Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP,  sábado, 28 de dezembro de 2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/DEZEMBRO/28-12-2013.htm

 

 

Abaixo os links dos  últimos emails de Noticias enviados

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

25-12-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/DEZEMBRO/25-12-2013.htm  

24-12-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/DEZEMBRO/24-12-2013.htm  

21-12-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/DEZEMBRO/21-12-2013.htm  

19-12-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/DEZEMBRO/19-12-2013.htm  

18-12-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/DEZEMBRO/18-12-2013.htm  

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com . O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

Um  teste para o Natal

 

 

Richard Simonetti

[email protected]

 

            Anunciando o nascimento de Jesus, os anjos prometem paz aos homens, mas há uma condição: A boa vontade. Podemos defini-la como a vontade de ser bom. Será que estamos exercitando a boa vontade, isto é, estamos cultivando a bondade?

            Convido você, amigo leitor, a participar comigo de um teste Vamos verificar como anda a nosso empenho em cultivar a bondade. Há duas opções, envolvendo várias situações.

            1 –       O cônjuge nos pede maior empenho em manter a ordem na casa. a) Proclamamos imediatamente que é o roto reclamando do rasgado e logo passamos a apontar suas falhas. b) admitimos que andamos descuidados e prometemos melhorar.

            2 – O filho vai mal na escola. Reclamam de seu comportamento. As notas são baixas. a) Aplicamos-lhe uma surra inesquecível e o proibimos de ver televisão durante um mês.  Avisamos que é apenas uma amostra do que virá se não melhorar o desempenho e se mostrar sociável. b) Vamos à escola. Procuramos saber o que está acontecendo. Dialogamos com o filho, buscando ajudá-lo a superar suas dificuldades ou vencer sua desmotivação. Passamos a acompanhá-lo nos deveres escolares.

3 – O pobre bate à nossa porta. a) Tratamos de despachá-lo logo, estendendo-lhe alguns trocados ou repetindo o surrado hoje não tem nada… b) Conversamos com ele, analisando suas necessidades para uma ajuda efetiva.

            4 – Na casa vizinha acontece uma briga monumental. As pessoas gritam a plenos pulmões, xingam-se, dizem palavrões… Pratos voam. a) Proclamamos que constituem uma cambada de doidos mal educados, que deveriam morar em ilha deserta. Pensamos em chamar a polícia. b) Incluímos nossos vizinhos em nossas preces, sem comentários desairosos, reconhecendo que seu lar está com sérios problemas espirituais.

            5 – O patrão nos critica quanto à maneira de conduzir nossas tarefas. a) Ouvimos em silêncio, considerando que a crise anda brava e não queremos perder o emprego mas, intimamente, ficamos possessos. Vibramos de intensa raiva, desejando, ardentemente, que ele vá para o diabo que o carregue ou que seja atropelado por um trem. b) Admitimos que devemos amarrar o burro onde o patrão manda e tratamos de fazer o melhor, sem nos agastarmos com ele.

            6 –       Um subordinado incorre em falhas. a) Irritamo-nos e o advertimos severamente diante de seus colegas, ameaçando-o com severas sanções. Damos a entender que poderá ser demitido. b) Conversamos com ele em particular, procurando orientá-lo com serenidade, sem humilhá-lo ou amedrontá-lo.

            7 –       Um conhecido passa por nós e não responde ao nosso cumprimento. a) Ficamos ofendidos.  Sujeitinho orgulhoso! Pensa que tem um rei na barriga! E nos propomos a nunca mais olhar na sua cara. b) Consideramos que certamente não nos viu ou estava distraído. De pronto apagamos o episódio de nossa mente, sem solenizar o assunto.

8 – O motorista, em excesso de velocidade, comete uma imprudência. Quase envolve nosso carro num acidente de graves proporções. a) Homenageamos a senhora sua mãe, atribuindo-lhe aquela profissão pouco recomendável. E torcemos para que se arrebente na primeira curva. b) Agradecemos a Deus não ter acontecido nada de mal, e pedimos aos bons Espíritos que o inspirem a ser prudente, evitando acidentes.

            9 – Num grupo começam a falar mal de pessoa ausente. a) Botamos lenha na fogueira, dizendo que é tudo o que dizem e muito mais. b) Neutralizamos as críticas, lembrando aspectos positivos de seu comportamento.

            10 – Aquele que faz uso da palavra, no culto religioso, estende-se além do razoável, tornando-se prolixo e repetitivo.  a) Ficamos impacientes, olhando a cada momento o relógio, fuzilando o pobre com nosso olhar e torcendo para que providencial afonia encerre sua lengalenga. b) Presumimos que ele está com dificuldade para arrumar as ideias e conduzir a palestra. Tratamos e ajudá-lo com vibrações de simpatia e boa vontade.

            Bem, caro leitor, se você andou transitando pela alternativa b, a boa vontade está precária. Certamente estará convivendo com desajustes e perturbações. Lembre-se da proclamação angélica: Glória a Deus nas alturas, paz na Terra aos homens de boa vontade. É um bom tema para desejável reflexão natalina.

 

 

Ornamentação de Natal. Avenida Paulista, São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

 

Encontro de Evangelizadores

Franca, SP

 

 

Imagem inline 1

Promoção: Departamento de Evangelização - USE/Franca.

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; USE Intermunicipal de Franca [[email protected]])

 

 

Jornal de Estudos Espíritas - artigo recém publicado

 

Caros Amigos,

Muita paz!

É com bastante alegria que eu gostaria de divulgar o Jornal de Estudos Espíritas (JEE), um periódico espírita destinado a publicação de artigos de pesquisa espírita, em temas ligados aos tríplice aspecto do Espiritismo e assuntos que sejam do interesse do Movimento Espírita. Caso tenham curiosidade em conhecer mais os objetivos e escopo do JEE, por favor cliquem em
https://sites.google.com/site/jeespiritas/

Os artigos podem ser baixados a partir do site gratuitamente e podem ser lidos no seu computador, tablet, ou pode ser impresso. Os artigos podem ser distribuídos no seu formato original. Os artigos só não podem ser reproduzidos em outros periódicos ou comercializados porque os direitos autorais pertencem aos Autores de cada artigo que devem, então, ser consultados a respeito de reproduções. 


Aproveito, também, para divulgar mais um artigo publicado no Jornal de Estudos Espíritas, intitulado "Caridade e Amor" de autoria de Silvio S. Chibeni. Este artigo é uma republicação do artigo publicado no Jornal Mundo Espírita, de Março de 2000.

O artigo apresenta uma análise filosófica dos termos "caridade" e "amor" em comparação com conceitos, também filosóficos, dos termos "ação" e "paixão".

O link para o resumo:
https://sites.google.com/site/jeespiritas/volumes/Volume-1---2013/resumo---art-n-010306

A partir do link acima, é possível clicar no link PDF e de lá baixar o artigo gratuitamente para ler em seu computador ou tablet.


Em vista do Natal, o tema é bastante atraente e o conteúdo é muito instrutivo, motivos pelos quais decidimos pela republicação no JEE. Se gostarem do artigo, por favor, divulguem.

O JEE foi lançado em Agosto de 2013 e seu próximo número se inicia em 2014. Caso vocês estejam realizando algum estudo que possa ser encaixar dentro dos objetivos do JEE, escrevam o artigo e enviem para nós. Em caso de dúvida, podem escrever para este email. Se se afinizarem com o projeto do JEE, por favor, divulguem.

 

Agradeço a atenção de todos, desejando desde já votos de um Natal com muito Amor e reflexões aprofundadas da mensagem do Evangelho. E que 2014 seja um ano de muito boas realizações sempre contando com muitas oportunidades de se fazer o bem!

Atenciosamente,
Alexandre Fontes da Fonseca

--
Editor - Jornal de Estudos Espíritas

https://sites.google.com/site/jeespiritas/

 

(Informação recebida em email de Jornal de Estudos Espíritas [[email protected]])

 

 

Registro. Palestra musical com Rafael Zago no CEAK

Penápolis, SP

 

Nesta noite de segunda-feira tivemos o prazer e a alegria de receber no CEAK de Penápolis o companheiro Rafael Zago da cidade de Birigui, que com sua voz encantou e emocionou os presentes ao desenvolver a palestra musical com o tema "Falando de Amor", deixando bem claro a impossibilidade de se definir o que é o Amor diante da grandiosidade do sentimento.

O trabalho da noite foi desenvolvido em comemoração ao Natal, e foi encerrado com uma vibração em prol dos mais necessitados, encarnados e desencarnados, ao som da música Ave Maria interpretada pelo palestrante, o que levou algumas pessoas às lágrimas.

Foram sorteados, além do tradicional livro espírita, vários brindes confeccionados pelo grupo de voluntárias do Departamento de Assistência Social "Benedito Mousinho", sendo que o palestrante também foi um dos premiados.

Seguem algumas fotos do evento.

Fica aqui o agradecimento do Grupo "Deus é Amor" a todos que compareceram com  suas vibrações de amor, desejando-lhes um Feliz Natal e que o Aniversariante esteja presente no coração de cada um. 

Joao.

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

 

 

Palestra com Antonio Tadeu Minghin

Penápolis, SP

Queridos companheiros de Ideal Espírita,

Convidamos para a palestra da próxima segunda-feira no CEAK de Penápolis com o companheiro Tadeu e o tema "motivação", quando estaremos encerrando as atividades deste ano de 2013, e, agradecendo ao Mestre Amigo a oportunidade de trabalho que nos propiciou em sua abençoada Seara de Amor no decorrer de mais este ano.

Lembramos que a transmissão dos passes começa as 19:30 horas e em seguida temos a palestra.

Venham participar conosco de mais este evento e caso não possa comparecer pessoalmente, agradecemos vossas vibrações de amor.

abraço fraterno.

pelo grupo "Deus é Amor".

João.

 

 

(Informação recebida em email de Joao Marchesi [[email protected]])

 

 

Palestra no Centro Espírita Capitão Vendramini

Três Corações, MG

 

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Capitão Vendramini [[email protected]])

 

 

Renovando Atitudes. Reunião de Fraternidade 2013

 Macaé, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Renê Adolfo de Magalhâes Gomes [[email protected]])

 

 

Boletim do Centro Espírita Bezerra de Menezes

Miami, Flórida, EUA

 

Acesse:

http://campaign.r20.constantcontact.com/render?ca=ad5508dd-d369-4fab-b3fa-ff1422fd1e75&c=400f3980-57ba-11e3-a749-d4ae5275dbc8&ch=40135830-57ba-11e3-a749-d4ae5275dbc8

 

 

 

Jornal Momento Espírita do CEAK

Bauru, SP

 

Acesse aqui:

http://www.ceac.org.br/centro/conteudo/exibir/jornal-momento-espirita

 

 

 

 

 

Agenda Espírita Brasil

 

Olá,

Gostaria de convidá-los a conhecer o Blog Agenda Espírita Brasil e também saber como posso obter informações de eventos de sua região para divulgar.

O Blog Agenda Espírita Brasil tem como objetivo divulgar eventos de todo o Brasil.

Gostaria de realizar parceria na divulgação com vocês.

Aguardo seu retorno.

Abraço,

 

Márcio Pereira de Souza

Agenda Espírita Brasil

Anote nosso novo Endereço

http://www.agendaespiritabrasil.com.br/

 

(Informação recebida em email de AgendaEspiritaBrasil contato [[email protected]])

 

 

Feira Livre da Associação Chico Xavier

Bauru, SP

 

ASSOCIAÇÃO CHICO XAVIER BAURU, na FEIRA LIVRE da Rua Gustavo Maciel

 

Amigos de Bauru e cidades da região,


A ASSOCIAÇÃO CHICO XAVIER BAURU, estará semanalmente com uma barraca na FEIRA LIVRE da Rua Gustavo Maciel, Bauru aos DOMINGOS ( início 29/12/2013)
Estamos promovendo uma CAMPANHA de DOAÇÃO DE LIVROS ESPIRITAS em bom estado de conservação.

Nossa equipe retira no local.
Fone para contato:-
14 82062222 (César)

Pode deixar  na Biblioteca do 
Centro Espírita Vicente de Paulo (5ª Feira a partir das 19h30)

ou

Pedro Paulo Cabelo e Cia , no horário comercial (4ª feira a Sábado :- das 9h as 18h), Rua Cussy Junior, 7-17.


Curtiu???
Então COMPARTILHA e faça sua DOAÇÃO!!! 

Nossa ESQUIPE agradece!!!

 

Imagem inline 1

Fátima Antunes

www.facebook.com/fatimantunes.espiritaonline

www.facebook.com/Bauru.MovimentoEspirita

www.estudosistematizado-doutrinaespirita.blogspot.com.br

 

(Informação recebida em email de Fátima Antunes [[email protected]])

 

 

Ano Novo

 

 

(Recebida em email de Leopoldo Zanardi, Bauru, SP)

 

 

Tranquilidade

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Centelhas. Lição nº 18. Página 85.

 

Comece o dia na luz da oração.

O amor de Deus nunca falha.

Aceite qualquer dificuldade sem discutir.

Hoje é o tempo de fazer o melhor.

Trabalhe com alegria.

O preguiçoso, ainda mesmo quando se mostre num pedestal de ouro maciço é um cadáver que pensa.

Faça o bem quanto possa.

Cada criatura transita entre as próprias criações.

Valorize os minutos.

Tudo volta, com exceção da hora perdida.

Aprenda a obedecer no culto das próprias obrigações.

Se você não acredita na disciplina, observe um carro sem freio.

Estime a simplicidade.

O luxo é o mausoléu dos que se avizinham da morte.

Perdoe sem condições.

Irritar-se é o melhor processo de perder.

Use a gentileza, mas, de modo especial dentro da própria casa.

Experimente atender aos familiares como você trata as visitas.

Em favor de sua paz conserve fidelidade a si mesmo.

Lembre-se de que, no dia do calvário, a massa aplaudia a causa triunfante dos crucificadores, mas o Cristo solitário e vencido era a Causa de Deus.

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Savio, Belo Horizonte, MG)

 

Relógio na plataforma da Estação Ferroviária de Jundiaí, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP