Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, terça-feira 03 de dezembro de 2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/DEZEMBRO/03-12-2013.htm

 

 

Abaixo os links dos 5 últimos emails de Noticias enviados

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

02-12-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/DEZEMBRO/02-12-2013.htm     

30-11-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/NOVEMBRO/30-11-2013.htm     

28-11-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/NOVEMBRO/28-11-2013.htm      

27-11-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/NOVEMBRO/27-11-2013.htm     

26-11-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/NOVEMBRO/26-11-2013.htm     

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com . O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Antipatia, simpatia e empatia

 

Almir Del Prette (SEOB/São Carlos)

 

            Esses três termos possuem algumas afinidades entre si. A primeira afinidade é que eles referem-se às expressões que se localizam no campo do sentimento. A segunda, e possivelmente a mais significativa, é que a sua ocorrência pode ser caracterizada nas relações interpessoais. Em outras palavras, não podemos classificar alguém como antipático, simpático, ou empático se não observamos seus comportamentos em um processo de interação social. As pessoas precisam de informações sobre o sentido ou significado das palavras, para compreender a funcionalidade e uso delas nos vários grupos em que transitam.  Se elas optarem pela procura da etiologia do termo, ao invés de buscarem sua definição ou a operacionalização do fenômeno que elas nomeiam, podem, com freqüência, cometerem equívocos.

Se ficássemos na etiologia do termo “antipatia” diríamos que ele deriva-se do grego, antipathéa ou antipathes. Adiantaríamos que anti, no latim, tem o sentido de oposição, podendo ser entendido como “contra” e que pathes, está ligado ao sentimento, ou seja, sentimentos opostos.  A conclusão lógica seria afirmar que se trata de sentimento de aversão de uma pessoa em relação à outra. O mesmo procedimento seria realizado com os outros dois termos, simpatia e empatia. O significado etimológico de uma palavra representa uma compreensão ainda pobre, mas que pode satisfazer porque tem um caráter de erudição.  O maior problema da busca do significado etiológico de um termo reside na possível satisfação que isso trás, o que pode gerar uma inércia na explicitação de sua definição. Imagine o leitor, se Allan Kardec tivesse se contentado com o significado etimológico do termo perispírito (ao redor do espírito, pergunta 93 do L. E.). Certamente pouco se saberia sobre a função, origem, estrutura, evolução do perispírito (perguntas, 135, 141, 187) etc. Possivelmente também não teríamos pesquisas sobre esse assunto. Um conhecimento novo, por exemplo, a doutrina espírita no século XVIII, em sua sistematização, precisa cunhar termos novos ou utilizar alguns termos já consagrados em diferentes culturas. Os termos perispírito e alma ilustram essa afirmativa.

Retornando aos termos antipatia, simpatia e empatia, eles denominam fenômenos que ocorrem no processo das relações interpessoais.  Antipatia se refere á aversão que uma pessoa gera em seu interlocutor e, quando essa aversão se generaliza para diferentes interlocutores, pode-se dizer que tal pessoa necessita de ajuda psicológica. Da mesma maneira que alguém gera aversão pela forma de se comportar, outra pode, em um sentido oposto, despertar atração. No primeiro caso temos o afastamento dos interlocutores e, no segundo, sua aproximação.  É possível especular quanto à origem da antipatia ou simpatia em encarnações pregressas. Contudo, com freqüência, a aversão ou atração são momentâneas desaparecendo depois ou, até mesmo se transformando em indiferença.  Por outro lado, a empatia, se refere a um fenômeno que retrata uma condição evolutiva do homem, tendo o significado de tomada de perspectiva, ou seja, uma capacidade inata, porém aperfeiçoada pela educação, de entendimento sobre uma situação particular vivida pelo outro. Tal fenômeno tem dimensões no campo do sentimento e da razão, pois resulta no sentir e no compreender uma situação particular vivida por alguém. A empatia vem há vários séculos despertando o interesse de diversas disciplinas científicas, sendo uma questão chave na explicação da inteligência emocional e espiritual.  

 

 

Allan Kardec. Codificador do Espiritismo

 

 

 

Registro. Roteiro de Divaldo Pereira Franco

Espanha e Marrocos

 

Barcelona, 30 de novembro de 2013.

           Às oito horas da manhã do dia 30 de novembro, Divaldo P. Franco empreendeu sua viagem de carro desde Madrid rumo a Barcelona, em um trajeto de seis horas, aproximadamente.

          Em um dia radiante e com uma temperatura algo mais amena, graças à suavidade do mar Mediterrâneo, o Apóstolo do Espiritismo chegou em torno das 14:00h ao hotel Silken Ramblas, da Cidade Condal (outra denominação de Barcelona).

          Ali, foi recebido por seus amigos do Centro Barcelonês de Cultura Espírita (CBCE) que o acompanharam, juntamente com os do Centro Espírita Manuel y Divaldo (CEMYD), em um agradável almoço.

         Às 19:30h teve começo o ato de apresentação, no Salão Liceu do mencionado hotel, não sem antes efetuar-se uma emotiva recordação, por parte do CBCE, à figura de Nilson de Souza Pereira, tio Nilson. Na sequência, foi preparado para Divaldo uma pequena surpresa: em comemoração ao 50º aniversario do primeiro livro psicografado — Messe de Amor (Joanna de Ângelis) — que se celebrará no próximo dia 5 de maio de 2014, Manuel Sonyer, do CEMYD, apresentou esta formosa obra traduzida pela primeira vez ao idioma catalão, com o título Messes d’Amor.

Divaldo, sumamente emocionado e agradecido pelos atos prévios, iniciou sua conferência com o tema A Psicologia do Perdão, sob o atento olhar de 205 pessoas que abarrotaram a sala, algumas de pé, mencionando a questão 742 do Livro dos Espíritos, onde a notável Espiritualidade informou a Allan Kardec que a predominância da natureza animal na criatura humana é a causa da existência da guerra, desenvolvendo, com esse ponto de partida, o conceito evolutivo do ser humano, o que leva a que, paralelamente, ajamos abandonado a Teoria Geocêntrica do Universo para chegar a um conceito heliocêntrico, com todas as implicações resultantes, até chegar na atualidade a um conceito científico da criação de um Universo causal e inteligente, abandonando a criação do mesmo ao acaso, assim desenvolvendo as questões primeira e seguintes do Livro dos Espíritos.

        Divaldo informou que entre os anos de 1915 e 1917, a Turquia levantou-se contra seu vizinho povo armênio, quando um milhão e meio de armênios foram exterminados. A partir daí, iniciou a narrativa da história de uma moça armênia cuja irmã foi assassinada naquele massacre, e ela mesma maltratada. Não obstante, ela teve a possibilidade de estudar enfermagem, para depois reencontrar-se, como enfermeira, em um hospital, com o turco que ocasionou essas atrocidades a ela e sua família, mas que a sua condição de cristã levou-a a realizar as curas do seu agressor.

        Com essa ideia, o notável orador perguntou à plateia: – Seria você capaz de perdoar?, iniciando assim o núcleo central da sua excelsa dissertação, discorrendo sobre a diferença entre o perdão teológico e o perdão psicológico, para concluir na determinação do verdadeiro sentido existencial da vida humana, que está na imortalidade da alma.

        Ao final de sua palestra, um emotivo Divaldo reportou-se de forma especial a Nilson de Souza Pereira, dedicando-lhe essa conferência, enfatizando o grande labor por ele efetuado na Mansão do Caminho, figura imprescindível e plenamente dedicada ao trabalho doutrinário.

       As palavras de recordação, que não saíam somente da sua boca, mas de seu coração, tocavam a alma dos ali presentes, chegando a emocionar a todos. Visivelmente, ele também emocionado, encerrou o ato com um convite ao perdão, expressamente o perdão antes da desencarnação dos nossos irmãos, para não sofrermos nenhum tipo de remorso.

       Assim, conseguiu arrancar um forte aplauso, que se demorou por certo tempo, iniciando-se, na sequência, o espaço para perguntas, as quais foram amplamente respondidas, num total de sete questões. 

 

Texto: Xavier Llobet      Fotos: Manuel Sonyer

 

(Texto e fotos recebidos em email de Jorge Moehlecke)

 

 

 

FEB-Rio: Exposição sobre 130 anos e Seminário

A manhã do dia 30 de novembro foi movimentada na Sede Seccional da Federação Espírita Brasileira, no centro do Rio de Janeiro. Houve inauguração da exposição alusiva aos 130 anos da Entidade, com presença do presidente da FEB, diretores e colaboradores desta Federação, sediados naquela cidade, dirigentes do Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro e da Cruzada dos Militares Espíritas, o presidente da Federação Espírita da Bahia André Luiz Peixinho e público que compareceu também para prestigiar o Seminário desenvolvido por este último sobre o tema “Concepção Espírita para a Educação”. O presidente da FEB Antonio Cesar Perri de Carvalho fez uma saudação na abertura do seminário e no momento em que foi desatada a fita simbólica para a abertura da exposição histórica. Além do expositor e do presidente da FEB compuseram a mesa a diretora Tânia de Souza Lopes e o diretor de Unificação do CEERJ Humberto Portugal. No intervalo foi oferecido um lanche de confraternização. O evento foi gravado pela web TV: www.espiritismo.net,  e pela Rádio Rio de Janeiro. Informações: [email protected]; www.febnet.org.br

Fita simbólica é desatada

Palavras do Presidente da FEB na inauguração

 

Entrada da Exposição

FEB Exposição 130 anos

Palestra Peixinho e Mesa Diretora

Parte do Público

FEB Rio. Equipes da FEB e do CEERJ

 

 

 

Programações do CESAK

Bruxelas, Bélgica

Bonjour,

Le cesak vous invite à sa fraternisation de Noël.

Depuis quelques années, nous nous réunissons à l'époque de Noël. C'est un moment vraiment agréable qui permet parfois de revoir ceux que nous n'avons pas vu depuis longtemps.

Un moment de détente pour les spirites, les sympathisants du Spiritisme et tous ceux que d'une façon ou d'une autre, spirites ou pas spirites, ont fait quelque chose pour aider une maison spirite ou le Spiritisme en général.

Nous réunir dans un moment de fraternisation, nous aide toujours à reprendre des énergies pour continuer et, puisque c'est la fin de l'année et que l’hiver arrive, on a vraiment besoin de se ressourcer pour cette nouvelle année qui arrive.

Profitons de cette opportunité d'être ensemble.

Pour participer, il suffit de nous informer par email ou téléphone. Savoir le nombre de personnes présentes nous aide à bien organiser l’événement.

Quand: le dimanche 8 décembre 2013

Le programme:

15 :00 : ouverture des portes

15 :30 précises : évangile (ceux qui arrivent en retard ne pourront pas participer à l’évangile)

16 :00 : rassemblement chaleureux autours de quelques délicieuses petites spécialités culinaires.

Entrée libre et gratuite

« Amenez une petite spécialité à manger ou à boire (sans alcool) »

Renseignement et information:

Cesak: 
134 rue Louis Hap
1040  Etterbeek
Tél: 0491/74.92.34
[email protected]

 

--
Anabela Reinata

CESAK, asbl
 

Le christ ne nous a pas demandé grand chose; il n'a pas exigé que nous montions l'Éverest ou que nous faisions de grand sacrifices.

Il a juste demandé que nous nous aimions les uns les autres.

"Francisco Cândido Xavier"

 

http://bruxelles.cesak.org/
http://cesakbruxelles.blogspot.com/
www.tvcei.com

http://www.tvcei.com/portal/browse-frances-videos-1-date.html
www.spirite.be

(Informações recebidas em email de Almir Del Prette)

 

 

 

 

XXXIV Feira do Livro Espírita

Jundiaí, SP

(Informação recebida em email de Ronaldo P. Rodrigues [[email protected]])

 

 

 

Programação do mês de Dezembro/2013 da C.E. Maria Benta

São Paulo, SP

(Informação recebida em emails de Rose Moliteno e de Elizabeth da Silva Mansour [[email protected]] )

 

 

 

Programação da Comunidade Espírita Seara de Luz

Bilac, SP

(Informação recebida em email de VANDERLEI SILVA [[email protected]])

 

 

 

Palestra vai abordar o tema Desobsessão no

 Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, Portugal

 

DESOBSESSÃO: COMO FUNCIONA?

 

Na sexta-feira, dia 6 de Dezembro de 2013, às 21H00, irá decorrer uma conferência espírita subordinada ao tema DESOBSESSÃO: COMO FUNCIONA?

 

O que é uma obsessão? Em que casos ocorre? Como funciona uma desobsessão? Será abordado o tema à luz da Doutrina Espírita.

 

Esta palestra terá lugar na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c.

As entradas são livres e gratuitas.

Este centro tem página na Internet em www.ccespirita.org e e-mail [email protected] 


Fonte: CCE (C. Rainha)

 

(Informaçoes recebidas em email de Francisco Reis [[email protected]])

 

 

 

Bazar Beneficente de Natal

Penápolis, SP

Queridos Amigos.

Tendo em vista que no 1º e 3º sábado de cada mês é realizado o trabalho junto às famílias assistidas pelo Departamento de Assistência Social "Benedito Mousinho", houve uma alteração no dia de funcionamento do bazar, que será de segunda a sexta-feira, no mesmo local e horário.

Contamos com a compreensão de todos, convidamos para conhecer o bazar e segue em anexo o cartaz retificando o dia.

Muita paz e luz a todos.

João.

 

Centro Espírita "Allan Kardec"

 

BAZAR BENEFICENTE DE NATAL DO

DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL “BENEDITO MOUSINHO”

 

PERÍODO:- DE 02 A 13 DE DEZEMBRO DE 2013.

                                   (DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA)

 

HORÁRIO:- DAS 09:00 ÀS 17:00 HORAS.

 

LOCAL:- CENTRO ESPÍRITA “ALLAN KARDEC”

ENDEREÇO:- AV. LUIZ OSÓRIO, 1262 – PENÁPOLIS.

 

christmas livre gráficos

(Informaçao recebida em email de João Marchesi Neto)

 

 

 

Arrecadação de brinquedos para o Natal

São Paulo, SP

(Informação recebida em email de Reginaldo Malfati - CECD [[email protected]])

 

 

 

Guaxupé organiza excursão para o XVI Congresso Estadual Espírita do Paraná. Curitiba, PR

(Informação em email de André Luís Bettoni repassado por Fabiana Pacheco [[email protected]])

 

 

 

Respeitemos o pecado original, mas ele nada tem de teologal

 

José Reis Chaves

Belo Horizonte, MG

 

      Segundo a doutrina do pecado original, da metáfora de Adão e Eva, toda a humanidade o herdou.

      Mas o que existe é a lei inexorável de causa e efeito ou cármica, presente nas escrituras sagradas de todas as religiões. Ela é chamada também de lei da colheita da semeadura, semeadura essa que é fruto do livre-arbítrio ou da nossa vontade, e cuja colheita é obrigatória. Semeando-se o bem, colhe-se o bem. Semeando-se o mal, colhe-se o mal. “Na mesma medida com que medirdes, sereis medidos.” (Mateus 7: 2). “Quem com a espada mata, pela espada seja morto.” (Apocalipse 13: 10).

      A doutrina do pecado original é contrária à Bíblia. Aliás, é por isso que ela virou dogma. E, na Idade Média, quem negasse um dogma, morria na fogueira.

      E vamos a mais dois exemplos bíblicos que deixam mais claro  esse assunto. “A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai, a iniquidade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a perversidade do perverso cairá sobre este.” (Ezequiel 18: 20). “Os pais não serão mortos em lugar dos filhos, nem os filhos em lugar dos pais: cada qual será morto por seu pecado.” (Deuteronômio 24: 16).

Mas o batismo de água instituído por João Batista era de arrependimento, e não para lavar o pecado original!  Ademais, por que quem é batizado sofre? E o próprio Batista desfez-se desse batismo com água (Mateus 3: 11). Também Paulo disse que Cristo não o enviou para batizar. (1 Coríntios 1: 17).  O batismo importante, segundo o Batista, é o de fogo (prova de fogo) ou do Espírito, com a conversão (“metanoia”), ou mudança total de vida. (Mateus 3: 11).

      É estranho, pois, que os teólogos cristãos antigos criaram a doutrina do pecado original, e mais estranho ainda é que os de hoje a apoiam, já que ela, como vimos, é totalmente contrária à Bíblia, à lógica e ao bom senso! Provavelmente, foi para incentivar a prática rendosa do batismo das crianças, pois dizem que ele lava o pecado original. 

     Pelo estudo teologal, ficamos conhecendo a perfeição infinita de Deus. Como, pois, os teólogos podem atribuir a Ele esse erro de justiça divina e universal de causa e efeito? E, se Adão e Eva são uma metáfora, como se poderia tirar dela uma doutrina verdadeira? Se o fosse realmente, ela nos daria a impressão de que a justiça de Deus seria mais imperfeita do que a dos homens!

      Mas na verdade, o pecado original, com o qual nascemos, são as nossas faltas cometidas em reencarnações passadas, ainda não resgatadas, e que têm que o ser, pois ninguém deixará de pagar tudo até o último centavo. (Mateus 5: 26).

     De fato, se a causa do sofrimento fosse mesmo o tal pecado original, ele deveria ser igual para todos, mas uns sofrem mais, e é exatamente porque eles têm mais carma de sofrimento!

 

 

Réplica de  estátua do profeta Ezequiel, de Aleijadinho.

Museu de Arte Sacra de São Paulo. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP