Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, terça-feira, 15 de outubro de  2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/OUTUBRO/15-10-2013.htm

 

 

 

Abaixo os links dos 5 últimos emails de Noticias enviados

 

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

 

14-10-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/OUTUBRO/14-10-2013.htm

12-10-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/OUTUBRO/12-10-2013.htm

11-09-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/OUTUBRO/11-10-2013.htm

10-09-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/OUTUBRO/10-10-2013.htm

09-10-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/OUTUBRO/09-10-2013.htm

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

A Cultura da escravização psíquica

 

Jane Maiolo (Jales, SP)

 

 

“...e diziam à mulher: Já não é pela tua palavra que nós cremos; pois agora nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo.”João 4:42

A atualidade dos ensinos do Evangelho é verdadeiramente impressionante.

Interessante as anotações do Evangelista João na passagem da Mulher Samaritana, que no seu encontro com Jesus, no Poço de Jacó, libertou-se dos comportamentos e sentimentos que a escravizavam a um  mundo sem sentido, árido, infeliz e permeado de falsas crenças.

O Encontro da Samaritana com Jesus foi rápido, mas aquela mulher, frente a um Espírito Crístico bebe de seus ensinamentos, sacia sua sede de liberdade emocional e começa a vibrar numa sintonia Mental/Comportamental/Espiritual  diferenciada.

Reportando-nos ao século XXI, triste constatação é possível acompanhar nos círculos religiosos e também junto ao Movimento Espírita: a profunda dependência emocional, psíquica e comportamental de seus seguidores. Muito dos irmãos , encarregados de colaborar no processo de libertação da mente ,dos sofrimentos, das angústias,das inseguranças e da imaturidade espiritual  acabam por prender ainda mais as criaturas frágeis nas suas crenças egoicas.

A mensagem inspirada por Jesus e codificada por Allan Kardec, que é o Espiritismo, intactas na sua pureza ,que traz um caráter libertador , vem perdendo paulatinamente espaço para  outras doutrinas que   deturpam , estimulam e motivam  muitos dos  que pretendem o autocontrole e a manipulação de todos os meios de informação, com ideias falsas e falsas práticas libertadoras.Ai se dá a escravização psíquica do ser .Vimos no decorrer do tempo, amigo sempre leal,o comportamento dependente de muitos fiéis que depositam nas mãos dos seus dirigentes espirituais a responsabilidade de tomar decisões e guiar suas próprias vidas a ponto de não fecharem um “negócio” sem a prévia consulta, ou de não mudar de emprego sem antes consultar seu dirigente para saber se dará certo ou não.Se casa ou separa, etc.

Na passagem da Mulher Samaritana fica evidente que a postura dela junto àqueles aldeões que a ouviram serviu para encaminhá-los e motivá-los para a libertação de suas consciências , “...e diziam à mulher: Já não é pela tua palavra que nós cremos; pois agora nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo.”Na contramão do versículo encontramos pessoas, obras e instituições que pretendem o aprisionamento e a escravização psíquica daqueles que buscam a orientação para libertarem-se  de si mesmos. Libertam-se de certo modo de si, mas caem nas redes sutis da escravização psíquica, criando uma dependência emocional e ou moral pelos seus orientadores.Preciso é que se retome  a postura moral daqueles personagens do Evangelho , que foram libertos de seus condicionamentos mentais e procuraram a verdade, encontrando-a, libertaram-se.Tarefa essa ,significativa e legítima que conta com a participação dos obreiros do senhor, pois  obreiros  de nós mesmos já estamos fartos de ser.É chegado o tempo de experimentarmos o trabalho libertador  de consciências , ensinando e exemplificando que DEUS ,Inteligência Suprema , deve ser adorado em Espírito e Verdade, dentro da intimidade do ser, ou mas profundezas de poço do nosso coração. A maior contribuição do Consolador Prometido por Jesus, que é o Espiritismo, é ensinar ao Homem a pensar, fortalecer e tomar decisões que  promovam à liberdade de suas ações responsabilizando-se pelas mesmas .De outra maneira muito dos orientadores, dirigentes, divulgadores, retornarão a verdadeira Pátria ,que é o Mundo Espiritual ,nas mesmas condições que Acelino, personagem do Livro Os Mensageiros de André Luiz apresentando o triste depoimento “ _Não fui homicida nem ladrão vulgar, não mantive o propósito íntimo de ferir ninguém , nem desrespeitei alheios lares, mas, indo aos círculos carnais para servir às criaturas de Deus, nossos irmãos, auxiliando-os no crescimento espiritual com Jesus , apenas fiz viciados da crença religiosa e delinquentes ocultos, mutilados da fé e aleijados do pensamento.(...)” A atualidade dos ensinos do Evangelho e do Espiritismo  é verdadeiramente impressionante.

 

Referências bibliográfica:

 DIAS,Haroldo Dutra.Novo Testamento-Evangelho de Mateus- cap.5.1ª imp.2010.Brasília (DF)Brasil:Conselho Espírita Internacional,2010.

XAVIER, Francisco Candido. Pelo Espírito André Luiz -Os Mensageiros -Cap.8 –Coleção A vida no mundo Espiritual.

Jane Maiolo- Email [email protected] - é dirigente do Departamento de Divulgação de Eventos da USE Intermunipal de Jales e colaboradora da Sociedade Espírita Allan Kardec de Jales.

 

Cristo e a mulher samaritana. Quadro de Léonard Lagard, séc. XIX.

Igreja de São Boaventura, Lyon, França. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Entidades Especializadas na FEB

Brasília, DF

 

A FEB sediou reunião das Entidades Espíritas Especializadas durante o dia 12 de outubro. Encontra-se em processo de formação o Conselho Nacional das Entidades Espíritas Especializadas e além destas providências foram informadas atividades destas Entidades e analisados temas sobre o Movimento Espírita. Compareceram: ABRADE – Divulgadores (Marcelo Henrique), ABEE – Esperantistas (Waldir Antonio Silvestre), ABRARTE – Arte (Cláudio Marins e João Batista de Mendonça), ABRAPE – Psicólogos (Ercília Zilli e Gilda Barbosa de Andrade), ABRAME – Magistrados (Kéops Vasconcelos e Mário Motayama), AJE – Juristas (Tiago Cintra Essado e Hélio Ribeiro Loureiro), CME – Cruzada dos Militares (Danilo Carvalho Villela e Ely Carvalho Villela), AME – Médica (Gilson Luís Roberto), como convidada, a OSCAL (Célio Allan Kardec de Oliveira), e a FEB foi representada pelo seu presidente que dirigiu a reunião, com atuação de Roberto F. Versiani, secretário geral do CFN da FEB, da diretora Célia Maria Rey de Carvalho, que atua como secretária para as reuniões com as Especializadas, e apoio de equipe da secretaria geral do CFN. Planeja-se, após alguns trâmites na FEB, a aprovação do Regimento Interno e a instalação do Conselho Nacional das Entidades Espíritas Especializadas da FEB, até o final de abril de 2014. Informações: [email protected]; www.febnet.org.br

FEB-Reunião Especializadas-participantes

FEB-Reunião Especializadas direção Perri

FEB-Especializadas-out.2013

 

 

 

Encontro Fraterno com Divaldo Pereira Franco 2013

Salvador, BA

 

13/10/2013

 

Saudando a bela manhã de domingo, homenageando em gratidão ao Criador, os jovens Priscila e Waldir Beira interpretaram cinco melodias que encantaram sobremaneira, preparando o ambiente, as mentes e corações para as atividades na plenitude da paz, iniciando-se, dessa maneira, o encerramento do Encontro Fraterno 2013 com Divaldo Franco.

Divaldo Franco, magistral com sempre, e profundamente tocado pela emoção de um final de um trabalho grandioso, um encontro de almas amigas e fraternais, agradeceu a participação dos presentes, da equipe de voluntários da Mansão do Caminho que durante os últimos dez meses envidaram grandes esforços para que esse tradicional evento alcançasse a magnitude testemunhada por cada presente.

Cavalheiro, como sói acontecer, o Arauto do Evangelho e da Paz, rogou a compreensão de qualquer senão ou contratempo ocorrido. Entre as atividades programadas estava uma de grande significado, o perdão, estágio necessário para que o ser humano possa possuir vida em plenitude. A dinâmica apresentada foi disponibilizar um quadro mural, denominado carinhosamente de muro do perdão, onde aqueles que desejassem afixariam o seu pedido de perdão, ou uma frase que mais lhe tocasse referente ao ato de perdoar.

Na manhã primaveril de Salvador/BA, Divaldo selecionou cinco pedidos para discorrer a respeito de cada um deles. Na medida em que foram lidos, Divaldo destacou a coragem, o ato de diluir o sentimento de culpa, incentivando o esforço em fazer sempre melhor, para si mesmo e para o próximo. As mensagens-pedidos, por importantes e emblemáticas, a todos emocionou, propiciando que cada um pudesse aquilatar e retirar ensinamentos.

Uma seleção de perguntas foi realizada, e sendo representativo das demais, Divaldo teve a oportunidade de aprofundar pontos específicos e mesmo reafirmar conceitos apresentados durante o evento. Encaminhando para o encerramento desse ágape, Priscila Beira mais uma vez subiu ao palco. Agora para interpretar a bela canção Jerusalém de Ouro. Todos de mãos dadas e demonstrando gratidão e fraternidade, o Encontro Fraterno com Divaldo Franco 2013 foi encerrado magistralmente.

  Texto: Paulo Salerno

   Fotos: Jorge Moehlecke

 

(Texto e fotos recebidos em email de Jorge Moehelecke)

 

 

 

Congresso Alemão de Medicina da Alma

Bonn, Alemanha

 

 

 

 

 

(Informação recebida em emails  de Fernanda Marinho e de Dra Marlene Nobre)

 

 

 

XIV Jornada de Saúde e Espiritualidade do GEME

Santos, SP

 

 

(Informação recebida em emails de Dimitrios Labre [[email protected]] e de Giovana Campos)

 

 

 

Palestra no GELC com Astrid Sayeg

São Paulo, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

 

 

XIV Jornada e V Simpósio Internacional de

Geriatria e Gerontologia de Sorocaba, SP

(Informações recebidas em email de Jane Módena Bassi)

 

 

 

PUC-SP. Defesa de Mestrado “A Espiritualidade e a

 Religiosidade na prática pediátrica. São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Jane Módena Bassi)

 

 

 

Seminário e palestra com Luciano Alencar da Cunha em

Franca, SP

 

 

 

Imagem inline 1

 

LUCIANO ALENCAR DA CUNHA VOLTA A FRANCA

Atendendo a pedidos, o brilhante orador Luciano Alencar da Cunha, retorna à Franca, no dia 19 de outubro de 2013, sábado, no Grupo Espírita Luz e Amor, Rua Alvaro Abranches, 965, Cidade Nova, às 14h, apresentando um seminário sobre o tema “O aspecto religioso do Espiritismo”, e às 20h, palestra sobre o tema “Allan Kardec e a Boa Nova”.
Além de ser muito querido em nossa cidade, Luciano é orador, advogado, Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Presidente da Aliança Municipal Espírita de Barbacena/MG e presidente da Associação Jurídico Espírita de Minas Gerais (AJE/MG).

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; USE Intermunicipal de Franca [[email protected]])

 

 

 

Agenda da Congregação Espírita Maria Benta

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Jorge Rezala)

 

 

 

Prossegue: Outubro mês de comemoração de Allan Kardec.

Suzano, SP

 

 

(Informação recebida em emails de Centro cultural espírita Reflorescer [[email protected]]; de Rose Moliterno; de Regina Bachega e de   Claudio Palermo)

 

 

 

Palestra no Centro de Cultura Espírita vai abordar EQM

Caldas da Rainha, Portugal.

 

EQM – UMA PROVA DO CÉU

 

Na sexta-feira, dia 18 de Outubro de 2013, às 21H00, irá decorrer uma conferência espírita subordinada ao tema EQM – UMA PROVA DO CÉU.

 

Será abordado o tema EQM (Experiências de Quase Morte), baseado no testemunho de um neurocirurgião sobre a vida para além da morte.

 

Esta palestra terá lugar na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c.

As entradas são livres e gratuitas.

Este centro tem página na Internet em www.ccespirita.org e e-mail [email protected] 


Fonte: CCE (C. Rainha)

 

(Informações recebidas em email de

 

 

 

 

Palestra com Jamiro dos Santos Filho no C.E. Francisco de Assis

Avanhandava, SP

 

PALESTRA

JAMIRO  dos  SANTOS  FILHO

De

ARAGUARI-MG      .

CENTRO ESPIRITA FRANCISCO DE ASSIS

RUA  TIBIRIÇÁ Nº 522 AVANHANDAVA

QUARTA-FEIRA DIA  30/10/2013

Às  20,00  horas

Tema:  “  LIVRE  “

 

 

(Informação recebida em email de Luiz  Antonio da Silva  e de Maria José de Almeida)

 

 

 

3º. Encontro Bienal 2013 da 14ª. URE

Florianópolis, SC

 

 

(Informação recebida em email de Listao [[email protected]]; em nome de; Edison 14ªURE/FEC [[email protected]])

 

 

 

Programação de palestras para o mês de novembro no NEOVE

Carapicuíba, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

Registro. Veja as informações e fotos do

EJEL- Encontro de Jovens Espíritas de Limeira, SP

 

Boa tarde.

As fotos do EJEL (Encontro de Jovens Espíritas de Limeira) já estão no blog. 

Visite.

http://www.aluzdaoracao.blogspot.com.br/2013/10/ejel.html

Forte abraço.

William

 

 

 

(Informações recebidas em email de William Peres dos Santos [[email protected]] e Blog)

 

 

 

Sessão de psicografias “Cartas Consoladoras”

Florianópolis, SC

 

 

(Informação recebida em emails de [email protected]; em nome de; luiz mello [[email protected]])

 

 

 

Palestra na ABEELD- Associação Beneficente de

 Estudos Espíritas Leon Denis. Piracaia, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

Grande Encontro de Final de Ano

Franca, SP

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; USE Intermunicipal de Franca [[email protected]])

 

 

 

Palestra mensal com Ana Francisca Zani no LELA

Diadema, SP

 

PALESTRA MENSAL

26/10/2013 - SÁBADO - HORÁRIO: 18 HORAS

(SALÃO JOÃO DE DEUS)

TEMA: "FILHO ADOTIVO"

PALESTRANTE: "ANA FRANCISCA ZANI"

PARTE MUSICAL: "O CONSOLADOR"

PEDIMOS, SE POSSÍVEL, A DOAÇÃO

1LT DE LEITE EM PROL DA TCC

Divulgação LELA/TCC

Lar Espírita Luz e Amor

Rua Castro Alves, 165, Diadema, SP - Telefone: (011)4056-2003

Informamos que esta notícia e outras relativas ao LELA e à TCC já estão

disponíveis nos Sites do LELA e da TCC, no Blog do "Em Foco" e no Perfil do LELA no Facebook:

http://www.luzeamor.org

http://www.transitoriacasadocaminho.org.br

http://lelaetcc.wordpress.com

https://www.facebook.com/emfoco

Veja também as palestras mensais e reportagens de nossos eventos no canal do LELA no Youtube:

http://www.youtube.com/channel/UCJjwufTmBGOKGxBs8Co1r1A?feature=watch

 

(Informação recebida em email de Divulgação Luz e Amor [[email protected]])

 

 

 

Palestra com Manolo Quesada no Fraternidade Terceiro Milênio

São Paulo, SP

 

Manolo Quesada

Imagem Internet

Companheiros jornada,

 

Convidamos para

PALESTRA  " TECNOLOGIA, FAMÍLIA E ESPIRITISMO"

 DIA 18 DE OUTUBRO (sexta-feira) - Horário: 20 horas

Palestrante: Manolo Quesada

Local: Fraternidade Terceiro Milênio

Rua dos Jornalistas, 101 - Jabaquara - SP

Telefone: 5012-5837

Inscrições na Secretaria da FTM

Colaboração: alimento não perecível

Fraternalmente

Josy Almeida

 

 

(Informação recebida em email de Josy Almeida [[email protected]])

 

 

 

Feirão do Livro Espírita

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

Festa da Primavera

Diadema, SP

 

FESTA DA PRIMAVERA

20 DE OUTUBRO DE 2013 (DOMINGO)

DAS 12 ATÉ AS 20 HORAS

CENTRO CULTURAL OKINAWA

AVENIDA SETE DE SETEMBRO, 1670, DIADEMA

CONTRIBUIÇÃO SOLIDÁRIA: R$ 5,00

CONVITE DÁ DIREITO A CONCORRER

AO SORTEIO DE "01 TABLET DESBLOQUEADO"

MÚSICA AO VIVO - COMIDAS DIVERSAS - DOCES

APRESENTAÇÃO DE DANÇA - FRUTAS COM CHOCOLATE

BAZAR DE ARTESANATO - ATRAÇÕES DIVERSAS

EM PROL DAS OBRAS ASSISTENCIAIS DA

TRANSITÓRIA CASA DO CAMINHO - ALBERGUE - DIADEMA

DIVULGAÇÃO LELA E TCC

Informamos que esta notícia e outras relativas ao LELA e à TCC já estão

disponíveis nos Sites do LELA e da TCC, no Blog do "Em Foco" e no Perfil do LELA no Facebook:

http://www.luzeamor.org

http://www.transitoriacasadocaminho.org.br

http://lelaetcc.wordpress.com

https://www.facebook.com/emfoco

Veja também as palestras mensais e reportagens de nossos eventos no canal do LELA no Youtube:

http://www.youtube.com/channel/UCJjwufTmBGOKGxBs8Co1r1A?feature=watch

 

 

 

(Informação recebida em email de Divulgação Luz e Amor [[email protected]])

 

 

 

Registro. Festa no “Lar  Uma Nova Esperança”

Limeira, SP

 

Neste último sábado dia 12/10/2013 fizemos uma festa para as crianças do Lar.

 

Clique aqui e veja as fotos.

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

 

Audioteca Sal e Luz- audiolivros para cegos e deficientes visuais

Rio de Janeiro, RJ

 

 

Olá Amigos (as)

 

Saudações amorosas

 

Estamos divulgando a Audioteca Sal e Luz. Necessitamos de todos vocês a compartilhar como todos, pois é um trabalho de muito amor

 

Abaixo está o texto

 

Audioteca Sal e Luz

Venho por meio deste e-mail divulgar o trabalho maravilhoso que é
realizado na Audioteca Sal e Luz e que corre o risco de acabar. A
Audioteca Sal e Luz é uma instituição filantrópica, sem fins
lucrativos, que produz e empresta livros falados (audiolivros). Mas o
que é isto? São livros que alcançam cegos e deficientes visuais
(inclusive os com dificuldade de visão pela idade avançada), de forma
totalmente gratuita. Seu acervo conta com mais de 2.700 títulos que
vão desde literatura em geral, passando por textos religiosos até
textos e provas corrigidas voltadas para concursos públicos em geral.
São emprestados sob a forma de fita K7, CD ou MP3. Nos ajude
divulgando!!! Se você conhece algum cego ou deficiente visual, fale do
nosso trabalho, DIVULGUE!!! Para ter acesso ao nosso acervo, basta se
associar na nossa sede, que fica situada à Rua Primeiro de Março, 125
- Centro. RJ. Não precisa ser morador do Rio de Janeiro. A outra opção
foi uma alternativa que se criou, face à dificuldade de locomoção dos
deficientes na nossa cidade. Eles podem solicitar o livro pelo
telefone, escolhendo o título pelo site, e enviaremos gratuitamente
pelos Correios. A nossa maior preocupação reside no fato que, apesar
do governo estar ajudando imensamente, é preciso apresentar
resultados. Precisamos atingir um número significativo de associados,
que realmente contemplem o trabalho, senão ele irá se extinguir e os
deficientes não poder o desfrutar da magia da leitura. Só quem tem o
prazer na leitura, sabe dizer que é impossível imaginar o mundo sem os
livros... Ajudem-nos. Divulguem! Atenciosamente, Christiane Blume -
Audioteca Sal e Luz. Rua Primeiro de Março, 125- 7º Andar. Centro -
RJ. CEP 20010-000 Fone: (21) 2233-8007 Horário de atendimento: 08:00
às 16:00 horas http://audioteca.org.br/noticias.htm

A Audioteca não precisa de Dinheiro, mas de DIVULGAÇÃO!
Então conto com a ajuda de vocês: repassem!
Eles enviam para as pessoas de graça, sem nenhum custo.
É um belo trabalho!
Quem puder fazer com que a Audioteca chegue à mídia, por favor fique à vontade.
É tudo do que eles precisam.

 

 

(Informação recebida em email de Edward Ascom Cobem [[email protected]])

 

 

 

Programa de Atenção à Saúde Auditiva

Rio de Janeiro, RJ

De: Casa de Francisco de Assis < [email protected] >
Assunto: Doação de Prótese Auditiva

O CENOM fechou um convênio com a Saúde Auditiva onde está realizando a doação de Próteses Auditivas.

Basta você procurar qualquer unidade de saúde e agendar uma avaliação para diagnóstico de Deficiência Auditiva no CENOM.

Segue em anexo as instruções necessárias.

Em 30 dias o paciente já recebe a Prótese e é inteiramente gratuito.

Atenciosamente,

Jeane de Fátima 

CENOM 

[email protected]

http://www.cenom.org.br  

 Tel:  (21)  2229-8366

FAX (21)  2594-1252

 

Programa de Atenção à Saúde Auditiva

 

            Através de uma parceria entre a SMSDC do Rio de Janeiro e o CENOM RJ, crianças, adultos e idosos com deficiência auditiva podem se beneficiar de consultas, exames audiológicos, prótese auditiva, acompanhamento e terapia fonoaudiológica.

Consiste em um programa integrado com a Política Nacional de Atenção à Saúde Auditiva do Ministério da Saúde.

 

Quem tem direito?

            Todos os usuários do SUS com domicílio no município do Rio de Janeiro, crianças, jovens, adultos e idosos com suspeita de deficiência auditiva.

 

Como se beneficiar do Programa?

            Basta procurar a unidade de saúde mais próxima da sua casa e agendar uma avaliação para diagnóstico auditivo no CENOM.

 

Qual a documentação necessária?

            Cartão nacional do SUS, carteira de identidade, CPF, certidão de nascimento (para usuário menor de idade) e comprovante de residência (todos os documentos deverão conter cópia).

 

Fluxo do Programa

 

1º dia – Consulta com Orl

2º dia – Exames Audiológicos

3º dia – Seleção e Testes de AASI (Aparelho Auditivo)

4º dia – Adaptação do AASI

5º dia - Consulta de revisão

 

OBS:

  • Terapia fonoaudiológica para todos os usuários que necessitarem.
  • Consulta de acompanhamento anual para adultos, e semestral para crianças.

 

 

“ OUVIR BEM AUMENTA A AUTO-ESTIMA ”

 

 

 

CENOM Matriz – Rua João Barbalho nº 193, Quintino Bocaiúva, Rio de Janeiro/RJ

                            Telefone (021) 2229-8366 Fax 2594-1252 www.cenom.org.br

CENOM Filial – Praça Presidente Castelo Branco nº 41, São Luis Gonzaga, Natividade/RJ

                            Telefone (022) 3841-4165 Fax 3841-3884 www.proasa.com.br

 

 

(Informaçao recebida em email de Renê Adolfo de Magalhâes Gomes [[email protected]])

 

 

Newsletter da Fundação Maria Virgínia e J. Herculano Pires

São Paulo, SP

 

Acesse aqui:

http://www.herculanopires.org.br/newsletter/preparacaoouliberdade2013.html

 

 

 

 

10ª. Pizza de Confraternização Família GEEDEM

São Bernardo do Campo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

“Sim, sim; Não, não”

 

Almir Del Prette (São Carlos/SEOB)

 

            Em nosso texto anterior, “O não sem fronteiras” discorremos sobre a importância e, de certa forma, a urgência dos homens de bem se posicionarem dizendo não aqueles que direta, ou indiretamente, desejam o mal. Aquelas considerações nasceram a propósito da pergunta 932 de Allan Kardec aos espíritos, sobre a maior influência obtida pelos maus, quando comparados aos bons. Disseram os espíritos que “os bons são tímidos, enquanto os maus são audaciosos e intrigantes”. Agora vamos nos valer do evangelho de Jesus, que em nenhuma situação foi tímido ou fraco, para então argumentarmos a favor do enfrentamento desse problema.

            Alguns psicólogos dividem os comportamentos sociais, grosso modo, em três estilos: o passivo, o agressivo e o assertivo. A característica principal do estilo passivo é a de evitar as situações que exijam uma autoafirmação e enfrentamento. Em outras palavras, pessoas com predominância desse estilo evitam manifestar sua opinião, são pouco expressivas tanto em seus sentimentos positivos como negativos. Já o estilo agressivo é ofensivo, autoritário e frequentemente arrogante, não se importando muito com o próximo. O assertivo é honesto e direto na expressão de sentimentos, contudo respeita a opinião e sentimentos dos demais.

            A resposta dos espíritos à pergunta de Kardec, sem dúvida alguma, não obstante o período de mais de cem anos, coloca os bons muito próximos do que se denomina hoje, de estilo passivo e, os maus, no agressivo. Joana de Ângelis, mentora de Divaldo Pereira Franco, no livro “Diretrizes para o êxito”, tem um capítulo (início na página 30) denominado: comportamento assertivo. Nesse capítulo, ela descreve as características da assertividade e afirma que “Jesus nunca evitava o enfrentamento nem se escusava de amar e de socorrer, mantendo-se íntegro em qualquer circunstância”. Também no livro, “Habilidades sociais: o modelo de Jesus”, juntamente com Zilda A. P. Del Prette, explicitamos vários comportamentos assertivos de Jesus como os de negar-se a atender pedidos abusivos de fariseus (Mateus 16-1-4) ou de recusar-se a cumprir a norma de nada fazer nos sábados (Mateus 12-10-11), socorrendo e curando doentes também nesse dia. Foi Jesus quem nos ensinou: “Seja o vosso falar, sim, sim; não, não”. Essa é uma característica do estilo assertivo que pode e deve ser modelo para todos os cristãos.

 

Jesus (Quadro de Maria Tereza Braga) e Allan Kardec.

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP