Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, sábado, 23 de novembro de  2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/NOVEMBRO/23-11-2013.htm

 

 

Abaixo os links dos 5 últimos emails de Noticias enviados

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

22-11-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/NOVEMBRO/22-11-2013.htm     

21-11-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/NOVEMBRO/21-11-2013.htm     

20-11-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/NOVEMBRO/20-11-2013.htm      

19-11-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/NOVEMBRO/19-11-2013.htm     

18-11-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/NOVEMBRO/18-11-2013.htm     

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com . O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

AVISO

ESTAMOS COM PROBLEMAS TÉCNICOS DE INTERNET.  ISMAEL GOBBO

 

 

 

Até o fim

 

Pelo Espírito André Luiz. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Estude e Viva. Lição nº 09. Página 62.

 

Temas Estudados: Amparo desinteressado, Entendimento, Importância do concurso individual, O poder do exemplo, Justiça e nós, etc,etc...

 

Já sentiu você o prazer de ajudar alguém, sem interesse secundário, de modo absoluto, do início ao fim da necessidade, presenciando um sucesso ou uma recuperação?

Por exemplo, encontrar um enfermo, sem possibilidades de tratamento, endereçado ao fracasso, e providenciar-lhe a melhoria, simplesmente em troca da satisfação de vê-lo restituído às oportunidades da existência?

Ressuma deste fato bem-estar sem paralelo em qualquer outra ação humana, por exprimir-se em regozijo íntimo inviolável.

Você já pensou nos resultados incalculáveis de se proteger uma criança impelida ao abandono, desde as primeiras iniciações da vida até a obtenção de um título profissional que lhe outorgue liberdade e respeito a si mesma, sem intuito de cobrança?

  Já refletiu na importância inavaliável de um serviço sacrificial sustentado em benefício de outrem, do princípio ao remate, sem pedir ou esperar a admiração de quem quer que seja?

Só aqueles que já passaram por essas realizações conseguem julgar a pureza da euforia e a originalidade da emoção que nos dominam, ao cumprirmos integralmente os deveres assistenciais do começo ao acabamento, sem a mínima idéia de compensação.

Ocasiões não faltam.

Ombreamos diariamente multidões de doentes, desabrigados, famintos, nus, obsessos e desorientados.

Você pode até mesmo escolher a empreitada que pretenda chamar para si.

Há um encanto particular em sermos protagonistas ou colaboradores efetivos das vitórias do próximo.

Em muitas ocasiões, não há melhor estimulante à vida e ao trabalho.

Para legiões de criaturas essa obra de benemerência completa e oculta é a fórmula para restaurarem a confiança em Deus, cujas leis de amor funcionam pela marca do anonimato, em bases impessoais.

Nessas empresas do bem por dedicação ao bem, almas inúmeras encontram a cura de males, o esquecimento de sombras, a significação da utilidade pessoal e a equação ideal do contentamento de viver.

Quando inconformidade ou monotonia lhe desfigurem a paisagem interior, dinamize o seu poder de auxiliar.

Semeie sacrifícios e colha sorrisos.

Dê suas posses e receba a alegria que não tem preço.

Tome a iniciativa de oferecer a sua hora e outros virão espontaneamente trazer dias e dias de apoio ao trabalho em que você se empenhou.

Experimente.

Desencadeie a causa do bem e o bem responderá mecanicamente com os seus admiráveis efeitos.

 

(Texto recebido em email de divulgador Antonio Sávio, Belo Horizonte, MG)

Instituto do Câncer do Estado de São Paulo. Av. Dr. Arnaldo. São Paulo. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Despedida de “Tio Nilson”

Salvador, BA

 

21-11-2013

 

O cemitério Bosque da Paz, situado no generoso solo baiano e próximo à Mansão do Caminho, recebeu os restos mortais de Tio Nilson, quase ao final da tarde deste 21 de novembro. Um filho querido desse Estado, caracterizado pela simplicidade e aureolado pelo fulgor dos idealistas que se imolam em laborioso dinamismo, na ação edificante que empreendem. Um imenso grupo de amigos, filhos, dirigentes, funcionários, voluntários e frequentadores do Centro Espírita Caminho da Redenção / Mansão do Caminho, em caravana de amor e gratidão, despediu-se do nobre Nilson de Souza Pereira, o querido e amado, gentil e carismático, Tio Nilson, que a todos nos acolhia com a sua bondade, gentileza, sorriso franco e aberto, abraço carinhoso e, sempre, com palavras elucidativas e orientadoras. Foi-nos o farol e o esteio, junto com o companheiro Divaldo Pereira Franco, ao longo desses 66 anos da existência desta nobre Instituição, tendo sido seu humilde, discreto, firme e hábil Presidente por 64 anos. Simples como ele, foi a cerimônia de sepultamento de seu corpo, às 16h30, permeada de leituras das mensagens edificantes da querida benfeitora Joanna de Ângelis, psicografadas pelo dileto amigo-irmão, Divaldo Franco, preces e singelas considerações a respeito de tão querida personalidade.

Estiveram representadas a Federação Espírita do Estado da Bahia, na pessoa de seu Presidente, André Luiz Peixinho, a Federação Espírita Brasileira, ali representada por João Rabelo, além de diversas representações de Centros Espíritas de Salvador, que teceram comentários emocionantes a respeito do querido Tio Nilson. A cerimônia foi encerrada com comovida prece proferida pelo atual Presidente do Centro Espírita Caminho da Redenção, Demétrio Ataíde Lisboa e pelos filhos saudosos, que em uníssono, oraram em voz alta a Prece de Cáritas, homenageando ao pai amoroso que se despediu de nossos olhos materiais, mas que para sempre será lembrado pelas suas ações, ideias, comentários e maneira de ser, como exemplo ímpar a ser seguido, que nunca deixou-se corromper pelas vaidades humanas, legando-nos um grandioso testemunho de amor ao semelhante. Receba, Tio Nilson, nosso reconhecimento ao regarmos o solo sagrado com o pranto das lágrimas saudosas do nosso amor, numa expressão singela com que lhe homenageamos, cercado pelos depoimentos ditados espontaneamente pelos seus filhos e amigos, a traduzirem suaves emoções e queridas evocações dos momentos especiais em sua gratificante convivência, nosso pai, amigo, companheiro, administrador atento e operoso, e Espírita exemplar.

Voe livre, Tio Nilson, por merecimento, após a trajetória de lutas e redenção, de sacrifícios e abnegação. Que os queridos amores do Além possam aninhá-lo nos braços, com afeto e dedicação, ante um breve despertar na Grande Pátria. A sua lembrança será o culto das nossas vidas.

  Texto: Telma Sarraf e Delcio Carvalho

  Fotos: Fátima Oliveira

 

(Informações recebidas em email de Jorge Moehlecke)

 

 

Fotos Bosque da Paz

 

 

 

Homenagem a Nilson de Souza Pereira

A Mansão do Caminho na continuidade do bem

 

Como acontece com uma multidão de espíritas e simpatizantes do Brasil e do exterior, acompanho desde a década de 60 no século 20                                                     

o bonito trabalho da dupla Divaldo Pereira Franco  e Nilson de Souza Pereira. Divaldo, muito jovem e modesto professor do então curso primário, em sua Terra, na Bahia; teve iniciada a sua fecunda mediunidade. Passou a receber páginas psicofônicas e psicografadas que consolam muita gente e  deram origem a muitos livros que já foram publicados.Também tornou-se um valoroso e requisitado tribuno que percorre os cinco continentes divulgando a doutrina espírita.  Formando uma equipe com Nilson, seu braço direito, fundaram o Centro Espírita Caminho da Redenção e passaram a assistir material e espiritualmente um grande grupo de pessoas carentes.

 Assim como o grupo de assistidos aumentava, também crescia o quadro de colaboradores voluntários.

Orientados pela espiritualidade maior, fundaram em agosto de 1952, nos contornos de Salvador, no bairro Pau dos Lima, a Mansão do Caminho, construída em uma área de 78.000 mil m2 e contando com 50 edificações, distribuídas em ruas, bosques e lago, onde são atendidas mais de 3.000 crianças e jovens de famílias de baixa renda. Há desde uma creche até um centro hospitalar. Para movimentar essa "cidade", conta com 200 funcionários e cerca de 400 colaboradores voluntários permanentes.

Passo a passo, tornou-se uma instituição exemplar que se assemelha a uma cidade de médio porte. Bem organizada, é administrada pela dupla e outros valorosos colaboradores que foram engrossando o grupo. Mantida independentemente de qualquer auxílio público, conta hoje com moderna gráfica, onde são confeccionados os livros psicografados por Divaldo,  que são vendidos em todo o Brasil e também no exterior. A gráfica também faz múltiplos trabalhos vendidos para todo o país. Há, além de outras pequenas indústrias, uma panificadora de primeira linha, que atende uma grande população da região.

Com a autonomia alcançada nesses anos de trabalho, e contando com a dedicação de tantos trabalhadores comprometidos, a Mansão do Caminho certamente continuará sua jornada no bem, embora sentido a falta da presença física do companheiro Nilson, que partiu para a espiritualidade no dia 21 de novembro, enfermo que se encontrava há algum tempo.

 Que todos continuem recebendo o apoio e a assistência espiritual: familiares, tarefeiros e assistidos dessa grande iniciativa. (Raymundo R. Espelho, Campinas, SP )

 

Nilson, em primeiro plano, acompanhando Divaldo Pereira Franco. Munique, Alemanha, 24/5/2011.

Divaldo Pereira Franco (E) e Nilson de Souza Pereira em foto de 10/2013.

 

 

 

Roteiro de Divaldo Pereira Franco no Estado de São Paulo

Jaboticabal, SP

 

20-11-2013

 

No dia 20, às 17h, os nossos amigos seguiram em caravana a Jaboticabal, a fim de ser realizada a conferência na bela sede da Sociedade Filarmônica Pietro Mascagni, que ficou superlotada com mais de 1.300 pessoas que acorreram de diversas cidades para ouvir o nosso querido orador.

Divaldo, em todos os momentos, nos auditórios, sempre fica atendendo aos amigos e interessados, assinando livros e outros materiais de sua produção mediúnica, prosseguindo, mesmo após o encerramento, o que lhe é muito cansativo, certamente. Nunca, porém, se queixa ou se nega ao labor fraternal.

Após as palavras do Presidente do Centro Espírita Fé e Caridade, que patrocinou o Evento, comemorando 105 anos de fundação da nobre Instituição, o dr. Miguel de Jesus fez a apresentação de Divaldo Franco com palavras repassadas de bondade.

Por solicitação, Divaldo proferiu a conferência, voltando ao tema da conversão do bispo James Pike, da Igreja Anglicana da Inglaterra, residente em S. Francisco (CA-USA), e seu filho Jim, usuário de drogas.

Graças à mediunidade da Sra. Ena Twig, S.Exa. O bispo Pike, convenceu-se da sobrevivência do Espírito à desencarnação e tornou-se um adepto do pensamento espírita.

A conferência, como usual, se prolongou por 75 minutos e logo após um lanche, Divaldo empreendeu viagem ao destino seguinte, para entregar-se à nova tarefa que o aguardava, na cidade de São Carlos, empregando suas força e vitalidade no ingente esforço de socorrer corações atormentados pelas aflições do mundo e a sede do conhecimento da Verdade, que prodigamente a Doutrina Espírita vem oferecendo a todos, pela palavra alcandorada de um coração idealista, missionário do bem e do amor. 

   Texto e fotos: Sandra Patrocínio

    Abraço-Jorge Moehlecke

 

(Informações recebidas em email de Jorge Moehlecke)

 

 

 

Homenagem a Nilson de Souza Pereira

 

 

(Recebido em email de Ana Maria Spranger Luiz, RJ)

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP