazem com que, ao ler as obras oportunistas, percebam a diferença de conteúdo e de forma, levando-as a escolher melhor o material agradável e útil de que precisam para alimento de suas mentes.

 

 

Therezinha e Chico Xavier, em 1980.

Encontro está relatado em livro de memórias

 

 

História e atividades do Centro Espírita Allan Kardec

   O Ceak foi fundado em 15 de setembro de 1938, por um grupo de idealistas, liderados por Gustavo Marcondes e Servílio Marrone.

 

   Na área assistencial, disponibiliza:

 

. Instituto Popular Humberto de Campos, que oferece ajuda a milhares de pessoas, com doação de roupas, calçados, farmácia e ambulatório médico e creche para 200 crianças; em suas dependências, a prefeitura e Estado mantêm escola primária, enquanto a alimentação dos alunos é fornecida pelo instituto;

. Educandário Eurípedes, que ministra vários cursos profissionalizantes e mantém creche para 100 crianças;   

. Creche Gustavo Marcondes para 70 crianças carentes, no subdistrito de Souzas;

. Casa de Apoio à Vida, que presta amparo, anualmente, a cerca de 100 gestantes  adultas e adolescentes.

   Todos os serviços são gratuitos.

 

   Na parte doutrinária, dispõe de:

 

. Plantões de segunda a sexta-feira, todas as tardes e noites, e aos domingos pela manhã, com recepção, entrevistas, preleções e passes, além de reuniões mediúnicas de assistência espiritual aos enfermos físicos e aos que se sentem aflitos e perturbados, e também grupos de visitação a detentos e a enfermos, nos hospitais e em lares.

 

   Para os interessados em conhecer a Doutrina Espírita, oferece:

 

. Cursos de iniciação ao Espiritismo, mediunidade, reuniões mediúnicas, estudos espíritas do Evangelho e, anualmente, cursos intensivos de passistas, entrevistadores, preletores e expositores.

 

   “Comecei a elaborar os cursos doutrinários por volta de 1965. Em 1980, já estavam todos formulados e em funcionamento. O último a ser estruturado foi o Estudo Espírita do Evangelho, que preenche uma lacuna comum na formação doutrinária de trabalhadores das casas espíritas. Aproveitando que companheiros do Ceak me haviam filmado ministrando as aulas de  Iniciação ao Espiritismo, a Versátil Spirite editou, em 2009, o trabalho e lançou um DVD, com mais de 34 horas de gravação, além de uma caixa com 12 DVDs e vídeos extras”, conta Therezinha.

 

   O Ceak possui ainda três núcleos nos bairros de Vila Nova, Proença e Souzas, onde são oferecidos serviços semelhantes de cursos, reuniões e plantões doutrinários, além de assistência material.

 

   Segundo Therezinha, na sede, a média de frequência diária, à tarde e noite, é, em cada período, de cerca de 200 pessoas assistidas e uma equipe de 50 trabalhadores espíritas voluntários. Aos domingos de manhã, há número equivalente de assistidos e de trabalhadores, mas a palestra no salão principal atrai 500 pessoas. Nos três núcleos, a média diária de frequentadores, nos dias em que são abertos ao público, varia em torno de 150 pessoas.

 

     Os alunos, considerados os dias em que há cursos na sede e nos núcleos, somam cerca de 800 pessoas, além das equipes de secretaria, expositores de aulas e dirigentes mediúnicos.

 

 

 

 

Therezinha (acima à direita) com os irmãos Myrian e Ivan, a mãe Anna Gonçalves Guisolphe e o padrasto

Irineu Guisolphe de Castro, em 1956. O pai, Pedro de Oliveira , desencarnou quando Therezinha tinha 10 anos.

 

 

Mocidade no Evangelho

 

 

 

Mocidade, rubra rosa,

recendendo suave olor

é o símbolo perfeito

de tua graça e teu vigor!

Mocidade, o Evangelho

é o solo benfeitor

de que a rosa haure o alento

para o Bem e para o Amor.

 

Coro:

Mocidade, no Evangelho

faz tua vida reflorir

e o Amor celeste orvalho  }

em tua alma há de esparzir  } bis

 

Mocidade, esperança

de um futuro que é só luz,

vê se tua fé alcança

viver sempre com Jesus!

E nas trevas do presente,

para o mundo iluminar,

vive pura, vive crente

a sorrir, servir e amar!

 

Coro:

Mocidade, no Evangelho

traça a rota do porvir

que o Bem requer trabalho }

para em nossa alma surgir } bis

 

 

  • Hino inspirado a Therezinha Oliveira e composto especialmente para a XIII Concentração de Mocidades Espíritas do Brasil Central e do Estado de São Paulo realizada em Campinas (SP) de 14 a 17 de abril de 1960.

 

 

 

ASSINE FOLHA ESPÍRITA

www.folhaespirita.com.br

 

Os irmãos Myrian, Ivan e Therezinha Oliveira

 

 

 

 

A jovem Therezinha Oliveira em palestra na cidade de Uberlândia, MG

 

 

Therezinha no CEAK, Campinas, SP

A oradora Therezinha Oliveira

 

“Iniciação ao Espiritismo” em DVD da Versátil

 

 

Divaldo Pereira Franco e Therezinha Oliveira

 

 

 

Dr. Adolfo Bezerra de Menezes

29/08/1831 – 11/04/1900

 

Feliz aniversário, Muito obrigado por tudo, Deus te abençoe!

Receba nossas homenagens e o pedido a Jesus e Maria para que o ilumine cada vez mais na abençoada tarefa de ajudar seus irmãos da Terra a avançarem na trilha do progresso espiritual.

 

Quadro retratando Dr. Bezerra de Menezes

pela artista Nair Camargo, de São Paulo, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Dr. Adolfo Bezerra de Menezes

 

Nascido na antiga Freguesia do Riacho do Sangue, hoje Solonópole, no Ceará, aos 29 dias do mês de agosto de 1831, e desencarnado no Rio de Janeiro, a 11 de abril de 1900. 

Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti, no ano de 1838, entrou para a escola pública da Vila do Frade, onde em dez meses apenas, preparou- se suficientemente até onde dava o saber do mestre que lhe dirigia a primeira fase de educação. Bem cedo revelou sua fulgurante inteligência, pois, aos onze anos de idade, iniciava o curso de Humanidades e, aos treze anos, conhecia tão bem o latim que ministrava, a seus companheiros, aulas dessa matéria, substituindo o professor da classe em seus impedimentos. 

Seu pai, o capitão das antigas milícias e tenente- coronel da Guarda Nacional, Antônio Bezerra de Menezes, homem severo, de honestidade a toda prova e de ilibado caráter, tinha bens de fortuna em fazendas de criação. Com a política, e por efeito do seu bom coração, que o levou a dar abonos de favor a parentes e amigos, que o procuravam para explorar- lhe os sentimentos de caridade, comprometeu aquela fortuna. Percebendo, porém, que seus débitos igualavam seus haveres, procurou os credores e lhes propôs entregar tudo o que possuía, o que era suficiente para integralizar a dívida. Os credores, todos seus amigos, recusaram a proposta, dizendo- lhe que pagasse como e quando quisesse. 

O velho honrado insistiu; porém, não conseguiu demover os credores sobre essa resolução, por isso deliberou tornar- se mero administrador do que fora sua fortuna, não retirando dela senão o que fosse estritamente necessário para a manutenção da sua família, que assim passou da abastança às privações. 

Animado do firme propósito de orientar- se pelo caráter íntegro de seu pai, Bezerra de Menezes, com minguada quantia que seus parentes lhe deram, e animado do propósito de sobrepujar todos os óbices, partiu para o Rio de Janeiro a fim de seguir a carreira que sua vocação lhe inspirava: a Medicina. 

Em novembro de 1852, ingressou como praticante interno no Hospital da Santa Casa de Misericórdia. Doutorou- se em 1856 pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, defendendo a tese "Diagnóstico do Cancro". Nessa altura abandonou o último patronímico, passando a assinar apenas Adolfo Bezerra de Menezes. A 27 de abril de 1857, candidatou-se ao quadro de membros titulares da Academia Imperial de Medicina, com a memória "Algumas Considerações sobre o Cancro encarado pelo lado do Tratamento". O parecer foi lido pelo relator designado, Acadêmico José Pereira Rego, a 11 de maio de 1857, tendo a eleição se efetuado a 18 de maio do mesmo ano e a posse a 1.o. de junho. Em 1858 candidatou- se a uma vaga de lente substituto da Secção de Cirurgia da Faculdade de Medicina. Por intercessão do mestre Manoel Feliciano Pereira de Carvalho, então Cirurgião- Mor do Exército, Bezerra de Menezes foi nomeado seu assistente, no posto de Cirurgião- Tenente. 

Eleito vereador municipal pelo Partido Liberal, em 1861, teve sua eleição impugnada pelo chefe conservador, Haddock Lobo, sob a alegação de ser médico militar. Objetivando servir o seu Partido, que necessitava dele a fim de obter maioria na Câmara, resolveu Bezerra de Menezes afastar- se do Exército. Em 1867 foi eleito Deputado Geral, tendo ainda figurado em lista tríplice para uma cadeira no Senado. 

Quando político, levantou- se contra ele, a exemplo do que ocorre com todos os políticos honestos, uma torrente de injúrias que cobriu o seu nome de impropérios. Entretanto, a prova da pureza da sua alma deu- se quando, abandonando a vida pública, foi viver para os pobres, repartindo com os necessitados o pouco que possuía. 

Corria sempre ao tugúrio do pobre, onde houvesse um mal a combater, levando ao aflito o conforto de sua palavra de bondade, o recurso da ciência de médico e o auxílio da sua bolsa minguada e generosa. 

Desviado interinamente da atividade política e dedicando- se a empreendimentos empresariais, criou a Companhia de Estrada de Ferro Macaé a Campos, na então província do Rio de Janeiro. Depois, empenhou- se na construção da via férrea de S. Antônio de Pádua, etapa necessária ao seu desejo, não concretizado, de levá- la até o Rio Doce. Era um dos diretores da Companhia Arquitetônica que, em 1872, abriu o "Boulevard 28 de Setembro", no então bairro de Vila Isabel, cujo topônimo prestava homenagem à Princesa Isabel. Em 1875, era presidente da Companhia Carril de S. Cristóvão. 

Retornando à política, foi eleito vereador em 1876, exercendo o mandato até 1880. Foi ainda presidente da Câmara e Deputado Geral pela Província do Rio de Janeiro, no ano de 1880. 

O Dr. Carlos Travassos havia empreendido a primeira tradução das obras de Allan Kardec e levara a bom termo a versão portuguesa de "O Livro dos Espíritos". Logo que esse livro saiu do prelo levou um exemplar ao deputado Bezerra de Menezes, entregando- o com dedicatória. O episódio foi descrito do seguinte modo pelo futuro Médico dos Pobres: "Deu- mo na cidade e eu morava na Tijuca, a uma hora de viagem de bonde. Embarquei com o livro e, como não tinha distração para a longa viagem, disse comigo: ora, adeus! Não hei de ir para o inferno por ler isto... Depois, é ridículo confessar- me ignorante desta filosofia, quando tenho estudado todas as escolas filosóficas. Pensando assim, abri o livro e prendi- me a ele, como acontecera com a Bíblia. Lia. Mas não encontrava nada que fosse novo para meu Espírito. Entretanto, tudo aquilo era novo para mim!... Eu já tinha lido ou ouvido tudo o que se achava no "O Livro dos Espíritos". Preocupei- me seriamente com este fato maravilhoso e a mim mesmo dizia: parece que eu era espírita inconsciente, ou, mesmo como se diz vulgarmente, de nascença". 

No dia 16 de agosto de 1886, um auditório de cerca de duas mil pessoas da melhor sociedade enchia a sala de honra da Guarda Velha, na rua da Guarda Velha, atual Avenida 13 de Maio, no Rio de Janeiro, para ouvir em silêncio, emocionado, atônito, a palavra sábia do eminente político, do eminente médico, do eminente cidadão, do eminente católico, Dr. Bezerra de Menezes, que proclamava a sua decidida conversão ao Espiritismo. 

Bezerra era um religioso no mais elevado sentido. Sua pena, por isso, desde o primeiro artigo assinado, em janeiro de 1887, foi posta a serviço do aspecto religioso do Espiritismo. Demonstrada a sua capacidade literária no terreno filosófico e religioso, quer pelas réplicas, quer pelos estudos doutrinários, a Comissão de Propaganda da União Espírita do Brasil, incumbiu- o de escrever, aos domingos, no "O Paiz" tradicional órgão da imprensa brasileira, a série de "Estudos Filosóficos", sob o título "O Espiritismo". O Senador Quintino Bocaiúva, diretor daquele jornal de grande penetração e circulação, "o mais lido do Brasil", tornou-se mesmo simpatizante da Doutrina Espírita. 

Os artigos de Max, pseudônimo de Bezerra de Menezes, marcaram a época de ouro da propaganda espírita no Brasil. De novembro de 1886 a dezembro de 1893, escreveu ininterruptamente, ardentemente. 

Da bibliografia de Bezerra de Menezes, antes e após a sua conversão do Espiritismo, constam os seguintes trabalhos: "A Escravidão no Brasil e as medidas que convém tomar para extingui- la sem dano para a Nação", "Breves considerações sobre as secas do Norte", "A Casa Assombrada", "A Loucura sob Novo Prisma", "A Doutrina Espírita como Filosofia Teogônica", "Casamento e Mortalha", "Pérola Negra", "Lázaro -- o Leproso", "História de um Sonho", "Evangelho do Futuro". Escreveu ainda várias biografias de homens célebres, como o Visconde do Uruguai, o Visconde de Carvalas, etc. Foi um dos redatores de "A Reforma", órgão liberal da Corte, e redator do jornal "Sentinela da Liberdade". 

Bezerra de Menezes tinha a função de médico no mais elevado conceito, por isso, dizia ele: "Um médico não tem o direito de terminar uma refeição, nem de perguntar se é longe ou perto, quando um aflito qualquer lhe bate à porta. O que não acode por estar com visitas, por ter trabalhado muito e achar- se fatigado, ou por ser alta hora da noite, mau o caminho ou o tempo, ficar longe ou no morro, o que sobretudo pede um carro a quem não tem com que pagar a receita, ou diz a quem lhe chora à porta que procure outro -- esse não é médico, é negociante de medicina, que trabalha para recolher capital e juros dos gastos de formatura. Esse é um desgraçado, que manda para outro o anjo da caridade que lhe veio fazer uma visita e lhe trazia a única espórtula que podia saciar a sede de riqueza do seu Espírito, a única que jamais se perderá nos vaivéns da vida." 

-- o0o --

Em 1883, reinava um ambiente francamente dispersivo no seio do Espiritismo brasileiro e os que dirigiam os núcleos espíritas do Rio de Janeiro sentiam a necessidade de uma união mais bem estruturada e que, por isso mesmo, se tornasse mais indestrutível. 

Os Centros, onde se ministrava a Doutrina, trabalhavam de forma autônoma. Cada um deles exercia a sua atividade em um determinado setor, sem conhecimento das atividades dos demais. Esse sentimento levou- os à fundação da Federação Espírita Brasileira. 

Nessa época já existiam muitas sociedades espíritas, porém, as únicas que mantinham a hegemonia de mando eram quatro: a "Acadêmica", a "Fraternidade", a "União Espírita do Brasil" e a "Federação Espírita Brasileira", entretanto, logo surgiram entre elas vivas discórdias. 

Sob os auspícios de Bezerra de Menezes, e acatando prescrições das importantes "Instruções" recebidas do plano espiritual pelo médium Frederico Júnior, foi fundado o famoso "Centro Espírita", o que, entretanto, não impediu que Bezerra desse a sua colaboração a todas as outras instituições. O entusiasmo dos espíritas logo se arrefeceu, e o velho seareiro se viu desamparado dos seus companheiros, chegando a ser o único freqüentador do Centro. A cisão era profunda entre os chamados "místicos" e "científicos", ou seja, espíritas que aceitavam o Espiritismo em seu aspecto religioso, e os que o aceitavam simplesmente pelo lado científico e filosófico. 

Em 1893, a convulsão provocada no Brasil pela Revolta da Armada, ocasionou o fechamento de todas as sociedades espíritas ou não. No Natal do mesmo ano Bezerra encerrou a série de "Estudos Filosóficos" que vinha publicando no "O Paiz". 

Em 1894, o ambiente mostrou tendências para melhora e o nome de Bezerra de Menezes foi lembrado como o único capaz de unificar o movimento espírita. O infatigável batalhador, com 63 anos de idade, assumiu a presidência da Federação Espírita Brasileira, cargo que ocupou até a sua desencarnação. 

Iniciava- se o ano de 1900, e Bezerra de Menezes foi acometido de violento ataque de congestão cerebral, que o prostrou no leito, de onde não mais se levantaria. 

Verdadeira romaria de visitantes acorria à sua casa. Ora o rico, ora o pobre, ora o opulento, ora o que nada possuía. 

Ninguém desconhecia a luta tremenda em que se debatia a família do grande apóstolo do Espiritismo. Todos conheciam suas dificuldades financeiras, mas ninguém teria a coragem de oferecer fosse o que fosse, de forma direta. Por isso, os visitantes depositavam suas espórtulas, delicadamente, debaixo do seu travesseiro. No dia seguinte, a pessoa que lhe foi mudar as fronhas, surpreendeu- se por ver ali desde o tostão do pobre até a nota de duzentos mil reis do abastado!... 

-- o0o --

Ocorrida a sua desencarnação, verdadeira peregrinação demandou sua residência a fim de prestar- lhe a última visita. 

No dia 17 de abril, promovido por Leopoldo Cirne, reuniram- se alguns amigos de Bezerra, a fim de chegarem a um acordo sobre a melhor maneira de amparar a sua família, tendo então sido formada uma comissão que funcionou sob a presidência de Quintino Bocaiúva, senador da República, para se promover espetáculos e concertos, em benefício da família daquele que mereceu o cognome de "Kardec Brasileiro". 

-- o0o --

Digno de registro foi um caso sucedido com o Dr. Bezerra de Menezes, quando ainda era estudante de Medicina. Ele estava em sérias dificuldades financeiras, precisando da quantia de cinqüenta mil réis (antiga moeda brasileira), para pagamento das taxas da Faculdade e para outros gastos indispensáveis em sua habitação, pois o senhorio, sem qualquer contemplação, ameaçava despejá- lo. 

Desesperado -- uma das raras vezes em que Bezerra se desesperou na vida -- e como não fosse incrédulo, ergueu os olhos ao Alto e apelou a Deus. 

Poucos dias após bateram- lhe à porta. Era um moço simpático e de atitudes polidas que pretendia tratar algumas aulas de Matemática. 

Bezerra recusou, a princípio, alegando ser essa matéria a que mais detestava, entretanto, o visitante insistiu e por fim, lembrando- se de sua situação desesperadora, resolveu aceitar. 

O moço pretextou então que poderia esbanjar a mesada recebida do pai, pediu licença para efetuar o pagamento de todas as aulas adiantadamente. Após alguma relutância, convencido, acedeu. O moço entregou- lhe então a quantia de cinqüenta mil réis. Combinado o dia e a hora para o início das aulas, o visitante despediu- se, deixando Bezerra muito feliz, pois conseguiu assim pagar o aluguel e as taxas da Faculdade. Procurou livros na biblioteca pública para se preparar na matéria, mas o rapaz nunca mais apareceu. 

No ano de 1894, em face das dissensões reinantes no seio do Espiritismo brasileiro, alguns confrades, tendo à frente o Dr. Bittencourt Sampaio, resolveram convidar Bezerra a fim de assumir a presidência da Federação Espírita Brasileira. 

Em vista da relutância dele em assumir aquele espinhoso encargo, travou- se a seguinte conversação: 

-- Querem que eu volte para a Federação. Como vocês sabem aquela velha sociedade está sem presidente e desorientada. Em vez de trabalhos metódicos sobre Espiritismo ou sobre o Evangelho, vive a discutir teses bizantinas e a alimentar o espírito de hegemonia. 

-- O trabalhador da vinha, disse Bittencourt Sampaio, é sempre amparado. A Federação pode estar errada na sua propaganda doutrinária, mas possui a Assistência aos Necessitados, que basta por si só para atrair sobre ela as simpatias dos servos do Senhor. 

-- De acordo. Mas a Assistência aos Necessitados está adotando exclusivamente a Homeopatia no tratamento dos enfermos, terapêutica que eu adoto em meu tratamento pessoal, no de minha família e recomendo aos meus amigos, sem ser, entretanto, médico homeopata. Isto aliás me tem criado sérias dificuldades, tornando- me um médico inútil e deslocado que não crê na medicina oficial e aconselha a dos Espíritos, não tendo assim o direito de exercer a profissão. 

-- E por que não te tornas médico homeopata? disse Bittencourt. 

-- Não entendo patavinas de Homeopatia. Uso a dos Espíritos e não a dos médicos. 

Nessa altura, o médium Frederico Júnior, incorporando o Espírito de S. Agostinho, deu um aparte: 

-- Tanto melhor. Ajudar- te- emos com maior facilidade no tratamento dos nossos irmãos. 

-- Como, bondoso Espírito? Tu me sugeres viver do Espiritismo? 

-- Não, por certo! Viverás de tua profissão, dando ao teu cliente o fruto do teu saber humano, para isso estudando Homeopatia como te aconselhou nosso companheiro Bittencourt. Nós te ajudaremos de outro modo: Trazendo- te, quando precisares, novos discípulos de Matemática...  

Grandes Vultos do Espiritismo

 

(Copiado do site http://www.universoespirita.org.br/historia/biografias/vulto_adolfo_bezerra.htm)

Av. Passos vista da janela da sede histórica da FEB. Rio de Janeiro, RJ. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Salve, Bezerra de Menezes!

 

Segue avante o paladino

Anunciando o Consolador,

Como sublime sino

Convidando ao Amor.

 

Bezerra prossegue no Além

Sendo o servo do Senhor,

Amparando com o Bem

O coração sofredor.

 

Glória a ti, irmão paternal e bondoso,

Sempre atento e generoso

Em nome do Mestre Jesus.

 

Nesta hora da árdua transição

Para a era da regeneração,

És mensageiro da Luz.

 

Donizete Pinheiro

21.08.2013

 

(Recebido em email de Donizete Pinheiro, Marília, SP)

 

Ficheiro:Augusto Rodrigues Duarte - Bezerra de Menezes (detalhe).jpg

Detalhe de um retrato pintado a óleo de Bezerra de Menezes, por  Augusto Rodrigues Duarte

 ofertado como homenagem dos súditos portugueses residentes na Corte.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bezerra_de_Menezes

 

 

 

Bondade e renúncia

 

Ramiro Gama

A companheira do abnegado médico já havia combinado com o amigo Cordeiro para cobrar aos que pudessem pagar à razão de cinco mil réis por consulente. O dinheiro não passaria pelas mãos de Bezerra e deveria ser encaminhado a D. Cândida. Bezerra sabia disto e concordou desde que recebesse apenas dos que estivessem em condições de pagar...

Certa vez, penetra no seu consultório da Farmácia Cordeiro uma pobre mulher com uma criança ao colo. Sentou-se e apresentou-lhe o filhinho para exame.

O aspecto da pobre mulher como o da criança traduzia miséria e fome.

Bezerra atendeu à criança. Sentiu-lhe o físico em mísero estado. E receitou, aconselhando à mão sofredora:

- Minha filha, dê a seu filho estes remédios de hora em hora. São remédios homeopáticos e, se desejar, pode comprá-los aqui mesmo...

- Comprá-los, doutor, com quê, se não tenho comigo nenhum níquel! Se eu e meu filho estamos até agora em jejum...

O bondoso médico olhou para a mãe sofredora. Seus olhos mansos e verdes, refletindo compaixão, encheram-se de pranto.

Ambos choravam!

O ambiente deveria ser tocante e vestido de luz e amor!

Abraçando-a, disse-lhe Bezerra: Não se apoquente, minha filha, vou ajudá-la. Confiemos no amor da Virgem, que vela por todos nós.

Procurou nos bolsos das calças e do paletó algum dinheiro e nada encontrou.

Pôs-se a pensar, olhando para cima, como se fizesse uma Prece muda e sentida.

De repente, fazendo-a sentar-se, sai e procura seu amigo Cordeiro, também manso e bom.

- Cordeiro, prometi-lhe não mexer no dinheiro das consultas, a fim de que você o encaminhe diretamente à minha esposa. Mas o caso de hoje é doloroso... Já rendeu alguma coisa?

- Nada, porque os doentes, até agora, são pobres e como sua ordem é para receber apenas dos que podem pagar...

- E o resultado de ontem, já o entregou?

- Não, está ainda comigo.

- Dê-me, então, este dinheiro e esperemos na proteção da Virgem, que há de nos mandar algum, mais tarde.

Cordeiro lhe atendeu. Bezerra penetra o consultório.

E, dirigindo-se à infeliz irmã em provas:

- Tome, minha filha, este envelope. Com o dinheiro que está aí, compre remédios, também leite e alimentos para seu filho.

A pobre mãe, de olhos surpresos, lacrimosos, lábios trêmulos, tartamudeia e nada pode dizer para lhe agradecer. Chora...

E Bezerra, abraçando-a:

- Nada de lágrimas, vamos, vá na santa Paz de Deus e que a Virgem a proteja e o seu filhinho. Ele há de ficar bom...

Assim atendida, a sofredora mãe deixa o consultório.

E, quando volta, da porta, para agradecer, ouve apenas a voz mansa e boa de Bezerra:

- Entre aquele que estiver em primeiro lugar.

Lindos Casos de Bezerra de Menezes

 

 

Sobrado onde  funcionou a clínica de Dr. Bezerra de Menezes,  no Rio de Janeiro, RJ. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Um abraço, em nome da Virgem, faz maravilhas!

" Bezerra de Menezes acabava de presidir a uma das Sessões públicas da Casa de Ismael, na Av. Passos.
Era uma noite de terça –feira do mês de junho de 1896. Sua palavra esclarecida e carinhosa, à moda de uma chuva fina e criadeira, no dizer de M. Quintão, penetrava às almas de quantos, encarnados e desencarnados, lhe ouviam a evangélica dissertação sobre uma Lição do Livro da Vida! Os olhos estavam marejados de lágrimas, tanto de ouvintes como os do próprio Orador.

Acabada a Sessão, descera Bezerra com passos tardos, ainda emocionado, as escadas da Federação Espírita Brasileira. E ia, humildemente, indagando dos mais íntimos, se ferira alguém com sua palavra, que lhe perdoassem o descuido e ia descendo e afagando a todos que o esperavam, ávidos de seus conselhos, dos seus sorrisos, do seu olhar manso e bom.

No sucedâneo da escada, localizou um irmão, de seus 45 anos, cabelos em desalinho, com a roupa suja e amarrotada.

Os dois se olharam. Bezerra compreendeu logo que ali estava um Caso, todo particular, para ele resolver.
Oh! Bendito os que têm olhos no coração! E Bezerra os tinha e os tem! E levou o desconhecido para um canto e lhe ouviu, com atenção, o desabafo e o pedido:

- Dr. Bezerra, estou sem emprego, com a mulher e os dois filhos doentes e famintos... E eu mesmo, como vê, estou sem alimento e febril!

- Bezerra, apiedado, verificou se ainda tinha algum dinheiro. Nada encontrou nos bolsos. Apenas a passagem do bonde...

- Tornou-se mais apiedado e apreensivo.

- E levantou os olhos já molhados de pranto para o alto e, numa Prece muda, pediu Inspiração a Maria Santíssima, seu Anjo Tutelar e solucionador de seus problemas. Depois, virando-se para o Irmão:
- Meu filho, você tem fé em Nossa Senhora? A Mãe do Divino Mestre, a nossa Mãe Querida?

- Tenho e muita, Dr. Bezerra!

- Pois, então, em seu Santíssimo Nome, receba este abraço.

- E abraçou o desesperado Irmão, envolvente e demoradamente. E, despedindo-se:

- Vá, meu filho, na Paz de Jesus e sob a proteção do Anjo da Humanidade.E, em seu lar, faça o mesmo com todos os seus familiares, abraçando-os, afagando-os. E confie Nela, no Amor da Rainha do Céu, que seu Caso há de ser resolvido.E Bezerra partira.

A caminho do lar meditava: teria cumprido seu dever, será que possibilitara ajuda ao irmão em prova, faminto e doente?

E arrependia-se por não lhe haver dado senão um abraço. Não possuía nenhum dinheiro. O próprio anel de grau já não estava nos seus dedos. Tudo havia dado. Não tendo dinheiro, dera algo de si mesmo, vibrações, bom ânimo, moeda da alma ao irmão sofredor e não tinha certeza de que isso lhe bastara...

E, neste estado de espírito, preocupado pela sorte de um seu semelhante, chegou ao lar.

***

Uma semana passara-se.

Bezerra não se recordava mais do sucedido. Muitos eram os problemas alheios. Após a sessão de outra terça-feira, descia as escadas da Federação.

Alguém, no mesmo lugar da escada, trazendo na fisionomia toda a emoção do agradecimento, toca-lhe o braço e lhe diz:

- Venho agradecer-lhe, Dr. Bezerra, o abraço milagroso que me deu na semana passada, neste local e nesta mesma hora.Daqui saí logo sentindo-me melhor. Em casa, cumpri seu pedido e abracei minha mulher e meus filhos. Na linguagem do coração, oramos todos à Mãe do Céu. Na água que bebemos, e demos aos familiares, parece, continha alimento; pois dormimos todos bem. No dia seguinte, estávamos sem febre e como que alimentados... E veio-me uma inspiração, guiando-me a uma porta, que se abriu e alguém por ela saiu, ouviu o meu problema, condoeu-se de mim

e me deu um emprego, no qual estou até hoje. E venho lhe agradecer a grande dádiva que o senhor me deu, arrancada de si mesmo, maior e melhor do que dinheiro!

- O ambiente era tocante!

Lágrimas caíam tanto dos olhos de Bezerra como do irmão beneficiado e desconhecido.

E uma prece muda, de dois corações unidos, numa mesma força gratulatória, subiu aos Céus, louvando Aquela que é, em verdade, a Porta de nossas Esperanças, a Mãe Sublime de todas as Mães, a Advogada querida de todas as Nossas Causas!

Louvado seja o nome de Maria Santíssima!

E abençoado seja o nome de quem, em seu Nome, num Abraço, fez maravilhas, a verdadeira Caridade Desconhecida!”

 

Ramiro Gama,  livro Lindos Casos de Bezerra de Menezes, 13ª ed. São Pulo, Lake, 1998.

Enviado por  Maria Nazaré de Carvalho - E-mail [email protected]

 

(Copiado do site http://www.universoespirita.org.br/textos_autores_importantes/abraco_caso_bezerra.htm)

Sede histórica da FEB. Rio de Janeiro. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

29 de agosto de 1831

nascia "Dr. Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti

 

 

29 DE AGOSTO DE 1831, nascia "DR. ADOLFO BEZERRA DE MENEZES CAVALCANTI : "Espírito e Coração Fraterno, Humilde, Amigo, Caridoso e Bom - MÉDICO DOS POBRES - ADMINISTRADOR DA CASA DE ISMAEL"

1 - PALAVRAS DE ISMAEL A BEZERRA DE MENEZES EM REUNIÃO NA ESPIRITUALIDADE MAIOR ANTES DE SUA REENCARNAÇÃO.

Livro “Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho”, pelo Espírito de Humberto de Campos, Psicografia de Francisco Cândido Xavier - Trechos do capítulo 22 “Bezerra de Menezes” - página 175:

Ia resplandecer a suave luz do Espiritismo, depois de certificado o Senhor da defecção espiritual das igrejas mercenárias, que falavam no globo em seu nome. Todas as falanges do Infinito se preparam para a jornada gloriosa. As abnegadas coortes de Ismael trazem as suas inspirações para as grandes cidades do país do Cruzeiro, conseguindo interessar indiretamente grande número de estudiosos. Prestes a findar o primeiro reinado, Ismael reúne no espaço os seus dedicados companheiros de luta e, organizada a venerável assembléia, o grande mensageiro do Senhor esclarece a todos sobre os seus elevados objetivos. - Irmãos, expôs ele, o século atual, como sabeis, vai ser assinalado pelo advento do Consolador à face da Terra. Concentraremos, agora, os nossos esforços na terra do Evangelho, para que possamos plantar no coração de seus filhos as sementes benditas que, mais tarde, frutificarão no solo abençoado do Cruzeiro. Houve na alocução de Ismael uma breve pausa. Depois, encaminhando-se para um dos dedicados e fiéis discípulos, falou-lhe assim:

“- Desceras às lutas terrestres com o objetivo de concentrar as nossas energias no país do Cruzeiro, dirigindo- as para o alvo sagrado dos nossos esforços. Arregimentarás todos os elementos dispersos, com as dedicações do teu espírito, a fim de que possamos criar o nosso núcleo de atividades espirituais, dentro dos elevados propósitos de reforma e regeneração. Não precisamos encarecer aos teus olhos a delicadeza dessa missão; mas, com a plena observância do código de Jesus e com a nossa assistência espiritual, pulverizarás todos os obstáculos, à força de perseverança e de humildade, consolidando os primórdios de nossa obra, que é a de Jesus, no seio da pátria do seu Evangelho. Se a luta vai ser grande, considera que não será menor a compensação do Senhor, que é o caminho, a verdade e a vida”.

Havia em toda a assembléia espiritual um divino silêncio. O discípulo escolhido nada pudera responder, com o coração palpitante de doces e esperançosas emoções, mas as lágrimas de reconhecimento lhe caíam copiosamente dos olhos. Ismael desfraldara a sua bandeira à luz gloriosa do Infinito, salientando-se a sua inscrição divina, que parecia constituir-se de sóis infinitésimos. Daí a algum tempo, no dia 29 de agosto de 1831, em Riacho do Sangue, no Estado do Ceará, nascia Adolfo Bezerra de Menezes, o grande discípulo de Ismael, que vinha cumprir no Brasil uma elevada missão”.

Sua missão foi dar início à unificação da família espírita no Brasil, para que a obra de Ismael pudesse ser livremente cultivada nos séculos futuros; e essa obra prossegue sempre. Podem as inquietações separar, muitas vezes, os trabalhadores humanos no seu terreno de ação; mas onde se ergue a flâmula luminosa “Deus, Cristo e Caridade” permanece Bezerra de Menezes como um de seus mais venerandos diretores espirituais.

2 - O APOSTOLADO DA MEDICINA - Livro: Lindos Casos de Bezerra de Menezes. Ramiro Gama

“Um médico não tem o direito de terminar uma refeição, nem de escolher hora, nem de perguntar se é longe ou perto, quando um aflito lhe bate à porta. O que não acode por estar com visitas, por ter trabalhado muito e se achar fatigado, ou por ser alta noite, mau o caminho ou o tempo, por ficar longe ou no morro; o que sobretudo pede um carro a quem não tem com que pagar a receita, ou diz a quem lhe chora à porta que procure outro, - esse não é médico, é negociante de medicina, que trabalha para recolher capital e juros dos gastos da formatura. Esse é um desgraçado que manda para outro o anjo da caridade que lhe veio fazer uma visita e lhe trazia a única espórtula que podia saciar a sede de riqueza do seu espírito, a única que jamais se perderá nos vais-e-vens da vida”.

3 – CARIDADE - Livro: Páginas do Coração. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

“A caridade é a chave da Casa de Deus. De posse dela, poderemos buscar a morada nova, em cuja intimidade as flores da paz e da alegria nos respondem com abençoadas luzes de sempre”.

4 - MOMENTOS APÓS A DESENCARNAÇÃO DE DR BEZERRA – APRESENTAÇÃO ANEXA - Livro: O Semeador de Estrelas - Psicografia de Suely Caldas Schubert.

 

(Texto recebido em Amil de Antonio Savio, divulgador de Belo Horizonte, MG)

 

 

 

 

 

Em 1900 a imprensa noticiava o

falecimento de Bezerra de Menezes

 

  Adolfo Bezerra de Menezes reencarnou no município de Riacho do Sangue, no Ceará, em 29 de agosto de 1831. Filho  do capitão das  antigas milícias, Antonio  Bezerra de Menezes Cavalcante  e Fabiana Maria de Jesus, Bezerra demonstrava desde os primeiros anos de vida muita aptidão para aprender a ler e escrever.

 Aos vinte anos de idade, foi para o Rio de Janeiro, onde se matriculou na principal faculdade de medicina  da época.  Aluno exemplar, atencioso e prestativo, demonstrara sempre facilidade para reter os conhecimentos.

Ao passar por dificuldades financeiras, Bezerra passou a dar aulas particulares  para  ter como pagar  escola,  aluguel,  alimentação e comprar os seus livros.

  Certa feita, precisando pagar as despesas, e estando por isso  muito preocupado, surpreendeu-se ao ver bater à sua porta um estudante pedindo-lhe que desse aulas particulares de matemática, a matéria que Bezerra menos gostava. Mesmo assim, aceitou o desafio. O  visitante pagou-lhe adiantado exatamente o valor que ele estava necessitando. Bezerra se pôs a estudar com afinco a matéria, mas o jovem nunca mais voltou. São méritos que poucos possuem.

 Recebeu seu diploma sem poder participar das solenidades, por motivos  financeiros.

  Em 1856, o Rio de Janeiro ganhava então um dos  seus melhores médicos: além de competente, extremamente humanitário. Foi vereador, deputado e prefeito por  muitos anos.  Também foi escritor, jornalista e exímio orador. 

Bezerra desencarnou no Rio de Janeiro, no dia 11 de abril de 1900, tendo os principais jornais do Império: O Paiz, Jornal do Brasil, Cidade do Rio, Jornal do Comércio e A Imprensa comunicado amplamente o fato.

 

   Abaixo, um trecho da notícia publicada no jornal O PAIZ , no dia 12 de abril de 1900. 

 

  “Dr. Adolfo Bezerra de Menezes

 

Faleceu ontem às onze e meia horas da manhã, após longos e dolorosos padecimentos que foram prova imposta à sua resignação verdadeiramente cristã, o eminente brasileiro,  cujo nome, encimado nestas linhas como homenagem póstuma às virtudes da sua vida, por tantos anos fulgurou nos anais da política do Império, e hoje apenas vive na tradição dos que o amaram ou da inexaurível fonte de sua bondade receberam inesgotáveis benefícios.

   Como homenagem póstuma ao Dr. Bezerra, às virtudes de sua vida por tantos anos servindo ao Império e ao semelhante, que hoje apenas vive da tradição dos que o amaram ou da inesgotável fonte de sua bondade, receberam inesgotáveis benefícios.

   Sua morte deixa um grande vácuo no coração daqueles que tiveram ocasião de admirar de perto quanto valia a alma privilegiada. Médico hábil, sua vida foi um contínuo labutar em benefício da pobreza. Jamais recusou seus serviços àqueles que a ele recorriam.

  Dos pobres nada aceitava, dos ricos recebia o que queriam dar-lhe. Por isso morria paupérrimo.”

 

  Esse foi o nosso Adolfo Bezerra de Menezes.

 

 

(Texto recebido em email de Raymundo R. Espelho, Campinas, SP)

 

Mensagem psicofônica de Dr. Bezerra de Menezes através do médium Divaldo Pereira Franco durante o 3º. Congresso Espírita Brasileiro realizado em Brasília, DF, em 2010.

 

ACESSE:

http://www.youtube.com/watch?v=bJHLSD56WTY

 

 

 

 

40ª. Semana Espírita U.S.E.

Guarulhos, SP

 

 

(Informação recebida em emails de Ademir Mendes; de locutor - FEAL [[email protected]]; de Centro de Fraternidade Espirita Dr. Bezerra de Menezes [[email protected]])

 

 

 

5º. Fórum Caminhos para o Espiritismo

Ao vivo pela TV Espírita Campinas

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Leopoldo Dare [[email protected]])

 

 

 

Palestras com Manolo Quesada

Eldorado e Registro, SP

 

 

(Informação recebida em email de Dirceu SantAna [[email protected]])

 

 

Programação da Congregação Maria Benta

São Paulo, SP

 

Rua Vieira Portuense, 341, Jabaquara. (altura do n.º 900 da av. eng.º Georges Corbisier) e próxima à est. Jabaquara do Metrô.

Fone: 50124474, e-mail: [email protected]. Início trabalhos noturnos: 20h

Acesse nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/CongregacaoEspiritaMariaBenta

 

(Informação recebida em email de Jorge Rezala [[email protected]])

 

 

 

59ª. Semana Espírita de

Jacareí, SP

 

 

A  USE Jacareí  (União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Jacareí e Região)  estará promovendo de  05 a 15/09/13  a  59ª Semana Espírita de Jacareí e Região, com palestras em todas as Casas Espíritas filiadas.

 

05/09 (5ª feira) - 20 horas

Centro Espírita Paula Ortiz

Rua Olímpio Catão, 179 - Centro - Jacareí - SP

Expositor: Eduardo Borges - Tema: Livre

 

07/09 (sábado) - 20 horas

Centro Espírita Natalício de Jesus

Rua Pedro de Toledo, 2 - Centro - Guararema - SP

Expositor: João Batista Bonani - Tema: Livre

 

08/09 (domingo) - 9 horas

Centro Espírita Nosso Lar

Rua João José de Almeida ilho, 110 - Vila Osíris - Santa Isabel - SP

Expositor: Maria Cristina Barcelo Pires - Tema: Livre

 

08/09 (domingo) - 19:30 horas

Comunidade Espírita Allan Kardec

Rua Timbiras, 12 - Jardim Luiza - Jacareí - SP

Expositor: Janduir Catanha - Tema: Progressão dos Mundos em Obediência à Lei de Evolução

 

09/09 (2ª feira) - 20 horas

Casa Espírita Perseverança

Rua Cruzeiro, 252 - Cidade Salvador - Jacareí - SP

Expositor: Umberto Rodrigues F. Neto - Tema: Por que estamos aqui?

 

09/09 (2ª feira) - 20 horas

Centro Espírita Chico Xavier

Rua Enoch Albernaz de Carvalho Pinto, 345 - Centro - Igaratá - SP

Expositor: Sérgio Nogueira - Tema: Reforma Íntima - Acesso ao Mundo de Regeneração

 

10/09 (3ª feira) - 20 horas

Centro Espírita Casa do Amor Fraterno

Rua Santa Terezinha, 97 - Centro - Jacareí - SP

Expositor: Dante Mario Bertolozzi - Tema: "Quo Vadis" - Para onde vais?

 

11/09 (4ª feira) - 19 horas

Fraternidade Espírita Cristã Batuíra

Rua Guido Martins Moreira, 146 - Jardim Santa Maria - Jacareí- SP

Expositor: Avildo Fioravante - Tema: Livre

 

12/09 (5ª feira) - 20 horas

Fraternidade Espírita Esperança

Rua Vicente Lamana, 253 - Parque Meia Lua - Jacareí - SP

Expositor: Mary Angela da Silva - Tema: Entendendo a Transição

 

13/09 (6ª feira) - 19:30 horas

Centro Espírita Myrian de Nazareth

Rua Joaquim Pinheiro Mariano, 226 - Vicente Nunes - Nazaré Paulista

Expositor: Professor Auro Couto - Tema: A Transição Planetária e Você

 

14/09 (sábado) - 20 horas

Centro Espírita Amor a Jesus

Rua Capitão José Neves Bicudo, 274 - Centro - Jacareí - SP

Expositor: Leonice de Fátima N. de Paula - Tema: Conheça a verdade e ela vos libertará

 

15/09 (domingo) - 19 horas

Centro Espírita Amor e Caridade

Avenida Santa Cruz dos Lázaros, 525 - São João - Jacareí - SP

Expositor: Luciano Miranda - Tema: A Transição Planetária e Você

 

Fonte: http://cepojac.blogspot.com.br/2013/08/59-semana-espirita-de-jacarei-sp.html

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

21º Curso de Expositores da Doutrina Espírita

São Bernardo do Campo, SP

 

CONVITE . 

amigos de caminhada

O Conselho Espírita de SBCampo

www.conesbc.org.br

em parceria com USE  de SCSul convida

21º Curso de Expositores da Doutrina Espírita

local - União Espírita Luz   Divina

horário - 20:00 às 22:00 horas

período - 22.08.2013 a 12.12.2013 ( todas as quintas feiras)

Rua Nossa Senhora de Fátima, 850 - bairro Oswaldo Cruz-SCSul

Inscrições gratuitas no próprio local.

obrigada

Ângela Paula

Presidente da USE / SCS

(Informação recebida em email de Norberto Fátima [[email protected]])

 

 

 

Inauguração do Núcleo da AJE em

Santos, SP

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

 

 

9º. Seminário Sobre Educação do Ser com Anete Guimarães

Caxias do Sul, RS

 

9 º SEMINÁRIO SOBRE EDUCAÇÃO SER.

 

Queridos amigos de ideal espírita!

 

Repassamos o convite, abaixo, para o Seminário com a Dra. Anete Guimarães, no dia 14 de setembro, sábado, em Caxias do Sul, no Teatro São Carlos, com o tema:

"As  Bases de uma Nova Era".

Procurem assistir as palestras da Anete, na internet, e verão que vale a pena!

É uma oportunidade única, passarmos uma tarde de sábado com uma pessoa que pode nos trazer tantos ensinamentos!

Fica o convite!

Pedimos o especial favor, de repassar aos seus contatos!

Muito obrigada!

 

 

 (Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

 

35ª. Semana do Livro Espírita – Penha

São Paulo, SP

 

(Informação recebida em emails de Regina Bachega; de Aliança Espirita de Propaganda e Caridade AEPC [[email protected]])

 

 

 

Programação do C.E. Seara do Mestre

São Paulo, SP

 

 

Sexta  tem palestra especial com Peter Orson Carrara. Compareça!

 

 

DATA

PALESTRANTE

TEMA

 

 

 

 

 

27/08/13

20h

Jobert

BUSCAI E ACHAREIS

30/08/13

20h

Peter Orson Carrara

Projeto Reencarnatório

31/08/13

sáb

09h

Marcio

Pedi e Obtereis

31/08/13

sáb

15h

Mariza Luz

Não separar o que Deus juntou

 

 

 

AVISOS

 

Nossa Assistência Social continua contando com sua colaboração!

 

Almoço de domingo em prol do Centro Espírita Zilda Gama, dia 15/09 das 12 ás 15hs. Convites disponíveis na Secretaria do Seara.

--

 Centro Espírita Seara do Mestre
R. Carlos Roberto Cavanhas, 392 - V. Rubi
São Paulo - SP
04823-120

 

Nossa missão: Auxiliar fraternalmente o indivíduo em seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino e da Prática da Doutrina Espírita

(Informação recebida em email de Seara do Mestre [[email protected]])

 

 

 

 

 

Palestra com Vicente Galcerón no C.E. Nossa Senhora de Nazaré. Itupeva, SP

 

Palestra mensal do CENTRO ESPÍRITA NOSSA SENHORA DE NAZARÉ (ITUPEVA/SP)

Expositor: VICENTE GALCERÓN

Tema: PARAPSICOLOGIA E ESPIRITISMO: APROXIMAÇÕES E DIFERENÇAS

Dia e hora: 31 de agosto, às 20:00h

Endereço: Rua Claudina Zumsteim Betelli, 96 - Bairro Santa Fé

(Informação recebida em email de "censnterra.com.br" [[email protected]])

 

 

 

 

Gerson Simões Monteiro na XVI Bienal do Livro

Rio de Janeiro, RJ

 

BLOG  JORNAL EXTRA

COLUNA: EM NOME DE DEUS

PARA: DENISE / REGINA /

DE: GERSON SIMÕES MONTEIRO

DATA: 01/09/2013

 

O QUE A BIBLIA NÃO FALA SOBRE JESUS

 NA XVI BIENAL DO LIVRO

 

Estarei autografando minha nova obra O que a Bíblia não fala sobre Jesus, nos dias 5, (17 às 20 hs.) 7(18 às 21 hs.) e 8 de setembro (16 às 20 hs.) , na XVI Bienal do Livro, no estande da  Editora Novo Ser, na avenida  Cecília Meireles, entre as ruas O e P, no  Pavilhão Verde. Basicamente esse livro é formado de revelações dos Espíritos através do médium Chico Xavier acerca de Jesus e dos seus ensinamentos, as quais não tem registro na Bíblia, isto é, nem no Velho, e nem Novo Testamento. Diante das informações reveladoras, nesse livro,procuro prestar singela homenagem a Jesus, Governador Espiritual da Terra como também a sua mãe Maria de Nazaré, e ao seu pai José da Galileia.

O que mais chamou a atenção na existência de Jesus foi o fato dele não ter mandado ninguém para o inferno enquanto esteve conosco aqui na Terra. Essa revelação faço nessa obra destacando a maneira como ele, o espírito mais elevado que pisou a Terra, sempre tratou os pecadores. Nas diversas passagens de sua vida, sempre teve palavras de compreensão para todos eles, sem jamais condená-los ao inferno, mas, sobretudo, indicou para eles o caminho da reparação do erro. E foi dessa forma que ele procedeu com a mulher que fora pega em adultério, quando disse: "Mulher ninguém te condenou? Ela disse: não. Jesus: também eu não te condeno, vai, e não peques mais".

Para Madalena, falou: "Filha, o amor cobre a multidão de pecados". Na casa de Zaqueu, o publicano que enrique­ceu com a corrupção, o Mestre fez até uma refeição com ele. E ao se deixar imolar entre os dois ladrões, ainda assegurou ao bom ladrão arrependido o ingresso no paraíso. Aliás, esse é o Jesus que conheço e que  apresento em O que a Bíblia não fala sobre Jesus. Como vimos, Jesus não condenou nenhum dos pecadores ao inferno, e até pelo contrário, deu-lhes a esperança de plena reabilitação perante as leis de Deus.

Na Bienal estarei também no dia 30 (Sexta-feira), às 20h, no pavilhão verde, auditório Mario de Andrade, participando do Debate com o psicólogo Alírio Cerqueira, do Mato Grosso, sobre o tema: "Evangelho e Saúde"

Gerson Simões Monteiro

Vice-Presidente da FUNTARSO

e-mail: [email protected]

 

 

(Texto recebido em email de [email protected])

 

Igreja construída no topo do Monte Tabor onde teria ocorrido o fenômeno da Transfiguração

Fica na região próxima  a Nazaré, Galiléia,  Israel. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Palestra no CEJK com Sandra Carneiro

São Paulo, SP

 

CEJK Palestra: "Transição Planetária" com Sandra Carneiro - Sabado 28-Setembro - as 17:00 hs

 

Prezado Amigo (a), gostariamos de convida-lo a participar da:

 

Palestra: "Transição Planetária" com  Sandra Carneiro- Sabado 28-Setembro - as 17:00 hs

 

Local: Centro Espirita  Jesus e Kardec (CEJK), Rua Coronel Melo de Oliveira, 289  - Perdizes/Pompeia

Gratuito - Vagas limitadas - Necessario fazer inscrição pelo telefone 11 3675-7205

 

FAVOR chegar 30  minutos antes - www.cejk.org.br   e    facebook

 

 

***       Participe   de   nossas  Atividades      ***

 

Curso Básico de Espiritismo - Terça-feira  a TARDE 16:00 hs  ínicio 01-Outubro

 

Curso  Causas Primeiras - Quarta-feira 20:00 hs inicio 16-Outubro

 

Curso InfantoJuvenil - Sabados 09:00 hs

 

PASSES.............................:    Segunda 20:00 horas / Quarta 15:30 horas

 

*** Visite nossa Livraria Espirita ***

Rua Caraibas, 1062 - fundos - Perdizes - fone 11 3675-7205

 

 

(Informação recebida em email de Centro Espirita Jesus e Kardec [[email protected]])

 

 

 

 

Programação de Palestras Públicas na Casa da Caridade

Araçatuba, SP

 

CASA DA CARIDADE

DEPARTAMENTO DA ALIANÇA ESPÍRITA VARAS DA VIDEIRA

RUA PÉRICLES PIMENTEL SALGADO, 1010, JARDIM UMUARAMA,   ARAÇATUBA, SP

Casa da Caridade. Fundada em 3/11/1990

ESCALA DE PALESTRAS PÚBLICAS:  SETEEMBRO DE  2013

HORÁRIO 20 HORAS. ENTRADA LIVRE

DATA

 TEMA

FONTE

ORADOR

03

HONRAI A VOSSO PAI E A VOSSA MÃE

ESSE  CAP. XIV

LEILA GUERREIRO ROCHA

10

FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO

ESE CAP. XI

XV

FRANKLIN RODRIGUES

17

NÃO SE PODE SERVIR A DEUS E A MAMON

ESSE CAP. XVI

ISMÊNIA GASPARINI

24

PALESTRA ESCALA USE

LIVRE

SILVANO PEREIRA DE SOUZA

 

ANTECEDENDO O ESE, COMENTÁRIOS EM SEQUÊNCIA DE “O LIVRO DOS ESPÍRITOS”

 

* ESE- O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO

 

 

Nasce Leopoldo Machado Barbosa, no Arraial de Cepa Forte, hoje Jandaíra

 

 

(Informações recebidas em email de Maderlene de Almeida Yamada)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Teatro Espírita: Peça “Realidade Virtual”

Três Lagoas,  MS

 

CONVIDAMOS A TODOS, TRABALHADORES FREQUENTADORES SIMPATIZANTES.

PARA A PEÇA TEATRO "REALIDADE VIRTUAL"  COM GRUPO ARTE BOA NOVA DE CAMPO GRANDE M. S.

QUE VAI SER APRESENTADA NO GRUPO DA FRATERNIDADE ESPÍRITA JOSÉ XAVIER.

RUA ZULEIDE PEREZ TABÓX N° 751 CENTRO DE TRÊS LAGOAS

DIA 01-09-13 DOMINGO ÁS  18:HORAS.

INGRESSOS 15,00

MEIA              7,50

ESTUDANTES PROFESSORES JOVENS ACIMA DE 60 ANOS PAGA MEIA ENTRADA

 

INGRESSOS COM OS TRABALHADORES DA CASA, E NA PORTARIA NO DIA DA APRESENTAÇÃO DA PEÇA.

ABRAÇOS A TODOS

 

Veja mais informações aqui:

http://www.arteboanova.com.br/abn/appview/site/albunsFotos.go

 

(Informação recebida em email de Flávio Soares)

 

 

 

 

Wellington Balbo: Lançamento do mais recente livro

 

Lançamento de mais um livro de nossa lavra:
Amigos, estou lançando um novo livro, desta vez escrevi junto com 
Mauricio Moura, o nome da obra é Administração do Centro Espírita. São tratados vários temas pertinentes à Ciência da Administração. Assuntos interessantes, dentre eles: Trabalho voluntário, maximização do lucro no centro espírita, liderança, caridade para com o trabalhador e etc... O livro é gratuito e pode ter o download feito pela página: http://www.oconsolador.com.br/editora/evoc.htm.. Ah, ia me esquecendo: Você pode imprimir a obra parcial ou integral, sua capa e o que mais lhe aprouver, isto sem qualquer custo. Acesse a página da editora EVOC e tenha todo o conteúdo para seus estudos e diálogos no centro espírita... Espero que goste!!!


Wellington Balbo

www.wellingtonbalbo.blogspot.com

Wellington Balbo

 

 

 

 

Blog do NEU- UERJ

Rio de Janeiro, RJ

 

Acesse:

http://neu-uerj.zip.net/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP