Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, sábado, 14 de setembro de  2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/SETEMBRO/14-09-2013.htm

 

 

 

Abaixo os links dos 5 últimos emails de Noticias enviados

 

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

13-09-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/SETEMBRO/13-09-2013.htm

12-09-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/SETEMBRO/12-09-2013.htm

11-09-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/SETEMBRO/11-09-2013.htm

10-09-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/SETEMBRO/10-09-2013.htm

09-09-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/SETEMBRO/09-09-2013.htm

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Documento histórico

 

REPORTAGENS DE 1935 SOBRE CHICO XAVIER SÃO DIGITALIZADAS PELO JORNAL O GLOBO

 

A revista ÉPOCA, da Editora Globo, no. 797 de 2/setembro/2013 inseriu na página 77 um anúncio relativo ao acervo do jornal O Globo, do Rio de Janeiro, informando a existência de cerca de 2 milhões de páginas digitalizadas, compreendendo 88 anos de sua história.

 

FATOS VIRAM NOTÍCIAS. NOTÍCIAS VIRAM HISTÓRIA. A HISTÓRIA VIRA UM GRANDE SITE. É o que destaca essa divulgação e mais: "O Acervo O Globo é o primeiro a oferecer uma busca que destaca a matéria que você está procurando da página em que foi publicada."

 

Chequei o site  www.acervooglobo.com.br  digitando década de 1930, ano 1935, com início em 30 de abril de 1935, e lá encontrei as dezenas de reportagens de Clementino de Alencar e do fotógrafo que o acompanhou.

 

Objetivo das reportagens: realizar em Pedro Leopoldo/MG um "inquérito" sobre o jovem caixeiro Chico Xavier, 25 anos, para apurar a veracidade das mensagens do espírito Humberto de Campos, psicografadas pelo médium, a partir de 27 de março de 1935 e publicadas no Correio da Manhã, jornal carioca.

 

Prazo de investigação: indeterminado. O repórter instalou-se no Hotel Diniz no dia 23 de abril daquele ano e daí em diante entrevistou autoridades locais, acompanhou as modestas reuniões mediúnicas e indagou entidades espirituais através de questionamentos por escrito.

 

Série "Mensagens de além-túmulo!" publicadas em O Globo: a partir de 30 de abril de 1935 com encerramento no mês de junho de 1935, abrangendo aproximadamente 50 edições.

 

O valor dessas reportagens está no respeito com que o repórter tratou o médium, além da sua imparcialidade no registro dos fatos ali presenciados.

 

Se com o "Parnaso de Além-Túmulo", publicado em 6 de agosto de 1932, Francisco Cândido Xavier se tornou conhecido entre os espíritas, com a série "Mensagens de além-túmulo!",  de O Globo, o médium se projetou em todo o território brasileiro, saindo do anonimato na pacata Pedro Leopoldo/MG.

 

PARA SABER MAIS:

 

- Notáveis Reportagens com Chico Xavier, 1a. edição, IDE, dezembro de 2002

 

- Mensagens de Além-Túmulo, 1a. edição, USE/MADRAS, 2003

 

- Site: www.acervooglobo.com.br

 

 

Texto: Leopoldo Zanardi, de Bauru, SP

Colaboradores: Paulo Roberto Tavares Zanardi e Rafael A. Franqueira, de Bauru, SP

Agradecimento ao Instituto de Difusão Espírita (IDE) de Araras, SP, pela cortesia das fotos originais, contidas

 no livro NOTÁVEIS REPORTAGENS COM CHICO XAVIER, 1a. edição, dezembro de 2002.

 

 

Primeira foto de Chico Xavier nas reportagens de O Globo

O repórter Clementino de Alencar,  de “O Globo”, o entrevistado Chico Xavier e o irmão de Chico José Xavier

Clementino de Alencar, Chico Xavier e o padrinho Felizardo, este dono da  “Venda” onde Chico trabalhava

Chico Xavier pesando mercadoria na  Venda do padrinho Felizardo. Foto publicada em “O Globo”

Chico Xavier fazendo leitura de mensagem

Em noite fria de Pedro Leopoldo, o repórter Clementino de Alencar

entrevista Chico Xavier , sendo observado pelo irmão José Xavier.

 

 

 

Registro. 60ª. Semana Espírita de

Vitória da Conquista, BA

 

Com excelentes trabalhos doutrinários e muita emoção durante todo seu transcurso, terminou no dia 8 de setembro a 60ª Semana Espírita de Vitória da Conquista, que contou com um público médio diário de 2000 pessoas.

O evento, promovido pela União Espírita de Vitória da Conquista e realizado no Centro de Convenções Divaldo Franco,  fez uma homenagem especial ao Prof. Ernesto Dantas, que no final do século XIX trouxe a Doutrina Espírita para Vitória da Conquista. Outras personalidades foram homenageadas ao longo da Semana, como Raul Teixeira, Divaldo Franco e a senhora Dione Prates, ex-secretária da UEVC, que participou de todas as edições do evento.

Estiveram presentes caravanas de 18 estados brasileiros e dois países. O evento foi transmitido pela TVCEI.COM, Rádio Fraternidade de Uberlândia-MG, Rádio Portal da Luz de Dourados-MS, Rádio FEEB e Amigo Espírita. Mais de 1000 cidades brasileiras e dezenas de países de todos os continentes, assistiram pela internet.

Na conferência de encerramento, o médium Divaldo Pereira Franco recebeu uma bela e instrutiva mensagem psicofônica do Espírito Bezerra de Menezes.

 

Palestra de Sandra Della Pola (Foto Valter Soares)

Raul Teixeira, quando cumprimentava o público (Foto Valter Soares)

Raul Teixeira e Divaldo Franco (Foto Valter Soares)

Caravana de Montes Claros-MG  (Foto Valter Soares)

O Prefeito Municipal quando saudava o público. Foto da UEVC

Divaldo Pereira Franco em sua fala. Foto da UEVC

Público presente à Conferência proferida por Divaldo Pereira Franco em Vitória da Conquista, BA. Foto da UEVC

 

(Informações recebidas em email de UEVC uevc [[email protected]])

 

Mensagem do Espírito Bezerra de Menezes através do médium Divaldo Pereira Franco, no encerramento da 60ª Semana Espírita de Vitória da Conquista, em 08 de setembro de 2013, no Centro de Convenções Divaldo Franco.

 

PERDOAI

 

Façamos uma reflexão em torno dos objetivos essenciais da nossa existência na Terra, perguntando de maneira profunda e significativa: que queres que eu faça, Senhor? Quando Ele apareceu às portas de Damasco ao inimigo, a sua pergunta foi caracterizada pela ternura: Saulo, Saulo, porque me persegues? Quantas vezes estaremos repetindo essa mesma pergunta porque a dor agasalhou-se em nosso coração, porque o sofrimento tomou conta do país da nossa alma. Saulo, no entanto, teve a sabedoria de contra-interrogar ao Senhor. Era o servo que encontrava seu amo, o escravo que encontrava o seu senhor. Que queres que eu faça? Ele respondeu:  vá a Damasco e ali te dirão o que deves fazer. Damasco, filhos da alma, é a província da nossa consciência. Sigamos em direção da nossa consciência e descubramos o que nos é lícito fazer, diante dos desafios que se encontram à nossa frente.  Jesus veio para que tivéssemos vida e vida em abundância. E nos ofereceu em holocausto a Sua vida. Não temas aquele que permanece no mal. Não vos pode fazer mal algum, se não aceitardes o desafio do seu atrevimento. Com Jesus aprendei a permanecer no bem. A dor que a todos nos assalta é nada mais do que um acidente de percurso induzindo-nos ao amadurecimento espiritual. Sem qualquer masoquismo, bendigamos a dor libertadora que demonstra a fragilidade do corpo no qual estais e a debilidade das forças morais que a todos nos caracteriza. Somos da Divina Luz gerados. Permitamos que o Deus interno expanda-se e consiga vencer todas as trevas. Ide e amai! Parti daqui com a alma referta de esperança e perdoai! Mesmo àquele que parece não ser credor do perdão, perdoai, porque a vós fará bem. A Justiça Divina, a seu modo e termo, realizará a retificação do infrator. Mas a vós, a nós, cabe perdoar sempre e incessantemente. Os espíritos espíritas que aqui se encontram em nome da brasilidade espiritual, enternecidos, distribuem energias saudáveis por sobre todos vós  que nos ouvistes onde quer que estejais e que acompanhais este momento de clausura de mais uma etapa que oferece iluminação para as consciências saírem daqui modificadas pelo Espírito do Cristo, vós que tendes a honra e a glória de conhecer Jesus. E quando alguma noite vos parecer excessivamente tempestuosa, buscai a Estrela de primeira grandeza que é Jesus e segui o seu rumo, para que no término Ele passe a viver em vós. Muita paz, filhos da alma! São os votos do servidor humílimo e paternal de sempre, Bezerra. Muita paz.

      

 

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco em

Cascavel, PR

 

12-09-2013

 

Cascavel – 12 de setembro

Nas dependências Tuiuti Esporte Clube, Rua Ponta Grossa, 2998, em Cascavel/PR, duas mil e quinhentas pessoas assistiram o Embaixador da Paz e Cidadão Honorário do Município, Divaldo Franco falar sobre a felicidade. Iniciou com a narrativa das atitudes e tendências do Rei Creso, da Lídia e sua Capital, a cidade de Sardes. O Rei Creso era possuidor de riquezas imensas, capazes, segundo pesava, de tornar o seu proprietário em uma pessoa feliz.

Divaldo apresentou o pensamento dos filósofos Epicuro, Diógenes, Zenon e Sócrates, cada uma defendendo uma conduta de vida para sentir-se feliz. Destes, somente Sócrates compreendeu que a felicidade é ser. Sócrates defendia o pensamento ético, moralista, espiritualista. Jesus, o incomparável Mestre, apresentou o amor como medida para o homem alcançar a felicidade, amando-se, amando ao próximo e a Deus.

Todos, tocados por emoções superiores, e profundamente inclinados a se tornarem melhores, exercitando o amor incondicional, aplaudiram entusiasticamente o orador inigualável de Feira de Santana/BA. Foi um gesto de amor, reconhecimento e gratidão a Divaldo Franco, o Arauto do Evangelho e da Paz.

Texto: Paulo Salerno

 Fotos: Jorge Moehlecke

 

 

 

Encontro Fraterno Auta de Souza

Brazlândia, DF, Planaltina, DF, e Novo Gama, GO

 

 

(Informação recebida em email de Regina Moreira [[email protected]])

 

 

 

Teatro: Peça Encontros Impossíveis Mudança de local

Santos, SP

 

URGENTE

 

ATENÇÃO:
MUDANÇA DE LOCAL: SEARA DE JOSÉ, RUA EVARISTO DA VEIGA, 266 - SANTOS, SP - TEL. PARA INFORMAÇÕES: (13)3062-6291-SÁBADO:21 HORAS, DOMINGO: 19 HORAS E MAIS OUTROS HORÁRIOS, SE NECESSÁRIO!
MOTIVO DA MUDANÇA: PROBLEMAS DE ÚLTIMA HORA COM O TEATRO QUE ESCAPARAM DO NOSSO CONHECIMENTO. CONTAMOS COM A SUA COMPREENSÃO!!!

 

 

(Informação recebida em email de Rose Moliterno)

 

 

 

Palestra pública do Centro Espírita Francisco de Assis

Avanhandava, SP

 

 

(Informações recebidas em emails de Luiz Antonio da Silva; de Maria José de Almeida [[email protected]])

 

 

 

 

Programação da XVII Semana Espírita de

São Bernardo do Campo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Vansan)

 

 

Evento AJE-SP. Os limites éticos do operador do Direito no Processo Penal à luz do Espiritismo. São Paulo, SP

 

 

Vitral na escadaria da  Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. São Paulo, SP

Foto Ismael Gobbo

 

 

 

5º. Feirão do Livro de

Araras, SP

 

(Informação recebida em email de Alessandra IDE Editora [[email protected]])

Obelisco do Centenário de Araras (1962) , na Praça Barão de Araras. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Estudo da Série André Luiz com

Dr. José Henrique Rubim de Carvalho. Cantagalo, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

Palestras programadas pela AME-Bahia

Salvador, BA

 

 

(Informações recebidas em email de Giovana Campos)

 

 

 

Palestra com Laércio Silveira no C.E. Capitão Vendramini

 Três Corações, MG

 

 

(Informações recebidas em email de Centro Espírita Capitão Vendramini [[email protected]])

 

 

 

Palestra: “A ação do pensamento na saúde e na doença”

Salvador, BA

 

PALESTRANTE

Psic. Nádia Matos

Psicóloga

Conferencista Espírita

 

DATA: 24 de Setembro de 2013 – terça –feira

LEITURA RECOMENDADA: MOREIRA, Andrei. Cura e autocura: uma visão médica-espírita. Belo Horizonte: AME, 2011

 

LOCAL: Associação Baiana de Medicina - ABM

Rua Baependi, 162 – Ondina.

 

HORÁRIO: 20:00h às 21:00h

Dúvidas: Tel: 3451 4386 AME - Bahia / 8790-6715 – Eduardo

 

 

ENTRADA FRANCA

Sua presença e participação estimulam a AME-Ba no objetivo de integração da medicina com a espiritualidade!

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

Palestra com Almeida Jr. no

Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida. São Carlos, SP

 

SEARA ESPÍRITA CAMINHO,VERDADE E VIDA   

Rua Sebastião Sampaio Osório, 1.197 Sta. Felícia, São Carlos-sp 

 

Palestra neste sábado 14/09/13 ás 18h30min. 

 

Palestrante: Almeida Jr. (Médico e Palestrante Espírita, trabalhador do Nosso Lar)

Tema: OS ÚLTIMOS SERÃO OS PRIMEIROS

Venha estudar Espiritismo conosco.  Comece agora...

Segundas... 19h30min Estudos: Ação e Reação  (André Luiz – Chico Xavier)

Quartas...... 19h30min Estudos: Evangelho Segundo o Espiritismo e O Livro dos Espíritos (Allan Kardec)

Sexta.......... 19h30min Estudos: Dramas da Obsessão (Ivone A. Pereira – Bezerra de Menezes)

Todos os livros estudados são projetados em Data show.

VENHA ESTUDAR CONOSCO.

Caso não queira receber nossas mensagens, informe-nos mesma via.

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

Palestra com Dr. José Carlos de Lucca

São José dos Campos, SP

 

CAROS AMIGOS ESPÍRITAS E SIMPATIZANTES DA DOUTRINA DO CONSOLADOR.  PRÓXIMO SÁBADO, 15 HORAS, PALESTRA QUE SERÁ PROFERIDA PELO DR JOSÉ CARLOS DE LUCCA, JUIZ DE DIREITO EM SÃO PAULO, AUTOR DE VÁRIOS LIVROS ESPÍRITAS.  JOSÉ CARLOS TEM EXTENSO PROGRAMA DE TRABALHO EM FAVOR DA DOUTRINA E DE ENTIDADES BENEMERENTES, DISPENSANDO-LHES OS RESULTADOS DAS VENDAS DE SEUS LIVROS.  NÃO ESQUEÇA SUA CARTEIRA, POIS, AO FINDAR DA PALESTRA O DR DE LUCCA ESTARÁ CONVERSANDO E AUTOGRAFANDO SEUS LIVROS.

LOCAL - RUA ANA GONÇALVES DA CUNHA, 30 - JD PAULISTA - CONTATO TELEFONICO: JOSÉ CARLOS-USEI 99602.5344, 98135.3182

 

(Informação recebida em emails  de USE Taubate [[email protected]]

 

 

 

Teatro: A Rediviva de Magdala  no Teatro do IMIP

Recife, PE

 

Peça Teatral

A Rediviva de Magdala

Dos mesmos produtores da Peça Celia Lúcius – Santa Marina

Dias 06 de Outubro de 2013 (Domingo)

Local: Teatro do IMIP (Estacionamento pela Rua Capitão José da Luz)

Horário: 19h

Ingressos: R$ 20,00 - Estudantes e acima de 60 anos, R$ 10,00
Indicado para maiores de 12 anos.

 

(Informação recebida em email de clubedolivroespirita10 [[email protected]])

 

 

 

Jornal Espírita de

Uberaba, MG

 

Edição: setembro/2013

Acesse aqui:

http://www.jornalespiritadeuberaba.com.br/edicoes/84.pdf

 

 

 

 

Resenha de Estudos Espíritas

 

http://www.slideshare.net/MRS/resenha-de-estudos-espiritas-02

http://pt.scribd.com/doc/167713213/Resenha-de-Estudos-Espiritas-02

 

(Informação recebida em email de Estudando Espiritismo [[email protected]])

 

 

 

A luz e o essencial

 

“Eu sou a luz do mundo, quem me segue não anda em trevas e terá a luz da vida.”                         

 João, 8: 12

  

Muitos aprendizes do Evangelho de Jesus terão interpretado, ao longo dos séculos, as condições perfeitas para a salvação. Em grande parte dessas seletas assembleias julga-se que a simples aceitação do nome de Jesus nos corações levará o discípulo à condição salvadora. A Doutrina Espírita, entretanto, analisando tudo à luz da razão, nos esclarece de modo distinto. Não se disputa a verdade inconteste de que Jesus Cristo, nosso Senhor e Mestre, é aquele que representa, para todos os seres humanos vinculados à evolução terrestre, a luz do mundo. Por ele, chegamos ao caminho da verdade e da vida. E, através dele, observando-se e seguindo os seus exemplos imorredouros, é que acendemos em nós a luz espiritual do amor e da sabedoria.

Com sua costumeira acuidade mental, anotou Allan Kardec, no item 6° do capítulo 24 de “O Evangelho segundo o Espiritismo”, que o essencial para se seguir os passos do Mestre inolvidável é e será sempre a caridade para com o próximo e a humildade em si mesmo. O discípulo sincero que busca fazer luz na própria vida não precisará, portanto,de círculos iniciáticos, de cátedras brilhantes, de complexos conhecimentos, e tampouco de posição de destaque ou proeminência entre os homens. Qualquer um,em qualquer parte do mundo terrestre, dentro do ambiente de suas crenças ou culturas, tão distintas entre si nas nações da Terra, poderá fazer luz portas adentro de si mesmo, bastando, para isso, que opte por tratar os outros, na qualidade dos próximos que lhe rodeiam a estrada, com benevolência e caridade,respeitando-os e dignificando-os com gestos e atos de amor genuíno. Assim como também todas as pessoas humanas, encarnados ou não, podem, perfeitamente,reconhecer de si para consigo mesmas a própria pequenez, cultivando na alma a humildade verdadeira dos sábios, reconhecendo que quanto mais conhecem, quanto mais estudam e quanto mais procuram saber nas ciências e nas filosofias humanas mais se tornam propensas a reconhecer que nada sabem ainda diante da Sabedoria Universal.

Se, por nossa vez, já escolhemos o caminho do Cristo, buscando a sua luz imortal, cuidemos, pois, de procurar sempre desejar o bem e buscar a verdade, para que em pensamento, palavras e atos a marca da luz do Cristo esteja em essência no âmago de nossas vidas na sublime parceria do amor e da humildade.

 

Theophorus

 

(Mensagem psicografada por Geraldo Lemos Neto, em reunião pública no Centro Espírita Luz,  Amor e Caridade, em Belo Horizonte, na noite de 30 de agosto de 2013.) 

 

Cristo Redentor no  Morro do Itatiaia em Santa Rita do Passa Quatro, SP. Foto Ismael Gobbo 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP