Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, quarta-feira, 16 de outubro de  2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/OUTUBRO/16-10-2013.htm

 

 

 

Abaixo os links dos 5 últimos emails de Noticias enviados

 

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

 

15-10-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/OUTUBRO/15-10-2013.htm  

14-10-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/OUTUBRO/14-10-2013.htm

12-10-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/OUTUBRO/12-10-2013.htm

11-09-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/OUTUBRO/11-10-2013.htm

10-09-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/OUTUBRO/10-10-2013.htm

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Reencarnação

Esquecimento do passado

 

                                                                          Richard Simonetti

                                                                    [email protected]

 

 

 

1 –  Se reencarnamos para ressarcir dívidas, não seria interessante guardar a lembrança delas? Não haveria maior facilidade em aceitar sofrimentos e dissabores que ensejam o resgate?

            O objetivo primordial da existência humana é a evolução.  O resgate de dívidas é apenas parte do processo. Quanto ao esquecimento, funciona em nosso benefício. Seria impossível incorporar, sem perturbador embaralhamento, o rico, o pobre, o negro, o índio, o branco, o amarelo, o analfabeto, o letrado e tudo mais que já fomos, em múltiplas encarnações. É ilustrativo que muita gente vai parar em hospitais psiquiátricos simplesmente por sofrer a pressão de pálidas lembranças, envolvendo acontecimentos pretéritos.

 

 

2 –  Se não lembramos o que fomos e fizemos, de que nos adianta?

            Guardamos a experiência. O adulto não se lembra de seus primeiros passos, na infância, mas conserva a adquirida capacidade de andar.

 

3 –  Há alguma causa física para o esquecimento?

            Sim. O Espírito reencarnado registra clara e conscientemente apenas o que passa pelos cinco sentidos – tato, paladar, olfato, audição e visão. Essa é uma das razões pelas quais também não lembramos das experiências no mundo espiritual durante as horas de sono.

 

4 –  As vivências anteriores ficam perdidas?

            Nada se perde. Ficam resguardadas nos arquivos do inconsciente, que se localiza na intimidade do Espírito, o ser imortal. É esse substrato das experiências pretéritas que compõe a personalidade do indivíduo, com suas características, tendências e aptidões. Em determinadas circunstâncias, naturalmente ou sob indução hipnótica, esses arquivos se abrem e surgem as reminiscências.

 

5 –  Fala-se que o principal objetivo do esquecimento é possibilitar a reconciliação de desafetos do passado, reunidos pelos laços da consanguinidade no lar. Seria isso?

            Pode acontecer, mas seria exagero generalizar. É mais frequente nos ligarmos a Espíritos simpáticos, a fim de consolidarmos afeições e nos ajudarmos mutuamente nos caminhos da vida.

 

6 –  Por que, então, há tantos conflitos e desentendimentos nos lares? Não seria lógico imaginar que estamos diante de adversários em confronto?

            O objetivo das experiências junto a desafetos do pretérito, quando ocorram, não é a dissensão, mas a pacificação. Deus não nos une pela consanguinidade para vivermos às turras. Desentendimentos no lar relacionam-se muito mais com a falta de compreensão, respeito e tolerância que caracteriza o ser humano, orientado pelo egoísmo. Falando o português claro: o problema é a falta de educação.

      

7 –  Na análise de todas as circunstâncias que envolvem a reencarnação, conclui-se que é bom esquecer o pretérito…

            É indispensável! No planeta em que vivemos, habitado por Espíritos atrasados, comprometidos com o vício e a irresponsabilidade, é importante desfrutar a bênção do recomeço, suprimindo, temporariamente, o passado. Imaginemos um condenado de consciência atormentada, desfrutando a misericordiosa possibilidade de cumprir sua pena sem a perturbadora lembrança de seus desatinos…

 

8 –  Chegará o tempo em que recordaremos plenamente das vidas anteriores?

            Sim, na medida em que se torne mais sofisticado o cérebro, habilitando-nos a recuperar informações confinadas no inconsciente; em que se depure o sentimento, para que contemplemos o passado sem constrangimento; em que sejamos capazes de evitar desajustes decorrentes de um embaralhamento de lembranças… Levará milênios, talvez, mas chegaremos lá.          

 

Capela circular do Cemitério da Consolação, São Paulo, Brasil.

Projeto de Ramos de Azevedo. Foto Ismael Gobbo

 

Palestras com lançamento por Richard Simonetti

 

 

 

 

Registro. 6º. Encontro Nacional dos Amigos de

 Chico Xavier e sua Obra. Olinda, PE

 

12 e 13/10/2013

 

O 6º Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier e sua Obra aconteceu nos dias 12 e 13 de outubro, no Teatro Guararapes, Centro de Convenções de Pernambuco, localizado na cidade de Olinda. O evento contou com a participação dos conferencistas espíritas Geraldo Lemos Neto (MG), Severino Celestino (PB), Eugênio Eustáquio (MG), Sílvio Romero (PE), José Carlos de Lucca (SP), Divaldinho Matos (MG) e Jhon Harley (MG). Além dos momentos de arte com Sibéllius Donato, Valda Sedícias, Edgar Diniz e o Coral Vida e Luz. Enquanto aconteciam as palestras do primeiro dia do Encontro, o artista Ítalo Sales pintou a face de Chico Xavier, no palco do teatro.

 

 

 

A primeira palestra foi apresentada por Geraldo Lemos Neto "Chico, nossa eterna gratidão!"

"O discípulo gravará o Evangelho na própria existência ou então se preparará ao recomeço do aprendizado", tema da palestra de Severino Celestino

 

 

O conferencista Eugênio Eustáquio falou sobre `A palavra do Cristo é a luz acesa para encontrarmos na sombra terrestre o ensejo divino de nossa construção espiritual` 

 

 

O pernambucano Sílvio Romero realizou a palestra `Sigamos com o Cristo!`

 

Equipe da livraria do Grupo Espírita Seara de Deus em ação. Trabalho com alegria e dedicação! 

 

Paralelamente às palestras, no palco do 6º Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier, a face do médium mineiro começa a criar cores na tela do pintor Ítalo Sena.

 

O encerramento do primeiro dia do 6º Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier feito pela bela voz de Valda Sedícias!

A abertura de domingo do 6º Encontro, ficou por conta do poeta e cordelista, Edgar Diniz. 

 

José Carlos de Lucca (SP) apresentou a 1ª palestra de domingo com o tema "A alma sem trabalho digno é sombra de inércia no concerto da harmonia geral".

"Desejas a graça da alegria, espalhas o calor da fé viva e do bem estar entre os que te rodeiam", tema da palestra de Divaldinho Matos (MG)

 

Emocionante palestra de Jhon Harley, "Brilhe a vossa luz"

A palestra de Jhon Harley contou com a participação da contadora de histórias, Paola Belezzia, que relatou poemas de forma encantadora.

Aplaudidos de pé, no Teatro Guararapes, Coral Vida e Luz transmite muita emoção aos participantes do 6º Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier.

 

Nando Cordel é aclamado pelo público do 6º Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier, que acontece, pela primeira vez, em Olinda (PE). Muita emoção e luz no Teatro Guararapes.

 

Sala de entrevistas, mediada pelo jornalista Rhaldney Santos, com participação dos conferencistas Divaldinho Matos (MG), Eugênio Eustáquio (MG), Geraldo Lemos (MG), Jhon Harley (MG) e Sílvio Romero (PE). Módulo marcou o encerramento do 6º Encontro

 

Encerramento: A organização do 6º Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier, realizado em Olinda (PE), agradece a participação de todos e convida para o próximo evento que acontecerá em Aracaju!!!

 

Nando Cordel e público do 6º Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier cantam Paz pela Paz. Muita emoção!

https://www.facebook.com/photo.php?v=570875369626796&set=vb.295982417116094&type=2&theater

 

Fontes: https://www.facebook.com/Grupoespiritasearadedeus?fref=ts

http://www.searadedeus.org.br/

 

 

(Informação recebida em email de Nuno Emanuel)

 

 

 

4º. Congresso Britânico de Medicina e Espiritualidade

Londres, Reino Unido

 

O PROGRAMA ESTÁ EM PORTUGUÊS E INGLÊS

 

 

Programme

SATURDAY 9th November 2013

09.30 - 10.00   Registration 

10H 10H15: Open cerimony
10.15 – 11h15
: " New answers to age-old mind-body questions", Mario Beaurregard.

 

11h15: “The pineal gland and the quantum mind: spiritual insights into ageless questions”, Jorge Cecílio Daher Jr 

12.10 - 12.25    Refreshment Break

12.25 - 13.15:
Modernity and the beleaguered soul, Andrew Powell

 

13.15- 13.30   Panel Discussion with morning speakers

13.30 - 15.h   Lunch break

15.h – 15h50:
 “Scientific evidence of the survival of consciousness after death”, Giancarlo Lucchetti

 

15h.50: 16h35:  “How molecular biology can clarify the connection between mind, brain and the cells”, Carlos Roberto de Oliveira  


16h35-16h50:     Tea Break

 

16.h55 – 17h40:  Psychoneuroimmunoendocrinology: Mechanisms of Disease and Cure,  Sonia Doi   

 

17h40 -18h   Panel Discussion

18.15                Close

SUNDAY 10th November 2011

 10.00:   "The 'Gap' is bridged by meaning", Peter Fenwick

 11h 11h50 : “The Neurochemistry of Altered States of Consciousness and its relation with Mediumship” David Luke

 

 11.50 – 12h05   Refreshment Break


 12h05:  “Spiritual healing through laying on of hands”, Marlene Nobre 


12.50 13h   Panel discussion with morning speakers

13h - 14.h30   Lunch

14.30 – 15h15:  “Scientific explanations to the phenomena of healing by “vital energy”, Marcelo Saad

 

15h15 16h“The influence of spiritist healing on experimental bacterial growth”, Giancarlo Lucchetti

 

 16h 16h45: "The role of spirituality in palliative care", Marcia Colasante

16h45: Panel discussion

17h: Close

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Informações recebidas em email de Elsa Rossi)

 

 

12º. Simpósio Espírita “Atitudes Cristãs na Sociedade”

 Camaçari, BA

 

 

(Informações recebidas em email de Edward Ascom Cobem [[email protected]])

 

 

 

20º. Encontro Espírita sobre Jesus Cristo

Rio de Janeiro, RJ

 

 

(Informações recebidas em email de Nelio Luzze)

 

 

 

Programação transição do próximo domingo 20/10/2013

RedeTV

 

Caros amigos 

 

Seguem os dados do Programa Transição do próximo  domingo, dia 20/10/2013:

 

TEMA: MEDIUNIDADE

 

CONVIDADOS: Alexandre Fonseca, Decio Norberto, Ercília Zilli, Heloísa Pires, Marlene Saes, Milton Felipeli, Otávio 

 

Marques, Suely Caldas Schubert e Therezinha Oliveira.

 

DATA: 20/10/2013, às 16h15, na RedeTV!

 

Não deixe de visitar e divulgar nosso portal, que além do Programa Transição, traz também palestras, cursos em vídeos, downloads de livros grátis e muitas outras novidades!

www.kardec.tv

Abraços Fraternos,

Bruno Adolfi
Programa Transição
www.kardec.tv
(11) 2021.0623

 

(Informação recebida em emails de ABRAPE [[email protected]] e  de Ercilia Zilli)

 

 

 

Comemoração dos 41 anos do Centro Espírita Francisco de Assis com palestra por Wellerson Santos. Belo Horizonte, MG

 

(Informação recebida em email de Wellerson Santos)

 

 

 

Palestra comemorativo de aniversário da

Fraternidade Espírita Nova Luz.. Itamarandiba, MG

 

 

(Informação recebida em email de Wellerson Santos)

 

 

 

TV Globo registra o “Dia das Crianças”

promovido por voluntários em Três Lagoas, MS

 

Acesse aqui:

http://g1.globo.com/videos/mato-grosso-do-sul/mstv-1edicao/t/edicoes/v/voluntarios-garantem-a-diversao-de-criancas-carentes/2884541/

 

 

 

 

VIII Semana Espírita de

Almenara, MG

 

 

(Informação em email de Wellerson Santos)

 

 

 

XXIV  Semana Espírita de

Teófilo Otoni, MG

 

 

(Informações recebidas em email de Wellerson Santos)

 

 

 

 

 

 

 

 

39º. Mês de Kardec-outubro/2013

Franca, SP

 

 

Imagem inline 1

 
(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; USE Intermunicipal de Franca [[email protected]])

 

 

 

Informações do Encontro Anual Cairbar Schutel

Araraquara, SP

 

Meus amigos

 

Na abertura do EAC 2013 em Araraquara, foram exibidas fotos

de 2011 e 2012. Vocês estão nas fotos.

Colocamos também nossos patrocinadores do evento de 2013.

 

Acessem para ver:

 

http://www.youtube.com/watch?v=8EkE-ij5riQ

 

Por outro lado, no link abaixo está o demonstrativo financeiro do evento:

 

http://institutocairbarschutel.org/index.php/movimentacao-financeira-para-realizacao-do-eac-2013/#.Ul2AZ1Cfjv4

 

Com gratidão pela sua participação!

 

Orson


(Informações em email de Orson Peter Carrara)

 

 

 

Palestra com C.E. Francisco de Assis com

Aparecido Morais de Souza. Avanhandava, SP

CONVITE de PALESTRA

Centro Espirita Francisco de Assis - Avanhandava

Rua Tibiriçá nº 522

Convida a todos

Para assistirem a palestra que será realizada nesta quarta-feira dia 16/10/2013

às 20,00 horas com

APARECIDO  MORAIS  DE  SOUZA.

BAURU

Tema:

"  OS  ALICERCES  DO  AMOR  "

 

(Informação recebida em email de Luiz Antonio da Silva [[email protected]])

 

 

 

Palestra litero-musical com Ery Lopes & João Lucius na

 Casa Espírita Força e Luz. São Paulo, SP

 

(Informação recebida em email de Ery Lopes [[email protected]])

 

 

 

Resenha espírita on line

 

http://www.slideshare.net/MRS/resenha-esprita-on-line-96

http://pt.scribd.com/doc/176335450/Resenha-Espirita-on-line-96

 

 

 

 

Noticias no site Vinha de Luz

Belo Horizonte, MG

 

http://www.vinhadeluz.com.br/site/noticia.php?id=1589

 

Psicografia de Chico Xavier confirma a revelação: João Evangelista é Allan Kardec

14/10/2013

Por Nuno Emanuel

 

Vinha de Luz lança mais dois títulos da lavra de Chico Xavier durante o 6º Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier e sua Obra

10/10/2013

Encontro acontece neste fim de semana em Recife, nos dias 12 e 13 de outubro. Participe!!! Prestigie!!! 

 

Transmissão AO VIVO do 6º Encontro Nacional dos amigos de Chico Xavier

07/10/2013

Não perca!!! Neste fim de semana, 12 e 13 de outubro, direto de Recife, PE

 

Ave, Kardec!

07/10/2013

Mensagem psicografada por Geraldo Lemos Neto, em reunião pública no Centro Espírita Luz, Amor e Caridade, na noite de 27 de setembro de 2004.

 

Allan Kardec na visão dos amigos

07/10/2013

 

 

3 de outubro: aniversário de Allan Kardec

07/10/2013

Por Ismael Gobbo | SP | Em 3 de outubro de 2013

 

Biografia de Allan Kardec

07/10/2013

Por Ismael Gobbo | SP | Em 3 de outubro de 2013

 

AME de Pedro Leopoldo e Matozinhos realizam seminário sobre “Atendimento Fraterno”

07/10/2013

Por Ismael Gobbo | SP

 

Peça sobre Chico Xavier, "Um homem d’outro mundo", foi encenada, em apresentação única, em Porto Alegre. A montagem intercala trechos da biografia do médium mineiro e passagens psicografadas por ele

07/10/2013

O diretor esclarece que apesar do tema e do protagonista, a peça não é uma montagem religiosa, apenas propõe uma reflexão sobre a existência, a vida e a morte

 

O 6º Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier e sua Obra acontece no próximo fim de semana, nos dias 12 e 13 de outubro, no Teatro Guararapes, Centro de Convenções de Pernambuco, em Recife

07/10/2013

Contribua participando e doando 2 quilos de alimentos para a população de Sertânia, praticando a máxima da Doutrina Espírita: "Fora da caridade não há salvação".

 

97% dizem acreditar totalmente na existência de Deus; 75% acreditam no diabo, segundo pesquisa do Datafolha

07/10/2013

Os dados são de 2007, contudo vale a pena se inteirar da opinião dos brasileiros quando o assunto é religião

 

Aos inscritos do 6º Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier e sua Obra, a ser realizado nos dias 12 e 13 de outubro, no Teatro Guararapes, Centro de Convenções de Pernambuco, em Recife

07/10/2013

Alimentos para o sertão – "Fora da caridade não há salvação!"

 

3 de outubro: viva, Kardec, o codificador iluminado! Viva, Chico Xavier, o maior brasileiro de todos os tempos!

03/10/2013

 

Notícia

http://www.vinhadeluz.com.br/site/noticia.php?id=1589

 

(Recebido em email de Nuno Emanuel)

 

 

 

Web aula com Gislaine

 

A colaboradora deste email de noticias Gislaine Pascoal Yokomizo, funcionária pública em Jacareí, desenvolve também  atividades de artesanato revertendo os recursos auferidos para entidades filatrópicas daquela cidade..

Gislaine Pascoal Yokomizo, ou  Artesanato da Gica , www.artesanatodagica.com.br, nos informa que está programando uma Web Aula para ensinar a fazer esse lindo porta panetone. Ele é feito de cartonagem (papelão)  forrado com tecidos natalinos.

Gislaine esta fazendo uma pesquisa para saber quantas pessoas gostariam de fazer a Web aula.

Data será marcada brevemente.

Quem se interessar entrar em contato diretamente com Gislaine

[email protected]

 

 

 

 

Consciência e Lucidez

Adelvair David

 

 

Dá conta da tua administração – Jesus

Uma das fugas psicológicas mais espetaculares em relação às advertências da vida para com o homem é a de não toma-las para si mesmo.

Entretido pelo orgulho exacerbado que lhe paralisa a autocrítica, caminha acreditando estar acima de qualquer corrigenda; os outros erram ele apenas se engana, esconde-se sempre atrás de uma desculpa para folgar nas mais complexas situações e complicações de sua autoria, sem assumi-las.

Ouvindo algo interessante e instrutivo, procura logo lembrar-se de alguém para quem a mensagem certamente serviria, tratando de embaçar a clareza do ensinamento para não ter tempo de refletir.

Há também aquele que surpreendido ou descoberto no comportamento inadequado revolta-se, blasfema, atira coisas em explosões de insana atitude emocional, empunhando a espada verbal para ressaltar os defeitos dos outros, dizendo-se perseguidos assumindo a preocupante posição de vítima.

Em ambos os casos com nuances que vão ao infinito nas suas interpretações, sem apresentar aqui análise simplória, o que se pode dizer é que, cada espírito neste mundo traz a bagagem boa ou má de suas conquistas nas muitas existências que já experimentou; elas são tendências que quando negativas manifestam-se pelos canais do orgulho impedindo a pessoa de crescer. Se forem boas expressam-se através do amor a ninguém prejudicando, apenas auxiliando.

O conhecimento simplesmente não altera este cenário deformado do comportamento emocional. Necessário adquirir-se consciência a respeito daquilo que se deseja aprender, tendo como ponto de partida as pequenas corrigendas. O interesse por falar e viver a verdade, pelo bem estar da humanidade especialmente daqueles que estão mais próximos, propiciará o nascimento de um novo caráter que irá retificar áreas morais danificadas da sua natureza íntima.

Todo o homem deve a si mesmo satisfações conscienciais, mais cedo ou mais tarde, nesta ou noutra vida terá de fazê-lo, atendendo ao ensinamento do Cristo: “Dá conta da tua administração”. Dizia o querido Chico Xavier, o apóstolo do amor e da mediunidade: “O bem que fizeres agora, será o teu advogado em toda parte”.

Ser bom não é apenas um projeto filosófico dos mestres da humanidade, em especial do Senhor Jesus. É lição de casa que o espírito precisa fazer se desejar se feliz.

 

EM TUDO E PARA COM TODOS, O AMOR SERÁ  SEMPRE A MELHOR ESCOLHA DO ESPÍRITO.

Barbosa, SP.   Foto Ismael Gobbo.

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP