Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, sexta-feira, 19 de julho de 2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JULHO/19-07-2013.htm

 

 

 

Abaixo os links dos 5 últimos emails de Noticias enviados

 

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

 

18-07-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JULHO/18-07-2013.htm

17-07-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JULHO/17-07-2013.htm

16-07-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JULHO/16-07-2013.htm

15-07-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JULHO/15-07-2013.htm

13-07-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JULHO/13-07-2013.htm  

 

 

 

A importância da empatia na evolução do planeta (I)

 

Almir Del Prette

São Carlos, SP

 

O termo empatia vem do grego “empatheia”. Originalmente supunha-se um estado de comunicação, em termos de sentimentos, entre o indivíduo e sua obra artística, independente do que fosse. Posteriormente o termo foi ganhando novos significados. Na atualidade, simplificando bastante, o termo designa uma compreensão de alguém sobre uma situação particular do outro. Empatia envolve cognição (o acontece com o outro?), emoção (o sentimento dele repercute em mim?) e ação (o que posso fazer para ele?). A última fase depende de habilidades sociais empáticas e implica em uma ação direta em relação àquele que vive uma situação difícil. Um exemplo maravilhoso de habilidades empáticas foi dado por Jesus na conhecida parábola do bom samaritano. Os samaritanos eram considerados negativamente pelos demais e, ao atribuir a um deles, tais habilidades empáticas, Jesus dava a todos nós, mais uma belíssima oportunidade de reflexão. Em outras palavras, a empatia não deve ficar restrita às fronteiras do grupo familiar, comunidade ou nação.

Nem sempre pessoas empáticas conseguem expressar empatia. Isso parece paradoxal, no entanto é pura verdade. Frequentemente nos lamentamos por isso e pensamos: “acho que deveria ter falado alguma coisa que pudesse diminuir o sofrimento daquela pessoa” ou, “percebi que meu amigo não estava bem e não lhe disse nada”. Por que, embora compreendendo a dificuldade do outro (empatia), não damos um passo adiante expressando o sentimento empático? Há um conjunto de fatores que dificultam a expressão da empatia. Estes vão desde punições para o comportamento empático até modelos familiares inadequados. Por exemplo, pesquisas mostram que, geralmente, crianças empáticas têm pais empáticos e, no lado oposto, indivíduos com muitas histórias de punição na infância, se tornam pais excessivamente punitivos. Claro que não se descarta o estágio evolutivo do espírito como um fator importante mas, como estamos aqui em nova experiência, precisamos aprender habilidades sociais que nos faltam. O fator ambiental é muito importante para essa aprendizagem e família, escola e religião precisam se associar nessa tarefa de ensino.

A empatia tem sido descrita também como um atributo em muitos tipos de animais como chipanzés, elefantes, golfinhos, cães e outros. Podemos argumentar, portanto, que a empatia é um recurso essencial da evolução, que precisa ser aprimorada. Sobre a empatia em animais existem inúmeras pesquisas relatando sua realidade. Aos que se interessarem pelo assunto, o livro, “A era da empatia: Lições da natureza para uma sociedade mais gentil”, de Frans de Waal (Companhia das Letras) é uma boa indicação.

Como desenvolver habilidades sociais empáticas? Esse é um assunto para um próximo texto. Até lá, como diz nosso confrade Wellington Balbo, pensemos nisso.

  

File:Rembrandt Harmensz. van Rijn 033.jpg

O Bom Samaritano de Rembrandt

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Rembrandt_Harmensz._van_Rijn_033.jpg

 

 

 

FEB e Entidades Nacionais solicitam veto presidencial a itens de Projeto de Lei que envolve aborto

 

Leia a noticia aqui:

http://www.febnet.org.br/blog/geral/feb-e-entidades-nacionais-solicitam-veto-presidencial-a-itens-de-projeto-de-lei-que-envolve-aborto/

 

 

 

 

Conferência com Divaldo Pereira Franco

Araçatuba, SP

 

TRANSMISSÃO AO VIVO PELA REDE AMIGO ESPÍRITA

 

 

Araçatuba,  SP. Vista do centro da cidade no sentido da Praça Rui Barbosa.  Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Exposição sobre Benedita Fernandes vai até 27 de julho

Araçatuba, SP

  

A Exposição “Olhar à Dama. Olhar a Caridade”, em comemoração aos 130 anos de nascimento de Benedita Fernandes (27.06.1883), permanecerá aberta ao público por mais dois dias no M.A.A.P. (Museu Araçatubense de Artes Plásticas). A mostra começou no dia 25 de junho e teria duração de um mês, até 25 de julho, período estendido até o dia 27 (sábado), no horário de abertura do comércio.

            No espaço dedicado às artes plásticas, em Araçatuba, estão expostos quadros e fotografias da época do trabalho pioneiro realizado pela benemérita, direcionado às pessoas com problemas mentais e à educação e formação de crianças. “A ideia foi retratar cenas marcantes da trajetória de dona Benedita, nas telas. Por isto, as pinturas foram encomendadas a artistas plásticos de Araçatuba, Birigui, Guararapes e Penápolis, que se inspiraram no livro biográfico “Dama da Caridade”, de autoria do escritor araçatubense Cesar Perri, atual presidente da Federação Espírita Brasileira (FEB)”, explica o organizador do evento, Sirlei Nogueira.

            A fundadora da Associação das Senhoras Cristãs, em 6 de março de 1932, em Araçatuba, chegou a Penápolis na década de 1920 na condição de andarilha e mentalmente perturbada, considerada ‘louca’ pela maioria das pessoas. Ela recebeu o amparo de grupo de espíritas atuantes na fundação do Centro Espírita Discípulos de Jesus, em 1925. O atendimento espiritual e o compromisso de trabalhar pelos mais necessitados possibilitaram a ‘cura’ de Benedita Fernandes, que mudou-se para Araçatuba e arregaçou as mangas, ao lado de gente simples como ela, algumas lavadeiras.

            “O trabalho foi árduo, e os obstáculos foram vencidos com muita determinação, característica marcante da ex-andarilha e ‘louca’: a mulher negra, pobre e analfabeta, que amenizou dores da alma humana e priorizou a educação como investimento fundamental na vida de toda criança, especialmente a criança em condição de vulnerabilidade social. E isto há mais de 80 anos”, enfatiza Nogueira.

Oficialmente, o trabalho da benemérita durou 15 anos – até a desencarnação dela, em 1947 – quando houve o direcionamento exclusivo para o tratamento psiquiátrico, com a denominação Hospital Benedita Fernandes, mantido pela Associação das Senhoras Cristãs. Nos dias de hoje são 150 pacientes atendidos, de Araçatuba e região, e outras dezenas de usuários do CAPS-ad (Centro de Atenção Psicossocial – álcool e drogas) Benedita Fernandes, que iniciou atividades em 2009 a partir de convênio firmado com a Prefeitura.

As telas e retratos de época focalizam momentos pré-1932 até 1947, numa iniciativa da USE (União das Sociedades Espíritas) Regional de Araçatuba e Face Espírita, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Hospital Benedita Fernandes, Centro Espírita Benedita Fernandes, newsletter Notícias do Movimento Espírita, programa de rádio A Voz do Espiritismo, site Rede Amigo Espírita e USE Intermunicipal de Araçatuba. A Exposição “Olhar à Dama. Olhar a Caridade” é oportunidade de direcionar o olhar a um dos exemplos marcantes da ação de um ser humano em prol de milhares de pessoas em vulnerabilidade social. E de se inspirar...

 

SERVIÇO

M.A.A.P. • Rua Duque de Caxias, 29 (ao lado do Teatro Castro Alves) • Horário comercial

Divulgação: Face Espírita

(Informações recebidas em email de Sirlei Nogueira)

 

 

 

Palestra com Thales Tácito Pontes Luz de Pádua no

G.E. Caminho de Luz. Guaranésia, MG

 

 

(Informação recebida em email de Fabiana Pacheco [[email protected]])

 

 

 

Seminário com Sandra Borba no Cobem

Salvador, BA

 

 

(Informação recebida em emails de Edward Ascom Cobem [[email protected]] e de Claudio Palermo)

 

 

 

 

Domingo. Palestra pública na “Spiritist Society of Ireland”

Dublin, Irlanda

 

(Informação recebida em email de Spiritism Study Group of Ireland [[email protected]])

 

 

 

12º. Encontro Cultural Espírita com excelente programação

Itapevi, SP

 

XII Encontro da Cultura Espírita

 

Tema: Espiritismo e Ciência.

 

dia 21/07/2013 – Domingo das 10:30 hs às 18:00 hs

 

Local – Escola CEI, na Av. Presidente Vargas, 900 – Itapeví – SP – Próximo à estação da CPTM

 

 

Programação

 

10:30 h. Recepção

10:45 h. Abertura

11:00 h. Coral de Itapevi

11:30 h. Cantor Vansan

12:20 h. Almoço

13:20 h. Almoço

13:30 h. Palestra Prof. Moacir C.A. Lima. Tema:quântica- a caminho da felicidade

15:00 h. Cantora Paula Zamp

16:00 h. Cantores da Luz

16:30 h. Nealuz

17:00 h. Banda da Guarda Civil de Itapevi

18:00 h. Encerramento

 

(Informação recebida em email de Secretaria - USE Intermunicipal de Carapicuíba [[email protected]])

 

 

 

Palestra com João Aparecido Martins no C.E. Discípulos de Jesus

Alto Alegre, SP

 

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

 

 

Seminário com Eduardo Oliveira no G.F.E. Vinha de Luz

Curvelo, MG

 

(Informação recebida em email de Jhon Harley M. Marques)

 

 

 

Informativo semanal  “Seara do Mestre”

São Paulo, SP

 

Na próxima terça palestra musical com Allan Vilches - tema Percepções. Compareça!!!!

 

Reuniões Públicas

 

 

 

 

 

DATA

PALESTRANTE

TEMA

 

 

 

 

 

19/07/13

20h

MANOEL RESENDE

LIVRE

20/07/13

sáb

09h

AURÉLIO

TRABALHADORES DA ÚLTIMA HORA

20/07/13

sáb

15h

WILLIAM

Bem aventurados os misericordiosos

23/07/13

20h

ALLAN VILCHES

PALESTRA MUSICAL: PERCEPÇÕES

 

AVISOS

 

A Assistência Social conta com sua colaboração!

 

Para conhecer melhor o trabalho de Allan Vilches visite: http://www.allanvilches.com.br/

 

--

 Centro Espírita Seara do Mestre
R. Carlos Roberto Cavanhas, 392 - V. Rubi
São Paulo - SP
04823-120

 

 

(Informação recebida em email de Seara do Mestre [[email protected]])

 

 

 

Coral Vozes do Caminho nos 69 anos do 

Grupo Espírita “Manoel Bento”. São Paulo, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Claudio Palermo)

 

 

 

Teatro: Gandhi Um Líder Servidor

São Bernardo do Campo, SP

 

CONVIDAMOS A TODOS PARA UMA APRESENTAÇÃO DE GHANDI UM LIDER SERVIDOR NO ABC.

NA PARTE MUSICAL DE ABERTURA TEREMOS O VANSAN.

VAMOS PASSAR UMA TARDE DE SÁBADO AGRADAVEL E AJUDAR A CASA DE VELHINHOS DONA ADELAIDE.

 

FAVOR IMPRIMIR O AVISO E DIVULGAR NA SUA CASA.

 

VOCÊ PODE RESERVAR SEU INGRESSO COMIGO PELO FONE:

986259960 - TIM

 

(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

 

 

 

 

Teatro: Um Amor de Renúncia no Teatro Municipal de

Araxá, MG


Seguindo as comemorações dos 20 anos da Campanha Vá ao Teatro, realizada pela Uirapurus Arte e Cultura com apoio da Fundação Cultural Calmon Barreto e Prefeitura Municipal de Araxá, será apresentada no Domingo (210), às 20 horas, no Teatro Municipal a peça 'Um Amor de Renúncia'. Mais uma vez, os ingressos poderão ser retirados, na sede da Fundação Cultural Calmon Barreto nos dias 18 e 19, em horário comercial e uma hora antes do espetáculo no Teatro Municipal.

O espetáculo é extraído da obra de Chico Xavier, "RENUNCIA", e vai surpreender a todos pela emoção e qualidade técnica. Uma história de amor impossível, não por barreiras sociais de qualquer espécie, mas porque um abismo vibracional separa os dois enamorados.

Pólux, um espírito caído, sacerdote várias vezes fracassado, prepara-se para nova reencarnação como sacerdote católico, a fim de redimir-se dos erros passados. Sua amada Alcíone encontra-se em situação muito diferente, desenvolvendo pesquisas no campo da música, habitando altas esferas espirituais.

Uma distância enorme os separa, no aspecto da evolução moral. Entretanto, estão unidos para sempre por um amor invencível. A fim de amparar seu amado Pólux, a bondosa Alcíone também regressa à Terra em reencarnação sacrificial, num ato de renúncia pessoal em nome do amor.

Dentro da programação da CAMPANHA VÁ AO TEATRO, no dia 26 de julho, será apresentada a peça 'Batalha em Ringue de Arroz', com Nivea Stealmam e Maurício Machado, com apoio da FCBB e da PMA e com patrocínio da CBMM via Ministério da Cultura.

Serviço

Um Amor de Renúncia

Teatro Municipal de Araxá

21 de julho de 2013

Às 20 horas

Não recomendado para menores de 10 anos

Retirada de ingressos nos dias 18 e 19 na sede da FCCB em horário comercial e uma hora antes do espetáculo no Teatro Municipal!

Grata

Abraços Fraternos

www.ramakriya.com.br 
Produções Artísticas

[email protected]

[email protected]
(11) 2081-3622 / 9-95034838

(Informação recebida em email de Lucienne Cunha [[email protected]])

Cristo Redentor. Araxá, MG. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Jornal CCEPA Opinião

Porto Alegre, RS

 

Acessar:

http://ccepa-opiniao.blogspot.com.br/2013/07/opiniao-ano-xix-n-209-julho-2013.html

 

 

(Com informações de Jacira Jacinto da Silva)

 

 

 

Links de conferências espíritas

 

Links de conferencias que dejan grandes enseñanzas y una luz siempre en nuestro caminar

 

Compartimos contigo los links donde pueden ver conferencias sobre la Doctrina Espirita, temas que nos ayudan a comprender y que dejan mucha enseñanza para nuestro crecimiento como seres humano, te invitamos a que las veas desde youtube:

 

 

LA EDUCACIÓN ESPIRITUAL Y LA CARIDAD EN LA CONSTRUCCIÓN DE UN MUNDO DE PAZ

Prof. Divaldo Pereira Franco (Brasil)

http://www.youtube.com/watch?v=NvVrwYDgI5w

 

OBRAS DE KARDEC-ORIGEN Y BASE DEL ESPIRITISMO  http://www.youtube.com/watch?v=GQYJkT6Rju4

DR. Fabio Villarraga (Colombia)

 

ESPIRITISMO COMO CIENCIA

Ing.Charles Kempf (Francia)

http://www.youtube.com/watch?v=szF3eayeTSg

 

Mesa Redonda: SOLIDARIDAD, FRATERNIDAD Y CARIDAD EN ACCIÓN http://www.youtube.com/watch?v=qPA4oOmePD8

Moderador: Victo Feria (Portugal)

Jorge Berrio (Colombia)

Eduardo Nanni (Bolivia)

Jean Paul Evrard (Bélgica)

 

--

 

Saludos Fraternales,
Grupo de Damas Heliosophicas-Rogelia Marroquin de Bravo- Ciudad de Guatemala
Escuela Heliosophica Luz y Caridad
http://www.facebook.com/damas.rogeliadebravo

siguenos en twitter   @DamasRogeliaGT
www.guatespirita.org

 

 

(Informação recebida em email de Damas Heliosophicas Guatemala Rogelia de Bravo [[email protected]])

 

 

Feijoada beneficente em prol do GETAL

Santos, SP

 

 

(Informação recebida em email de Rose Moliterno)

 

 

 

Festa Julina do C.F.E. Dr. Bezerra de Menezes

Guarulhos, SP

 

O CENTRO DE FRATERNIDADE ESPÍRITA DR. BEZERRA DE MENEZES

CONVIDA PARA FESTA JULINA

O ARRAIAL DO BEZERRINHA

COMPARECA, TRAGA SUA FAMÍLIA E AMIGOS!

Irene / Divulgação

 

(Informação recebida em email de Rosana [[email protected]])

 

 

 

Venda de Bolos beneficente do

Albergue Noturno “Deus e Caridade”. Poços de Caldas, MG

 

'ALBERGUE NOTURNO DEUS E CARIDADE'

 

ESTARÁ VENDENDO BOLO FOLHADO 'BENEFICENTE' 

NO DIA 10/08/13 ENTREGA DE 12:00 AS 17:00

EM FAVOR DA MANUTENÇÃO DO ALBERGUE

RUA DA SAUDADE, 95 - 3721-1440 - S. GERALDO

VALOR: R$ 30,00

 

VENDAS:

NA LIVRARIA ESPÍRITA DEUS E CARIDADE 

OU PELO FONE 3722-1327

 

        

 

 

O 'ALBERGUE NOTURNO DEUS E CARIDADE'

CONTA COM SUA PRESENÇA 

E GENTILEZA NA DIVULGAÇÃO!                                               

 

 

 

 

Almoço do Centro Espírita Zilda Gama

São Paulo, SP

 


Convidamos todos os nossos amigos a prestigiar o evento do Zilda Gama! Os convites estarão à venda a partir de 20/07 na Secretaria do Seara do Mestre.

 

É com imensa alegria que convidamos você para almoçar com a gente e ainda ajudar a 

acender mais um ponto de luz.

Almoço de domingo em prol do Centro Espírita Zilda Gama.

 

Imagem inline 1

Te aguardamos lá!

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

[email protected]

 

 

(Informação recebida em email de Seara do Mestre [[email protected]])

 

 

 

Espiritismo... Eita doutrina do Diabo!!!

Wellington Balbo

Bauru, SP

 

Costumeiramente me perguntam se o Espiritismo é obra do "Coisa Ruim". Digo que não, claro que não... Allan Kardec afirmou: Fora da caridade não há salvação. A meu ver o tal "Coisa Ruim" não é caridoso. O espírita consciente, porém, faz o contrário: É caridoso, amoroso, respeita as diferenças, exercita o amor ao próximo, cultiva a paz em si, não humilha seu semelhante, abomina a violência... Portanto, o Espiritismo faz tudo ao contrário do que manda o "Coisa Ruim". Se ele veio para, segundo alguns, matar, roubar e destruir, o Espiritismo veio para construir, falar de Jesus e promover o amor entre as pessoas...

Há páginas belíssimas da literatura espírita que comprova ser o Espiritismo uma doutrina de cristã e de amor. No entanto, ainda existe um certo preconceito em relação ao Espiritismo. Claro que nada igual ao passado, mas ainda existe o preconceito que, claro, é filho da ignorância. Exatamente! Quem ignora desconhece e quem desconhece,  se faz julgamento o faz de forma equivocada. É o que ocorre com aqueles que julgam a Doutrina Espírita sem conhecê-la, baseados nas “lendas” e “causos” narrados por quem não leu e não gostou.

Entretanto, há uma forma deste preconceito ser combatido. Como? Divulgação do Espiritismo, propagação das idéias espíritas. E não adianta considerar que isso será feito por profitentes de outras religiões ou pela Rede Globo com suas novelas. Claro que não. A divulgação do Espiritismo é tarefa do espírita. Tempos atrás uma amiga disse-me:

 - Puxa, vocês deveriam divulgar mais e melhor, fazer com que a grande massa tenha conhecimento do Espiritismo para não pensar que vocês mexem com vela preta e galinha...

Respondi à ela que divulgamos a doutrina, mas respeitamos a ponto de vista alheio. Ela rebateu:

 - Ai que você se engana. Não vejo propagandas, não vejo livros nas grandes livrarias, poucos artigos escritos em jornais não espíritas, palestras realizadas apenas em centros... Pouquíssimas propagandas em veículos que atingem multidões, dificuldade em aceitar a internet como ferramenta de trabalho espírita. Enfim, é preciso ir além, meu amigo, quem não é visto não é lembrado.

As palavras dela marcaram. Compreendi a importância de o espírita utilizar o marketing na divulgação da doutrina. Sei que esta palavra – marketing – poderá chocar alguns, mas o termo é bem este mesmo. O que nos falta, amigos? Falta-nos exatamente o que sobra em outras religiões: ousadia e coragem para apresentar o Espiritismo ao mundo.

Enquanto nos limitarmos a um público nosso, de nossos centros, enquanto não pensarmos e refletirmos a importância social das idéias espíritas muita gente irá confundir-nos com “aqueles que mexem com o Coisa Ruim”.

Penso que é o momento de fazermos com que o Espiritismo dialogue com o povo que, diga-se de passagem, necessita de Evangelho à luz da explicação espírita.

Pensemos nisto, aliás, pensemos muito nisto!

 

Francisco Cândido  Xavier (02-04-1910/ 30-06-2002)   e a Grande Mídia, participando do Fantástico em 1979.

Imagem reapresentada por ocasião do  Centenário de Nascimento de Chico Xavier no Globonews do dia 31-03-2010.

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP