Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, quinta-feira, 28 de novembro de  2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/NOVEMBRO/28-11-2013.htm

 

 

Abaixo os links dos 5 últimos emails de Noticias enviados

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

27-11-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/NOVEMBRO/27-11-2013.htm

26-11-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/NOVEMBRO/26-11-2013.htm     

25-11-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/NOVEMBRO/25-11-2013.htm      

23-11-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/NOVEMBRO/23-11-2013.htm     

22-11-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/NOVEMBRO/22-11-2013.htm           

   

 

 

 

Compromisso com a consciência

 

       Compromisso exige responsabilidade.

       Responsabilidade solicita equilíbrio moral.

       Equilíbrio moral decorre da disciplina.

       Disciplina sugere autoconhecimento.

       Autoconhecimento resulta de educação.

       Educação recorda preparo para a vida.

       Vida é patrimônio divino que ninguém pode malbaratar inconsequentemente.

       A vida é ensejo abençoado para os labores da evolução, criados em nome do Amor.

       Ações produzem reações e todo impulso gera respostas na ordem das coisas.

       Por essa razão, o equilíbrio é conquista ideal em face das circunstâncias e realizações humanas.

       Compromisso com a consciência - ordem na conduta.

       Conduta cristã - conquista de paz.

       Não adie de forma alguma os compromissos de enobrecimento. Cada minuto na vida tem valor expressivo, pois significa ensejo de ajudar e ascender com a consciência ilibada.

 

.Marco Prisco / Médium Divaldo Franco

Livro: Momentos de Decisão (extrato) - Ed. LEAL

(Texto recebido em email de Ana Maria Spranger Luiz)

 

 “O Pensador”, de Auguste Rodin

Museu Rodin, Paris. Foto Ismael Gobbo

 

 

Ação dos obsessores nos Centros Espíritas

 

 

Acção dos obsesores nos Centros Espíritas

Acción de los obsesores en los Centros Espíritas

“(...) Os ocasionadores de perturbações não se encontram somente no meio delas (das Sociedades e das reuniões), mas também no mundo invisível. Assim como há Espíritos pro­tetores das associações, das cidades e dos povos, Espíritos malfeitores se ligam aos gru­pos, do mesmo modo que aos Indivíduos. Li­gam-se, primeiramente, aos mais fracos, aos mais acessíveis, procurando fazê-los seus Ins­trumentos e gradativamente vão envolvendo os conjuntos, por isso que tanto mais prazer maligno experimentam, quanto maior é o nú­mero dos que lhes caem sob o jugo.”

“(...) Los que ocasionan perturbaciones no se encuentran solamente en medio de ellas (de las Sociedades y de las reuniones), sino también en el mundo invisible. Así como hay Espíritus protectores de las asociaciones, de las ciudades y de los pueblos, los Espíritus malhechores se unen a los grupos, del mismo modo que los Individuos. Se unen, primeramente, a los más débiles, a los más accesibles, procurando hacerlos sus Instrumentos y gradualmente van envolviendo los conjuntos, por eso que tanto más placer maligno experimentan, cuanto mayor es el número de los que  caen   bajo el yugo.”

 

(O Livro dos Médiuns, Allan Kardec, item 340.)

(El Libro de los Médiums, Allan Kardec, ítem 340.)

 

Interessados em prosseguir usufruindo dos vícios e do que con­sideram prazeres, grande multidão de Espíritos tudo faz para impe­dir qualquer esforço que vise libertar o ser humano da inferioridade.

Interesados en proseguir usufructuando de los vicios y de lo que consideran placeres, gran multitud de Espíritus todo hacen para impedir cualquier esfuerzo que busque liberar al ser humano de la inferioridad.

 

 

Através dos encarnados, têm esses Espíritos possibilidades de sustentar o intercâmbio de energias desequilibrantes. Por isso, lutam por manter as posições conquistadas junto aos homens, como também se empenham em impedir-lhes a renovação para o bem.

A través de los encarnados, tienen esos Espíritus posibilidades de sustentar el intercambio de energías desequilibrantes. Por eso, luchan por mantener las posiciones conquistadas junto a los hombres, como también se empeñan en impedirles la renovación para el bien.

 

Sob esse aspecto, toda e qualquer atividade nobre que tenha por escopo livrar as criaturas humanas do jugo das paixões inferio­res será objeto de suas investidas, a fim de obstar-lhe o desenvol­vimento. Natural, pois, que os Grupos Espíritas que lidam direta­mente com esses irmãos desencarnados sejam alvo de seu assédio, que se mostra especialmente intenso.

Bajo ese aspecto, toda y cualquier actividad noble que tenga por objetivo librar a las criaturas humanas del yugo de las pasiones inferiores será objeto de sus envestidas, a fin de proporcionarle el desenvolvimiento. Natural es pues, que los Grupos Espíritas que lidian directamente con esos hermanos desencarnados sean blanco de su asedio, que se muestra especialmente intenso.

Todos nós, lidadores da desobsessão, não ignoramos que somos vigiados atentamente pelos obsessores. Ao nos ligar a algum caso de obsessão, automaticamente passamos a receber as vibrações nega­tivas dos perseguidores invisíveis, que estão atuando na área sob nosso interesse. Somos assim espreitados, analisados, acompanhados. Meticulosamente examinados, eles avaliam a nossa posição espiritual, a sinceridade dos nossos propósitos, a perseverança no bem, o esforço que estamos despendendo para melhorar e,  é claro, as brechas que apresentamos. Nossas falhas e deficiências são observadas e apro­veitadas por eles. Têm mesmo a intenção declarada de nos tirar do caminho, empregando, para atingir tal intento, todas as armas de que dispõem.

Todos nosotros, luchadores de la desobsesión, no ignoramos que somos vigilados atentamente por los obsesores. Al unirnos a algún caso de obsesión, automáticamente pasamos a recibir las vibraciones negativas de los perseguidores invisibles, que están actuando en el área bajo nuestro interés. Somos así investigados, analizados, acompañados. Meticulosamente examinados, ellos evalúan nuestra posición espiritual, la sinceridad de nuestros propósitos, la perseverancia en el bien, el esfuerzo que estamos empleando para mejorar y, está claro, las brechas que presentamos. Nuestros fallos y deficiencias son observados y aprovechados por ellos. Tienen incluso la intención declarada de sacarnos del camino, empleando, para alcanzar tal intento, todas las armas de que disponen.

Se estivermos invigilantes, descuidados, ofereceremos campo às mentes desequilibradas que se acercarão de nós e, encontrando des­guarnecidas as nossas defesas, terão possibilidades concretas de con­seguir o nosso afastamento e de se regozijarem com a nossa queda.

Si estuviésemos invigilantes, descuidados, ofreciéndoles campo a las mentes desequilibradas que se acercan a nosotros y, encontrando desguarnecidas de nuestras defensas, tendrán posibilidades concretas de conseguir nuestro alejamiento y de regocijándose con nuestra caída.

Muitos são os meios usados pelos obsessores, quase todos eles bastante estudados, pois já sabemos que sua ação é organizada. Usam de várias técnicas, insuflando nos integrantes dos grupos as idéias que elaboram. Usam, por exemplo, a idéia do comodismo para afastar as pessoas das reuniões, gerando argumentos do tipo: “as reuniões são boas, mas hoje eu não vou porque trabalhei muito”; “eu já pro­duzi muito nas reuniões, por isto faltar hoje não faz mal”; “eu sou muito assíduo, todo mundo falta, menos eu”; “estou cansado, vou orar em casa, faz o mesmo efeito”, etc.

Muchos son los medios usados por los obsesores, casi todos ellos bastante estudiados, pues ya sabemos que su acción es organizada. Usan de varias técnicas, induciendo en los integrantes de los grupos las ideas que elaboran. Usan, por ejemplo, la idea del comodismo para apartar a las personas de las reuniones, generando argumentos del tipo; “las reuniones son buenas, pero hoy yo no voy porque trabajé mucho”; “yo ya produje mucho en las reuniones, por esto faltar hoy no hace mal”; “yo soy muy asiduo, todo el mundo falta, menos yo”; “estoy cansado, voy a orar en la casa, hace el mismo efecto”, etc.

Procuram disseminar a desconfiança entre os participantes, dando origem a pensamentos desta ordem: “será que falaram isto para mim?”; “acho que estão insatisfeitos comigo”; “acho que não confiam na minha mediunidade”, etc.

Procuran diseminar la desconfianza entre los participantes, dando origen a pensamientos de este orden; ¿será que hablaron esto para mí?”; “pienso que están insatisfechos conmigo”; “creo que no confían en mí mediumnidad”, etc.

São muitos, como é fácil de se imaginar, os recursos emprega­dos, ressaltando-se também as manobras no sentido de aguçar o amor-próprio, o melindre, o personalismo, o apego aos pontos de vista pessoais, a vaidade e toda a coorte de deficiências que avassalam o ser humano.

Son muchos, como es fácil de imaginar, los recursos empleados, resaltando también las maniobras en el sentido de agudizar el amor propio, la susceptibilidad, el personalismo, el apego a los puntos de vista personales, la vanidad y toda la cohorte de deficiencias que avasallan al ser humano.

A ação desses obsessores, logicamente, não fica circunscrita aos grupos mediúnicos. Ela se alastra à procura de terreno fértil e o que foi dito para as reuniões vale igualmente para todo o movimento espírita.

La acción de esos obsesores, lógicamente, no queda circunscrita a los grupos mediúmnicos. Ella se extiende en busca de terreno fértil y lo que fue dicho para las reuniones vale igualmente para todo el movimiento espírita.

Essa a razão pela qual os Benfeitores Espirituais não se cansam de alertar-nos, reiterando a cada dia os apelos à nossa reforma ínti­ma. A maioria de nós ainda somos bastante teóricos, sabendo de cor e salteado páginas, citações, livros, mas pouco conseguindo vivenciar os ensinamentos adquiridos.

Esa es la razón por la cual los Benefactores Espirituales no se cansan de alertarnos, reiterando cada día los apelos a nuestra reforma íntima. La mayoría de nosotros aun somos bastante teóricos, sabiendo de memoria páginas, citaciones, libros, pero consiguiendo poco  vivir las enseñanzas adquiridas.

Os perseguidores estão cientes disso. Sabem perfeitamente o quanto nos é difícil vencer as paixões que nos escravizam, sobretudo nas ocorrências do cotidiano. É através dessas pequenas brechas que tentam solapar as nossas disposições mais nobres.

Los perseguidores son conscientes de eso. Saben perfectamente como nos resulta difícil vencer las pasiones que nos esclavizan, sobre todo en las circunstancias del día a día. Es a través de esas pequeñas brechas que intentan debilitar nuestras disposiciones más nobles.

 

E, quando sintonizados em faixas inferiores, envolvidos por essas vibrações, esbarramos com os problemas de que outros companheiros são portadores, deixamos que a nossa inferioridade contumaz assome, surgindo, em conseqüência, os atritos, as rixas, as divergências difí­ceis de serem contornadas.

Y, cuando sintonizamos en fajas inferiores, envueltos por esas vibraciones, tropezamos con los problemas de que otros compañeros son portadores, dejando que nuestra inferioridad contumaz asome, surgiendo, en consecuencia, los roces, las riñas, las divergencias difíciles de ser superadas.

Não estamos querendo dizer que não deva haver divergências. Estas são normais, o que desejamos frisar é que devemos vencer o apego aos pontos de vista e opiniões pessoais, os ciúmes e as idiossincrasias que perturbam o entendimento, a fraternidade, a união. E não tenhamos dúvidas: disso se aproveitam os obsessores para fomentar a cizânia.

No estamos queriendo decir que no deba haber divergencias. Estas son normales, lo que deseamos aclarar es que debemos vencer el apego a los puntos de vista y opiniones personales, los celos y las idiosincrasias que perturban el entendimiento, la fraternidad, la unión. Y no tengamos dudas: de eso se aprovechan los obsesores para fomentar la cizaña.

É admirável, sob todos os aspectos, a presciência de Kardec a esse respeito. Profundo conhecedor da alma humana, legou-nos pre­ciosas advertências às quais deveríamos estar atentos e, sobretudo, sempre predispostos a atendê-las. É do que trata o magistral capítulo 29 de “O Livro dos Médiuns” — que por si só é um repositório de ensinamentos tão oportunos e atualíssimos que se diria ter sido escrito nos dias de hoje.

Es admirable, bajo todos los aspectos, la presciencia de Kardec a ese respecto. Profundo conocedor del alma humana, nos legó preciosas advertencias a las cuales deberíamos estar atentos y, sobre todo, siempre predispuestos a atenderlas. Es de lo que trata el magistral capítulo 29 de “El Libro de los Médiums” – que por si sólo es una base de enseñanzas tan oportunas y actualísimas que se diría haber sido escritas en los días de hoy.

Nossa preocupação, pois, deve ser a de sentir e viver os ensinos da Doutrina Espírita, e se alguma competição haja de entre nós existir “outra não deverá ser senão a de fazer cada um maior soma de bem”. (Ob. cit., item 349.)

Nuestra preocupación, pues, debe ser la de sentir y vivir las enseñanzas de la Doctrina Espírita, y si alguna competición haya de existir entre nosotros “que no deberá ser sino la de hacer cada uno mayor suma de bien”. (Ob. Cit., ítem 349.)

 

OBSESSÃO E DESOBSESSÃO

OBSESIÓN Y DESOBSESIÓN

SUELY CALDAS SCHUBERT

 

(Texto  em Português e Espanhol recebido em email da tradutora Isabel Porras Gonzáles, Espanha))

Isabel P. Gonzáles

 

 

Palestra com João Luiz Pessoa no N.E. Chico Xavier

Niterói, RJ  

O Núcleo Espírita Chico Xavier convida para a palestra A última ceia, com João Luiz Pessôa.
O expositor é cirurgião dentista, Presidente do Centro Espírita Regeneração (CER), da Sociedade Espírita Joanna de Ângelis (SEJA), ambos em São Gonçalo (RJ) e autor do livro "O estudo da Doutrina Espírita: de Allan Kardec aos nossos dias", Editora SEJA.
O evento encerrerá o Ciclo de Palestras de 2013 e será realizado no dia 8 de dezembro, domingo, às 17h.
Participe e divulgue.
Fraternalmente.

Núlceo Espírita Chico Xavier - NECX
R. Comendador Anônio Augusto da Paz, 60
Praia de Piratininga, Niterói (RJ)
nucleo-chicoxavier.blogspot.com

 

 

(Informação recebida em emails de [email protected]; em nome de; Núcleo Espírita Chico Xavier [[email protected]] e de Rose Moliterno)

Niterói, RJ. No centro da foto,  MAC- Museu de Arte Contemporânea. Foto Ismael Gobbo

 

 

5ª. Semana Espírita de

Guaxupé, MG

 

 

(Informação recebida em email de Domingos B.Rodrigues [[email protected]])

 

 

Bazar de Natal da “Fraternity Spiritist Society”

Londres, Reino Unido

 

Dear Friends

We would like to invite you all for a Christmas Bazaar

and our Christmas Celebration. Children Carol sing

and lots of books for sale.

Please open the poster in attach. for more information.

We hope to see you there.

 

 

Caros Amigos

Convidamos a todos para o nosso Bazar de Natal e a nossa

Cebebração de Natal. Coral das crianças e vendas de livros.

Abra o anexo para ver o poster.Esperamos ver voce lá!

 

Regards / Cumprimentos

 

Angela Masuko

 

 

Fraternity Spiritist Society

Registered Charity Nº 1143361

St Cuthbert's Centre

Philbeach Hall

51 Philbeach Gardens

London SW5 9EB

Tel: 07590.463.500
E-mail: [email protected]
www.fraternityspiritistsociety.org.uk

Follow us: http://www.facebook.com/fraternityspiritistsociety

Our Newsletter - Nosso Boletim  -

http://fraternityspiritistsociety.moonfruit.com/#/boletim-eletronico/4575272973

 

 

 

(Informação recebida em email de Elsa Rossi)

 

 

IV Encontro Espiritismo e Cultura de

Sumaré, SP

 

 

(Informação recebida em email de Nélio Luzze)

 

 

Seminário com Joelson Pessoa no C.E. Caminho de Damasco

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em emails de Regina Bachega e de Reginaldo Malfati - CECD [[email protected]])

 

 

Sábado no Supercine – Nosso Lar

 

Sábado, dia 30/11, no Supercine da Rede Globo, o filme : Nosso Lar

Supercine - Nosso Lar (01h)

Nosso Lar (2010)
Ao abrir os olhos, André Luiz sente que não está mais vivo, apesar de ainda sentir sede e fome. Ao seu redor ele apenas vê uma planície escura e desértica, marcada por gritos e seres que vivem na sombra. Após passar pelo sofrimento no purgatório, André é levado para a cidade de Nosso Lar. Enquanto aprende como é a vida em outra dimensão, André tem acesso a novas lições e conhecimentos. Baseado na obra de Chico Xavier.

Título Original: Nosso Lar
Elenco: Renato Prieto, Fernando Alves Pinto, Rosanne Mulholland, Inez Viana, Rodrigo dos Santos, Werner Schunemann

Direção: Wagner de Assis

 

 

 

Domingo- Programa Transição RedeTV

 

Caros amigos,

 

Seguem os dados do Programa Transição deste domingo, 01/12/2013.

TEMA: Espiritismo e Sociedade

 

CONVIDADOS: Alberto Almeida, Alexandre Fonseca, Américo Canhoto, Anete Guimarães, Cosme Massi, Décio Norberto, Dermeval Carinhana Jr., Ercília Zilli, João Lourenço, Marlene Saes, Miguel Sardano, Milton Felipeli, Moacyr Camargo, Otávio Marques, Sérgio Aleixo, Severino Celestino e Suraia Aissami.

 

DATA: 01/12/2013, às 16h15 na RedeTV!

Não deixe de visitar e divulgar nosso portal, que além do Programa Transição, traz também palestras, cursos em vídeos, downloads de livros grátis e muitas outras novidades!

www.kardec.tv

Abraços Fraternos,

 

Bruno Adolfi

Programa Transição

www.kardec.tv

(11) 2116.5702

 

(Colaboração em email de Edson Luis Silva)

 

 

Palestra com Renato e André Luiz Zanoli no C.E. Caminho da Luz

Brejo Alegre, SP

 

 

(Informações recebidas em email de João Marchesi Neto)

 

 

2º Seminário Sinal Verde pela Paz-2013

Guarulhos, SP

 

(Informações recebidas em emails de Claudio Palermo e de Nélio Luzze)

 

 

Noticia do SEI – Serviço Espírita de Informações

Rio de Janeiro, RJ

 

Acesse aqui:

http://boletimsei.blogspot.com.br/2013/11/fenomenos-inexplicaveis-no-globo_28.html

 

 

 

Boletim FEEGO. Federação Espírita do Estado de Goiás

Goiânia, GO

 

Acesse aqui:

http://feego.org.br/newsletter/news/2013/11-novembro/Informe-FEEGO-27-11-2013/index.html?utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=Informe+FEEGO+27%2F11%2F2013

 

 

 

Almoço Natalino da COBEM

Salvador, Ba

 

Caso vocês estejam recebendo o mesmo e-mail repetitivamente, solicitamos retorná-lo neste mesmo contato, para que o problema seja solucionado. Algumas pessoas podem ter sido cadastradas mais de uma vez.

Cobem – Casa de Oração Bezerra de Menezes

Rua Bezerra de Menezes, nº 90, Brotas, Salvador - Ba.

Facebook

https://www.facebook.com/CasaDeOracaoBezerraDeMenezesCobem

Site

www.cobem.org.br

Recepção

 Tel.: (71) 33560256
ASCOM - Assessoria de Comunicação da Cobem.

 (Informação recebida em email de Edward Ascom Cobem [[email protected]])

 

 

A Parábola das Bodas

 

Raymundo R. Espelho

Campinas, SP

 

 Tendo ido ao templo de Jerusalém, onde foi arguido pelos príncipes dos sacerdotes e pelos fariseus, disse-lhes Jesus:

 

 "O Reino dos Céus se assemelha a um rei que, querendo festejar as bodas de seu filho, despachou seus servos a chamar para o festim os que tinham sido convidados; estes, porém, recusaram ir.

 O rei despachou outros servos com ordem de dizer da sua parte aos convidados: Preparei o meu jantar; mandei matar os meus bois e todos os meus cevados; tudo está pronto; vinde às bodas.

            Eles, porém, sem se incomodarem com isso, lá se foram, um para sua casa de campo, outro para o seu negócio. Os outros pegaram dos servos e os mataram, depois de lhes haverem feito muitos ultrajes.

 Sabendo disso, o rei se tomou de cólera e, mandando contra eles seus exércitos, exterminou os assassinos e lhes queimou a cidade. Depois, disse a seus servos: O festim das bodas está inteiramente preparado; mas os que para ele foram chamados não eram dignos dele. Ide, pois, às encruzilhadas e chamais para as bodas todos quantos encontrardes.

 Os servos então saíram pelas ruas e trouxeram todos os que iam encontrando, bons e maus; a sala das bodas se encheu de pessoas que se puseram à mesa.

 Entrou em seguida o rei, para ver os que estavam à mesa, e,dando com um homem que não vestia a túnica nupcial, disse-lhe: Meu amigo, como entraste aqui sem a túnica nupcial? O homem guardou silêncio. ‘Disse-lhe então o rei à sua gente: Atai-lhe as mãos e os pés e lançai-o nas trevas exteriores; aí é que haverá prantos e ranger de dentes, porquanto, muitos há chamados, mas poucos escolhidos’ ". (Mateus, 22:1 a 14.)

 

   *

 

 Parábolas, como sabemos, são narrações alegóricas que encerram doutrina moral.

 Jesus, pedagogo emérito, recorria frequentemente a elas, por ser a melhor maneira de interessar aos seus ouvintes. Também porque sabia que é muito mais fácil assimilar e reter qualquer ensinamento quando vinculado à realidade, através de um enredo, do que ao ser ministrado de forma direta e objetiva.

 Na parábola em tela, o rei é Deus, nosso Pai celestial, e o festim de bodas simbolizam o Reino dos Céus, cujo advento coube ao Cristo Jesus anunciar e preparar, pela pregação de seu Evangelho.

 Os primeiros convidados são os hebreus, pois a eles foram enviados os primeiros emissários, ou seja, os profetas, anunciando-lhes a vinda do Messias, bem assim exortando-os a que se arrependessem de erros e se conduzissem de forma mais condizente com as Leis Divinas, reveladas no Monte Sinai.

 A palavra desses emissários, porém, não encontrou receptividade entre os hebreus, que lhes desprezaram as advertências e exortações.

 Não obstante a má vontade manifestada por eles, à semelhança da parábola, Jesus, com seus ensinamentos de irmão Maior, vem até o orbe terreno, a fim de fazer recordar e aperfeiçoar o conteúdo daquelas Leis, cuja observância daria a todos a conhecer o estado de alegria e gozo espiritual que constitui o Reino dos Céus.

 

(Texto recebido em email de Izabel Vitusso)

As Bodas de Cana. Gigantesco quadro de Paolo Veronese exposto no Museu do Louvre, Paris. Foto Ismael Gobbo

 

 

Diário de Taubaté do dia 27/11/2013- Coluna Espírita

 

 

(Recebido em email de Giovana Campos)

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP