Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, quarta-feira, 10 de julho de 2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

                                            http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/             www.abrade.com.br

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JULHO/10-07-2013.htm

 

 

 

Abaixo os links dos 5 últimos emails de Noticias enviados

 

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

09-07-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JULHO/09-07-2013.htm     

08-07-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JULHO/08-07-2013.htm

06-07-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JULHO/06-07-2013.htm

05-07-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JULHO/05-07-2013.htm

04-07-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JULHO/04-07-2013.htm

 

 

 

A cor do mundo

 

Richard Simonetti

[email protected]

 

O ancião descansava em tosco banco, à sombra de uma árvore, quando foi abordado pelo motorista de um automóvel que estacionou a seu lado:

– Bom dia!

– Bom dia!

– Venho de mudança. Gostaria de saber como é o povo.

– Fale antes da cidade de onde vem.

– Ótima. Maravilhosa! Gente boa, fraterna... Fiz muitos amigos. Só a deixei por imperativos da profissão.

– Pois bem, meu filho. Esta cidade é exatamente igual. Vai gostar daqui.

O forasteiro agradeceu e partiu. Minutos depois apareceu outro motorista:

– Estou chegando para morar aqui. O que me diz do lugar?

– Como é a cidade de onde saiu?

– Horrível! Povo orgulhoso, cheio de preconceitos, arrogante! Não fiz um único amigo!

– Sinto muito, meu filho, pois aqui você encontrará o mesmo ambiente...

É assim mesmo, amigo leitor. Vemos nas pessoas algo do que somos, do que pen­samos, de nossa maneira de ser. Se o indivíduo é nervoso, agressivo ou pessimista, verá tudo pela ótica de suas tendências, imaginando con­viver com gente desse naipe.

Pessoas assim atormentam-se com a convicção de que ninguém as entende, ninguém as estima, ninguém lhes têm consideração. Semelhante atitude é um desas­tre, conturbando-lhes o psiquismo e favorecendo o envolvimento com influências espirituais que realimen­tam indefinidamente seus grilos e exacerbam suas angústias.

É preciso mudar de óculos. Evitar lentes negras, a visão escura, sombria, pesada, densa. Com lentes claras, de otimismo e alegria, enxer­garemos melhor, caminharemos com mais segurança, sem tropeços indesejáveis, sem distorções da realidade.

Uma visão pouco objetiva da Lei de Causa e Efeito, se usamos óculos negros, pode resultar em lamentá­veis enganos no enfoque existencial, com a impressão paralisante de que tudo é carma, até a infelicidade.

– Meu carma, nesta vida, é a impossibilidade de ser feliz! Carrego pesada cruz, transitando por espinhentos caminhos!...

Temos aqui uma obra prima de pessimismo. Quem assim fala não entendeu que o carma diz res­peito a situações educativas que, mesmo quando insu­peráveis, não têm necessariamente que afetar nossos es­tados de ânimo, enterrando-nos nas profundezas da de­pressão e do desânimo.

A felicidade não é um favor do Céu, assim como a infelicidade não é uma imposição do destino. Ambas de­pendem muito mais do que oferecemos à Vida e muito menos do que dela recebemos. O indivíduo pode nascer sem braços, ter grave enfermidade congênita, sofrer irreparável perda mate­rial, enfrentar sérios embaraços no relacionamento familiar – cumprindo seu carma – e ainda assim conservar a capacidade de ser feliz. Depende exclusivamente dele, de como enfrenta seus problemas.

O carma é imposição das Leis Divinas, nos cami­nhos da regeneração. A felicidade não tem nada a ver com ele, porquanto é uma construção que devemos erguer na intimidade de nós mesmos, pensando e reali­zando o Bem. Lembrando uma velha expressão: A felicidade não é uma estação, na viagem da existência; felicidade é uma maneira de viajar.

Se usarmos óculos claros, sentiremos que em to­das as situações sempre há aspectos positivos e é neles que devemos fixar nossa atenção, aproveitando as expe­riências que Deus nos oferece e fazendo o melhor.

A maneira como vemos tem influência decisiva em tudo o que fazemos, até na atividade profissional. Um fabricante de calçados enviou dois vendedores para uma região subdesenvolvida, a fim de avaliar as pos­sibilidades de vendas.

O primeiro, após alguns dias de pesquisa, telegrafou:

Mercado péssimo. Todos andam descalços.

O segundo, com idêntico levantamento, informou:

– Mercado promissor. Ninguém tem sapato!

Não é fácil mudar de óculos, cultivar otimismo irrestrito, ver o lado positivo das situações e das pessoas, mesmo porque estamos condicionados por seculares tendências negativas. No entanto, em nosso próprio be­neficio, é preciso iniciar um treinamento nesse sentido, considerando que princípio de angu é mingau. Com boa vontade e perseverança chegaremos lá.

Conhecemos companheiros que alcançaram im­portantes realizações no cultivo do otimismo.

Diante de um acidente de automóvel, um deles nos informou: “Foi terrível. O carro ficou inutilizado, mas graças a Deus foi só prejuízo material. Eu e minha esposa saímos praticamente ilesos, com leves escoriações. Espi­ritualmente, lucrei. Eu era afoito. Corria muito nas estra­das. Agora respeito as regras de trânsito. Dirijo com prudência”.

Outro, às voltas com problemas domésticos, revela: “Meus familiares me santificam, apontando minhas ma­zelas e oferecendo-me preciosa oportunidade de testar o aprendizado de princípios religiosos”.

Um terceiro, portador de insidiosa moléstia de pele, que inundou de pústulas horríveis e repugnantes seu cor­po, deixando-o com assustadora aparência, tranquilizava os visitantes: “Não se assustem, nem se condoam. É apenas um eficiente tratamento de beleza para meu Espírito”.

É tudo uma questão de ótica. Tudo fica mais claro e fácil se usamos óculos adequados.

O pior problema, a situação mais difícil, a doença mais insidiosa, a família mais complicada, são aceitáveis, se o olhar vai além das contingências humanas.

Num hospital, especializado em tratamento do câncer, onde é importante uma atitude otimista em fa­vor da recuperação, há significativa e edificante orien­tação poética, exposta em pequeno quadro. Ela diz tudo sob a ótica insuperável do Cristo :

O Mundo tem sua cor...

É você que mede o mundo e o vê como é você.

Se você põe óculos de bondade, de amor,

Tudo é belo, positivo,

Porque positivo e belo está você.

Se você é vingativo,

Invejoso, egoísta,

Vê o Mundo desse jeito,

Porque desse jeito é você.

Do modo que você fala,

Do modo que você vê,

Do modo que você pensa,

Desse modo é você.

Você é a medida do seu mundo,

Mas... que felicidade! Que alegria!

Se Cristo fosse a medida de você!

 

Placa indicativa em azulejos da “Puerta Del Sol” , famoso local onde se encontra o marco zero das estradas espanholas e

de grande interesse turístico.   Madrid, Espanha. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Desencarnação do grande

escritor espírita Hermínio Correa Miranda

Externamos aos queridos familiares e amigos do Professor Hermínio Correa Miranda os nossos mais profundos sentimentos de solidariedade ao mesmo tempo que expressamos nossa gratidão  a  ele pelo que fez e certamente continuará fazendo por todos nós.  Tivemos oportunidade de entrevistá-lo para o jornal Folha Espírita e trocar vários emails e correspondências acerca da sua vida e da sua obra.  Que os bondosos amigos espirituais recebam o querido Hermínio em fraternais abraços sob inspiração do nosso querido mestre Jesus.  (Ismael Gobbo)

O Escritor Hermínio Correa de Miranda.

Arquivo de Ismael Gobbo

 

FOLHA ESPÍRITA- Como o senhor situa o pensamento do Cristo no contexto da Doutrina Espírita?

 

Hermínio Miranda – Kardec sabia muito bem o que fazia ao adotar a moral do Cristo. Afinal de contas e, ainda repercutindo a temática da pergunta anterior, o Espiritismo nos pede mais, em termos de comportamento e reforma íntima, do que a ciência e a filosofia. Há quem me considere místico, mas o rótulo não me incomoda; ao contrário, acho-o honroso e o aceito assumidamente. Não consigo imaginar minha vida – e a vida, em geral – sem os ensinamentos do Cristo. Como sou um obstinado questionador, tenho, pelo menos, duas perguntas a formular: “Que é ser místico?” E, antes dessa: “O que é misticismo?” Um amigo meu, muito querido, costumava dizer-me isso, naturalmente, sem a mínima conotação crítica, como quem apenas enuncia um fato. Regressou antes de mim ao mundo espiritual. Passado algum tempo, manifestou-se em nosso grupo mediúnico e entre outras coisas, me disse: “Você é que estava certo.”

 

 

 

 

Desencarnação de Hermínio Miranda

Rio de Janeiro, RJ

 

Comunicamos a desencarnação do dedicado companheiro Hermínio Correa Miranda, aos 93 anos de idade, ocorrido no dia 8 de julho na cidade do Rio de Janeiro. O sepultamento será nesta 3a. feira, por volta das 15 horas no Jardim da Saudade - Bairro Paciência, na mesma cidade.

Hermínio C. Miranda colaborou durante muitos anos com a revista "Reformador", escrevendo a seção "Lendo e Comentando" e com artigos avulsos. Pela Editora da FEB, tem publicado os livros: As Marcas do Cristo (2 Volumes), Sobrevivência e Comunicabilidade dos Espíritos, Nas Fronteiras do Além, Reencarnação e Imortalidade, Candeias da Noite Escura, e outros esgotados.

Na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, a Editora FEB estará lançando a nova obra "Estudos e Crônicas", no início de setembro.

Desde junho, o presidente da FEB vinha mantendo contatos com as filhas de Hermínio, pois o mesmo se encontrava adoentado, e estava em andamento uma entrevista com o mesmo para a revista "Reformador".

O Conselho Diretor e a Diretoria Executiva da FEB homenageiam o inolvidável trabalhador da Seara Espírita e externam o apoio vibratório a seus familiares.

 

Fraternalmente,

 

 

Federação Espírita Brasileira
Antonio Cesar Perri de Carvalho - Presidente da FEB
[email protected]
Tel. (61) 2101-6195


Informações:
http://www.febnet.org.br/blog/geral/movimento-espirita/conselho-federativo-nacional-movimento-espirita/desencarnacao-de-herminio-c-miranda/

 

 

 

Hermínio Miranda retorna à pátria espiritual

 

Raymundo Espelho*

 

No feriado no Estado de São Paulo, 9 de julho, acordamos cedo como de costume e minha esposa, conhecedora de meu costume de sempre rabiscar algo, perguntou-me: "sobre o que você vai escrever hoje"?  Respondi: "não pensei em nada," vamos ver as  notícias.

Ligando o computador, logo li  a  nota sobre a desencarnação do escritor e pesquisador Herminio Miranda, no dia anterior, autor inclusive de inúmeras obras publicadas pela Correio Fraterno.

Nascido em 5 de janeiro de 1920, Herminio Corrêa Miranda dedicou-se até os últimos dias ao seu ímpeto de colaborar com a divulgação da doutrina. Homem de grande cultura,  foi e certamente continuará sendo um dos maiores pensadores e escritores espíritas. Colaborou durante muitos anos com a centenária  revista  Reformador, publicada pela Federação Espírita Brasileira. Teve mais de quarenta livros publicados, que muito contribuem  para a elucidação do espiritismo. Sete deles foram publicados, como dissemos, pela Correio Fraterno. Dentre elas a série: Histórias que os espíritos contaram, com os livros O Exilado, As mãos de minha irmã, A dama da noite e A Irmã do vizir.

Quando tratamos do lançamento de seu  primeiro livro pela editora Correio Fraterno, trocamos várias correspondências com Herminio, tendo desde o início a boa impressão sobre seu caráter e desprendimento, além do grande amor  pela doutrina da terceira revelação. Por ocasião da solenidade de lançamento de um de seus livros na Federação Espírita do Estado de São Paulo na década de 1980 – quando pude conhecê-lo pessoalmente – logo percebemos o valor não só do escritor, mas do ser humano que se encontrava em nossa frente. Herminio deu enorme contribuição com seus livros ao entendimento filosófico da doutrina espírita. Foi quando, sensibilizado, passei a me aprofundar ainda mais e a meditar  melhor sobre os ensinamentos doutrinários.

Do lado de cá, ficamos entristecidos com o passamento de nosso querido confrade, mas com a certeza de que, em breve, restabelecendo-se no plano maior, continuará sua jornada em plenitude e aliado ao trabalho da divulgação do bem.

Nosso desejo de muita paz ao querido Herminio e seus familiares.

 

*Um dos fundadores do Lar da Criança Emmanuel e da Editora Espírita Correio Fraterno.

 

 

 

 

Boletim SEI- Serviço Espírita de Informação: Desencarna Hermínio Miranda

Fonte:

http://boletimsei.blogspot.com.br/2013/07/desencarna-herminio-miranda.html

 

Desencarnou no domingo 8 de julho, na cidade do Rio de Janeiro, o companheiro espírita Hermínio Corrêa Miranda. Tinha 93 anos de idade. O sepultamento do corpo será nesta terça-feira, às 15 horas, no cemitério Jardim da Saudade, no bairro Jardim Sulacap, na Zona Oeste do Rio.

 

"Hermínio C. Miranda colaborou durante muitos anos com a revistaReformador, escrevendo a seção Lendo e Comentando e com artigos avulsos. Pela Editora da FEB (Federação Espírita Brasileira), tem publicado os livros: As Marcas do Cristo (2 Volumes), Sobrevivência e Comunicabilidade dos EspíritosNas Fronteiras do Além,Reencarnação e ImortalidadeCandeias da Noite Escura, e outros esgotados" - informa, em nota, o presidente da FEB, Antonio Cesar Perri de Carvalho. "O conselho diretor e a diretoria executiva da FEB homenageiam o inolvidável trabalhador da Seara Espírita e externam o apoio vibratório a seus familiares" - acrescenta a nota.

 

Desde junho, o presidente da FEB vinha mantendo contatos com as filhas de Hermínio, que se encontrava adoentado. Também estava em andamento uma entrevista com o Prof. Hermínio para a revista "Reformador".

 

Na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, que acontecerá de 29 de agosto a 8 de setembro, a Editora FEB irá lançar a nova obra de Hermínio: "Estudos e Crônicas". 

 

 

 

 

 

México recebe visita do CEI

 

Entre os dias 27 e 30 de junho o Movimento Espírita Mexicano recebeu a visita do Membro da Comissão Executiva do CEI Roberto Versiani. As atividades ocorreram com conferências seguidas de perguntas em geral. 

A primeira etapa da visita se passou na Federação Espírita de Taumalipas y Huastecas que abrange os estados de San Louis de Potosi, Taumalipas e Hidalgo. Sempre acompanhado pelos coordenadores das atividades Emilio Requena – Presidente da Federação, Patricia Rodrigues e Miguel de la Torre. No dia 27 o trabalho foi realizado no Centro Espírita Tomás Herrera, dirigido por Toribia Peres, com participação de trabalhadores e dirigentes de mais dois centros espíritas, todos localizados na cidade de Valles no Estado de San Luis Potosi, os temas tratados foram Princípios Básicos do Espiritismo e Passe Espírita.

No dia 28 pela manhã, no estado de Taumalipas na cidade de Mante, ocorreram as seguintes visitas: Centro Espírita José Fidencio Situra, dirigido por Felipe Martinez, e o tema central foi A prática Mediúnica; Centro Espírita Fraternidad y Progreso, dirigido por Josefa Mayorga, e o tema abordado foi A importância do sentimento na tarefa espírita; e por fim o Centro Espírita Unión, Amor, Esperanza y Fé, dirigido por Olivia Lopez, e o tema tratado foi A missão do Centro Espírita. Na parte da tarde foi visitado o Centro Espírita Luz y Amor Universal, dirigido por Bella Mayorga, e o tema central foi União e Unificação, neste centro espírita foi percebida a presença espiritual do coordenador do Movimento Espírita Mexicano Francisco Madero, ex-presidente da República, que se encontrava acompanhado de Amalia Domingo Soler. Durante as visitas o CEI doou livros das Obras Básicas, André Luiz e Emmanuel para todas as Casas Espíritas que sediaram os eventos.

À noite ocorreu a palestra pública no auditório do Sindicato das Telefonistas da República Mexicana, onde a conferência teve por tema Educação e Prática da Mediunidade.

Em um segundo momento da visita, no dia 29, após deslocamento do interior para a capital Cidade do México, realizou-se uma palestra no Centro de Enseñaza Espírita Allan Kardec, dirigido por Julio Santos, com o tema os Elementos Gerais do Universo. No dia 30 pela manhã, visitou-se o Centro Espírita de Enseñanza Filosofica y Moral Amor y  Justicia, na cidade de Puebla, onde em breve conferência tratou-se do tema Reforma Íntima e Transição Planetária.Informações: www.febnet.org.br

 

 

 

Conferência com Divaldo Pereira Franco

Araçatuba, SP

 

 

(Informação recebida em email de Sirlei Nogueira)

 

 

 

 

Confraternização em conjunto: XXV CONRESPU e 32ª. CONEAN

Guararapes, SP

 

No dia 14 de julho, domingo, na E.E. João Arruda Brasil (Rua Santo Antônio, 510, no centro de Guararapes) teremos a realização da XXV CONRESPU - Confraternização Regional Espírita de Urubupungá, que neste ano será realizada em conjunto com a 32a. CONEAN, tradicional confraternização espírita promovida pela USE Regional Araçatuba. 

 

Estou enviando o cartaz do evento e a programação do mesmo em dois arquivos, um contendo o cronograma e outro com os tópicos que serão abordados.  

 

Haverá o   SEMINÁRIO INTEGRADO AÇÕES DE ACOLHIMENTO, CONSOLO, ESCLARECIMENTO E ORIENTAÇÃO NO CENTRO ESPÍRITA”,  elaborado pela Federação Espírita Brasileira (FEB) , que será ministrado pelo José Luiz Dias, Secretário Geral do Conselho Federativo Nacional da FEB, de Brasília, Luciano Montalli, Diretor da Federação Espírita de Mato Grosso do Sul, de Campo Grande, e Neli del Nery, Ex-Vice-Presidente da USE Estadual, Presidente da USE Regional Bauru. A palestra de encerramento "A Psicologia da Fé e do Amor" será proferida por Paulo Sergio Perri de Carvalho, Presidente da instituição Nosso Lar, de Araçatuba. Haverá ainda números artísticos na abertura com Larissa Paggioli de Carvalho, pianista, e João Paulo Machado, violinista, ambos doutorandos da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos. No período da tarde será a vez do excelente Coral Espírita Harmonia, de Biriguí. 

 

A taxa de inscrição até o dia 10 de julho é de R$10,00, e após esta data R$15,00. 

 

PRECISAMOS FAZER UM GRANDE ESFORÇO NESTAS 2 PRÓXIMAS SEMANAS PARA DIVULGARMOS INTENSAMENTE A  CONEAN-CONRESPU. Peço especialmente ao José Roberto da USE Intermunicipal de Andradina, ao Paulo César da URE Três Lagoas, a D. Ana-Arlete, da USE Intermunicipal Pereira Barreto, ao Raul-Aristeu da USE Intermunicipal Ilha Solteira, aos dirigentes das casas espíritas e aos expositores da USE, que participem ativamente nos ajudando nesta tarefa. 

 

Solicito também aos presidentes das USEs Intermunicipais e da URE o obséquio de recolherem  as inscrições em sua área de atuação e nos informarem o número de inscritos até a manhã do dia 11. 

 

Conforme mencionado, o seminário foi elaborado pela FEB e está sintonizado com o Plano 2013-2017 para o Movimento Espírita Brasileiro. Os assuntos abordados são de extrema relevância para a dinamização e aperfeiçoamento das atividades que são desenvolvidas nas casas espíritas de nossa região. Esperamos que casa espírita integrada à USE Regional Ilha Solteira participe com pelo menos 10 trabalhadores. Se isto ocorrer, com certeza, todas as casas e trabalhadores espíritas de nossa região muito se beneficiarão. 

 

Vamos relembrar o que está escrito no Evangelho Segundo o Espiritismo, Capítulo XX, ítem 4: Ó verdadeiros adeptos do Espiritismo! ... sois os escolhidos de Deus!  Ide e pregai a palavra divina. É chegada a hora em que deveis sacrificar à sua propagação os vossos hábitos, os vossos trabalhos, as vossas ocupações fúteis. Ide e pregai. Convosco estão os Espíritos elevados. ...Arme-se a vossa falange de decisão e coragem! Mãos à obra! o arado está pronto; a terra espera; arai!  ... Ide e agradecei a Deus a gloriosa tarefa que Ele vos confiou; ...

Agradeço a atenção e a ajuda. Vamos unir nossos esforços nesta importante tarefa que nos foi confiada!

Abraço fraterno. Muita paz!

Cido

 

 

CONEAN – XXV CONRESPU

Seminário Integrado “Ações de Acolhimento, Consolo, Esclarecimento e Orientação no Centro Espírita”

Palestra: “A Psicologia da Fé e do Amor”

PROGRAMA

07:30 -  Recepção

08:30 -  Abertura e Harmonização Musical: Larissa: Piano e João Paulo: Violino

09:00 -  Seminário: 1ª. Parte - Equipe da FEB

10:20 -  Intervalo para café

10:40 -  Seminário: 2ª. Parte - Equipe da FEB

12:00 - Almoço

13:20 -  Seminário: 3ª. Parte – Equipe da FEB

14:40 - Intervalo para café

15:00 -  Harmonização Musical: Coral Harmonia

15:20 - Palestra “A Psicologia da Fé e do Amor” com Paulo Sergio Perri de Carvalho

16:30 - Encerramento

 

 

SEMINÁRIO INTEGRADO AÇÕES DE ACOLHIMENTO, CONSOLO, ESCLARECIMENTO E ORIENTAÇÃO NO CENTRO ESPÍRITA”

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA

USE Regional Araçatuba – USE Regional Ilha Solteira 

 

Programa:

a)      Apresentação do Programa do Seminário

b)      Missão do Espiritismo e tarefa dos espíritas

c)      Finalidades e atividades dos Centros Espíritas

d)      Conceitos de: acolher, consolar, esclarecer e orientar, ação integrada

e)      As potências da alma: vontade, sentimento e pensamento. Conscientização da necessidade de seu aprimoramento para evolução do Espírito

f)        Estudo de casos/desafios (análise de forma integrada, dividindo-se em grupos

      g)      Apresentações das conclusões dos grupos sobre os estudos de casos e comentários pelos expositores

     h)       Comentários finais.

 

EXPOSITORES:

- José Luiz Dias - FEB

- Luciano Montalli - FEMS

- Neli Del Nery – USE

(Informação recebida em email de Aparecido A. Carvalho, Presidente da USE Regional de Ilha Solteira)

 

Praça N.S. da Conceição. Guararapes, SP. Foto Ismael Gobbo

Parte do público presente na CONEAN 2008em Guararapes, SP. Foto Ismael Gobbo

Parte do público presente ao CONRESPU 2010, na cidade de Murutinga do Sul. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Homenagem ao Dr. Adolfo Bezerra de Menezes

Rio de Janeiro, RJ

 

Imagem inline 2

CÂMARA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO

GABINETE DO VEREADOR ÁTILA A. NUNES

 

 

Rio de Janeiro, 9 de julho de 2013.

Tenho o prazer de lhe fazer o convite para assistir a solenidade em homenagem ao Doutor Bezerra de Menezes que será realizada no próximo dia 7 de agosto de 2013, às 9 horas, no plenário da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

Fundador da primeira livraria espírita no país, o Doutor Adolfo Bezerra de Menezes, foi um dos pioneiros na luta em defesa do Espiritismo, reivindicando já em 1890, mais direitos e liberdade para os espíritas, cerceados pelo Código Penal Brasileiro da época.

Conto com sua presença, no próximo dia 7 de agosto, às 9 horas da manhã, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, Cinelândia, Centro.

ÁTILA A. NUNES

Vereador

 

“Façamos dos nossos propósitos o alicerce de ternura e a realização da caridade” . Bezerra de Menezes

(Informação recebida em emails de [email protected]; em nome de; Vereador Átila A. Nunes [[email protected]] e de Ana Maria Spranger)

 

 

 

 

Apresentação do Projeto Coro e Orquestra Eletroacústica da FEP - 27 de julho às 10h30. Lisboa, Portugal

 

 

Caros companheiros do Movimento Espírita Português,

 

A Federação Espírita Portuguesa vem por este meio convidar todos os companheiros para uma ação de divulgação e de sensibilização para o projeto do Coro e Orquestra Eletroacústica da FEP a realizar-se no:

Dia 27 de julho pelas 10h30

Centro Espírita "Caminheiros da Luz"
Rua Pedro Hispano n.º 968, Porto.
Tel: 228 315 391


Esta ação tem por objetivo encontrar companheiros interessados em participar neste projeto musical com âmbito nacional.

Procuramos pessoas que gostem de cantar e músicos de sopros, cordas, percussão, teclados, guitarras para formarmos o nosso agrupamento musical.

 

Segue abaixo uma ligação para o vídeo publicitário e explicativo do projeto e em anexo uma ficha de candidatura.

Os interessados poderão enviar a ficha devidamente preenchida para o e-mail:

[email protected]

 


Este projeto tem como objetivo principal dinamizar o sentimento de união entre todos os espíritas do Movimento Espírita Português através da sensibilidade musical, com o intuito de fortalecer os laços de fraternidade e de estabelecer uma harmonização espiritual, aproveitando o facto de a música ser uma linguagem universal que nos emociona e eleva, quando dirigida para o supremo bem. Pretende sensibilizar também o coração de todos os ouvintes, veiculando a mensagem espírita através da palavra cantada, em nome de Jesus.

Ajude-nos a divulgar este projeto!




Com um abraço fraterno,

Departamento Cultural da FEP

Paulo Miguel Fregedo

 

Imagem intercalada 1

http://youtu.be/7yEloI4fZ-s

 

 

(Informação recebida em email de FEP [[email protected]])

 

 

 

 

Informativo semanal Seara do Mestre

São Paulo, SP

 

Reuniões Públicas

 

 

 

 

 

DATA

PALESTRANTE

TEMA

 

 

 

 

 

9/07/13

20h

  Jobert

Sede perfeitos

12/07/13

20h

 Nelito Alves


 Justiça e amor

13/07/13

sáb

9h  

  Mariza Luz

  Servir a DEUS e a Mamon

 

13/07/13

sáb

15h  

 não haverá palestra

 

Avisos

 

Dia 13/07 as 12:30 Campanha de Fraternidade Auta de Souza. Participe! Ajudar não custa nada, só um pouco do seu tempo.

 

Dia 13/07 - a partir das 16hs. Arraial no SOBEI! Comida e diversão no melhor estilo junino e você ainda auxilia o Seara, o Caminhando a Casa Maria de Nazaré e o Caminheiros da Luz. Ingressos por apenas R$ 5,00 na Secretaria (com o ingresso você ganha uma cartela de bingo).

 

Dia 14/07 - as 16hs. Pintura Mediunica com o GRUPO PROJETO SEARA DE LUZ, que vem de Goias especialmente para esse evento que une espiritualidade e arte. A renda do evento auxilia o instituto Renascer. Para maiores informações acesse o site: www.projetosearadeluz.org.br

--

 Centro Espírita Seara do Mestre
R. Carlos Roberto Cavanhas, 392 - V. Rubi
São Paulo - SP
04823-120

 

(Informação recebida em email de Seara do Mestre [[email protected]])

 

 

 

39º. Mês Espírita de

Adamantina, SP

 

Amigos, segue a Programação do 39º Mês Espírita de Adamantina.

Contamos com sua presença, a qual muito nos honrará.

 

Abraços,

 

Diretoria do AVE CRISTO - Centro de Aprendizagem e Vivência Espírita de 

ADAMANTINA

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

 

Encontro Cairbar Schutel 2013 em

Araraquara, SP

 

 

Meus caros

 

Solicitamos por gentileza entusiasta divulgação do

Encontro Cairbar Schutel 2013 - em Araraquara-SP

organizem caravana e venham participar conosco

 

28 e 29 de setembro de 2013 - sábado e domingo

 

local: Centro Internacional de Convenções Dr. Nelson Barbieri

 

Até 31 de julho as inscrições estão a R$ 25,00 por pessoa

ou R$ 40,00 para casais. Até 20 anos, as inscrições são isentas.

Está inclusa na inscrição a refeição no final da tarde de sábado.

 

Tema: A arte de servir

 

 

Presenças de:

Cláudio Marins (MG), Cíntia Vieira Soares (GO),

André Marouço (SP), Gutemberg Paschoal (RJ),

Allan Vilches (SP), Grupo GEDE (SP), Therezinha Oliveira (SP), Célia Xavier Camargo (PR), Lucy Dias Ramos (MG)

e uma grande surpresa aos participantes. E uma

homenagem a Wallace Leal V. Rodrigues.

 

 Haverá atividades para jovens e crianças.

 

Programação, inscrições, dados de hotéis e restaurantes, entre outras

informações, acesse

 

Erro! A referência de hiperlink não é válida.  e também   Erro! A referência de hiperlink não é válida.

 

No site da USE, inclusive, há acesso aos Programas Transição,

Prossiga e Repensar, os dois últimos da TV Mundo Maior.

 

 

Inscrições exclusivamente pelo site.

www.usematao.com.br

 

Meu abraço a todos

Orson Peter Carrara

 

Programação

 

Tema central: A ARTE DE SERVIR

Solicitamos chegarem durante a recepção para que iniciemos pontualmente às 14h, com pontualidade para cumprimento do programa e oportunidades de confraternização.

 

SÁBADO 28

1 - Recepção a partir das 13h já com atividades

2 - Abertura às 14h no SALÃO PRINCIPAL Com saudação aos presentes, atividade com crianças, homenagem a Wallace Leal Rodrigues e boas vindas.

3 - Na sequencia, palestra de CLAUDIO MARINS, de Belo Horizonte (MG) Presidente da ABRARTE - Assoc. Brasileira de Artistas Espíritas.

4 - Simultaneamente com a palestra de MARINS, crianças em atividades em outro local.

5 - Intervalo das 15:45h às 16:30h para café e AUTÓGRAFOS COM AUTORES.

6 - Ás 16:45h

    a) SALÃO PRINCIPAL: Seminário com Cíntia Vieira Soares, de Goiania (GO)

    b) Mini-auditório: 3 Oficinas:

      1 - Gutemberg Paschoal, - Uso da música no ambiente espírita.

      2 - André Marouço - Cinema e TV na divulgação espírita.

      3 - Educação e Arte - Grupo GEDE, de Araras-SP.

          c) Crianças em atividades em outro local.

          d) Entrevistas com convidadas nos CAMARINS

7 - 18hs - LANCHE E CONFRATERNIZAÇÃO, AUTÓGRAFOS COM AUTORES

8 - 19,30 às 20,30h = SALÃO PRINCIPAL Aguardem grande surpresa.

 

DOMINGO 29

 1 - ABERTURA ÀS 8H

 2 - 8:30hs

   a) SALÃO PRINCIPAL - Palestra de Gutemberg Paschoal

   b) Oficinas simultâneas no mini-auditório

      1 - com Cíntia Viera Soares: Proposta inédita: Evangelizando bebês

      2 - com André Marouço: Cinema e TV na divulgação espírita

      3 - em definição.

   c) Autógrafos com autores 3 -

       9:30hs - INTERVALO para café

     10:20hs às 11:50hs - Mesa Redonda - A ARTE DE SERVIR, com todos os palestrantes e convidados.

     11:50hs - Encerramento com ALLAN VILCHES.

 

Obs: Sugerimos clicar no link PALESTRANTES do site, para conhecer cada um dos convidados e palestrantes e suas atividades.

 

Palestrantes

 

http://www.usematao.com.br/novo/eacmatao/2013/images/allanvilches_final.jpg

 

Allan Vilches

Allan Vilches é natural de Osasco/SP, tem 31 anos e é casado com Patrícia Vasconcelos. Formado em Canto Lírico pela Universidade Livre de Música e pela Escola Municipal de Música do Estado de São Paulo. Iniciou seus estudos doutrinários no Grupo Jovens Espíritas Semeadores da Paz do Núcleo Espírita Obreiros da Vida Eterna em Carapicuíba. Orador e músico tem levado a mensagem dos espíritos à diversas Casas Espíritas por todo o Brasil. Voluntário do Hospital Espírita Fabiano de Cristo em Caieiras cujo trabalho é voltado à retaguarda aos portadores de Câncer. Possui quatro títulos de Cds: “Kumbaya”, “Percepções”, “Sempre Bem” e “A Viagem” cujas rendas são revertidas à obras assistenciais. Atualmente é diretor da Incanttus Musicais que realiza eventos culturais, corporativos e cerimoniais de casamento com foco na música de qualidade.

 

 

 

http://www.usematao.com.br/novo/eacmatao/2013/images/andre_marouco_final.jpg

 

André Marouço

Jornalista, cineasta, radialista com mais de 20 anos de experiência, tendo passado pelas TVs Cultura, Globo e SBT. Formado em Marketing pela Universidade Paulista. Trabalhador do Centro Espírita Nosso Lar Casas André Luiz, orador e palestrante espírita. É o gerente geral da TV Mundo Maior e da Mundo Maior Filmes e sócio diretor da Mar Revolto Produções Artísticas e Culturais PRODUTOR EXECUTIVO 1) Projeto Mundo Maior de Cinema e da I Mostra Mundo Maior Filmes (projeto que possibilitou a 8 equipes formadas por jovens cineastas a produção de 8 curtas metragens); DIRETOR, PRODUTOR EXECUTIVO E ROTEIRISTA
1) Curta Metragem : "Mamãe, Café e Água" - 2009 - (Mundo Maior Filmes) – Médiametragem – CPB: 10011911 - Filmado no sertão da Paraíba.
2) Longa Metragem : O Filme dos Espíritos (Paris Filmes 2011 – Mundo Maior Filmes = 325 mil expectadores) – CPB: 11013975
3) Produtor, roteirista e diretor do longa metragem "Causa e Efeito" que está sendo produzido.

 

 

 

http://www.usematao.com.br/novo/eacmatao/2013/images/celia_xavier_final.jpg

 

Célia Xavier Camargo

Palestrante e autora espírita, com diversos livros e textos publicados, psicografados de vários espíritos e também de sua autoria para apoio às tarefas da evangelização infantil. Residente em ROLÂNDIA-PR.

 

 

 

http://www.usematao.com.br/novo/eacmatao/2013/images/cintia_vieira_final.jpg

 

Cintia Vieira Soares

Cíntia Vieira Soares é profissionalmente diretora da Escola Música e Bebê em Goiânia. Tem graduação em Música pela Universidade Federal de Goiás e é mestre em Educação pela mesma instituição. Atuante no Movimento Espírita Goiano desde muito jovem, sua dedicação sempre foi na área da evangelização da infância. Atualmente é Diretora Pedagógico Doutrinária do Lar Espírita Francisca de Lima, Evangelizadora da Infância no Posto de Auxílio Espírita e Coordenadora do Setor de Infância da Federação Espírita do Estado de Goiás. É reconhecida nacionalmente por seu livro de conteúdo exclusivo na área, Evangelizando Bebês, publicado pela Lefee.

 

 

 

http://www.usematao.com.br/novo/eacmatao/2013/images/claudio_marins_final.jpg

 

Cláudio Marins

Cláudio Miranda Marins reside em Belo Horizonte. Trabalhador da Fraternidade Espírita Rosa Branca. Colaborou com o Departamento de Infância e Juventude da União Espírita Mineira (UEM) de 1997 a 2008. Dirigiu o Departamento de Comunicação Social Espírita da UEM entre 2008 e 2011, quando se desligou da função em virtude de sua eleição para a presidência da Abrarte (Associação Brasileira de Artista Espíritas), entidade que participa do grupo de Entidade Especializada de Âmbito Nacional, na FEB.

 

 

 

http://www.usematao.com.br/novo/eacmatao/2013/images/grupo_danca_final.jpg

 

GEDE (Grupo Espírita de Dança Evolução)

Criado em 1995 no Instituto de Difusão Espírita em Araras/SP com a idéia de apresentar o tema Evolução através da dança e se utilizando apenas dos movimentos de seus corpos.

http://www.youtube.com/watch?v=i17zxGquuSM

 

 

 

http://www.usematao.com.br/novo/eacmatao/2013/images/gutember_paschoal_final.jpg

 

Gutemberg Paschoal da Silva

Trabalhador da Área de Comunicação Social Espírita do CEERJ, instituição que atuou como Diretor dessa área por seis anos. Participa do gruo de coordenação do trabalho de COMEERJ. É músico e professor de Língua Portuguesa e Redação, Pós-graduado em Psicopedagogia e História da Educação. Atua no Movimento Espírita como Expositor realizando palestras e seminários pelo Estado do Rio e outros a respeito de temas variados, tais como: O Centro Espírita, Música e Espiritismo, Relacionamentos Humanos, Allan Kardec e a Codificação - Levantamento Histórico, Comunicação Social Espírita, Modelos e Práticas de Liderança na Casa Espírita, Oratória Responsável, Doutrina Espírita - proposta de vida plena, Felicidade e Espiritismo etc.

 

 

 

http://www.usematao.com.br/novo/eacmatao/2013/images/lucy_dias_final.jpg

 

Lucy Dias Ramos

Renomada escritora com vários livros publicados por diferentes editoras. Articulista constante nas páginas das revistas Reformador e Revista Internacional de Espiritismo. Reside em Juiz de Fora-MG

 

 

 

http://www.usematao.com.br/novo/eacmatao/2013/images/therezinha_oliveira_final.jpg

 

Therezinha Oliveira

Escritora e palestrante conhecida nacional e internacionalmente. Autora de vários livros e vinculada ao respeitável Centro Espírita Allan Kardec, de Campinas-SP, onde reside.


(Informações recebidas em email de Sandra Fiore [[email protected]])

 

 

 

Palestra com Nilton de Oliveira no C.E. Capitão Vendramini

Três Corações,  MG

 

(Informações recebidas em email de Centro Espírita Capitão Vendramini [[email protected]])

 

 

 

Palestra “Jesus e Atualidade”  com Arnaldo Camargo

Itatiba, SP

 

 

(Informação recebida em email de João Batista Moreira [[email protected]])

 

 

 

 

2º. Festival do Livro Espírita

Espírito Santo do Pinhal, SP

 

GRUPO DA FRATERNIDADE ESPÍRITA “IRMÃO FLÁCUS”

Rua Rafael Oricchio Neto, n. 890 - Espírito Santo do Pinhal – SP

-  IIº. FESTIVAL DO LIVRO ESPÍRITA -

 

A) – INTRODUÇÃO:

1. JUSTIFICATIVA

“O Espiritismo, bem entendido e bem compreendido, tornar-se-á, ..., a grande alavanca da transformação da Humanidade.” (Allan Kardec, Obras Póstumas).

            “A maior caridade que praticamos em relação à Doutrina Espírita é a sua própria divulgação.” (Emmanuel /Chico Xavier).

            Além do exposto, pelas publicações da mídia, as idéias espíritas de maneira geral vêm ganhando aceitação de um grande público que carece ser orientado e esclarecido para entender e compreender melhor o Espiritismo.

            Levado a efeito com sucesso o 1º. Festival do Livro Espírita no ano de 2012.

            Assim, nada mais coerente a realização do II º. Festival do Livro Espírita, a fim de atender a todos espíritas, simpatizantes e interessados em geral desta localidade e cidades circunvizinhas.

2.OBJETIVO GERAL

Divulgação da Doutrina Espírita, contemplando os seus fundamentos filosóficos, científicos e religiosos, compatível com o supremo objetivo do homem na Terra que é a sua própria renovação.

3.OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Difundir a literatura espírita.

Apresentar autores, artistas e palestrantes.

Envolver e congregar trabalhadores e frequentadores das casas espíritas.

Oportunizar momento de reflexão e aprimoramento aos educadores espíritas na tarefa a que se propõem.

4.MISSÃO: Divulgar a Doutrina Espírita através da literatura e da arte.

5.VISÃO: O IIº. Festival do Livro Espírita propiciará a confraternização e o compartilhamento de idéias e ações, os quais fomentam a experiência e o aprendizado dentro do movimento espírita trazendo novos paradigmas.

6.VALORES: O trabalho com iniciativa, boa vontade, autonomia, alegria e interesse; relacionamento fraterno entre colaboradores, parceiros e público; inovação das formas de atuação; realização dos objetivos com bom senso e direção da doutrina espírita.

7.COMISSÕES

COM. ORGANIZADORA: Filogônio, Eliana (ADM) e Ary

Competência: coordenação geral

COM. DE SECRETARIA: Delci e Mariana.

Competências: correspondência, marketing, relatórios, avaliação.

COM. TÉCNICA:Marco, Reginaldo e Diego

Competências : som e luz, aparelhos e equipamentos, instalação elétrica e operação

COM. FINANCEIRA: Orlando e Alessandra Pasquini.

Competências: compra e venda, receita e despesa, pagar e receber, fechamento do caixa

COM. DE RELAÇÕES PÚBLICAS: Mary e Alessandra Benedetti (FRA)

Competências: contatos, convites, recepção, hospedagem, entrevistas, divulgação.

COM. LOGÍSTICA: Flávia e Ana Paula

Competências: manutenção, alimentação, decoração, limpeza.

COM. ESTUDO: João Sérgio e Benedito.

Competências: estudo, filme, seleção de vídeo, seminário, espaço-criança, orientações doutrinárias.

COM. DE TRANSPORTE: Fernando e Ismael.

Competências: transporte de material (móveis e livros) e pessoas (palestrantes)

8. EQUIPES DE TRABALHO:

As equipes de trabalho são constituídas por pessoas das Coordenações do GFE Irmão Flácus: Administração(ADM) – Educação Espírita (EDU) – Fraternidade Espírita(FRA) – Assistência Social Espírita(ASE) e  Mediunidade Espírita (MED) e por voluntários integrantes dos apoios abaixo relacionados.

 

B) – APRESENTAÇÃO:

 

1. TÍTULO DO PROJETO: “2º. FESTIVAL DO LIVRO ESPÍRITA”

2. TEMA: “Literatura e Educação Espírita na Atualidade”

3. DATA: 27 de julho e de 02 a 04 de agosto de 2013 das 8 às 22 horas

4. LOCAL :

            Grupo da Fraternidade Espírita Irmão Flácus

            Associação Espírita Vicente de Paulo

Associação Cultural Antonio Benedicto Machado Florence

Escola Estadual Cardeal Leme

Coreto da Praça da Independência

Theatro Avenida

5. APOIO :

- Casas Espíritas de Espírito Santo do Pinhal e Região

- USE - União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo

- Associação Cultural Antonio Benedicto Machado Florence

- Escola Estadual Cardeal Leme

- EBM - Editora e Distribuidora de Livros Espíritas Bezerra de Menezes

- Theatro Avenida

- Departamento de Cultura e Turismo

- Prefeitura Municipal de Espírito Santo do Pinhal - SP

6. DIVULGAÇÃO:

Casas Espíritas de Espírito Santo do Pinhal e Região

Imprensa escrita, falada e televisiva

Cartazes e faixas

Departamento de Cultura e Turismo - Prefeitura Municipal de Espírito Santo do Pinhal

Internet: Blog de Ismael Gobbo e Informativo Elo Fraterno Panorâmico de Décio Bressanin

7. PÚBLICO ALVO

Espíritas, simpatizantes e interessados em geral.

8. EVENTOS QUE COMPÕEM O FESTIVAL

·         PALESTRAS

·         FEIRA DO LIVRO

·         CURSO DE EDUCAÇÃO ESPÍRITA

·         ESPAÇO CRIANÇA

·         TEATRO

·         CINEMA

9.CRONOGRAMA:

Cada Comissão elaborar a previsão das providências.

10.CONTATOS

Filogônio de Assis Bezerra –ADM- (19) 3661 1312 / 9777 6569 – [email protected]

João Sergio Guilherme –EDU- (19) 3651 4504 / 9143 2894

Ary Oswaldo Leite da Silva –CLE- (19) 3651 1173 – [email protected]

 

TEATRO FLÁCUS

apresenta:

 

“CENAS DA VIDA ESPÍRITA”

 

Texto original de Allan Kardec

Adaptação e Direção de Ary Oswaldo

 Elenco do Teatro Flácus

 

Programação do 2º Festival do Livro Espírita

Dia 27 de julho de 2013

sábado, 20 horas

 

THEATRO AVENIDA

Avenida Oliveira Mota, 50 - Centro

Espírito Santo do Pinhal - SP

 

Duração - 60 minutos

Gênero: Drama

 

Lotação liberada: 461 lugares

Ingressos à venda

Casa Brando e Theatro Avenida

 

Não recomendável até 10 anos.

 

PROMOÇÃO:

GRUPO DA FRATERNIDADE ESPÍRITA IRMÃO FLÁCUS

Rua Rafael Oricchio Neto, n. 890 - Vila São Pedro

Espírito Santo do Pinhal – SP

 

“O Grupo da Fraternidade Espírita “Irmão Flácus”, fundado a 13 de outubro de 1957, é uma entidade religiosa, filantrópica, educacional e cultural” (Estatutos).

Mantém o Teatro Flácus com objetivos de valorizar elementos com pendor artístico, favorecer o surgimento de artistas e divulgar a arte cênica, desenvolvendo, regularmente, suas atividades desde 2007.

 

INFORMAÇÕES: Ary – (19) 3651- 1173

Theatro Avenida: Tagoe – (19) 3661 6446

 

TEATRO FLÁCUS

apresenta:

“CENAS DA VIDA ESPÍRITA”

 

SINOPSE 

 

 

O texto original buscado na “Revista Espírita” - Jornal de Estudos Psicológicos - Ano II - Maio de 1859 – nº. 5, no quadro Cenas Particulares da Vida do Espírito, na narração de Kardec consulta-se:

 

            “As numerosas conversas familiares registradas de além-túmulo, podem dar uma idéia da situação dos Espíritos, conforme o seu grau de adiantamento, mas aqui há um caráter especial de atividade, que nos faz conhecer ainda melhor o papel que representam entre nós. O tema do estudo, cujas peripécias vamos relatar, se nos ofereceu espontaneamente; apresenta interesse maior porque tem, como herói principal, não um desses Espíritos superiores que habitam mundos desconhecidos, mas um desses que, por sua própria natureza, ainda estão presos à Terra, um contemporâneo que nos deu provas manifestas de sua identidade.”

 

O AUTOR

 

 

Allan Kardec, entre outros feitos, foi o fundador da Revue Spirite, periódico mensal em 1º de janeiro de 1858, com recursos próprios e foi o diretor da revista, até seu falecimento em 31 de março de 1869.

Os números publicados durante esses 12 anos foram traduzidos para o português, e podem ser encontrados em três edições (Editora IDE - Instituto de Difusão Espírita, EDICEL - Editora Cultural Espírita e FEB - Federação Espírita Brasileira).

 

          As cinco obras fundamentais que versam sobre o Espiritismo, são: O Livro dos Espíritos (1857); O Livro dos Médiuns (1861); O Evangelho Segundo o Espiritismo (1864); O Céu e o Inferno (1865); A Gênese, (1868). Após o seu falecimento, viria à luz: Obras Póstumas (1890).

 

 

O DIRETOR

 

 

Ary Oswaldo à frente do Teatro Flácus, desde à sua criação pelo Grupo da Fraternidade em 2007, dirige espetáculos como:

“Duas Faces do Teatro”, Associação Espírita Vicente de Paulo em 2010.

“O Boi e O Burro no Caminho de Belém”, Theatro Avenida - 2010 e 2011.

“Cenas da Vida Espírita” e “O Castelo de Mulumi”, Theatro Avenida - 2011.

“Quero a Lua”, em 2011, apresentado no Mapa Cultural Paulista - fase municipal no Theatro Avenida - Espírito Santo do Pinhal e - fase regional no Centro de Convenções do Circuito das Águas -Serra Negra - SP.

“Anjos e Sonhos” no Theatro Avenida - Esp. Sto. do Pinhal e Clube Lex Luthor - Tambau- SP em 2012.

 

 

FICHA TÉCNICA:

 

 

TEXTO:

ADAPTAÇÃO E DIREÇÃO:

CONTRARREGRA:

CENÁRIO:

SOM, LUZ E IMAGEM:

CARACTERIZAÇÃO:

FIGURINO:

ACESSÓRIOS:

COSTURA:

GUARDA-ROUPA:

ARTE GRÁFICA:

ALLAN KARDEC

ARY OSWALDO

ALESSANDRA

RUBENS

MARCO ENNES

ANDREZA

ELIANA FAGUNDES

MARISA SATO

SONIA E MARTA

CIDA E ZEZA

IMPRESSÃO CERTA

 

 

----ooo0ooo----

 

“CENAS DA VIDA ESPÍRITA”

 

(Informações recebidas em email de

 

 

 

 

Programação de palestras com Deusa Samú

São Paulo, capital e região

 

Julho, 2013

 

marcador

14 de julho de 2013, 9h às 12h - palestra............

local: GEBEM - Rua Castelo Branco, 279 - Guarulhos - SP

tema: Doença ou saúde, envolvimento social da família

 

 

marcador

14 de julho de 2013, 19h - palestra.

local: CE Cairbar Schutel - Rua Antonieta Aguirre de Moraes Barros, 360 - Guarulhos - SP

tema: livre

 

 

marcador

17 de julho de 2013, 20h - palestra.

local: CE Fraternidade da Luz - Av Pl do Brasil, 100 - Arujá - SP

tema: livre

 

 

marcador

25 de julho de 2013, 20h - palestra.

local: CE Nascer - Rua Pedro Luis de Souza, 35 - Jd Brasília - São Paulo - SP

tema: Renovação

 

 

marcador

27 de julho de 2013, 8h30min e 13h30min - palestra.

local: CE Obreiros do Senhor - Av Rudge Ramos, SBC - SP

tema:A dupla responsabilidade de ser pai e mãe ao mesmo tempo

 

 

marcador

27 de julho de 2013, 18h - palestra.

local: Rua Castro Alves, 165 - Diadema - SP

tema: Renovação

 

 

marcador

28 de julho de 2013, 17h - palestra.

local: CECAP - Rua Jequirituba, 637 - Cidade Dutra - SP

tema: livre

 

 

Deusa M. Samú

Psicologa Clinica Hospitalar

CRP: 06/78526

site: www.deusasamu.com

e-mail: [email protected][email protected]

Telefone: 11 - 997062706

 

(Informação recebida em email de Deusa Samú)

 

 

 

 

30ª. Semana Espírita de

Governador Valadares, MG

 

 

(Informação recebida em email de Wellerson Santos)

 

 

 

 

Seminário com Wellerson Santos

“Mediunidade com Jesus e Kardec”. Belo Horizonte, MG

 

 

(Informação recebida em email de Wellerson Santos [[email protected]])

 

 

 

Palestra com Izaías Claro vai abordar a Depressão

Franca, SP

 

Imagem inline 1

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; USE Intermunicipal de Franca [[email protected]])

 

 

 

 

3ª. Semana Espírita de

Pirapora, MG  

 

(Informação recebida em email de Wellerson Santos)

 

 

 

 

Seminário com Pedro Camilo vai abordar a Mediunidade

C.E. Discípulos de Jesus. Penápolis, SP

 

(Informação recebida em email de Maria José de Almeida)

 

 

 

Grupo Chaves de Luz no FEMEU

Uberaba, MG

 

 

Olá queridos amigos

 

O Grupo Chaves da Luz venceu a primeira etapa do FEMEU 2013- Festival da Música Espírita de Uberaba.

  

A música Lágrimas do Céu, do segundo CD lançado pelo grupo foi escolhida entre as finalistas.

  

Agora precisamos da sua ajuda na votação, basta um click no link, preencher seu email e votar.

 

Contamos com o seu apoio 

 

http://www.jornalespiritadeuberaba.com.br/femeu/?menu=24&id=18

 

 abraços

Erika Silveira

(Informação recebida em email de erika_silveira [[email protected]])

 

 

 

 

Reflexões sobre a amizade

 

 

Wellington Balb

Bauru SP

“O homem sente as primícias da felicidade na Terra quando se encontra com almas que pode desfrutar uma união pura e santa”. Pensamento de Allan Kardec que está contido em O livro dos Espíritos na questão de n 980. O codificador está repleto de razão, se pararmos para uma observação em nossa vida constataremos que os momentos mais felizes de nossas existências foram ao lado dos amigos, sejam reais, virtuais que também são reais. Ninguém é feliz sozinho.

Temos a necessidade de compartilhar nossas alegrias, conquistas, derrotas, vitórias e, claro, fazemos isso com os amigos. Como diz o povo: Quem tem amigo não morre pagão!

E mais uma vez Kardec captou com maestria essa necessidade humana. Mas diante do número estrondoso de gente decepcionada com a outra, de gente que fala assim: “Ah, ele não era aquilo que esperava! Ou: Puxa, não sabia que você era desta forma! Ou ainda: Era um lobo que estava em pelo de cordeiro!” - Decidi fazer minha reflexão sobre a amizade, os amigos e o que podemos esperar deles. Sim, claro, porque é fundamental para uma relação saudável sabermos o que esperar dos amigos. Não posso, ou melhor, não devo considerar que os amigos podem tudo e estarão conosco para sempre. Esta ideia é que causa a decepção em relação aos outros e nos faz ficar muitas vezes sozinhos, sem ter com quem conversar, compartilhar, dividir.

Primeiro e óbvio passo é compreender que nossos amigos estão na Terra, planeta de provas e expiações. Esse conhecimento por si só elimina a ideia de que são santos, anjos e não cometerão erros. Conscientes disso já podemos entender que nossos amigos em algum momento não corresponderão às nossas expectativas, mas ainda assim serão nossos amigos. Essa concepção vai livrar-nos da desilusão e de perdermos uma boa amizade.

Depois é fundamental entendermos que estamos todos, nós e nossos amigos, evoluindo juntos, crescendo, aprendendo, progredindo, portanto, menos carga no ombro deles, mais leveza nas relações.

Por isso considero muito importante nossa reflexão sobre a amizade e os amigos até para não sermos injustos com eles. E, repito para que possamos entender: Muitas vezes colocamos uma carga pesada demais nos ombros dos amigos e eles, claro, são seres humanos, falham e o resultado é aquela velha decepção com as pessoas ... Lá se vai uma boa amizade embora...

Compreendamos: Até há amigos para todas as horas, todos os momentos, mas são raros os casos, muito raros.  Penso que ainda temos uma visão muito romântica das coisas, mais ou menos assim: Esse cara não erra, é amigo pra toda hora e, portanto, viveremos  felizes para sempre...e por ai vai...

Mas não é bem assim.

Há amigos, por exemplo, que compartilham apenas as horas de alegria, outros gostam de estar na tristeza ao nosso lado... Outros são amigos que nos socorrem em dificuldades financeiras, outros não servem pra isso, mas nos dão suporte emocional... Outros são bem prestativos, mas não gostam muito de prosa, de sair, enfim...

O que quero dizer com essa conversa sobre amizade? Quero dizer que nas amizades devemos ser um pouco mais racionais e menos emocionais até para não perdermos um grande e verdadeiro amigo, mas que tem suas limitações e não estará conosco em todas as horas... Porém, nem por isso deixa de ser um bom amigo, que podemos passar horas, dias e momentos de muita felicidade ao seu lado... Menos peso nos outros, mais alegria e compreensão nas relações e desfrutaremos, como diz Kardec, de um pouco de felicidade aqui na Terra, ainda como encarnados e ao lado dos amigos.

 

Praça Aureliano de Gusmão, Ribeirão Preto, SP

Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP