Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/DEZEMBRO/23-12-2014.htm 

 

No Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

ESTAMOS PRESTES A RESTABELECER O ENVIO DE EMAILS COM TODO CONTEÚDO DO BOLETIM DE NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA ESTAMPADO NO PRÓPRIO CORPO DO EMAIL NA FORMA COMO SEMPRE FIZEMOS. ULTIMAMENTE PASSAMOS POR PROBLEMAS TÉCNICOS DE VÁRIAS ORDENS QUE DE CERTA FORMA PREJUDICARAM O BOM ANDAMENTO DOS  NOSSOS TRABALHOS.  ISMAEL  GOBBO 

 

 

OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK:

 

22-12-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/DEZEMBRO/22-12-2014.htm

21-12-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/DEZEMBRO/21-12-2014.htm

19-12-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/DEZEMBRO/19-12-2014.htm

18-12-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/DEZEMBRO/18-12-2014.htm

17-12-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/DEZEMBRO/17-12-2014.htm

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. XI,  1-7

Amar o próximo como a si mesmo

 

 

Instruções dos Espíritos A lei de amor

 

     8. O amor resume a doutrina de Jesus inteira, visto que esse é o sentimento por excelência, e os sentimentos são os instintos elevados à altura do progresso feito. Em sua origem, o homem só tem instintos; quando mais avançado e corrompido, só tem sensações; quando instruído e depurado, tem sentimentos. E o ponto delicado do sentimento é o amor, não o amor no sentido vulgar do termo, mas esse sol interior que condensa e reúne em seu ardente foco todas as aspirações e todas as revelações sobre-humanas. A lei de amor substitui a personalidade pela fusão dos seres; extingue as misérias sociais. Ditoso aquele que, ultrapassando a sua humanidade, ama com amplo amor os seus irmãos em sofrimento! Ditoso aquele que ama, pois não conhece a miséria da alma, nem a do corpo. Tem ligeiros os pés e vive como que transportado, fora de si mesmo. Quando Jesus pronunciou a divina palavra — amor —, os povos sobressaltaram-se e os mártires, ébrios de esperança, desceram ao circo.

     O Espiritismo a seu turno vem pronunciar uma segunda palavra do alfabeto divino. Estai atentos, pois que essa palavra ergue a lápide dos túmulos vazios, e a reencarnação, triunfando da morte, revela às criaturas deslumbradas o seu patrimônio intelectual. Já não é ao suplício que ela conduz o homem: condu-lo à conquista do seu ser, elevado e transfigurado. O sangue resgatou o Espírito e o Espírito tem hoje que resgatar da matéria o homem.

     Disse eu que em seus começos o homem só instintos possuía. Mais próximo, portanto, ainda se acha do ponto de partida do que da meta, aquele em quem predominam os instintos. A fim de avançar para a meta, tem a criatura que vencer os instintos, em proveito dos sentimentos, isto é, que aperfeiçoar estes últimos, sufocando os germens latentes da matéria. Os instintos são a germinação e os embriões do sentimento; trazem consigo o progresso, como a glande encerra em si o carvalho, e os seres menos adiantados são os que, emergindo pouco a pouco de suas crisálidas, se conservam escravizados aos instintos. O Espírito precisa ser cultivado, como um campo. Toda a riqueza futura depende do labor atual, que vos granjeará muito mais do que bens terrenos: a elevação gloriosa. É então que, compreendendo a lei de amor que liga todos os seres, buscareis nela os gozos suavíssimos da alma, prelúdios das alegrias celestes. – Lázaro. (Paris, 1862.)

 

 (O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

 

A ressurreição de Lázaro. Óleo sobre tela de Sebastiano dl Piombo

Imagem/fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Sebastiano_del_Piombo,_The_Raising_of_Lazarus.jpg

Acesso em 22-12-2014, às 11 hs.

 

 

Prece de Natal

 

 

Senhor Jesus, tamanha é a Tua grandeza, que ultrapassa todas as do Universo e da razão; o espaço, o tempo, o infinito, acima dos quais a cruz da Tua tragédia espantosa parece maior que os voos da metafísica, as imensidades do cálculo e as hipóteses do sonho.

Daí a palavra e a imaginação recuam assombradas, balbuciando. A criatura sente o Teu amor.

De onde, porém, Tu penetras no coração de todos com a doçura de uma carícia universal, é daquele presépio, onde a Tua bondade amanheceu um dia no sorriso de uma criança.

Enquanto César cuidava do império, e Roma do mundo, Tu surgias ao canto de uma província e na vileza de um estábulo, sem que Roma, nem o império, nem César Te percebessem, para ficar à posteridade a lição indelével de que a política ignora sempre os seus mais formidáveis interesses.

Tiveste por berço as palhas de um curral. A última das mães sentir-se-ia humilhada, se houvesse de reclinar o fruto do seu regaço naquele sítio, onde recebeste os primeiros carinhos da Tua.

Mas a manjedoura, onde, só, abriste os olhos à primeira luz, espalha até hoje o perfume da mais estranha poesia, e o dia do Teu natal fez-se para a cristandade o mais famoso dia da Terra, o dia azulado e cor-de-rosa entre todos, como o céu da manhã e o rosto das crianças.

Elas, de geração em geração, ficaram sabendo para todo o sempre a história do Teu nascimento.

E nessas festas do seu contentamento e da sua inocência tens, ó Senhor dos mansos e dos fracos, dos humildes e dos pequeninos, a parte mais límpida do Teu culto, o raio mais meigo da Tua influência benfazeja.

Esses ritos infantis estrelam de alegria as neves polares, orvalham de suave umidade os fulgores tropicais, estendem o firmamento debaixo dos nossos tetos e, dentro do nosso Espírito mortificado, inquieto, triste, põem uma hora de alvorada feliz.

Cristo, como Te sentimos bom quando Te vemos entre as crianças, e quando as crianças Te encontram entre si.

Despindo a Tua majestade toda, para caberes num seio de mulher e no tamanho de um pequenito, assentaste sobre as almas um império sutil e irresistível, por onde a espontaneidade da nossa adoração continuamente se renova e embalsama nas origens da vida.

Todos aqueles, pais, irmãos, ou benfeitores, a quem concedeste a bênção de amar um menino, e o tem nos braços, veem nele a Tua imagem, a cópia, idealizada pela fé e pelo amor, do eterno tipo do belo.

Divinizando a infância, nascendo e florescendo como ela, deixaste à espécie humana a recordação mais amável e celeste da Tua misericórdia para conosco.

De cada casa, onde permitiste que gorjeie e pipile neste dia um desses ninhos tecidos pela providência das mães, se estão exalando para Ti as súplicas e os hinos do nosso alvoroço.

Por essas criaturinhas, Senhor, em especial Te pedimos. Elas que se ensaiam para a nova vida e necessitam de estradas propícias ao progresso, para bem cumprirem as suas missões, no lar abençoado da Terra.

Cura a nossa pátria da aridez da alma, semeando a Tua semente nesta geração que desponta.

Permite, enfim, que nossos filhos possam celebrar com os seus, em dias mais ditosos, a alegria do Teu Natal. 

Redação do Momento Espírita, com base 
na 
Prece de Natal, de Rui Barbosa.
Em 22.12.2014.

 

 

(Copiado do site Feparana)

Presépio de Natal na Praça Dr. Gama, em Birigui, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

Registro. Com festa de Natal se encerraram as atividades de 2014 do Centro Espírita Paraguayo “Joanna de Ângelis”

 

 

 

 

QUERIDO HERMANO ISMAEL

SIEMPRE EN PAZ!

 

ESPERO CONTINUES BIEN.

NOSOTROS CONCLUYENDO LAS ACTIVIDADES DEL CENTRO Y LA FUNDACION CON PAZ Y FELICIDAD.

MUCHAS GRACIAS POR TU VISITA AMIGA AL PARAGUAY. QUEDAN GRATOS RECUERDO. MUCHAS GRACIAS TAMBIEN POR LOS PRESENTES PARA LOS NIÑOS QUE ESTUVIERON MUY FELICES.

QUE TENGAS FELIZ NAVIDAD Y VENTUROSO 2015 JUNTO A LA FAMILIA!

ABRAZOS.

MILCIADES. 

 

************************************

 

Querido Hermano Ismael;

 

Paz en Jesús!

 

...............

.........

 

Y hoy, sábado 20, realizamos el almuerzo de cierre de las actividades del año, donde hubo presentación musical de los arpistas y posteriormente la entrega de los presentes y las cestas básicas a todos los que asisten a las actividades de la Fundación.

 

Además, hoy llevamos al Centro de Luque los presentes que serán entregados el día de mañana, en la clausura del estudio de los niños.

 

Todos los niños y niñas quedaron muy felices y emocionados por el gesto que fue posible gracias a su contribución.

 

Agradecemos profundamente el gesto noble y fraternal para con los niños y para con todos nosotros. Dios lo bendiga siempre!!

 

*En adjunto le enviamos las fotos de los momentos.

 

Abrazos fraternales y gratitud!!

 

Mercedes y Arami

 

**************************

 

OS PRESENTES A QUE SE REFEREM MILCIADES E MERCEDES lezcano, DISTRIBUIDOS ÀS CRIANÇAS, FORAM  OBJETO DE UMA PEQUENA CAMPANHA REALIZADA JUNTO A COMPANHEIROS ESPÍRITAS DE ARAÇATUBA, ARARAS, BIRIGUI E SÃO PAULO. A IMPORTÂNCIA ARRECADADA POSSIBILITOU A COMPRA DE  PRESENTES PARA CERCA DE 50 CRIANÇAS, DISTRIBUIDOS NO C.E. PARAGUAYO JOANNA DE ANGELIS, DE ASSUNÇAO, E, Hogar espírita gregorio anzoategui, de luque, região de assunçao, paraguai. AGRADECEMOS A TODOS PELA INESTIMÁVEL AJUDA. FELIZ NATAL A TODOS OS COLABORADORES E AOS DIRIGENTES E TRABALHADORES DAS CASAS ESPÍRITAS DO QUERIDO PARAGUAI..   (ismael gobbo)

Presentes para as crianças no Natal 2014 do C.E. Paraguayo Joanna de Angelis. Assunção, Paraguai.

Presentes para as crianças no Natal 2014 do C.E. Paraguayo Joanna de Angelis. Assunção, Paraguai.

Presentes para as crianças no Natal 2014 do C.E. Paraguayo Joanna de Angelis. Assunção, Paraguai.

O presidente Milciades Lezcano, do C.E. Paraguayo Joanna de Angelis, evangelizadores, crianças e  demais freqüentadores.

Festa de Natal 2014 no C.E. Paraguayo Joanna de Angelis. Assunção, Paraguai.

A animada festa de Natal  no C.E. Paraguayo Joanna de Angelis. Assunção, Paraguai.

Crianças recebem presentes no Natal 2014 do C.E. Paraguayo Joanna de Angelis. Assunção, Paraguai.

Os meninos espíritas harpistas , talentosíssimos,  participaram da Festa de Natal 2014

no C.E. Paraguayo Joanna de Angelis. Assunção, Paraguai

 

 

Culto do Evangelho do Natal no C.E. Francisco Cândido Xavier

São José do Rio Preto, SP

 

Meus amigos,

Convidamos para o

 

CULTO DO EVANGELHO

 

em homenagem ao Natal, no Centro Espírita Francisco Cândido Xavier, situado à Av. Alfredo Theodoro de Oliveira, 2195 - Solo Sagrado, São José do Rio Preto - SP, nesta quarta-feira, 24 de dezembro, 20:00 h, e também para o cafezinho fraterno.

Abraços.

 

Navarro
São José do Rio Preto - SP
(17) 3228-0111 e 99702-7066


Conheça o Esperanto (www.esperanto.org.br)

 

 

(Informações recebidas em email de Antonio Carlos Navarro)

 

 

Links de notícias organizados pela USE de São José dos Campos, SP

 

A cada semana enviaremos as notícias em destaque do nosso site (www.use-sjc.org.br).

Sugestões de temas a serem abordados serão muito bem vindas.

 

 

Clique nos links abaixo para ler as notícias:

 

Jesus não nasceu na noite de Natal. Jesus nasce para cada uma das criaturas humanas, para cada um de nós, num momento diferente, no momento da dor, da morte, da dificuldade financeira, da enfermidade de um parente, de um filho, numa hora de desespero ou num momento de grande ternura e de imensa paz.

 

--

-----

Divulgue os eventos de sua casa espírita no Portal dos Espíritas de SJCampos e Região através de nosso email: [email protected] 

 

UNIÃO das Sociedades Espíritas - USE

Intermunicipal de São José dos Campos


“Solidários, seremos união. Separados uns dos outros seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos.” 
Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti, 1831-1900, foi presidente da FEB (Federação Espírita Brasileira)

Acesse nosso site, ponto de encontro da comunidade espírita: www.use-sjc.org.br

 

(Informação repassada pela USE Taubaté)

 

 

Newsletter da Fundação Maria Virgínia e J. Herculano Pires

São Paulo, SP

 

Caso não visualize as imagens abaixo, acesse aqui a versão online.

 

 

Chico Xavier pede
licença

 

 

      Edição 193 | Dezembro de 2014
                 Especial de Natal



PRESENTE DE NATAL


Oferecemos, como presente de Natal, uma explicação de Chico Xavier sobre a posição de Jesus perante Deus, o Universo e a Terra. Substituímos neste capítulo a mensagem psicográfica pelas palavras do próprio médium, proferidas em entrevista a nós concedida no início de 1972.*

Esta é uma página inédita. Nunca foi publicada; seus conceitos estão de plena conformidade com a doutrina espírita.

Na entrevista, o médium, como sempre, estava amparado por seu guia espiritual; mas, como se vê pelos próprios termos da explicação, ele falava por si mesmo. E teve a oportunidade de nos revelar uma das maneiras pelas quais Emmanuel lhe transmite os seus ensinos.

* Em comemoração ao 1º aniversário do programa “No Limiar do Amanhã”, produzido pelo Grupo Espírita Emmanuel, de São Bernardo do Campo, SP, e apresentado pela Rádio Mulher de São Paulo.


COMO CONSIDERAMOS JESUS  •  Francisco Cândido Xavier

 

 

 

Do que posso pessoalmente compreender, dos ensinamentos dos espíritos amigos, consideramos Jesus Cristo como sendo espírito de evolução suprema, em confronto com a evolução dos chamados terrícolas que somos nós outros. Não o senhor do sistema solar, com todo o respeito que temos à personalidade sublime de Jesus, mas consideramo-lo como supremo orientador da evolução moral do planeta.

E os espíritos como Buda, como Zoroastro, como aqueles outros grandes instrutores da Índia e da Grécia, por exemplo, que eram considerados orientadores ou chefes de grandes movimentos mitológicos, serão ministros do Cristo, pois não temos ainda outra definição para classificá-los, dentro dos nossos parcos conhecimentos a respeito da nossa história no lado espiritual da vida.

Vemos que Jesus convidou doze discípulos. Eram discípulos humanos tanto quanto nós, para que não fôssemos instruídos por anjos, pois senão nada entenderíamos da doutrina do Cristo. Teríamos de entender a doutrina com os discípulos também humanos, frágeis portadores de deficiências como as nossas, embora respeitemos, nos doze, personalidades eminentemente elevadas em confronto com a nossa posição atual na Terra. Mas, do plano espiritual, ministros do Senhor cooperaram, cooperam e cooperarão sempre para que a nossa personalidade se consolide cada vez mais no plano físico.

Nós estamos, vamos dizer, no limiar da era do espírito, mas estamos ainda sacudidos por grandes calamidades psicológicas, como a Terra no seu início, como habitação sólida, esteve movimentada por grandes convulsões. Psicologicamente estamos sacudidos por esses movimentos que dificultam a nossa compreensão. Mas os ministros do Senhor estão cooperando para que alcancemos a segurança, com a estabilidade precisa, para que o planeta seja realmente promovido a mundo de paz e felicidade para todos os seus habitantes. (Não sei se expliquei bem.)

O Criador, a nosso ver, conforme ensinam espíritos amigos que nos visitam – é o Criador. Não podemos ainda ter outra definição de Deus mais alta do que aquela de Jesus Cristo quando o chamou de Pai Nosso. Além disso, a nossa mente vagueia como se estivéssemos em águas demasiadamente profundas, sem recursos para tatear a terra sólida. Pai Nosso, Deus Criador do Universo.

Então, a força que Deus representa ter-se-ia manifestado em Jesus Cristo para que ele, como um grande engenheiro, de mente quase divina, pudesse realizar prodígios sob a inspiração de Deus na plasmagem, na estruturação do mundo maravilhoso que habitamos. Mas não consideramos Jesus como criador, conquanto o respeito que lhe devemos.

Acho formidável o que o prof. Herculano Pires disse. Quer dizer que Jesus seria o demiurgo da Terra. E o demiurgo do sistema solar será, então, um demiurgo da mais alta potência construtora. A esse respeito peço licença para dizer que certa feita, indagando de Emmanuel qual a posição de Jesus no sistema solar, ele me respondeu que ficasse, a respeito de Deus, com a expressão do Pai Nosso dito por Jesus, e não perguntasse muito, porque eu não tinha mente capaz de entrar no domínio desses conhecimentos com a segurança precisa. Eu insisti e ele então desdobrou um painel à minha vista, num fenômeno mediúnico.

Apareceu então a Terra na Comunidade dos Mundos do nosso sistema evolutivo, em torno do Sol. O nosso Sol, depois, em outra face do painel, evoluindo para a constelação que, se não me engano, é chamada de Andrômeda. Depois, essa constelação, arrastando o nosso sistema e outros, evoluía em direção a outra constelação que já não tinha nome na minha cabeça. Essa outra constelação avançava para outra muito maior dentro da nossa galáxia. Depois, apareceu a nossa galáxia, imensa, como se uma lente de alta potencialidade estivesse entre os meus olhos e o painel. E a nossa galáxia evoluía com outras galáxias em torno de uma nebulosa enorme, e que Emmanuel me disse que passava a evoluir em torno de outras nebulosas.

Então, a minha cabeça ficou cansada e eu pedi para voltar, como se tivesse saído de um foguete da Terra e me perdesse pelo espaço afora, e sentisse uma vontade louca de voltar a ser gente e ficar outra vez no meu lugar. Porque tudo está dentro da Ordem Divina. Cada mundo, cada sistema, cada galáxia, orientados por inteligências divinas, e Deus para lá disso tudo, sem que possamos fazer-lhe uma definição. Senti uma vontade enorme de voltar para a minha cama e tomar café quente!

 

 

 

 


O FILHO DE DEUS  •  J. Herculano Pires (Irmão Saulo)


A explicação de Chico Xavier vale por uma definição da posição espírita ante o problema do Cristo. O chamado “dogma de Cristo” é uma criação da teologia cristã, mas não dos Evangelhos, onde a posição de Jesus é bem clara, considerando-se ele mesmo como filho de Deus e nosso irmão, pois também se chamava a si próprio de filho do homem. O Natal de Jesus, portanto, não é o Natal de Deus. A visão mediúnica do Cosmos, descrita por Chico Xavier, dá-nos a ideia grandiosa do Criador através de sua obra.

A posição espírita no assunto é considerada herética pelas religiões cristãs, que chegam mesmo a negar ao espiritismo a sua natureza cristã. Com mais razão, com mais lógica, os espiritistas consideram herética a doutrina que faz de Jesus a encarnação de Deus. Mas nem por isso os espiritistas deixam de participar das comemorações do Natal, que consideram como o dia da fraternidade humana por excelência, traduzida em caridade afetiva na assistência aos necessitados. Assim, o princípio do amor supera as divergências teológicas, unindo todos os cristãos na adoração espiritual do Cristo e no cumprimento da sua lei única: a de amarmos a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.

O fundamento do Universo é uma lei única: a lei do amor. Dela derivam todas as leis conhecidas e desconhecidas. Deus é amor, definiu João no seu Evangelho. E Jesus resumiu toda a lei e os profetas na lei áurea do amor. É o poder do amor que faz as galáxias girarem no infinito e as constelações atômicas girarem no finito.

Artigo publicado originalmente na coluna dominical "Chico Xavier pede licença"
do jornal Diário de S. Paulo, na década de 1970.

 

 

 

 

O compromisso

 

 

Pelo Espírito Irmão X (Humberto de Campos). Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Estante da Vida. Lição nº 15. Página 73.

 

Chamados ao concurso fraterno, em auxílio de pequeno grupo familiar, fustigado por doloroso caso de obsessão, instrutores amigos nos indicaram alguém no plano físico, que poderia colaborar conosco.

Alberto Nogueira, a pessoa certa. Médium que reencarnara, trinta e seis anos antes, sob o amparo do núcleo espiritual de que partiria a nossa expedição socorrista.

Tratando-se de companheiro que ainda não conhecíamos, em sentido direto, meu amigo Saturnino e eu, atendendo à recomendação de companheiros outros, fomos compulsar-lhe a ficha, ou melhor, o processo que lhe dera origem à existência atual, com tarefa mediúnica de permeio. Engolfados na consulta, lemos comovidamente a súplica do próprio Alberto Nogueira, antes do renascimento, ali nas primeiras folhas da curiosa documentação:

- Senhor Jesus!... Conheço a minha posição de Espírito delinquente e, por isso, rogo a vossa permissão para tornar ao campo terrestre, de modo a resgatar minhas faltas. Pequei contra as leis de Deus, oh! Divino Tutor de nossas almas, e fomentei intrigas nas quais, a mando meu, pereceram dezenas de criaturas. Destruí lares, abusando da autoridade de que me assenhoreei por atos de rapina, e perverti a inteligência, patrocinando o furto e o crime, a espalhar a fome e o sofrimento, entre os meus irmãos da Humanidade! Concedei-me a volta ao corpo terrestre, Senhor, com os necessários recursos da provação depuradora!... Quero que a lepra me desfigure, a fim de que eu pague com lágrimas constantes as feridas que abri nos corações indefesos! Quero padecer o abandono dos entes mais queridos, para que eu possa aprender quanto dói a deserção dos compromissos abraçados. Rogo, Senhor, se tanto for preciso, que eu passe pela extrema penúria, esmolando o pão que me alimente e a veste que agasalhe as feridas que mereço! Se julgardes mais conveniente à minha depuração, dai-me a loucura ou a cegueira para que eu possa expiar minhas faltas, seja nas angústias do hospício ou nas meditações agoniadas da sombra!... Compreendo a extensão de meus débitos, e, se considerardes que devo apagar-me num cérebro incapaz ou retardado, fazei-me essa concessão! Seja através de calvários morais ou pelos mais detestados tormentos físicos, valei-me, Senhor, e dai-me Novo Corpo na Terra. Quero chorar, lavando com lágrimas de fogo as nódoas de meu passado e expor-me às mais duras humilhações a fim de regenerar minha vida!... Senhor, concedei-me as aflições de que me vejo necessitado e anulai em mim qualquer possibilidade de reação! Fazei-me padecer, mas fazei-me viver novamente entre os homens! Quero corrigir-me, recomeçar! Bendito seja o vosso nome, Senhor! Bendita a vossa mão que me salva e guia!...

Por baixo do requerimento comovedor, vinha a assinatura daquele que adotava agora no mundo a personalidade de Alberto Nogueira e, logo após, lia-se o Magnânimo Despacho da Autoridade Superior que determinava, em nome do Cristo de Deus:

- O Senhor pede misericórdia, não sacrifício. O interessado resgatará os próprios débitos, em vida normal, com as tarefas naturais de um lar humano e de uma família, em cujo seio encontrará os contratempos justos e educativos para qualquer criatura com necessidades de reequilíbrio e aprimoramento, mas, por mercê do Senhor, será médium espírita, com a obrigação de dar, pelo menos, oito horas de serviço gratuito por semana, em favor dos irmãos necessitados da Terra, consolando-os e instruindo-os, na condição de instrumento dos Bons Espíritos que operam a transformação do mundo, em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo. Desse modo, assumirá compromisso aos trinta anos de idade, na existência próxima, e praticará a mediunidade com o Evangelho de Jesus, até os sessenta, quando se lhe encerrarão as oportunidades de trabalho e elevação, resgatando, assim, em atividade de amor, os débitos que teria fatalmente de pagar através do sofrimento. Louvado seja o Senhor!...

Diante de páginas tão expressivas, decerto Saturnino e eu não precisaríamos alongar anotações.

Partimos, no encalço do seareiro do bem Alberto Nogueira com escala pela moradia que a obsessão atormentava. Penetrando a cidade em que se nos situaria o serviço programado e atingindo a casa em que deveríamos trabalhar, vimos, para logo, uma jovem vampirizada por infeliz irmão, desde muito tempo habituado à perturbação no reino das sombras. Imprescindível socorrer a menina ingênua, alertar- lhe a mente, sacudir-lhe as forças profundas da alma, com informações e instruções suscetíveis de libertá-la. Nada de perder tempo.

Depois de uma prece, conseguimos influenciar a genitora da enferma, colocando-a, com a filha obsidiada, a caminho do templo espírita cristão, onde Alberto Nogueira estaria em serviço, na evangelização da noite, segundo estaria por nós recolhidos na Esfera Superior.

Entre aflição e desapontamento, não o encontramos no lugar indicado. Formulando indagações, por via telepática, ao simpático dirigente da casa, esclareceu-nos ele, em pensamento, que o amigo referido abandonara a pontualidade e aparecia raramente.

Surgira o impasse, de vez que para auxiliar, no momento, precisávamos de Alberto Nogueira.

Munidos das informações necessárias, logramos situar, novamente, mãe e filha conosco, à procura dele.

Vinte horas e vinte minutos. Achamo-lo em bonita varanda, lendo um jornal do dia, em larga espreguiçadeira.

Inspirada por nós, a desvalida senhora solicitou-lhe a colaboração mediúnica em socorro à doente. Humilhou-se, rogou, chorou, mas Alberto Nogueira respondeu, inflexível: - Não, senhora, não lhe posso ser útil. Realmente por dois longos anos servi na condição de médium, nas obras de caridade. Finalmente, adoeci... Aliás, não sei se adoeci ou se me cansei. A senhora sabe, um homem que é pai de família, como eu, com deveres enormes a cumprir, tem que zelar pela própria saúde... Preciso defender-me...

E porque a infortunada mãe insistisse, atendendo-nos aos rogos, rematou numa tirada humorística: - A única criatura que trabalha, dando de si sem pensar em si, que eu saiba até agora, é só o burro.

Saímos como entramos, carregando o mesmo problema, a mesma inquietação...

Alberto Nogueira, aquele espírito valoroso que pedira lepra, cegueira, loucura, idiotia, fogo, lágrimas, penúria e abandono, a fim de desagravar a própria consciência, no plano físico, depois de acomodar-se nas concessões do Senhor, esquecera todas as necessidades que lhe caracterizavam a obra de reajuste e preferia a ociosidade, enquadrado em pijama, com medo de trabalhar.

 

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

 

O grande, abnegado e exemplo de médium espírita, Francisco Cândido Xavier. Fotos Ismael Gobbo

 

 

Pela Bíblia, anjos e demônios são realmente espíritos humanos(2)

 

 

José Reis Chaves

Belo Horizonte, MG

 

  Esta coluna completa a anterior de igual título.

  Nos tempos bíblicos, o significado de demônios (“daimones” em grego, no singular “daimon”) era de espíritos da mesma categoria humana. Esse é também o mesmo significado nas obras dos autores gregos contemporâneos aos da Bíblia. E a hermenêutica nos ensina que os textos antigos devem ser interpretados de acordo com o sentido das palavras na época em que eles foram escritos.

  A degeneração do significado dessa palavra e seu ensino errado, ainda hoje, por líderes religiosos é um dos grandes erros de teólogos e exegetas cristãos, o que, inclusive, no decorrer dos séculos, levou e leva muitos deles à descrença na existência dos demônios. Aliás, a doutrina de que os demônios não são espíritos humanos cheira muito maniqueísmo, crença em um Deus do bem (Mazda) e outro do mal (Ariman), que defende a existência desses dois reinos em luta, o do bem de Deus com seus anjos, e o do mal do chefe dos demônios com seus espíritos auxiliares.

  O espiritismo vem ensinando, desde meados do século dezenove, a interpretação correta da palavra demônio, o que está comprovado por essa doutrina científica empírica e racional, principalmente, através das experiências mediúnicas, de que a própria Bíblia está cheia, o que nela é chamado de profetismo. Assim é que, no Judaísmo, quando um espírito fala, escreve e gesticula através de um profeta (hoje se diz médium), esse profeta é denominado de Nabi. E há manifestações de anjos (mensageiros) bons e maus. Daí o evangelista João nos ensinar que devemos examinar os espíritos para sabermos se são bons ou maus. (1 João 4: 1). E uma grande verdade surge dessa importante instrução joanina: para conhecermos mesmo os espíritos, temos que praticar o espiritismo, ou seja, a comunicação com eles. E quando um católico pede ajuda de um santo, ele a pede ao espírito santo do santo e não ao seu cadáver!

   Já vimos que os demônios são mesmo espíritos humanos atrasados. Agora, vamos ver que, também os anjos são espíritos humanos, só que de alto nível de evolução. Aliás, entre eles mesmos há diferenças de níveis evolutivos. Daí os anjos querubins, serafins e arcanjos (os mais elevados). E um detalhe: Todo anjo, em grego “aggelos” (enviado, mensageiro, “office-boy”, anunciador), é um espírito humano bom ou mau, mas nem todo espírito é anjo (mensageiro ou anunciador). 

  Um dos anjos mais falados é o Gabriel, e essa palavra “Gabriel”, em hebraico, significa “Homem de Deus”, “Homem Iluminado”, ou seja, já adiantado, já santo. Também o próprio nome do profeta Malaquias, em hebraico, quer dizer mensageiro, anjo, pois ele foi igualmente um anunciador de que Elias viria como o Precursor do Messias, que, como se sabe, é João Batista, cujo espírito é o mesmo que vivificou o corpo de Elias, no tempo do rei Acabe, no século IX a.C. (Malaquias 3: 23, da Bíblia  Católica; da Protestante 4: 5; e Mateus 11: 14; e 17: 13).

  O anjo Rafael se materializou para Tobias (Tobit) pai e para o Tobias filho, que foi orientado e protegido por esse anjo numa longa viagem. E esse anjo se identificou para os dois Tobias como sendo Azarias, filho do grande Ananias. (Tobias 5: 13).

 Como se vê, o Anjo Rafael nos prova que anjo é também um espírito humano!

 

 

(Publicada originalmente em coluna de O  Tempo, de Belo Horizonte, MG)

Tobias diz adeus a seu pai. Pintura por William-Adolphe Bouguereau (1860)

Imagem/fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Book_of_Tobit#mediaviewer/File:William-Adolphe_Bouguereau_(1825-1905)_-_Tobias_Saying_Good-Bye_to_his_Father_(1860).png 

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo, SP, e, Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

-