Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, quarta-feira, 17 de julho de 2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JULHO/17-07-2013.htm

 

 

 

Abaixo os links dos 5 últimos emails de Noticias enviados

 

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

 

16-07-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JULHO/16-07-2013.htm

15-07-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JULHO/15-07-2013.htm

13-07-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JULHO/13-07-2013.htm  

12-07-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JULHO/12-07-2013.htm

11-07-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JULHO/11-07-2013.htm  

 

 

 

 

Por causa do Reino de Deus

 

Richard Simonetti

[email protected]

 

Diz Jesus (Mateus, 19:12): Há eunucos, que nasceram assim; outros foram feitos eunucos pelos homens; e outros há que se fizeram eunucos por causa do reino dos Céus. Quem puder aceitar isso, aceite-o.

          Eunuco, como sabe o prezado leitor, é o indivíduo impotente, cujas glândulas sexuais estão atrofiadas ou foram extraídas.

Jesus reporta-se a três tipos de eunucos:

Primeiro: Os que nasceram assim.

Em virtude de deficiência fisiológica congênita, estão impedidos de uma vida sexual normal.

          Certamente, guardam embaraçosa dúvida:

          – Por quê?

          Outra, decididamente perturbadora:

– Por que comigo?

          Se aceitamos a existência de Deus e concebemos que é absolutamente justo, será impossível responder a essas indagações sem admitir a reencarnação.

O eunuco congênito está em resgate cármico. Paga por deslizes de pretéritas existências. O libertino, empolgado com aventuras nos domínios do sexo, que elegeu a irresponsabilidade por padrão de conduta, candidata-se a renascer com problemas dessa natureza.

A impossibilidade de dar vazão aos seus impulsos o ajudará a refrear suas tendências, ao mesmo tempo em que o situará em conflitos íntimos que atuarão por tormentas reparadoras em seu Espírito.

          Segundo: Os eunucos feitos pelos homens.

          No passado, potentados orientais tinham em seus palácios uma dependência especial, o harém, onde desfrutavam de mulheres selecionadas dentre as mais belas. Para protegê-las e ao mesmo tempo evitar que fugissem, eram montados fortes esquemas de segurança.

Havia um problema: como impedir que os próprios guardas molestassem ou seduzissem as mulheres? Solução simples: eram castrados, tornando-se impotentes.

          Nesse segundo grupo podemos situar outro tipo de eunuco, envolvendo as ordens religiosas que impõem a castidade. É o que situaríamos por castração moral, também geradora de conflitos, porquanto o indivíduo pode ter aptidão para a vida religiosa, sem vocação para a castidade e o celibato.

          Frequentemente, gera problemas. Passada a fase heroica, de empenho por seguir tão rígida imposição, quando cessa a luta íntima por forçar um comportamento para a qual não está preparado, o religioso poderá cair na hipocrisia, simulando castidade, ou desistir de seus votos e ir cuidar da vida.

Celibato e castidade não encontram respaldo nas tradições cristãs. Discípulos de Jesus, que pontificaram no movimento inicial, eram casados, tinham vida sexual, cuidavam da prole, a começar pelo próprio Simão Pedro, que a ortodoxia religiosa situa como o primeiro papa.

Na primitiva igreja, sacerdotes, bispos e diáconos, bem como os demais membros engajados na sustentação do serviço, constituíam família, sem nenhum inconveniente. Ao contrário, era até desejável, colocando-os a salvo das tentações. Outra vantagem: o relacionamento conjugal lhes dava a experiência necessária para cuidar de problemas familiares dos fiéis. 

Terceiro: os que se fizeram eunucos por causa do Reino dos Céus.

Espíritos superiores, participando de sagradas tarefas no Bem, fazem-se castos para produzir mais e melhor. Na energia sexual manifesta-se o impulso criador, estimulado pela procura de prazer que, segundo Freud, é o móvel de nossas ações. O homem comum realiza-se, canalizando-a para os domínios das sensações, no arrebatamento da comunhão física que gera filhos.

O homem superior realiza-se canalizando a energia sexual para gloriosas realizações nos domínios da arte, da ciência, da religião, da filosofia…

Temos em Francisco Cândido Xavier um exemplo típico. Lembro-me de que, certa feita, numa entrevista, revelou que jamais experimentou um orgasmo. Mas certamente terá experimentado incontáveis êxtases, o prazer do Espírito superior que sublimou o impulso criador.

.         Liberando-se das imposições do sexo carnal, fez-se agente do Céu a fecundar a Humanidade para as realizações supremas da Virtude e do Bem.

                                                         ***

          Na adolescência, quando o Espírito desperta para a experiência terrestre, em plenitude de energias, o impulso sexual, como elemento de perpetuação da espécie, tende a manifestar-se fortemente, estimulando a comunhão carnal.

          Com o avançar do tempo, arrefece o ardor físico, mas não cessa o impulso criador do sexo. É quando somos convidados a sublimar a energia sexual, em favor das realizações mais nobres.

          O idoso gera sérios problemas para si mesmo quando não atende à sabia orientação da Natureza e pretende sustentar a virilidade da juventude, apelando para os estímulos das aventuras extraconjugais e do sexo promíscuo, comprometendo-se em desvios que lhe imporão amargas retificações.

          Acabará por descobrir que há muito mais prazer e uma satisfação muito mais duradoura na comunhão de ideais, envolvendo pessoas que se decidem a nobres realizações no campo do Bem e da Verdade do que na empolgação de fugaz comunhão carnal.

          É a partir dessa constatação que começam a surgir os eunucos por causa do Reino dos Céus, em gloriosa jornada da animalidade para a angelitude.

 

File:Rembrandt 169.jpg

O batismo do eunuco etíope  pelo apóstolo Filipe. Pintura de Rembrandt

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Rembrandt_169.jpg

Veja em  “Atos dos Apóstolos”, Cap. VIIII, 26 a 40

 

 

 

Conferência com Divaldo Pereira Franco

Araçatuba, SP

 

TRANSMISSÃO AO VIVO PELA REDE AMIGO ESPÍRITA

 

 

 

Araçatuba,  SP. Vista no sentido das   praças Getúlio Vargas e João Pessoa.  Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Registro. Seminário sobre Unificação

Fortaleza, CE

 

A Federação Espírita do Estado do Ceará, em sua sede, em Fortaleza, recebeu a visita nos dias 12 e 13 de julho, de Antônio Cesar Perri de Carvalho e Marcos Bragatto, respectivamente, presidente da FEB e integrante da equipe da secretaria geral do CFN da FEB. No dia 12 houve reunião com a diretoria da FEEC e no sábado o seminário sobre união e unificação, contando com a presença de dirigentes de instituições e órgãos de unificação da capital e do interior. Os eventos foram coordenados pelo presidente da FEEC Luciano Klein. Informações: [email protected]; www.febnet.org.br

 

FEEC-Seminário-Pres.FEB com dirigentes locais

FEEC-Seminário - Apres. Marcos Bragatto

FEEC-Seminário Unificação-Dirigentes do Estado

 

 

 

Jornada de palestras com Anete Guimarães

Bauru e Agudos, SP

Nos próximos dias 27 e 28, sábado e domingo, Bauru recebe a palestrante e expositora espírita  ANETE GUIMARÃES (RIO DE JANEIRO).

Imagem inline 1

Anete Guimarães é formada em medicina, filosofia e cursa atualmente psicologia.

 É membro de vários  Institutos de Pesquisa e Fenômenos Paranormais.

Já efetuou palestras na Alemanha, África do Sul, Bélgica, Dubai,  França, Inglaterra, Holanda, Japão, Nova Zelândia e Portugal.

 É Presidente  do Centro Espírita Caminho da Esperança no Rio de Janeiro.

 PROGRAMAÇÃO:

  • Dia 27/7/13 – Sábado – 14:00h 

Seminário com o tema: “Mediunidade – Mitos e Verdades”  

Centro Espírita Chico Xavier -  Rua Inconfidência, 1-8 – Bauru

Inscrições pelo telefone 3237-0770, colaboração  R$5,00 que poderá ser paga no início do evento.

 

  • Dia 27/7/13 - Sábado -  20:00h

 Palestra com o tema: "A Mecânica da Reencarnação"

 Sociedade Espírita André Luiz - Rua Prefeito Antonio Condi, 1.287  - Agudos/SP

 

  •  Dia 28/7/13 – Domingo - 09:00h

 Palestra com o tema:  "Educar Para Transformar"

 Centro Espírita Amor e Caridade -  Rua 7 de Setembro, 8-30 – Bauru

 

  • Dia 28/7/13 – Domingo - 14:30h  

 Seminário com o tema: “Neuroplasticidade Auto Dirigida - Você Pode Mudar."

 Centro Espírita Amor e Caridade - Rua 7 de Setembro, 8-30 – Bauru

Colaboração: 1 litro de leite longa vida.

 

  • Dia 28/713 – domingo - 20:00h

 Palestra com o tema:  "Os Efeitos das Emoções Em Sua Vida"

Centro Espírita A Serviço do Mestre - Alameda Três Lagoas, 4-28 - Vila Dutra – Bauru. 

Para quem ainda não conhece o trabalho da Dra. Anete, veja esta palestra, VALE A PENA!!!

http://www.youtube.com/watch?v=N1Yy7pjvIg8

 

Fátima Antunes - Bauru/SP

www.movimentoespiritabauru.blogspot.com.br

www.facebook.com/Bauru.MovimentoEspirita

www.estudosistematizado-doutrinaespirita.blogspot.com.br

 

(Informação recebida em email de Fátima Antunes)

 

 

 

Palestra no SEOB com Eurídice Pereira Novo

São Carlos, SP

 

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

 

Registro.: "Seminário Jesus, a porta. Kardec, a chave."

 Porto Alegre, RS

 

 

A equipe do Núcleo de Estudo e Pesquisa do Evangelho da FEB (NEPE), a convite da FERGS, desenvolveu em Porto Alegre, no dia 14 de julho um Seminário, nas dependências do Centro Espírita Bezerra de Menezes. Havia cerca de 400 inscritos, com pessoas das várias regiões do Estado e dirigentes das Federativas Estaduais de Santa Catarina e Paraná. No programa, houve temas sobre: Estrutura e funcionamento do NEPE - Flávio Rey de Carvalho; Diretrizes gerais para realizar estudo/pesquisas sobre o Evangelho. Exemplos de tipos de estudos/pesquisas que podem ser realizadas pelo Movimento Espírita (Federativas, Centros Espíritas etc.) - Haroldo Dutra Dias; Metodologia para o estudo interpretativo do Evangelho - Wagner Gomes da Paixão; Experiência da FEB no Estudo Interpretativo do Evangelho - Célia Maria Rey de Carvalho; Canais de comunicação e eventos do NEPE com o Movimento Espírita Nacional e Internacional e as pessoas de maneira geral - Simão Pedro de Lima; Oficina de Trabalho: Estudo interpretativo de uma passagem do Evangelho; em grupos; Mesa Redonda com os integrantes do Seminário para esclarecimento de dúvidas. Nestas duas atividades também atuaram Afonso Chagas e Ricardo Mesquita. Informações: [email protected]; [email protected]; www.febnet.org.br

FERGS-NEPE-Mesa Abertura-Expositores,Dirig.FERGS,FEC,FEP

FERGS-NEPE-Apresentações de Haroldo Dutra Dias e Célia Maria Rey de Carvalho

FERGS-NEPE-Apresentações de Flávio Rey de Carvalho e Simão Pedro

FERGS-NEPE-Apresentação Wagner Gomes  da Paixão e público

 

 

 

Palestras públicas no NEOVE- 

Núcleo Espírita Obreiros da Vida Eterna. Carapicuíba, SP

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

Palestra com Nilva dos Reis Verri

Penápolis, SP

 

CONVITE de PALESTRA

Centro Espirita Francisco de Assis - Avanhandava

Rua Tibiriçá nº 522

Convida a todos

Para assistirem a palestra que será realizada nesta quarta-feira dia 17/07/2013

às 20,00 horas com

NILVA  DOS  REIS  VERRI

PENÁPOLIS

Tema:

"  AS  DUAS  MORTES   "

 

(Informação recebida em emails de Luiz Antonio da Silva e  de João Marchesi Neto)

 

 

Palestra com Leonardo Moura Freitas no C.E. União Fraternal Raul Cury. Poços de Caldas, MG

 

 

(Informação recebida em email de Domingos B.Rodrigues [[email protected]])

 

 

 

12º. Encontro Cultural Espírita

Cotia, SP

 

e Newsletter

.

1

 

 

Você sabe o que vai fazer domingo que vem, dia 21/07? NÃO?
Acabou de saber agora... Estamos te esperando no 12o Encontro CUltural Espírita, que irá acontecer em Itapevi/SP.
Traga toda a família, teremos no local monitores para animarem e divertirem seus filhos para que você possa assistir à todas as apresentações! No cartaz você encontra todas as informações que precisa como endereço e horário.

Te esperamos lá!
cartaz-ece-2013

 

 

1

.

Powered By Joobi

 

 

 

Programação do Grupo Espírita Bezerra de Menezes

Itaperuna, RJ

 

(Informação recebida em email de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

 

Palestra no Grupo Espírita Humberto de Campos com

Wanderley A.Alves. Rio de Janeiro,  RJ

 

CONVITE PARA PALESTRA:

DIA:

17/07/2013 ÁS 20 HORAS

LOCAL:

GRUPO ESPÍRITA HUMBERTO DE CAMPOS

(RUA LICÍNIO BARCELOS, 168 – IRAJÁ/RJ)

TEMA:

“ACONTECEU NA CASA ESPÍRITA”

EXPOSITOR:

WANDERLEY A. ALVES

(Informação recebida em email de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

 

Palestra com lançamento de livro no G.E. João Batista

Rio de Janeiro, RJ

 

(Informação recebida em email de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

 

Palestra no G.E. Bezerra de Menezes com Silvana Azevedo Lima

Itaperuna, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

IV Semana Anália Franco

Guarulhos, SP

 

 

(Informação recebida em email de Rosangela Pires)

 

 

1ª. Feijoada Beneficente do C.E. Caminho, Verdade e Vida

Poços de Caldas, MG

 

IMPERDÍVEL!!!

 

DELICIOSA FEIJOADA 'BENEFICENTE' 

DO C.E.CAMINHO, VERDADE E VIDA (C.V.V.)

RUA CARLOS MARAN, 70 

JARDIM COUNTRY CLUB 

POÇOS DE CALDAS - MG

 

PREÇO: R$10,00

RETIRAR NO LOCAL DAS 10:30 ÀS 15:00 

MAIORES INFORMAÇÕES PELOS FONES: 

3714-8405 E 8843-8939

 

 

O C.E.CAMINHO, VERDADE E VIDA (C.V.V.)

AGRADECE A PARTICIPAÇÃO E DIVULGAÇÃO!                                                                                   

 

(Informação recebida em email de Domingos B.Rodrigues [[email protected]])

 

 

 

Informação do Sei- Serviço Espírita de Informações

Rio de Janeiro, RJ

 

Acesse aqui:

http://boletimsei.blogspot.com.br/2013/07/chico-xavier-sobre-vinda-do-papa-ao.html

Pão de Açúcar e Morro da Urca vistos da Praia de Botafogo. Rio de Janeiro, RJ

Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Vídeo da palestra de Geraldo Lemos Neto “Emmanuel's Novels & Reincarnation”. Virginia, EUA  

 

Acesse aqui:

http://www.tvcei.com/portal/geraldo-lemos-neto/emmanuels-novels-reincarnation-video_156056b5b.html

 

PALESTRA EM INGLÊS

 

 

 

 

Edição no. 90 da Resenha Espírita On line


http://pt.scribd.com/doc/153877034/Resenha-Espirita-on-line-90

http://www.slideshare.net/MRS/resenha-esprita-on-line-90

 

 

 

Página de fé

 

Emmanuel e C. Xavier.

Livro: Companheiro

 

Ouve, amigo!...

- quem quer que sejas;

- onde estiveres e com quem estiveres;

- tenhas sofrido graves equívocos ou cometido muitos erros;

- estejas sob fadiga após haver carregado pesadas tribulações;

- suportes essa ou aquela enfermidade;

- permaneças no cerco de rudes aflições;

- vivas em abandono por parte daqueles a quem mais ames;

- hajas experimentado desilusões ou agravos que jamais aguardastes;

- caminhes no cipoal de tremendas dificuldades;

- anseies por afeições que nunca tiveste;

- suspires por ideais cuja realização te pareça remota;

- lastimes prejuízos com os quais não contavas;

- trabalhes sob injúrias e perseguições que te envenenam as horas;

- sirvas sob incompreensões ou pedradas;

ou chores a perda de entes queridos, ante a visitação da morte.

Sejam quais forem os impedimentos ou provações que te assinalem a vida, asserena o espírito na fé viva e permanece na tarefa que te foi reservada, porquanto, sempre que estejamos guardando paciência e confiança, em nossos obstáculos, trabalhando e servindo na prestação de auxílio para liquidar fraternalmente os problemas dos outros, Deus em regime de urgência liquidará também os nossos.

 

(Texto recebido em email do divulgador Braz José Marques, de Conceição das Alagoas, MG)

Turista orando com a mão postada sobre o busto de Allan Kardec

Cemitério Père Lachaise, Paris, França. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP