Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, quinta-feira, 18 de julho de 2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JULHO/18-07-2013.htm

 

 

 

Abaixo os links dos 5 últimos emails de Noticias enviados

 

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

 

17-07-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JULHO/17-07-2013.htm

16-07-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JULHO/16-07-2013.htm

15-07-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JULHO/15-07-2013.htm

13-07-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JULHO/13-07-2013.htm  

12-07-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JULHO/12-07-2013.htm

 

 

 

 

Deus sempre


Por mais terrível se te apresente a situação, segue adiante, sem desfalecimento.
O desânimo é inimigo sutil que inutiliza os mais belos empreendimentos da vida.
Se os amigos te abandonaram ante os insucessos econômicos ou afetivos que te chegaram; se os parentes e afetos resolveram afastar-se por motivos que desconheces; se tudo te empurra ao limite estreito da solidão, recompõe-te intimamente e espera.
É provável que te sintas a sós, e que, aparentemente, estejas sem companhia. Isto, porém, não é uma realidade espiritual, mas o reflexo do momentâneo estado de alma que te assalta.
Nunca estás sozinho. Fazendo parte integrante da Criação, ela está em ti, quando nela te encontras.
No lugar onde estejas, Deus está contigo: no lar, no trabalho, no espairecimento, no repouso, na doença, na saúde, n’Ele haurindo consolo e forças para prosseguires nos misteres a que te vinculas.
Somente te sentirás a sós, se deixares de preservar o vínculo consciente com o Seu amor. Mesmo assim, Ele permanecerá contigo.
Estás unido a toda a Humanidade. Vão-se umas pessoas. Outras chegam. Não te amargures com as que partem. Não te entusiasmes com as que chegam.
As criaturas passam como veículos vivos: têm um destino e não as podes deter.
Compreendendo esse impositivo, faze-te o amigo e irmão de quem encontres no caminho, não o retendo ao teu lado, nem te fixando no dele. Ajuda-o e segue.
Só Deus, porém, é sempre o constante companheiro. Por isso, nunca te permitas sentir solidão. 
 
in Filho de DEUS- EDITORA LEAL 

Divaldo Franco/Joanna de Ângelis

(Texto constante de PPS recebido em email de Ana Maria Spranger Luiz)

Muralha de Jerusalém.   Israel. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

O Jovem e o espiritismo

 

William Peres dos Santos

 

Alegra-te jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfazem o teu coração e agradam aos teus olhos; sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá contas. Eclesiastes 11 - 9

A juventude é um período difícil, principalmente na adolescência.  Nesta fase há um desenvolvimento físico e psicológico. Os rapazes experimentam alterações na voz, enquanto as moças apresentam desenvolvimento dos ossos da bacia e dos seios, normalmente acompanhados pelo surgimento da afetividade, do interesse sexual e dos conflitos na área do comportamento, como insegurança, ansiedade, timidez, instabilidade, angústias, facultando o espaço para desenvolvimento e definição da personalidade, aparecimento das tendências, das vocações e assim, consequentemente, surgem questões, tais como: O que sou? O que serei? Sou igual a meus pais? Estes questionamentos frequentemente são levantados e, somente quando forem respondidos, terá sido superada esta crise do ego. O adolescente é facilmente influenciado pelas opiniões alheias, isso faz com que ele assuma posições variadas em intervalos de tempo muito curtos.

Todavia, ninguém pode discutir o valor dos jovens na sociedade, assim como para a doutrina espírita. Na história da humanidade, destacaram-se muitos jovens, pela audácia de praticarem o bem. Jovem era Joana D´Arc que, aos quatorze anos de idade, manteve demorados diálogos com os espíritos que se diziam, Arcanjo, Catarina e Margarida, considerados santos pela igreja católica, que a induziram ao comando do desorganizado exército francês para as lutas contra os ingleses, culminando com a coroação de Carlos VII em Reims, que a abandonaria depois ao próprio destino de mártir. Jovem também era Yvonne A. Pereira,
que, aos quinze anos de idade, recebia páginas da literatura profana sob o controle mediúnico da entidade espiritual “Roberto de Canalejas”, e que a deixou encarregada de um “Posto mediúnico” para receituário e curas de obsessão.
E também, como não poderia deixar de ser mencionado, o querido “apóstolo da mediunidade”, Francisco Cândido Xavier, que aos vinte e um anos de idade se revelou ao mundo com o livro Parnaso de Além Túmulo, e trilhou uma trajetória cheia de paz e amor, até o final de sua vida.

Realmente nota-se que o jovem tem muito a contribuir tanto para com a sociedade quanto para com os centros espíritas. Mas, o que fazer quando os jovens não têm espaço para discutir e trabalhar dentro das casas espíritas? Isto pode ocorrer e é perfeitamente natural, pois, assim como existem jovens abnegados também existem jovens irresponsáveis, aliás, isto ocorre com todas as pessoas, muitas são dedicadas e colaboram ao máximo e como podem, mas, algumas não assumem responsabilidades ou não querem se engajar nos trabalhos doutrinários. Desta maneira, torna-se perfeitamente compreensível a postura de muitos dirigentes espíritas que acabam por optar em não envolver os jovens de maneira assídua nos trabalhos dentro do centro espírita, principalmente quando percebem que alguns jovens propõem ideias, movidos pela euforia momentânea da fase da vida em que se encontram , entendendo que depois de um curto espaço de tempo o jovem abandonará o projeto, prejudicando assim, tanto a organização do centro espírita, quanto os envolvidos naquilo que foi planejado.

Existem também aqueles casos em que o presidente do centro, conhecedor dos postulados espíritas, entende que as ideias lançadas pelos jovens se dirigem em sentido oposto à causa, infringindo e desvirtuando a concepção doutrinária tanto do espiritismo quanto da casa, assim, o presidente zeloso pelo seu centro, impede que o projeto avance, pelo bem do ideal espírita, tentando seguir com lealdade os ensinamentos do Cristo e as bases postuladas por Allan Kardec.

Todavia, não se deve esquecer de que os presidentes e diretores dos centros espíritas também são seres humanos e desta maneira também erram, assim, muitos podem impedir a aprovação de projetos lançados por jovens abnegados e estudiosos da doutrina por orgulho, egoísmo ou preconceito.

Contudo, seja qual for a dificuldade encontrada dentro do centro espírita, os jovens, mesmo que se abatam pelas circunstâncias, o que é perfeitamente normal, não devem desistir. Quando detectarem algo errado, devem permanecer firmes, lutando o quanto puderem contra o erro e não sucumbir a ele. Não é preciso entrar em conflito com o presidente, devem ser flexíveis, aguardando o momento oportuno de agir, sabendo que certamente ele virá, mantendo o respeito e a harmonia em beneficio da doutrina. Os jovens, iniciantes da doutrina espírita, aliados aos diretores e presidentes mais experientes, devem construir hoje o mundo que desejam ver amanhã, com muita fé e sabedoria, pois o futuro vos espera, fremente de esperanças! E o passado vos contempla, animado pela confiança!

William Peres dos Santos

(Texto recebido em email de DM USE LIMEIRA DEPARTAMENTO DE MOCIDADE [[email protected]])

 

 

 

Registro. Aconteceu o 20º EMERJ – Encontro de Mocidades Espíritas da Região de Jales, SP

 

Aconteceu dia 14 de julho, das 8h às 13h, o 20º EMERJ - encontro de mocidades espíritas da região de Jales, coordenado pelo Departamento de Mocidades da USE Intermunicipal Jales-SP. Foi na sede do Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores, a Casa de Madô, na cidade de Jales, SP. O encontro foi comemorativo dos vinte anos de atividades junto a juventude. Com muita emoção e várias atividades, os jovens de toda a região de Jales, de várias cidades, comemoraram este dia significativo para todos. As homenagens aos iniciadores do encontro trouxe recordações felizes para todo o movimento de mocidade. Teatro, músicas, projeção de vídeos, palestra e uma retrospectiva fotográfica dos vinte anos, marcaram esse momento inesquecível que ficará no coração de todos os que participaram.

 OBRIGADO A TODOS

 

MAIS FOTOS AQUI

http://www.addavid.blogspot.com.br/2013/07/aconteceu.html

 

(Informação recebida em email de Adelvair David)

 

 

 

Conferência com Divaldo Pereira Franco

Araçatuba, SP

 

TRANSMISSÃO AO VIVO PELA REDE AMIGO ESPÍRITA

 

 

Araçatuba,  SP. Vista no sentido do Jardim Nova Iorque.  Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Palestra com João Aparecido Martins no C.E. Discípulos de Jesus

Alto Alegre, SP

 

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

 

 

Palestra com Dr. Romário de Araújo Mello

Campinas, SP

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

2º. Festival do Livro Espírita

Espírito Santo do Pinhal, SP

 

GRUPO DA FRATERNIDADE ESPÍRITA “IRMÃO FLÁCUS”

Rua Rafael Oricchio Neto, n. 890 - Espírito Santo do Pinhal – SP

-  IIº. FESTIVAL DO LIVRO ESPÍRITA -

 

A) – INTRODUÇÃO:

1. JUSTIFICATIVA

“O Espiritismo, bem entendido e bem compreendido, tornar-se-á, ..., a grande alavanca da transformação da Humanidade.” (Allan Kardec, Obras Póstumas).

            “A maior caridade que praticamos em relação à Doutrina Espírita é a sua própria divulgação.” (Emmanuel /Chico Xavier).

            Além do exposto, pelas publicações da mídia, as idéias espíritas de maneira geral vêm ganhando aceitação de um grande público que carece ser orientado e esclarecido para entender e compreender melhor o Espiritismo.

            Levado a efeito com sucesso o 1º. Festival do Livro Espírita no ano de 2012.

            Assim, nada mais coerente a realização do II º. Festival do Livro Espírita, a fim de atender a todos espíritas, simpatizantes e interessados em geral desta localidade e cidades circunvizinhas.

2.OBJETIVO GERAL

Divulgação da Doutrina Espírita, contemplando os seus fundamentos filosóficos, científicos e religiosos, compatível com o supremo objetivo do homem na Terra que é a sua própria renovação.

3.OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Difundir a literatura espírita.

Apresentar autores, artistas e palestrantes.

Envolver e congregar trabalhadores e frequentadores das casas espíritas.

Oportunizar momento de reflexão e aprimoramento aos educadores espíritas na tarefa a que se propõem.

4.MISSÃO: Divulgar a Doutrina Espírita através da literatura e da arte.

5.VISÃO: O IIº. Festival do Livro Espírita propiciará a confraternização e o compartilhamento de idéias e ações, os quais fomentam a experiência e o aprendizado dentro do movimento espírita trazendo novos paradigmas.

6.VALORES: O trabalho com iniciativa, boa vontade, autonomia, alegria e interesse; relacionamento fraterno entre colaboradores, parceiros e público; inovação das formas de atuação; realização dos objetivos com bom senso e direção da doutrina espírita.

7.COMISSÕES

COM. ORGANIZADORA: Filogônio, Eliana (ADM) e Ary

Competência: coordenação geral

COM. DE SECRETARIA: Delci e Mariana.

Competências: correspondência, marketing, relatórios, avaliação.

COM. TÉCNICA:Marco, Reginaldo e Diego

Competências : som e luz, aparelhos e equipamentos, instalação elétrica e operação

COM. FINANCEIRA: Orlando e Alessandra Pasquini.

Competências: compra e venda, receita e despesa, pagar e receber, fechamento do caixa

COM. DE RELAÇÕES PÚBLICAS: Mary e Alessandra Benedetti (FRA)

Competências: contatos, convites, recepção, hospedagem, entrevistas, divulgação.

COM. LOGÍSTICA: Flávia e Ana Paula

Competências: manutenção, alimentação, decoração, limpeza.

COM. ESTUDO: João Sérgio e Benedito.

Competências: estudo, filme, seleção de vídeo, seminário, espaço-criança, orientações doutrinárias.

COM. DE TRANSPORTE: Fernando e Ismael.

Competências: transporte de material (móveis e livros) e pessoas (palestrantes)

8. EQUIPES DE TRABALHO:

As equipes de trabalho são constituídas por pessoas das Coordenações do GFE Irmão Flácus: Administração(ADM) – Educação Espírita (EDU) – Fraternidade Espírita(FRA) – Assistência Social Espírita(ASE) e  Mediunidade Espírita (MED) e por voluntários integrantes dos apoios abaixo relacionados.

 

B) – APRESENTAÇÃO:

 

1. TÍTULO DO PROJETO: “2º. FESTIVAL DO LIVRO ESPÍRITA”

2. TEMA: “Literatura e Educação Espírita na Atualidade”

3. DATA: 27 de julho e de 02 a 04 de agosto de 2013 das 8 às 22 horas

4. LOCAL :

            Grupo da Fraternidade Espírita Irmão Flácus

            Associação Espírita Vicente de Paulo

Associação Cultural Antonio Benedicto Machado Florence

Escola Estadual Cardeal Leme

Coreto da Praça da Independência

Theatro Avenida

5. APOIO :

- Casas Espíritas de Espírito Santo do Pinhal e Região

- USE - União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo

- Associação Cultural Antonio Benedicto Machado Florence

- Escola Estadual Cardeal Leme

- EBM - Editora e Distribuidora de Livros Espíritas Bezerra de Menezes

- Theatro Avenida

- Departamento de Cultura e Turismo

- Prefeitura Municipal de Espírito Santo do Pinhal - SP

6. DIVULGAÇÃO:

Casas Espíritas de Espírito Santo do Pinhal e Região

Imprensa escrita, falada e televisiva

Cartazes e faixas

Departamento de Cultura e Turismo - Prefeitura Municipal de Espírito Santo do Pinhal

Internet: Blog de Ismael Gobbo e Informativo Elo Fraterno Panorâmico de Décio Bressanin

7. PÚBLICO ALVO

Espíritas, simpatizantes e interessados em geral.

8. EVENTOS QUE COMPÕEM O FESTIVAL

·         PALESTRAS

·         FEIRA DO LIVRO

·         CURSO DE EDUCAÇÃO ESPÍRITA

·         ESPAÇO CRIANÇA

·         TEATRO

·         CINEMA

9.CRONOGRAMA:

Cada Comissão elaborar a previsão das providências.

10.CONTATOS

Filogônio de Assis Bezerra –ADM- (19) 3661 1312 / 9777 6569 – [email protected]

João Sergio Guilherme –EDU- (19) 3651 4504 / 9143 2894

Ary Oswaldo Leite da Silva –CLE- (19) 3651 1173 – [email protected]

 

TEATRO FLÁCUS

apresenta:

 

“CENAS DA VIDA ESPÍRITA”

 

Texto original de Allan Kardec

Adaptação e Direção de Ary Oswaldo

 Elenco do Teatro Flácus

 

Programação do 2º Festival do Livro Espírita

Dia 27 de julho de 2013

sábado, 20 horas

 

THEATRO AVENIDA

Avenida Oliveira Mota, 50 - Centro

Espírito Santo do Pinhal - SP

 

Duração - 60 minutos

Gênero: Drama

 

Lotação liberada: 461 lugares

Ingressos à venda

Casa Brando e Theatro Avenida

 

Não recomendável até 10 anos.

 

PROMOÇÃO:

GRUPO DA FRATERNIDADE ESPÍRITA IRMÃO FLÁCUS

Rua Rafael Oricchio Neto, n. 890 - Vila São Pedro

Espírito Santo do Pinhal – SP

 

“O Grupo da Fraternidade Espírita “Irmão Flácus”, fundado a 13 de outubro de 1957, é uma entidade religiosa, filantrópica, educacional e cultural” (Estatutos).

Mantém o Teatro Flácus com objetivos de valorizar elementos com pendor artístico, favorecer o surgimento de artistas e divulgar a arte cênica, desenvolvendo, regularmente, suas atividades desde 2007.

 

INFORMAÇÕES: Ary – (19) 3651- 1173

Theatro Avenida: Tagoe – (19) 3661 6446

 

TEATRO FLÁCUS

apresenta:

“CENAS DA VIDA ESPÍRITA”

 

SINOPSE 

 

 

O texto original buscado na “Revista Espírita” - Jornal de Estudos Psicológicos - Ano II - Maio de 1859 – nº. 5, no quadro Cenas Particulares da Vida do Espírito, na narração de Kardec consulta-se:

 

            “As numerosas conversas familiares registradas de além-túmulo, podem dar uma idéia da situação dos Espíritos, conforme o seu grau de adiantamento, mas aqui há um caráter especial de atividade, que nos faz conhecer ainda melhor o papel que representam entre nós. O tema do estudo, cujas peripécias vamos relatar, se nos ofereceu espontaneamente; apresenta interesse maior porque tem, como herói principal, não um desses Espíritos superiores que habitam mundos desconhecidos, mas um desses que, por sua própria natureza, ainda estão presos à Terra, um contemporâneo que nos deu provas manifestas de sua identidade.”

 

O AUTOR

 

 

Allan Kardec, entre outros feitos, foi o fundador da Revue Spirite, periódico mensal em 1º de janeiro de 1858, com recursos próprios e foi o diretor da revista, até seu falecimento em 31 de março de 1869.

Os números publicados durante esses 12 anos foram traduzidos para o português, e podem ser encontrados em três edições (Editora IDE - Instituto de Difusão Espírita, EDICEL - Editora Cultural Espírita e FEB - Federação Espírita Brasileira).

 

          As cinco obras fundamentais que versam sobre o Espiritismo, são: O Livro dos Espíritos (1857); O Livro dos Médiuns (1861); O Evangelho Segundo o Espiritismo (1864); O Céu e o Inferno (1865); A Gênese, (1868). Após o seu falecimento, viria à luz: Obras Póstumas (1890).

 

 

O DIRETOR

 

 

Ary Oswaldo à frente do Teatro Flácus, desde à sua criação pelo Grupo da Fraternidade em 2007, dirige espetáculos como:

“Duas Faces do Teatro”, Associação Espírita Vicente de Paulo em 2010.

“O Boi e O Burro no Caminho de Belém”, Theatro Avenida - 2010 e 2011.

“Cenas da Vida Espírita” e “O Castelo de Mulumi”, Theatro Avenida - 2011.

“Quero a Lua”, em 2011, apresentado no Mapa Cultural Paulista - fase municipal no Theatro Avenida - Espírito Santo do Pinhal e - fase regional no Centro de Convenções do Circuito das Águas -Serra Negra - SP.

“Anjos e Sonhos” no Theatro Avenida - Esp. Sto. do Pinhal e Clube Lex Luthor - Tambau- SP em 2012.

 

 

FICHA TÉCNICA:

 

 

TEXTO:

ADAPTAÇÃO E DIREÇÃO:

CONTRARREGRA:

CENÁRIO:

SOM, LUZ E IMAGEM:

CARACTERIZAÇÃO:

FIGURINO:

ACESSÓRIOS:

COSTURA:

GUARDA-ROUPA:

ARTE GRÁFICA:

ALLAN KARDEC

ARY OSWALDO

ALESSANDRA

RUBENS

MARCO ENNES

ANDREZA

ELIANA FAGUNDES

MARISA SATO

SONIA E MARTA

CIDA E ZEZA

IMPRESSÃO CERTA

 

 

----ooo0ooo----

 

“CENAS DA VIDA ESPÍRITA”

 

(Informações recebidas em email de Ary Oswaldo Leite da Silva [[email protected]])

 

 

 

V Seminário da AME-ABC

São Bernardo do Campo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

Seminário com Manolo Quesada

Santo André, SP

 

O CENTRO ESPÍRITA ANÁLIA FRANCO

CONVIDA PARA O MINI-SEMINÁRIO

LIDERANÇA NO 3º MILÊNIO

COM

 

Imagem inline 1

DOMINGO 21 DE JULHO

DAS 09 ÀS 12 hs

Av. São Paulo 1205 - Cidade São jorge - Santo André

 

(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

 

 

Revista Espírita em Download gratuito

 

Informamos que se encuentra disponible, para descarga gratuita, en la página web de la Federación Espírita Española, el libro:

 

Revista Espírita - Periódico de Estudios Psicológicos - 1862-1865 - Colección de Textos de Allan Kardec

 

La obra contiene un prefacio de José María Fernández Colavida, psicografiado por Divaldo Pereira Franco.

 

Para más informaciones:

 

http://www.espiritismo.cc/

 

Abrazo fraterno a todos.

 

(Com colaboração de Simoni Privato Goidanich)

 

 

 

 

 

Considerações de Emmanuel sobre Paulo de Tarso


Breve Notícia


Não são poucos os trabalhos que correm mundo, re­lativamente à tarefa gloriosa do Apóstolo dos gentios. É justo, pois, esperarmos a interrogativa: — Por que mais um livro sobre Paulo de Tarso? Homenagem ao grande trabalhador do Evangelho ou informações mais detalhadas de sua vida?

Quanto à primeira hipótese, somos dos primeiros a reconhecer que o convertido de Damasco não necessita de nossas mesquinhas homenagens; e quanto à segunda, responderemos afirmativamente para atingir os fins a que nos propomos, transferindo ao papel humano, com os recursos possíveis, alguma coisa das tradições do pla­no espiritual acerca dos trabalhos confiados ao grande amigo dos gentios.

Nosso escopo essencial não poderia ser apenas reme­morar passagens sublimes dos tempos apostólicos, e sim apresentar, antes de tudo, a figura do cooperador fiel, na sua legitima feição de homem transformado por Jesus-Cristo e atento ao divino ministério. Esclarecemos, ainda, que não é nosso propósito levantar apenas uma biografia romanceada. O mundo está repleto dessas fichas educa­tivas, com referência aos seus vultos mais notáveis. Nosso melhor e mais sincero desejo é recordar as lutas acerbas e os ásperos testemunhos de um coração extraordinário, que se levantou das lutas humanas para seguir os passos do Mestre, num esforço incessante.

As igrejas amornecidas da atualidade e os falsos de­sejos dos crentes, nos diversos setores do Cristianismo, justificam as nossas intenções.

Em toda parte há tendências à ociosidade do espí­rito e manifestações de menor esforço. Muitos discípulos disputam as prerrogativas de Estado, enquanto outros, distanciados voluntariamente do trabalho justo, suplicam a proteção sobrenatural do Céu. Templos e devotos entre­gam-se, gostosamente, às situações acomodatícias, prefe­rindo as dominações e regalos de ordem material.

Observando esse panorama sentimental é útil recor­darmos a figura inesquecível do Apóstolo generoso.

Muitos comentaram a vida de Paulo; mas, quando não lhe atribuíram certos títulos de favor, gratuitos do Céu, apresentaram-no como um fanático de coração res­sequido. Para uns, ele foi um santo por predestinação, a quem Jesus apareceu, numa operação mecânica da graça; para outros, foi um espírito arbitrário, absorvente e rís­pido, inclinado a combater os companheiros, com vaida­de quase cruel. Não nos deteremos nessa posição extremista. Queremos recordar que Paulo recebeu a dádiva santa da visão gloriosa do Mestre, às portas de Damasco, mas não podemos esquecer a declaração de Jesus relativa ao sofrimento que o aguardava, por amor ao seu nome.

Certo é que o inolvidável tecelão trazia o seu ministé­rio divino; mas, quem estará no mundo sem um ministério de Deus? Muita gente dirá que desconhece a própria tarefa, que é insciente a tal respeito, mas nós poderemos responder que, além da ignorância, há desatenção e muito capricho pernicioso. Os mais exigentes advertirão que Paulo recebeu um apelo direto; mas, na verdade, todos os homens menos rudes têm a sua convocação pes­soal ao serviço do Cristo. As formas podem variar, mas a essência ao apelo é sempre a mesma. O convite ao ministério chega, ás vezes, de maneira sutil, inesperada­mente; a maioria, porém, resiste ao chamado generoso do Senhor. Ora, Jesus não é um mestre de violências e se a figura de Paulo avulta muito mais aos nossos olhos, é que ele ouviu, negou-se a si mesmo, arrependeu-se, tomou a cruz e seguiu o Cristo até ao fim de suas tarefas materiais. Entre perseguições, enfermidades, apodos, zombarias, desilusões, deserções, pedradas, açoites e encarceramentos, Paulo de Tarso foi um homem intrépido e sincero, caminhando entre as sombras do mundo, ao encontro do Mestre que se fizera ouvir nas encruzilhadas da

sua vida. Foi muito mais que um predestinado, foi um realizador que trabalhou diariamente para a luz.

O Mestre chama-o, da sua esfera de claridades imor­tais. Paulo tateia na treva das experiências humanas e responde: — Senhor, que queres que eu faça?

Entre ele e Jesus havia um abismo, que o Apóstolo soube transpor em decênios de luta redentora e cons­tante.

Demonstrá-lo, para o exame do quanto nos compete em trabalho próprio, a fim de ir ao encontro de Jesus, é o nosso objetivo.

Outra finalidade deste esforço humilde é reconhecer que o Apóstolo não poderia chegar a essa possibilidade, em ação isolada no mundo.

Sem Estevão, não teríamos Paulo de Tarso. O gran­de mártir do Cristianismo nascente alcançou influência muito mais vasta na experiência paulina, do que podería­mos imaginar tão-só pelos textos conhecidos nos estudos terrestres. A vida de ambos está entrelaçada com miste­riosa beleza. A contribuição de Estevão e de outras per­sonagens desta história real vem confirmar a necessida­de e a universalidade da lei de cooperação. E, para ve­rificar a amplitude desse conceito, recordemos que Jesus, cuja misericórdia e poder abrangiam tudo, procurou a companhia de doze auxiliares, a fins de empreender a re­novação do mundo.

Aliás, sem cooperação, não poderia existir amor; e o amor é a força de Deus, que equilibra o Universo.

Desde já, vejo os críticos consultando textos e com­binando versículos para trazerem à tona os erros do nosso tentame singelo. Aos bem-intencionados agradecemos sin­ceramente, por conhecer a nossa expressão de criatura falível, declarando que este livro modesto foi grafado por um Espírito para os que vivam em espírito; e ao pedan­tismo dogmático, ou literário, de todos os tempos, recorremos ao próprio Evangelho para repetir que se a letra mata, o espírito vivifica.

Oferecendo, pois, este humilde trabalho aos nossos irmãos da Terra, formulamos votos para que o exemplo do Grande Convertido se faça mais claro em nossos cora­ções, a fim de que cada discípulo possa entender quanto lhe compete trabalhar e sofrer, por amor a Jesus-Cristo.

Pedro Leopoldo, 08 de julho de 1941.
 (Do livro: “Paulo e Estevão” /Pelo Espírito Emmanuel / Psicografia de Francisco Cândido Xavier).

(Texto recebido em email de Renê Magalhães [[email protected]])

O chamado Poço de São Paulo no local onde se diz ter  sido  a casa do Apóstolo dos Gentios

. Tarso (antiga Silicia), Turquia. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Teatro: “Renúncia” , com base no livro de Emmanuel X Francisco Cãndido Xavier.  Santos e Rio de Janeiro, RJ

 

 

 

 

(Informação recebida em email de Carlos Henrique Nagipe Assunção [[email protected]])

 

 

 

Ciclo de palestras sobre Saúde e Espiritualidade na Unifesp

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Nucleo Universitário de Saúde e Espiritualidade UNIFESP [[email protected]])

 

 

 

Teatro Espírita: O Céu Pode Esperar

Salto, SP

 

DIA 28 de JULHO  (DOMINGO)  Às 19:00 horas

SALA “PALMA DE OURO”  em SALTO

(Única Apresentação!)

 

TROUPE TEATRAL PAULISTANA   apresenta

 

                                      O CÉU PODE ESPERAR!

 

Adaptação para teatro do romance espírita O CÉU PODE ESPERAR!, do Espírito Antônio Carlos, psicografado pela médium Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho, a mesma autora de “Violetas na Janela”.

 

Oito atores interpretam quarenta e oito personagens, em cenas temperadas com bom humor e repletas de ensinamentos espirituais, que revelam que o céu pode esperar,  por aqueles que fazem o bem na Terra, praticando o amor, a abnegação e a fraternidade.

Depois da morte de Alexandre, o filho a quem amava tanto, Pedro perdeu a vontade de viver. Sua esposa, Mônica, apaixonou-se por outro homem e a filha de dezessete anos está grávida. Arrasado Pedro quer acabar com a sua vida, mas como o suicídio é um pecado grave, resolve então ajudar aqueles que estão em perigo, na esperança de encontrar a própria morte. Enfrenta então várias situações perigosas, mas não consegue atingir seu objetivo, e ao contrário do que imagina, ele acaba ajudando e salvando várias pessoas de situações difíceis complicadas.

 

A partir daí, começam a acontecer cenas engraçadas e eventos inusitados que vão culminar com um final surpreendente.

 

                                   GÊNERO          =          COMÉDIA

DURAÇÃO       =          UMA HORA E TRINTA MINUTOS

 

PREÇO: INTEIRA R$ 40,00 =  MEIA R$ 20,00 (O ingresso de MEIA é válido para Clube dos Amigos da Rádio Boa Nova, Estudantes, 3a. Idade e Sócios do Corinthians)

# Ingressos à venda na bilheteria da Sala Palma de Ouro

 

ELENCO

CLÁUDIO AUGUSTO – ROBERT MELLO – JOANA D’ARC – BRUNO PREVIATTO -

FLÁVIA SERVIDONE – RENATA DURÃES – ÉRIKA CAROLINE – FLÁVIO ALMEIDA

 

PRODUÇÃO                            =          TROUPE TEATRAL PAULISTANA

PRODUTORA EXECUTIVA       =          CRISTINA MACHADO

ADAPTAÇÃO e DIREÇÃO=      MILTON MERLUCCI

 

#  INFORMAÇÕES E AGENDAMENTOS PARA GRUPOS:

    TELEFONES:  2819-9130    =    96364-0554 (Tim)   =   98459-3020 (Tim)

                                                                                              99249-5544 (Claro)

 

SITE:                            (www.troupeteatralpaulistana.com.br)

E-MAIL :                      ([email protected])

 

(Informação recebida em email de Sonia [[email protected]])

 

 

 

Homenagem para Francisco Cândido Xavier

Três Lagoas, MS

 

 

(Informação recebida em email de Jornal Correio de Três Lagoas [[email protected]] através do Jornalista Luiz Corrêa da Silveira Filho)

Cristo Redentor em Três Lagoas, MS. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Caridade: solução

 

Pelo Espírito Fabiano de Cristo. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Ideal Espírita. Lição nº 65. Página 159.

 

Diante do dever, pensa na caridade, serve e passa.

Diante da dor, pensa na caridade, socorre e passa.

Diante do infortúnio, pensa na caridade, auxilia e passa.

Diante da aflição, pense na caridade, consola e passa.

Diante da sombra, pensa na caridade, ilumina e passa.

Diante da perturbação, pensa na caridade, esclarece e passa.

Diante da ignorância, pensa na caridade, ensina e passa.

Diante da injúria, pensa na caridade, perdoa e passa.

Diante do golpe, pensa na caridade, tolera e passa.

Diante da tentação, pensa na caridade, ora e passa.

Diante do obstáculo, pensa na caridade, espera e passa.

Diante da negação, pensa na caridade, confia e passa.

Diante do desânimo, pensa na caridade, ajuda e passa.

Diante da luta, pensa na caridade, abençoa e passa.

Diante do desequilíbrio, pensa na caridade, remedia e passa.

Diante da tristeza, pensa na caridade, reconforta e passa.

Diante de todo mal, pensa na caridade, faze todo bem ao alcance de tuas mãos e segue adiante.

“A cada dia basta o seu próprio trabalho” - dize-nos a sabedoria do Evangelho.

Toda criatura, a caminho da perfeição, segue na estrada bendita da experiência.

Toda experiência é um prova.

Toda prova configura um problema.

Caridade é a solução.

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Restaurante popular em Belo Horizonte , MG. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP