Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, sábado, 06 de julho de 2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

                                            http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/             www.abrade.com.br

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JULHO/06-07-2013.htm

 

 

 

Abaixo os links dos 5 últimos emails de Noticias enviados

 

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

05-07-2013    http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JULHO/05-07-2013.htm

04-07-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JULHO/04-07-2013.htm

03-07-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JULHO/03-07-2013.htm

02-07-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JULHO/02-07-2013.htm

01-07-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JULHO/01-07-2013.htm

 

 

 

 

Sol das Almas

 

 

É pelo amor, sol das almas, que Deus mais eficazmente atua no mundo.

Já notamos como um belo dia de sol consegue nos fazer bem? A temperatura pode estar baixa, mostrando os prenúncios do inverno, mas mesmo assim, o brilho intenso da estrela solar consegue nos trazer ânimo e esperança.

Algum poeta apaixonado poderia dizer que os raios solares são como um abraço do Criador, fazendo-nos acreditar que estamos seguros, que estamos protegidos.

Mas é através de um outro sol, um sol interior, que o Pai se mostra mais presente em nossas vidas: o amor.

O amor encontrado no coração do homem, manifestado em seus pensamentos e ações; o amor,condição indispensável, para que tudo na vida faça sentido e tenha valor.

Paulo de Tarso, em sua carta ao povo da cidade de Corinto, afirmava que se não houvesse amor em suas ações, elas não teriam validade, e que se não existisse amor em sua alma, ele nada seria.

O Apóstolo ainda trazia a aplicação prática desse ensino, dizendo que o amor é paciente, mostrando-nos a virtude da paciência, essa disposição íntima que nos faz esperar com calma, que nos auxilia a evitar a precipitação, que não é passiva, mas é atuante e dinâmica.

O amor é benigno, isto é, ele deve irradiar de nossa casa interior, para iluminar outros lares através da caridade, da intenção de fazer felizes aqueles que estão ao nosso redor.

O amor não arde em ciúmes, não guarda o sentimento de posse sobre ninguém, pois sabe que não possuímos as pessoas, e que se as amamos, devemos libertá-las.

O amor não se orgulha, nem se ensoberbece, é humilde, e faz com que saibamos o nosso devido lugar, conhecendo nossas imperfeições e reconhecendo as dificuldades do próximo, jamais nos proclamando melhores que alguém.

O amor não se conduz inconvenientemente, é delicado, sensível, e se expressa nas pequenas coisas, nas pequenas ações, que são invisíveis aos olhos do mundo, mas que para Deus demonstram nosso interesse e preocupação com as outras pessoas.

O amor não procura seus interesses, é espontâneo, não age visando a vantagem, a recompensa. Ele simplesmente ama, se doa, sem exigir retorno.

O amor não se exaspera, é tolerante, compreensivo, e sabe que necessitamos compreender as dificuldades alheias, pois todos, sem exceção, ainda as temos.

O amor não se ressente do mal, perdoa. Não permite que o veneno do ressentimento prejudique nossa saúde física e espiritual.

E, finalmente, Paulo de Tarso nos ensina que o amor não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade, mostrando-nos que devemos ser defensores da verdade, da sinceridade, mas não dessa sinceridade dura que atira as verdades no rosto dos outros - deixando assim de ser virtude.

A verdade deve ser revelada com psicologia, com cautela, visando construir, e não destruir o semelhante. 

*  *  *

O amor decompõe-se em muitas cores, em muitas virtudes.

É este sol das almas que buscamos, cada um de uma forma, cada um a seu tempo. Sempre amparados pelo astro de primeira grandeza que é Jesus, que veio à Terra e permaneceu nestes ares para nos guiar aos caminhos que nos conduzirão ao Criador.

Redação do Momento Espírita, com base no texto O dom supremo, de
Henri Drummond, e no cap. XXV, pt. 3, do livro 
O problema do ser, do
destino e da dor, de Léon Denis, ed. FEB.
Em 5.7.2013

 

 

(Copiado do site da Federação Espírita do Paraná)

Foz do Rio Douro  no  Atlântico,  Porto, Portugal. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Palestras com Dr. José Henrique Rubim de Carvalho

Nova Friburgo e Macaé, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

Conferência com Divaldo Pereira Franco

Araçatuba, SP

 

 

(Informação recebida em email de Sirlei Nogueira)

 

 

 

Confraternização em conjunto: XXV CONRESPU e 32ª. CONEAN

Guararapes, SP

 

No dia 14 de julho, domingo, na E.E. João Arruda Brasil (Rua Santo Antônio, 510, no centro de Guararapes) teremos a realização da XXV CONRESPU - Confraternização Regional Espírita de Urubupungá, que neste ano será realizada em conjunto com a 32a. CONEAN, tradicional confraternização espírita promovida pela USE Regional Araçatuba. 

 

Estou enviando o cartaz do evento e a programação do mesmo em dois arquivos, um contendo o cronograma e outro com os tópicos que serão abordados.  

 

Haverá o   SEMINÁRIO INTEGRADO AÇÕES DE ACOLHIMENTO, CONSOLO, ESCLARECIMENTO E ORIENTAÇÃO NO CENTRO ESPÍRITA”,  elaborado pela Federação Espírita Brasileira (FEB) , que será ministrado pelo José Luiz Dias, Secretário Geral do Conselho Federativo Nacional da FEB, de Brasília, Luciano Montalli, Diretor da Federação Espírita de Mato Grosso do Sul, de Campo Grande, e Neli del Nery, Ex-Vice-Presidente da USE Estadual, Presidente da USE Regional Bauru. A palestra de encerramento "A Psicologia da Fé e do Amor" será proferida por Paulo Sergio Perri de Carvalho, Presidente da instituição Nosso Lar, de Araçatuba. Haverá ainda números artísticos na abertura com Larissa Paggioli de Carvalho, pianista, e João Paulo Machado, violinista, ambos doutorandos da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos. No período da tarde será a vez do excelente Coral Espírita Harmonia, de Biriguí. 

 

A taxa de inscrição até o dia 10 de julho é de R$10,00, e após esta data R$15,00. 

 

PRECISAMOS FAZER UM GRANDE ESFORÇO NESTAS 2 PRÓXIMAS SEMANAS PARA DIVULGARMOS INTENSAMENTE A  CONEAN-CONRESPU. Peço especialmente ao José Roberto da USE Intermunicipal de Andradina, ao Paulo César da URE Três Lagoas, a D. Ana-Arlete, da USE Intermunicipal Pereira Barreto, ao Raul-Aristeu da USE Intermunicipal Ilha Solteira, aos dirigentes das casas espíritas e aos expositores da USE, que participem ativamente nos ajudando nesta tarefa. 

 

Solicito também aos presidentes das USEs Intermunicipais e da URE o obséquio de recolherem  as inscrições em sua área de atuação e nos informarem o número de inscritos até a manhã do dia 11. 

 

Conforme mencionado, o seminário foi elaborado pela FEB e está sintonizado com o Plano 2013-2017 para o Movimento Espírita Brasileiro. Os assuntos abordados são de extrema relevância para a dinamização e aperfeiçoamento das atividades que são desenvolvidas nas casas espíritas de nossa região. Esperamos que casa espírita integrada à USE Regional Ilha Solteira participe com pelo menos 10 trabalhadores. Se isto ocorrer, com certeza, todas as casas e trabalhadores espíritas de nossa região muito se beneficiarão. 

 

Vamos relembrar o que está escrito no Evangelho Segundo o Espiritismo, Capítulo XX, ítem 4: Ó verdadeiros adeptos do Espiritismo! ... sois os escolhidos de Deus!  Ide e pregai a palavra divina. É chegada a hora em que deveis sacrificar à sua propagação os vossos hábitos, os vossos trabalhos, as vossas ocupações fúteis. Ide e pregai. Convosco estão os Espíritos elevados. ...Arme-se a vossa falange de decisão e coragem! Mãos à obra! o arado está pronto; a terra espera; arai!  ... Ide e agradecei a Deus a gloriosa tarefa que Ele vos confiou; ...

Agradeço a atenção e a ajuda. Vamos unir nossos esforços nesta importante tarefa que nos foi confiada!

Abraço fraterno. Muita paz!

Cido

 

 

CONEAN – XXV CONRESPU

Seminário Integrado “Ações de Acolhimento, Consolo, Esclarecimento e Orientação no Centro Espírita”

Palestra: “A Psicologia da Fé e do Amor”

PROGRAMA

07:30 -  Recepção

08:30 -  Abertura e Harmonização Musical: Larissa: Piano e João Paulo: Violino

09:00 -  Seminário: 1ª. Parte - Equipe da FEB

10:20 -  Intervalo para café

10:40 -  Seminário: 2ª. Parte - Equipe da FEB

12:00 - Almoço

13:20 -  Seminário: 3ª. Parte – Equipe da FEB

14:40 - Intervalo para café

15:00 -  Harmonização Musical: Coral Harmonia

15:20 - Palestra “A Psicologia da Fé e do Amor” com Paulo Sergio Perri de Carvalho

16:30 - Encerramento

 

 

SEMINÁRIO INTEGRADO AÇÕES DE ACOLHIMENTO, CONSOLO, ESCLARECIMENTO E ORIENTAÇÃO NO CENTRO ESPÍRITA”

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA

USE Regional Araçatuba – USE Regional Ilha Solteira 

 

Programa:

a)      Apresentação do Programa do Seminário

b)      Missão do Espiritismo e tarefa dos espíritas

c)      Finalidades e atividades dos Centros Espíritas

d)      Conceitos de: acolher, consolar, esclarecer e orientar, ação integrada

e)      As potências da alma: vontade, sentimento e pensamento. Conscientização da necessidade de seu aprimoramento para evolução do Espírito

f)        Estudo de casos/desafios (análise de forma integrada, dividindo-se em grupos

      g)      Apresentações das conclusões dos grupos sobre os estudos de casos e comentários pelos expositores

     h)       Comentários finais.

 

EXPOSITORES:

- José Luiz Dias - FEB

- Luciano Montalli - FEMS

- Neli Del Nery – USE

(Informação recebida em email de Aparecido A. Carvalho, Presidente da USE Regional de Ilha Solteira)

 

Praça N.S. da Conceição. Guararapes, SP. Foto Ismael Gobbo

Parte do público presente na CONEAN 2008em Guararapes, SP. Foto Ismael Gobbo

Parte do público presente ao CONRESPU 2010, na cidade de Murutinga do Sul. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 Auta de Souza

Sinop, MT

 

 

(Informação recebida em email de locutor - FEAL [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra no Centro Espírita Capitão Vendramini

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Capitão Vendramini [[email protected]])

 

 

 

XXIV Feira de Livros da Biblioteca Maria de Nazaré

 Salvador, BA

Imagem inline 1

 

Rua Bezerra de Menezes, nº 90, Brotas, Salvador - Ba.

Informações: (71) 33560256



Caso vocês estejam recebendo e-mails em duplicata ou mais, por favor, retorna nesse mesmo contato informando a duplicata para a retirada. Pois vocês podem ser cadastrados mais de uma vez, ocorrendo redundâncias.


ASCOM - Assessoria de Comunicação da Cobem.

(Informação recebida em email de Edward Ascom Cobem [[email protected]])

 

 

 

I Encontro da Famiília Espírita

Winterthur, Suiça

 

 

Queridos amigos,

 

Temos o prazer de convidá-los para o I ENCONTRO DA FAMILIA ESPÍRITA em Winterthur, Suíça, nos dias 7 e 8 de setembro de 2013.

 

Será um final de semana repleto de atividades, dinâmicas, música e teatro, estudos em grupo sob o tema PAZ, onde juntos: pais, mães, crianças, jovens, enfim, espíritas e simpatizantes de toda a Europa irão envolver-se em clima de alegria e confraternização.

 

Esperamos contar com todos na participação desse Evento, que com certeza irá semear a união

 

As inscrições online e informações sobre alimentação e hospedagem estão disponíveis no site: www.efe.dij.ceeak.ch

 

 

Veja o video do Convite em:

http://youtu.be/Q-PaWkOOdYo

 

 

Divulguem, participem e tragam sua família!

 

 

Abraços cordiais repletos de desejos de PAZ,

 

Arlete Länzlinger

CEE/ce &  Dij.CEEAK

 

Coord.geral CEE: Claudia Werdine

 

Apoio: UCESS e CEI

 

 

 

(Informação recebida em email de Claudia Werdine

 

 

 

Festa Junina do Centro Espírita Chico Xavier

Guarulhos, SP

 

 

(Informação recebida em email de Rosana [[email protected]])

 

 

 

CEEB- Casa Espírita Eurípedes Barsanulfo. Formação e Aperfeiçoamento de Evangelizadores. Rio de Janeiro, RJ 

 

 

(Informação recebida em email de Elizabeth da Silva Mansour [[email protected]])

 

 

 

Palestra pública na SSI – “Spiritist Society of Ireland”

Dublin, Irlanda

 

 

(Informação recebida em email de Spiritism Study Group of Ireland [[email protected]])

 

 

 

Domingo. encerramento do ciclo de estudos sobre família no

G.E.E. Lírio Branco.  São Bernardo do Campo, SP

 

Queridos irmãos, bom dia!

No próximo domingo teremos o encerramento do ciclo de estudos sobre família, que é uma sequência do estudo anterior sobre sexo.

O tema será FAMÍLIA COM JESUS, conforme o cartaz em anexo.

Os pontos principais do trabalho serão :

A formação da nossa família espiritual

Reflexão sobre a nossa própria família

Recursos que Jesus nos oferece para vencer os desafios da família

Estudo de Casos sobre a Família com Jesus

Encerramento

 

Contamos com a sua presença

 

Abraços fraternos

Equipe de evangelização

Conselho Espírita de São Bernardo do Campo

 

 

Walteno S. B. da Silva

 

Cel:  11 96492-1043

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

1º. Encontro de Saúde e Espiritualidade de

Franca, SP

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Leopoldo Dare [[email protected]])

 

 

 

40ª. Semana da Família Espírita de

São José dos Campos, SP

 

 

(Informação recebida em email de Rene Adolfo Magalhaes Gomes [[email protected]])

 

 

 

Palestra com Celina Greco Pinto no C.E. Discípulos de Jesus

Penápolis, SP

 

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

 

Chá da Tarde com apresentação musical por

Paula Zamp e Gabriel Rocha. São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

Café Colonial da SEEDE

Florianópolis, SC

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; luiz mello [[email protected]])

 

 

 

Programação da Rádioceak

Bauru, SP

 

www.radioceac.com.br

 

 

 

(Informação recebida em email de Rádio CEAC [[email protected]])

 

 

 

Revista Espírita

 

http://www.magcloud.com/browse/issue/594003

 

TSM 22

 

 

       ALSO IN THIS ISSUE OF THE MAGAZINE:

 

- Defense Against Obsession by Brother X

  

- Parental Detachment by Bernadete Leal

  

- Divaldo Franco's Missionary Trips to the USA

 

- First Spiritist Lessons in Childhood by Allan Kardec

  

- Research and Study of the Gospel by Cesar Perri

  

- Working to Get Rich by Emmanuel

  

- The Great Value of the Revue Spirite by Enrique Baldovino

  

- Spiritist Conduct for the Radio by Andre Luiz

  

- Discover Yourself in Emmanuel's Novels by Vanessa Anseloni

  

- Formation of the Christ Conscious Mentality by Emmanuel

  

- Your Life, Your Mind by Kirsten DeMelo

  

- And much more...  

  

 

 

 

 

 

 

 

 

Informativo do Centro Espírita Allan Kardec

Holambra, SP

 

Acesse:

http://us4.campaign-archive1.com/?u=3cf0e61d5cfa3c00c23d96344&id=2b0f17d818&e=35e03ea932

 

 

(Informação recebida em email de Rose Moliterno)

 

 

 

A Lei de Amor

 

 

8. O amor resume a doutrina de Jesus toda inteira, visto que esse é o sentimento por excelência, e os sentimentos são os instintos elevados à altura do progresso feito. Em sua origem, o homem só tem instintos; quando mais avançado e corrompido, só tem sensações; quando instruído e depurado, tem sentimentos. E o ponto delicado do sentimento é o amor, não o amor no sentido vulgar do termo, mas esse sol interior que condensa e reúne em seu ardente foco todas as aspirações e todas as revelações sobre-humanas. A lei de amor substitui a personalidade pela fusão dos seres; extingue as misérias sociais. Ditoso aquele que, ultrapassando a sua humanidade, ama com amplo amor os seus irmãos em sofrimento! ditoso aquele que ama, pois não conhece a miséria da alma, nem a do corpo. Tem ligeiros os pés e vive como que transportado, fora de si mesmo. Quando Jesus pronunciou a divina palavra – amor, os povos sobressaltaram-se e os mártires, ébrios de esperança, desceram ao circo. O Espiritismo a seu turno vem pronunciar uma segunda palavra do alfabeto divino. Estai atentos, pois que essa palavra ergue a lápide dos túmulos vazios, e a reencarnação, triunfando da morte, revela às criaturas deslumbradas o seu patrimônio intelectual. Já não é ao suplício que ela conduz o homem: condu-lo à conquista do seu ser, elevado e transfigurado. O sangue resgatou o Espírito e o Espírito tem hoje que resgatar da matéria o homem. Disse eu que em seus começos o homem só instintos possuía. Mais próximo, portanto, ainda se acha do ponto de partida, do que da meta, aquele em quem predominam os instintos. A fim de avançar para a meta, tem a criatura que vencer os instintos, em proveito dos sentimentos, isto é, que aperfeiçoar estes últimos, sufocando os germes latentes da matéria. Os instintos são a germinação e os embriões do sentimento; trazem consigo o progresso, como a glande encerra em si o carvalho, e os seres menos adiantados são os que, emergindo pouco a pouco de suas crisálidas, se conservam escravizados aos instintos. O Espírito precisa ser cultivado, como um campo. Toda a riqueza futura depende do labor atual, que vos granjeará muito mais do que bens terrenos: a elevação gloriosa. É então que, compreendendo a lei de amor que liga todos os seres, buscareis nela os gozos suavíssimos da alma, prelúdios das alegrias celestes. – Lázaro. (Paris, 1862.)

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, Cap. XI, 8. Copiado de Febnet.

Árvore no Largo de São Francisco/Praça Ouvidor Pacheco e Silva.  São Paulo. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP