Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, sexta-feira, 12 de julho de 2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

                                            http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/             www.abrade.com.br

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JULHO/12-07-2013.htm

 

 

 

Abaixo os links dos 5 últimos emails de Noticias enviados

 

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

11-07-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JULHO/11-07-2013.htm  

10-07-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JULHO/10-07-2013.htm

09-07-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JULHO/09-07-2013.htm     

08-07-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JULHO/08-07-2013.htm

06-07-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JULHO/06-07-2013.htm

 

 

 

 

Injustiças Sociais

 

Divaldo Pereira Franco

Texto da Coluna Quinzenal de Divaldo Franco - Jornal A Tarde – Salvador/BA - 08/07/2013

 

Diante do sofrimento das massas humanas, nos mais diferentes sistemas governamentais pelo mundo, destaca-se a injustiça social que responde pela miséria de diversas expressões que se expande terrivelmente...

As promessas antes das eleições nos governos democráticos fascinam as multidões, especialmente aquelas que são menos aquinhoadas pelo conhecimento, que se rebolcam nos guetos em que se encontram ou nas ruas apinhadas, mas logo passa o período das eleições e são arquivadas. Homens e mulheres que se apresentavam com posturas confiáveis e com discurso lúcido, chegando ao poder permitem-se corromper pelos vícios existentes e esquecem-se do povo que os elegeu.

Invariavelmente preocupam-se com os programas dos partidos aos quais pertencem, com os grupos a que se vincularam e repartem entre eles as fatias saborosas do poder, preservando tudo aquilo quanto combatiam com vigor.

...E a miséria prossegue em liberdade ameaçando ou aniquilando as esperanças de melhores dias.

No Império Romano, por exemplo, a grande preocupação de alguns poderosos era distrair os desocupados, entenda-se: os sem teto, os sem trabalho, os sem direitos de cidadania com o panem et circenses, com o que os divertia, a fim de que esquecessem o abandono a que eram relegados, dando lugar a espetáculos de hediondez que ficaram célebres na memória da História...

Infelizmente, ainda hoje o expediente nefando é utilizado por alguns governos insensíveis que oferecem circo e nem sequer ofertam pão...

O clamor da miséria, no entanto, é muito poderoso, e foi esse estado que se responsabilizou pela Revolução Francesa de 1789 e inúmeras outras, culminando, na atualidade, com a denominada Primavera Árabe, que vem tentando retirar do poder verdadeiros sicários dos seus países.

As injustiças sociais não são resolvidas com migalhas, com soluções apressadas em decorrência do medo, quando passam de vítimas a ameaçadoras, mas através de leis nobres e bem aplicadas.

      Divaldo Pereira Franco

 

(Texto recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

Coliseu, ou Anfiteatro Flávio. Roma, Itália. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 Palestra no Centro Espírita Discipulos de Jesus com Neide Guerra

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Jorge Rezala)

 

 

 

Conferência com Divaldo Pereira Franco

Araçatuba, SP

 

 

(Informação recebida em email de Sirlei Nogueira)

 

 

 

Confraternização em conjunto: XXV CONRESPU e 32ª. CONEAN

Guararapes, SP

 

No dia 14 de julho, domingo, na E.E. João Arruda Brasil (Rua Santo Antônio, 510, no centro de Guararapes) teremos a realização da XXV CONRESPU - Confraternização Regional Espírita de Urubupungá, que neste ano será realizada em conjunto com a 32a. CONEAN, tradicional confraternização espírita promovida pela USE Regional Araçatuba. 

 

Estou enviando o cartaz do evento e a programação do mesmo em dois arquivos, um contendo o cronograma e outro com os tópicos que serão abordados.  

 

Haverá o   SEMINÁRIO INTEGRADO AÇÕES DE ACOLHIMENTO, CONSOLO, ESCLARECIMENTO E ORIENTAÇÃO NO CENTRO ESPÍRITA”,  elaborado pela Federação Espírita Brasileira (FEB) , que será ministrado pelo José Luiz Dias, Secretário Geral do Conselho Federativo Nacional da FEB, de Brasília, Luciano Montalli, Diretor da Federação Espírita de Mato Grosso do Sul, de Campo Grande, e Neli del Nery, Ex-Vice-Presidente da USE Estadual, Presidente da USE Regional Bauru. A palestra de encerramento "A Psicologia da Fé e do Amor" será proferida por Paulo Sergio Perri de Carvalho, Presidente da instituição Nosso Lar, de Araçatuba. Haverá ainda números artísticos na abertura com Larissa Paggioli de Carvalho, pianista, e João Paulo Machado, violinista, ambos doutorandos da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos. No período da tarde será a vez do excelente Coral Espírita Harmonia, de Biriguí. 

 

A taxa de inscrição até o dia 10 de julho é de R$10,00, e após esta data R$15,00. 

 

PRECISAMOS FAZER UM GRANDE ESFORÇO NESTAS 2 PRÓXIMAS SEMANAS PARA DIVULGARMOS INTENSAMENTE A  CONEAN-CONRESPU. Peço especialmente ao José Roberto da USE Intermunicipal de Andradina, ao Paulo César da URE Três Lagoas, a D. Ana-Arlete, da USE Intermunicipal Pereira Barreto, ao Raul-Aristeu da USE Intermunicipal Ilha Solteira, aos dirigentes das casas espíritas e aos expositores da USE, que participem ativamente nos ajudando nesta tarefa. 

 

Solicito também aos presidentes das USEs Intermunicipais e da URE o obséquio de recolherem  as inscrições em sua área de atuação e nos informarem o número de inscritos até a manhã do dia 11. 

 

Conforme mencionado, o seminário foi elaborado pela FEB e está sintonizado com o Plano 2013-2017 para o Movimento Espírita Brasileiro. Os assuntos abordados são de extrema relevância para a dinamização e aperfeiçoamento das atividades que são desenvolvidas nas casas espíritas de nossa região. Esperamos que casa espírita integrada à USE Regional Ilha Solteira participe com pelo menos 10 trabalhadores. Se isto ocorrer, com certeza, todas as casas e trabalhadores espíritas de nossa região muito se beneficiarão. 

 

Vamos relembrar o que está escrito no Evangelho Segundo o Espiritismo, Capítulo XX, ítem 4: Ó verdadeiros adeptos do Espiritismo! ... sois os escolhidos de Deus!  Ide e pregai a palavra divina. É chegada a hora em que deveis sacrificar à sua propagação os vossos hábitos, os vossos trabalhos, as vossas ocupações fúteis. Ide e pregai. Convosco estão os Espíritos elevados. ...Arme-se a vossa falange de decisão e coragem! Mãos à obra! o arado está pronto; a terra espera; arai!  ... Ide e agradecei a Deus a gloriosa tarefa que Ele vos confiou; ...

Agradeço a atenção e a ajuda. Vamos unir nossos esforços nesta importante tarefa que nos foi confiada!

Abraço fraterno. Muita paz!

Cido

 

 

CONEAN – XXV CONRESPU

Seminário Integrado “Ações de Acolhimento, Consolo, Esclarecimento e Orientação no Centro Espírita”

Palestra: “A Psicologia da Fé e do Amor”

PROGRAMA

07:30 -  Recepção

08:30 -  Abertura e Harmonização Musical: Larissa: Piano e João Paulo: Violino

09:00 -  Seminário: 1ª. Parte - Equipe da FEB

10:20 -  Intervalo para café

10:40 -  Seminário: 2ª. Parte - Equipe da FEB

12:00 - Almoço

13:20 -  Seminário: 3ª. Parte – Equipe da FEB

14:40 - Intervalo para café

15:00 -  Harmonização Musical: Coral Harmonia

15:20 - Palestra “A Psicologia da Fé e do Amor” com Paulo Sergio Perri de Carvalho

16:30 - Encerramento

 

 

SEMINÁRIO INTEGRADO AÇÕES DE ACOLHIMENTO, CONSOLO, ESCLARECIMENTO E ORIENTAÇÃO NO CENTRO ESPÍRITA”

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA

USE Regional Araçatuba – USE Regional Ilha Solteira 

 

Programa:

a)      Apresentação do Programa do Seminário

b)      Missão do Espiritismo e tarefa dos espíritas

c)      Finalidades e atividades dos Centros Espíritas

d)      Conceitos de: acolher, consolar, esclarecer e orientar, ação integrada

e)      As potências da alma: vontade, sentimento e pensamento. Conscientização da necessidade de seu aprimoramento para evolução do Espírito

f)        Estudo de casos/desafios (análise de forma integrada, dividindo-se em grupos

      g)      Apresentações das conclusões dos grupos sobre os estudos de casos e comentários pelos expositores

     h)       Comentários finais.

 

EXPOSITORES:

- José Luiz Dias - FEB

- Luciano Montalli - FEMS

- Neli Del Nery – USE

(Informação recebida em email de Aparecido A. Carvalho, Presidente da USE Regional de Ilha Solteira)

 

 

 

 V Seminário da AME- ABC

São Bernardo do Campo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

 Luiz Gonzaga Pinheiro e Andrea Bien

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

Programação da 74ª. Semana Espírita Macaense

Macaé, RJ  

(Informação recebida em email de Rene Adolfo Magalhaes Gomes [[email protected]])

 

 

 

 Fase de votação do  XII FEMEU

Uberaba, MG

ABERTA A VOTAÇÃO DO XII FEMEU

            A votação das músicas do XII FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba está aberta desde o dia 8 de julho e vai até o dia 11 de agosto.

            Se inscreveram 34 músicas sendo que uma foi desclassificada, restando 33 músicas. Destas 33 músicas classificadas na primeira fase, 30 enviaram as musicas e fotos para a votação popular no site do FEMEU.

            Estão na disputa, as 30 músicas, sendo elas:

 

NOME DA MÚSICA

CIDADE

ESTADO

A PASSAGEM

UBERABA

MG

ASCENSÃO

MACEIÓ

AL

AVE CRISTO, CONSUMMATUM EST!

UBERABA

MG

CAMINHEIROS DO UNIVERSO

JUNDIAÍ

SP

CANTO À VIDA

BETIM

MG

CARIDADE

TAQUATINGUA

DF

CONDUTA ESPÍRITA

ÁGUAS CLARAS

DF

ESCOLHA

FRANCA

SP

ETERNIDADE

BELO HORIZONTE

MG

ETERNO APRENDIZ

SANTA LUZIA

MG

FILHO DE SACRAMENTO

SÃO PAULO

SP

LÁGRIMAS DO CÉU

SÃO PAULO

SP

LUCIDEZ

FRANCA

SP

MEU LEMA

CAMPO GRANDE

MS

O ESCOLHIDO

MOGI DAS CRUZES

SP

ONDAS MAGNÉTICAS

CAMPINAS

SP

ONDE SÓ HÁ LUZ

UBERABA

MG

PELAS PORTAS DO CORAÇÃO

VARGEM GRANDE PAULISTA

SP

PERDOA PAI

UBERABA

MG

PERSEVERANÇA

RIO DAS OSTRAS

RJ

PERTINHO LÁ DO CÉU

SETE LAGOAS

MG

RAIOS DE AMOR

SETE LAGOAS

MG

REENCARNAÇÃO

SÃO PAULO

SP

RESGATE

UBERABA

MG

ROSA MÍSTICA DE NAZARÉ

GOIÂNIA

GO

SALVE A GLORIA DO DIVINO PAI

UBERABA

MG

SAULO E JEZIEL

SETE LAGOAS

MG

SEMPRE VIVER

VILA VELHA

ES

TRANSIÇÃO

UBERABA

MG

VOZES DO CÉU

SETE LAGOAS

MG

           

Qualquer cidadão de qualquer parte do mundo pode votar. Basta acessar o site www.jornalespiritadeuberaba.com.br/femeu no menu VOTAÇÃO, ouvir as músicas e votar.

            Podem escolher e votar em até 15 músicas.

OBSERVAÇÃO: Após o eleitor votar, o mesmo receberá uma mensagem informando que é necessário validar o voto que está em sua caixa de mensagens para que o mesmo seja computado.

            Participe deste importante evento em favor da arte espírita e da música espírita.

Ajude-nos a divulgar o site: www.jornalespiritadeuberaba.com.br/femeu

            Vote!

Apoio

O XII FEMEU é uma iniciativa da UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba, realizado com o apoio da AME – Aliança Municipal Espírita de Uberaba, da UEM – União Espírita Mineira; da ABRARTE – Associação Brasileira de Artistas Espíritas; da FEB – Federação Espírita Brasileira; das empresas: Top Som e River Auto Peças; do Web Design Edmar Wantuil; do Artista Plástico Rhaavi Dionísio; das livrarias espíritas de Uberaba: Academia do Pensamento, Emmanuel, e Ponto de Luz; das editoras espíritas: CEC – Uberaba, GEEM, IDE, LEEPP, CANDEIA, CEU; de Eduardo Saad (sonorização); de Vision DVD (filmagem); da SOLIS Publicidade; da Prefeitura Municipal de Uberaba; do Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi; dos jornais: Jornal Espírita de Uberaba, e  A Flama Espírita; das rádios espíritas: Amor Fraterno e Fraternidade; Tv espírita A Caminho da Luz.

Final

Data: 24 de agosto de 2013

Horário: 19h

Local: Cine Teatro Vera Cruz (Rua São Benedito nº 290)

Entrada Franca.

Participe!

 

 

(Informação recebida em email de FEMEU - Fest. Mus. Esp. Uberaba [[email protected]])

 

 

 

 Noite do Caldinho do C.E. Fé, Amor e Caridade

Taubaté, SP

 

(Informação recebida em email de Comunicação Espírita Taubaté [[email protected]])

 

 

 

 

Em Teologia não sejamos um moleque,

saibamos, pois, o que é Filioque

José Reis Chaves

Belo Horizonte, MG

 

        Os teólogos nunca falam em alguns dogmas em publico, por serem polêmicos. E para eles, o zé povinho não precisa conhecer certas doutrinas, que são só para eles,  intelectuais e teólogos!

       Tudo começou com o polêmico Concílio Ecumênico de Niceia (hoje Isnique, na Turquia). Polêmico, porque os bispos participantes dele foram pressionados pelo imperador Constantino, com ameaças de exílio, torturas e morte, para quem não votasse na divinização de Jesus. Os ânimos estavam muito exaltados. Alguns bispos foram acompanhados de seus seguranças armados. E segundo Helena Blavatsky (“Doutrina Secreta”), um bispo matou outro a chutes. Como se vê, os bispos estavam inspirados, porém, não por um espírito ou espíritos de Deus, mas por espíritos impuros, atrasados.

      Com a vitória de Constantino, ou seja, a divinização de Jesus, foi também dado o primeiro passo para a criação da Santíssima Trindade, que recebeu impulsos nos Concílios de Constantinopla (381), de Éfeso (431), de Calcedônia (451) etc. Mas para os apóstolos e as primeiras gerações de cristãos, Jesus era um homem, o Messias, e não outro Deus. E eles não conheciam também a Santíssima Trindade, que não é doutrina da Bíblia, mas que foi acrescentada a ela, posteriormente.

        E foi quase um milênio depois do Concílio de Niceia, que o Concílio Ecumênico de Lião (1274), na França, criou mais outro dogma, o Filioque (expressão latina: “e do Filho”), que dá mais poder a Jesus, para enfraquecer os teólogos contrários à sua divinização. E como se sabe, na época, quem fosse contra um dogma, morria na fogueira da Inquisição.

      Os teólogos do Filioque defenderam a ideia de que o Espírito Santo procede de Deus, o Pai, e do Filho. Com isso, tentaram mostrar que Jesus é outro Deus Todo-Poderoso como o é o Deus Pai, introduzindo no Cristianismo o politeísmo. E a Bíblia é contra a divinização de Jesus: “Por que me chamas bom? Ninguém é bom senão um só que é Deus.” (São Marcos 10: 18). “Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos.” (Efésios 4: 5 e 6). “Porquanto, há um só Deus verdadeiro, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem.” (1 Timóteo 2: 5). E “O Pai é maior do que eu.” (João 14: 28).

       Jesus é Deus, mas relativo, como todos nós o somos também. (João 10: 34 e 35; e Salmo 82: 6), porém, Deus absoluto, incriado, é só o Pai. Aqueles que acham que Jesus é outro Deus, igual ao Deus Pai, se baseiam na afirmação de que Ele e o Pai são um. Mas Deus e Jesus são um em sintonia. E Jesus até nos convida para sermos também um com Ele e o Pai. (São João 17: 21).

       Muitos católicos, protestantes e evangélicos, em silêncio, não aceitam que Jesus é outro Deus e, portanto, não aceitam também o dogma do Filioque.

        E uma prova de que a divinização de Jesus é mesmo polêmica é que, oficialmente, a respeitada Igreja Ortodoxa Oriental (com cerca de 300.000.000 de adeptos), o Espiritismo e as demais religiões não aceitam que Jesus é outro Deus, a não ser relativo, e, consequentemente, não aceitam também o dogma do Filioque!

 

Lyon, França.  Foto Ismael Gobbo

 

 

Caracteres do verdadeiro profeta

 

 

     9. Desconfiai dos falsos profetas. É útil em todos os tempos essa recomendação, mas, sobretudo, nos momentos de transição em que, como no atual, se elabora uma transformação da Humanidade, porque, então, uma multidão de ambiciosos e intrigantes se arvoram em reformadores e messias. É contra esses impostores que se deve estar em guarda, correndo a todo homem honesto o dever de os desmascarar. Perguntareis, sem dúvida, como reconhecê-los. Aqui tendes o que os assinala:

     Somente a um hábil general, capaz de o dirigir, se confia o comando de um exército. Julgais que Deus seja menos prudente do que os homens? Ficai certos de que só confia missões importantes aos que ele sabe capazes de as cumprir, porquanto as grandes missões são fardos pesados que esmagariam o homem carente de forças para carregá-los. Em todas as coisas, o mestre há de sempre saber mais do que o discípulo; para fazer que a Humanidade avance moralmente e intelectualmente, são precisos homens superiores em inteligência e em moralidade. Por isso, para essas missões são sempre escolhidos Espíritos já adiantados, que fizeram suas provas noutras existências, visto que, se não fossem superiores ao meio em que têm de atuar, nula lhes resultaria a ação.

     Isto posto, haveis de concluir que o verdadeiro missionário de Deus tem de justificar, pela sua superioridade, pelas suas virtudes, pela grandeza, pelo resultado e pela influência moralizadora de suas obras, a missão de que se diz portador. Tirai também esta outra conseqüência: se, pelo seu caráter, pelas suas virtudes, pela sua inteligência, ele se mostra abaixo do papel com que se apresente, ou da personagem sob cujo nome se coloca, mais não é do que um histrião de baixo estofo, que nem sequer sabe imitar o modelo que escolheu.

     Outra consideração: os verdadeiros missionários de Deus ignoram-se a si mesmos, em sua maior parte; desempenham a missão a que foram chamados pela força do gênio que possuem, secundado pelo poder oculto que os inspira e dirige a seu mau grado, mas sem desígnio premeditado. Numa palavra: os verdadeiros profetas se revelam por seus atos, são adivinhados, ao passo que os falsos profetas se dão, eles próprios, como enviados de Deus. O primeiro é humilde e modesto; o segundo, orgulhoso e cheio de si, fala com altivez e, como todos os mendazes, parece sempre temeroso de que não lhe dêem crédito.

     Alguns desses impostores têm havido, pretendendo passar por apóstolos do Cristo, outros pelo próprio Cristo, e, para vergonha da Humanidade, hão encontrado pessoas assaz crédulas que lhes crêem nas torpezas. Entretanto, uma ponderação bem simples seria bastante a abrir os olhos do mais cego, a de que se o Cristo reencarnasse na Terra, viria com todo o seu poder e todas as suas virtudes, a menos se admitisse, o que fora absurdo, que houvesse degenerado. Ora, do mesmo modo que, se tirardes a Deus um só de seus atributos, já não tereis Deus, se tirardes uma só de suas virtudes ao Cristo, já não mais o tereis. Possuem todas as suas virtudes os que se dão como sendo o Cristo? Essa a questão. Observai-os, perscrutai-lhes as idéias e os atos e reconhecereis que, acima de tudo, lhes faltam as qualidades distintivas do Cristo: a humildade e a caridade, sobejando-lhes as que o Cristo não tinha: a cupidez e o orgulho. Notai, ao demais, que neste momento há, em vários países, muitos pretensos Cristos, como há muitos pretensos Elias, muitos S. João ou S. Pedro e que não é absolutamente possível sejam verdadeiros todos. Tende como certo que são apenas criaturas que exploram a credulidade dos outros e acham cômodo viver à custa dos que lhes prestam ouvidos.

     Desconfiai, pois, dos falsos profetas, máxime numa época de renovação, qual a presente, porque muitos impostores se dirão enviados de Deus. Eles procuram satisfazer na Terra à sua vaidade; mas uma terrível justiça os espera, podeis estar certos. – Erasto. (Paris, 1862.)

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. XXI, 9, Allan Kardec, FEB. Copiado de Febnet.

Jardins e Templo Bahai vistos do Monte Carmelo. Ao fundo o porto de  Haifa,  em Israel.

O profetas Elias fez pregações no Carmelo onde enfrentou os sacerdotes de Baal.

Foto Ismael Gobbo

Elias. Óleo sobre tela de José de Ribera. Museu Nacional de S. Martinho, Nápoles.

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Elias041.jpg

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP