Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, segunda-feira, 29 de julho de 2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JULHO/29-07-2013.htm

 

 

 

Abaixo os links dos 5 últimos emails de Noticias enviados

 

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

 

27-07-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JULHO/27-07-2013.htm

26-07-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JULHO/26-07-2013.htm

24-07-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JULHO/24-07-2013.htm

23-07-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JULHO/23-07-2013.htm

22-07-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/JULHO/22-07-2013.htm

 

 

 

Construir

 

Pelo Espírito André Luiz. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Ideal Espírita. Lição nº 61. Página 150.

 

Para construir a floresta a natureza gasta séculos de serviço. Para destruí-la, basta a chispa de fogo.

Para construir a casa, grande turma de obreiros despende longos dias. Para destruí-la, basta um só homem de picareta, no espaço de algumas horas.

Para construir o jarro de legítima porcelana, o ceramista utiliza tempo enorme de vigília e preparação. Para destruí-lo, basta um martelo.

Para construir o avião, primorosa equipe de técnicos associa prodígios de inteligência, na ação de conjunto. Para destruí-lo, basta um erro de cálculo.

Para construir o depósito de combustíveis, o homem é constrangido a providências numerosas, alusivas à edificação e à preservação. Para destruí-lo, basta um fósforo aceso.

Para construir a cidade, o povo emprega anos e anos de sacrifício. Para destruí-la, basta hoje uma bomba.

Irmãos, sempre que chamados à crítica, respeitemos o esforço nobre dos semelhantes.

Para construir, são necessários amor e trabalho, estudo e competência, compreensão e serenidade, disciplina e devotamento.

Para destruir, porém, basta o golpe.

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Palácio dos Campos Elísios. Av.  Rio Branco, São Paulo, SP. Foto Ismael Gobbo .

 

 

Palestra por Divaldo Pereira Franco

Araçatuba, SP

 

Acesse aqui:

www.avozdoespiritismo.com.br

 

 

 

6º. Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier e Sua Obra

Recife, PE

 

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

 

Registro.  Pré abertura do 5º. Encontro Anual Chico Xavier em

Guaxupe, MG

 

Aconteceu na noite desta sexta-feira (26/07) nas dependências da Escola Municipal Barão de Guaxupé a pré-abertura do 5º Encontro Anual Chico Xavier em Guaxupé/MG. Após as boas vindas e a prece inicial proferida por Ismael Batista da Silva, tivemos a apresentação musical do Grupo Chaves da Luz (São Paulo/SP). Logo após a palestra: "Os Personagens do Evangelho" com o expositor Paulo Henrique Bueno (Carmo do Rio Claro/MG).

 

Álbum de fotos acessar:

 https://plus.google.com/photos/114906322538590954316/albums/5905135812721260977

 

(Informação recebida em email de José Aparecido dos Santos)

 

 

 

Palestra com Miguel de Jesus Sardano

Pacaembu, SP

 

 

(Informação recebida em email de CEAV - CENTRO ESPÍRITA AMOR E VERDADE [[email protected]])

 

 

 

Programação do 39º. Mês Espírita de

Adamantina, SP

 

Amigos, segue a Programação do 39º Mês Espírita de Adamantina.

Contamos com sua presença, a qual muito nos honrará.

 

Abraços,

 

Diretoria do AVE CRISTO - Centro de Aprendizagem e Vivência Espírita de 

ADAMANTINA

 

Imagem inline 1


(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

 

Programação de palestras da Congregação Espírita Maria Benta

São Paulo, SP

 

DIA

EXPOSITOR

TEMA

MÚSICA

CURRÍCULO DOS PALESTRANTES

05

Roberto Rigby

e

Thiago Corrêa

Evangelho

No

Lar

Thiago Corrêa

CV Roberto: Trabalhador da Seara Bendita, (professor, expositor e passista)

 

CV Thiago: Paulistano, Pedagogo, músico e compositor espírita, Thiago Ariel trabalha desde o ano 2000  na seara de Jesus,  cantando suas composições em um trabalho de
evangelização pela música.  Com o objetivo de orar em melodia, o cantor
visita asilos, hospitais e casas espíritas. Em Janeiro de 2012 lançou seu primeiro o álbum espírita,  independente : "Evangelho no Lar". Este trabalho veio auxiliar na difusão do evangelho musicado e da música espírita. Thiago tem a canção como uma excelente forma de orar em melodia e aproximar a doutrina espírita, inspirando e  acolhendo  corações. Sua palestra é musicada, pois o repertório faz parte de um trabalho de musicalização, preparação de ambiente e as letras contém conteúdo  e premissas espírita Cristã. “Há pessoas que entraram nas Casas espíritas pelo convite musical, onde  é um caminho sensorial e carinhoso ao coração, à evolução.” Thiago Ariel Corrêa

 

SINOPSE:  Importância da prática do Evangelho no Lar; Como fazer; Esclarecer dúvidas; Causos, entremeados com números musicais.

12

Rosângela Pires

Evolução do Homem pelo Espiritismo

Itamar

Santiago

CV: Nascida em berço Umbandista , conheceu Kardec aos 11 anos, acompanhada de seu pai. Médium psicofônica desde criança. Mais de 1.000 palestras ministradas desde 1998. Apresentadora das vídeo aulas “Aprendendo Espiritismo” a convite dos amigos do portal Luz Espírita - http://www.luzespirita.org.br/. Articulista da Rede Amigo Espírita – http://www.rdeamigoespirita.com.br/. Em 27/10/2009 participou da fundação do Centro Cultural Espírita Reflorescer em Arujá/SP onde trabalha com o atendimento fraterno, passes, cursos doutrinários e tratamento espiritual. No segmento profissional:  Cursou Pedagogia com especialização em Libras,  Gestão de Pessoas, Gestão de Qualidade e Cromoterapia. Atualmente está cursando Marketing. Trabalha na área de Marketing com treinamentos, coordenação de eventos e estratégias comerciais.

 

SINOPSE: Com subsídios nas 05 obras de Kardec e o que cada uma tem a contribuir na transformação moral do homem. Amplia o conhecimento de cada obra esmiuçando o seu conteúdo e propósito associado ao nosso dia a dia.

19

Ademar Trindade Cruz

Auta

de

Souza

Maria

e

Valdir

CV: Ademar Trindade Cruz, funcionário público, estudou História (2005-2008) na PUC/SP. Converteu-se ao Espiritismo em 1991, ano em que passou a frequentar a Federação Espírita do Estado de São Paulo.

 

CV Maria e Valdir: “Com nosso trabalho musical, buscamos levar às pessoas, mensagens de amor, paz e esperança, através de canções que falam de Jesus e de Fé!” (Maria e Valdir)

SINOPSE: A biografia de um espírito que experiência a dor com fé e resignação; a obra de uma poeta norte-rio-grandense psicografada por Francisco Cândido Xavier; a Campanha de Fraternidade e o que Auta de Souza representa para o movimento espírita brasileiro.

26

Julia  Nezu, Nair de Moraes

e

Nelson Salvador Frignani

10ª Mesa Redonda da Maria Benta

Itamar

Santiago

Cv Julia: Advogada, Professora, Presidente da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo e da distrital Jabaquara que é órgão da USE-SP, Presidente do Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo Eduardo Carvalho Monteiro, Conselheira e membro fundadora da Associação Jurídico-Espírita do Estado de São Paulo, ex-diretora da Federação Espírita do Estado de São Paulo.

 

CV Nair: Pedagoga, Expositora dos cursos de Educação Evangélica e Obras de André Luiz, Trabalhadora do A2, Ex- Presidente da Seara Bendita (2004-2007), Coordenadora do Seareiro (2002-2008).

CV Nelson: Profissão: Odontólogo, Vice Presidente da Diretoria Executiva da Seara Bendita. Coordenador do Curso de Capacitação de Expositores de Ensino da Seara Bendita.

 

SINOPSE:

   

O que você gostaria de saber e ainda não teve a chance de   perguntar?

Faça sua pergunta que será respondida por um de nossos convidados!

De início serão respondidas as perguntas formuladas por e-mail ou por escrito.

Posteriormente, haverá espaço para perguntas “ao vivo”.

Envie sua pergunta para o e-mail: [email protected]

CAMPANHA DE INVERNO: DOE UMA PEÇA, NOVA OU USADA, E FAÇA SUA PARTE!

 

(Informação recebida em email de Jorge Rezala [[email protected]])

 

 

 

Encontro Nacional de Assistência e Promoção Social

Belo Horizonte, MGA

 

Nos dias 26, 27 e 28 de julho, na sede da União Espírita Mineira, em Belo Horizonte , houve o 2o. Encontro Nacional do Serviço de Assistência e Promoção Social Espírita (SAPSE), com presença de coordenadores do SAPSE de 23 Federativas Estaduais, o presidente Cesar Perri e a vice-presidente da FEB Maria de Lourdes Pereira de Oliveira e o coordenador nacional José Carlos da Silva Silveira. O evento é promovido pelo Conselho Federativo Nacional da FEB. Houve o lançamento do livro "Convivência para Amar e Servir. Baseado em Mário da Costa Barbosa", editado pela FEB. Ocorreram palestras, estudos em grupo e discussões plenárias. As informações sobre os temas e conclusões serão divulgadas pela revista "Reformador". Informações: [email protected]

 

SAPSE 26Junho2013-grupo

SAPSE 26Junho2013 participantes

SAPSE 26Junho2013-Mesa e lançamento livro

SAPSE 26Junho 2013-mesa abertura-fala presidente UEM.

 

 

Palestra com Deusa Samú na Casa do Caminho Meimei

São Paulo, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

 

Conferência Espírita no Centro de Cultura Espírita

Caldas da Rainha, Portugal

 

REENCARNAÇÃO E LAÇOS DE FAMÍLIA


Na sexta-feira, dia 2 de Agosto de 2013, às 21H00, irá decorrer uma conferência espírita subordinada ao tema REENCARNAÇÃO E LAÇOS DE FAMÍLIA.

 

A reencarnação enfraquece os laços de família? Também temos uma família espiritual? Serão abordadas estas e outras questões à luz da doutrina espírita.

 

Esta palestra terá lugar na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c.

As entradas são livres e gratuitas.

Este centro tem página na Internet em www.ccespirita.org e e-mail [email protected] 


Fonte: CCE (C. Rainha)

 

(Informação recebida em email de Francisco Reis [[email protected]])

 

 

 

Palestra com Wellington Balbo no C.E. Discípulos de Jesus

Penápolis, SP

 

CENTRO ESPÍRITA DISCÍPULOS DE JESUS

AVENIDA LUIS OSÓRIO, 108 - PENÁPOLIS – SÂO PAULO

 

DE BAURU - SP

WELLINGTON BALBO

 

Wellington Balbo é professor universitário, Bacharel em Administração de Empresas e licenciado em Matemática. Escritor e palestrante espírita, autor de vários livros, faz parte do quadro de expositores da União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Bauru.

Colabora para inúmeros meios da imprensa espírita, como sites, jornais espíritas e não espíritas, locação e redação do programa de rádio “Dialogo Espírita”, produzido pelo Centro Espírita Amor e Caridade, transmitido ela Rádio Bandeirantes de Bauru, todos os sábados, das 11 às 12:30hs.

http://www.paralerepensar.com.br/wellingtonbalbo.jpg

DATA: 29/07/2013

H ORÁRIO: 20 HORAS

TEMA DA PALESTRA:

NÓS FAZEMOS TEMPESTADE EM COPO D’AGUA?

HAVERÁ VENDA DE LIVROS DO ORADOR

DIVULGUEM E COMPAREÇAM!!!!!

 

(Informação recebida em email de Maria José de Almeida)

 

 

 

Seminários Projeto Manoel Philomeno de Miranda

Macaé, RJ

 

Olá companheiros,

 

É com alegria que divulgamos os Seminários "Compromisso Mediúnico" e "Atendimento Farterno pelo Diálogo", que serão coordenados pela Equipe do Projeto Manoel Philomeno de Miranda de Salvador/BA. Os eventos são uma promoção da União Espírita Macaense e ocorrerão aqui em Macaé nos dias 17 e 18 de agosto de 2013, e as inscrições podem ser feitas também na Livraria Espírita Idalina Meirelles. Mais informações podem ser obtidas no CARTAZ anexo.

 

Vale a pena participar, compareçam!

 

fraternalmente,

 

UEM – União Espírita Macaense

 

 

(Informação recebida em email de Rene Adolfo Magalhaes Gomes [[email protected]])

 

 

 

Seminário com Alejandro V.D. Vera

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em emails de guamalher [[email protected]] e de Regina Bachega)

 

 

Palestra com Ana Maria da Silva na Fraternidade André Luiz

Rio de Janeiro, RJ

 

FRATERNIDADE ANDRÉ LUIZ - CARIDADE EM MARCHA

Rua Quixadá, 30 - Penha Circular - Rio de Janeiro / RJ

 

CONVITE PALESTRA

 

TEMA: LAÇOS DE FAMÍLIA E A REENCARNAÇÃO NA VISÃO ESPÍRITA

 

EXPOSITORA: ANA MARIA DA SILVA

 

DIA: 31/07      20:00 ATÉ 21:00

 

 

(Informação recebida em email de Rene Adolfo Magalhaes Gomes [[email protected]])

 

 

 

Programação de palestras no C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

 

Houve alteração em relação ao anteriormente divulgado

A tabela abaixo esta correta.

 

 

Centro Espírita "Allan Kardec"
AV. LUIZ OSORIO 1262 PENAPOLIS

 

Palestras do mês de AGOSTO

 

DIA 01/08 – QUINTA-FEIRA – 20:00 HORAS.

Palestrante:- ANETE GUIMARÃES.

Cidade:- RIO DE JANEIRO.

Tema:- “UMA VISÃO DE JUSTIÇA”.

 

DIA 03/08 – SÁBADO – 20:00 HORAS.

Palestrante:- Rosângela Cambraia.

Cidade:- PENÁPOLIS.

Tema:- LIVRE.

 

DIA 04/08 – DOMINGO – DAS 7:30 ÀS 11:30 HORAS.

SEMINÁRIO DO LIVRO “RENÚNCIA”.

Expositores:- ANTÔNIO CARLOS MENCHON FELCAR, PAULO HENRIQUE SANT’ANA DA COSTA E RITA DE CÁSSIA OLIVEIRA DAS MERCÊS MINGHIN.

 

DIA 05/08 – SEGUNDA-FEIRA – 20:00 HORAS.

Palestrante: JOSÉ LUIZ DO VALLE (ZELU)

Cidade: PENÁPOLIS.

Tema: LIVRE.

 

DIA 10/08 – SÁBADO – 20:00 HORAS.

Palestrante:- DR. VALDERI CALLILI.

Cidade:- PENÁPOLIS.

Tema:- “A ORAÇÃO DO JUSTO” (lição 150 do livro Fonte Viva).

DIA 12/08 – SEGUNDA FEIRA – 20:00 HORAS.

Palestrante: JOÃO MARCHESI NETO.

Cidade: PENAPOLIS.

Tema: “FAMÍLIA A FLOR DA VIDA”.

 

DIA 17/08 – SÁBADO – 20:00 HORAS.

Palestrante:- ANDRÉ LUIS IESI SOBREIRO.

Cidade:- SEVERÍNIA

Tema:- “A PARÁBOLA DAS DEZ VIRGENS”.

 

DIA 18/08 – DOMINGO DAS 9:00 ÀS 12:00 HORAS.

SEMINÁRIO:- O ESPÍRITO E A CASA ESPÍRITA – REFLEXÕES E PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO DA ALMA.

Expositor:- LUÍS GUILHERME GALANTE MARCHESI.

 

DIA 19/08 – SEGUNDA FEIRA – 20:00 HORAS.

Palestrante: FRANCISCO ORTOLAN.

Cidade:- FERNANDÓPOLIS.

Tema: “CAUSAS DAS AFLIÇÕES”.

 

DIA 24/08 – SÁBADO – 20:00 HORAS.

Palestrante:- DR. PAULO ROBERTO RODRIGUES PINTO.

Cidade:- PROMISSÃO.

Tema:- “OCIOSIDADE”.

 

DIA 26/08 – SEGUNDA FEIRA – 20:00 HORAS.

Palestrante: ANTONIO CARLOS NAVARRO.

Cidade: SÃO JOSÉ DO RIO PRETO.

Tema: “MISSÃO DO HOMEM INTELIGENTE”.

 

DIA 31/08 – SÁBADO – 20:00 HORAS.

Palestrante:- SOLANGE HUBNER.

Cidade:- PENÁPOLIS.

Tema:- LIVRE.

 

Obs:- Nas noites de segunda-feira a transmissão dos passes começas às 19:30 horas.

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

 

 

Palestra com Luiz Augusto Macedo no C.E. Francisco de Assis

Avanhandava, SP

 

CONVITE de PALESTRA

Centro Espirita Francisco de Assis – Avanhandava, SP

Rua Tibiriçá nº 522

Convida a todos

Para assistirem a palestra que será realizada nesta quarta-feira dia 31/07/2013

às 20,00 horas  com

 DR.  LUIZ  AUGUSTO  MACEDO

GUARARAPES

Tema:

"  DAR-SE-Á  A  AQUELE  QUE  TEM "

 

 

(Informação recebida em emails de Luiz Antonio da Silva e João Marchesi Neto)

 

 

 

Palestra com Nilva Reis Verri Tozeto

Penápolis, SP

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

 

Palestra lítero-musical com Ery Lopes & João Lucius

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Ery Lopes [[email protected]])

 

 

 

2º. Almoço Beneficente Flora Luz

Americana, SP

 

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

 

Revista eletrônica semanal “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

Pequenas doações

 

 

 

 

Será que não poderíamos fazer algo mais?

Eis a questão que muitos nos fazemos, quando começamos a despertar para a importância do auxílio ao próximo.

Quando iniciamos a perceber que podemos ser instrumentos da bondade Divina no mundo, revemos nossas prioridades, revemos o uso de nosso tempo e de nossas forças.

Podemos ser muito mais úteis do que imaginamos, e cada um que finalmente se rende ao poder das ações do amor, dissipa um pouco mais as trevas ainda predominantes nos dias atuais.

*   *   *

Não subestimemos as chamadas "pequenas doações".

O prato que oferecemos ao necessitado será provavelmente o recurso de que precisa a fim de liberar-se dos últimos riscos da inanição.

A peça de vestuário que entregamos ao companheiro em miséria terá representado o apoio providencial com que se livrou de enfermidade grave.

A reduzida poção de remédio que conseguimos doar em favor de um doente, foi talvez o socorro que o auxiliou a desviar-se do derradeiro corredor em que resvalaria para a morte.

A visita rápida que fazemos ao enfermo pode ter sido o estímulo inesperado que o arrancou do desânimo para os primeiros passos, em demanda ao levantamento das próprias forças.

O bilhete ligeiro que endereçamos ao irmão em dificuldade, ofertando-lhe reconforto, possivelmente se transformou na âncora que lhe permitiu retomar o acesso à esperança.

O minuto de tolerância com que suportamos a exigência de uma pessoa, em difícil conversação, haverá sido aquele que a ajudou a descompromissar-se com um encontro desagradável ou com determinado acidente.

Algumas poucas frases num diálogo construtivo serão o veículo pelo qual o nosso interlocutor evitará render-se a ideias de suicídio ou delinquência.

Os nossos instantes de silêncio caridoso à frente desse ou daquele agressor, significarão o amparoque não pode descartar, a fim de aceitar a necessidade da própria renovação.

Não menosprezemos o valor das minidoações.

O nosso concurso supostamente insignificante pode ser o ingrediente complementar que esteja faltando em valiosa peça de salvação.

*   *   *

Doar sem doar-se é como acender um fósforo em meio a severa ventania. O calor e a luz não duram.

Entregar o coração em tudo que se dá é transformar-se em farol no alto de uma encosta ameaçadora.

Desde o dia em que, naquela beira-mar, constrói-se a torre luminosa, ninguém mais estilhaça sua embarcação nas rochas duras do sofrimento.

O mundo precisa de faróis. O mundo precisa do nosso farol.

Mesmo que confessemos que nossa luz possível ainda é pequena lanterna, isto é, não tem poder de iluminar grande porção de mar, entendamos que, mesmo assim, ela é necessária e pode ser muito útil.

Através das pequenas doações, feitas com a grandeza de um coração que deseja a felicidade do outro, iluminaremos todo o oceano e, finalmente, nos despediremos da escuridão na Terra.

Pensemos nisso. Iluminemo-nos e iluminemos.

 

Redação do Momento Espírita, com base no cap.26, do livro
Respostas da vida, pelo Espírito André Luiz, psicografia de
Francisco Cândido Xavier, ed. CEC.
Em 25.7.2013.

 

Rua de São Paulo. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP