Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, terça-feira, 26 de novembro de  2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/NOVEMBRO/26-11-2013.htm

 

 

Abaixo os links dos 5 últimos emails de Noticias enviados

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

25-11-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/NOVEMBRO/25-11-2013.htm     

23-11-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/NOVEMBRO/23-11-2013.htm     

22-11-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/NOVEMBRO/22-11-2013.htm     

21-11-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/NOVEMBRO/21-11-2013.htm     

20-11-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/NOVEMBRO/20-11-2013.htm

    

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com . O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Nota

Continuamos com problemas técnicos no nosso trabalho. Mas vamos superando.

Ismael Gobbo 

 

 

 

O problema do divórcio

 

 

Richard Simonetti

[email protected]

 

 

Ouvistes o que foi dito aos antigos: – Quem aban­donar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio.

Eu, porém, vos digo que quem repudiar sua mulher, a não ser por causa de infidelidade, a torna adúlte­ra; e qualquer que casar com a repudiada comete adultério.

(Mateus, 5:31 e 32.)

 

Nos primórdios do Judaísmo os vínculos matrimoniais eram bas­tante frágeis. Se o homem chegasse à conclusão de que sua esposa não lhe convinha, até pelo fato de cometer uma falha no preparo da comida, bastava dar-lhe carta de divórcio, uma espécie de demis­são ou rescisão do contrato matrimonial. Isto bem de acordo com a mentalidade da época, situada a mulher em regime de escravidão.

Por incrível que pareça, a carta de divórcio, instituída por Moisés, representava um progresso, pois regulamentava a separa­ção e dava à repudiada o direito de constituir nova família.

No capítulo 19, do Evangelho de Mateus, Jesus diz, cate­górico, que semelhante instituição deveu-se à dureza do coração humano.

Ao referir-se ao assunto, no Sermão da Montanha, o Mes­tre explica que o casamento deve ser indissolúvel, admitindo a separação apenas num caso — a infidelidade —, porque esta des­trói as bases fundamentais da união matrimonial: a confiança, a integridade, o respeito, o amor, a dignidade.

A Doutrina Espírita é bastante clara quanto à seriedade do vínculo matrimonial, demonstrando que ele é, geralmente, fruto de planejamento espiritual, e que, ao se ligarem, os cônjuges assumem compromissos muito sérios, não tão somente em relação ao pró­prio ajuste, mas, particularmente, no concernente aos filhos.

Todo casamento dissolvido representa fracasso dos cônju­ges. A separação não faz parte do destino de ambos — é simples­mente uma alternativa, quando a união entra em crise insuperável. O divórcio, nesta circunstância, defendido por Kardec, em O Evangelho segundo o Espiritismo, capítulo 22, limita-se tão só a re­conhecer uma separação já existente. É o mal menor, oferecendo ao casal divorciado a oportunidade de recompor suas vidas e de legalizar sua nova situação perante a sociedade.

Imperioso reconhecer – e nisso reside a seriedade do pro­blema – que a separação representa uma transferência de com­promissos para o futuro, em regime de débito agravado, sempre que os filhos ou os próprios cônjuges venham a comprometer-se em desajustes e desequilíbrios diretamente relacionados com a desintegração do lar.

Inútil, entretanto, considerar-se os prejuízos advindos da separação, diante daqueles que chegaram a extremos tais de de­sentendimento que tornam impossível a vida em comum. Nesta circunstância, nem toda a sabedoria do mundo os convencerá a permanecerem juntos, superando suas desavenças.

Por isso, mais importante do que tentar ajustar peças de­masiadamente comprometidas pela ferrugem da discórdia, é cui­dar de recursos que garantam a estabilidade matrimonial, a saúde do casamento.

Para tanto, a primeira providência é superar o velho enga­no cometido pelo homem e pela mulher, que se julgam casados apenas porque assinaram o livro do registro civil, submetendo-se às demais disposições legais.

Socialmente falando o casamento é isso, mas, sob o ponto de vista moral e espiritual, trata-se de um compromisso a ser re­novado todos os dias. Deve representar o empenho diário de dois seres, de estrutura biológica e psicológica totalmente diferentes, no sentido de se ajustarem. Cérebro e coração, razão e sentimen­to, força e sensibilidade, o homem e a mulher, realmente, são duas partes que se completam — mas somente com a força do amor. Não o amor paixão, que se esvai após a embriaguez dos primeiros tempos, mas o amor convivência, que se consolida com o perpas­sar dos anos, desde que sustentado pelos valores da compreensão, do respeito mútuo, da tolerância e da boa vontade.

Emmanuel tem uma imagem muito feliz a respeito do ca­samento, quando diz que a euforia dos noivos, no grande dia, é semelhante à do estudante que recebe o diploma do curso supe­rior. É o coroamento de seus esforços, de seus anseios...

Mas depois vem o trabalho de cada dia, a dedicação, o es­forço, o sacrifício, para que seu diploma represente para ele a base de uma vida melhor, econômica e socialmente.

Assim acontece com o casamento. Muita alegria no início, muito empenho depois, porque nenhuma casa será um lar autên­tico, oásis de bênçãos e ternura, se não for primeiro uma oficina de boa vontade e de esforço em favor da paz.

Para tanto, lembrando ainda Jesus, é preciso que combata­mos a dureza de nossos corações, pois, se bem analisarmos, ve­rificaremos que todo problema de relacionamento humano, em qualquer lugar, principalmente no lar, nasce justamente porque nosso coração se fecha com muita facilidade ante as manifesta­ções do egoísmo, que nos leva a exigir demais dos outros e tão pouco de nós mesmos.

 

Cristo e a mulher adúltera

Quadro de Ippolito Scarsella  chamado “Scarsellino”

Museu do Louvre, Paris. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Registro. Movimento Você e a Paz

Amparo, SP

 

O dia 23 surgiu entre névoas preocupantes, porque seria nessa data o lançamento do Movimento Você e a paz, em praça pública. Organizado por D. Ana Maria Veronezzi Beira, que arregimentou uma equipe de 100 voluntários, a excelente senhora preparou um programa que foi considerado o melhor evento desse gênero.

Pela manhã, sob a responsabilidade da Indústria Química YPÊ e o apoio da Prefeitura Municipal, estiveram presentes como convidados o Rotary Clube, o Lions Clube, a Santa Casa de Misericórdia e Unimed que, sob uma tenda armada atenderam a todos que as buscaram com o melhor carinho, medindo pressão, realizando exames de glicose e hipertensão, com uma equipe especializada, enquanto a Polícia Militar, a Ecológica e a Civil, deram cobertura integral. Clubes de serviços da cidade cooperaram no atendimento à comunidade, foram distribuídos gratuitamente 5.000 maçãs e milhares de bananas, de água, camisetas com o escudo do Movimento, enquanto havia corte de cabelo gratuito, apresentação de capoeira, exibição de cães pela polícia em espetáculo atraente, cooperação dos escoteiros da cidade e muito mais...

Às 8h houve o primeiro encontro na praça, quando foi aberta a solenidade para todo o dia, com apresentação agradável, aquecimento para a caminhada e Divaldo pronunciou algumas palavras.

Iniciada a caminhada pela cidade, com emoção e cantos, após o retorno houve premiações sui generis.

Tudo continuou durante o dia. Houve apenas um pouco de chuva e o céu voltou a suavizar-se.

À noite, às 18h30, teve início a solenidade com a presença do Exmo. Sr. Bispo Diocesano, o pastor da Igreja Protestante, quando três corais desfilaram: o diocesano, o protestante e o do CEPI, entidade mantida pela Química Amparo a crianças carentes...  Cada qual cantou quatro números. Logo após, Priscila Beira, iluminada, cantou a linda música Jerusalém, após apresentação de um notável PPS sobre mulheres e homens que promoveram a paz no mundo.

Foram soltos pombos brancos, como ocorrera pela manhã, distribuídas bolas de ar que se arrebentavam ao alcançarem 800 metros com material biodegradável, preservando-se a natureza.

A seguir, falou o Sr. Bispo com muita propriedade, o senhor pastor e, por fim, o nosso Divaldo.

Divaldo entreteceu considerações sobre a paz, falou sobre o Manifesto 2.000 da UNESCO, sobre a paz, e comentou os seis itens, elucidando a razão que o levou a criar o Movimento, em Salvador, há 16 anos, e demorou-se na mensagem. Ao terminá-la, qual ocorreu com os demais, foi longamente aplaudido.

Priscila e um coral novamente dominou o palco com a canção da Paz, de autoria de Nando Cordel, levando todos a acompanhá-la.

O momento clímax, foi quando um canhão passou a atirar centenas de milhares de pétalas de rosas brancas sobre o público demoradamente.

Encerrado o evento, já ficou assinalado o 2º Movimento, pois que o sr. Prefeito anunciou

    Colaboração: Sandra Patrocínio

   Abraço;

          Jorge Moehlecke

 

Veja também:

Vídeo com entrevista, Divaldo Franco e Nilson de Souza, ( Tio Nilson ).

https://www.youtube.com/watch?v=9eXW8PpnH1w

 

 

 

 

FEB e CEI na Venezuela

Após os compromissos cumpridos na Colômbia, Antonio Cesar Perri de Carvalho  - presidente da Federação Espírita Brasileira e 1º secretário do Conselho Espírita Internacional -, visitou a Venezuela no período de 19 a 23 de novembro, sendo o primeiro presidente da FEB a visitar o país vizinho. Em Caracas, dialogou com dirigentes e colaboradores de Mensaje Fraternal, e assinou com o presidente desta instituição e Editora, Alípio González Hernández, um contrato de parceria com a FEB, para divulgação de livros para o idioma espanhol. Proferiu palestra na “Escuela de Ciencia y Filosofia Universal”, em Maracay, e , na sede da “Asociación Civil Sócrates”, em Barquisimeto, proferiu palestra pública e desenvolveu seminário sobre o tema “União, Movimento e Centro Espírita”, para dirigentes espíritas que vieram de várias cidades do país. Esta foi a primeira atividade pública da recém fundada Federação Espírita Venezuelana, dirigida por Jose Vasquez. Nesta mesma cidade foi entrevistado por rádio da universidade UCLA e pelo jornal “El Informador”.

Informações: [email protected]; www.febnet.org.br; www.mensajefraternal.org.br; [email protected]

Venezuela-Dirigentes de Centros na reunião da Federação Venezuelana-Barquisimeto

Palestra Perri Associação Sócrates

Entrevista de Perri em rádio da  universidade. Barquisimeto

Venezuela. Freqüentadores e dirigentes da Escola Universal-Maracay

Mensaje Fraternal, em Caracas, Venezuela. Dirigentes e Colaboradores

 

 

 

Noticias do SEI – Serviço Espírita de Informações

Rio de Janeiro, RJ

 

Acesse aqui:

http://boletimsei.blogspot.com.br/2013/11/blood-money-aborto-legalizado-em-sp.html

 

Acesse aqui:

http://boletimsei.blogspot.com/2013/11/a-vez-de-kardec.html

 

 

 

 

Programação de palestras públicas na Casa da Caridade

Araçatuba, SP

 

Dezembro

  

Dia  - 03/12/2013 – Watal  Maia da Cruz– Tema livre

 

Dia – 10/12/2013 – Luis Carlos Rocha – capítulo XXIII

 

Dia – 17/12/2013 – Maderlene de Almeida Yamada – Natal

 

Dia – 24/12/2013 – suspenso

 

Dia – 31/12/2013 - suspenso

 

Janeiro

 

Dia – 07/01/2014 – Franklin Rodrigues – Tema Livre

 

Dia – 14/01/2014 –  José Sylvio N. Módena – capítulo XXIV                    

 

Dia -  21/01/2014 –João Elias Rego Silva – capítulo XXV

 

Dia – 28/01/2014 –Luis Carlos Rocha – capítulo XXVI

 

 

(Informações recebidas em email de Maderlene de Almeida Yamada)

 

 

 

Palestras públicas com Milton Felipeli

Campo Limpo Paulista, SP

 

 

 

 

PALESTRANTE : MILTON FELIPELI

¢  Atuando no meio Espírita desde 1957.

¢  É escritor, jornalista, radialista, expositor espírita.

¢  Apresenta o programa ESCLARECIMENTOS OPORTUNOS, pela Rede Boa Nova de Rádio

¢  Percorre o Brasil proferindo Palestras e ministrando Cursos

MILTON FELIPELI ESTARÁ AUTOGRAFANDO SEUS LIVROS:

¢  ANÁLISE ESPÍRITA,

¢  AS FORÇA POSITIVAS DO HOMEM,

¢  METODOLOGIA ESPÍRITA PARA A EXPERIMENTAÇÃO DE MÉDIUNS, 

¢  SOB O OLHAR DO TAMISA,

¢   VIVER E VENCER.

(Informação recebida em email de Ronaldo P. Rodrigues [[email protected]])

 

 

 

4º. Encontro Espiritismo e Cultura de

Sumaré, SP

 

 

(Informação recebida em email de Clayton Prado [[email protected]])

 

 

 

Bazar de Natal da Instituição Nosso Lar

Araçatuba, SP

 

(Informações recebidas em email de

 

 

Palestras com Agnaldo Paviani

São Paulo, capital e região

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

Informativo Semanal Seara do Mestre

São Paulo, SP

 

Neste Natal faça uma criança feliz, doe brinquedos informação na secretaria

Reuniões Públicas

 

 

 

 

 

DATA

PALESTRANTE

TEMA

 

 

 

 

 

26/11/13

20h

ANDRÉ

FALSOS CRISTOS E FALSOS PROFETAS

29/11/13

20h

ANTONIO ROBERTO

TEMA LIVRE

30/11/13

sáb

09h

ALEXANDRE AGUIAR

 BUSCAI E ACHAREIS

30/11/13

sáb

15h

EDILSON

DAR DE GRAÇA O QUE DE GRAÇA RECEBER

 

AVISOS

 

Nossa Assistência Social conta com sua colaboração! Doe alimentos não perecíveis

 

--

 Centro Espírita Seara do Mestre
R. Carlos Roberto Cavanhas, 392 - V. Rubi
São Paulo

 

(Informação recebida em email de Seara do Mestre [[email protected]])

 

 

 

Palestra com Geraldo Lemos Neto na SESMA

Joinville, SC

 

 

(Informações recebidas em email de Nuno Emanuel)

 

 

 

4º. Colóquio Caminhos para o Espiritismo

Ribeirão Preto, SP

 

 

(Informação recebida em email de Nilza Pela)

 

 

 

Eventos Espíritas programados para o CEIFA

Santos Dumont, MG

(Informações recebidas em email de Adriano Barroso)

 

 

 

Curso de Educação e Segurança Mediúnica no Allan Kardec

Penápolis, SP

 

(Informação recebida em email de Antonio Carlos Felcar [[email protected]])

 

 

 

Programação de palestras musicadas com Vansan

Dezembro-2013

 

AGENDA FINAL DE ANO

 

25  - 15 h – GRUPO ESP DA PRECE – R Pero Vaz de Caminha 94  S Vicente SP

       

        20 h -   C E CAMINHO DA LUZ  - R . Dr. Fernando Costa 1023 Cubatão

 

26 – 20 h -  C E SEMENTE DE LUZ  R João Ramalho  158 – S Vicente SP

 

27 – 20 h -  GRUPO ESP DA PRECE – S Vicente

 

28 – 20 h -   C E MARIA AMÉLIA - Av Humberto de Alencar Castelo Branco 2225 São bernardo do Campo

 

29 – 20 H – C E LUIZA DE ABREU -  R S Serapião 657 S Paulo SP

 

30 – 14 h  -   SANTUÁRIO DO AMOR - R, Leonardo Martins Neto 175- Bairro dos Casa S B Campo

 

        20 H – C E BENFEITOR -  R Ercilia 252 Sto André SP

  

DEZEMBRO

  

01 – 9 h -  C E A CAMINHO DA LUZ  Av Sapopemba 648 São Paulo SP

 

02 – 20 h -  C E AMOR EM AÇÃO -  Av Armando Colangelo 410 Center Ville Aruja

 

03 – 20 h - C E JESUS É O CAMINHO -  R. Arminda de Lima 403 Guarulhos SP

 

04 – 20 h – C E RAIO DE LUZ -  R D Antonieta 97 – Santo André SP

 

05 – 20 h -  C E JOÃO RAMALHO -  R. Carlos Miele 154,  S B Campo

 

06 – 20  h – NATAL COM JESUS – Com Estevão Camolesi – S B Campo

 

07 – 8 h -  C E OBREIROS DO BEM - Embu das Artes

     

       16 h -  C E JOANNA DE ÂNGELIS -  R Cel P M Celestino 400 Santo André

 

09 – 20 h – C E VERDADE E LUZ -   R  Benedito de Almeida Bueno 35 Atibaia SP

 

10 – 20 h e 30 min – C E HUMILDADE -  R Braz Torraga 96 – Salesópolis SP

 

11 – 19 h -  SEARA DA FRATERNIDADE -  R tte Antonio João 70 – S Caetano do Sul SP

 

12 – 20 h  -  C E BEZERRA DE MENEZES -  R Batuíra 800 S Bernardo do Campo SP

 

13 – 20 h -  – C E LIRIOS DO CAMPO – Av José Rodrigues Mano 29, Biritiba Mirim

 

14 – 20 h -  C E DISCIPULOS DE JESUS -  R Francisco Foot 01 – Guarulhos

 

15 a 18 – Franca SP - Feira do Livro Espírita

 

(Informação recebida em email de Vansan)

 

 

 

Próximas apresentações do Grupo Vocal União 7 Harmonia

São José dos Campos e Marília, SP

 

São José dos Campos -Dias  28 e 29 de setembro/13 

Dia 28 (sabado) às 14h estaremos nos apresentando aos internos, funcionários e visitantes da "Clínica Francisca Julia" .  Das 20 às 22h , teremos apresentação no auditório da universidade UNESP.  

 

No dia 29 (domingo) das 8 às 10h, estaremos participando de entrevista na emissora de rádio da cidade. Estamos aguardando o organizador da nossa ida para lá, Jorge Reis,  marcar uma outra apresentação no horário das 11 às 12h em algum hospital ou entidade beneficente da cidade. 

 

 

Marília- Dias 16  (sab) e 17 (dom.) de novembro/13 

 

Dia 16(sábado) das 20 às 22 h., e dia 17(domingo) às 9:00h,  no C.E. Luz e Verdade, sito à Rua Quinze de novembro, 1.146.

 

(Informações recebidas em email de Uniao e Harmonia - gmail [[email protected]])

 

 

 

Almoço Beneficente do Lar do Alvorecer

Diadema, SP

 

 

(Informações recebidas em emails de AME BRasil [[email protected]]; de  [email protected]; em nome de; Magali Bischoff [[email protected]]; de Leandro Dutra Fernandes [[email protected]])

 

 

 

Almoço Natalino da COBEM

Salvador, BA

 

(Informação recebida em email de Edward Ascom Cobem [[email protected]])

 

 

 

Vídeo com Dr. Ricardo di Bernardi

Energias

 

Acesse aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=LzMIx-bkm1U&feature=youtu.be

 

 

 

 

Coluna Espírita

Diário de Taubaté, 23/11/2013

 

(Recebido em email de Giovana Campos)

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP