Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP,  sábado, 08 de fevereiro de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/FEVEREIRO/08-02-2014.htm

 

 

Abaixo os links dos  últimos emails de Noticias enviados

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

07-02-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/FEVEREIRO/07-02-2014.htm

06-02-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/FEVEREIRO/06-02-2014.htm

05-02-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/FEVEREIRO/05-02-2014.htm

04-02-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/FEVEREIRO/04-02-2014.htm

03-02-2014   http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/FEVEREIRO/03-02-2014.htm

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com . O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

Aprendizes e Adversários

 

Irmão X – Chico Xavier

 

            Jonathan, Jessé e Eliakim, funcionários do Templo de Jerusalém, passando por Cafarnaum, procuraram Jesus no singelo domicílio de Simão Pedro.

            Recebidos pelo Senhor, entregaram-se, de imediato, à conversação.

             – Mestre, disse o primeiro, soubemos que a tua palavra traz ao mundo as Boas Novas do Reino de Deus e, entusiasmados com as tuas concepções, hipotecamos ao teu ministério o nosso aplauso irrestrito.  Aspiramos, Senhor, à posição de discípulos teus... Não obstante as obrigações que nos prendem ao sagrado Tabernáculo de Israel, anelamos servir-te, aceitando-te as ideias e lições, com as quais seremos colunas de tua causa na cidade eleita do Povo Escolhido...

            – Contudo, antes de solenizar nossos votos, desejamos ouvir-te quanto à conduta que nos compete à frente dos inimigos...

            – Messias, somos hostilizados por terríveis desafetos, no Santuário – exclamou o segundo, e, extasiados com os teus ensinamentos, estimaríamos acolher-te a orientação.

            – Filho de Deus  – pediu o terceiro, ensina-nos como agir...

            Jesus meditou alguns instantes, e respondeu:

            – Primeiramente, é justo considerar nossos adversários como instrutores. O inimigo vê junto de nós a sombra que o amigo não deseja ver e pode ajudar-nos a fazer mais luz no caminho que nos é próprio. Cabe-nos, desse modo, tolerar-lhe as admoestações, com nobreza e serenidade, tal qual o ferro, que após sofrer, paciente, o calor da forja, ainda suporta os golpes do malho com dignidade humilde, a fim de se adaptar à utilidade e à beleza.

            Os visitantes entreolharam-se, perplexos, e Jonathan retomou a palavra, perguntando:

            – Senhor, e se somos injuriados?

            – Adotemos o perdão e o silêncio – disse Jesus. Muita gente que insulta é vítima de perturbação e enfermidade.

            – E se formos perseguidos?  – indagou Jessé.

            – Utilizemos a oração em favor daqueles que nos afligem, para que não venhamos a cair no escuro nível da ignorância a que se acolhem.

            – Mestre, e se nos baterem, esmurrarem? – interrogou Eliakim.  – Que fazer se a violência nos avilta e confunde?

            – Ainda assim – esclareceu o brando interpelado, a paz íntima deve ser nosso asilo e o amor fraterno a nossa atitude, porquanto, quem procura seviciar o próximo e dilacerá-lo está louco e merece compaixão.

            – Senhor, insistiu Jonathan, que resposta oferecer, então, à maledicência, à calúnia e à perversidade?

           O Cristo sorriu e precisou:

            – O maledicente guarda consigo o infortúnio de descer à condição do verme que se alimenta com o lixo do mundo, o caluniador traz no coração largas doses de fel e veneno que lhe flagelam a vida, e o perverso tem a infelicidade de cair nas armadilhas que tece para os outros. O perdão é a única resposta que merecem, porque são bastante desditosos por si mesmos.

             – E que reação assumir perante os que perseguem?  – inquiriu Jessé, preocupado.

             – Quem persegue os semelhantes tem o espírito em densas trevas e mais se assemelha ao cego desesperado que investe contra os fantasmas da própria imaginação, arrojando-se ao fosso do sofrimento.

            Por esse motivo, o socorro espiritual é o melhor remédio para os que nos atormentam...

            – E que punição reservar aos que nos ferem o corpo, assaltando-nos o brio? – perguntou Eliakim espantado. – Refiro-me àqueles que nos vergastam a face e fazem sangrar o peito...

            – Quem golpeia pela espada, pela espada será golpeado também, até que reine o Amor Puro na Terra – explicou o Mestre, sem pestanejar. – Quem se rende às sugestões do crime é um doente perigoso que devemos corrigir com a reclusão e com o tratamento indispensável.  O sangue não apaga o sangue e o mal não retifica o mal...

            E, espraiando o olhar doce e lúcido pelos circunstantes, continuou:

            – É imperioso saibamos amar e educar os semelhantes com a força de nossas convicções e conhecimentos, a fim de que o Reino de Deus se estenda no mundo... As Boas Novas de Salvação esperam que o santo ampare o pecador, que o são ajude o enfermo, que a vítima auxilie o verdugo...

            Para isso, é imprescindível que o perdão incondicional, com o olvido de todas as ofensas, assegure a paz e a renovação de tudo...

            Nesse ínterim, uma criança doente chorou em alta voz num aposento contíguo.

            O Mestre pediu alguns instantes de espera e saiu para socorrê-la, ao regressar, debalde buscou a presença dos aprendizes fervorosos e entusiastas.

            Na sala modesta de Pedro não havia ninguém

 

Livro Contos Desta e Doutras Vidas – Irmão X (Humberto de Campos) – Chico Xavier – Ed. FEB

 

(Texto recebido em emails de "[email protected]" [email protected] e de Regina Bachega)

Mar da Galiléia em Cafarnaum, Israel. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

USE-SP – 150 anos de O Evangelho Segundo o Espiritismo

 

Acesse as informações nos links:

http://www.usesp.org.br/site/noticias/?id=53

 

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=469437113162411&set=a.211290405643751.38844.111448872294572&type=1&relevant_count=1

 

https://www.facebook.com/USESP

 

 

união das sociedades espíritas do estado de são paulo

Entidade coordenadora e representativa do movimento espírita do estado de São Paulo no Conselho Federativo Nacional - CFN da Federação Espírita Brasileira

·                     Home

·                     USE

·                     Espiritismo

·                     Orgãos de Unificação

·                     Material de Apoio

·                     Eventos

·                     Multimídia

·                     Notícias

·                     Artigos

·                     Contato

 

Notícias

150 Anos de O Evangelho Segundo o Espiritismo

Os cerca de 8 milhões de espíritas, no Brasil e no Mundo, já comemoram os 150 anos de O Evangelho Segundo o Espiritismo, terceiro livro das cinco Obras Básicas que compõem a Doutrina codificada pelo pensador francês Allan Kardec (1804-1869).

O primeiro grande evento evocando a efeméride será a conferência do médium e orador Divaldo Pereira Franco, no próximo dia 9 de fevereiro, no Clube Atlético Juventus, zona leste da Capital paulista, quando são esperadas mais de 4 mil pessoas.

Em 21 de setembro (Dia da Árvore), os 150 anos de O Evangelho serão lembrados também em 150 cidades do Estado, “em eventos realizados de preferência fora dos muros da casa espírita”, diz a advogada Julia Nezu Oliveira, presidente da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo (USE). “Queremos apresentar ao mundo essa belíssima obra, que tem levado luz e consolo a milhões de almas, como se fora o próprio Cristo que retornasse a Terra.”

Ainda como parte das comemorações, os espíritas preparam para outubro o lançamento de filme sobre o codificador do Espiritismo, baseado na obra Kardec – a Biografia, de Marcel Souto Maior (Editora Record), esperando reeditar o mesmo sucesso de Chico Xavier – O filme, baseado em outro livro do autor.

Sobre Allan Kardec

Nascido em Lyon, em 3 de outubro de 1804, o professor Hyppolite Léon Denizard Rivail já era bastante conhecido na França de Napoleão III. Suas obras sobre Aritmética e Gramática (entre outras) eram muito apreciadas, tendo mesmo sido laureado com importante diploma da Universidade de Arrás. Discípulo de Jean Baptiste Pestalozzi, “Le Professeur” poderia ter ficado indiferente aos fenômenos das “mesas girantes”, que haviam se tornado na coque-luche das altas rodas da sociedade francesa.

Porém, desde que passou a participar dessas reuniões, a partir de 1855, o professor Rivail constatou que aqueles “fenômenos” eram muito mais do que simples curiosidade. Suas obras e a Revista Espírita, que editou por 12 anos (1858-1869), traziam, então, a partir de O Livro dos Espíritos, publicado em 18 de abril de 1857, o pseudônimo Allan Kardec, separando assim a obra do professor Rivail da Doutrina trazida pelos Espíritos.

Da sua vasta produção, compõem as Obras Básicas: O Livro dos Espíritos (1857), O Livro dos Médiuns (1861); O Evangelho Segundo o Espiritismo (1864), O Céu e o Inferno (1865) e A Gênese (1868). Além destes, merece menção Obras Póstumas, publicado em 1870, pela viúva Amélie-Gabrielle Boudet, que seguiu à frente dos trabalhos na Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas.

A partir dos anos 1880, o movimento espírita parece ter sido “transplantado” para o Brasil, que o Espírito do jornalista, contista e escritor maranhense Humberto de Campos denominaria “Coração do Mundo e Pátria do Evangelho”.

Sobre a USE

A União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo é a entidade que representa o movimento espírita paulista no Conselho Federativo Nacional, da Federação Espírita Brasileira (FEB). Criada no Congresso de Espiritismo de 1947, a USE congrega 1.400 centros espíritas no Estado, aos quais presta serviços nas áreas doutrinária, jurídica e administrativa. Mais do que isso, a USE é o órgão unificador dos espíritas em terras paulistas, organizando seu movimento sob uma única bandeira: Conhecer Kardec para Viver Jesus.

[ voltar ]

Voltar para a página principal

 

 

 

 

 

 

 

 

(Com colaboraçao de Rubens Toledo)

 

 

 

Inauguração do Centro Espírita Zilda Gama

São Paulo, SP

 

Imagem inline 1

 

Convidamos nossos amigos e colaboradores para a INAUGURAÇÃO DO CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

 

Dia 15/02/2014

Horário: 15hs.

Local: R. Dr. César Salgado, 238 - Morumbi

 

Contamos com sua presença!

 

--

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

 

(Informação recebida em email de Zilda Gama [[email protected]])

 

 

 

Palestra no Centro Espírita Capitão Vendramini

Três Corações, MG

 

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Capitão Vendramini [[email protected]])

 

 

 

Palestra pública no C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

 

PALESTRA.

 

 

CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC

Av. Luiz Osório, 1262, Penapolis – SP.

 

 

DIA 10/02/2014 – SEGUNDA-FEIRA ÀS 20:00 HORAS.

 

 

PALESTRANTE:- SUELY MARIA PEREIRA.

 

 

TEMA:- “COMPROMISSO E COMPROMETIMENTO”.

 

 

OBS.:- A transmissão dos passes começa às 19:30 horas.

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

 

 

Curso de Extensão Ciência, Saúde e Espiritualidade

Santos, SP

 

ASSOCIAÇÃO MÉDICO-ESPÍRITA DE SANTOS

Este curso é aberto a todos que se interessam pelo tema. As aulas acontecem no bloco D, situado à rua Osvaldo Cruz, 266 – 4º andar, todos os sábados, das 14h30 às 17h.

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:

UNISANTA - UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA.

 DIRETORIA DE  PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO.

Rua Cesário Mota, 20 -Boqueirão - Santos - SP     /       www.unisanta.br/posgraduacao

Telefones: (013) 3202-7104 / (013) 3202-7114     Horário de Expediente: das 08h/22h - de 2.ª a 6.ª feira e Sábados das 7h/12h.

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

Palestra na Congregação Espírita Maria Benta

São Paulo, SP

  

 

 

(Informação recebida em email de Jorge Rezala)

 

 

 

3º. Encontro Humanizar

Promissão, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

Coragem

 

        Ao meio das lutas ásperas, a coragem desempenha papel preponderante.

        Uns fogem atemorizados, outros entregam-se ao desânimo e vários refugiam-se na insensatez.

       Constituem a caravana dos frustrados, desarmados de coragem, porque se negam o esforço em prol da     renovação íntima e do vigor sadio.

       Essa energia que sustenta, essa força moral que induz ao êxito – a coragem!

       A coragem é consequência natural da fé.

       Não significa irreflexão, desatino, temeridade, mas denodo, intrepidez...

       É calma, segura, fonte geratriz de equilíbrio que fomenta a vida e glorifica o labor.

       Ei-la anônima e valorosa em muitas formas:

       A coragem da paternidade responsável;

       A coragem de perseverar na verdade;

       A coragem de amar desinteressadamente;

       A coragem de ceder, quando poderia deter;

       A coragem de cultivar a humildade;

       A coragem de vencer-se primeiro.

       Por isso, o Bem exalta a beleza, em nome da coragem e da fé, certo do inefável amor de Deus.

 

Joanna de Ângelis / Médium Divaldo Franco

Livro: Celeiro de Bênçãos (extrato) - Ed. LEAL

(Texto recebido em email da divulgadora Ana Maria Spranger Luiz, RJ)

Monumento Glória Imortal aos Fundadores de São Paulo. Pátio do Colégio

São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]