Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, terça-feira, 08 de outubro de  2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/OUTUBRO/08-10-2013.htm

 

 

 

Abaixo os links dos 5 últimos emails de Noticias enviados

 

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

 

07-10-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/OUTUBRO/07-10-2013.htm

05-10-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/OUTUBRO/05-10-2013.htm

04-10-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/OUTUBRO/04-10-2013.htm

03-10-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/OUTUBRO/03-10-2013.htm

02-10-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/OUTUBRO/02-10-2013.htm

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Dizes-te

  

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Religião dos Espíritos. Lição nº 13. Página 39. Reunião pública de 23/02/1959.

 

Dizes-te pobre; entretanto, milionários de todas as procedências dar-te-iam larga fortuna por ínfima parte do tesouro de tua fé.

Dizes-te desorientado; contudo, legiões de companheiros, cujo passo a cegueira física entenebrece, comprar-te-iam por alta recompensa leve migalha da visão que te favorece, para contemplarem pequena faixa da natureza.

Dizes-te impedido de praticar o bem; todavia, multidões de pessoas algemadas aos catres da enfermidade oferecer-te-iam bolsas repletas por insignificante recurso da locomoção com que te deslocas, de maneira a se exercitarem no auxilio aos outros.

Dizes-te desanimado; sem te recordares, porém, de que vastas fileiras de mutilados estariam dispostos a adquirir, com a mais elevada quota de ouro, a riqueza de teus pés e a bênção de teus braços.

Dizes-te em provação; mas olvidas que, na triste enxovia dos manicômios, inúmeros sofredores cederiam quanto possuem para que lhes desses um pouco de equilíbrio e de lucidez.

Dizes-te impossibilitado de ajudar com a luz da palavra; no entanto, mudos incontáveis fariam sacrifícios ingentes para deter algum recurso do verbo claro que te vibra na boca.

Dizes-te desamparado; entretanto, milhões de criaturas dariam tudo o que lhes define a posse na vida para usar um corpo harmônico qual o teu, a fim de socorrerem os filhos da expiação e do sofrimento.

Por quem és, não lavres certidão de incapacidade contra ti mesmo.

Lembra-te de que um sorriso de confiança, uma prece de ternura, uma frase de bom ânimo, um gesto de solidariedade e um minuto de paz não têm preço na Terra.

Antes de censurar o irmão que traz consigo a prova esfogueante das grandes propriedades, sai de ti mesmo e auxilia o próximo que, muita vez, espera simplesmente uma palavra de entendimento e de reconforto, para transferir-se da treva à luz.

            E, então, perceberás que a beneficência é o cofre que devolve patrimônios temporariamente guardados a distância das necessidades alheias, e que a caridade, lídima e pura, é amor sempre vivo, a fluir, incessante do amor de Deus.

 

(Texto recebido do divulgador Antonio Savio de Belo Horizonte, MG)

São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco

 Buenos Aires, Argentina

 

06 outubro 2013

 

Eis que o Semeador de Estrelas, recém-concluídas suas atividades no 7º Congresso Espírita do Rio Grande do Sul, já se encontra em plena ação, servindo a Jesus e a causa espírita em Buenos Aires – Argentina. Divaldo Franco, Embaixador da Paz, e com incansável disposição para atender o chamamento do Mestre, sintetizado no Ide e Pregai, proferiu exuberante conferência na sede da Confederación Espiritista Argentina – CEA -, Rua Sánchez Bustamante, 463 – Ciudad Autónoma de Buenos Aires. Psicología de La Gratitud foi o tema da conferência, uma promoção da CEA e da Institución Espírita Juana de Ángelis, com início às 18h00min.

Na oportunidade as duas entidades promoveram o lançamento de dois livros traduzidos ao Espanhol, ambos do Espírito Joanna de Ângelis, psicografados por Divaldo Pereira Franco. Psicología de la Gratitud, vertido ao Espanhol por Marta Gazzaniga e Jesús y la Actualidad, vertido por Jazmin Lezcano e Iris Lezcano. Cerca de trezentas pessoas prestigiaram o evento, lotando completamente as dependências da CEA.

Com sua jovialidade e disposição superlativa para bem divulgar a Doutrina Espírita, Divaldo Franco, o Paulo de Tarso dos dias atuais, expos sobre o sentimento da gratidão, seu significado e efeitos na área espiritual. A gratidão é portadora de apreciáveis impulsos evolutivos, bem como, enobrecedora do caráter humano. Associando o tema com a narração de fatos que impactaram os presentes, o Semeador de Estrelas, Divaldo Franco, soube muito bem despertar o sentimento de gratidão ao propor alguns minutos de silêncio para que cada um pudesse refletir sobre a vida que experimentam.

Uma reflexão profunda leva a criatura humana a perdoar, ao autoperdão. Perdoar é um estado elevado do sentimento de gratidão. Citando Allan Kardec, informou que para se alcançar o perdão é necessário percorrer três estágios. Vencer um, dará condições de passar ao próximo. No primeiro momento deve a criatura descobrir-se, conscientizar-se, arrependendo-se. No segundo é a oportunidade para a expiação, e por último a reparação, dando solidez ao sentimento do perdão.

Salientou o orador por excelência que cada um deve ser grato pela vida, pela água, o ar, pela evolução moral que já logrou alcançar. Encaminhando-se para o encerramento, neste belo encontro de almas amigas, Divaldo propôs mais alguns minutos de reflexão íntima, ensejando oportuna conduta espiritual elevada. Os aplausos, em profusão, foram gestos de gratidão que cada um expressou ao conferencista exuberante, a vida e a Deus.

Texto e fotos: Paulo Salerno

 

 

 

 

 

1º. Encontro de Mocidades na AEVV

Araçatuba, SP

 

(Informação recebida em email de Frank Junior [[email protected]])

 

 

 

Cobem comemora 45 anos

Salvador, BA

 

(Informação recebida em email de Edward Ascom Cobem [[email protected]])

 

 

 

Programação com José Araújo em

Portugal

 

cid:03AA3A23-D0FA-48F2-84DF-6C38D7AA4C16

(Informaçao recebida em email de Suzuko Hashizume)

 

 

Cine Abrape. Evento gratuito

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de ABRAPE [[email protected]])

 

 

 

Programação do C.E. Semeadura de Jesus

Guarulhos, SP

 

Programação das palestras do mês de Outubro/2013 no Centro Espírita Semeadura de Jesus

 

Olá, Pessoal

Abaixo a programação das palestras do mês de

Outubro de 2013.

Venham participar conosco!

Até lá 

Grande Abraço a todos

 

CENTRO ESPÍRITA SEMEADURA DE JESUS

Rua Alexandre de Oliveira Calmon, 192   -   Guarulhos  (SP)    

Próximo ao Colégio Agnus Dei (Antigo 9 de Julho) na Av. Salgado Filho (Descendo a Rua da Escola é a 1ª esquina do lado esquerdo)

PROGRAMAÇÃO DE PALESTRASOUTUBRO/2013

(Horário das Palestras: 20h00min)

Data

Palestrante

Tema

07/10/13

Sidnei Carvalho

A Justiça Divina – Código Penal da Vida Futura

14/10/13

Manolo Quesada

Tecnologia, Família e Espiritismo

21/10/13

Celina Sobral

Poesia do Evangelho

28/10/13

José Roberto de Souza

A Família na Visão Espírita

GRUPOS DE ESTUDO DA DOUTRINA ESPÍRITA

Toda Sexta-feira às 19:45 horas

Todos convidados!! Venham participar conosco

Não é necessário fazer nada, basta comparecer.

 

 

(Informações recebidas em email de Edson S. Hamazaki [[email protected]])

 

 

 

Jornada Saúde e Espiritualidade

Piracicaba, SP

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

Programação do Centro Espírita Discipulos de Jesus

Penápolis, SP

 

(Informação recebida em email de Maria José de Almeida)

 

 

 

Teatro: “Festival Viva Kardec”

Araçatuba, SP

 

Peça teatral: "Festival Viva Kardec"

Local: Aliança Espírita Varas da Videira

Dia: 18/10/2013

Horário: 20:00h

 

A peça aborda as obras básicas da doutrina espírita: Livro dos Espíritos, Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese.

Os livros se apresentam como personagens falantes e são dramatizados temas de cada livro, como: Reencarnação, Obsessão, Aborto, Prece, Lei de Causa e Efeito, Sintonia e Evolução.

 

OBS: Em breve os cartazes ficarão prontos e levaremos aos centros espíritas e na Rádio Bandeirantes.

 

Desde já agradecemos sua atenção esperamo-o para nossa apresentação.

 

Deus ilumine-o sempre em sua  vida.

 

.

 

(Informação recebida em email de Adriana Gonçalves Leite)

 

 

 

Edmir Garcia participará do Mês de Kardec em

Franca, SP

 O orador Edmir Garcia, da cidade de Bebedouro, também participará do mês de Kardec, no dia 13 de outubro de 2013, domingo, no NECE Ismael Alonso Y Alonso, Rua Otho Paiva, 1350, Jardim Portinari, às 18h, proferindo palestra sobre o tema “Princípios Espíritas e suas consequências educacionais”.

Edmir é professor de História e Filosofia. No movimento espírita atua dirigindo reuniões mediúnicas e proferindo palestras por todo o Estado de São Paulo. Ele é presidente da USE-Regional Ribeirão Preto e é presidente do Centro Espírita do “Calvário ao Céu” de Bebedouro-SP, e vem desenvolvendo trabalho em prol do movimento de unificação espírita, mostrando também grande entusiasmo, por assuntos ligados à juventude, principalmente à juventude espírita. Edmir é muito conhecido em Franca, pela turma da “Velha Mocidade”.

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; USE Intermunicipal de Franca [[email protected]])

 

 

 

50ª. Commetrim

Araxá, MG

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

Teatro: Paulo e Estêvão

Santos, SP

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

Prossegue o Ciclo de Palestras organizado pela  Use Intermunicipal de Lins em homenagem a Kardec. Lins, SP

 

Ciclo de Palestras, promovido pela nossa  USE Intermunicipal de Lins, com o Tema  ALLAN KARDEC E SUA OBRA:  Dia  04/10,  20 hs. Profª  Leny Lima Botelho, no Centro Espírita Dr. Adolfo Bezerra de Menezes - Lins ;  Dia 11/10,  20 hs. Aylton Paiva , na  Casa dos Espíritas - Lins; Dia 13/10, 09 hs. Profª Maria Eny Rossetini Paiva, Casa dos Espíritas - Lins;  Dia 15/10,  20 hs.  Diogo Nascimento Caceres, Instituto Linense de Divulgação Espírita "Euripedes Barsanulfo"  Lins;  Dia 17/10, 20 hs. Lili Loosli Silveira,  Centro Espírita Irmã Terezinha - Lins;  19/10, 20 hs., Dra. Elaine Aldrovandi, Casa dos Espíritas - Lins;  Dia 22/10,  20 hs. Dra. Maria Margarete Brumati, Associação Espírita Joana D'Arc . Lins e  Dia 26/10,  20 hs.  Arquimedes Brumati, Centro Espírita Bezerra de Menezes, em Pongaí.  Abr.  Arquimedes.

(Informações recebidas em email de Arquimedes Brumati)

 

 

 

Formação de Educadores Espíritas para trabalhar

com crianças e adolescentes. Bruxelas, Bélgica

 

Dias 10 e 24 de novembro de 2013

Horário: 10 às 17 horas.

 

 

Date: les dimanches 10 et 24 novembre 2013

Horaire: 10h-17h (avec une pause entre 13h et 14h)

Lieu: Centre d'études spirites Allan Kardec Bruxelles (CESAK)

Adresse: 134 rue Louis Hap 1040 Bruxelles

Informations et inscription: téléphone: 0032 491 749 234

                                                      email: [email protected]

Promotion et Réalisation :   Commission Européenne d'éducation -  CEE/CEI et Union Spirite Belge – USB

Langue: portugais avec traduction simultanée en français

Participants: Travailleurs des centres spirites, dirigeants, travailleurs des activités pour enfants, personnes intéressées...

Objectifs:

Sensibilisation à l'importance et à la nécessité d'une éducation portant les valeurs morales du spiritisme pour les jeunes et les enfants;

Formation d'éducateurs spirites aux aspects didactiques, pédagogiques et sur la manière de passer la doctrine afin d'améliorer le travail avec les enfants;

Contenu du cours:

Module 1: Éducation et éléments fondamentaux du processus éducatif -
Celui qui éduque:

Coordination: Arlete  Läenzlinger-Hardy (Suisse)

1ere Partie:

L'éducation, ses objectifs, son importance et ses bases;

L'éducation spirite =  Éducation intégrale, objectifs généraux

L'éducation selon Socrate, Platon, Jean Jacques Rousseau, John Amos Comenius e Pestalozzi.

2ème Partie:

qui éduque l'enfant et le jeune?

Psychologie infantile: enfance, tranches d'âge et caractéristiques, nécessités basiques de l'enfant... ;

L'enfant dans la vision spirite;

L'adolescence et ses caractéristiques.

 

 

Module 2: Éléments fondamentaux du processus éducatif – LA FAMILLE ET LE CENTRE SPIRITE:

Coordination : Claudia Werdine  (Espagne)

1ere Partie:

La famille: sa constitution, vivre en famille, responsabilités, conflits familiaux et leurs conséquences sur l'enfant/le jeune...

2ème Partie:

Le centre spirite: responsabilité, participation, compromis, organisation et fonctionnement d'un travail avec les enfants et les jeunes...

 

 

Module 3: Éléments fondamentaux du processus éducatif – L'ÉDUCATEUR:

Coordination : Claudia Werdine (Espagne)

1ere Partie:

L'éducateur et ses fonctions pédagogiques;

Conditions nécessaires pour exercer cette tâche;

2ème Partie:

Jésus et Kardec, les maestros par excellence.

 

Module 4: Éléments fondamentaux du processus éducatif – CONTENUS DE COURS - PLANIFICATION - MÉTHODOLOGIE - ÉVALUATIONON:

Coordination : Milena Alborghetti (Italie)

1ere Partie:

Les contenus du cours, son organisation et ses objectifs; planification d'enseignements: ce qu'il est, à quoi il sert, caractéristiques et conditions pour son efficacité, ses phases...

2ème Partie:

Concept et objectif de la didactique, sa portée, la didactique et l'enseignement de la doctrine spirite;

Évaluation: types d'évaluation, critères, techniques...

 

 

Ateliers:

Les moyens techniques et didactiques – Coordination: Arlete

La vision de Socrate, Platon et Pestalozzi pour éduquer

Ateliers: Créativité - L'art dans l'éducation et les recours audiovisuels Coordination: Régis

 

 

Programme:

http://colorir.estaticos.net/desenhos/color/201303/criancas-com-um-livro-desenhos-dos-utentes-pintado-por-leondina-1028880.jpgDIMANCHE 10 NOVEMBRE

.  9:30/9:55h = Réception, distribution des badges et du matériel...

. 10:00/10:10:h = Introduction de l'USB et de la commission européenne pour l'éducation, prière d'ouverture.

. 10:10/11:20h = Module 1: 1ere partie (exposé)

. 11:20/12:00h = Module 1 : 2ème partie (étude en groupes)

. 12:00/12:15h = Présentation du travail des groupes

. 12:15/12:25 = Questions et réponses sur le module 1

. 12:25/13:30h = Repas

. 13:30/13:40h = Activité pratique

. 13:40/14:50h = Module 2 : 1ere partie (exposé)

. 14:50/15:30h = Module 2 : 2ème partie (étude en groupes)

. 15:30/15:45h = Pause

. 15:45/16:00 = Présentation du travail des groupes

. 16:00/16:10h = Questions et réponses sur le module 2

. 16:10/17:00h = Atelier: Les moyens techniques et didactiques

. 17:00h = Fin

 

http://colorir.estaticos.net/desenhos/color/201303/criancas-com-um-livro-desenhos-dos-utentes-pintado-por-imshampoo-1028921.jpgDIMANCHE 24 NOVEMBRE

 

. 9:45/10:00h = Harmonisation et arrivée des participants

. 10:00/10:10h = Prière d'ouverture et activité pratique

. 10:10/10:50h = Module 3: 1ere partie (étude en groupes)

.10:50/11:00h= Présentation du travail des groupes

. 11:00/11:20h = Exposé sur Jésus et Kardec - les éducateurs par excellence

. 11:20/11:30h = Questions et réponses sur le module 3

. 11:30/11:45h = Pause

. 11.45/12:45h = Atelier: Créativité et art dans l'éducation

. 12:45/13:50h = Repas

. 13:50/14:00h = Activité pratique

. 14:00/15:30h = Module 4: 1ere partie (exposé)

. 15:30/15:45h = Pause

. 15:45/16:45h = Module 4 : 2ème partie (exposé)

. 16:45/16:55h = Questions et réponses sur le module 4

. 16:55/17:00h = Conclusion l'USB et de la commission européenne pour l'éducation

. 17:00h = Fin

 

(Informação recebida em email de Claudia Werdine, Madrid, Espanha)

 

 

 

Palestra com Plínio Penteado Jr. NAE Fraternidade Cristã

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Plinio Bueno Penteado Jr [[email protected]])

 

 

 

Transmissão ao Vivo do 6º. Encontro Nacional dos

 amigos de Chico Xavier e sua Obra. Recife, PE

 

 

(Informação recebida em email de Jhon Harley M. Marques)

 

 

 

Programa Transição deste domingo

 

Caros amigos,

Seguem os dados do Programa Transição deste domingo, 13/10/2013, com o tema Suicídio

TEMA: SUÍCIDIO

CONVIDADOS: Therezinha Oliveira, Alkíndar de Oliveira, Décio Iandoli Jr, Del Mar Franco, Ercilia Zilli, Heloisa Pires, Mário Mas, Marlene Saes, Marlene Nobre e Milton Felipeli..

DATA: 13/10/2013, domingo - às 16h15, na RedeTV!

Renata Salera
Programa Transição

http://www.kardec.tv/

(11) 2021.0623

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

Boletim da Associação Médico Espírita  do Brasil

 

Acesse aqui:

http://amebrasil.org.br/2011/news/outubro_2013.html

 

 

 

 

 

Newsletter da Fundação Maria Virgínia e J. Herculano Pires

São Paulo, SP

 

Clicar aqui:

http://www.herculanopires.org.br/newsletter/defeitosedesculpas2013.html

 

 

(Recebido em emails de [email protected] e de Aguinaldo Almeida [[email protected]])

 

 

Jornal “O Farol”

Getulina, SP

 

Acesse aqui:

Caros amigos, estou enviando a edição de n.º 64.

Se possível divulguem e repassem.

Links:

Todos: http://dabunjr.wordpress.com/o-farol/ 

N.º 64: http://dabunjr.files.wordpress.com/2011/03/jornal-espc3adrita64.pdf 

Abraços!

Junior

 

 

Festa da Pizza da A.E.K. Raio  Luz

São Paulo, SP

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

O inferno na verdade é um purgatório,

pois na Bíblia ele é temporário

  

José Reis Chaves

Belo Horizonte, MG

 

       Tártaro, Geena, sheol, hades, ínferos e Limbo designam geralmente o inferno, que é de origem mitológica, quando seu chefe era Plutão e que, no cristianismo, passou a ser Satanás, Belzebu ou Lúcifér. E o inferno cristão tornou-se muito mais terrível do que o mitológico pagão, graças a Dante Alighiere (século 13), que o recriou na sua “Divina Comédia”.

      Examinando 1 Coríntios 3: 15, os versículos em torno e outros textos da Bíblia, conclui-se que o inferno não é um lugar, que  ele e seu fogo são figurados e que ele é mesmo temporário. Aliás, a parábola do Filho Pródigo (Lucas capítulo 15); o desejo de Deus de que todos se salvem (Mateus 18: 14; 1 Timóteo 2: 4); a afirmação de Jesus de que há mais alegria nos céus quando um se converte do que pela alegria lá já reinante por 100 já convertidos; a busca da ovelha perdida até ser encontrada (Lucas 15: 4) e outras passagens bíblicas pulverizam as penas sempiternas dos teólogos medievais baseados na poesia do terror infernal de Dante.

    “Manifesta se tornará a obra de cada um. O dia demonstrará a boa obra que se revela pelo fogo; e tal como com a obra de cada um, o próprio fogo a provará. Se ela permanecer edificada sobre o fundamento, seu autor receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, ele sofrerá dano; mas esse autor será salvo, como que através do fogo.” (1 Coríntios 3: 15).

    Numa linguagem simples, vejamos esse texto até o versículo 17. As obras boas e más estão relacionadas com o fogo. A obra boa e fundamentada, como acontece com a de cada um, é revelada pelo fogo, e se ela permanece no fundamento, o seu autor receberá o galardão. Mas queimando-se a obra de alguém por ela não ser boa, ele sofrerá punição pelo fogo, pois sua obra será queimada, mas ele será salvo pelo próprio fogo destruidor da sua obra má. Se ele se salva, logo a pena é temporária. “Vós não sabeis que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1 Coríntios 3: 16). E Paulo termina com uma linguagem figurada profética (ameaçadora) aos suicidas: “Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado.” (1 Coríntios 3: 17).

       Kardec elogiou o Purgatório da Igreja, por ser temporário, de acordo, pois, com a justiça perfeita de Deus, que dá a cada um conforme suas obras.

      Nossas faltas são finitas. Puni-las, pois, com penas infinitas ou sempiternas seria um erro de justiça gravíssimo. Assim, atribuir a Deus a criação dessas penas sem fim é até uma blasfêmia!

      O Inferno na verdade é, pois, tal qual o Purgatório temporário da Igreja. O grande santo sábio e bispo da Igreja Primitiva, são Gregório de Nissa (4º século), um dos Padres da Igreja, notável pela sua lógica, já ensinava também que o inferno é temporário. Que os teólogos dogmáticos, pois, se cuidem!

 

Catedral da Sé. Praça da Sé, São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

 

]

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP