Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, sábado, 21 de dezembro de 2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/DEZEMBRO/21-12-2013.htm

 

 

Abaixo os links dos 5 últimos emails de Noticias enviados

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

19-12-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/DEZEMBRO/19-12-2013.htm  

18-12-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/DEZEMBRO/18-12-2013.htm  

16-12-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/DEZEMBRO/16-12-2013.htm  

14-12-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/DEZEMBRO/14-12-2013.htm  

13-12-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/DEZEMBRO/13-12-2013.htm  

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com . O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

Agradecimentos

 

A todos queridos amigos que nos tem enviado manifestações de final de ano. A todos retribuímos desejando um Feliz Natal e Excelente Ano Novo.

 

 

Reencontro no Natal

 

Pelo Espírito Irmão X. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Os Dois Maiores Amores. Lição nº 17. Página 70.

 

A Senhora M. C., funcionária dos Correios de grande metrópole atendia à seleção da correspondência recolhida pela manhã, prelibando a festa marcada para a noite.

A véspera do Natal lhe surgia excitante. Encontro alegre de amigos.

Separada do marido, depois de dois anos, promovia o desquite. Com ele, deixara o filho único e os ideais mais lindos de mulher. Escolhera uma profissão, vencendo as dificuldades por si mesma.

Agia com as mãos e pensava: “Hoje, renovarei o caminho. Um sonho diferente. Afinal, estou livre e posso aceitar obrigações para com outro homem. Partirei, de hoje em diante, para a formação de novo lar. Já disse tudo a ele e ele me compreendeu. É um rapaz desquitado, sofrido quanto eu mesma”.

Enquanto isso, os dedos tateavam cartas e jornais. Quase mecanicamente, revisava nomes, carimbos, anotações. Escolhia material, aqui e ali.

Em dado momento, um papel dobrado, sem envelope, lhe caiu aos pés. Apanhou-o. Uma folha simples com endereço com letras desajeitadas: “Para Jesus - No Céu”.

A funcionária examinou o pequeno e estranho documento e, porque estivesse claramente aberto, mergulhou-se na leitura, de modo a inteirar-se de como devia agir e devorou o conteúdo, palavra por palavra:

Querido Jesus...

Soube que o Senhor é quem distribui presentes para todos no Natal. Muita gente acredita no Papai Noel, mas tia Belinda me disse que Papai Noel é o Senhor mesmo.

Vou colocar esta carta na caixa do correio, pedindo uma coisa. Vou explicar.

Não querida que o Senhor me desse brinquedos, nem mesmo o automóvel que vi na loja.

Queria que o Senhor me trouxesse minha mãe.

O Senhor sabe que ela nos deixou porque sofria demais. De noite, quando meu pai chegava da rua, fechava a porta com força e xingava muito, porque havia tomado bebidas fortes. Dava pontapés nas cadeiras e depois avançava para ela querendo bater e, às vezes, até batia.

Mamãe chorava, abraçada comigo, mas, uma noite, ela saiu e não voltou mais.

Fiquei muito triste e papai também. Ele é bom para mim, mas quando bebe diz que eu não presto, que vai me levar para um asilo ou para o hospital.

Estou doente, querido Jesus, mas estou na escola. Quando é de noite, sinto frio e tenho muita tosse. Tia Belinda e Dona Silvana cuidam de mim, mas não é a mesma coisa que minha mãe.

O Senhor poderá encontrar mamãe e trazê-la.

Se o Senhor falar com ela que estou doente, sem dormir de noite e tomando remédios, sei que ela virá.

Querido Jesus, não precisa mandar brinquedos nem bombons como no ano passado.

Traga mamãe para mim.

A Senhora M. C. leu a assinatura engasgada de emoção.

Chegara-lhe às mãos a missiva do filhinho de oito anos.

Recompunha o rosto, lavado em pranto, quando foi chamada ao telefone. Atendendo, disse apenas ao interlocutor que conversava no outro lado do fio:

- Agradeço, mas sinto muito. Não me espere mais. Tenho novos compromissos.

E, à noite, a senhora M. C. demandou o antigo lar.

Recebida alegremente pelas duas senhoras que lhe chefiavam agora a casa, passou na sala de visitas pelo esposo que, embora embriagado, a cumprimentou, surpreendido.

Rapidamente, alcançou o quarto do filhinho, com a ansiedade de quem reencontra um tesouro perdido e o pequeno, ao vê-la, ergueu-se do leito, exclamando, feliz:

- Ah! Mamãe!... Mamãe!... Então Jesus recebeu a minha carta e trouxe a senhora?!...

Ela somente respondeu, com o peito rebentando em lágrimas de ventura:

- Ah! Meu filho!... Meu filho!...

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

 

Enfeite de Natal na Av. Paulista, em São Paulo, Brasil.

Foto Ismael Gobbo

 

 

11º. Encontro Espírita sobre a Família

Duque de Caxias, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Nélio Luzze)

 

 

I Simpósio de Saúde e Espiritismo de

Araxá, MG

 

 

(Informações recebidas em email de Nélio Luzze)

 

 

Palestra com José Tadeu Silva

Santa Maria- Sacramento, MG

 

(Informações recebidas em email de Nélio Luzze)

 

 

 

Cobem - Cine Debate - Filme Morrendo e Aprendendo 25/01/2014 Vamos Participar. Salvador, BA

 

 

Estando ou indo a Salvador, não perca a oportunidade !

Imagem inline 1

 

 Cobem – Casa de Oração Bezerra de Menezes

Rua Bezerra de Menezes, nº 90, Brotas, Salvador - Ba.

Facebook

https://www.facebook.com/CasaDeOracaoBezerraDeMenezesCobem

Site

www.cobem.org.br

Recepção

 Tel.: (71) 33560256


ASCOM - Assessoria de Comunicação da Cobem.

(Informações recebidas em email de Renê Adolfo de Magalhâes Gomes [[email protected]])

 

 

Um dogma deixa a teologia abalada,

a concepção de Maria Imaculada

 

      A doutrina da Imaculada Conceição quer dizer que a Mãe de Jesus é isenta do pecado original, que, na verdade, é o carma.

      Maria de Nazaré, depois de Jesus, é de fato o mais sublime espírito que já veio a esse nosso planeta. Mas como diz a filosofia, “tudo de mais é ruim”. E como erradamente os teólogos endeusaram Jesus, o Rei da História da Humanidade, transformaram também Maria numa espécie de Deus em seu aspecto feminino.

     A mitologia tinha seus deuses com os dois aspectos masculino e feminino, o que influenciou a teologia cristã primitiva e até a própria Bíblia. Na verdade, Deus é neutro, não sendo nem masculino nem feminino. Mas Nossa Senhora perante os fiéis cristãos, na prática, passou a ser vista psicologicamente como sendo uma espécie de Deus em seu aspecto feminino, não obstante isso nunca ter sido declarado abertamente. Aliás, o Espírito Santo, que, pela Bíblia, é o conjunto de todos os espíritos (Daniel 13: 45 da Bíblia Católica; e 1 Coríntios 6: 19), era visto também por muitos teólogos dos cristianismo primitivo como sendo do gênero feminino.

      E eis alguns exemplos dos deuses mitológicos com seus aspectos e modos femininos semelhantes aos de Maria. Na Grécia, a “mãe dos deuses”, Artêmis, Deméter, Atenas (virgem, em grego “parthenos, a qual tem junto de si uma serpente). Para os romanos: Minerva, Ceres e Diana (com uma lua crescente sob os pés). Entre os hindus, Kâli e a “Mãe-Deus”, no aspecto feminino de Brahma ou de Vichnou. Para os gauleses, temos Koridwen. E, no Egito, temos Ísis (com uma criança nos braços).

     Daí foi um passo para se dar também à Mãe de Jesus o título de “Mãe de Deus” (“Teotokos”). Mas lembremo-nos de que Jesus só chamava Deus de Pai, nunca de Mãe!

     O objetivo desse título polêmico, “Mãe de Deus”, era para dar força à ideia de que Jesus não é só Filho de Deus, mas também outro Deus Todo-Poderoso, tal qual o Pai. E uma parte dos teólogos concluiu que Maria foi concebida sem pecado original. Por isso, forçosamente, se teria que concluir que a fecundação dela não foi feita por seus pais, são Joaquim e santa Ana. Mas como se aceitar isso, se a própria fecundação de Jesus pelo Espírito Santo já é complicada questão de fé?

    Maria, por ser Mãe de Jesus, é sem dúvida nenhuma, um espírito imaculado. E a doutrina da Imaculada Conceição já era ensinada pela Igreja, desde o Concílio Ecumênico de Éfeso (431), mas só foi proclamada como dogma, que respeito, pelo Papa Pio IX, em 8 de dezembro de 1854.

     Mas não foi sem razão que muitos teólogos cristãos foram contrários a essa doutrina de Maria concebida sem pecado original, entre eles, santo Agostinho, são Tomás de Aquino e são Bernardo.

      É que esses renomados teólogos perceberam que a teologia cristã seria abalada com essa confusa doutrina da Imaculada Conceição, que respeitamos, mas que, realmente, recebeu a influência da mitologia!

 

Madona. Segunda metade do  Século XVII

Óleo sobre tela atribuído a Carlo Dolci

Pinacoteca do Estado de São Paulo. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Natal

 

 

(Recebido em em email de Leopoldo Zanardi)

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP