Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, sábado, 14 de dezembro de 2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/DEZEMBRO/14-12-2013.htm

 

 

Abaixo os links dos 5 últimos emails de Noticias enviados

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

13-12-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/DEZEMBRO/13-12-2013.htm  

12-12-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/DEZEMBRO/12-12-2013.htm  

11-12-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/DEZEMBRO/11-12-2013.htm  

10-12-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/DEZEMBRO/10-12-2013.htm  

09-12-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/DEZEMBRO/09-12-2013.htm

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com . O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

NOTA IMPORTANTE

 

POR PROBLEMAS OPERACIONAIS PARA O PRÓXIMO ANO IREMOS MUDAR O NOSSO SISTEMA DE ENVIO DESTE EMAIL DE NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA. CONTINUAREMOS A FAZER O EMAIL DA MESMA FORMA, DIARIAMENTE, EXCETO AOS DOMINGOS.

TODAVIA SAIREMOS DO SISTEMA EMAIL MARKETING QUE EXIGE A MANUTENÇAO DE SITES. NÃO SE TRATA DE PROBLEMAS FINANCEIROS MAS SIMPLESMENTE DE COMPATIBILIZAÇÃO DO TRABALHO COM  NOSSO TEMPO DISPONIVEL.

FAREMOS O ENVIO PELO SISTEMA DE EMAIL TRADICIONAL.

PORÉM, COMO NOSSA LISTAGEM É MUITO GRANDE, GOSTARIAMOS DE CONTAR COM ALGUNS COLABORADORES QUE SE COMPROMETESSEM A REPASSÁ-LO DIARIAMENTE – NA FORMA COMO RECEBIDO - .

SE VOCÊ PUDER SER UM REPASSADOR POR FAVOR NOS AJUDE.

CONTATE-NOS PARA COMBINARMOS COMO DIVIDIR A TAREFA.

GRATO. ISMAEL GOBBO

 

 

 

 

O caso e o ocaso Mandela

 

Almir Del Prette (São Carlos/SEOB)

 

            O funeral de Mandela está sendo um espetáculo grandioso. Diante dele, ou mais precisamente do corpo inerte que, até poucos dias atrás foi utilizado por um espírito que nesta encarnação recebeu o nome Mandela, curvaram-se chefes de estados de poderosas nações do planeta. Vários desses líderes fizeram discursos, reconhecendo o extraordinário desempenho do sul africano em favor da liberdade, da justiça e da fraternidade.

            Dentre os vários acontecimentos, o que mais impressiona foi ver o povo dançando e cantando, conforme várias vezes Mandela havia expressado como um desejo. Negros e brancos, ricos e pobres se juntaram em uma apoteótica demonstração de que, naquele solo, havia sido forjada uma grande nação. Aí está a primeira grande lição para nós brasileiros: a necessidade de superar empecilhos para a construção de um país grande e fraterno. A história da África do Sul é a história da superação, a começar pela segregação.

            Outro fato importante foi o comportamento dos líderes de estados presentes na cerimônia. Todos se comportaram com respeito, o que era esperado e, também, com cordialidade autêntica, o que nem sempre ocorre em situações em que eles se encontram frente a frente. Obama marcou pontos ao se dirigir e cumprimentar Raul Castro (dirigente cubano), no que foi duramente criticado pela direita americana. Todos foram, também, pródigos em elogiar os feitos políticos de Mandela, mas talvez devessem ter expressado, ali, publicamente, o compromisso na defesa da liberdade e da fraternidade em seus países.

            Disse-me um amigo, “a fila anda e para todos”. Esse é o caso Mandela: reencarnou há quase um século com uma missão extraordinária da qual leva um saldo bastante positivo como bagagem. Como a fila continua andando... um dia ele retornará, talvez com uma tarefa de outra natureza. De maneira geral vidas extraordinárias quando chegam ao ocaso, produzem uma comoção popular. Contudo, nem sempre a comoção popular é atestado inconteste de que aquele que retornou a pátria espiritual realizou tudo o que lhe competia, aproveitando bem a experiência. No lado oposto, muitos chegam e saem de cena sem barulho, foguetórios, discursos e, no entanto, engrandecem a vida. Estes são encaminhados na vinda, e esperados na volta, pela presença amiga de notáveis companheiros da espiritualidade.

            O caso e ocaso Mandela nos sirvam de inspiração!   

 

File:Qunu Landscape.jpg

Aldeia Qunu, no Cabo Oriental, onde o funeral de Mandela será realizada em 15 de dezembro, 2013

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Qunu_Landscape.jpg

 

 

Entrevista em espanhol por Divaldo Pereira Franco durante o XX Congresso Espírita Espanhol. Calpe (Alicante) Espanha

 

para a revista Actualidad Espiritista

 

Acesse aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=llrYQ0kiFJ8&feature=em-share_video_user

 

 

(Com colaboração de Simoni Privato Goidanich)

 

 

Registro. Movimento “Você e a Paz” com Divaldo Pereira Franco

Salvador, BA

 

O Movimento Você e a Paz é um movimento não religioso e apolítico. Foi idealizado e colocado em prática em 1998 pelo Professor Divaldo Pereira Franco, tornando-se, onde é apresentado, em um catalizador da divulgação da paz, em uma visão de não-violência, da paz interior. Na noite do dia 12 de dezembro de 2013 o evento, em sua 16ª edição, foi realizado na Praça do Imbuí, um bairro da capital Salvador/BA. Preparando o ambiente e as pessoas que, em bom número, já se encontravam aguardando desde cedo o início das atividades, apresentou-se o dueto 2 em 1, que em uma bela performance, interpretou notáveis canções.

Testemunhando sua dedicação em bem divulgar o Espiritismo, Divaldo Franco, com mais de oitenta anos de idade, e recém-chegado de um profícuo roteiro doutrinário na Espanha e no Marrocos, cativou e motivou, com sua eloquência, aos que o escutaram, inclusive a partir das janelas dos prédios do entorno da praça. A proposta apresentada foi a da adoção de hábitos de não-violência, desarmando-se intimamente, desenvolvendo o potencial de amor que jaz latente em todos. Narrando histórias de vítimas que perdoaram seus algozes, Divaldo indagou: Se a vítima fosse você, perdoaria?

Estavam presentes, ou representadas, algumas lideranças do movimento espírita de Salvador, das caravanas que se somaram ao evento e representando parcela expressivas dos espíritas do Brasil, e também da Suíça. Lideranças locais se destacaram com suas mensagens enaltecendo o esforço que cada individuo deve empreender para pacificar-se, a exemplo das personalidades apresentadas. Os aplausos intensos, a vibração e emoção com que todos cantaram no final do evento, atestaram a justeza da proposta da paz, da não-violência, a começar na própria criatura, no seu lar, na sociedade em que está inserida. Belíssimo espetáculo!

Outras fotos no facebook,

https://www.facebook.com/profile.php?id=100000043633220&sk=photos&collection_token=100000043633220%3A2305272732%3A69&set=a.717663214911793.1073741922.100000043633220&type=1

 

Texto: Paulo Salerno

Fotos: Jorge Moehlecke

 

 

 

Jornal “Ação Espírita”. Marília, SP

Acesse no link abaixo

 

rede logo.jpg

 

Olá, amigos.

 

A nova edição do nosso periódico AÇÃO ESPÍRITA já está sendo distribuída. Quem não receber a versão impressa, pode ler a versão digital (colorida) acessando o link abaixo.

 

http://www.mariliaespirita.jor.br/forum/viewtopic.php?f=29&t=1104

 

Abraços fraternais.

 

Donizete

 

 

 

Palestra com Sandra Fiore no Seara Espírita

São Carlos, SP

 

PALESTRA ESPÍRITA

 

NESTE SÁBADO 14/12/13 ás 18h30min.

LOCAL: Seara Espírita

Rua Sebastião Sampaio Osório, 1.197 – B. Sta. Felícia – São Carlos-SP.

 

PALESTRANTE: SANDRA FIORE (de Araraquara-sp)

 

TEMA: SE EU QUISER FALAR COM DEUS.

 

(Informação recebida em email de abrart [[email protected]])

 

 

 

Programação da SELUZ- Sociedade Espírita de

Barbacena, MG

 

A  SELUZ (Sociedade Espírita a Caminho da Luz), de Barbacena / MG, em comemoração aos 14 anos de sua fundação, tem o prazer de convidá-lo a participar conosco da seguinte programação:


10/12/13 - Terça-feira - 19:30 horas
Palestra - Família e reencarnação
Palestrante - Célia Diniz, do Centro Espírita Luiz Gonzaga, de Pedro Leopoldo / MG.
Obs: Célia Diniz é um dos casos citados em "As mães de Chico Xavier". Seu filho pequeno desencarnou após cair de uma bicicleta.

12/12/13 - Quinta-feira - 19:30 horas
Palestra - Tema livre com Simone Rodrigues, da SELUZ
Momento Cultural com o Grupo Vocal "A Caminho da Luz"

13/12/13 - Sexta-feira - 19:30 horas
Palestra - Oito passos para alcançar a felicidade
Palestrante - Armando Falconi, da FEAK (Fundação Espírita Allan Kardec), de Juiz de Fora / MG.


A SELUZ se localiza na Rua Dário de Oliveira Lima - 99 / Bairro do Campo - Barbacena / MG (primeira rua à direita depois da Escola Estadual Amilcar Savassi).

Adriano Barroso
Barbacena / MG

 

(Informação recebida em email de Adriano Barroso [[email protected]])

 

 

 

Calendário de eventos programados pela União Espírita de

Vitória da Conquista, BA

 

 

CALENDÁRIO DOS EVENTOS ESPÍRITAS DE VITÓRIA DA CONQUISTA / 2014

Tema central: 150 ANOS DE O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO

DATA

EVENTO

PROMOÇÃO

26 a 30 de março

24ª JORNADA ESPÍRITA

NINGUÉM PODERÁ VER O REINO DE DEUS SE NÃO NASCER DE NOVO

 

Centro Espírita Humberto de Campos

24 a 27 de abril

14º ENCONTRO ESPÍRITA

9º  ENCONTRO ESPÍRITA

MUITOS OS CHAMADOS E POUCOS OS ESCOLHIDOS

 

Sociedade Espírita Joanna de ngelis

Centro Espírita Caminho de Luz

09 a 11 de maio

18º ENCONTRO ESPÍRITA

PEDI E OBTEREIS

 

Centro Espírita Pena Branca

22 a 25 de maio

21ª JORNADA ESPÍRITA

BEM-AVENTURADOS OS BRANDOS E PACÍFICOS

 

Casa Espírita Maria de Nazaré

06 a 08 de junho

17º ENCONTRO ESPÍRITA

BEM-AVENTURADOS OS MISERICORDIOSOS

 

Centro Espírita Caminheiros da Esperança

04 a 06 de julho

9º ENCONTRO ESPÍRITA

SEDE PERFEITOS

 

Centro de Estudos Espíritas Fabiano de Cristo

25 a 27 de julho

21º FORAL

MEU REINO NÃO É DESTE MUNDO

Centro Espírita André Luiz

01 a 03 de agosto

15º ENCONTRO ESPÍRITA

HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DO PAI

Núcleo Espírita Jesus de Nazaré

02 de agosto

Encontro de Trabalhadores da Semana Espírita

 

União Espírita de Vitória da Conquista

 

16 e 17 de agosto

Encontro Espírita

FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO

 

Centro Espírita Francisco Cândido Xavier

07 a 14 de setembro

61ª SEMANA ESPÍRITA DE VITÓRIA DA CONQUISTA

CAMINHO, VERDADE E VIDA – O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO, 150 ANOS

 

União Espírita de Vitória da Conquista

06 a 12 de outubro

20º ENCONTRO ESPÍRITA

O CRISTO CONSOLADOR

 

Centro Espírita Antônio Cruz

07 a 09 de novembro

8ª JORNADA ESPÍRITA

A LEI DO AMOR

 

Centro Espírita Francisco de Assis

14 a 16 de novembro

10º ENCONTRO DA FAMÍLIA

 

Centro Espírita Antônio Cruz

05 a 07 de dezembro

16º CICLO DE ESTUDOS ESPÍRITAS

7º  ENCONTRO ESPÍRITA

NÃO VIM DESTRUIR A LEI

Sociedade de Estudos Espíritas  de V. da Conquista

Sociedade de Estudos Espíritas Irmã Scheilla

07 de dezembro

16º Encontro Municipal de Trabalhadores Espíritas

 

União Espírita de Vitória da Conquista

10 a 14 de dezembro

5ª SEMANA ESPÍRITA DE ARTE

União Espírita de Vitória da Conquista

19 de dezembro

15º ENCONTRO PELA PAZ

Sociedade Espírita Joanna de Ângelis

21  de dezembro

SHOW MUSICAL ESPÍRITA

Centro Espírita Francisco de Assis

01 a 24 de dezembro

25ª FEIRA DO LIVRO ESPÍRITA

União Espírita de Vitória da Conquista

 

(Informação recebida em email de Rose Moliterno)

 

 

 

Registro. Almoço de Confraternização

 

Estamos anunciando que já está editado o vídeo clip referente ao nosso Almoço Confraternativo 2013, realizado em 08 dez. O evento, que contou com a presença de cerca de oitenta companheiros, entre frequentadores, trabalhadores e familiares, também contou com  uma representação teatral realizada pela turma dos jovens pertencentes ao Grupo de Estudos Espírita para Jovens e Adolescentes, com a peça "A Grande Viagem"!
Para assistir acesse o link abaixo! Um fraterno abraço a todos e votos de muita paz!

http://www.youtube.com/watch?v=8XP8PhOVE14

--
Grupo de Estudos Espírita Léon Denis - GEELD
www.geeld.blogspot.com.br

Visitem nosso MAGAZINEVOCE_LeonDenis
https://apps.facebook.com/magazinevoce/leondenis

(Informação recebida em email de Rose Moliterno)

 

 

 

Reunião da Fraternidade 2013

Macaé, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Renê Adolfo de Magalhâes Gomes [[email protected]])

 

 

Reunião doutrinária festiva de final de ano na COBEM

Salvador, BA

 

 

(Informação recebida em email de Edward Ascom Cobem [[email protected]])

 

 

Palestras programadas para o Centro Espírita Casa de Emmanuel

Itatiba, SP

 

 

DIA 15 DE DEZEMBRO (DOMINGO) ÀS 10HS

PALESTRA COM RODRIGO MIRANDA

 

 

 

 

 

DIA 16 DE DEZEMBRO ÀS 20HS

PALESTRA COM PAULO HENRIQUE BUENO

 

TEMA: O TERCEIRO MANDAMENTO

 

LOCAL: CENTRO ESPÍRITA CASA DE EMMANUEL

RUA LUIZ MOMENTEL 366 - CORINTINHA

ITATIBA - SP

 

(Informações recebidas em email de João Batista Moreira [[email protected]])

 

 

Ame Vale do Paraiba. Palestras

Taubaté, SP

 

DIÁRIO DE TAUBATÉ 13/12/2013.

 

(Informações recebidas em email de Giovana Campos)

 

 

 

Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental pede ajuda

Goiânia, GO

 

Querido “Papai Noel”

 

Meu nome é Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental, tenho 64 anos de

idade. Sou bastante conhecido como “Batuíra”.

 

Neste ano de 2013 fui muito cuidadoso, paciente e amoroso com mais de

700 pacientes carentes que fizeram tratamento comigo.

 

Todos eles receberam alimentação, medicação, roupas limpas e um lugar

para dormir  e se tratar.

 

O meu sonho neste Natal é ganhar uma sala de Terapia Ocupacional

reformada com 40 metros quadrados, onde vamos poder atender melhor ainda

os pacientes carentes que nos procuram.

 

Cada metro quadrado custa R$ 350,00 e se Deus quiser, vamos conseguir

reformar toda a sala.

 

Prometo ser melhor ainda em 2014 e que vamos cuidar muito bem dos

pacientes que ainda precisam internar.

 

Caso seja possível o senhor atender a minha carta, as contas correntes

abaixo estão disponíveis para auxiliar:

 

Banco do Brasil Agência 1610-1 Conta 115747-7

Caixa Agência 1575 Conta 75600-2

 

Ou doadas diretamente na recepção da entidade.

 

Feliz Natal e Feliz 2014!

 

Muito Obrigado.

 

Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental

 

(Informações recebidas em email de [email protected])

 

 

 

Natal

 

Imagem inline 1

 

(Recebido em email de Donizete Pinheiro, Marília, SP)

 

 

 

Ideações

Adelvair David

Jales, SP

 

Fato interessante acontece nas expectativas que cria a humanidade em torno dos próprios passos.

Geralmente, o homem deseja as mais variadas situações nesta vida, porém, desenvolve pensamento mágico a respeito delas. Planeja, por exemplo, no casamento, as reações das outras pessoas envolvidas; cônjuges, filhos e parentes estão junto com os seus planos de realizações materiais. Estes não passam, muita vez, de peças bem encaixadas nas suas ideações e, com o passar do tempo se diz frustrado argumentando que a vida não lhe sorriu como desejava.

Desejava buscar na profissão o ideal amoedado de grande monta. Calcula meticulosamente os lucros e a sua ascensão para mais tarde perceber-se não tão bem materialmente como desejava. Embora tenha o suficiente, culpa o país ou as pessoas pelo que entende ser a sua limitada condição.

Planeja ter amizades fiéis, dóceis, dedicadas, amigos e irmãos que poderão atender-lhe nas horas difíceis, ou com eles vivenciar bons momentos para o seu deleite. Informa logo não os possuir. Atribui à “sorte” a relativa solidão que lhe marca as horas em determinado período existencial.

O que se pode compreender a princípio é que, não se transfere a ninguém o dever de fazer a outrem feliz; a felicidade se conquista no que se dá e não no que se recebe. Disse o Cristo de Deus: “ama o teu próximo”. Falando das questões da profissão, em qualquer posição em que se encontre o homem tem oportunidade de treinar o que veio fazer neste mundo, aprender a servir, afirmou Jesus: “se o desejares”. Quanto ao recurso material proveniente do trabalho, é natural e muito justo que se recolha, porém, este é apenas complemento e deve vir após o cumprimento do dever com responsabilidade e amor. É comum prender-se o homem ao que transitório em detrimento do que é eterno, assim invertendo a prioridade existencial. Aconselhou Jesus resolvendo esta questão: “tratai de juntar tesouros no céu”. Falava o Senhor do céu que está dentro de cada um. O homem também, para o seu conforto, não juntará amizades como o faz com as coisas. Amizade é sentimento que se constrói no próprio coração. É um campo de atração que se cria em si mesmo com o amor que se oferta aos seus demais, fazendo com que estes tenham vontade de permanecer na sua presença. Dessa forma é possível aceitar a todos como são atraindo-os para o reduto íntimo, convivendo com mais harmonia em todos os aspectos. Propõe o Mestre em análise: “que te importa os outros, segue-me tu”.

A criatura humana será sempre responsável pelas suas construções. Deverá ter objetividade e lucidez na lide com os seus desejos, de modo a não fantasiá-los. Compreenderá que é sempre responsável pelas ações que trouxe do ontem e das que empreenderá hoje, edificará para o agora e para o  amanhã o bem que não mais lhe faltará.

AS IDEAÇÕES NOBRES IMPULSIONAM O HOMEM PARA O PROGRESSO, CULTIVÁ-LAS É PROPOR A SI MESMO FELICIDADE.

 

Muro de escola em  Salto del Guairá, Paraguai. Foto Ismael Gobbo

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP