Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, segunda-feira, 14 de outubro de  2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/OUTUBRO/14-10-2013.htm

 

 

 

Abaixo os links dos 5 últimos emails de Noticias enviados

 

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

 

12-10-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/OUTUBRO/12-10-2013.htm

11-09-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/OUTUBRO/11-10-2013.htm

10-09-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/OUTUBRO/10-10-2013.htm

09-10-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/OUTUBRO/09-10-2013.htm

08-10-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/OUTUBRO/08-10-2013.htm

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

A grande instrutora

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Visão Nova. Lição nº 17. Página 75.

 

Benemérita instrutora existe, cuja visitação sempre recebemos com alarme e às vezes com reclamações infindáveis.

Orienta sem gritaria e ampara sem violência.

Semelhante mentora palmilha todas as estradas humanas e chama-se "Enfermidade".

Nesta afirmativa não há lirismo simbólico.

Desejamos apenas considerar que a doença é a correção provocada por nossos próprios desequilíbrios, agora ou no passado, atuando, a fim de que não venhamos a cair em maiores padecimentos na esteira do tempo.

Por isso mesmo, vale receber-lhe a presença com respeito, moderação e bom ânimo.

Se a dor te não impede a movimentação orgânica, persevera com o trabalho, sem desprezá-lo, embora não possas atender a todos deveres na feição integral, e não olvides que enquanto o corpo é suscetível de ação própria, o serviço é o melhor reconstituinte para as deficiências da vida física e o melhor sedativo para os aborrecimentos morais.

Se a enfermidade age nas células que permanecem a teu serviço, confia-te ao pensamento reto.

Nunca te entregues à revolta, ao desalento ou à indisciplina.

Esse trio de sombras te encarceraria em maiores conflitos mentais.

A mente insubmissa ou desesperada não poderá governar o cosmo vital a que se ajusta, agravando os seus próprios problemas.

Ergue-te, em espírito, na intimidade do coração, trabalha sempre e não percas o sorriso de confiança.

Cada dia é nova folha do livro infinito da vida e a proteção do Senhor não nos abandona.

Se tens o corpo atado ao leito, incapaz de mobilizar as próprias energias a benefício de ti mesmo recorda que, por vezes, a lição da enfermidade deve ser mais longa, a favor de nossa grande libertação no futuro.

Toda perturbação guarda origens profundas na alma e se o veículo físico passará sempre, à feição de veste corruptível, o espírito é o herdeiro da vida imortal.

Indispensável pensar nisso para que a serenidade nos dignifique nas horas de crise, porquanto representam grande apoio para nós mesmo a calma e a coragem que espalhamos naqueles que nos cercam.

O doente inconformado é um centro de sombrios pensamentos, ligados à discórdia, à rebelião e ao desânimo.

A enfermidade exerce a função de mestre precioso.

Faze silêncio em ti e ouve-lhe os avisos ligeiros ou as advertências profundas.

E ainda que te encontres à frente da morte, lembra-te do Amigo Divino que demandou a ressurreição através do leito erguido na cruz, usando o infinito amor e a extrema renúncia, no próprio sacrifício, para sanar as dores da humanidade.

 

 

(Texto recebido em email de divulgador Antonio Savio, de Belo Horizonte, MG)

 

File:Healing of a bleeding women Marcellinus-Peter-Catacomb.jpg

Representação de Jesus curando a  mulher que sofria  hemorragia

Imagem da Catacumba de Marcelino e Pedro, em Roma.

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Healing_of_a_bleeding_women_Marcellinus-Peter-Catacomb.jpg

 

 

 

Registro. Encontro Fraterno com Divaldo Pereira  Franco

Salvador, BA

 

11-10-2013

 

A boa música possui o encantador e sublime poder de elevar os sentimentos, propiciando enlevo e harmonia. Foi esse momento musical que antecedeu as atividades do dia, preparando os presentes para a magistral aula sobre Vida em Plenitude, apresentada por Divaldo Franco.

Utilizando-se dos conceitos de Carl Gustav Jung e de outros estudiosos do comportamento humano, da antropologia, e da neurociência, Divaldo apresentou a tese da criação do Universo e dos seres que habitam a Terra. Permitiu que, ao acompanhar com atenção, pudesse o ouvinte imaginar-se percorrendo cada fase da criação, desde os seres unicelulares até o estagio em que se encontra o ser humano na atualidade.

No período da tarde Divaldo ministrou uma magnífica aula de física, desde 23 séculos antes de a publicação de O Livro dos Espíritos, com o atomismo grego até os dias atuais com a partícula atômica denominada Bóson de Higgs. Nesta aula foram trabalhados os conceitos e teses de diversos estudiosos que procuravam, ora demonstrar a existência da matéria densa, ora a existência da energia. A participação de Deus no Universo, ou sua negação.

À noite, o momento musical foi protagonizado por Henrique Baldovino, exímio conhecedor e intérprete dos clássicos que, ao piano, arrancou calorosos aplausos. Um novo vídeo institucional da Mansão do Caminho foi apresentado. Com grande plasticidade, as atividades desenvolvidas foram sendo expostas com beleza e simplicidade, ficando evidente a grandiosidade do trabalho, do amor que lá são desenvolvidos.

Para encerrar a atividade noturna, Divaldo narrou uma história do repertório árabe. É a história de Mohamed – O Justo. Era muçulmano, possuidor de um sentido apurado de justiça, amor e caridade. A narrativa dessa história foi para afiançar que essa é a filosofia da Mansão do Caminho, ou seja, fora da caridade não há possibilidade de salvação. Estimulando a cada um fazer um pouco mais pelos desafortunados, Divaldo sugeriu que a criatura humana se torne um raio luminoso na escuridão da noite de miséria e iniquidade.

Desejou que o suave aroma do evangelho tocasse os sentimentos em favor do próximo, pois que, amanhece a Era Nova, e os expoentes do passado, de todas as áreas, já estão de retorno para contribuírem na formação de uma era de mais beleza, de fraternidade, de paz e de amor. O público, tocado em seus sentimentos, agradeceu o Arauto da Paz e do Evangelho, com calorosa salva de palmas.

   Outras fotos: https://www.facebook.com/profile.php?id=100000043633220

 

Texto: Paulo Salerno

Fotos: Jorge Moehlecke

 

(Texto e fotos recebidos em email de Jorge Moehlecke)

 

 

 

Registro. Encontro Fraterno com Divaldo Pereira  Franco

Salvador, BA

 

12-10-2013

 

Seguindo a programação, Divaldo Franco discorreu sobre o tema Psicologia do Perdão. Com vigor, grande disposição e acendrado amor e devotamento ao próximo, o Paulo de Tarso da Atualidade apresentou o trabalho desenvolvido por Simon Wiesenthal, um sobrevivente de campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. Após passar cerca de quatro anos de sua vida nesses campos, dedicou sua vida a localizar, identificar e levar à justiça criminosos nazistas.  Estando ainda prisioneiro, uma enfermeira alemã foi chamá-lo para atender a um pedido de um enfermo no hospital que abrigava os soldados alemães feridos. Era Karl Silberbauer, oficial da Gestapo, já em seus últimos dias, que implorou o perdão de Simon. Karl Silberbauer esteve presente no massacre de uma cidadezinha e foi um dos oficiais que exterminou a família de Simon.

Inúmeros casos de perdão foram narrados pelo mestre da oratória, desde os mais recuados no tempo, aos mais recentes, voltando a perguntar ao público: Você é assim, permite-se perdoar? O perdão, disse, é uma mensagem que ensina a transcender o mal. A psicologia do perdão leva o homem a não retaliar, a se depurar para lograr a plenitude da vida, que será alcançada pelo exercício das mensagens cristicas, principalmente as exaradas no Sermão da Montanha.

Apoiando-se nos estudos de Philippe Pinel, Emil Kraepelin e outros, Divaldo falou sobre os transtornos psiquiátricos com leveza, em uma abordagem agradável, pois que o tema é, por si só, bastante depressivo. Uma aula ministrada com toques de humor contagiante, enaltecedores dos bons sentimentos, do equilíbrio e do amor. Foram momentos riquíssimos.

Seguiu-se, desta forma, a abordagem de reflexões sobre o perdão. Essas reflexões estão baseadas nos estudos que a Dra. Robin Casarjian, psicoterapeuta, coordenadora de seminários sobre técnicas e psicologia do perdão.

O período noturno início com uma bela apresentação musical ao piano executada por Henrique e Guilherme Baldovino, remetendo o público a patamares mais elevados de harmonia, paz e sensibilidade. Citando o pensador russo Fiódor Dostoiévski, Divaldo destacou uma de suas expressões, a beleza salvará o mundo. Exemplificando essa afirmativa, Divaldo apresentou uma narrativa sobre as janelas da tristeza e da felicidade. Uma oposta a outra. Quando a criatura humana se encontra em uma delas, há sempre a possibilidade de passar a ver o mundo através da janela oposta. Importa que, quando esteja na janela da alegria, possa a criatura sair para ajudar o seu semelhante.

Depois adentrou-se pela comovente história acontecida durante a Segunda Guerra Mundial, notadamente no Campo de Concentração de Majdanek, na cidade de Lublin, na Polônia. História que se encontra narrada em o livro Os Pantanais da Alma do psicólogo e escritor norte-americano Dr. James Hollis, que recebeu a visita de uma ex-prisioneira de Majdanek. Era o sentimento de culpa a atormentar a infeliz prisioneira.

Segundo a Mentora Joanna de Ângelis a criatura humana não deve se sentir culpada, mas responsável, inclusive pela reabilitação. Sentir-se culpado é carregar cargas emocionais de grande significado que invariavelmente asfixiam o ser. Salientou Divaldo Franco, o Peregrino de Jesus, que o indivíduo maduro psicologicamente é aquele que assume a responsabilidade pelos seus atos.

Finalizando mais uma atividade desse grandioso encontro terapêutico, Divaldo conduziu os presentes em uma visualização terapêutica, com a finalidade de propiciar um encontro com o perdão.

   Outras fotos do Encontro Fraterno dia 12/10, https://www.facebook.com/profile.php?id=100000043633220

   Texto: Paulo Salerno

   Fotos:Jorge Moehlecke

 

 (Texto e fotos recebidos em email de Jorge Moehlecke)

 

 

 

4º. Simpósio de Medicina e Espiritualidade de

Luxemburgo

 

 

(Informação recebida em email de Dra Marlene Nobre)

 

 

 

AME- Internacional. Plano de palestras e reuniões

Helsinque, Finlândia

 

 

Versão em português:

 

Plano de palestras & reuniões – AME Internacional – Finlândia

(para comentarios)

 

Palestrantes:               Jorge Cecilio Daher Júnior

Giancarlo Lucchetti

 

 

30. de outubro

 

Chegada para Finlândia.

Pekka busca do aeroporto e viagem junto para universidade (½…1 h).

Encontro com grupo dos pesquisadores e troca de informacão inicial.

 

Palestra na universidade da Helsinki (organizado pela associacão espírita da Finlândia):

17:00 – 17:15             Abertura e introducão (Pekka)

17:15 – 18:00             palestra AME Internacional (parte 1)

18:00 – 18:15             intervalo

18:15 – 19:00             palestras  AME Internacional (parte 2)

19:00 – 19:30             perguntas e respostas e encerramento             

 

 

31. de outubro

 

Palestra na universidade da Helsinki (organizado pela associacão espírita da Finlândia):

Durante dia:               preparative para palestras & conhecer pouco Helsinki

17:00 – 18:00             palestras AME Internacional (parte 3)

18:00 – 18:15             intervalo

18:15 – 19:15             Mesa redonda com seguintes participantes convidados

(Organizado pela  do grupo de pesquisadores – Mind & Other project)

-     representantes do AME Internacional

-     represetantes do grupo de pesquisadores da Finlândia (Mind & Other project)

-     representante dos estudantes da medicina da universidade

-     representante dos professores da universidade (medicina ou outro)

-     uma pesquisadora da universidade quem faz pesquisa a respeito espiritualismo moderno e espiritismo

19:15 – 19:30             perguntas e respostas e encerramento             

 

 

1. de novembro

 

Parte da manhã           Reunião na universidade da Helsinki somente com grupo dos pesquisadores .

 

Parte de tarde             Viagem para Bonn 

-     passagem Helsinki - Düsseldorf (distância 73 km do Bonn) custa 106 Eur.

 

 

 

 

Versão em inglês

 

Meetings and Presentations of AME International in Finland

(Draft program for comments and suggestions)


Speakers:                    Jorge Cecilio Daher Júnior

                                   Giancarlo Lucchetti

 

 

October 30 (Wednesday)

 

Arrival in Finland

Pekka will pick up speakers at the (Helsinki) airport and bring them to the university (½…1 h).

Meeting with local researchers and initial exchange of information

 

Conference at the University of Helsinki (organized by the Finnish spiritist association):

17:00 – 17:15             Opening and Introductory Remarks (Pekka)

17:15 – 18:00             Presentations by AME International (part 1)

18:00 – 18:15             break

18:15 – 19:00             Presentations by AME International (part 2)

19:00 – 19:30             Question&Answer session and Closure

Go to Pekka’s home to spend the night (about 11/2 hour by car from the university)

 

October 31 (Thursday)

 

Conference at the University of Helsinki (organized by the Finnish spiritist association):

During the day: free time for preparing presentations & to get to know a bit of Helsinki

17:00 – 18:00             Presentations by AME International (part 3)

18:00 – 18:15             break

18:15 – 19:15             Discussion Panel with the participation of the following guest speakers (organized by researchers of the Mind & Other project):

-     AME International representatives

-     Representatives of the Finnish research group (Mind & Other project)

-     Representatives of medical students of the U. of Helsinki

-     Representatives of professors of the U. of Helsinki (medical school or other department)

-     The university researcher (lady) who carries out studies on modern spiritualism and spiritism

19:15 – 19:30             Question&Answer session and Closure

 

 

November 1st (Friday)

 

Morning:                                Meeting at the U. of Helsinki only with a group of                                                             researchers.

 

Afternoon:                             Travel to Bonn

 

 

(Informações recebidas em emails de Dra Marlene Nobre)

 

 

 

Seminário Medicina e Espiritualidade

Lugano, Suiça

 

 

(Informação recebida em email de Dra Marlene Nobre)

 

 

 

Integração de Medicina e Espiritualidade:

A Medicina do 3º. Milênio. Berna, Suiça

 

 

 

(Informação recebida em email de Dra Marlene Nobre)

 

 

 

III Seminário Sul Mineiro: Ciência e Espiritualidade

Itajubá, MG

 

 

(Informação recebida em emails de Luiz Carlos Formiga, RJ; de Nelio Luzze)

 

 

 

 

 

Comemoração dos 45 anos do Cobem

Salvador, BA

 

 

(Informação recebida em email de Edward Ascom Cobem [[email protected]])

 

 

 

Palestra do Dr. José Carlos de Lucca no NAEFA

São Paulo, SP

 

 

 

O NÚCLEO ASSISTENCIAL ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS (NAEFA) CONVIDA PARA A PALESTRA DE  

JOSÉ CARLOS DE LUCCA

DATA: 26 DE OUTUBRO, SÁBADO, ÀS 16:00 HORAS. 

LOCAL: RUA MIL OITOCENTOS E VINTE E DOIS, Nº 473-A,

IPIRANGA, SÃO PAULO 

EM COMEMORAÇÃO DO 10º ANIVERSÁRIO DO NAEFA

 

 

 

ref.  http://www.jcdelucca.com.br/

 

José Carlos De Lucca é Juiz de Direito em São Paulo, desde o ano de 1989. Ainda pequeno sentiu profundo impulso para o estudo de temas ligados à espiritualidade, desenvolvendo seus potenciais no campo da mediunidade de consolo e esclarecimento.

 

Já realizou graciosamente mais de duas mil palestras focadas em motivação e desenvolvimento do potencial espiritual do ser humano, falando a um público estimado em 500 mil pessoas.

 

Seus livros já venderam mais de 450 mil exemplares.

 

Todos os direitos autorais de seus quatorze livros publicados até o momento foram cedidos à entidade filantrópicas, cuja renda ajuda a manter mais de 40 mil pessoas necessitadas.

 

Fundou, juntamente com outros amigos, o Grupo Espírita Esperança (www.grupoesperanca.com.br), e juntos trabalham na divulgação e prática do Espiritismo, promovendo o potencial de luz de cada um de nós como a mais excelente terapia para os sofrimentos humanos.

 

Apresenta na Rádio Boa Nova o programa Sem medo de ser feliz (www.radioboanova.com.br) e TV Mundo Maior (transmissão ao vivo) (www.redemundomaior.com.br ) e na Rádio Mundial (www.radiomundial.com.br ) o programa Cura e Libertação.

 

(Informação recebida em email de NAEFA [[email protected]])

 

 

 

Seminário com Dr. Romário de Araújo Mello na UNENLAR

Jaboticabal, SP

 

UNIÃO ESPIRITA NOSSO LAR - UNENLAR

CONVIDA PARA

Seminário com o Prof. Dr. ROMÁRIO DE ARAUJO MELLO

 

Médico embriologista, fetologista, especialista em malformações
embrionárias envolvendo aspectos genéticos e ambientais, com mestrado e doutorado pela UNICAMP.

TEMA: "OS ESPÍRITAS E AS DOENÇAS"

DATA: Sábado 02 de Novembro dás 14h ás 17h

LOCAL:Rua: Monteiro Lobato 1.150 - Centro - Jaboticabal

 

PARTICIPEM - DIVULGUEM

 

(Informação recebida em email de Nuno Emanuel)

 

Placa comemorativa de 100 anos de Espiritismo na cidade de Jaboticabal, SP.1908 – 2008

Praça  Dr. Joaquim Batista, Jabotical, SP.  Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Palestra pública no Centro Espírita Francisco de Assis

Avanhandava, SP

 

CONVITE de PALESTRA

Centro Espirita Francisco de Assis - Avanhandava

Rua Tibiriçá nº 522

Convida a todos

Para assistirem a palestra que será realizada nesta quarta-feira dia 16/10/2013

às 20,00 horas com

APARECIDO  MORAIS  DE  SOUZA.

BAURU

Tema:

"  OS  ALICERCES  DO  AMOR  "

 

(Informação recebida em email de Luiz Antonio da Silva)

 

 

 

Informes e programações do “Light And Peace Spiritist Center”

Adelaide, Austrália

 

Olá,

Oportunidade e Nós

Não penses que o bem se processe sem o esforço paciente que o concretize.

O Criador estabelece a árvore na semente.

A criatura pode protegê-la e aperfeiçoá-la.

Recebes do Criador o tesouro das horas, o apoio do conhecimento, a possibilidade de agir, o benefício do relacionamento, mas a formação da oportunidade para que te realizes nas próprias esperanças depende de ti.

Não há confiança profissional sem o devido certificado de competência. Quanto ao espírito, as leis são as mesmas.

Esforçar-te-ás em adquirir entendimento, praticar o respeito aos semelhantes e apoiar os outros. Assim obterás a simpatia de que necessitas, a fim de que o próximo te auxilie na edificação de teus ideais.

Em qualquer tarefa de melhoria e elevação, em que esperemos novas aquisições de paz e alegria, felicidade e segurança, não nos esqueçamos de que a possibilidade nasce de Deus e que o trabalho vem de nós.

Emmanuel / Médium Chico Xavier Livro: Ceifa de Luz

Próximas Palestras

14.10.13 - Tema: "Quem mexeu no meu queijo." Palestrante: Bárbara

Mas mais do que um best-seller, “Quem Mexeu No Meu Queijo?” tornou-se um clássico. Talvez o segredo do seu sucesso seja a forma como transmite suas idéias com uma linguagem simples, que permanecerão por toda a vida. Conheça as mensagens do livro “Quem Mexeu No Meu Queijo?” numa perspectiva crista.

21.10.13 - Tema: "As Cinco Linguagens do Amor." Palestrante: Giuliano

Participe!

Muita Paz!

:

Home Page

Acesse: www.lightandpeace.org

(Informações recebidas em email de Light And Peace Spiritist Center [[email protected]])

 

 

 

 

 

Grupo espírita promove festa para crianças no seu dia

Três Lagoas, MS

 

O Grupo da Fraternidade Espírita José Grosso e Maria João de Deus, de Três Lagoas (MS), em meio às homenagens aos 209 anos do nascimento de Allan Kardec (outubro de 1804, em Lion, França), também está comemorando o Dia das Crianças, com festa e presentes.

Dentro da programação, prossegue a festa com as crianças, com bolo, refrigerante, brinquedos, balas e doces.

            Nesta Sexta feira, dia 11de outubro, às 19 horas, véspera do Dia da Criança,  o Grupo  Espírita  realizou a grande festa, que teve como   convidada para  a palestra  Dagmar Vaz de Andrade,  pertencente ao Grupo Assistenc ial A Candeia. Na mesma noite, o Grupo de Cantos Notas de Luz, regido pelos músicos Rosa Yamaguti e Fernando Brandão e mais dez vozes, brindarão a noite musical.

 

De acordo com os organizadores, as doações para a festa deste ano tiveram a participação de pessoas e empresas de Três Lagoas, como a Fibria, Água Aquarela, Mário Márcio Arantes, Drª. Alessandra Fonseca Arantes, Floriso, Irman  Ferraz,  Maria Lucia Firmino, Claudio Delbone, Rozana Colégio Maximo , Tupy da Avanti, Laudelindo (Lau), Supermercado ABEVÊ, que  doou  um lindo bolo.

Há mais de 18 anos, o jornalista Luiz Corrêa da Silveira Filho, sua esposa Elzi Garcia Corrêa e outros colaboradores do  Grupo  Espírita José Grosso e Maria João de Deus promovem a festa do Dia das Crianças. 

Vale ressaltar que para esta festa de 2013 o Grupo Espírita José Grosso e Maria João de Deus passou por ampla reforma em suas dependências, na parte de  pinturas e do  sistema elétrico e Hidráulico.

 

(Informações e fotos recebidas em email de Jornal Correio de Três Lagoas [[email protected]])

 

 

 

Palestra no Centro Espírita Allan Kardec

Penápolis, SP

 

PALESTRA.

 

CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC

Av. Luiz Osório, 1262, Penapolis – SP.

 

DIA 14/10/2013 – SEGUNDA-FEIRA ÀS 20:00 HORAS.

 

PALESTRANTE:- ANA ELISA BASILE DOS SANTOS MELLO.

 

TEMA:- “CADA UM DÁ O QUE TEM”.

 

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

 

 

Palestra com André Luiz Rosa na A.E. Leon Denis

Avaré, SP

 

CONVITE PALESTRA

André Luiz Rosa

DA CIDADE DE VALINHOS - SP.

DATA: 27 / 10 / 2013

HORÁRIO: 19:30 H (DOMINGO)

LOCAL: ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA “LEON DENIS”

LOCAL: RUA PREF. ARTHUR DE CARVALHO, 2.204

VILA MARTINS – AVARÉ – SP

TEMA: “QUANDO O CORAÇÃO FALA MAIS ALTO!”

HAVERÁ VENDA DE LIVROS

PARTICIPEM CONOSCO!

A FAMÍLIA LEON DENIS SE SENTIRÁ HONRADA COM A SUA PRESENÇA!

 

(Informação recebida em email de Eduardo Ramos [[email protected]])

 

 

 

Ciclo de Palestras com Ângela Coutinho

São Pedro da Aldeia, RJ

 

CICLO DE PALESTRAS ANGELA COUTINHO.

GRUPO DE COMUNICAÇÃO ESPIRITUAL-PETRÓPOLIS-RJ.

REGIÃO DOS LAGOS-RIO DE JANEIRO.

 

08/11/2013-SEXTA FEIRA-17:00H-SOCIEDADE ESPÍRITA RENASCER.

END: R: SILVA JARDIM,80-CAMPO REDONDO-S.P.ALDEIA-RJ

TEMA:A ESFERA FAMILIAR..

 

09/11/2013-SÁBADO-20:00H-CASA DE LUIZ E ESPERANÇA.

END: R: SILVA JARDIM,80-CAMPO REDONDO-S.P.ALDEIA-RJ

TEMA: A ESFERA FAMILIAR.

 

09/11/2013-DOMINGO-15:00H-1ªFEIRA DO LIVRO ESPÍRITA-GRUPO NOSSO LAR.

END: END: R:CLARA NUNES,S/N-L:21-S.P. DA ALDEIA-RJ.

SEMINÁRIO: COMO ADQUIRIR O EQUILÍBRIO MEDIÚNICO.

 

09/11/2013-DOMINGO-20:00H-1ª FEIRA DO LIVRO ESPÍRITA.GRUPO NOSSO LAR.

END: END: R:CLARA NUNES,S/N-L:21-S.P. DA ALDEIA-RJ.

PALESTRA: MÉDIUNS, ESPÍRITA, CRISTÃO, TRABALHADORES DA ÚLTIMA HORA.

 

CONTATO: 022 [email protected]

WWW.NELIOLUZZE.BLOGSPOT.COM

 

PARTICIPE DO CLUBE DA FRATERNIDADE.

AJUDE A MANTER A RADIO DIO DE JANEIRO NO AR, UMA EMISSORA ESPÍRITA.

WWW.RADIORIODEJANEIRO.ORG.BR

 

A grande sabedoria é saber que não se sabe. Sócrates.

 

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

 

Palestra com Plínio Penteado Jr. em

Guarulhos, SP

 

 

(Informação recebida em email de Plinio Bueno Penteado Jr [[email protected]])

 

 

 

Kardec Rádio

Baltimore, EUA

 

Acesse:

www.kardecradio.com

 

 

 

 

Revista eletrônica semanal “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

Site “A Voz do Espiritismo”

Araçatuba, SP

 

Acesse:

www.avozdoespiritismo.com.br

 

 

 

 

Rede Amigo Espírita

Auriflama, SP

 

Acesse aqui:

www.redeamigoespirita.com.br

 

 

 

 

Desprendimento dos bens terrenos

 

     14. Venho, meus irmãos, meus amigos, trazer-vos o meu óbolo, a fim de vos ajudar a avançar, desassombradamente, pela senda do aperfeiçoamento em que entrastes. Nós nos devemos uns aos outros; somente pela união sincera e fraternal entre os Espíritos e os encarnados será possível a regeneração.

     O amor aos bens terrenos constitui um dos mais fortes óbices ao vosso adiantamento moral e espiritual. Pelo apego à posse de tais bens, destruís as vossas faculdades de amar, com as aplicardes todas às coisas materiais. Sede sinceros: proporciona a riqueza uma felicidade sem mescla? Quando tendes cheios os cofres, não há sempre um vazio no vosso coração? No fundo dessa cesta de flores não há sempre oculto um réptil? Compreendo a satisfação, bem justa, aliás, que experimenta o homem que, por meio de trabalho honrado e assíduo, ganhou uma fortuna; mas, dessa satisfação, muito natural e que Deus aprova, a um apego que absorve todos os outros sentimentos e paralisa os impulsos do coração vai grande distância, tão grande quanto a que separa da prodigalidade exagerada a sórdida avareza, dois vícios entre os quais colocou Deus a caridade, santa e salutar virtude que ensina o rico a dar sem ostentação, para que o pobre receba sem baixeza.

     Quer a fortuna vos tenha vindo da vossa família, quer a tenhais ganho com o vosso trabalho, há uma coisa que não deveis esquecer nunca: é que tudo promana de Deus, tudo retorna a Deus. Nada vos pertence na Terra, nem sequer o vosso pobre corpo: a morte vos despoja dele, como de todos os bens materiais. Sois depositários e não proprietários, não vos iludais. Deus vo-los emprestou, tendes de lhos restituir; e ele empresta sob a condição de que o supérfluo, pelo menos, caiba aos que carecem do necessário.

     Um dos vossos amigos vos empresta certa quantia. Por pouco honesto que sejais, fazeis questão de lha restituirdes escrupulosamente e lhe ficais agradecido. Pois bem: essa a posição de todo homem rico. Deus é o amigo celestial, que lhe emprestou a riqueza, não querendo para si mais do que o amor e o reconhecimento do rico. Exige deste, porém, que a seu turno dê aos pobres, que são, tanto quanto ele, seus filhos.

     Ardente e desvairada cobiça despertam nos vossos corações os bens que Deus vos confiou. Já pensastes, quando

vos deixais apegar imoderadamente a uma riqueza perecível e passageira como vós mesmos, que um dia tereis de

prestar contas ao Senhor daquilo que vos veio dEle? Olvidais  que, pela riqueza, vos revestistes do caráter sagrado de

ministros da caridade na Terra, para serdes da aludida riqueza dispensadores inteligentes? Portanto, quando somente

em vosso proveito usais do que se vos confiou, que sois, senão depositários infiéis? Que resulta desse esquecimento

voluntário dos vossos deveres? A morte, inflexível, inexorável, rasga o véu sob que vos ocultáveis e vos força a

prestar contas ao Amigo que vos favorecera e que nesse momento enverga diante de vós a toga de juiz.

     Em vão procurais na Terra iludir-vos, colorindo com o nome de virtude o que as mais das vezes não passa de egoísmo. Em vão chamais economia e previdência ao que apenas é cupidez e avareza, ou generosidade ao que não é senão prodigalidade em proveito vosso. Um pai de família, por exemplo, se abstém de praticar a caridade, economizará, amontoará ouro, para, diz ele, deixar aos filhos a maior soma possível de bens e evitar que caiam na miséria. É muito justo e paternal, convenho, e ninguém pode censurar. Mas será sempre esse o único móvel a que ele obedece? Não será muitas vezes um compromisso com a sua consciência, para justificar, aos seus próprios olhos e aos olhos do mundo, seu apego pessoal aos bens terrenais? Admitamos, no entanto, seja o amor paternal o único móvel que o guie. Será isso motivo para que esqueça seus irmãos perante Deus? Quando já ele tem o supérfluo, deixará na miséria os filhos, por lhes ficar um pouco menos desse supérfluo? Não será, antes, dar-lhes uma lição de egoísmo e endurecer-lhes os corações? Não será estiolar neles o amor ao próximo? Pais e mães, laborais em grande erro, se credes que desse modo granjeais maior afeição dos vossos filhos. Ensinando-lhes a ser egoístas para com os outros, ensinais--lhes a sê-lo para com vós mesmos.

     A um homem que muito haja trabalhado, e que com o suor de seu rosto acumulou bens, é comum ouvirdes dizer que, quando o dinheiro é ganho, melhor se lhe conhece o valor. Nada mais exato. Pois bem! Pratique a caridade, dentro das suas possibilidades, esse homem que declara conhecer todo o valor do dinheiro, e maior será o seu merecimento, do que o daquele que, nascido na abundância, ignora as rudes fadigas do trabalho. Mas, também, se esse homem, que se recorda dos seus penares, dos seus esforços, for egoísta, impiedoso para com os pobres, bem mais culpado se tornará do que o outro, pois, quanto melhor cada um conhece por si mesmo as dores ocultas da miséria, tanto mais propenso deve sentir-se em aliviá-las nos outros.

     Infelizmente, sempre há no homem que possui bens de fortuna um sentimento tão forte quanto o apego aos mesmos bens: é o orgulho. Não raro, vê-se o arrivista atordoar, com a narrativa de seus trabalhos e de suas habilidades, o desgraçado que lhe pede assistência, em vez de acudi-lo, e acabar dizendo: “Faça o que eu fiz.” Segundo o seu modo de ver, a bondade de Deus não entra por coisa alguma na obtenção da riqueza que conseguiu acumular; pertence-lhe a ele, exclusivamente, o mérito de a possuir. O orgulho lhe põe sobre os olhos uma venda e lhe tapa os ouvidos. Apesar de toda a sua inteligência e de toda a sua aptidão, não compreende que, com uma só palavra, Deus o pode lançar por terra.

     Esbanjar a riqueza não é demonstrar desprendimento dos bens terrenos: é descaso e indiferença. Depositário desses bens, não tem o homem o direito de os dilapidar, como não tem o de os confiscar em seu proveito. Prodigalidade não é generosidade: é, freqüentemente, uma modalidade do egoísmo. Um, que despenda a mancheias o ouro de que disponha, para satisfazer a uma fantasia, talvez não dê um centavo para prestar um serviço. O desapego aos bens terrenos consiste em apreciá-los no seu justo valor, em saber servir-se deles em benefício dos outros e não apenas em benefício próprio, em não sacrificar por eles os interesses da vida futura, em perdê-los sem murmurar, caso apraza a Deus retirá-los. Se, por efeito de imprevistos reveses, vos tornardes qual Job, dizei, como ele: “Senhor, tu mos havias dado e mos tiraste. Faça-se a tua vontade.” Eis aí o verdadeiro desprendimento. Sede, antes de tudo, submissos; confiai nAquele que, tendo-vos dado e tirado, pode novamente restituir-vos o que vos tirou. Resisti animosos ao abatimento, ao desespero, que vos paralisam as forças. Quando Deus vos desferir um golpe, não esqueçais nunca que, ao lado da mais rude prova, coloca sempre uma consolação.  Ponderai, sobretudo, que há bens infinitamente mais preciosos do que os da Terra e essa idéia vos ajudará a desprender-vos destes últimos. O pouco apreço que se ligue a uma coisa faz que menos sensível seja a sua perda. O homem que se aferra aos bens terrenos é como a criança que somente vê o momento que passa. O que deles se desprende é como o adulto que vê as coisas mais importantes, por compreender estas proféticas palavras do Salvador: “O meu reino não é deste mundo.”

     A ninguém ordena o Senhor que se despoje do que possua, condenando-se a uma voluntária mendicidade, porquanto o que tal fizesse tornar-se-ia em carga para a sociedade. Proceder assim fora compreender mal o desprendimento dos bens terrenos. Fora egoísmo de outro gênero, porque seria o indivíduo eximir-se da responsabilidade que a riqueza faz pesar sobre aquele que a possui. Deus a concede a quem bem lhe parece, a fim de que a administre em proveito de todos. O rico tem, pois, uma missão, que ele pode embelezar e tornar proveitosa a si mesmo. Rejeitar a riqueza, quando Deus a outorga, é renunciar aos benefícios do bem que se pode fazer, gerindo-a com critério. Sabendo prescindir dela quando não a tem, sabendo empregá-la utilmente quando a possui, sabendo sacrificá-la quando necessário, procede a criatura de acordo com os desígnios do Senhor. Diga, pois, aquele a cujas mãos venha o que no mundo se chama uma boa fortuna: Meu Deus, tu me destinaste um novo encargo; dá-me a força de desempenhá-lo segundo a tua santa vontade.

     Aí tendes, meus amigos, o que eu vos queria ensinar acerca do desprendimento dos bens terrenos. Resumirei o que expus, dizendo: Sabei contentar-vos com pouco. Se sois pobres, não invejeis os ricos, porquanto a riqueza não é necessária à felicidade. Se sois ricos, não esqueçais que os bens de que dispondes apenas vos estão confiados e que tendes de justificar o emprego que lhes derdes, como se prestásseis contas de uma tutela. Não sejais depositário infiel, utilizando-os unicamente em satisfação do vosso orgulho e da vossa sensualidade. Não vos julgueis com o direito de dispor em vosso exclusivo proveito daquilo que recebestes, não por doação, mas simplesmente como empréstimo. Se não sabeis restituir, não tendes o direito de pedir, e lembrai-vos de que aquele que dá aos pobres, salda a dívida que contraiu com Deus. – Lacordaire. (Constantina, 1863.)

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB, Cap. XVI, 14.  Copiado do site Febnet)

 

São Francisco de Assis. Autor: Mestre Expedito. Madeira. Séc. XX

Museu de Arte Sacra, São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP